1948Aprende-se sempre a rever a história… Evocação de tempos antigos de um Sporting – Benfica que retirei (com a devida vénia) do forum scp:
“1947/48 será para sempre lembrada como a época d’ O Campeonato do Pirulito. O “pirulito” era uma bebida gasosa cuja garrafa se fechava não com uma rolha ou uma carica, mas com um berlinde e, no final do campeonato, o mesmo seria decidido “por uma bolinha”, ou seja por um golo. O jogo que acabou por ser decisivo para a atribuição do título acabou por ser o Benfica – Sporting da 22ª jornada, disputado em 25 de Abril de 1948 no Campo Grande. O Sporting partia para esse jogo com menos dois pontos do que o seu rival e com a desvantagem acrescida de ter perdido 1 – 3 em casa na primeira volta. A pressão era tanta na semana que antecedeu o jogo que um dirigente do Sporting acusou o treinador Cândido de Oliveira de ser benfiquista e estar a preparar em segredo uma táctica suicida que levaria à derrota do Sporting. O Sporting acabaria por vencer por 4 – 1 e, no meio dos festejos, Cândido de Oliveira anunciou a sua demissão. Fora ofendido, ia-se embora. E teria mesmo saído do Sporting, não fora o dirigente difamador procurá-lo no seu local de trabalho e pedir-lhe, entre lágrimas, que reconsiderasse, oferecendo a própria demissão em troca. O técnico voltou atrás, com a condição de que o dirigente também ficasse. Diz-se que foi ele o autor da frase, relativa aos treinadores “somos bestiais quando ganhamos e bestas quando perdemos. ”

 

Comentário feito por Leonissimo

*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos