Não tenho idade suficiente para associar a minha escolha clubística às conquistas que o Sporting foi tendo. É quase um facto, em Portugal, que a decisão que tomas em apoiar um clube está relacionado com a influência dos teus familiares diretos ou pelas vitórias do momento. No meu caso foi claramente a pressão familiar. Ainda assim, a alma sportinguista precisa de ser alimentada por momentos bons e alegres, porque senão torna-se num prazer meio masoquista. O jogo de quinta-feira é um deles, como já foi o jogo do Dragão para a Taça de Portugal e o encontro contra o Benfica em Alvalade.
Vamos para este jogo da mesma forma como iniciamos cada campeonato. Aquela fé inabalável e segura de que este tem que ser o nosso ano, tem que ser o mote para esta vitória. Se quando o nosso querido Sá Coração de Leão Pinto treinava o grande Sporting nós acreditávamos, porque raio não haveríamos de acreditar agora? Se as condições estão melhores, porque não?
O Wolfsburgo tem uma equipa estrondosa! A fantástica classificação na Bundesliga torna-a claramente na equipa favorita para passar a eliminatória. Mas nós somos Sporting! Somos aquela equipa que acredita sempre até ao último minuto de cada jogo! Somos adeptos que seguem com a equipa aos milhares, mesmo sabendo que a vitória é uma esperança mas nunca uma certeza! Somos a equipa que já eliminou o milionário Manchester City com o Xandão a titular! Somos um clube que caiu ao tapete e está a levantar-se com mais força do que aquela que caiu! Somos a equipa que mais jogadores da sua formação coloca no onze inicial! Somos a equipa do William, que chorou quando vestiu o manto sagrado pela primeira vez! Somos a equipa que tem o Nani, que até chorou quando marcou o golo!
Sim, o Nani! O Nani é o jogador chave da eliminatória. Será sempre com uma boa prestação do Luís Carlos que podemos ambicionar lutar pela eliminatória. Como já referi aqui tantas vezes, é e será até ao fim da época, um imenso orgulho e prazer ver este jogador a jogar pela nossa equipa. Leio disparates sobre a sua pessoa e as suas prestações, diariamente. No ínicio da época ele “vinha para cá armado em vedeta”, a fase seguinte foi chamar-lhe o que realmente ele é: Craque! Agora a malta estava naquela fase, em que dizia que tinha que ir para o banco porque não acrescenta. Farto-me de rir! O Nani, o melhor jogador da liga, no banco. O jogador que arrasta consigo 2 ou 3 adversários cada vez que toca na bola. O Nani joga sempre!! E se sair é para ser aplaudido… só!
Concluo com o desejo de ver rapidamente o comentário televisivo do Ribeiro Cristóvão sobre o nosso próximo jogo europeu. É sempre uma ajuda motivacional, de uma pessoa percebe tanto de futebol.
Vamos ganhar! Vamos passar a eliminatória! Ah! E vamos OUTRA VEZ ganhar ao Dragão no Domingo! Se o primeiro lugar é impossível, já o segundo é para conquistar. E devo já dizer que concordo com a expulsão do André Simões porque o futebol é para pessoas educadas e não é para andarmos aqui a chamar nomes feios uns aos outros. Dos países mais evoluídos em termos de futebol, só em Portugal é que alguém chama F**** da P*** ao árbitro….. Ah! Claro! E também no Brasil, pronto.
ESCRITO POR Adrien S.
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
25 Fevereiro, 2015 at 22:15
E amanhã (anotem lá isto que eu vou dizer…)…
E amanhã …”palavra” de Max…vamos mandar os “alemões” bater com os cornos “contre la Ligne Maginot…” (se não souberem o que é…perguntem aos vossos pais ou avós…)
Como já o disse por aqui, fiz parte de um forum de sportinguistas “Forum Sporting 1906″…onde arranjei bons amigos (A Alexia por exemplo é amiga de uma grande sportinguista que conheci através do Forum …a Lena, da Torcida verde…)…
Fizemos vários almoços e ainda hoje mantenho amizade com alguns dos “foristas”…
Um deles é um sportinguista natural de Loures, mas residente há muitas décadas na zona de Boston o Juvenal…que uma vez veio de propósito para um encontro de amigos (chamavamos-lhe Akecimento) e um jogo do Sporting… (adivinhem qual era a bebida “oficial” do Forum nos “Akecimentos” e almoços…)
Pois o Juve está em Portugal (veio fazer uma visita à mãe já bastante idosa e que não quer ir para junto dos filhos na América…o que o obriga a vir várias vezes até cá…) e hoje tocou o meu telelé e era…o meu amigo Juve…
Está combinado… embora eu vá chegar muito em cima do jogo…vai certamente dar para trocar um forte abraço com um grande amigo que o Sporting me “deu a conhecer”…!
(É engraçado…: o Juve já quase não sabia escrever português “aprendeu bastante a treinar” todos os dias no Forum 1906…)
Então fica combinado amigos…:
Amanhã vai ser mais uma noite tipo…:
Manchester United…
Manchester City…
Newcastle…
Vai ser uma noite “para obrigar os Ribeiro’s Cristovão’s” cá da praça…a “engolir sapos com penas e tudo”…
Spooooooorting…!!
SL
25 Fevereiro, 2015 at 22:22
A Leninha é uma grande Amiga 🙂 gosto imenso dela e uma Sportinguista de juba bem larga.
25 Fevereiro, 2015 at 22:24
Linha Siegfried e a antitese… criadas apos 1 grande guerra…e fintadas pelo 3 reich via belgica…
25 Fevereiro, 2015 at 22:30
Boa…!!
Mas também era de esperar…com a mobilidade já então existente no exército alemão…era facil adivinhar que iriam “fintar” as casamatas da Linha Maginot…
SL
25 Fevereiro, 2015 at 22:36
Caro max..apesar de escrever mal cm 1 raio, gosto e sei umas coisinhas de historia e estrategia… 😉
Mas sim a blitzkrieg pensada pelo rommel foi super eficaz…
Em junho de 1940 em paris ja la andava o adolfo…
25 Fevereiro, 2015 at 22:43
Também só os franceses para pensarem que aquela história da Linha Maginot ia resultar…
25 Fevereiro, 2015 at 23:04
Meu amigo…eu nasci em 1943, mais propriamente a 2 de Março (está quase…)…
E foi o facto de “eu ter nascido” que deitou por terra toda a estratégia do “gajo do bigodinho apardalado”…
Eu estou a brincar, mas a situação foi dramática…
Milhões de pessoas inocentes a sofrer barbaramente com uma estupida guerra (as guerras são todas estupidas…)…
Aliás, não são apenas as guerras que são estupidas , pois como temos até assistido no futebol o que não faltam são situações estupidas de violencia, levadas a cabo ou incentivadas por tanto “hitlerzito de trazer por casa…”
Abr e SL
26 Fevereiro, 2015 at 0:54
ah frost quem inventou a blitz foi o general Heinz Guderian o maior genio militar da WW2 era um general prussiano e anti-nazi, tal como o Rommel aliás e foi retirado do comando pelo hitler quando se preparava para invadir Moscovo, o Rommel (o 2º melhor da WW2) aplicou.a no norte de africa e o Patton (o 3º melhor, porque o japones era almirante e não general) aplicou-a quando da ofensiva aliada na Europa
Abraço e SL
27 Fevereiro, 2015 at 0:36
Rommel era o comandante do Africa Korps…
SL
27 Fevereiro, 2015 at 0:39
Grandes batalhas contra Montgomery. E que comandou uma conspiração contra Hitler, sendo fuzilado. Um grande chefe militar e um tipo lúcido. Dos poucos que os boches tiveram na II Guerra Mundial…
25 Fevereiro, 2015 at 22:36
Sobretudo com as informações do nazi Eduardo VIII, a quem se arranjou a desculpa esfarrapada que abdicou do trono para casar com uma americana.
25 Fevereiro, 2015 at 22:38
Tu tb 7-1?! Ai o caracas….
25 Fevereiro, 2015 at 22:50
Eu tb?
25 Fevereiro, 2015 at 22:55
Sim ..a dar-lhe em estrategia e historia…
Olha reli o q escreveste ali em cima sobre o Eduardo VIII e desatei-me a rir!
Figure out! 😉
25 Fevereiro, 2015 at 23:20
Ah sim! Já percebi 😉
O que escrevi é verdade, ainda passou aqui pelo Estoril, onde esteve na casa dos Espirito Santo (que surpresa a escumalha saber apreciar-se..) e depois foi despachado para umas ilhas.
As revistas cores de rosa depois empolgaram essa do casamento, para ajudar a disfarçar.
Para o RU tb não ficava bem perceber-se o elevado apoio que o fascismo teve nas suas elites. A diferença foi que os londrinos partiram a boca aos nazis na batalha urbana de Cablle Street logo em 34, e reduziram a margem de manobra…
SL
26 Fevereiro, 2015 at 8:31
Erm, correcao historica: espero que a Ligne Maginot seja aquilo que os alemaes tragam para se defenderem.
25 Fevereiro, 2015 at 22:29
Quanto ao jogo.
Claro que é possível vencer.
Somos o Sporting Clube de Portugal.
2 golos chegam.
Stop euforias.
2 golos chegam.
Depois marcar o 3º.
Quanto às declarações de MS, aquilo que já estava à espera, demonstra que sempre teve qualidade na estratégia comunicacional.
SL
25 Fevereiro, 2015 at 22:32
Nem sempre… mas penso que está no bom caminho. Após a “chicotada psicológica” o único deslize foi o dizer que “talvez um dia fale”. Tirando isso tem estado irrepreensível. Estou quase a admitir que até pode ficar para além do final da época, algo que nunca pensei admitir quando o vi no “cara a cara”. Só precisa de ser menos casmurro e aprender com os erros (todos os cometemos).
25 Fevereiro, 2015 at 22:37
Nem sempre, como assim?
25 Fevereiro, 2015 at 22:41
Não me parece que o “cara a cara” tenha sido muito eficaz… Ia dando despedimento. E não me parece que ele verdadeiramente quisesse isso.
25 Fevereiro, 2015 at 22:46
Pelos vistos foi eficaz para evitar despedimento. Mesmo sem grandes resultados, a sua capacidade de comunicação foi o que lhe granjeou o apoio.
25 Fevereiro, 2015 at 22:50
Penso que é um tipo que articula bem o discurso. Não é um erudito, ou um verborreico (tipo Manuel Machado) mas também não provoca hematomas na gramática de uma forma escandalosa (tipo Jasus).
Em relação ao que pretende atingir é óbvio que se moderou imenso a partir do momento em que esteve quase despedido. Foi eficaz a evitar despedimento, mas só depois de quase ter provocado esse mesmo despedimento com o seu discurso.
Eu por mim sem estar rendido (já me andava a chatear a casmurrice dele) e sem achar que é um treinador feito (já) estou disposto a dar-lhe mais um crédito. Veremos
25 Fevereiro, 2015 at 22:51
quando disse um treinador feito, queria dizer um grande treinador feito (já)…
25 Fevereiro, 2015 at 23:02
Não quero adiantar mais nada do que escrevi. Para mim era óbvio que ele ia dizer isto, e só não o escrevi pq n tive tempo, para “acalmar” quem durante a tarde estava preocupado.
Como era óbvio, previsível e elementar, não fiquei surpreendido.
Decorrentemente não sentiria nenhuma necessidade de mudar qualquer opinião, se tal encaixava nas variáveis da matriz.
25 Fevereiro, 2015 at 23:12
Ok. Eu também não mudei de opinião em relação a nada do que escrevi até agora sobre ele (o bom e o mau). Acho é que se ele estivesse mal intencionado deveras, tinha um oportunidade desta conferência de imprensa se largar mais umas cascas de banana, numa semana em que o presidente foi atacado de vários lados. E não o fez, fosse isso ou não previsível. Aliás, nada hoje em dia é previsível… exceto o colo-colo ser beneficiado descaradamente nos seus jogos.
Agora só espero que o MS saiba montar a equipa para ganhar as próximas batalhas (pelo menos que os jogadores joguem com a atitude necessária para tal…)
25 Fevereiro, 2015 at 23:15
Tinha oportunidade nesta conf. imprensa? Não me digas que não viste lá o acessor de impressa mesmo ao lado dele e até fez questão de responder quando lhe fizeram a pergunta pela 4ª vez sobre o Jefferson.
Agora já não dizem o que querem porque têm lá o “policia” ao lado 😉
25 Fevereiro, 2015 at 23:16
Ehhhh lá
Onde se lê acessor deve ler-se assessor 😀
25 Fevereiro, 2015 at 23:16
“tinha uma oportunidade nesta conferencia de imprensa de largar mais umas cascas de banana”
25 Fevereiro, 2015 at 23:17
Alexia: seja com assessor ou não o verrugas portou-se bem. É só esse o meu ponto. Se chega para merecer a nossa confiança (porque ele não é avaliado sobretudo pelas conferencias mas pelo que faz em campo e nos treinos) veremos até ao final da época.
25 Fevereiro, 2015 at 23:24
n tinha oportunidade nenhuma para meter veneno, se tivesse, como tem, dois dedos de testa.
25 Fevereiro, 2015 at 23:30
Pois aí estamos em desacordo: tinha sempre oportunidade de meter veneno. Podia era ser mais ou menos óbvio. E como já concordamos que não é burro…
25 Fevereiro, 2015 at 23:34
oportunidade de meter veneno sem queimar a sua imagem não tinha, pois não é burro como dizes, clarifico o que dizia com “oportunidade”
25 Fevereiro, 2015 at 22:38
Tu ve la o q dizes 7-1… ainda aparece ai o spin doctor dele… 😉
25 Fevereiro, 2015 at 22:45
Queriam que o MS fosse após 3 resultados miseráveis, uma vitória na 2ª parte contra o penultimo e na véspera de um jogo onde pode ser eleminado, fosse “mijar fora do penico”?????
Eu sinceramente, às vezes fico parvo com tanta ingenuidade.
Cá para mim pensei, se mete veneno, lixa-se perante uma grande parte dos sportinguistas, se se limita a dizer não comento cumpre, se além do não comento, ainda diz algo do tipo como disse face ao Presidente apoiar o grupo (e n disse que ia fazer falta), disse que o apoio era bom (ou seja, qd n existe “apoio” é mau) é porque é de facto muito inteligente.
Escrevam o que eu vos digo, um tipo com esta qualidade de discurso (próprio ou aconselhado) não tem “deslizes”, tudo é pensado ao milimetro.
25 Fevereiro, 2015 at 22:47
Será que há também uma agência de comunicação por trás dele? 😉
25 Fevereiro, 2015 at 22:48
Claro que existe. A proeleven.
25 Fevereiro, 2015 at 22:57
Ainda sobre as declarações ele também podia ter dito (e ninguém podia dizer que era incendiário): “não comento, mas é óbvio que jefferson irá fazer falta” Ou mesmo uma mais neutra: ” não quero comentar, mas estas coisas não são nada boas para o grupo”. O MS de há uns meses teria dito isto. Era aquelas declarações meias tintas que deixam leitura nas entrelinhas. E não o fez… Tem tido muito mais cuidado com a forma como as palavras dele podem ser lidas/interpretadas. Mesmo a CS já percebeu que nesta fase deixou de ter ali um maná.
25 Fevereiro, 2015 at 23:04
Eu tb n sou o 7-1 que era à 3 meses.
Nada é estático na vida.
E adapto o 7-1 às circunstâncias e relações de força, como qualquer animal racional.
25 Fevereiro, 2015 at 23:14
Sim, mas isso és tu que és um gajo inteligente (só os burros não mudam ou não aprendem). Não podes pensar que todos sejam obrigatoriamente assim…
25 Fevereiro, 2015 at 23:22
Claro que não. Por isso não tomo MS por burro.
25 Fevereiro, 2015 at 22:35
Se fôr para ficar de alma e coração até eu dou o braço a torcer e passo a gostar dele.
25 Fevereiro, 2015 at 22:57
Nos últimos tempos, a equipa tem subido defensivamente mas parece mais frouxa no ataque – já não procura o corredor central, abdicou do carrossel e da pressão alta. Há quem diga que os dois factos estão ligados. (E há ainda a questão Slimani.)
Amanhã, aposto que vai ser tudo ao contrário.
Eu acredito na remontada, 1 e 2 e se calhar até 3. Mas terá de ser uma equipa muito madura e inteligente para não sofrer nenhum. E essa equipa ainda não vi jogar esta época. Oxalá seja amanhã que não lhes tremam as pernas quando se virem a ganhar por 1-0 e 2-0 e por aí adiante. AMANHÃ NINGUÉM TREME, OUVIRAM?
25 Fevereiro, 2015 at 23:09
Tremer ou não tremer…eis a questão…!!
SL
25 Fevereiro, 2015 at 23:10
🙂
26 Fevereiro, 2015 at 2:20
O único sacana cujas pernas tremeram na primeira mão e além disso só fez merda, foi o Jeferson.
Como, felizmente, vai jogar o Jonatan, ainda há esperança.
26 Fevereiro, 2015 at 1:53
E segundo disseram o Mónaco jogou sem 5 habituais titulares, não sei se é mesmo verdade porque não sigo a equipa.
26 Fevereiro, 2015 at 2:15
Grande Adrien, grande texto. Se não fosse soar a atrasado mental até me propunha lançar o movimento “Fica Nani”, coisa que se pode dizer cá em Portugal mas, se fosse dita em Itália…
Os espanhóis, por exemplo, “ferem-se” com coisas de pouca monta, são susceptíveis, sei lá. Se te lembrares de mandar um amigo Espanhol “hacer puñetas” ele vai todo contente mas, se quizeres vender um Mitsubishi Pajero em Espanha, mudam-lhe o nome e antes de mais dão-te um RODER (não sei se é assim que se escreve ou com um “J”) Hombre indignado e se calhar , se estiverem para aí virados, fazem-te o que fazem hoje em dia aos touros e andaram, num passado não muito distante, a fazer uns aos outros “encantados”. Se te começarem a contar histórias de inverosímil heroismo em quem ninguém presente poderá acreditar e os mandares lixar, investem como Miúras mas, se lhes disseres ” me cago!”, a abreviatura de uma expressão indigna que usam sem pestanejar, nem estremecem. A expressão que, muitas vezes não usam na íntegra por comodismo (não por pudor) é a seguinte : – ” me cago en la leche de la Virgen” portanto vê lá como se me torna difícil encabeçar um movimento chamado “Fica Nani!” pois poderiam confundir-me com um seguidista do Aviário da Luz, coisa que para mim seria o pior dos insultos.
O que acho, depois de o ver chorar na relva sagrada de Alvalade, é que se lhe pedirmos muito r organizarmos um movimento tipo “Missão Pavilhão”, por exemplo “Missão Nani É Para Continuar” então ele ficará e jamais partirá.
Depois da tenda que o Berbere armou em Alvalade no fim do Verão passado e do recente escândalo do do único cigano Brasileiro que me é dado conhecer, resta-nos a “Missão Nani!” se queremos ir a algum lado. A esperança não morre nunca!
Missão Nani, a única que o fixa aqui!