Encerrado o capítulo final do campeonato mundial de Andebol no Qatar é tempo de apreciar a modalidade dentro das nossas paredes pois avizinham-se tempos de certezas tanto ao nível do Fidelidade 1 como da Taça de Portugal. Foram jogos de qualidade aos quais quase ninguém ficou indiferente, nos locais públicos onde passasse um jogo à tarde ou à noite até o mais desconhecedor dos mortais colava na televisão e vivia a emoção até ao fim.
Em outras alturas apostaria numa final com a Dinamarca em destaque mas cedo percebi que a regularidade de outrora já não mora na terra destes gigantes atletas. Neste ano virei-me mais para a Alemanha, talvez uma Espanha em bom plano, uma Croácia com o pleno no grupo ou até países do panorama mais secundário, mas sempre fortes hipóteses para ganhar uns trocos em casas de apostas. Bem, os alemães caíram aos pés do país anfitrião! Enquanto meio planeta falou do escândalo de parcialidade nesse jogo, a outra metade defendeu que na terra do Beerfest houve alguma caridade no apuramento para esta fase final. É bom sinal que se fale pois Andebol é coisa bonita de se ver até ao fim. O que menos gostei foi de ver um pavilhão excêntrico de mais para acolher gente rica enquanto que o nível de cultura do Qatar tomou uma forma muito plástica a preencher os lugares, num sítio onde não acredito que todas as pessoas tenham sequer direito a 2 refeições diárias. Parabéns pela final (mesmo com tantas contratações de última hora) mas sobretudo parabéns à França. A equipa de Karabatic foi mesmo a melhor.
Já com os pés bem assentes em território nacional o nosso grande amor superou o difícil teste com o Madeira SAD. A equipa insular trabalhou bem um sistema defensivo o que nos fez falhar vezes de mais no ataque porém o resultado final de 26-22 deixou o treinador Frederico Santos satisfeito mas não excitado pela “magra” vantagem de 4 golos. Esta exigência também nos deixa agradados pois também nos conseguimos colar ainda mais no segundo posto, antes mesmo de visitarmos a casa do nosso rival nº1 na próxima jornada do campeonato. Ainda para a história deste jogo,o treinador leonino fica a contar com um novo matador de serviço. Ricardo Candeias acaba por ser o M.V.P. Defendeu algumas bolas e acabou por marcar três golos de baliza a baliza. Agora, isto de ficar em primeiro ou em segundo, já pode ser considerado de banal pois a história das últimas temporadas leva sempre azul e verde até ao fim. Há que trabalhar nessa história e acreditar até ao fim que o caneco é nosso este ano.
Antes disso, dia 7 pelas 22h (hora continental), é hora de visitar o Sp. Horta nos oitavos da taça. No campeonato não conseguimos sair de lá com a esperada vitória mas mais do que uma questão de ajuste de contas há que pensar no degrau importante que é superar mais este obstáculo para incharmos a colecção de troféus pois pelo recheio dos museus é que se vê a grandeza de um clube. Que seja uma boa entrada para a refeição no derby de domingo em futebol. E quarta feira, dia 11… tudo a fazer barulho para o Dragão Caixa!
Texto escrito por Verde, logo Existo! (As Redes do Damas)
*às sextas, a bola encolhe. E passa do pé para a mão e do relvado para o pavilhão, dando ao nosso Andebol o destaque que ele merece.
6 Fevereiro, 2015 at 16:58
Os 3 golos de Ricardo Candeias foram um grande, grande momento do jogo. e atestam bem o quão espectacular pode ser esta nobre modalidade.
Nem vejo a hora em que poderemos acompanhar as nossas equipas no magnífico Pavilhão João Rocha…
FORÇA SPORTING!!
6 Fevereiro, 2015 at 17:30
Acredito que os jogadores não pensem noutra coisa …
Ok … há que continuar a trabalhar, segurar o 2º lugar pq podemos ser campeões nos playoffs.
A taça é sempre possível. Depende de um dia sim ou de um dia não.
Mas claramente … todos pensam no pavilhão.
6 Fevereiro, 2015 at 17:32
Ele disse mesmo isto?
Jesus: «Jogo de pés do guarda-redes? É mais no andebol»
6 Fevereiro, 2015 at 18:09
Nunca pensei gostar que a Franca ganhasse um Mundial, mas o Qatar é que não.
Mas quem tem Narcisse, Karabatic e Omeyer é sempre candidato.
6 Fevereiro, 2015 at 18:22
Espero que a inspiração que faltou neste jogo se transfira para a Horta e para o Porto.
Temos de seguir em frente na taça e no mínimo assegurar o 2º lugar para o play-off.
6 Fevereiro, 2015 at 18:35
Desculpa Cherba mas, este merece um pequeno off pela sua coragem (está na SIC) – http://misticaleonina1906.blogspot.pt/2015/02/coragem-de-leao.html
SL
6 Fevereiro, 2015 at 23:00
O que não diríamos se fosse de vermelho …
É mesmo apresentador? Ou convidado??
6 Fevereiro, 2015 at 19:00
– o campeonato do mundo foi um pouco abaixo das espectativas, por culpa do catar… eu sempre estive com a polónia, acabaram em 3º. A final podia e devia ter sido polónia-frança.
os 10 melhores golos… vale o que vale. Alguns muito bons.
– não é muito normal um guarda-redes participar no jogo ofensivamente marcando 3 golos… mas já que é na baliza do nosso adversário, acho que foram poucos. 😀
6 Fevereiro, 2015 at 19:03
acesso fora dos facebooks e afins…
6 Fevereiro, 2015 at 19:40
Sporting CP vs ABC, em repetição agora na nossa SportingTV