Com o aproximar do final da época é impossível não pensar nas oportunidades perdidas e no que aí vem para o ano. Se por um lado, parece que este ano soube a pouco, não consigo deixar de sorrir quando penso no futuro.
Com isto, talvez estivessem à espera que fizesse um balanço da època, seguido de um projecção da proxima. Não serà o caso. Primeiro porque esta época nao acabou e podemos ainda ganhar um trofeu. Depois porque a próxima temporada carece de uma quantidade de imponderáveis que não me permitem um prognóstico. Levando isto em conta, o que me assalta o pensamento somos nós, sócios e adeptos.
Jà passámos por tantas situações infelizes. Sobrevivemos ao reinado do Godo, à saída de um treinador que nos dava garantias, ao Marcogate, à injusta eliminação da LC, ao golo do carnide nos últimos segundos em Alvalade, etc etc etc…. A cada revés acabo sempre a pensar que o futuro é todo nosso. Porque os miúdos nos empolgam, porque esta direcção dà a vida pelo nosso clube, porque os adversários estão à beira do precipício (e vao dar um passo em frente), porque temos uma massa adepta capaz de tudo. Nós merecemos ser felizes mais do que ninguém.
Só de imaginar o dia em que nos vamos (e vamos mesmo!!!) sagrar campeões nacionais, vêem-me as lagrimas aos olhos. Vou-me lembrar de todos vós. O libertar de todas as amarras que nos impuseram, a bazófia dos nossos adversários, as injustiças dos bois de preto, e acima de tudo o orgulho nas nossas cores. Orgulho em vencermos por mérito proprio sem nos vendermos aos bastidores do futebol cà do burgo. Assim façamos a nossa parte, encher Alvalade a cada oportunidade: apoiar 90mins, puxar pelos nossos e agiganta-los quando parecer impossível.
Nesse dia, tudo vai valer a pena e #nosvamoslaestar. Juntos! Porque sempre caímos juntos e juntos nos vamos reerguer. Tenho muito orgulho nisso.
Atè là companheiros, Spoooooooooooooooooorting!
ESCRITO POR Barbosa08.
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
25 Março, 2015 at 10:35
Lá estaremos!
25 Março, 2015 at 11:52
Até lá, Barbosa.
25 Março, 2015 at 18:27
Os meus parabéns aos tasqueiros que hoje fazem anos.
Que tenham saúde, que esperança no futuro leonino não faltará.
O futuro é risonho e é verde…
25 Março, 2015 at 10:41
É inevitável! 😉 Mais cedo ou mais tarde acontecerá!
SL
25 Março, 2015 at 10:51
eu sigo sempre o meu capitão e se ele diz que vamos ganhar é porque vamos ganhar …. se deus quiser e os bois de preto nao interferirem este ano ganhamos a primeira de muitas taças 🙂 acreditem !!!!!!!!!!! SPORTINGGGGGGGGGGGGGG
25 Março, 2015 at 10:51
Sem a mais pequena dúvida amigo Barbosa08, aliás quando estivemos a trocar mensagens pelo whatsup falámos precisamente desse factor e de outro que é muito importante…
Que clube português, que não ganha titulos há anos, que esta época já está praticamente afastado do título, lutando pelo 3º o na melhor da hipoteses 2º lugar…mete 36 mil pessoas num jogo de futebol????
Digam-me…quem?????
Eu respondo – “SÓ NÓS, MAIS NINGUÉM!”
a resposta é esta, os nossos adversários são só bazófias e conversa de circunstância, frases vazias que não representam nada, até porque quando estão na mó de baixo nem de futebol eles querem falar.
um grande SL cheio de orgulho a todos(as)
25 Março, 2015 at 11:22
parabéns a todos e contem muitos anos cheios de saúde e conquistas do nosso Sporting!
Ioshi /// koki (1987) /// Mike BoiRRas /// Bino, Al bino (1988) /// Vasco Mendes (1992) /// Elton John (1947)
25 Março, 2015 at 11:26
Parabéns a todos!
Um jarro do Royal para todos…
Bebei com moderação que isto não são jolas… tou farto de avisar!
25 Março, 2015 at 11:31
Ahhahahahahaha
25 Março, 2015 at 11:44
Obrigado e Parabéns a todos 🙂
Dia 25 é só leões e leoas, tenho um amigo Sportinguista doente que também faz anos, foi um bom dia para i Sporting. Bota Saké para todos….
Spooooooooooooooooooooooooooooooooooorting!
25 Março, 2015 at 14:16
Parabéns a toda esta malta… Abraços e bjs
25 Março, 2015 at 10:58
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer
(Geraldo Vandré)
Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada é inteiro.
Ó Portugal, hoje és nevoeiro…
É a Hora!
(F.Pessoa)
Quer se possa
Ou se não possa
A vitória será nossa
Viva o Sporting!
Rumo ao Jamor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
25 Março, 2015 at 12:34
Hoje mereces tu um poema …
O poema da queca 🙂
É uma terra danada,
Um paraíso perdido.
Onde todo mundo fode,
Onde todo mundo é fodido.
Fodem moscas e mosquitos,
Fodem aranha e escorpião,
Fodem pulgas e carrapatos,
Fodem empregadas com o patrão.
Os brancos fodem os negros
Com grande desprendimento,
Os noivos fodem as noivas
Muito antes do casamento.
General fode Tenente,
Coronel fode Capitão.
E o Presidente da República
Vive fodendo a nação.
Os Frades fodem as freiras,
O padre fode o sacristão,
Até na igreja de crente
O pastor fode o irmão…
Todos fodem neste mundo
Num capricho derradeiro,
E o danado do Dentista
Fode a mulher do Padeiro.
Passos, depois de eleito, se tornou um fodedor
Não fode o Cavaco, mas fode o trabalhador,
O Ministro fode o deputado
Que fode o eleitor.
Parece que a natureza
em a todos nos dizer,
Que vivemos neste mundo
Somente para foder.
E, meu nobre amigo
Que agora se está a entreter,
Se não gostou da poesia
Levante-se e vá-se foder!
Autor Desconhecido – Também, pudera… se fosse conhecido, estava fodido!
25 Março, 2015 at 23:17
eh eh eh desconhecido mas com visão…
27 Março, 2015 at 23:17
tá boa essa!
SL
25 Março, 2015 at 13:07
1000% de acordo com a versao poetica da ida ao Jamor!
25 Março, 2015 at 10:59
NÓS SOMOS (D)O SPORTING!
25 Março, 2015 at 11:17
Muitos parabens aos aniversariantes de hoje. O Saké hoje é por vossa conta!
Parabéns Ioshi, koki, Mike BoiRRas, Bino, Al bino, Vasco Mendes, Elton John
25 Março, 2015 at 11:45
Muito obrigado Capitão 🙂
Abraço
SL
25 Março, 2015 at 11:22
Fazer as coisas bem ou fazer as coisas mal… É tudo uma questão de perspectiva.
Neste momento da minha vida… Sei que o nosso Sporting está a fazer as coisa… Como eu acho que deveriam ser faitas em bem.
Entendo perfeitamente o porque de nao irmos em primeiro ou perto e isso nao me retira um pingo de orgulho antes pelo contrario.
As putas velhas bem podem dizer que isto e aquilo… Apenas elevo mais o queicho e o dedo do “caralhete” com um sorriso nos lábio.
E a mim ninguém me tira a ideia que deveríamos todos ir para o Nosso Marques comemorar tudo isto mesmo sem a vitoria na taça.
Viva o Sporting Clube de Portugal
25 Março, 2015 at 11:22
Um balanço de dois anos… é difícil fazer balanços presidenciais quando a temporada desportiva ainda não terminou. Queiramos ou não, a avaliação de qualquer Direcção está relacionada com a concretização de objectivos, e no caso do Sporting, esses objectivos são títulos. A percepção do trabalho desenvolvido por Bruno de Carvalho (BdC) e seus pares será diferente conforme se vença ou não a Taça no Jamor, ou conforme a equipa de futsal conquiste ou não todos os troféus em disputa. Porque a realidade é dura, e por mais bandeiras quee agitemos, formação, finanças estáveis ou ecletismo, no fim tudo, ou quase tudo, se resume a vitórias.
Sem entrar em matéforas ovinas ou fúngicas, convém lembrar um ponto: BdC não é ungido, não é perfeito, nem detém o toque de Midas. Contra algumas expectativas, revelou-se um ser humano, com fraquezas, e sujeito a cometer erros. Do mesmo modo que no futebol, a expressão “dar tempo aos jovens para crescer” se aplica constantemente aos jogadores, convém dar a mesma margem de manobra a um presidente que, felizmente ou não, ainda está a aprender e a crescer, tal como o treinador e os próprios jogadores. Por outro lado, é injusto fazer uma análise de alguns pontos que, sendo manchas no mandato, parecem estar a ser corrigos. Assim sendo, umas notas sobre o que foi feito, usando como pedra de toque as personagens de uma conhecida coboiada esparguete:
Bom
Finanças – inegável a recuperação financeira conseguida por este elenco directivo. Certo, a corda continua ao pescoço, mas já existe alguma margem para respirar. BdC aplicou a austeridade inteligente, reduzindo custos em toda a estrutura (o que incluiu despedimentos, o que nalguns casos traz dramas). Conseguiu recuperar partes importantes de passes de jogadores que, afinal, são os principais activos transaccionáveis da empresa Sporting. A renegociação com a Banca foi um marco, não pelas condições, mas pela demonstração de força que esteve ausente da mesa de negociações durante anos. E já agora, conseguir pagar a conta da luz a tempo e horas é coisa de valor, comparativamente com outros tempos.
Plantel – foi construído um plantel low-cost, a partir de cinzas de uma equipa desfeita. Mas um ponto importante foi a manutenção do esqueleto de um ano para o outro, o que é bom sinal. Caso mantenha essa filosofia, é uma mudança importante em relação ao passado recente. A equipa é competitiva qb, claro que faltam peças aqui e ali, podia estar mais forte, mas dada a conjuntura do clube e do próprio futebol português, foi montada uma equipa interessante e com bases para um futuro melhor.
Adeptos – a relação com a massa adepta melhorou a olhos vistos. Mesmo descontando algumas reprimendas desaconselháveis, é de realçar o esforço para aproximar o clube dos adeptos.
Ecletismo – a construção do pavilhão, a ser realidade (só acredito quando vir as paredes e o telhado :D), é um marco neste mandato, e ficará na História do clube. Nem vale a pena dissertar sobre o que o pavilhão significa, para adeptos e para atletas. O regresso do hóquei a modalidade oficial, a manutenção dos níveis competitivos do futsal e andebol, são outros pontos de destaque. Depois há tantas outras modalidades, o tiro, o judô, a natação, a ginástica, o atletismo… bem sei que o português, mesmo ligando peva a tudo o que não mete bola na erva, gosta de ver o seu clube ter secções de tudo e mais alguma coisa, mas o dinheiro não chega, e o desporto de alta competição (??) em Portugal está perto de ser uma piada.
Renovações – sim, fugiram alguns, outras renovações foram salomonicamente um desastre, mas o balanço é positivo. A maior parte dos jogadores renovaram o seu vínculo com o clube, acautelando o futuro.
Bruma e Cia – o clube teve um teste de fogo com Bruma, e passou com distinção. Não só pela vitória no processo, como pelo modo como este foi conduzido, sem excessos e sem parangonas. Todos saíram a ganhar, o jogador foi para o clube da sua vida, e o Sporting realizou encaixe interessante. Bruma entra naquela galeria dos jogadores que abandonaram o clube demasiado cedo, mas aqui haveria pouco a fazer. O mesmo com Illori… venda interessante a um clube de top europeu. Convinha o central representar bem a formação do Sporting lá por Inglaterra…
Negócios Estrangeiros – BdC versão embaixador tem estado bem. Não vale a pena lutar contra o sistema à marrada, porque o mais certo é os chifres partirem-se com o desgaste das investidas contra a parede. A opção de diplomacia externa é a melhor, especialmente se Sporting estiver do lado certo da História. Do mesmo modo, o dossier de mudanças criado é a demonstração de que o Sporting quer realmente mudar e regenerar o futebol português. Infelizmente, em Portugal valores mais importantes se levantam.
Televisão – boa ou má, é o clube numa plataforma que chega a milhões de pessoas. Tem pontos a melhorar, certamente, e irá evoluir, mas não deixa de ser algo de importante na divulgação da marca Sporting, e da realidade do clube (aqui não posso opinar muito, a vodafone não deixa).
Mau
Mercado – o ataque ao mercado não tem sido o melhor. Demasiadas contratações, muitos jogadores para certas posições, alguns critérios muito duvidosos (Shika… para alguém que dava primazia a jogadores bem comportados… pois). Por outro lado, o clube nota dificuldades em colocar os seus excedentes, seja por empréstimo, seja através de transferência. Claro que a postura perante os empresários não ajuda, mas é preciso refinar esta questão.
Equipa B – três treinadores, dezenas de jogadores, jovens tapados, outros estagnados, a equipa B foi uma balbúrdia. A prova? Limpa a casa, já há jogadores a mostrarem-se e os resultados a aparecerem.
Comunicação – a comunicação do clube tem deixado algo a desejar. E nem vale a pena entrar pelo site adentro, que este assumidamente é uma ferida que tem de ser tratada. São os comunicados constantes, muitos deles mal escritos, é a demasiada exposição do presidente, que acaba por banalizar algo que deveria ser especial.
Vilão
Rojo – o Sporting comprou uma guerra, cujo desfecho vai para lá dos milhões que o clube pode ter de desembolsar. É a imagem (do tipo que rasga contratos à moda do caloteiro; ou do que procura justiça, mesmo colocando em causa o seu bem-estar) do clube que está em causa, mas mais ainda, esta decisão pode (ou não) fazer jurisprudência e mudar o modo como clubes se relacionam com fundos quanto a transferências.
Quezílias – BdC comprou guerras, e muitas. Não vale agora especificar as razões ou consequências de cada uma, mas o facto é que são pelejas a mais para quem não tem muitas munições disponíveis. Algumas serão vencidas, outras perdidas, com as devidas consequências. Ainda assim, o clube não deveria abrir tantas frentes de batalha.
Presidente adepto – a maior crítica que faço a BdC é a de muitas vezes se mostrar um adepto ferrenho do clube. Realmente, ele dá a ideia de ficar f####o quando as coisas correm mal, e toma nas suas costas as dores de todos os sportinguistas que sofrem aquando de uma derrota. Sim, estávamos fartos da postura de Estado dos presidentes-banqueiros, a quem as derrotas pareciam não afectar, mas há que manter uma postura de equilíbrio. Piadas ou provocações de tasca (sem ofensa ao estabelecimento) são de evitar, tal como puxões de orelhas em redes sociais. Por outro lado, ter um presidente que sente o clube tem os seus benefícios. Concluindo, é algo como apanhar sol… tem de ser em dose controlada.
25 Março, 2015 at 11:39
podias ter escrito um texto e enviado, pá. Ou, então, vais dar por ti a fazer crtlCctrlV ao longo do dia…
25 Março, 2015 at 11:44
Fiquei com a ideia de que era para colocar os textos no post de 4ª.
my bad
25 Março, 2015 at 12:01
Seguiu por mail…
25 Março, 2015 at 11:24
La nos encontraremos Capitão.
25 Março, 2015 at 11:36
GOOOOOOOOOOOOOOLO!!!! PEDRO BARBOSA!!!!!!
https://www.youtube.com/watch?v=9msH64ui1BU
#EuEstiveLá
……………
25 Março, 2015 at 12:18
Até Lá Capitão Barbosa!
25 Março, 2015 at 12:38
Eu também estive lá. Grande golo do Capitão!
Curiosamente ainda estava a entrar no estádio quando isso aconteceu, por gentileza da bófia tripeira e dos “excelentes” acessos à bancada. Ainda por cima, no final do jogo, tivémos que estar de seca quase uma hora até nos deixarem sair.
25 Março, 2015 at 14:13
Pois eu estava atrás da baliza do golo!
25 Março, 2015 at 12:10
Parabéns a todos, isto no tlf nao da para ver os aniversariantes 🙂
25 Março, 2015 at 12:37
Exacto! Tb tinha reparado nisso 🙁
Parabéns aos aniversariantes!
25 Março, 2015 at 12:13
Parabéns
E um dia cheio de coisas boas, com a concretização dos vossos desejos e sonhos.
Ioshi
koki
Mike BoiRRas
Bino
Al bino
Vasco Mendes
Elton John
25 Março, 2015 at 15:05
O meu desejo é o Sporting campeão o mais rápido possível Alexia 😉
obrigado e beijinho!
25 Março, 2015 at 15:24
Isso também eu desejo 🙂
Quero ir ao Marquês abanar o meu cachecol 😛
25 Março, 2015 at 12:16
Bom dia. Primeiro os meus parabéns a todos os ilustres aniversariantes.
(Não fazia a mínima ideia que o Elton John era leão.)
“Vou-me lembrar de todos vós…..Nesse dia, tudo vai valer a pena e #nosvamoslaestar. Juntos! Porque sempre caímos juntos e juntos nos vamos reerguer. Tenho muito orgulho nisso.”
Mesmo! Obrigada, BdC por nos teres devolvido este ACREDITAR. É uma questão de tempo. Nós SABEMOS que vai acontecer. Já festejámos algumas vitórias JUNTOS e muitas mais iremos festejar! EU ACREDITO!
25 Março, 2015 at 15:04
Obrigado querida Maria 🙂
beijinhoo
25 Março, 2015 at 12:18
Para os aniversariantes sai uma travessa de sonhos de CAMPEÃO com calda de saké
25 Março, 2015 at 12:24
Foi no dia do meu aniversário: 14-05-2000
https://www.youtube.com/watch?v=OpFBghqPlSI
25 Março, 2015 at 12:36
até arrepia, fdx
25 Março, 2015 at 12:39
Estive lá … que dia …
25 Março, 2015 at 12:41
É tao isto. Esse dia estarà para sempre na minha memória. Recordo-me de cada segundo.
Sei precisar até o momento em que pensei pela primeira vez na minha vida: Somos campeões! Quando o golo do Duscher entrou.
Não festejei sequer o golo. Caiu em mim o peso de 18 anos. 18 anos de amargura, de oportunidades falhadas, do gozo dos “outros”, de infindáveis “para o ano é que é”.
Parece-me oportuno que nesta data nos recordemos todos de onde estávamos nesse dia porque a nossa hora vai chegar e vai ser tão ou mais saborosa que a de 2000.
SL
25 Março, 2015 at 12:44
Festejei muito! E chorei. Ainda mais.
25 Março, 2015 at 12:48
Concedo que nesse golo nem força nas pernas tive para festejar. A festa veio depois mas esse momento quis guardá-lo só para mim.
Sou um egoísta.
PS. Tu agora escreves para o Jornal oNojo? Parece que te ouviram ontem. 😉
25 Março, 2015 at 13:40
Ehehehehehehehe.
Verdade. Qdo vi a capa, lembrei-me logo de ti! 😛
25 Março, 2015 at 12:51
Tambem eu. No núcleo de Faro, chorei baba e ranho.
25 Março, 2015 at 13:48
Eu estava em no campo nº2 do velhinho Alvalade a ver no ecran gigante, depois peguei no carro mais a amiga e andamos pela cidade , indo depois para o estádio, para receber a equipa, que chegou salvo erro, entre as 04h / 05h da manhã…
25 Março, 2015 at 15:03
A pergunta é…quem é que não chorou nesse dia??
25 Março, 2015 at 12:34
Oh captain my captain!
25 Março, 2015 at 12:41
Barbosa.
Com a paciência de Leão que todos temos que ter, lá chegaremos a esse dia em que o titulo de campeão será festejado com uma equipa onde mais de metade do plantel são jogadores da formação.
Esse será o dia da consagração do trabalho desta Direcção!
25 Março, 2015 at 12:44
Por muito (quase todo) mérito que entrego à direcção, esse dia será mais teu e meu.
O que consagra está direcção é aliás mesmo isso: o reconhecimento de que estes momentos pertencem aos Sportinguista.
25 Março, 2015 at 12:46
Capitão Barbosa, admiro o teu optimismo e confiança!
No dia dos festejos nós vamos lá estar.
No dia em que perdermos nós vamos lá estar.
E espero que possas lá estar connosco as vezes que te forem possíveis. Sempre que não puderes, outro leão gritará por ti.
Um abraço!
25 Março, 2015 at 12:50
Podes dizer que é optimismo. Eu mantenho que é uma certeza.
Nas derrotas temos que nos lembrar que tudo será um prelúdio da nossa grande vitória.
25 Março, 2015 at 12:55
Eu também acredito!
Não queria dizer que te acho apenas um romântico incurável (se bem que o és…e eu também). Também acredito que o que desejamos será certeza dentro em breve…mais rápido do que muitos pensam 😉
25 Março, 2015 at 13:36
Ioshi /// koki (1987) /// Mike BoiRRas /// Bino, Al bino (1988) /// Vasco Mendes (1992) /// Elton John (1947)…
Para todos os melhores votos de boa saude…!!
Parabéns e muitos anos de vida…!!
Permitam-me um abraço especial para ao amigo Bino Al Bino…!!
Abr e SL
25 Março, 2015 at 15:02
Obrigado Senhor Max 🙂
abraço
SL
25 Março, 2015 at 14:33
O dia há-de chegar…que chegue o quanto antes… Quando ganharmos o campeonato o mundo vai parar!!!
Espero é que esta época ainda nos dê alegrias…!
25 Março, 2015 at 14:55
Enquanto for possível acreditarei que ainda esta época podemos ganhar o campeonato, façamos a nossa parte, ganhar todos os jogos!
A taça é para ganhar, assumidamente!
Que saudades de festejar um titulo!
25 Março, 2015 at 18:32
É mesmo isso capitão… não se trata de estarmos a pensar em quimeras. Neste momento acredito sinceramente que o melhor da história do nosso clube está para chegar e é para os próximos 10-20 anos.
Merecemos todos isso, o clube merece isso, os seus fundadores também. Faltava-nos desde há muito um líder que gostasse mesmo do clube e o fizesse andar para o frente. Tendo isso nada nos vai parar.
O nosso é o clube do futuro, mas também já começa a ser do presente.
Grande abraço
SSPOOOOOOOOOORRRRRRRRRTTTTTTTIIIIIIIINNNNNGGGGGGG!
25 Março, 2015 at 23:28
Muito bem Capitão eu também acredito….
SL e grande abraço
26 Março, 2015 at 15:50
Apoiado !
Que esse teu desejo chegue depressa !