Face aos graves acontecimentos do passado fim-de-semana e hoje reiterados pelo porta-voz oficial do SLB, vem o Sporting Clube de Portugal informar o seguinte:
1. O Sporting Clube de Portugal é uma instituição centenária que sempre pautou a sua conduta na defesa de valores, em que a vida humana é um bem inalienável. É ainda um promotor de uma salutar prática desportiva, no respeito de princípios éticos e de urbanidade, nunca esquecendo o relevante papel que desempenha na nossa sociedade. Por isso naturalmente, quando, em 5 de Setembro de 2013, o Sporting Clube de Portugal tomou conhecimento de um incidente que envolveu uma carrinha que transportava elementos do staff do SLB, junto ao Estádio José Alvalade, emitiu de imediato um comunicado onde afirmou categoricamente que “condena e demarca-se de qualquer acto de violência, dentro ou fora dos recintos desportivos”;
2. No passado sábado, dia 7 de Fevereiro, no pavilhão da Luz, durante o jogo de futsal entre a equipa da casa e o Sporting, foi exibida a toda a largura de um dos topos das bancadas uma faixa com a inscrição: “Very light 1996”. Esta inqualificável frase é uma alusão ao bárbaro assassinato do adepto leonino Rui Mendes, na final da Taça de Portugal, com recurso a um ‘very light’ lançado por um adepto do Benfica;
3. Para além de ostentarem a referida faixa, os adeptos do Benfica fizeram acompanhar a exibição da mesma com cânticos, entoando “amanhã há mais”, numa clara ameaça de repetição do acto;
4. No pavilhão encontrava-se a assistir ao jogo o presidente do SLB que visualizou a referida faixa e não tomou qualquer medida na altura, nem o SLB emitiu nenhuma declaração a repudiar veementemente esta alusão a um assassinato;
5. Durante o ‘derby’ de domingo, no Estádio José Alvalade, as ameaças proferidas na véspera (“amanhã há mais”) vieram a concretizar-se com o lançamento indiscriminado por parte dos adeptos do SLB de artefactos pirotécnicos sobre os adeptos do Sporting, numa tentativa inqualificável de repetir o condenável episódio de 1996;
6. Infelizmente, Rui Mendes partiu tragicamente mas deixou a sua família entre nós. Pelo que, como se não bastasse todo o sofrimento com o assassinato do seu ente querido, vê-se agora a família enlutada confrontada de novo com o reviver da dor, com provocações absurdas e a prática de actos bárbaros e criminosos, por parte de adeptos do SLB;
7. Quando se esperaria, pelo mais elementar bom-senso, uma declaração de reprovação e demarcação, por parte dos órgãos dirigentes do SLB, vem o seu porta-voz oficial, numa comunicação grave e totalmente irresponsável, qualificar toda esta situação denunciada pelo Sporting de “folclore”. Repetimos o que enunciámos anteriormente para que fique bem claro do que se trata: o assassinato de Rui Mendes, as ameaças de repetição da selvajaria e a concretização de agressão com engenhos pirotécnicos de adeptos do Sporting por parte de adeptos do SLB. E para se ter bem a noção da gravidade deste caso, realce-se que por se tratarem de engenhos explosivos, este arremesso para cima de pessoas também constitui uma tentativa de homicídio;
O Sporting Clube de Portugal tem lutado de forma isolada por alterações fundamentais no futebol e no desporto onde o fair-play, a verdade desportiva e a alteração de regulamentação são determinantes para a credibilização de uma actividade que movimenta milhões de pessoas.
Face a tudo que foi anteriormente relatado e em prol da defesa dos mais elementares valores humanos e da dignidade do Sporting Clube de Portugal, não nos resta outra alternativa que não seja o corte de relações institucionais com o SLB e levar estes casos às entidades competentes, levando os mesmos, até às últimas consequências.
Lisboa, 10 de Fevereiro de 2015
O Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal
10 Fevereiro, 2015 at 18:15
Era isto que esperavamos do nosso grande presidente.
10 Fevereiro, 2015 at 18:25
e manda-los a todos po caralho……………
10 Fevereiro, 2015 at 18:25
prefiro tar sozinho do que com estas putas……………………..
10 Fevereiro, 2015 at 18:25
Custa-me sempre ver tomadas de posição demasiado próximas as acções das claques. Estas apresentam um comportamento sempre demasiado extremo, e por isso torna-se difícil identicar quem atirou a primeira pedra.
O caso do nosso leão que perdeu a vida no Jamor é gravíssimo. A tarja que os lampiões exibiram no futsal é um nojo. Infelizmente (e expectavelmente) também tivemos uns imbecis a mandarem os gajos “Seguirem o King”.
Fundamentalmente, este tipo de coisas são casos de polícia. Têm de ser perseguidos os autores destas barbaridades pelas autoridades competentes. Falar a favor ou a condenar é combustível pare este tipo de gente. Cortar relações pode fazer sentido agora, mas a quem isto alimenta mais é à nossa claque e à claque deles.
Não gosto da sensação de pensar que se andar com o meu cachecol ao pescoço me arrisco a levar um enxerto de porrada só porque um doente mental acha que está a traver uma guerra em prol da sua jihad clubistica.
Não me sinto nada bem com esta gestão dos casos, perdoem-me antecipadamente.
10 Fevereiro, 2015 at 19:51
o comunicado não é pelas tarjas, é pelos petardos! Não confundir as coisas!
10 Fevereiro, 2015 at 20:08
Luissm,
Não desejo ir parar a uma discussão sobre quantos tons de cinzento existem…Mas ainda assim, os pontos 2., 3., 4., e 5. não são globalmente sobre o arremesso de petardos. São sobre as tarjas, os cânticos e o que se passou no pavilhão.
(Eu) não estou a confundir nada.
10 Fevereiro, 2015 at 20:17
Creio que é pelas duas coisas…!!
SL
10 Fevereiro, 2015 at 20:27
Exacto! que é pelas duas coisas Max!
É inadmissível que o presidente do benfica esteja a assistir ao jogo e aceite tal coisa!
Z
11 Fevereiro, 2015 at 3:45
Nem é pelos petardos. É pelo facto da direcção dos peles de carnide não ter condenado o que se passou e ter o desplante de gozar com o Sporting por tê-lo feito . Os petardos são caso de polícia. Aliás , deviam-no ter sido ao entrar no estádio , mas pelos vistos a revista não foi muito bem feita desta vez .
10 Fevereiro, 2015 at 19:53
De acordo que por a mão no fogo pelas claques é um acto de estupidez. Mas há uma GRANDE diferença entre “mandar seguir o king” e aplaudir/incentivar um assassinato. No dia em que as duas coisas forem iguais salve-se que puder!
Z
10 Fevereiro, 2015 at 20:06
Não considero que seja pôr a mão no fogo por ninguém.
O que se exigia, era um pedido de desculpas por parte da direcção do recreativo do colombo.
Não havia outra posição a tomar por parte do Sporting Clube de Portugal.
Orgulho no ENORME!
10 Fevereiro, 2015 at 20:24
Sou completamente a favor do pedido de desculpas Maria. Seria o mínimo dos mínimos! O que disse é que infelizmente não ponho a mão no fogo pelas nossas claques. Acho que se tiverem oportunidade fazem merda (grande ou pequena… “deus” nos ajude). Espero é que se isso acontecer a nossa direcção esteja à altura!
Z
10 Fevereiro, 2015 at 20:41
Disso tb não duvido nada.
Acho que o BdC chega para eles. Com este não fazem farinha. 😉
10 Fevereiro, 2015 at 20:46
Fazem merda mas é mais da ‘pequena’, quando se prova que já era mais que tempo de também haver vítimas de outras proveniências.
Se as nossas claques são legalizadas e as Polícias são SEMPRE mais severos com os nossos, enquanto os do clube Lampião se recusam a legalizarem-se e passeiam ‘olímpicamente’ os seus comportamentos agressivos, de forma desafiante para com o estado de direito, a conclusão a que temos que chegar é que as autoridades dão muito proteccionismo aos bandidos. Assim vale a pena ser cumpridor, quando se é agredido impunemente e se vê os agressores a serem sempre alvo de grande complacência?
Quem duvida de que se o morto no Jamor estivesse vestido com a a camisola vermelha as consequências seriam outras?
Eu vi a claque do A.Madrid chegar a Alvalade e desatar a apedrejar quem estava junto ao estádio, e a Polícia ao invés de carregar sobre eles carregou sobre os nossos…
Ainda nos últimos dias, aqui na Tasca, se viram muitos comentários de sportinguistas que testemunharam que os polícias agrediram injustificadamente pessoas vestidas com as cores do Sporting.
10 Fevereiro, 2015 at 20:40
Não é… se quando chegar altura estivermos à altura… Não me recordo de ter ficado particularmente agradado com a nossa atitude quando pegámos fogo ao galinheiro… bem sei que era outra direcção… eram os “dark times” 🙂
Z
10 Fevereiro, 2015 at 20:24
Zandonaide,
Não concordo contigo, e fundamento:
Uma coisa foi um ASSASSINATO em plena tarde de domingo de um leão que podia ter sido qq um de nós.
Outra coisa foi a MORTE NATURAL do Eusébio, coisa que irá acontecer com todos nós.
A grande diferença é que uma foi CAUSADA, e a outra uma INEVITABILIDADE.
Contudo, em ambos os casos, o resultado final é a morte de alguém.
Eles dizem que vamos morrer, nós dizemos para eles irem morrer.
É uma conversa de merda, de gente de merda. De parte a parte, e sem espaço para ambiguidades. Que eu condeno em absoluto, qualquer que seja o ângulo. Não quero ver tarjas sobre mortes no meu estádio,nem admito a nenhuma pessoa virem ao meu estádio ameaçar quem quer que seja.
Mas eu não respondo a escarro com cuspo. Pago impostos para que a polícia faça isso. Desculpem mas eu não me posso dar ao luxo de ir cheio de medo com a família ver um jogo de futebol, e isso também passa por saber lidar com o fenómeno dalguma escória que utilizam as claques (todas não só a nossa) para acitivades criminosas.
Este comunicado é delicatessen para a bandidagem das claques – e por isso – fundamentalemente – preferia que não o tivessemos feito, pelo menos não desta forma.
Peço desculpa mais uma vez a todos, mas já me vi uma vez encurralado numa rua com a minha família e só não fomos dali para o Hospital porque os Dragões (mas que podiam ter sido lampiões) erraram por escassos cms os calhaus que nos atiraram à cabeça. Vivi momentos de pânico sem saber como protejer os meus, e penso sempre nas consequências destas acções.
SL
10 Fevereiro, 2015 at 20:30
Então, “seguir o king”, é ir com ele para a sepultura? Hmmm…
Tá visto que aquilo, afinal, foi um incentivo para que os admiradores do gajo também aspirem a ir para o Panteão Nacional…
10 Fevereiro, 2015 at 20:31
Bolas… e não consegues ler que foi isso que eu quis dizer… “há uma GRANDE diferença entre “mandar seguir o king” e aplaudir/incentivar um assassinato”
Vá… não me digas que és um heterónimo do Riga 🙂
Z
10 Fevereiro, 2015 at 20:10
E que quer dizer “seguir o King”?
É ofensa, e eu não sei, tá visto…
10 Fevereiro, 2015 at 20:45
É mandá-los ir beber uns birinaites. 😉
10 Fevereiro, 2015 at 22:09
É seguir o “williams” …
10 Fevereiro, 2015 at 23:22
Não posso estar mais de acordo. Penso que se está a ultrapassar os limites. Adeptos de todos os clubes têm actos condenáveis e os clubes, bem como os órgãos competentes, devem reunir-se e tomar medidas para colocar termo a estes exageros. Penso que a solução encontrada foi precipitada e não levará a lado nenhum.
Ser sportinguista é ser diferente, pelo menos é o que defendemos orgulhosamente. Deveriamos ser mais coerentes nas nossas posições. O radicalismo é perigoso.
SL,
Dani
10 Fevereiro, 2015 at 18:27
Aplausos para esta medida.
Só falta identificar os criminosos.
10 Fevereiro, 2015 at 18:29
Bom comunicado.
A apontar o dedo e a repudiar os actos.
10 Fevereiro, 2015 at 18:37
..esta personagem do “Folclore” é o mesmo que foi para a sala de imprensa com a taça lucilio baptista ao lado..artistas carnidenses..
10 Fevereiro, 2015 at 18:39
Perfeito!
Só quando voltar a morrer alguém às mãos destes animais é que as virgens ofendidas fazem qq coisa. Até lá assobiam para o lado e aindam gozam o prato.
Não passam de uns filhos da puta!
10 Fevereiro, 2015 at 18:50
Pode ser que ser que seja um deles, num descuido.
10 Fevereiro, 2015 at 23:42
e mesmo assim ainda dizem que a culpa é do gajo que se meteu à frente da tocha ou coisa que valha… é como a história do outro que foi morto com 43 facadas, quer dizer um gajo está a cortar a maça e o tipo atira-se 43 vezes para cima de nós… depois dá nisso…
10 Fevereiro, 2015 at 18:40
Fico chocado por saber que ainda tínhamos qualquer tipo de relação com esse bando de criminosos.
10 Fevereiro, 2015 at 18:43
Nem mais!
Tem que ser assim… o palhaço do orelhas é o presidente e está calado que nem um rato enquanto os porcos dos adeptos exibem faixas destas na frente dele.
Se não age ele e se demarca destas atitudes, então fazemo-lo nós!
Isto não é futebol, é selvajaria…
Dá-me nojo ao ver esta foto… nojo!
http://3.bp.blogspot.com/-0_nqx-3We68/VNoQoM9pRvI/AAAAAAAAA48/YpLaZlA5VoU/s1600/10570549_413972238767211_3283558351625900365_n.jpg
10 Fevereiro, 2015 at 18:47
e mais esta!
10 Fevereiro, 2015 at 19:11
Seria possível colocares aqui o link para a página onde foi publicada essa foto? gostava de conhecer melhor o João Diogo.
10 Fevereiro, 2015 at 21:03
Saquei esse link de um comentário aqui de um tasqueiro num post anterior…
Mas tb gostava de descobrir a origem disto.
10 Fevereiro, 2015 at 21:05
Foi o Pedro Miguel.
A ver se ele sabe se onde a sacou…
10 Fevereiro, 2015 at 18:43
Grande comunicado !
10 Fevereiro, 2015 at 18:46
Finalmente!
Basta ver o que se passou no Leoninamente e na foto que está na Sporting Fans , para perceber que gentalha é aquela!
E claro que, como se diz , o exemplo vem de cima. É só ver as reacções dos dirigentes máximos daquela agremiação reles e nojenta.
10 Fevereiro, 2015 at 18:49
https://www.facebook.com/SPORTINGCPFANS/photos/a.491809960861943.112878.488642297845376/852050148171254/?type=1&theater
10 Fevereiro, 2015 at 19:01
É por isto que sempre que amigos meus me diz que vão ser Pais eu pergunto logo se vai ser sportinguista, porque fazer mais destes não obrigado. Faço o apelo aqui na tasca, meus caros façam mais mini-Sportinguistas que é disso que este país precisa, é já agora a nossa única esperança tendo em conta esta foto absolutamente repugnante.
10 Fevereiro, 2015 at 20:22
Esta a té parece uma foto tirada na Síria ou no Iraque por um qualquer membro do EI…
Aliás tão estúpidos são uns como outros…
Mas uma foto destas, creio que se fosse analisada pelo Ministério Público teria consequências para o seu autor…
Prova provada de estupidez no mais alto grau…!!
Pobre criança valia mais que nem soubesses quem era o teu pai…
SL
10 Fevereiro, 2015 at 18:56
Grande comunicado, mas acho que isto infelizmente não vai dar em nada, como sempre e para mal do futebol e deste país.
O que mais me choca é esta escumalha lampiã orgulha-se disto, fdps.
SL
10 Fevereiro, 2015 at 18:57
Este país está contaminado por essa raça. É neste tipo de acontecimentos que se vê a sua influência. Vamos ser criticados mais uma vez por este corte de relações e acusados de calimeros e essas tretas. Os lampioes vão continuar a assobiar para o lado e daqui a pouco tempo este episódio gravíssimo será branqueado e esquecido. Tivéssemos sido nós a fazê-lo e era o fim do mundo.
Estejamos unidos Sportinguistas!!
10 Fevereiro, 2015 at 19:02
+1
10 Fevereiro, 2015 at 19:43
É isto…
10 Fevereiro, 2015 at 18:57
Obrigado Presidente Bruno de Carvalho!
Orgulho no nosso clube, na nossa equipa, na nossa direcção e sobretudo nos nossos adeptos!!!
Obrigado pai por não me teres feito lã-piurso!
10 Fevereiro, 2015 at 19:00
a verdade é que não irá acontecer nada, pa variar
10 Fevereiro, 2015 at 19:02
Temos mesmo de levar isto até às ultimas consequências, esta escumalha tem de ser responsabilizada !!!
É isto que eu espeo do Sporting Clube de Portugal e da sua direcção, que aponte e se demarque destes actos inqualificávies, e se afaste de vez dessa podridão que é a direção do carnide…para mim, já vem tarde, esta atitude devia ter sido tomada logo após a entrada em funções desta direcção, cortar relações com o carnide e com os porcos…sei que, pelas atitudes e tomadas de posição, o Sporting tem andado sozinho, mas é preferível do que ter que andar ao lado desta maralha e a ter de engolir sapos constantemente…
Gostava, igualmente, que a direcção tomasse uma posição interna contra a faixa ” sigam o king “…como é obvio, não tem nem de perto nem de longe a mesma gravidade, mas não gosto de ver este tipo de faixas exibidas por adeptos do meu clube…
10 Fevereiro, 2015 at 19:03
Nunca a expressão “GRAÇAS A DEUS NAO NASCI LAMPIÃO” fez tanto sentido na minha cabeça como hoje….
10 Fevereiro, 2015 at 19:07
Junto-me a ti nesse grito, Jorge :
“GRAÇAS A DEUS NÃO NASCI LAMPIÃO !!!!!!! “
10 Fevereiro, 2015 at 19:17
+1
E como unico Sportinguista da familia (na familia mais próxima não se liga a bola e na mais alargada nem imaginam as torturas que passei) GRITO ALTO E BOM SOM: GRAÇAS A DEUS NÂO NASCI LAMPIÃO !!!!
SPOOOOOOOOOORTING!
10 Fevereiro, 2015 at 19:06
O João Gabriel é um merdas que não merece nem o ar que respira…nem vale a pena perder muito tempo com essa personagem…
10 Fevereiro, 2015 at 19:15
Os lampiões andam nas redes sociais a comentar o comunicado e a mostrar a merda de que são feitos.
Está provado que não valem nada (se é que ainda havia dúvidas).
10 Fevereiro, 2015 at 19:29
“este arremesso para cima de pessoas também constitui uma tentativa de homicídio”
uuupsss….
Ainda vou ver uns quantos a pedir desculpa….isto se fosse em Italia já estava mais que resolvido. Multa, perda de pontos, e uns quantos jogos à porta fechada, e em Portugal devia ser igual, tanto para o Sporting, como benfica, ou o Carcavelinhos…
10 Fevereiro, 2015 at 19:45
O problema é que… estamos em Portugal.
10 Fevereiro, 2015 at 19:50
precisamente… Portugal no seu auge…
10 Fevereiro, 2015 at 19:30
Este corte já vem tarde.
Já no ano passado aquando do jogo na lixeira devíamos ter pedido o adiamento do jogo, fomos anjinhos.
Este ano está gente tem roubado sido levada ao colo e nos nada.
Chega estes cabroes de vermelho são iguais aos de azul.
Esse vieira e muchachos são uns merdas, aliás acusaram o scp de estar falido e de ter condições mais favoráveis.
Corte com essa merda hoje amanhã e sempre arrogantes e ladrões.
Sl
10 Fevereiro, 2015 at 21:49
Adiamento não, a derrota deles, que era o que estava regulamentado e não accionamos por respeito ao desporto, palavra que não está no dicionário do Benfica, nunca esteve e duvido que algum dia estará.
10 Fevereiro, 2015 at 19:32
Para os sacos de merda da liga com esse pote de gordura a cabeça o problema são os fundos.
Diz-se essa merda sportinguista.
Expulsão do cabrao do duque de sócio para ontem.
Sl
10 Fevereiro, 2015 at 19:35
Qualquer um que saiba ler vê que o corte de relações não é por causa das faixas e dos engenhos pirotécnicos. Com esses energúmenos só energúmenos têm relações. Foi antes por causa da declaração provocatória que chamava a denúncia do Sporting de folclore.
Há coisas e coisas. Isto passou-se no plano institucional. No plano institucional foi tratado.
Admira-me (ou não) os juízos moralistas e sentenciosos sobre o carácter do Presidente e das acções da Direcção. Se não tivess outro critério, só de os ver bufar, saberia que tinha sido bem feito.
Mais a mais, quando ouvi a notícia, pensei: mas ainda havia relações institucionais? Então, qual é a crise?
10 Fevereiro, 2015 at 19:39
Nem mais, nem menos.
Devemos estar atentos à reacção da CS e pensar na melhor forma de abordarmos a questão, senão já no Restelo, pelo menos no próximo jogo em Alvalade.
Alguém sabe como são decididas e custeadas as tarjas que aparecem nas nossas claques?
10 Fevereiro, 2015 at 19:41
Eu não percebo muito de pirotecnia e se houver quem perceba que me explique uma coisa.
Vendo o video, ao ser atirado vê-se que aquilo tem um qualquer mecanismo de propulsão (não é manual), e que ao cair depois faz uma explosão.
O que é ao certo isto?
Tochas é aquilo que foi enviado pelas nossas claques para o Artur certo? (fica a arder, mas não explode)
É um petardo? very-light?
É que andam a querer comparar o que se enviou para o pé do Artur com isto, e o engenho, não me parece ter nada a ver. (para além da diferença que existe em mandar para o meio de uma multidão)
10 Fevereiro, 2015 at 19:48
Moura
Acho que as tochas são aquelas luminosas como a que foi atirada ao Artur e julgo que não rebentam. Também existem as tochas de fumo.
Os petardos são aqueles que rebentam e podem causar graves lesões. Julgo ser isto, mas alguém que corrija ou complete.
10 Fevereiro, 2015 at 19:54
Uma tocha atiras à mão e apenas faz aquela fumaceira toda ( igual à que foi lançada ao artur) muitas vezes ate se ve elementos das claques com elas nas mãos, alem de nao rebentarem é mais o aparato do fumo que outra coisa.
Verylight – precisas de um mecanismo para o lançar, uma especie de pistola…como aquelas dos foguetes de sinalização dos barcos… estes sim rebentam e podem ferir gravemente.
10 Fevereiro, 2015 at 19:54
“folclore” é o Paulo Baptista no Restelo, não é?
10 Fevereiro, 2015 at 20:05
Só tenho uma dúvida relativamente a este “corte de relações institucionais”: terá o BdC chegado à fala com o LFV sobre a matéria que levou a esta decisão ANTES da tomada da mesma?
SL
10 Fevereiro, 2015 at 23:38
Duvido.
O “folclore” em vez de repudiarem tais actos foi a gota de água.
10 Fevereiro, 2015 at 20:14
Deve ser a este folclore que joão grabriel se quer referir, mas faltou-lhe a luz:
http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/batalha-fere-dez-adeptos.html
http://gfycat.com/EcstaticPleasedBlacklemur
https://www.youtube.com/watch?v=4J6_TAIFH1A
https://www.youtube.com/watch?v=Z6v4EJhjLiw
http://relvado.sapo.pt/benfica/violencia-no-estadio-
luz-214777
https://www.youtube.com/watch?v=sWC_aGF0x2o