Assim que me sentei tirei-lhe a pinta. O olhar de soslaio como quem diz “porra…isto são horas” anunciava que a convivência durante o jogo não ia ser memorável. Não me enganei. Anúncio das equipas. Não bateu palmas a ninguém, nem sequer pestanejou…(porra nem ao Tanaka?)…o nome André Martins deu-lhe um vaipe de quem tinha inalado cola de sapatos fora de prazo, mas fora isso, aquele 11 titular só lhe mereceu o curto desabafo “Foda-se…”. A apatia do bicho (vamos chamar-lhe Adolfo, só porque sim) deu-me ainda mais ganas de aplaudir os nomes (sim, até o André Martins), o que somado ao meu atraso “dentro de horas”, fez com que o Adolfo não ficasse com a melhor opinião da minha pessoa. E disse-o. “Pfff….daqui pouco perdem as palmas…” saiu-lhe assim fininho, entre dentes. Aquilo assou-me o zen e não fiz puto de esforço para lhe perguntar “Disse alguma coisa?”. Fez de conta que não ouviu. Ainda bem. (Caladinho é que estás bem).
As equipas entraram em campo ao som do hino e, claro, o Adolfo ficou sentado a olhar para o telemóvel a rezar, provavelmente, que a Valério cantasse mais depressa. A festa da entrada das equipas passou ao lado do bronco, ao lado, por cima e por detrás…aquilo não lhe disse absolutamente nada. Olhei para ele umas quantas vezes e para aquela tromba de “ocupado”, mas ignorei o mais possível o que quer que viesse daquela cadeira ao lado da minha (deves ser muito fino, ó pra mim, empresário de sucesso…meia branca, ah pois é…tou-te a ver).
A equipa entrou lenta, segura mas lenta, o Guimarães parecia que vinha afinal jogar mesmo à bola. O Adolfo ria-se num sarcasmo idiota de quem se dá palmadinhas nas próprias costas. Eu, como sempre, faço os meus comentários telegráficos bem audiveis e a besta validava os maus e bufava com os bons. Já esperava. Passei a filtrar os maus e só sairam os bons. Desabafei eu a uma certa altura “…já estamos a acordar…boa!”. O Adolfo respondeu “sim…e depois de sofrer um golo então é que vamos mesmo acordar…pfff!”. Tipo Matrix, evitei aquela rajada de azedo nem sei como, mas segundos depois o João Mário marcou. Explosão nas bancadas. Implosão no ego do Adolfo. Aquilo caiu-lhe mal. Enquanto toda a gente repetia com o Botas o resultado do marcador a abécula olhava para o telemóvel enquanto a pipoca lhe saltava nos confins da vergonha. Nem piou.
Slimani atrapalhou-se numas quantas bolas no ataque…foi a oportunidade do Adolfo voltar à vida “Caralho! Granda besta!” gritou. Foi a gota de água. A minha. Disse-lhe “calma homem…ainda vai marcar, esteja descansado”. O Adolfo matou-me com os olhos, nos recantos da sua mente escura e fria ensaiou umas boas 12 maneiras de me aviar. Aposto que uma cabeça do Slimani na minha espinha dorsal estaria entre as primeiras. Por isso mesmo, na jogada seguinte em que o argelino tocou na bola fiz questão de comentar “boa….grande Slimani!”. Pensei que ia incendiar o tipo, mas para minha surpresa ficou impávido.
Já não me lembro muito bem da jogada, mas o árbitro apitou…penalty! Lá ia o Adrien…eu disse para outro colega de bancada “já está…este não falha!”. O Adolfo ia para dizer qualquer coisa mas gritei por cima dele “Vá lá caralhoooo!!” Golo!! 2-0! “Toma! Vai buscar!” disse-o a olhar para o Adolfo, que ficou baralhado, podia mesmo jurar que o bigode, que não tinha, realizou um 360º sincronizado com a suástica no braço. Estava a minha pessoa ainda no auge do contentamento, de pé a bater palmas quando me pediu “sente-se…”. Pensei imediatamente (secalhar estou-te a tirar uma visão impecável do espectáculo, sim, que te estás a divertir imenso, ainda perdes uma asneira de um jogador nosso). Sentei-me.
Slimani…Golo!! Porra!!!! 3-0!!! Xiça que festa! Gritei “Incha porco!!!” e disse ao Adolfo “Já devolvemos o resultado de lá…agora…” não me deixou acabar e respondeu rápido “tou-me a cagar para o Guimarães! Não valem um peido, não vê que não jogam nada?!”. Fiquei a olhar para aquele homem pequeno e triste e tive pena dele. Tive pena de quem não sabe saborear o futebol, de quem não retira alegria genúina dos segundos em que este desporto nos devolve uma magia quase infantil, centelhas de uma enorme energia, uma onda vulcânica de emoção e profunda, intensa e ancestral força.
Intervalo. O Adolfo retirou-se e eu fui encontrar fôlego para uma segunda parte, esperava eu, ainda melhor que a primeira. Quando voltei, não encontrei o meu céptico e azedo colega de bancada. O jogo recomeçou, nem sinal do Adolfo e do seu telemóvel. Ninguém reparou talvez, mas a mim fez-me diferença. Aquele diálogo tipo bateria, com o mais e o menos era quase interessante. Juro que já apanhei muita coisa em Alvalade, mas nada que se compare com o Adolfo. Já me ofereceram “porrada”, já me mandaram calar, já tive até de mudar de lugar para evitar dar uma “coisinha má” a um sexagenário. Mas o Adolfo ficou para a história. Para a minha história.
Este post é dedicado a todos os que como eu suportam os Adolfos e nunca perdemos a esperança que se reencontrem com a felicidade do jogo. Fica aqui um retrato robot da pessoa, se o virem ou se tiverem a “sorte” de ficar sentado ao lado dele num jogo, por favor, tratem-no bem e digam-lhe que lhe mando um forte e ternurento abraço.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
1 Abril, 2015 at 8:46
Bom dia Tasca
Tb tenho um Adolfo sentado ao meu lado, em Alvalade, este nao tem bigode mas acho que deve ter um olho de vidro…e como é gamebox tenho de levar com o gajo a época toda…
Grande texto, Javardeiro, como sempre…
1 Abril, 2015 at 10:24
Não tens nada que de quando em vez ficas ao lado aqui da Mariazinha. 😛
Mas eu tb tenho um Adolfo. Não tão Adolfo como o teu, dizes tu…
1 Abril, 2015 at 8:47
Infelizmente., todos nós já apanhámos “Adolfos” quando nos deslocamos a Alvalade, em especial nas centrais… Seria muito bom que ficassem em casa!
Eu, tal como tu, também não consigo estar calado a ouvir estes tipos e por vezes tenho que me controlar para não perder a cabeça!
SL
1 Abril, 2015 at 8:53
Hitler Adolfodeu a vida a muita gente.
Não fazia ideia que a sportinguistas também…
1 Abril, 2015 at 10:22
Os “Adolfos” desta vida, para os sportinguistas nem servem para limpar o… “sim senhor”…!!
SL
1 Abril, 2015 at 8:58
Há personagens destes em todos os sectores do estádio, Adolfos, Josefs, Maos, Pol Pots, Genghis Khans e por aí fora, é só escolher e ignorar!
1 Abril, 2015 at 9:04
Isso deves ter apanhado algum cromo de bloguista estilo fonte ou camarote…q ta ali a ver se consegue malhar nalguma coisa
1 Abril, 2015 at 9:41
Desculpem lá o off: mas li algures que o BC vai desistir do processo contra o duque?!
1 Abril, 2015 at 9:43
1 de abril, só pode ser mentira do dia de um qualquer pasquim 😀
1 Abril, 2015 at 9:44
Hehehehehe… realmente…. dahhhhhhhh
1 Abril, 2015 at 9:46
Para eles é sempre o Dia da Mentira.
1 Abril, 2015 at 9:44
Muitos Parabéns Converge e Luis! Saudações Leoninas!!!
1 Abril, 2015 at 10:23
obrigadao, italiano.43 primaveras a amar o Sporting! porra tou a ficar velho;…!
(logo por azar, calhou-me um lampiao a fazer anos no mesmo dia: o Jonas! com tanto ser à face da terra, havia de me calhar um lampiao. parece mentira!) 😉
1 Abril, 2015 at 10:33
Hehehehe
Obrigado não chega! Toca a pagar umas valentes rodadas! De Sportinguismo! Felicidades amigo! Contes muitos! Salud!
1 Abril, 2015 at 9:50
Hj é dia de petas! Isso é peta!
1 Abril, 2015 at 10:23
Hoje é dia 1 de Abril amigo “italiano”…
Abr e SL
1 Abril, 2015 at 10:35
Pois…
Hoje apanharam-me desprevenido. Mas a notícia que o Rubio e o Marroquino aceitaram baixar os salários também pode ser uma manha desta vida.
1 Abril, 2015 at 9:43
Em primeiro lugar votos de PARABÉNS ao Converge e ao Luís.
O ano passado tinha um adolfo 2 filas atrás de mim, mas com a voz esganiçada ouvia-se perfeitamente, mudei de lugar e para esta época consegui um lugar sem titulares de gamebox nas imediações (no A13 consegue-se isto), assim mesmo que me apareça um palerma será apenas num jogo e nunca corro o risco de me cansar.
Jogo da taça sempre vai tudo para o A22? Ainda não comprei o meu lugar habitual e quero saber se é nesse dia que me junto ao Max e companhia…
1 Abril, 2015 at 9:47
parece que sim, que está toda a gente à espera de diz 3 para ver que lugares estão disponíveis
1 Abril, 2015 at 10:24
Ainda não sei se o Núcleo das Caldas organiza autocarro para o jogo…mas de qualquer maneira…
Eu espero lá estar..!
Abre e SL
1 Abril, 2015 at 10:58
Amigo Max, só não ofereço boleia porque não sei se levo o meu carro. Tenho pessoas amigas com quem costumo ir e temos o esquema de rotação de viaturas, além do mais temos um reforço que está a trabalhar fora do país e que veio passar a Páscoa e provavelmente o carro estará cheio.
1 Abril, 2015 at 14:16
Obrigado amigo…em ultimo caso vou no meu “hondinha” em casa é que eu não quero ficar…!!
Abr e SL
1 Abril, 2015 at 9:50
Eu tenho um grupo de Adolfos sentados ao meu lado e à minha frente (pelo que já consegui perceber são todos amigos). Há jogos que me tiram do serio!
Desde dezembro que odeiam o Marco e se calha irmos para o intervalo sem estar a ganhar o gajo deve ficar c as orelhas a ferver! É q descascam em tudo e mais alguma coisa! Nani, Carrillo, Slimani… nem o William escapa!!! Quase sempre que marcamos um golo sai-me um “POIS AGORA FESTEJAM TODOS!!!”
Só não me passo mais pq tou sentado perto da professora de um dos meus filhos e há que manter alguma das aparências! 🙂
Não percebo adeptos destes. Não percebo mesmo. Parece que só estão contentes de puderem dizer mal.
1 Abril, 2015 at 11:34
é fácil de perceber, ZFS.
chamam-se “portugueses”… esta-lhes no sangue, nos genes, no ADN, são feitos de matéria “frustrada”.
Parabéns ao Converge e ao Luis.
1 Abril, 2015 at 10:09
Os piores inimigos do SCP sao os Adolfos Sportinguistas.
1 Abril, 2015 at 10:10
Off
Zakarya Labyad e Diego Rubio aceitaram reduzir substancialmente os respetivos salários para integrar o plantel do Sporting na época 2015/2016, avança A BOLA na edição desta quarta-feira.
Tanto o marroquino como o chileno baixaram os ordenados para metade, passando a auferir um milhão de euros e 800 mil euros mensais,
Será verdade ou 1o de Abril?
1 Abril, 2015 at 10:21
Diria que é verdade … mesmo no 1 de Abril.
Ou pelo menos, quero que seja 🙂
1 Abril, 2015 at 10:36
O Rubio fico contente, o Labyad logo se verá, tem que recuperar 20pontos negativos em relacao aos outros.
1 Abril, 2015 at 10:45
Miguel, os nossos leõeszinhos fizeram-te a vontade:
SCP 4-1 Flamengo
😀
1 Abril, 2015 at 11:20
ahahahah
4-1 já é equilibrado.
1 Abril, 2015 at 15:58
Mesmo assim para miúdos que não provaram nada ainda…
1 Abril, 2015 at 10:10
Ahahah mas que grande, grande posta Javardeiro … de uma delicadeza do melhor. Todos temos o nosso Adolfo, sim que a partir de hoje, têm nome.
#vemaalvaladenãosejasadolfo
#deixaocamaroteparaosadolfos
e por aí fora ….
Muito bom este texto. Muitos parabéns.
1 Abril, 2015 at 10:22
Parabéns, Converge e Luis.
A questão é:
Onde almoçamos?
1 Abril, 2015 at 10:25
eheh, obrigadao, miguel. hoje tou por conta do meu filhote, miguel.a esposa trabalha e eu tou de ferias.muita futebolada garantida!;)
1 Abril, 2015 at 10:34
Parabéns.
1 Abril, 2015 at 12:17
Parabéns Converge. Abraço.
1 Abril, 2015 at 10:22
Os “adolfos” são assim.
O da foto tal como o original (ou vice versa) têm a mania de ir causar distúrbios para espaços que não são deles.
casualidade?sim poderá ser da idade,como também pode ser casual (just kidding,relax..) a peúga branca faz todo o sentido nessa personagem,assim como o olhar cravado in die apfel.
Esse tipo de azia (terribilis),faz corar o cianeto…
É fdd não ser Leão!
adolfo,adolfo..sozinho vais mais rápido(e foi),enquanto outros(NÓS) juntos vamos mais longe(e fomos!)
SL e um bom dia a todos os mentirosos/as
PS-o danilo do fêcêpê sabe que hoje é dia das mentiras?!
1 Abril, 2015 at 10:26
Parabéns Converge. Parabéns Luís!
Beijos e abraços!
1 Abril, 2015 at 10:28
Vou poucas vezes a Alvalade ver os jogos (devido á distância) mas quando apanho um desses marmelos a dizer merda ao meu lado (nao há palavra melhor, desculpem) entao é sempre a descascar neles. Só merecem ver e ouvir o quao “Adolfo” eles sao. Nao há paciencia para pessoas como essas.
1 Abril, 2015 at 10:28
Porra para voces…
Quem tem Adolfos que vá para junto de mim, que lá não os há, ou se há não os vejo…
E não me perguntem o lugar, porque é na curva Sul onde calha… As bandeiras lixam-me o campo de visão, mas os canticos e a festa anima-me o espirito…
Era só o que me faltava mandarem-me sentar… era logo… Pró caralho!!!
1 Abril, 2015 at 10:38
Mas olhe que também já por lá tenho ouvido …alguns “adolfos”…!!
1 Abril, 2015 at 10:29
Parabens aos aniversariantes 🙂
1 Abril, 2015 at 10:37
Em primeiro lugar…
Bom dia para a Familia da Tasca…
Depois os meus parabéns para os amigos Converge e Luís…
Com desejos de boa saude, muitas felicidades e anos de vida…!!
Depois…
Bem depois os “adolfos” …”fogem” para Alvalade…
para não “levarem porrada” das respectivas mulheres…
Aquilo é gente que vai até ao Estádio “descarregar” todas as “desgraças” acumuladas durante 15 dias (as mulheres não os deixam sair para fora de Lisboa…) e então ali (bem longe dos seus “inimigos” caseiros…) eles descarregam todas as raivas que refervem nos restos que sobram dos seus acanhados cérebros…(tipo cérebdo de galinha…)…
Aquilo é gente rasca…
Antídoto…?
Por cada vez que eles abrirem a boca e “vomitarem” um impropério…
Respondam com um trinotroante grito de…
“Spoooorting”…!!
E vejam a cor arroxeada das suas amarelecidas faces (o uso imoderado do “tintol”… dá cabo do canastro mesmos aos “adolfos”)…
Boa “posta” …uma verdadeira posta “ajavardada”…!!
Abraço e SL
1 Abril, 2015 at 10:46
Tupperware repleto de bolinhos de bacalhau! Top!
1 Abril, 2015 at 11:10
Em primeiro lugar muitos parabéns ao Converge e Luís! Espero que tenham um dia espectacular!
Quanto ao texto…fds….tenho um Adolfo ao pé de mim este ano (ano passado o boi não estava lá!)! O gajo tem Gamebox e passa a puta do jogo inteiro a dizer mal…para além de nunca o ter visto a festejar 1 golo! Agora com o Guimarães em vez sair passou a dizer entre os bufanços e as reclamações de ocasião “Já abrandaram fds!” quando passou a primeira parte a dizer que não jogavam nada e que a sorte era o facadas ser tão fraco…
Só admito que este triste Adolfo seja Sportinguista porque sempre que fala dos rivais e do arbitro é a única altura que o ouço falar como um Sportinguista, que é dizendo mal! O Adolfo para mim é um triste ressabiado que acha que tem um mestre da bola incompreendido dentro dele e quer prová-lo com comentários depreciativos…não percebendo a figura triste que faz! Uma figura triste da qual confesso….acabo por ter pena…
1 Abril, 2015 at 11:42
Bebe mais Saké, Adoooooooolfo… que isso passa!
1 Abril, 2015 at 11:45
Nesse jogo calhou-me um caramelo parecido com o Adolfo. Passou o jogo calado e sempre sentado. O que mais me intrigou foi que estava acompanhado com 5 familiares (suponho) incluindo 2 crianças, que nunca pararam de apoiar e sentirem-se felizes pelo Sporting.
Pergunta: o que vai um “Adolfo” destes fazer a um campo de futebol?
1 Abril, 2015 at 11:57
Hoje é o dia apropriado para revelar umas coisas:
– Gosto do Godinho Lopes;
– Gosto do JEB;
– Gosto do PPC;
– Gosto do Roquette;
– Gosto do “Alquimista” Guedes;
– Gosto do “IA”;
– Gosto de “credíveis”…
– Não gosto do “Bruninho”;
– Não gosto que o Sporting seja nosso outra vez;
– Não gosto no rumo que o Sporting leva;
– Não gosto da reestruturação financeira;
– Não gosto do SPORTING…
1 Abril, 2015 at 12:09
Antes de mais parabéns ao Converge e ao Luis.
Sobre o post só tenho a dizer que os Adolfos me envergonham e và lá que este nem assobiou. É importante é termos mais Javardeiros nas bancadas e nunca deixar os Adolfos sem resposta.
1 Abril, 2015 at 12:28
Até parece mentira mas infelizmente é verdade!
Já gramo um “adolfo” há mais de 3 anos na sul, foda-se, tive de começar a levar uma bomba de oxigénio. O mais estúpido é que esse “adolfo” leva os filhos à bola para lhes dar uma bela lição de falta de carácter, só lhe fica bem…os putos nem se mexem…
Como costumo dizer, há gente que tenta largar as suas frustrações da vida dentro do estádio, se derem cabeçadas nas paredes largam o stress e não chateiam mais ninguém!
1 Abril, 2015 at 12:29
E os meus parabéns aos aniversariantes! um abraço
1 Abril, 2015 at 12:36
Parabéns aos aniversariantes. Haja saúde e esperança.
Mais um excelente post. Parabéns também.
Todos nós conhecemos e lidamos com adolfos nas mais diversas atividades da vida, seja num jogo de futebol, numa conversa de ocasião nos transportes públicos, na labuta profissional, numa festa em que fomos convidados ou convidamos, num dia de sol na praia, numa fila qualquer à espera da nossa vez, etc, etc.
O mais curioso e caricato é que às vezes fico pensando que os adolfos desta vida que eu aturo, ficam pensando que eu sou um adolfo que lhes saíu na rifa, e, se calhar, até teem razão, è capaz de haver um pequeno adolfo dentro de cada um de nós, e se assim fôr, só há uma maneira de acabar com os adolfos que nos incomodam, é começarmos a desfazer o pequeno adolfo que alimentamos no nosso cérebro . Será dificil, mas se todos cumprirmos, acabam-se os adolfos que nos atormentam a ver um jogo de futebol ou incomodam numa tasca onde regamos a garganta.
Abaixo os adolfos…
1 Abril, 2015 at 13:00
Parabéns ao Converge e ao Luís.
1 Abril, 2015 at 13:08
Adolfo… que luxuria de animal! 😀
1 Abril, 2015 at 13:26
Acho que é mais este:
https://www.youtube.com/watch?v=4uAZTjhU19U
1 Abril, 2015 at 13:32
Ou Adolfboss 😉
1 Abril, 2015 at 14:42
Olá a todos, estive a ler este post e os comentários, com os quais na generalidade concordo, mas e peço imensa desculpa, brincar com o nome do Hitler, não me parece uma coisa que nos mereça, para os mais esquecidos ele foi o responsável, directa ou indirectamente, por sessenta (60) milhões de mortos, isto só durante a WWII, ( eu sei que a história é contada pelos vencedores e etc e que não foi ele que lançou as bombas H, mas foi ele que começou a “coisa”) e acho que o respeito que deveremos ter por esses milhões que foram chacinados, passa também, por não fazer um post inteiro a “brincar” com a situação (ainda por cima com uma foto), é a minha opinião e vale o que vale…..
Em resumo, gosto muito dos escritos do LdP e vou continuar a gostar, mas especificamente deste não gosto! Mais concordo com tudo o que ele disse sobre o estereótipo desses adeptos, mas não posso avalizar a comparação….
SL
PS peço-te desculpa LdP mas tinha de dizer isto, Abraço
1 Abril, 2015 at 15:17
Dou-te razão !
Realmente, até poderia ser Adolfo mas sem uma tão forte conotação ao outro….
1 Abril, 2015 at 14:51
O rei dos Adolfos tá na A6. Acreditem no que vos digo.
Desde mandar os jogadores pra terra deles, a frases racistas… a sair aos 80 minutos… aquele é o pior dos Adolfos! E levo com ele à.. 10 épocas prai!
1 Abril, 2015 at 15:05
O javardeiro teve aulas de escrita criativa. É nice.
1 Abril, 2015 at 15:14
Primeiro, Parabéns Converge ! e parabens Luis !
Realmente uma pessoa começa a ler este post e sabe logo quem o escreve 🙂 Muito bom plastic Lion !
Só faço uma pergunta que me intriga sempre que penso nos Adolfo e sobretudo no que se senta ao meu lado.
Porque é que o Adolfo vem à bola ? para se enervar o tempo todo ???? Sinceramente não percebo ?! Mas rio-me sempre quando o ouço dizer:
“Óh não jogas nada! , quanto mais velho e menos jogas!!!”
para uns minutos depois o ver aos saltos a festejar o golo com o cruzamento desse mesmo Cédric ou outro qq. Fica tão feliz que até nos cumprimentamos nos festejos…
Enfim…eu alinho nos seus festejos e peço-lhe calma nos outros momentos 🙂
1 Abril, 2015 at 16:38
Parabens para o Converge e para o Luis
Mais um excelente post do Leão de Plastico. De facto a ver os jogos temos por vezes alguns ditadores, que impõem a sua maldicencia para tudo o que é jogador do Sporting e até têm um braço armado (em parvo) os membros da academia do assobio, não há nenhum jogador do SCP que se forme sem passar por ela.
SL