Acordei às 10h para estudar química. Abri o livro e os cadernos mas só pensava no Sporting e nos pintainhos que íamos comer ao jantar. Era uma da tarde quando recebi a notícia que o teste seria adiado por isso fechei os livros e os cadernos, atirei-os para um canto lá de casa e já nem sei onde param. Às 4, o meu primo veio-me buscar e partimos para Alvalade.
Quando lá chegámos fomos direitinhos ao cantinho da tasca. A tarde começou com duas cervejas e uma visão fantástica: lampiões a levarem cacetadas dos polícias por estarem no sítio errado. Não poderia ter começado melhor. A tarde passou rapidamente, transbordando de Sportinguismo. Encontrei pessoas que não via desde o último almoço da tasca e ainda tivemos tempo de beber um licorzinho de limão delicioso, que o nosso amigo nos trouxe da Madeira. Cantámos e bebemos que nem irlandeses durante a tarde e por volta das 7 preparámo-nos para entrar em Casa. Fomos de via verde e em 5 minutos já estávamos lá em cima a aquecer as vozes.
Às 8, os nossos heróis entram em campo. Foram recebidos com uma das melhores coreografias que já vi ao vivo. As galinhas estavam caladinhas face à brutalidade do Vulcão de Alvalade. Controlámos sempre o jogo mas não conseguimos finalizar. Os lampiões foram dizimados, dentro e fora de campo. Menos posse de bola, menos remates, mais falhas nos passes e vozes desafinadas que não ameaçavam ninguém. Continuámos a dominar até que por fim fizemos um golo, e que golo. Saltámos todos e gritámos. Nunca na minha vida celebrei um golo como aquele do Jefferson ao minuto 87. Corremos para ao pé da grade que nos separava dos porcos miseráveis e atrasadinhos e festejámos que nem loucos. Uma ambiente inacreditável. Mais de 40 mil leões e leoas a gritar a uma só voz: SPOORTINGG!
Depois disso, ouvimos o nosso Speaker a dizer “Tempo de compensação: 4 minutos” e eu pensei para mim mesmo: não aguento 4 minutos… Passaram-se 1 e 2 e 3 e ao 4º, caímos por terra. Sentei-me no sitio onde estava (já nem estava no meu lugar tal era o sofrimento) e do resto não me lembro. Só sei que festejaram aquele golo como era de esperar. Atiraram tochas, cadeiras e petardos contra as bancadas dos nossos adeptos. Queimaram o que conseguiram e causaram o caos e a confusão. Enfim, lampião será sempre lampião. Cheguei a casa frustrado e desanimado mas não derrotado!
Sabia que a nossa equipa tinha entrado em campo com apenas um objetivo: Honrar a mítica verde e branca e vencer, ao contrário do outro clube da segunda circular que não jogou um piço. Lutámos sempre e apesar de não termos sido perfeitos demos sempre o nosso máximo. Vimos “Willians”, Tobias e outros mágicos da nossa formação a brilhar e a dominar um adversário (teoricamente) mais experiente, sem nunca desistir.
É isso que nos distingue daquela raça de merda. Podemos levar 12 dos alemães ou até acabar em 7º na tabela classificativa, mas nunca nos vão ver a atirar a toalha para o chão, a cortar cartões de sócio ou a queimar cachecóis. Somos diferentes. Só baixamos a cabeça para beijar o símbolo que trazemos ao peito e é por isso que acordo todos os dias, orgulhoso de pertencer a este clube, a esta Nação desde 1997. Apesar de um resultado frustrante sabemos que no próximo jogo lá estaremos de novo a gritar por eles, ainda mais fortes porque aquilo que nos une é mais forte que tudo o resto. E finalmente encontrei o meu nome de tasqueiro. Sou o Rochemback, muito prazer!
ESCRITO POR Rochemback (aka Nasser)
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
11 Fevereiro, 2015 at 16:46
Só por teres o nick do meu jogador preferido desses tempos, já tens a minha vénia 😛
11 Fevereiro, 2015 at 19:02
quando veio magrinho, ou quando voltou gordo?
11 Fevereiro, 2015 at 16:54
“As galinhas estavam caladinhas face à brutalidade do Vulcão de Alvalade.As galinhas estavam caladinhas face à brutalidade do Vulcão de Alvalade.
Isso…
Mas também estavam à espera do momento para porem em prática o crime premeditado.
Boa crónica, Rochemback.
Não me digas que és o primo do Sá? 🙂
11 Fevereiro, 2015 at 17:19
Ora muito bem-vindo!
Uma entrada à Leão.
Estou com o Ariel…. És o primo do Sá?!
11 Fevereiro, 2015 at 20:20
mas havia dúvidas?
11 Fevereiro, 2015 at 17:20
E assim se forma mais um tasqueiro…agora agarrem-no!
11 Fevereiro, 2015 at 17:35
Eheheheheheheheh.
Está descansado. Vamos tomar bem conta dele. E no Verão vamos todos de férias para Angola! 😀
11 Fevereiro, 2015 at 18:48
Segurem a mulher que ela dá a volta ao mundo sem gastar um tusto.
11 Fevereiro, 2015 at 20:20
podes crer! 😀
11 Fevereiro, 2015 at 18:49
Também vamos a Angola Maria? Pensei que era só à Indonésia :p
11 Fevereiro, 2015 at 19:27
Ahahahahahah…vocês a duas é só viajar…mas uma rubrica aqui pra Tasca ” A Taca leva-te pelo mundo inteiro ! “
11 Fevereiro, 2015 at 20:23
onde estiver um tasqueiro….elas vão lá estar!
11 Fevereiro, 2015 at 20:28
Ahahahahahahahaha.
11 Fevereiro, 2015 at 23:40
🙂
Z
11 Fevereiro, 2015 at 17:55
Grande Rochemback, sê bem-vindo à nossa Tasca. Sirvam aí uma Coca-Cola ao rapaz que pago eu.
11 Fevereiro, 2015 at 17:56
Roca … mas mais magro 🙂
Olhem-se só este filho da puta, porque não tem outro nome:
http://www.sol.pt/noticia/123869
11 Fevereiro, 2015 at 18:04
Acho que o Tanaka já lhe servia qq coisa um mamaki.
http://prntscr.com/63uv19
11 Fevereiro, 2015 at 18:27
Veste-se um casaquinho, põe-se uma gravata, apara-se a barba e pensa-se com a cabeça dos dedos dos pés. Assim se constróiem os pseudo analistas da treta!
11 Fevereiro, 2015 at 19:10
qual analista? aprendeu uma palavra nova em inglês e estava doido para a “mostrar” aos outros, como os putos quando vêm da escola com uma “habilidade” – ò mãe, ó mãe já sei dizer “troublemaker”, aonde é que está o pai? Cortou os pulsos, respondeu a mãe…
11 Fevereiro, 2015 at 19:24
“…decretou o blackout nas vésperas do dérbi,…..”
Deixei de ler a partir daqui.
11 Fevereiro, 2015 at 19:57
Tem tem…há também quem lhe chame josé antónio saraiva…!!
SL
11 Fevereiro, 2015 at 20:26
Miguel, vindo do José António Saraiva, só pode ser um elogio para nós. Este homem é demoníaco. Sei de coisas que nem vos passa pela cabeça. A sério, vindo deste homem, só nos pode orgulhar. Mau seria se nos elogiasse. Era sinal que algo não ia bem. Há o José António Saraiva e depois há o resto de pulhas. Esqueçam tudo o que já ouviram até hoje, porque este tipo supera tudo.
Eu não sou deste tipo de coisas, mesmo nada, até porque as guerras que tinha a fazer, já foram feitas no secundário, mas a este tipo espetava-lhe uma cabeçada na beiça. Esfodaçava-o todo!
Boa sorte ao novo tasqueiro, seja lá quem for. Uma constatação: meu, já não largas este vício. Ficaste agarrado, para sempre.
11 Fevereiro, 2015 at 20:28
Curiosamente, vi-o há coisa de semanas na paragem de metro do C.Colombo. Estive mesmo no vai, não vai. Não foi. Talvez para a próxima.
11 Fevereiro, 2015 at 20:39
Esfodaçar ta no meu top3 de palavras predilectas.
11 Fevereiro, 2015 at 22:20
Faccioso até dizer chega. Uma vez vi-o em Estremoz, acho que o tipo tem um monte para lé… As crónicas dele no Sol são um monumento à estupidez. Era arquiteto mas depois passou a jornalista, como foi despedido do Expresso, tinha de fundar um jornal (Sol), depois faltou o guito e voltou-se para os angolanos…
Também acha que pode debitar sobre futebol e claro que como no resto só sai trampa. Aliás de um lampião javardo nada mais se esperaria…
12 Fevereiro, 2015 at 9:24
Este pastelinho com travo a lampiao da me vontade de rir com este comentario no jornal dele. E daqueles que trabalha por encomenda
11 Fevereiro, 2015 at 18:19
Off:
O mestre do atletismo Professor Moniz Pereira, faz 94 anos, e que chegue aos 100!
Já que o site do Sporting nada diz, um brinde aqui na tasca a quem tanto fez pelo nosso clube!
Tchim Tchim
11 Fevereiro, 2015 at 18:25
Yah, aniversário muito feliz para o nosso sócio Nº2.
Muitos parabéns, Senhor Professor.
…e muito obrigado por tudo que tem feito em prol do nosso Clube.
Saudações Leoninas!
11 Fevereiro, 2015 at 20:01
Parabéns ao Mister Atletismo…!!
http://youtu.be/CvDDdS5NWHk
Valeu a pena ser do Sporting Campeão…!!
SL
11 Fevereiro, 2015 at 18:31
Rochemback… Bela bojarda à baliza 😉
Quando se comemorou o golo como o fizemos, jogadores e bancadas, parecendo a vitória das nossas vidas…
Quando soube que eram 4 minutos…
Quando o pessoal começou com os “Olés”…
eu também comecei a contar os segundos como minutos… senti o pior ( se calhar sentimos muitos de nós… e é isso que têm de mudar…. temos de acreditar todos até ao fim! esta energia vem das bancadas! )
Quando eles marcaram… achei que ainda faltava mais 1 minutos… porque tinham entrado uns suplentes. mas não o Sr arbitro achou que o trabalho estava feito e não obstante o golo ter sido marcado aos 90+4 +10 segundos o jogo terminou com a bola ao meio campo. Porque é que o jogo não terminou antes do ponta pé do Pizzi? Não sei? Nunca vamos saber?!
Temos de por gente em todos os “corredores” do nosso futebol… temos que encontrar um desencripta-dor ou descodifica-dor para começarmos a antever certas jogadas.
11 Fevereiro, 2015 at 18:58
Não foi o meu primeiro Rochemback, mas depois de no sábado me ter deitado quase às 3h da manhã, às 7h estava de pé para acabar um trabalho de Química ( coincidências xD ), para às 10h seguir direito a Lisboa. Depois de um dia fenomenal, voltei desiludido. Muito desiludido. E com raiva de um treinador que se queixa que joga contra autocarros e quando é apertado, não hesita em fazer o mesmo. Tinha de apresentar o trabalho na segunda de manhã. Quase não conseguia falar, quase não me apetecia falar. Mas sentia que o caminho está a ser percorrido, na perfeição e totalidade. Sem sestas à sombra e sem ”boleias”. Isto foi só uma pedrita no meio do caminho. Talvez se fossemos lã-piões, agarraríamos a pedra para atingir alguém pelas suas opiniões. Mas como somos NÓS, e somo DIFERENTES, desvia-se a pedrita e segue-se o caminho. E quando chegarmos aos nossos objetivos, ainda alguns estarão por aí a atirar pedras.
11 Fevereiro, 2015 at 18:59
Excelente posta, foi o meu primeiro derby lisboeta também e sei que apesar do balde de fria, este jogo foi a longo prazo o declínio da hegemonia do carnide nos derbies. Vamos passar a ter sopa de Roc(h)a a acompanhar o bacalhau à Gomes de Sá?
11 Fevereiro, 2015 at 19:14
Primeiro parágrafo lido e pensei para mim, “queres ver que é ele!”.
Continuei e tive a certeza que eras. Vimos o jogo juntos e, sim, eu também nunca festejei um golo como fizemos no do Jeff.
Parecia que estavam arrumadas, as galinhas, e que o jantar ia ser frango assado.
Não foi, mas “É isso que nos distingue daquela raça de merda. Podemos levar 12 dos alemães ou até acabar em 7º na tabela classificativa, mas nunca nos vão ver a atirar a toalha para o chão, a cortar cartões de sócio ou a queimar cachecóis. Somos diferentes. Só baixamos a cabeça para beijar o símbolo que trazemos ao peito e é por isso que acordo todos os dias, orgulhoso de pertencer a este clube, a esta Nação desde 1997. Apesar de um resultado frustrante sabemos que no próximo jogo lá estaremos de novo a gritar por eles, ainda mais fortes porque aquilo que nos une é mais forte que tudo o resto.”
Grande Nasser, grande Rochemback, grande texto e…a Tasca é do cara#$&!
11 Fevereiro, 2015 at 19:31
Foda-se, Sá, é o teu primo ? Já vi que a qualidade na escrita é uma característica de família…grande texto Rochemback !
Pena que a tua crónica não acabe com o amochar das galinhas, vergadas por uma derrota frente ao Leão, mas como se costuma dizer, todos os cabrões têm sorte !
Abraço, e continua a escrever pra Tasca.
11 Fevereiro, 2015 at 20:04
é quase oficial:
pode-se fazer tudo (incluindo “matar”) desde que se leve a cara tapada… ouviram???
Dérbi: PSP com problemas em identificar adeptos que atiraram artefactos pirotécnicos
PSP NÃO CONSEGUIU AINDA ENCONTRAR OS AUTORES
Quarta-Feira, 11 fevereiro de 2015 | 18:50
“A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a sentir dificuldades para identificar os adeptos provenientes da bancada do Benfica que arremessaram tochas e outros engenhos pirotécnicos durante o dérbi de domingo, avançou hoje o “Público”.
Tudo porque os autores estavam de cabeça tapada, o que tem dificultado a ação da PSP, ainda a analisar as imagens do sistema interno de videovigilância do Estádio de Alvalade.
11 Fevereiro, 2015 at 22:22
Por isso era importante a PSP ter prosseguido logo para detenções em pleno Estádio. Não o fez porque não quis…
11 Fevereiro, 2015 at 20:06
Bem vindo Rochemback…nesta primeira de muitas…!!
Abr e SL
11 Fevereiro, 2015 at 20:13
Amanhã tambêm haverá almoço tasqueiro… E parece que vai ser bacalhau regado a saké em barda!!!!
😀
11 Fevereiro, 2015 at 20:18
Então pá, vens à capital ?
Vou-me fazer convidado pro almoço, é altura de um gajo experimentar o saké, ao vivo…
11 Fevereiro, 2015 at 20:18
E já agora, a sandes de leitão também é bem-vinda 🙂
11 Fevereiro, 2015 at 20:29
Deve ser o Cotovio. Agora andam muito amigos, os dois. Ambos eles.
11 Fevereiro, 2015 at 20:31
mais o Sá… 🙂
11 Fevereiro, 2015 at 20:37
Devem fazer pouca arruaça, devem. Viram a mealhada toda e os bifes de porco ou leitão ou lá o que é.
11 Fevereiro, 2015 at 20:39
Agora ja passou para ambos os três
11 Fevereiro, 2015 at 20:40
é cá em baixo! 🙂
11 Fevereiro, 2015 at 21:30
A malta gosta do cumbibio!
O meu tupperware esta cheio de lascas de leitao…
É so comprar uns papos secos e pronto… É tirar a camisa e apreciar a paisagem… Nao é nenhuma serra do buçaco, mas… 😀
11 Fevereiro, 2015 at 21:31
Se fosse 2ªf alinhava em cumbiber convosco que não trabalho 😛
11 Fevereiro, 2015 at 21:34
Já combinaram horas e sítio ?
11 Fevereiro, 2015 at 21:39
Pergunta ao Sr. Miguel( 😀 ) ou ao Sr. Sá…
11 Fevereiro, 2015 at 23:50
Digam coisas!!!!
Z
11 Fevereiro, 2015 at 21:41
Invejoso.
11 Fevereiro, 2015 at 20:27
Assim é bem mais fácil…
Perdoado um penalti ao benfas no inicio…
E marcado uma a favor do mesmo benfas com explusão do jpogadore do Setubal…
Torna tudo muito mais fácil…!!
Pouca vergonha…!!
SL
11 Fevereiro, 2015 at 20:31
Uma questão que não me larga desde que abri os olhos hoje. Não sei se já foi aqui discutida.
Alguém consegue uma foto da parte esquerda dos adeptos do Benfica, aquela parte que estava já a tocar na central? É que essa parte estava toda ela de preto, e, ou muito me engano, ou aquilo era coisa para ter tshirts do lagarto-que-não-sei-quê-no-Jamor, em barda. Ninguém reparou nesse pormenor durante o jogo?
11 Fevereiro, 2015 at 20:39
Reparei nessa ponta com muita gente com roupa preta…achei estranho!
Agora que falas nisso, não sei não…
11 Fevereiro, 2015 at 20:54
Eu comentei isso com os meus companheiros de bancada, que estava tudo de preto mas eles disseram que eram lamps pq havia lá algumas coisas vermelhas.
11 Fevereiro, 2015 at 21:10
Até falámos nisso…mas não descobrimos uma razão para tal…
SL
12 Fevereiro, 2015 at 9:20
Bons dias Tasca!
Vejam este link, retirado do Sangue Leonino:
http://3.bp.blogspot.com/-0_nqx-3We68/VNoQoM9pRvI/AAAAAAAAA48/YpLaZlA5VoU/s1600/10570549_413972238767211_3283558351625900365_n.jpg
Será que isto responde à vossa pergunta?
SL
11 Fevereiro, 2015 at 20:40
Eu reparei, estava quase todos de preto e quase não se via vermelho.
11 Fevereiro, 2015 at 20:47
Agora que falas nisso, estavam de escuro sim. Os que ocuparam essa parte da bancada já com o jogo a decorrer.
11 Fevereiro, 2015 at 20:36
Ahahahahahah…dois penaltis para o carnide em 4 minutos…mesmo que o Setubal quisesse não há hipotese…
11 Fevereiro, 2015 at 20:51
E o primeiro com … expulsão… Não fosse o setúbal querer fazer alguma gracinha na 2ª parte…
Isto ultrapassa a vergonha, é escabroso, tal como aquela gentalha…
11 Fevereiro, 2015 at 20:52
Queriam vocês passar a próxima fase da taça da liga… Para que? Voltarmos a ser humilhados pelos árbitros? O que se está a passar na luz é demasiado descarado para ser verdade…
11 Fevereiro, 2015 at 20:53
Desculpem o off-topic mas… estes jogos do clube do qual o nome me recuso a pronunciar já entram no campo da ficção científica.
Simplesmente os jogadores daquela equipa entram em campo com a perfeita noção de que tudo, repito, tudo será feito para ajudá-los.
Custe o que custar, doa a quem doer.
Não tenho palavras para descrever o asco que me provoca esta merda.
SL
11 Fevereiro, 2015 at 21:03
Não vejam essa merda!
Vamos mas é ver o andebol. Uma vitória hoje pode acalentar esperanças de, na última jornada, chegar ao primeiro lugar.
SPOOOOOOOORTING!
11 Fevereiro, 2015 at 22:06
Exactamente!
Acredita que se não fosse terem falado aqui, nem me lembrava que os lampiões estavam a jogar.
E o hóquei esta 1-1 na segunda parte.
11 Fevereiro, 2015 at 21:06
Andebol a dar no corruptos canal…
11 Fevereiro, 2015 at 21:10
O que está a acontecer no galinheiro provoca vómitos.
11 Fevereiro, 2015 at 21:12
Confesso: estou sem forças. Espero que melhores dias venham para os meus lados.
Fui tirar partido da box e ver os casos de um jogo que nem sabia que ia acontecer, até Às 20h de hoje, quando vi aqui um comment relativo a esse assunto.
Minutos iniciais: o atacante SUK sofre um toque na área, de um tal de Lisandro Lopes. Seguiu encontro.
40 minutos, árbitro vê penalty num lance discutível. O típico lance das intensidades. Mas o mais incrível? Num lance comum, na área, que no máximo daria um penalty (o tal penalty das intensidades), expulsa de forma directa o adversário. Cartão vermelho directo. O jogador do Setúbal ficou incrédulo. 5 minutos depois, novo penalty para os da luz. Resultado ao intervalo: 2-0, com penalty por assinalar a favor do Setúbal e expulsão inacreditável aquando do penalty do Benfica, o primeiro. Não dá.
11 Fevereiro, 2015 at 21:17
Exacto. Não dá.
E não é não dá do género: Isto foi casual, foi um erro, acontece.
Há montanhas de exemplos deste género com aqueles tipos.
Ao longo dos anos está a piorar. Muito.
Desculpem-me a franqueza mas nem os tripeiros no auge da roubalheira foram alguma vez tratados com esta autêntica passadeira… vermelha.
11 Fevereiro, 2015 at 21:19
Os tripeiros na época do apito dourado tinham de pagar bem pago os favores.
Este ano e já o ano passado parece-me mais um acto de voluntáriado da APAF sem custos.
11 Fevereiro, 2015 at 21:23
Precisamente, Alexia.
No caso dos tripeiros a coisa era paga.
Aqui é um imbecil a ajudar ‘o clube do coração’.
Vai demorar décadas até o país se ver livre desta gente.
11 Fevereiro, 2015 at 21:25
Podes crer.
11 Fevereiro, 2015 at 21:14
9 min. de jogo, 3-1 para nós no Andebol
11 Fevereiro, 2015 at 21:15
É a época mais inacreditável que assisti até hoje. Depois disto não há rigorosamente mais nada.
11 Fevereiro, 2015 at 21:20
não percas tempo a ver isso! já sabes que faz mal a pessoas que gostam de verdade desportiva!
vê mas é o andebol e dá uma vista de olhos no vídeo da Tasca! faltaste à chamada! 🙂
11 Fevereiro, 2015 at 21:23
Vou ver o jogo, sim.
E sim, faltei à chamada. Fui com mais pessoas e consegui libertar-me por uns momentos das minhas zonas. Ainda estive mesmo ao pé da dita rulote, mas eu de cara só conheço o Cherba e o Diogo. Agora com o vídeo apanhei mais uns quantos, mas não consigo distinguir quem é quem. Seja como for, estava lá na zona num momento em que a polícia fez ali uma espécie de cordão. Um dos gajos mandou-me para trás, quando estava um tipo a sair de copo na mão e sangue a escorrer da cara. Vi copos a voar, também. Depois caguei e voltei, mas acabei por ir até lá. Vocês não deram conta? Foi mesmo junto à dita parybeb.
11 Fevereiro, 2015 at 21:46
Não me dei conta Diogo, porque já não estava lá e também porque não te conheço. Tinha curiosidade em conhecer-te, pois foste que me deste as primeiras boas vindas virtuais aqui na tasca!
Abraço
LdC
11 Fevereiro, 2015 at 21:47
* foste tu
11 Fevereiro, 2015 at 22:26
Abração.
11 Fevereiro, 2015 at 22:20
Sim, demos conta disso….A dada altura, alguém disse que talvez viesse de lá uma carga e que o melhor era irmos mais para o meio das roulotes.
11 Fevereiro, 2015 at 21:21
Tenho sérias dúvidas que mesmo que o nosso plantel fosse igual ao do Bayern nos safávamos.
Os tipos ajustavam a roubalheira e os nossos esforços eram anulados.
Estou fisicamente mal disposto com isto.
11 Fevereiro, 2015 at 21:24
algum link pó andebol fachavôr?
11 Fevereiro, 2015 at 21:29
http://tvfree.me/porto-canal-emissao-online
11 Fevereiro, 2015 at 21:44
Muito agradecido.
11 Fevereiro, 2015 at 21:32
Agora percebo o patrocinador ser a Nos… As nadegas vem sempre aos pares!!!
11 Fevereiro, 2015 at 21:41
Grande Crónica Roca!!! Tens a veia de escriba do teu primo 😉
Definição de Poncha – “licorzinho de limão delicioso” 🙂 e eu acrescento, tendo como bas uma aguardente de cana de apenas 50* 🙂
11 Fevereiro, 2015 at 22:25
estava fraquinha! 😀