…Ou apenas as normais para quem quer lá andar em cima. É que isto de apanhar, em 15 dias, o Campeão Nacional, o eterno candidato, um dos candidatos à descida e um jogo europeu tem muito que se lhe diga. Baralha o esquema todo à malta.
Mas vamos por partes. Já se sabia que este início de 2.ª volta seria bastante complicado para as nossas cores. Depois do jogo contra a lampionagem (e da forma como correu) os jogos seguintes seriam bastante importantes para manter (ou baixar) o estado anímico da rapaziada. Mas acho que a prova foi superada. Podia ser melhor mas não nos podemos queixar.
Esta série começou com uma deslocação ao frio da Suiça, para jogar a primeira mão dos Oitavos de Final da Taça CERS, contra os Tugas do Basileia (que contaram com um reforço de ultima hora – Mariano Velasquez, irmão do Panchito, que já tinha passado pela lampionagem. Um belo jogador, convenhamos). Ao que parece, vimo-nos à rasca para ganhar o jogo. Nada que já não se estivesse à espera. Mas conseguimos trazer uma vitória por 4-3, que nos abre as portas dos quartos-de-final, possivelmente para jogar contra os muchachos da Oliveirense – que desde que nos cilindraram, começaram a ganhar uma moral do cacete e já estão à nossa frente no campeonato (2 pontinhos – calma…). Pela Taça CERS, por enquanto, tudo tranquilo.
Depois, deslocação ao terreno do Campeão e adversário directo na luta pelos lugares de cima da tabela. O jogo não correu pelo melhor e perdemos 4-1. Não escandaliza. São equipas muito equilibradas, com a agravante de os gajos já jogarem juntos há mais tempo – e apesar de tudo, ainda são os campeões. Deve valer de alguma coisa, não? Ao que parece, para além de campeões, são também um bocado ingratos com os (ex) seus. Ora portanto, segundo constou, fartaram-se de chamar nomes ao Girão. Man, o rapaz foi responsável por 50% do vosso título. Show some respect!!! (Mas se isto não foi assim, retiro o que disse).
De seguida, e antes de visitarmos o antro de chico espertice e do ganhar a qualquer custo (coisa que, honestamente, me faz muita comichão – para não dizer outra coisa), temos uma vitória tranquila sobre os Tigres de Almeirim, por 6-2. Resultado normal, apesar de obrigatório. São uma equipa simpática, mas que não está ao nosso nível.
Por último, vamos ao “Flatulência-Caixa”. Perdemos, é certo (5-2). Mas batemo-nos bastante bem e o resultado não deslustra. Mostramos claramente que, mais 1 / 2 anos, vão contar connosco para a luta pelo título. Ainda estamos uns furos abaixo, mas a distância vai diminuir. Pah, aquele 4º golo do fulculporto é de uma nojeira. O gajo bate o livre no canto contrário ao que era suposto bater, quando os nossos jogadores estão a olhar para o canto correcto. É que para além de ser uma “FDPzisse” – vinda daquele jogador, é normal – o árbitro compactuou com a cena, como se nada fosse. Não foi por isto que perdemos, de longe. O jogo estava a ser tranquilo até aí. Mas esse lance tira qualquer um do sério. Ganhar ou perder, mas com nível, com dignidade. A malta daquele clube pensa de maneira diferente. São livres de o fazer claro. Mas por isso é que sou do Sporting….
E posto isto, acho que a nossa segunda volta começa agora – Isto é, depois de eliminarmos o Basel já no próximo sábado (livrem-se de não os eliminar). Estamos claramente na luta pelo 3º / 4º lugar com Oliveirense, Valongo e Barcelos. Partimos para já com uma vantagem: Todas vão ainda jogar contra os 2 primeiros classificados (a Oliveirense só contra o primeiro, mas ainda tem de ir levar na pá ao Livramento), coisa que para nós já não acontece.
Para além disso, e olhando para o Calendário, temos deslocação complicada a Barcelos. Certo que ainda vamos ao Candelária e a Viana. Mas nessa altura, o Candelária vai estar a lutar para não descer e com a moral ainda mais em baixo (“que surpresa!”) e o Viana com classificação definida a meio da tabela (engenheiro, vá lá buscar o André Centeno). Ou seja, consigamos nós cumprir as nossas obrigações, que os adversários vão acabar por se espalhar algures. Vamos conseguir uma classificação histórica (atendendo ao passado recente). Tenho muita confiança nisso.
Acreditem rapazes! Que deste lado, a malta acredita também!
*às quintas, o Tó Livramento irrompe pela cozinha de stick na mão e patins vintage nos pés
5 Fevereiro, 2015 at 11:22
Já cá não comento há algum tempo… O trabalho anda ingrato e os problemas em catadupa! Mas tenho sempre tempo para vos ler aqui na tasca..
Já tinha saudades de ler sobre o nosso hóquei. Obrigado Tó…
E mais uma palavra de apreço, de alegria, entusiasmo, júbilo… o que lhe quiserem chamar para o tov e aqui a tasca. Incrivel como se faz tanto aqui pelo nosso clube. E já não falo da solidariedade, amizades ou o raio que o parta… Falo de fazer sentir o Sporting como não se vê em mais lado nenhum, da cultura de Sportinguismo que aqui se semeia e cultiva. Da forma como o Sporting nos emociona, arrebata e nos enobrece.. Nunca é demais dizer que quando me sento aqui na tasca e vos oiço falar sinto um orgulho do catano que seja o Sporting que nos une!
Aconteça o que acontecer este Domingo, nunca nos esqueçamos que o Sporting somos nós, as nossas acções e os nossos valores!
PS – Se lampiões e corruptos que são tantos fossem alguma coisa de jeito o país não era a merda que se vê… é aasim que acabo com conversas de café!
5 Fevereiro, 2015 at 11:29
Grande Tó Livramento!
Gosto sempre das tuas crónicas. Por vezes vejo o hóquei, apesar de não ser grande fã. Não entendo muito a táctica da coisa mas, afinal, é o Sporting e, como tal, interessa é apoiar a malta e ver a bola nas redes adversárias o máximo de vezes possíveis (de preferência em maior número que o adversário).
Só quanto te leio é que fico a saber se li bem o jogo ou não. Acho que estou a começar a perceber da coisa!
Obrigado, abraço e SL
5 Fevereiro, 2015 at 11:36
O hóquei é das nossas modalidades mais queridas. Fomos o primeiro clube português a conquistar o título europeu (pelo menos tenho essa ideia). Ainda me lembro (embora fosse muito puto) duma equipa fabulosa com Rendeiro, Livramento, Chana, Sobrinho… Espero que rapidamente (e também aqui) ao nível a que temos direito.
5 Fevereiro, 2015 at 13:03
1ª equipa a ganhar a Champions do Hoquei em 77, feito só repetido 2x por Fruta, 1 por Carnide e 1 por Barcelos.
1ª equipa a ganhar Taça CERS (deve ser a Uefa) em 1984
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liga_Europeia_de_H%C3%B3quei_em_Patins
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ta%C3%A7a_CERS
Parece que estamos em 13º no ranking mundial de clubes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ranking_Mundial_de_T%C3%ADtulos_no_H%C3%B3quei_em_Patins_%28clubes%29
Só de pensar os títulos que perdemos com estas extinções até fico mal disposto……!
Agora é ir recuperando com calma.
SL
5 Fevereiro, 2015 at 15:37
Obrigado 7-1, era a ideia que tinha. Houve uma altura que o Oeiras também tinha uma grande equipa (o Paço de Arcos é mais conhecido).
Somos os primeiros em tudo. Pena depois o desinvestimento no Hóquei. Mas estamos de volta…
5 Fevereiro, 2015 at 16:58
yap!!!
5 Fevereiro, 2015 at 20:45
falta o ramalhete…
5 Fevereiro, 2015 at 11:36
Welcome back!
Será importante um pavilhão cheio para receber os suíços (ou tugas …).
Basileia e (possivelmente) Oliveirense (até pq temos contas a ajustar, talvez com árbitros que não trabalhem no patrocinador deles) estão ao alcance.
Estamos perto de ter o nosso pavilhão, o que fará uma grande diferença nos jogos em casa.
5 Fevereiro, 2015 at 11:37
Off (dortmund …):
A coisa está complicada … grande atitude dos capitães:
https://www.facebook.com/video.php?v=805821682786441
5 Fevereiro, 2015 at 11:44
Fds…..brutal! Os adeptos têm sido absolutamente brutais! E estas atitudes dos jogadores mostram um respeito que raramente se vê….
5 Fevereiro, 2015 at 12:00
+1
Já tinha visto ontem e até a minha mulher viu e gostou de ver aquele respeito mútuo.
Lindo!
5 Fevereiro, 2015 at 12:07
Grande contraste com as vedetas que habitam muitas vezes no futebol e que se esquecem quem os faz vedetas…armando-se em…vedetas…
hehe!
5 Fevereiro, 2015 at 13:07
Já agora, se for possível responder, até onde poderemos chegar na Taça CERS ?
Quais os lugares no campeonato que possibilitam irmos à “Liga Campeões” e Taça CERS?
Obg
SL
5 Fevereiro, 2015 at 13:07
n era aqui…
SL
5 Fevereiro, 2015 at 11:46
Sofrer um golo aos 49 segundos de jogos não ajudou muito. Remate de longe… hummmmm. Vamos lá arregaçar as mangas e ganhar os restantes jogos até ao final da temporada.
By the way: o SCP vai jogar para a taça de Portugal contra a Escola Livre de Azeméis. O último clube pelo qual joguei. Clube pelo qual tive a oportunidade de subir de divisão, da 3ª para a 2ª divisão. O MikeBoiRRas também fazia parte desse team. A ELA é um dos clubes de hóquei mais antigos de Portugal.
5 Fevereiro, 2015 at 12:02
Foda-se, agora passou-me uma imagem de ti com uns patins calçados…só que com um tutu
Livra!!
(Não leves a mal italiano)
Um abraço
5 Fevereiro, 2015 at 12:11
Um tutu?! Como assim?
Hehehehehe
5 Fevereiro, 2015 at 12:29
Aquela saia do ballet (desculpa lá não saber o nome técnico…lol)
Estava a imaginar-te em algo tipo patinagem artística :p
Nunca mais é domingo para aquele abraço e para ver A TURMA DE ALVALADE A VENCER!
5 Fevereiro, 2015 at 13:00
Depois de um italiano ter dito que jogou hóquei o que imaginas é o homem de saia?!?!
O que é que isso diz de ti?!?!
😛 😛 😛
Pensando melhor podia ser pior…afinal podias ter fantasiado com outros adereços também eles utilizados no hóquei! hihihihii!
5 Fevereiro, 2015 at 20:21
😀
5 Fevereiro, 2015 at 14:17
Hahahahahaha depois acertamos contas! Hehehehehe
5 Fevereiro, 2015 at 12:25
Italiano, em que dia será o jogo?
Abraço.
5 Fevereiro, 2015 at 12:29
Segundo apurei é no dia 14 de Fevereiro 🙂 no dia de estreia das Sombras de Grey.
5 Fevereiro, 2015 at 13:01
Ok, depreendo que o jogo será em Oliveira de Azeméis, certo?
Em que local e a que horas?
Esse fds vou estar por Aveiro, Cucujães e Ovar. Se der para ir ver o jogo ainda melhor.
5 Fevereiro, 2015 at 14:19
Em princípio o jogo será em OAZ. Ainda não sei o horário. Quando souber informo.
5 Fevereiro, 2015 at 12:58
Tks man…Não sabia desta parte. A ver o que conseguimos fazer na taça de Portugal
5 Fevereiro, 2015 at 15:52
Escola Livre que, há muitos, muitos anos, era constituída quase só por alunos da Escola Industrial, certo?
5 Fevereiro, 2015 at 11:51
há um grande corte entre o 6º lugar e todas as outras equipas… o que significa que temos no futuro de tentar fazer melhores resultados em casa dos 1ºs lugares. Só temos 3 vitórias fora de casa.
Não sou patinador (a minha inclinação é mais para o andebol)… aliás acho que aqui por faro o pavilhão novo nem permite que se jogue hoquei…
5 Fevereiro, 2015 at 12:10
o hoquei está bem e recomenda-se. se conseguir-mos ir buscar 2/3 jogadores de qualidade, sem deixar sair ninguém, podemos ser candidatos nos próximos tempos.
adoro hoquei, adoro ver o jogo. em emoção é parecido ao futebol. não conheço, porém, muitos jogadores. mas, se fosse possível, gostava de ver o Gonçalo Alves de volta…
5 Fevereiro, 2015 at 12:58
Ao que parece, o rapaz está comprometido com o fcp. Mas não tenho a certeza disto
5 Fevereiro, 2015 at 13:02
Não quero nunca mais nenhum gajo com esse nome a vestir a verde e branca!!!
Tou a brincar…coitado do rapaz…não tem culpa do nome…
5 Fevereiro, 2015 at 13:15
raio do rapaz…vai ser dos melhores do mundo!
já agora, se pudesses escolher 3 nomes (“contractáveis”) que nomes apontavas?
5 Fevereiro, 2015 at 13:17
ah.. e já agora, quais a principais características dos que apontas…
5 Fevereiro, 2015 at 14:38
Tenho algumas ideias sim, mas ainda falta muito tempo e é com este plantel que vamos prá guerra 🙂
Preferia não estar já a falar de possíveis nomes, até porque me parece um bocado injusto para quem lá está agora…
(Sei que falei num nome no post. Mas foi só um…)
Prometo lá mais pra frente falar de alguns nomes, caso se proporcione, e caso venha a saber de eventuais saidas
5 Fevereiro, 2015 at 12:30
Infelizmente não acompanho o hóquei como gostaria, mas ler as crónicas do Tó é suficiente para ficarmos a par da actualidade desta modalidade 😀
Tó, não sei se já respondeste a esta questão mas, em tua opinião, o que falta a esta equipa para ser campeã nos próximos anos?
5 Fevereiro, 2015 at 13:06
Ui boa pergunta :)…
Antes de mais, falta a esta equipa aquilo que falta às outras modalidades para estar ao mesmo nivel, de uma maneira global, às outras duas coletividades – o pavilhão.
Para esta equipa ser campeã, ainda falta um bocado. Dava pano para mangas.
1.º, criar uma estrutra sólida, criar uma base. Depois é ir-se apetrechando dos melhores jogadores.
Sei que é uma resposta muito vaga, mas não há medidas “específicas” a tomar (era muito mais fácil se houvesse). Estamos ainda uns bons furos abaixo dos rivais e não será certamente por ir buscar o jogador A ou B que estaremos ao mesmo nível (quer dizer, podemos ir buscar a seleção espanhola toda – aí acredito :D).
See my point?
5 Fevereiro, 2015 at 14:44
Eu acho que o segredo é manter este nível durante 3/4 anos e apostar claramente nas camadas jovens. Serão os campeões do futuro.
5 Fevereiro, 2015 at 12:52
A nossa primeira volta foi surpreendente e surpreendeu muitos adversários.
Nesta fase, já nos conhecem e sabem que não podem facilitar, daí estarmos a revelar maiores dificuldades nos jogos mais difíceis.
Vamos regressar ao nosso campeonato que é mesmo o da luta pelo terceiro ou quarto lugar e tentar assim garantir presença na Liga dos Campeões da próxima época.
Pelo meio há uma Taça CERS para vencer.
Já passaram demasiados anos desde que assisti à última vitória europeia leonina nesta modalidade, na velhinha Nave de Alvalade
5 Fevereiro, 2015 at 13:02
Perdoem-me a minha ignorância mas a Taça CERS é o equivalente à Taça da Liga Europa no futebol?
5 Fevereiro, 2015 at 13:07
Exacto…Essa mesmo
5 Fevereiro, 2015 at 13:01
O expert está de volta! !!
5 Fevereiro, 2015 at 13:12
OFF:
Parece que o Valência vai continuar a comprar na Luz! O Nuno Espírito Santo já disse:
“Deixem que atirem a merda para mim!”
hihihihih
5 Fevereiro, 2015 at 13:13
Desculpa Tó…não resisti….
5 Fevereiro, 2015 at 13:51
Valente sitckada, Tó. Continua, é do que mais gosto de ler por aqui.
Com calma chegaremos de novo ao topo, mas vai ser duro!
(realmente, extinguir modalidades para se ganhar tudo no futebol…, viu-se,
deu imenso resultado)
SL
5 Fevereiro, 2015 at 20:58
É o que dá teres um presidente mais preocupado com o “projecto imobiliário” do que com os atletas, sócios e adeptos que sempre se reviram nesse ecletismo do Sporting e não num projecto que nada resolveu a não ser ficarmos pior do que antes…
Modalidades que me doeram, hoquei, basquete, CICLISMO, voleibol, em todas estas modalidades tinhamos os melhores jogadores de Portugal e Sportinguistas fanáticos ao mesmo tempo, Carlos Lisboa, Maia etc etc e nós corremos com eles para os nossos inimigos, nunca ultrapassei ou ultrapassarei isto, foi a estratégia mais imbecil e com falta de Sportinguismo que vi na minha vida e vamos ver se não foi para desviar dinheiro para algo obscuro…
5 Fevereiro, 2015 at 15:23
O trabalho desenvolvido nesta modalidade é fantástico, um crescimento brutal. Passo a passo chegaremos ao nosso lugar.
Agradecimento por estas crónicas.
5 Fevereiro, 2015 at 20:29
Grande Tó!
Temos vindo a crescer nos últimos anos. Só este ano é que a modalidade voltou ao Clube! O importante é manter um desenvolvimento sustentável, apostar nas camadas jovens e com um ou outro reforço mais sonante, tal como aconteceu este ano. Os títulos chegarão!