As últimas semanas não têm sido fáceis de gerir emocionalmente. Podia dizer que, sendo adepto do Sporting, isso deveria ser algo a que já devia ter-me habituado, mas chego à conclusão que nunca me habituarei pelo simples facto de não ser capaz de encarar um jogo com pessimismo e com desconfianças. Se já assim era com plantéis onde cabiam, numa mesma época, um Vinícius, um Luís Miguel, um Nene, um Leão, um Marioni e um Ivo Damas, entre vários outros, era o que mais me faltava não acreditar agora.
Obviamente que esta tarefa de tentar olhar para o copo meio cheio pode ser encarada de várias formas. Uma delas, tem-me sido repetidamente atirada: «és um romântico e é por causa dessa falta de exigência que o clube está como está! Tens o Sporting que mereces!». E como, felizmente, tenho a capacidade de escutar o que me dizem, esse rótulo fez-me pensar. Fez-me recuar no tempo e tentar perceber se existem razões para este meu comportamento e o que o terá motivado. E quando faço esse flashback, o primeiro facto com que me deparo é que eu cresci com um Sporting em constante revolução.
Falei-vos, acima, de um plantel que fez uma das épocas mais fracas da nossa história, mas não vos disse que esse plantel, numa única época, teve quatro treinadores: Octávio Machado, Vital, Cantatore e Carlos Manuel. E para trás já tinha ficado o Waseige, essa esponja belga que, com Norton de Matos como director desportivo, nos trouxe pérolas como Gil Baiano, Missé-Missé ou Balajic. Já lá vão 18 anos, mais coisa menos coisa, mas posso garantir-vos que, nessa altura, eu também era apologista da “chicotada”. Queria lá saber, se os resultados não apareciam era trazer outro treinador. E uma carrada de novos jogadores no arranque de nova época e de novos sonhos. Mas podemos recuar quase mais dez anos, a 89-90, quando Sousa Cintra chega à presidência do clube. Ivkovic, Luisinho, Douglas, aquela eliminatória incrível com o Nápoles que me fez faltar às aulas para ir ver a segunda mão para um café. Manuel José era o treinador. Levou um chuto assim que foi eliminado para a Taça, ficou o Damas a segurar o barco e veio o Raul Águas, uma espécie de Vercauteren à portuguesa. Uma miséria total. Veio Marinho Peres, que aguentaria uma época e meia, a que se seguiu Bobby Robson. E acho que todos, pelos menos os que têm idade para isso, se recordam de como termina esse episódio.
Haveríamos de ser campeões, curisamente depois de mais uma chicotada e de anos a esbanjar dinheiro em jogadores (veja-se as épocas de Queiroz no Sporting), mas logo na época seguinte Inácio é corrido e algumas dezenas de adeptos impedem a contratação de Mourinho, com Duque a borrar-se todo perante a pressão de alguns pesos pesados das claques. Mais uma época perdida, mais uma mudança de paradigma. Agora apostamos na formação e trazemos o Sr. Boloni, mas não sei quanto tempo teria durado o romeno caso Jardel não tivesse chegado e formado com João Pinto uma dupla infernal. Boloni fica um segundo ano, pouco ou nada brilhante apesar do lançamento de Cristiano Ronaldo, e a política volta a mudar. Aliás, diria que é fácil perder a conta ao número de jogadores que entraram e sairam entre 2003 e 2013. A aposta em Paulo Bento mostrou que valia a pena alguma estabilidade, mas que a mesma de nada vale se quem dirige o clube não tiver um rumo.
Pausa. Respira.
Rumo. Tempo. Paciência. Isto.
Isto é tudo o que eu sinto que poucas vezes tivemos. Ou nenhuma. É muito bonito puxarmos do exemplo Alex Ferguson, afirmando que é necessário dar tempo a um treinador. Ora, eu digo que, no Sporting, Ferguson tinha ido a andar na sua segunda época. Também é muito bonito puxarmos do exemplo do Dortmund, afirmando que é necessário darmos tempo a um projecto. Ora, depois de praticamente termos avançado para a refundação do clube, há dois anos, temos uma crescente franja de adeptos para quem já está tudo mal, para quem a recuperação financeira vale as bolas de um gato se não começarmos a ser campeões não sei quantas vezes seguidas. Ah, também estamos longe de ter a mentalidade dos adeptos do clube alemão, que jogo após jogo enchem o seu estádio (a imagem de Alvalade por menos de metade, frente ao Wolfsburg, continua a causar-me pesadelos) e sou gajo para apostar a minha mão esquerda em como o Klopp já teria rimado com flop se vestisse as nossas cores. Entretanto, há já por aí quem berre que nós precisamos é de um Simeone. Bem, creio que todos teremos uma ideia das negociatas em que tem estado envolvido o Atlético, mas já nem vou por aí. Sorrio e encolho os ombros, quando ouço falar no Simeone com laivos de saudosismo ao Sá Pinto. Ou quando ouço aventar o nome do Sérgio Conceição.
Ah, eu sabia que íamos chegar aqui. Não, pá, isto não é uma tese de defesa ao Marco Silva. Embora te diga, com toda a sinceridade, que tenho pena que não lhe seja dada a oportunidade de começar uma segunda época. Depois de um verdadeiro ano de cão, duvido que não tenhamos todos aprendido com as dificuldades e sou gajo para acreditar que mantendo a maioria do plantel, estaríamos mais perto de atingir objectivos. Tal como tive pena que Leonardo Jardim tivesse saído ao fim da primeira época, sem tentar dar continuidade ao seu trabalho com reforços que lhe permitissem outra ginástica táctica. Porque, pelo menos para mim, é visível o esforço feito pela actual direcção para nos tirar do buraco financeiro e tentar, ao máximo, manter o plantel de época para época. Mas será que isso chega se continuarmos, ano após ano, a trocar de treinador? Há quem ache que sim e que basta encontrar o treinador certo (e há quem sonhe com treinadores que ganham o que não podemos pagar). Eu estou cansado de anos zero. Estou cansado de não dar tempo a quem quem chega perceba o que é o Sporting. Porque o Sporting é uma caixa de surpresas, até para um presidente como Bruno de Carvalho que desde sempre acompanhou de perto a vida do clube. E estou cansado da mentalidade esquizofrénica, em que o Rui Patrício vai de melhor do mundo, depois de limpar quatro ou cinco golos certos ao Chelsea, a frangueiro que só não é vendido porque ninguém lhe pega. Em que o Paulo Oliveira vai de “flop” logo na pré-época a bandeira para questionar a falta de visão de um treinador. Em que Montero passa do nosso Freddy Krueger ao próximo alvo de assobios em Alvalade. Podia dar-vos um exemplo semelhante para qualquer um dos jogadores do nosso plantel, mas não me apetece e a conversa vai longa.
Assim sendo, recapitulemos a etiqueta que me é colocada: «és um romântico e é por causa dessa falta de exigência que o clube está como está! Tens o Sporting que mereces!».
Sim, sou um romântico. Imagina tu, que continuo a sonhar com uma equipa nossa, formada por putos da formação, a conquistar uma Champions como o Ajax. Acredita, dá-me um orgulho tremendo olhar para quem enverga o Leão Rampante e ver jogadores que cresceram entre nós e se me garantires que tenho que esperar mais um pouco para ser campeão com eles, eu espero. Já não sei é se serei assim tão pouco exigente. Tu achas, mesmo, que eu não perco o apetite depois de não ganhar um jogo? Tu achas, mesmo, que não tenho vontade de ligar a minha fala ou a minha escrita a uma automática e começar a disparar em todas as direcções? Agora, permite-me perguntar-te algo: tu consegues controlar-te? Tu consegues não insultar os nossos jogadores? Tu consegues não ir para o facebook oficial do nosso clube dizer que é tudo uma merda? Será que sou eu que sou pouco exigente, ou és tu que escolhes a via mais fácil? Eu também podia ir para o Facebook do meu clube, quando me pedem apoio para a meia final da Taça, dizer “para quê? para irmos à final e levarmos três do Braga?”e, depois, fingir que era um gajo altamente militante e pedir ao amigo do amigo para me arranjar bilhete para ir ao Jamor (sim, já sei, se ganharmos, estiveste lá, caso não ganhemos ficaste de diarreia e passaste o bilhete a alguém).
Se eu tenho o Sporting que mereço? Eu diria que mereço festejar com a minha verde e branca vestida, mas também te digo que estou pronto a esperar. Esperei muitos anos até sentir que podíamos tentar criar algo palpável e sustentável. Sinto que estamos a tentar fazê-lo, mas também sei que escolhemos o caminho mais duro e moroso. Estamos todos a aprender a viver com o que temos. Com essa herança monstruosa que nos torna num gigante adormecido, que quase morreu. Quem dirige, quem treina, quem joga, quem apoia, todos continuarão a cometer erros, a enfrentar dificuldades. Será mais fácil se estivermos todos juntos.
9 Março, 2015 at 11:15
Obrigado Cherba!
9 Março, 2015 at 11:20
Nós podemos ser românticos (identifico-me a 200% com o texto!) mas de três coisas eu tenho a certeza:
1º Nunca vi fazer um clube ganhador à base de reclamações, exigências e assobios…
2º Já vi vários clubes serem feitos (e refeitos) com base na carolice e romantismo de muitos que apoiam até a voz lhes faltar…
9 Março, 2015 at 11:40
Então e a 3a?
9 Março, 2015 at 11:44
3ª Nunca vi um Assobio fazer um jogador render mais num jogo, já o vi fazer render menos naqueles e nos próximos…
Faltou-me essa…hehe
9 Março, 2015 at 11:29
É por isto que eu me identifiquei desde a 1a vez pelo Cacifo, agora Tasca.
Há “Sportinguistas” que vivem numa realidade diferente, que elogiam os casos que dás mas só se esquecem que as “coisas” constroem-se com tempo e não nascem por obra do acaso. É preciso tempo, um rumo e muito trabalho.
Eu critico jogadores, assumo isso, não dessa forma estúpida e descontrolada, mas numa perspectiva construtiva, de evolução do plantel, e só o faço aqui. Sejamos realistas, todos criticamos sem excepção, é preciso é ter consciência da dimensão de onde e como o fazemos.
Esta luta pela união já dura há anos, depois dos ataques internos e externos que fomos alvo (e ainda somos), já “deveríamos” ter aprendido com os erros do passado e perceber o que se passou, mas há quem teime em ser masoquista e poupar trabalho aos nossos rivais.
Hoje quero 3 pontos, caguei para o “joga bonito”, se houver tanto melhor, essencial é a vitória, hoje como em todos os jogos. Tem-nos faltado pragmatismo.
SL
9 Março, 2015 at 11:48
Então Fito, foste para o Catania e os cabrões ainda não pagaram os valores acordados?
9 Março, 2015 at 12:20
Olha por mim voltava já se é que me ententes 😉 ahah
9 Março, 2015 at 11:32
Como é habito comungamos das mesmas ideias.
No outro dia comentava exactamente isto com o Sà.
Se mudarmos de treinador, sera novamente um ano 0. Mesmo que nao se altere a estrutura, sem titulos e a um ritmo de 1 treinador por epoca, nunca iremos criar condicoes para ganhar mais do que um campeonato de 10 em 10 anos.
É no entanto legitimo que se questione se MS é o treinador que merece que lhe seja dada essa estabilidade. Infelizmente o episodio de Dezembro leva muito boa gente a ficar de pé atras (eu incluido).
Urge entender até que ponto MS està comprometido com este projecto.
Se analisar de um ponto de vista meramente tecnico, gostava de ver a equipa cimentar o conceito de jogo do MS. Dentro de 1/2 anos, conseguindo manter 90% da equipa de ano para ano, seriamos um caso serio.
Agora, e isto é uma condicao sine qua non, é preciso que o Marco esteja de alma e coracao no Sporting. Caso contrario, adeus e até nunca mais.
Infelizmente, duvido que isso seja verdade. Parece-me que vive num estado de paz podre.
De qualquer modo, e porque espero ganhar um trofeu este ano, neste momento é ele o treinador do Sporting Clube de Portugal e isso basta-me para apoia-lo enquanto o lugar for seu (se bem que reservo o direito de o criticar pontualmente).
Confio plenamente em quem terà de tomar a decisao no final da época.
SL
9 Março, 2015 at 11:39
O Jasus para o ano sai e com ele toda uma certa estabilidade que quer se queria quer não ele conseguiu manter…
mais uma razão para a continuidade do MS.
9 Março, 2015 at 11:50
Até porque ou ele ou o RV perfilam-se como seus substitutos. De qualquer maneira nao estou certo que o Jasus saia…. Veremos….
9 Março, 2015 at 11:58
Epa..nao me levem a mal mas…vcs tao mais preocupados c quem e treinador do benfica??
Se o MS ta triste, nao gosta de verde ou outra cena qq q o impeça de dar o seu melhor atao por mim pode ir p Benfica ja amanha!!
E digo mais, com uma direçao de BdC, um qq Jose Mota desta vida que queira agarrar a oportunidade de estar a 100% c a cabeça no Sporting fará melhor!!
PS:Goza-se aqui com o Pal Serge e, nao sendo obviamente fa, devo dizer q o Forcado levou com um Cotonete como presidente, um Porta-Fatos como diretor desportivo e nunca teve um Pinheiro como sempre pediu!
9 Março, 2015 at 12:01
Parece-te que estou mais preocupado com o treinador do carnide mesmo oh apeteceu-te pegar por aí?
O meu comentario foi suficientemente extenso para nem sequer me dar ao trabalho de te responder a isso.
SL
9 Março, 2015 at 12:05
Pergunta retorica ás replys entre ti e a Leoa…q mt gente utiliza esse argumento para segurar…
Qt ao teu post principal tamos de acordo! 🙂
9 Março, 2015 at 12:13
Parece-me normal que se comentario a estratégia de um dos principais concorrentes.
Pergunto-te assim, se o Montero estivesse na mira do carnide não irias comentar se faria falta ao Sporting e como seria aproveitado na ETAR ?
Daí a apontar isso como um dos motivos para ficar vai um grande passo e nem a Leoa (digo eu) o fizemos.
9 Março, 2015 at 12:21
Ok. Mas essa do montero tb e boa…continua a fazer sentido te-lo qd nunca se utiliza o 442 onde ele e o 2 avancado? E se o Jesus o quisese ? Mudava as coisaa?
9 Março, 2015 at 12:25
Frost,
Não estou mais preocupada com quem é treinador do benfica, foi só uma constatação…
Nunca disputamos os campeonatos sozinhos, por isso o que se vai passando ou o que se poderá vir a passar com os nossos adversários nunca pode ser irrelevante.
9 Março, 2015 at 12:29
Sim…ja expliquei q era + retorica
9 Março, 2015 at 12:26
O benfica nunca contratará o Marco Silva, o Vieira não vai em experiências. Vejam-se os técnicos (e respectivas idades) escolhidos pelo Vieira desde que assumiu a presidência do benfica:
Antonio Camacho (47 anos em 2003)
Giovani Trapatttoni (64 anos em 2004)
Ronald Koeman (41 anos em 2005)
Fernando Santos (51 anos em 2006)
Quique Flores (43 anos em 2008)
Jorge Jesus (54 anos em 2009)
Antes de serem treinadores do benfica, todos estes treinadores já tinham assumido lugares de destaque em tubarões do futebol europeu, refiro-me a equipas como Sevilha, Selecção de Espanha, Milan, Juventus, Inter, Bayern Munich, selecção Italiana, Ajax, porto, Panathinaikos, Sporting e Valencia.
Curiosamente, e destes todos, o único que ainda não tinha chegado ao patamar de um grande era precisamente o Jorge Jesus embora já contasse com uma carreira de 20 anos (!) no currículo com passagens muito boas no União de Leira, Belenenses e Braga.
9 Março, 2015 at 12:31
la esta…minimo 10 anos experiencia..mais do q trofeus a experiencia conta mt para dar bagagem pa enfrentar as questoes c q se lida num Slb ou no Sporting
9 Março, 2015 at 12:42
Tens aí 4M de sobra para irmos buscar um treinador dessa experiência. Se tiveres aceito de bom grado.
Se vocês acham que conseguimos ir buscar um treinador com esse género de experiência pelo que pagamos agora podem tirar o cavalinho da chuva.
9 Março, 2015 at 12:35
O Jorge Jesus tinha tanto currículo como o MS. Acho que a conversa pode morrer aqui porque estou mais preocupado com a nossa casa.
9 Março, 2015 at 12:47
Não é o curriculo, caralho, É A EXPERIÊNCIA.
9 Março, 2015 at 12:51
É O SALÁRIO CARALHO!!
Quantos desses treinadores tinhas ido buscar com o que podemos pagar?
9 Março, 2015 at 11:47
Para mim, é mais que óbvio que ms não será o nosso treinador na próxima época (bdc está deserto para o mandar ás favas).
Se isso acontecer, não ficarei triste. Reafirmo, não vejo grande potencial num treinador que passa 90 minutos de mãos nos bolsos.
9 Março, 2015 at 11:55
Maos nos bolsos? Please…..
Isso agora passou a ser criterio?
9 Março, 2015 at 12:00
Sim e nao-….ele pode ter as maos nos bolsos…agora alguem tem de gritar po jogo, incentivar e corrigir…pode mt bem ser o adjunto….agora nao ter ninguem no banco a interagir com o jogo e no minimo peculiar num desporto como e o futebol 11
9 Março, 2015 at 12:04
Fa-lo variadas vezes é nao precisei que contassem. Vi com os meus dois olhos.
Podia-te dar vários exemplos de treinadores que intervêm menos e são grandes treinadores. Isso não equivale a nada….
9 Março, 2015 at 12:11
Barbosa,
Com a idade dele duvido. Se falares de raposas velhas cheias de titulos, aceito…
Sinceramente nunca o vi comprometido com o jogo nem a corrigir posições por exemplo…
9 Março, 2015 at 12:20
E se eu virar essa pergunta ao contrário? Podes-me dar um exemplo de um treinador jovem que se farte de gesticular e que ganhe enumeros troféus?
NB – um treinador que tenha um Messi na equipa está auto excluído só por isso.
9 Março, 2015 at 13:23
Posso dar-te 2 até: Simeone e o gajo do sevilha que não me recordo o nome.
Poderão existir mais, mas tenho vida para além do futebol 🙂
9 Março, 2015 at 13:30
Quantos titulos tem o Emery?
Simeone està no Atl hà quanto tempo?
9 Março, 2015 at 16:01
Emery não tem muitos titulos, mas convém admitir que numa liga com real madrid, barcelona e at madrid não sobra muita coisa para ganhar. Um facto é que tem uma equipa com futebol identificado, solidária e que nunca vira a cara á luta. Ganhou a liga europa.
Simeone entrou na mesma altura que sa pinto no Sporting. Tem + anos é verdade, mas a sua atitude nunca mudou (cansa só de ver).
9 Março, 2015 at 16:18
No fundo é isso. Se quiseres dar o mesmo numero de anos ao MS logo podemos comparar ao Simeone 😉
9 Março, 2015 at 17:20
Se tiver 1/3 do sucesso do Simeone já será enorme…hope so.
9 Março, 2015 at 12:04
Para mim é.
Demonstra apatia e demonstra que para ele o futebol é um desporto estanque (começa com onze, vem o intervalo muda-se de campo, acaba aos 90).
Se quiseres posso enumerar todos os outros motivos mais óbvios, mas isso demoraria algum tempo.
9 Março, 2015 at 17:23
Só o nosso Capitão para me fazer rir a uma hora destas … comparar o Simeone com o MS é o mesmo que comparar, não vou dizer para não ferir susceptibilidades 😀
9 Março, 2015 at 19:26
Não fui eu que o comparei ao Simeone…
9 Março, 2015 at 11:32
Curiosidades:
Epoca 97/98
C Otavio / Vital : 7 pts
Team Pld W D L GF GA GD Pts
France Monaco 6 4 1 1 15 8 +7 13
Germany Bayer Leverkusen 6 4 1 1 11 7 +4 13
Portugal Sporting CP 6 2 1 3 9 11 −2 7
Belgium Lierse 6 0 1 5 3 12 −9 1
07/08
Paulo Bento
England Manchester United 6 5 1 0 13 4 +9 16
Italy Roma 6 3 2 1 11 6 +5 11
Portugal Sporting CP 6 2 1 3 9 8 +1 7
Ukraine Dynamo Kyiv 6 0 0 6 4 19 −15 0
08/09
Paulo Bento
Team Pld W D L GF GA GD Pts
Spain Barcelona 6 4 1 1 18 8 +10 13
Portugal Sporting CP 6 4 0 2 8 8 0 12
Ukraine Shakhtar Donetsk 6 3 0 3 11 7 +4 9
Switzerland Basel 6 0 1 5 2 16 −14 1
A classificação da champions deste ano (7 pts) é algo que ja fizemos noutras 3 vezes, uma delas ate com 12 pts
9 Março, 2015 at 11:34
Sobre o post, e apesar de não estar totalmente satisfeito com o MS sou da opinião que ele deveria manter-se no cargo.
9 Março, 2015 at 11:36
como está na hora de almoço por aqui , é obrigatório visita à tasca ! obrigado cherba pelo espaço . parabéns .
parabéns também a todos por comungar de sportinguismo juntos .quase todos com opiniões diferentes .
mas , todos querendo a mesma coisa ! vitórias do Sporting .
deixo só a minha modesta opinião acerca de marco Silva .
no Sporting ou noutro grande , nunca será treinador de sucesso .
também eu não gosto de chicotadas , e se ele ficar deus queira que esteja errado . um abraço
9 Março, 2015 at 11:42
Esta conversa toda é porque já sabes que o MS não continua… é isso?
Inside info???
Lá vamos nós de novo para um ano zero???
“Queca ralho”…
9 Março, 2015 at 11:51
A grande duvida reside se ele ganhar a Taça de Portugal…
Epa fdx!! Se MS deixasse de ser um merdas (ja nao tou a falar em estilo de jogo que pessoalmente nao gosto) viesse nas confs dizer:
“tenho 3 e meio de contrato c o Sporting, tou de alma e coraçao no clube onde quero ganhar troféus com o Sporting e consolidar a minha carreira” eu olhava po gajo e dizia “pronto ok vieste do Estoril tens a minha toleranacia”
Agora akilo que o notabilizou no Estoril, de reconstruir equipas cjs jogadores eram despachados e ainda fazia melhor classificaçao, c futebol positivo, q mandava caralhadas ao Paulo fonseca…onde ta esse gajo?? Contratamos o clone?
9 Março, 2015 at 12:07
Haja alguem que vê o mesmo que Eu!!
Ganhar a Taça é uma OBRIGAÇÃO!
E não condiciono mais uma época do MS por ganhar ou não a Taça!
9 Março, 2015 at 12:34
Sim, ninguém quer ver repetido uma final perdida à la Sá Pinto… Se bem que naquela final, não foi o Sá quem esteve pior…
9 Março, 2015 at 13:05
Eu fiquei c a ideia q na final do Sa ja havia mt merda (o Godo nao pagou salarios ou premio mei finial da LE)…a apatia e a expressao dos jogadorea deu a entender isso..
9 Março, 2015 at 11:48
Acho que não devemos trocar de treinador. E ao treinador tem de ser prometida a estabilidade que não soubemos dar-lhe este ano.
Foram muitos casos, muitas incertezas, muitas lutas para se poder ser campeão.
Mas ele também nos tem de dar mais atitude em campo. E também tem de apostar mais nos nossos jovens, que são parte deste projecto e parte do que é o Sporting.
9 Março, 2015 at 11:50
Mas também se pede ao treinador que deixe menos “pontas soltas” de cada vez que fala… e isso é coisa que ele sempre fez… desde a pré-época.
O MS também tem de crescer e perceber se este também é o SEU projecto… sob pena de ver para o ano arrancar um ano “-1” e não um ano “0”…
9 Março, 2015 at 11:48
Ontem de manhã cruzei-me com o Sérgio Conceição…
Não, não estou a brincar. Partilhamos a mesma padaria onde ele vai tomar o seu cafezinho e ler o seu jornal e onde eu vou comer a minha “torradinha do amor” com a minha cara metade…
Estive vai não vai para lhe dar um bacalhau e desejar-lhe que um dia (não necessariamente agora… caso o MS ainda ache que o nosso projecto vale a pena, claro) ele possa vir a treinar o SCP.
Peço desculpa se gosto de gajos que não papam grupos e tem alguns tomates no sitio certo. E este gajo tem… Não sei se seria o melhor gajo para abraçar um projecto “à Sporting” (formação)… mas que é um gajo que, mesmo tendo feito carreira no Porco (e não só), sempre teve a espinha direita e nunca o vi ser um “Maria vai com as outras”…
Quem sabe, um dia… uma dupla BdC-SC… um dia… quando o SCP tiver o seu projecto em velocidade cruzeiro e o SC tenha a percepção que para estar no SCP só pode ser mesmo assim…
Posso sonhar?
9 Março, 2015 at 12:22
e parece que é sportinguista.
Mas neste momento o NOSSO treinador é o Marco Silva e não podemos esquecer as boas exibições que já fizemos esta época.
9 Março, 2015 at 12:25
Podias-lhe ter perguntado o que o fez mudar de direção quando já tinha tudo acertado para jogar no seu dito clube do coração.
9 Março, 2015 at 12:38
Eu não sei se o SCP será o clube dele… tem-se dito à boca pequena que sim. Quem sabe, não me chegue à frente e lhe pergunte. Mas verdade seja dita, não sou gajo que goste de abordar assim as pessoas porque percebo que querem o seu espaço… A não ser que seja o Bruno de Carvalho.
A esse não resisto em pedir-lhe um bacalhau e um abraço
9 Março, 2015 at 12:40
Outro a quem eu dava um abraço era ao Godo… Mas esse já era ao nivel da jugular!
9 Março, 2015 at 12:52
Também gostava de dar ao duque mas é impossivel! 😀
9 Março, 2015 at 13:29
Ao nível da jugular é possível… apesar da papada…
Ao nível da cintura, é mesmo para esquecer.
9 Março, 2015 at 14:29
lol, olha que mesmo aí já se torna muito complicado!
9 Março, 2015 at 14:31
Eu disse que era possível… não disse que seria fácil! 😀
9 Março, 2015 at 12:52
Ya também já me aconteceu com o BdC, não resisti, esse garoto incendiário e ditador que se dá com as pessoas e as ouve.
9 Março, 2015 at 11:49
Marco Silva só pode ficar se:
– Tiver uma clara e correcta percepção dos erros técnicos que cometeu e o que pode fazer para os corrigir;
– Compreender e estiver a 100% com o projecto do Sporting;
– Ganhar a taça e ficar a menos de 15 pontos do 1º;
– Houver confiança entre todos os intervenientes para construírem EM CONJUNTO o plantel para o próximo ano!
Se algum destes requisitos faltar ele ficar não vale de nada…só vai adiar o inevitável! Por isso vamos ser sinceros…tirando o 3º (Ganhar a taça e ficar a menos de 15 pontos do primeiro) só a estrutura pode avaliar os restantes pontos! Por isso só a direcção consegue realmente avaliar se há ou não condições para ficar…
9 Março, 2015 at 13:02
Isto …
9 Março, 2015 at 11:54
O treinador é fundamental. Representa mais de 50% do caminho para o sucesso. Se for bom, o sucesso está certamente mais perto, mesmo com piores recursos. Se for mau, até pode ter os melhores recursos, que acaba sempre por “estragar”.
Já tivemos uma chicotada no início do ano e fomos campeões (Materazzi, Inácio) com uma equipa sem fantásticos recursos.
Já tivemos um treinador com toda a estabilidade do mundo e, não obstante de termos ganho Taças e Supertaças, não fomos campeões e ainda rebentámos com a escola de extremos que é nossa imagem de marca.
Portanto, a questão é esta: o que é mais importante? A qualidade do treinador ou a estabilidade que se lhe dá? Sem querer falar do MS em particular, há duas coisas que eu não quero:
A) Segurar um mau treinador só por causa da estabilidade. Não quero mais Bentos.
B) Não dar estabilidade a um bom treinador só porque não ganha no primeiro ano.
Portanto, mais do que nunca, quero acertar no treinador. Isso pode passar pelo Marco. Mas seria justo as pessoas pensarem que se calhar também pode não passar. Uma coisa é certa e faz-me desconfiar: as únicas críticas que o treinador ouve/lê…..são aqui. Em todo o resto do país é o maior, o mais competente, o mais talentoso. O tal que faz milagres com um presidente ditador e incendiário. Gosto de pensar que repomos alguma justiça aqui. Tal como o fazemos com tantas outras coisas, como o colo ao Carnide este ano.
9 Março, 2015 at 11:56
Obrigada, Sá.
É isto tudo. Além de não conseguir expressar-me como tu, ainda me poupaste o trabalho de escrever.
Fico-te a dever esta. 😀
9 Março, 2015 at 12:00
É a leitura que faço também!
Obrigado Sá!
9 Março, 2015 at 14:33
Olha uma coisa… és o Gonçalo Ferreira?
9 Março, 2015 at 12:08
Isto tudo.
9 Março, 2015 at 12:09
+1
9 Março, 2015 at 12:31
Sa, com o devido respeito, isso de querer equilibrar a balança só porque meio mundo acha que o MS é o maior e o BdC é o diabo personificado parece-me uma má ideia.
Para mim reservo o direito de analisar a performance de cada um pelo seu próprio mérito.
BdC é o presidente que espero fique no Sporting muitos e bons anos mas isso não influencia a minha opinião sobre o MS. Se me dessem a escolher seu bem onde estaria o meu voto mas o MS não me parece que vá concorrer a eleições no maior por isso estou descansado.
Repito uma última vez porque parece que ando numa cruzada:
Cabe ao BdC decidir se o MS é o treinador do seu projecto para 2015/16. Se achar que não, pese embora lhe reconhecer mérito em como implementou um modelo de jogo “à Sporting”, que o despeça e venha alguém que consiga conjugar um futebol de qualidade com o sentir da camisola que representa.
SL
9 Março, 2015 at 12:39
Captain,
Seria má ideia se fosse movida por uma agenda pessoal com o objectivo de denegrir o treinador para elevar o presidente. Não é o meu caso. Não tenciono “equilibrar” nada. Já elogiei muito o treinador quando achei que estava a trabalhar bem. Tenho posts e comentários que o comprovam. Hoje critico-o porque acho que está a trabalhar mal. É só isto.
9 Março, 2015 at 12:45
Foi o repor de justiça de que falas que me fez discordar. Nmo uma coisa não invalida a outra.
Quanto ao resto posso atestar que estás a dizer a verdade porque leio os teus comentários/bacalhau religiosamente 😉
9 Março, 2015 at 12:35
E eu faço uma pergunta, como vais saber qual é o certo ou o errado?
O Inácio foi o certo porque ganhou o campeonato…o mesmo que no ano seguinte era o errado, porque…ainda estou para perceber porquê, eu e 90% dos Sportinguistas que têm no seu ADN a “adivinhação”.
Deixemos o homem trabalhar, aprender com os erros porque também ele é jovem numa estrutura jovem, e que já mostrou ter qualidade.
Eu como bom Sportinguista que sou e incluindo-me nos 90% já estou a ver daqui a um tempo o Marco a vencer noutro clube e depois aparecerem os videntes do passado a lamentar-se porque nunca o deveríamos ter deixado sair…
9 Março, 2015 at 12:10
+1
Abraço Sá!
SL
9 Março, 2015 at 12:11
Nunca fui ao face do SCP criticar presidente, treinador ou jogadores. Malhei no Rui – na ressaca do empate contra o Nacional,. Sim, e agora?! Defendi-o por ocasião do spot da Sagres. Como em muitas outras ocasiões. Há aqui jogadores que são intocáveis. Não se pode falar mal.
Foda-se….
9 Março, 2015 at 12:20
Só vos dou um exemplo:
Sarr e Maurício – crucificados após o lance que resulta no empate contra o Maribor.
Rui… contra o Schalke, na Alemanha, o golo do empate resulta numa má abordagem…
Podia dar-vos mais exemplos… mas fico-me por aqui. Sou da opinião que o Rui é o melhor guarda-redes português da actualidade, mas o que me fode é que uns podem errar as vezes que quiserem, outros estão sequer proibidos em errar.
Lembro-me de o ter criticado duas vezes neste espaço, desde que ando por cá.
9 Março, 2015 at 12:28
Acalma-te… viste a Schippers? Corre depressa…
Como tudo na vida, alguns têm maior tolerância ao erro que outros. O Patrício enterrou (e este ano já foram algumas vezes), mas o seu historial no Sporting ajuda a esquecer. O Sarr, para fazer um auto-golo, já teria de ter dado uns 10 pontos ao Sporting antes em cabeçadas que dão golo.
9 Março, 2015 at 12:32
Não não vi… se corre depressa é mais complicado para por-lhe os olhos em cima.
9 Março, 2015 at 12:17
E pronto, está um gajo a ler todos os comentários antes de emitir opinião e vem o Sá dizer exactamente aquilo que eu penso e ia escrever.
Tal como a Maria, ainda por cima, nem sei se conseguiria expressar-me tão bem quanto ele.
Um abraço, Sá! É isso tudo!
9 Março, 2015 at 12:17
O Cherba conseguiu, e aqui enfatizo que conseguiu de uma forma corajosa, nem sequer mencionar, para além dos factores internos, aqueles factores externos que todos sabemos, e que, quer se queira quer não, têm a sua grande quota parte de influência nestes anos todos.
É muito mais fácil ter estabilidade, quando se tem uma imprensa minimamente isenta, quando se tem uma FPF ou uma Liga de Clubes minimamente isenta, quando se tem uma APAF minimamente isenta, quando se tem homens do apito minimamente isentos, quando se tem um Governo minimamente isento.
E nem sequer é isso que acontece minimamente, pois como todos sabemos, isenção, neste futebolzinho, é coisa que não existe.
Faltar ás aulas para ver o Nápoles… 🙂 no meu caso tive a sorte de ter um furo, e ir a correr para casa… e por lá fiquei até á aposta do Ivkovic e Maradona!
9 Março, 2015 at 12:24
Eu sou exigente e não são títulos que exijo ( quero mas não exijo, pelo menos agora).
A estabilidade não vem de segurar um treinador durante vários anos, isso é a nossa fobia desenvolvida nos últimos anos por razões óbvias.
A minha única pergunta que eu faria ao Marco era? Estás a 100% neste projeto? O projeto que o presidente te apresentou. Não! Esquece a traffic ! Eles prometiam arranjar jogadores mas era se NÓS quiséssemos e não se outros quiserem.
Sim? Então toca a dar ao pedal.
9 Março, 2015 at 12:37
e vai mesmo esquecer a traffic, quer queira quer não queira…a fifa acabou com a mama.
9 Março, 2015 at 13:06
Fortíssimo, Juve 🙂
9 Março, 2015 at 13:09
Na mouche!
Esse é o ponto principal. Ou està com este projecto ou nao està e a decisao deve ser tomada em funcao disso.
9 Março, 2015 at 12:24
É complicado analisar um “ano 1” de um treinador, ainda mais quando os compromissos são tão díspares em relação ao ano anterior.
Queiramos ou não, o ano passado a temporada foi campeonato. Este ano foi campeonato, LC, Taça; muito mais jogos.
É verdade que o esqueleto da equipa manteve-se, mas a conjuntura é muito diferente.
Para apreciar a tal evolução, acho que só mesmo para o ano. Aí sim, veremos se o MS consegue crescer, e fazer a equipa crescer.
Há ainda um ponto em relação a alguns jogadores, que é o de terem atingido o seu máximo potencial com o LJ.
Enquanto que olhamos para um William e dizemos que ainda pode fazer mais (por exemplo, ao nível do remate), já o Cedric parece ter atingido o seu tecto. Como dizem os gringos, what you see is what you get. Outro é o Adrien, que para mim continua a ser dos melhores médios do plantel, mas não me parece ter a estampa para aguentar um ano inteiro a ritmo intenso, jogando duas vezes por semana. E também não vai evoluir nesse aspecto.
9 Março, 2015 at 12:25
O Sporting precisa de estabilidade. O jesus teve-a e está a recolher hoje os futos. os trips já recolheram no passado. Precisamos que o Presidente fique uns bons 10/15 anos, que o MS fique 3/4 anos, que jogadores como o Adrien, Cedric, Patricio, Oliveira se consolidem como a espinha dorsal da equipa, ficando 3/ 4/ 5 anos.
O William então…atrevo-me a dizer que se fizesse carreira no Sporting seríamos campeões com regularidade.
Concordo com Cherba, não podemos repetir anos 0 eternamente. Começar um ciclo, trabalhar e recolher os frutos do trabalho, essa é a fórmula.
Está aí à porta uma fornada fantástica para explorar: wallyson, matheus, tobias, gauld, palhinha (que jogador) que é preciso guardar com todas as forças. Não precisamos de reforços para esta equipa. Basta acertar num ponta de lança (pinheiro ou não, interessa é que meta 20/25 batatas por ano) e tenho a certeza que vamos ser campeões.
9 Março, 2015 at 12:35
A estabilidade que o Óróliga teve não veio por obra e graça de Deus. Veio porque:
1) Foi campeão no primeiro ano a jogar um excelente futebol
2) Valoriza jogadores (ver as vendas que o Carnide fez com ele ao leme) mesmo quando não ganha títulos
3) Veste a camisola do clube de uma forma que nunca vi ninguém fazer (excessos à parte)
Bastaria uma destas não acontecer para que tivesse sido dspedido, como tantos outros.
9 Março, 2015 at 12:39
Jorge é Jesus, mas ainda não é Deus.
Quando o Kelvin marcou o golo do Euromilhões, o Jesus só ficou no benfica porque o Vieira o SEGUROU.
A MASSA ASSOCIATIVA QUERIA OUTRO
Para mim, o futebol português resume-se ao seguinte:
O porto vendia jogadores fundamentais e toda a gente se interrogava porquê é que mesmo assim não deixavam de ganhar títulos.
Entretanto apareceu o Apito Dourado.
Agora, o mesmo sucede com o benfica.
9 Março, 2015 at 12:44
Ele não foi despedido porque o Vieira não quis. Todos o queriam pelas costas.
E mesmo naquele jogo contra o Gil… 0-1 em casa a uns minutos do fim, depois de uma derrota no 1º jogo na Madeira… ele ia com os cães a uma velocidade que até perdia a cabeleira.
9 Março, 2015 at 13:54
a sério?? as vendas do carnide e mais um campeonato levado ao colo??
as vendas do bernardo silva a 15M por 10 minutos na equipa principal?
quem vende são os empresário e não os treinadores…
9 Março, 2015 at 14:27
ainda falta aí a cláusula de rescisão, que não deve ser pequena.
tudo isso é verdade, mas foi o orelhas que o segurou a seguir a derrota da taça. e
o que eu quero dizer é que qualquer estrutura desportiva competente, se arrisca a ter sucesso, quando lhe dão tempo para mostrar resultados. e a nossa estrutura (jogadores, treinadores e presidente) já provou que é competente.
se há coisa que temos de aprender com o passado recente, é que mudar por mudar não leva a nada. O joão rocha foi presidente durante 13 anos. era a pessoa certa e teve tempo para o mostrar. se fomos campeões em 79/81/82, foi porque reunimos uma base de jogadores que demorou 2/3 anos a construir. e depois estragámos tudo, quando à primeira derrota se despediu o malcom allison e se tirou o oliveira da equipa para o por a treinar. assim se desfez um trio que nos daria mais títulos, se tivesse continuado a jogar junto.
9 Março, 2015 at 12:28
Pouco romântico, muito pouco.
Completamente irracional ao ver um jogo do Sporting.
Estabilidade, sempre.
Mas também já tive a minha dose de teimosia e não quero voltar para lá.
Não são só, ou não devem ser só os adeptos que estão obrigados a mudar.
Para melhor todos o devem fazer.
O que é melhor?
Sei lá mas sei que sem experimentar nunca o vou saber.
E não sou só eu.
Veremos o que vem por aí, ainda não tenho certezas que tudo esta decidido e defenido.
9 Março, 2015 at 12:31
agora se andarmos a mudar de treinador todos os anos, comprar lotes de 20 jogadores e desaproveitar os talentos da nossa formação, será mais difícil. estaremos sempre a dar trunfos aos nossos rivais.
9 Março, 2015 at 12:44
O Wenger está no Arsenal desde 1996 e não é campeão desde 2003/2004. Tem sido o Arsnal um clube regular? Não. Se calhar já podiam ter sido campeões com outro treinador.
O fundamental é a base do clube, e a base passa pelo presidente e a sua equipa. A estabilidade financeira (algo com que o próprio Arsenal se tem gladiado) O resto, jogadores, treinadores, são acessórios da máquina.
9 Março, 2015 at 14:30
o arsenal não é exemplo para ninguém.
wenger prova todos os anos, que está a mais naquele clube.
9 Março, 2015 at 12:32
Sou um ceptico assumido do MS desde que começou a enjoar e que notei que tem muita dificuldade em fazer experiências e correr riscos (e isso para mim é muito mau para um plantel, infelizmente tão extenso como o nosso, porque passa a mensagem de descrença na retaguarda).
No entanto, gosto de ser pragmático e objectivo. Se ele fizer o seu dever e vencer a Taça, penso que tem legitimidade para continuar mais uma época. A minha dúvida maior é se ele realmente quer.
OFF: Pela primeira vez esta época não vou poder ver um jogo do Sporting… estou no cú do mundo e a diferença horária não mo permite. Quero apenas dizer que enquanto estiver a xonar a minha mente estará convosco e com o nosso Sporting.
Força malta! E bebam um shot à minha saúde logo à noite.
Lembraindebos do Sinhô Silas!
Spoooooooooooooooorting!
9 Março, 2015 at 12:35
Ja agora uma achega…sera o pt de decisao so a Taca de Portugal ou a pre-eliminatoria da champions?
Nao eskecer q confirmando 3 lugar em Agosto ja se ta a lutar c 1 tubarao qq pela champions pelo q….
9 Março, 2015 at 12:46
Sofres da ansiedade? ainda estamos a 11 jornadas do final do campeonato de 2014/2015.
Calma, relaxa e desfruta do jogo que temos hoje pelas 20h com o pena fiel.
9 Março, 2015 at 12:36
O texto é revelador de um grande sportinguismo, e de um valoroso desejo de sucessos desportivos para o nosso clube, fruto de uma saudável divergência de opiniões no universo leonino. Dito isto, em baixo, a minha apreciação própria:
Já eu não sou romântico. Aprecio algumas coisas dessa corrente filosófica/cultural, teve os seus aspectos positivos no séc.XIX mas também negativos. Abrindo espaço ao iluminismo e ao liberalismo político anti-absolutista no campo das ideias, acabou refugiado num irracionalismo, num egoismo , escapismo, enfim, um movimento estético de tendência idealista ou poética carente de sentido objectivo, fruto das contradições sociológicas das passagem do Ancien Regime ao Liberalismo e à máquina a vapor…
Tento portanto (não o conseguindo como é óbvio) nortear o meu pensamento analítico na verificação empirica e formulação de teoria após recolha de dados e provas. Ao idealismo romântico, oponho o método científico.
Feito este introito de enquadramento filosófico e conceptual, só para melhor me situar no desbravar do meu pensamento subsequente, encaro jogos com desconfiança e pessimismo quando entendo ter razões para tal, ao mesmo tempo que umas pinceladas de romantismo (fruto das contradições e influências remotas que atravessam qq ser humano) e um optimismo que favorece o aumento das possibilidades objectivas num futuro por escrever, “acredito” que mesmo a levar 5 no Barnabéu, vamos dar a volta na 2ª parte.
No mundo do futebol existe esta contradição sempre presente entre a análise objectiva estratégica (a avaliação das forças no frio sentido militar do termo) e a paixão, a fé, o amor, o acreditar, que deturpando a análise são o fermento do futebol no seu lado positivo (a união por um clube, um ideal, o convivio salutar, o ser o 12º jogador que aumenta as hipóteses objectivas da equipa) mas também no seu lado negativo (que exacerbado tolda o raciocinio, promove sectarismo, ódio ao adversário, etc.).
Não vale a pena, no meu entender, tentar copiar modelos estrangeiros. O que interessa é recolher o melhor que se faz lá fora para melhorar o nosso próprio modelo. Não quero ser um Manchester B ou um Dortmund B.
O Sporting tem um projecto próprio que passa por: controlo do clube sobre a SAD, tecto orçamental, reestruturação financeira, voltar à cultura sócio em vez da cultura cliente, ser uma voz própria e assumir-se sem complexos com um grande (já ninguem fala em Porto B ou belenização), apostar no ecletismo (pavilhão), ser voz internacional, lutar pela Verdade desportiva, apostar na formação.
O treinador, neste modelo é uma peça importante, mas é tão só uma peça. Por isso não escolhe os jogadores e tem um caderno de encargos.
Sempre fui em geral contra chicotadas psicológicas.
Desde que tenho idade ou memória, fui contra o despedimento de Robson, Inácio, Boloni, Domingos, P.Bento, etc.
Chegamos agora a Marco Silva.
Não gosto dos resultados, não gosto do modelo de jogo, da armação da equipa, da gestão do plantel, das substituições, da motivação, etc.
Ou seja, de um ponto de vista meramente técnico (se é possível isolar esta componente) não me agrada nem me convence. Escrevo isto desde o jogo contra o Maribor.
Mas apesar dos sucessivos erros, defendo que seja despedido? Não.
Lembro a conferência de imprensa de apresentação de MS em que afirma que tem consciência que este não era o ano zero e que tinhamos que fazer melhor este ano, lembro as suas declarações sobre o A.Madrid…
Mas o que realmente me causa raiva (porque é mesmo a palavra que exprime o que sinto) é a sua falta de respeito para com o Sporting. Reiterada. Desde os imprescindiveis Rojo e Slimani quando estavam sob a alçada disciplinar, desde em vez de responder ao comunicado do Presidente ANTES do Nacional responde DEPOIS com falta de respeito, farpas com a história dos reforços desde Agosto, Violação do Blackout pedindo o Apoio dos adeptos contra a Direcção, as testemunhas num processo abonatório são Nicolau Santos (o homem que não queria a AG, defendendo Godinho até à última!) e demais lampionagem e homens dos fundos,diz que quem sabe “um dia fale”, mais uma vez mandando uma boca ao Presidente.
Já sei que para alguns isto não é nada de mais, ou o MS é um tolo que foi aproveitado pela CS, como gostaria de acreditar neste tese…mas não acredito. Tanto que o treinador insiste em mandar farpas.
Se a isto somarmos pouco aproveitamento dos “reforços do Presidente”, dos jovens e da B, quem é o seu empresário, as constantes fugas de informação que não se passavam com Jardim, as equipas que até para a TLiga já se sabiam no Record, a imensa campanha da imprensa a favor de MS…
Não Confio no Treinador.
Lamento, mas não confio.
E tentei várias vezes dar o benficio da duvida, e calar-me. E o que acontecia? MS voltava a falar….
É precisamente por uma questão de estabilidade que critico MS. Porque ele é um foco permanente de instabilidade.
Mas mesmo assim, defendo o despedimento de MS?
A Direcção tem a minha Carta Branca desde o Nacional.
Mas se é para se fazerem CLAQUES a tentar manietar e condicionar a livre escolha da Direcção, farei uma opção objectiva!
Ou seja, estarei com quem tem provas dadas, que permitem prescrutar fundações objectivas potenciais de sucesso, e não moinhos numa qualquer planície.
Saudações Leoninas e até logo!
9 Março, 2015 at 12:58
+1
9 Março, 2015 at 12:58
Concordo em absoluto.
9 Março, 2015 at 14:28
+ 1!
Está tudo aqui!
É só reler e reler…
MSilva para mim não é uma questão de competencia, mas sim de confiança e aqui é como no “casamento”. Quando não há confiança…. a relação acabou e não vale a pena continuar…
9 Março, 2015 at 16:40
Parece-me que pensamos mais coisa menos coisa o mesmo.
Mas o mais importante do que escreveste é isto :
“. O que interessa é recolher o melhor que se faz lá fora para melhorar o nosso próprio modelo. Não quero ser um Manchester B ou um Dortmund B.
O Sporting tem um projecto próprio “
9 Março, 2015 at 12:55
Ponto prévio: Acredito no BdC pois tem provado q defende os nossos superiores interesses!
Acredito q deve haver estabilidade a nível directivo bem como a nível técnico e, neste contexto, espero q o MS seja o treinador do nosso grande amor na próxima época… Até pq acho q vamos ganhar a Taça e manter o 3 lugar…
Contudo, tal não significa q não lhe teça críticas… Na minha opinião, Rossel, A Martins e Capel são piores jogadores AGORA do q Wallyson, Gauld e Iuri e, neste âmbito, estes 3 jogadores deviam ter tido mais oportunidades …
Tobias, melhor do q Mauricio e SARR, só jogou quando, por lesões ou castigos, não havia mais opções …
também tenho dúvidas q o M Lopes seja melhor q o Geraldes…
Reparem q estou a falar de jogadores q não são titulares… Mas acho q devia ter havido, em algumas alturas, mais e melhor rotação …
Precisamos de interiozar q o MS também está ele próprio num processo de aprendizagem…
Quero também deixar claro q, apesar das observações q deixo ao MS ( precisamos também de ser muito mais mortíferos nos lances de bola parada e menos vulneráveis nos processos de transição defensiva — vide jogo com os porcos) q precisamos, para a próxima época, de alguns Verdadeiros Reforcos q não estão na equipa B….
Força SCP!!!!!!
SL
9 Março, 2015 at 12:58
Este post tem uma relação directa com um anterior que falava em fantasmas.
O fantasma do treinador que não é emotivo.
O fantasma da estabilidade.
O fantasma da tranquilidade.
O fantasma da ansiedade.
O fantasma de contar com vitórias que ainda não aconteceram.
O fantasma de começar a falar em épocas seguintes a 11 jogos do fim do actual campeonato.
O fantasma de tanto destruir o que é feito de bom.
O fantasma de não aprender com os erros.
9 Março, 2015 at 13:02
Fito isso e muito fantasma para um treinador trabalhar e depois … e ele o problema ?
9 Março, 2015 at 14:10
Pois não sei mas é uma boa questão para reflectir, é que passaram dezenas de treinadores pelo Sporting nas últimas décadas e os fantasmas arrastam-se de ano para ano, apesar dos treinadores terem abandonado o clube.
9 Março, 2015 at 13:15
Se calhar é melhor chamar os Ghostbusters …
9 Março, 2015 at 14:10
Acho que nem assim…
9 Março, 2015 at 13:09
O que eu depreendo da maioria dos comentários é que queremos todos que o MS seja “o treinador certo”. Todos. Sejam os críticos ou os defensores.
Custa muito menos pensar que esse treinador já está conosco do que pensar que, se calhar, falhámos neste e temos de ir procurar outro. É natural, lógico. Humano.
Vou repetir aquilo que disse o nosso presidente em 2011 e em 2013 (não sei se com estas palavras): A estabilidade não é um meio. É um fim. Não se pede estabilidade para se alcançar a competência, pede-se competência para se alcançar a estabilidade.
9 Março, 2015 at 13:17
Sá, é por isto que devemos cagar altamente para o facto da CS e restantes oposição aproveitar o MS (com elogios) para atingir o presidente … e em último análise, o clube.
Não ligo pêva a isso. Interessa-me o que o BC pensa.
Eu analiso pelo que sei e pelo que vejo.
Já andávamos aqui antes do MS e cá estaremos depois.
9 Março, 2015 at 13:14
“(a imagem de Alvalade por menos de metade, frente ao Wolfsburg, continua a causar-me pesadelos) ”
A ti, e a mim Cherba 🙁
9 Março, 2015 at 13:16
Somos 3 pelo menos….
9 Março, 2015 at 13:20
Então prepara-te, porque hoje não será muito diferente!
Infelizmente é este o meu feelling 🙁
Não vou lá estar hoje mas já passe a minha box a um amigo (350km, a uma 2ª feira…enfim…e depois querem estádios cheios!)
9 Março, 2015 at 14:29
Hoje aposto em 20 mil em Alvalade…
Ou seja….os que estamos lá (quase) sempre!
9 Março, 2015 at 15:58
foi aqui e é aqui que NÓS todos temos culpa!!!
Queremos omoletes de Gambas e nem milho damos às galinhas
9 Março, 2015 at 13:22
Dois reparos e uma duvida:
Em primeiro, è sempre mais facil mandar tudo para o ar e seguir um caminho drastico e que è facil de seguir como o despedimento de um treinador. RE uma soluçao radical e imediata que facilita o racocinio. Agora, parar para pensar, fazer balanço, tentar corigir, dar apoio, isso da muito mais trabalho e muita gente nao quere isso. E mais facil de mandar tudo ao ar!
Isso de ser sentimental è uma qualid
9 Março, 2015 at 13:25
seguimento: qualidade mas nao serve para o nosso mundo. Quem è sentimental, e eu tambem sou um desses, tem mais dificuldades para enfrentar o mundo moderno. Nao sou eu que o digo è um perito em psicilogia! Desculpa Cherba mas è assim!!
Agora a minha duvida è em relaçao ao contrato do MS: Sera que nao existe no contrato assinado uma causula que o impeça de trabalhar para o benfica ou o porto se acabar contrato com o Sporting.
P.S.: Nunca mais è hora do jogo!!
Um abraço a todos!