Numa semana em que o Tobias ficou na bancada e o Ewerton fez um bom jogo com o Marítimo, parece-me o dia ideal para relembrar quem deve ocupar a vaga na defesa central esquerda do Grande Sporting. Neste momento, não há qualquer dúvida que a aposta tem e deve ser feita no craque Tobias.
Este jogador apareceu como uma bolsa de oxigénio, numa altura onde respirar era algo muito complicado. O Xerife Maurício (que garra!) e o Sarr nunca se mostraram com a qualidade necessária para serem titulares no nosso clube. O segundo parece-me que nem no plantel tem lugar, sendo o Nuno Reis muito superior. A taça Lucílio Batista foi a rampa para entrar na equipa principal. Com o projeto que se criou para essa taça, notou-se que o Tobias estava preparadíssimo para agarrar a posição como titular ao lado do Paulo Oliveira. A qualidade técnica é mais que muita, é aguerrido no corte da bola, bom no jogo aéreo e com um posicionamento bom. Neste caso sim, o potencial é incrível. Se para o Sarr o potencial é enorme porque ele é tão fraco que só pode melhorar, o Tobias já é bom e o limite é claramente ser um dos melhores centrais portugueses de sempre. Quero acreditar que sim.
Claro que não me esqueço que é da casa! Que orgulho! Veste de verde desde os 11 anos, e inspirando-me nas palavras do Sérgio Conceição, a pele já deve estar listada da cor verde e branca. Nos últimos anos, com a exceção Beto, não me recordo de surgirem da Academia muitos centrais com qualidade. Achou-se, em dada altura que o Marco Almeida podia ser o futuro mas depressa se percebeu que não. Curiosamente, nestes dois anos passados, surgem 5 nomes de defesas centrais que podiam dar ao Sporting o estatuto de escola de centrais, refiro-me a Pedro Mendes, Ilori, Dier, Reis e Tobias. Aos três primeiros estimo bem que se f****, o Reis gostava que tivesse uma oportunidade com o plantel principal e o Tobias é o assunto deste post.
Acho que a aposta no Tobias já foi uma decisão acertada por parte do Marco Silva. Tenho que lhe agradecer a aposta e a coragem em colocar um miúdo como titular. Devo também ter uma palavra de agradecimento para duas pessoas que, sem elas não teria o prazer de ver jogar o Tobias: Eric Dier e Tiago Ilori… Obrigado .
Quero continuar a ver o Tobias no onze! Domingo com o Vitória marcará um golo para poder festejar como um verdadeiro Leão! Força Tobias! Sporting Sempre!
ESCRITO POR Adrien S.
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
18 Março, 2015 at 23:07
Olha não lhe emprestasses 😀
«Ex: Empresário de Bubacar Djaló: “Agora quero o dinheiro que lhe emprestei”.
O ainda representante de Bubacar Djaló ficou à margem das negociações que culminaram com a renovação do jovem atleta com o Sporting. Paulo Rodrigues deixa duras críticas ao pai do jogador.
«Se fiquei surpreendido com a renovação? [risos] Não fiquei nada surpreendido. Que sejam felizes. Dei-lhe a mão e fez isto. O que quero agora? Apenas o dinheiro que lhe emprestei», diz Paulo Rodrigues, que representava o médio desde o dia 2 de fevereiro.
«Contactou-me e disse-me que o empresário dele na altura não lhe ligava há 6 meses. Ele e o pai pediram-me ajuda, sobretudo para transportes, pois, segundo me disseram, o Sporting não lhe pagava o subsídio de transporte, de 75 euros, há cinco meses. Ele nem tinha dinheiro para ir treinar-se. O Sporting ia dispensá-lo. Agora só quero o dinheiro que lhe adiantei para o ajudar», revela Paulo Rodrigues, antes de acrescentar:
«No mês em que o representei dei-lhes três pares de chuteiras do melhor que há no mercado, mais 2500 euros para roupas, perfumes, carta de condução, entre outras coisas que me pediram para casa.»
Paulo Rodrigues insiste nas acusações direcionadas ao pai do atleta. «O pai dele teve reuniões com o Sporting e outros clubes, entre eles o Liverpool. Ele não negociou apenas com o Sporting. Bem como falava com outros empresários nas minhas costas. E eu sabia de tudo. Ele nem o filho avisava», acusa, vincando que avisou o Sporting de todas as movimentações: «Lamento o facto de ter avisado o sr. Virgílio Lopes do que estava a acontecer e até hoje nem um telefonema.»
O empresário espera agora ser ressarcido para rescindir contrato e dar o assunto por encerrado: «Desejo-lhe toda a sorte, bem como ao seu pai e ao Sporting.»
Fonte: ABOLA
18 Março, 2015 at 23:16
Ahahahahahahahaha.
19 Março, 2015 at 0:44
Engraçada a parte de “2500€ para roupas e perfumes”…
18 Março, 2015 at 23:07
Slimani volta a ser associado ao Tottenham por 20 milhões. Sonho.
18 Março, 2015 at 23:13
Para mim é pesadelo, onde vamos buscar um avançado de jeito por esse dinheiro é que queira receber o que o Slimani recebe no Sporting??? Quem???
18 Março, 2015 at 23:20
Mario, isso dizíamos todos antes de se ir buscar este.
O mais importante nem será a qualidade do Slimoney mas sim: 20M!!
Isso era sinal que não vendiamos outros.
18 Março, 2015 at 23:24
Achas Barbosa? Se choverem propostas a sério é vê-los a saltar…infelizmente
18 Março, 2015 at 23:42
Calma.
É uma posição com opções no mercado.
Mesmo que tenhamos de esticar um pouco a corda …
Se Sli sai, temos mesmo de investir a sério.
O resto … temos com muita qualidade.
18 Março, 2015 at 23:45
Venham de lá os milhões…
Com dinheiro na mão…depois falamos…!!
SL
19 Março, 2015 at 0:06
Mais do que achar, é a minha convicção. Duvido é dos 20M.
Como tão bem explicou o Artista do Dia num post é essa a quantia que teremos que fazer para manter o rumo.
A partir desse momento acredito que está direcção não venda outro por menos do que a respectiva cláusula de rescisão.
19 Março, 2015 at 0:35
O problema é que este ano pode não haver Champions… Por mim era Jefferson e Slimani por 20 M€!
18 Março, 2015 at 23:21
Breves:
Rubio- Ou e para aproveitar para a equipa A (com contrato renegociado) ou para vender. Nao podemos continuar mt mais tempo a tapar um lugar na B por causa dum “mono” com 1 contrato cm dizer?…Leonino?? 🙂
Sarr- Central de Marcaçao com potencial. Nao e e central para jogar com 30 m nas costas nem com rodriguinhos e sem williams a frente cm no inicio de epoca. Vejam os jogos em que tivemos com o bloco baixo (ex: Guimaraes pa taça c o TF e depois digam q e mau). Precisa de ser trabalhado.
MS: Epa ..ja dei mt po peditorio mas hoje ao ver o Klopp a levar 3 pensei “fdx…com klopp no SCP tb ao fim de 5 jornadas ja haberia de haver malta a pedir a cabeça”…a Direcção la saberá o q faz.
Hassan: Ja cheira mal a conversa sobre esse gajo e desconfio de todos os hipoteticos negocios com o Rio Ave do Sr Mendes so sirva para desestabilizar e nao dar em nada…
SADs: Vejam o que se esta a passar no Belenenses e no Estoril e vejam a verdadeira desgraça do q e a SAD ficar sem o controlo do clube…uma verdadeira palhaçada e humilhaçao da figura dos clubes (em particular Belenenses)
18 Março, 2015 at 23:28
Rubio: Certíssimo
Sarr: Concordo, com reservas. Tem limitações técnicas evidentes. Neste momento ainda não está preparado. Mas dificilmente alguém estaria nas circunstâncias em que foi lançado (e que tu explicaste bem)
MS: Vou acreditar. Não tenho outro remédio.
Hassan: Vai acabar no Sporting. E vai ser o próprio jogador a “trabalhar” para a transferência.
SADs: Na mouche!
18 Março, 2015 at 23:52
MS: Vou esperar. Não temos outro remédio 🙂
18 Março, 2015 at 23:27
os brasileiros da traffic desfizeram-se do estoril… é o princípio do fim.
18 Março, 2015 at 23:45
Agora os lampiões dão-lhes a mão, para retribuir os favores como jogar no Algarve.
Ou então, não 🙂
19 Março, 2015 at 0:30
estes 2 meses finais de competição vão infelizmente revelar muitas coisas. A situação das competições ditas profissionais é muito precária… vários clubes em grandes dificuldades.
18 Março, 2015 at 23:35
Não entendo como ja se quer rúbio na equipa principal. Na segunda liga e claramente mais fácil marcar golos do que na primeira. Se os jogadores valessem por isso então devíamos todos os anos contratar os melhores marcadores da segunda liga….ainda temos tbem vários exemplos de goleadores na primeira liga que chegaram aos grandes e não fizeram nada….rúbio para mim não e alternativa para já…deve ser emprestado primeiro a um clube da primeira liga e fazer um campeonato e depois analisa se a sua performance . Quanto a Tobias e inegável o seu potencial, mas claramente quem está mais perto de Ricardo Carvalho e paulo oliveira. Mais dois anos e acredito que paulo oliveira seja o melhor central português. Tem que ganhar maturidade para ser o patrão da defesa e isso só vem com a idade. Ewerton foi brilhante em braga, comentava frequentemente na altura que o tínhamos de contratar. Acho que em relação a Tobias tem a vantagem de poder ser o patrão da defesa, a imagem do girafa no slb. , por isso não fico nada chocAdo se jogar domingo.
18 Março, 2015 at 23:45
Se Rubio, melhor marcador da B e grande responsável por termos passado do meio da tabela para 3 ou 4 lugar, ainda tem de ser emprestado então mais vale acabar com a equipa B….
18 Março, 2015 at 23:51
Bem discutível esse tema …
Até que ponto a equipa B é bom ou sem interesse.
Sempre vi com bons olhos, os mais jovens podem claramente ser observados como deve ser e o sistema de jogo conciliado com a equipa A.
Mas tb já vi que uma passagem por um clube da primeira liga não fez mal a ninguém …
18 Março, 2015 at 23:57
Sinceramente nunca valorizei em demasia os jogadores da equipa b porque jogam num campeonato diferente , com intensidade e qualidade de adversários muito inferior a primeira liga, sem a pressão de jogarem perante 20 ou 30 mil adeptos e terem sempre que ganhar….por isso apesar de ver qualidade em Gauld wallison gelson por ex mantenho as minhas dúvidas sobre a capacidade que tem ao jogarem numa primeira liga e logo na equipa principal do Sporting. Mas e apenas uma opinião e sim tenho e sempre tive dúvidas sobre a utilidade de uma equipa b.
19 Março, 2015 at 0:10
Quem te lê pensa que a Primeira Liga Portuguesa é a Premier League.
Facto: Temos a melhor geração de talentos dos últimos 10 anos. São os melhores da sua idade. Já eram quando andavam nos júniores.
Se isto não chega para serem opções (não digo titulares) contra as equipas de merda do nosso campeonato, então das duas uma: ou não conhecemos bem esta geração ou valorizamos em demasia equipas que simplesmente não sabem jogar futebol.
Se o Sterling, que na altura era inferior a Mané, Bruma, Chaby, João Carlos, etc. (recordo que levou 4 desta nossa geração em pleno Anfield) hoje é estrela na Liga mais fodida do Mundo, porque raio é que os nossos não servem para esta Liga que, para mim, é uma valente bosta e que só tem 3/4 boas equipas?
19 Março, 2015 at 0:18
Mas Sá, não sei como fica o equilibrio de uma equipa se metes 4 ou 5 jóias directamente na A.
Muita virtude e habilidade, mas pouca matreirisse e experiência.
Meter um puto desses directamente na A podes ter um Sterling. Mas meter muitos, podes queimar etapas …
Nem sei bem que dizer sobre isto.
Sei que vai ser um verão fixe aqui pela tasca 🙂
19 Março, 2015 at 0:20
A questão e que a segunda liga e ma demais. Vejo vários jogos , alguns até ao vivo, pois gosto muito do Covilhã, e a qualidade e atroz. Claro que a primeira liga também tem muita merda, mas ainda há equipas como o nacional, o Guimarães, o marítimo, o rio ave, mesmo o estoril etc em que emprestando alguns dos nossos talentos teríamos muito mais a ganhar do que jogarem na equipa b. Não tens muitos cAsos como o sterling no mundo.
19 Março, 2015 at 0:31
Então vamos lá olhar para as equipas que estão no topo da Super Hiper Mega Liga Zon (ou Nos ou Sagres ou a puta que a pariu)
Tirando as nádegas e a aprendiz (braguilha), temos Guimarães, Nacional e Belenenses logo a seguir. Vai ver os planteis. Se calhar vais ficar surpreendido. Muitos portugueses e muitos jovens da formação (ou contratados em idade de formação).
Para mim, simplesmente não colhe. Já temos um grupo de 13/14 jogadores suficientemente fortes e experientes para garantir uma boa base para lutar por troféus. Porque raio não podemos encher o resto do plantel com OS MELHORES JOVENS DO PAÍS? Palavra de honra que não entendo. Mas explica-me bem, como se tivesse 6 anos.
19 Março, 2015 at 0:38
E um tema que pode ser discutido a noite toda. Amanhã volto a ele
18 Março, 2015 at 23:49
Os golos são golos aqui e na China. E continuo lixado com o futebol por nunca se ter ido buscar o Bock para a primeira liga.
18 Março, 2015 at 23:59
Só pensas em cerveja, pá.
18 Março, 2015 at 23:49
Acho que na
18 Março, 2015 at 23:55
No outro post do fade in/fade out falei da relação do Sporting com os empresários, dando continuidade à conversa que tive com o Tiago Coração de Leão de manhã. Por falta de tempo na altura, não pude desenvolver. Aí falo também da figura incontornável do Jorge Mendes.
Já agora alguns dados sobre esta todo-poderosa figura (que pude recolher):
– Jorge Mendes (que ainda não era empresário de futebol) conheceu o guarda-redes Nuno numa discoteca em Caminha de que ele (JM) era proprietário. No início da temporada 1996/1997, este jogador queria sair do Vitória de Guimarães e mudar-se para o FC Porto, mas o negócio foi impossível de concretizar devido a um litígio entre os dois clubes. Depois de muitas peripécias, que incluíram o desaparecimento de Nuno durante uns meses, este acabou por assinar contrato com o Deportivo da Corunha, um dos grandes clubes de Espanha. Jorge Mendes, que tinha boas relações com dirigentes do clube espanhol, foi o responsável pela transferência. Tratou-se do primeiro negócio de Jorge Mendes como empresário de futebol (não esquecer também a passagem meteórica na época passada de Nuno do Rio Ave para o Valencia – para que é que servem os amigos?).
Na temporada seguinte conseguiu colocar Costinha, que na altura alinhava no Nacional da Madeira na II Divisão B, no Mónaco, uma das principais equipas da Liga francesa (mais tarde Costinha foi também colocado no Sporting com a Direção de Godinho Lopes pela mão de Mendes). Também levou Capucho do Guimarães para o FC Porto, dois clubes que na altura não mantinham relações. A partir daí, Jorge Mendes passou a representar cada vez mais jogadores de nomeada, até que no início da temporada 2002/2003 fez três excelentes negócios. Apesar de ser um período de recessão entre os clubes de futebol, o empresário conseguiu transferir Jorge Andrade do FC Porto para o Deportivo da Corunha, Paredes do FC Porto para o Reginna, de Itália, e Hugo Viana do Sporting para o Newcastle, de Inglaterra. Este último jogador foi vendido por 12,5 milhões de euros, o valor mais alto de sempre no mundo envolvendo um futebolista jovem.
– Representa Ronaldo e com ele conseguiu dos melhores negócios da história do futebol.
– Mangala assina com ele em 2013 (passando na altura a ser o único jogador do plantel portista a ser representado pela Gestifute) e é transferido por uma verba astronómica em 2014. Aliás, penso que saberão que Lopetegui vem para o Porto pela mão de Mendes, juntamente com jogadores espanhóis jovens que Mendes também passa a representar e que constituem uma forma de este chulo/empresário penetrar no mercado espanhol de forma mais efetiva (aproveitando as ligações de Lopetegui a jogadores espanhois das selecções de sub-19 e sub21 que treinou). Ou seja, este novo Porto tem a mão de Mendes, a quem Pinto da Costa terá recorrido para o ajudar a construir uma nova equipa. O presidente do Porto sempre teve uma excelente relação com Mendes.
– William Carvalho é representado pela Gestifute. Só foi convocado pela primeira vez para a Seleção nos play-off com a Suécia, depois de ter assinado pela empresa de Jorge Mendes (curioso não?)
São só alguns dados curiosos que demonstram algum do percurso deste fulano, que quer queiramos quer não é esperto e sabe claramente mexer-se. Não podemos subalternizarmo-nos em relação a ele, mas uma guerra aberta nesta altura poderá também não nos beneficiar (basta ele ter o jogador mais valioso do plantel, como é o WC)…
18 Março, 2015 at 23:58
Por mim, é saber trabalhar com ele.
Será ele profissional o suficiente para colocar de lado amizades e ver o negócio pelo negócio? Duvido.
No entanto, é muito bom no que faz. Preferia uma boa relação com ele que uma guerra.
19 Março, 2015 at 0:21
Eu gostava era que o filho da puta tivesse vendido um gajo que hoje é só 3 vezes bola de ouro (e que todos sabiam que ia chegar ao topo) pelo mesmo valor ou, vá lá, por metade do valor que vendeu um certo colombiano ao Mónaco. Hoje são companheiros de equipa e o colombiano engraxa as botas de CR7.
Ach que isto responde à tua pergunta.
19 Março, 2015 at 0:25
E viremos algum dia a saber trabalhar com ele?
19 Março, 2015 at 0:30
Sá longe de mim defender este fdp do Jorge Mendes. Ele declarou há algum tempo isto: “O Arsenal esteve a dois dedos de comprar Ronaldo em 2003, antes do MU entrar em jogo que propôs o triplo (!) do que oferecia o clube londrino, isto é 18ME”. Aliás é engraçado ele dizer isso, porque sempre transpareceu que foi vendido por 15 M… (os 3 M foram para o bolso dele?). Com 17 anos não sei se teria sido possível vender por mais (atendendo aos preços da altura)… Devia era ter ficado mais duas épocas e ainda nos ter dado mais retorno desportivo e financeiro.
19 Março, 2015 at 0:31
E mesmo sendo o cabrão que é ainda houve o negócio do Hugo Viana (eu confesso que já não me lembrava disto). O que parece é que à medida que foi ficando mais poderoso foi cada vez mais tentando lixar o Sporting….
19 Março, 2015 at 0:54
Atenção, acho que o grande erro foi nosso. Nunca deveriamos ter vendido Ronaldo naquela altura. Mas que o Mendes quis fazer um “negócio porreiro” (entenda-se, negócio que o deixa bem visto em Manchester) isso parece-me óbvio. Se ele quisesse, podia ter esticado a coisa para cima. O problema é que isso implicaria ser duro a negociar com os tubarões europeus. Coisa que ele é com os amiguinhos e que com o Sporting não é.
Nani. Esse sim. Grande negócio, o melhor que fizemos até hoje. Com o mesmo clube que contratou o Ronaldo. Bastou o empresário ser diferente para fazermos um bom negócio para nós.
19 Março, 2015 at 1:03
Sim o Nani foi um grande negócio e vendido acima da cláusula (se bem que na altura o Porco vendeu por 30M um gajo chamado Anderson que nunca veio a provar nada). Mas não te esqueças que ele foi vendido já com 21 anos (ou seja ainda tivemos tempo de ter retorno desportivo além do financeiro e claro valorizá-lo) e felizmente ainda voltamos a tê-lo agora connosco.
19 Março, 2015 at 0:00
Em relação a este post, já disse que preferia que fosse o Tobias a regressar à titularidade, quando o puder fazer, em vez do Ewerton e já justifiquei antes os motivos porque defendo isso. Mas vamos com calma: o Tobias está em crescimento já é mais que uma promessa, mas não vamos já colocá-lo nos píncaros.
Entretanto e se se confirma que o TF continua impossibilitado de jogar contra o Guimarães ficarei com curiosidade de ver nova prestação do Ewerton e confirmar a boa impressão que deixou no jogo da Madeira.
Já agora a política de empréstimos vai der muito importante para a próxima época:
– porque temos de decidir quem fica na equipa B, quem da equipa B passa para a A (ou fica com a porta escancarada) – alô Marco, importas-te de dar aqui uma ajuda, ainda neste jogos que faltam? e aqueles que deverão sair da B para serem emprestados a outros clubes. Haverá jogadores que ganham mais em ser emprestados do que continuarem na B.
19 Março, 2015 at 0:01
Numeros frios: na pior epca de sempre do scp o ricky van wolfs marcou 20 golos ..mais do q montero e slimani juntos…
Da q pensar….
19 Março, 2015 at 0:05
Não sei se estarei certo mas aí estavam vários de penalty (penso eu). Era o nosso único PL e jogava sempre. Mesmo assim, não deixa de ser significativo. E pelos vistos foi um dos poucos bons actos de gestão do Godinho – vendê-lo e por 10M (custara 5M).
19 Março, 2015 at 0:07
Não foi acto de gestão.
Foi mais sobrevivência para pagar ordenados…
19 Março, 2015 at 0:09
Sim. Mas foi um acto de gestão/desenrascanço/sobrevivência. No meio de tanta merda que ele fez até nem foi mau…
19 Março, 2015 at 0:10
Na altura ficámos bem fodidos …
19 Março, 2015 at 0:12
Pois, porque nem sabíamos que íamos buscar para PL. E quando a primeira aquisição para o lugar feita pelo Bruno de Carvalho foi o Cissé, ainda ficámos mais fodidos… Depois a coisa melhorou muito mais com o Montero e o Slimani…
19 Março, 2015 at 0:13
Na altura a 2/3 dias das eleicoes axo q foi o empurrao decisivo pa q bdc ganhasse foi a estupidez desse negocio….
19 Março, 2015 at 0:19
Na altura todo o negócio tresandava a estupidez. Sobretudo a ideia de venderes um jogador, na altura o que tinha mais valor de mercado, para pagares ordenados. Humilhante.
Mas quando falo que nem foi mau tem a ver com o que se passou depois e com o fraco rendimento que ele teve no Norwich (também poderia ter escolhido clube melhor…). Nem sei onde anda agora…
19 Março, 2015 at 0:51
Está no Saint-Étiene (França) por empréstimo do Norwich(que desceu de divisão) 5 golos em 24 jogos mas nem sempre é titular…
19 Março, 2015 at 0:06
Sempre gostei do RVW e nao me importava que voltasse.
19 Março, 2015 at 0:08
Penso que prometia mais do que depois veio a mostrar. Vinha de uma das melhores escolas de PL do mundo: a holandesa, mas não me parece que vá chegar ao nível de muitos dos seus colegas. Ainda assim não deixou de ser útil ao Sporting.
19 Março, 2015 at 1:29
Gostava que voltasse porque se na pior fase do SCP, ele conseguiu numeros aceitaveis, gostaria de o ver numa equipa mais estavel e com melhor qualidade.
Ate poderia vir po lugar do Slimani, pode ser que de para ir buscar em saldo 🙂
19 Março, 2015 at 1:37
Sim por 2 ou 3 M (acessível para PL)… Agora melhor enquadrado por uma equipa mais organizada, poderia ser recuperado. E talvez o ordenado não fosse incomportável (porque temos esse problema: custo de passe e ordenado). Não me chocaria a sua vinda de modo algum.
19 Março, 2015 at 1:38
Nem a mim.
19 Março, 2015 at 0:06
Qts penalties? Honestamente não sei.
19 Março, 2015 at 0:17
Para quem tem esses dados era comparativo interessante entr rvw slimani e montero…
19 Março, 2015 at 0:21
O 7-1 já aparece.
Pelo google, foram 7 …
“Na sua primeira época e a 7 jogos do seu final, igualou o registo da primeira época de Liedson com 19 golos, em 40 jogos”
19 Março, 2015 at 0:22
No total da sua passagem foram 24 … ?
19 Março, 2015 at 0:24
Na primeira época gostei dele. A segunda correu menos bem, mas também com aquela equipa, com a Direção que era e com vários treinadores, qual deles o pior… era difícil.
Já vi que está agora no Saint-Etienne e tem como valor de mercado 6M (site transfermarkt)
19 Março, 2015 at 0:23
Quantos penaltis? Mas marcou-os ou não? É que por essa lógica o Adrien é um merdas…
19 Março, 2015 at 0:25
O Adrien não é PL (é de facto um dos mais eficazes marcadores de penalties que já tivemos) e é totalmente diferente analisar a eficácia de um PL que tenha metade dos golos de penalty de outro que não os marca…
19 Março, 2015 at 1:09
Em 2 épocas 45 golos em que 8 foram penalties… Para o campeonato na primeira e segunda época marcou 14 golos em ambas (5 foram de penalty)
Essa história do Wolfswinkel era “só ou dependia muito dos penalties” é um grande mito! Até parece que a favor do Sporting eles costumam ser assinalados… Perguntem ao Capela…
19 Março, 2015 at 1:16
Claro que os penalties a favor do Sporting são racionados qual pão em tempo de guerra… Mas confesso que tinha ideia que o WFW tinha marcado mais dessa forma. Obrigado pela informação, que demonstra que de facto nem marcou assim tantos golos de penalty (e acho que ainda falhou alguns). Pena é agora estar mesmo em declínio…
19 Março, 2015 at 9:39
Ele não está em declinio tem é jogado em equipas merdosas, que é substancialmente diferente.
19 Março, 2015 at 9:52
Admito que sim. Não tenho acompanhado os jogos dele e apenas o percurso. Se assim for talvez fosse uma boa possibilidade ele voltar ao Sporting e por um bom preço como digo também.
19 Março, 2015 at 0:09
Ponto prévio- Acho Tobias um excelente jogador e vejo nele um grande central se continuar a evoluir de forma correta.
Mas dizer que vai ser o melhor central português de sempre? Neste momento e neste estadio de evolução? Não será um pouco prematuro?
Aqui à algum tempo quando Tobias estava a entrar na equipa, alguém aqui na Tasca avisava prudentemente que era muito bonito elevar os miudos da formação à primeira equipa mas que era preciso cuidado para quando, no dia que eles falhassem, porque iriam falhar pois faz parte da formação e do crescimento, não os viessem a deitar abaixo com a mesma velocidade com que os elevaram a herois.
É preciso ter calma, deixar que os jovens cresçam em ambiente saudável sem terem que passar pela “licenciatura” em assobios como tem sido o caso de muitos e bons jogadores do Sporting (Patricio, Nani, Carriço, Adrien até William), este crescimento poderá passar por momentos no banco e outros a titular e isto é verdade para Tobias como para outros jovens nas mesmas condições.
Eu tanto vou apoiar quer jogue Tobias quer jogue Ewerton, deixando ao treinador a dificil escolha que lhe compete fazer e para a qual tem condições e conhecimentos melhor que ninguém.
SL
19 Março, 2015 at 0:10
Volto a colocar aqui a minha intervenção do outro post:
Agora com mais tempo, vou dar sequência ao diálogo que de manhã tive com o Tiago Coração de Leão (como tinha prometido).
Diz ele que o principal problema é o carácter (ou a falta dele) dos jogadores. Eu continuo a dizer que há dois factores que têm contribuído para que o Sporting não aproveite a sua formação: o carácter dos jogadores e a influência dos empresários, de que atualmente o maior expoente é Jorge Mendes. Aliado a esses e muito importante, tem sido a incompetência das nossas Direcções para conseguir conservar os jogadores pelos menos dois a três anos de modo a obter retorno desportivo ou conseguir os valores justos pelas suas transferências (na maioria das vezes) – ou seja não temos sido competentes a lidar com o duo jogadores-emprsários.
Mas vamos então por partes: será que os jogadores sem carácter serão exclusivo do Sporting? Claro que não. O que acontece é que, não havendo respeito pelo Sporting e pelo contrário vontade de desestabilizar o clube, torna-se muito fácil a qualquer empresário e muito mais a um que seja poderoso, fazer a cabeça dos jogadores para saírem. Este tipo de jogada costuma ser mais eficaz em jogadores muito jovens (com 18, 19 anos) e em empresários relativamente desconhecidos, como o ano passado o do Bruma (o Balde de merda) e agora o do Bubacar Djalo… Com estes o Sporting pode e deve ser mais firme. Por exemplo: mais nenhum jogador do Balde vestiria a camisola verde e branca (penso que esta será também a ideia da nossa direcção).
Aliás, já em relação às nádegas, eles sabem que se pisam o risco podem ficar em maus lençóis e deixarem de fazer os negócios que querem.
Como é que podemos reagir a isto? Como o temos feito com Bruno de Carvalho, ou seja credibilizando o clube, negociando de forma dura e não deixando sair os nossos activos de qualquer forma, mantendo-os no clube ou conseguindo mais-valias e mostrando aos empresários que têm mais a perder do que a ganhar se hostilizarem o Sporting. Podemos fazer também qualquer coisa em relação ao carácter dos jogadores? Claro que sim, mas será sempre de resultado incerto, porque apenas podemos tentar inculcar nos jogadores de forma mais efectiva a cultura sportinguista e procurar que a Academia seja mais eficaz a transmitir os nossos valores. Mas parece mais fácil de o dizer do que o fazer. Se muitas vezes não se consegue controlar o carácter dos filhos que vivem tanto tempo com os pais, podemos ter garantias de que vamos ter sucesso em relação aos jogadores? Eu penso é que, não menosprezando o facto de podermos tentar melhorar o carácter dos jogadores, será a nível da relação com os empresários que teremos de evoluir.
Em primeiro lugar, temos de decidir com quem queremos estabelecer ou não relação privilegiada. Jorge Mendes é empresário neste momento de 6 jogadores do Sporting: Rui Patrício, Adrien, William Carvalho, João Mário, André Martins, Diogo Salomão. Ou seja, tem com ele alguns dos melhores ativos do Sporting como são os 4 primeiros casos. Eu detesto o gajo, mas será que podemos completamente cortar com ele? Seria importante arranjar uma forma de entendimento. Este fdp tem o poder de nos desestabilizar a equipa. Não convém esquecer isso.
Aliás a seguir em outra intervenção, farei um resumo de algumas das coisas que o Mendes fez no seu percurso do que pude recolher. Mas se connosco tem sido ultimamente um sacana do pior, sabem qual foi um dos seus primeiros grandes negócios? Exactamente: Hugo Viana do Sporting para o Newcastle, de Inglaterra, jogador que foi vendido por 12,5 milhões de euros, o valor mais alto de sempre no mundo envolvendo um futebolista jovem… e não podemos dizer que tenhamos ficado a chorar com o que aconteceu depois com o Viana depois, pois não? Ou seja, mesmo com ele já houve bons negócios para o Sporting. Foi também ele que terá pressionado para a colocação de Costinha no Sporting como director desportivo (aqui já não foi um grande negócio…). Claro que estes bons negócios terão uma contrapartida que são as comissões chorudas que ele cobra. Eu penso que o Sporting tem de ter uma relação pragmática com todos estes chulos. Não me parece que possamos impedir os jogadores de terem empresários da forma que o futebol está organizado actualmente (faz parte dos seus direitos, escolherem um representante). E tendo o Sporting tantos jogadores jovens com potencial, será que os empresários ganharão mesmo em nos tratar de forma desrespeitosa? Assim eles percebam de vez que não brincam com esta Direcção. No próximo defeso, veremos o que acontece, sendo certo que o Sporting terá de vender, mas deveria fazê-lo no máximo para 2-3 jogadores, sendo que o ideal era que aí não estivesse incluído William Carvalho…
19 Março, 2015 at 0:10
Não consigo compreender como emprestamos jogadores para outras ligas estrangeiras maioritariamente de qualidade inferior a nossa. Apenas aceito se for por uma questão monetária, mas mesmo assim e discutível. Temos que ser mais objectivos nas nossas escolhas. Aqueles em que acreditamos tem que ser emprestados a equipas da primeira liga em Portugal tipo João Mario ao Setúbal. Os que não acreditamos não vale a pena continuar a fazer empréstimos atrás de empréstimos sem nexo. A continuar com a equipa b e colocar lá apenas os que fazem o seu primeiro ano com o seniores para se começarem a adaptar a transição de juniores para semiores
19 Março, 2015 at 0:13
Bem, William esteve lá fora.
Mas tb se não fosse o Leo se calhar andava na B e nós por aqui a comentar como é possível não jogar na A.
19 Março, 2015 at 0:27
Pois…mas aí entra a qualidade e visão do treinador e restante equipa técnica…saber distinguir os que tem potencial para ser melhores daqueles que em princípio nunca daráo nAda…e claro nem sempre se acerta, convém e que não erremos em demasia..
19 Março, 2015 at 0:16
Das equipas a quem ponderaria emprestar jogadores na próxima época, colocaria:
– as duas que eventualmente venham a subir. Seria um bom empurrão para eles terem jogadores nossos e poderíamos logo aí ter potenciais aliados (claro que depende de quem forem);
– o Setúbal
– o Marítimo
A quem de certeza não emprestava: Arouca, Rio Ave (excepto de houver volte-face no caso Hassan), Nacional (o Rui Alves já nos lixou várias vezes e também já foi deselegante com o nosso clube), Belenenses, Academica (o presidente deles tem sido um sacana connosco), Gil Vicente (veja-se a palhaçada recente com o roupeiro) – poderei estar a esquecer-me de algum…
19 Março, 2015 at 0:33
Veremos se o Estoril com a mudança de direcção também passa a ser um possível receptor de alguns dos nossos emprestados…
19 Março, 2015 at 3:42
Se calhar devolvermos-lhes o ‘projecto de treinador’ no final da época não seria mal pensado…
😀
19 Março, 2015 at 7:55
Isso não, pá.
A gente nunca lhe ganhou e ainda perdemos em Alvalade … estrangeiro, pode ser?
19 Março, 2015 at 9:24
LOL
19 Março, 2015 at 13:48
Vai mas é roe-lo…
19 Março, 2015 at 5:03
Mais devagar com o andor, senão o canto cai…
19 Março, 2015 at 5:04
* santo
19 Março, 2015 at 10:32
A mania das pressas dá sempre merda, deixem o miúdo crescer que ainda tem muito que aprender!
É já um bom jogador com 21 anos mas ainda tem de comer muito espinafre, cada coisa a seu tempo, o Ewerton vai-lhe ensinar algumas coisas para poder ser ainda melhor!
SL
19 Março, 2015 at 10:52
Eu acho que se calhar vão ensinar um ao outro…
19 Março, 2015 at 11:08
Tanto melhor, é sempre bom aprendermos uns com os outros!
19 Março, 2015 at 13:04
Sem dúvida…