As últimas semanas não têm sido fáceis de gerir emocionalmente. Podia dizer que, sendo adepto do Sporting, isso deveria ser algo a que já devia ter-me habituado, mas chego à conclusão que nunca me habituarei pelo simples facto de não ser capaz de encarar um jogo com pessimismo e com desconfianças. Se já assim era com plantéis onde cabiam, numa mesma época, um Vinícius, um Luís Miguel, um Nene, um Leão, um Marioni e um Ivo Damas, entre vários outros, era o que mais me faltava não acreditar agora.
Obviamente que esta tarefa de tentar olhar para o copo meio cheio pode ser encarada de várias formas. Uma delas, tem-me sido repetidamente atirada: «és um romântico e é por causa dessa falta de exigência que o clube está como está! Tens o Sporting que mereces!». E como, felizmente, tenho a capacidade de escutar o que me dizem, esse rótulo fez-me pensar. Fez-me recuar no tempo e tentar perceber se existem razões para este meu comportamento e o que o terá motivado. E quando faço esse flashback, o primeiro facto com que me deparo é que eu cresci com um Sporting em constante revolução.
Falei-vos, acima, de um plantel que fez uma das épocas mais fracas da nossa história, mas não vos disse que esse plantel, numa única época, teve quatro treinadores: Octávio Machado, Vital, Cantatore e Carlos Manuel. E para trás já tinha ficado o Waseige, essa esponja belga que, com Norton de Matos como director desportivo, nos trouxe pérolas como Gil Baiano, Missé-Missé ou Balajic. Já lá vão 18 anos, mais coisa menos coisa, mas posso garantir-vos que, nessa altura, eu também era apologista da “chicotada”. Queria lá saber, se os resultados não apareciam era trazer outro treinador. E uma carrada de novos jogadores no arranque de nova época e de novos sonhos. Mas podemos recuar quase mais dez anos, a 89-90, quando Sousa Cintra chega à presidência do clube. Ivkovic, Luisinho, Douglas, aquela eliminatória incrível com o Nápoles que me fez faltar às aulas para ir ver a segunda mão para um café. Manuel José era o treinador. Levou um chuto assim que foi eliminado para a Taça, ficou o Damas a segurar o barco e veio o Raul Águas, uma espécie de Vercauteren à portuguesa. Uma miséria total. Veio Marinho Peres, que aguentaria uma época e meia, a que se seguiu Bobby Robson. E acho que todos, pelos menos os que têm idade para isso, se recordam de como termina esse episódio.
Haveríamos de ser campeões, curisamente depois de mais uma chicotada e de anos a esbanjar dinheiro em jogadores (veja-se as épocas de Queiroz no Sporting), mas logo na época seguinte Inácio é corrido e algumas dezenas de adeptos impedem a contratação de Mourinho, com Duque a borrar-se todo perante a pressão de alguns pesos pesados das claques. Mais uma época perdida, mais uma mudança de paradigma. Agora apostamos na formação e trazemos o Sr. Boloni, mas não sei quanto tempo teria durado o romeno caso Jardel não tivesse chegado e formado com João Pinto uma dupla infernal. Boloni fica um segundo ano, pouco ou nada brilhante apesar do lançamento de Cristiano Ronaldo, e a política volta a mudar. Aliás, diria que é fácil perder a conta ao número de jogadores que entraram e sairam entre 2003 e 2013. A aposta em Paulo Bento mostrou que valia a pena alguma estabilidade, mas que a mesma de nada vale se quem dirige o clube não tiver um rumo.
Pausa. Respira.
Rumo. Tempo. Paciência. Isto.
Isto é tudo o que eu sinto que poucas vezes tivemos. Ou nenhuma. É muito bonito puxarmos do exemplo Alex Ferguson, afirmando que é necessário dar tempo a um treinador. Ora, eu digo que, no Sporting, Ferguson tinha ido a andar na sua segunda época. Também é muito bonito puxarmos do exemplo do Dortmund, afirmando que é necessário darmos tempo a um projecto. Ora, depois de praticamente termos avançado para a refundação do clube, há dois anos, temos uma crescente franja de adeptos para quem já está tudo mal, para quem a recuperação financeira vale as bolas de um gato se não começarmos a ser campeões não sei quantas vezes seguidas. Ah, também estamos longe de ter a mentalidade dos adeptos do clube alemão, que jogo após jogo enchem o seu estádio (a imagem de Alvalade por menos de metade, frente ao Wolfsburg, continua a causar-me pesadelos) e sou gajo para apostar a minha mão esquerda em como o Klopp já teria rimado com flop se vestisse as nossas cores. Entretanto, há já por aí quem berre que nós precisamos é de um Simeone. Bem, creio que todos teremos uma ideia das negociatas em que tem estado envolvido o Atlético, mas já nem vou por aí. Sorrio e encolho os ombros, quando ouço falar no Simeone com laivos de saudosismo ao Sá Pinto. Ou quando ouço aventar o nome do Sérgio Conceição.
Ah, eu sabia que íamos chegar aqui. Não, pá, isto não é uma tese de defesa ao Marco Silva. Embora te diga, com toda a sinceridade, que tenho pena que não lhe seja dada a oportunidade de começar uma segunda época. Depois de um verdadeiro ano de cão, duvido que não tenhamos todos aprendido com as dificuldades e sou gajo para acreditar que mantendo a maioria do plantel, estaríamos mais perto de atingir objectivos. Tal como tive pena que Leonardo Jardim tivesse saído ao fim da primeira época, sem tentar dar continuidade ao seu trabalho com reforços que lhe permitissem outra ginástica táctica. Porque, pelo menos para mim, é visível o esforço feito pela actual direcção para nos tirar do buraco financeiro e tentar, ao máximo, manter o plantel de época para época. Mas será que isso chega se continuarmos, ano após ano, a trocar de treinador? Há quem ache que sim e que basta encontrar o treinador certo (e há quem sonhe com treinadores que ganham o que não podemos pagar). Eu estou cansado de anos zero. Estou cansado de não dar tempo a quem quem chega perceba o que é o Sporting. Porque o Sporting é uma caixa de surpresas, até para um presidente como Bruno de Carvalho que desde sempre acompanhou de perto a vida do clube. E estou cansado da mentalidade esquizofrénica, em que o Rui Patrício vai de melhor do mundo, depois de limpar quatro ou cinco golos certos ao Chelsea, a frangueiro que só não é vendido porque ninguém lhe pega. Em que o Paulo Oliveira vai de “flop” logo na pré-época a bandeira para questionar a falta de visão de um treinador. Em que Montero passa do nosso Freddy Krueger ao próximo alvo de assobios em Alvalade. Podia dar-vos um exemplo semelhante para qualquer um dos jogadores do nosso plantel, mas não me apetece e a conversa vai longa.
Assim sendo, recapitulemos a etiqueta que me é colocada: «és um romântico e é por causa dessa falta de exigência que o clube está como está! Tens o Sporting que mereces!».
Sim, sou um romântico. Imagina tu, que continuo a sonhar com uma equipa nossa, formada por putos da formação, a conquistar uma Champions como o Ajax. Acredita, dá-me um orgulho tremendo olhar para quem enverga o Leão Rampante e ver jogadores que cresceram entre nós e se me garantires que tenho que esperar mais um pouco para ser campeão com eles, eu espero. Já não sei é se serei assim tão pouco exigente. Tu achas, mesmo, que eu não perco o apetite depois de não ganhar um jogo? Tu achas, mesmo, que não tenho vontade de ligar a minha fala ou a minha escrita a uma automática e começar a disparar em todas as direcções? Agora, permite-me perguntar-te algo: tu consegues controlar-te? Tu consegues não insultar os nossos jogadores? Tu consegues não ir para o facebook oficial do nosso clube dizer que é tudo uma merda? Será que sou eu que sou pouco exigente, ou és tu que escolhes a via mais fácil? Eu também podia ir para o Facebook do meu clube, quando me pedem apoio para a meia final da Taça, dizer “para quê? para irmos à final e levarmos três do Braga?”e, depois, fingir que era um gajo altamente militante e pedir ao amigo do amigo para me arranjar bilhete para ir ao Jamor (sim, já sei, se ganharmos, estiveste lá, caso não ganhemos ficaste de diarreia e passaste o bilhete a alguém).
Se eu tenho o Sporting que mereço? Eu diria que mereço festejar com a minha verde e branca vestida, mas também te digo que estou pronto a esperar. Esperei muitos anos até sentir que podíamos tentar criar algo palpável e sustentável. Sinto que estamos a tentar fazê-lo, mas também sei que escolhemos o caminho mais duro e moroso. Estamos todos a aprender a viver com o que temos. Com essa herança monstruosa que nos torna num gigante adormecido, que quase morreu. Quem dirige, quem treina, quem joga, quem apoia, todos continuarão a cometer erros, a enfrentar dificuldades. Será mais fácil se estivermos todos juntos.
9 Março, 2015 at 13:25
Eu também sou romântica. ..e a questão é mto simples. Existe um projeto e MS está ou não a 100%? Se está, temos que dar tempo pois errar todos erramos, já teimosia é outra coisa… se não está, boa viagem.
Confio plenamente no Bruno para decidir e não creio, pela maneira de ser dele que, caso não confiasse no Marco , ele continuasse para a prx época.
Logo, só espero uma Vitória.
SPOOOOOOOOORTING
9 Março, 2015 at 13:27
Concordo em absoluto, claudia 😉
SL
9 Março, 2015 at 13:29
Marco só pode iniciar a época se estiver tudo de cabeça limpa.
Senão, basta um desaire e em vez de anos zero ou anos nº 1 … será um ano -1.
9 Março, 2015 at 14:14
Nem teria continuado depois do mês de Dezembro.
9 Março, 2015 at 13:34
Não tenho tempo p/ ler os comentários mas queria apenas deixar aqui bem claro que eu tb sou um romântico.
9 Março, 2015 at 13:37
Mas alguém acredita que o MS está a 100% com o projeto? Ele está a guardar tudo para si…quando ele explodir se calhar vamos perceber algumas coisas…
Estabilidade precisa-se? Sim!!! E com BdC o próximo treinador tem de ser para durar! Para mim o próximo treinador tem de ser experiente, do Sporting, de confiança e conhecer bem o futebol português…
9 Março, 2015 at 13:50
Eu!!
9 Março, 2015 at 14:20
Eu também acredito!
9 Março, 2015 at 13:53
Aqueles que sabem esperar são poucos. Saber esperar importa saber avaliar. Avaliar a História, avaliar o Presente e confiar nos homens que dão provas.
Já tivemos presidentes para todos os gostos e Direcções para todos os desgostos. A alguns faltou garra, a outros coragem e determinação, outros estavam envelhecidos , a alguns faltou capacidade intelectual e revelaram-se verdadeiros “Xicos-espertos” finalmente, muitos não eram sérios e apostaram em fazer fortuna à custa do Sporting Clube de Portugal. Alguns dirigentes, poucos, vieram para se servir do Sporting e não para servir o Clube.
É difícil encontrar alguém que reúna as qualidades diametralmente opostas aos defeitos e características que acima enunciei e mais difícil ainda que esse alguém seja parte do nosso Mundo Sportinguista, que tenha a ambição de ver o Clube dignificado, engrandecido e desenvolvido disposto para tal a sacrificar o seu bem estar psicológico, a participação na Família, o seu tempo livre (finais do dia, fins-de-semana e férias) e a não ganhar a vida para si e para os seus, com o máximo de conforto que os seus dotes lhe permitiriam. É quase impossível, que essa pessoa, com o perfil ideal para ser o Presidente do Sporting dos próximos 40 anos, se chegue à frente e ofereça a sua vida ao Sporting Clube de Portugal.
A Democracia, tal como a conhecemos, parlamentar, com voto universal, o menos mau dos sistemas políticos consegue ser um dos piores pois, parte do princípio errado que todos os homens são iguais e que o voto de cada homem vale exactamente o mesmo que o do homem ao seu lado, que todos os homens são iguais, quando o não são. Por isso, as sociedades democráticas primam por eleger os homens errados, no momento errado, para a função errada.
Os estatutos do Sporting prevêem o voto diferenciado em função da natureza de associado escolhida e do tempo de associado de cada sócio votante. Já não é mau, deu ao Sporting uma chance em milhões de fazer escolhas acertadas dos seus dirigentes e Presidente.
Há dois anos (e foi preciso que fosse à segunda e com a cabeça no cepo da falência e da dissolução) o Sporting escolheu um Presidente que preenche os requisitos e critérios do “perfil ideal”. Tivemos a sorte de nos sair o Euro-milhões Presidencial e o Sporting Clube de Portugal, está a ser refundado.
Por isso, quem se permite abrir a boca para arrotar e dizer coisas estúpidas, pondo em causa Bruno de Carvalho, a sua equipe, a obra já feita e as suas escolhas, devia ser atado ao molho do Godinho Lopes e da sua camarilha de gananciosos sem escrúpulos, vigaristas encartados e traidores que se vendem por trinta moedas, sejam elas de lata ou de diamante.
Homens como Bruno de Carvalho são tão raros como a causa do Big Bang e tão matematicamente improváveis como o aparecimento do Homo Sapiens no Planeta que todos habitamos. De acordo com o cálculo matemático das probabilidades, aquela que nos interessa e nos diz respeito directo, a da existência da raça humana, no terceiro planeta que gravita à volta de uma estrela anã, parte de uma galáxia que, tipicamente, comporta cem mil milhões de estrelas e faz parte de um Universo composto por mais de cem mil milhões de galáxias, é matematicamente de “0”!
Ter aparecido Bruno de Carvalho e que se tenha candidatado à Presidência do Sporting, no Universo de 3 milhões de Sportinguistas é outra que tal, meus amigos. A probabilidade matemática sendo “0”, não existe! É maior a probabilidade de me sair o Euro-milhões na Terça-Feira que vem.
Vermos Bruno de Carvalho eleito ao abrigo de um sistema democrático (mitigado mas, democrático, apesar de tudo) é outra probabilidade muito, muito baixa.
Agora que o temos, nós Sportinguistas de boa-fé, NÃO ACEITAMOS PERDÊ-LO, TROCÁ-LO POR OUTRO, DEIXÁ-LO IR PARA PRIMEIRO MINISTRO (se bem que nada de melhor pudesse acontecer ao nosso pobre País) e muito menos aceitamos que seja criticado vil e ignobilmente por energúmenos dentro do Clube ou fora.
Portanto, invejosos, malfeitores encartados, jornalistas mentirosos a soldo de interesses alheios ao Sporting, dirigentes desportivos com cadastro criminal, escumalha em geral, SHUT THE FUCK UP! Burros, ainda que de boa-fé, tomem um composto de fósforo e, já agora, SHUT THE FUCK UP, TOO!
Em bom vernáculo Português, fechem a matraca e apertem as cloacas! Desiludam-se, enquanto houver mais de 3 milhões de sportinguistas como eu, tenho para vos dizer o seguinte: – BRUNO DE CARVALHO veio para ficar.
9 Março, 2015 at 13:59
+ 1
9 Março, 2015 at 14:55
Tenha ele saúde para aguentar …
9 Março, 2015 at 15:08
Excelente.
E assim terá de ser reformulada A Questão essencial da Humanidade.
Haverá mais BdC no Universo?
Eu quero acreditar!
Eu acredito!
9 Março, 2015 at 13:55
Só agora aqui cheguei…
O dia “começou-me mal”…
Ia muito bem…quando o motor do carro parou e agora… na oficina toda a amanhã e ainda não sei qual a cura para o mal, sendo que o diagnóstico é uma avaria na parte electrica…depois estes carros do país do Tanaka são só “mariquices” electrónicas, mesmo sendo um carro de 95…e ainda fora das “mariquices dos actuais”…daí que …vá ter de esperar, para que um electricista no meio de tantos fios…consiga descobrir onde está o busilis…!
Quando ao post…:
Parabéns Cherba…isto ou parecido é o que me tenho esforçado por dizer, na maior parte dos meus comentários…
No caso do Cherba…acham que ele é um romantico…
No meu caso pessoal…sou certamente um “velhadas”…
Só que meus amigos, “esta história” no Sporting já é velha e com barbas…
Daí que eu, que já “vi este cenário” nem sei quantas vezes…seja um pouco mais céptico no resultado positivo das mudanças que alguns advogam…assim tipo “cesariana” sem dar o tempo necessário para que “a criança” nasça de parto natural…ao fim dos 4 meses creio eu…
Só que no nosso caso…esse tempo é manifestamente insuficente e talvez se tenha de traduzir em anos, o que na savana a mamã leoa faz em muito menos tempo…
Como neste caso não se trata de crianças, mas de leões…talvez possamos adaptar à situação o velho ditado de que as “cadelas apressadas…parem os filhos cegos…”…
E para nós “cegos”, já nos chegam e sobram…os capelas e compª…
Eu não tenho dúvidas que os amigos que aqui discordam das minhas opiniões ou de outras perecidas, só querem, como eu e os outros…o melhor para o Sporting…
Só lhes peço é que olhem aos exemplos do passado e constatem que se estamos na situação em que estamos…muitas das culpas também se devem “às pressas”…
Pronto…logo lá estaremos se Deus quiser e a ordem é…:
Sempre a apoiar a Equipa…até cair pr’ó lado…!!
Sporting Sempre…!
SL
9 Março, 2015 at 14:49
Então é logo que nos vamos conhecer.
Abraço e S.L.
9 Março, 2015 at 14:53
Até logo…
Abr e SL
9 Março, 2015 at 13:56
Para mim, trazia-se o Shikabala para treinar a equipa…
Pelo menos esse não aparenta estar a passar “ao lado” do jogo.
9 Março, 2015 at 14:15
Sou romântica, amo o Sporting acima de tudo (ou quase tudo) mas não tenho, nunca tive e nem nunca terei falta de exigência, nem com o Sporting nem com tudo o resto.
As palavras do Sá são a pedra de toque que falta para perceber o porquê de sempre termos sido exigentes com os treinadores e só com este é que não … dá que pensar, é um caso a estudar pelos mais sábios ao cimo da terra.
Chamam-me lunática, um clone do DKaras mas olho para o Marco e não consigo ver nem comprometimento, nem sinceridade, nem vontade de estar ali.
Será talvez um feeling …
(mas vou fazer um esforço para não voltar a falar nele, eu que sou uma pessoa que defende com unhas e dentes tudo o que diga respeito ao Sporting … prometo que vou fazer um esforço e guardar para mim as queixas)
9 Março, 2015 at 14:53
Subscrevo o teu comentário na totalidade.
Apenas e só isso, comprometimento e empatia com o projeto.
Não entro no campo técnico.
9 Março, 2015 at 15:17
Ui … 6º sentido nas mulheres não costuma falhar 🙂
9 Março, 2015 at 14:25
Não se trata de um comentário, agora tratá-se de uma constatação de facto:
Com enorme pena minha, imponderáveis que acontecem a toda a gente, tocaram-me sem remissão e hoje não vou poder ir a Alvalade. Aos meus amigos tasqueiros peço desculpa pela minha ausência que adia o dia de nos conhecermos para o próximo jogo em casa.
Boa sorte e bom jogo Sporting!
9 Março, 2015 at 14:30
Vou esperar pelo fim do campeonato e taça para emitir uma opinião se o Marco deve ou não ficar. Já disse no passado que a pressão a que irá ficar sujeito se não ganhar a taça será terrível e para isso será melhor arranjar outro timoneiro no inicio do que a meio da época de 2016. O Marco tem 11 jogos para nos convencer a todos que é o homem certo no lugar certo.
Mais um grande desabafo cherba !
E noto só o seguinte:
“Imagina tu, que continuo a sonhar com uma equipa nossa, formada por putos da formação, a conquistar uma Champions como o Ajax.”
Não sei se chegaremos a conquistar a Champions, mas olho para o plantel actual e para o que pode vir aí da B e o futuro, sem duvida, é risonho !
Só falta mesmo saber se acertámos no timoneiro !
9 Março, 2015 at 14:49
Cherba, isso é tudo muito bonito, mas as questões que se colocam, para mim são só 2:
1. Será MS a pessoa certa no lugar certo ?
Nada tem a ver com a história de Dez/Jan, falo apenas de competência suficiente para o cargo. Fui um acérrimo defensor da sua vinda, mas confesso-me algo desiludido com a prestação e falta de evolução verificada na equipa, bem como a escassa aposta na formação verificada. Sem nenhuma dúvida, que existem melhores jogadores na B do que na A em algumas posições. Outra coisa que me faz confusão é a sua postura demasiado passiva enquanto está a decorrer o jogo. Ás vezes, e quem já jogou à bola sabe que é verdade, é preciso mandar umas caralhadas lá para dentro para alguns acordarem. Nunca vi MS fazer isso e bem falta fazia nalguns jogos tê-lo feito…
2. Será que a equipa técnica e jogadores têm feito tudo ao seu alcance para merecer e retribuir o enorme apoio recebido
9 Março, 2015 at 15:41
Um aparte, és do vale de santarém?
9 Março, 2015 at 15:48
hahahahahahahaha
9 Março, 2015 at 15:49
MEGA LOL!!!!!!
9 Março, 2015 at 16:58
😉
9 Março, 2015 at 15:02
Assim de repente “veio-me á lembradura” uma situação não muito distante …:
Houve um tempo em que se não estou enganado…estivemos a pagar a 3 treinadores ao mesmo tempo e creio (se não estou enganado…) que só não foram 4 porque um grande sportinguista chamado Sá Pinto…abdicou da parte que lhe pertencia…
Creio que não estou em erro…
Não foi por nada que falei disto…mas veio-me agora aqui à “mimória”…!
SL
9 Março, 2015 at 15:03
Cherba, isso é tudo muito bonito, mas as questões que se colocam, para mim são só 2:
1. Será MS a pessoa certa no lugar certo ?
Nada tem a ver com a história de Dez/Jan, falo apenas de competência suficiente para o cargo. Fui um acérrimo defensor da sua vinda, mas confesso-me algo desiludido com a prestação e falta de evolução verificada na equipa, bem como a escassa aposta na formação verificada. Sem nenhuma dúvida, que existem melhores jogadores na B do que na A em algumas posições. Outra coisa que me faz confusão é a sua postura demasiado passiva enquanto está a decorrer o jogo. Ás vezes, e quem já jogou à bola sabe que é verdade, é preciso mandar umas caralhadas lá para dentro para alguns acordarem. Nunca vi MS fazer isso e bem falta fazia nalguns jogos tê-lo feito…
2. Será que a equipa técnica e jogadores têm feito tudo ao seu alcance para merecer e retribuir o enorme apoio recebido ? Sinceramente, não me parece… Existiram sem dúvida jogos onde a atitude dos jogadores deixou muito a desejar e aí, a culpa não é só deles. MS, como líder do grupo, tem de ter a capacidade de incutir no mesmo, o querer, a garra, a vontade de ganhar e nesse aspecto, falhou algumas vezes, tal como os jogadores.
Em resumo, falta-nos, para além de ambição, cultura de vitória e sim, exigência. Aliás, quando BdC (e bem), chamou a atenção para o facto, caiu o carmo e a trindade, mas a realidade é que foi durante esse período turbulento que tivemos a melhor fase da época, onde registámos uma série de 8/9 vitórias seguidas. Há que acredite em coincidências. Não é o meu caso….
Por último, uma equipa que se diz e quer ser grande, não se pode dar ao luxo de, nos últimos 7 jogos, ter apenas uma mísera vitória. Pura e simplesmente, não pode acontecer e não é com palmadinhas nas costas que lá vamos, isso é certo.
Desculpem a extensão.
SL
9 Março, 2015 at 16:15
Mas desde quando se pode subtrair toda a roubalheira a que somos sujeitos …. a um discurso de competência?
Sporting-Benfica – Golo marcado 10 segundos para lá dos 4minutos, com dois toques na bola dados com os braços pelo jogador do Benfica.
Belenenses – Sporting – Golo oferecido
Wolfs – Sporting – Penalti perdoado no final da primeira parte
Sporting- Wolfs – Uma das mais competentes jogatanas feitas este anos… deram tudo o que tinham e o que não tinham (golos)
Porto – Sporting – pagámos a fatura do esforço … não havia energia para lutar. Nada tem a ver com táticas…. e quem não entende isto… é porque não quer ver.
Nacional- Sporting – outra oferta…. e um jogar expulso
e não não temos penáltis a favor nem equipas a terminar com menos um jogador.
Lutar contra o sistema …. nada tem a ver com o treinador.
Minto… tem!
Quando se paga bem ao treinador o suficiente para este dispor de um “saco azul” para conseguir convencer guarda-redes a frangarem, com promessas de corredor de que “para o ano vais jogar numa equipa melhor e com outro ordenado”
O futebol … a partir de certo nível é muito podre… deixem lá estar o treinador em paz!
9 Março, 2015 at 15:15
O texto está muito bom, faz assim ao de leve o resumo da História recente do clube e será útil aos mais novos.
E, de resto, como temos mais ou menos a mesma idade (tenho 35) o sentimento é semelhante.
Percebo a tua visão Cherba em relação ao treinador e a tua aversão a “anos zero”.
Devo dizer-te que para mim o MS foi uma desilusão tão grande, pelo que vinha a mostrar também o teria ido buscar, que não sei se aguento dar-lhe uma segunda oportunidade.
Os erros de avaliação de jogadores, a apatia e aparente normalidade com que encara um insucesso (tudo o que não seja a vitória é um insucesso), deixam-me muito muito desconfiado!
Enganei-me e afinal este não é o gajo certo, é o meu sentimento!
Este projecto precisa de um tipo mais velho, mais batido… E, a meu ver, provavelmente precisa de um estrangeiro!
SL
9 Março, 2015 at 15:21
Para estrangeiro tens de arranjar um “oficial de ligacao” – adjunto q conheca o camp portugures – cm deve ser
2 exs:
Acosta p Bielsa
Phill Babb p britanico…
9 Março, 2015 at 15:22
Voto Acosta para o Bielsa 😛
9 Março, 2015 at 15:35
Não podemos pensar com o coração, senão ainda lá estava o Sá Pinto como treinador.
Não sei se o Acosta tem competência para tal, não me recordo de ele ser treinador ou algo parecido, sinceramente não sei o que tem andado a fazer…
9 Março, 2015 at 15:38
Tava a dar exemplos de ligaçoes….obviamente que a competencia e 1 criterio 🙂
9 Março, 2015 at 15:28
Epá, não li tudo. Portanto se repetir alguém, as minhas desculpas.
Sobre o tema treinador, que basicamente, é o tema deste post, repito mais ou menos o q disse há um par de dias.
Já gostei mais do MS.
As minhas razões para gostar menos dele são as apontadas aqui e com razão.
Curiosamente, para ficar as razões apontadas são……. a estabilidade. E ficamos por aí. Poucos argumentos há para que fique (técnicos, diga se, podem sempre argumentar os custos).
Ora bem, e que argumentos poderia haver? Penso que são basicamente os que havia o ano passado.
Treinador jovem, apetecível com equipas competitivas, habituado a perder jogadores sem perder a competitividade e um futebol atraente numa equipa que merecia mais do que ter 1000 adeptos. Treinador duma equipa que teve o desplante de vir ganhar a Alvalade, imagine – se contra o treinador Leonardo.
Agora, pergunto eu? Onde anda esse Marco Silva ?
(eu tenho a minha teoria *)
Será esse que temos para o ano ?
Ou será o deste ano?
É que se for o deste ano, mais vale evitar perder se tempo e “adeus e obrigado”.
De qqr modo, não desfazendo no que o Sá escreve em cima, basicamente, um grande treinador pode fazer muito com um plantel inferior (víde mourinho) e un treinador de merda pode fazer merda com um plantel do caraças.
Ora, o MS não é nem um grande treinador (pelo menos ainda) nem um treinador de merda.
Mais ainda, mal deste projecto (e penso que é deste projecto, deste caminho que a maioria de nós gosta e se identifica) se ele depender do treinador, do presidente ou do Inácio ou do plantel do momento.
Este projecto, baseado na qualidade da academia (não baseado no Mané, no Matheus, etc), na aposta em portugueses jovens com potencial e a aquisição – a tempo de trabalha- la na academia, de pérolas em posições deficitárias na academia, ex gauld (só estou há espera da descoberta de falcões, van bastens ou henris!!!)
Mal deste projecto se depender assim tanto do treinador.
Este projecto, este SCP tem ( e será,) de ser ganhador independentemente de quem é o treinador, o chefe do futebol e o presidente.
Por isso, espero que o MS ganhe tomates, pois estou convencido que este Marco não é o do Estoril, porque não está no Estoril *!!
Espero que inicie o segundo ano.
Eu, por mim, a não ser que o treinador faça algo muito idiota, calar- me – ei Sobre Este assunto até Agosto.
E se o MS sair, já chega, tem de vir uma trutazorra. Aí concordo, mais vale gastar 4 ou 5 milhões num grande treinador do que num craque dentro de campo.
9 Março, 2015 at 15:33
Quanto à bipolaridade.
Já pensei muito nisto e digo.
Foda se, mim vezes a bipolaridade SCPguista do que a basofia lampião, que nem vêem as tem uma equipa de mercado, não joga um pirete e tem argumentos para tudo o que é colinho !!
Apenas peço, sobre os jogadores.
Calma. Claramente, as coisa não estão fáceis.
Tudo a cascar no montero mas ele tem mais golos por minuto que o Sli$, o Tanaka, já é uma merda mas tem um ratio golos /minuto, idêntico ao do…. Jackson (sim o Jackson não é só golos, também assiste. Bla bla, tal como o monti, o japa e o argelino).
O Jackson mete uma por 90 minutos, o montero uma por cada 120 minutos.
O Jackson está cá há 4 anos, o montero há 2. O Jackson joga sempre. No SCP nenhum jogador sempre (dos avançados)
9 Março, 2015 at 15:53
“Quanto à bipolaridade.
Já pensei muito nisto e digo.
Foda se, mim vezes a bipolaridade SCPguista do que a basofia lampião, que nem vêem as tem uma equipa de mercado, não joga um pirete e tem argumentos para tudo o que é colinho !!”
+100000000000
9 Março, 2015 at 16:42
Mercado =merda
Espero que concordes na mesma, lol
9 Março, 2015 at 15:36
Quanto à “escolha” porco ou carnide…
Para mim é simples mas nada fácil.
Pragmatismo, apenas o segundo nos está, teoricamente alcançável.
Por isso é simples. Se foda o porco.
Agora, não é nada fácil, particularmente, este ano, ver uma equipa de merda vencer o campeonato. Já foi com o trapattoni mas este ano ainda por cima, há o colo nojento.
Portanto, espero que o carnide ganhe com um roubo de capela, que deixe os carnidense envergonhados.
Assim, nem eles vão largar a basofia habitual e vai ser bom \ irónico ver o bufas a refilar de fruta!
Depois, para o ano, vamos – nos rir com o triste carnide 2.0 na champions.
9 Março, 2015 at 16:03
Obrigado Lourenço!
Se duvidas tivesse, esclareceste-me!
Fico a aguardar pelas risadas, especialmente o corrupto-mor a queixar-se da fruta. Por agora, vai pedindo ao pseudo-treinador pra falar mas quando a “coisa” apertar há-de aparecer!!
9 Março, 2015 at 15:52
Quando referes argumentos técnicos, achas que Cedric e Carrillo não evoluiram bastante relativamente ao ano anterior? Isso é trabalho de quem?
Quando falas do projecto com base na formação tens noção de quem lançou Gauld e Tobias na equipa principal?
9 Março, 2015 at 16:39
Então, o teu argumento para que ele fique é: o que ele fez ao carrillo e ao cedric.. isso até um treinador de meia tabela consegue, por um ou outro jogador a brilhar.
Mas, para mim,o que acabas de escrever é uma falácia.
Dou -lhe todo o mérito no Carrillo, até porque sei foi ele que insistiu (para mim o peruano era dos que tinha marcado, a tapar lugar a um da academia!).
Já o Cedric, não dou valor nenhum ao Marco, simplesmente a evolução (e estabilidade) natural de um grande lateral.
O Tobias, só posso dizer uma coisa, não me fodas.
Gauld, ainda não foi lançado na A.
Caso não tenhas percebido, essa é uma das principais críticas de quase toda a gente
Nota uma coisa, eu, sinceramente, o ano passado já estava farto do Leo, do futebol sem alegria e quer queiramos quer não, a nunca assumir o fight & resist. Falam do marco mas o lei nunca teve um discurso de partir tudo, como deveria um tenente ao lado do seu general.
E parece que já esquecemos tudo aqui.
E, enquanto se falava aqui, dos rumores, secretamente desejava o Marco, enquanto dizia em voz alta a mim próprio, o Leo deve ficar. É muito bom e merecemos estabikidade.
As coisas são como são.
Pois também é uma falácia e desculpa fraca:
este ano estamos em mais competições mas que treta de merda. Podem dizer competição com mais “competição ” mas este ano, o SCP teve mais 8 jogos que o do ano passado (champions e europa) mas desconta os 4 da taça da liga pois este ano quem jogou foi a B.
9 Março, 2015 at 16:57
Não é o meu argumento para que ele fique, é a minha opinião em relação a dois assuntos que abordaste.
Tenho a minha opinião, gosto do Marco, sempre foi o treinador que quis depois da saída do Jardim, e não deixou de ser o treinador que admirei no passado, onde se expuseram defeitos que antes ninguém tinha dado conta e que terão de ser revistos. Continua a ser o ideal para a posição, o jogo com o Wolfsburgo em alvalade voltou a confirmá-lo.
Tobias, eu não te queria foder, longe de mim.
Gauld, errado, já jogou dois jogos na liga, estando a cumprir o plano estabelecido pela direcção de integração progressiva. Também gostava de ver mais o Gauld, mas quem diz que é o Marco o responsável pela não chamada de jogadores da B para a A?
Quanto ao que referes do discurso alinhado, já o vi várias vezes, assim como já vi ambas as partes dizerem que o treinador tem de se preocupar exclusivamente com a componente técnica que ao fim ao cabo é a sua responsabilidade.
E vamos nesta altura com mais 4 jogos do que na época anterior inteira, não é desculpa, é o que é, tem influência pelo menos a nível físico.
SL
9 Março, 2015 at 19:44
O não me fodas é do Tobias ser aposta.
O Tobias entrou porque não havia outra hipótese.
Eu também gosto do Marco.
Já o queria quando ainda era um zumzum.
O alinhamento, apenas o referi, porque é uma arma de arremesso agora usada contra o Marco mas já o Leo, que agora parece que era genial , também não era assim tão alinhado.
Agora,o leo tem os números do lado dele, dificilmente este ano se fará melhor.
E não me lixem, o plantel é bem melhor.
Isto para dizer o quê ?
Para dizer que não podemos ter memória curta.
Não podemos querer tudo já.
Mas também não podemos ter palas.
Temos de avaliar as coisas.
Também não me lixem com aquela de que o treinador é que os conhece, é que está com eles durante a semana.
Assim, não há maus treinadores !!
Eles é que sabem, as escolhas que fazem conforme o que vêem durante a semana. Assim só há maus jogadores / plantéis… nao me lixem.
Resumindo e concluindo, não acredito que o Marco seja um produto inflacionado.
Acredito que é bom.
Agora, não me lixem, este ano não está a fazer um bom trabalho..
Pode melhorar ? Espero que sim.
Em nome da qualidade que lhe reconheço e em nome de uma estabilidade acho que deve começar a próxima época.
Acabar ou não a próxima época vai depender dele conseguir ou não combater a principal causa desta ma época, na minha opinião, o medo que ele demonstra neste momento.
Medo de perder o lugar? Medo de arriscar?
Eu já não vou falar mais neste tema.
E acima de tudo, confio na direcção. Só espero que a deixem trabalhar. Não me agrada nada influências juventudianas !
Foi a juve que impediu a entrada do Mourinho, foi a juve que protegeu a gordinho.
Espero que o facto de ser a juve a manter o marco não seja mais uma pata na poça da juve .
É que, pelos vistos está associada a demasiados erros. Portanto não está a ser boa Para o SCP (já nem falo de não ser boa para os adeptos do próprio clube!?)
9 Março, 2015 at 16:50
O Gauld já foi lançado?
O Carrillo atinou porque tem uma direcção a sério. O Cedric evoluiu porque é normal um futebolista de 22 que treina todos os dias e joga evoluir… Como vês cada um vê o copo meio cheio ou meio vazio conforme lhe satisfaz!
O que não evoluiu foi a classificação do Sporting…
Repito: o Gauld já foi lançado?
9 Março, 2015 at 17:01
Depende do que é para ti lançado, para mim basta que jogue, logo, se ele já jogou 57min na liga já foi lançado.
Olha o André Martins também evoluiu como é normal num rapaz de 20 e pouco anos que treina todos os dias? Não creio.
9 Março, 2015 at 17:37
57 minutos em 24 jornadas consideras lançado? Deve ser gozo…
Então mas não terá o MS responsabilidade na não evolução do Martins?
Não me convences… Nem penses que é de animo leve que para mim MS chegou ao fim da linha! Também era a minha escolha e o facto de ser uma decepção faz com que eu próprio sinta que me enganei!
Venha o próximo…
10 Março, 2015 at 0:08
Eu tambem nao te quero convencer, cada um com as suas conviccoes.
Vai-se criar mais um mito de que jogar 57 min nao é jogar na equipa A?! Haja paciencia…
O Andre Martins teve a titularidade ate maribor, tem tido oportunidade de jogar algum tempo, está mais que visto que a progressao é nula, so nao ve quem nao quer, oportunidades nao faltaram.
9 Março, 2015 at 17:24
Estive ontem quase a comentar num post/comentários que se falava muito (e mal) do Marco Silva … mas como não sou muito de falar/escrever contive-me…. mas agora vai sair algo que me está atravessado na garganta….
Os caros amigos, consócios e adeptos do nosso Sporting já se esqueceram de como estava o nosso Clube há 2 anos?
Já se esqueceram que o Marco Silva tem contrato por 4 anos?
Já se esqueceram do montante da indemnização? É para ficarmos a pagar o vencimento durante 3 anos e/ou uma choruda indemnização?
Já se esqueceram que temos uma equipa muito reduzida, com poucas opções no banco?
Já se esqueceram que temos a equipa mais jovem do nosso campeonato?
Já se esqueceram que temos sempre a jogar com 7/8 jogadores portugueses “made in Academia”?
Já se esqueceram que fizemos jogos de alto nível… e que isto sai das pernas dos jogadores, pois são quase sempre os mesmos a jogar? Não por não haver alternativas (Wallison/Gauld, etc.) mas para entrosar (treinos/jogos) numa equipa que está em andamento acelerado é muito difícil?
E agora vão-me chamar nomes e atirar-me às feras:
O Marco Silva é bom treinador, é treinador para o nosso Sporting e é treinador para nos levar a grandes êxitos, tenha ele boa “mão de obra”!!
E por último não se esqueçam que estamos fartos de trocar treinador 3 a 4 vezes por época!!
(Só para descanso dos meus amigos, não conheço o Marco de lado nenhum, não sou seu “procurador”, nem ele me pediu para dizer bem dele)!
VIVA O SPORTING! SPOOOOOORTIIIIIIIIING!!!!!
Saudações Leoninas
9 Março, 2015 at 17:45
Gostei do seu texto!
De facto, o argumento financeiro é o único que me desarma e se por um lado era para tentar blindá-lo por outro foi um erro o contrato de 4 anos.
De resto, é muito giro dizer que temos uma equipa curta, limitada, com 7/8 jogadores made in casa… mas a verdade é que chegamos ao Natal a 10(!) pontos do primeiro. Com empates em casa com Belém, Paços, Moreirense, empate em Coimbra…
Essa equipa tão curta e limitada não era suficiente pra ganhar esses 4 jogos?
Este plantel é assim tão limitado que em 3 jogos contra o Belém não ganha nenhum?
Então devo ser eu que não pesco nada de bola…
SL
9 Março, 2015 at 19:27
Oh Chirola eu também não pesco nada, e aceito o que dizes, pois empatar com equipas de merda foi esse o nosso mal (e não me estou a referir apenas àquelas que mencionas, eu incluo também os benfas pois vieram a Alvalade jogar como uma equipa pequena – diga-se muito pequena-ele era o Artur a demorar, ele eram os jogadores a atirarem-se para o chão, a demorar a repor a bola, tudo servia para atrasar o jogo), mas …. o mal não esteve só no Marco Silva!!
SL
9 Março, 2015 at 17:24
Bom texto Cherba inspirado em bons sentimentos também, convém no entanto distinguir aquela critica destrutiva que aparece aqui só na altura dos maus resultados, daquela critica aqui praticada, na maior parte das vezes é construtiva e na fase do “suponhamos” e ainda o habitual desabafo que algumas vezes sai, não devia mas sai, porque um gajo não é de ferro e se devemos como tu dizes dar o “desconto” aos nossos rapazes quando falham (sou apologista disso, desde que evoluam..) também temos de dar esse mesmo desconto aos tasqueiros, ou os únicos seres á face da terra que não podem falhar são os tasqueiros? A tasca já fez muito por mim, fez-me voltar a ter orgulho, voltar a ser sócio do SCP e deu-me um porto de abrigo, para discutir e trocar ideias, nos maus momentos e nos bons também.
Estou também satisfeito com 99% dos tasqueiros, com a sua militancia e Sportinguismo isso não quer dizer que concorde com todos eles, significa que para mim cumprem os minimos (o que é dificil) e tem inclusive alguns (bastantes) que eu admiro e me inspiram com os seus ideais Sportinguistas, por isso se os recados que mandas no teu texto são para aqueles paraquedistas que de vez em quando aí aparecem como os negros corvos depois das batalhas…estou completamente de acordo, se estás a enviar essas mensagens para a generalidade dos tasqueiros, pois lá está a tal situação, admiro-te, respeito-te mas não posso concordar contigo…
Abraço, SL e até já…
9 Março, 2015 at 17:28
E mais uma convocatória, com os mesmos.
Adrien fisicamente de rastos, Nani idem…vamos ver se pelo menos desta não fica Mané na bancada. O que vale teremos martins e capel para alguma eventualidade.
ai msilva, sabes os nomes da equipa B pelo menos??
9 Março, 2015 at 17:41
Por outro lado começo a pensar que se calhar até tens razão Cherba….