Há muito que ando para escrever este texto, porque é algo que me tem incomodado profundamente e que, a meu ver, marca a gestão de plantel que tem sido feita até ao momento.
Marco Silva é um homem conhecido por saber tirar o melhor rendimento possível dos seus jogadores. Em especial dos seus extremos e avançados. Vejamos o que o homem conseguiu fazer com o Balboa, com o Sebá, Carlinhos, Lord Licá ou Luís Leal. Estes foram homens importantes no seu sucesso e a sua fórmula foi repetida no Sporting, com Andre Carrillo. Mas um jogador, que já nos deu algumas alegrias e esperança de um grande futuro, não tem tido a mesma sorte. Falo claro do talentoso Carlos Mané.
Com 21 anos, Carlos Mané foi capitão de quase todos os escalões de formação do Sporting e teve uma ascensão incrível ao quase nem cheirar a equipa B, nem ser emprestado e passar imediatamente para a equipa principal. Essa foi uma das melhores decisões de Leonardo Jardim e um momento que aplaudi de pé. No Sporting desde 2001, o jovem avançado formou-se como ponta de lança, jogou a dez e na ala, foi sempre um goleador nato. Quando entrou a época passada trouxe poder de fogo, imaginação e velocidade. Tudo graças a um treinador que acreditou no seu talento, que o lançou sem medos e que sabe potenciar como poucos os seus atletas.
Hoje, Mané parece ser para a equipa técnica leonina “o gajo melhorzinho que o Capel”. O rapaz que entra lá para os 70 para que o Carrillo descanse um bocadinho. O que só é titular quando um dos outros dois deixa de ter tanta velocidade nos jogos. Esse não é um papel que seja condizente com as suas qualidades e com a forma como agita qualquer jogo em que entra. Não combina com um extremo goleador, capaz de fazer todas as posições de ataque, com gosto por golos bonitos e uma velocidade incrível. E, mais importante que tudo, não combina com uma das maiores pérolas da nossa formação, que tem de ser lapidada e potenciada.
Carlos Mané sai muito prejudicado da inconsistência exibicional da equipa. Foi vítima maior de uma protecção do grupo, que pelos altos e baixos de resultados e de gestão desportiva fizeram com que fosse relegado para um lugar longe dos relvados. Não há como negar, Mané evoluiu pouco como futebolista este ano. Porque a falta de oportunidades faz com que queira dar tudo em cada lance, porque parece mais desmotivado e até perdeu aquela alegria de jogar que tanto o caracteriza e que tanto gosto nos dá ver. Não o escondo, o Carlos é um dos meus favoritos e um grande sportinguista, que terá sempre o meu apoio mesmo quando da bancada surgir o ocasional assobio. Mas precisa de minutos e de ganhar o papel preponderante que todos esperamos que assuma rapidamente.
O Sporting tem de ter uma política completamente virada para os jogadores que forma e para a valorização dos seus activos. Não pode ter medo de os lançar, de perceber que eles falham mas que dão um encanto ao jogo como poucos. Tem de o fazer com o Mané, com o Matheus, com o Iuri e todos os outros. Eles têm de ser a prioridade, bem como o seu desenvolvimento como futebolistas. Mané já nos ajudou tantas vezes, já nos alegrou tanto os relvados, que merecia mais apoio da equipa técnica e, já agora, uma imprensa um bocadito melhor também.
17 Março, 2015 at 10:18
O Mané é o gajo que entra bem em Alvalade com o Wolfsburgo e que depois tem como prémio no jogo seguinte ir para a bancada do dragão ver o Nani e o Carrilo a jogarem rebentados fisicamente, sendo que ainda recebe o bónus de ver o Capel em péssima forma ficar no banco e entrar….
17 Março, 2015 at 10:58
No Dragão tinha entrado com mané e montero, nani mais recuado.
E móveis, a aparecerem sem marcação.
O jogo contra os alemães rebentou connosco e claramente tinha refrescado a equipa.
Nem que fosse para segurar o mais possível o porco e deixar as cartadas para o fim.
17 Março, 2015 at 10:27
Eu acho que o Mané podia ter mais jogo, concordo! Mas até acho que vai tendo jogo e que a determinada fase o MS o quis proteger porque estava numa péssima forma e até assobiado foi! Até esse abaixamento de forma até jogou bastante! Resta-me a esperança que esteja a ser trabalhado para ser titular no próximo ano porque o puto tem lá tudo para fazer o papel que Nani faz (salvo as devidas distancias claro…menos a experiência e claro…ainda tem muito que palmilhar para ter aquele perfume)! A capacidade de vir para dentro, abrir o corredor para o Jefferson, para desequilibrar e para facturar! Acho que ele está a pagar um pouco ser demasiado “o suplente” do Nani, mais do que do Carrillo…
Mas estou tranquilo e tenho a certeza que eles sabem o que estão a fazer! Neste caso muito mais do que em outros (os médios da B…)! 😉
PS: Desculpa mas não resisto! Ainda há pouco tempo discutia com a Maria e com mais gente, alegando ela (e outros) que o MS não apostou a sério no Carrillo e que está sempre a rodar com o Mané…ler isto trouxe-me de volta à memoria essa discussão e realmente…cada cabeça sua sentença! Não é fácil ser treinador do Sporting! 😉 (Peço desculpa dizer “outros” mas confesso….tenho uma memoria de bosta e não me lembro mesmo com quem mais falava disto…)
17 Março, 2015 at 11:20
E não é verdade? Ora joga Mané de início, ora joga Carrillo. E lá para os 70 minutos trocam.
É sempre o mesmo “episódio”. 😀
17 Março, 2015 at 11:34
A Maria Ribeiro discorda de ti! 😛 Era só para ressalvar que é difícil ser treinador porque há opiniões para todos os gostos e por isso há sempre uma parte significativa de pessoas (quando não se ganha) que têm opinião diferente da do treinador e que têm a certeza que a sua forma dava melhor resultado (ou no mínimo igual…já que o resultado desta é medíocre…)
E acho que sim…que tem havido alguma rotação (menos do que o que referes mas alguma…) entre eles, onde eu discordo é quando referes que é negativa! Eu acho que essa rotação é positiva! Tomara eu houvesse noutras posições, onde há um titular claro (Carrillo) mas o suplente vai jogando e vai mostrando ritmo!
Gostava como já disse antes era que não fosse só entre o Carrillo e o Mané! Podia estender a João Mário ou ao Adrien essa rotação, com o Nani a jogar por dentro uma ou outra vez, com o A. Martins ou o Wallyson a jogarem mais vezes…enfim…mais “Manés”…
17 Março, 2015 at 12:03
Rotatividade, para mim, não é trocarem sempre os mesmos pelos mesmos e durante os 90 minutos de um jogo. 😀
17 Março, 2015 at 12:15
Para mim é…olhando para as grandes equipas a rotatividade que têm é entre tipo…16/17 jogadores…não mais! Não se troca a espinha dorsal, os restantes vão rodando à vez…normalmente com o mesmo (o “suplente” directo)!
Por exemplo quem roda não é o Hazard…é o Oscar e o Willian;
Quem roda não é o Terry…é o Cahil e o Zouma;
Quem roda não é o Ibrahimovic…é o Pastore e o Lavezzi;
Quem roda não é o Sanchez, é o Girould e o Wellback;
etc, etc, etc…
Estes os que me lembro de equipas grandes que fazem mais rotação…o Real e o Barça quase não rodam porque em Espanha pouco se precisa…
Só acho que nos rodamos apenas o Mané e o Carrillo…de resto não muda nada…por isso acho que devia era haver mais “Manés e Carrillos”…duplas que vão rodando! Não rodas o William (para mim a base do futebol do Sporting), rodas o Adrien e o João Mário pelo Wallyson ou pelo Martins (como preferirem…)! Não rodas o Paulo Oliveira, rodas o Tobias e o Ewerton! Os laterais podes ir mudando um de cada vez…
Não nesta fase da época…agora já vale muito menos a pena…era antes…mas acho é que o caso do Mané e do Carrillo foram um bom exemplo do que devia ter sido para outros…
17 Março, 2015 at 12:20
Eu falo de nem um nem outro jogarem 90 minutos.
Estamos a falar de coisas diferentes, parece-me.
17 Março, 2015 at 12:25
Há…ok…de não fazerem os 90 minutos! Pensei que estavas a falar de não jogarem…
Bem…eu sou dos que acha que o Nani não pode sair nunca por isso…a refrescar tem de ser do outro lado! Por isso percebo que normalmente saia o do outro lado…
😉
17 Março, 2015 at 14:26
Tiago Coração de Leão, eu percebo o que dizes em relação ao Nani nunca sair mas não consigo concordar e ainda ontem escrevi sobre isso. O Nani anda completamente ‘fora dela’, e a equipa está a pagar por isso, consigo perceber que seja titular sempre de caras, mas nao consigo perceber quando num jogo que está a render muito pouco, nunca seja ele a sair e em detrimento disse saia o Carrillo (como diz a Maria e bem entre os 65′ e os 75′ para troca com o Mané, ou vice-versa) que muitas das vezes se encontra a dar mais à equipa. É até injusto na minha opinião, esperarmos sempre que o Nani saque um coelho da cartola, e por vezes estamos 90′ á espera disso, quando já vimos que tal muito dificilmente irá acontecer. Eu apoio incondicionalmente o Sporting, mas há 2 coisas que me andam a chatear e isto já acontece desde o inicio do ano, não é algo que seja de agora em função das conjecturas.
1ª – A equipa é a imagem do treinador, e neste ponto por muito que me custe somos umas equipa muito tenrinha, não só no sentido da idade dos jogadores, mas na passividade como abordamos os jogos no geral, sim é verdade que com os grandes nos batemos de igual para igual mas os campeonatos e os titulos no geral nao se decidem nesses jogos como se vai provar este ano.
2ª – Bem sei que temos dificuldades financeiras, no entanto isso nao nos impediu de contratar jogadores (e em número significativo) de qualidade duvidosa, quando na minha opinião o que deveriamos ter feito nesta segunda fase do ‘novo’ Sporting era investir em miudos, sim jovens promissores e que sejam valores futuros, mas acima de tudo em 2 ou 3 jogadores de qualidade inquestionável e que viessem sem margem para duvidas trazer mais valias ao Plantel (sim o Nani é um caso mas é curto e na minha opinião não é nos setores fundamentais), temos um GR de topo, mas não temos 1 central patrão, depois falta-nos um criativo com classe ali no miolo (Sim o João Mário é um excelente jogador, mas ainda não tem o calo necessário), e por fim uma 2ª alternativa ao Slimani com caracteristicas semelhantes (Para mim Montero e Tanaka jamais serão goleadores tal como acho que já foi possivel ver).
Basta pensar nos ultimos 2 titulos de campeões do SCP, onde num primeiro ano tinhamos um Acosta e Schmeichel, e no 2º um Jardel e João V. Pinto, em conjunto com jogadores promissores e com a escola do Sporting eu ajuda deles.
Peço desculpa pelo longo Post :), e sei que provavelmente vai gerar discórdia, não sou muito de comentar mas sou um assiduo da Tasca e como este assunto é algo que me tem ‘moido’ muito decidi que tinha de desabafar =D !
Saudações Leoninas !
17 Março, 2015 at 14:37
Em relação ao Nani é uma discordância que temos! Eu o Nani se tiver fisicamente a níveis aceitáveis é muito mais de manter do que o Carrillo ou o Mané! A não ser em casos muito especiais em que o “outro” (Carrillo ou Mané) esteja a ter um jogo assombroso…o que acho que a acontecer foi 1 ou 2 vezes se tanto! Normalmente (como aconteceu agora com o Maritimo e na grande maioria dos jogos) o tal “outro” está já desgastado fisicamente e a jogar pouco! Como acredito muito mais num rasgo do Nani cansado do que do Carrillo ou Mané cansados…percebo que sejam eles a sair!!
Quanto ao resto estamos absolutamente de acordo…1º Esta equipa tem de começar a ter muito mais “nervo” na abordagem dos jogos e 2º ou miramos a politica “poucos mas decisivamente bons” ou se continuamos numa de apontar +-, disparar muito e pode ser que se acerte 1 grande negócio…acho que dificilmente conseguiremos encurtar distâncias…resta saber se há carcanhol para isso! Não sou especialista de mercado por isso confesso a minha ignorância nesta matéria…
17 Março, 2015 at 12:26
Não é aos 70! É mesmo aos 65 min!
Raramente falha….
É tudo estratégia! lol
17 Março, 2015 at 14:51
Isso de proteger o Mané faria sentido se ele tivesse “protegido ” o William, o Sarr, o Maurício, até o próprio Nani. Mas, pronto, este último , aceita se que se ache que deve jogar sempre.
Claro, pode alegar se o Mané é puto, precisa mais de proteção… mas é o Sarr ?
A única coisa que me parece que o MS protege é a hierarquia de balneário..
A ver se é coerente nisso com o Tobias.
17 Março, 2015 at 10:27
Não concordo com esta maneira de ver as coisas. Lamento. E gosto muito de ver jogar o Mané.
Mas esta argumentação é frágil porque só se aplica a 11 jogadores de cada vez. Uma equipa é mais do que isso. No caso do Sporting entre As e Bs são mais de 40 com expectativas e desejos comuns. Serem titulares e serem os maiores bonecos da bola.
“Eles têm de ser a prioridade, bem como o seu desenvolvimento como futebolistas. Mané já nos ajudou tantas vezes, já nos alegrou tanto os relvados, que merecia mais apoio da equipa técnica e, já agora, uma imprensa um bocadito melhor também.”
Eles já são prioridade, ou não fossemos nós a unica equipa em Portugal a colocar em jogo meia dúzia de jogadores da nossa formação;
Eles já merecem o apoio da equipa técnica. E no caso de Mané, não sendo o titular (existem Carrillo e Nani) a quantidade de vezes em que foi chamado a jogo (com competência diga-se) mostra que conta.
Melhor imprensa é algo que ninguém no Sporting tem!
Por ultimo não acho que Mané não tenha evoluído. Acho mesmo que está melhor jogador, mais decidido. Estaríamos mal se só os titulares evoluísem no jogo.
17 Março, 2015 at 12:05
Eu concordo aqui c/ o Paulo.
17 Março, 2015 at 13:58
Eu também, porque é fácil dizer o jogador X tem de jogar e o y, o W, o Z e o etc tem de ir entrando, tudo muito bonito, mas quem é que sai? Ou jogamos com 12 ou 13? a parte da rotação não me preocupa nada e já aqui foi sugerido como fazê-lo, preocupa-me são os “maluquinhos” das promoções que todos os anos querem ver “20” jogadores da b/juniores a entrarem de caras na equipa A, e então os outros? Que foram promovidos há 2 anos, o ano passado e este? Voltam para a B?
O projecto do SCP é ter uma equipa com base na formação, o que já está feito e todos os anos aproveitar 1 ou 2 no máximo 3 jogadores vindos dos escalões inferiores, para colmatar vendas ou dispensas, não mexendo na estrutura a não ser que a tal sejamos obrigados, o que o projecto do SCP não é, é promover 10 jogadores todos os anos a não ser em épocas de excepção e porquê? Porque se promovermos 10 jogadores todos os anos, todos os anos é ano 0 (zero) e depois aqui d’el rei que não ganhamos nada…
Mais o projecto do Sporting, não é por a jogar um gajo que é pior do que outro, só porque o pior é da formação, é formar jogadores que joguem por serem melhores que os outros…
SL
17 Março, 2015 at 10:32
O Carrillo tmb é um ativo nosso e na minha opinião o MS tem gerido muito bem essa situação.
Ele não conta com Capel isso é garantido, mas também recebe pressão para o pôr a jogar para a venda no final da época não ser tão baixa.
Eu acho que o mané tem tido várias oportunidades e tem aproveitado algumas mas o nani e o Carrillo são claramente superiores
Ps: a forma como o MS conseguiu fazer do carrillo um belo jogador (agora está numa fase menos boa) é algo que vai ser feito e está a ser feito com o mané
SL
17 Março, 2015 at 10:37
Off. Já começou a campanha para ser Pizzi a preencher a cota minima nos convocados para a Servia.
17 Março, 2015 at 10:52
Os gajos não podem ter 1 português que é logo isto…
Se bem que dos últimos casos acho o Pizzi mesmo assim o mais razoável…É um tipo de jogador que não há na selecção e que ela está bem necessitada…
17 Março, 2015 at 11:09
é pena é o piça não prestar para nada. não prestava a 10 no braga, não prestava a extremo no corunha e não presta em qlq lado no merdafica. mas já se sabe que qlq bocado de merda que jogue naquele sítio é´logo convocado. na próxima convocatória devem estar la o piça( que vai ser titular antes do adrien ser), o defesa esquerdo gordo (que vai tirar o lugar ao raphael guerreiro) e o cangalheiro(que é um crime jogar futebol)
17 Março, 2015 at 11:16
Não concordo contigo…eu acho que ele é bom jogador! Sempre achei…fiquei entusiasmado quando o Sporting o tentou comprar e com pena quando não conseguiu…
17 Março, 2015 at 11:21
Sempre achei o Pizzi bom jogador. Mais, um excelente jogador.
Cheguei a desejar vê-lo no Sporting.
Raçudo … e sempre marcou muitos golos.
Recentemente, pensei que tivesse acabado com a carreira ao vir para o carnide.
Mas a verdade é que está a agarrar a oportunidade.
17 Março, 2015 at 10:49
O problema do Mané é simples: No final da temporada passada o lugar era dele. No início desta, veio o Nani. Para o ano, as coisas voltam ao normal. Mas se não voltarem, ainda bem. É sinal que temos Nani conosco mais um ano. Tomara os nossos problemas serem sempre deste tipo…
17 Março, 2015 at 11:06
Deixem jogar o Gauld!
All we are saying…is give Gauld a chance…!
E com isto me vou, porque se dou a minha opinião sobre gestão, potenciamento e aproveitamento de recursos, não me vou embora daqui hoje 😉
SL
SL
17 Março, 2015 at 11:59
“gestão, potenciamento e aproveitamento de recursos” e Marco Sliva Versão Sporting é algo que não combina…..infelizmente para Nós!
17 Março, 2015 at 13:08
Lá vem o cabrão do costume com uma tarja a dizer “amo-te, marco”.
É que não concordo totalmente contigo.
A gestão pode e deve ser melhor, mas não sabemos o que se passa durante a semana e opinamos consoante o que achamos melhor, o que vemos em campo e os resultados. Fair engouh.
A gestão de recursos (principalmente no cansaço) tb podia ser melhor, o jogo do Dragão (e é dos poucos) fala por si,
Onde não concordo é no potenciamento. Por mais que queriamos Gauld ou Wallyson em vez de por exemplo “capel” ou “martins”, acho que depois de um péssimo mundial o Rui está outra vez em alta (potenciámos o Rui com erros defensivos e o gajo brilha 🙂 );
Paulo Oliveira e Tobias, está aqui o presente e o futuro. Para mim é uma falácia o que se diz tantas vezes sobre só jogarem pq foo obrigado. Nada disso, na minha opinião. Jogaram qd tiveram de jogar, agarraram as oportunidades. Paulo demorou a tirar o peso da camisola, Tobias não era titular pq a direcção compra o campeão do mundo Sarr para colmatar Dier e Rojo.
Cedric e Jefferson a renderem desportivamente (falta renovarmos com o cedric para render tb financeiramente).
João Mário patrão (demorou a render martins, mas a verdade é que JM começa abaixo deste, inclusive fez uma excelente pre epoca).
William já era King, mas conseguimos recuperá-lo pós mundial (aquela bosta de competição onde até ele já dizia que sobre ficar no Sporting só falava qd chegasse a portugal), mas demorou a voltar à forma.
Carrillo era para ser despachado e agora até adquirimos mais percentagem de passe.
Slavchev nunca me convenceu (ok, fez um bom jogo na taça da liga), mas aceito que com mais minutos podia mostrar mais …
Rosell é uma sombra de William, mas tb concordo que devia ter mais minutos. Só com jogo atingirá melhores níveis.
Tanaka é tipo Montero (posição), mas golos tá quieto. Na pre epoca todos marcam.
Sli igual ao ano passado …
Onde quero chegar é que para a maioria, há poucas dúvidas sobre os 11 que começam os jogos. Há basicamente uma equipa tipo (agora, pq no inicio da epoca foi bem complicado acertar com a defesa) e com muito potencial. E que normalmente só é mexida por castigos, lesões ou cansaço (lá está, no dragão isso foi pessimamente gerido, mas foi dos poucos casos).
A gestão pode ser melhor, mas continuamos a potenciar jovens.
Estou muito curioso sobre quem será o próximo treinador (se este ou outro), sobre quem sai e como vamos equilibrar o plantel. Pq há muita qualidade na B, mas PL vamos sempre ter de comprar.
Mas depende tb de quem sair.
E até lá, venha a taça.
17 Março, 2015 at 13:26
Houve alguns problemas…por exemplo ele rodou os centrais…foi o que não faltou! Mas porque não encontrava um dupla segura! Será que com este trio que temos teria rodado entre os 3 ao longo do ano?! Não sei…
Ele usou o Jefferson e o Jonathan….mas de seguida! O Jonathan esteve muito tempo sem tocar na xixa para depois fazer 2 jogos e possivelmente não voltar a jogar este ano! Para mim faz mais sentido ir dando 1 jogo mais regular ao lateral suplente, principalmente se ele tem qualidade!
Ele usou já M. Lopes, Esgaio e Cedric na direita! Não tem culpa do M. Lopes não poder jogar no inicio e de o Esgaio não estar totalmente preparado! Se ele tivesse M. Lopes desde inicio teria andado a rodar com o Cedric de vez em quando?! Para estar pronto quando necessário?!
O Martins fez aqueles jogos no início e depois foi um apagão! Não devia ter indo jogando no lugar do Adrien e do João Mário! Depois quando foi preciso claro…estava claramente sem ritmo! Ao mesmo tempo Gauld ou Wallyson (não os 2 mas 1 deles, caso o Martins fosse sendo utilizado ) podiam ir entrando e ganhando rotinas nesta equipa!
Nos extremos repito…é onde melhor percebo o que foi feito! Nani é Nani, é especial! Para mim nunca pode sair…entre Carrillo e Mané vai-se rodando…
Na frente tudo certo para mim! No máximo houve 1 ou outro jogo que podia ter jogado o Tanaka em vez do Montero mas nem sequer acho que mudasse alguma coisa…O Slimani é titularissimo e crucial, Montero o nosso melhor suplente, Tanaka…bom jogador mas acho que sem espaço…
Ele potenciou jogadores?! Sim…alguns….mas podia ter potenciado muito mais jogadores e se calhar hoje tínhamos uma equipa muito mais competitiva…
17 Março, 2015 at 14:20
“Ele potenciou jogadores?! Sim…alguns….mas podia ter potenciado muito mais jogadores e se calhar hoje tínhamos uma equipa muito mais competitiva…”
É das poucas vezes que concordo contigo…. mas este paragrafo que cito concordo integralmente, apesar de no resto do texto existirem coisas que não concordo 🙂
17 Março, 2015 at 14:48
Hehehe!
Eu sou como um relógio estragado! Mesmo assim sempre consigo estar certo 2 vezes por dia! 😛
17 Março, 2015 at 14:50
Uma coisa é certa.
Isto da “Gestão” tb acho que se aprende.
Não estou a desculpar, atenção. Bc sabia disto o próprio Marco tb.
O facto de nunca ter jogado num grande, nunca ter treinado um grande ou nunca ter sido sequer adjunto num clube desta dimensão, faz com que para o próprio Marco as coisas não fossem fáceis fruto da pressão que a nossa realidade (o nosso adn) impõe.
Percebo muitas críticas, concordo com algumas delas, excepto as que não têm nada de construtivo nem de verdade, como o ser “lampião”, ter “agenda”, etc.
A questão é o que vai na cabeça do Bruno. Estamos nós em condições de tb formar um treinador? Ou precisamos já de um gajo experiente para ganhar no imediato? E se não ganha?
E claro. Quer o treinador continuar? Há paz podre ou vão-se entender para bem do clube e brio profissional?
É que para o ano, ovos acho que temos. Reforço apenas que um PL de topo seria fantástico, mas sei que isso custa o que provavelmente não temos.
17 Março, 2015 at 15:02
Para mim a questão principal é mesmo saber se o que existe é uma Paz Podre entre B.Carvalho e M.Silva ou se está tudo resolvido…
E sinceramente…. “cheira-me” que estamos uma Paz Podre…. e quando assim é…. só há 1 solução —> Saida do treinador
E até acho que o M.Silva tem potencial…. mas no Sporting é um “corpo estranho”
17 Março, 2015 at 15:10
Depois da taça esse tema será esclarecido, não tenho dúvidas.
Não podemos entrar com um treinador sem a certeza que é o que queremos para ao fim de dois jogos o despedirmos.
Se for para sair, certamente BC já anda a tratar do assunto. Só não quero é mais novelas.
17 Março, 2015 at 15:21
“Cheira-me” que é paz podre.
17 Março, 2015 at 16:55
Nesse caso será impensável continuar.
Espero que saibam tratar de uma saída airosa.
17 Março, 2015 at 14:18
O que vale é que pagas uma jola já no Domingo ou então na pior das hipóteses no jogo seguinte em casa (não sei se é a Taça ou antes ainda temos campeonato)
Vou ter ao parybeb e pergunto pelo homem da tarja de apoio ao msilva! hehe
17 Março, 2015 at 14:43
lol
17 Março, 2015 at 15:34
Domingo podes levar a tarja de apoio ao M.Silva para junto do parybeb, mas não pagas a jola, pois apesar de ir a jogo…. não vai dar para ir ao parybeb.
Pergunta para quem souber!
Tenho Gamebox, mas quero ver o jogo num outro sector (passar da B03 para o A6)…. tenho que ir a Alvalade ou pela linha telefónica consegue-se tratar?
No site…não dá, pois aparece logo a mensagem que tem bilhete para o jogo…
17 Março, 2015 at 15:55
Acho que isso só se resolve em Alvalade.
Outra merda que aquele site de bosta tem que permitir. Alterações de lugar.
Vou enviar um mail ao BdC, para ver se isso não vem nas godinholines e o gajo anda a dormir.
17 Março, 2015 at 16:13
Obrigado pela rápida resposta.
Já desconfiava que fosse essa a resposta… mas ainda assim vou ligar para a linha de apoio, se bem que aquela linha de apoio nas vezes que liguei foi uma “desgraça”
E fazer 100 Kms (50 para cada lado) para trocar de bilhete não está com nada…. ainda para mais quando as bilheteiras fecham às 19H….
17 Março, 2015 at 16:58
Disseste site de bosta?
Isso foi um elogio.
Felizmente está a ser tratado …
17 Março, 2015 at 16:59
Maria…
O bruno, mesmo que quisesse, não poderia dormir…
Entre as coisas que tem de resolver no SCP, as atoardas dos anti e dos inimigos, agora a pequena Diana…
Ele tem lá tempo para dormir…
17 Março, 2015 at 11:07
Adoro o mané, o seu sportinguismo e admiro o seu percurso no nosso clube. Tem tudo para ser um grande jogador.
O meu receio … que depois de Leo acreditar nele e depois do trabalho que tem sido desenvolvido este ano … o mané não dê o salto.
Tendo em conta o Carrillo deste ano e a vinda do Nani, percebo perfeitamente mané como opção. Para mim (e desde que o vi ao vivo a primeira vez como junior na LC contra o Liverpool) é um 2º avançado, que se tiver de ir à ala vai, se tiver de andar no meio, anda.
E até acho que mané tem sido muito bem gerido. Já foi aposta inicial (gestão de esforço) e mesmo nos jogos onde a coisa lhe correu mal, marcou! Tem faro!
E mesmo sendo assobiado em Alvalade, Marco continuou a apostar nele. Mesmo numa fase de críticas, continuou a ter minutos.
Para mim só falhou (como respondi acima ao Ricardo) em não ser aposta no Dragão.
A questão é: Pq não se aposta no mané como 2º avançado e se continua a insistir nas alas? Não sei. Talvez pelo sistema de jogo …
Muitas vezes este ano, perante adversários mais fechados, desejei ver JM a recuar um pouco para junto do William (saindo adrien) e entrar o Mané para o centro, junto ao PL.
17 Março, 2015 at 11:14
Por isso é que vejo o Mané mais como suplente do Nani do que do Carrillo! Ele joga bem por dentro…não necessariamente como 2º avançado…pode ser um jogador do trio da frente (para não dizer um extremo a jogar por dentro que me parece uma expressão contraditória demais…hehehe) desde que seja para abrir a ala para o lateral e que o médio vá lá no apoio! Como os nossos médios fazem poucos golos os extremos (principalmente do lado do Jefferson) devem jogar mais dentro e os médios mais por fora…
Acho que o Mané partir logo por dentro (e não a vir de fora para dentro) perde logo o “factor surpresa” que é muito importante nestes casos e causa muitos problemas…
17 Março, 2015 at 11:18
O mané tem um problema que é perder bolas infantis.
E depois tem a virtude de as recuperar logo a seguir pq não desiste do lance.
Por vezes olho para ele como um miudo que joga na rua. E sem perder a alegria de jogar, ele tem de dar esse salto para um jogador um pouco mais “adulto”.
Acho que ele tem tudo para qq posição ofensiva (excepto PL) e … com golos (pé e cabeça)!
17 Março, 2015 at 11:38
Faz sentido…uma vez que ele ainda é um miúdo! LoL! 😉
Concordo contigo…mas acho que ele tem de jogar perto do PL e acho que o fará mais facilmente quando jogar a “extremo” do que como médio, onde fica muito embrulhado na luta de meio campo. 90% dos meios campos jogam a 3, por isso ele teria sempre de descer muito quando temos a bola e muitas vezes que cair para as alas para fugir à marcação…que acho que acaba por ser um contra-senso…
Só teria mais facilidade em jogar no meio num 4x4x2…sistema que eu não gostava de ver no Sporting como já defendi muitas vezes….por isso acho que ele tem de crescer como extremo! E acho que tem crescido por acaso…
17 Março, 2015 at 11:45
Até podemos “viver” em 4 3 3 (futebol moderno?) … mas temos de ser versáteis e durante os jogos mudar de sistema.
Pq não acabar em 4 4 2 se for necessário?
17 Março, 2015 at 11:55
Acho que podes ter essa flexibilidade e mudar para 442 em caso de necessidade…mas a base para mim é o 433! É o que melhor assenta à formação e o que mais facilita o aproveitamento dos nossos miúdos…
Claro…um 433 muito flexivel, com extremos a vir para dentro, médios a entrar perto do PL ou a ir ás alas e tudo mais…falar em 433 ou 442 é sempre muito redutor…mas a base…1 Pl, 2 extremos e 3 médios…
17 Março, 2015 at 12:28
4 3 3 tem de ser com um grande PL … sempre 🙂
17 Março, 2015 at 12:31
U Spik da tru!
Espero que consigamos ir desencantá-lo no próximo verão!
17 Março, 2015 at 12:41
In Bruno we trust!
17 Março, 2015 at 12:47
Mesmo…
Acho que já andam à pesca!
Há muita coisa que o nosso presidente já provou e uma delas é que aprende e muda conforme as necessidade se apresentarem! Por isso acredito que este ano a politica de contratações mude e que estejam essencialmente concentrados em encontrar 1/2 PL, 1 deles um DAQUELES…
17 Março, 2015 at 13:11
Com o que temos na B para outras posições … se arranjamos um verdadeiro matador, mesmo caro … caso sério.
17 Março, 2015 at 11:10
Mané é um diamante, faz todas as posições do ataque. Acho que vai afirmar-se definitivamente e brevemente. Se calhar não encontrou ainda o treinador certo(?!). Acho que esta época podia e devia ser utilizado mais vezes como segundo ponta de lança. Para isso era preciso ter coragem para, abdicando muitas vezes de um homem do meio (Adien/João Mário), lançar Mané atrás do ponta de lança. Deambulando pelos flancos, criaria desequilibrios e um futebol atacante ainda mais atractivo do que o de melhor se fez esta época a esse nível, digo eu… Um aspecto em que Mané deverá melhorar é a componente táctica, nos jogos em que vi ao vivo e em que jogou (não foram muitos), reparei que de vez em quando leva raspanetes do William, quer por baixar a guarda muitas vezes, quer por perdas de bola infantis ou passes precipitados.
A minha fé: Para o ano, se calhar não temos Nani, mas temos Mané 🙂 [até rimou, dá um bom slogan para a próxima época! :)]
Aquele Golo na Choupana é um Hino ao Futebol!… e não é para qualquer um!
SL
LdC
17 Março, 2015 at 12:49
Concordo!
17 Março, 2015 at 11:16
O Mané está a fazer uma época razoavelmente boa pois até já tem mais golos que na época transacta, mas acho que todos compreendemos que não é fácil “lutar” com Nani e Carrillo, principalmente porque um (Nani) raramente é substituído conforme se viu este fds em que mal se viu em campo, e Carrillo está a fazer uma época acima do que fez até hoje.
Para o ano, Nani já cá não está e o Mané terá de assumir aquela vaga.
17 Março, 2015 at 11:23
mané pode até jogar como avançado , pois era aí que ele jogava quando Júnior !
o que eu acho é que tanto ele como outros da equipa b , deviam nesta altura da época , jogar mais minutos .
ainda não entendi , porque quase sempre os mesmos convocados , quase sempre as mesmas substituições , e também quase sempre aos mesmos minutos ?!
enfim teimosias ! um abraço
17 Março, 2015 at 11:28
prefiro este tipo de problemas de gestao de quem entra para outro sair uma vez q sao todos bons e fazem a diferença…
do que dos outros tipo de problemas em q nao temos ng para entrar q sao tds maus e ou piores do que estao a jogar.
E o bonus disto td é q sao tds sportinguistas:)!
se todos os males do nosso Sporting fossem estes estariamos nos mt mt bem:)
Mane tera a sua oportunidade e mantnedo a humildade e esforço ,tera de certeza um futuro brilhante:)
SL
17 Março, 2015 at 11:29
No nosso clube e como diz o provérbio o treinador é preso por ter cão ou por não ter.
Se aposta nos jovens arrisca a ter o “tribunal” a assobiar, a paciência de alguns adeptos é nula( não merecem ser chamados de adeptos mas não me ocorre outra palavra), depois lá fica o jogador inseguro e a não render, se vai dando poucos minutos, devia dar mais. O jogador deve jogar sem se olhar para o BI, em Portugal se é jovem não pode jogar muito, se tem mais de 30 anos está a tornar-se veterano.
Pessoalmente gostava de ver o clube a jogar com o Mané como segundo avançado, mas isso ia obrigar a algumas mudanças táticas e com sorte lá tinhamos outra discussão: não devia jogar o Mané mas o Montero.
Pessoalmente prefiro sempre pensar que o nosso treinador é o melhor do mundo e que os 11 que estão dentro de campo são os que merecem estar.
17 Março, 2015 at 11:49
“Pessoalmente prefiro sempre pensar que o nosso treinador é o melhor do mundo e que os 11 que estão dentro de campo são os que merecem estar.”
Like it!
No entanto, não podem estar imunes a críticas consoante o rendimento e resultados das opções.
17 Março, 2015 at 11:55
Toda a razão Miguel.
O que quero dizer é que quando começa cada jogo é esse o meu pensamento, claro que como qualquer treinador de bancada ao fim de 10 minutos de jogo, começo a pensar em quem está a jogar mal, em quem tirava, o que mudava taticamente e essas coisas todas que se pensa na bancada do Alvalade XXI.
Outra coisa que eu penso em muitos jogos: devia ter bebido mais uma imperial antes de entrar que já estou com sede outra vez 😀
17 Março, 2015 at 12:29
Positivismo!
17 Março, 2015 at 11:58
O meu colega de casa indiano (que virou SCPguista, até viu a 2a parte contra o Wolfs sem mim!) pode atestar a que o comentário mais usado por mim durante jogos do SCP é:
‘We need Mané in there!’
É de tal modo que até ele já comecou a dizer! Hehehehe
Tendo visto (e entrevistado) o Mané quando era Iniciado, tenho um orgulho descomunal neste puto, e quero que ele seja o próximo na fornada de nomes que formamos e que se tornam grandes. Como tal, concordo em absoluto com este post.
17 Março, 2015 at 12:52
E essa entrevista está onde? Era de publicares por aqui…
SL
17 Março, 2015 at 14:07
Nao foi uma entrevista, eram declaracoes após os jogos, e o site fechou (?) há algum tempo. Senao publicava na boa 😀
17 Março, 2015 at 12:03
saindo o William (mucho diñero) e Nani, acho que só teríamos a ganhar em chamar o PBento como consultor externo e implementar um losango. Não temos extremos de elite (Carrillo renova? sai? faz umas corridas no pinhal?), nem ninguém que aguente um meio-campo “a solo”.
Adrien, Rosell, Joao Mario, Wallyson, Slavchev (??), Esgaio e Gauld (Chaby? Iuri?) podem formar o quatro do meio-campo, e depois joga-se com 2 avançados. E há homens para isso… Tanaka, Slimani (ou outro pinheiro magrebino),e… Mane.
17 Março, 2015 at 12:31
Consultor?
Treinador, pá!
Foi campeão no clube e está no desemprego.
17 Março, 2015 at 12:51
Embora não queira nem concorde que o Sporting jogue em losango, de facto é a única forma que vejo de conseguir jogar com 2 avançados sem perder consistência…mas por muitos motivos é uma forma de jogar que eu não defendo para o Sporting…
17 Março, 2015 at 13:44
442 losango assimétrico (do meio campo para a frente):
William
João Mário; Nani
Gauld
Mané; Slimani
Rosell
Carrillo; Adrien
Iuri
Tanaka; Montero
Palhinha
Wallyson; Gelson
Chaby
Sacko; Rubio
Agora vou desfazer a risca ao meio.
17 Março, 2015 at 14:52
Ainda não consegui ver nada de jeito no Sacko …
17 Março, 2015 at 14:59
+1
17 Março, 2015 at 15:30
Mas já viste alguma coisa de todo?
É o que eu digo, o miúdo virou Sacko de pancada… Podia ser pior, assim sempre se poupa nos da casa (Iuri, Chaby, Gélson, Mané, Tobias, etc.), ou não!
Olha aí os três minutos da reviravolta da equipa B contra o Tondela:
https://www.youtube.com/watch?v=I9Nj-Fdr5Ss
Eu já li aqui que nesses três minutos só o tinham visto fazer uma má recepção, se calhar eu é que ando a ver mal.
E este golaço a virar um resultado:
https://vine.co/v/OxwKjpzWetZ
E o facto de ser o segundo melhor marcador da equipa B (joga a extremo e tem bem menos minutos que outros…)?
Realmente o puto de 20 anos na sua primeira experiência do estrangeiro não faz mesmo nada de jeito…
Estou para ver se essa exigência se alastra ao resto dos jovens e equipa B…
17 Março, 2015 at 15:43
O que vi dele (alguns jogos) é tecnicamente fraquinho mas rápido…a nível de finalização é +-! tem algumas falhas bastante…enfim…mas de vez em quando faz o golinho dele!
Para mim é parecido com o Djaló mas com mais corpo…muito dificilmente conseguirá o seu lugar na equipa principal com Iuri, Gelson, Matheus, Mané e Dramé, todos eles melhores claramente que ele! E eu ainda acrescento o Podence que embora tenha um apagão agora (não sei onde anda) tem muito futebol…se conseguir ser suficientemente rápido e astuto a executar para ultrapassar o problema de altura…
Mais ou menos como o Slavchev…reconheço algum potencial?! Sim…mas reconheço mais potencial a outros da mesma idade ou mais novos por isso dificilmente terá espaço…
17 Março, 2015 at 15:52
Pegando apenas nos jogadores que mencionas e que jogaram mais na B este ano, o Iuri, o Dramé e o Gélson têm números muito fraquinhos quando comparados com o Sacko…
E longe de mim vir aqui argumentar que o Gélson é um Djaló…
A sério, irrita-me profundamente mandarem abaixo um jogador jovem com excelentes números e que provavelmente só viram jogar uma ou duas vezes. Aliás, irrita-me que mandem abaixo qualquer jogador do Sporting com argumentos do género parece o Djaló…
17 Março, 2015 at 15:30
É rapido
Nao finaliza mal
Mas tambem o Djalo o era.
17 Março, 2015 at 15:35
Miguel,
é que é impressionante como num comentário onde exploro três combinações de jogadores com contrato no Sporting num possível 442 surja uma resposta a bater no Sacko!
O rapaz fez-te alguma coisa?
É que começa a ser habitual o bota abaixismo infundado em relação a alguns jogadores… Não gosto…
17 Março, 2015 at 15:36
Pumba, agora virou DjaLOL!
Fui!
17 Março, 2015 at 15:48
Deixem jogar o Sacko!
Ou pelo menos: Abram os olhos para ver o Sacko a jogar!
17 Março, 2015 at 15:56
Também acho que o famigerado losangulo, é o que mais se adequa ao plantel.
Ja aqui tinha dito isso no contexto do plantel para a proxima época, mas la esta precisamos, precisamos dum treinador com unhas pra isto. Um treinador que venha para treinar, isto é analisar o plantel A e B, e escolher o sistema que melhor explora as qualidades e melhor disfarça as limitaçoes.
Sem Nani, Carrillo e se deus quizer Capel, vai ser muito dificil ir buscar 3 bons extremos. Por outro lado 2o avançado nesta equipa é mato : Montero, Tanaka, Mané e Rubio (depende do contrato).
Ja disse a minha teoria que nao vamos renovar com nenhum jogador, nao temos pilim para isso, qualquer jogador do Sporting pode ir ganhar o dobro por essa europa fora, o Vieirinha acabou de renovar por 4ME. O Dier com meia duzia de jogos assinou por 700 mil salario com premios e direitos de imagem por um valor net global de 2ME . Nao temos hipoteses nenhumas de renovar, com nenhum jogador! os Sportinguistas têm de integrar esta ideia.
O nosso problema, em todo caso meu problema, foi o escaldanço que o risco ao meio nos deu com este sistema! O nosso futebol, era chato, repetitivo e sem imaginaçao. Mas isto não é uma obrigatoriedade, o JJ nos tempos do Aimar chegou a jogar com o losangulo, e nao era devagar, devagarinho e parado.
Para mim iamos buscar 3/4 como o Ewerton , experiencia na liga (de preferencia) e experiencia internacional, entre 24-30 anos. Solidos e experientes, a magia e o potencial vem da academia.
17 Março, 2015 at 12:04
Gosto do Mané mas não vejo nele um craque em potência! É um bom jogador mas, se fosse craque, já se tinha afirmado pois é isso que os craques fazem.
É um jogador na linha do Wilson Eduardo. É avançado com golo mas não parece extremo. São jogadores talhados para um sistema de dois avançados em que farão o papel de avançado móvel em apoio ao verdadeiro ponta.
Só se afirmará no Sporting num sistema com 2 avançados.
A extremo é, naturalmente, a terceira opção e neste caso específico até acho que MS tem gerido bem. Mané é claramente inferior a Carrillo e Nani e basta ver que a grande maioria dos golos que fez foram a aparecer na zona do avançado, alguns deles na sequência de bolas paradas na ‘molhada’ pois pisa bem dentro da área.
17 Março, 2015 at 12:19
E mt simples..poes o 4-3-3 q tens c o 3 de meio campo a ser o mane nas costas do ponta…tens e de tirar o adrien ..pois so c 2 na linha media prefiro wc e jm
17 Março, 2015 at 12:24
No 4x3x3, a não ser que jogues em ataque continuado contra um autobus, precisas de um terceiro médio que também tenha capacidade de construção. O Mane não tem. É um finalizador, precisa de jogar exclusivamente no último terço, em zonas onde possa rematar ou fazer o último passe (se bem que ainda se perde nesse pormaior)
17 Março, 2015 at 12:28
Piora ainda mais quando jogas contra uma equipa com um trio de meio campo que tenha o mínimo de qualidade e força…perdes o Mané ou porque anda no meio da guerra de meio campo ou porque sente necessidade de fugir para as alas e por isso para mais longe de onde é decisivo…fazendo o movimento exactamente contrário ao seu forte (de fora para dentro…)!
Concordo contigo…num 433 o Mané só pode jogar no meio em jogos muito especiais! Mais depressa metia o Nani no meio e o Mané na “ala”…
17 Março, 2015 at 12:32
Frost, se fosse assim tão simples…
Mané não é um médio ofensivo. É um avançado.
O Nuno e o Tiago até exploram bem aquilo que disse acima.
17 Março, 2015 at 12:32
Essa forma de jogar na maioria dos jogos (excetuando, benfica, porto, braga e guimaraes) em Portugal servia para “sufocar” os adversários.
Claro que iriamos sofrer uns contra-ataques venenosos…. mas o volume de jogo atacante seria completamente sufocante para os aroucas e penafieis deste campeonato.
Haja Tomates!
17 Março, 2015 at 12:40
Jogas-te assim com o Moreirense e não serviu (empatas-te no fim…)! Meios campos como o do Marítimo, Belenenses, Rio Ave, Nacional ou como provado na altura, Moreirense, fazem com que não consigas jogar…
Basta apanhares um meio campo forte e que saiba jogar à bola que se pode complicar! A não ser que tenhas uma equipa mesmo só virada para a frente (como os lampiões) e aí tens alguns problemas…jogos mais complicados e vês-te à rasca, não podes dar metade da porrada que eles (lampiões) dão para segurar os ataques adversários e não te marcam foras-de-jogo aos adversários isolados a torto e a direito…
Não é uma equação tão fácil como pode parecer à primeira vista, embora eu perceba bem que é apelativa…
17 Março, 2015 at 12:46
Por isso é que Gaul caia que nem uma luva…
Mas já estou como o Sá…perdi a esperança.
Para o ano falamos no escocês.
17 Março, 2015 at 12:46
*Gauld
17 Março, 2015 at 12:48
Estamos de acordo, mais uma vez! 😉
17 Março, 2015 at 12:56
E jogamos da outra forma com outras equipas e também empatámos… E com o moreirense o 10 foi o Montero!
17 Março, 2015 at 13:07
Jogámos muito mais vezes…e contra as equipas mais difíceis e tudo mais…é normal que aconteça das duas maneiras! Não há sistemas perfeitos!
O que digo é que aquilo que aconteceu com o Moreirense ia acabar por acontecer mais vezes! Não ias esmagar o campeonato todo como muitos prevêem…Já na Luz no ano passado aconteceu o mesmo…jogas-te assim (que me lembre) 4 vezes e das 2 em que encontras-te um meio campo mais forte (lampiões e Moreirense) perdes-te pontos e não fomos capazes de jogar futebol…Só correu bem com 2 equipas fraquissimas como o Setúbal e o Boavista…e mesmo assim não houve esmagamentos mas sim vitórias em sofridas (em ambos os casos se não me engano só marcámos na segunda parte)!
Concedo que em todos os casos foi o Montero que jogou como 2º avançado mas eu acho o Montero mais capaz como 2º avançado que o Mané por isso acho que com o Mané ainda mais difícil era…
Repara…eu não quero ter razão! O que me faz ter esta opinião é a forma como eu gosto de ver o futebol! Claro que o que não falta é quem discorde de mim…e nenhum de nós tem ou deixa de ter razão…são apenas visões diferentes! Jogar assim é um risco (para além de ser objectivamente difícil meter uma equipa a jogar assim…) que eu prefiro não correr! Outros preferirão correr…Para além de achar que o encaixe dos miúdos da formação é melhor e tudo mais mas já nem vou por aí… 😉
17 Março, 2015 at 15:19
Sinceramente também prefiro o 4x3x3 mas é uma tática em que se não houver rasgos torna tudo demasiado previsível… Mas mais importante que tudo é a dinâmica pois ao longo do jogo temos de assumir várias táticas!
Mas dado o nosso anterior momento (sem Slimani e com Adrien esgotado) deveríamos ter jogado em 4x4x2…
Só discordo totalmente de ti no Montero vs Mané porque na zona central as mudanças de velocidade são essenciais…mas isso são opiniões e comparações de jogadores muito diferentes!
17 Março, 2015 at 14:22
E mais que a táctica….convem lembrar que nesse jogo faltou “intesidade/atitude” em toda a 1ª parte….
E quando assim é… não há esquema táctico que valha!
17 Março, 2015 at 13:21
A mim, o que me faz “comichōes”, é o facto de termos um sistema de jogo que se adapta ao Slimani… Perdemos o Slimani por uma carrada de tempo, e depois tendo 3 outros avançados de caracteristicas completamente diferentes, ( Montero, Tanaka e Mané), continuamos a Insistir no mesmo modelo de jogo… Não consigo entender..
Porque Não usar Montero e Mané na frente mais móveis, em vez de só Montero ou Tanaka que já se viu que nao results a com a mesma eficácia do que com Slimani???
Falta de “agilidade” táctica do ms??
Outra comichão é o facto do Presidente ter dado a entender que será muiiiiiito dificil renovar com o Carrillo, e curiosamente ser essa a “aposta” mais reconhecida ao ms…
Perseguição? Não!!!
Apenas incompreensão da minha parte…
17 Março, 2015 at 12:10
Os nossos meninos na festa de anos do Adrien. E havia balões. 😀
https://www.facebook.com/Nani/photos/a.177374488986620.43497.139690252755044/857840594273336/?type=1&theater
17 Março, 2015 at 12:18
Balões? Chamaram o Polga e o Maurício?
17 Março, 2015 at 12:29
Xandão e Onyewu! Estes nem eram balões como os da festa do Adrien! Estes eram balões daqueles que levam pessoas…
hehehheeh!
17 Março, 2015 at 12:37
Podiam convidar o Roubern que fazia de obelix. Ou de bola nívea.
17 Março, 2015 at 14:39
Mais depressa fazia de Javali do que de Obelix…hehehe!
17 Março, 2015 at 12:35
Nani a patrocionar os chocolates Twix?
E acho que o Carrillo apanhou um choque …
17 Março, 2015 at 16:55
O JM vai fazer de palhaço para a criançada presente no aniversário, já tem a jaqueta vestida e tudo…
17 Março, 2015 at 12:19
Antes de tudo Feliz St Patrick’s day!
O Mané tem 2 grandes problemas:
Nani e Carrillo.
De resto a unica altura em que MS esteve mal foi em deixá-lo na bancada na visita ao ladrão.
Por agora é tão ou mais inconsistente que o Carrillo. Não entende ainda os momentos do jogo. Nem sempre acelerar é o mais indicado. Talvez por isso o MS goste de o ter no banco. Quando é preciso agitar as águas o Mané é o jogador perfeito.
Em suma: calma puto Mané. Tens muito tempo pela frente.
SL
17 Março, 2015 at 12:54
St. Patrick é do Sporting
17 Março, 2015 at 12:56
Ora advinha lá que camisola vou andar aqui a passear hoje?
17 Março, 2015 at 13:02
Mai nada.
Eu ando com a do trabalho 🙁 mas ao menos agora é preta.
17 Março, 2015 at 12:28
O Carlos Mané tem uma característica negativa: não tem uma posição fixa que possa potenciar.
Não é um extremo, nem um ponta de lança, nem um nº 10.
Anda um bocado “perdido” na frente do ataque, como um avançado móvel. O que não é fácil de enquadrar num sistema táctico “afinado”.
Mas o Carlos Mané tem bastantes características positivas: é combativo, rápido (apesar de não ter drible) ,disciplinado e de remate fácil. Não vira a cara à luta e tem muito “pulmão”.
Bem vistas as coisas, não é um craque (suponho que nunca será, atendendo às suas características) mas é um jogador muito útil para o SCP. Eventualmente num sistema de 4-4-2 poderia brilhar mais, mas mesmo assim não o vejo como jogador para ser titular numa equipe campeã.
SL
17 Março, 2015 at 12:29
Um dia, quero ver a foto do Mané nos bacalhaus presidenciais. Ao lado de William e Nani.
17 Março, 2015 at 12:36
E do Gauld.
17 Março, 2015 at 12:38
Deixei de pensar no Gauld. Foderam-me as expectativas. Só volto a pensar nele para o ano…
17 Março, 2015 at 12:40
Na pré epoca já vamos andar malucos com o gajo dar cuecas.
17 Março, 2015 at 12:44
É…também acho que Gauld só na próxima época…a não ser que haja lesões ou que os jogadores que o Sporting quer colocar já tenham negocio fechado e já não precisem de montra…
17 Março, 2015 at 12:34
Eu então só vos digo…:
Tenham calma…o Mané há-de ter o seu momento…”a tempo inteiro…”!!
Pessoalmente também gosto mais de o ver atrás do avançado…sem os adversários saberem para onde ele “vai tombar”…!!
SL
17 Março, 2015 at 12:49
Olhem quem é ele Alexia e Maria 😉
http://videos.sapo.pt/sMZU01z6KhIWajcSNouZ
17 Março, 2015 at 15:58
Ehehehehehehehe.
Tenho que lhe cortar aquele cabelo. Aquilo não são figuras para se andar na rua….
17 Março, 2015 at 16:02
Maria,
Deixa lá estar o cabelo que o totiço é que lhe dá graça 😛
Podia era aparar mais a barba e ficava no ponto.
17 Março, 2015 at 13:18
off topic: parece que no chipre os árbitros andam a ser atacados À um ano. se continua o colinho cá pode ser que aconteça o mesmo 😀
17 Março, 2015 at 13:19
Deixem masé jogar o Wallison!!! Para o ano se William sair: Wallison, João Mário (duplo pivot) e Iuri Medeiros!
Quanto ao Mané tem 7 Golos e 4 Assistências sendo que tem sido importante em momentos críticos: Marcou o único golo contra Arouca, Nacional e Belenenses (=9 pontos); fez duas assistências que desbloquearam o jogo com o Arouca; marcou o 2-2 contra o Nacional na meia-final da taça e já marcou na Champions!
Incrível como é\foi preterido por Capel em vários momentos…
Gostava de ter visto o trio Carrillo +Mané + Nani em simultâneo no 11 inicial…acho que só aconteceu uma vez…resultado? Vitória! Mas se alguém pudesse confirmar a veracidade deste último parágrafo agradecia…
17 Março, 2015 at 14:54
“Wallison, João Mário (duplo pivot) e Iuri Medeiros!”
Foda-se … que qualidade!!!
E Iuri com esta experiência por empréstimo, pode ser que mude um pouco o chip para “tanta qualidade com pouca entrega” para “tanta qualidade e entrega”.
17 Março, 2015 at 16:04
O Iuri vai ultrapassar o Gauld para o ano…
Quanto ao meio-campo o ideal seria manter o William até sabermos se entramos na fase de grupos da Champions mas é difícil meter os colossos em espera (o fcp este ano apurou-se 26 de agosto…) e aí invertia-se o meio campo saía o Iuri e entrava o William!
17 Março, 2015 at 16:12
Eu continuo na minha…o Iuri vai chegar à equipa principal e crescer só se se fixar como extremo…um extremo como James era! Mais tarde sim, com outro corpo, outro ritmo e outra experiência pode voltar ao meio! Mas como extremo terá muito mais jogos do que como 10…acho que o Gauld nesse aspecto está à frente! Defende melhor, tem mais intensidade, liberta a bola muito mais depressa e com muito mais “à vontade”…tem outra destreza de movimentos que o Iuri não tem! O Iuri é um perigo em progressão e diagonais (quer acabem em remate ou em passe)! E com o tempo vai ganhar (tem mesmo de ganhar) intensidade a defender, ao choque e a largar a bola…e aí sim poderá vir a chegar-se para o meio…
17 Março, 2015 at 13:21
Apoiado, bem pensado e melhor pintado.
O Carrillo e o Carlos Mané equivalem-se em muito mas, o Mané supera-o em “Garra”.
Claramente vai ser “O JOGADOR” das próximas épocas se a areia se nos não escoar por entre os dedos.
17 Março, 2015 at 13:25
Bom dia a todos(as)
Mané está epoca em todas as competições já conta com sete golos, para o tempo que tem sido utilizado acho que a isto se chama evolução.
Mané tem Carrillo no melhor momento desde que chegou ao Sporting e Nani que é uma estrela mundial como extremos, acham fácil entrar como extremo?
Na minha opinião era mais fácil jogar como apoio ao ponta de lança jogando nas suas costas, posição essa onde tem feito as suas melhores exibições.
Até porque Adrien revela algum cansaço e João Már as vezes desliga o “intensificódromo” .
Tomara ser eu treinador e ter estas boas dores de cabeça.
SL
17 Março, 2015 at 13:48
Com Nani e Carrillo, Mané não tem lugar. Ponto. Aliás, achar que o Mané devia jogar no lugar do Carrillo… adiante.
Mas a questão não se fica por aqui: é que eu acho que o Mané não é extremo em lado algum, desde logo porque não lhe revejo grande capacidade de ir à linha e de cruzar. Mané, tenta, invariavelmente, as zonas interiores, seja para receber no espaço que se abre com a subida do lateral, seja para tentar ele próprio investir rumo à área e procurar o remate. Até porque o puto tem faro pelo golo. Não o vejo com grande capacidade para jogar em 4-3-3, o que se torna relativo quando me lembro do Vágner Love, mas vejo-o como uma alternativa muito válida num ataque formado por dois homens.
17 Março, 2015 at 13:54
Tal e qual 😉
17 Março, 2015 at 14:00
Isso mesmo, já o tinha escrito em cima
17 Março, 2015 at 14:05
Todos os números que o Mané apresenta esta época foram conseguidos a jogar a extremo. E vamos lá rever esse conceito de extremo até porque um extremo moderno já não se limita a ganhar a linha e cruzar (hoje em dia, esse é o papel dos laterais), faz exactamente aquilo que o Mané, Nani, Ronaldo, etc. fazem. Ir para dentro, abrir o corredor para a entrada do lateral e entrar pelo meio para finalizar ou assistir. Eu até acho que a posição de extremo já não existe e foi redefinida para médio ofensivo (esquerdo ou direito).
17 Março, 2015 at 14:28
Ainda hoje tenho arrepios quando ouço o nome Vágner Love 🙁
17 Março, 2015 at 14:32
Sá, eu não estou a dizer que um extremo deve limitar-se a ir à linha e cruzar, até porque, pelo menos desde o tempo do Figo, que esse conceito se foi esbatendo. Agora, sinceramente, não vejo o Mané a chegar ao número de assistências do Carrillo, muito menos a incluir no seu jogo a capacidade de cruzar o peruano. Basicamente, eu não curto ver o Mané na linha, até porque os melhores jogos que faz (tipo, a recepção ao Schalke) mostram-nos sempre um jogador a aproveitar bem a subida do lateral para fugir para dentro.
17 Março, 2015 at 14:45
Depende, cherba. E nem sequer dele, depende mais dos movimentos dos companheiros. Se Slimani ficar tipo estaca no meio à espera de cruzamentos, claro que dificilmente Mané fará uma assistência. Mas se fizer diagonais para ficar na cara do golo, Mané dá-lhe a bola redondinha (lembro-me de um jogo fora onde faz duas assistências desse tipo para Montero).
O Mané pode não chegar ao nr de assistências de Carrillo mas em termos de golos ultrapassa-o facilmente. Concordo contigo, a posição ideal para o Mané é a de avançado, seja em cunha ou atrás do PL. A questão é: fará sentido mudar um sistema em função do Mané ou fará mais sentido trabalhar o jogador para ser mais decisivo a partir da ala? Se nem fizemos isso com Montero (que, para mim, justifica muito mais essa alteração) duvido que o façamos com Mané.
A estupidez disto é que podemos mudar o sistema e já temos dois jogadores de inegável qualidade para fazer esse papel de segundo avançado (Montero e Mané). Nem era preciso contratar ninguém!
17 Março, 2015 at 14:55
Assim de repente, extremos que raramente vão à linha cruzar:
Willian, Hazard, Neymar, Messi (ou se quiseres o Suárez…um dele é extremo…), Schurrle, Silva, Sterling, A. Sanchez, Cazorla, Reus, Ribery, Robben,…e podia continuar
Todos eles “extremos” nas equipas deles…e cabem bem, todos eles a jogar com 3 na frente…o Mané tem de fazer o mesmo caminho! Assim como o Sporting tem de saber jogar com 3 avançados em vez de 2 extremos e 1 avançado…
17 Março, 2015 at 15:01
Para não ir, claro ao Bale e Ronaldo que por algum motivo jogam com o pé trocado…
17 Março, 2015 at 15:02
A diferença entre Mané e esses monstros é que, não obstante dos seus movimentos preferenciais (jogo interior), quando vão à linha (porque muitas vezes é o único caminho possível) não deixam de ser decisivos. É só isso que falta ao Mané.
17 Março, 2015 at 15:08
É muito, muito raro irem à linha…Jogam muito por dentro, normalmente com 3 avançados…
Claro que há enormes diferenças entre estes e o Mané…o Mané tem um longo caminho…o que digo é que ele tem de aprender a ser um extremo “deste tipo” e não um extremo mais clássico, e acho que o Mané fará esse caminho, o caminho que ninguém ajudou o W. Eduardo a fazer na sua altura! Acho mais fácil isso que o Sporting mudar de sistema…
17 Março, 2015 at 15:35
há alturas em que podes e deves mexer no sistema. Digo-te que gostava de ver o Sporting num 4-2-3-1, com o William e o Adrien/João Mário a segurarem o meio-campo e o Nani, o Carrillo e o Mané a jogarem felizes e sem amarras atrás do avançado. Até o Montero ganhava com isto (já agora, é curioso olhar para os minutos jogados e para os golos que o Montero tem). E raios “ma” partam se não podemos jogar assim contra 90% das equipas cá do burgo
17 Março, 2015 at 14:53
Concordo e muito com o Cherba. O Mané é dos melhores finalizadores do plantel, metê-lo nas alas em 1contra1 quando ele não tem a capacidade para isso, como têm Carrillo ou Nani, é um desperdicio. Tanto como pôr o Montero sozinho na frente…
O apagão do Capel tambem me mete confusão, faz falta um jogador experiente e que consegue sacar faltas com facilidade proximo da área. No miolo não foram dadas chances a Gauld nem a Walyson, talvez com receio de deixar a equipa demasiado tenrinha. Mas então porque abandonar Capel?
O 4-4-2 seria então a opção mas tambem percebo que MS tenha duvidas em fazê-lo porque quer Nani, Carrillo ou Montero não são grandes defensores. Caberia ao treinador mudar isso…. Pois!
Cresci a ver o Sporting com duplas no ataque, M.Fernandes e Jordão foi a primeira. Alguem escreveu acima que o ultimo titulo tambem contava com uma dulpa, J.Pinto e Jardel. No Ano do Acosta tinhamos um DeFransceschi que pouco mais fazia que o actual Capel (baixar a mona e ao ver a linha de fundo ficar mais perto, cruzar para dentro).
Isto tudo leva ao treinador e áquilo que ele pretende implementar na equipa e o que consegue, os resultados. Diria que apesar de todas as limitações, tinhamos matéria para ter feito mais.
17 Março, 2015 at 15:02
Cherba.
O 3-2 ao penafiel.
Cruzamento fantástico de Carrillo e grande golo de Nani.
Estes dois são para mim (desde que bem fisicamente) titulares indiscutíveis.
Esta jogada é apenas um exemplo, há tantas este ano entre estas duas peças.
Penso que Nani saindo, Mané será titularíssimo, melhorará na decisão … e continuará a faturar.
17 Março, 2015 at 14:01
Beto, guarda-redes do Sevilha e leão de coração falou sobre o vídeo da sagres que gozou com o Sporting e o Rui Patrício em particular…
“Senti-me revoltado com o vídeo a gozar com o Rui Patrício”
http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/2015-03-17-Senti-me-revoltado-com-o-video-a-gozar-com-o-Rui-Patricio
17 Março, 2015 at 14:03
Olhem vou contar-vos “a sorte” que tive ontem à noite…
Estava com alguma curiosidade em escutar o programa da SIC N com o palermoide do “gosma” da Silva…
Estava aqui no PC…estav uma noiote fria e pensei…:
Vou mas é beber um chazinho…comer uma bolachinha e vou para a cama…ligo a TV na SICN e vou ver como vai ser a noite com o Aguiar a pegar-se com o “gosma”…
Pois…pensei tudo isso e depois…
Depois…se a TV já me adormece no sofá…na cama foi tiro e queda…
Acordei perto da 1 da manhã e confesso que nem me lembrei do que estrava para ouvir e ver…
Mas que grande sorte…dormi que nem um anjo…e vi-me livre daquela “avis rara”…
SL
17 Março, 2015 at 14:07
Eheheh isso sim amigo, ainda tinha pesadelos depois de ouvir o Gosma da Silva.
Abraço e SL
17 Março, 2015 at 14:14
Há horas de sorte (como dizia o cauteleiro…)…
Abr e SL
17 Março, 2015 at 14:59
Mas, temos de rever essas sessões para dormir.
O que não falta aqui é pirataria ( 🙂 ) e séries boas não faltam.
Ouvir aqueles gajos … e penoso.
17 Março, 2015 at 15:32
Teve de facto muita sorte.
Eu não vejo esses programas, para ouvir advogados, médicos, empresários e outros que tais a falar de futebol, prefiro ir para o café e falar com os meus amigos, é que pelo menos assim tenho a possibilidade de dar a minha opinião.
Antes quero desligar a tv a ouvir gosmas e companhia, aquilo nem como comédia serve.
17 Março, 2015 at 14:12
o problema do mané é que os treinadores olham para ele como um extremo, que faz umas movimentações giras e uns golitos. mas o mané é um avançado e tem golo nos pés, como tem demonstrado nos poucos minutos em que joga. se o colarem à linha, vai ter o mesmo fim do djaló, ou pior. prende-lo à linha é um crime.