1 – Rúben Semedo (Reus)
(2ª Divisão B3) – Reus vs Sant Andreu (2-0)
Semedo jogou os 90 minutos de um jogo totalmente dominado pelos da casa. Segundo as crónicas locais, a linha defensiva apresentou-se de forma impecável, comandada por um esplêndido Rúben Semedo. Boas notícias!. (Resumo do jogo)
Jogos – 12 / Minutos – 911 / Golos – 0
Classificação – 5º, a dois pontos do quarto (o último que tem oportunidade de lutar pela subida).

2 – Wilson Eduardo (Den Haag)
(Eredivisie) – Ajax vs Den Haag (1-0)
Wilson Eduardo foi titular e saiu ao intervalo, ao que tudo indica, por dificuldades físicas. O jogador emprestado pelo Sporting estava mesmo a ser o principal dinamizador do ataque dos verdes e amarelos mas acabou por ser substituído ao intervalo por Houtkoop que, na segunda parte, num momento de infelicidade, acabou por dar a vitória ao Ajax, introduzindo a bola na própria baliza. A lesão pareceu muscular e esperemos que não seja nada de grave. (Resumo do jogo)
Jogos – 9 / Minutos – 679 / Golos – 1
Classificação – 14º, três pontos acima da linha de água / Eliminado da Taça da Holanda

3 – Salim Cissé (Académica)
(Liga Nos) – Braga vs Académica (0-0)
Cissé teve de ‘saltar’ do banco ainda antes da meia hora para substituir o lesionado Rafael Lopes. É difícil analisar a exibição de um jogador que praticamente não conta na manobra da equipa, visto que a Académica se limitou a defender o 0-0. Não fez nada de muito positivo mas também não andou lá a estorvar os colegas. (Resumo do jogo)
Jogos – 5 / Minutos – 360 / Golos – 0
Classificação – 14º, sete pontos acima da linha de água / Eliminado da Taça de Portugal e da Taça da Liga

4 – KiKaS (Rapid Bucareste)
(Liga I) – Astra Giurgiu vs Rapid Bucareste (2-0)
Kikas não foi convocado.
(Liga I) – Rapid Bucareste vs Otelul (2-0)
Kikas voltou a não ser convocado e tarda em mostrar serviço nesta experiência pela Roménia.
Jogos – 0
Classificação – 14º, a três pontos do 12º (o primeiro acima dos lugares de despromoção) / Eliminados da Taça Roménia e da Taça da Liga

5 – Valentín Viola (Karabukspor)
(Liga Turca) – Karabukspor vs Konyaspor (0-1)
No jogo em que voltou à titularidade, Viola jogou os 90 minutos e foi o maior dinamizador do ataque da equipa. O mais inconformado, foi o que mais vezes procurou assistir os colegas, ora através de cruzamentos ora com passes verticais a servir o avançado, Traoré (que inclusive falhou um desses lances na cara do guarda-redes). Viola tentou ele próprio finalizar, mas os remates saíram todos amorfos. Com este resultado, os de Karabuk afundam-se mais na classificação depois de um jogo onde dominaram (70% de posse de bola) mas perderam. (Resumo do jogo)
Jogos – 17 / Minutos – 1074 / Golos – 4
Classificação – 18º, a nove pontos do primeiro acima da linha de água / Eliminado no play-off da Liga Europa / Eliminado da Turkish Cup

6 – Zakaria Labyad (Vitesse)
(Eredivisie) – Go Ahead Eagles vs Vitesse (0-2)
Labyad cumpriu, mais uma vez, os 90 minutos e marcou o primeiro golo da partida (o seu sétimo da temporada). Num contra-ataque conduzido pelo próprio e após combinação com um colega sobre o lado esquerdo, Labyad acabou por rematar para o primeiro da partida, contando com um ligeiro toque num defesa adversário. A velocidade imprimida no lance que dá o golo é um indicador claro da boa forma do marroquino que voltou a ser um dos melhores da formação auri-negra. (Resumo do jogo)
Jogos – 25 / Minutos – 1664 / Golos – 7
Classificação – 5º, a três pontos dos lugares de acesso ás competições europeias / Eliminado da Taça da Holanda

7 – Diogo Salomão (Deportivo)
(La Liga) – Deportivo vs Espanyol (0-0)
Após mais de dois meses sem integrar uma convocatória, Diogo Salomão voltou a ser opção para o treinador. Entrou aos 59 minutos para o lugar de Fariña (sim, esse mesmo) e recebeu uma das maiores ovações do dia. Salomão é muito querido pelos adeptos e eles fizeram questão de o mostrar, dando alguma força ao português depois de um período em que tem ganho ritmo após grave lesão. No entanto, quanto ao jogo, rezam as crónicas que Salomão se revelou um tiro ao lado, visto que não conseguiu agitar o suficiente a frente de ataque (Resumo do jogo)
Jogos – 2 / Minutos – 100 / Golos – 0
Classificação – 16º, com mais um ponto que o primeiro na zona de despromoção / Eliminado da Copa do Rey

8 – Heldon (Córdoba)
(La Liga) – Real Sociedad vs Córdoba (3-1)
Heldon foi titular, mas uma expulsão de um colega de equipa no início da partida e o facto de ser o elemento mais desinspirado da frente de ataque, custaram-lhe a substituição, dez minutos antes do intervalo. Num momento que que a Real Sociedad tinha acabado de empatar, o treinador do Córdoba resolveu reequilibrar o sector defensivo e Heldon foi o sacrificado. (Resumo do jogo)
Jogos – 6 / Minutos – 294 / Golos – 0
Classificação – 20º, a sete pontos do primeiro acima da linha de água / Eliminado da Copa do Rey

9 – Fabrice Fokobo (Arouca)
(Liga Nos) – Arouca vs Gil Vicente (3-1)
Depois da lesão que o apoquentou aquando da sua chegada a Arouca, Fokobo não conseguiu recuperar a titularidade. Desta vez foi chamado a 13 minutos do final para o lugar de um colega lesionado. Acabou por não fazer nada de relevante. (Resumo do jogo)
Jogos – 5 / Minutos – 151 / Golos – 0
Classificação – 16º, quatro pontos acima da linha de água / Eliminado da Taça de Portugal / Eliminado da Taça da Liga

10 – Simeon Slavchev (Bolton)
(Championship) – Ipswich Town vs Bolton (1-0)
Slavchev não foi convocado
(Championship) – Wigan vs Bolton (1-1)
Slavchev não foi convocado.
Jogos – 1 / Minutos – 45 / Golos – 0
Classificação – 17º, dez pontos acima da linha de água / Eliminado da FA Cup e da Taça da Liga Inglesa.
Visto que não o temos visto dentro de campo, deixo-vos uma pequena reportagem numa das iniciativas do clube. Não tendo a certeza se a notícia foi ou não veiculada em Portugal, aproveito para dizer-vos que, mesmo sem minutos de jogo, Simeon tem a confiança do seleccionador nacional e foi convocado para a selecção, que defrontará a Itália no dia 28 de Março.

11 – Edelino Ié (Kruoja Pakruojis)
(A Lyga) – Kruoja Pakruojis vs Siauliai (2-2)
Edelino Ié foi suplente e só foi chamado a jogo na fase do desespero. Entrou aos 86 minutos na tentativa de chegar ao empate e contribuiu para encostar o adversário à sua defensiva na fase final do encontro. O empate acabou por chegar e período de descontos num lance muito duvidoso. Resumo do jogo.
Jogos – 4 / Minutos – 256 / Golos – 0
Classificação – 5º, a quatro pontos do primeiro

12 – Iuri Medeiros (Arouca)
(Liga Nos) – Arouca vs Gil Vicente (3-1)
Exibição fantástica de Iuri Medeiros. Cumpriu os 90 minutos e foi a figura da partida. Rápido, prático, coletivo, esteve em quase todas as ações ofensivas de relevo da equipa da casa. Fez um belo golo, de livre directo, sem hipóteses para Adriano. Assinou grandes assistências para os outros dois golos do Arouca e no final do jogo garantiu que foi bem recebido em Arouca, que talvez tenha feito a melhor exibição desde a sua chegada e que o sonho de integrar a equipa principal se mantêm cada vez mais vivo. Resumo do jogo
Jogos – 10 / Minutos – 516 / Golos – 2
Classificação – 16º, quatro pontos acima da linha de água / Eliminado da Taça de Portugal / Eliminado da Taça da Liga

13 – Ricardo Esgaio (Académica)
((Liga Nos) – Braga vs Académica (0-0)
Esgaio cumpriu, mais uma vez 90 minutos no oitavo jogo consecutivo da Académica sem conhecer o sabor da derrota.
Revelou-se atento e lembro-me de alguns cortes providenciais, sobretudo de um, travando um remate forte que ia na direcção da baliza. Fechou bem o seu corredor e ajudou a cumprir a missão que a Briosa levou para Braga. (Resumo do jogo)
Jogos – 9 / Minutos – 810 / Golos – 0
Classificação – 14º, sete pontos acima da linha de água / Eliminado da Taça de Portugal e da Taça da Liga

14 – Rúben Ribeiro (Santa Clara)
(2ª Liga) – Santa Clara vs Braga B (0-0)
Rúben Ribeiro não foi convocado. Entretanto, Hélio Sousa, treinador dos sub-20 de Portugal, chamou o lateral-esquerdo cedido pelo Sporting aos trabalhos da selecção nacional.
Jogos – 8 / Minutos – 720 / Golos – 0
Classificação – 21º, com os mesmos pontos do primeiro abaixo da linha de água / Eliminado da Taça de Portugal e da Taça da Liga

15 – Filipe Chaby (União da Madeira)
(2ª Liga) – União da Madeira vs Trofense (1-0)
Chaby foi suplente e foi chamado a 25 minutos do final do jogo, já com a União em vantagem e os da Trofa reduzidos a dez unidades. Foi mais um a ajudar na gestão da bola e do resultado, que se manteve até final. (Resumo do jogo)
Jogos – 11 / Minutos – 686 / Golos – 3
Classificação – 8º, a cinco pontos do 1º classificado / Eliminado da Taça de Portugal e da Taça da Liga

16 – LEWIS ENOH (Leixões)
(2ª Liga) – Marítimo B vs Leixões (1-1)
Enoh jogou os 90 minutos de um jogo onde, estranhamente, foi colocado na extrema direita do ataque do Leixões. A ideia seria libertar ofensivamente o lateral para que Enoh fizesse dupla com o colega que ocupava a posição de ponta-de-lança, mas não foi uma estratégia bem sucedida, visto que Enoh passou mais tempo em auxílio ao lateral (e fê-lo bem) do que em acções ofensivas. Só já nos últimos minutos do encontro Enoh jogou na sua posição natural mas num momento em que o Leixões estava mais preocupado em manter a igualdade do que em procurar a vitória.  Jogo esforçado e ingrato, sobretudo por lhe ser pedido algo que não me parece que consiga fazer. Estar longe da baliza e da luta com os centrais não é tarefa para o camaronês. Resumo do jogo

(2ª Liga) – Leixões vs Oliveirense (4-1)
Enoh voltou a cumprir 90 minutos e fez novamente o gosto ao pé. Jogou mais uma vez numa das alas ofensivas e fez um excelente trabalho, dando início ao lance do primeiro golo. Marcou ainda o terceiro golo dos leixonenses, num lance em que pressionou bem e aproveitou um erro do defesa da Oliveirense. Parece estar a correr bem o empréstimo a Enoh e vão cinco golos em onze jogos. Resumo do jogo
Jogos – 11 / Minutos – 842 / Golos – 5
Classificação – 14º, nove pontos acima da linha de água / Eliminado da Taça de Portugal e da Taça da Liga

17 – Mama Baldé (Benfica de Castelo Branco)
(CNS Zona Sul – Subida) – Benfica Castelo Branco vs Louletano (1-0)
Num jogo equilibrado, o resultado só deslaçou quando o treinador albicastrense chamou Mama Baldé ao jogo. Entrado aos 58 minutos, bastaram dois para ser o jogador emprestado pelo Sporting a desfazer a igualdade, marcando o golo que viria a dar a vitória ao Benfica de Castelo Branco. Estreia a marcar e logo de forma decisiva.
Jogos – 6 / Minutos – 227 / Golos – 1
Classificação – 3º, a dois pontos do primeiro / Eliminado da Taça de Portugal

18 – Betinho (Brentford)
(Championship) – Blackburn vs Brentford (2-3)
Betinho não foi convocado
(Championship) – Brentford vs Milwall (2-2)
Betinho não foi convocado
Jogos – 1 / Minutos – 23 / Golos – 0
Classificação – 7º, a sete pontos do primeiro e a um do 6º (o último que dá direito a dispitar o play-off de subida) / Eliminado da FA Cup e da Capital One Cup
Betinho tem sido utilizado esporadicamente na equipa de reservas. Participou em cinco jogos, jogou 398 minutos e marcou três golos. Há cerca de uma semana, o treinador da equipa principal teceu estas palavras a respeito do jovem leão: “Betinho está a jogar bem e quer jogar futebol. Para entrar para a primeira equipa ele tem de ser melhor do que os jogadores que estão a jogar, essa é a dura realidade. Ao nível da Development Team, Lee fez um grande trabalho com o grupo. É bom para ele testar a mentalidade da equipa e retirar daí benefícios. Às vezes, os jogadores mais velhos vão jogar, às vezes não.”

19 – Jorge Santos aka Gazela (Salgueiros 08)
(CNS Zona Norte – Subida) – Varzim vs Salgueiros 08 (2-0)
Num jogo entre dois históricos do futebol nacional, Gazela foi, pela primeira vez, titular. Jogou 78 minutos e se junto à linha, conseguiu muitas vezes ultrapassar os adversários, não conseguiu fazer a diferença nos movimentos interiores. Resumo do jogo.
Jogos – 6 / Minutos – 157 / Golos – 0
Classificação – 4º, a sete pontos do 1º / Eliminado da Taça de Portugal

 

*às terças, o grandeartistaegoleador mostra-nos o porquê de ter investido mais dinheiro numa parabólica do que o Freitas Lobo