Hoje vou fazer uma coisa inédita e que nenhum adepto de futebol tem o atrevimento de fazer: vou fazer de treinador e, durante o tempo que isto me levar a escrever vou ser o nosso mister e preparar esta semana muito importante antes do derby. E não vou deixar nada de fora, seja a nível táctico, psicológico ou motivacional. Porque, como é óbvio, eu sou um treinador dos bons. Daqueles que usam ipad e tudo.
Estratégia
Olhando para o adversário, há um par de coisas que tenho de ter atenção. A começar pela forma como ele joga. Estrategicamente, que benfica teremos? Uma equipa que vai entrar para ganhar para resolver a questão do título ou aquela equipa cínica que vou vencer no dragão? Bom, na verdade não interessa muito. Temos de ser nós a controlar o jogo e para isso acontecer temos de ser nós a ter a bola. Por isso, temos de ser iguais a nós próprios. Entrar em campo a pressionar alto e tentar marcar cedo. Sim, isso não pode mudar. Onde está o perigo? Na altura da perda de bola, porque no contra-ataque eles são realmente perigosos.
Que 11 vou apresentar? Bom, como já disse que sou um treinador dos bons, vou fazer como o Mourinho e dizer, um por um, a minha equipa e a do adversário. O benfica vai jogar com: júlio césar, luisão, jardel, maxi, eliseu, samaris, talisca, gaitán, sálvio, lima e jonas. Nós vamos jogar com: Rui Patrício, Cédric, Tobias, Paulo Paulo Oliveira, Jefferson, William, Adrien, João Mário, Carrillo, Nani, Montero. Sim, eu sei que há dúvidas do outro lado, mas também sei que o jesus gosta de fazer estes bluffs, por isso o melhor é preparar a equipa para jogar contra os melhores, se houver alterações, será sempre para pior, pelo que ficamos já alerta. O grande perigo do adversário é, sem dúvida, as bolas paradas. Com Tobias melhorámos muito nesse aspecto mas os gajos são ratos e fazem bloqueios que impedem os nossos jogadores de disputar a bola. Muito Importante: Nessas situações de bloqueio, o jogador que sofreu a falta tem de berrar como se estivesse a morrer e ser convincente a cair senão passa “limpinho”. De resto, eles têm 3 torres e nós temos outras 3 (PO, TF e William) e se metermos o Slimani ficamos nós em vantagem. Não dar espaço ao talisca para rematar e ter atenção às subidas do Maxi. E é isto o benfica.
Em relação ao que interessa (nosso ataque), há que insistir no 1-1 nas alas para sacar faltas e cartões. Montero tem de fazer diagonais sem bola e, mais importante, quem tiver a bola tem de as respeitar. Manter o jogo no meio campo deles e circular com paciência até encontrar o espaço. Muito Importante: rematar de longe porque o guarda redes pode ser o artur. De resto, é só fazer o carrossel que o Nuno Dias me ensinou.
Motivação “extra”
Em relação à palestra, não me posso esquecer de agradecer a todos os que me ajudaram. Felizmente, é só pegar nas declarações do jonas, do caracolinhos, do isaías, do cardozo… e de todos aqueles que dizem que isto são favas contadas e usar isso para espicaçar os jogadores. Ó Paulinho, faz-me lá um favor: vai lá pendurar estes recortes no balneário…
Individualmente:
Rui: “És o melhor guarda redes português e um dos melhores do Mundo. Se há alguém em quem eu confio para este jogo, és tu. Os otários venderam o cardozo e agora têm de jogar com o lima. Atenção ao jonas, esse gajo é rato.”
Cédric: “Quem seca o Hazard em Alvalade, seca um gaitán. Não entres à queima, sê igual a ti próprio, intenso e não dês espaço. Vais ver que vai ser ele mais preocupado contigo e com as tuas subidas do que o contrário”
Paulo Oliveira: “És o nosso patrão. Confiança cega em ti. Ajuda o Tobias, fala com ele durante o jogo e de resto…olha, tenho pena do lima e do jonas. Estão fodidos, não vão ter hipóteses contra o melhor central português”
Tobias: “Só há uma forma de vencer a ansiedade e a inexperiência: concentração. Exactamente aquilo que tens tido e que faz de ti titular desta equipa. És mais forte do que eles, usa isso em teu favor. Vais calar todos os palhaços que andam por aí a dizer que precisamos de centrais. Conheço-te e sei que vai fazer um grande jogo. Nos cantos, impõe-te. O luisão pode ser mais alto do que tu mas tu saltas bem mais. Vais marcar um golo.”
Jefferson: “Quero essa canhota bem calibrada. Não entres à queima e não dês espaço ao sálvio para cruzar. De resto, digo-te o que disse ao Cédric, vai ser mais o gaitán e o sálvio a correrem atrás de vocês do que o contrário”
William: “Classe. É só isso que quero. A um toque, a dois ou a três. Cuidado com as perdas de bola na tua zona, basta uma para nos fodermos. Sabes muito bem que queremos ter bola e isso depende muito da tua clarividência. Nestes jogos, a classe está na simplicidade de processos. E nisso, és o melhor. Quero intensidade e determinação no desarme. No Domingo, tens de ser Sir!”
Adrien: “Sê igual a ti próprio. És melhor do que qualquer patanisca. Se estiveres intenso, como é habitual em ti, vais ganhar os duelos todos e vão ser eles a correr atrás da bola”
João Mário: “É nestes jogos que vais deixar de ser um miúdo para ser um homem. Com a bola nos pés, não preciso de te dizer nada. Sabes muito bem aquilo que vales e enfias no bolso qualquer médio deles. Agora, sem ela é que quero ver do que és capaz. Vais ser um miúdo, que se esconde nas saias da mãe ou vais arreganhar os dentes e ser homem, lutando pela bola com intensidade? És tu que me vais responder.”
Nani: “Deixa-te de merdas. Este é o teu jogo. És o melhor jogador desta equipa, deste jogo e deste campeonato. Se há jogo que tens de brilhar é neste. Com golos ou assistências, isso é lá contigo. Mas quero-te sempre activo, dentro do jogo e a apertar os colhões do maxi. Quero esse trauliteiro expulso na primeira parte, ouviste?”
Carrillo: “Sabes quem vais ter à frente não sabes? Não? Olha, porra…eu também não! Quem é esse eliseu? O que eu vejo ali é um gordo que não corre. E os gordos normalmente vão à baliza. Portanto, estás a jogar contra um guarda redes. Rebentar com esse gajo no 1 para 1. Sempre! Sabes bem que quando metes velocidade, não há ninguém que te acompanhe. Olha, o Felipe Luís ainda deve estar à procura dos rins! E não quero cá fintinhas inconsequentes e perdas de bola parvas. Com os gordos é só meter a bola na frente e correr. Não há que enganar.”
Montero: “Fredy, sabes bem o que penso de ti. Em classe, ninguém te acompanha. Vais ter dois centrais duros em cima de ti, é só fazeres o habitual, saíres, tabelares e apareceres para marcar. Sem bola é que preciso de ti. Quanto melhor for a tua pressão aos centrais, mais atrás eles começam a errar e mais perto estamos da baliza.”
Reunião com o Presidente
– Presidente, há prémio de jogo?
– “Melhor prémio do que enrabar essas lamparinas? Não, talvez se arranje um jantar de equipa ali no Burguer King”
(…somítico do caralho…)
Adiante….estou a esquecer-me de alguma coisa? Ah! Substituições. Bom, se a coisa estiver mal parada, tirar um dos médios e meter o Slimani. O Gauld pode ser uma boa aposta se o jogo partir. Mané, para agitar o jogo. Tanaka, para o desespero. Se tiver que segurar o resultado e manter a posse de bola, Wallyson pode ser importante. Felizmente, no meio campo e no ataque não faltam soluções. Assim sendo, quem meto no banco? Vamos lá ver…Marcelo tem de lá estar, o Rabia está a melhorar se calhar dou uma hipótese ao egípcio em vez do Sarr e ainda por cima também pode jogar a trinco. Depois, Wallyson, Gauld, Mané, Slimani e Tanaka tambêm têm de estar. Está feito. Porra! Foi mais fácil do que eu pensava!
Por último, o árbitro. Estou preocupado. Nunca sabemos o que pode sair do jorge “superdragão” sousa. Já nos roubou no dragão, só que não demos hipótese. A malta não pode reclamar por nada já que este é dos que gostam de puxar do cartão só para mostrar quem manda. Muito Importante: Mandar fazer uns bolsos nos calções para meter as mãos. Ó Paulinho, chega cá outra vez…
Palestra antes do jogo:
Rapaziada, isto é assim: Independentemente do que acontecer hoje, tenho muito orgulho em vocês. Crescemos juntos, enfrentámos duras batalhas e hoje estamos vivos, ao contrário do que toda a gente previa. Eu vejo, todos os dias, em cada treino e em cada jogo que vocês são melhores. Muito melhores. Mas hoje, não vai ganhar quem for melhor. Vai ganhar quem quiser mais. Querem dar uma alegria aos nossos adeptos? Mostrem-me. Querem agradecer o apoio deles? Mostrem-me. Querem calar de vez a bazófia? Mostrem-me. Querem ser campeões? Mostrem-me, caralho!”
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
7 Fevereiro, 2015 at 15:57
Grande post ó Sá !