Lembro-me de ti. Caramba, pá, tens mais cabelos brancos, mas continuas com aquele brilho no olhar quando falas do Sporting. És decididamente tu. Tu lembras-te daquele dia? 10 de Junho de 1956. Mais de 60 mil pessoas, mais de mil atletas do Sporting no relvado e na pista de ciclismo. Gente de todo mundo, chefes de estado… e quando entraram as vespas que traziam terra vinda de Olímpia, assinalando a inauguração de um estádio de um Sporting que queria ser grande em todas as modalidades?!? Foi nessa altura que perdeste o chapéu, não foi? Sabes, ainda hoje guardo na memória a dificuldade que foi recuperares o teu chapéu preferido num peão que tinha tanta gente que era capaz de estar-se mais à larga numa lata de sardinhas.
O peão… foi de lá que viste as consagrações do Joaquim Agostinho, na etapa final da volta a Portugal. Quando ele entrava pela porta da maratona era como se o Vasques e o Travassos partissem rumo à baliza! O Vasques e o Travassos… sabes, tenho tanta pena que os outros violinos já não fizessem parte da equipa e não tivessem festejado o título em 57/58. Merecias tê-los visto a partir desse peão que era para ter sido bancada desde o início. Mas viste tanta coisa capaz de eriçar-te a juba… Tu lembras-te quando o Damas defendeu os penaltis todos contra o Rangers?!? E dos 16–1 ao Apoel Nicósia, na Taça das Taças de 1963/64, e dos 21–0 ao Mindelense, para a Taça de Portugal? Tu tens a noção que nunca alguém será capaz de bater estes recordes, não tens? Já sei no que estás a pensar. Os 5-0 ao Manchester United. Se te disser que quando penso nessa noite fico um lamechas… E acontece-me o mesmo quando recordo o dia em que trocámos a pista de ciclismo pela de atletismo. O que é que queres, um gajo apega-se às coisas e depois dá nisto. Mas valeu a pena, claro que valeu. Lembras-te do Mamede a bater o recorde da europa em nossa casa? Fantástico! E que orgulho ver por lá o Carlos Lopes. E o Moniz? Está rijo, rijo! Este pessoal novo não acredita que deve praticar desporto…
Por falar em pessoal novo, foi mais ou menos por altura da inauguração do tartan que nasceram os teus filhos, não foi? Diz? Aquele ali é o teu filho mais velho?!? Chama-o lá, sff! Epá, o que tu mudaste, rapaz! Lembro-me de ti, bem pequeno, junto ao teu pai, quando o Bento mandou aquela braçada na cara do Manuel Fernandes e foi expulso. 81-82, mais uma dobradinha para a nossa história, antes daqueles anos todos a suspirarmos pelo título. Cá para nós que ninguém nos ouve, só mesmo um clube enorme consegue fazer crescer uma geração de adeptos sem dar-lhes títulos no desporto rei. A tua geração. Tenho respeito do catano por vocês! E pelos vossos pais e avós, claro, que souberam transmitir e manter viva essa paixão.
Claro que ajudou ter um presidente como o João Rocha. Tu lembas-te do teu pai te levar à inauguração da bancada nova? O teu pai diz que não, mas olha que eu vi-o com os olhos a afogarem-se. Não sei se eram saudades do peão, se era orgulho por estar presente em mais um momento histórico. Não te estejas a rir, que tu também parecias a Julia Roberts na ópera, em 2003, quando viste o Cristiano enfeitiçar os ingleses na inauguração da nossa nova casa. Nesse dia notei o teu pai triste, sabes. Fazia-lhe confusão olhar para o relvado e não ver a pista de tartan. E acho que ainda lhe fazia mais falta a Nave. Sabes que o teu pai gostava de andebol, gostava de vólei, mas adorava hóquei em patins e festejava como louco os golos do Livramento em balizas mais pequeas que as actuais, por isso aquela conquista da Taça das Taças, em 1991, naquele ringue que era tão nosso… tu também lá estiveste. Tanta gente… Eu nem sei quantas pessoas estavam na Nave.
Olha, faz lembrar aquela noite contra o Celtic. Tu devias ter o quê? 15 ou 16 anos? Lembro-me de ti, sentado na escada de pedra, com a chuva a não dar tréguas. Até o pessoal que levava as “almofadinhas para a bola” ficou com o rabo molhado! É verdade que o nosso Sporting não tem sido tantas vezes campeão quanto nós desejaríamos, mas tenho-te visto dizer presente em belos momentos. Estiveste nos 7-1 e no 5-3 ao benfica, estiveste no banho de bola ao Real Madrid que nem sabe como passou a eliminatória, viste aquela bomba do Niculae ao Milan, a remontada contra o Newcastle rumo a uma final onde até na derrota soubemos ser grandes, no 2-0 ao fcPorto que nos abriu caminho para o título. Foi nesse jogo que engataste uma miúda que caiu quando vocês, feitos loucos, ainda galgavam a curva sul em direcção à rede, não foi? Ahahaha, quantos engates de bancada tenho eu visto! Também não admira, as Sportinguistas são mesmo as mais belas! Claro que nesse ano também te vi, com os olhos inchados de tanto chorares de felicidade, à espera que a equipa chegasse de Paranhos. Que festa incrível, por Portugal e pelo mundo. Dois anos depois também foi saboroso, mas aquela festa… Ainda tens aquela bandeira gigante? Está guardada para festejares o próximo título com a tua filha?
Mas tu… sim, claro que sim. Desculpa lá, mas são tantas memórias que às vezes tenho que parar para recuperá-las. Epá, que pena essa pequenada não poder crescer a ver os seus ídolos saírem pela Porta 10-A. Aposto que ainda guardas na memória o som dos pitons a caminho do campo de treinos. Mas, por outro lado, ela vai fazer parte da geração Pavilhão. Às tantas ainda vai para a ginástica rítmica e vai ter gajos como tu e como os teus amigos a faltarem às aulas para irem mandar-lhe piropos! Como é que eu sei tanta coisa? Tu queres lá ver que estamos aqui a conversar há tanto tempo e vocês ainda não me reconheceram…
Eu sou a tua segunda casa. Sou o teu estádio. O José de Alvalade. Ou Alvalade, para os mais chegados. Sou aquele que serve de palco a momentos que se te gravam na memória. Sou aquele que faz parte da tua vida. E sou aquele que, sem ti, não tem vida. Domingo vamos voltar a encontrar-nos para um daqueles jogos que podem fazer parte da tua história e da minha e, por isso, eu precisava de recordar-te algo que nunca deves esquecer: Alvalade és tu! Jogamos em casa porque tu lá estás! Porque estás disposto a perder a voz no apoio à equipa! É por ti que me apelidaram de vulcão! Por ti, que és pai, mãe, avô, avó, que és filho e és filha! Tu és o Sporting! E está na hora de voltares a prová-lo!
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
6 Fevereiro, 2015 at 8:15
Sporting!
6 Fevereiro, 2015 at 8:23
Brindemos ao Sporting Clube de Portugal de pé e copo na mão.
6 Fevereiro, 2015 at 8:24
Que brutalidade de texto! Vou deixar de aqui vir às sextas porque está visto que não fazes a limpeza! Sporting! Sporting! Sporting! Eu te amo Sporting!
6 Fevereiro, 2015 at 13:37
E o telemovel do traveco????
6 Fevereiro, 2015 at 8:35
Sportinggggggggg
6 Fevereiro, 2015 at 8:43
Mais um texto arrepiante….nunca mais è domingo….queria eu tanto estar a comer uma bifana com os tasqueiros (eu nao bnebo alcool) e depois seguir para o estadio…ver o autocarro dos jogadores chegar….aplaudi-los de pè quando entrao para aquecimento…..outra vez de pè para aplaudi-los antes do inicio do jogo e aplaudi-los no fim depois da nossa brilhante vitoria por 5-1!!!!
SPOOOOOORTING
6 Fevereiro, 2015 at 8:45
Bom dia!
Tenho andado em silêncio aqui pela tasca de um lado para o outro…mas não dá mais!
Os lamp’s do meu trabalho ainda não piaram, sinto um grande nervosismo da parte deles!
SPOOOOOOOOOOOORTING!!!!
6 Fevereiro, 2015 at 9:13
Boas,
Olha que, ontem, aqui no meu trabalho, alguns lampiões até me ligaram para os serviços administrativos, só para me dizerem que o Sporting tinha sido eliminado da taça da carica.
Lá tive eu de lhes responder: quando vocês estiverem em mais competições que nós, falem comigo!
SL
6 Fevereiro, 2015 at 8:49
É por isto que eu digo que nós não escolhemos o Sporting. O Sporting escolhe-nos a nós. Sintam-se honrados e engrandecidos por isso. Não é para todos.
6 Fevereiro, 2015 at 9:16
+1
6 Fevereiro, 2015 at 11:39
+ 3 milhões!
6 Fevereiro, 2015 at 12:15
Acho que está mais para 4 milhões do que 3 milhões.
6 Fevereiro, 2015 at 13:39
4,5 milhoes…
Mais que comprovado!!!
6 Fevereiro, 2015 at 14:15
5 e não se fala mais nisso 🙂
6 Fevereiro, 2015 at 8:49
Foda-se…
Isto de andar a conduzir com -2 é com os vidros em baixo, faz os olhos ficarem assim um bocadinho “embaciados”…
Que saudades do Peão, onde me “estreei”com o meu “Velho” (Deus o tenha em descanso)…
Tantas historias juntas, nao e verdade,”nossa segunda casa “????
Porra ó Cherba, limpa la o pó ao estaminé eheheh
6 Fevereiro, 2015 at 9:15
E ainda por cima conduzir com o volante do outro lado… Não deve ser mesmo fácil!
6 Fevereiro, 2015 at 9:17
Um abraço para ti e para o teu pai onde quer que ele esteja. Será mais um a torcer e a vibrar com a nossa grande vitória de domingo…
6 Fevereiro, 2015 at 9:37
Depois de um certo tempo,um tipo habitua-se, eheheh
6 Fevereiro, 2015 at 9:54
Eu seria mais: depois de um certo tempo e de umas idas ao bate chapas, habituava-me… apesar de não ser mau condutor faz-me confusão…
6 Fevereiro, 2015 at 8:54
Spoooooorting!!!!
6 Fevereiro, 2015 at 8:55
Só tenho pena de não ter nascido mais cedo e de não ter vivido todos esses momentos.
Em Alvalade sempre fui feliz, sempre que lá fui saí de lá com um sorriso no rosto porque trouxe sempre os 3 pontos comigo.
SPOOOOOOOOOOORTIIIINGGGGGGGGGGG!!!!!!!!!!!!!!
6 Fevereiro, 2015 at 9:21
Está na hora de ires lá outra vez… precisamos DESTES 3 pontos…
6 Fevereiro, 2015 at 9:23
Espero bem que estejas là no domingo!!??
6 Fevereiro, 2015 at 12:42
Não, já não fui a tempo dos bilhetes mais baratos. A carteira de um estudante anda sempre vazia.
6 Fevereiro, 2015 at 12:56
Mandei-te um mail. Agora não te demores…
6 Fevereiro, 2015 at 13:22
Es lixado pà!!;-)
6 Fevereiro, 2015 at 9:06
Isto agora às sextas é uma desgraça. Raio da alergia que faz os olhos chorarem.
Grande post, alguns dos momentos vivi-os eu ao vivo e a cores! E que saudades do estádio antigo.
O Sporting dá-nos muito mais do que nos pede. É um privilégio ser do Sporting!
Spooooooooooorting!
6 Fevereiro, 2015 at 9:13
Serviço despertar ao nível de um resort 5 estrelas de ilha paradisíaca.
Fodax nunca mais é domingo
6 Fevereiro, 2015 at 9:14
Bom dia pessoal, Cherba este texto está demasiado lamechas, agora de seguida devias contar uma estória engraçada ou até uma anedota. Spoooooooooorting!!!
6 Fevereiro, 2015 at 9:15
Ser do Sporting é tudo. E Pertencer à Maior Instituição Desportiva Nacional e a uma das Maiores do Mundo não é mesmo para qualquer um.
Acima de tudo, é uma questão dum incrível bom gosto.:)
Deixo aqui um forte apelo aos jogadores: façam o jogo das vossas vidas e entreguem de bandeja a vitoria ao aniversariante Bruno de Carvalho. Será a melhor das prendas!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
REPETIR 1999-2000 NÃO É IMPOSSÍVEL!!
EU ACREDITO!!
6 Fevereiro, 2015 at 9:15
Bom dia tasqueiras (os)
Cherba:
Mais um texto absolutamente fantástico! Parabéns! Um dia destes tens de escrever um livro… Quem escreve assim, não é gago!!!!!!!
SL
6 Fevereiro, 2015 at 9:19
https://www.youtube.com/watch?v=jE_YNYkTEek
é assim…sem mais explicação!
Sporting Sempre.
p.s.: uma mini a quem acertar a referência à Julia Roberts!
6 Fevereiro, 2015 at 9:40
Pretty woman
6 Fevereiro, 2015 at 10:10
the beer is yours!!
6 Fevereiro, 2015 at 11:00
Então não é no Oficial e Cavalheiro?
6 Fevereiro, 2015 at 11:02
Esse é com a Debra Winger…
6 Fevereiro, 2015 at 12:25
Tens razão é quando ele é cavalheiro mas não é oficial, parece que quem tem razão é o Peyroteu.
6 Fevereiro, 2015 at 11:30
Faz-me lembrar a música Forever Young do Nick Kershaw 😀
6 Fevereiro, 2015 at 12:17
Não é do Nick Kershaw é dos Alphaville 🙂
6 Fevereiro, 2015 at 9:19
clap clap clap
6 Fevereiro, 2015 at 9:19
Que grande texto!!!
Que grande Cherba!!!
Que grande Sporting!!!
(este texto devia estar no balneário do Sporting no domingo!!!)
6 Fevereiro, 2015 at 9:21
Pronto, por tua causa, vou ter que ir ao youtube ver todos os resumos de todos os jogos que ganhamos aos lampioes nos ultimos 50 anos.
Ate ja.
6 Fevereiro, 2015 at 9:26
Qual até já… Até amanhã!
6 Fevereiro, 2015 at 9:22
Quanto à melhor receita para Domingo, não restam dúvidas: ir para cima deles desde o primeiro segundo. Ataque, ataque, ataque! Fazer como com o porto em que não os deixámos respirar e esmagar no terreno em que os lampiões mais se destacam que é na velocidade.Os primeiros 20 minutos têm de ser massacrantes. se tivermos 2,3,4,5, oportunuidades, remates fora da área, desmarcações rápidas, desequilibiros nas alas, pressão alta…vão ver a defesa dos gajos a cagarem-se todos e, claro, o Sr. Artur, vai ter que fazer merda…
esta é a receita:
NÃO OS DEIXAR PENSAR! NÃO OS DEIXAR EXECUTAR!
M-A-S-S-A-C-R-E DESDE O PRIMEIRO SEGUNDO!
6 Fevereiro, 2015 at 9:31
Concordo Converge, acrescentaria apenas “correr mais que eles” e “marcar” (se possível nos primeiros minutos)
6 Fevereiro, 2015 at 9:29
Só tenho duas palavras Bru tal ! SL
6 Fevereiro, 2015 at 9:32
Excelente texto mais uma vez fazendo o toque a reunir da tribo sportinguista. Não vou poder estar e cumprir o dever de apoiar a equipa onde ela precisa e sente mais esse apoio. Mas melhores dias virão e não será isso que vai diminuir a minha fé. Ninguém deve assobiar a nossa equipa, mesmo que alguma coisa corra mal. Os assobios devemos guarda-los para os lampiões que claramente precisam de uma cura de humildade
Nós não precisamos de provar que somos grandes, os outros é que têm de mostrar que não são pequeninos…
VIVA O SPORTING!
6 Fevereiro, 2015 at 9:36
Excelente texto, tenho muitas saudades do velhinho e daquelas noites europeias empoleirado na rede, os fumos as tochas…estádio mítico…por isso…
…é com tristeza que constato a enorme quantidade de bilhetes ainda disponíveis 🙁 …será possível que ainda não será desta que alcançamos a lotação de 2003…podemos vir a melhor casa da época, mas longe da lotação 🙁
6 Fevereiro, 2015 at 9:53
Quantos bilhetes ficarao para vender??
6 Fevereiro, 2015 at 10:41
Faltam vender 683 bilhetes, pelo menos são os que eu consigo ver pela net:
Central Nascente B-BE
B30 – 17; B31 – 24; B32 -13
Central Nascente B-LE
B30 – 54; B31 – 41; B32 – 44
Central Nascente B
B28 – 73; B29 – 45
VIP – 52
Bancada Poente
B4 – 50; B5 – 31
Bancada Poente B-BE
B2 – 44; B3 – 31
Vitalícios
B1 – 29; B2 – 61; B3 – 74
Se o jogo fosse amanhã, provavelmente já estava esgotado!
6 Fevereiro, 2015 at 10:54
Vamos para casa cheia entao!!;-)
6 Fevereiro, 2015 at 11:06
Nas centrais A, principalmente na poente, exclusivo para sócios e acompanhantes ainda há muitos lugares disponíveis. Por exemplo nos sectores A04 e A05 está preenchida metade da lotação. A bancada B, como confirmaste, está praticamente lotada.
Ontem na SportingTV o responsável de ligação com os adeptos disse que estavam vendidos 42600 bilhetes e faltavam vender 6000.
SL
6 Fevereiro, 2015 at 12:53
Ainda vamos là!! O português gosta de fazer as coisas ao ultimo minuto!!;-)
6 Fevereiro, 2015 at 12:33
Recebi um SMS do Sporting agora a dizer que visto que vou ao derby se não quero levar um amigo porque há ainda muitos lugares na central a 30€ para sócios e 55€ para adeptos, por amor de Deus vejam se conhecem alguém do Sporting que queira ir porque não quero levar com lampiões ao pé de mim!!!!
6 Fevereiro, 2015 at 22:34
Pois… Eu vou dos Açores amanha sem bilhete. Espero ainda ir a tempo 😐
6 Fevereiro, 2015 at 18:50
+ os lugares especiais onde há mais de 50% para venda
6 Fevereiro, 2015 at 9:36
Brilhante texto Cherba… Mais um para a colectânea!
Domingo lá estaremos… Em casa!
SL
Lanterna Verde
6 Fevereiro, 2015 at 9:42
Que texto sensacional! A isto chama-se História! E só lhe dá valor quem sabe o que custa ganhar por mérito próprio! Os outros não têm disto. Tem vitórias de que não se recordam ou que até querem esquecer…
Z
6 Fevereiro, 2015 at 9:51
Foda-se !!!
Mais um enorme texto que me deixa sem palavras…
És brilhante cherba !
Gostaria de ver este texto e outros igualmente tão bons que por aqui têm passado editados ou compactados num livrinho da Tasca.
Que vos parece ?
Era algo que gostaria de guardar pois andar a fazer saves no PC não é para todos.
Se se podem editar livros com historias mordidas por cães, não me digam que editar estes fantásticos posts não ficariam bem num livro ???
6 Fevereiro, 2015 at 12:41
Ou fazer uma edição online em pdf ou uma cena assim é porque nao juntar uns textos de outros blogs que gostamos o artista etc?
6 Fevereiro, 2015 at 9:51
muito bom texto logo pela manha inspira me logo me da vontade de ir a varanda gritar bem alto sportinggggggggggggggggggggggggggggggsportinnnnnnnnnnggg
6 Fevereiro, 2015 at 9:53
– já me chateia esta porcaria do artur… como se o nosso jogo dependesse alguma coisa do redes deles.
– a pressão está do nosso lado porque precisamos absolutamente de ganhar este jogo. É preciso jogar bem e marcar golos. Um jogo perfeito ou perto disso.
6 Fevereiro, 2015 at 10:00
Até dá impressão que nós é que andamos a provocar… de facto esta CS até mete nojo. Se o tipo quiser ser o Frangur tudo bem. Mas nós vamos jogar para ganhar jogue ele ou o outro que levou 7 dos alemães. Até espero que o que jogar faça uma grande exibição e que no final… percam mesmo. Assim não valorizarão o erro mas sim o nosso mérito.
6 Fevereiro, 2015 at 10:04
Concordo.
Gostei de ver de manhã o Fernando Correia dizer que os jornais é que estavam a pressionar o Artur e não o Sporting. Cá para mim já estão a começar de arranjar uma desculpa para a derrota de Domingo…
6 Fevereiro, 2015 at 10:36
Fds…é sempre o mesmo filme esta CS…a fazerem o jogo sujo do lampião! No caso do Artur nem sequer muda nada…agora capa com Gaitan fora e o crl…não brinquem!! O Gaitan vai jogar nem que seja coxo…
6 Fevereiro, 2015 at 9:57
grande posta, ainda falta tanto até domingo…
6 Fevereiro, 2015 at 10:03
És grande Cherba!