Depois de ultrapassada a depressão do fds passado, temos que pensar racionalmente no calendário e saber se o segundo lugar ainda está ao nosso alcance.
Temos que acreditar, porque não é impossível!
Estamos a 8 pontos (que são 9 na prática) e faltam disputar 11 jogos (33 pontos).
Atribuindo um grau de dificuldade de:
#1 ás equipas que estao classificadas nos 6 primeiros lugares;
#2 ás que estão entre o 7° e o 12° lugar;
#3 ás que estao entre o 13° e 18° lugar.
Temos 5 jogos em casa:
Penafiel (3)
Guimarães (1)
Boavista (3)
Nacional (2)
Braga (1)
Braga (1)
Nacional (2)
Rio Ave (2)
Benfica (1)
Setúbal (3)
Belenenses (1)
Em resumo:
3 jogos de grau #1
3 jogos de grau #2
5 jogos de grau #3
Isto vale o que vale e não passa de um exercício teórico que apenas tenta partir de algo concreto (a classificação actual).
Mas ficam os dados e com uma nota: nesta fase, preferia jogar contra equipas do grau #2, porque as de grau #3 serão as que vão estar mais na luta pela manutenção e isso pode trazer surpresas.
Uma coisa é tê-los… outra é ganhá-los…
Como as coisas andam (série de últimos resultados) e depois do “atropelo” (auto-imposto?) na VCI, não sei em que estado anímico estão para hoje.
Acredito que o 3º lugar está seguro…. E na final da taça estaremos lá.
Por fim, ainda tenho esperanças que alcançar o 2º lugar.
Para os menos crentes na turma de alvalade, isto que escrevi é mesmo verdade e acredito a 100% nestas possibilidades!
Esta frase é que devia ter sido a frase a reter da Conf. Imprensa do Msilva, mas como ele não a disse….
Sobre o Paulo…. mais dia menos dia Tem que estar na Seleção A! Vai demorar mais por causa da cor da camisola, mas vai chegar um momento em que será inevitável!! É o nosso Patrão da Defesa e….. tem atitudes de liderança / capitão…. não só nas palavras, como no Relvado! Basta estar minimamente atento para ver isso…
Assim a frase a reter foi: Marco Silva: «Vamos conseguir estar na final da Taça»!
Sobre o P. Oliveira…fogo…está claramente nos 3 melhores centrais Portugueses actualmente….Será ridículo mas estou contigo…ainda vamos comer com os Ricardos Costas e coisas assim…
Bora la Sporting, este é o jogo mais importante do ano, ( neste momento), vamos la dar tudo… Precisamos de titulos!!!!!
Tou com uma angustia… mas temos muito mais equipa que estes gajos, é so guardar a calma e tudo se passara bem!
Nem que sejam os mesmos 11 de sempre, com as substituicoes de sempre, hoje nao pode haver fadiga, hoje o mental tem de contar mais que as pernas!!!!
Há uma grande diferença entre este jogo e os jogos que disputámos internamente esta época. Se estivéssemos no campeonato éramos obrigados a entrar procurando o golo desde o primeiro minuto e isso desgasta-nos, além de já termos todos entendido que nao somos particularmente fortes em ataque continuado..
No jogo de hoje e porque existe uma segunda mão, podemos jogar para procurar e forcar o erro. Fazendo (com mais classe) aquilo que as equipas de merda nos fazem durante todo o ano. Entrando assim vamos ter um desgaste bem menor e se o conseguirmos isso aumentará a maturidade táctica desta equipa (que é baixíssima)
ora eu como compro religiosamente todas as semanas o jornal do Sporting 🙂 já tinha lido foi a minha companhia no percurso de comboio até ao trabalho ….. é este o espirito que todos temos de ter …. nem mais !!!!!!!!!! vamos ganhar hoje … SPORTINNNNNNNNNNNNGGGGGGGGG
se calhar foi 🙂 …. por acaso eu gosto muito de andar de comboio ao contrario de muita gente acho um meio de transporte muito bom que me permite ler, ouvir musica não ter stresses ..vá quando dá para ir sentada !!!!!!
ao lado do motorista não ???? ahahaha isso é que era … mas eu ando sempre na 1º carruagem quando venho para o trabalho e a tarde vou sempre na ultima …ahahhaha tenho umas pancas do caraças 🙂 !!!!!
Mal seria se não conseguíssemos o 3º lugar.
Percam 1 minuto a ver o calendário do Braga até ao fim da época e talvez percebam que esta história do “ai que ainda nos tiram o 3º lugar” só pode ser coisa de “meninos”.
O braguilha recebe o porco amanhã e ainda tem que ir ao galinheiro, ao campo do facadas sport clube e a Alvalade… (são só 12 pontos em disputa, em que se fizerem 2 ou 4 já se podem dar por contentes).
Também não acredito que cheguemos ao 2º, mas o braguilha passar-nos à frente?
Um bocadinho (só um bocadinho) menos de pessimismo, dava jeito.
E eu nem sou dos mais optimistas que anda por aqui.
É verdade que esta é só a primeira mão, mas uma vitória e um bom jogo seriam fundamentais para enquadrar o jogo do porto como eu acho que devia ser enquadrado… um acidente de percurso!
Um acidente que deixa marcas profundas, é certo, mas que não seja recordado por mais do que isso.
Antes desse jogo tínhamos vulgarizado o segundo classificado alemão… ainda alguém se lembra? É que foi só à uma semana atrás.
Quem faz isso, tem que ter algum valor!
Eu, pessoalmente, não é por ganhar ou perder hoje que vou ter mais ou menos confiança da equipa, mas sei que para a generalidade dos sportinguistas é importante que hoje a equipa se afirme e diga alto em bom som:
Não sei se a equipa está animicamente a postos para reagir e trazer uma vitória.
Há ali qualquer coisa… hmmm… não sei… E não acredito que o maior problema seja físico.
Agora começa o bombardeamento de “propostas” e “diz-que-disse” com vários jogadores que acabam para o ano contrato… mais aquela merda a despropósito do bufardas do Jefferson. Tou preocupado que no balneário comecem a olhar cada um por si… Tou mesmo preocupado que isso já seja um sentimento instalado. Mesmo, mesmo…
Vamos estar no Jamor e penso que o 3º lugar está seguro.
Mais do que ninguém eles vão querer ganhar os jogos todos.
Independentemente das várias opiniões por aqui, de uma forma geral não estou nada preocupado em quem joga ou deixa de jogar, quem está no banco ou na bancada. O objectivo é ganhar hoje e estarão lá os melhores.
De uma forma mais particular, folgo em saber que Slimani já está disponível e sim, gostaria que Wallyson e Gauld começassem a ter mais minutos na equipa principal.
dos últimos 5/6 jogos que fizemos, em que estávamos na corrida pelo título, em qual deles é que abdicavam do Nani, ou do Adrien ou do William? isto sem abdicar de nenhuma competição.
a CS está a tentar por pressão sobre o Sporting com a ameaça braga. esquecem-se é que se o braga ganha os próximos jogos, o Sporting pode reentrar na luta pelo título.
sobre as renovações, acho difícil segurar alguns jogadores dado que os clubes que os perseguem têm muito mais argumentos financeiros que nós. e eu não retiro uma vírgula ao que já aqui escrevi várias vezes. são épocas de sacrifício e vamos ter de lutar com armas desiguais.
continuo a preferir um clube com futuro que no futuro não ter clube!
sim.. a saída a título definitivo do William vai doer. mas, não acredito que mantenhamos o nosso tipo de jogo. acho que iremos passar a jogar num 4231 mais declarado. e aí ou JM desce ou Wallyson sobe ao plantel A. de todos os que tenho visto, é o que mais me agrada. o Palhinha, tem potencial, mas não para já.
Ainda ontem … sem Matic, o Mourinho mete o Zouma (20 anos) a trinco. Além do West Ham ser a equipa mais concretizadora de cabeça (trabalho de casa), o gajo foi um tampão autêntico.
eu não pergunto qual dos jogadores tiravam. mas em que jogo. e quer queiram quer não, o Adrien dá 10 a zero em intensidade e rigor táctico ao Martins. daí o Martins jogar quase sempre a 10…
Do Adrien, dispensava os u´ltimos 2 meses.
Jogador voluntarioso, com alguma intensidade, mas convenhamos…para um candidato ao titulo parece-me curto. Nestes últimos jogos tem sido, a par de Nani, o grande “bloqueio” do futebol do Sporting. No último domingo:
– Contra ataque em que demora uma eternidade com bola nos pés, depois sofre falta -> resultado: bola não passa da barreira;
– Remate á entrada da área para….as nuvens.
Isso é algo que me tem irritado nestes últimos jogos, os jogadores parecem mais preocupados em ganhar faltas do que em jogar á bola…como se o nosso aproveitamento desses lances desse frutos.
Para já convinha ganhar este… e se possível, decidir já a eliminatória.
Depois logo se vê…
Vamos viver um dia de cada vez, apreciar o nascer do sol, agradecer as pequenas coisas boas da vida, e vencer o, e apenas o, próximo jogo.
Gosto de jogadores assim humildes, positivos e que ao que parece estão agradecidos aos simbolo que usam junto ao coração.
Vamos ter brevemente o melhor central a defender as cores de Portugal.
Off:
Vou finalmente conhecer a Madeira 😛
Mas não é hoje para ver o nosso Sporting 🙁
É só daqui a 15 dias para a reunião anual da Empresa que desta vez calhou Madeira 😛
Resta segurar o 3º lugar e ganharmos a taça de portugal. O jogo de hoje assume extrema importância. Temos de trazer um bom resultado da Madeira.
A grande verdade do dia é dita pelo grande Krassimir Balakov (que saudades deste jogador do caralhão!): “O Sporting joga bom futebol mas a bola não entra”.
Eu pergunto, como estariamos agora se o Slimani não tem ido para a puta da CAN ? Ele que é o nosso melhor avançado. Ou se MS tem dado mais minutos a Tanaka que quanto a mim o pouco que jogou respondeu sempre bem mas ainda não estava devidamente oleado com equipa e não conseguiu suprimir no imediato a ausência de Slimani? E se MS tivesse percebido de uma vez por todas que Montero a ponta de lança não tem intensidade nem poder de choque e desgaste para jogar sozinho?
Algumas perguntas deixadas no ar. Eu quero hoje que a puta da bola entre. E gostava de ter um jogador que em 3 oportunidades marcasse 3 golos, como fez o do porco no passado domingo. Pede-se eficácia! Não vale a pena jogar bonito se a redondinha não entra!
“Decorreu esta quinta-feira a assembleia constitutiva do Núcleo Sportinguista da Assembleia da República, num evento em que foram eleitos os órgãos sociais do mesmo para 2015/16, aprovados por unanimidade e aclamação.
Eduardo Ferro Rodrigues é o presidente da mesa da Assembleia Geral, ao passo que José Manuel Araújo assume a presidência da Direção José Matos Rosa do Conselho Fiscal.
Finalizados os trabalhos, Ferro Rodrigues falou num “momento muito importante”: Para mim é uma honra e um orgulho por este núcleo ser representativo de todos os partidos com assento parlamentar e nos órgãos sociais também existirem pessoas de todas cores políticas”.
Em representação do Sporting, esteve presente Artur Torres Pereira, vice-presidente da área ligada à expansão e aos núcleos, que salientou a inovação da medida: “É a primeira experiência do núcleo de um clube na Assembleia da República em toda a Europa e, provavelmente, no Mundo”.
O dirigente aproveitou ainda para lançar dois desafios: aumentar o número de sócios do Sporting, que “precisa de duplicar”, e ajudar a concretizar a Missão Pavilhão.”
Fico satisfeito por continuarmos a Inovar… Mas depois assaltaou-me uma pergunta: E o 1º núcleo ‘virtual’ do SCP??? E A TASCA a núcleo do SCP?
Bom, tinha que vos deixar este off-topic para reflexão…
Sim. O mais novo, Francisco Conceição com 12 anos. Mas é o único da família para já a trabalhar no nosso grande clube… (são 4 filhos, um pai e uma mãe…)
SPORTING
«Sporting joga bom futebol mas a bola não entra» – Balakov
13:58 – 05-03-2015
O antigo jogador dos leões, Krasimir Balakov, elogiou o plantel leonino e a sua forma de jogar, mas lamenta o azar da equipa nos últimos jogos.
«Sei que os jovens precisam de tempo e paciência para evoluírem. A equipa joga bom futebol mas a bola não entra, o futebol é assim mesmo com bons e maus momentos», declarou o ex-médio à Antena 1.
Balakov realçou a enorme importância de vencer ao Nacional da Madeira esta noite, em jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. «O Sporting tem de ganhar. É uma oportunidade soberana para chegar à final. Como sportinguista espero que o Sporting ganhe», referiu.
O antigo futebolista búlgaro lamentou ainda a ausência de Nani nos convocados. «É um craque do futebol e um jogador com grande experiência que faz sempre falta», concluiu.
Um dos melhores jogadores do Sporting que tive o privilégio de ver jogar.
Pé esquerdo fabuloso, colocava a bola onde queria. Jogador de nivel mundial. Foi pena não ter ficado mais tempo no Sporting, ainda fez umas grandes épocas no Estugarda. Julgo que merecia ter ido para um clube de maior dimensão, tinha futebol para qualquer equipa do mundo.
Se não me engano, Balakov veio com Iordanov e Guentchev (3 bulgaros). Destes apenas o Guentchev não vingou em Alvalade. O Bala e o Iorda foram grandes aquisições.
Desculpem, mas talvez alguém tenha interesse em ler o “curriculo” deste “piratinha”…
É engraçado que ninguém “o quer ligado” a PJ…e tantos o querem ver ligado ao nossos Sporting…
**********************
Paulo Pereira Cristóvão. A incrível história de um homem em queda
Nem os inimigos se atrevem a classificá-lo como mau polícia. Como ex-agente competente caiu em desgraça e é agora suspeito de ser mentor de uma associação criminosa
Se há uns anos dissessem a Maria Alice Fernandes que Paulo Pereira Cristóvão acabaria como suspeito de ser mentor de uma associação criminosa, em vésperas de ser julgado por outros sete crimes, a sua antiga chefe na Direcção Central de Combate ao Banditismo diria ser impossível. “Era disponível, trabalhador, nunca virava a cara a nada, e era um bom investigador.”
Foi a investigação do Caso Joana, a criança que desapareceu da aldeia de Figueira, em Portimão, que o trouxe para a ribalta. E essa foi também uma das causas da sua queda. Pereira Cristóvão, conhecido igualmente pelas iniciais PPC, foi um dos investigadores chamados a ajudar a equipa de Faro a desvendar o desaparecimento, em 2004. Cristóvão acabou acusado de ter agredido Leonor Cipriano, mãe da criança, em troca de uma confissão de homicídio.
Quem com ele trabalhou põe as mãos no fogo: não terá sido responsável pelas agressões. Ao julgamento somou-se um processo disciplinar. Não foi o único. Terá acumulado três ou quatro, um deles por alegado assédio a uma mulher que apresentou uma queixa ao piquete da PJ; outro por alegado desvio de 800 euros apreendidos. Quando se sentiu encurralado, contam, pediu a demissão. Teria esperança de que, com a sua saída, os processos fossem arquivados. Não foram. Acabou por recorrer de todas as condenações.
Mas o Caso Joana esteve longe de ser a única grande investigação que teve nas mãos desde que entrou para os quadros da PJ em 1990. Na longa passagem pela Direcção Central de Combate ao Banditismo, e mais tarde num trajecto mais curto na investigação do crime económico, investigou tráfico de seres humanos, terrorismo, corrupção e crimes como os de que agora é suspeito: rapto e associação criminosa. “Era um polícia obediente, de pose militar, que às 7 da manhã estava pronto para trabalhar. Não é de admirar que depois lhe fossem parar às mãos algumas das investigações mais importantes”, recorda ao i um antigo colega.
Hoje, mesmo entre os inimigos que fez na casa, é difícil encontrar quem não reconheça que era um bom polícia. Se algo fazia adivinhar que o promissor agente da PJ poderia vir a ser acusado de ligações a um esquema de assaltos à mão armada?
Só se fosse a sua “esperteza”, a sua “ambição” e o seu “olho para o negócio” a deixarem pistas. Antigos agentes da PJ contam que um dia Paulo Pereira Cristóvão apareceu a vender frigoríficos aos colegas. Que os guardava numa garagem e teriam vindo do Estoril. Maria Alice Fernandes desmistifica: Cristóvão andou, de facto, a vender minifrigoríficos. E também candeeiros. Mas a fonte dos electrodomésticos e peças de decoração seria outra, segundo a antiga investigadora da PJ.
“A mãe dele trabalhava naquele hotel do Campo Pequeno, o ALIF. Em 2004 o hotel ia remodelar-se e vendeu aquilo. Eu ainda lhe comprei um candeeiro. E quis comprar um frigorífico, mas já não havia.” Noutra fase, há quem também se recorde de o ver a vender canetas com câmaras integradas.
Um ano depois de sair da PJ, Pereira Cristóvão tem uma estreia grandiosa no mundo dos livros. “A Estrela de Joana”, que falava dos bastidores da investigação e, pelo meio, “reduzia a cinzas” alguns colegas da polícia, vendeu milhares de exemplares, chegando a bestseller. Seguiram-se outros quatro livros: um deles, “Uns Feios, Outros Porcos, Todos Maus”, lançado em 2008, conta a vida dupla de um inspector da polícia com uma veia criminosa. Hoje há quem pense que Cristóvão se terá inspirado em si próprio para dar corpo ao protagonista, Maurício Fagundes.
A par da exploração do mercado editorial, abre uma empresa de business inteligence. “Ele queria implementar um sistema de investigação à americana, mas cá isso é ilegal”, lembra um colega. Funda a Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas, desdobra-se em entrevistas, convida António Pragal Colaço para o acompanhar nessa missão. Hoje o advogado que chegou a ser seu defensor não quer nem ouvir falar do antigo amigo por quem se sentiu atraiçoado. A história da amizade de ambos envolve até mulheres: uma antiga sócia de Pragal ter-se-á casado com Cristóvão. Mas não terá sido por aí que se incompatibilizaram: Pragal Colaço, aliás, terá até estado presente no casamento. A história de amizade e parceria que acabou com dois homens desavindos conta-se em muitos episódios. Fontes relatam que, num deles, Cristóvão terá chegado ao ponto de tirar três quadros do escritório do advogado.
Quando os devolveu, Pragal Colaço terá acabado por lhe oferecer um como presente de aniversário retardado. Na altura, um ainda conseguia ouvir falar do nome do outro.
As suspeitas de que o ex-inspector poderia estar a entrar por caminhos perigosos intensificaram-se quando, em 2009, se candidatou a presidente do Sporting, e sobretudo dois anos mais tarde, quando aceitou integrar a lista de Godinho Lopes e ficar como vice-presidente com o pelouro da segurança e dos grupos organizados de adeptos.
Antigos colegas que ainda se lembravam do alegado envolvimento de Godinho Lopes no caso dos navios da Expo ligaram-lhe: “Sabes com quem é que te estás a meter? Tu tem cuidado!” Mais uma vez, não correu bem. Quando Cristóvão se demitiu do cargo, em Junho de 2012, já tinha de novo a cabeça debaixo da guilhotina. Era então suspeito de ter montado uma armadilha a um árbitro, José Cardinal, para o vir a incriminar por corrupção. Foi a última vez que Maria Alice Fernandes ligou ao seu antigo funcionário: “Mas você agora adopta os métodos do crime organizado?”
O mais surpreendente, para quem o conheceu e aprendeu a admirar a sua inteligência e a sua capacidade de sedução, é como terá sido o próprio a “entalar-se”. As suspeitas começaram logo quando se dirigiu a um antigo amigo na PJ e este constatou que o que tinha em mãos não eram cópias, mas os documentos originais.
A um mês de começar a ser julgado nas Varas Criminais de Lisboa, por um tribunal de júri, por crimes como burla qualificada e denúncia caluniosa agravada, Cristóvão voltava a aparecer nas notícias como protagonista de uma história de bandidos. Terça-feira de manhã Cristóvão era detido por suspeita de escolher e controlar vítimas de assaltos. Os telefones de actuais e antigos inspectores da PJ não pararam: “Já viste o que aconteceu?”
Agora, quando é preciso traçar o retrato da ascensão e da queda do homem que prometia ser um investigador brilhante, há quem diga que Cristóvão dava um case study: “Tem pontos em comum com um Vale e Azevedo, mas é muito mais assertivo, mais cativante.
É uma figura ímpar: tanto para o mal como para o bem.” Há quem diga que se perdeu. Que se deixou “embebedar” pelo dinheiro fácil e pelas actuais necessidades financeiras – que já não são as mesmas de outrora. “Na polícia, em sectores perigosos, as pessoas têm de ser muito seguras em termos morais, ter os pés no chão. Quando saiu da polícia perdeu a instância de controlo.”
Na sua página no Facebook, PPC mostrava ser um homem que distribuía sopa aos pobres. Os agentes da PJ e os procuradores que o investigaram criaram uma teoria: era uma estratégia para comover os jurados em julgamento. Sucessivas fotos de capa – todas elas públicas por definição – também não escondiam que pertencia a uma loja maçónica. Quem o conheceu interpretou-o como um aviso. “O próprio livro do Sporting era uma ameaça”, conta um antigo colega. Ninguém acredita que Cristóvão acaba aqui. “Mesmo preso não acaba. Sabe muita coisa e saberá usar esses trunfos como moeda de troca.”
********
Com esta leitura aprendi mais uma coisa com “algum peso”…
É também “maçon”…
Sendo assim…tem a escola toda para o crime de colarinho branco…!
“Sporting queixa-se de isenções da Câmara ao Benfica e reclama €40,6 milhões de “apoios em falta”
Com a questão da isenção das taxas urbanísticas ao Benfica ainda por esclarecer, Bruno de Carvalho considera que há uma “desigualdade de tratamento” ao Sporting. Em carta enviada a 26 de fevereiro, faz as contas ao que terão sido os apoios dados aos dois clubes e exige à autarquia a diferença: 40,6 milhões de euros
Sporting queixa-se de isenções da Câmara ao Benfica e reclama €40,6 milhões de “apoios em falta”
Benfica, 88,5 milhões; Sporting, 47,9 milhões (incluindo aqui €5,4 milhões de pedidos pendentes). É este o resultado, segundo as contas do Sporting, para os apoios concedidos pela Câmara de Lisboa, desde 1990, aos dois principais clubes da cidade.
Com a polémica da proposta de isenção ao Benfica das taxas urbanísticas e das compensações ao rubro (o assunto transitou da Câmara para a Asembleia Municipal, que terá a última palavra), Bruno de Carvalho escreveu na quinta-feira da semana passada ao vice-presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.
Os leões sentem-se “discriminados”. Mas a carta vai muito além dos lamentos. “Considerando (…) que o total de apoios finaceiros da Câmara ao Benfica foi de €88.587.400, entende o Sporting ter legitimidade para solicitar (…) que a Câmara conceda ao Sporting benefícios ou direitos a acordar, tais como direitos de edificabilidade na cidade de Lisboa, no mesmo valor”.
Para Bruno de Carvalho, “o valor total de novos apoios em falta a conceder ao Sporting estima-se em €40.633.240”.
Um mur(r)o de lamentações
A carta do presidente do Sporting teve como destinatário o vice-presidente da Câmara, Fernando Medina. Duas semanas antes, haviam estado frente a frente, numa reunião em que o Sporting discutiu com a autarquia várias questões relacionadas com o pavilhão que o clube pretende edificar na zona do antigo Estádio José de Alvalade.
A reunião teve lugar a 11 de fevereiro, curiosamente o mesmo dia em que o executivo municipal discutiu e aprovou, apenas com os votos do PS, a proposta a levar à Assembleia Municipal em que o Benfica reclama a isenção de taxas urbanísticas (ao abrigo de um protocolo celebrado entre o clube e a Câmara de Lisboa em 1995).
Ao saber depois, assume-o Bruno de Carvalho na carta a Medina, os termos da proposta respeitante ao Benfica, o Sporting subiu a parada.
Para começar, o clube vem colocar em causa o protocolo assinado com a autarquia em 2011 e o plano de pormenor daí decorrente, aprovado em 2014. “O atual Conselho Diretivo [do Sporting] entende que as obrigações decorrentes do protocolo e do plano de pormenor (…) estão desiquilibradas e [são] muitíssimo onerosas para o clube”.
Mais adiante, noutro dos exemplos invocados, o presidente leonino diz que “o Sporting considera-se fortemente prejudicado na medida em que a Câmara concedeu ao Benfica um conjunto de vantagens financeiras, no âmbito dos apoios à construção do novo estádio destinado ao Euro 2004, de que o Sporting não benefiicou”.
Bruno de Carvalho afirma que as “notícias” sobre a proposta para a isenção de taxas ao Benfica – quantificada pela Câmara em €1,8 milhões, mas pela presidente da Assembleia Municipal, Helena Roseta, em €4,6 milhões – “motivaram naturalmente grande contestação e controvérsia entre os sócios do Sporting, em particular os residentes na cidade de Lisboa, que se sentem discriminados, sentimento que é partilhado pelo órgãos sociais do Sporting”.
A guerra Sporting-Benfica, tão acesa nos últimos tempos, chegou agora a mais uma trincheira: a Câmara de Lisboa.
António Costa, que tinha a rebentar à sua volta as explosões da proposta de isenção das taxas urbanísticas ao Benfica, recebe agora mais fogo, disparado pelo Sporting.”
5 Março, 2015 at 13:16
Infelizmente só resta segurar o terceiro lugar e ganhar a taça.
5 Março, 2015 at 14:45
Eu ainda acredito no 2.º lugar…. fcp joga com o braga esta semana e ainda tem o jogo com o lãfica.
5 Março, 2015 at 15:10
São 9 pontos para recuperar…
5 Março, 2015 at 15:19
e 33 pontos em jogo…
5 Março, 2015 at 15:27
A propósito disto, vou ver se encontro umas “contas de sumir” que fiz esta semana num dos tópicos anteriores!
5 Março, 2015 at 15:29
Aqui está:
Depois de ultrapassada a depressão do fds passado, temos que pensar racionalmente no calendário e saber se o segundo lugar ainda está ao nosso alcance.
Temos que acreditar, porque não é impossível!
Estamos a 8 pontos (que são 9 na prática) e faltam disputar 11 jogos (33 pontos).
Atribuindo um grau de dificuldade de:
#1 ás equipas que estao classificadas nos 6 primeiros lugares;
#2 ás que estão entre o 7° e o 12° lugar;
#3 ás que estao entre o 13° e 18° lugar.
Temos 5 jogos em casa:
Penafiel (3)
Guimarães (1)
Boavista (3)
Nacional (2)
Braga (1)
E 6 jogos fora:
Marítimo (2)
Paços (2)
Setúbal (3)
Moreirense (2)
Estoril (2)
Rio Ave (2)
Em resumo:
2 jogos de grau #1
6 jogos de grau #2
3 jogos de grau #3
O porto tem…
5 jogos em casa:
Arouca (3)
Estoril (2)
Académica (3)
Gil Vicente (3)
Penafiel (3)
E 6 jogos fora:
Braga (1)
Nacional (2)
Rio Ave (2)
Benfica (1)
Setúbal (3)
Belenenses (1)
Em resumo:
3 jogos de grau #1
3 jogos de grau #2
5 jogos de grau #3
Isto vale o que vale e não passa de um exercício teórico que apenas tenta partir de algo concreto (a classificação actual).
Mas ficam os dados e com uma nota: nesta fase, preferia jogar contra equipas do grau #2, porque as de grau #3 serão as que vão estar mais na luta pela manutenção e isso pode trazer surpresas.
5 Março, 2015 at 16:50
3 derrotas dos corruptos em 11 jogos? Duvido
2 derrotas e 2 empates? Tb pouco provável.
Os gajos têm 2 derrotas até esta jornada, e metade dos nossos golos sofridos.
Mais depressa nós empatamos e deitamos estas contas por terra.
5 Março, 2015 at 16:54
Mais improvável que tudo isso é o Sporting ganhar os 11 jogos que faltam…
5 Março, 2015 at 13:18
Ora nem mais, Paulo. .. espero essa mentalidade para logo, quero ir ao Jamor. Só aceito a vitória.
SPOOOOOOOOOORTING
5 Março, 2015 at 13:29
Uma coisa é tê-los… outra é ganhá-los…
Como as coisas andam (série de últimos resultados) e depois do “atropelo” (auto-imposto?) na VCI, não sei em que estado anímico estão para hoje.
5 Março, 2015 at 13:29
E um Xistra pronto a ajudar… enfim… hoje não espero nada de bom.
5 Março, 2015 at 13:38
Acredito que o 3º lugar está seguro…. E na final da taça estaremos lá.
Por fim, ainda tenho esperanças que alcançar o 2º lugar.
Para os menos crentes na turma de alvalade, isto que escrevi é mesmo verdade e acredito a 100% nestas possibilidades!
5 Março, 2015 at 13:39
O Nani não joga hoje. É a prova de que andou a ser espremido em em total subrendimento. Uma opção que nao trouxe nada de bom a ninguém…
🙁
Z
5 Março, 2015 at 13:49
Concordo plenamente. Aproveitou-se o golão – vamos lá a ver os juros que vamos pagar por isso..
5 Março, 2015 at 15:38
Aqui está parte do segredo das dores que se queixou e das lágrimas como corolário do gholo excelente…!!
SL
5 Março, 2015 at 13:45
Esta frase é que devia ter sido a frase a reter da Conf. Imprensa do Msilva, mas como ele não a disse….
Sobre o Paulo…. mais dia menos dia Tem que estar na Seleção A! Vai demorar mais por causa da cor da camisola, mas vai chegar um momento em que será inevitável!! É o nosso Patrão da Defesa e….. tem atitudes de liderança / capitão…. não só nas palavras, como no Relvado! Basta estar minimamente atento para ver isso…
5 Março, 2015 at 14:15
Esta frase é que devia ter sido a frase a reter da Conf. Imprensa do Msilva, mas como ele não a disse….
Pois…
5 Março, 2015 at 14:19
+1
5 Março, 2015 at 15:29
Assim a frase a reter foi: Marco Silva: «Vamos conseguir estar na final da Taça»!
Sobre o P. Oliveira…fogo…está claramente nos 3 melhores centrais Portugueses actualmente….Será ridículo mas estou contigo…ainda vamos comer com os Ricardos Costas e coisas assim…
5 Março, 2015 at 13:45
Bora la Sporting, este é o jogo mais importante do ano, ( neste momento), vamos la dar tudo… Precisamos de titulos!!!!!
Tou com uma angustia… mas temos muito mais equipa que estes gajos, é so guardar a calma e tudo se passara bem!
Nem que sejam os mesmos 11 de sempre, com as substituicoes de sempre, hoje nao pode haver fadiga, hoje o mental tem de contar mais que as pernas!!!!
5 Março, 2015 at 13:55
Há uma grande diferença entre este jogo e os jogos que disputámos internamente esta época. Se estivéssemos no campeonato éramos obrigados a entrar procurando o golo desde o primeiro minuto e isso desgasta-nos, além de já termos todos entendido que nao somos particularmente fortes em ataque continuado..
No jogo de hoje e porque existe uma segunda mão, podemos jogar para procurar e forcar o erro. Fazendo (com mais classe) aquilo que as equipas de merda nos fazem durante todo o ano. Entrando assim vamos ter um desgaste bem menor e se o conseguirmos isso aumentará a maturidade táctica desta equipa (que é baixíssima)
Z
5 Março, 2015 at 13:58
ora eu como compro religiosamente todas as semanas o jornal do Sporting 🙂 já tinha lido foi a minha companhia no percurso de comboio até ao trabalho ….. é este o espirito que todos temos de ter …. nem mais !!!!!!!!!! vamos ganhar hoje … SPORTINNNNNNNNNNNNGGGGGGGGG
5 Março, 2015 at 14:56
“Bela” companhia de viagem, hoje não fui eu mas se calhar já fui o seu “motorista” particular algumas vezes. Sporting on the rails!
5 Março, 2015 at 14:58
Quanto ao Paulo, não me canso de escrever isto, Obrigado por me mostrares que estava 100% enganado em relação à tua qualidade !
5 Março, 2015 at 16:07
se calhar foi 🙂 …. por acaso eu gosto muito de andar de comboio ao contrario de muita gente acho um meio de transporte muito bom que me permite ler, ouvir musica não ter stresses ..vá quando dá para ir sentada !!!!!!
5 Março, 2015 at 16:10
Bela tens de pedir ao Olyssipo para te guardar sempre um lugar 😀
5 Março, 2015 at 16:11
ao lado do motorista não ???? ahahaha isso é que era … mas eu ando sempre na 1º carruagem quando venho para o trabalho e a tarde vou sempre na ultima …ahahhaha tenho umas pancas do caraças 🙂 !!!!!
5 Março, 2015 at 16:16
Eu no metro é ao contrário, venho sempre na ultima para o trabalho e depois ao fim da tarde vou na 1ª 😛
5 Março, 2015 at 16:23
AHAHAHHAA 🙂 estamos no sentido inverso Alexia 🙂 mas pronto comunhamos do grande Amor que temos ao Sporting 🙂
5 Março, 2015 at 18:11
É característica do português “normal”…depois há as excepções…!
Fui cobrado de impostos o trabalho apertava sempre mais e sobretudo no fim dos prazos…
Diziam alguns contribuintes…: pagar ao Estado…sempre no último dia, se possível depois da hora…e com dinheiro falso…!!
Eu ordinariamente respondia…:
Ó amigo eu até o atendo depois da hora, mas por favor…com dinheiro falso não…é que depois quem vai pagar sou eu…!
SL
5 Março, 2015 at 16:23
Essa cena do comboio faz-me lembrar uma cena no filme Negócio Arriscado, ainda o Tom Cruise era quase um fedelho.
5 Março, 2015 at 16:33
são as pancas de cada um …. 🙂
5 Março, 2015 at 17:29
Uma pequena correção, maquinista se faz favor. Cascais Line on fire today. É pena não poder sequer ver o jogo, Spooooooorting.
5 Março, 2015 at 14:01
Futuro patrão da nossa defesa e da selecção nacional!
5 Março, 2015 at 14:02
Mal seria se não conseguíssemos o 3º lugar.
Percam 1 minuto a ver o calendário do Braga até ao fim da época e talvez percebam que esta história do “ai que ainda nos tiram o 3º lugar” só pode ser coisa de “meninos”.
O braguilha recebe o porco amanhã e ainda tem que ir ao galinheiro, ao campo do facadas sport clube e a Alvalade… (são só 12 pontos em disputa, em que se fizerem 2 ou 4 já se podem dar por contentes).
Também não acredito que cheguemos ao 2º, mas o braguilha passar-nos à frente?
Um bocadinho (só um bocadinho) menos de pessimismo, dava jeito.
E eu nem sou dos mais optimistas que anda por aqui.
5 Março, 2015 at 14:12
Menos pessimismo ??
Já há alguem para treinar,rodar é motivar a equipa?? Em vez de perder o tempo a escrever os discursos pc para as CS?? 😉
5 Março, 2015 at 14:18
Nem mais!
Temos dois jogos para chegar à final, atenção que ainda não estamos lá…
…Não espero menos que uma vitória hoje na Choupana!
5 Março, 2015 at 14:19
É verdade que esta é só a primeira mão, mas uma vitória e um bom jogo seriam fundamentais para enquadrar o jogo do porto como eu acho que devia ser enquadrado… um acidente de percurso!
Um acidente que deixa marcas profundas, é certo, mas que não seja recordado por mais do que isso.
Antes desse jogo tínhamos vulgarizado o segundo classificado alemão… ainda alguém se lembra? É que foi só à uma semana atrás.
Quem faz isso, tem que ter algum valor!
Eu, pessoalmente, não é por ganhar ou perder hoje que vou ter mais ou menos confiança da equipa, mas sei que para a generalidade dos sportinguistas é importante que hoje a equipa se afirme e diga alto em bom som:
EU QUERO ESTAR NO JAMOR!
5 Março, 2015 at 14:25
Eu também…. se arranjar bilhete! E isso não vai ser fácil!
A 2 mãos com o Nacional…. não me lixem! Temos mais que obrigação de passar!
5 Março, 2015 at 14:34
e duas semanas antes vulgarizámos o líder do campeonato e ainda campeão em titulo.
5 Março, 2015 at 14:54
Não sei se a equipa está animicamente a postos para reagir e trazer uma vitória.
Há ali qualquer coisa… hmmm… não sei… E não acredito que o maior problema seja físico.
Agora começa o bombardeamento de “propostas” e “diz-que-disse” com vários jogadores que acabam para o ano contrato… mais aquela merda a despropósito do bufardas do Jefferson. Tou preocupado que no balneário comecem a olhar cada um por si… Tou mesmo preocupado que isso já seja um sentimento instalado. Mesmo, mesmo…
5 Março, 2015 at 14:26
Vamos estar no Jamor e penso que o 3º lugar está seguro.
Mais do que ninguém eles vão querer ganhar os jogos todos.
Independentemente das várias opiniões por aqui, de uma forma geral não estou nada preocupado em quem joga ou deixa de jogar, quem está no banco ou na bancada. O objectivo é ganhar hoje e estarão lá os melhores.
De uma forma mais particular, folgo em saber que Slimani já está disponível e sim, gostaria que Wallyson e Gauld começassem a ter mais minutos na equipa principal.
5 Março, 2015 at 14:59
dos últimos 5/6 jogos que fizemos, em que estávamos na corrida pelo título, em qual deles é que abdicavam do Nani, ou do Adrien ou do William? isto sem abdicar de nenhuma competição.
a CS está a tentar por pressão sobre o Sporting com a ameaça braga. esquecem-se é que se o braga ganha os próximos jogos, o Sporting pode reentrar na luta pelo título.
sobre as renovações, acho difícil segurar alguns jogadores dado que os clubes que os perseguem têm muito mais argumentos financeiros que nós. e eu não retiro uma vírgula ao que já aqui escrevi várias vezes. são épocas de sacrifício e vamos ter de lutar com armas desiguais.
continuo a preferir um clube com futuro que no futuro não ter clube!
5 Março, 2015 at 15:17
Preocupa-me mais como vamos substituir William do que qq outro …
5 Março, 2015 at 15:18
Tambem a mim. Apesar de olhar para a B e ver muita qualidade no meio campo.
5 Março, 2015 at 15:40
Até acho que o Palhinha é o que me faz mais lembrar o William …
Wallyson e Gauld são certezas, mas para as outras posições.
5 Março, 2015 at 15:44
Gosto muito do que vi do Palhinha, espero que ja esteja totalmente recuperado.
Tambem gosto do F. Geraldes.
Muitas opçoes que podem vir da B nos proximos anos
5 Março, 2015 at 15:26
sim.. a saída a título definitivo do William vai doer. mas, não acredito que mantenhamos o nosso tipo de jogo. acho que iremos passar a jogar num 4231 mais declarado. e aí ou JM desce ou Wallyson sobe ao plantel A. de todos os que tenho visto, é o que mais me agrada. o Palhinha, tem potencial, mas não para já.
5 Março, 2015 at 15:42
Ui, que dupla … JM e Wallyson.
Mas em alguns jogos faz falta um William.
Ainda ontem … sem Matic, o Mourinho mete o Zouma (20 anos) a trinco. Além do West Ham ser a equipa mais concretizadora de cabeça (trabalho de casa), o gajo foi um tampão autêntico.
5 Março, 2015 at 15:49
Não me importava de ter o Carriço de volta, para médio defensivo. Se bem que hoje dá sempre jeito um gajo assim a atirar para o maior…
5 Março, 2015 at 15:53
Fácil. Adrien, o jogador que mais quebra fisicamente, além de termos mais alternativas para a sua substituição: André Martins ou Wally.
5 Março, 2015 at 16:21
eu não pergunto qual dos jogadores tiravam. mas em que jogo. e quer queiram quer não, o Adrien dá 10 a zero em intensidade e rigor táctico ao Martins. daí o Martins jogar quase sempre a 10…
5 Março, 2015 at 16:37
Adrien foi um mostro contra os alemães … e foi enorme enquanto o William andava a recuperar a forma.
A descansar era mesmo com o porco … qt mais não fosse ao intervalo estava out.
5 Março, 2015 at 16:14
Do Adrien, dispensava os u´ltimos 2 meses.
Jogador voluntarioso, com alguma intensidade, mas convenhamos…para um candidato ao titulo parece-me curto. Nestes últimos jogos tem sido, a par de Nani, o grande “bloqueio” do futebol do Sporting. No último domingo:
– Contra ataque em que demora uma eternidade com bola nos pés, depois sofre falta -> resultado: bola não passa da barreira;
– Remate á entrada da área para….as nuvens.
Isso é algo que me tem irritado nestes últimos jogos, os jogadores parecem mais preocupados em ganhar faltas do que em jogar á bola…como se o nosso aproveitamento desses lances desse frutos.
5 Março, 2015 at 15:07
De uma coisa eu não tenho dúvidas:
Com 80 pontos no mínimo somos 2º classificados.
Quanto ao Jamor… conto poder dizer #EuVouLáEstar… pra te apoiar!!
SL
5 Março, 2015 at 15:12
A presença no Jamor tem que ser obrigatória.
5 Março, 2015 at 15:13
Isso mesmo! Neste momento o 3º lugar e a taça é o mínimo dos mínimos para uma época mediana…vamos lá tratar disso pessoal!
5 Março, 2015 at 15:14
Para já convinha ganhar este… e se possível, decidir já a eliminatória.
Depois logo se vê…
Vamos viver um dia de cada vez, apreciar o nascer do sol, agradecer as pequenas coisas boas da vida, e vencer o, e apenas o, próximo jogo.
5 Março, 2015 at 15:17
Tas muito zen. Ou holistico, que ta na moda.
5 Março, 2015 at 15:57
“Hoje o céu está mais azul, eu sinto”
5 Março, 2015 at 15:20
Gosto de jogadores assim humildes, positivos e que ao que parece estão agradecidos aos simbolo que usam junto ao coração.
Vamos ter brevemente o melhor central a defender as cores de Portugal.
Off:
Vou finalmente conhecer a Madeira 😛
Mas não é hoje para ver o nosso Sporting 🙁
É só daqui a 15 dias para a reunião anual da Empresa que desta vez calhou Madeira 😛
5 Março, 2015 at 15:50
Não te esqueças do ‘segurança privado’… 😉
5 Março, 2015 at 22:43
Lá me esquecia eu do meu Bodyguard 😛
5 Março, 2015 at 15:55
Então e o patrão faz-te essa desfeita?
Tinha era que marcar isso para esta semana, ora essa!
5 Março, 2015 at 16:39
Vais adorar. É um expectáculo.
5 Março, 2015 at 15:22
* que ao que parece estão agradecidos aos simbolo que usam junto ao coração.
que ao que parece estão agradecidos pelo simbolo que usam junto ao coração.
5 Março, 2015 at 15:27
Fomos muito bem entalados por um calendário merdoso e muito conveniente.
A jogar de 3 em 3 dias, até rebentar.
5 Março, 2015 at 15:51
E o braga rio ave é só… no inicio de Abril!!!
Mas porque será?
5 Março, 2015 at 15:38
E mais nada! Onze jogos mais 3 da Taça para ganhar o resto é conversa!!!
Agora passamos aos atos ou continuamos nas intenções!!! A resposta vem já a seguir!!!
E já agora gostei da associação da palavra fidelidade, que está na páguina do Sporting!!!
5 Março, 2015 at 15:39
Página
5 Março, 2015 at 15:41
Resta segurar o 3º lugar e ganharmos a taça de portugal. O jogo de hoje assume extrema importância. Temos de trazer um bom resultado da Madeira.
A grande verdade do dia é dita pelo grande Krassimir Balakov (que saudades deste jogador do caralhão!): “O Sporting joga bom futebol mas a bola não entra”.
Eu pergunto, como estariamos agora se o Slimani não tem ido para a puta da CAN ? Ele que é o nosso melhor avançado. Ou se MS tem dado mais minutos a Tanaka que quanto a mim o pouco que jogou respondeu sempre bem mas ainda não estava devidamente oleado com equipa e não conseguiu suprimir no imediato a ausência de Slimani? E se MS tivesse percebido de uma vez por todas que Montero a ponta de lança não tem intensidade nem poder de choque e desgaste para jogar sozinho?
Algumas perguntas deixadas no ar. Eu quero hoje que a puta da bola entre. E gostava de ter um jogador que em 3 oportunidades marcasse 3 golos, como fez o do porco no passado domingo. Pede-se eficácia! Não vale a pena jogar bonito se a redondinha não entra!
5 Março, 2015 at 15:53
Quero ver golos, preciso de ver golos do Sporting.
Preciso de ver futebol.
Quero ganhar.
5 Março, 2015 at 15:57
“Apanhei esta notícia mesmo agora” …
“Decorreu esta quinta-feira a assembleia constitutiva do Núcleo Sportinguista da Assembleia da República, num evento em que foram eleitos os órgãos sociais do mesmo para 2015/16, aprovados por unanimidade e aclamação.
Eduardo Ferro Rodrigues é o presidente da mesa da Assembleia Geral, ao passo que José Manuel Araújo assume a presidência da Direção José Matos Rosa do Conselho Fiscal.
Finalizados os trabalhos, Ferro Rodrigues falou num “momento muito importante”: Para mim é uma honra e um orgulho por este núcleo ser representativo de todos os partidos com assento parlamentar e nos órgãos sociais também existirem pessoas de todas cores políticas”.
Em representação do Sporting, esteve presente Artur Torres Pereira, vice-presidente da área ligada à expansão e aos núcleos, que salientou a inovação da medida: “É a primeira experiência do núcleo de um clube na Assembleia da República em toda a Europa e, provavelmente, no Mundo”.
O dirigente aproveitou ainda para lançar dois desafios: aumentar o número de sócios do Sporting, que “precisa de duplicar”, e ajudar a concretizar a Missão Pavilhão.”
Fico satisfeito por continuarmos a Inovar… Mas depois assaltaou-me uma pergunta: E o 1º núcleo ‘virtual’ do SCP??? E A TASCA a núcleo do SCP?
Bom, tinha que vos deixar este off-topic para reflexão…
SL
5 Março, 2015 at 16:05
O BdC já o ano passado esteve num jantar de natal com essa malta da AR 😉
5 Março, 2015 at 15:59
OFF _TOPIC
Perguntinha engraçada:
Um amigo meu tem a ideia q o filho do Segio Conceiçao joga no Sporting. E verdade?
5 Março, 2015 at 16:00
Penso que isso já foi aqui referido no espaço. Não confirmo.
5 Março, 2015 at 16:06
Joga nos juvenis 😉
5 Março, 2015 at 16:07
Nome?
5 Março, 2015 at 16:06
Sim. O mais novo, Francisco Conceição com 12 anos. Mas é o único da família para já a trabalhar no nosso grande clube… (são 4 filhos, um pai e uma mãe…)
5 Março, 2015 at 16:00
Sorteio da final four de Andebol:
Sporting vs ABC
Nadega 1 vs Nádega 2
5 Março, 2015 at 16:41
Preferia os encornados … quiçá o ABC batesse o porco.
Difícil … mas cheira-me a outra final com os azuis …
5 Março, 2015 at 16:03
SPORTING
«Sporting joga bom futebol mas a bola não entra» – Balakov
13:58 – 05-03-2015
O antigo jogador dos leões, Krasimir Balakov, elogiou o plantel leonino e a sua forma de jogar, mas lamenta o azar da equipa nos últimos jogos.
«Sei que os jovens precisam de tempo e paciência para evoluírem. A equipa joga bom futebol mas a bola não entra, o futebol é assim mesmo com bons e maus momentos», declarou o ex-médio à Antena 1.
Balakov realçou a enorme importância de vencer ao Nacional da Madeira esta noite, em jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. «O Sporting tem de ganhar. É uma oportunidade soberana para chegar à final. Como sportinguista espero que o Sporting ganhe», referiu.
O antigo futebolista búlgaro lamentou ainda a ausência de Nani nos convocados. «É um craque do futebol e um jogador com grande experiência que faz sempre falta», concluiu.
********
Vai ser hoje “Bala”…
Hoje vão entrar…!!
Grande “astro verde”
SL
5 Março, 2015 at 16:38
Um dos melhores jogadores do Sporting que tive o privilégio de ver jogar.
Pé esquerdo fabuloso, colocava a bola onde queria. Jogador de nivel mundial. Foi pena não ter ficado mais tempo no Sporting, ainda fez umas grandes épocas no Estugarda. Julgo que merecia ter ido para um clube de maior dimensão, tinha futebol para qualquer equipa do mundo.
5 Março, 2015 at 16:44
Se não me engano, Balakov veio com Iordanov e Guentchev (3 bulgaros). Destes apenas o Guentchev não vingou em Alvalade. O Bala e o Iorda foram grandes aquisições.
5 Março, 2015 at 16:14
O Cherba acabou de partilhar isto no FB da tasca.
Que saudades tuas Krassimir! Dos melhores de sempre que envergaram a nossa camisola.
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=809672&tm=27&layout=158&visual=49
Spooooooooorting!
5 Março, 2015 at 16:20
Peço desculpa mas como não aderi ao”facebronco”…não sei o que se passa por lá…!!
SL
5 Março, 2015 at 16:18
Desculpem, mas talvez alguém tenha interesse em ler o “curriculo” deste “piratinha”…
É engraçado que ninguém “o quer ligado” a PJ…e tantos o querem ver ligado ao nossos Sporting…
**********************
Paulo Pereira Cristóvão. A incrível história de um homem em queda
Nem os inimigos se atrevem a classificá-lo como mau polícia. Como ex-agente competente caiu em desgraça e é agora suspeito de ser mentor de uma associação criminosa
Se há uns anos dissessem a Maria Alice Fernandes que Paulo Pereira Cristóvão acabaria como suspeito de ser mentor de uma associação criminosa, em vésperas de ser julgado por outros sete crimes, a sua antiga chefe na Direcção Central de Combate ao Banditismo diria ser impossível. “Era disponível, trabalhador, nunca virava a cara a nada, e era um bom investigador.”
Foi a investigação do Caso Joana, a criança que desapareceu da aldeia de Figueira, em Portimão, que o trouxe para a ribalta. E essa foi também uma das causas da sua queda. Pereira Cristóvão, conhecido igualmente pelas iniciais PPC, foi um dos investigadores chamados a ajudar a equipa de Faro a desvendar o desaparecimento, em 2004. Cristóvão acabou acusado de ter agredido Leonor Cipriano, mãe da criança, em troca de uma confissão de homicídio.
Quem com ele trabalhou põe as mãos no fogo: não terá sido responsável pelas agressões. Ao julgamento somou-se um processo disciplinar. Não foi o único. Terá acumulado três ou quatro, um deles por alegado assédio a uma mulher que apresentou uma queixa ao piquete da PJ; outro por alegado desvio de 800 euros apreendidos. Quando se sentiu encurralado, contam, pediu a demissão. Teria esperança de que, com a sua saída, os processos fossem arquivados. Não foram. Acabou por recorrer de todas as condenações.
Mas o Caso Joana esteve longe de ser a única grande investigação que teve nas mãos desde que entrou para os quadros da PJ em 1990. Na longa passagem pela Direcção Central de Combate ao Banditismo, e mais tarde num trajecto mais curto na investigação do crime económico, investigou tráfico de seres humanos, terrorismo, corrupção e crimes como os de que agora é suspeito: rapto e associação criminosa. “Era um polícia obediente, de pose militar, que às 7 da manhã estava pronto para trabalhar. Não é de admirar que depois lhe fossem parar às mãos algumas das investigações mais importantes”, recorda ao i um antigo colega.
Hoje, mesmo entre os inimigos que fez na casa, é difícil encontrar quem não reconheça que era um bom polícia. Se algo fazia adivinhar que o promissor agente da PJ poderia vir a ser acusado de ligações a um esquema de assaltos à mão armada?
Só se fosse a sua “esperteza”, a sua “ambição” e o seu “olho para o negócio” a deixarem pistas. Antigos agentes da PJ contam que um dia Paulo Pereira Cristóvão apareceu a vender frigoríficos aos colegas. Que os guardava numa garagem e teriam vindo do Estoril. Maria Alice Fernandes desmistifica: Cristóvão andou, de facto, a vender minifrigoríficos. E também candeeiros. Mas a fonte dos electrodomésticos e peças de decoração seria outra, segundo a antiga investigadora da PJ.
“A mãe dele trabalhava naquele hotel do Campo Pequeno, o ALIF. Em 2004 o hotel ia remodelar-se e vendeu aquilo. Eu ainda lhe comprei um candeeiro. E quis comprar um frigorífico, mas já não havia.” Noutra fase, há quem também se recorde de o ver a vender canetas com câmaras integradas.
Um ano depois de sair da PJ, Pereira Cristóvão tem uma estreia grandiosa no mundo dos livros. “A Estrela de Joana”, que falava dos bastidores da investigação e, pelo meio, “reduzia a cinzas” alguns colegas da polícia, vendeu milhares de exemplares, chegando a bestseller. Seguiram-se outros quatro livros: um deles, “Uns Feios, Outros Porcos, Todos Maus”, lançado em 2008, conta a vida dupla de um inspector da polícia com uma veia criminosa. Hoje há quem pense que Cristóvão se terá inspirado em si próprio para dar corpo ao protagonista, Maurício Fagundes.
A par da exploração do mercado editorial, abre uma empresa de business inteligence. “Ele queria implementar um sistema de investigação à americana, mas cá isso é ilegal”, lembra um colega. Funda a Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas, desdobra-se em entrevistas, convida António Pragal Colaço para o acompanhar nessa missão. Hoje o advogado que chegou a ser seu defensor não quer nem ouvir falar do antigo amigo por quem se sentiu atraiçoado. A história da amizade de ambos envolve até mulheres: uma antiga sócia de Pragal ter-se-á casado com Cristóvão. Mas não terá sido por aí que se incompatibilizaram: Pragal Colaço, aliás, terá até estado presente no casamento. A história de amizade e parceria que acabou com dois homens desavindos conta-se em muitos episódios. Fontes relatam que, num deles, Cristóvão terá chegado ao ponto de tirar três quadros do escritório do advogado.
Quando os devolveu, Pragal Colaço terá acabado por lhe oferecer um como presente de aniversário retardado. Na altura, um ainda conseguia ouvir falar do nome do outro.
As suspeitas de que o ex-inspector poderia estar a entrar por caminhos perigosos intensificaram-se quando, em 2009, se candidatou a presidente do Sporting, e sobretudo dois anos mais tarde, quando aceitou integrar a lista de Godinho Lopes e ficar como vice-presidente com o pelouro da segurança e dos grupos organizados de adeptos.
Antigos colegas que ainda se lembravam do alegado envolvimento de Godinho Lopes no caso dos navios da Expo ligaram-lhe: “Sabes com quem é que te estás a meter? Tu tem cuidado!” Mais uma vez, não correu bem. Quando Cristóvão se demitiu do cargo, em Junho de 2012, já tinha de novo a cabeça debaixo da guilhotina. Era então suspeito de ter montado uma armadilha a um árbitro, José Cardinal, para o vir a incriminar por corrupção. Foi a última vez que Maria Alice Fernandes ligou ao seu antigo funcionário: “Mas você agora adopta os métodos do crime organizado?”
O mais surpreendente, para quem o conheceu e aprendeu a admirar a sua inteligência e a sua capacidade de sedução, é como terá sido o próprio a “entalar-se”. As suspeitas começaram logo quando se dirigiu a um antigo amigo na PJ e este constatou que o que tinha em mãos não eram cópias, mas os documentos originais.
A um mês de começar a ser julgado nas Varas Criminais de Lisboa, por um tribunal de júri, por crimes como burla qualificada e denúncia caluniosa agravada, Cristóvão voltava a aparecer nas notícias como protagonista de uma história de bandidos. Terça-feira de manhã Cristóvão era detido por suspeita de escolher e controlar vítimas de assaltos. Os telefones de actuais e antigos inspectores da PJ não pararam: “Já viste o que aconteceu?”
Agora, quando é preciso traçar o retrato da ascensão e da queda do homem que prometia ser um investigador brilhante, há quem diga que Cristóvão dava um case study: “Tem pontos em comum com um Vale e Azevedo, mas é muito mais assertivo, mais cativante.
É uma figura ímpar: tanto para o mal como para o bem.” Há quem diga que se perdeu. Que se deixou “embebedar” pelo dinheiro fácil e pelas actuais necessidades financeiras – que já não são as mesmas de outrora. “Na polícia, em sectores perigosos, as pessoas têm de ser muito seguras em termos morais, ter os pés no chão. Quando saiu da polícia perdeu a instância de controlo.”
Na sua página no Facebook, PPC mostrava ser um homem que distribuía sopa aos pobres. Os agentes da PJ e os procuradores que o investigaram criaram uma teoria: era uma estratégia para comover os jurados em julgamento. Sucessivas fotos de capa – todas elas públicas por definição – também não escondiam que pertencia a uma loja maçónica. Quem o conheceu interpretou-o como um aviso. “O próprio livro do Sporting era uma ameaça”, conta um antigo colega. Ninguém acredita que Cristóvão acaba aqui. “Mesmo preso não acaba. Sabe muita coisa e saberá usar esses trunfos como moeda de troca.”
********
Com esta leitura aprendi mais uma coisa com “algum peso”…
É também “maçon”…
Sendo assim…tem a escola toda para o crime de colarinho branco…!
5 Março, 2015 at 16:45
“Mesmo preso não acaba. Sabe muita coisa e saberá usar esses trunfos como moeda de troca.”
Espero que ponha a boca no trombone … ou então noutro sítio qq.
5 Março, 2015 at 19:43
E a mim ninguém me tira da cabeça que foi ele o responsável pelas tristes “afinações” que levara gl à presidência…
Z
5 Março, 2015 at 16:58
Porra… currículo impressionante!
5 Março, 2015 at 18:55
Ah grande presidente! É assim mesmo!!!
“Sporting queixa-se de isenções da Câmara ao Benfica e reclama €40,6 milhões de “apoios em falta”
Com a questão da isenção das taxas urbanísticas ao Benfica ainda por esclarecer, Bruno de Carvalho considera que há uma “desigualdade de tratamento” ao Sporting. Em carta enviada a 26 de fevereiro, faz as contas ao que terão sido os apoios dados aos dois clubes e exige à autarquia a diferença: 40,6 milhões de euros
Sporting queixa-se de isenções da Câmara ao Benfica e reclama €40,6 milhões de “apoios em falta”
Benfica, 88,5 milhões; Sporting, 47,9 milhões (incluindo aqui €5,4 milhões de pedidos pendentes). É este o resultado, segundo as contas do Sporting, para os apoios concedidos pela Câmara de Lisboa, desde 1990, aos dois principais clubes da cidade.
Com a polémica da proposta de isenção ao Benfica das taxas urbanísticas e das compensações ao rubro (o assunto transitou da Câmara para a Asembleia Municipal, que terá a última palavra), Bruno de Carvalho escreveu na quinta-feira da semana passada ao vice-presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.
Os leões sentem-se “discriminados”. Mas a carta vai muito além dos lamentos. “Considerando (…) que o total de apoios finaceiros da Câmara ao Benfica foi de €88.587.400, entende o Sporting ter legitimidade para solicitar (…) que a Câmara conceda ao Sporting benefícios ou direitos a acordar, tais como direitos de edificabilidade na cidade de Lisboa, no mesmo valor”.
Para Bruno de Carvalho, “o valor total de novos apoios em falta a conceder ao Sporting estima-se em €40.633.240”.
Um mur(r)o de lamentações
A carta do presidente do Sporting teve como destinatário o vice-presidente da Câmara, Fernando Medina. Duas semanas antes, haviam estado frente a frente, numa reunião em que o Sporting discutiu com a autarquia várias questões relacionadas com o pavilhão que o clube pretende edificar na zona do antigo Estádio José de Alvalade.
A reunião teve lugar a 11 de fevereiro, curiosamente o mesmo dia em que o executivo municipal discutiu e aprovou, apenas com os votos do PS, a proposta a levar à Assembleia Municipal em que o Benfica reclama a isenção de taxas urbanísticas (ao abrigo de um protocolo celebrado entre o clube e a Câmara de Lisboa em 1995).
Ao saber depois, assume-o Bruno de Carvalho na carta a Medina, os termos da proposta respeitante ao Benfica, o Sporting subiu a parada.
Para começar, o clube vem colocar em causa o protocolo assinado com a autarquia em 2011 e o plano de pormenor daí decorrente, aprovado em 2014. “O atual Conselho Diretivo [do Sporting] entende que as obrigações decorrentes do protocolo e do plano de pormenor (…) estão desiquilibradas e [são] muitíssimo onerosas para o clube”.
Mais adiante, noutro dos exemplos invocados, o presidente leonino diz que “o Sporting considera-se fortemente prejudicado na medida em que a Câmara concedeu ao Benfica um conjunto de vantagens financeiras, no âmbito dos apoios à construção do novo estádio destinado ao Euro 2004, de que o Sporting não benefiicou”.
Bruno de Carvalho afirma que as “notícias” sobre a proposta para a isenção de taxas ao Benfica – quantificada pela Câmara em €1,8 milhões, mas pela presidente da Assembleia Municipal, Helena Roseta, em €4,6 milhões – “motivaram naturalmente grande contestação e controvérsia entre os sócios do Sporting, em particular os residentes na cidade de Lisboa, que se sentem discriminados, sentimento que é partilhado pelo órgãos sociais do Sporting”.
A guerra Sporting-Benfica, tão acesa nos últimos tempos, chegou agora a mais uma trincheira: a Câmara de Lisboa.
António Costa, que tinha a rebentar à sua volta as explosões da proposta de isenção das taxas urbanísticas ao Benfica, recebe agora mais fogo, disparado pelo Sporting.”
Fonte: http://m.expresso.sapo.pt/inicio/modal/destaques/artigo/913709
5 Março, 2015 at 19:57
Não sei se já foi aqui discutido mas tenho uma dúvida:
Não existe um mínimo de 72 horas de intervalo entre dois jogos?
O Sporting-Wolfsburgo começou às 20h05 de quinta-feira; o porto-Sporting começou às 19h15 de Domingo.
Isto corresponde a 71h10, não?
5 Março, 2015 at 20:06
Se o jogo não for em Portugal.
Como foi, só não podia jogar de novo na Sexta ou no Sábado.
5 Março, 2015 at 20:21
Ah, ok. Obrigado.