É um estádio bonito, novo, arejado
Belenenses – Sporting
20h15
Estádio do Restelo
Uma humidade relativa, muito superior a 100%
As noites têm estado um pouco menos frias, mas são capazes de cair uns inofensivos pingos de chuva. Em dia de namorados, milhares de Leões e Leoas animarão as bancadas do Restelo e darão mais uma prova da paixão que os move.
A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
O Belém está a fazer um campeonato tranquilo, ocupando a sexta posição da tabela. Curiosamente, na jornada anterior foi ganhar a cada do Guimarães, quinto classificado, deixando em aberto a possibilidade de morder os calcanhares aos vimaranenses na luta pelo acesso à Europa. O empréstimo de Deyverson tornou a equipa menos perigosa no ataque e, à semelhança do que fez em Alvalade, os pastéis deverão apresentar-se num 4-2-3-1 que, na maioria do tempo, será um 4-5-1, com o ponta sozinho na frente à espera das subidas de Miguel Rosa.
Este homem é um Mister!
Vaidoso como poucos, Lito Vidigal é daqueles que estaciona o autocarro e, depois, se tiver uma oportunidade de golo, diz que jogou para ganhar. Não me esqueço da arrogância com que cuspiu para o chão, depois de se apanhar a ganhar-nos no jogo para a Taça da Liga. É daqueles treinadores que quanto maiores forem as derrotas, melhor!
Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
Miguel Rosa é o cérebro da equipa e Sturgeon está acima da média.
A vantagem de ter duas pernas!
A defesa do Belenenses farta-se de meter água e temos mais é que apertar com a dupla de centrais onde Tikito é o elo mais fraco. Nélson, como tantos outros que passaram pela luz, já foi anunciado como o melhor lateral direito cá do burgo. Agora é Rui Fonte, que depois de ser apontado como o melhor ponta-de-lança português foi recambiado para Belém de forma a abrir espaço ao rapazinho uruguaio com problemas com a bebida. Carlos Martins pediu dispensa para ir buscar umas palmilhas novas à Alemanha.
E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
Marco, estes pastéis já estão a dever-nos duas: na primeira volta, em Alvalade, podia ter levado quatro ou cinco batatas (só à conta do Slimani…), na Taça da Liga nem sabem como ganharam depois de levarem um banho de bola dos putos. Há quem diga que não há duas sem três, eu digo que à terceira é de vez! É entrar em cima destes merdas vendidos (ninguém se esquece da dupla mamada feita na visita à luz) e resolver o jogo o quanto antes. Atenção às bolas paradas e às subidas do Miguel Rosa nas costas do Cédric, porque de resto somos muito, mas mesmo muito superiores a esta gente! Três pontos obrigatórios, até porque eu quero continuar a acreditar que o campeonato está longe de estar entregue!
SPOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
Vamos jogar no totobola
Belenenses – Sporting 2
15 Fevereiro, 2015 at 0:15
e o que realmente me “lixa” com F grande, (e disse-o ontem), é que depois de ver a convocatória, já me “cheirava” que isto ia acontecer… vá lá, nao foi tao mau como eu “temia” e ainda conseguimos o empate no ultimo minuto…
(tambem joguei no Lotto, mas aí nao tive tanta sorte, porque nao consegui “ver” as bolas que tinham sido “convocadas)
15 Fevereiro, 2015 at 0:20
Temos que pedir a medalha para o clube mais INFELIZ do mundo…
Hoje não estou em raiva como na semana passada porque o título foi perdido em Alvalade…
Agora que ou temos uma equipa de patuscos e pategos, ou somos a equipa mais INFELIZ do universo…
Somos recordistas da malapata… Ícones do azar… é auto golos, frangos, roscas, chutos na atmosfera, penalities por bolas na cara, etc… Acontece-nos de tudo…somos a enciclopédia da INFELICIDADE …
Agora estes meninos (jogadores e treinadores) fazem uma grande exibição na Alemanha, era para recebê-los há Pedrada… Porque andam a gozar com a nossa cara… E os INFELIZes somos nós que sofremos como eles não sofrem…
PS-vamos oferecer ao pata fria do MS uma pata de coelho… É um trevo de 4 folhas…
15 Fevereiro, 2015 at 0:34
posso-lhe oferecer uma ferradura?? na mona??
15 Fevereiro, 2015 at 0:23
Pois, hoje nem por aqui consegui passar.
O Marco não presta, é um infiltrado da Doyen, a culpa é do árbitro, do azar, do SARR, qual é o prato do dia?
Enfim, 4 pontos perdidos contra uma equipa de m###a, que nem dois chutos seguidos dá na bola.
William, grande como sempre.
Tobias vai ser um grande central de nível mundial.
Patricio pareceu incomodado pela chuva.
Nani tem lugar cativo, deu para ver.
Já vi a equipa mais motivada…
15 Fevereiro, 2015 at 0:23
Se amanhã marcar o golinho da ordem, já se coloca a questão, não terá Rubio lugar no banco? Assim, como Rabia (trinco), Wallyson, Gauld, Nuno Reis ou Podence?
15 Fevereiro, 2015 at 0:25
“Balneário com Marco”… Esta CS tem sido uma nojeira. Tudo tem servido para atacar o presidente. Até colocar o Marco nos píncaros.
Eu estou super-lixado não vou dizer que ele é o pior treinador do mundo, tem o seu mérito, mas eu tinha dito que já contra o Benfica não tinha feito a melhor convocatória e sempre esperei que pelo menos neste jogo convocasse outros jogadores. O Gauld não é nenhum Messias, embora claramente merecesse uma oportunidade depois do jogo com o Rio Ave, mas há duas razões muito fortes para que vão existindo mais jogadores nas convocatórias: o nosso jogo está superprevisível e sem Slimani não há plano B. Depois estando nós em várias competições (por enquanto) precisamos de ir rodando alguns jogadores. Será que é preciso ser muito esperto para ver isso?
Como é que jogamos sem atitude como hoje? Então não disseste que os jogadores tinham de dar a volta? E motivá-los Marco? Não é esse (também) o teu papel? Ou preferes ir mandando bocas que um dia poderás falar? Quero lá saber do que tens para dizer, Marco! Só me interessa que defendesses o nosso clube, mais nada. E ultimamente desculpa lá e nem sequer é pelos resultados, mas não o tens feito. E isso entristece-me.
Bem vamos reunir os cacos e tentar jogar com a máxima dignidade com os alemães. Toda a gente já sabe a constituição da equipa porque joga sempre o mesmo 11. Logo eles também sabem. Já perceberam ainda que se as coisas correm mal, tiras o Carrilo.
Mas olha: para já estás a lutar pelos objetivos mínimos desta época: 3º lugar e a Taça de Portugal. Depois em Junho falamos novamente. E nessa altura, tal como agora, não me interessa muito o que possas ter para dizer.
15 Fevereiro, 2015 at 0:42
e num jogo que diz que teem de ser homens, ao intervalo, tira os dois jogadores que podem desiquilibrar mais no ataque, em trocas diretas?? como eu disse ao intervalo, se sofressemos um golo, como sofremos, com que solucoes ficou ele no banco??
Adrien é mais criativo do que J.Mário?? (a propósito, jogou hoje??), sendo que J.Mário tem sempre subido de produtividade quando o Adrien sai…
se nao queria jogar com 2 avanvados, porque nao recuar Montero, para onde realmente rende, a 9,5 ou a 10, a tabelar com o Tanaka??obrigando os pasteis a pensar 2 vezes antes de sair a “correr” para nos atacar, já que teriam 2 ” alvos” a defender??
o contacto próximo com o chiclas a semana passada afectou-lhe a inteligencia??
15 Fevereiro, 2015 at 0:59
João Mário é um 8 e é superior ao Adrien ( Adrien só tem melhor remate e intensidade defensiva)…
15 Fevereiro, 2015 at 0:59
a minha interpretação? foi uma resposta populista para mostrar aos sportinguistas que queria ganhar, que arriscava, e metia o tanaka.
SL
15 Fevereiro, 2015 at 1:20
ao mesmo tempo que tirava o Montero…
15 Fevereiro, 2015 at 0:29
o Marco tem um contrato até 2018. A doyen não tem nenhum contrato com o Sporting.
vocês ainda estão todos no restelo a tentar marcar um golo na baliza do Marco Silva…
o Sporting vai jogar na alemanha e vai ganhar.
15 Fevereiro, 2015 at 0:33
Haja alguém que esteja animado e motivado para ganhar na Alemanha…
15 Fevereiro, 2015 at 0:35
sempre!
não sou inimigo de mim próprio. Se já marcámos 4 golos ao 4º classificado da alemanha… podemos marcar 3 ao 2º classificado.
15 Fevereiro, 2015 at 0:38
marcámos 7 golos ao schalke ( 3 na alemanha e não 4)… schalke que vai em 4º lugar.
O aviso sobre quem é melhor ou pior serve para os 2 lados. Não temos medo de ninguém.
15 Fevereiro, 2015 at 0:58
se queres que te diga tinha mais expectativa e tenho no Wolfs (mesmo k n vençamos) do k no belem?
Pq? Pq na minha análise este esquema de MS é melhor com equipas k n se fecham, como é o caso das caracteristicas do nosso campeonato, além do factor motivação, que nos grandes jogos, o treinador como se sabe, nem precisa dizer nada
SL
15 Fevereiro, 2015 at 0:39
Epá, vou alimentar esta discussão, eu estou-me a cagar para empresários e fundos, nesse sentido alinho com o presidente.
Mas no jogo de hoje foi o MS o principal responsável pelo resultado, esta é a minha opinião sem ter que falar das palhaçadas do costume, foi futebol e para mim, ele falhou, como já tinha falhado nos consecutivos empates em casa com equipas acessíveis, falhou, ele é o treinador e está a aprender
á custa do Sporting, mas o Sporting também sabia que esse era o risco.
Eu também acredito que o Vw é adversário á nossa altura e que vamos passar fácil.\
SL
15 Fevereiro, 2015 at 0:44
falta saber se o outro contracto que o ms tem, (com a Doyen), nao inclui a clausula de rebentar o SCP por dentro…(pelo menos tem tempo e imprensa até 2018, como tu relembras…)
15 Fevereiro, 2015 at 0:47
a doyen vai desaparecer no próximo mercado de transferências… não há mais fundos pra ninguém.
15 Fevereiro, 2015 at 0:53
desaparece a Doyen , e aparece o Brasa f c , ou será o Mokambo?? 😉
15 Fevereiro, 2015 at 0:56
“vocês ainda estão todos no restelo a tentar marcar um golo na baliza do Marco Silva…”
Desculpa que te diga mas “A tua Tv deve ter pifado…!”
SL
15 Fevereiro, 2015 at 0:52
Viva o Sporting Clube de Portugal!!!
pá semana há mais!
Hoje podíamos ter ganho!
Mais uma vez só houve uma equipa a jogar para ganhar.
Não fomos eficientes… e nunca nos adaptámos à bola molhada. Os chutos eram todos ao lado.
Uma fifia…. mais uma
empatámos quando normalmente perdemos… poque não olhar para isto como o copo meio cheio!
😉
15 Fevereiro, 2015 at 0:56
Do que nos interessa ser a equipa com menos derrotas, se temos 10 pts perdidos em casa. Nem falo de Guimarães, porque isso por vezes acontece.
Falo sim do discurso do coitadinho, que, sempre que pode, dá uma acendalha aos pasquins. Tem sido assim desde o inicio da época.
Posso desculpar os erros, posso ser compreensivo com o azar, mas, não desculpo a total ausência de sintonia com a restante estrutura, e não desculpo o total esquecimento a que alguns jogadores da B foram votados.
Ter Rossel, Capel, Sarr e André no banco, num campeonato onde 60% das equipas jogam para não perder, não é compreensível. Para equipas como o belém temos de ter mais opções ofensivas ou jogadores de desiquilíbrio, técnico e físico: Gauld, Walysson, Sacko, Podence ou Gelson
Não me fodam, concordo que se leve um defesa, para qualquer jogo, mas não concordo que se faça a mesma convocatória para o carnide e para o belém! O perigo que vem de um jogo com o carnide, não se pode comparar a de um belém que pede emprestado os autocarros que se encontram ao pé do Mosteiro.
SL
15 Fevereiro, 2015 at 1:02
O Sacko não joga nada…de resto concordo!
15 Fevereiro, 2015 at 1:24
Sobre a postura do treinador, não vou fazer comentários. Desculpem-me todos, mas a partir do momento em que o presidente fez 2 comunicados a reiterar confiança no treinador (Estoril e carnide), as minhas satisfações, a pedir teriam que ser ao presidente. Porquê? Simples: se isto é mesmo uma paz podre, tínhamos que ter despedido o treinador pagando a indeminização. E não me venham com merdas, era uma oportunidade de ouro para o MS. Saía com boa imprensa, tirava 6 meses de férias e para o ano estava no carnide, garantidamente. O problema era a indeminização? Pode ser. Mas mesmo assim, tenho de considerar um tremendo erro de gestão manter um treinador que se sabe de antemão que tem uma “agenda”. Pagando indeminização ou não. Agora, se realmente existiu uma conversa e resolveram as coisas de tal forma que saíram 2 comunicados, acho esta conversa da agenda um bocado parva.
O que para mim, é importante discutir é isto:
Estrategia/Tactica
É visível que a qualidade do nosso futebol está a cair. Temos cada vez menos oportunidade/jogo e a qualidade dessas oportunidades é cada vez menor. As duas vezes, que me lembro nos últimos jogos, de termos um jogador isolado na cara do guarda redes com a bola controlada foram fruto de erros do adversário (João Mário no derby e hoje Montero). A matriz do nosso jogo, infelizmente, continua a ser o jogo exterior e cruzamentos para a área. Construímos bem no miolo, com tabelinhas e jogo curto mas quando chegamos ao último terço, a tendência é sempre cruzar. E aqui, vai-nos safando Jefferson que mete, pelo menos, uma bola de golo por jogo. Isto coincide com a má forma de Nani e Adrien, que não estão a ter a clarividência para descobrir espaços no interior. João Mário, creio que não está a ser bem aproveitado. Não é jogador para aparecer na área para finalizar como 2 avançado, é jogador para meter o último passe e garantir posse no meio-campo adversário. Ou seja, as dinâmicas da equipa não favorecem as características dos jogadores. Montero tem de jogar a 10 ou a segundo avançado ou então não joga (para mim, tem de jogar sempre e um jogador daquela classe justifica uma alteração de sistema) sobretudo contra equipas de merda como o Belém. João Mário tem de partir de trás para poder fazer o último passe, onde eu acho que ele é forte. Por isso, ou ele ou Adrien. Principalmente agora, que o William está de volta. E Tanaka tem de estar perto da baliza onde pode aplicar o seu pontapé e não descaindo para as alas. Tudo isto são situações que vemos no campo e que não potenciam as melhores características dos jogadores.
Claro que quando Slimani estiver de volta, o nosso jogo vai fazer mais sentido. Só temo que até lá, tenhamos sido arredados de tudo. A meu ver, neste momento, o Marco tem de fazer alguma coisa, seja a nível estratégico, táctico ou na selecção do 11.
Neste momento, a nossa grande pecha está no jogo interior. No último terço não estamos a ter as movimentações correctas nem estamos a respeitar as movimentações dos jogadores, principalmente, com Nani e Adrien a congelarem muito jogo quando têm de arriscar mais meter o último passe para Montero, que farta-se de se movimentar sem que alguém lhe meta uma bola de jeito. Está a faltar meter esse passe. E o melhor jogador que temos nesse aspecto está a jogar mais à frente. E o outro está a “amadurecer” na B. Se queremos melhorar no jogo interior, é isto que temos de fazer. Recuar Montero e integrar rapidamente o Gauld. E se João Mário jogar a 8, passamos a ter 2 jogadores muito fortes no último passe. Por isso, é muito simples: Montero a 10, João Mário ou Adrien para o banco e Tanaka na frente até Slimani estar pronto. E aí até já podemos meter mais cruzamentos (parece que é sina!) porque temos dois avançados em campo. Portanto, melhoramos no jogo exterior e melhoramos no jogo interior. O senão? Perder o meio-campo. Mas isso trabalha-se e compensa-se com outras dinâmicas. A prova disso é o Óróliga, que anda à 6 anos a jogar declaradamente com 2 avançados e continua a ter das melhores defesas do campeonato. E nisso, tenho de lhe tirar o chapéu. O gajo sabe ver onde um jogador é forte e coloca-lhe na posição onde vai estar mais vezes em situação de aproveitar a sua melhor qualidade, aumentando a probabilidade de ser decisivo. Infelizmente, essa sagacidade, o Marco (ainda) não tem. Tem de arrumar melhor os jogadores ou dar-lhes funções adequadas às suas características. Tenho as minhas dúvidas que Montero, com o Unáite, fosse ponta de lança. Aliás, Montero é o típico jogador que ele gosta. Enfim, mas já chega de Alan Jonas por hoje.
Com tudo isto nem sei bem o queria escrever. Ah! Sim. Estou fodido, mas resignado. Acho que o treinador, não sendo único responsável por esta queda exibicional, também não está a acrescentar factores novos a uma equação que já tinha esgotado desde a segunda volta do Jardim. Estamos exactamente no mesmo ponto e a depararmo-nos exactamente com os mesmos problemas. E com a mesma incapacidade dos treinadores de os solucionar.
15 Fevereiro, 2015 at 1:39
Depois de ler quase 600 comentários, sem ter coragem de dizer uma palavra após o jogo, apetece-me dizer: avé, Sá!
Foda-se, era isso que eu queria dizer!
15 Fevereiro, 2015 at 1:41
grande leitura Sá, que por acaso até coincide com a minha, eheh
como dizia antes do jogo, o Adrien neste momento, e especialmente nestes jogos contra autocarros, “atrapalha” mais do que ajuda…J Mário faz o lugar com o bónus de “ter” mais ultimo passe do que o Adrien, Montero pode jogar onde a grande amioria já viu que é onde rende mais, mais afastado da área e aparecer em tabelinhas neste caso com Tanaka, que é um “jogador de equipa” ou com J.Mário…
hoje vi 3 ou 4 jogadas em que Montero se desmarca á defesa e o passe nunca “entrou”, e claro que jogo após jogo, isso a acontecer, acaba por desmoralizar e até “confundir” o jagador, que nao sabe se há-de de fazer a desmarcacao ou “ficar” para nao cair no fora-de-jogo…
em relacao ao Gauld… depois do que já todos vimos, já nem sei o que pensar…(e nao me venham com estórias de que nao aguenta o jogo todo, porque quem joga na Escócia, estes jogos em Portugal sao como treinos mais “puxadinhos”…), alem de que tem “tanto” futebol naqueles pézinhos que nao dá para entender o facto de nem sequer se sentar no banco para ” abrir” estes autocarros…
15 Fevereiro, 2015 at 1:45
e sim, o Presidente deve uma explicacao de porque é que voltou atrás e hipotecou a época ao manter o “mal” que tinha “identificado” ao mesmo tempo que “leu” aqueles 2 comunicados em que garantia estar tudo “bem”…
curioso, até agora terem sido os unicos que “leu” ao invés de falar de cabeca, como costuma fazer… pelo menos para mim é, curioso e sintomático…
15 Fevereiro, 2015 at 1:47
Atenção, que eu nem sequer discordo do João Mário a 10. Só que tem de ser um 10 à antiga, com bola no pé para inventar espaços. Não pode ser um 9,5 que tem de correr como um louco para dentro de área porque só lá está Montero para finalizar. Portanto, nem sequer é uma questão posicional é mais de funções que lhe são atribuídas e que não potenciam as suas melhores características.
15 Fevereiro, 2015 at 1:51
Tanto MS como LJ, na época passada, jogaram quase sempre com os mesmos.
No caso de LJ, porque praticamente não tinha outros. Já MS fa-lo por ignorar os outros.
Vejam só a coincidência que se vem verificar nos início de segunda volta.
Com LJ, começámos a ganhar os jogos (os que conseguimos vencer) à rasca, pois já todos nos tinham topado o estilo de jogo.
Este ano acontece o mesmo com a diferença de que podemos introduzir um elemento surpresa (Gauld, claro) e não o fazemos.
Isto para dizer que, embora esta época o futebol, em determinados momentos, me tenha entusiasmado mais não é muito melhor e que, mesmo com mais e melhores soluções, não faremos melhor porque se estão a ignorar opções válidas em detrimento de ‘casos perdidos’.
15 Fevereiro, 2015 at 2:02
Completamente de acordo.
Só coloco aqui uma questão. Se meter Gauld na B (sem lhe dar sequer uma oportunidade na A) foi decisão da estrutura, o Marco não tem responsabilidade nenhuma. Só que duvido que uma direcção diga ao seu treinador para meter o seu maior investimento a “amadurecer” por tempo indeterminado (ou muito alargado). Acho que havia essa ideia inicial mas, obviamente, que o miúdo evoluiu muito rapidamente, sobretudo a nível físico e suponho que o treinador seja livre de escolher as suss convocatórias, independentemente das ideias iniciais que se tem para cada jogador. Ou seja, se Gauld não está no plantel principal é porque o treinador não o considera ser uma mais-valia neste momento. E esse, para mim, é um erro de avaliação ao nível de um Luís Campos.
15 Fevereiro, 2015 at 1:57
Sá, com todo o respeito, porque gosto sempre de ler o que escreves, sendo tu dos que mais e melhor considero que dá aportes, acho que estás a ter uma visão um bocado ultimatista de processos dialécticos. Na gestão de organizações não podemos sempre fazer o que queremos, é preciso que a máquina esteja convencida da justeza da nossa opção. Se a “vanguarda” se isola deixa de ser “vanguarda”. Não é uma questão de hipocrisia, nem a ética abstracta e vazia separada dos fins, dos objectivos, serve para o que seja, caso não seja aplicada ao contexto e relação de forças. trata-se de um elemento fundamental da ciência estratégica e táctica, por vezes mais vale deixar os elementos mais recalcitrantes fazerem a sua própria aprendizagem, tomarem consciência da experiência dos seus erros, mesmo que tal custe no imediato, até para na próxima esquina, da prolongada batalha, o exército estar mais confiante e disciplinado.
Nem o esquematismo “agenda” vs “angelicalismo” serve para se interpretar as contradições do real; de modo a se manobrar com dados complexos em tensão instável e disputa, convém utilizar uma gama variada de tácticas, que dependendo das características do “oponente”, do contexto, da tua base e da dele, da avaliação de factores estruturais e subjectivos, podem passar por puxar para o nosso lado os elementos mais favoráveis, isolar e afastar as influências inimigas, fazer alertas, abraços apertados, correndo sempre o risco de não se acertar, devido à de certo modo imprevisibilidade da acção humana dentro de certos parametros, mas sendo obrigado sempre, pela força determinada e dada da trama do jogo das relações sociais em movimento e permanência, a dar uma resposta, o mais aproximadamente possível correcta e eficaz. O que na minha opinião, tem acontecido.
Quanto às análises tácticas que elaboras, são sem duvida, um importante elemento para reflexão, espero que sejam uma demonstração da tua capacidade para resolver os problemas 😉
Mas vou dar a minha visão meramente desportiva da cena, para mim o modelo de jogo de jardim não estava esgotado! essa impressão que ficou (qd tivemos menos 1 ponto na 2ª volta) deve-se, na minha opinião de leigo, ao facto, sobretudo ao facto de os extremos já n renderem tanto pq n dava mais! Era capel, w.eduardo e um carrillo da treta, por amor de deus!
SL
15 Fevereiro, 2015 at 2:23
Não é uma questão de ultimatismos ou extremar posições. É uma questão de achar se esse extremar de posições levando à saída do mister seria ou não o melhor para o Sporting. E o nosso presidente entendeu que não e, entendeu reforçar a confiança no treinador com 2 comunicados. Para mim, o assunto “agenda” acaba aqui. E digo para mim. Lá dentro, se a coisa foi resolvida com uma paz podre ou com um genuíno acerto de agulhas de parte a parte, só eles saberão. Eu só posso comentar o que é oficial. Também posso analisar as declarações e a postura na flash. E hoje, pela primeira vez, vi-o a criticar a equipa, algo inédito. Mas confesso, não gosto. Aliás, tirando a apresentação, onde me conquistou, não gostei de mais nenhuma conferência ou flash do treinador. Estava aqui a comentar com os tasqueiros no Restelo, adorava que o “benfiquista” Marco Silva vestisse a camisola de forma tão evidente como o “sportinguista” Jesus veste a camisola do carnide.
O modelo do Jardim, tal como o modelo de qualquer treinador de equipa grande, esgota quando não tens capacidade de jogo interior e jogas sempre pelas alas, facilitando a tarefa ao adversário com cruzamentos inconsequentes. Com o Jardim não tinhamos jogo interior tal como não temos hoje. Com o Jardim era compreensível e ele ainda conseguiu aproveitar Montero e Slimani juntos (quantos jogos resolvemos com esta fórmula?) mas não tinha mais soluções para esse tipo de jogo. Marco Silva tem e não as usa. O que, para mim, é um erro.
Outra coisa, acho que o mister não está a conseguir motivar o Nani. Mas é só uma opinião.
15 Fevereiro, 2015 at 2:41
Subscrevo completamente “com o Jardim era compreensível e ele ainda conseguiu aproveitar Montero e Slimani juntos (…) mas não tinha mais soluções para esse tipo de jogo. Marco Silva tem e não as usa”. é esse precisamente o meu ponto!!!! se o modelo estava “esgotado” primeiro a vaca continuava a dar leite até à última, e depois, com a matéria-prima n dava mais….o que não é o caso de Nani, João Mário, Gauld, Rossel, Slavchev, Tanaka – que lhe permitem e exigem ter mais alternativas operacionais tácticas!
Quanto a Nani…tb é a minha opinião, e até juntava mais uns elementos nessa equação…mas quem sabe um dia…
E por fim, respeito a tua posição de só comentar o “oficial” mas tenho para mim que para se reconstituir a trama dos acontecimentos em cairmos no erro do formalismo, não basta a análise de documentos, é necessário ler os contextos, dinâmicas, movimentação das peças, incorporar elementos “subjectivos”, interpretar causas e consequências, e sobretudo o mais importante na minha opinião na leitura de qualquer texto oficial, ler o que está escrito pela parte do que não está escrito, pois o escondido é que é muitas vezes é o revelador, não o manifesto.
Portanto, entendo ser mais proveitoso para a compreensão da realidade total o comentar do desfiar do oficial numa inteligibilidade prática e operacional.
SL
15 Fevereiro, 2015 at 2:58
Logicamente. Não querer comentar as entrelinhas não significa que não as veja. Mas vou ser sincero, há muita coisa absurda e contraditória neste processo todo. Mas a posição oficial foi fechar esse assunto. Não acho que seja produtivo voltarmos a abrir o mesmo em cada desaire. Concordando ou não.
Não considero o presidente como alguém limitado para tomar decisões fracturantes. Tem demonstrado isso desde 2011. Se não fez neste caso, é porque entende que é o melhor para o Sporting. Não quero acreditar (nem acredito) que o presidente tenha mantido o treinador numa perspectiva de ter os sportinguistas consigo sabendo que ele está a ser mais problema do que solução.
Em relação treinador, vou-me limitar a analisar as suas opções e declarações. E hoje, esteve mal na primeira e, mesmo inovando ao criticar a equipa, também não me agradou na segunda. Mas isto já é uma questão de estilo. Eu prefiro um treinador confrontancional, politicamente incorrecto, rebelde. Mesmo para coincidir com a própria postura do presidente e do clube que quer ser solução numa reforma a sério do futebol português. Desde que no campo a equipa responda, o discurso é cagativo. Só que neste momento, a equipa não está a responder.
15 Fevereiro, 2015 at 3:22
O aparente absurdo e contraditório dos processos sociais, significam apenas que o corte de análise é limitado, estamos, passe a metáfora a ver uma «fotografia» sem ver o «filme», como todas as acções humanas, terão uma explicação.
A questão não é tão simples como a dictomia formal problema ou solução, tal como uma vacina te coloca um virus para não apanhares gripe, também na análise global do geral e do particular, se devem tomar decisões, mesmo aceitando o risco de certos remédios poderem fazer mal a certas coisas, o interesse geral, global fica à frente de problemas menores na hierarquia da tentativa de solucionar problemas.
Quanto ao estilo, que dizem fazer o homem, estou-me bem burrifando…preferiria tb o ideal tipo que descreves mas já me bastava um “não comento”…será pedir muito a um treinador que ainda por cima n apresenta resultados?
Por fim, se MS n se pode queixar de mim é de n ser produtivo….Pago quotas, gamebox, merchandising, apoio a equipa, nunca o assobiei…A troco de Zero, e ele, que tem obrigação? Quem é que fez a lista gigante de coisas que já apontei????? Quem é que após mais um, mais um, mais um, beneficio da duvida ainda me presenteia com mais uma boca?????
Para mim, produtivo é produzir resultados concretos: VITóRIAS!
E se nem cala a boca nem resultados mostra, era o que faltava vir agora o Sr. Silva apelar a que calasse eu a minha opinião em nome do “produtivo”.
Ele que seja mas é mais produtivo!
SL
15 Fevereiro, 2015 at 4:15
Fair enough. Não foi com esse intuito que falei em “produtivo”. Longe de mim querer calar quem quer que seja. Só acho que existe uma posição oficial do clube em que reitera confiança no treinador e ainda refere os 4 anos de contrato. Se nem nisso acreditarmos, então nem vale a pena haver comunicação por parte do clube. O treinador também está em formação e lida, neste momento, com campeões europeus como Nani e com os melhores jogadores portugueses, ou pelo menos, com maior potencial. Veio do Estoril, onde lidava com Luís Leais e Sebás. Encontra uma realidade de milhões de adeptos que estão ávidos de ganhar. Também foi nestas condicionantes que apostámos. O MS não é diferente de nenhum outro que por cá passou e será sempre avaliado por aquilo que conquistar. Mas tal como temos de dar tempo a um puto da Academia para poder chegar ao “ponto ideal”, se calhar a direcção entende que com este treinador é igual porque vê um grande potencial. Ou não, se calhar no final da época ele vai-se embora e lá vai tudo isto que escrevi para o galheiro.
15 Fevereiro, 2015 at 5:22
A Comunicação do clube fala para um publico heterogeneo, com diferentes níveis de informação e dados de análise. Gere a “verdade” consoante os objectivos supremos. O q n quer dizer que seja mentirosa ou hipócrita. é política pura e dura, a mesma que existe em qq organização de vão de escada, e em muitas relações humanas. Só um louco é que diz “toda verdade”: és um burro, és feio/a como tudo, esse vestido fica-te mal, etc.
Não acredito numa interpretação meramente literal do que me diz nenhuma organização nem ninguem!
E na medida dos naturais constrangimentos tácticos, a verdade tem sido dita, na medida da possibilidade da sua apreensão ou assimilação.
Será que é tão dificil perceber? Os inimigos como é óbvio percebem sempre melhor que a massa dos apoiantes a real politik.
Vais-me obrigar a escrever que com a conversa dos 4 anos, se está simultanemamente a falar para milhões e para um?
Dar tempo a MS pq tem potencial? Sim. Mas potencial na gramática diz-se do modo verbal que designa a possibilidade. Ou sim ou não.
E mais uma vez, enquanto é de momento NÃO e se exige muito mais, reitero que no minimo devia não mandar bocas.
é que se podemos arriscar um treinador sem grande experiência ao menos convinha que tal acarretasse HUMILDADE, não é????? E já agora, uma grande qualidade….!
Portanto, o Sr. Silva, após ter repetidamente violado e escarrado em todos os meus beneficios da duvida, encontra a partir de agora, alguem que entende, que por toda a analise que efectuei, já não o merece.
E não me inibirei mais de o criticar qd entenda!
Porque deixar a comunicação social criar a narrativa que ele é um génio, sem contraditório, em nome do Sporting, me parece contrário aos objectivos reais daquilo que preconizo para o Clube, feita a minha leitura compilada e interpretativa, do conjunto dos dados oficiais e n oficiais.
15 Fevereiro, 2015 at 2:11
Concordo com a tua visão, mas não são só esses os aspectos negativos do nosso jogo/estratégia e, para além disso, hoje existiu um outro factor que nos condicionou o jogo. O Rui não esteve claramente em dia sim e já o tinha dado a entender antes de sofrer o golo. Nesse aspecto o treinador não interfere e culpar apenas o Marco é um erro.
Gostava de perceber também como é que, com 2 centrais fortes fisicamente e no jogo aéreo, não fazemos golos de canto, ou fazemos poucos, para a enormidade de cantos que temos. Bolas paradas, no nosso campeonato, ganham jogos e canecos e é um ponto que devia ser mais bem trabalhado e explorado.
Transição ofensiva. Bem sei que somos uma equipa de posse, mas isso não invalida o facto de raramente tentarmos explorar a velocidade do Nani e Carrillo em contra ataque. Vejo muitas tentativas de guardar bola e esperar, em momentos que podem ser cruciais, principalmente no Nani.
Juntando estes aspectos, ao que aqui já foi referido, acho que ainda há muito trabalho crescimento pela frente. Há futuro, mas ainda não há presente regular.
15 Fevereiro, 2015 at 2:25
Ah! Acrescentava ainda o factor finalização. O número de oportunidades até pode ter vindo a diminuir, mas este ano temos disposto de várias oportunidades clamorosas em frente à baliza, inacreditavelmente desperdiçadas. O Montero teve hoje mais uma dessas oportunidades e desperdiçou, quando tinha tempo e disponibilidade para fazer mais e melhor.
Como alguém disse por aí, o Marco tem muito em que pensar.
15 Fevereiro, 2015 at 3:05
Não só desperdiças mais oportunidades, como também sofres mais golos “estúpidos”, na própria baliza então, tem sido um horror.
E é preciso não esquecer que jogando quase sempre 2 jogos por semana, não tens o mesmo tempo que tiveste na temporada passada a trabalhar a equipa, logo, pouco ou nenhum tempo sobra para treinar bolas paradas, a menos que se façam horas extraordinárias nos treinos…
15 Fevereiro, 2015 at 1:46
agora vou tentar dormir…
isto hoje está dificil…
15 Fevereiro, 2015 at 1:59
+1! Tá difícil… Até perdi a vontade de ver os concursos da NBA…
15 Fevereiro, 2015 at 2:21
A falta de maturidade da equipa ainda nos vai dar estes desgostos. O campeonato já estava difícil, o carnide só joga aqui, tem colinho quando é preciso e com a nossa irregularidade, muito dificilmente lá chegaríamos. Acredito que, se ganharmos no Dragão, o 2º lugar pode ser nosso, caso contrário, o melhor será segurar o 3º e apontar baterias à Europa e Taça, onde eu acho que temos sérias hipóteses. Na Europa, o adversário é difícil, mas o Schalke também era e, se bem me lembro, fomos melhores. Relativamente à taça, nem me passa pela cabeça outro desfecho que não seja a eliminação do Nacional a 2 voltas. Temos obrigação/favoritismo de estar no Jamor e ganhar. Digo eu que temos sérias hipóteses porque, neste momento, nos vejo mais neste tipo de competição. É preciso dar tudo, não há adversários jogar para o pontinho e há sempre aquela pressão de ser preciso um bom resultado.
PS; Também acho que estivemos mal no mercado, devíamos ter reforçado a equipa com um avançado (e andamos mais preocupados com centrais, a meu ver, mal). Sabíamos que a ausência do Slimani ia ser prolongada e o Tanaka, mesmo depois dos brilharetes que já fez, não é um jogador do mesmo nível.
15 Fevereiro, 2015 at 2:53
Acompanho de algum tempo para a esta parte este magnifico espaço que acho sem duvida alguma o melhor a nível desportivo sportinguista.(muitos parabéns Sr Cherba).Posto isto, hoje não resisto a comentar aqui pela primeira vez o nosso grande Sporting. Aqui vai:
Mais um fim de semana e mais um atraso na luta pelo titulo nacional.
Infelismente é assim, ano após ano, década após década, desilusão atrás de desilusão.
Vamos ao cerne da questão: Porquê? Quais as suas causas?
Este ano trouxemos o Nani, outros anos já tivemos grandes craques(Figo, Balakov etc), e meus amigos nem que tivéssemos o Ronaldo ganhariamos. Esta é a realidade pura e dura!
Apoio 1000% esta direcção e Bruno de Carvalho que continua a ter um trabalho árduo para reerguer o nosso clube das cinzas e depois torná-lo ao nível do futebol de facto “…tão grande como os maiores da Europa”. Tudo isto demora tempo e paciência (algo que nós sportinguistas temos tido de facto ano após ano, mas que se vai esgotando a cada não sucesso).
Entendo e percebo que temos de primeiro afastar os “inimigos” internos(e q parece n são poucos) ou seja aqueles que gostam tanto do Sporting como gostam de comer bife com batatas fritas, os chamados pseudo-sportinguistas e depois então os “inimigos” externos.
Para mim o desporto futebol é como jogar num tabuleiro que não pode ser dissociado do país em que ele é praticado, ou seja, não estamos no campeonato Inglês , no Alemão ou sequer do Azerbeijão, estamos em Portugal.Como tal todo o contexto socio-cultural-politico-futebolistico é o que temos( é assim há quase um século e será) e teremos num futuro próximo.Trocando por miudos; quem faz o campeão de futebol em Portugal é literalmente o PODER institucional… futebolistico.(Penso eu)
Considerando eu Bruno de Carvalho um dirigente bastante inteligente, rodeado de homens que supostamente conhecem os meandros do futebol tuga ( Inaçio etc) inside, estará ele a levar em linha de conta tudo isto? Estará ele e esta direcção a trabalhar neste sentido?
É que meus amigos, se não está, esqueçam titulos, pois por muito que faça, não tem poder politico ou institucional ao nivel de estado que se possa lançar nesta cruzada, e mesmo que tivesse talvez a barreira socio cultural levaria décadas a mudar.
Resumindo e para não ser muito maçudo, para mim ou o Sporting exerce influência nas instituições que regem o futebol( 1º o milhafre,depois o Porco que percebeu isso há 35 anos atrás e agora outra vez o milhafre) ou estaremos condenados ao fracasso.
Para mim( e posso estar errado) é esta a grande regra do jogo, e n me venham com tretas ; á e tal …somos diferentes…blá blá blá.
Para mim ,nunca, mas nunca ,um campeão português nas ultimas décadas se fez sem influência arbitral.
Ou percebemos isto de uma vez por todas ou estamos out deste desporto!!! SPORTING !!!
15 Fevereiro, 2015 at 3:00
“Ainda me lembro de Luís Filipe Vieira, mal fui eleito, a pedir várias vezes ao seu amigo da Doyen, Nelio Lucas para me levar a sua casa tomar o pequeno almoço, convite que sempre recusei. De andar a correr atrás de mim na Liga a tentar convencer-me a fazer uma aliança consigo e que assim poderíamos ir alternando as vitórias no campeonato, pretensão a que nunca anui. Nas vezes em que a falta de uma resposta positiva minha a essa pseudo aliança o levavam a entrar no meu carro, quando eu não estava presente, tentando convencer o meu motorista das virtudes de uma aliança. Estas são algumas das lembranças que guardo deste senhor” – se isto é verdade, porque não denunciar? ficou guardado até hoje porquê? se não existissem as tarjas no futsal e os petardos no futebol, isto continuava abafado? LFV tem o poder de decidir quem é campeão? como está a acontecer este ano?
15 Fevereiro, 2015 at 3:08
Que desilusão mas enfim… .
15 Fevereiro, 2015 at 8:20
acordado há coisa de 2 horas, depois de ter ido para a cama por volta das 2h30m, adormecer por volta das 3h30m, e a puta da neura ainda nao passou…
já andava mal habituado a nao sofrer tanto com o nosso clube…
e embora pareca contraditório, só espero que se agora fizerem um grande jogo, para a liga Europa, (na montra que os meninos gostam, sim tu tambem, cona de sabao), era po-los todos a acartar baldes de massa para o pavilhao, enquanto o proximo jogo da “montra” preferida nao chegasse…
preciso de dormir qualquer coisa de jeito…
15 Fevereiro, 2015 at 9:22
Desiludido…. Muito desiludido…
Aspectos a melhorar:
A jogar em Alvalade, contra equipas q colocam 2 mega autocarros em frente à baliza… Atentemo-nos no último jogo das gaivotas…, temos de jogar com 2 PL’s… É imperativo q o façamos!
Mas não é só começar com eles em campo… temos de criar dinâmicas diferentes … Surpreender o adversário… Mudar até as duplas…
SIM… Acho q devíamos ter mais um PL no plantel!!!!!
Temos de ter jogadas nas bolas paradas q causem surpresa ao adversario …. Não é só chutar para o meio da molhada…
Temos de perceber q os nossos jogadores TREINAM !!!!!
Não podemos perder tantos pontos com Equipas q jogam para não perder!!!! Foi aí q perdemos o Campeonato!!!!!
Temos de ser mais objectivos, temos de ter jogadores com mais poder de fogo ( remate ), mais poder físico…. foi pena o Slvachev não se ter adaptado…
Foi pena não termos no plantel mais um PL com poder físico, poder de choque, temível no jogo aéreo… Temos 3 PL’s com características diferentes – o q faz todo o sentido – mas falta-nos um PL com as tais características … mesmo q o Slimani nunca se lesione era preciso mais um!!!!
Estou mesmo fodi€o… Mais um ano!!!!
Espero q defendamos o TERCEIRO LUGAR , ganhemos a TAÇA de PORTUGAL e fichas na EUROPA ….
SL
15 Fevereiro, 2015 at 9:25
É mesmo IMPERATIVO esta temporada:
Defender o TERCEIRO LUGAR !!!!!
Ganhar a TAÇA de PORTUGAL !!!!!
SL
15 Fevereiro, 2015 at 9:45
E não levar uma cabazada do Wolf’s…. Até tenho pesadelos a pensar no bayern
E não estou seguro de nada depois destes 2 jogos…
15 Fevereiro, 2015 at 10:03
leio por aqui algumas criticas ao treinador outras a jogadores , mas não é por ai o probema. aos 3 minutos de jogo já havia um fora de jogo mal assinalado e uma falta na pequena área’ atraso do defesa para o redes’ não assinalada
o jogador do belem ‘sturgeon’ atirou- se 5 vezes para o chão e ainda ganhava faltas e queimava tempo e a equipa de arbitragem como de costume fazem vistas grossas . estas arbitrgens habilidosas quebram o ritmo da equipa e enervam os jogadores com faltas marcadas ao contrário cartões para ficarem condicionados e na proxima falta rua caso do cedric e se não fosse ele tinha sido o adrien . não é fácil quando uma equipa entra em campo e tem que jogar contra o apito tambem isto está tudo feito , enquanto essa escumalha + cs que dirigem o futebol português não for posta no devido lugar vai ser mais do mesmo e cada vez pior.
quando o nosso presidente diz que lhe foi proposta uma aliança para dividir titulos e ele não aceitou “e muito bem” está tudo dito , “nâo aceitas não levas nada” e muito cuidado com a taça porque o caminho já esta minado e não vai ser nada fácil.
15 Fevereiro, 2015 at 22:55
Tudo o que referes é a mais pura das verdades… mas, os jogadores que compõem cerca de 80% do plantel do SCP já conhecem essa dualidade de critérios desde… as escolinhas. Na dúvida, apitam sempre contra nós.
O que não aceito é estes jogadores que já nos demonstraram ter qualidade para darem muito mais… andarem a jogar tão pouco… É que o futebol É UM JOGO COLECTIVO… E a equipa actual do SCP não pratica futebol colectivo… É simplesmente penoso ver estes jogadores a correrem, cada um para si… E depois é centros disparatados, resmas de cantos e livres desperdiçados, ou a velha fórmula da bola para o Nani ou para o Carrillo a ver se engatam alguma jogada… Já para não desenvolver o tema da forma como defendemos colectivamente assim que perdemos a posse de bola… Nem metem o pé, nem atacam o jogador… É uma miséria…