Não passou despercebida a tarja que, ontem à noite, a Juventude Leonina fez questão de exibir, manifestando apoio e solidariedade a Mustafa, um dos responsáveis pela claque, detido sob a acusação de pertencer a uma rede de crime organizado. E o ponto de vista que, ao longo do dia, me foi passado por mais do que uma pessoa é o de que “esta é uma acção feita em nome da claque e da sua total responsabilidade”. Ora muito bem, como as opiniões valem o que valem, permitam-me deixar a minha.
Nós não podemos indignar-nos quando vemos o nome do cidadão Paulo Pereira Cristóvão associado ao Sporting – o homem é detido como cidadão ou, no máximo, como “escritor” – e, depois, achar normal que se misture o cidadão Mustafá com o líder de claque, Mustafá. Eu percebo, obviamente que sim, que quem lhe é próximo e lhe reconhece dedicação à causa o apoio e assuma estar a seu lado, mas a verdade é que os crimes dos quais é acusado terão sido praticados enquanto cidadão. Ou estamos a assumir que, pelo contrário, foi o líder da claque a cometê-los e que os seus subordinados se revêm nas suas acções? E se, um destes dias, uma das claques resolver manifestar publicamente a sua posição relativamente ao que se passa no Médio Oriente? Pode fazê-lo, porque é em nome próprio? Ou, aí, já envolve o Sporting? Este é o perigo de misturar as águas. Mas há mais.
Se eu quiser entrar em Alvalade com uma tarja, manifestando o meu apoio a uma causa ligada à defesa dos animais, por exemplo, a minha tarja fica à porta. Pergunto eu: e porquê, se estou a fazê-lo em nome próprio? Não terei eu, enquanto associado, o mesmo direito que um associado pertencente a uma claque? Sei o que me vão responder: «epá, mas não podes utilizar um evento desportivo com o nome do Sporting Clube de Portugal, para dar visibilidade a algo de foro pessoal».
Bem, então há aqui qualquer coisa que me escapa. Não me considero nem mais nem menos sócio, adepto, Sportinguista, o que queiram chamar-lhe, do que outro camarada verde e branco. Por isso, também não entendo que me passem a mensagem de que os deveres para com o clube são os mesmos, mas os direitos podem ser diferentes. Essa merda guilhotina-me o espírito às postas. E quando pergunto a mim mesmo “o que pode significar uma tarja?”, as respostas que me ocorrem são tudo menos agradáveis.
10 Março, 2015 at 17:20
Concordo totalmente.
Houve uma outra tarja, com 3 linhas, que não percebi o significado. Fiquei sem perceber se era uma mensagem para dentro ou para fora.
Dizia qualquer coisa como: “À direita, à esquerda e ao centro… nós continuamos a mandar na nossa curva… e vocês?”. Era qualquer coisa assim deste género, mas já não me consigo recordar com exactidão. Alguém mais percebeu?
10 Março, 2015 at 17:23
Foi isso…
Não percebo…estou como tu…mas também nem quero perceber….coisa esperta não é de certeza…
10 Março, 2015 at 17:46
Penso que essa frase foi colocada no mural do pp Mustafá ainda antes de ele ter sido detido… Também não faço ideia do que quer dizer….e muito sinceramente??? Nem me interessa.
10 Março, 2015 at 17:30
Perceber…. perceber… sei lá!
A minha interpretação é que com essa tarja querem dizer que são eles que mandam na curva sul (Topo Sul) independentemente de no topo serem a claque que está na posição (fisica e não politica) mais à esquerda ou à direita no sector.
10 Março, 2015 at 18:09
A JL está no centro da Curva 😉
Se reparares estão 2 sectores para o lado esquerdo e 2 sectores para o lado direito 😉
Essa frase terá a ver com as outras claques do Sporting, penso eu.
10 Março, 2015 at 18:17
Ainda pensei se não era uma mensagem política e destinada a claques de outros clubes … mas não consegui ligar a coisa.
10 Março, 2015 at 18:21
Centro em termos de sector…. mas tem do seu lado direito as outras 2 claques (Directivo e Torcida).
A Brigada que me desculpe, mas não vou chamar claque a meia duzia 🙂
10 Março, 2015 at 18:24
Também pensei nisso, mas não quis acreditar.
É triste ver uma claque mandar “bocas” às outras claques do mesmo clube quando deveríamos estar a enviar mensagens para as forças externas.
10 Março, 2015 at 19:23
A tarja segundo me constou (esquerda, direita, centro), tem um objectivo politico para o exterior, e nada a ver com as restantes claques
SL
10 Março, 2015 at 20:44
Quem manda… Eu até diria que é uma mensagem bem interessante… Neste momento eu questiono quem controla as ações da JL… Quem sabe não são os meesmos que mandavam no godinho…
10 Março, 2015 at 18:43
Isso foi uma resposta a tarja que os super puseram no dragao a semana passada penso eu.era algo que a juve dantes era à direita e agora à esquerda.
10 Março, 2015 at 17:22
Podem apoiar quem quiserem, a própria claque pode estar a 200% com o líder e adorar o homem e cidadão e tudo mais…nada contra! Já não sou membro, já à muito deixei de olhar para a claque com o lirismo de outros tempos por isso…enfim…é o que é….
Dentro do estádio do clube…Não! Nunca! Enquanto adepto do Sporting envergonha-me que o estádio que tanto amo e do clube que tanto amo seja utilizado como instrumento para politicas ainda por cima com o que está em causa! Enquanto sócio gostava BASTANTE de ler um comunicado do clube a demarcar-se das tarjas em causa!
Quanto à claque…enfim…como já disse antes…quanto mais tempo passa menos me identifico com o que aquilo se transformou….
10 Março, 2015 at 17:25
esquece esse comunicado
10 Março, 2015 at 17:34
Sim eu sei…infelizmente…
10 Março, 2015 at 17:35
A questão é:
Esquece o comunicado porque o presidente é controlado pela claque?
Ou
Esquece o comunicado porque afrontar a claque significa o fim deste (e de qualquer outro) presidente?
Confesso que não sei do que estamos a falar…porque se for a primeira, é muito grave. Se for a segunda, compreende-se. É que ter a hipótese de continuar com o trabalho iniciado é muito mais importante do que tomar uma posição deste género
10 Março, 2015 at 17:36
uma coisa não se relaciona com a outra?
10 Março, 2015 at 17:43
Talvez tenhas razão…
Não sei de nada do que se passa nesse âmbito mas sei que o presidente cortou bastante nos bilhetes para a claque. Aliás, eu fui uma das vítimas disso porque tinha um bilhete para Londres garantido e acabei por ter que comprar a um sportinguista no dia anterior.
Se calhar noutras situações acontece o contrário. Pergunto isto porque realmente não faço ideia…
10 Março, 2015 at 17:57
Esquece a pergunta.
Acho que não quero saber a resposta. E muito menos seria aqui que alguém denunciaria qualquer tipo de promiscuidade.
Já percebi que é terreno pantanoso…e deixei as galochas em Lisboa…
10 Março, 2015 at 17:38
Eu já defendi antes….este presidente não tem hipótese nenhuma se abrir uma frente (mais uma…) contra a claque…
É muito complicado com qualquer presidente, com 1 que já luta em tantas frentes…abrir a pior delas todas (e interna) seria um suicídio…
10 Março, 2015 at 18:18
É com Mel que se apanham moscas….
Pelo que para “resgatar” uma claque…. não pode ser à bruta!!
Que a tarja é inaceitável …. claro que é e aquilo envergonha o Sporting Clube de Portugal!
Querem manifestar solidariedade com o seu lider…óptimo, mas que o façam fora do Estádio do Sportingg Clube de Portugal e fora de eventos onde está o Sporting Clube de Portugal, até porque o sujeito é acusado de crimes que terá cometido enquanto cidadão comum e não enquanto lider da juveleo.
Quanto a comunicados e respostas do Presidente…. é óbvio que nesta fase não dá!
Se calhar… com um Sporting Lider e embalado para a vitória no Campeonato a resposta já teria surgido e se calhar tal faiza não tinha entrado ou então não tinha ficado em exposição durante o jogo todo.
O Presidente ainda tem muitos fogos para apagar… pelo que alguns vão ter que ficar para mais tarde…. o que é manifestamente o caso da juveleo.
10 Março, 2015 at 17:31
Aliás há muito deixei de ser membro e ao mesmo tempo deixei de comprar artigos da mesma…Desde que fizeram o CD (o primeiro..foi o ponto de ruptura final…)! Foi de desilusão em desilusão….até que agora já nem desilusão é….Ainda tenho lá muitos….o ultimo que comprei foi a t-shirt do “Só eu sei porque não fico em casa” logo quando saiu…e mesmo aí já mais para lá do que para cá….
10 Março, 2015 at 17:24
Concordo.
10 Março, 2015 at 17:29
Uma vez que está mais ou menos dentro do tema, deixo um video que prometi postar aqui numa conversa com os tasqueiros:
Frase lapidar, “Os bandidos da cidade do Porto estão aqui todos…”
http://egolo.tv/como-funciona-a-bilheteira-da-claque-dos-super-dragoes/
10 Março, 2015 at 19:43
Gostei sobretudo da afirmação…: “os bandidos da cidade do Porto estão aqui todos…não se vão roubar a eles próprios…”
Ele deve saber do que fala…!!
10 Março, 2015 at 17:32
Cherba, ainda há uns dias discutimos essa cena dos cartazes e das mensagens.
Estou contigo! A mim também me guilhotina o espírito!
SL
10 Março, 2015 at 17:49
Boa tarde pessoal,
Quanto à tarja de ontem, e independentemente da solidariedade e amizade pessoal de muita gente da JL para com o Musta, tenho a opinião de que foi uma opção errada. Mas é algo normal de se ver no universo das claques, nacionais e internacionais e, sinceramente, já estava à espera disso. Os cânticos de apoio, idem. Os cânticos com referência à JL, idem. Não se pode esperar é que a restante Curva Sul acompanhe.
Quanto a essa outra tarja a que se refere o tasqueiro Homer, sinceramente passou-me despercebida, mas é uma resposta directa a uma tarja da claque do fcputas exibida no dragay que dizia “JL: da direita para a esquerda…é preciso alinhar a direção!” e que tem uma conotação política óbvia em jeito de provocação.
Independentemente do teor das tarjas e do grupo que as exibe, elas entram no estádio com o conhecimento presumido da Direcção do SCP, que tem no Oficial de Ligação aos Adeptos a pessoa indicada para controlar estas situações.
Aproveito para mais uma vez enaltecer o grande apoio que veio da Curva Sul durante os 90m de ontem, num claro contraste com o resto do estádio, vazio e assobiador. O agradecimento do Nani aquando da sua substituição foi um reconhecimento disso mesmo. E se há alguém na nossa equipa que não merece ser assobiado pelos sportinguistas (?) é ele!
SL
10 Março, 2015 at 17:56
Guerras de Gangs…enfim…
10 Março, 2015 at 18:00
Não quero ser polémico, Tiago.
Mas por exemplo …
Eu aceito e entendo bilhetes baratos para as claques. Vão a todo o lado, são os que mais apoiam. Aceito ajudas … apoios.
Mas tem de haver regras. O clube tem de se demarcar das “asneiras” feitas nos estádios adversários, tem até de criticá-las … e em nossa essas mesmas regras têm de se cumprir.
Ou seja … terá sempre de haver uma relação com as claques, o tal apoio com regras.
O que não se pode admitir … é uma claque mandar num clube.
10 Março, 2015 at 18:15
O clube deve apoiar, incentivar como pode os movimentos de sócios que apoiam o Sporting….obviamente a Juve é o maior deles e deve ser apoiado! Agora algures se tem de começar um caminho de moralização das atitudes deles! Os outros não fazem?! É verdade…mas não é triste quando concluímos que nos limitamos a ser iguais aos outros?!
Não sei como ou quando…mas tenho muita pena que não sejamos efectivamente diferentes aqui…e éramos…
10 Março, 2015 at 18:22
Aqui nem meto outros ao barulho. É um assunto exclusivamente nosso, do nosso clube.
E é um tema tramado …
10 Março, 2015 at 17:50
Este é dos posts mais sensíveis e gabo a coragem do Cherba…
Gostava de poder separar a Juve que enquanto puto tanto me fascinou, que me levou a tantos estádios (barnabeu inclusive) … com a Juve que tem influências, tem pessoas a quem o Sporting pouco interessa e com uma agenda extra futebol.
Gostava, mas um dia “cresci” e apercebi-me de coisas gravíssimas que me fizeram deslocar aos estádios por conta própria e com amigos … mesmo que lá dentro visse os jogos na curva que criávamos.
Gabo o apoio que as claques dão … são por vezes os únicos e acabam por puxar pelo resto do estádio, seja fora seja em casa. Gabo as coreografias. Mas foda-se … qual o caminho para uma claque ser apenas uma claque?
Não sei.
10 Março, 2015 at 17:56
estamos de acordo nesse ponto: o apoio das claques e a importância da sua presença é inegável
10 Março, 2015 at 18:57
Permitam-me discordar. no Reino Unido não há claques e temos os estádios sempre cheios e com um ambiente sempre muito animado. Muitas vezes vou ver o Sporting quando joga fora junto dos adeptos contrários para não ter de expor a minha filha a sermos tratados como criminosos pela policia e sairmos sempre tarde ou a certos comportamentos da claque. Aqui tambem se vem muito mais familias e crianças porque não se cria desde logo um ambiente de intimidação que é quase natural com as claques em Portugal. As claques servem principalmente para servir os interesses de alguns que fazem muito dinheiro a sua custa com a agravante de muitas vezes se julgarem no direito de condicionar as decisões de quem manda…Para mim eram todas ilegalizadas que as pessoas não deixavam de ir ao estádio e apoiar a equipa.
10 Março, 2015 at 21:49
Latinos e britânicos são culturas completamente diferentes na forma de ver o desporto …
10 Março, 2015 at 22:05
No Reino Unido não há claques, é uma verdade, a outra verdade é que acabaram depois de duas tragédias com um acumulado de cerca de 150 mortos.
Acabaram as claques e acabaram as vedações nos estádios ingleses, quanto as estádios sempre cheios, acontece como cá com os grandes, jogos entre equipas do meio da tabela não enchem estadios.
11 Março, 2015 at 10:52
Por acaso isso não é verdade. AS equipas tem uma média de ocupação de 95% – http://www.soccerstats.com/attendance.asp?league=england
SE fizermos o mesmo aqui e criarmos um ambiente em que as familias e “pessoas normais” possam ir a um jogo de futebol como quem vai ao teatro ou ao cinema pode ser que as pessoas comecem a ir ver mais os jogos. Assim, nem vale a pena!
10 Março, 2015 at 18:15
O caminho a meu ver terá de ser iniciado dentro da claque, pois segundo nos vamos apercebendo, a maioria da claque quer o mesmo que nós, os simples adeptos extra-claque.
O problema, creio, pois estou a falar como muitos de nós sem o conhecimento total da causa, será eventualmente o receio de represálias.
A sensação que passa cá para fora é de medo, e acredito que alguém não queira falar ou tentar algo por isso mesmo, então continuam fazendo parte assobiando para o lado, o que se entende pois ninguém quer ser mártir, arriscando o seu e o dos seus.
10 Março, 2015 at 17:53
Concordo. A tarja não nos representa a nós, enquanto sócios e adeptos. Portanto nunca lá deveria estar. Está dito.
10 Março, 2015 at 17:56
Em primeiro lugar quero já salientar que já pertenci á Juve Leo e isso faz de mim um autêntico apoiante de claques e de lideres duros!
Portanto acho perfeitamente natural a tarja de apoio ao Musta, tão natural como lógico, porque ele é o lider da JL, ele é o tipo que quando há porcaria está lá a defender o Sporting e quer queiram quer não é preciso tipos assim nas claques.
Ainda ontem em conversa com o Zeleaozao, ele próprio me disse que se não fossem as claques simplesmente não se ouvia uma mosca, o que é tão verdade como ridiculo, as centrais são uma vergonha!
Neste momento de Fight & Resist o Musta é um bem precioso que temos por isso deixem-se de ser coninhas, ok?
se calhar preferiam uma claque assim:
http://youtu.be/ZbDh20ViNFg
10 Março, 2015 at 18:03
O Fernando Mendes ainda é presidente, correcto? O Musta acaba por ser o líder …
Corrijam-me se estiver errado.
É que muito pouco tenho visto o Mendes …
10 Março, 2015 at 18:05
sim, o Fernando Mendes está visivelmente com problemas e o Musta assumiu a liderança.
10 Março, 2015 at 18:08
ou seja, de certa forma os lideres são o Musta e o Samico
10 Março, 2015 at 18:13
Ok, era a ideia que tinha.
Já tive uma conversa com um tasqueiro que dizia:
“lider de claque sem curriculum, não é lider de claque”.
Por curriculum … cada um entende o que quiser 🙂
10 Março, 2015 at 18:35
O Fernando afastou-se da JL
10 Março, 2015 at 19:45
O Fernando Mendes veio ao bessa com a juve ainda este ano.
10 Março, 2015 at 21:55
Ainda ontem me confirmaram que ele se afastou, o que não implica que não vá a alguns jogos.
10 Março, 2015 at 23:33
Sim Alexia, só estava a dizer que o vi no bessa, não te enerves 😉
10 Março, 2015 at 23:41
Mantenho-me sempre calma … aparentemente 😀
10 Março, 2015 at 18:06
Nem sei por onde pegar…
Achas mesmo que a claque precisa de mais do que gajos apaixonados pelo Sporting e que adoram ver o jogo a cantar, em pé e a puxar pela equipa?!?!
Será que não podes ter uma claque sem violência, petardos, javardices em bombas de gasolina, venda daquilo que todos sabem e tudo mais?!?! Agora até possivelmente assaltos à mão armada?!! Ponham também tarjas a dar apoio ao PPC… e ao Salgado claro! Sportinguista…não sei porque não! Aquilo é um exemplo de servir-se de um clube em vez de servir um clube…
Se não interessa para o jogo, se não interessa para o Sporting não deve entrar! Ponto! Qualquer dia é tarjas a defender a tourada de um lado, tarjas a defender o fim das touradas do outro!
Se é isso, eu que sou um defensor da existência em geral de claques deixarei de o ser! Se calhar ias ter uma surpresa com os movimentos, numero de adeptos nos estádios, grupos limpos que iam aparecer nos jogos fora e em casa…
10 Março, 2015 at 18:11
O que volto a dizer…nada contra apoiarem institucionalmente, ponham posts no facebook, façam manifs, o que quiserem! Não conheço o caso, pode estar inocente, pode ser uma cabala, podem adorá-lo e ir com ele até à morte! Mas aqueles 90 minutos são do Sporting, não são de mais ninguém…
10 Março, 2015 at 18:06
eu também já fui sócio da Juve. Três anos. E cresci a ir à bola com a claque. O que não invalida que abomine muito do que se passa nesse universo, incluindo ameaças aos nossos e às respectivas famílias.
Podemos falar disto pessoalmente, numa próxima oportunidade, mas permite-me terminar da seguinte forma: é triste veres que o universo webiano leonino prefere o silêncio a expressar a sua opinião a respeito deste tema; é triste constatares que pessoal que está sempre pronto a lançar posts e a tentar conquistar likes no facebook como que emudeceu. Acho que sabes o porquê.
10 Março, 2015 at 18:15
Cherba, quem não deve não teme e eu sei que existem excessos nas claques como aliás existem por toda a sociedade, na realidade a sociedade portuguesa é fértil em excessos.
Eu saí da claque precisamente devido aos excessos que não concordava, na altura era moda dar porrada no pessoal da Torcida Verde e eu não via lógica nenhuma nisso, por isso saí.
Conheço o Fernando Mendes desde a época de escola, estudámos juntos e ele é um bacano, agora…tem de haver respeito, as claques são o braço armado dos clubes, elegem presidentes e protegem-nos, há pessoal que não vai á luz ou ao Dragão se não for no meio das claques porque se sente protegido.
É evidente que não posso concordar com agressões a sócios do nosso clube por causa de bilhetes, mas isso são excepções á regra.
O nosso clube com uma claque de betinhos (sim porque somos diferentes…e tal) era humilhado em todo o sitio por onde passasse.
Não vamos congundir claques com lideres fortes, e não é por acaso que temos as claques legalizadas.
10 Março, 2015 at 18:18
mas eu pedi uma claque de queques? 🙂
10 Março, 2015 at 18:20
ehehehehe não, foi para o geral… 🙂
10 Março, 2015 at 18:34
Mário…mas fodasse…então a nossa luta não devia ser por os adeptos poderem ir à lixeira sem ser no meio da claque sem serem sujeitos a morrer pelo caminho?!?!?!
Não será que está na altura de os adeptos de futebol dizerem chega de violência no futebol e exigir a quem está acima (governos) que façam alguma coisa?! A ideia é mesmo criar um exercito maior e mais forte que os outros?!?!
10 Março, 2015 at 19:02
claro Tiago, mas essa luta será contra as claques dos lampiões pois esses é que podem por em risco quem lá se desloca e não contra a nossa, até porque as nossas claques têm vigilancia apertada pela policia, o que não se passa com os outros.
10 Março, 2015 at 19:12
Para mim é contra toda a gente que traga violência ao desporto! A nossa, a deles, a outra….sinceramente não quero saber onde começa ou onde acaba…
Eu queria sabes o que era?! Policia a potes em redor dos estádios, pessoas sem bilhete não podiam entrar num espaço grande em redor do estádio, quem mandar petardos, não mais entra num estádio, quem tiver comportamentos violentos de qualquer espécie no estádio ou nas imediações é imediatamente identificado e proibido de entrar, tochas idem, o Estado investe a sério na segurança no futebol! Máquinas de filmar por todo o lado, identificação por BI para comprar bilhete e entrar no estádio,Fogo…o Big Brother se for preciso! se os Ingleses conseguiram e era o que era porque é que nós não conseguimos?!
Dizes-me assim: Isso era óptimo…deixava de haver problema com os lampiões e a nossa passa a ver exemplar automaticamente! Não sei…é possível! Mas era isto que eu queria!
10 Março, 2015 at 19:17
Até porque não vais por exemplo fazer um movimento ou o que quer que seja que tenha o mínimo de adesão sob o lema “Parem os violentos dos lampiões que tudo fica bem!”…e aí era ver a contagem de um lado e de outro para tentar aferir o menos mau….
Tem de ser global…
10 Março, 2015 at 19:51
Tiago agora falo por mim, achas que vou ao dragao ou Guimarães ou mesmo a braga sem ser com a claque? Temos de ser realistas, sempre que vou a um jogo desses de alto risco e sendo fora dd Alvalade sei que estou protegido pela escolta polícia, é que sozinho nem pensar, viu se o que aconteceu este ano em Guimarães, podia ter sido a mim caso fosse sozinho, mas fui ter com o pessoal da JL de Braga e depois no cortejo, é bem mais seguro.
SL
10 Março, 2015 at 20:17
Mas achas isso bem?! Para ir ao futebol fora do nosso estádio é preciso ir com a claque ao pé da policia??!
É exactamente contra isso que eu me bato! O que temos de fazer no futebol para isso deixar de acontecer! É isso por isso que acho que temos de lutar e não para defender que uma claque é um género de um exercito do clube….
10 Março, 2015 at 20:31
Eu não acho bem obviamente que não, mas a realidade é que senão for assim estás sujeito, viste em Guimarães o rapaz que foi esfaqueado e outros que não iam com o cordão policial que foram roubados nas imediações do estádio, acho muito mal. Mas para mudar tudo isto tinha de haver medidas drásticas como em Inglaterra, é o único exemplo se olharmos para todos os outros países, sinceramente não acredito que seja possível.
19 Março, 2015 at 8:44
Eu acho que basicamente, o que o Tiago quer dizer é:
Para limpar o futebol, temos de limpar todas as claques, até acabar com elas se for a única opção. INCLUINDO As NOSSAs, se for o único caminho.
É esse o caminho que é preciso coragem.
Arriscar e aceitar “perder ” o que é nosso por um bem maior.
Nas propostas apresentadas para melhorar o futebol deveria estar la:
Acabar com as claques, pelo menos como elas são.
As claques deviam ser meninos com coro, literalmente ! E não gangs.
Dizem que sem claques Alvalade era um silêncio. Morto… como sabemos?
Como sabemos se o estádio cheio de famílias, cheio de miúdos 12-16 anos nas centrais com bilhetes mais baratos não era uma festa ?!?
E, eu pessoalmente, não troco a sensação de segurança por uma claque barulhenta.
Em momento nenhum!
Choca me um pouco, ler a aqui gente que estimo a opinião a defender argumentar a favor das claques. São demasiadas coisas graves.
Percebo que há gente que já foi ligada Às claques e isso deixa um saudosismo e, perdoem, turva a imparcialidade e coerência.
Podem argumentar, há bandidos nas claques mas são só 5%… quero lá saber, se há 5% de bandidos devia haver 0. Se a claque serve para proteger, esconder, dar espaço a esses 5%, devia acabar.
Se ainda aceito que argumentem com um “temos de ser fortes contra os outros..”. mas uma claque que ataca os do próprio clube?!?!
pó caralho pá.
Quero lá saber se apoiam, se fazem barulho.
Quero é saber que quero levar o filho duma amiga minha ao estádio e penso várias vezes por causa do ambiente. E esse ambiente deve-se às claques, nossas e dos outros… e isso é inadmissível.
Nada desculpa uma claque estar acima da liberdade de assistência e convívio salutar.
Acho piada ao saudosismo que já li por aqui de assistir jogos com adeptos todos misturados e depois defender (ESTAS) claques…
É IMPOSSÍVEL com estas claques.
Sou simples , TODAS AS CLAQUES deviam acabar em Portugal.
Quando me argumentam que só se entra em alguns estádios com a claque digo, TODAS AS CLAQUES deviam acabar.
Quando leio claque atacou loja ou estação de serviço, TODAS AS CLASSES deviam acabar.
Nenhum valor está acima da liberdade e segurança.
E ambas estão em causa por causa das claques.
E não me lixem, uma só idem ser melhorzitas que outras mas são apenas escalões de mais ou menos criminosos.
10 Março, 2015 at 18:15
Quem vai sofrer com a saída do Musta é a claque e fico-me por aqui 😉
Quer queiramos quer não ele é o líder, à sua maneira mas é o líder que mantem a claque nos eixos.
10 Março, 2015 at 18:16
nem mais Alexia, é assim tão dificil ver isso?
10 Março, 2015 at 18:17
Quando começarem a ver a luta de poderes para ocupar o lugar ainda vão desejar que o Musta regresse 😉
e o sangue …
10 Março, 2015 at 18:20
como era dantes Alexia, o Musta colocou um fim a isso, havia na JL muito racismo a vários níveis, havia grupos que se gladiavam nas bancadas e ele acabou com isso.
A claque é unida e a tarja é uma prova disso!
10 Março, 2015 at 18:24
E que dizer se quem se chega à frente for de extrema direita?
Acham possível?
10 Março, 2015 at 18:26
neste momento não sei, até porque nada garante que o Musta fique preso
10 Março, 2015 at 18:38
É o medo que ja se instalou 😉
10 Março, 2015 at 18:23
há quem tema a investida de uma corrente de extrema direita, há quem garanta que isso está controlado.
10 Março, 2015 at 18:24
mais uma razão para o Musta ser um tipo necessário na claque
10 Março, 2015 at 18:28
bem, mas o que está em causa no que escrevi não é quem deve ser líder ou deve deixar de ser líder. Eu nem tinha questionado se esse apoio fosse fora do estádio, sem aproveitar o mediatismo de um momento Sporting.
10 Março, 2015 at 18:32
mas tu sabes Cherba, que estas “homenagens” ou apoios fazem-se em sitios onde há mais visibilidade, e neste caso foi durante um jogo.
Não vejo o problema de haver pluralismo de ideias num clube que é democrático.
10 Março, 2015 at 18:35
o problema é que nem todos têm o mesmo direito de poder expressar, com a mesma visibilidade, as suas ideias
10 Março, 2015 at 18:37
Isso!
Próximo passo…campanha Presidencial! É fazer tarjas se algum for do Sporting a apoiá-lo!
“Sampaio à Presidência!!!”…mas agora o Daniel…
10 Março, 2015 at 18:38
nós estamos aqui a debater este assunto e não me parece que haja algum problema, não vejo onde possa estar o medo de falar sobre isto como tenho me apercebido em alguns comentários, a não ser que tenha havido alguma coisa que eu não saiba.
10 Março, 2015 at 18:25
Tiraste-me as letras do teclado 🙂
10 Março, 2015 at 18:25
encantador…..
10 Março, 2015 at 18:40
Cherba não está controlado 😉
10 Março, 2015 at 18:42
pois, já ouvi as duas versões. E a que teme essa investida é mais “institucional”
10 Março, 2015 at 18:45
Se te disser que até os líderes das outras claques estão preocupados.
10 Março, 2015 at 19:55
Completamente de acordo Alexia, o Musta com quem já privei várias vezes devido a um primo meu do pica pau ser amigo dele desde infância e onde ouvi certas histórias e digo se o Musta vai de saco outra vez não vai ser nada bom….esperemos que 1143 não volte.
10 Março, 2015 at 21:29
Koki mas olha que vão tentar pelo menos 😉
O Musta é que mantém a ordem naquela claque, o Samico é um gajo porreiro mas “mole” demais para tomar a dianteira numa claque daquelas.
Esperemos para ver …
10 Março, 2015 at 21:31
Continuam activos e na Curva 😉
10 Março, 2015 at 21:41
Continuo a concordar contigo e espero que o grupo não fique à frente, porque não era nada bom….íamos de mal para pior 😉
10 Março, 2015 at 18:01
Gabo-te a coragem Cherba estive a 2 segundos de apanhar portas de uns elementos do directivo por defender um sócio e adepto que tinha idade para ser avo deles me adiante! Eles são valentes e todos juntos muitos são miúdos que se tentam integrar em algum lado querem pertencer a algo e um fenómeno estranho! Não tenho dúvidas que a juve no dia em voltar a querer ser só uma claque de apoio ao Sporting voltará a ser uma das melhore s claques do MUNDO ontem não gostei mas eu também canto quando eles cantam apoio e sinto que eles são importantes no apoio isso são
10 Março, 2015 at 18:08
Nesse dia se calhar volta a ser uma curva completa como era antes e deixa de ser só a parte do meio dessa curva…
10 Março, 2015 at 18:16
Não tenham ilusões porque isso nunca mais vai acontecer, uma curva unida a uma só voz.
10 Março, 2015 at 18:18
Eu vejo Ali os jogos no A10 gosto das músicas gosto do ambiente antes estava em cima do directivo que foram para ali e ia sócios que ali estavam que lixassem eles e que mandavam virei me 3 vezes a uns inergumeros que estavam a bater num senhor de idade fiquei ma luca a falta de respeito a falta de amor ao clube lá apareceu a polícia e o um dos líderes que me esteve a ouvir deu me pena porque os senhores saíram todos dali no ano passado não foram maos ao estado eu mudei para a A10 Ali está a brigada e mais caminha puxam cantam fazem a festa tudo não sei o que juve pretende mas filho meu não vai para claques isso garanto
10 Março, 2015 at 18:20
porra, conseguiste escrever isto tudo sem respirar? 🙂
10 Março, 2015 at 18:27
Sou assim
10 Março, 2015 at 18:36
bela, a miss apneia 🙂
10 Março, 2015 at 18:46
Miss impulsiva ahahaha e o que dá ser do norte vocêsabemla..
10 Março, 2015 at 18:31
LOL
10 Março, 2015 at 18:48
LeoA temos de nos encontrar és minha vizinha não és ?
10 Março, 2015 at 18:08
obviamente que são fundamentais no apoio. Político, inclusivamente.
10 Março, 2015 at 18:13
Acho que são assuntos deles cherba, se ás vezes aqui na tasca as opiniões são tantas e tão dispares, nas claques consegue ser ainda pior. Eles que se orientem em relação a essas questões pois são uma estrutura independente e de certeza que terão espaço para poder um dia apoiar o Sporting sem terem de andar em turras desnecessárias.
Na minha opinião acho que não deveríamos opinar sobre assuntos internos das claques aqui na tasca, para mim são contas de outro rosário.
Já em relação à tarja e a diferença de tratamento que se estabelece nesse particular, creio ser uma das razões para darmos o passo rumo a ser mais do que um nucleo virtual.
10 Março, 2015 at 18:14
olha, este já quer encher Alvalade com tarjas da Tasca! 😀
10 Março, 2015 at 18:19
🙂 Talvez, não digo que não. Acho que há espaço para grupos de apoio alternativos e mais fora da órbita politica e estratégica das claques Ultras, if you catch my drift 😉
10 Março, 2015 at 18:23
Claque da Tasca! Mas ninguém afiambra o RigaBoss!
10 Março, 2015 at 18:23
Tas todo lixado do sistema.
A tarja era parai Quaresma… O MustaNG!!!
Entao nao ouviste aquela musica: “Ahhhhhh, lá vai o Nani…”
De certeza que era para o cigano… Tou-te a dizer…
10 Março, 2015 at 18:25
Acho que tentar conceber uma claque só pelo apoio ao clube é uma utopia. Representam mais do que isso. Em todo o lado.
Em Itália, temos os Irriducibilli da Lazio com clara orientação política
Na Alemanha, temos uma franja dos Sudtribune (acho que é assim que se chama a claque do BVB) pró-nazi
Nas claques dos países do leste, a violência é brutal, com mortes e tudo.
Em Inglaterra, teve de ser a pópria Federação a iniciar uma luta contra o hooliganismo
Em Espanha, os UltrasSur também têm a sua orientação política e a Frente Atletico é das claques mais violentas do país.
Tudo isto tem a ver com política, marginalidade e defesa de ideais que extravasam o próprio clube.
Isto só acaba (ou diminui) com intervenção da FPF e Liga em conjunto com o Estado. Como aconteceu em Inglaterra. Ou seja, no caso português, não acabará nunca.
10 Março, 2015 at 18:28
E podes ir ao Brasil, onde a grande percentagem das maiores claques nem identificação tem como cidadão na vida civil.
Andam lá armados, inclusive.
10 Março, 2015 at 18:29
Só vai acontecer se os adeptos de futebol o exigirem….e a generalidade dos adeptos do futebol já à muito que preferiram deixar de ir ao futebol a exigir o que quer que seja! (é ver os estádios vazios porque os adeptos deixaram de se identificar com clubes pequenos sem cultura e em vez de lutarem pela cultura e libertação do clube deixaram só de frequentar…)
10 Março, 2015 at 18:26
Começo a achar que limpar as claques afigura-se tarefa ainda mais hercúlea do que limpar os resquícios de outras eras que ainda resistem dentro do clube – nem tentemos fingir que já se foram todos. E já nem quero falar de limpar o futebol português…
10 Março, 2015 at 19:15
Sabem o que me doí?! Falar hoje com um amigo do lampião, ele abordar este tema e eu dizer “Ohh nem me venhas com merdas! Olha bem para o que tens em casa….ainda à pouco foi uma manada de Bois dos NN dentro!”!
E ele calar-me assim: “Então mas vocês não eram diferentes?!?!”
10 Março, 2015 at 19:49
https://www.youtube.com/watch?v=rTSkszYWbxs
1:28
Aqui ninguém se esquece de como funciona a escumalha!
10 Março, 2015 at 20:19
Como adepta custa-me ver uma faixa de apoio ao Musta e nunca ter visto nenhuma de apoio ao Rui Mendes,por exemplo ( não sei se alguma vez exibiram alguma que eu não tenha tido conhecimento ).
Mas entendo a faixa de apoio ao Musta. Que me recorde só o vi duas vezes e pareceu-me ser um gajo respeitado na claque e muito “querido” mesmo entre os pais dos putos da Academia. “Supostamente” cometeu um crime e “supostamente” irá pagar por ele. Muitos de nós, se fôssemos amigos dele o que faríamos neste momento? Acreditaríamos na inocência? Acharíamos que apesar de ter errado continuaríamos a apoiá-lo? Iriamos cruxificá-lo?
Agora se entrarmos na esfera do que eles podem e eu não posso, aí já são outros quinhentos… Sinceramente não sei se me permitem entrar com uma faixa de apoio a um amigo ou a uma instituição. Não tendo essa convicção não vou entrar por aí.
10 Março, 2015 at 20:22
*crucificá-lo
( “CABURRAAAA”! )
10 Março, 2015 at 20:26
Por acaso eu acho que escreveste bem da 1ª vez.
…pelo menos eu escrevo assim. 🙂
10 Março, 2015 at 20:28
Ai c’um caraças! Tenho que ir ao dicionário, querem ver? 😀
10 Março, 2015 at 20:29
Olha, que se lixe! Com o novo “desacordo” ortográfico vale tudo! 😛
10 Março, 2015 at 20:48
Até tirar oios…
10 Março, 2015 at 21:18
E àquele “arruaceiro” sobejamente conhecido…
Será que o deixarão entrar com uma faixa a dizer…:
Eu não assobio
Os jogadores do
Sporting…!
Faça como eu…!!
SL
10 Março, 2015 at 20:31
Na minha opinião não podemos associar o Sporting a qualquer tipo de apoio institucional a um individuo (por muito defenda o clube), que está a ser acusado dos crimes que está.
Pertenci durante muitos anos à JL, dava-me com a malta de Almada (migueis e afins), e ainda me dou com muita malta de Chelas, entretanto por motivos de repulsa por certos e determinados comportamentos deixei de o fazer.
O Sporting tem de ter mão pesada nesta corja que rouba Sportinguistas, agride Sportinguistas, e que se acha mais Sportinguista que os outros.
Não posso tolerar sócios passarem uma noite ao relento para terem um bilhete e os animais agredirem as pessoas e roubarem os lugares e bilhetes a quem, também defende o Sporting
É a minha opinião e sempre a direi em frente a quem quer que seja, inclusive na noite em que os lãps perderam o campeonato com os tripas, tive de tirar das mãos do FMendes e sus muchachus 2 miúdos de 16 anos e uma miúda de 15, que por terem camisolas e cachecóis lãpionicos.
Inclusive bateram num senhor já de certa idade e só não me bateram a mim porque o FMendes me conhece de há muito tempo.
Desculpem mas não posso aceitar o comportamento animal só porque cantam durante 90 minutos
10 Março, 2015 at 20:42
Ora aí está. Não vi na faixa exibida ontem, nenhum apoio instituicional do Sporting, mas posso não estar a ver bem. 😉
Sobre alguns comportamentos da Juve, toda a gente aqui sabe a minha opinião.
11 Março, 2015 at 11:36
O problema Maria é o não se demarcar de tal apoio.
São todos inocentes até prova em contrário, mas se quiseres colocar uma tarja a dizer não há violência doméstica, ou a contra o abandono de animais não te o permitem, porque há de ser diferente com claques?!?
10 Março, 2015 at 20:45
Estes provavelmente são os mesmos valentões que batem em sócios do Sporting que passam a noite em frente às bilheteiras para comprar bilhetes para o Jamor.
10 Março, 2015 at 21:14
Bem, eu também vou dar a minha opinião…
E começo “pelo principio”…se é verdade que o Musta era o responsável pelo “braço armado” do PPC e se a actividade do PPC e dos “seus aliados” é mesmo criminosa…
Meus amigos “que se lixe” a capacidade de chefia do Musta…
Terá de ser responsabilizado, julgado e condenado (se essa for a opinião do Tribunal) pela sua “actividade criminosa”…
Depois de cumprir a pena a que hipotéticamente possa ser condenado e se provar que é um cidadão “reabilitado” (eu desejo que qualquer criminoso seja reabilitado e passe a ser um cidadão normal…e não hesito minimamente em apertar a mão a alguém que cumpriu a sua pena e “pagou” à sociedade o mal que lhe fez…), não vejo qualquer problema, antes o desejo…que seja integrado na sociedade, de onde se dissociou…
Nesta fase do processo acho no minimo “de mau gosto” que a claque tenha tomado uma posição publica a favor do seu chefe (embora humanamente a possa entender em parte…), esquecendo que quem é importante em Alvalade é o Sporting e que tomar uma atitude daquelas dentro do estádio pode “arrastar” o bom nome do Sporting…por poder conotar o Clube com situações que poderão ser futuramente consideradas crime…
Eu compreendo a solidariedade…sei que os amigos se devem fazer notar muito em especial nos momentos dificeis da vida de um qualquer cidadão…
Mas deve também haver o cuidado de tomar atenção a que as nossas posições não ponham em causa o bom nome do “bem maior” que neste caso é o Sporting…
E se é compreensivel que as atitudes de apoio possam ser feitas publicamente por exemplo num qualquer blog, já não acho o mesmo se essa posição publica for tomada na “casa” do Sporting que é Alvalade…
Também sou dos acham que as claques são uma mais valia no espectáculo do futebol, várias vezes tenho conversado isso, com quem está comigo no estádio…mas isso não me leva a “branquear” as situações negativas que muitas vezes alguns elementos das claques protagonizam…
Não tenho dúvidas que a maior parte dos elementos das claques quando idividualmente… possam ser uns moços espectaculares, a diferença, está no facto de em grupo se tornarem elementos completamente descontrolados, irresponsáveis e insociáveis…
Acreditem que desejo mesmo que o Musta esteja inocente, e até gostava também que o PPC esteja por sua vez inocente…no entanto devo dizer…que acredito muito pouco nessa possibilidade…
Uma coisa é certa…: seja quem for…
Ninguém deve estar acima dos interesses do Sporting…!!
Se depois de o processo finalizado, se concluir que afinal tudo não passou de um mau trabalho de insvestigação e que as pessoas em causa (muito em especial o Musta), estão perfeitamente livres de qualquer suspeita e merecem e necessitam que o seu bom nome seja reabilitado, já não me chocará que então possa ser tomada uma posição publica, num lugar publico, pois a inocencia dos acusados, reverterá também num enaltecimento do nome do Sporting…
Porque nós “somos diferentes”…
Ou não…?
SL
10 Março, 2015 at 21:18
Vou partir do pressuposto de que o líder da JL é culpado pois, além do cadastro, a organização diz que nem tudo é verdade, pelo que assume que uma parte é.
Tudo isto é uma Vergonha para o Sporting! Essa é que é a Verdade!
Pois são uma Claque do Sporting, Oficial…!
Não alinho, recuso-me e desprezo o argumento “são criminosos, mas são os nossos criminosos”
Onde é que já se viu eu enquanto Sócio, entregar as minhas quotas ao Sporting, para depois este dar benefícios a uma claque que em vez de apoiar o Clube, apoia um líder acusado de assaltos!!!!
Ou seja, estou a financiar indirectamente uma acção política de pressão sobre o Super Juíz!!!!!!!
NÃO ACEITO QUE O SPORTING DESVIE O DINHEIRO QUE PAGO EM QUOTAS PARA APOIAR UM GRUPO DE ADEPTOS QUE ENQUANTO GRUPO QUER DEFENDER O SEU LÍDER DO SUPER-JUIZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mas alguem está a ver a gravidade desta situação ou prefere tudo assobiar para o lado?
Se isto não fosse o meu Amor, rasgava o cartão na hora!!!!
Acerca da faixa da esquerda e da direita, a minha interpretação é a seguinte: tive a ver o facebook do preso e vi que esteve com a claque do Sant Pauli (Hamburgo é uma especie de meca para os antifascistas do norte da europa) e colocou qq coisa do tipo “partilhamos os ideais”; o que deu para pereceber que terá originado criticas. depois vi outro post dele “nem esquerda nem direita”.
O que esta gente esquece é que esse discurso do “nem esquerda nem direita” é o mesmo discurso de Mário Machado, ou seja, filia-se na rejeição do parlamentarismo (pós revolução francesa mas antes da fase republicana, os pró-rei sentavam-se à direita e os contra à esquerda e assim nascem estes conceitos no diccionário político).
Argumenta-se que ou ele ou a extrema-direita, mas esse argumento legitima tudo o que uma claque possa fazer, quer dizer, daqui a bocado podem matar, porque senão vem a extrema-direita…
Além de que caso essa gente apareça, torna-se muito mais fácil à Direcção tomar medidas duras….e unir todos contra eles…!
E a direcção? Percebo relação de forças.
Mas não aceito CAPITULAÇÃO.
SL
10 Março, 2015 at 22:32
Expulso de sócio, não?
🙂
SL
11 Março, 2015 at 0:04
Queres explicar ?
🙂
SL
10 Março, 2015 at 22:19
Alvalade sem claques seria de um silêncio insuportável, quem frequenta o estádio sabe isso. São muito importantes para a atmosfera de um jogo ser positiva. Obvio q
Estive umas 7 ou 8 épocas no sector A12, bem ao lado da JL. Vi muita coisa que me desagradava, vi vendas de “produto”, vi ameaças aos sócios que protestavam com as bandeiras estarem sempre no ar.
Acho na minha modesta opinião que uma parte destes problemas se resolviam facilmente: coragem da direcção do clube, se existem câmaras em circuito interno a filmar os espectadores, se são sempre os mesmos a criar problemas, passava por os deixar na rua. Ou então pressionar a claque a mudar estes comportamentos.
Falo de um modo geral de todas da direcções desde 6 de agosto de 2003 e não apenas do presente, claro que sei o “peso politico” das claques e que existirá algum medo de as meter na ordem.
De uma coisa não tenho duvidas:
“O SPORTING é o nosso grande amor…”
10 Março, 2015 at 22:38
Essa merda que anda a consporcar as nossas bancadas não é mais nem é menos do que os assassinos do outro lado da estrada. Só os cegos não o conseguem ver.
Esta direcção, por mais que a admire pelos méritos desportivos e económicos, ao lhes dar guarida não é mais nem menos que o wannabe mafioso do godinho ou que o presidente-traficante de droga do outro lado da estrada.
Isto sim, mata o Sporting e afasta quem o ama. Não é perder jogos.
Tu que andas aí: Processa-me, se te tiver que te chamar cumplice de criminosos no facebook (faço uma conta para isso, que já não tenho idade para andar nessas merdas), mas, ao menos pensa 10 segundos se queres ser mais um cobarde da lista ou se amas o Sporting.
10 Março, 2015 at 22:54
Videovigilancia é o que se faz em Inglaterra e é muito eficaz.
Não podemos usá-la para as arbitragens mas podemos perfeitamente metê-la no estádio e à volta.
Basta que haja uma queixa que ficamos obrigados a partilhar com a polícia.
Só essa possibilidade a pairar no ar chega para limitar muito do mau comportamento
11 Março, 2015 at 1:10
ponto 1) sim, sem as claques o apoio era miserável, tanto fora de casa, como dentro de casa, pelo menos durante algum tempo… hábitos……..
2) num mundo utópico onde os membros das claques não fossem problemáticos, estas seriam a alma do clube, mas essa não é a realidade.. e na realidade temos todos os problemas que sabemos.
3) nunca estive perto das claques, do seu meio e funcionamento, mas cada comentário que vejo aqui de quem está ou esteve, me assusta mais. e nisto incluo comentários de quem está a favor e contra
4) com isto quero dizer que o grau de máfia, de crime, de POLVO consegue ser pior do que o pior que imaginava. e desculpem, isto é futebol, é desporto, não é crime
5) mais me assusta ver que está tão enraizado, que chega a parecer uma instituição maior que o próprio Sporting, com tentáculos que envolvem e dominam quem sequer ousar mudar algo. mais, assusta-me profundamente ver comentários de alguns membros geralmente sóbrios daqui, que conseguem inclusive fechar os olhos a criminosos a bem da claque, a bem do seu controlo, para não explodir, isso é demasiado sintomático do polvo. é sinceramente assustador
6) como assustador é o silêncio de direcções, de sócios, de membros da tasca, por contradição com outros assuntos… Claro sinal de medo do polvo. é triste, muito triste.
11 Março, 2015 at 2:15
+1
11 Março, 2015 at 5:02
Já muito aqui foi dito sobre as claques… E concordo que o tema é, de facto, ‘sensivel’…
No entanto, e, ressalvando que também eu fiz parte das claques Leoninas… Torcida Verde e Juve Leo… Existem hoje em dia muitas ‘nuances’ que giram á volta deste ‘fenómeno de massas’… Nomeadamente, excessos de toda a ordem, sobretudo dos que alteram a ordem social (agressões, assaltos, drogas, etc, etc)… Deixando, por vezes, para 2º plano a verdadeira matriz do que é e para que serve uma claque de um clube… E, no meu entender, uma claque serve para APOIAR o clube nas suas diversas apresentações desportivas… Entretanto os sucessivos comportamentos desviantes têm vindo a desvirtuar o propósito da existência das claques… E nada tem sido feito pelas sucessivas autoridades governamentais deste País por forma a, não só, vigiar de mais perto estes grupos organizados como desencorajar os tais ‘comportamentos desviantes’…
Por isso, esta situação das claques chegou a este ponto de extremismo… Que depois se manifesta das maneiras mais evidentes ou subtis que muitos já descreveram anteriormente…
Independentemente do Musta ser ou não culpado dos crimes de que está acusado, compreendo a manifestação por parte dos membros da claque, afinal, e como em todas as organizações, há uma hierarquia na Juve Leo. Agora não esperava é que o fizessem no decorrer de uma partida do SCP, quando noutras alturas o clube tem sido vexado, enxovalhado, roubado, etc, etc, e as claques pouco ou nada fizeram para se manifestar contra isso… Só a título de exemplo, o NOSSO Presidente foi vergonhosamente afastado/castigado da equipa por 1 mês… E não observei nenhuma reacção da Juve Leo…
Algo que ninguém salientou, mas que eu tenho conhecimento, e que me provoca um certo mal estar, é o facto de muitos membros que fazem parte da Juve Leo não serem sócios do SCP e serem sócios da claque, tendo dessa forma acesso a, por exemplo, bilhetes mais baratos, etc, etc, etc… Creio que isto nos deve levar a todos a uma profunda reflexão sobre o que queremos para as claques organizadas do SCP???
Eu por mim, sei que não quero isto em que a Juve Leo se tornou, e tenho plena consciência que acabou por ser uma forma da claque se adaptar a todo o “ecossistema” que rege o desporto em geral e o futebol em particular em Portugal… Mas também tenho a perfeita noção que não podemos ser ‘mais papistas que o papa’ e querer num estalar dos dedos que algo que degenerou durante 15 a 20 anos se torne num grupo de apoiantes com flores numa mão e uma bandeirinha do SCP na outra…
Em suma, um tema que merece uma profunda reflexão por parte de todo(a)s o(a)s Sportinguistas!!! Tem a palavra a Direcção Leonina!
SL
11 Março, 2015 at 11:00
Entendo medo de direções, sócios, etc, neste assunto sensível. E o medo é legítimo, visto existirem de facto membros perigosos, ameaças reais à integridade física, às famílias, coação. Isto assusta e inibe qualquer um de alterações, da “coragem” de dentro do clube varrer completamente esta escumalha.
Assim, tocas num ponto crucial! Sem ilibar a própria estrutura do clube totalmente de ter de agir, o que era necessário mesmo, a bem do futebol, pois este é um problema transversal a todos os clubes com claques, era algo duro e muito drástico por parte de entidades governamentais, como feito e já referido atrás em Inglaterra. Mas sim, utopia, num país do sul da Europa corrupto como o nosso, tal nunca irá acontecer.
Mas apenas por aí poderia haver uma mudança de fundo, que levasse depois os próprios clubes a perder o medo de acabar de varrer o entulho…
12 Março, 2015 at 1:02
Concordo…
Pode ser que existam ‘ventos de mudança’…
SL
11 Março, 2015 at 11:01
Como em benefício de Mustafá nem PP Cristóvão existe uma presunção de inocência, não vejo na tarja nada que possa ser tratado como se de um acto criminosos se tratasse.
Constituem actos criminosos de incitação à violência as tarjas dos NNB exibidas no pavilhão do Carnide, na véspera do jogo dos energúmenos em Alvalade.
O apoio a prisioneiros da justiça é um acto de misericórdia não é incitação à violência.
Se perguntarmos à Juve Leo se apoia e suporta o furto e o roubo, o enriquecimento à custa de bens alheios e se a Juve Leo está em Alvalade para defender a prática de crimes, tenho a certeza que a resposta é NÃO.
A mesma pergunta feita a qualquer claque do Benfica já obteve resposta e essa resposta foi dada por actos criminosos em Alvalade, ao dispararem sobre os sócios e adeptos do Sporting engenhos pirotécnicos, com a finalidade de darem sequência aos actos criminosos que são seus apanágios.
São duas coisas distintas.
Se existe uma regra que determina só poderem ser exibidas em Alvalade tarjas identificativas das claques e de apoio ao Sporting então, as tarjas de apoio a animais de quatro patas ou de duas, a Salazar ou ao 25 de Abril, devem ser impedidas de chegar às bancadas.
Ora, nunca vi uma tarja de sufrágio do 25 de Abril em Alvalade, nem de suporte da prática de aborto, nem de apoio a associações de malfeitores, nem de afirmação de conformidade com qualquer crime, nem de apoio a Sócrates e às instalações da prisão em Évora com a consequente defesa da heterogeneidade de condições das prisões portuguesas.
Apoiar Mustafá significa apoiar e dar ânimo ao amigo independentemente dos actos criminosos que possa ter cometido. Apoiar a pessoa não significa que se aprove o criminoso que nela venha a ser identificado, julgado e condenado.
O mesmo não acontece com as tarjas ou o posicionamento ideológico, moral e ético das claques do Carnide.
No Sporting não fazemos acepção de pessoas no entanto, se ambos os indiciados ou outros sócios do Sporting vierem a ser condenados, deverão ser analisadas as circunstâncias e as pessoas em questão eventualmente destituídas da qualidade de sócios do Clube.
Como se sabe no Carnide, essa distinção não se faz e são albergados no seu seio pútrido toda a casta de criminosos, a começar pelo criminoso cadastrado e condenado em juízo Luís Filipe Vieira cujos sócios foram todos condenados por tráfico de droga e ele pelo roubo do camion em que a droga foi transportada!
12 Março, 2015 at 17:58
Esta poderá ser uma boa altura para a direção tomar medidas para ter algum “controlo” na claque.
Parece-me que com uma liderança da claque em crise, a direção poderá ser mais interveniente.
Se a situação dos bilhetes se repetir vou ter de me queixar ao Presidente. E será cara a cara.