E diz que este vídeo tem imagens exclusivas dos anos passados em Alvalade. (clica aqui)
Parabéns, pá!
E diz que este vídeo tem imagens exclusivas dos anos passados em Alvalade. (clica aqui)
Parabéns, pá!
© 2024 A Tasca do Cherba — Powered by WordPress
Desenvolvido por Anders Noren — Cima ↑
5 Fevereiro, 2015 at 11:50
Já tinha lido esse artigo no Leoninamente (sempre atento aos artigos de opinião).
Por isso, aqui vai mais um, publicado hoje no blog que o Álamo tão bem gere e no qual gosto de ir espreitar.
“O espírito do Matador
“No dobrar do ano de 1999 para 2000, o Sporting levava sete pontos de atraso para o líder. Muitos dirão que foi a inspiração de ter contratado na janela de Janeiro, o André Cruz, o Mbo Mpenza e o César Prates, que permitiu ao Sporting recuperar a desvantagem e sagrar-se campeão , após 18 anos de jejum.
Claro que os reforços ajudaram, mas o que pesou, em minha opinião, foi a determinação de um grupo de profissionais, heteróclito ao princípio, mas que ao longo da época se converteu num temível grupo coeso e solidário, do qual eu não posso deixar de lembrar o Beto Acosta, que muitos já sentenciavam como acabado para o futebol e que corporizou um objectivo, feito de querer e talento em doses iguais.
Esses homens ousaram sonhar e ousaram desafiar os interesses instalados, para quem o futebol era uma espécie do rotativismo da monarquia parlamentar, dominado pelo Benfica e pelo Porto. Nessa altura, o Sporting rompeu com a fatalidade do Natal, acreditou na sua sorte, fez pela vida e, contra tudo e contra todos, ganhou o campeonato.
Este princípio de 2015 faz-me recordar singularmente o do ano de 2000, em que o putativo campeão da época, já praticamente fazia contas às faixas e festejava mais um campeonato.
Nessa épica segunda volta, em Março de 2000, o Sporting defrontou o Porto, que o precedia na tabela, em Alvalade; para o ultrapassar, tinha que ganhar e muitos ainda se lembrarão do fantástico jogo que o Sporting arrancou, vencendo por 2-0 e, especialmente aquele golo monumental do matador Acosta ao Vítor Baía, com a ajuda bem vinda do Secretário.
De novo o Sporting está confrontado com uma prova de vida, no que respeita a uma eventual candidatura ao título e de novo o Sporting tem de sonhar e querer, como o fez em 2000. Tem de desafiar a lógica do DINHEIRO, demonstrar que não há campeões em Dezembro e que os campeonatos se podem ganhar com produtos low cost, como o Mané e o Tobias. Ganhar ao Benfica no próximo domingo não significa ganhar mais do que três pontos, mas abala necessariamente a confiança de quem viu os perseguidores mais longe e até já falava de alto no bi-campeonato.
Sobretudo este grupo que o Marco Silva tem sabido tão bem equilibrar e potenciar, permite que os sportinguistas nele depositem as mais altas esperanças, porque já provou, em ocasiões adversas, que sabe reagir e afirmar o seu valor.
Curiosamente, tal como o actual presidente, José Roquete não tinha grande jeito para lidar com o futebol, mas isso não impediu o título em 2000; será coincidência premonitória?”
(Carlos Barbosa da Cruz, Canto do Morais, in Record)
O escorpião matou o sapo da fábula, mal se apanhou na margem. A vespa descarrega o seu veneno, mal poisa sobre os incautos. Está no seu ser. CBdC é uma espécie de escorpião, ou de vespa se preferirem. Já todo o universo sportinguista o conhece!…
Mas não deixa de ser sportinguista. E de escrever bem. Pelo que se lhe perdoarão a venenosa omissão de Augusto Inácio e a ferradela dolorosa em Bruno de Carvalho…
O resto, eu subscreveria sem hesitação. E subscrevo!…”
5 Fevereiro, 2015 at 11:56
Não subscrevo grande coisa….
Omite que o grande obreiro desse titulo se chama Inácio;
Omite que a meio do ano tivemos eleições e que o presidente da SAD passou a ser o Duque (diferente do presidente do clube, Roquete);
Desvaloriza que na altura ganhando passávamos para a frente e agora ainda ficamos a 4 pontos;
Desvaloriza a enorme importância que teve a experiência do André Cruz, coisa que este ano não temos;
Confesso que o texto parece-me apenas um wishfull thinking de paralelismo com um ano que todos recordamos com saudade mas que não tem nada a ver com o ano em que nos encontramos…nem mesmo a suposta semelhança entre os presidentes…
Mas é a opinião do senhor…
5 Fevereiro, 2015 at 11:58
Claro que sim! Nem o próprio Álamo deixou de frisar alguns pontos que falas, com os quis concordo.
Mas é um paralelismo lógico de se fazer.
E eu acredito tanto que vai acontecer!!!
5 Fevereiro, 2015 at 12:00
Eu diria que é um paralelismo que eu quero muito poder fazer no principio de época! LoL! Porque agora é um paralelismo que podemos fazer todas as épocas que jogarmos contra quem está em primeiro em casa estando ali perto…hehe!
5 Fevereiro, 2015 at 11:59
Concordo em absoluto. Comparar o que Roquette (não) sabia de futebol com o que sabe o atual presidente denota mesmo má fé…
5 Fevereiro, 2015 at 12:00
Parabéns ao nosso CR28 e nesse tópico aqui está um artigo interessante em inglês sobre a nossa academia.
http://oneworldsports.com/stories/inside-sporting-cps-strong-star-development
5 Fevereiro, 2015 at 15:05
Ó Barbosa tú és um tipo tão porreiro porque é que nos obrigas a ler as traduções do google que são uma bodega. Em meia dúzia de palavras transcrevias a notícia e nós (eu especialmente) ficaríamos muito mais satisfeitos com a redacção. SL
5 Fevereiro, 2015 at 15:41
Oi ed,
Falta-me tempo porque é um artigo de analise à nossa formação muito extenso.
De qualquer forma é muito elogioso que é o mais importante…
5 Fevereiro, 2015 at 12:05
Parabéns CR100.000
5 Fevereiro, 2015 at 12:26
Parabéns Jorge.
Que tenhas um dia muito feliz e cheio de coisas boas, com a concretização de todos os desejos e sonhos.
A prenda será entregue no domingo, em pleno estádio, com a vitória dos nossos rapazes.
Um beijinho grande.
Ao Cristiano um feliz aniversário.
5 Fevereiro, 2015 at 12:51
Não posso senão juntar-me aos Sportinguistas orgulhosos e dar os parabéns ao Cristiano, que tenha uma vida longa e frutuosa, se mantenha sempre o grande orgulho de sua Mãe e honre a vida para lá do desporto, como a tem honrado na profissão que escolheu. O futebol é efémero, não os homens.
Para mim, Cristiano é já o maior futebolista de todos os tempos (pelo menos desde que me lembro de ver grandes jogadores nos estádios de todo o Mundo). O mais antigo dos grandes jogadores de que me lembro de ter visto jogar, foi Matatru, seguindo-se-lhe Eusébio, Pélé, Garrincha, Tostão, Sócrates, Jair, Jairzinho, Maradona, Cruiff, Müller, Ronaldo, Ronaldinho, e tantos outros como o Zidane, o Figo, O Damas, O Manel Fernandes, Jordão, Hilário, Liedson, Nani, Balakov enfim, tantos que, ao correr da pena, me estou a esquecer praticamente de quase todos eles. No entanto, não me esqueço de Messi mas, não o considero dos maiores de todos tempos. Melhor que Messi era Chalana que, também não vejo como um dos maiores de sempre. Já o mesmo não posso dizer de Jardel, cujas limitações me deixam hesitante entre fazê-lo constar da minha lista ou, não. Messi a jogar no Manchester United, no Sporting ou no Real Madrid seria sempre um jogador de excepção; se Cristiano tivesse feito a sua carreira no Barcelona teria esmagado já há muito tempo todos os recordes e Messi não seria considerado melhor jogador que, o melhor Sueco da actualidade. Tecnicamente, não tenho quaisquer dúvidas, Messi não é melhor que Pedro Barbosa o que é um elogio (não para o Pedro mas para o Messi). Messi estaria ao nível do enorme jogador que foi Rui Costa. Iniesta consegue ser melhor que Rui Costa, apesar de tudo. De Rui Costa é admirável o seu amor e dedicação ao Benfica. Isso, apesar de orientado na direção errada, é digno de admiração e louvor.
Alegra-me que o último Derbi do Rui Costa em Alvalade, tenhamos limpo o Benfica por 5 a 3.
Sei que o Cristiano vai estar connosco no próximo Domingo e espero sinceramente que o Sporting o possa orgulhar no Derbi tanto, como ele orgulha, cada dia, o Sporting a que também pertence.
Gostaria de ver o Cristiano jogar no Sporting em 2018/19, porque sei que tal como Nani se sente hoje feliz, o mesmo sentirá Cristiano quando voltar.
Parabéns Cristiano.
5 Fevereiro, 2015 at 12:53
Não sabes escrever “MATATEU”?
5 Fevereiro, 2015 at 19:18
” Melhor que Messi era Chalana…”
LOL
Ó Túlio, um bocadinho menos, sff…
5 Fevereiro, 2015 at 19:22
De Rui Costa é admirável o seu amor e dedicação ao Benfica. Isso, apesar de orientado na direção errada, é digno de admiração e louvor.
Outro LOL
…pensei que o dito cujo estava naquele cargo por ser muito bem pago, e não por qualquer tipo de admirável dedicação…
Tantos elogios à cangalhada lampiã? Hmmm…
5 Fevereiro, 2015 at 22:16
Ele deve estar a referir-se ao facto do Rui Costa ter marcado um golo contra a Fiorentina na Luz e não ter festejado… Quanto ao cargo atual junta-se o útil ao agradável para ele.
5 Fevereiro, 2015 at 13:23
Parabéns Campeão
5 Fevereiro, 2015 at 15:22
Os parabéns ao melhor jogador da história do futebol português e um dos melhores da história do futebol mundial, uma lenda viva que vai continuar a bater recordes!
Somos uns privilegiados por podermos assistir à era Ronaldo, filho da nossa academia, Sportinguista orgulhoso e reconhecido pelo que fizemos por ele!
5 Fevereiro, 2015 at 16:09
Privilegiados, mas pouco. Nem teve tempo de dar títulos ao Sporting.
Tal era a pressa em vender. Vender o nosso golden boy por 15 milhões foi o pior negócio da nossa história.
Espero que ele acabe no Sporting, lá para os 34/35/36. Deve-nos isso.
5 Fevereiro, 2015 at 16:23
De cada vez que ouço esta música “Amor a Portugal” da Dulce Pontes, a minha memória voa de imediato para o dia 6 de Agosto de 2003.
A data é inesquecível, não só por ser o dia da inauguração do estádio e por ter sido o último jogo do nosso Ronaldo em Alvalade (o único dele que vi ao vivo).
Mas também porque é o dia de anos da minha esposa que, sabendo do gosto enorme que eu tinha em estar presente nesse jogo, me deixou “ir embora” sozinho para Alvalade, sem estar ao lado dela a festejar o aniversario….agradeco-lhe por isso!
Foi também neste dia que criei mais uma ligação com o meu clube…para além de sócio que já o era à alguns anos, passei a ter uma cadeira no estádio, a qual ainda hoje conservo…o meu lugar no A22 e que tanto estimo!
Por tudo isto, e voltando ao inicio, de cada vez que ouco o “Amor a Portugal” da Dulce Pontes (e então quando é acompanhado com imagens do estádio e do nosso Ronaldo), sinto um arrepio na espinha e esboço um leve sorriso, enquanto penso…
Eu estive lá!
Mais uma vez, parabéns Ronaldo.
A maior alegria que eu posso ter é um dia fazeres aquilo que poucos ousam fazer: terminar a carreira no clube que te formou e que, como tu dizes, é o teu clube do coração.
Espero por ti, quando achares que chegou o dia.
5 Fevereiro, 2015 at 22:33
O Sporting tem dado momentos de magia ao futebol português… Graças ao nosso clube vários grandes jogadores têm sido formados: Figo, Ronaldo… Mas muitos outros, tais como vira-casacas como o Futre que saiu porque não tinha “condições psicológicas” para se manter num grande clube e precisava de ir para um clube de vígaros, Quaresma, ciganão vendido que agora diz amar um clube de corruptos, esquecendo-se de quem o fez gente no futebol, Simão que virou vermelho…
O maior símbolo do Carnide, Eusébio, teria sido grande na mesma se tivesse vindo para o nosso clube como estava destinado a ser se não tivesse sido desviado.
Mais uma vez somos grandes por natureza, os outros têm de recorrer a golpes baixos para nos tentarem imitar…
Nunca mais vai ser possível ter um jogador fabuloso toda a sua carreira no Sporting… Mas também espero que nunca mais seja possível deixar ir embora do nosso clube com 17 anos um jogador como Ronald. Porque a magia que Ronaldo passou a espalhar em Manchester foi-nos tirada de forma abrupta. Nós merecíamos ter assistido da primeira fila a mais episódios daquele romance tórrido que Ronado tem com a bola, acariciando-a e afagando-a, numa intimidade cúmplice que só os amantes podem demonstrar. Obrigado Ronaldo e espero que um dia, apesar de todos os Mendes parasitas deste mundo que teimam em rodear-te, possas voltar ao templo de onde nunca devias ter sido arrancado tão precocemente…
5 Fevereiro, 2015 at 22:45
só discordo de ti,
pois Eusébio teria sido ainda melhor com a melhor defesa dos anos 60 ao lado, mais Osvaldo Silva-Eusébio-Lourenço poderia ter sido completamente explosivo…
Eusébio cometeu o erro da vida dele em ter ido para o Carnide…
Quanto aos novos Ronaldos…por enquanto só saem por 45m minimo…
SL
6 Fevereiro, 2015 at 3:40
Parabéns Cristiano Ronaldo!
Deixa-os falar, tu dás a resposta em campo a essa corja de invejosos!!!
E vê lá, se daqui a 3 ou 4 anos vens jogar uma ou duas temporadas, novamente, de Leão Rampante ao peito!!!
7 Fevereiro, 2015 at 0:59
Bem, já que o Ronaldo não veio cá agradecer… agradeço eu em meu nome e dele 😀
Obrigado malta pelos parabéns no meu aniversário!