O caminho feito pelo FC Porto, primeiro, e pelo Benfica, a cópia, tem sido um caminho trilhado, essencialmente, pelo excesso. Não pelo excesso de mística, como muitas vezes querem fazer crer, mas sim pelo excesso de jogadores que estão assentes nos seus quadros. Nunca poderemos negar que foram capazes de grandes vendas e tornaram-se competitivos. Mas, estranhamente, as dívidas acumulam-se e os cortes nos salários também. Tudo isto porque, como já referi, as receitas feitas em grandes vendas nunca conseguiram cobrir os custos de pessoal ao longo de anos e anos de compras deitadas à rua.
O modelo está a falir, parece-me óbvio. Comprar cerca de 25 jogadores por época, alguns mesmo muito jovens, para depois colocar a rodar nos clubes mais baixos de Espanha, ou na Bélgica ou nos pontos estratégicos em Portugal, é algo que só poderá ser feito em clubes que têm um massa social enorme. Como somos um país pequeno, extremamente pequeno, isso não é possível (nem mesmo com os tais 6 milhões de adeptos). Com estratégia descobriram muitos craques como Di Maria, James, Falcao, Hulk, Cardozo, etc. Mas pelo caminho quantos Licás, Josués, Balboas e Makukulas ficaram? Dezenas, sem exagero.
Por isso mesmo, recuso a ideia de que o Sporting possa entrar nesta fórmula como forma de atingir o sucesso desportivo. Recuso, por completo, a cultura de excesso no nosso clube. As vindas para os quadros leoninos, seja com que idade forem, terão sempre de ser com perspectiva de chegar à equipa principal ou ser útil como alternativa no momento. E, por isso, a vinda de jogadores na perspectiva “vamos ver o que isto dá, o rapaz até foi barato” é para mim uma completa aberração.
Essa foi uma das poucas questões que critiquei nesta Direcção e no planeamento da época. Muitas compras foram feitas apenas pelo preço, não pela qualidade, (essencialmente na equipa B) e com isso poderíamos ter estagnado outros jogadores. Não falo de Gauld, nem de Rabia, por exemplo, mas falo de Enoh ou Gazela, que têm qualidade sim, mas para a Liga 2 ou alguns clubes da Primeira Liga. Devemos comprar os mais baratos disponíveis, concordo, desde que seja reconhecido um potencial tremendo, que não cabe ser avaliado pelo adepto mas sim pelo corpo técnico.
Nesse sentido, e esta é a conclusão principal do texto, é com agrado que leio notícias que dão conta do aproveitamento de muitos dos jogadores que já se encontram nos nossos quadros. Apenas na última semana, Wallyson, Rubio, Iuri, Esgaio, Matheus Pereira, Gauld e Labyad foram apontados ao plantel de 2015/16 e não será de estranhar que assim seja. Temos talento jovem disponível ao nível de muitos dos melhores clubes europeus, é um facto. Não fará sentido que se vede o acesso à equipa principal sem, primeiro, tentar tirar o máximo rendimento desportivo de cada um dos nossos talentosos atletas.
Muitos, como Rubio e Labyad, vêm de uma anterior Direcção que lhes garantiu ordenados de luxo. Ao nível de um autêntico craque de um clube médio europeu. Cabe ao Sporting tentar que esses contratos sejam reduzidos, alinhados com os restantes jogadores do plantel, e perceber que apenas potencializando os seus activos poderá reerguer-se como foco importante do desporto rei. Segundo Bruno de Carvalho, a questão de Labyad está completamente resolvida. Fico contente, essencialmente porque ainda me lembro da enorme felicidade com que fiquei quando assinou. Não acredito que Marco Silva o dispense, pelo que deveremos ter um marroquino em Alvalade. Rubio está a renegociar o seu vencimento e quer ficar ao serviço do Sporting, não poderia ser melhor. Fica a faltar Viola, por exemplo, que já mostrou talento para ser opção a 10, numa ala ou como segundo avançado. Julgo que não passará desta época que a situação fica resolvida. Para o bem ou para o mal. Quanto a todos os outros, temos acompanhado o seu progresso ano após anos e não nos cabe a nós ter medo da “inexperiência” se esse não for um receio da estrutura do Sporting. A nós cabe-nos apreciar o futebol genuíno e o talento que vão emprestar aos relvados portugueses.
31 Março, 2015 at 1:16
Assino por baixo. A grande questão que se levanta é “qual a percentagem de Sportinguista que também assina?” ou, se preferirem, “Qual a percentagem de Sportinguistas que trocaria esta aposta nos jovens talentos por conquistas rápidas?”
31 Março, 2015 at 9:33
Também assino por baixo.
Temos é o eterno problema, basta meia duzia de palermas a criticar ou a assobiar para minar o pensamento de milhares.
31 Março, 2015 at 11:24
“Esqueçam” amigos…dos “palermas” nunca nos veremos livres…
Se não “”dizem mal…por isto…
Di-lo-ão…por aquilo…!
São “palermas”…e não há nada a da fazer…!!
Abr e SL
31 Março, 2015 at 10:25
Precisamos urgentemente de uma conquista de Campeonato Nacional para consolidar decisivamente a posição de Bruno de Carvalho. Consolidação fundamentalmente interna e “paz” externa se, contra tudo e contra todos, formos campeões. Se o formos o Sporting vai deixar de estar sujeito ao ruído a que actualmente está e o trabalho será mais proveitosos. É difícil criticar o Campeão.
De qualquer modo, no Sporting os fins não justificam os meios, antes pelo contrário, procuramos fazer mais, com menos.
Nani vai fazer-nos a maior das faltas e não temos ninguém que possa substituí-lo. Sem Nani torna-se muito mais difícil o enquadramento de jogadores muito novos, de muita qualidade, no plantel AA. Caso, além de Nani “não voltar”, saiam Adrien e Patrício tudo fica ainda mais complicado porque deixa de haver “irmãos mais velhos” dentro da equipe.
Nani é uma Giga-referência interna para todos os que chegam à Equipe A; Patrício e Adrien são-no para todos os jogadores que chegarem, feito um percurso de anos na nossa formação.
Não é possível sermos Campeões sem referências actuais mas, é possível sermos campeões sem irmos às compras aos saldos. Isso é que não.
Em certa medida, compramos carros de baixa cilindrada para os vendermos depois de uma revisão e uma lavagem de estrada. Quantos mais carros destes vendermos, com pequena margem de lucro, mais conseguiremos resguardar a nossa frota principal, sem termos de vender um dos Ferraris.
A realidade é esta. Não fomos ao mercado como foram os outros nem sob a capa da mesma intenção.
O paradigma foi estabelecido e não vejo que venha a ser abandonado: A nossa equipe A será sempre formada por 11 a 12 jogadores da nossa formação e 11 a 12 jogadores vindos de fora. O onze principal constituirá um mix do plantel A.
31 Março, 2015 at 11:15
Claro que todos temos o desejo de ir para o Marquês rapidamente festejar um título…
Lembro-me perfeitamente da imensa alegria que tive ao festejar o meu primeiro título, que pensei ser o primeiro de muitos (ainda para mais porque festejámos outro dois anos depois)… Mas, infelizmente, foram os únicos.
Ou seja, como referi em cima, tenho o desejo rápido de ir para o Marquês festejar, mas desejo ainda mais fazê-lo com regularidade. E estou disposto a esperar mais uns anos para depois ver o Sporting a ganhar vezes sem conta…
31 Março, 2015 at 1:58
Bom post!!
31 Março, 2015 at 2:04
A entrada desses jogadores significa a saída de 1/3 do atual plantel principal, pelo que, não creio que sejam assim tantas as entradas. Não quero no entanto, que essas entradas signifiquem o decréscimo na aposta nos jogadores Portugueses pelo que:
Saídas: Capel, Heldon, André Martins, Slimani, Carrillo, Cédric, Nani e eventualmente William
Empréstimos de Slavchev e Rabia ou Sarr
As subidas à equipa principal dos jogadores que a Maria refere, mais a aquisição de um defesa central, um extremo e um ponta de lança
Sendo isto o que gostava que acontecesse, não acredito que seja viável, tendo em conta a volatilidade do mercado e quer se queira quer não, se os rivais desatarem a comprar, uma grande fatia dos Sportinguistas, vai questionar a falta de investimento
Gostava que o peso da nossa formação, no plantel, fosse entre os 50 a 60% pelo menos, porque o talento e qualidade, está lá.
SL
31 Março, 2015 at 2:18
Desculpa lá, mas em que te baseias para dizer:
“…e quer se queira quer não, se os rivais desatarem a comprar, uma grande fatia dos Sportinguistas, vai questionar a falta de investimento.”
Eu, e creio que muitas centenas de milhares de Sportinguistas que seguimos o clube ‘mais de perto’, para não dizer milhões… Estamos perfeitamente conscientes da estratégia que o SCP teve que adoptar por forma a mitigar os problemas que sucessivas direcções de impostores deixaram. Por vezes parece que há pessoas que devem ter a ‘memória RAM’ toda marada e o disco rigido deve ser muito pequeno, ou então tá cheio …
O Sporting Clube de Portugal tem uma estratégia, um caminho… E com dois anos apenas decorridos desde a eleição desta nova Direcção Leonina, está a conseguir resultados no capítulo económico-financeiro que os “doutos mega-gestores” nunca atingiram, no capítulo desportivo foram criadas as condições para que possamos triunfar de forma consistente… Já quanto aos títulos, creio que os mesmos irão acontecer naturalmente, como uma consequência do trabalho que está a ser desenvolvido.
Já quanto a termos que ir investir Milhões em contratações só porque as ‘nádegas’ façam mais um ‘hara kiri’, ao estilo ‘fuga para a frente’ e invistam novamente á maluca, só pode pensar assim quem não percebe nada do que está a ser realizado por esta Direcção no Sporting Clube de Portugal!
Não concordo nada com essa postura, parece-me a postura dos burros… Comem o que lhes metem no prato, sem questionarem nada…
31 Março, 2015 at 2:24
Xap eu concordo contigo mas tens de ver que muita gente assim pensa, não aparecendo os títulos muitos afirmam que é por falta de investimento, eu não concordo e acho que este é o caminho certo, apostar nos nossos e não comprar só por comprar, mas se os títulos não aparecerem vais ver e uma coisa é certa as tais “dores de crescimento” não podem durar todas as épocas…
31 Março, 2015 at 3:26
Koki,
tens a certeza que muita gente ‘assim pensa’?
Eu até conheço muita gente e… muito(a)s são sportinguistas… E continuo sem ter essa certeza que falas…
Agora se disseres que uns ‘poucos’ querem que ‘muitos’ assim pensem, aí até posso concordar contigo. E se reparares, esses ‘poucos’ são aqueles que querem (e quiseram) que os Sportinguistas comessem o que lhes punham no prato sem questionar…
Continuo critico, ou seja, a utilizar um espirito critico, contudo o que o mesmo me tem revelado nos últimos 2 anos é que estamos no caminho certo “doyen a quem doer”…
SL
31 Março, 2015 at 11:06
Obrigado Koki, por teres retirado a interpretação certa, do que eu pretendia transmitir
SL
31 Março, 2015 at 10:50
Olha Xupa-me
Não sei há quantos anos acompanhas o Sporting, mas se o acompanhares, sabes bem, que todos os anos é a mesma conversa!
Não interpretes uma opinião, do que considero ser algum tipo de pensamento de adeptos do Sporting, com uma postura minha…pelo que
Cuidado a quem chamas burro, porque em algum momento, eu, aqui ou noutro local..chamei algo seja a quem for
SL
31 Março, 2015 at 3:45
*Brace Yourselves*
Eu pessoalmente, não coloco entraves à compra de jovens jogadores promissores por pechinchas, desde que cumprem com o plano estabelecido por esta direcção.
O Enoh custou 35 mil € e cumpriu o seu papel na B e está a trabalhar com resultados positivos no Leixões SC.
O Dramé custou 25 mil € e evoluiu no clube, leio muitos tasqueiros a dizerem para ser aposta na A, pessoalmente penso que não tem qualidade para tal mas veremos.
O Wallyson custou 500 mil €. Alguém se queixa agora? Eu não, temos ali o jogador ideal para substituir o Adrien…
E começa a chatear um bocadinho olhar sempre para a casota dos rivais. Já foi mais que esmiuçado que o projecto desta direcção é muito diferente dos rivais, já provou isso. Se contratou-se mais jogadores do que previsto, é porque assim as circunstâncias o ditaram. Temos o exemplo de que neste mercado de Inverno, o Sporting teve duas entradas para a A, para a mesma posição: Tobias Figueiredo, da formação e da equipa B, com muito potencial e Ewerton, por empréstimo, com provas dadas da sua mais-valia, e sinceramente, 1.5M por ele é… uma pechincha. Outro exemplo foram os vários jogadores contratados por esta direcção com o intuito de suprimir as várias lacunas na formação delapidada pelo senhor que era duro a negociar.
Se houve erros em certas contratações? Sem dúvida, mas o Sporting não contrata para errar, mas sim para acertar, se algo não deu certo, são as circunstâncias da vida. Shikabala e Slavchev por razões muito diferentes comprovam isso. Agora não contratar porque o mais provável é dar erro é que não faz sentido, nem tudo pode ser pensado pela lógica, no mundo do futebol, o feeling conta muito, que o diga o Slimani, contratado ao CR Belouizdad por 300 mil € com 16 golos marcados em 43 jogos na liga argelina e pode ser vendido agora por 20M… Pois…
Sem dúvida nenhuma que a próxima temporada vai haver muita aposta nos nossos activos e poucas contratações. Perspectivo um defesa erquerdo, um médio defensivo, dois extremos e um ponta de lança. Cinco contratações, para completar o plantel + aposta em Gauld, Wallyson, Esgaio, Labyad e Iuri Medeiros.
Muito provavelmente vamos reduzir os custos com salários, dado que vamos vender muitos excedentários e alguns activos. Temos 19 empréstimos, o que é demasiado, vamos cortar com as últimas gorduras.
Cada vez mais caminhamos para um clube organizado e com sentido e objectivo definidos: ser Campeão de Portugal. SL
31 Março, 2015 at 10:03
Subscrevo o teu comentario. A tendencia do ano passado em termos de numero de contratacoes nao se deve verificar este ano. Foram identificadas lacunas e contratados jogadores para as suprir. Este ano serà um acertar de pontas e corrigir algumas contratacoes que foram apostas falhadas (era inevitavel).
SL
31 Março, 2015 at 6:13
bom dia a todos .
muito bom post , parabéns .
mais do que nunca vos digo que estamos no caminho certo , e muito em breve outros o vão seguir podem estar certos !
não só em Portugal , como noutros países .
penso que teremos no verão próximo razão para podermos sonhar .
eu acredito muito nesta gente que
que conduz os destinos do nosso clube .
um abraço e bom dia
31 Março, 2015 at 7:15
Acho q o próximo defeso será o último do “arrumar a casa”.
Jogadores emprestados apenas qd há boas perspectivas de virem a ser reais opções nos anos seguintes. Espero q não se venda muito pois convinha estabilizar a equipa também.
31 Março, 2015 at 8:21
Maria concordo completamente! É tb dessa forma que olho para o que temos nos quadros do clube e para o mercado.
E confesso que estou muito entusiasmado para ver Wallyson, Iuri, Labyad, Gauld, Rubio e Matheus Pereira na equipa A. Deposito muita confiança neles.
Já se percebeu que vai haver algumas mudanças na equipa. Será complicado segurar William e Slimani, em Inglaterra vão subir a parada por ambos. Nani não fica. Jefferson pelo problema disciplinar também parece com um pé fora. Carrillo e Cédric dependem das renovações. Capel sairá tambem (já devia ter saído há mais tempo).
Gostava que houvesse poucas contratações, as tais cirúrgicas que defendo e o aproveitamento dos jogadores que já temos no clube. E já agora o Marcal do Nacional (custo zero) para substituir Jefferson parece-me um bom negócio.
31 Março, 2015 at 8:35
Sim é +/- isto.
Penso q c/ essas saídas e essas “entradas” (as aspas é pq a maior parte já cá está) teriamos uma abordagem correcta ao mercado.
Qt aos potenciais novos, Marçal parece-me de facto uma boa aposta.
Onde estou mais apreensivo é na substituição do Sli. Matadores com provas dadas e garantias de golos custam para cima de 12M€. Ou seja estaremos sempre condenados a um tiro no escuro. É verdade q a Montero e Tanaka iremos juntar Rubio, mas nenhum dos 3 me pareçe um protento físico. E para alguns jogos do nosso campeonato precisamos de um “pivot” – alguem que massacre os defesas, ganhe umas bolas pelo ar, segure a bola até a subida dos extremos ou laterais e de preferência q seja bom finalizador. Eu acho q o Ponde com treino específico podia fazer isto. Tiro no escuro por tiro no escuro, preferia apostar no Ponde … não sei porquê mas tenho grande fezada nele.
31 Março, 2015 at 10:03
Rugido eu gosto do Hassan do Rio Ave. Parece-me um ponta de lança que pode substituir Slimani e fazer mais de 15 golos por época no nosso clube. Ainda é novo e tem potencial de crescimento.
31 Março, 2015 at 10:05
talvez…
provavelmente o único do nosso campeonato a q daria o benefício da dúvida.
31 Março, 2015 at 10:39
O Cherba é que outro dia fez um post com 4 ou 5 nomes de ponta de lança de mercados acessíveis ao nosso bolso!
31 Março, 2015 at 11:09
O Lucas João, do nacional também podia ser uma opção interessante
31 Março, 2015 at 9:00
Acho a venda do Slimani um tremendo erro, andamos tanto tempo a procura de um ponta de lança com estas características, durante anos procuramos um substituto para o Jardel. É impossível conseguirmos ganhar um campeonato sem termos um “pinheiro”….
Pode ser um lucro brutal vende-lo por 20 milhões, mas é um péssimo negocio atendendo ao que existe no mercado.
31 Março, 2015 at 10:08
Nuno, não vejas isso como um erro.
Uma coisa seria ele querer ficar e nós o querermos despachar … outra é ele ter propostas irrecusáveis, andar com a cabeça noutro sítio … e fazermos um grande encaixe financeiro.
31 Março, 2015 at 10:13
Vendes o Slimani por 20M (seria brutal! Custou…300.000) e já tens dinheiro para ir buscar o Ivan Santini, que tem as mesmas características e melhor técnica de remate, sendo igualmente forte no jogo aéreo (1,90). Bem, “igualmente” se calhar não porque o Slimani é capaz de ser dos melhores do Mundo no jogo aéreo.
31 Março, 2015 at 10:20
Deem as voltas que quiserem mas o Nuno tem razao…sem um pinheiro nao se ganham campeonatos em portugal…
Sao os pinheiros q marcam ou dao a marcar nakeles jogos merdosos contra autocarros…quem os tem tem…quem nao os tem…tivesse-os!!
31 Março, 2015 at 11:00
Mas quem disse que não é para ter um gajo com estas características?
Se Sli sai … vamos buscar um gajo que se enquadre na necessidade que descreves.
Não são 10. É 1.
31 Março, 2015 at 11:04
Por mim era 3 a distribuir pela A e pela B…
Agora qd vejo a dizer que o Ponde ou o Rubio vao fazer de “Slimani” assusto-me….
31 Março, 2015 at 11:13
Por mim era 1 titular claro de classe e instinto indiscutível, um “Slimani” a suplente que seja alto, forte fisicamente, com garra e bom no jogo aéreo (ia dizer de cabeça mas o Slimani não é bom de cabeça…é bom a cabecear…hehehe) e depois um terceiro que para mim idealmente seria um Rubio ou um Betinho (que pudesse jogar na B com regularidade) mas admito a hipótese Montero que pode jogar noutras posições…
Para mim o segredo está em encontrar um PL de classe e instinto indiscutível…não é que seja extremamente difícil mas é bastante caro! E para mim sem isso seremos sempre inferiores a quem tem “este” jogador…
31 Março, 2015 at 11:59
Sem um PL matador, corres o risco de jogar muito à bola e o rendimento ser uma merda.
Isso pode matar um sistema …
31 Março, 2015 at 15:15
Com a raridade que existe de jogadores nesta posição com estas características, nunca na vida temos possibilidade em contratar algum jogador com algum nome, pois o seu salário vai ser incomportável.
vejam bem os anos que andamos a procurar de um ponta de lanca de jeito desde o jardel. nalitzis e purovics.
31 Março, 2015 at 15:24
Concordo contigo que são caros…mas para mim infelizmente se não conseguimos isso então é como disse antes…acho que muito dificilmente conseguiremos rivalizar num campeonato de regularidade com equipas que tenham esse tipo de jogador!
Pode não ter nome conhecido a nível europeu mas tem de ser sempre alguém com qualidade indiscutível! O Jackson não era conhecido por cá mas já era um grande goleador! Assim como o Falcao por exemplo! Agora são sempre jogadores caros…aceito! E percebo se o Sporting não tiver dinheiro para isso…nesse caso a minha conclusão é como disse! Acho praticamente impossível bater um adversário num campeonato de regularidade que tenha esse tipo de jogador…
Não sei…vamos ver o que nos reserva o Verão!
31 Março, 2015 at 10:25
o valor de venda do Slimani não passa dos 12M€…
Para mim é quase uma impossibilidade que passe esse valor.
31 Março, 2015 at 11:24
vamos lá puxar isso só mais um bocadinho, quase até aos 15.
mas temos que puxar para o mesmo lado.
é que eu acho que o rapaz ainda vai facturar mais 4 ou 5 até ao fim da época. e se assim for, não tem nada que saber.
cada golo marcado na Liga = 1M.
é só fazer as contas. para já “só vale” 9…
(modo “contas de merceeiro” off)
31 Março, 2015 at 10:48
Nuno, presumo que dizias a mesma coisa antes de se ir buscar o Slimoney?
É isto que nao entendo. O lucro do negocio seria significativo e admito até uma venda bem abaixo dos 20M (12 era bom, 15 excelente e qualquer coisa acima disso quase um miliagre)
A parte que eu nao entendo é que se parta do pressuposto que vendendo o Sli nao se consiga ir buscar outro ponta de lanca de igual valia. Mas alguem conhecia o Sli antes de assinar por nós? Se sair por um bom valor, confio em quem de direito para ir buscar um jogador de caracteristicas similares.
SL
31 Março, 2015 at 15:29
Acho que consegues ir buscar 1 ou 2 de igual valia…não acho é que a valia do Slimani seja suficiente para uma equipa que queira ser campeã tendo os adversários que o Sporting tem! Se como matador não me deslumbra embora seja eficaz (não estamos a falar de 20/25 golos por época), como PL que encaixe num futebol como o do Sporting menos ainda me satisfaz…
Eu acho o Slimani um excelente suplente! O Slimani seria suplente se tivesses qualquer um dos 3 avançados que jogam nos nossos rivais (Lima, Jonas ou Jackson)! É essa a minha percepção do valor do Slimani…Bom mas não suficientemente bom….
31 Março, 2015 at 9:27
Concordo e espero que neste mercado já não se contrate tantos jogadores (já o ano passado esperava menos: Slavchev, Sarr, Enoh, Gazela, Sacko…) para não entrarmos em excesso! E é por isso que apesar de Shikabala poder vir a ser um caso com lucro para mim será sempre um exemplo de um mau negócio porque não quero ser um entreposto comercial (como os nossos rivais) o importante é o rendimento desportivo!
E na próxima época deixo já aqui os 3 reforços que tenho um feeling que vão corresponder\surpreender: Wallison ( de certeza!), Iuri e Viola (se tiverem oportunidades…)
31 Março, 2015 at 9:45
Concordo com o texto mas…alto é pára o baile.
O momento economico-financeiro é que define a política de contratações e não o inverso. Se não há cheta, simplesmente não se compra, como foi na época do Jardim. Quando há algum dinheiro, pode-se seguir dois caminhos:
A) Compra-se em quantidade, aposta-se em potencial e, se um ou dois resultarem e se revelarem uma mais-valia no futuro, paga todos os outros ou,
B) Compra-se pouco, jogadores feitos ou quase. Investe-se mais no custo de trf e na massa salarial
São duas estratégias legítimas. Nenhuma é perfeita e ambas têm riscos diferentes associados. Porque se gastámos 15M em 12 jogadores, temos de ter em conta que nesse lote estão: Paulo Oliveira, Jonathan, Slavchev ou Gauld, internacionais A e considerados grandes promessas nos seus países. Só Gauld permitirá recuperar o que, eventualmente, possamos ter desperdiçado em Sacko, Sarr, Rabia, etc (o que nem sequer ainda é líquido que estes sejam “desperdício”). O risco associado em B) é muito, muito maior. Porque se investimos em 3/4 jogadores que custam 5M cada e a isso somarmos uma carga salarial condizente com o seu valor de mercado, estamos a assumir que esse jogador tem mesmo de resultar. Não pode passar 6 meses a adaptar-se, tem de começar logo a render e tem de ser decisivo. Porque senão transforma-se num encargo insuportável que rebenta qualquer estratégia financeira. E mesmo que o scouting destes jogadores seja perfeito, há imponderáveis como lesões que rebentam com estes investimentos. Imaginemos isto: compramos 3 craques estrangeiros. O primeiro custa-lhe adaptar-se, o segundo lesiona-se e o terceiro não rende no imediato. São 15M praticamente deitados ao lixo. Mas quando resultam, são verdadeiras mais-valias. Isso é inegável.
Acho que este ano, a estratégia foi a A) porque o risco é menor e a situação financeira ainda é débil. Provavelmente, no próximo, faremos B), sobretudo se houver algum grande encaixe. Mas é bom que tenhamos todos bem presente o risco associado. Por isso entendo perfeitamente a política de contratações este ano, tal como compreenderei a manutenção da mesma por mais alguns anos. Tal como assumirei que se a alterarmos, é porque meios e segurança para tal.
31 Março, 2015 at 9:47
Bom dia!
A questão não se trata de assinar por baixo ou não. O ADN do Sporting Clube de Portugal obriga a lutar para ser campeão! Sempre!
Por isso só faz sentido falar de projectos e de estratégias que nós levem ao nosso objectivo.
Tem de ser encontrado um equilíbrio entre aquilo que a “escola” produz e aquilo que é a necessidade imediata da equipa!
Agora, jogar com 11 miúdos nossos e ficar em 7o faz sentido?
No Sporting, não!
Só para finalizar, penso que este texto peca numa questão, aponta a estratégia dos rivais como sendo de “compra em excesso, a ver o que dá”, mas essa tem sido precisamente a nossa estratégia nos últimos 15 anos (excepto nos períodos em que os €€ escasseiam, e ainda bem porque já permitiram o aparecimento de WC, p.e.)…
A única diferença é que não temos estabilidade como clube para algumas das contratações vingarem e os que vingam são logo vendidos porque a pressão financeira é grande!
Ou alguém me convence que com estabilidade e saúde financeira Rojo não tinha pegado logo, Labyad não era já figura e Elias não era o patrão deste meio-campo? E viola não seria o novo Sá… viola? (Piada foleira!)
31 Março, 2015 at 10:11
O teu comentario esbarra neste pressuposto:
“Agora, jogar com 11 miúdos nossos e ficar em 7o faz sentido?
No Sporting, não!”
O problema é que só atingimos essa marca (a pior da nossa historia) com as tais contratacoes avultadas de internacionais de provas dadas (rezava a lenda).
O caminho està tracado e a base da nossa equipa A serà sempre a academia. Mais do que motivo de receio, para mim, é motivo de orgulho e esperanca.
SL
31 Março, 2015 at 10:52
Disse sétimo por ter sido a pior classificação de sempre.
Com 11 jogadores da academia até podia ser pior… ou melhor, não interessa! Interessa é encontrar equilíbrio e não jogar com 11 da academia por decreto!
Sejam eles da academia ou não temos de jogar com os 11 melhores jogadores que temos capacidade de pagar!
Dizer de forma irônica “de provas dadas” também não é correcto. Acho que aquela equipa tinha jogadores de valor, cuja classificação não representa o valor da equipa!
O que nos tinha era estabilidade directiva, teve Vercauteren (que coitado, nem sabia onde se veio meter) e não tinha o principal factor motivador numa equipa de futebol… ordenados!!
31 Março, 2015 at 11:01
Acho que ninguem falou em 11 jogadores titulares da nossa academia. Eu pelo menos não disse isso.
A intenção do que escrevi é fazer ver que a relação custo/qualidade nem sempre se vem confirmar. Que o diga o Adrian do porco.
O pessoal tende a esquecer que os jogadores que agora nos podem permitir o maior encaixe financeiro eram ilustres desconhecidos antes de assinarem pelo Sporting por isso a nossa estratégia corrente (até ver) está a dar resultado.
Numa última nota dizer-te só que se achas que o 7o lugar não espelha a qualidade do plantel desse ano, eu aplicaria a mesma teoria a este plantel. Poderia ter feito mais e não fez por culpa própria e por influências externas também.
31 Março, 2015 at 11:10
“A nossa estratégia corrente” que dizes parece-me precisamente o que é apontado como critica aos rivais.
Na ultima nota até podes ter razão, mas este plantel não se pode queixar nem de ordenados em atraso nem de instabilidade directiva…
Acho que neste momento o 3o lugar espelha a realidade (verdade que sem colinho a distancia podia ser outra), muitos empates caseiros, com os corruptos em casa não matámos (como nunca matamos) e eles lá não perdoaram (como nunca perdoam)…
31 Março, 2015 at 11:19
Nem o volume de transferencias nem os custos inerentes se aproximam da estrategia dos nossos adversarios directos. É essa a distincao entre a nossa politica e a deles.
31 Março, 2015 at 11:31
Não concordo… Se fores ver o investimento feito esta época tendo em conta o orçamento, apostaste mais que os lampiões!
E em outros anos de descontrolo só não foi mais que todos porque a banca não deixou… felizmente!
Agora estamos a pagar a factura! Os outros também a hão-de pagar!
Que cometemos os mesmos erros que os outros não tenho duvidas!
31 Março, 2015 at 11:44
Estàs a falar a serio?
Adrian – 11M
Otavio – 7M
Derley – 3M
Farina – 2M
Fejsa – 5M
Hà mais. Alguns que até nem coloco nesta lista porque teem tido um minimo de aproveitamento mas, tendo em conta o valor envolvido na transferencia se calhar tinham obrigacao de fazer muito mais.
31 Março, 2015 at 11:58
mete aí mais três milhões por 30% do Aboubakar. Nem me vou dar ao trabalho de fazer grandes contas, mas diria que só esse Adrian Lopez, contratado para aquecer o banco, custou tanto como todos os reforços do Sporting. Ele e o Samaris…
31 Março, 2015 at 12:02
Mentir é feio.
31 Março, 2015 at 12:03
Chirola….só o Crocante e o Samaris foram mais caros que todas as contratações do Sporting (10+6M), sem contar com tudo o resto (6M por Pizzi, 4M pelo Cesar, 2M pelo Luis Filipe ou lá o que é, 2M pelo Bemdito, etc, etc, etc)….para não ir ao prémio de assinatura do Jonas, mais caro que qualquer das nossas contratações…
Nem tem comparação o que nós gastámos com o que eles gastaram…
31 Março, 2015 at 12:04
Reformulo,
Mentir é feio, Chirola.
31 Março, 2015 at 10:44
Chirola peço desculpa mas os miudos nessa época salvaram o clube de vergonhas maiores. Venderam-se os “craques” todos pagos a peso de ouro e foram os miudos da cantera que aguentaram o barco num ano em que gestão desportiva e financeira da época foi uma palhaçada…
31 Março, 2015 at 11:25
+1
Sem os miudos da Cantera a “maquilharem” um pouco a coisa….. o 7º lugar teria sido uma miragem
31 Março, 2015 at 11:25
Não precisas de pedir desculpa 😉
Atenção que nada me move contra os miúdos, antes pelo contrário obviamente! Pra mim é um orgulho vê-los fazer todo o percurso NATURAL, e mesmo quando não dá não deixo de sentir orgulho em vê-los por “aí”… Bruma, Dier, Ilori, mesmo estes!
Adiante, o que defendo é: temos de jogar com os 11 melhores jogadores que pudermos pagar tendo em conta o objectivo, que é ser campeão sempre!
A alternativa é fazer como o Athletic Bilbao (onde só jogam bascos) e decidir jogar apenas com jovens que tenham feito 3 anos de formação (por exemplo) no Sporting. Podes não voltar a ser campeão mas vai sempre sentir um orgulho enorme…
Não me parece que seja esse o nosso ADN!
31 Março, 2015 at 10:16
Bem, vejo a coisa de um forma bem diferente do que veria há 3 anos atrás … é que quem está na frente do clube é da minha total confiança.
Sinto que vai ser um verão engraçado. Muita conversa. Muitas opiniões aqui entre nós. Um desejo enorme que a puta da época comece depressa. Mas porra … esta nem acabou 🙂
Tendo em conta as ultimas intervenções do BC, tendo em conta o que vou lendo aqui e ali (pelo menos aquilo que acredito), parece-me que vamos ter entradas muito interessantes na equipa e sem custos. Ou seja … semeámos (sendo um parto ou barriga de aluguer) e agora vamos colher.
Isto, para chegar onde? É que se as saídas forem aquelas que temos falado aqui pelo tasco … acho que podemos e devemos INVESTIR num PL. Ok, há um tecto salarial, etc, etc, etc … Dentro das possibilidades, o melhor gajo que consigamos.
Porque tudo o resto … temos muita matéria para sermos campeões. Algo inexperientes? Pode trazer dissabores na Europa, mas cá dentro penso que a qualidade significará vitórias … não esquecendo a força que tem o apito.
PS: Tb li hoje sobre o Marçal e possível saída do Jeff. Atenção … Marçal é muito bom. Ele e Jonathan dariam conta do recado durante a época.
31 Março, 2015 at 10:19
se a Fifa aumentasse o número de substituições por jogo de 3 para 5… qual seria o tamanho dos planteis?
31 Março, 2015 at 12:00
não devia aumentar. normalmente os planteis têm 22 ou 23 jogadores, se o número de substituições aumentar entao o nr de jogadores no banco tbm deve aumentar para esses 22 ou 23, ou seja, todo o plantel é convocado
31 Março, 2015 at 10:28
Roda aí a garrafa do Royal para o quimberto…
Parabéns Leão!
Já mandei o Homem do Bussaco levar uma caixinha do néctar para a tua porta. Ele só vai acabar de comer a sandocha e vestir uma camisa e já se faz ao caminho…
31 Março, 2015 at 10:29
Actualmente, Slimani é mais importante que Nani (está dito!).
Apesar de tudo (ser referência, dar exposição mediática, ser um excelente jogador quando quer) esperava muito mais de Nani neste seu regresso…ou talvez não devido ao que apresentou nos últimos 2 anos.
Slimani é sinónimo de golo. Mesmo vendendo por 15M, acho dificil encontrar um substituto.
31 Março, 2015 at 10:56
Primeiro que tudo aprecio muitissimo a Garra do Slimani, MAS…. ser sinónimo de golo… lol
Falando de memória…. em toda a época Slimani tem 11 golos….. o que para um ponta de lança “Goleador” é pouco!
Slimani leva tantos golos como Nani e apenas +1 que o mal-amado Montero.
Por 15 milhões…. eu levava-o ao aeroporto!
Por 20 milhões….. levava-o ao aeroporto e ainda dava a escolher a cor do lacinho ao comprador.
Por 10 milhões era bem vendido!
——————————————————————————————
Quanto ao Nani …. a época ainda não terminou e ao dia de hoje já leva a melhor época de SEMPRE (golos e assistencias).
Claro que não marcou 3 golos em todos os jogos, mas criticar o desempenho de Nani esta época…. é não ter noção. Talvez na próxima época SEM Nani se perceba a valia do mesmo…
31 Março, 2015 at 11:06
Para mim o problema é mesmo substituir o William … é que de resto …
Nem discuto Nani, é “só” fantástico … mas está de saída e se o BC disse que Labyad é só uma questão técnica (tudo ficou tratado na altura do empréstimo), então devemos contar com ele.
Não podemos esquecer que qualquer jogador do tempo do Godinho estará inserido num clube completamente diferente. Outro Sporting.
31 Março, 2015 at 11:23
William é “insubstituivel”, pois não temos nos nosso quadros outro William (potencial é outra conversa…) e também não temos dinheiro para comprar outro William, pelo que a unica solução passa por mudar o sistema de jogo.
Quando não há guito…. o sistema de jogo tem que se adaptar aos recursos dipsoniveis para os potenciar, pelo que na minha opinião a “substituição” do William passa por um duplo-pivot —-> Wallyson / Adrien, sendo que em certos jogos o João Mário pode desempenhar um desses lugares. Mas só em certos jogos, pois o João Mário não tem a “intensidade” para uma poisção mais recuada em jogo de grau de dificuldade elevada.
31 Março, 2015 at 11:23
Já te disse, miguel. Duplo-Pivot. Entre Adrien, João Mário e Wallyson escolhes dois. E ainda tens Rosell e, eventualmente, Slavchev para as sobras…
31 Março, 2015 at 12:00
Há quem não goste, eu gosto 🙂
31 Março, 2015 at 11:22
É verdade Ricardo! Os números do Slimani não são fabulosos…muito mais goleador foi por exemplo Wolfswinkel nas 2 épocas em que cá esteve. Mas Slimani foi uma excelente compra (fossem todas como ele!) e vai ser um grande negócio!!
31 Março, 2015 at 11:29
Mas uma das “diferenças” entre Slimani e o Wolfswinkel é a inteligencia!
Enquanto o Slimani é um tanque de guerra que corre “à maluca” cheio de garra…. Wolfswinkel apesar de pressionar na frente…. gere muitissimo melhor o esforço, e por isso para a maioria da “bancada” …. Slimani é Super e o Wolfs “não vale nada”
Mas tendo em conta que são ambos Pontas de Lança o Wolfswinkel no PIOR Sporting de Sempre apresentar em 2 épocas número de fazer corar de vergonha o Slimani ou qualquer outro avançado do actual plantel.
31 Março, 2015 at 16:53
Eu ainda sou do tempo de muitos que achavam que o RVW era um tosco… Salvo erro, marcou media acima de 20 golos/época… um tosco! Tivemos tantos PL bons nestas últimas décadas… ui…
31 Março, 2015 at 13:24
Eu não critiquei o desempenho, disse que esperava muito mais de um jogador de top ,como ele é.
Se quiseres olhar para números, então posso dar o exempo de Mané…não deve estar longe de Nani e deve ter jogado metade de tempo utilização
31 Março, 2015 at 14:14
Nani —> 11 golos (4 na Champions) + 7 assitencias (2 na Champions)
http://www.transfermarkt.com/nani/profil/spieler/33706
Mané –> 7 golos (2 na Taça + 1 na Champions) + 5 asssitencias (2 na Taça de Portugal)
http://www.transfermarkt.hu/carlos-mane/profil/spieler/182711
——————————————————————————
Mané está a fazer uma excelente época, mas querer colar o rendimento de Mané ao Nani…. dizendo que “não deve andar muito longe” é querer lançar poeira!
—————————————————————————-
E depois falta a parte que não aparece em estatisticas, que é toda a influencia que Nani tem no nosso jogo! É óbvio que com Nani em campo os nosso adversários olham-nos com outros olhos e há uma abordagem diferente!
Nani é de TOP e está a fazer uma época de TOP (até os números demonstram que neste momento já é a melhor época de SEMPRE dele) e alem disso é um LIDER em campo! É o jogador que não tem medo de assumir o jogo, mesmo sabendo que pode errar e que o mais certo é ter que levar com os burros assobiadores.
31 Março, 2015 at 12:27
Não é verdade 😉
https://infogr.am/o_ataque_do_scp-0
Sobretudo o ultimo parágrafo.
31 Março, 2015 at 10:44
OFF: então o Sambinha abandonou o futebol para se virar para a 7ª arte onde é figura de cartaz no filme “Samba”?!
31 Março, 2015 at 10:56
Achei que estava ali um central bastante jeitoso para alinhar em equipas do segundo plano europeias, tipo Celtic… boa sorte Sambinha para a tua carreira de actor!
31 Março, 2015 at 11:04
By the way, o Sambinha vai estar no Alvaláxia para promover o filme “Samba” e oferecer alguns convites para a ante-estreia.
31 Março, 2015 at 10:45
100% de acordo!!
Foi uma das minhas maiores discordâncias com esta direcção foi o desperdício que foi contratar tanta gente…para mim mais valia pegar nesse dinheiro e amortizar divida para pagar menos juros ou então tentar recomprar 1 ou outro passe ou parte de passe!
Para a próxima época o que eu gostava era:
Saída de Slimani, Tanaka, Nani (este infelizmente), Capel, Rabia, Sarr;
Subida de Iuri, Wallyson, Gauld e Semedo para 4º central;
Compra de 2 avançados, 1 “tipo Slimani”, guerreiro e fura camionetes e outro de classe! Para além da confirmação da compra do passe do Ewerton
Mas temo que saia mais gente! E se sair (William, Carrillo, Cedric, Jefferson, etc), espero que se compre pouco mas bem! Espero que se olhe bem para casa e que tudo o que seja suplentes é para subir gente e não para comprar!
O difícil no mercado não é comprar 15 e acertar 5….o difícil é comprar 5 e acertar 4! Quando a direcção conseguir fazer isso aí sim terá a minha vénia…até lá para mim estivemos no mercado de forma…medianamente eficaz! Por enquanto nestes 2 anos concedo que se esteja a tapar espaços, aumentar hipóteses ou mesmo se tivesse duvidas do valor de alguns e por isso se andou à pesca…mas 2 anos chega disso por isso espero que este ano estejamos no mercado naquilo que acho que seja “à Sporting”!
31 Março, 2015 at 11:16
Queres mesmo a saída do Tanaka?!? Que mal te terá feito o homem? Eu até acho piada as bandeirinhas do Japão na central…
Queres mesmo o Semedo?!?
Dasse…
31 Março, 2015 at 11:54
Eu gosto do Tanaka…mas acho que para o futebol que nós praticamos precisamos de 2 avançados fortes fisicamente (este ano acho que foi notório que faltava qq coisa quando não tivemos Slimani)! Sobra 1 lugar e entre o Tanaka e o Montero prefiro o Montero…
A questão para mim nunca é a qualidade intrínseca de um jogador mas sim a qualidade relativa e comparativa…e por mais que veja qualidades no Tanaka acho que dos que temos é o mais fraco (Montero e Slimani) e como acho que precisamos de um PL para ser titular de caras e a sair 1…seria o Tanaka….
Quanto ao Ruben Semedo…mais uma vez comparado com o Sarr e o Rabia é melhor e mais novo e ainda por cima pode jogar na B sem problema e sem ocupar lugares de outros que possam ir ganhando lá ritmo importante, uma vez que é jovem e da formação por isso sim….prefiro 1.000 vezes o Semedo para 4º Central ao Sarr e ao Rabia…E tal como Tobias ele experimentou as dificuldades de uma 2ª divisão espanhola e o banco da mesma durante muito tempo por isso espero que esteja mais disponível hoje mentalmente para jogar com regularidade na B do Sporting…
31 Março, 2015 at 10:54
O Slavchev jogou cerca de 10 minutos contra a Itália e ainda teve tempo para dois ataques. Fiquei impressionado com um tal de Popov, 27 anos, jogador que alinha no Kuban Krasnodar (campeonato russo) e que fez a cabeça em água dos italianos.
31 Março, 2015 at 11:00
E que tal o Maurízio Pinilla? De certeza que a idade lhe trouxe juízo. O seu salário já não deve ser tão elevado. Era de ponderar.
E já agora: como é que ficou aquela estória da parceria com um clube colombiano (Cartagena… qualquer coisa assim)? É que entretanto o Dominguez vai treinar uma equipa espanhola e até ao momento não chegou nenhum colombiano promissor ao SCP.
31 Março, 2015 at 11:24
Isso era só para o ppc mandar vir a farinha para fazer os bolos!
31 Março, 2015 at 11:34
O Dominguez foi para a Colômbia no mandato do BC, parceria com uma equipa colombiana penso que no seguimento da vinda do Montero.
31 Março, 2015 at 12:01
Tens toda a razão, tinha ideia que tinha ido antes!
31 Março, 2015 at 11:05
Eu sei, eu sei… estou a desconversar. Mas é que ainda estamos em Março e já se fala de Silly Season?! Epá… eu sei… mas vamos ter tanto tempo para conversar sobre reforços ou não reforços. Não dêem ideias malucas aos pasquins!
31 Março, 2015 at 11:57
Mesmo!
Há quem queira à força avançar dias, construir um novo plantel e entrar numa nova época…quando ainda nem sequer entrámos em Abril…
31 Março, 2015 at 15:16
🙂
31 Março, 2015 at 11:16
Não é uma questão de assinar por baixo ou não.
concordo com muito do que é dito mas verdade seja dita que, se perdermos Nani e Carrillo (não quero ainda pensar nessa possibilidade) ficamos muito mais fracos, independente de quem possa subir da B (ou emprestados). Isso é um facto !
Por isso sim, teremos de ir às compras !
Agora comprar apenas um e acertar não é de todo fácil ! Acho até que o Sporting tem feito muito boas compras (Montero e Slimani como expoentes máximos).
Eu defendo o que o clube tem feito de ir tentar comprar barato e vender caro pois só assim se recuperam passivos gigantes ! O problema realmente é que não conseguindo por todos a jogar , os activos não valorizam.
31 Março, 2015 at 11:19
Sinceramente ainda me parece prematuro estar a pensar neste assunto, qd estamos na fase decisiva da época… sei que vem no seguimento das palavras de Bdc mas, muito cedo para o fazer… depende de tanta coisa… saídas, promoções, entrada direta ou acesso à champions… uma coisa é certa, o caminho está identificado, assim os sportinguistas consigam entender que não se pode pensar em grandes aventuras no mercado e consequentemente uma melhoria substancial na qualidade do plantel…
31 Março, 2015 at 11:25
Bom dia amigos e amigas…
Não tenho tempo para mais…
Mas não queria deixar de “vos dar”…
Um abraço…!!
SL
31 Março, 2015 at 11:29
Bons dias, Caros Tasqueiros.
Só quero deixar um pensamento, que é o que mais me preocupa no que toca à próxima época: a necessidade de consolidação de uma equipe.
É verdade que o SCP tem, neste momento, um plantel muito extenso (considerando para o efeito as equipes A e B e os jogadores emprestados), e com jogadores com muito potencial (detesto esta palavra!); mas é também verdade que pelo menos até ao momento não parecem estar a surgir alternativas “internas” para eventuais saídas (pelo menos não tem havido minutos para elas na equipe A).
Pois bem: fora o caso de plantéis construídos à força de “abrir os cordões à bolsa”, um plantel deve ser (IMHO) uma “entidade” que se vai consolidando ao longo dos tempos, com um misto de veterantia e juventude, e que se vai reforçando em posições chave com jogadores que possam ser mais-valias imediatas.
Se atendermos ao rol de jogadores que PODERÃO sair do plantel neste defeso (Capel, Jefferson, André Martins, Rui Patrício, William Carvalho, Cedric, Slimani, Carrillo) bem como à certa saída do Nani, a coisa fica compliada se pensarmos que teremos, novamente, que construir uma equipe. Isto é, não bastará reforçar uma ou duas posições (médio ofensivo e extremo, por exemplo), como seria desejável para uma equipe em crescimento/evolução, mas várias delas.
E, sinceramente, não vejo como boa a possibilidade de, não se integrando desde já certos jogadores na equipe A (minha crítica de sempre) se “lançar às feras” (leia-se, dar muitos minutos) no início da próxima época jogadores como Wallyson, Gauld e Medeiros, juntar mais duas ou três contratações e esperar que a equipe se consolide rapidamente para lutar pelo título.
Isto para dizer que me parece inevitável que o SCP tenha que ir ao Mercado. E em força.
SL
31 Março, 2015 at 11:33
Gostei do post, tem algumas questões que terão de ser faladas e pensadas, algumas com tempo como o Viola ou Labyad mas outras têm tempo de discussão.
Temos ainda muitos jogos para disputar, a possibilidade de chegarmos ao 2º lugar (ou quem sabe mesmo ao 1º) e chegar à final da taça de Portugal.
Muitas vezes queixamo-nos da especulação criada pela comunicação social que não nos é favorável para a estabilidade da equipa que ainda luta por objectivos, saibamos nós também não cair na mesma tendência.
A época ainda está longe de estar terminada, para nós, assim como para os jogadores que estão emprestados e que poderão ter um papel importante na próxima época.
Se o caminho se faz caminhando, então caminhemos, calma e serenamente, com trabalho e com confiança nos objectivos que ainda temos para atingir!
SL
31 Março, 2015 at 12:17
Então dizem que o Bruma tem meia europa aos seus pés?! Valência, Schalke, Dortmund, blá blá blá… wow… puxa, este Bebiano deve ter tirado um curso intensivo em marketing. Não se esqueçam é dos 25% que cabe ao SCP seus cabeçudos.
31 Março, 2015 at 12:19
O Nojo – um jornal super labrego – informa que o SCP vai procecer a uma autêntica revolução para a temporada de 2015-16. Hahahahahaha
31 Março, 2015 at 12:20
Por isso, não dêem mais ideias aos pasquins…
31 Março, 2015 at 12:23
Falam na saída de aproximadamente duas dezenas de jogadores… medo, muito medo.
E já agora, o director do jornal O Nojo, que mude de barbeiro, porque aquele penteado é um atentado.
31 Março, 2015 at 12:49
E parece que vieram mais uma vez tirar ideias aqui…
31 Março, 2015 at 12:29
parabés pelo post.. concordo em definitivo com o caminho que o sporting esta a seguir. os fins não justificam os meios, e é preciso cabeça e enorme capacidade de gestão para conseguir aumentar a capacidade competitiva e qualidade do plantel com a questão financeira.. não tenho duvida que este é o caminho para termos um futuro risonho.. o nosso plantel é ainda muito jovem e por isso peca e falha em momentos chave da época.. não tem a experiencia de outros mais rodados, mas estes jovens estão a crescer e a tornar-se melhores, mas sobretudo estão a aprender com os erros.. quando o william adrien patrício joao mario paulo oliveira etc tiverem mais 1 ou 2 anos a jogar juntos as relações dentro e fora de campo farão deles muito mais jogadores e muito mais equipa..
sendo assim e para esclarecer o porque de concordar com o post, deixo aqui a minha previsão de plantel, com melhorias e soluções a todos os níveis.
GK: patricio e boeck – 0€ investidos
DD: miguel lopes e cedric.. se cedric quiser ir a vida dele e nao renovar vende-se e promove-se ou o esgaio ou o andré geraldes – ainda conseguimos uns 6 milhoes pelo cedric.
DE: jefferson jonathan silva. se jefferson quiser ir a vida dele, vende-se e adapta-se de ves o andré geraldes a DE. ainda ganhamos uns 6 milhoes.
DC: paulo oliveira, tobias e ewerthon. acho que desde os tempo de andré cruz phill bab beto e quiroga que não tinhamos centrais tão bons. 1,5 milhões na aquisição do ewerthon.
MD: william rossel – 0€
MC: adrien Silva wallyson zezinho slavchev. adrien tem lugar cativo, na pre epoca os outros 3 vão lutar pela outra vaga.. os restantes serão emprestados a clubes da primeira liga. 0€
MO: joao mario e gauld. 0€
EXtremos: labyad viola carrillo(se renovar) e iuri medeiros. 4 extremos explosivos e que ja ca cantam. 0€
AV/PL – mané rubio e gastar todas as fichas numa contratação de alta qualidade.. tipo uns 10 milhões num jackson para o sporting.
na precisamos de vender as peças chave e com as vendas de jogadores que estão descontentes e outros que não servem, conseguimos ter um plantel muitíssimo melhor que o deste ano com mais em e melhores soluções para haver rotatividade sem perder a qualidade.
SL
31 Março, 2015 at 13:25
off topic: ja que estamos numa de +edir pontas de lança eu tenho um! burak yilmaz, ponta de lança do galasaratai xD e da selecção da turquia! alto, forte, rápido, com tecnica (de salientar o excelente golo que marcou à holanda) e muito inteligente! tbm tem experiÊncia europeia e joga numa liga super hostil portanto aguenta a pressao decerteza! e só de pensar no ultimo ponta de lança que nos trouxemos do galasaratai.. ui! e pode ser que eles aceitem por exemplo o capel ou se possa negociar a parte das mais valias do esbruma de modo a baixar o valor do avançado, que está neste momento no zénite da carreira
31 Março, 2015 at 13:45
Burak Yilmaz tem dois 3 contras, salário, ser o idolo turco do gala e ser do super empresaário. de resto para mim sempre foi um dos melhores PL europeus.
31 Março, 2015 at 13:48
pode ser que a sedução da champions e um premio de assinatura grande fosse o suficiente para o trazer 😀
31 Março, 2015 at 18:28
Embora só agora tenha entrado na Tasca (os últimos dois dias não consegui fazêlo e há estava a ressacar), tenho que puxar o filme atrás para dar os parabéns à Maria pelos pipis que hoje nos trouxe.
Gostei!
Bem temperados…serviram de lanche e já nem sei se janto.
Concordo com quase tudo e espero que seja mesmo esta a abordagem à próxima temporada.
Veremos.
Para já, ainda há muito para vencer até Maio 😉
31 Março, 2015 at 18:28
*fazê-lo 🙂