Enquanto a equipa B vai jogando e Diego Rubio continua a ir marcando, aproveito para roubar este vídeo ao Artista do Dia onde assistimos à reviravolta no marcador, frente ao Tondela. Diz o MC, que há três pormenores que devem ser destacados: a deliciosa combinação Matheus – Gauld – Matheus – Rubio na construção do terceiro golo; a arrancada de Palhinha pelo meio campo, carregando sobre 5 adversários antes de entregar a bola em Sacko; o facto de Matheus ter entrado em campo cheio de vontade e ser visível a alegria pelo golo marcado. A tudo isto, eu acrescentaria o “ferro” que Gelson Martins prega no defesa, no terceiro golo, e a qualidade estética e técnica do remate de Matheus.
Mas o que me leva a escrever este post é o facto de, quando olho para estes miúdos a jogarem, ser impossível não perspectivar quais poderão ter uma oportunidade na próxima época.
Começando pela defesa, André Geraldes, até por aquilo que mostrou na Taça da Liga, justifica fazer a pré-época. Aliás, é ainda uma incógnita a renovação de Cédric e a continuidade de Miguel Lopes. E será que Esgaio regressa de Coimbra? Ao centro, será que Ruben Semedo cresceu no “desterro” e regressa apostado em colocar em prática as qualidades inatas que tem? E será que Ewerton fica? E o que será feito de Saar?
Depois de uma travessia do deserto, Palhinha vai, aos poucos, recuperando os créditos que fizeram apontá-lo como um dos futuros craques do Sporting. Todos desejamos que William continue de Leão ao peito, portanto Palhinha seria, por assim dizer, o homem sombra, nunca perdendo o ritmo ao serviço da equipa B. Mas há Rosell. E Fokobo, emprestado ao Arouca, entra nestas contas? Zezinho não me parece entrar.
Wallyson e Ryan Gauld estão prontos e seria um choque não vê-los na equipa principal, para a próxima época. Parece-me quase certa a não renovação e a saída de André Martins, portanto teremos um quarteto de opções Adrien-Wallyson-João Mário-Gauld. Entretanto, lá pela Madeira, Chaby, que também pode fazer a posição de médio ofensivo, vai fazendo pela vida e piscando o olho à pré-época. Ah, é possível que alguém se lembre de Labyad e que se avente a possibilidade de renegociar o contrato, mas para mim é para esquecer. Mas não nos devemos esquecer de Slavchev. Continuo a achar que está ali jogador. A propósito de estar ali jogador… Matheus Pereira. Será que renovou para ficar e encantar ou apenas para recebermos uns bons milhões na transferência?
Do centro para as alas, ou talvez não, será desta que Iuri Medeiros tenta afirmar todo o seu potencial? A saída, quase certa, de Capel, abre uma vaga, mas há um rapazinho que também me parece merecer uma oportunidade: Dramé, o homem do pontapé bomba. Quanto a Heldon, não me parece que volte a vestir a verde e branca, destino que me parece ser o de Viola embora, confesse, não me importasse de vê-lo fazer a pré-época. Falar em Viola faz-me lembrar Wilson Eduardo, também ele com aquele problema de nem ser extremo nem ser ponta-de-lança.
Ponta-de-lança. Acho que não vale a pena falar de Cissé ou de Enoh. Sacko também não é ponta em lado algum, quando muito uma espécie de Douala. Rubio, esse sim, vem mostrando que tem qualidade, mas depara-se com um problema: imaginando que Slimani, Montero e Tanaka continuam em Alvalade, o que nós precisamos é de outra opção ao estilo do argelino, coisa que o chileno não é. Quem, a continuar assim, nunca será o que um dia prometeu ser, é Betinho. O que é uma pena.
p.s. – com estas mexidas todas, também dei por mim a pensar naquela que será a base da nossa equipa B: Luís Ribeiro ou Guilherme Oliveira; Riquicho, Domingos Duarte, Mica Pinto, Palhinha, Francisco Geraldes, Gelson Martins, Podence, Ponde. Só posso dizer que gosto. Muito.
11 Março, 2015 at 17:02
Bem….ainda imbuída do espírito do último post :
Oh Matheus, que cabelinho é esse filho?! 😀
Palhinha…o “meu” Palhinha”. 😉
11 Março, 2015 at 17:10
Palhinha (do pouco que conheço) faz-me lembrar o… Ducher!!! (chamem-me louco se quiserem…que saudades! foi o meu 1º idolo no Sporting)
11 Março, 2015 at 17:20
Epahhhh…LoL! Não tem muito a ver…como jogador quer dizer…hehe! ;)!
É mais parecido com o William do que com o Duscher…embora não tenha a facilidade de passe (Longo e a rasgar) que o William tem…mas pode ser que ganhe…
11 Março, 2015 at 17:27
Acho o Adrien é o mais parecido com o Duscher que temos…até em alguns abaixamentos de forma…
11 Março, 2015 at 17:40
Não lateraliza tanto?! 😛
11 Março, 2015 at 17:50
Eu acho que o Palhinha tem tudo para ser melhor que William.
( Claro que eu não sou de confiança, que desde o primeiro dia que o vi ao vivo e a cores, fiquei fã do miúdo. E o amor é assim. Uma pessoa até deixa de ver. 😀 )
( E percebo o pumba. Tb acho que tem ali qq coisa de Duscher. )
11 Março, 2015 at 17:58
A Maria é assim…
Varia entre o amor platónico e o “ódio” cego…!!
Eu nem entro nessas discussões de promessas hoje e certezas amanhã…já tenho enfiado tanto barrete no decorrer dos anos…!!
SL
11 Março, 2015 at 19:13
😀
11 Março, 2015 at 18:37
Vou-me fiar em ti porque vi apenas alguns minutos do Palhinha mas espero que tenhas consciencia do que estàs a prometer: melhor que o William! Eu na minha vida vi poucos jogadores melhores que o WC. Gostava muito que tivesses razao! 🙂
11 Março, 2015 at 19:17
Podes apostar. 😉
11 Março, 2015 at 17:06
Boa tarde,
Cherba:
A juntar a esses na equipa B podemos ter, talvez, Bubacar Djaló, Rafael Barbosa, Lisandro Semedo e José Postiga. Parecem-me jogadores interessantes.
SL
11 Março, 2015 at 17:08
Gostas tu Cherba, e gostamos todos…por isso somos (do) Sporting Clube de Portugal!!! <3
11 Março, 2015 at 17:16
A confimar-se a proposta de 20 M pelo Slimani, é deixá-lo ir à vida dele. Dessa massa tiram-se 5 M para ir buscar aquilo que tem feito falta este ano: um ponta de lança experiente, forte e eficaz. Não sei onde mas que é preciso lá isso é.
11 Março, 2015 at 17:59
Mas quem é que vai dar esses 20 milhões…?
SL
11 Março, 2015 at 22:05
Era o Totenham. Apareceu nos jornais há um mês atrás. Se é verdade ou não…
11 Março, 2015 at 17:16
temos futuro!! e que bem grandioso vai ser, temos de saber esperar 😉
11 Março, 2015 at 17:17
sempre gostei do Rubio … tem raça …e demonstrava isso as vezes parecia umm maluco sozinho a correr atras da bola mas aquilo esta lhe na massa do sangue é raçudo … estes meninos também nós vão dar muitas alegrias !!!!!!!!!!
11 Março, 2015 at 17:21
Para mim as apostas para a nova época serão Rabia, Palhinha, Wallyson, Gauld, Viola, Slavchev, Gerson, Matheus e Rubio…
Depois terá que ser feita uma grande selecção, os que serão dispensáveis e os que terão que ser colocados em empréstimos para poderem evoluir.
Para a equipa A a contratação de um central e um extremo para o lugar de Nani e um segundo avançado com capacidade física do Slimani.
Intransferíveis: João Mário, Carrillo e Slimani.
Positivo era um bom encaixe financeiro com vendas do Adrien, Mané, Montero e Capel.
SL
12 Março, 2015 at 13:02
Descordo da venda de Mane.
Se alguem der pelo Slimani mais do que 15 milhoes tambem ja seria bom, nao acho que deva entrar nenhum central, temos um bom presente e um futuro brilhante com os que temos.
Quanto ao extremo para substituir Nani ai concordo.
No Brasil tem 3 jogadores que seguia e eram bons a meu ver mais nao sei como estao actualmente.
Sao eles: Ademilson, Marcos Junior, e Bruno Mendes.
11 Março, 2015 at 17:24
Ainda não vou fazer grandes contas ao plantel possível no próximo ano (ainda falta tanto…tanto pode acontecer…)…vou apenas por enquanto deixar um desejo…1/3 das contratações deste ano…acho que se percebeu este ano que mais vale poupar esse dinheiro e dar espaço aos nossos miúdos que despejar gajos na equipa B e depois andar a corrigir o tiro em Dezembro…
Plantel curtinho e com muitos miúdos da B…ou se compra com qualidade clara de titular ou perto disso ou então mais vale estarem quietos…
11 Março, 2015 at 17:54
Tiago pah o Luis Carlos vai ficar porque cheira me que o CR28 se cansou daqueles espanhóis de merda (bem do o provérbio de Espanha nem bom vento nem bom casamento )e vai bazar para terras de Sua majestade outro vez e o Luis carios fica ca e fica muito bem
11 Março, 2015 at 17:59
Epah…então e o CR28 vir directamente para cá?!?!
E o MU vir buscar o Slimani por 15M + o ordenado do Luis por mais 1 ano?!
Not bad…
11 Março, 2015 at 18:05
Nao me importo acho o CR28 um grande jogador ahahaha mas não sei ficarmos sem o slimani OPA
11 Março, 2015 at 18:01
“… ou se compra com qualidade clara de titular …”
É melhor não sonhar acordado meu amigo…!!
SL
11 Março, 2015 at 18:40
Duvido que no proximo defeso tenhamos sequer metade das contratacoes que tivemos este ano.
As nossas compras vao-se restringir a colmatar as saìdas do plantel e talvez 1/2 jogadores mais.
SL
11 Março, 2015 at 17:26
Alfinetada: E q tal vender Montero e ficar com Rubio?? 🙂
11 Março, 2015 at 17:31
Tá visto que ainda estás sobre o efeito da ginja do Max 😉
Só pode !
11 Março, 2015 at 17:35
🙂 🙂 Sim…akela cena devia ter uns pozinhos de perlimpimpim la dentro… 🙂
Epa…mas olha q foi uma beca intencional..raramente em 2 anos pomos o gajo na posiçao dele (nao me falem dos 1s jogos do ano passado q ninguem o conhecia)…
A utilizaçao de montero está ao nivel do gajo que utiliza uma chave de fendas cm martelo pq se esqueceu….
11 Março, 2015 at 17:40
Lá está ! Completamente de acordo como mencionei dois posts abaixo 🙂
11 Março, 2015 at 17:34
Eu para mim vendias Slimani e Tanaka e compravas 1 PL a sério + Hassan…o Montero mantinha só se o treinador equacionasse jogar com 2 avançados em bastantes jogos de inicio (ou caso o Rubio não renovasse para tirar a tal clausula maluca) porque se não vendia os 3 actuais e ia buscar 1 titular de caras, Hassan e mantinha Rubio como 3º entre a A e a B…
11 Março, 2015 at 17:37
Neste momento só o Slimani se consegue vender acima do seu real valor de mercado.
No dia em que o Montero estiver à venda , o Jesus será o primeiro da fila e traz o Lima e o Jonas como moeda de troca (sim os dois!).
Quando tivermos um estilo de futebol que realmente aproveite a capacidade do Montero vão-me dar razão !
11 Março, 2015 at 17:44
Tenho gigantescas duvidas que algum dia contrates um treinador que ponha o Sporting a jogar novamente com 2 avançados…
11 Março, 2015 at 17:44
Eu sei …o Jesus pegava no Montero e voltava a ter Saviola… 🙂
11 Março, 2015 at 17:38
Concordo muito contigo Ricardo, Hassan é qualidade e com mais um PL que saiba jogar isolado e capaz de lutar com os centrais, estaria feito.
Se nos dessem acima de 15M€ pelo Sli é que era, por muito que goste dele faltam-lhe muitas coisas para poder fazer uma época de luxo, que é aquilo que precisamos no ataque do próximo ano (uma vez que Nani possivelmente não estará por cá a ajudar).
11 Março, 2015 at 17:42
Ricardo, lol. Desculpa, Tiago. Sempre que vejo o teu nick fico bloqueado no Sá Pinto.
11 Março, 2015 at 17:43
Faz sentido…é de ele que vem! 😉
11 Março, 2015 at 17:40
Depende, Frost.
Se a ideia é continuar a jogar em 4-3-3, nem Rubio nem Montero servem. Se jogarmos em 4-1-3-2, não só serviriam como seriam muito importantes (sobretudo Montero)
Para mim, esse será o grande desafio táctico do treinador. Mudar o sistema, aproveitar Montero onde ele rende e, ao mesmo tempo, conseguir ter segurança defensiva.
11 Março, 2015 at 17:43
Detesto equipas que jogam nesse 4x1x3x2…normalmente são completamente desequilibradas…um jogo com uma equipa mais complicada normalmente é um filme….
11 Março, 2015 at 17:47
E essa não é a táctica do Benfas que tanto sucesso lhes tem dado ?
Este ano é que os artistas são mais fracos…mas acho que o Sporting devia jogar com a mesma táctica que eles pois os nossos interpretes são melhores !
11 Março, 2015 at 17:51
Se olhares para desde que eles jogam assim perdem a maioria dos jogos efectivamente difíceis, gastaram milhões atrás de milhões para ganhar alguma coisa e têm permissão para dar pau como crl (o que impede de se aproveitar os desequilíbrios…)!
Não estou a ver o Sporting a ter nenhuma destas “facilidades”…
11 Março, 2015 at 17:55
A jogar assim, chegaram a duas finais da liga Europa !
o jogo deles é fazer passes em desmarcação para os avançados tendo os extremos um jogo mais interior (com ajuda dos laterais). Nada que Nani ou Carrillo (e Cedric e jefferson) não saibam fazer melhor que Gaitan ou Salvio.
11 Março, 2015 at 17:57
Porque não passam da fase de grupos da Champions…com 2 super-equipas (a do ultimo ano então…)
11 Março, 2015 at 17:47
Minha Regra empirica para campeonato portugues:
2 trincos e um PL
ou
1 trinco e 2 PL’s
Tudo o resto so 1 trinco e PL na area em Portugal , o meio campo e arrasado pelas equipas de combate e porrada do campeonato portugues
Donde…
4-1-3-2 em portugal so mm c os 2 avançados na grande area…caso contrario so da merda…
11 Março, 2015 at 17:50
Não posso concordar. Temos de pensar qual será o “grosso” dos jogos que vamos ter. Não podemos continuar a dar primeiras partes de avanço por entrarmos em campo com apenas 1 avançado contra autocarros. Será que não aprendemos?
O sistema base tem de ser 4-1-3-2, 4-4-2, 4-2-2-2…o que quiseres. E nos jogos mais complicados lá podemos tirar o segundo avançado para meter o terceiro médio.
Mais que não seja, para aproveitar Montero (considero que é um dos melhores que temos, sobretudo a jogar entre linhas e na meia distância) justifica-se essa alteração.
11 Março, 2015 at 17:56
Sá…nos últimos 10 anos houve 2 campeões no tal 4x1x3x2 e 8 em 4x3x3….
E as 2 vezes que houve campeão em 4x1x3x2 só aconteceram porque a equipa em casa despejou milhões atrás de milhões a construir super-equipas, que eram individualmente MUITO CLARAMENTE superior ás dos rivais! A do 1º ano do JJ e a do ultimo ano…
Este ano com uma equipa mais normal o JJ virou completamente o disco e joga em 4x4x2, sendo que os jogos dificis ele não joga futebol e só tem os resultados que tem (e só está à frente do porco) porque joga com os 3 do apito do lado deles!
Ou seja…isso de o 4x3x3 ser difícil ganhar a equipas pequenas é um mito…
11 Março, 2015 at 18:10
Não fazia ideia dessa estatística. Já ias levar com o título do Niculae, Grande Artista e Jardss. Mas como falaste em “super equipas” tenho de te dar razão.
Mas olha…Mourinho foi campeão a jogar em 4-4-2 (Derley, Benny) e não considero que tenha tido uma super equipa. Tinha era um super treinador que fez de uma boa equipa uma super equipa.
No fundo, o que interessa é o trabalho do mister. Se for bom, consegue montar um 4-3-3 ofensivo e com presença na área. Tal como pode montar um 4-4-2 com segurança defensiva.
11 Março, 2015 at 18:23
Sá…essa equipa do Jardel jogou mais tempo em 4x3x3 (o Nicolae infelizmente lesionou-se muito cedo e desde aí e passas-te a jogar com o Jardel sozinho, com Paulo Bento, Rui Bento, João Pinto, Barbosa e H. Viana). Além disso foi há mais de 10 anos…eu falei nos últimos 10 anos…
E a equipa do Mourinho jogava em Losango (no segundo ano…no primeiro jogava em 4x3x3…) e não em 4x1x3x2…Com Costinha, Maniche, Deco e Pedro Mendes…E para mim Sporting sem extremos espero tenha morrido com o P. Bento…
Eu não vejo como fazer um 4x4x2 equilibrado com os jogadores (principalmente os extremos e os médios) que temos…
11 Março, 2015 at 23:07
E vocês a darem-lhe com um 4-4-2 de régua e esquadro…
O quarto médio pode, e deve!, ser um extremo e o 2º avançado pode, e deve! ser um avançado que descai do meio para a ala, sempre que necessário.
O Bayern actual joga assim. Grandes equipas dos últimos anos (Real, Barça, Chelsea) jogam quase sempre assim.
Agora esqueçam a régua e o esquadro!
11 Março, 2015 at 17:59
yes and no Sa …se jogares com 2 na area.. os teus 3 medios devem fazer meio, meio direita e meia esquerda para o tiro ao boneco a entrada e centros á linha so os laterais…
Claro que tb no 4-3-3 podes ter 2 gajos na area….se a jogada for começada do lado direito, o extremo esquerdo devia ir para junto da area e fazer de 2º PL…querem melhor exemplo? o 3-2 do Nani na 2F
11 Março, 2015 at 18:01
Deve haver algum motivo para ser uma raridade uma grande equipa a sério jogar em outro sistema que não o 4x3x3…
11 Março, 2015 at 18:07
O 4-3-3 é mais completo…desde que a equipa consiga as metarmofoses no tempo certo… o fato de teres 2 gajos nos flancos previne o overlap dos lats adversarios, os 3 no meio campo nao deixa abrir buracadas a meio…
Agora para atacar, o extremo do lado contrario ao ddonde a jogada corre tem de se juntar ao PL na area..senao presa facil…
11 Março, 2015 at 18:14
O 4x3x3 pode funcionar de muitas maneiras e com muitos tipos de jogador…o mais simples é com os extremos e 1 dos 3 médios a entrar na área…e a jogar em velocidade…
Mas pode ter N variantes…o 433 com o falso PL, com os extremos muito por dentro e os médios a entrar nas costas do falso avançado (típico do barça), jogar com os 2 laterais muito subidos, 2 médios mais de compensação que saibam construir e os 2 extremos a jogar na área, sendo 1 dos médios jogue atrás do trio da frente, podes jogar com um bloco mais baixo e a fazer transacções muito rápidas (tipico do Mourinho) que metem sempre 4/5 jogadores nesse contra-ataque para 3 adversários….
etc etc etc…
11 Março, 2015 at 21:43
Pois! Mas para o tiro ao boneco tens fisgas de borracha ressequida…
11 Março, 2015 at 18:01
O problema não é ter apenas um avançado, o problema é andar horas e horas de volta da grande área sem nunca lá entrar até que um extremo ou lateral consiga fazer um cruzamento para o tal avançado …que obviamente se não for Slimani terá muita dificuldade de ganhar uma bola.
Falta sermos mais práticos !
11 Março, 2015 at 17:45
Começo por dizer que considero Montero um “SuperClasse”, ams sem intensidade! Ou seja…. é um gajo que tem capacidade para decidir jogos, mas a quem falta “raça”
O Montero salvo erro já tem 27 anos…. o que não sendo obviamente velho…. também não é novo….pelo que ninguem vai pagar “fortunas”.
Acrescento que é um dos jogadores com salário mais elevado do plantel, sendo que apesar de ser neste momento (conjuntamente com Nani e Slimani) o jogador com mais golos marcados esta época…. eu vendia por uma proposta superior a 3 milhões, apenas e só porque Montero é actualmente um jogador com um salário demasiado elevado para o que produz.
Quanto ao Rubio…. deixa-o estar na B a jogar e a marcar e a funcionar como “Joker” para o Plantel Principal…pois a época é longa e convem que exista alguma Rotatividade, por forma a que a equipa chegue a esta altura em condições e não completamente “rota”, sendo o caso mais eveidente o Adrien (mas há mais!!)
11 Março, 2015 at 18:01
Sem a cáusula…ou com a dita cuja…?
SL
11 Março, 2015 at 17:35
Só digo que o nosso meio-campo no próximo ano vai ser um docinho, mesmo que saia o William (que para mim não deveria sair nunca) ficamos com o João “Veludo” Mário, Wallyson como o dinamo que vem de trás, a verticalidade do Gauld e imagino também o Adrien a manter-se como referência do meio-campo (agora com mais concorrência e mais players para o poder deixar descansar, jogando sempre no máximo das capacidades fisicas).
Acredito no Slav que tem fisico, um bom pé esquerdo e naquela posição consegue desequilibrar. Acredito muito no Rabia, como o bombeiro, gosto do toque dele e vejo ali muito potencial para um jogador daquela idade. Lá está, sem William brilhará Rosell, disso não tenho duvidas. Palhinha é para aparecer a meio da época, espero eu, na onda do “impossivel mantê-lo na B face à qualidade que evidencia”. Confesso que estou com água na boca.
11 Março, 2015 at 17:42
Slav é destro.
11 Março, 2015 at 17:50
Eu sei, caro Sá. A primeira vez que disse isto há muitos meses atrás também me corrigiste 🙂 por isso é que me agrada tanto o pé esquerdo dele. Gosto de jogadores que joguem bem com os dois pés na posição dele. 😉
11 Março, 2015 at 17:55
A sério??? Eheheheh…:)
Tenho muita fé em Slavchev e acho que foi alvo de uma grande injustiça. Deu-se tempo para se adaptar e quando finalmente se começou uns lampejos do Slav do Litex (Taça da Liga)….emprestou-se o homem. Para mim, emprestar Slav, não subir Wallyson e manter André Martins na A foi dos piores erros de gestão que cometemos este ano.
11 Março, 2015 at 17:58
+1
11 Março, 2015 at 18:00
Infelizmente, tens razão. No outro dia vi aqui uma teoria de um tasqueiro que dizia que A. Martins ia acabar a carreira no Sporting com 25 anos, achei graça mas depois de pensar nisso acho que seria a melhor solução para ele e para nós. O que me parece é que o rapaz tem medo de jogar à bola, muito talento, mas medo ou desinteresse, até mesmo os dois.
11 Março, 2015 at 18:06
Sobre o Slavchev mantenho exactamente o que disse quando foi contratado e tenho sempre dito! Eu vejo qualidades nele mas menos qualidades (ou potencial) do que quase todos os restantes médios do Sporting…ou seja…o problema para mim do Slavchev é:
Adrien, João Mário, Wallyson, Gauld, F. Geraldes, Rossel, William, Palhinha e até o André Martins…todos eles dão mais à equipa ou têm mais potencial de dar no futuro…por isso ele não tem espaço para crescer…
E isso viu-se na B! Ao contrário do que dizem o problema dele não foi motivação porque ele entrava cheio de raça e a correr imenso…
11 Março, 2015 at 18:21
Se o trabalho com o Slavchev tivesse tido alguma continuidade (sobretudo depois do jogo na TL) se calhar tinha ultrapassado muitos dos que falaste. Não podes colocá-los todos nas mesmas circunstâncias. Uns já trabalhavam no clube há muito tempo, o búlgaro não fala português, tinha de se adaptar, etc. Tudo isso tem o seu peso.
Para mim, o problema do Slavchev (e de quase todos os que referiste) foi ter um treinador que não acreditou nele. Nem sequer quando começou a melhorar.
Dizer que o André Martins dá mais à equipa ou tem potencial de dar mais no futuro do que o Slavchev acho um bocado abusivo…
11 Março, 2015 at 18:29
O André Martins dá mais à equipa que o Salvchev…não tenho duvidas (na minha opinião)…tem muito mais rotação, inteligência, experiência e ritmo que o Slavchev! Actualmente! O Slavchev pode ter mais potencial (aceito) mas aí para mim Gauld, Wallyson e Francisco Geraldes têm mais…por isso para o lugar o Slavchev quem devia ter tido mais tempo naquele meio campo era o Wallyson e o Gauld…o Slavchev não vejo como podia jogar na equipa A à frente destes…
11 Março, 2015 at 18:42
Dá ao Slavchev, vá lá….metade do tempo de jogo que o André Martins teve na equipa A. Depois, sim, podes comparar. A equipa B não pode servir de comparação por causa daquilo que escrevi acima (adaptação, etc). Se avalias o valor do Slavchev por aquilo que ele (não) fez nesse periodo, então não posso argumentar contigo. Só tenho pena que uns sejam logo avaliados por 6 ou 7 jogos em período de adaptação e outros estejam anos a fio sem acrescentar nada mas têm sempre margem de manobra. E atenção que eu sempre gostei do André! Só que já vi o seu limite e esse limite já é curto para o Sporting. Do Slavchev, ainda não vi sequer metade do que acho que ele pode dar, quanto mais o seu limite. A não ser que aches que o Slavchev não dê mais do aquilo que viste na B, então aí, é uma questão meramente de preferência ou avaliação pessoal
A não ser que sejas daqueles que pensam “Se o treinador não o mete, é porque não vale nada”.
11 Março, 2015 at 18:46
Eu sou daqueles que não exige ao treinador que meta um jogador só para eu ver se serve!
O que sei é que na B o Gauld e o Wallyson renderam por isso porque é que o Slavchev havia de passar à frente deles?!
11 Março, 2015 at 19:11
Ok. Partes do princípio que Wallyson e Gauld estão à sua frente. Esse princípio é correcto. Nessa perspectiva, dou-te toda a razão.
11 Março, 2015 at 22:37
Então afinal tem mais potencial ou menos?
11 Março, 2015 at 18:25
A. Martins? Nao vejo onde pode dar mais.
11 Março, 2015 at 22:33
O futebol de alto nível nao se joga com potencial joga- se a correr, meter o pé e a chutar, agora se quiseres só jogar á bola….
11 Março, 2015 at 17:35
Temos muita matéria-prima para escolher e espero que não se repita o mesmo erro deste ano: excesso de jogadores para treinar nas 2 equipas. Dificulta a vida a todos.
Deste lote, Wallison parte à frente de todos, tem o futebol mais adulto.
Numa segunda leva, Gauld, Palhinha, Iuri e Matheus poderão ser opção imediata, mais pelo talento do que pela maturidade, que ainda é pouca. Labyad tem talento, se quiser renegociar o contrato tem lugar, até porque Carrillo não deve ficar.
Vamos ter vender/emprestar muitos jogadores que não terão lugar no plantel:
Rubio evoluiu, mas é mais do mesmo que Montero, Rabia é para emprestar, Viola idem, Cisse, Enoh, Esgaio, etc. Quanto menos salários excedentários, melhor.
Prioridade total no ponta-de-lança, esse sim merece investimento a sério.
O resto está lá tudo.
11 Março, 2015 at 17:37
Há muito talento para aproveitar!
Chaby, Semedo, Matheus, Dramé e Rubio deveriam ter oportunidades na pré-época.
Iuri, Wallyson e Gauld é obrigatório que subam à A!
Gelson, Podence, Francisco Geraldes, Palhinha e Riquicho no forno para se irem preparando…
Obviamente que vai haver algumas saídas (vendas e não renovações) mas gostava que as novas contratações que fossem de facto cirurgicas porque há muita gente com potencial para entrar na A…
11 Março, 2015 at 17:38
E ainda me esqueci do Esgaio, que tb gosto!
11 Março, 2015 at 17:45
Ui, o Sporting com uma comunicação ao nível da casa branca? Com encontro informal de jornalistas! Hoje sabemos mais algumas coisas do nosso clube.
11 Março, 2015 at 18:09
Acho que esta geração de Sportinguistas é de Ouro e estamos salvaguardados para o futuro, não tenho a mínima dúvida.
Entretanto, e apesar do empate com o Trofense (está em último mas a 6 pontos da linha de água e faltam 13 jornadas) hoje, estamos em 7º lugar (subimos um lugar) e estamos apenas a 5 pontos do 2º lugar e a 2 do 4º lugar. (o carnide b está a perder no inicio da segunda parte e estamos empatados com eles). Hoje os primeiros 9 classificados empataram todos e nós deixámo-nos empatar nos últimos minutos, mas é inegável o excelente trabalho de João de Deus, que finalmente encotnrou uma estrutura-base na equipa e tenho que destacar o fabuloso trabalho de Rubio: 10 jogos, 8 golos! F-A-N-T-A-S-T-I-C-O!
11 Março, 2015 at 18:19
e não era jogo do SPORTING B sem um penaltie ou uma expulsao contra nos
11 Março, 2015 at 18:28
Apesar de ter ficado descontente com o resultado, reconheço que a actual liga de honra, onde se joga na maior parte das semanas, de 3 em 3 dias é de dificuldade elevada, tendo em conta ainda, que segundo os pasquins, estamos a fazer uma época miserável, não deixo de ficar agradado ou verificar que os famosos da caixa 360 estão alia à mão de semear e os fruteiros já os vemos pelo retrovisor
Resta encher a academia no sábado às 15h00 e ajudar a rapaziada a ganhar ao Académico de Viseu. Para quem ainda não foi lá, eu aconselho a ir. Passa-se um bom bocado e ainda arejamos as ideias 🙂
SL
11 Março, 2015 at 18:29
Sorry
Domingo dia 15-03 às 15h00
11 Março, 2015 at 18:18
só não concordo com a avaliação de sacko, acho que ele é mesmo ponta de lança. aliás, nunca percebi a panca em portugal de quando se apanha um ponta de lança que seja rápido e tenha técnica ir logo para extremo! por exemplo djaló, tinha um futuro enorme a ponta de lança e foi para extremo para se perder, o mesmo que parece que vai acontecer ao mané e eventualmente ao excelente ponta dos juvenis (gil santos acho que se chama assim) que se farta de marcar golos, é rápido e tem uma excelente técnica… estou para ver quando o tiram da frente e o metem a extremo (espero que nunca)
11 Março, 2015 at 18:21
o Sacko pode ser muito rápido, mas dizeres-me que tem técnica… olha, vê lá a recepção de bola do gajo, no golo do Matheus…
11 Março, 2015 at 18:28
Tem uma técnica tipo Slimani 🙂
11 Março, 2015 at 18:28
não digo que ele seja um prodigioso em termos técnicos mas que tem alguma técnica é inegável
11 Março, 2015 at 18:34
Acho quem tem +- ao nível do Djaló…
11 Março, 2015 at 19:20
Porra, o miúdo virou Sacko de pancada!
Nesses três minutos o Sacko faz uma assistência para um remate perigoso do Matheus, no golo do Matheus flete bem para o meio e dá a bola redondinha para o Gélson que falha a recepção, no seguimento Gélson centra atrasado e é o toque de Sacko (é esta a recepção deficiente…?) que permite o remate vitorioso de Matheus.
Nada mal para três minutos…
Além disso tem marcado uns golos jeitosos.
Tem quê? 20 anos? Primeira epoca fora? Não consigo deixar de ver ali potencial para bem mais que um douala ou um djalo.
11 Março, 2015 at 19:25
Por momentos pensei que estavamos a falar do melhor marcador da B (Rubio já o passou?)…
11 Março, 2015 at 19:27
Sim, o Rubio já o passou 😉
11 Março, 2015 at 23:04
Sacko e avancado centro…..cm extremo e matar mais um ….
11 Março, 2015 at 18:21
Fazendo um pouco de futurologia, acredito que no final da época será parecido a isto que irá acontecer:
Vendas: Patrício, Cedric, Carrillo, André Martins William, Slimani , Jefferson e talvez Adrien
Passo a explicar. Patrício teve uma proposta do Mónaco, não aceite, posteriormente, Matheus com contrato promessa com esse mesmo clube, renovou connosco, pelo que, creio que uma das contrapartidas do Sporting, será facilitar essa saída, não esquecendo a possibilidade de Adrien
Cedric, Carrillo e André, pela dificuldade da sua renovação, e, porque dentro de casa temos as alternativas necessárias, acredito que o Sporting estará disponível para negociar
Jefferson, pela o sucedido semanas atrás e Slimani, a fazer fé no que veio na pasquinada, por 20M, seria a venda do ano
Deixo William para o fim, porque acredito que será a maior venda de sempre do Sporting e não me admirava nada que nessa negociação, Nani ficasse mais um ano no clube.
Acredito que o Sporting, esta época, mesmo sem ganhar títulos irá bater o seu recorde de vendas e quiçá fazer vendas totais na ordem dos 70M a 110M.
35M + 1 ano Nani por William
10M por Patrício
4 a 6M por Jefferson
6M por Cedric
8M por Carrillo
4M por André
10 a 20M por Slimani
10 a 20 por Adrien
Dispensas/ Empréstimos: Marcelo Boek, Miguel Lopes, Naby Sarr, Shikabala, Capel
Ao mercado, devemos ir buscar 1 guarda redes, 1 defesa esquerdo, 1 defesa central, 1 ou 2 avançados
Regressos: Ricardo Esgaio e talvez Iuri ou Chaby – Neste momento não acredito que haja espaço para os dois
Promoções à equipa principal: Luis Ribeiro para 2º Guarda Redes, Ryan Gauld e Wallysson e destes três (Podence, Gelson e Matheus) um irá ingressar na A, não me acredito que entrem dois. Palhinha seria uma opção se Marco Silva, aproveitar os últimos jogos da época e lhe for dando uns minutos
Rubi seria uma boa solução, se Tanaka não ficar
Para a equipa B, acredito no regresso de Betinho, Ruben e Fokobo
Nesta minha futurologia, acredito que no final da época, será uma verdadeira razia no plantel, seja por necessidade financeira, seja pela necessidade de ser o ultimo ano em que podemos realizar um encaixe financeiro com 3 a 4 jogadores
A minha preocupação está na substituição de William, Jefferson e Slimani, pela dificuldade de encontrar jogadores com as qualidades de William e de Slimani e porque a posição de defesa esquerdo é a mais complicada de colmatar no universo do futebol actual. Para Carrillo, Capel, Miguel Lopes, Shikabala, Marcelo, André e Adrien, acredito que temos em casa os jogadores necessários para a sua substitiuição.
Vamos o que acerto ou não 🙂
SL
11 Março, 2015 at 23:00
Não sei se estás a falar a sério ou a brincar, se é a brincar fica aqui o meu ah ah ah, se for a sério devo-te informar que o Julio de matos tem uma consulta externa a que podes recorrer anonimamente nem precisas de dizer o teu nome verdadeiro basta declarares o nick e mandares os gajos lerem o que escreveste e és internado de urgência…..
O futebol de alta competição não é a mesma coisa do que um qualquer “manager” do “soccer” numa x-box qualquer…
E a razão pela qual, ninguém comentou o teu post é porque eles são mais simpáticos do que eu, que te digo, vai acabar de te criar, mais, larga a merda da x-box, sai da cave e desce á rua…..
15 Março, 2015 at 13:17
Somos uma Central de Vendas em Saldos ? Sem estabilidade dos principais jogadores e equipa técnica estaremos a preparar mais uma época frustante. Tem sido esse o registo do Sporting nos últimos 30 anos com os resultados catastróficos que se conhecem. O que me admira é que ainda assim haja muitos que querem mais do mesmo.
11 Março, 2015 at 18:22
E agora vou meter nojo : se não tivermos um gajo que aposte nesta malta e prefira ir buscar lá fora, de que vale ter tudo isto ?!
Continuo a dizer : já há muito tempo que não me pasmo com a qualidade da nossa formação. Pasmo-me é com a falta de 2 dedos de testa de quem a tem à disposição e não a aproveita !
11 Março, 2015 at 19:03
Cherba, o futuro é verde! 🙂
Essa do ponta ter de ser grande eu não entendo. Não precisamos de um barrote se o Slim for embora, precisamos de quem faça golos. E o Rubio fá-los…muitos deles de cabeça…porque se sabe mexer na área…e ainda tema a vantagem de ser muito melhor de pés que o Slim.
Para mim, os três pontas para a próxima época eram Rubio, Tanaka e uma contratação para titular.
Montero seria opção para 10, tal como Gauld.
11 Março, 2015 at 19:27
Isto.
11 Março, 2015 at 19:38
O Liedson era um calmeirão. 😉
11 Março, 2015 at 19:50
+1
11 Março, 2015 at 23:04
Ler a resposta acima que dei ao Pedro Miguel
11 Março, 2015 at 19:10
Já que temos um post para poder especular à vontade, vamos a um exercicio puramente teórico:
Quanto aos GR´s, parece-me que não haverá alterações apesar de Boeck ter mais um ano de contrato e do Rui ter sempre mercado associado. Luis Ribeiro com mais um ano de B a poder saltar para a A a qualquer momento.
No centro da defesa residem algumas dúvidas. Se Tobias e Paulo Oliveira são certezas para a próxima época e perfilam-se como as primeiras opções de uma segunda época, as alternativas são ainda incertezas ou incógnitas. O 3º central pode ser perfeitamente Ewerthon. Sarr deve ser emprestado e Rabia também. Posto isto, será necessária uma contratação, se possivel uma oportunidade de mercado interessante a curto/médio prazo. Para a direita, não faltam opções. Se Cedric renovar, o lugar dele, secundado por Geraldes ou Esgaio. Miguel Lopes está refém de um contrato mas a sua permanência no plantel não acrescenta muito às opções do treinador. Para a esquerda, existirá uma vaga. Jefferson deverá ser vendido, abrindo a titularidade a Jonathan. Veremos se Mica poderá agarrar a oportunidade ou irá novamente o mercado abrir-se nesta posição.
Em relação à linha média, não haverá sportinguista que não sinta orgulho nas opções que se perspectivam. Para já não acho liquido que William será vendido. Se tal hipótese for consumada, será por valores soberbos e por ventura com um jogador associado. Rosell continua a ser incógnita. Se na pré época mostrou-se a um bom nível, no resto da época deixou muito a desejar. Wallysson, Gauld e João Mário estão garantidos. Adrien pode inserir se neste lote se o mercado não falar mais alto. Além do alivio salarial pode ser a oportunidade de encaixarmos alguma verba com um jogador em destaque. Apesar disto, prefiro conservá-lo no plantel. André Martins deve ser vendido. Chaby pode ser uma agradável surpresa, assim como Iuri. Este último tem de encaixar no plano
Para a linha avançada, Mané e Carrillo têm de ficar. É urgente a renovação com o peruano e uma possível recuperação do passe. Com Gelson, Dramé, Matheus ou Sacko a perfilarem-se como ocupantes de uma das vagas, penso que o mercado ainda nos trará alguma surpresa neste sector. Não pela falta qualidade dos demais, mas pela exigência de uma época competitiva. Quanto aos PL´s, vejo Slimani a ser vendido por mais de 20M€ e a ter de ser rendido por alguém com as mesmas características. Rubio tem de fazer a pré epoca e encaixar no sistema, assim como Montero e Tanaka. Rubio além de ser mais Pl que os dois anteriores é mais jovem e com maior margem de progressão assim o contrato seja renegociado a tempo.
Claro é que todas as estas teorias, dependem de três coisas fundamentais: – o modelo táctico de jogo e como foi aqui falado: o Sporting tem de assumir um 4-4-2 ou um 4-1-3-2 se quiserem, com um ponta de lança móvel e um fixo, ou os dois móveis com envolvimento dos extremos. Futebol total e asfixiante como um todo. A linha média e avançada têm de andar de mãos dadas e permitir sobretudo em casa o sustento dos avançados. Jogadores como Rubio, Montero e Tanaka beneficiarão muito com isto.
– os objectivos da temporada: a meu ver, a Taça da Liga deve continuar a ser usada nos moldes que foi utilizada esta época. A Taça de Portugal, podendo rodar alguns jogadores; o campeonato com o titulo na mente e a Champions com o jogo a jogo na cabeça com alguma sorte do grupo à mistura.
– a disponibilidade financeira: se as vendas sustentarem as compras, transferências como a de Jefferson(parece-me “ferido de morte”) ou de Slimani podem impedir que William saia e podem trazer um PL com potencial assim como outros jogadores necessários. Por outro lado, um negócio envolvendo William trará uma saúde financeira há muito não vista em Alvalade. Penso ainda que esta direcção aprendeu com a época passada e não voltará a contratar em número e menos em qualidade. 5,6 jogadores parecem-me suficientes. Com potencial/qualidade estudada
SL
11 Março, 2015 at 23:24
melhor muito melhor, acho que estás lá, só não concordo com o esgaio (raio de mania, porque não passa disso, mania) e do geraldes…
11 Março, 2015 at 19:38
ora bem, isto para mim era arrancar a próxima época com um 442 parecido com o do atlético madrid, que se baseia numa mistura de losangulo e de 442 clássico.
o 11 base seria algo do género:
rui patrício
cedric – paulo oliveira – tobias – jefferson
william
adrien – joao mario
gauld
carrillo – slimani
para defender melhor, a dinâmica seria que gauld fecharia o lado esquerdo do meio campo e adrien ou joão mário o lado direito, sendo que carrillo e slimani fechariam os centrais e medios defensivos, isto tudo sempre numa defesa alta e mt pressão.
para atacar, os laterais teriam como primeira tarefa ganhar a linha e dar sempre linhas de passe aos médios. william recebia a bola e ou jogava curto mara os medios centro ou passava longo para o slimani para tanto o carrillo como os médios ganharem a segunda bola. tanto o gauld como o carrillo tinham toda a liberdade, movimentando se contantemente, para ganhar costas dos defesas ou apoiar a construção.
11 Março, 2015 at 20:02
Aos interessados:
https://www.facebook.com/1480016305616263/photos/a.1481463165471577.1073741830.1480016305616263/1569966256621267/?type=1&theater
11 Março, 2015 at 21:04
Foda-se Cherba!
Durante a leitura já não foi fácil, mas acabei de ler o post pensei sobre ele 1 minuto e o cérebro deu 1 nó…
As opções são tantas, não faço ideia do que passará pela cabeça de quem tem de decidir!
A única coisa que posso dizer é, alguns desses jogadores que falas como base da equipa B já não farão muito sentido andarem por ali sob pena de perderem a motivação… O Luis Ribeiro não merecerá já uma equipa da Liga? É só um exemplo…
11 Março, 2015 at 22:42
Temos muita e boa matéria prima na equipa B!
Só espero que a saibam aproveitar da melhor maneira.
11 Março, 2015 at 23:28
Queremos vender a equipa toda???????
Então e a estabilidade?
Vender só em último recurso por valores a sério.
Segundo foi dito, este ano vieram muitos jogadores pois não tinhamos banco e os juniores estavam uma desgraça, isto numa perspectiva de longo prazo.
Portanto, presumo que este ano sejamos mais selectivos.
Gauld e Wallyson para a A sim ou sim.
Os outros, pré-época, e entram consoante necessidades da equipa, diria eu.
SL
12 Março, 2015 at 1:06
Na nossa formação só falta um segundo Cristiano. De resto, temos, feliz ou infelizmente, demasiados jogadores muito bons.
Precisamos urgentemente de um “clube-filial” na primeira liga onde possamos pôr jogadores e treinador a ganhar experiência e mais ritmo competitivo.
Esta solução dos empréstimos, é a solução possível mas, apesar de tudo eu prefiro que “rodem” em clubes estrangeiros que cá, nos nossos adversários de segundo plano.
Ora, se os nossos jogadores vêm da melhor escola de jogadores do mundo, não é só pelos dotes técnicos que se distinguem dos outros, é também pela competitividade, pelo espírito vencedor, pela entregas ao trabalho, pela disciplina de vida e pela humildade.
Quando olho para João Mário, William, Patrício, Cedric, Tobias, Carlos Mané, Adrien e mesmo Nani, que vejo? Que características comuns encontro neles que os distinguem dos jogadores formados nos outros clubes? Que será que os distingue do Ivan Cavaleiro, do Josué, do André Gomes e do André Almeida? Do André Almeida, duas coisas: Primeiro, o seu Sportinguismo, a sua devoção e dedicação ao Clube que os formou e segundo, a qualidade que têm e falta, tanto ao André Almeida como, ao Ivan Cavaleiro.
Depois, distingue-os a todos de todos os outros o facto de não quererem ser “vedetas” a humildade de quem sabe ser trabalhador para fazer parte de uma equipe ganhadora.
Falta-nos cá um que gostava de ver regressar rapidamente, o Wilson Eduardo que, partilha das mesmas qualidades e é um super avançado desde que bem motivado e melhor aproveitado.
O que me assusta é que sei que não vamos poder ficar com todos eles. Se houvesse um Sporting da Covilhã na Primeira Liga, ou um Sporting Clube Farense, arranjava-se uma belíssima segunda equipe, com jovens que, actualmente teremos de pensar em dispensar, sem deles retirar os melhores proveitos financeiro e desportivo.
Precisamos de “aliados” na Primeira Liga, como de pão para a boca. Precisamos de equipes que, funcionando como se se tratasse da nossa equipe principal, o não sejam mas, apesar de tudo, que contribuam para fazer a vida negra ao Carnide e aos Galegos e lhes saquem pontos, equipes que entrem nos estádios deles sem receios de pacóvios e estejam lá para lhes tirar pontos. Equipes que as nossas claques possam apoiar, sabendo que as respectivas “espinhas dorsais” são constituídas por jogadores do Clube, que o treinador é dos nossos quadros, aplica os nossos métodos e faz crescer os nossos jogadores. Mais que na Segunda Liga, precisamos de, pelo menos, uma “equipe-viveiro”.
Por último, quero o Wilson Eduardo em Alvalade. Até o irmão melhora se jogarem ambos na nossa equipe. Os treinadores deviam saber que quando se trata de irmãos, 1+1 não é igual a dois, é mais.
Força Presidente, dá-lhes outra cabeçada no estômago! Spooooooorting!!!!!
12 Março, 2015 at 1:06
Na nossa formação só falta um segundo Cristiano. De resto, temos, feliz ou infelizmente, demasiados jogadores muito bons.
Precisamos urgentemente de um “clube-filial” na primeira liga onde possamos pôr jogadores e treinador a ganhar experiência e mais ritmo competitivo.
Esta solução dos empréstimos, é a solução possível mas, apesar de tudo eu prefiro que “rodem” em clubes estrangeiros que cá, nos nossos adversários de segundo plano.
Ora, se os nossos jogadores vêm da melhor escola de jogadores do mundo, não é só pelos dotes técnicos que se distinguem dos outros, é também pela competitividade, pelo espírito vencedor, pela entregas ao trabalho, pela disciplina de vida e pela humildade.
Quando olho para João Mário, William, Patrício, Cedric, Tobias, Carlos Mané, Adrien e mesmo Nani, que vejo? Que características comuns encontro neles que os distinguem dos jogadores formados nos outros clubes? Que será que os distingue do Ivan Cavaleiro, do Josué, do André Gomes e do André Almeida? Do André Almeida, duas coisas: Primeiro, o seu Sportinguismo, a sua devoção e dedicação ao Clube que os formou e segundo, a qualidade que têm e falta, tanto ao André Almeida como, ao Ivan Cavaleiro.
Depois, distingue-os a todos de todos os outros o facto de não quererem ser “vedetas” a humildade de quem sabe ser trabalhador para fazer parte de uma equipe ganhadora.
Falta-nos cá um que gostava de ver regressar rapidamente, o Wilson Eduardo que, partilha das mesmas qualidades e é um super avançado desde que bem motivado e melhor aproveitado.
O que me assusta é que sei que não vamos poder ficar com todos eles. Se houvesse um Sporting da Covilhã na Primeira Liga, ou um Sporting Clube Farense, arranjava-se uma belíssima segunda equipe, com jovens que, actualmente teremos de pensar em dispensar, sem deles retirar os melhores proveitos financeiro e desportivo.
Precisamos de “aliados” na Primeira Liga, como de pão para a boca. Precisamos de equipes que, funcionando como se se tratasse da nossa equipe principal, o não sejam mas, apesar de tudo, que contribuam para fazer a vida negra ao Carnide e aos Galegos e lhes saquem pontos, equipes que entrem nos estádios deles sem receios de pacóvios e estejam lá para lhes tirar pontos. Equipes que as nossas claques possam apoiar, sabendo que as respectivas “espinhas dorsais” são constituídas por jogadores do Clube, que o treinador é dos nossos quadros, aplica os nossos métodos e faz crescer os nossos jogadores. Mais que na Segunda Liga, precisamos de, pelo menos, uma “equipe-viveiro”.
Por último, quero o Wilson Eduardo em Alvalade. Até o irmão melhora se jogarem ambos na nossa equipe. Os treinadores deviam saber que quando se trata de irmãos, 1+1 não é igual a dois, é mais.
Força Presidente, dá-lhes outra cabeçada no estômago! Spooooooorting!!!!!