Se na semana passada tínhamos levado um murro no estômago, esta semana fomos ao tapete. E a culpa nem foi do adversário, que se limitou a jogar o pouco que sabe como, aliás, havia feito nas duas anteriores vezes que o defrontámos esta época. A culpa foi inteiramente nossa. Entre jogadores em clara quebra de forma, falhanços inacreditáveis e substituições imperceptíveis, fomos uma espécie de pugilista que se recusa a desistir após um duro golpe e que quando investe tropeça nos próprios pés.
E o mais curioso é que o início de jogo nem deixava antever uma noite de namorados tão pouco apaixonante. Nos primeiros quinze minutos, o Sporting empurrou o Belenenses para o seu último reduto e deixou a ideia que o golo seria uma questão de tempo. Jefferson, provavelmente o melhor Leão a par de William, foi quem deu o mote, com uma investida pelo seu corredor. Montero e Carrillo viram os seus remates esbarrarem nos defesas adversários e seria o colombiano a ter a oportunidade de ouro, pouco passava dos dez minutos: um erro adversário deixou-o na cara do redes, mas Fredy conseguiu retribuir a azelhice e não conseguiu desviar a bola do guarda-redes. Não sei o que teria sido o jogo caso esse lance tivesse dado golo. Sei que, com o correr dos minutos, a equipa foi perdendo ritmo, foi fazendo cerimónia na altura de rematar e, até final do primeiro tempo, deixou o Belenenses equilibrar. O desvio de William a um cruzamento de Jefferson, seria a nota de maior perigo que conseguiríamos produzir até ao final dos primeiros 45 minutos.
Veio o intervalo e vieram as surpresas. Marco Silva tira Montero e tira João Mário, colocando em campo Tanaka e Mané. A equipa passava a jogar em 4-4-2, com Mané a jogar mais solto nas costas do japonês, com permissão para alternar de lugar com Nani. De uma assentada, Marco Silva queimava os dois únicos trunfos que tinha de forma questionável. Não faria sentido prescindir de Adrien e deixar João Mário em campo? Não valeria a pena recuar Montero e lançar Tanaka, deixando Mané como trunfo? Claro que falar depois de tudo ter acontecido é fácil, mas a verdade é que o Sporting só apareceu perto dos 70 minutos, numa boa combinação entre Adrien e Tanaka que Nani atirou para as nuvens. Depois veio o disparate de Patrício, que já tinha mostrado estar em noite não, e o golo dos pastéis. Faltavam 20 minutos e a equipa não apresentava ideias. Marco Silva troca Carrillo por Capel, deixando em campo um desinspirado Nani, repetindo o que havia feito contra o benfica e que, pelo menos a mim, levanta sérias dúvidas sobre a lógica de tal opção (neste momento, Carrillo está bem melhor do que Nani). Depois, Cédric vê o segundo amarelo e tudo se conjugava para uma barrigada de pastéis estragados. Valeu-nos o brio dos jogadores que, sem ideias, se agarraram ao espírito e foram compensados com um golo ao cair do pano, assinado por Mané.
Sendo o mais sincero possível, creio que, mais do que nunca e no que ao campeonato diz respeito, temos mesmo que ir para o jogo a jogo. Consolidar o terceiro lugar sem espinhas e não tirar os olhos do segundo (aliás, a ida ao dragão está próxima). Não vale a pena pensar no que quer que seja a mais. É ganhar um jogo, depois outro e outro e, no final, fazer as contas. Mas a época está longe de estar acabada. A Taça é um objectivo obrigatório, a Europa merece que façamos o que já fizemos este ano. E é neste cenário que Marco Silva terá que equacionar o que pretende fazer. Já se percebeu que Slimani voltará sabe-se lá quando (e tanto que haveria a dizer sobre o umbiguismo de um gajo que força a lesão em dois jogos, sempre na ânsia de mostrar-se ao mundo) e isso coloca-nos numa situação que já se viveu esta época: na altura, a discussão girava em torno de André Martins e do que ele já não oferecia à equipa. João Mário ocupou o lugar, com devidos proveitos. Agora, a discussão passa pelo plano de jogo.
Não podemos continuar a jogar como se Slimani estivesse na área. Já se percebeu que esses cruzamentos raramente darão golo sem a presença do argelino. Portanto, há duas hipóteses: ou Montero e Tanaka passam a forma dupla na frente e o meio-campo adopta o duplo pivot, ou temos que colocar alguém a partir os adversários na linha interior, ali entre a defesa e o meio-campo. Nani poderia ir para o meio, mas Ryan Gauld parece o nome mais apropriado para revolucionar um pouco um futebol que se vai tornando cada vez mais previsível. E não, não estou a pensar no jogo na Alemanha, porque aí parece-me que o onze de ontem encaixará na perfeição.
A propósito de Alemanha, caso a vida me permitisse era lá que estaria na quinta-feira. Não estarei, mas estarei a torcer como se, ontem, tivesse dado cinco ou seis. Acho piada a quem aplaude os comunicados do presidente quando eles visam o sistema, mas parece ignorá-los quando a mensagem sugere a união em torno do projecto. É que foi isso que aconteceu há uma semana, em vésperas do dérbi. Passados oito dias, há já quem queira mandar bruxas para a fogueira. Eu sei que está frio, mas dava jeito que guardassem os fósforos e a gasolina. Pelo menos até Maio.
15 Fevereiro, 2015 at 20:08
Mais valia arranjar era uma maneira de o gajo sair pelo proprio pé, detesto gente sonsa e que se faz de coitadinho e nesse sentido o MS ganhava a bola de ouro da “sonsice”
Quer ser treinador da galinhagem que peça ao padrinho para pagar a indemnização ao Sporting e meta-se a andar, agora andar a minar o Sporting por dentro com agenda própria e com bocas que mais tarde fala.
Eu dizia-lhe …. aiiii se dizia.
15 Fevereiro, 2015 at 20:27
Se o marco quisesse ser treinador da galinhagem, basicamente tinha aceite.
Os lampiões bem tentaram, convicto que o Jasus saía.
Mas já iriam bem tarde … Bc esteve fortíssimo.
15 Fevereiro, 2015 at 20:33
O MS só não foi para a lampionagem porque o jasus tinha de ser indemnizado 😉
Essa é que é essa.
15 Fevereiro, 2015 at 20:34
E agora estão à espera que a época acabe para lhe meterem os patins a custo zero.
15 Fevereiro, 2015 at 21:13
Alexia o jajuns teria que ser indemnizado porque? Quando quiseram o Marco para aí em Abril, altura em que ja tinha contrato connosco, o jajuns não tinha ainda contrato para este ano.
15 Fevereiro, 2015 at 21:17
O bazófias renovou em 2013 por 2 anos….
16 Fevereiro, 2015 at 9:57
Tinha 1 ano + outro de opção que só foi accionado depois disso tudo.
15 Fevereiro, 2015 at 21:22
Não é verdade.
O Marco recusou Braga, foi abordado pelo Sporting e comprometeu-se.
Depois disso houve investidas … sem qq efeito.
15 Fevereiro, 2015 at 21:31
E ainda bem para os lamps.
Sempre pouparam a indemnização ao bazófias.
15 Fevereiro, 2015 at 21:38
Se Jesus saísse, Rui Vitória era a aposta.
15 Fevereiro, 2015 at 21:40
As coisas que tu sabes…
15 Fevereiro, 2015 at 21:43
MS vai em junho para os lamps e o jasus vai para o valência pela mão do padrinho Jorge Mendes e o Espirito Santo é metido aí em qualquer buraco, olha se calhar troca com o Jardim no Monaco.
15 Fevereiro, 2015 at 21:46
Alexia : Viste isso nos olhos de quem?!
15 Fevereiro, 2015 at 21:48
Um colega meu, vimaranense … cujo irmão é só dirigente do clube … acompanha os b´s para todo o lado e liga directamente ao Rui Vitória.
Sei coisas daqueles gajos antes da imprensa. Já sabia o negócio todo do Hernani (pressao feita ao porco a dizer que ia para o benfica no final da epoca com o bernard) … o octavio com ordenados pagos, etc …
O presidente deles não tem nenhum odio ao sporting nem ao BC, faz negocio com quem aparece. Oliveira é exemplo.
Resumindo … ele diz que Rui Vitoria nao vai para o ano para la. Mas ja se descaiu dizendo que esteve para ir este ano, se o jesus saisse … e que era a 2ª opção deles.
É o que sei e partilhei aqui na tasca.
15 Fevereiro, 2015 at 21:49
lol
O Espirito Santo está a bater-se bem …. uma surpresa para mim.
15 Fevereiro, 2015 at 21:53
Acabaste de entregar um “bufo”! 😀
15 Fevereiro, 2015 at 21:53
Sou prima do Prof. Karamba 😀
15 Fevereiro, 2015 at 22:05
Eles em Guimarães não sabem da Tasca.
E nunca iam chegar aos 600 comentários de um post para descobrir isto 🙂
15 Fevereiro, 2015 at 20:14
Só mais uns pequenos pensamentos:
– A história do BdC vs MS, neste momento, não me aquece nem me arrefece. Desde que um Presidente faça o seu trabalho e um treinador faça o seu não faço questão que andem aos beijos e abraços.
Diferente é a contenção necessária para não desestabilizar a Estrutura e o Grupo de Trabalho. Neste ponto, o BdC tem estado melhor, e o MS pior. Mas ainda não muito preocupante. As vitórias apagam tudo. O problema é estas não estarem agora a aparecer.
– A história do MS ser lampião e estar desejoso de ir treinar os milhafres é uma infantilidade que nem sequer imagino porque é discutida sequer. O Jorge Jesus é sportinguista e vai trazer o terceiro campeonato para os lampiões; o Jesualdo treinou os três grandes; etc., etc..
– Suponho que o que mais incomoda é sabermos que o plantel até nem é mau e já demonstrou ser capaz de jogar bom futebol (exibições contra o Shalke, no Ladrão, etc..). Pelo menos é o que mais me incomoda.
EM TEORIA, o “onze” tem melhorado ao longo do tempo: Paulo Oliveira e Tobias são uma melhor dupla que Maurício/Saar, o João Mário é melhor solução que o André Martins, o Slimani deve ser o PL titular, etc..
NO ENTANTO, chegamos aqui e, nos dois últimos jogos, perdemos a possibilidade de lutar pelo título e, até, (temo!) pelo segundo lugar.
NÃO FOI FALTA DE SORTE. Tivemos sorte no golo contra os milhafres, eles tiveram sorte no golo contra nós; tivemos azar no golo do Belenenses, eles tiveram azar no nosso golo.
Foi, a meu ver, um misto de duas coisas:
1- A falta do Slimani.
Nem o Montero nem o Tanaka deverão ser titulares “de caras” no SCP. O lugar é do Slimani e quando este falha o sistema táctico não resulta. Nem o Mané é um goleador.
2- A falta de opções/alternativas.
Jogamos sempre com o mesmo 11 e fazemos sempre as mesmas substituições (só altera o momento em que os jogadores entram). Jogamos sempre com o mesmo sistema táctico, só variando em desespero e quando se tenta a todos os custos marcar no fim do jogo (Nani a 10, Mané a 10, Tanaka e Montero ao mesmo tempo, etc.)
E isto é preocupante quando se tem um meio campo que, por definição, não prima pelas proezas ofensivas. Nem o William Carvalho nem o Adrien são, POR NORMA, perigosos para a área contrária. E o João Mário não tem remate.
E é aqui que, a meu ver, reside o busilis: tem que se arranjar alternativas, porque o nosso jogo é muito conhecido e muito previsível. Quando um clube como o SCP faz UM REMATE à baliza em 45 minutos tem que se pensar que alguma coisa está muito mal.
Um bom treinador não é aquele que tem o luxo de treinar o Ronaldo, o Bale e o James. Nem o que que pede ao Presidente todos os jogadores que quer… e os tem. Um bom treinador é aquele que tem que encontrar soluções para trazer mais-valias à equipe… e consegue!
Contra o Wolfsburg não se espera (por motivos óbvios) grandes mudanças. Mas se o SCP avança contra o Gil da mesma forma (que não tem resultado) acho que alguma piada de mau gosto está a ser feita aos sportinguistas…
SL
15 Fevereiro, 2015 at 21:28
Concordo com o teu raciocínio.
Mas contra os lampiões, foi diferente. Fizemos o que podíamos perante a teia adversária e falta do Slimani.
Contra os pasteis sim … era para ganhar sem espinhas. E MS tem de arranjar soluções para este tipo de equipa, faz parte do trabalho dele … e como já dissemos muitas vezes, essa solução pode estar na B.
Não é líquido, mas eu arriscava.
15 Fevereiro, 2015 at 21:47
Caro miguelcotovio,
Discordo quanto ao jogo contra os milhafres, mas OK…
Efectivamente não vejo outra solução que recorrer à B… não estou a ver grande matéria humana na A para grandes mudanças de paradigma….
É verdade que quando o Slimani voltar a jogar as coisas poderão melhorar, mas convinha ter sempre um plano B. Principalmente porque o Braga está a poucos pontos, agora…
SL
15 Fevereiro, 2015 at 21:52
Eu nem vejo isso pelo braga. Vejo mesmo por nós.
Sou um apologista dos putos, há qualidade na B (e clara desmotivação em comparação com o que fazem qd vão à A).
Mas a realidade é que há decisões que desconhecemos … ou desconfiamos delas, etc … e só quem lá está sabe. A estratégia para casa um deles … banco da A? Minutos na B?
Bem, sendo a A a mais importante … se um gauld dá mais que um Martins … se um Wallyson dá mais que um Rosell … bem … então é acreditar!!!
Tobias está a dar mais que Sarr e Maurício … por exemplo.
Estou contigo, acredita!
15 Fevereiro, 2015 at 20:21
teste (a aguardar moderação)
15 Fevereiro, 2015 at 20:30
Qnd o bruno o quis mandar embora,vieram grande parte de adeptos defender o treinador e criticar bruno carvalho.
Marco Silva do n foi demitido graças a comunicação social e adeptos.
Este ano não ganhamos nada e atenção muita atenção que o Braga está a subir.
Ainda vou ouvir muita gente a dizer…..que afinal o zé dos tachos até tinha razão….. Vou vou.
15 Fevereiro, 2015 at 20:56
Se o MS não foi demitido devido à comunicação social e aos adeptos então estamos MUITO MAL…e nessa situação HIPOTÉTICA BdC estaria a demonstrar ser um fraco e um cobarde…
15 Fevereiro, 2015 at 20:59
Mentalizem-se de uma coisa, se o Marco esteve na porta de saida e o BdC retrocedeu foi por causa da indemnização e nunca, como se alvitrou, por pressão de adeptos ou da claque JL.
15 Fevereiro, 2015 at 21:03
Se o problema foi o dinheiro continuo a dizer o que disse atrás…
15 Fevereiro, 2015 at 21:03
desculpa a pergunta, mas tu já exerces-te funções de liderança em algo na tua vida?
um líder não faz o que lhe apetece…
15 Fevereiro, 2015 at 21:21
Não. Mas estamos a falar de um SUPOSTO caso gravíssimo e acima de tudo estão os interesses do Sporting! O resto (sejam jogadores, dirigentes, treinadores e até mesmo presidente) não interessa…
15 Fevereiro, 2015 at 21:40
Meu caro, com todo o respeito, vi logo. Nestas coisas, sei bem o dificil que é, e posso assegura-te que BC demonstrou uma grande, grande coragem. No lugar dele, talvez tivesse demitido MS, depois demitia-me e mandava tudo para o caralho.
é que os interesses do Sporting não passaram no entender compreensivel da Direcção por fazer uma jogada que a isolaria completamente, seria demasiado dificil explicar um caso complexo e com “provas” dificeis na base do diz que disse, seria demasiado arriscado.
Já foi o que foi teres Alvalade todo a aplaudir MS e alguns a assobiarem BC, imagina se fosse para a rua.
Num estado de histerismo colectivo, comidos na cabeça pela CS, etc
Em geral, não se tomam decisões ignorando o sentimento das bases, sob pena de fracturas irreversíveis.
Imagina o cenário: MS rua, n existe nada gravado, MS diz que é inocente, CS aplaude, oposição levanta-se, Direcção cai, voltam os Godinhos. Seria isto o que se deveria fazer só por se teimar em principios desligados da relação de forças?
Não. é para isso que existe a táctica.
Querem o MS? ok, fiquem com ele, engulo o sapo. Se ganhar melhor para todos. Se perder, quem é que tinha razão?
E entretanto vai-se limpando o passivo, avança a auditoria para eleminar os inimigos internos, a luta pela verdade desportiva para mudar as regras que impedem vitórias, o pavilhão, o fortalecimento geral, etc.
Que principios são mais importantes?
SL
15 Fevereiro, 2015 at 21:46
like!
haja alguma lucidez por aqui…
15 Fevereiro, 2015 at 22:23
O JE deve estar quase a provar as acusações gravíssimas que fez.
E tudo o que escreves faz sentido.
Caso não consiga provar, tudo não passa de visão tua que carece de provas.
15 Fevereiro, 2015 at 22:40
Não por não ter visto um criminoso a disparar um tiro sobre uma vítima, e logo não ter “provas”
Que não significa que n tenha chegado 1 minuto depois, ouvido um barulho de tiro, ter visto um corpo no chão e outro com a pistola na mão.
Não era por não ter provas que alguns banqueiros eram corruptos que não sabia serem ladrões
Não era por não ter provas que os políticos estavam a mentir que não sabia estarem a aldrabar.
depende do que entendes por “provas”
Queres o quê? Uma escuta telefónica do empresário da Doyen a dizer a MS vamos foder o Sporting?
Achas que os processos de arrumação de interesses, de concorrência de circunstãncias (uma definição de conspiração) são assim tão simples?
E a influência, a sugestão, as naturais duvidas e fraquezas de um ser humano? Mas tu vives onde?
Porque é que é tão dificil provar certas coisas mesmo que todos saibamos como se passam?
é uma visão sim, baseada num acumular de provas, nenhuma “final” concebo, tenho as circunstâncias, os motivos, os aliados, os comportamentos, os resultados – mas n tenho as impressões digitais na arma do crime.
E como acabas por confessar “tudo o que escreves faz sentido”. Porquê, porque de facto sem assim ser, de facto, nada faria sentido.
SL
15 Fevereiro, 2015 at 22:51
Eu escrevi:
“E tudo o que escreves faz sentido …” a confirmar-se a frase anterior.
Bem, vou bazar.
Hoje li aqui que o Manuel Machado era benvindo e que presidente engole sapos.
Boa noite.
15 Fevereiro, 2015 at 22:57
pois, à falta de argumentos após ires à coca de todos os comentários possíveis para defenderes MS, respondes sempre com evasivas, exageros retóricos, indo sempre à espuma e nunca à substância, à qual misturas uma “ingenuidade” “desarmante”, pegando sempre nos elementos mais caricaturais e periféricos em vez dos nós centrais que atravessam todas as grandes polémicas, numa constante fuga em frente.
Boa noite.
15 Fevereiro, 2015 at 23:00
És um poeta.
Precisamos de tudo menos polémica.
Sou pela união.
Com factos e provas, sou advodago de acusação.
Sem elas, sou um demagogo.
15 Fevereiro, 2015 at 23:18
Não sou um poeta, mas obrigado pelo elogio.
Precisamos de tudo menos polémica? Para resolver problemas, precisamos de polémica sim! Só assim se fazem avanços e novas descobertas. Quanto ao outro sentido de polémica, foi MS que a criou. E tu tb polemizas aqui.
Sou pela união! mas unidade de quem? Com quem roubou o Sporting? Com a Liga? Unidade, sim, mas com principios!
Com factos e provas és advogado de acusação e eu também! E convinha utilizares factos e provas para seres também advogado de defesa!
É que demagogia é “arte de conduzir habilmente as pessoas ao objectivo desejado, utilizando os seus conceitos de bem, mesmo quando lhes são contrários” e quem é que pede para se ignorarem resultados poq futebol n é ciência exacta? quem é que diz que eficácia n se treina? quem é que está sempre a desculpar alguem com evasivas do tipo do bicho papão?
Quem é que fez um discurso que o Maribor tinha uma grande experiência europeia para se desculpar?
Quem é que disse que não tinha ouvido o discurso do Presidente? Não tem wifi durante 24 horas?????
Quem é que….
É preciso continuar, para ver quem é que tenta argumentar e provar tudo o que escreve e quem é que é o demagogo????
16 Fevereiro, 2015 at 0:00
Meu caro.
Atacas quem quiseres, estás no teu direito.
Eu defendo quem eu quiser, estou no meu direito.
Tu não provas nada, apenas divagas.
Não és mais do Sporting que eu e eu não sou mais do Sporting que tu.
Passa bem.
16 Fevereiro, 2015 at 0:49
Meu caro.
Atacas quem quiseres, estás no teu direito. Mas convinha utilizares algo mais expressivo….
Eu defendo quem eu quiser, estou no meu direito, nem preciso que tal me seja reconhecido, pois é inalienável.
Não és mais do Sporting que eu e eu não sou mais do Sporting que tu. És só mais pró-MS do que eu.
Mas vejamos o centro do teu argumento:
“Tu não provas nada, apenas divagas” Onde? Como? Porquê?
Não se sabe, mas fica lançado o anátema de “poeta”…”sem provas”
Então eu limito-me, perante o argumento a retorquir, “Tu não provas nada, apenas divagas”.
E agora, podemos passar para argumentos mais sólidos e consistentes?
Quando, de facto, quem é que tem de PROVAR ter qualidades para treinar o Sporting?
Quem é que tem de provar não existirem conflitos de interesses?
Quem é que tem de provar não existir maldicência nas repetidas bocas?
Divagar? Sou por acaso eu quem se pretende afastar do assunto; usar de subterfúgios; uso argumentos sem lógica? Ou concordando ou discordando de mim, tento usar sempre argumentos sólidos que sustentem a minha tese, em vez de bocas, piadas, evasivas e exageros, que pretendem fugir com o rabo à seringa?
Ou na verdade quem DIVAGA é quem utiliza todos os argumentos possíveis para defender MS do indefensável?
Será quem quem diz “e se MS sair vem pior” não divaga?
Quem afirma que MS é tão bom que vamos golear lampiões não divaga?
Quem afirma que a eficácia não se treina divaga?
Quem afirma que os resultados não interessam não divaga?
Quem diz para o ano é que é não divaga?
Quem se afirma contente com os resultados não divaga?
Quem diz que o MS foi usado pela CS, passando-lhe um atestado de ingenuidade, não divaga?
E agora que estamos esclarecidos sobre quem utiliza provas/argumentos e quem divaga
Passa bem
E já que aprecias, deixo um poema de Alexandre O`Neill, cantado por um sportinguista:
https://www.youtube.com/watch?v=UbmdwqcfiHY&index=8&list=PLFF77B96D0635A508
SL
15 Fevereiro, 2015 at 22:26
Eu acho que há um momento em que BdC poderia ter “despachado” MS depois do Sporting vs Moreirense (empate no último minuto na jornada em que fcp e slb se defrontassem…) e aí penso que a maioria dos Sportinguistas estariam com BdC! Acho que um dos momentos que queimou e muito a imagem de BdC foi a novela José Eduardo (totalmente dispensável).
15 Fevereiro, 2015 at 23:03
Os sportinguistas estariam e estarão sempre como BC.
A imprensa criou uma manobra de diversão. Quem queria saber o que se passava, então estava contra o BC. Errado. Queria saber era o que se passava. A oposição agradeceu. Interna e externa.
Mas os sportinguistas sabem o que tem feito BC e vão estar com ele.
Mas seja qual for o presidente, não está acima do Sporting.
15 Fevereiro, 2015 at 23:23
estariam sempre e estarão sempre com BC? Mas tu, para defenderes MS dás com cada pirueta que até impressiona!
Andas a Leste dos comentários, dos blogues, dos comentadores?
15 Fevereiro, 2015 at 20:31
Pessoal não vale a pena complicar mais do que já está. A primeira opção não é despedir o Marco. Nunca o disse nem vale a pena com ironias dar a entender isso. Mas vamos a um cenário que eu espero não se concretize. A equipa continua nos próximos jogos a fazer merda, o Marco a fazer más substituições e a manter tudo igual e vamos ao Ladrão e perdemos. Nesse caso perdemos de vez o segundo e começa a ficar em risco o terceiro. Recordo que se perdemos a Liga dos Campeões perdemos muito mais que a merda da indemnização. O que acham que se deve fazer? Continuar a assobiar para o assobiar ou a dizer que com Mar o temos nuances tácticas nunca vistas? Ou tentar salvar alguma coisa da época?
15 Fevereiro, 2015 at 21:31
E se ganhamos no ladrão (outra vez)?
Já faz bem substituições?
15 Fevereiro, 2015 at 21:39
Miguel não tem a ver só com resultados nem com fazer mal substituições. Tem a ver com a falta de atitude da equipa e o facto de ele não estar a arranjar soluções. Obviamente que se ganhar no Dragao será um excelente resultado. Mas depois convém não empatar com mijas na escada. Se bem que com a dinâmica que a equipa tem neste momento temo seriamente pelo nosso futuro…
15 Fevereiro, 2015 at 21:54
Não tenho visto falta de atitude, sinceramente.
Tenho visto azelhice … más decisões nos ultimos passes, nos remates … autogolos, roscas, etc …
Mas falta de atitude? Só em Guimarães … e claro, aquele jogo em Vizela para a taça foi ridículo.
15 Fevereiro, 2015 at 22:18
E o de ontem…
15 Fevereiro, 2015 at 20:54
Os nossos adeptos realmente são qualquer coisa, ou estão contra o presidente ou contra o presidente, não há um pouco de união uma puta duma época que seja?? O presidente tem o direito de fazer o que quiser caso queira despedir o treinador, agora se foi dado um voto até ao fim da época respeitem isso caralho! Agora sempre que perdemos ou empatamos um jogo vamos estar com essa merda que a culpa é do treinador ou do presidente ou do Zé dos tachos, já chega e no fim falamos disso! Por vezes também apetecia desistir, mas não podemos amigos, há que apoiar quando mais precisam de nós!
SL
15 Fevereiro, 2015 at 20:55
*presidente ou treinador
15 Fevereiro, 2015 at 21:32
A minha vénia.
15 Fevereiro, 2015 at 21:00
Depois de ver um penálti descarado a ser roubado ao Arouca, o Sporting que se acautele que o braga vai ser empurrado para o 3º lugar…
15 Fevereiro, 2015 at 21:01
Mas será que ainda há quem duvide que marco Silva não foi despedido contra vontade de bruno carvalho????
15 Fevereiro, 2015 at 21:02
E o Braga a marcar, atenção ao 3 lugar
15 Fevereiro, 2015 at 21:04
O Braga não precisa de ajuda……o Sporting vai continuar a jogar futebol espectáculo posse de bola 30 cruzamentos, 20 remate…. Golos?????
15 Fevereiro, 2015 at 21:13
Não precisa de ajuda? ? Viste o jogo ou estás a dizer por dizer?
15 Fevereiro, 2015 at 21:29
Os outros é que são bons, não são ajudados pelos gajos do apito, o Sporting é que não presta… Enfim…
15 Fevereiro, 2015 at 21:20
E assim se volta à espectoração em redor do Marco e em “salvar a epoca”…isto quando temos assistido ao colo mais escandaloso da historia do futebol (calciocaos estás aí?), quando vamos jogar com o Wolfsburgo os dezasseis avos da liga europa e a meia final da taça de Portugal.
Deixem-se de merdas, o problema também é interno mas de falhas de concentracao e finalizacao, deixem lá as histórias das revistas cor de rosa.
15 Fevereiro, 2015 at 21:22
Vi o jogo sim.
Nos só temos q jogar para ganhar
Não nos podemos andar constantemente a esc udar nos árbitros.
Somos o Sporting, somos grandes , só temos que jogar como equipa grande.
De que vale a pena ser grande e jogar como pequeno???
Essa dos árbitros comigo não cola
O Sporting ontem tinha que ter ganho,tinha que ter criado no mínimo 5 oportunidade s claras de golo
15 Fevereiro, 2015 at 21:24
Quinta feira voltamos a falar……
E estou para ver se o grande treinador vai arriscar perder William e adrien pó dragao para os colocar contra o temível gilvicente
15 Fevereiro, 2015 at 21:29
Pegando em algo que ontem escrevi num outro local……
Venda-se o Patrício porque deu um frango , venda-se o Tanaka que não remata, venda-se o Cedric que foi expulso, venda-se o Carrillo que não renova, venda-se o Sarr que não sabe jogar, venda-se o Marcelo que não joga, venda-se o Mané porque sim, devolva-se o Nani porque não é nosso.
Enfim, vendam tudo até 28 de fevereiro que é quando acabam os saldos.
E um pouco de união em torno do SCP????
Infelizmente somos os nossos principais adversários.
15 Fevereiro, 2015 at 22:38
Não tem nada a ver com isso. União é preciso mas é para por a equipa a render. Se vemos que a coisa não vai pelo caminho mais correto a nossa obrigação é denunciá-lo. Isso é que é ser bom sportinguista.
16 Fevereiro, 2015 at 17:12
Denunciar não é, no meu ponto de vista, dizimar, como tenho visto muitos que se dizem Sportinguistas fazer.
Foi um jogo mau, muito mau mesmo, mas isso não é razão para colocar tudo em causa.
Muita coisa falhou, isso foi publicamente reconhecido.
Há que analisar e corrigir.
O que critico é que cada vez que se faz um mau jogo aparecem uma serie de gajos a pedir a cabeça de tudo e todos.
Abraço
15 Fevereiro, 2015 at 21:42
engracade…
agora a culpa disto é que falta o Slimani…
mas entao se o Slimani nao está lá, porque é que se continua exactamente com o mesmo estilo de jogo como se estivesse??
alguem me explica??
comecei agora a ler o como treinar uma equipa para dummies e ainda nao cheguei a esse capítulo…
até agora o que “li” foi:
gajo alto —centra
gajo baixo e tecnicista — bola por baixo em tabelinhas…
como dizia o Zagalo no tempo em que as bolas ainda eram de cabedal:
– Garrincha, de que material é feita a bola?
– Sr. Zagalo, e feita de cabedal…
– e o cabedal vem de onde?
– vem da vaca…
– e a vaca come o que??
– erva…
– entao, Garrincha, poe a bola na relva e joga simples…
eheheh
é esta uma das funcoes dos treinadores, nao andar a “ganhar” conferencias de imprensas…, explicar como é que o jogo deve de ser jogado, e nao cruzar os bracos á espera que a lei de Murphy nao nos calhe a nós…
15 Fevereiro, 2015 at 21:55
Tocas num ponto importante.
Sem slimani, para quê tantos cruzamentos e ainda por cima mal medidos … ?
Bem, no ano passado muitos cruzamentos deram golo do Montero … Mas este ano a coisa está complicada.
Certo, há que alterar o sistema contra autocarros e sem Slimani.
15 Fevereiro, 2015 at 21:57
Só o MS é que ainda não viu que precisa alterar o sistema de jogo porque não tem Slimani.
15 Fevereiro, 2015 at 22:07
Tem de ver. Faz parte do trabalho dele.
Até para se precaver de situações que não pode controlar.
Que culpa tem ele que o Montero falhe aquele golo, o William aquela cabeçada, o Patrício aquele alívio??
15 Fevereiro, 2015 at 22:10
Falha nas substituições, ontem só o culpo a ele do empate.
E ainda me deixou mais irritada quando todos vêm agradecer aos adeptos e aprumadinho de fato e gravata chegou ao meio campo deu uma palamdinha nas costas de Carrillo e disfarçadamente virou costas e foi-se embora.
15 Fevereiro, 2015 at 22:11
* E o aprumadinho
15 Fevereiro, 2015 at 22:16
Isso não curto.
Sempre com os adeptos, principalmente qd não se ganha.
15 Fevereiro, 2015 at 22:21
pois, e n quero estar a mentir, mas tb fiquei à espera que o treinador me fosse agradecer a presença e dar a cara a cara no jogo contra a lixeira, mas n o vi….o que comentei com colegas k tb n gostaram.
e já n é a 1ª vez que esta época isso se passou em Alvalade, noutro empate qq, aconteceu o mesmo,
e incluo aqui alguns jogadores. Uma palavra para o Rui Patricio que ainda obrigou uns quantos a cumprirem o seu papel.
Quanto ao cara a cara, gosto de cara a cara.
15 Fevereiro, 2015 at 22:26
Tb gosto disso.
Aliás, BC desde que foi para o banco não tem feito outra coisa. Na vitória e na derrota.
O marco nunca foi assim, é da personalidade dele. Mas só ganharia em fazê-lo.
15 Fevereiro, 2015 at 21:49
Alguém tem ideia do nosso indice de eficácia no que diz respeito aos cantos?
15 Fevereiro, 2015 at 21:57
Acho que só temos o golo do Tobias em Arouca e do Nani na Alemanha … mas estou a falar de repente. Sem procurar. E claro, sem estatística. Muito menos sei qts cantos tivemos.
Mas é muito pouco …
15 Fevereiro, 2015 at 21:59
Que são pouquissimos parece evidente, mas acho que até temos um bom nº de cantos por cada jogo e sempre desaproveitados, de certeza que trabalham nas bolas paradas, mas qualquer coisa não está a resultar… e nestes jogos mais dificeis era importante termos concretização
15 Fevereiro, 2015 at 22:08
Tb acho que uma equipa com a nossa posse e facilidade de atacar tem de ter mais resultados.
E nesta altura da época já se devia notar mais rentabilidade nas bolas paradas.
15 Fevereiro, 2015 at 22:23
4 golos de canto contra profissionais, e mais 2 contra amadores.
15 Fevereiro, 2015 at 22:27
A sério??? Tantos??? Julgava que eram só 2…
E isso foi em que quantidade de cantos que tivemos nesses jogos todos???
Só para tirar a percentagem…
15 Fevereiro, 2015 at 22:21
Cada um pensará como quiser.
Uns insistem na teoria da conspiração. Outros gostam do treinador. Outros, gostando ou não, criticam os erros que comete e elogiam quando decide bem (incluo-me nestes). Há opiniões para todos os gostos e todas elas são legítimas. Até a da teoria da conspiração (não foram os adeptos a inventar essa teoria).
A minha insatisfação, e só posso falar por mim, é puramente de ordem de gestão dos recursos e algumas decisões no decorrer dos jogos. E de ordem comunicacional também mas não quero, para já, dar demasiada importância a isso (mas tb não desvalorizo)
Acho que Não é motivo para, sequer, pensar na sua saída, sobretudo quando quem nos dirige reafirmou recetemente a aposta nele. Já ganhámos muitos jogos com substituições feitas por ele. Houve um período em que praticámos o melhor futebol da Liga e atingimos uma boa série de vitórias. Fomos muito dignos na competição que todos disseram que íamos ser espezinhados e só caímos para a Liga Europa devido a um roubo escandaloso. Também foi o Marco Silva a fazer isto. Contudo, falhámos quando não podíamos falhar. Ao perdermos pontos em casa contra equipas muito inferiores, teríamos de ter ganho o derby e depois o belém. O título foi-se e o segundo lugar está difícil. Também não podemos escamotear isto. Porque o Marco também aceitou o repto de lutar pelo título e se esse objectivo esfumou-se, ele lá terá a sua quota parte de responsabilidade (que nunca será total, obviamente).
O meu lado optimista diz-me que esta época será uma especie de ano zero do treinador na grande faculdade que é o Sporting. Que ele é inteligente, ouve/lê as críticas dos adeptos e tem a humildade e a coragem de mudar um jogador, um sistema ou uma forma de jogar se isso for o melhor para o Sporting. Que vai aprender muito sobre o que este clube representa para nós e vai conhecer melhor quem o rodeia, seja presidente, director ou empresário. Que vai começar o próximo ano com um discurso diferente, cabeça limpa e com novos conhecimentos adquiridos desta época. E aí veremos o verdadeiro Marco Silva.
O meu lado pessimista, porque todo o Sportinguista que se preze tem um, vai ao encontro de uma saída dele no final do ano, seja de que forma for ou para onde for. Mas se vier um que faça melhor, acabará por ser um mal que vem por bem.
15 Fevereiro, 2015 at 22:29
Grande Sá.
Sem tirar nem pôr.
15 Fevereiro, 2015 at 22:32
O meu lado pessimista disse-me para dizer ao teu lado optimista que, muito dificilmente vais ver o ‘narciso’ marco silva no SCP de 2015/16…
É que, um treinador que não consegue motivar os jogadores de que dispõe geralmente só tem um caminho… Que é ir procurar treinar para outras paragens…
15 Fevereiro, 2015 at 23:09
É mesmo isso que penso Sá, completamente de acordo contigo!
15 Fevereiro, 2015 at 22:24
Até os B’s foram goleados… 4-0 na vila das Aves…
Agora vão jogar na Alemanha… Pode ser que demonstrem alguma vontade, que metam o pé sem medo de se aleijarem, que não se furtem ao choque, que corram mais, que acertem mais passes, que não estejam os 11 jogadores dentro da nossa área nos cantos e livres do adversário, que marquem os livres e cantos a nosso favor com algum critério, que defendam colectivamente atacando ora o jogador ou a bola, que façam faltas quando é importante, que acertem alguns dos centros… Enfim que joguem como equipa e sem ser bola para o Nani ou para o Carrillo e pode ser que engatem alguma jogada…
É que o que nos têm apresentado desde a recepção á Académica, inclusive, tem sido muito fraco… E nós os adeptos/sócios não pedimos o céu, apenas que se esforcem como colectivo e que defendam o clube que representam, e não o jogar para o contrato, ou para a transferência…
Já quanto ao treinador, não lhe peço nada, acho que deve é estar calado e por a equipa a jogar futebol… Não me parece que vá ficar muito tempo em Alvalade/Alcochete…Quem prefere defender a sua ‘imagem’ em vez de reconhecer os erros que tem cometido, não demonstra a fibra e o espirito que necessitamos num treinador para esta fase do Sporting Clube de Portugal. Reconheço que é um bom treinador mas longe, muito longe de ser um excelente ou mesmo um super treinador de futebol… Quem negligencia o momento defensivo da forma que nós vemos, jogo após jogo, nunca será um grande treinador…
15 Fevereiro, 2015 at 22:33
Meus amigos não podemos considerar este ano um ano zero. Então e o ano passado do Jardim? Seria talvez o – 10… Jardim veio a seguir a um ano horribilis, teve de montar uma equipa quase do nada, conseguiu-o, tornando-a competitiva, apostando em jovens e quase ganhando o campeonato.
Precisamos de um treinador que saiba apostar na formação e desenvolver jogadores. Jardim tinha esse perfil, mesmo que por vezes não gostássemos do estilo de jogo da equipa. Infelizmente bazou. Pois, foi pena. Mas ainda assim deu 3M a ganhar, fora o facto de ter deixado a equipa na Liga dos Campeões. Deixou uma equipa montada e foi nesse ponto que entrou o Marco.
Marco que tentou mudar o estilo de jogo (estava no seu direito), embora nesse percurso tenhamos perdido imensos pontos estúpidos com equipas de merda. Mas não parece partilhar do entusiasmo por apostar em jogadores mais jovens ou em lançá-los. E isso é fundamental numa equipa como o Sporting. Quando parecia ter-se atinado com a estratégia, começamos outra vez a vacilar e a perder pontos com equipas medíocres como o Belém. Não podíamos ter jogado com aqueles gajos como o fizemos ontem! Não me interessa se não perdemos nenhum ponto com as nádegas, mas se depois andamos a fazer merda com equipas que não valem um caracol. Custa muito perceber isso? Ainda se tivessemos empatado mas tivessemos jogado bem, podíamos falar em azar. Assim foi apenas aselhice.
Agora há duas possibilidades: ou se interrompe já esta fase má ou se vai de mau para péssimo. Se esta possibilidade acontecer e nos próximos jogos a equipa não jogar nada, culminando com uma derrota no Ladrão, BdC não vai fazer mais nenhum puxão de orelhas público a ninguém. Sabem o que ele vai fazer não sabem?
15 Fevereiro, 2015 at 22:41
Caro Leoníssimo,
Obviamente que este não é o “Ano Zero”.
O problema é que, para o campeonato, tudo indica que o MS vai fazer pior do que Leonardo Jardim. Mais: vai fazer pior com melhor.
Espera-se ao menos a conquista da Taça (parece inevitável concluir que a sua não conquista será um gigantesco falhanço) e, com um bocado de sorte nos próximos jogos da Liga Europa, potenciar uma ou duas vendas no final da época.
SL
15 Fevereiro, 2015 at 22:51
Exatamente. MS está a conseguir fazer pior com melhor. Já disse o que penso. Se até ao Dragão a coisa não der sinais de melhoria, ou seja se não tiver rendimento aceitável na eliminatória com o Wolfsburgo (até pode ser eliminada, mas que jogue com dignidade) e se perder com o Porco, além do MS continuar a mostrar que não consegue abanar a equipa e não der oportunidades a outros jogadores, para mim pode mesmo ir andando, com indemnização e tudo. Porque se tivermos de perder a LC (e mesmo a pré-eliminatória) o prejuízo será muito maior.
15 Fevereiro, 2015 at 23:07
Caro Leoníssimo,
Nem “tanto ao mar, nem tanto à terra”…
Parece-me um bocado injusto serem esses dois próximos desafios o critério a utilizar para o despedimento do treinador…
A não ser que pense ser o plantel do SCP muito superior ao que eu entendo ser, os desafios com o Wolfsburg e os andrades são, EM TEORIA, dois desafios em que o SCP entra em nítida inferioridade.
Por outro lado, a não ser que – em caso desses dois insucessos – o MS perca o controlo do balneário, não vejo grande vantagem em despedimentos “a meio da época”…. Quer porque não veja quem o poderá substituir assim a “curto prazo”, quer porque as coisas – principalmente as desta gravidade/dimensão – devem ser feitas de uma forma ponderada…
SL
15 Fevereiro, 2015 at 23:28
Caro Livramento:
A história desta época tem revelado que a equipa só tem saído de fases negativas quando é abanada. Quem o tem feito? O presidente. A pergunta é: irá ele continuar a faze-lo? Penso que não, sobretudo depois de tudo o que se passou da ultima vez. Portanto nesse caso será mesmo obrigado a tomar uma atitude mais radical. Vamos para esses jogos em inferioridade mas temo que se os perdermos MS já não conseguirá dar a volta a isto. E temos o 3 lugar (fraco consolo) para lutar e a Taça de Portugal…
15 Fevereiro, 2015 at 22:54
https://www.facebook.com/1540381016243909/photos/a.1540381886243822.1073741828.1540381016243909/1541256209489723/?type=1
Epá digam-me que esta merd* é mentira 🙁
15 Fevereiro, 2015 at 23:00
É verdade. Se tem 3 cartões, não joga.
15 Fevereiro, 2015 at 23:02
Não estava nos planos para esta eliminatória, principalmente na Alemanha, não jogar o William.
15 Fevereiro, 2015 at 23:02
Confirma-se de facto… Está no site da UEFA como castigado para o jogo com os alemães. Teremos Rossel?? Qual será a alternativa que iremos term?
15 Fevereiro, 2015 at 23:04
Terá de ser Rossel, não estou a ver outro.
15 Fevereiro, 2015 at 23:07
Pois… não sei porquê fiquei ainda mais apreensivo em relação a esse jogo….
15 Fevereiro, 2015 at 23:09
Ninguém é insubstituivel mas William faz falta na nossa equipa.
Vamos acreditar que Rosell faça o papel dele.
15 Fevereiro, 2015 at 23:08
Caralhos me fodam se o mister não convoca Wallyson na ausência do William (em relação ao Gauld já perdi a esperança).
15 Fevereiro, 2015 at 23:11
Ao Sá, no que te foste meter. Vais ser sodomizado! 😛
15 Fevereiro, 2015 at 23:12
😀
15 Fevereiro, 2015 at 23:12
Aliás, vai ser interessante ver como vamos jogar na Alemanha. Ponderava seriamente utilizar o Wallyson, um jogador que não tem medo de ter a bola e com muita qualidade de passe. A pressão vai ser muita e, a meu ver, o brasileiro adaptar-se-ia muito bem. Digo eu.
15 Fevereiro, 2015 at 23:14
E dizes bem…! Ou então vai ser o básico e jogar rossel…
15 Fevereiro, 2015 at 23:29
Também preferia o Wallyson. mas não vai ser ele…
15 Fevereiro, 2015 at 23:39
AM, recua o JM para 6.
15 Fevereiro, 2015 at 23:08
Não limpa para outra prova? Isto é ridículo …
15 Fevereiro, 2015 at 23:13
Acho que não. 🙁
15 Fevereiro, 2015 at 23:15
Não deve limpar porque são competições diferentes, é como cá a taça de Portugal não limpa com a liga e vice versa.
15 Fevereiro, 2015 at 23:02
Hehehehe o mundo é belo porque é variado….o pessimismo do Sa é o meu optimismo.
É um treinador criado pelos media, nao vale mais um pintelho que o do Passos, ou que os treinadores mediocres que têm passado no clube nos ultimos anos .
As bolas paradas são um desastre
1 golo de livre directo
1 golo de livre indirecto
4 golos de canto
Por respeito à grandeza do maior nao conto os 3 golinhos contra bombeiros e pasteleiros ok?
Anda ao sabor do vento, so fez mudanças na equipa fruto de lesoes ou castigos, isto é de acasos .
entrou o Joao Mario quando um acaso o obrigou,
entrou o Paulo Oliveira quando um acaso o obrigou,
entrou o Tobias quando um acaso o obrigou,
nao é um treinador que procura soluçoes para resolver problemas. Se as soluçoes lhe caem em cima optimo, senão levas com o Sarr ad vomitum.
Joga contra todas as equipas da mesma forma.
Depende exclusivamente da inspiraçao de Carrillo e Nani. Quando eles não estão naqueles dias, ja sabemos que não marcamos.
Ainda nao percebeu que o Slimani foi pra Can e ele ja teve tempo de voltar.
Enfim se esta merda cumpre o contrato vao ser 4 anos muito longos. Se por outro lado ele for de vela e o carnide lhe pega…. ok isto ja é optimismo a mais. Ja me contento so com um treinador a serio!
15 Fevereiro, 2015 at 23:12
Já agora o que é um treinador a sério para ti?
16 Fevereiro, 2015 at 12:01
um gajo do estilo do Ottmar Hitzfeld, ja ganhou tudo a nivel de clubes, pos a Suissa no top 10 do ranking com uma cambada de jogadores medianos, que jogavam bom futebol, descomplexados, com atitude. Enfim, tudo o que eu queria no Sporting.
Ou outro com o mesmo perfil.
Sei que nao podemos ter jogadores caros, mas precisamos de um treinador caro, (exactamente por nao podermos ter jogadores caros).
15 Fevereiro, 2015 at 23:24
Quando saiu o Leonardo Jardim eu referi aqui pl’A Tasca o perfil de treinador que gostaria de ver a treinar o SCP…
Não me interessava se fosse português ou estrangeiro, para mim até acho melhor que fosse um estrangeiro e que tivesse experiência em equipas formadoras (escola holandesa ou francesa, ou mesmo inglesa) e que trabalhasse tanto com a equipa principal como com a equipa B… Além disso, e por causa dessa experiência acumulada, traria certamente novas metodologias para as bolas paradas e … movimentações colectivas, quer no momento ofensivo, quer no momento defensivo. Os treinadores da escola espanhola, francesa e holandesa são os mais conhecidos por trabalharem o futebol das suas equipas de forma mais colectiva…
Por isto, mas não só, quando o marco silva foi apresentado não me entusiamou, continua sem me entusiasmar e, dificilmente me entusiasmará. Um treinador que precisa de vir mandar ‘recadinhos’ na Comunicação social (onde pugna por manter a imagem do coitadinho) para os jogadores e dirigentes da equipa que treina… está apresentado. A merda do contrato de 4 anos é que está a atrapalhar a resolução deste embróglio…
É que, com um plantel melhor do que o do ano anterior está no limite para fazer pior… E não me venham com desculpas, desculpinhas e desculponas, que o tempo de adaptação já passou há mais de 5 meses… Em minha opinião é pior do que Leonardo Jardim, ponto.
15 Fevereiro, 2015 at 23:16
“A equipe técnica, começando pelo seu treinador é competente e tem demonstrado isso no campo, mas essa competência apesar de ser uma condição necessária, pode não ser suficiente. Quando temos medo que nos acusem de ter medo, poderemos estar a abrir o caminho para o insucesso”.
Não consigo vir criticar um treinador que como aqui já foi referido, este ano tem trazido alguma estabilidade em jogos com equipas grandes.
Embora não tenha ganho ao Benfica, também não perdeu nenhum dos jogos realizados, coisa que me parece que já há alguns anos não sucedia. Contra o Porto para já o saldo é positivo, com um empate e uma vitória esclarecedora para a taça.
No entanto era bom refletirmos sobre algumas situações.
A Competência- Marco Silva parece-me um treinador competente. No clube que anteriormente dirigiu realizou um excelente trabalho com alguma consistência levando o anterior clube à presença em competições europeias, coisa que nunca tinha sucedido a esse pequeno clube e com prestações dignas para a capacidade do mesmo, o que levou muita gente neste país, com especial relevância para a comunicação social, que o elevou a grande revelação entre os treinadores e o deu como pretendido por todos os grandes clubes portugueses. A sua entrada para o Sporting pareceu a toda a gente um bom acto de gestão, a seguir a uma saída inesperada de um treinador que tinha feito um excelente trabalho, no ano anterior.
O futebol praticado pelo Sporting e demonstrado em muitos campos contra boas equipas tem sido extremamente agradável com uma grande posse de bola e uma dinâmica a meio campo muito eficaz, com muitos remates e grandes oportunidades de golo.
A Inexperiência- Quem treina há tão pucos anos como é o caso de Marco Silva, para mais vindo de um clube pequeno, como o Estoril, não tem, nem poderia ter capacidades para chegar a um clube como o Sporting Clube de Portugal e ter a tarimba e o conhecimento de treinadores com curriculum. Este caso também foi possível de verificar no ano passado com Paulo Fonseca no Porto, temos que pensar que nenhum destes treinadores, jovens e com bom trabalho nos seus clubes anteriores, passaram sequer por etapas de serem adjuntos em grandes clubes e com treinadores de topo, vide o caso Mourinho que antes de ser treinador principal, “estagiou” com grandes senhores do futebol, Robson, Van Gaal, em grandes clubes, Sporting, Porto e Barcelona.
Esta inexperiência tem-se manifestado principalmente quando se joga contra equipas fechadas ou que conhecem bem a forma de jogar do Sporting e que pressionam à saída da defesa, não deixando que a posse de bola seja feita no centro do terreno, criando espaços entre a defesa e o resto da equipa, assim como quando é necessário defender resultados por diferenças mínimas, em que a equipa tem de defender solidariamente. Não me parece que a equipa de Marco Silva esteja preparada para isso, esta situação poderá ter a ver com o facto da experiencia em equipas pequenas seja de jogar de igual para igual ou em processos defensivos contra adversários de maior dimensão, raramente em posição de superioridade contra equipas fechadas.
A Comunicação – Em grandes clubes como o SCP, a pressão mediática é extremamente elevada e o facto de se passar de ilustre desconhecido a treinador ou jogador, diariamente solicitado pelos media pode levar a algum deslumbramento, o que aproveitado por quem tem de vender notícias diariamente é claramente um filão a explorar. Este deslumbramento associado a uma grande vontade de subir na carreira pode por vezes trazer alguns dissabores quando se encontra uma direção forte que pretende de alguma forma controlar tudo o que se passa dentro do clube. Não conhecemos os motivos concretos que levaram à polémica que se instalou no final do ano entre o Presidente e o treinador, mas o aproveitamento da comunicação social foi o rastilho no barril de pólvora.
A Motivação- Motivar um jogador de uma grande equipa como o Sporting ao contrário do que possa parecer não é uma tarefa fácil, principalmente para jogos com equipas pequenas em que a superioridade à partida é grande. Sendo que nestes jogos normalmente a motivação do adversário é muito elevada. Ora esta função é um dos principais trabalhos do treinador atual, motivando e levando a intensidades competitivas em todos os jogos e não só naqueles em que esses itens são perfeitamente normais como aqueles contra os grandes ou nas competições europeias. Parece-me aqui a grande falha de Marco Silva, temos uma equipa bipolar, que ora faz jogos de grande nível ora faz outros completamente sofríveis.
Depois desta reflecção sabemos que têm de ser feitas escolhas e tomadas decisões. Ou esperamos pelo crescimento da equipe técnica e assumimos os riscos desta espera sabendo que é necessário tempo, coisa que em tudo na vida e ainda mais no futebol é um bem muito raro e precioso, que não se compra e que dificilmente se encontra quem o queira dar, ou mudamos e arriscamos recomeçar tudo de novo com um novo treinador, provavelmente inexperiente porque não há dinheiro para ir buscar um com competências demonstradas.
Para isso lá está a Direção. Eu não queria estar na pele de Bruno de Carvalho
15 Fevereiro, 2015 at 23:31
Concordo com algumas partes do que escreveste…
Particularmente quando referes “Ora esta função é um dos principais trabalhos do treinador atual, motivando e levando a intensidades competitivas em todos os jogos e não só naqueles em que esses itens são perfeitamente normais como aqueles contra os grandes ou nas competições europeias. Parece-me aqui a grande falha de Marco Silva, temos uma equipa bipolar, que ora faz jogos de grande nível ora faz outros completamente sofríveis.”
Desta tua dissertação, sobre um dos pilares do que deve ser um treinador de equipa grande nos dias de hoje, infere-se qual deve de ser a opção para o Presidente Bruno de Carvalho e restante Direcção. Sem espinhas!
15 Fevereiro, 2015 at 23:49
Não comparando em termos técnicos, Marco Silva, com Leonardo Jardim, treinador que me agradou imenso, penso que a grande diferença está na area psicologica, que pode fazer a diferença entre ser competitivo ou não, entre ganhar ou não.
A minha unica dúvida prende-se com a questão do que será melhor para o clube , demitir ou esperar, coisa que no Sporting nunca foi coisa fácil.
Demitir no final da época, bem entendido, pode ser um risco de entrada em ciclo vicioso, esperar pode ter riscos ou beneficios no adquirir de experiencia.
16 Fevereiro, 2015 at 3:36
Despedir no final da época creio que não trará riscos nenhuns, visto que o treinador que entrar terá toda a pré-época para trabalhar e preparar os jogadores.
15 Fevereiro, 2015 at 23:37
Quando o gordo Gobern mete no topo o Marco Silva acho que diz tudo …. e mete BdC no fundo chamando-o de indio cara pálida.
Enfim e eu a pensar que ver um porco a andar de bicicleta era o topo de tudo o que tinha visto.
15 Fevereiro, 2015 at 23:58
Exactamente. Não dá que pensar serem as bestas que querem o mal do Sporting os maiores defensores de MS? Não será porque lhes agrada o rumo que as coisas levam?
15 Fevereiro, 2015 at 23:53
Resumindo: O futebol maravilha do Marco esgotou-se na sua capacidade de marcar e desatar nós complicados no ataque, ainda mais cedo que, no ano passado, se secou a veia goleadora do Sporting do Leonardo, sem contudo alguma vez ter atingido a consistência ou a segurança defensiva deste último.
Uma boa lição para nós, Sporting, sobre aquelas máximas de que se fazem os campeões: raça e segurança defensiva.
Este ano estamos melhores no que diz respeito à capacidade de enfrentar adversários dificeis, ainda que só tenhamos conseguido ganhar uma vez ao porco (espero a segunda, mas veremos). No entanto, não fomos capazes de tirar proveito disso (carnide x 2 por culpa nossa e shalke por culpa de outros).
Posto isto, o post acaba muito bem: Unidos até maio, que há uma taça para ganhar e um lugar na pré-eliminatória para segurar. Quanto ao volkswagen, não estou esperançado. Oxalá me engane.
Depois de maio, que rodem as cadeiras, que se venda o Marco (outros 3M era tão belo), e que, no meio da confusão dos fundos e dos mendes, o Leonardo volte para onde nunca devia ter saído. A custo zero. E que tenham um Nani.
16 Fevereiro, 2015 at 0:18
Um lider tem que ser o defensor da estabilidade sobretudo nos momentos em que as coisas não correm bem. Ao longo da época haverá sempre momentos bons e maus e o Presidente tem que dar todo o apoio sobretudo nestes.Se se deixar empurrar pela pressão dos mais ansiosos, e receio que seja este o traço mais frágil da sua personalidade, e entrar na vertigem de mudar treinadores BC acabará por ser vitima de si próprio e desistir perante o inevitável falhanço de resultados. Basta ver o que sucedeu na B e nos Juniores. Esse tem sido o maior problema do Sporting e causa de insucessos atrás de insucessos. MS é um bom treinador precisa de estabilidade e de …jogadores de melhor qualidade em certas posições. Os defesas Centrais foram um sufoco e também não existe alternativa ,com características idênticas ,a Slimani sendo que 2 mesese sem ele dá para enterrar muitas ambições. Com um Orçamento de 1/3 dos rivais, arbitragem do contra e imprensa adversa exigimos ser campeões já !..Calma. Estamos ainda a percorrer o caminho das pedras. Diria que o lugar ” natural ” do Sporting nas actuais condições é o 3º. Melhor só se algo correr mal aos 2 rivais.
Se chegarmos ao final da época em 3º lugar e vencedores da Taça de Portugal acho que será uma boa época. Claro que não faltará quem diga que é falta de ambição. Eu digo que é o realismo necessário para partirmos para a próxima época e corrigirmos progressivamente as distâncias que ainda temos dos outros.O futebol tem muito de irracional mas ainda acredito que os Objectivos tem que estar alinhados com os meios. Ambição desmedida, ansiedade e voluntarismo a mais só comprometem o projecto e podem devolver-nos ao ponto de partida onde BC nos foi resgatar.
16 Fevereiro, 2015 at 0:46
Bom post Cherba.
Talvez discorde na escolha do William como um dos melhores.
Sempre mais uma pirueta, mais uma finta. Gostava de o ver um pouco mais assertivo, mais rápido.
Quanto às bruxas. deve ser do carnaval.
16 Fevereiro, 2015 at 1:06
Não vi o jogo, mas digo que este empate mexeu muito com o meu sistema, mais do que muitos outros.
Isto porque não consigo perceber, como é que uma equipa que sabe sair bem a jogar, consegue mil e 1 remates por jogo, tem tão pouco aproveitamento.
Será do esquema tácito, será falta de treino de remate?
Não sei.
Isto deixa-me muito frustrado, mas não descrente na qualidade do nosso plantel, que eu acredito, que é muita.
Será que o Marco devia fazer mais? Eu acho que sim.
Andamos sempre a jogar contra autocarros e parece que não se muda nada no jogar, de maneira a conseguir furar-lhe os pneus.
Sou fã do nosso treinador e do futebol que pôs o SPORTING a jogar, mas estes resultados chateiam-me, sabendo eu bem que temos equipa para ganhar a qualquer equipa no nosso Campeonato.
Eu ADORO o nosso SPORTING, foi esta direcção e equipa que fizeram tornar-me Sócio, mas hoje estou muito abatido.
SAUDAÇÕES LEONINAS PARA TODO O TASQUEIRO(A)
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING
16 Fevereiro, 2015 at 1:56
Desculpa-me a piada fácil – eu sei que deve ser da escrita inteligente – mas o sistema de jogo é isso mesmo: tácito.
É tão tácito que se torna inóquo. É assim que jogamos e ponto. Todos sabem o que esperar de nós, até a porra da convocatória é imutável. Quanto mais tirar uma alteração do banco ou de jogo para jogo. Nem para defender um resultado, nem para abrir uma lata complicada.
16 Fevereiro, 2015 at 3:48
É pá obrigado pela correção, se não dissesses passava-me ao lado.
A palavra seria táctico.
Saudações