Chego atrasado, eu sei. Mas o novo trabalho também traz novas rotinas, novos compromissos e novos hábitos. Durante estes 15 dias em que estive ausente da Tasca, o Sporting venceu na 17ª. Jornada o Águas Santas, na Maia, por um categóricos 23 X 33 e na quarta-feira, naquela que é uma espécie de casa, bateu o ABC, por 31-29, numa vitória que coloca a turma de Frederico Santos em segundo lugar a quatro pontos do F.C. da Fruta. Estas duas vitórias resultam principalmente de dois factores: Primeiro, o acerto defensivo que o Sporting tem revelado. Segundo a capacidade finalizadora dos pontas leoninos. Quando estes dois factores se unem, à intrínseca capacidade que esta equipa tem em jogar a toda a velocidade, tudo fica mais simples.

Quanto ao jogo frente ao Águas Santas, a enorme exibição de Ricardo Candeias, o bom desempenho defensivo e a exibição assombrosa de Pedro Solha (11 golos), foram os desbloqueadores que contribuíram para a clivagem no marcador. Uma vitória importantíssima, pois serviu para não perder o comboio dos primeiros lugares e, simultaneamente, para quebrar com a malapata de não conseguir vencer no reduto da equipa Maiense. Depois, recebemos o ABC, num jogo que, em caso de vitória, chegaríamos ao segundo lugar. E foi com este pensamento que os leões entraram na quadra. Fortes defensivamente, com um Fábio Magalhães em dia sim e um Pedro Portela mortífero no um contra zero, o Sporting, depressa fez questão de deixar claro que em casa mandamos nós.

Este Sporting do Andebol, como o do futebol, tem evoluído e melhorado substancialmente no processo defensivo, no qual Bosko tem tido um papel preponderante. O acerto defensivo dos leões tem conduzido ao aumento da produtividade atacante, com ambos os Pedros, na esquerda e na direita, a darem o corpo a estas minhas palavras. Dois jogos, os dois melhores marcadores. Ambos são como duas setas apontadas às balizas contrárias, elevando o ritmo de jogo para outro patamar, fazendo sempre parte da solução para resolver situação mais complicadas. Isto é o mesmo que dizer: Se está apertado mete nos Pedros!
Em suma, e fora de brincadeiras, estamos a quatro pontos do primeiro lugar. Contudo, existe a plena consciência por parte de toda a estrutura do andebol leonino, que tudo pode acontecer. Ainda faltam quatro jornadas para disputar os playoffs, uma ida ao Dragão, onde os jogadores acreditam que podem vencer e há também um Benfica X Porto na última jornada.

Uma pequena nota final: Fico triste. Triste quando falo com jogadores que me dizem que assim não mete “pica”. Não estavam mais de 50 pessoas a assistir ao Sporting x ABC… É uma assistência miserável para um jogo entre o segundo e o terceiro classificado do campeonato. Serve-lhes de consolo o símbolo que levam ao peito, porque apenas têm jogado por ele, não pelos adeptos. Fico triste, porque sei que eles também o sentem, porque têm dado a pele pelo Clube. Triste por eles pensarem que os adeptos do Sporting são apenas adeptos do futebol…

 

Texto escrito por Verde, logo Existo! (As Redes do Damas)

*às sextas, a bola encolhe. E passa do pé para a mão e do relvado para o pavilhão, dando ao nosso Andebol o destaque que ele merece.