As últimas semanas não têm sido fáceis de gerir emocionalmente. Podia dizer que, sendo adepto do Sporting, isso deveria ser algo a que já devia ter-me habituado, mas chego à conclusão que nunca me habituarei pelo simples facto de não ser capaz de encarar um jogo com pessimismo e com desconfianças. Se já assim era com plantéis onde cabiam, numa mesma época, um Vinícius, um Luís Miguel, um Nene, um Leão, um Marioni e um Ivo Damas, entre vários outros, era o que mais me faltava não acreditar agora.
Obviamente que esta tarefa de tentar olhar para o copo meio cheio pode ser encarada de várias formas. Uma delas, tem-me sido repetidamente atirada: «és um romântico e é por causa dessa falta de exigência que o clube está como está! Tens o Sporting que mereces!». E como, felizmente, tenho a capacidade de escutar o que me dizem, esse rótulo fez-me pensar. Fez-me recuar no tempo e tentar perceber se existem razões para este meu comportamento e o que o terá motivado. E quando faço esse flashback, o primeiro facto com que me deparo é que eu cresci com um Sporting em constante revolução.
Falei-vos, acima, de um plantel que fez uma das épocas mais fracas da nossa história, mas não vos disse que esse plantel, numa única época, teve quatro treinadores: Octávio Machado, Vital, Cantatore e Carlos Manuel. E para trás já tinha ficado o Waseige, essa esponja belga que, com Norton de Matos como director desportivo, nos trouxe pérolas como Gil Baiano, Missé-Missé ou Balajic. Já lá vão 18 anos, mais coisa menos coisa, mas posso garantir-vos que, nessa altura, eu também era apologista da “chicotada”. Queria lá saber, se os resultados não apareciam era trazer outro treinador. E uma carrada de novos jogadores no arranque de nova época e de novos sonhos. Mas podemos recuar quase mais dez anos, a 89-90, quando Sousa Cintra chega à presidência do clube. Ivkovic, Luisinho, Douglas, aquela eliminatória incrível com o Nápoles que me fez faltar às aulas para ir ver a segunda mão para um café. Manuel José era o treinador. Levou um chuto assim que foi eliminado para a Taça, ficou o Damas a segurar o barco e veio o Raul Águas, uma espécie de Vercauteren à portuguesa. Uma miséria total. Veio Marinho Peres, que aguentaria uma época e meia, a que se seguiu Bobby Robson. E acho que todos, pelos menos os que têm idade para isso, se recordam de como termina esse episódio.
Haveríamos de ser campeões, curisamente depois de mais uma chicotada e de anos a esbanjar dinheiro em jogadores (veja-se as épocas de Queiroz no Sporting), mas logo na época seguinte Inácio é corrido e algumas dezenas de adeptos impedem a contratação de Mourinho, com Duque a borrar-se todo perante a pressão de alguns pesos pesados das claques. Mais uma época perdida, mais uma mudança de paradigma. Agora apostamos na formação e trazemos o Sr. Boloni, mas não sei quanto tempo teria durado o romeno caso Jardel não tivesse chegado e formado com João Pinto uma dupla infernal. Boloni fica um segundo ano, pouco ou nada brilhante apesar do lançamento de Cristiano Ronaldo, e a política volta a mudar. Aliás, diria que é fácil perder a conta ao número de jogadores que entraram e sairam entre 2003 e 2013. A aposta em Paulo Bento mostrou que valia a pena alguma estabilidade, mas que a mesma de nada vale se quem dirige o clube não tiver um rumo.
Pausa. Respira.
Rumo. Tempo. Paciência. Isto.
Isto é tudo o que eu sinto que poucas vezes tivemos. Ou nenhuma. É muito bonito puxarmos do exemplo Alex Ferguson, afirmando que é necessário dar tempo a um treinador. Ora, eu digo que, no Sporting, Ferguson tinha ido a andar na sua segunda época. Também é muito bonito puxarmos do exemplo do Dortmund, afirmando que é necessário darmos tempo a um projecto. Ora, depois de praticamente termos avançado para a refundação do clube, há dois anos, temos uma crescente franja de adeptos para quem já está tudo mal, para quem a recuperação financeira vale as bolas de um gato se não começarmos a ser campeões não sei quantas vezes seguidas. Ah, também estamos longe de ter a mentalidade dos adeptos do clube alemão, que jogo após jogo enchem o seu estádio (a imagem de Alvalade por menos de metade, frente ao Wolfsburg, continua a causar-me pesadelos) e sou gajo para apostar a minha mão esquerda em como o Klopp já teria rimado com flop se vestisse as nossas cores. Entretanto, há já por aí quem berre que nós precisamos é de um Simeone. Bem, creio que todos teremos uma ideia das negociatas em que tem estado envolvido o Atlético, mas já nem vou por aí. Sorrio e encolho os ombros, quando ouço falar no Simeone com laivos de saudosismo ao Sá Pinto. Ou quando ouço aventar o nome do Sérgio Conceição.
Ah, eu sabia que íamos chegar aqui. Não, pá, isto não é uma tese de defesa ao Marco Silva. Embora te diga, com toda a sinceridade, que tenho pena que não lhe seja dada a oportunidade de começar uma segunda época. Depois de um verdadeiro ano de cão, duvido que não tenhamos todos aprendido com as dificuldades e sou gajo para acreditar que mantendo a maioria do plantel, estaríamos mais perto de atingir objectivos. Tal como tive pena que Leonardo Jardim tivesse saído ao fim da primeira época, sem tentar dar continuidade ao seu trabalho com reforços que lhe permitissem outra ginástica táctica. Porque, pelo menos para mim, é visível o esforço feito pela actual direcção para nos tirar do buraco financeiro e tentar, ao máximo, manter o plantel de época para época. Mas será que isso chega se continuarmos, ano após ano, a trocar de treinador? Há quem ache que sim e que basta encontrar o treinador certo (e há quem sonhe com treinadores que ganham o que não podemos pagar). Eu estou cansado de anos zero. Estou cansado de não dar tempo a quem quem chega perceba o que é o Sporting. Porque o Sporting é uma caixa de surpresas, até para um presidente como Bruno de Carvalho que desde sempre acompanhou de perto a vida do clube. E estou cansado da mentalidade esquizofrénica, em que o Rui Patrício vai de melhor do mundo, depois de limpar quatro ou cinco golos certos ao Chelsea, a frangueiro que só não é vendido porque ninguém lhe pega. Em que o Paulo Oliveira vai de “flop” logo na pré-época a bandeira para questionar a falta de visão de um treinador. Em que Montero passa do nosso Freddy Krueger ao próximo alvo de assobios em Alvalade. Podia dar-vos um exemplo semelhante para qualquer um dos jogadores do nosso plantel, mas não me apetece e a conversa vai longa.
Assim sendo, recapitulemos a etiqueta que me é colocada: «és um romântico e é por causa dessa falta de exigência que o clube está como está! Tens o Sporting que mereces!».
Sim, sou um romântico. Imagina tu, que continuo a sonhar com uma equipa nossa, formada por putos da formação, a conquistar uma Champions como o Ajax. Acredita, dá-me um orgulho tremendo olhar para quem enverga o Leão Rampante e ver jogadores que cresceram entre nós e se me garantires que tenho que esperar mais um pouco para ser campeão com eles, eu espero. Já não sei é se serei assim tão pouco exigente. Tu achas, mesmo, que eu não perco o apetite depois de não ganhar um jogo? Tu achas, mesmo, que não tenho vontade de ligar a minha fala ou a minha escrita a uma automática e começar a disparar em todas as direcções? Agora, permite-me perguntar-te algo: tu consegues controlar-te? Tu consegues não insultar os nossos jogadores? Tu consegues não ir para o facebook oficial do nosso clube dizer que é tudo uma merda? Será que sou eu que sou pouco exigente, ou és tu que escolhes a via mais fácil? Eu também podia ir para o Facebook do meu clube, quando me pedem apoio para a meia final da Taça, dizer “para quê? para irmos à final e levarmos três do Braga?”e, depois, fingir que era um gajo altamente militante e pedir ao amigo do amigo para me arranjar bilhete para ir ao Jamor (sim, já sei, se ganharmos, estiveste lá, caso não ganhemos ficaste de diarreia e passaste o bilhete a alguém).
Se eu tenho o Sporting que mereço? Eu diria que mereço festejar com a minha verde e branca vestida, mas também te digo que estou pronto a esperar. Esperei muitos anos até sentir que podíamos tentar criar algo palpável e sustentável. Sinto que estamos a tentar fazê-lo, mas também sei que escolhemos o caminho mais duro e moroso. Estamos todos a aprender a viver com o que temos. Com essa herança monstruosa que nos torna num gigante adormecido, que quase morreu. Quem dirige, quem treina, quem joga, quem apoia, todos continuarão a cometer erros, a enfrentar dificuldades. Será mais fácil se estivermos todos juntos.
9 Março, 2015 at 8:56
Bom dia!!!!!! grande desabafo cherba … somos os dois com falta de exigencia somos 2 romanticos … o sonho comanda a vida …. ” mostra me um homem sem sonhos e eu mostro te um homem infeliz ” concordo contigo necessitamos estabilidade !!!!!! mais do que tudo precisamos de estabilidade
9 Março, 2015 at 8:57
O Sérgio Conceição anda a sofrer do mesmo sindrome que padecia o nosso Sá Pinto, as flashes/conferências pós-jogo do homem são simplesmente irreais.
9 Março, 2015 at 8:59
O treinador do Operário tem feito um bom trabalho.
9 Março, 2015 at 9:00
…passe a redundância
9 Março, 2015 at 12:01
ahahaha
9 Março, 2015 at 12:04
Partes do princípio que todo operário faz um bom trabalho???
Na Apúlia talvez… 😀
9 Março, 2015 at 9:02
Bom dia.
Cherba és um grande sportinguista e ninguém terá dúvidas disso. Acreditas que o melhor caminho será a estabilidade do treinador, provavelmente até mais do que esta época. Tens todo o direito de o dizer e de o proclamar.
Teremos todos o Sporting que merecemos e de certa forma ele já nos foi devolvido com esta Direção (pelo menos é este o caminho que queremos – aposta em jogadores portugueses, na maioria da formação, devolver os jogadores ao Sporting, acabar com alianças com fundos, captar sportinguistas, etc).
Sem dúvida que o treinador, tal como os jogadores merece um voto de confiança. Não podemos é em nome da falta de tolerância que revelámos com os Robsons desta vida e que tão caro nos custou, sermos agora excessivamente tolerantes com este treinador, que até agora não demonstrou para mim qualidades que nos permitam ter um otimismo muito forte em relação a ser ele a pessoa indicada para prosseguir o rumo que a época passada tão bem iniciámos.
A época vai decorrendo e a equipa não evolui e com ela o treinador (as duas coisas estão interligadas) – veja-se o caso de equipas como o Porto e o Braga, por exemplo. Essa é que é a angústia.
Mas sim, vamos todos apoiar e deixar de lado as reticências. No final da epoca veremos, até porque não será indiferente o percurso e as decisões que MS venha a tomar até final. Maior que o risco da instabilidade eventual da saída de um treinador (algo que é banal em todos os clubes quando os resultados não aparecem) será o risco de não estarmos a apostar na pessoa certa. E infelizmente com as várias decisões que tem tomado, com o sistema de jogo repetitivo que apresenta, com a falta de procura de outras soluções, MS só tem contribuído para aumentar a desconfiança que existe à sua volta.
Mas seja como dizes, demos-lhe alguma tranquilidade. No final será julgado, tal como todos nós somos no nosso dia-a-dia e nos nossos empregos.
SL
9 Março, 2015 at 9:03
Mais um texto emblemático escrito com o coração! Ser exigente não é destruir tudo ao mínimo contra-tempo. Para ser fácil éramos dos clubes em que vale tudo para ganhar mas eu prefiro ser do Sporting!
9 Março, 2015 at 13:02
+ 1 , grande Leoa!
9 Março, 2015 at 9:15
1) Apesar de por vezes contestar o treinador não sou apologista de mudanças de treinador embora fique lixado pela pouca (fraca) gestão que ele faz do plantel, pois este ano o plantel foi elaborado para ter mais soluções, além da B.
2) o treinado do Guimarães disse:
….Esta história do João Capela comigo já tem muitos anos. Começou talvez num Benfica-Sporting em juniores e a partir daí…
Alguém me sabe dizer o que se passou nesse jogo Benfica SCP em juniores a que ele se refere? A mim o que me lembra logo do capela é o Benfica Sporting de há dois anos em que ele fez vista grossa a 3 penaltys na luz!
9 Março, 2015 at 9:44
nós adoramos a discórdia.
continuo um acérrimo defensor de MS. o nosso futebol é o melhor que se joga. agora, o nosso plantel está pouco melhor que o do ano passado. temos um Nani, mas, perdemos um Rojo e um Dier. os reforços também têm de se adaptar. jogadores como Slavchev e Rosell são exemplos do controlo de custos que o Sporting tem de ter. encontar bom e barato é difícil e muitas vezes tem de se apostar. não podemos andar a berrar que o BdC salvou o clube e depois esquecer que estamos a controlar a despesa e bater no treinador.
ainda na semana passada fui lendo posts e comentários que queriam mais rotatividade na equipa mas, bastou vir o jogo com o nacional e 55′ sem Adrien, para ver porque é que uns são mais titulares que outros.
viemos de uma sequência de jogos com belem (14/2), Wolfsburg (19/2), Gil Vicente (22/2 – saíram Adrien, Montero e Carrillo), Wolfsburg (26/2), porto (1/3) e nacional (5/3). fizemos em 3 semanas o jogos que no ano passado fríamos em 2 meses.
fizemos uma champions de nível. merecíamos ir mais longe e ter recebido mais 3.5M. todos sabemos porque não fomos mais longe. erros nossos mas, principalmente, erros dos outros.
depois, não podemos esquecer quem somos. somos o Sporting Clube de Portugal. e, infelizmente, vêem-nos como o inimigo. se já quando estamos bem nos tentam impedir de ganhar, quando estamos menos bem, fazem o forcing para que tropecemos de certeza. basta-me comparar com o benfica. todos diziam que a jogar como jogava não ia aguentar o 1º lugar. ora, é tudo mais fácil com golos limpos adversários anulados, foras de jogo mal tirados sempre em benefício, 13 jogos com mais um, maxi, enzo e jardel sempre perdoados. ou no caso do porto, jackson “cha cha cha” martinez passa para um jackson “kung fu fighting” martinez ou um casemiro “faço 30 faltas por jogo e não vejo amarelo”…
mas o que nós gostamos mesmo é de ouvir os zés eduardos desta vida a falar. vemos complôts no treinador mas não vemos limitações no plantel, porque é essa a condição do Sporting.
não sei quantos pontos tínhamos nesta fase na época passada, nem me interessa a comparação. gosto de MS como gostava de LJ. o que sei é que depois do que aconteceu no ano passado, quiseram ter a certeza que os outros 2 tinham mais pontos nesta altura que na mesma no ano anterior.
enfim…o que vale é que tudo vai ficar bem porque no próximo ano deviamos optar por outra táctica e porque já temos um Marcelo titular, um Geraldes titular, um Matheus (que até sexta, se não renovasse não fazia mal porque não ia ter futuro) titular e um Rubio titular.
adoramos moldar a realidade da maneira que nos convém…
não se esqueçam que o Sporting para crescer tem de se livrar deste espartilho que é a condição financeira. e isso vai dar muito trabalho e vai trazer muitas dificuldades. mas continuo a preferir um clube com futuro que no futuro não ter clube!
SL
9 Março, 2015 at 9:47
ah Cherba, como podes ver, concordo e absoluto com o que escreveste!!
9 Março, 2015 at 9:56
Não Tiago, apesar de muito do que dizes ser válido, nós não adoramos a discórdia (pelo menos a grande maioria). Nós adoramos é que o nosso clube ganhe ou que demonstre que está no caminho certo para isso. O futebol que jogamos actualmente não é atractivo para ninguém – penso que não o podemos ignorar e infelizmente os resultados e a dificuldade de ganhar, mesmo a equipas pequenas, tem-no comprovado.
A defesa da rotatividade (inteligente e moderada) viu-se como era importante, pois quando o Adrien descansa, vem muito mais forte no jogo seguinte. É que é preciso perceber que a grande maioria concorda com o onze base de Marco Silva, mas acha que ele deve gerir de forma melhor o plantel. O futuro do clube não é necessariamente MS. Sé-lo-á se ele demonstrar competência e vontade de o ser. Confundir o projecto do Sporting com este treinador, ou afirmar que estará em risco se ele sair (obviamente que por razões válidas) não está correcto na minha opinião. Aliás, para mim, LJ era mais importante para ele do que MS e não foi por ele ter saído (e pronto, acabou) que o projecto ficou definitivamente comprometido. Como não ficará se este treinador tiver de sair. Mas esperemos que no que resta demonstre que consegue evoluir, se não for alargando o leque de opções, pelo menos no modelo de jogo. Algo que todos lhe agradeceremos. SL
9 Março, 2015 at 10:18
não confundo o Sporting nem com treinador nem com presidente. nem digo em parte alguma que vai tudo ruir se alguém sair.
mas digo que dado o plantel, e os jogos importantes seguidos, não é fácil tirar jogadores. quem poupavas nos jogos com o Wolfsburg? quem poupavas na deslocação a belem? quem poupavas nas antas? contra o moreirense, em casa, poupaste o Cédric e jogaste com o ML. criticaste (não tu específicamente mas o sportinguista no geral) o MS por não ter jogado com o Cédric. num jogo EM CASA com o MOREIRENSE.
curiosamente, a sequência de jogos mais apertada da época coincidiu com os mais difíceis. belem, benfica, porto, wolfsburg (2º classificado da bundesliga e que espetou 4 no bayern e levou um banho de bola em Alvalade que, só por manifesta falta de qualidade na finalização não saiu daqui com 4 ou 5).
a determinada altura escreves que ele descansou o Adrien e o Adrien veio mais forte no jogo seguinte. o Adrien nem pode esperar pelo jogo seguinte, teve de entrar logo com o nacional se não saíamos de lá com um resultado menos bom.
mas explica-me lá isso da rotatividade. quem poupavas em belem? e quem poupavas no dragão e nos jogos com o wolfsburg? e quem poupavas com o benfica?
mais abaixo queixam-se da maneira como ele festeja ou não os golos no empate com o nacional. a sério?
é claro como água que não tens o futebol que já tiveste. pudera, tantos problemas na defesa, mal fazias tu se não tivesses passado a jogar mais sobre os corredores e deixado o jogo interior. perderes a bola nas alas torna o processo defensivo mais fácil e não trazias problemas à tua zona mais frágil que era o centro da defesa. mas bom…se calhar pouca gente vê isto. o bom mesmo de ver é se o treinador festeja ou berra ou gesticula.
9 Março, 2015 at 10:35
Tiago não disse que afirmaste que o projecto ia ruir se o treinador saísse. Mas há muita gente aqui que parece que diz: ou MS ou o caos. E será
a que isso é minimamente válido?
Muito menos eu me preocupo muito com o facto de ele gesticular ou não no banco e tu falas nisso na resposta que me dás. Mas diz lá não gostarias mais que ele mostrasse outro empenhamento com a equipa ou com os resultados? Ainda para mais se quando estava no Estoril o revelava? Ainda assim, para mim até podia ser o homem estátua no banco se as coisas no resto fossem diferentes.
Falas que agora jogamos menos bem (ainda bem que o fazes), mas depois dizes que tem a ver com problemas na defesa? O único problema que houve recentemente foi a parvoíce do Jefferson, que no resto a defesa está agora muito mais estabilizada que anteriormente. Porque é que continuaste a insistir no jogo só pelas laterais se não tinhas lá um PL que pudesse cabecear em condições (com a ausência de Slimani)?
Achas que foi bem gerido tacticamente o jogo com o Benfica (antes e depois do nosso golo)?
Achas bem que no jogo seguinte, com o Belém tenhamos produzido o que produzimos (independentemente do erro do Rui Patrício)? Porque não foi a equipa motivada de outra forma?
Achas bem que perante a sobrecarga de jogos que a equipa atravessou, não tivesse havido a preocupação de chamar outras soluções aos convocados (Gauld, Wallyson) pelo menos? Não tirariam o lugar aos outros, mas poderiam entrar e aliviar o esforço dos habituais titulares. Portanto respondendo à tua pergunta: não tiraria ninguém, acrescentava era outras soluções – e aqui incluem-se jogadores e variações ao modelo de jogo habitual.
Achas bem que, mesmo com jogos menos exigentes, continue a persistir nas mesmas soluções?
Achas bem, por último, que tenhamos uma tolerância sem limites com este treinador, que até agora não provou nada de relevante, quando ela mostra todas estas limitações?
Mas olha, eu já disse, ele que ganhe a Taça e consiga o terceiro lugar. Assim, poderá ter uma possibilidade de continuar. Já agora, ficando abaixo do terceiro lugar, consideras mantê-lo?
SL
9 Março, 2015 at 10:56
no estoril, falas só no caso do jogo com o porto e benfica. porque em nenhum dos outros se manifestava muito. e felizmente lembro-me bem do que ele festejou no dragão e na luz quando ganhámos e empatámos respectivamente.
sobre a defesa, o problema não é o Jefferson. é a maneira como se defende COM bola e não SEM bola. tiveste de alterar a tua forma de atacar para estabilizar a maneira como defendes. para mim, defender é mais que juntar 4 jogadores lá atrás. defender com bola é tão impostante como defender sem bola. por isso é que mesmo sem o Slimani não alteraste a maneira de jogar. e já agora, isso não tem um botão que se mude do dia para a noite, muito menos com 16 jogos em 2 meses. achas que tens tempo para fazer mais que preparar e recuperar o melhor que puderes os jogadores?
o tiro fatal foi de facto o golo do jardel. é aí que a equipa vai abaixo. num jogo em que sofres o golo numa carambola marcado pelo pior jogador deles. a malta queria era o Sarr lá para dentro que assim ficava tudo bem.
achas fácil motivar uma equipa feita em fanicos?
Wallyson e Gauld? confesso que sou fã. mas tiravas quem? eles entravam no 11 no lugar de quem? aliviar o esforço? para isso está lá o Martins e o Rosell.
quais foram os jogos menos exigentes neste ciclo desde o jogo com o benfica?
tolerância sem limites por alguém que não fez nada? não tenho de falar na champions outra vez pois não? nem nos jogos no dragão, braga, luz, meias finais da taça, uma taça da liga condigna.
para responder à tua última pergunta. acredito que ganhemos a taça. e tenho a certeza que não baixamos do terceiro.
9 Março, 2015 at 11:12
Essa história de equilibrar /desiquilibrar a defesa em função da mudança do ataque, não é linear. Isto porque passaste também a ter um William em melhor forma do que no início da época. O que é que tem a ver a forma como atacas no último terço do terreno e sobretudo as cambiantes que usas com a preocupação na defesa? Achas que é por isso que o teu modelo de jogo está neste momento a revelar sinais de esgotamento? Se me disseres que os extremos também têm de defender e todos os outros, aí sim, mas eu estou a falar da construção do processo ofensivo e tiveste muitos jogos para adaptar. Queres mais dados? O ano passado com o Jardim e no mesmo jogo mudavas de sistema, quando tiravas o Montero e metias o Slimani. De quantos jogos precisavas então parra te adaptares?
Engraçado que falas de alguns bons resultados e exibições conseguidos esta época, mas esqueces as vergonhas de Guimarães e do Dragão, os empates acompanhados de más exibições com Academica, Belém (duas vezes), Moreirense, Paços de Ferreira, … Aliás se tivesses estado assim tão bem, não estavas agora a lutar com o Braga pelo terceiro lugar, quando ainda faltava um terço dos jogos…
Outra vez a história do jogo do Benfica…: não tem nada a ver com o Sarr, tem a ver com chegares aos 87 min praticamente sem teres construído uma oportunidade de golo e depois de o marcares não o soubeste defender. O MS tem menos culpa do que aconteceu após o golo do que em relação ao que sucedeu até ao marcar. Não vamos só falar no infeliz golo do Jardel, para justificar tudo, OK?
Por último, registo que não respondeste à minha pergunta, sobre o que farias se ele não alcançasse o terceiro lugar. Mas aí estamos plenamente de acordo: nem quero acreditar que tal viesse a suceder. SL
9 Março, 2015 at 11:40
Leoníssimo.
em primeiro lugar, devo dizer-te que gosto de discutir assim. podemos ter pontos de vista diferentes mas argumentamos com bom senso e não com insulto.
depois, a maneira como defendes tem muito a ver com a zona onde perdes a bola. perderes a bola numa ala, permite-te 1º- ter mais jogadores no centro (e é no centro que está a baliza logo é mais fácil proteger o teu objectivo) 2º- imagina que perdes a bola na esquerda num lance em que o Jefferson está quase na linha de fundo e o Nani, a meio do meio campo ofensivo perde a bola num 1×1. tens tempo para que a defesa consiga rodar para colmatar a ausência do Jefferson. se perderes a bola numa tranzição pelo centro, imagina um passe interceptado entre o Adrien e o João Mário, ficas no máximo, com 3 jogadores ali. os centrais e o William. pior que isto, nenhum dos três é particularmente rápido.
a subida de forma dos jogadores e do rendimento dos mesmos não é exclusiva a eles, mas à maneira como a equipa passou a jogar.
sobre a permanência do MS, eu gosto do MS. com o coração, mantinha-o e tenho fé que faria um excelente trabalho na época seguinte. racionalmente, perdendo todos os objectivos, seria difícil.
9 Março, 2015 at 11:52
Todas essas situações que falas de trabalho do processo defensivo são incumbência do treinador. É isso que ele tem de trabalhar nos treinos e nesta altura da época as coisas já deviam estar consolidadas. Respeito a tua opinião e não tenho dúvidas do teu sportinguismo. Era eu lá capaz de insultar alguém só porque tem uma opinião diferente da minha e a tenta defende?r Só me estimula a que estando eu também convicto do que digo tenha de procurar melhores argumentos para suportar o que digo Olha estamos de acordo que queremos que o Sporting ganhe. Com ou sem MS logo veremos. Abraço
9 Março, 2015 at 12:52
como disse há umas semanas, há malta que só aparece aqui para mandar abaixo. e só aparecem quando os resultados não são os melhores. e achei muitas vezes impossível discutir com eles porque só lhes interessava semear a discórdia. além disso, como sabes, há quem não consiga mesmo ter alguém com um ponto de vista diferente.. é bom ter com quem discutir!
9 Março, 2015 at 11:54
Gostas do facilitismos.
Gostas da mudança… Sem saber se será para melhor
Gostas de começar projectos do zero…
Para perdermos mais tempo
Gostas de retirar peso às escolhas do presidente
Gostas de enfraquecer o teu clube
Gostas que os outros gozem com a tua falta de coerência
Eu gostava se ser campeão…
Porque esse trajecto já o fizemos vezes sem conta e o resultado é o que tu bem conheces
9 Março, 2015 at 12:27
Tadeu: gosto sobretudo de competência quando se trata de defender o meu clube. Também te podia responder se gostas de passividade, da mediocridade, da falta de novas soluções ou se te satisfazes com quimeras ou com tantas outras coisas. Defende o Marco com todas as tuas forças – já percebi que para ti faça a merda que fizer estará sempre bem. Mas se não te importas permite-me ter a minha opinião, Ok?
9 Março, 2015 at 12:44
E já agora Tadeu desculpa a pergunta: tens algum laço familiar ou outro com o Marco Silva? É que o Miguel Cotovio defende-o mas sabe reconhecer limitações dele… já tu está sempre tudo impecável. Ah e tenho estima por ti mas não me voltes a dizer que quero enfraquecer o clube. Porque para mim quem enfraquece é quem vê algo que está mal e fecha os olhos…
9 Março, 2015 at 11:25
“..ainda na semana passada fui lendo posts e comentários que queriam mais rotatividade na equipa mas, bastou vir o jogo com o nacional e 55′ sem Adrien, para ver porque é que uns são mais titulares que outros.”
Pudera. Porque em vez de colocar um jogador de futebol insistiu num jogador que traz ZERO á equipa – amartins.
Vejo por aqui alguns comentários a referir que agora defendemos melhor…a sério?!? É que do que me lembro, golo contra benfas, contra belém, 1º wolfsburg, 3 nas antas, 2 no nacional….bem se isto é defender mehor
9 Março, 2015 at 11:47
JonhyBalboa
quem colocavas no lugar do Martins?
sobre os golos que apontas, acho desonesto colocares aí os do benfica e belem.
9 Março, 2015 at 11:57
Tiago,
No lugar de amartins colocava qq um que esteja interessado em jogar á bola, em mostrar serviço….nunca um miudo com 25 anos, acomodado e sem qualidade. Traduzindo em nomes, e podes chamar-me de maluco, alterava sistema táctico e jogava com Rossel + William (este com libardade para subir), ou apostava em Wallyson/Gauld, ou até mesmo descendo jm e colocar montero+tanaka.
E mesmo que isto desse num rotundo zero, não ficarámos a perder nada em relação á inclusão de amartins, porque é o que ele dá ao jogo.
Mas como isto dá trabalho durante a semana e os meninos não estão para isso, opta-se sempre pela solução mais fácil, e que todos os treinadores já conhecem.
9 Março, 2015 at 12:56
sim. confesso que é uma solução tirar os extremos e jogar em losango ou algo muito parecido. e essa é uma limitação que encontro no treinador. além do 433/4231, não é muito flexível no sistema.
mas, já não concordo com um 442 mais clássico. os nossos médios não são nem rápidos o suficiente nem agressivos o suficiente para ocupar um espaço maior e os nossos centrais não são bons ao ponto de não termos ninguém no espaço entre linhas.
9 Março, 2015 at 13:18
Então mas isso faz parte das tarefas de um treinador ou não??Identificar quem serve melhor determinado esquema táctico. É que se for baralhar e voltar a dar não é preciso um gajo que fale tão bem 🙂
9 Março, 2015 at 13:37
E um 442 em que um (e somente um) dos médios é extremo?
Já jogamos assim, com Bobby Robson, que também jogava assim em Barcelona. ..
9 Março, 2015 at 14:01
depende sempre do jogo entre linhas. mais.. na altura do Sir, Valkx e Peixe eram excelentes a subir para ir jogar nas entre linhas. já o Barny ficava sempre como central…
mais.. o Capucho partilhava o meio com o Balakov, mas, caiam sempre na esquerda. à vez, mas caiam sempre na esquerda.. por isso, não era bem só um extremo…
9 Março, 2015 at 11:49
Obrigado Tiago!
9 Março, 2015 at 11:52
“enfim…o que vale é que tudo vai ficar bem porque no próximo ano deviamos optar por outra táctica e porque já temos um Marcelo titular, um Geraldes titular, um Matheus (que até sexta, se não renovasse não fazia mal porque não ia ter futuro) titular e um Rubio titular.”
Infelizmente essa é a realidade dos construtores da destruição.
9 Março, 2015 at 9:46
Je suis Cherba.
9 Março, 2015 at 9:49
Bom dia!
Texto bastante realista…. No Sporting a média de treinadores não andará muito longe de 1 por época e isso é no mínimo assustador.
Também teria preferido a continuidade de Leonardo Jardim, aceitei de braços abertos Marco Silva e desejei que ficasse durante muito tempo…..até à semana passada! Custou-me imenso ver os festejos de Augusto Inácio e os não festejos de Marco Silva. O Sentimento é das coisas mais poderosas que pode haver e se o treinador não demonstra isso é impossível passar a mensagem de garra ao plantel.
Pode ser o feitio dele, mas jogadores que são apaparicados desde crianças, sempre com a ilusão de serem estrelas, têm de ser tratados como animais (no bom sentido – não levar à letra) e nos 90 minutos que temos acesso MS não tem mostrado ser capaz de os domar e com domar quero dizer fazer deles uns verdadeiros animais que alegria em campo e garra diabólica na busca da vitória!
9 Março, 2015 at 10:03
“O Sentimento é das coisas mais poderosas que pode haver e se o treinador não demonstra isso é impossível passar a mensagem de garra ao plantel.”
+1!!
Sou defensor da Estabilidade… mas Estabilidade com quem demonstre competencia, trabalho e COMPROMISSO com o projecto em que está inserido! E sinceramente vejo Marco Silva como um “corpo estranho” que não está comprometido no projecto.
Onde anda o MS que festejava no banco do Estoril e mandava caralhadas ao treinador do porto?
Estamos a falar da mesma pessoa….pelo que o “iceman” que treina o Sporting só pode agir assim porque se sente corpo estranho.
Por isso…. por mim mesmo que ganhe os jogos todos até final da época…. no fim da época espero que vá de vela!
E hoje…. Alvalade lá estarei para ver o Sporting ganhar!
E já agora…. com o Mané a Titular…como prémio mais que merecido pela boa entrada com o nacional!
9 Março, 2015 at 10:10
Outra vez arroz?
Quer dizer, fomos eliminados da Liga Europa, perdemos o comboio do titulo, mas só deixaste de gostar do MS na semana passada porque ele festejou menos que o Inácio… eh eh!
Deixem lá o homem não festejar, festejamos nós por ele:)
Isso é como embirrar com o Chiclas por dar pontapés na gramatica. O homem está lá para treinar, não é para festejar. Querem ver que o Jardim era um animal de banco… Julguem-no pelo trabalho dele e não pelos sorrisos.
Vamos apoiar a nossa equipa! Eu vou lá estar logo à noite!!!! E se o Marco não saltar do banco e der 3 voltas ao estádio por cada golo marcado, não faz mal:) continua a ser o meu treinador!
Spooorting!
9 Março, 2015 at 9:53
A minha opinião sobre o Marco Silva não mudou; ainda está verdinho.
A pressão, mesmo a mediática, sobre ele é superior à que encontrou no Estoril.
Agora, se damos o benefício da dúvida ao presidente, pesem os Shikas, aos jogadores, pesem as fífias, porque não ao treinador?
9 Março, 2015 at 9:57
É merdas destas (não estou a falar do texto em si, mas da tua forma de pensar) que devias trabalhar no clube.
9 Março, 2015 at 9:57
“por merdas destas” …
PS: Parybebe 18:30.
9 Março, 2015 at 10:00
“temos uma crescente franja de adeptos para quem já está tudo mal”
É verdade, e está na hora de irmos ao barbeiro.
9 Março, 2015 at 10:03
Não se trata de dar o beneficio da dúvida.
Mudar de treinador não é benéfico… o passado já o demonstrou…
Se “olharmos” para o mundo do futebol facilmente nos apercebemos que as equipas que menos mudam de treinador mais ganham…
logo não sou a favor de mudanças ano após ano.
há que escolher o melhor (a direção achou que não havia melhor que MS, para o nosso bolso) e apesar e alguns erros dele há que continuar e porquê? porque colocassemos outro (sergio conceição, nuno espirito santo, ou outra aposta qualquer) esse também ia errar porque treinadores de excepção há muito poucos e os poucos que há só em raras oportunidades os iremos ter (tal como acontecem com o L Jardim o ano passado). Logo há que continuar o caminho porque assim há a vantagem de ele já conhecer os jogadores…
9 Março, 2015 at 10:06
É isto tudo! O Sporting está a criar a sua identidade com trabalho honesto e atractivo… E carissímos, o sucesso dá trabalho, muito trabalho! Formação, recuperação financeira e espéctaculo, é isto… Se ganharmos títulos pelo caminho fantástico, se não ganharmos, quando tivermos a nossa identidade consolidada eles virão em doses regulares… Por agora o caminho é encher o estádio todos os jogos e dar espectaculo no relvado!
9 Março, 2015 at 10:11
Ainda assim, hoje estou optimista porque teremos pelo menos dois jogadores que estarão provavelmente em melhores condições de contribuirem para o rendimento da equipa: Nani e Slimani. Em relação aos restantes que joguem ao nível que já demonstraram ser capazes.
9 Março, 2015 at 10:25
Um dos grandes problemas desta equipa este ano tem sido a finalização. Nem vou pela defesa jovem, algumas falhas e comprometedoras.
É que a quantidade de golhos falhados com tantas oportunidades criadas não é normal.
Aliás, mesmo contra os autocarros … se entra o primeiro cedo desmontamos aquilo e o jogo torna-se fácil.
E tivemos tantas vezes oportunidaes flagrantes ainda nos primeiros 15 minutos de jogo.
Por isso … falas bem no Slimani. Mesmo com a classe do montero, a raça e jogo de equipa do tanaka, actualmente… O argelino é fundamental.
9 Março, 2015 at 10:46
Concordo com este aspecto: MS foi condicionado pela ausência este ano em muitos jogos do Slimani. Ignorar isto é estupidez. Mas também não se conseguiu ir para outro modelo de jogo que potenciasse melhor os restantes jogadores do ataque. Não seria fácil, mas a verdade é que não foi muitas vezes conseguido.
9 Março, 2015 at 11:02
A verdade é que pouco se tentou.
E montero a 9 nada rendeu … e mesmo tanaka que tem em sua defesa o facto de ter efectivamente poucos minutos … tem uma oportunidade de outro contra os alemães (titularidade e imensas oportunidades) e não consegue fazer a diferença.
Sem Slimani, claramente outro sistema táctico.
9 Março, 2015 at 10:13
Cherba,
Provavelmente um dos teus maiores contributos ao nosso clube. Que as tuas palavras tenham eco junto de todos os sportinguistas.
SL
9 Março, 2015 at 10:14
Bons dias, Caros Tasqueiros, e votos de uma boa semana!
Eis que o Caro Cherba nos coloca a questão do treinador… Tema certamente actual, e certamente de muita importância.
Admito que me encontro dividido.
No início da época, confesso que me encontrava optimista: a equipe vinha de uma boa época, e tinha garantido um treinador jovem, com uma postura assertiva, e que tinha feito um magnifico trabalho nos dois anos que orientou o Estoril. Achei inclusive muito bem que viesse com um contrato para quatro anos: era facto demonstrativo que existia um projecto, que se pretendia estabilidade. E que, acima de tudo, se acreditava que o Marco Silva era o treinador adequado para nos reconduzir ao nosso Lugar de Direito.
Entrei nesta época eivado de “romantismo”, como o Caro Cherba refere.
Mas, infelizmente para todos nós, o decurso da época não decorreu da forma desejada e, no fim da primeira volta, já estávamos arredados da luta pelo título e, neste momento, o próprio segundo lugar parece uma miragem. Lutamos bravamente na Liga dos Campeões, deixando uma boa impressão, e devemos ser considerados favoritos para a conquista da Taça.
“As contas fazem-se no final”, costuma-se dizer, e com certa razão. E, se tudo correr obedecendo às regras da normalidade, o SCP ficará em terceiro lugar e conquistará a Taça de Portugal.
Se isso acontecer, não é uma época perdida. Sou daqueles que prefere vencer algo (Taça) do que segurar o segundo lugar do campeonato (para ter acesso directo à Liga dos Campeões) – questão muito em voga nos programas televisivos desportivos. E, se isso acontecer, acho que o Marco Silva conquista o direito a (pelo menos) mais um ano à frente da nossa equipe.
Todos nós, “treinadores de bancada”, discordamos com opções do nosso treinador. Seja ele qual seja. Sempre foi assim e sempre será. Mesmo quando as coisas correm bem haverá sempre quem, de nós, ache que o jogador A deveria ir para o banco, escandaliza-se por o jogador B não ter minutos, etc., etc.. Isto é tudo perfeitamente natural.
MAS
Chega uma altura em que se deve perguntar: estamos a fazer o que poderíamos estar a fazer? Estamos a render o máximo possível?
E na resposta a esta pergunta o Marco Silva não tem nota positiva. E é isso que me preocupa, no fundo: o treinador DESTE Sporting tem que fazer da equipe “mais do que a soma das partes”. Sei que é uma expressão já algo gasta, mas tem perfeita aplicação.
Bem sabemos que as restrições financeiras têm impacto. Mas também sabemos que o Boavista foi campeão português com o quarto melhor plantel da altura. Que o Braga lutou até 3/4 jornadas do fim pelo campeonato com o quarto melhor plantel da altura. Às vezes o dinheiro não é tudo.
Quais os critérios para avaliação de um treinador que não apenas os resultados obtidos?
Capacidade de Liderança? Não considero o MS um grande líder. Não tem a personalidade para isso. Espero, no entanto, que o mesmo tenha consigo o balneário (minimo exigido);
Capacidade Táctica? Os resultados não são positivos.O MS não tem demonstrado habilidade para variar o sistema de jogo que implementou. A defesa oscila, e o SCP não tem apresentado grande capacidade ofensiva;
Capacidade de Inovação? Meh…;
Potencializador de Talento? Quem temos? O Tobias Figueiredo será a única aposta do MS, e não se poderá dizer que foi “descoberta” do mesmo, atendendo a que há pelo menos dois anos de dizia que era o melhor central das camadas jovens/equipa B;
Capacidade de Planeamento/Gestão de Plantel? Tudo indica que, fisicamente, o plantel já atingiu o seu auge e se encontra presentemente em fase descendente…
O meu lado “romântico” diz-me que o SCP não deve continuar a cometer os mesmos erros com a escolha e a manutenção de treinadores. É necessário estabilidade, visão de futuro e projecto. Mudar de treinador todos os anos nunca foi bom resultado.
Mas o meu lado “racional” diz-me que o MS não tem feito um grande trabalho e que só merecerá a confiança para a próxima época se o SCP conseguir o 3º lugar e a Taça de Portugal.
Conforme disse acima, estou dividido…
SL
9 Março, 2015 at 10:20
Analisando o que se passou até à data, defendo MS mais um ano.
Defendo um MS jovem, com potencial, que esteja de corpo e alma no projecto, aberto às críticas, que previligia um futebol de ataque e está com os jogadores nos bons e maus momentos. Um MS que agora tem outra noção do que é um clube enorme, muito exigente … mas cada vez menos esmiuçado, graças à protecção do presidente. Um MS que vai crescer e se já tem os princípios de um futebol de ataque com tantas oportunidades, tem de rapidamente saber equilibrar a equipa com outra consistência defensiva. E nisso, a estabilidade ajuda.
No entanto, a direcção deve pesar bem os prós e contras da sua continuidade. Tem ele condições para os objectivos propostos? Virá a ter? Mesmo com ovos nunca fará omoletes? A nossa condição financeira influencia de que forma esses mesmos objectivos? A corja, influencia?
Bem, uma coisa é certa. Não devemos manter um treinador só pq pensamos que noutro clube vai ser campeão e teremos de engolir um sapo.
Se é para manter, há que estar tudo no mesmo barco. Senão, cada um segue a sua vida e virá alguém que pelos exemplos deste presidente, será certamente boa aposta.
Agora, só peço que seja qual for a decisão, não arranjem novelas como a do natal para bem da sanidade mental de todos nós. E da deles …
9 Março, 2015 at 10:50
Boa análise Miguel. Concordo com quase tudo. Apenas acho que se os objectivos mínimos não forem atingidos que deve sair. Mais novelas, por favor não.
9 Março, 2015 at 11:03
Não tenho dúvidas nenhumas que sem a taça (o 3º lugar não foge) MS não tem margem nenhuma de manobra.
E mesmo com a taça … vamos ver 🙂
9 Março, 2015 at 10:25
o tal “Romantismo”
Hoje faço “parabens” e quero 3 golos
Spooooooooooooooooooorting
9 Março, 2015 at 10:28
Hoje seria um bom dia para pagares umas jolas a uns quantos 🙂
9 Março, 2015 at 10:31
com muito gosto 🙂
mas hoje vou ter de soprar as velas junto dos herdeiros 🙂
9 Março, 2015 at 10:39
Fair enough.
Ficas é a dever …
9 Março, 2015 at 10:51
Parabéns. Que seja um grande dia e que acabe bem.
9 Março, 2015 at 10:54
Vai acabar bem! De certeza.
Obrigado
9 Março, 2015 at 10:58
Parabéns Snite! Happy BDay! SL!
9 Março, 2015 at 11:13
Abraço. SL
9 Março, 2015 at 11:36
Parabéns. SL
9 Março, 2015 at 11:39
SL. Abraço
9 Março, 2015 at 10:25
Aqui na Tasca sinto-me cm se efetivamente tivesse num nucleo do sporting (neste caso virtual). É Fantastico, tar em casa ou fora, e tar ligado a Tasca vendo o jogo, cascando ou elogiando, gritando gooolo …pq me é um espaço onde me sinto entre sportinguistas, dizendo o q penso com frontalidade e, pese as diferenças de opiniao, se respira Sporting.
Aquilo que digo aqui é so dito aqui, nao vou a Facebooks, e mm escrevendo aqui criticas, tava no estadio a gritar sporting contra o wolfs, relembrando que mt gente ta na central c o cu sentado, caladinhos. Se vao ao estadio e para interagir e apoiar a equipa.Mas adiante….
Por tudo isto, devo controlar-me e apenas aki escrever mensagens de apoio?? Passa a ser proibido dizer que a determinado ponto a jogar cm estavam a jogar contra o Nacional arriscavam-.se a levar 3 do Braga? ok o site e publico…mas com toda a frontalidade se e para so dizer bem, a Tasca perde toda a sua genuinidade…donde interpreto que o controlo se aplica qd apenas entrarmos em picardias e bota-abaixismo..certo?
Nas epocas que mencionaste, faltava a peça principal que hoje tens- Direçao forte. Fosse BdC presidente das equipas de Sousa Cintra e acho que tinhamos ganho uma Champions!! (Romantismo meu.. 🙂 )
Mais do que as pessoas, interessa-,me a instituiçao pela que a estibilidade, é muito importante para a INSTITUIÇAO.
Formar e integrar talentos, potencia-los e gera mais valias, saneando o clube e promovendo uma espiral de sucessos desportivos este é o designio, é para isso que tem de haver estabilidade.
Ademais, devemos ter noçao do contexto hostil em que nos inserimos pelo que temos que ser ainda melhores que os outros, ser inteligentes e ter sangue frio.
Quanto as pessoas é muito simples, ou estão ca para cumprir os designios do clube ou entao sejam mt felizes noutro sitio, sejam os outros sitios rivais ou nao. Tou-me nas tintas para papoes. Quero é malta que viva o Sporting, durma c o Sporting e morra pelo Sporting!
Concretizando, aguardemos pelo fim da epoca com serenidade.
9 Março, 2015 at 10:29
OFF: então o Pedro Sousa, afirmou que o Matheus tinha assinado um pré-acordo de 5 anos com o Mónaco. Entretanto o programa acabou mais cedo que o costume.
9 Março, 2015 at 10:32
Também começou mais cedo
(21:30-23)
9 Março, 2015 at 10:35
Entretanto li alguns comentários no post anterior sobre o Iuri. Disseram que o nosso jogador desapareceu do jogo depois do golo. A questão é esta: não terá sido o Arouca que desapareceu do jogo? O jogo deles era constantemente canalizado pelo lado do Kayembe (que ontem foi uma nulidade), além do futebol ser basicamente feito de chuto para o ar.
9 Março, 2015 at 10:39
Aquele cêpo que foi formado no boifica foi outra das nulidades do Arouca. A equipa Arouquense não tem perfil para o futebol do Iuri. Eu fico incrédulo como se voltou a emprestar jogadores àquela equipa. Mais valia terem mandado o Iuri para a Académica.
O Estoril não levou nenhum jogador por causa do seu presidente, e não por causa do Couceiro.
9 Março, 2015 at 10:43
Mas o que é que quer o Leo? Quer jogadores da nossa formação a preços de saldo?! Mas que merda é esta?! Respeita o Sporting! Andam a pagar somas astronómicas por projectos de jogadores e não querem desembolsar dinheiro pelos nossos?! Léo: vê lá se te metes fino! Nojo!
9 Março, 2015 at 10:45
Queres jogadores? Leva o André Martins meu caralho!
Foda-se… esse Ruca já meu fodeu hoje o humor!
9 Março, 2015 at 10:47
Anda nitidamente com uma postura de abutre… deves fazer sandwuiches com notas de 500 euros. Respeita o Sporting meu caralho!
9 Março, 2015 at 11:00
Mas isso foi mesmo assim De Fran? O Leo queria mesmo o Matheus a saldo? Nesse caso porque não o conseguiu levar? O que leste? Se isso foi assim a Direcção conseguiu o volte-face mesmo nos últimos momentos.. SL
9 Março, 2015 at 11:00
Li algures que esse gajo queria o Wallyson no Mónaco. Foda-se! Estou super irritado!
9 Março, 2015 at 11:06
Tas irritado pq? O Wallyson nao presta para nos…senão alguém o punha a jogar não??
9 Março, 2015 at 11:06
Onde viste?
9 Março, 2015 at 11:07
Na Bosta!
Eu sei… eu sei…
Mas…
O gajo tb não queria o Matheus?!
9 Março, 2015 at 11:08
E digo-vos já: não suporto o Léo!
Tenho medo dos sonsos!
9 Março, 2015 at 11:18
o Wallyson é máquina e não engana. dêem tempo aos jogadores pah.
9 Março, 2015 at 11:23
@Tiago Pinto…”dêem tempo aos jogadores pah.”…isso é um apelo ao MS??
9 Março, 2015 at 11:28
Wallyson é certinho na A para o ano.
9 Março, 2015 at 11:39
Sonso porquê?
Se quer, faz ele muito bem. É sinal que não anda a dormir.
9 Março, 2015 at 11:51
não Frost. é mesmo um apelo aos adeptos para não exigirem subidas antes do tempo. se o Wallyson estivesse no ponto, não teriam sido contratados Rosell e Slavchev. a estrutura sabe o que faz…
9 Março, 2015 at 11:55
Pois… vamos lá a ver se esta história um os jogadores da B sentirem que são carta fora do baralho para MS não os desmotiva e leva a procurar mais facilmente outras paragens…
9 Março, 2015 at 12:01
100% de acordo Leonissimo!! Ha q gerir tb expectativas…
9 Março, 2015 at 12:37
Se eu fosse da B e olhasse para a A, só tinha era de trabalhar cada vez mais pq a oportunidade iria surgir.
Estar num clube onde jogam na equipa principal 7/8 da formação …
9 Março, 2015 at 10:29
Bom dia minha gente! Já estou por terras lusas para sofrer a bom sofrer (primeiro dos dentes).
Tenho comigo uma saca de chocolates suíços para acompanharem a ginga do Max. Conto estar na parybebe algures entre as 18:30 e as 19:00.
Até já!
9 Março, 2015 at 10:41
Hoje nem almoço!
9 Março, 2015 at 10:47
Aliás, já estou a ver a ASAE em cima da Tasca.
É cachecois … tshirts … ginja … chocolate … vinho da madeira … poncha … contrabando de boxes e bilhetes …
Só arruaceiros.
9 Março, 2015 at 11:55
saké, já agora…
9 Março, 2015 at 12:37
Ainda não vi lá Saké … por isso …
9 Março, 2015 at 10:31
Ter calma é das coisas mais dificeis do mundo
Saber esperar é algo que aparentemente não condiz com a nossa condição de Sportinguistas, mas deveria ser algo em que deveriamos investir.
Eu estou como muita gente que passa por aqui, tenho dias.
Há dias que gosto muito do trabalho do treinador, a forma de jogar da equipa, os passes ao primeiro toque, a inflexão que os estremos fazem (ou faziam) pelo centro, sem ser o jogo mais objectivo mas mais previsivel de Leonardo Jardim, a maneira como lidamos com grandes equipas, sem medo olhando nos olhos do adversário.
Há outros dias que detesto a forma como a equipa empastela o jogo, com passes para o lado e para tráz, num carrocel como aquele dos miudos da feira, que anda anda e não sai do mesmo sítio sem sequer subir e descer, a forma como não sabemos jogar contra equipas que se fecham, principalmente quando nos pressionam à saída da defesa.
Perante isto começo a pensar, não seremos demasiado exigentes com uma equipa de jovens, formados por nós, na sua maioria, que nos permitem por isso não gastar dinheiro a comprar, dinheiro esse que não temos. Não estaremos a ser impacientes como temos sido ao longo destes ultimos 30 anos , não dando desconto a ninguem e lembro aqui os assobios de inicio de carreira a Rui Patricio, a Nani, mas tambem já vi assobiar o Mané e estou convencido que se Cristiano Ronaldo continuasse conosco mais um ano ou dois passaria tambem pela faze do assobiozinho.
E quem nos garante que se despedirmos o treinador, que não evolui, ou não evoluiu, vem outro que não esteja exatamente nas mesmas condições, que tenha de começar tudo de novo, perpetuando uma situação e trazendo cada vez mais para este clube o paradigma de cemiterio de treinadores.
Por isso continuo a pensar que o investimento a longo prazo nem sempre se compadece com resultados imediatistas, pelo contrário muitas vezes são sinónimo de trabalho mal feito. Os foguetes de artificio são nuito bonitos mas acabam depressa, se queremos um futuro de crescimento continuo embora por vezes lento e fazer a diferença nos nossos jogadores, temos de os deixar crescer, num ambiente calmo embora exigente e para isso temos tambem de arriscar a dar tempo ao treinador.
“tempo é algo muito raro que não se compra e raramente encontramos quem o queira dar”
SL
9 Março, 2015 at 13:11
completamente de acordo Leorodri
9 Março, 2015 at 10:33
Perdão
onde está “estremos” deve ler-se extremos
9 Março, 2015 at 10:33
100% de acordo.
9 Março, 2015 at 10:37
Sou defensor da continuidade!
Não é a mudar de treinador todos os anos (e muitas vezes, várias vezes por época) que nos safamos.
Sempre à procura do treinador ideal e da última coca cola no deserto… isso não existe!
O que existe na grande maioria das vezes são bons projectos e treinadores que, devidamente enquadrados, conseguem desenvolver um bom trabalho.
Parem para pensar por um bocado…
Acham que o porto conseguia acertar SEMPRE na escolha do treinador ano após ano em que se dizia que até um pino sentadinho no banco era campeão?
Também tiveram treinadores medianos que foram campeões. E isso foi graças ás condições e estabilidade que lhes foi dada.
Se porventura dispensamos o MS no final da época, prwparem-se para (mais um) ano zero.
Mas não há poblema…de certeza que o próximo treinador vai ser o máximo! Vai ser bonito, bem falante, vai vibrar com os golos como se estivesse na bancada e vai espalhar sorrisos na flash.
9 Março, 2015 at 10:40
Mas isto só durante 6 meses, porque depois vamos descobri um sem numero de defeitos e dai até comecemos à procura de outro vai ser um pequeno passo.
Já vi este filme tantas vezes que até o consigo recitar de cor.
9 Março, 2015 at 10:50
É isso mesmo Jorge. Um dia vão descobrir que o gajo é coxo e que usa uma capa foleira no telémovel…
Antes isso do que ser careca:)
9 Março, 2015 at 11:39
E nem sequer sei do que andam à procura…
Mourinho, muitos não gostam do estilo e personalidade,
Guardiola…não gostam do futebol…é muito chato…
Ancelotti…muito defensivo….italiano típico…
Bielsa só gostam porque não conhecem bem…Entre a maluqueira cronica dele e a mania que tem de ganhar 5-4 todos os jogos, à primeira derrota com uma equipa grande era só criticas…
Van Gaal?! Com aquele feitio e aquelas manias?! Só se for para rir…
Que tipo de treinador quer um Sportinguista?! Qual o Modelo?! Qual a forma de jogar?! E de comunicar?! Como pode ser um treinador bom para o Sporting?! Não há…no que toca a treinadores os Sportinguistas são caprichosos e não gostam de ninguém! Quem quer que seja que venha para o Sporting…coitado…
9 Março, 2015 at 11:53
E então a critica que fazem ao MS por não rir e estar sempre com uma postura séria no banco, juro que me tira do sério!
Então agora é isto que eu vou destacar quando avalio o seu trabalho?
Fdx… o xiclas parece um maluquinho no banco e peca pelo exagero…o nossonpeca por defeito.
Lá está, temos que criar o protótipo do treinador perfeito e ir á procura dele 🙂
9 Março, 2015 at 12:00
Somos 2!
O MS no banco não…porque não ri! Não se expressa…parece uma múmia, só dá indicações! O JJ também não! Expressa-se muito! Parece um maluco! Tem de ser um treinador que se expresse, de 0 a 10, 6,5 ….que se expresse, sem se expressar muito…
Tacticamente é o mesmo! Tem de ser um treinador sem medo de ir jogar onde quer que seja mas que tem de jogar com estratégia! Como o Marco não porque ele prepara a equipa para atacar demais! Como o Mourinho não…é só autocarros…Como o JJ não porque é uma equipa que só ataca ou só defende, como Guardiola não porque é uma seca…só ali a passar a bola…tem de ser uma equipa que contra grandes jogue…com estratégia, sem medo, ao ataque moderadamente….mas um moderadamente que nunca existe! Se perde a defender é porque é medroso! Se perde a atacar é porque não tem estratégia…Se perde com uma equipa equilibrada leva com as 2…uns dizem que não teve estratégia, outros que atacou demais…se empata com golos é porque não soube defender, se empata a zero é porque não soube atacar…
Enfim…treinador para o Sporting no fundo tem de ganhar todos os jogos….tudo o que seja fora disso não serve…
9 Março, 2015 at 11:55
obrigado Jorge!
9 Março, 2015 at 10:56
Tudo isso é verdade Jorge. Mas não te esqueças que no exemplo que dás – do Porto – tiveste treinadores que foram embora mesmo sendo campeões e quem não conseguiu resultados mínimos foi de charola… Abc
9 Março, 2015 at 11:37
Claro…Isto que eu digo é uma orientação generica.
Defendo a continuidade, mas também existem casos em que a mudança se justifica…e quando isso acontece, muda-se!
Mas não considero que o MS seja assim um erro de casting tao grande para, em pouco mais de meio ano, passar de um grande treinador a um enorme flop.
O clube decidiu apostar num treinador jovem e com potencial, e há que ter com ele a paciência que também temos com os jogadores jovens.
Mais um vez voltamos à velha conversa daquilo que queremos e daquilo que a nossa carteira nos permite comprar.
Dentro do nosso orcamento, fomos buscar um treinador que fez um trabalho brilhante no Estoril, mas que ainda comete erros que nos deixam irritados e até furiosos… mas há que parar e pensar antes de querer carregar logo no botão do reset.
Quando o BdC o contratou por 4 anos, de certeza que lhe quis dar a estabilidade que os adeptos agora estão a colocar em causa.
9 Março, 2015 at 19:19
“Quando o BdC o contratou por 4 anos, de certeza que lhe quis dar a estabilidade que os adeptos agora estão a colocar em causa.”
a minha duvida acerca desta tua frase é:
BC assinou com “este” MS, (pós doyen/rojo)
ou BC assinou por 4 anos com o MS que fez um grande trabalho no estoril??
eu como “vejo” 2 MS`s diferentes, (a nivel de postura, a nivel de treino), tenho essa duvida…
o Presidente “ofereceu-nos” a cultura de exigencia… eu nao estou satisfeito com os resultados “banais” que me foram “apresentados”, e mais grave, a inacao para os mudar…
estou errado?? talvez…
tenho visto algumas posicoes de defesa á ideia de continuidade de MS com “alguma” lógica… mas a maioria parece saida de um livro de histórias para fazer os “putos” dormir… tipo: ah e tal, nao está bom, mas se ficar mais um ano melhora… ok : entao usamos isso tambem para o Capel? para o A,Martins? vamos trazer de volta o Postiga?? eh pá nao estavam bem mas se ficarem mais um bocadinho, pode ser que “aprendam”…
estabilidade ganha-se e garante-se com os bons e com quem acredita naquilo que está a fazer…desculpem-me lá mas o MS, nao acredita nos putos, (quando eles sao a base do projecto), portanto, como pode ele transmitir essa “estabilidade??” alguem me explica??
9 Março, 2015 at 11:56
Peço desculpa, mas é possível usar outra palavra sem ser “continuidade”…
Cada vez que a ouço, tenho os pelinhos da nuca a arrepiarem-se…
9 Março, 2015 at 10:55
o meu ponto de vista relativamente ao MS é o seguinte: tem cometido vários erros e tinha condições para fazer melhor. ao mesmo tempo, é o primeiro ano dele no clube, o primeiro ano num clube grande. o que interessa realmente é se ele percebe que errou, se aprendeu e quer aprender com os erros, se percebe o projecto, se quer continuar com o projecto e se se sente bem no Sporting.
e já agora antes de atearmos a fogueira e corrermos com mais um treinador convém primeiro pensar no dia seguinte…
9 Março, 2015 at 11:40
Precisamente!
Considero que o MS irá ter um segundo ano bem melhor e com menos erros.
Também ele está a aprender e a ter a primeira experiencia num clube com este grau de exigência e de cobrança!
E diga-se por sinal que no Sporting a cobrança é sempre maior.
Somos adeptos fieis e dedicados, mas exigentes!
9 Março, 2015 at 10:59
Tenho aqui criticado pontualmente algumas opções de Marco Silva. Continuo a não perceber como Wallyson e Gauld ainda não estão na A. Não percebi porque João Mário só se estreou à 5ª jornada no campeonato. Porque é que a dupla de centrais começou por ser tão fraca com o Mauricio e Sarr.
Mas também digo o seguinte: será um enorme tiro no pé de Bruno Carvalho se Marco Silva não fizer a proxima época. Não é a mudar de treinador todos os anos que crescemos. Repito, será um tiro no pé se for demitido.
No próximo ano temos de corrigir o que correu menos bem esta época. E tanto BC, como MS estarão mais bem preparados. Já o disse, também eles estão a crescer/aprender e serão melhores presidente e treinador.
A renovação de Matheus Pereira, na minha opinião, um sinal de inteligencia e de “crescimento” de BC. Não sei se o BC de há uns meses atrás, renovava com o Matheus…
9 Março, 2015 at 11:45
Matias, este teu último parágrafo fez-me pensar.
A gestão deste caso Matheus que redundou num sucesso pode querer dizer algo…
E digo mas, se olharmos bem para as últimas semanas, já notamos diferenças na forma como o BdC gere a sua exposição mediática e estratégia de comunicação.
Diria que só os burros é que não aprendem e como o tenho por um gajo muito inteligente, também terá aprendido com esta época.
9 Março, 2015 at 12:00
Claramente Jorge. Não tenhamos dúvidas que esta época tem sido de aprendizagem para todos.
9 Março, 2015 at 12:06
Eu acho que esse sinal de “aprendizagem” já foi dado na gestão do caso MS…
A contratação duma agência de comunicação… o jantar de homenagem (wtf?!) ao Proezas, a renovação com o Matheus…
Cá para mim, o “garoto” faz-se…
9 Março, 2015 at 14:29
O “garoto” também está a aprender, ou não fosse ele um miúdo de 42 anos 😀
9 Março, 2015 at 11:00
Entretanto não há uma expulsão entre adversários do benfica há…17 horas, aproximadamente 😉
E a propósito, sabendo nós das pequenas nuances que são necessárias para “fazer” uma equipa durante a època, em especial quando surgem as dificuldades, deixo algumas curiosidades (perdoem-me o link: http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting/fc-porto/benfica-e-equipa-que-beneficia-de-mais-expulsoes-mas-nao-e-o-unico):
“Ranking de expulsões favoráveis:
1.º Benfica e Sp. Braga, oito expulsões (9 para o Benfica, desde ontem)
3.º Belenenses e Rio Ave, sete expulsões
5.º P. Fereira, seis expulsões
6.º Arouca, V. Guimarães, Marítimo e Boavista, cinco expulsões
10.º FC Porto, Gil Vicente, Estoril e Penafiel, quatro expulsões
14.º Académica, três expulsões
15.º Sporting, Nacional e V. Setúbal, duas expulões
18.º Moreirense, zero expulsões
Será que há paralelo nos últimos anos com este registo do Benfica?
(…) A resposta é: foi preciso recuar seis anos para encontrar uma equipa que tenha jogado mais vezes em superioridade numérica, e sim, foi também o Benfica.
A equipa de Jorge Jesus em 2009/10, que foi campeã, no primeiro título do ainda treinador encarnado, beneficiou de 14 expulsões entre os adversários até à 22ª jornada.
Foi uma época em que as expulsões favoráveis ao Benfica aconteciam aos pares: V. Guimarães, Leixões, Nacional, Olhanense e Marítimo acabaram com nove jogadores frente aos encarnados.
De resto, e depois dessa época invulgar, mais nenhum grande, em nenhuma época, beneficiou de tantas expulsões quanto está a acontecer este ano com o Benfica.
(…) 2014/2015 Sporting:
Expulsões favoráveis: 2 (0 viraram o resultado)
Expulsões de jogadores do Sporting: 6
O cherba pergunta legitimamente: “Se eu tenho o Sporting que mereço?” Eu pergunto: E todos nós, adeptos do Sporting Clube de Portugal e o clube directamente, temos o tratamento que merecemos? A resposta é NÃO! Isto é revoltante e tem que ser denunciado, isto é a distorção das regras da concorrência e isto pode, a prazo, eliminar definitivamente um concorrente que pugna pela transparência e pela verdade.
9 Março, 2015 at 11:10
Mais um texto bonito que cai no primeiro assalto frente ao mesmo adversário de sempre: as estatísticas.
Nunca vi um treinador ganhar um braço de ferro contra um líder com carácter, seja aqui, no benfica, no porto ou no Steaua Bucareste.
Por mais que continuemos a esconder as migalhas para debaixo do tapete, ELAS CONTINUAM À VISTA.
Temos um treinador vulgaríssimo, que ainda por cima gosta de ser insubordinado.
Aguardam-se novidades depois do que nos resta, a Taça de Portugal.
9 Março, 2015 at 11:26
Quais estatísticas Trolha? A comparação de pontos do campeonato da época passada? A comparação com a taça de Portugal da época passada? Com a Liga dos Campeões da época passada?
Se disser: “no mês do blackout ganhámos todos os jogos”.
Então a estatística diz que se fizermos blackout a próxima época somos campeões só com vitórias?
Estatísticas há muitas, meu caro.
9 Março, 2015 at 12:28
As estatísticas estão todas lá atrás, basta consultares.
9 Março, 2015 at 11:15
Obrigado Cherba!
9 Março, 2015 at 11:20
Nós podemos ser românticos (identifico-me a 200% com o texto!) mas de três coisas eu tenho a certeza:
1º Nunca vi fazer um clube ganhador à base de reclamações, exigências e assobios…
2º Já vi vários clubes serem feitos (e refeitos) com base na carolice e romantismo de muitos que apoiam até a voz lhes faltar…
9 Março, 2015 at 11:40
Então e a 3a?
9 Março, 2015 at 11:44
3ª Nunca vi um Assobio fazer um jogador render mais num jogo, já o vi fazer render menos naqueles e nos próximos…
Faltou-me essa…hehe
9 Março, 2015 at 11:29
É por isto que eu me identifiquei desde a 1a vez pelo Cacifo, agora Tasca.
Há “Sportinguistas” que vivem numa realidade diferente, que elogiam os casos que dás mas só se esquecem que as “coisas” constroem-se com tempo e não nascem por obra do acaso. É preciso tempo, um rumo e muito trabalho.
Eu critico jogadores, assumo isso, não dessa forma estúpida e descontrolada, mas numa perspectiva construtiva, de evolução do plantel, e só o faço aqui. Sejamos realistas, todos criticamos sem excepção, é preciso é ter consciência da dimensão de onde e como o fazemos.
Esta luta pela união já dura há anos, depois dos ataques internos e externos que fomos alvo (e ainda somos), já “deveríamos” ter aprendido com os erros do passado e perceber o que se passou, mas há quem teime em ser masoquista e poupar trabalho aos nossos rivais.
Hoje quero 3 pontos, caguei para o “joga bonito”, se houver tanto melhor, essencial é a vitória, hoje como em todos os jogos. Tem-nos faltado pragmatismo.
SL
9 Março, 2015 at 11:48
Então Fito, foste para o Catania e os cabrões ainda não pagaram os valores acordados?
9 Março, 2015 at 12:20
Olha por mim voltava já se é que me ententes 😉 ahah
9 Março, 2015 at 11:32
Como é habito comungamos das mesmas ideias.
No outro dia comentava exactamente isto com o Sà.
Se mudarmos de treinador, sera novamente um ano 0. Mesmo que nao se altere a estrutura, sem titulos e a um ritmo de 1 treinador por epoca, nunca iremos criar condicoes para ganhar mais do que um campeonato de 10 em 10 anos.
É no entanto legitimo que se questione se MS é o treinador que merece que lhe seja dada essa estabilidade. Infelizmente o episodio de Dezembro leva muito boa gente a ficar de pé atras (eu incluido).
Urge entender até que ponto MS està comprometido com este projecto.
Se analisar de um ponto de vista meramente tecnico, gostava de ver a equipa cimentar o conceito de jogo do MS. Dentro de 1/2 anos, conseguindo manter 90% da equipa de ano para ano, seriamos um caso serio.
Agora, e isto é uma condicao sine qua non, é preciso que o Marco esteja de alma e coracao no Sporting. Caso contrario, adeus e até nunca mais.
Infelizmente, duvido que isso seja verdade. Parece-me que vive num estado de paz podre.
De qualquer modo, e porque espero ganhar um trofeu este ano, neste momento é ele o treinador do Sporting Clube de Portugal e isso basta-me para apoia-lo enquanto o lugar for seu (se bem que reservo o direito de o criticar pontualmente).
Confio plenamente em quem terà de tomar a decisao no final da época.
SL
9 Março, 2015 at 11:39
O Jasus para o ano sai e com ele toda uma certa estabilidade que quer se queria quer não ele conseguiu manter…
mais uma razão para a continuidade do MS.
9 Março, 2015 at 11:50
Até porque ou ele ou o RV perfilam-se como seus substitutos. De qualquer maneira nao estou certo que o Jasus saia…. Veremos….
9 Março, 2015 at 11:58
Epa..nao me levem a mal mas…vcs tao mais preocupados c quem e treinador do benfica??
Se o MS ta triste, nao gosta de verde ou outra cena qq q o impeça de dar o seu melhor atao por mim pode ir p Benfica ja amanha!!
E digo mais, com uma direçao de BdC, um qq Jose Mota desta vida que queira agarrar a oportunidade de estar a 100% c a cabeça no Sporting fará melhor!!
PS:Goza-se aqui com o Pal Serge e, nao sendo obviamente fa, devo dizer q o Forcado levou com um Cotonete como presidente, um Porta-Fatos como diretor desportivo e nunca teve um Pinheiro como sempre pediu!
9 Março, 2015 at 12:01
Parece-te que estou mais preocupado com o treinador do carnide mesmo oh apeteceu-te pegar por aí?
O meu comentario foi suficientemente extenso para nem sequer me dar ao trabalho de te responder a isso.
SL
9 Março, 2015 at 12:05
Pergunta retorica ás replys entre ti e a Leoa…q mt gente utiliza esse argumento para segurar…
Qt ao teu post principal tamos de acordo! 🙂
9 Março, 2015 at 12:13
Parece-me normal que se comentario a estratégia de um dos principais concorrentes.
Pergunto-te assim, se o Montero estivesse na mira do carnide não irias comentar se faria falta ao Sporting e como seria aproveitado na ETAR ?
Daí a apontar isso como um dos motivos para ficar vai um grande passo e nem a Leoa (digo eu) o fizemos.
9 Março, 2015 at 12:21
Ok. Mas essa do montero tb e boa…continua a fazer sentido te-lo qd nunca se utiliza o 442 onde ele e o 2 avancado? E se o Jesus o quisese ? Mudava as coisaa?
9 Março, 2015 at 12:25
Frost,
Não estou mais preocupada com quem é treinador do benfica, foi só uma constatação…
Nunca disputamos os campeonatos sozinhos, por isso o que se vai passando ou o que se poderá vir a passar com os nossos adversários nunca pode ser irrelevante.
9 Março, 2015 at 12:29
Sim…ja expliquei q era + retorica
9 Março, 2015 at 12:26
O benfica nunca contratará o Marco Silva, o Vieira não vai em experiências. Vejam-se os técnicos (e respectivas idades) escolhidos pelo Vieira desde que assumiu a presidência do benfica:
Antonio Camacho (47 anos em 2003)
Giovani Trapatttoni (64 anos em 2004)
Ronald Koeman (41 anos em 2005)
Fernando Santos (51 anos em 2006)
Quique Flores (43 anos em 2008)
Jorge Jesus (54 anos em 2009)
Antes de serem treinadores do benfica, todos estes treinadores já tinham assumido lugares de destaque em tubarões do futebol europeu, refiro-me a equipas como Sevilha, Selecção de Espanha, Milan, Juventus, Inter, Bayern Munich, selecção Italiana, Ajax, porto, Panathinaikos, Sporting e Valencia.
Curiosamente, e destes todos, o único que ainda não tinha chegado ao patamar de um grande era precisamente o Jorge Jesus embora já contasse com uma carreira de 20 anos (!) no currículo com passagens muito boas no União de Leira, Belenenses e Braga.
9 Março, 2015 at 12:31
la esta…minimo 10 anos experiencia..mais do q trofeus a experiencia conta mt para dar bagagem pa enfrentar as questoes c q se lida num Slb ou no Sporting
9 Março, 2015 at 12:42
Tens aí 4M de sobra para irmos buscar um treinador dessa experiência. Se tiveres aceito de bom grado.
Se vocês acham que conseguimos ir buscar um treinador com esse género de experiência pelo que pagamos agora podem tirar o cavalinho da chuva.
9 Março, 2015 at 12:35
O Jorge Jesus tinha tanto currículo como o MS. Acho que a conversa pode morrer aqui porque estou mais preocupado com a nossa casa.
9 Março, 2015 at 12:47
Não é o curriculo, caralho, É A EXPERIÊNCIA.
9 Março, 2015 at 12:51
É O SALÁRIO CARALHO!!
Quantos desses treinadores tinhas ido buscar com o que podemos pagar?
9 Março, 2015 at 11:47
Para mim, é mais que óbvio que ms não será o nosso treinador na próxima época (bdc está deserto para o mandar ás favas).
Se isso acontecer, não ficarei triste. Reafirmo, não vejo grande potencial num treinador que passa 90 minutos de mãos nos bolsos.
9 Março, 2015 at 11:55
Maos nos bolsos? Please…..
Isso agora passou a ser criterio?
9 Março, 2015 at 12:00
Sim e nao-….ele pode ter as maos nos bolsos…agora alguem tem de gritar po jogo, incentivar e corrigir…pode mt bem ser o adjunto….agora nao ter ninguem no banco a interagir com o jogo e no minimo peculiar num desporto como e o futebol 11
9 Março, 2015 at 12:04
Fa-lo variadas vezes é nao precisei que contassem. Vi com os meus dois olhos.
Podia-te dar vários exemplos de treinadores que intervêm menos e são grandes treinadores. Isso não equivale a nada….
9 Março, 2015 at 12:11
Barbosa,
Com a idade dele duvido. Se falares de raposas velhas cheias de titulos, aceito…
Sinceramente nunca o vi comprometido com o jogo nem a corrigir posições por exemplo…
9 Março, 2015 at 12:20
E se eu virar essa pergunta ao contrário? Podes-me dar um exemplo de um treinador jovem que se farte de gesticular e que ganhe enumeros troféus?
NB – um treinador que tenha um Messi na equipa está auto excluído só por isso.
9 Março, 2015 at 13:23
Posso dar-te 2 até: Simeone e o gajo do sevilha que não me recordo o nome.
Poderão existir mais, mas tenho vida para além do futebol 🙂
9 Março, 2015 at 13:30
Quantos titulos tem o Emery?
Simeone està no Atl hà quanto tempo?
9 Março, 2015 at 16:01
Emery não tem muitos titulos, mas convém admitir que numa liga com real madrid, barcelona e at madrid não sobra muita coisa para ganhar. Um facto é que tem uma equipa com futebol identificado, solidária e que nunca vira a cara á luta. Ganhou a liga europa.
Simeone entrou na mesma altura que sa pinto no Sporting. Tem + anos é verdade, mas a sua atitude nunca mudou (cansa só de ver).
9 Março, 2015 at 16:18
No fundo é isso. Se quiseres dar o mesmo numero de anos ao MS logo podemos comparar ao Simeone 😉
9 Março, 2015 at 17:20
Se tiver 1/3 do sucesso do Simeone já será enorme…hope so.
9 Março, 2015 at 12:04
Para mim é.
Demonstra apatia e demonstra que para ele o futebol é um desporto estanque (começa com onze, vem o intervalo muda-se de campo, acaba aos 90).
Se quiseres posso enumerar todos os outros motivos mais óbvios, mas isso demoraria algum tempo.
9 Março, 2015 at 17:23
Só o nosso Capitão para me fazer rir a uma hora destas … comparar o Simeone com o MS é o mesmo que comparar, não vou dizer para não ferir susceptibilidades 😀
9 Março, 2015 at 19:26
Não fui eu que o comparei ao Simeone…
9 Março, 2015 at 11:32
Curiosidades:
Epoca 97/98
C Otavio / Vital : 7 pts
Team Pld W D L GF GA GD Pts
France Monaco 6 4 1 1 15 8 +7 13
Germany Bayer Leverkusen 6 4 1 1 11 7 +4 13
Portugal Sporting CP 6 2 1 3 9 11 −2 7
Belgium Lierse 6 0 1 5 3 12 −9 1
07/08
Paulo Bento
England Manchester United 6 5 1 0 13 4 +9 16
Italy Roma 6 3 2 1 11 6 +5 11
Portugal Sporting CP 6 2 1 3 9 8 +1 7
Ukraine Dynamo Kyiv 6 0 0 6 4 19 −15 0
08/09
Paulo Bento
Team Pld W D L GF GA GD Pts
Spain Barcelona 6 4 1 1 18 8 +10 13
Portugal Sporting CP 6 4 0 2 8 8 0 12
Ukraine Shakhtar Donetsk 6 3 0 3 11 7 +4 9
Switzerland Basel 6 0 1 5 2 16 −14 1
A classificação da champions deste ano (7 pts) é algo que ja fizemos noutras 3 vezes, uma delas ate com 12 pts
9 Março, 2015 at 11:34
Sobre o post, e apesar de não estar totalmente satisfeito com o MS sou da opinião que ele deveria manter-se no cargo.
9 Março, 2015 at 11:36
como está na hora de almoço por aqui , é obrigatório visita à tasca ! obrigado cherba pelo espaço . parabéns .
parabéns também a todos por comungar de sportinguismo juntos .quase todos com opiniões diferentes .
mas , todos querendo a mesma coisa ! vitórias do Sporting .
deixo só a minha modesta opinião acerca de marco Silva .
no Sporting ou noutro grande , nunca será treinador de sucesso .
também eu não gosto de chicotadas , e se ele ficar deus queira que esteja errado . um abraço
9 Março, 2015 at 11:42
Esta conversa toda é porque já sabes que o MS não continua… é isso?
Inside info???
Lá vamos nós de novo para um ano zero???
“Queca ralho”…
9 Março, 2015 at 11:51
A grande duvida reside se ele ganhar a Taça de Portugal…
Epa fdx!! Se MS deixasse de ser um merdas (ja nao tou a falar em estilo de jogo que pessoalmente nao gosto) viesse nas confs dizer:
“tenho 3 e meio de contrato c o Sporting, tou de alma e coraçao no clube onde quero ganhar troféus com o Sporting e consolidar a minha carreira” eu olhava po gajo e dizia “pronto ok vieste do Estoril tens a minha toleranacia”
Agora akilo que o notabilizou no Estoril, de reconstruir equipas cjs jogadores eram despachados e ainda fazia melhor classificaçao, c futebol positivo, q mandava caralhadas ao Paulo fonseca…onde ta esse gajo?? Contratamos o clone?
9 Março, 2015 at 12:07
Haja alguem que vê o mesmo que Eu!!
Ganhar a Taça é uma OBRIGAÇÃO!
E não condiciono mais uma época do MS por ganhar ou não a Taça!
9 Março, 2015 at 12:34
Sim, ninguém quer ver repetido uma final perdida à la Sá Pinto… Se bem que naquela final, não foi o Sá quem esteve pior…
9 Março, 2015 at 13:05
Eu fiquei c a ideia q na final do Sa ja havia mt merda (o Godo nao pagou salarios ou premio mei finial da LE)…a apatia e a expressao dos jogadorea deu a entender isso..
9 Março, 2015 at 11:48
Acho que não devemos trocar de treinador. E ao treinador tem de ser prometida a estabilidade que não soubemos dar-lhe este ano.
Foram muitos casos, muitas incertezas, muitas lutas para se poder ser campeão.
Mas ele também nos tem de dar mais atitude em campo. E também tem de apostar mais nos nossos jovens, que são parte deste projecto e parte do que é o Sporting.
9 Março, 2015 at 11:50
Mas também se pede ao treinador que deixe menos “pontas soltas” de cada vez que fala… e isso é coisa que ele sempre fez… desde a pré-época.
O MS também tem de crescer e perceber se este também é o SEU projecto… sob pena de ver para o ano arrancar um ano “-1” e não um ano “0”…
9 Março, 2015 at 11:48
Ontem de manhã cruzei-me com o Sérgio Conceição…
Não, não estou a brincar. Partilhamos a mesma padaria onde ele vai tomar o seu cafezinho e ler o seu jornal e onde eu vou comer a minha “torradinha do amor” com a minha cara metade…
Estive vai não vai para lhe dar um bacalhau e desejar-lhe que um dia (não necessariamente agora… caso o MS ainda ache que o nosso projecto vale a pena, claro) ele possa vir a treinar o SCP.
Peço desculpa se gosto de gajos que não papam grupos e tem alguns tomates no sitio certo. E este gajo tem… Não sei se seria o melhor gajo para abraçar um projecto “à Sporting” (formação)… mas que é um gajo que, mesmo tendo feito carreira no Porco (e não só), sempre teve a espinha direita e nunca o vi ser um “Maria vai com as outras”…
Quem sabe, um dia… uma dupla BdC-SC… um dia… quando o SCP tiver o seu projecto em velocidade cruzeiro e o SC tenha a percepção que para estar no SCP só pode ser mesmo assim…
Posso sonhar?
9 Março, 2015 at 12:22
e parece que é sportinguista.
Mas neste momento o NOSSO treinador é o Marco Silva e não podemos esquecer as boas exibições que já fizemos esta época.
9 Março, 2015 at 12:25
Podias-lhe ter perguntado o que o fez mudar de direção quando já tinha tudo acertado para jogar no seu dito clube do coração.
9 Março, 2015 at 12:38
Eu não sei se o SCP será o clube dele… tem-se dito à boca pequena que sim. Quem sabe, não me chegue à frente e lhe pergunte. Mas verdade seja dita, não sou gajo que goste de abordar assim as pessoas porque percebo que querem o seu espaço… A não ser que seja o Bruno de Carvalho.
A esse não resisto em pedir-lhe um bacalhau e um abraço
9 Março, 2015 at 12:40
Outro a quem eu dava um abraço era ao Godo… Mas esse já era ao nivel da jugular!
9 Março, 2015 at 12:52
Também gostava de dar ao duque mas é impossivel! 😀
9 Março, 2015 at 13:29
Ao nível da jugular é possível… apesar da papada…
Ao nível da cintura, é mesmo para esquecer.
9 Março, 2015 at 14:29
lol, olha que mesmo aí já se torna muito complicado!
9 Março, 2015 at 14:31
Eu disse que era possível… não disse que seria fácil! 😀
9 Março, 2015 at 12:52
Ya também já me aconteceu com o BdC, não resisti, esse garoto incendiário e ditador que se dá com as pessoas e as ouve.