Olá, Luís. Começo esta missiva da mesma forma como a vou acabar: agradecendo-te. Eu, sócio do Sporting Clube de Portugal, estou profundamente grato por várias coisas que proporcionaste ao nosso clube. A começar, pelo teu fantástico talento. Sou um felizardo por ter tido a possibilidade de te ver jogar pelo Sporting em dois periodos diferentes da tua carreira. Depois, porque, num mundo onde o dinheiro fala mais alto e onde os sentimentos são relegados para segundo plano, teres escolhido o Sporting para relançar a carreira é de valor. Também foste tu (e eu não me esqueço) o único jogador que saiu acima do valor da cláusula de rescisão. E o melhor do mundo (a seguir a ti, claro) também nasceu cá…
Portanto, e para que fique claro, nem era preciso voltares ao Sporting para seres o jogador da nossa formação a quem mais tenho a agradecer. Trouxeste sucesso desportivo, com a conquista das Taças de Portugal e Supertaças (faltou o título) e trouxeste mais-valias financeiras, que tanta falta fazem ao clube. Mas, ainda por cima, tu voltaste! Quando nada nem ninguém o fazia prever, quando estavas num ponto onde podias escolher o clube que quisesses e numa altura em que o clube mais precisou de um craque como tu para continuar a dar passos importantes na recuperação de auto-estima. Obrigado, Nani. Do fundo do coração. E, repito, para mim, o grande rosto da melhor formação do Mundo é mesmo um rapaz chamado Luís. Não aquele que tem nome de fruto que apodrece rápido, mas o Carlos Almeida da Cunha.
A ideia de te fazer uma homenagem surgiu logo quando assinaste. Mas preferi esperar um momento grande para passá-la para o papel. Podia ter escolhido os 2 golos com o Maribor, o golo no Dragão ou o golo contra o Gil Vicente. Pois bem, não escolhi nenhum deles. Escolho o momento em que mostraste ao Mundo que és Humano. Que sentes as coisas, que não és um robot e, sim, também choras. E vê lá tu, Luís….choras como nós, os comuns mortais! Sem vergonha de nada, em prantos descomunais e a deitar ranho pelo nariz. Apesar desse momento já ter passado, manter-se-à para sempre na minha memória. Um momento onde o artista e o humano deram as mãos numa demonstração única de emoção, ao som da alegria delirante dos sportinguistas.
Ora, se as pessoas por vezes esquecem o teu lado humano, é porque tu também não facilitas. Quem te manda fazeres 5 cuecas por jogo? Quem te manda seres mal-criado e abusar dos outros? Porra, meteste meia equipa do Maribor a varrer chão! E isso só está ao alcance de génios como tu. Eu sei que tu sabes disto e que assumes sem medo o papel de líder. Portanto, se não te importares, vou continuar a cobrar muito de ti porque também sei que tu és dos poucos capazes de “pagar”. E já que falamos em cobrança, aconselho-te, igualmente, a começar a cobrar uma choruda comissão aos nefrólogos portugueses pelos inúmeros transplantes renais que tens causado a todos os adversários que se metem à tua frente. Ah! E toma atenção ao Varandas! Já reparei que o gajo anda sempre com uma arca congeladora a recolher os rins que ficam caídos no relvado no final de cada jogo. O que depois ele faz com eles, ultrapassa-me. Mas cheira-me que te está a querer passar a perna…
E como a vida não é só coisas boas, tenho de te dizer que estava à espera de mais nos jogos decisivos que fizemos recentemente. As razões da tua quebra de forma, só a ti dizem respeito. Não sei se foi a lesão, o desgaste que acumulaste a jogar duas vezes por semana ou algo do foro psicológico. E se foi algo extra-futebol, faço votos que tudo se resolva pelo melhor. Deste sôcio que te admira, podes esperar a tal cobrança. Mas também podes esperar apoio e compreensão quando estás menos bem.
E agora, vou entrar num tema sensível. Os assobios. Em primeiro lugar, quero dizer-te que esses inergúmenos são uma minoria. Uma minoria que, provavelmente, anda frustrada com as agruras da vida e depois acabam por descarregar em ti. Segundo, eu vejo esses assobios como um sinal da tua superior e incontestável classe. Nunca vi ninguém a assobiar o Farnerud, porque aos troncos não se assobia, racha-se com um machado. E terceiro, quem realmente te aprecia (e somos muitos!) acaba sempre por abafar esses assobios com os aplausos e cânticos que tu mereces. Esses sim, são a maioria, como tu tiveste a oportunidade de testemunhar contra o Penafiel. Portanto, Luís…manda-os foder. Pode ser que eles sigam esse conselho e usem o assobio para engatar umas gajas, mandar uns pirafos e depois voltar a Alvalade felizes da vida, frustrações resolvidas e prontos para ver um jogo do Sporting tal como ele deve ser visto: apoiando de forma incessante ou, pelo menos, de matraca fechada.
Eu compreendo-te. A ti e às tuas temporizações. Se este jogo a que chamamos futebol dependesse apenas de quem só passa e chuta, os Nanis não custavam 25M nem eram campeões europeus pelo ManUtd. E, acrescento, este desporto seria um tédio. Faltaria sempre a parte artística do jogo, aquela parte onde tu és rei. Por isso, Luís…temporiza lá à vontade! Da minha parte, ou seja, de alguém que já teve a sua quota parte de cuecas recebidas em peladinhas com os amigos, receberás sempre um “Eishhhhhh!”, um “Foda-se!” ou uma gargalhada sonora quando metes gajos a varrer chão, à procura dos rins ou às aranhas para perceber em que filme é que se meteu. É que marcar golos e ganhar jogos é muito bonito mas uma rata bem feita ainda me consegue levar ao céu! Literal e figurativamente…
Olhando para o futuro próximo, faço-te um último pedido especial: precisamos que lideres a equipa para conquistar a Taça de Portugal. Queremos muito que a tua passagem pelo Sporting se traduza em conquista de troféus. E tu, certamente, também quererás juntar mais um ao teu já rico palmarés. Contamos todos contigo, Luís! E, mais uma vez, obrigado!
PS: Tinha mais um pedido a fazer-te. Mas, se calhar, seria abusar da tua boa vontade. Mas já que pedir não paga imposto, aqui vai: quando decidires o clube no qual vais prosseguir a tua carreira, lembra-te que Alvalade é a tua Casa. Lembra-te que aqui todos te adoramos. Lembra-te que aqui terás o reconhecimento que mereces. Lembra-te de quem te ama incondicionalmente. E só essa lembrança, para mim, chegará. Mesmo que optes por outros clubes como, provavelmente, acontecerá…
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
13 Março, 2015 at 23:04
Parabens ao Sa por este texto muito bem tempetado.
Luis, numa fase dificil da tua carreira vieste para a tua sempre casa onde te acolhemos com o carinho e amizade de quem sabe reconhecer quem nos quer bem.
Ajudaste emmuitas vertentes , desportiva, animica e financeira.
Acho que tiveste azar com o couch que te tocou, podia e devia trr-te posto a jogar, principalmente em casa, na posicao 10 atras do Slimani na posicao do JM e com 2 alas abertos..Acho que ai tinhas brilhado mais.
Se quiseres ficar fica se quiseres vai, com uma certeza, estarei de pe a aplaudir-te no teu ultimo jogo em Alvalade.
SL
13 Março, 2015 at 23:10
Verdinho verdinho já não sei… Sei que o Hugo Almeida sim!
Deste falou-se disso mas nunca se confirmou…
14 Março, 2015 at 0:02
Nani, foste o ultimo dos moicanos a levar com os assobios (Rei Patricio à parte), que muitos chamam a tribuna de Alvalade, a julgar os jovens valores!
Eu nunca compreendi, como é possivel ACREDITAR NUMA EQUIPA, E ASSOBIAR MEMBROS ACTIVOS DESSA MESMA EQUIPA!
Mas devo ser uma besta quadrada ou retangular do tamanho dum campo de futebol, que não entende como podemos seguir em frente, a deitar abaixo o passado, futuro e presente! (POR ISSO FAÇO BALCKOUT’S! e DESAPAREÇO DO MAPA)
O que ouvi do pior sobre o Sporting, foi de “SPORTINGUISTAS”!
Por isso, meus meninos!…
(Somos um Clube de FORMAÇÃO, dai os meninos), vamos virar a peidola e manda-los foder!
Mas esta “peidola” tem nome: são as bordas (fcp&slb) do cu.
Paineleiros, Sportinguistas, AMANTES DO DESPORTO, onde a verdade desportiva é valor ABSOLUTO:
– Lutemos por uma causa!
Denunciem os anjos com pés de barro, olhem para o que há de verdade no desporto!
Às bestas dos mass media que “aqui” se alimentam, mandemo-los pó CARALHO!
Viva o Nani, Rei Patricio, Cedric, Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo (Illori, Eric, e outros tantos, torçam as orelhas! (e vejam o que sai!?)), Willliam, Adrien, João Mario, André Martins, Mané (Bruma, cogumelos!?!), Carrillo, perdoem-me os esquecidos, que são bastantes… Ó MS, tens jogadores na “B” que merecem levar com os assobios da “TRIBUNA DE ALVALADE” , manda-os às feras… Pode ser que te surpreendas…Deixa a “TRIBUNA” DICIDIR…
Dedo para cima, OK!
Dedo para baixo, KO!
A carreira de um jogador não pode ser um momento!
Eu vi o Acosta a ser maltratado no campo de treinos de Alvalade!
o Carrilho a ser tratado do piorio nesta pre epoca!
Eu vi o Acosta a ser o Matador dos Matadores e o Carrilho a ser um extremo como o futre, ou o figo ou o anão das camisolas apretadas que é o simbolo do outro lado da 2 circular. Esta trampa do futebol, é como a arte efemera, agora são uma merda, depois de um golo, uma jogada, são os maiores.
Não acredito na “TRIBUNA DE ALVALADE”, acredito e torço pelo NANI, torci pelo Acosta SEMPRE, mesmo quando o chamavam de “CHULO” no campo de treinos. Aprecio o Carrilho, mesmo quando faz merda, não percebo o slimoney, o peidoso, e outros tantos. e se ainda estás a ler esta posta, toma lá disto:
– O SPORTING É UM ESTADO DE ESPIRITO!
SL
14 Março, 2015 at 0:27
Por favor, alguém com contactos que faça chegar à direcção ou ao departamento de scouting, este rapaz que está a passar debaixo dos radares do futebol europeu:
Mark Uth ● All Goals and Assists ● 2014/15: https://youtu.be/g1ld3MsL5-Q
http://www.transfermarkt.pt/mark-uth/profil/spieler/112935
Não sou um virtuoso na área de prospecção, mas penso que com um treino físico intensivo de bulk-up, treino específico de técnica e uma adaptação facilitada, pode dar grande jogador.
SL
14 Março, 2015 at 0:39
Quando digo “debaixo dos radares do futebol europeu” quero dizer “debaixo dos radares dos tubarões europeus”..
De salientar o seu término de contrato….
14 Março, 2015 at 5:12
Qual é a tua comissão?
14 Março, 2015 at 5:19
Tens a certeza que o nome está correcto?
Ia jurar que é o irmão gémeo canhoto do Ricky van…
Dasse Kingston! Pensei que ias mostrar um gajo perdido e que andava a jogar à bola no Estado Islâmico… Agora, um gajo da liga holandesa?!? Holandesa?!? Já todos os tubarões o devem conhecer, mas Ricky´s há muitos…
14 Março, 2015 at 6:23
EU só sei que a malta baba pelo Slimani mas o Ricky que muita gente detestava tinha 45 golos em duas épocas… duas das épocas mais merdosas do nosso futebol. Mas bom, bom, é o Slimoney… que está a acabar a 2ª época.
Quantos golos tem o Slimoney nestas duas épocas…?
Rickys há muitos, de facto… é pena é não apreciá-los devidamente.
14 Março, 2015 at 6:39
Eu ainda sou do tempo de vir à Tasca e levar com um certo gajo que era dono da razão, que se julgava no direito de ofender os outros sobre a bandeira da “liberdade de expressão”, um “Charlie da Letónia” que tinha a mania de promulgar a sua suposta superioridade intelectual à qual ninguém chegaria ao pés, quanto mais, “ex aqua”…
Parece que o tempo é uma cena cíclica…
14 Março, 2015 at 15:17
Não percebi essa!
Voltando ao Ricky Vs Slim…
Gostei (e ainda gosto pq não me fez mal nenhum antes pelo contrário) muito do Ricky!
Acho que era uma peça que encaixava perfeitamente neste plantel porque jogando com 2 na frente combinaria perfeitamente com Slim ou com o Fredy!
Não vou tecer comparações entre Ricky e Slim porque seria o mesmo que comparar o Crouch com o Michael Owen.
Apesar de jogarem na mesma zona são jogadores de características completamente diferentes. E comparando só as estatísticas, nomeadamente os golos, fica curto.
Depende daquilo que queres para a equipa e para o jogo.
Concluo com: bom, bom mesmo, era ter os 2!
14 Março, 2015 at 15:20
Esse missil não era para ti, Chirola…
14 Março, 2015 at 15:32
Ok, e quanto ao resto? Que achas?
14 Março, 2015 at 15:54
Obviamente são jogadores diferentes… chateia-me que o RVW tenha saído, para muitos “experts”, com a fama de ser um NABO quando tinha 45 golos em duas épocas. Quantos jogadores tivemos nós nos últimos 20 anos com médias destas?… e atenção, o gajo ainda era novo e teve que se adaptar a duas épocas de “merda” com as convulsões todas do clube. Só estava a comparar o nº de golos pois são os dois utilizados como avançado centro. Faz-me confusão tanta idolatria que o Slim isto, o Slim aquilo, tendo ele uma média de golos que nem se compara…
Se dá jeito um jogador como o Slim? Dá. Se é diferente? É. Se é um grande jogador? Nem por isso, nesses termos preferia o RVW que era mais jogador… mas muito mais.
14 Março, 2015 at 6:49
OFF:
Sou só eu que acho ESTRANHO que o Fábio Capello, seleccionador da RÚSSIA, chame um semi-desconhecido que joga no lãfica B (wtf… Lystsov?!), mesmo que seja uma pré-convocatória, emprestado pela União de Leiria (LOL) desde Janeiro último?
Ainda por cima, supostamente, após consulta ao director (?) do Lãfica, Rui (En)Costa???????
Será que vem ai mais um “efeito David Luiz”… e não, não estou a falar da qualidade do jogador (que a mim nunca me surpreendeu, sempre o achei um jogador mediano, quanto mais pagarem não sei quantos milhões pelo lãzudo!) mas sim da forma como aparecem na selecção para os projectar e vender por largos milhões (ui, ui… olha a “comichão” a chegar)…
Esta merda das “selecções” tem muito que se lhe diga… E muitos não vão lá para desvalorizar, mas pelo contrário… para valorizar o bolso de muitos!
Fixem o nome: Lystsov!
14 Março, 2015 at 7:05
OFF 2:
1) O sócio 3773 do Braga vem fazer queixinhas que o seu clube facilita aos Porcos o que não facilita ao galinhedo…
2) O adepto/sócio(?) do Porco vem dizer que o sócio 3773 se esqueceu que é sócio do Braga e que falou mais com o coração…
3) O sócio de Porco/SPORTING/Lãfica assiste de camarote, ao que o seu vice e o seu “partner in the game” discutem, divertido, enquando o Pedro Guerra lhe lambe a zona escrotal (ou será desta vez o Fernando Santos?… ou será Pedro Santos?… ou Fernando Guerra?) e o Gordo lhe faz uma massagem aos pés enquanto degusta uns croquetes…
4) Entretanto, na Taberna do infante, o Rei Flato distribui putaria e bujardas para deleite da plebe…
Ainda querem um futebol português mais interessante que isto???
14 Março, 2015 at 7:34
bons dias pessoal
ontem passei por aqui mas muito de “fugida”…portanto …consideracoes sobre o dia de ontem na Tasca:
obrigado Nani, por teres regressado…mas, nao te esquecas tambem de agradecer ao SCP o ter-te ajudado a “relancar” a carreira…deixa as “bocas” para o gajo que te “rebentou” durante a época e concentra-te no teu futebol…
o novo “letao”… pois…a modos que entendo o que quer dizer…mas um trolha nunca será um escultor…portanto continua a carregar os baldes de massa, como sabes, deixa as “obras de arte” para os artistas…
curioso foi ter visto passar assim de “ladecos” 2 situacoes que “sairam” ontem nas noticias:
Sergio Conceicao defende os seus jogadores…
Lito Vidigal defende o clube que agora representa…
e o silencio por aqui, foi quase ensurdecedor…(bem, houve quem “mencionasse” as duas “ocorrencias”…), mas, que bem que a mim me “saberia”, que visse que tinha alguem á frente da minha/nossa equipa que tivesse a mesma raca/furia a defender os seus “pupilos” contra ataques de “fora”…em vez de se preocupar com a “fotografia”…
ontem vi 2 “aprendizes de treinador”, (tambem devem ainda de sofrer, tambem, das tais dores de crescimento), a mostrar como é que se “ganha” um balneário…
simpatizo com o Sérgio, nao posso com o Lito nem com molho de tomate…mas, ontem, os dois mostraram os “tomates” que quem comanda uma equipa deve de ter…
quando me “acusam” de ter um ódio de estimacao contra o treinador da nossa equipa, quero que tentem entender que nao é ódio que tenho contra ele, (nao se odeiam coisas amorfas), é o facto de nao ver nele a garra, a vontade, o querer estar ali…
um balneário nao se ganha com o “respeitar” de hierarquias de jogadores, ganha-se com decisoes, que mesmo que sejam “anti-populares”, merecam o respeito de todo o balneário e nao só daqueles que teem mais “peso” dentro dele…dar murros na mesa, um berro mandado na altura certa, (alguns até botas na cabeca mandavam, nao é Sir Alex, eheh)…
mas pode ser que me tenha “antecipado” e veja hoje um post relativo ao safanao que o status quo da liga da vergonha levou ontem…porque quer queiram quer nao, o que se “viu” ontem com o Sérgio e com o Lito, nao é normal, mesmo nada normal… algo está a mudar, devagarinho, mas está…
16 Março, 2015 at 14:05
o meu obrigado tb Nani, pois aquilo que foste, por aquilo que és e por aquilo que acredito ainda vais ser.Agradeco tb a este magnífico escritor, sim ,porque só um escritor tem capacidade de transmitir para o papel as emoções, os sentimentos e a gratidão que nos vai na alma e no coração.Quanto a ti , Nani, é um orgulho é um privilégio ver te jogar sempre.,quer fintes, quer Marques golos estrondosos quer não estejas a 100 por cento, pois tens a magia dentro de ti, e num lance , sem ninguém esperar podes virar o jogo com o teu talentoAgradeco te tb pela alegria que me deste quando vi a tua chegada ao aeroporto da Portela com aquela recepção apoteótica dum grande craque .Por fim, agradeço te do coração pelo teu empenho dedicaçào e garra atributos dum grande Sportinguista e dum grande Homem .Acabo está minha dedicatória pedindo te que ponderes o teu regresso à Manchester ou a outro clube , pois aqui estas em tua casa, aqui foi onde cresceste ,aqui tens o nossos Amor incondicional e a certeza de que estarás sempre nos nossos corações.