As horas vão passando e a má disposição mantém-se. Agravada, obviamente, quando se passa os olhos na diagonal pelos jornais e se lê merdas como o Paços ter sempre acreditado. Claro que podemos sempre olhar para o empate de ontem como um castigo para o desaproveitamento de oportunidades de golo claríssimas, mas daí a dizer que os “castores” mereceram um ponto… bem, adiante.
O Sporting entrou bem no jogo e mostrou, desde início, querer ganhá-lo. As tentativas de contra ataque pacense foram constantemente anuladas enquanto, na frente, Nani estava de volta e, em conjunto com Carrillo, dinamitava as alas e fazia adivinhar o primeiro golo. Não surgiu numa cabeçada de Tobias Figueiredo (incrível falhanço, com a baliza escancarada), surgiu num belíssimo rasgo individual de Nani, que ofereceu para Slimani encostar. Poucos minutos volvidos, papéis invertidos, com o argelino a cruzar atrasado para a entrada de Nani. O remate saiu mais colocado do que em força e permitiu a um defesa do Paços fazer de guarda-redes.
O intervalo chegava e não existiam dúvidas quanto à justiça do resultado. A curiosidade maior era perceber como regressaria o Sporting para a segunda parte, se embalado à procura do segundo golo se a começar a poupar-se para a meia-final da Taça. A resposta foi pronta: 20 minutos de total asfixia para um Paços de Ferreira que raramente consiga ultrapassar o seu meio-campo com apropósito. Dessa pressão e vontade em colocar um ponto final no jogo, surgiram duas perdidas incríveis: no espaço de dois minutos, João Mário, primeiro, Carrillo, depois, apenas com o guarda-redes pela frente, desperdiçam. O mesmo João Mário, que depois de um grande jogo nas entrelinhas adversárias viria a transforma-se em vilão, acerta no ar após assistência de Slimani e acaba por perder a bola que resulta no golo adversário. Uma pedrada em 90 minutos, um golo, que até dará muito que discutir sobre se Rui Patrício teve culpa num lance em que, em meu entender, o guardião não vê a bola partir.
A um quarto de hora do fim, o Sporting via fugir os três pontos que plenamente justificava. Marco Silva surpreende tudo e todos ao tirar Slimani, até porque a defensiva adversária já tinha dado mais do que provas de ser permeável em lances aéreos (tendo em conta a saída do argelino estranha-se, depois, a entrada de Capel, a não ser que a ideia fosse sacar faltas perto da área). Aliás, seria dessa forma que o Sporting estaria novamente perto de marcar, primeiro por Ewerton, depois por Tobias, com os centrais a irem lá acima e a desperdiçarem mais duas excelentes oportunidades. Mãos na cabeça, num filme tantas vezes visto esta época: a equipa joga um futebol atractivo e personalizado, mas desperdiça de forma inacreditável, muitas vezes displicente, as oportunidades que consegue construir. E, face a isso, o que resta é uma enorme frustração.
5 Abril, 2015 at 18:38
O mês de Dezembro ainda vai passar uma factura enorme ao clube…
Antes demais, gostaria de me felicitar por pertencer ao mundo sportinguista. Um mundo cheio de pessoas com qualidades que vão desde a leitura de mentes até à avaliação da expressão corporal, passando por um apuradissimo conhecimento futebolístico! É só craques!
Para muita gente só serve quem não está dentro do Sporting. Todos os outros são melhores. E um treinador só é bom se chegar e desatar a ganhar tudo. Senão é fraco, defende mal, faz más substituições… Tudo críticas de pessoal entendido na área. E atenção, estou a falar em relação a um qualquer treinador, não me estou a referir especificamente ao actual.
O Sporting nos últimos 30 anos tem tido um azar dos diabos. Escolheu quase sempre incompetentes para treinadores. Poucos foram os que ganharam e foi por culpa própria, porque sempre tiveram grandes equipas disponíveis. Gostava, por exemplo, que existissem blogs na altura em que perdemos com o Salzburgo. O que não se teria dito do Robson…?
O que não se diria do Jardim, se fosse o Sporting a fazer aquela exibição que o Mónaco fez em casa contra o Arsenal, absolutamente deprimente em que só com muita sorte não foi levou 3 ou 4?
Ontem li uma citação espectacular: “O Sporting nasceu para ganhar”. Muito bem, mas então parece-me que muito raramente tem cumprido o desígnio para o qual nasceu. E desengane-se quem acha que isso vai acontecer de um momento para o outro. Com muita pena minha não vai. A vida não é assim. Não basta estalar os dedos! O que há a fazer é ir ganhando cada vez mais até nos tornarmos um clube vencedor a nível do futebol.
Já disse isto várias vezes e volto a dizer: estamos a reconstruir o clube. Fizemos uma boa campanha na Champions e dois jogos aceitáveis na Liga Europa. Não envergonhámos ninguém. Vamos vender jogadores para fazer dinheiro e contratar melhores jogadores, mais baratos e em maior quantidade. Porque a verdade é que mesmo com o Nani, este plantel é demasiado curto. Ao contrário do que se diz por aqui, nem por sombras é o melhor dos últimos 15 anos. Tem um bom 11 titular com muita gente com qualidade mas sem mentalidade competitiva e depois tem mais 2 ou 3 jogadores que entrando são capazes de manter o nível. Os restantes não estão claramente ao nível dos actuais titulares, sendo a distância qualitativa ainda considerável. Seria bom que antes de qualquer análise fosse os capazes de avaliar correctamente aquilo que valemos. E isto não é uma crítica ao Bruno. É apenas o sinal de que em 2 anos ele ainda não conseguiu resolver tudo.
Sem Taça, Champions e Liga Europa talvez fosse possível e ninguém estivesse hoje aqui a falar do Jardim. Assim não. A dois meses do fim da época já temos quase mais 10 jogos do que tínhamos no ano passado.
É ganhar a Taça e definir quem se vende, quem se compra, quem vem da B e quem é para emprestar. Ah, e definir a questão do treinador. Aceito qualquer decisão do Bruno, pois reconheço que não percebo nada de dirigir um clube de futebol. No entanto, acho que andar sempre a mudar de treinador equivale a começar tudo do zero. Mudar, só se for para melhor.
5 Abril, 2015 at 18:41
Perfeito!
Apenas eu diria melhor.
5 Abril, 2015 at 21:29
Isto tudo.
Se não queremos ganhar com outras armas teremos que dar tempo ao tempo. Até agora ninguém me convenceu que há melhor que MS e estabilidade também ajuda aos resultados.
Ontem falhou. Noutras alturas acertou mas olhando para o que a equipa joga estamos no bom caminho. Espero que melhore em termos de gestão do plantel mas ainda não cheguei ao ponto de não-retorno.
A chave de tudo está em saber se està comprometido com este projecto. Se está, acho que merece essa estabilidade. Acima de tudo confio plenamente em quem vai tomar a decisão.
SL
5 Abril, 2015 at 18:49
Mas afinal há clausula dos 15 pontos do primeiro lugar ou não?
Eu estou cansado, zangado, farto… E infelizmente não é só com MS e com os jogadores, é com todos estes anos de letargia e melancolia que este clube me trás.
Desde que o projecto do novo estádio veio para a frente, o clube fui assolado por pessoas ditas de bem, que pegaram no clube e o levaram há quase ruína…
Durante anos a cultura de exigência fui ZERO, é triste mas BdC tem tido azar com quem escolhe de uma maneira ou outra, as escolhas não tem sido felizes naquilo que o clube precisa mais… Estabilidade!
Hoje continuo fodido, porque para quem é VERDE por dentro o que se passou ontem foi “mais do mesmo”, só mesmo quem não vive o Clube como MS e alguns jogadores que por lá andam, é que podem falar de injustiça, injustiça / azar é o nosso segundo nome, desde de umas valentes décadas.
O que me fode em MS é que ele não aprende com os erros, ou não quer aprender, e ou está-se a cagar, e como a atitude dele é essa, como consegue passar uma mensagem de “querer é poder” para dentro do balneário?
Não sei, já dei o benefício de dúvida, mas estou cansado…estou farto… Estou sem pachorra … Para BURROS ou para mercenários (a soldo do seu bolso ou a soldo de outros), não somos nenhum Ferrari mas já somos um série 6 v8… Se ele entra na curva e vai sempre á grávida, ouch… Não entra naquela cabecinha pensadora.
E não venham falar no plantel, essa não pega…pelo menos para mim. Se ele responsável pela bela/boa circulação de bola, também é responsável pela fraca finalização e pela fraca leitura do jogo por parte da equipe técnica.
Já chega… Doí-me a cabeça…
5 Abril, 2015 at 18:56
O que sei e que o contrato do Marco esta todo armadilhado.
5 Abril, 2015 at 18:57
Já agora, se me puderem explicar o que é que significa “o treinador não estar com o projecto”, eu agradecia. Não deixando de ser uma expressão com estilo, não me deixa esclarecido.
5 Abril, 2015 at 19:42
Falta um “R”…
“o treinador não estar com o projector…”
Para ver…o que mudar na equipa…!
Quer dizer…: para “não andar às escuras…”!!
Beijinho e não deve nada pela explicação…!!
SL
5 Abril, 2015 at 19:44
Ó Vila desculpe lá…
O beijinho é para a Alexia…!!
Li o comentário de cima e o de baixo…e comentei ao lado…
Falta de “projector”…foi o que foi…!!
Abr e SL
5 Abril, 2015 at 19:46
Abraco Max!
O respeito que já granjeou neste espaço impede que as pessoas lhe levem alguma coisa a mal!
5 Abril, 2015 at 20:23
Obrigado Vila…
mas mesmo com “respeito grajeado”…não “vale” abusar…
Abraço meu amigo…!!
SL
5 Abril, 2015 at 18:59
Uma das razoes e nao apostar nos jogadores da academia.
5 Abril, 2015 at 19:07
O Tobias está aí para contrariar esse argumento. Tal como o João Mário.
Da minha parte, creio que o Wallyson poderia jogar. Mas como acho que temos de valorizar e vender alguém do meio campo, entendo que possa jogar na B. E o Gauld está ainda a aprender.
5 Abril, 2015 at 19:12
O Tobias entrou na equipa quando não havia mais ninguém.
E parece que até já saiu.
5 Abril, 2015 at 19:27
Saiu, e quanto a mim bem.
A dupla Paulo Oliveira-Ewerton correspondeu.
Já sei que o Tobias aprende a jogar. Mas não se diz por aí que o Sporting não é para os jogadores e treinadores aprenderem?
5 Abril, 2015 at 19:28
…tem de aprender e para isso tem de jogar.
Já como as palavras!
5 Abril, 2015 at 19:34
Como vês Tobias NUNCA foi aposta. 😉
Tobias entrou qdo não tinha outro e agora já não precisa dele, foi fora.
Já fez o mesmo a outros. 😉
5 Abril, 2015 at 19:45
Mas só podem jogar 11 de cada vez e é admissivel que jogue quem possa dar mais garantias…!!
5 Abril, 2015 at 19:56
Max : Posso discordar de quem acho que num jogo pode dar mais garantias, não?
E depois, nunca vou entender como é que quem é uma garantia 2 jogos seguidos, a seguir já nem serve para aquecer o banco.
Mas isto sou eu, que não percebo nada de futebol. Nem de gerir pessoas.
5 Abril, 2015 at 20:36
Não se trata disso Maria (penso eu…)
Pessoalmente gosto do Tobias e (mesmo sem perceber nada…ou quase de futebol…) “vejo” nele uma grande margem de progressão, mas ainda o acho não digo verde…mas ainda deixa às vezes…um outro sabor “menos requintado” que só se atinge (quando há qualidade…que é o caso…) o “ponto” com o tempo…
Parece-me que de momento, o Ewerton “está masi adiantado” no “requinte” e daí eu aceitar que jogue o Ewerton e não o Tobias…(ou seja a dupla P. Oliveira/Ewerton…)
O Tobias que mantenha a “progressão”, porque sendo novo…o eu tempo chegará….!!
Beijinho minha amiga e até quarta (estou quase afónico…se isto não melhorar substancialmente…”prepare-se” para “trabalho dobrado”…)
SL
5 Abril, 2015 at 20:53
Max : O Tobias foi um “exemplo” de que nunca foi uma aposta de MS ( foi o que tinha à mão. Aliás, não tinha mais nenhum!) Todos os problemas que aponto a MS fossem o Tobias. 😉
5 Abril, 2015 at 19:41
Quanto a mim, se há melhor, um jogador não deve ser aposta só porque é da casa. Deve ser aposta porque é melhor do que os outros. Quando o Tobias o for, jogará.
5 Abril, 2015 at 19:46
Mas admites que possam não jogar os melhores para valorizar outros….
Em que ficamos? 😀
5 Abril, 2015 at 20:37
Eu não admito…
Para mim devem jogar sempre os melhores…daí que ache bem a escolha do Ewerton neste momento…!!
SL
5 Abril, 2015 at 19:50
Se me disseres quem são os melhores que têm ficado de fora…
Já disse acima. Temos um bom 11 e depois mais 2 ou 3 que permitem manter o nível. O resto é para ir entrando para tentar vender.
Se conseguíssemos fazer algum dinheiro com o Capel e o Andre Martins era um sonho!
5 Abril, 2015 at 19:58
Não fui eu que disse. Foste tu.
“Da minha parte, creio que o Wallyson poderia jogar. Mas como acho que temos de valorizar e vender alguém do meio campo, entendo que possa jogar na B.”
5 Abril, 2015 at 20:03
Sim, mas isso é a opinião de quem acha que ele já é melhor do que o Adrien. E eu disse que ele poderia jogar…
Só que isso levantaria um coro de críticas ainda maior e iria impedir-nos de, como espero, fazer um bom encaixe com o Adrien.
5 Abril, 2015 at 20:08
Estás a ver? Na tua opinião afinal não jogam os melhores.
Umas vezes devem jogar os que nos dão mais garantias e noutras quem queremos valorizar. 😉
( mesmo que não valorizem nada. Antes pelo contrário. 😀 )
5 Abril, 2015 at 20:18
Esta é a minha opinião em relação a estes dois jogadores em particular. E a minha condescendência em relação a isto deve-se ao elevado salário do Adrien e à necessidade que temos de fazer dinheiro. Se for por esse motivo – não técnico – atendendo às condições que o clube tem, aceito.
Mas acredito que muita gente ache que o Adrien é melhor e para quem essa questão não se coloque.
Em relação ao Tobias, não me parece que o mesmo argumento se possa aplicar, porque ainda estamos longe de sequer pensar em fazer algum encaixe financeiro com ele.
5 Abril, 2015 at 20:26
Mas também achas que André Martins e Capel são para vender e que só jogam para arranjarmos quem os compre? Ou não temos melhor?
5 Abril, 2015 at 20:49
Para mim, os que jogam nas posições deles são melhores. E é por isso que eles jogam pouco.
5 Abril, 2015 at 20:54
E na B não tens melhor? Na tua opinião?
5 Abril, 2015 at 20:56
Melhor que Capel e André Martins, é claro. 😀
5 Abril, 2015 at 21:27
Provavelmente sim, mas na A – e ressalvando a minha opinião relativamente ao Wallyson – não seriam mais do que apenas suplentes.
Assim, na B, estão a jogar.
5 Abril, 2015 at 21:42
Oh c’um caraças! Mas afinal André Martins e Capel só jogam porque têm que ser vendidos? Andas às voltas, às voltas e acho que ainda não me respondeste. 😉
5 Abril, 2015 at 21:44
Como deves imaginar, não sou eu quem te pode dar essa resposta. Provavelmente no final da época perceberemos. Esperemos que o sejam.
5 Abril, 2015 at 19:09
Ja tive omNtem a discussao sobre o Tobias, se quiseres saber le para tras 😉
5 Abril, 2015 at 19:13
Não deve fugir muito do “mais do que preparado mas só foi aposta depois do Sarr e do Mauricio”.
5 Abril, 2015 at 19:16
Ves como sabes 😉
5 Abril, 2015 at 19:30
Opiniões…
5 Abril, 2015 at 19:11
engracada a conversa de o SCP ser um cemiterio de treinadores… mas aparte a maluqueira do Sousa Cintra ter ido buscar o “limpar a porcaria” por troca com o Robson… qual foi o Ganda treinador que o SCP mandou embora por maus resultados e que tenha feito algo de jeito??
já que falam do cemitério, convinha por uns nomes nas “campas”…
já agora óh Vila… interessa é defender o MS, mesmo que nao se tenha a puta de ideia do que é que se esta a falar no geral?? a esta altura do campeonato ainda tens de perguntar qual é o projecto do SCP?? olha é tudo aquilo que o MS nao tem feito e o que o Joao de Deus está a fazer com a B em bastante menos tempo do que o “salvador” MS com os A…
daí eu sempre ter dito que os “brilharetes” que a equipa fez na taca da liga, nao tinha nada a ver com o MS, mas sim o que traziam dos treinos da B…em que quando MS mexeu, (com substituicoes ou nao mexendo, quando a equipa estourou…belem, setubal) só estragou o que os putos iam fazendo, que era levar-nos á final…mas o MS nao podia deixar isso acontecer, pois nao??
5 Abril, 2015 at 19:22
Convém ler bem. A pergunta é porque é que ele não está com o projecto. Qual é o projecto sei eu bem. Agora mandar larachas sem provas é bonito mas não pega. Eu quero provas, para acreditar.
Não estou a defender o Marco Silva em particular. Apenas a expressar uma opinião. Quem não gostar, pode passar à frente.
Por exemplo, também acho que devíamos ter mantido o Fernando Santos para 2004/5, que seria campeão nas calmas com aquele plantel. Que era muito melhor do que este.
E sim, na Grécia, o Fernando Santos fez uma boa carreira.
Quando o João de Deus, que aqui há uns meses era uma merda, agora já é o maior, está tudo dito.
5 Abril, 2015 at 20:43
De uma coisa tenho a certeza…
Se começarmos cada um a puxar para seu lado…só “estragamos…”
É necessário mais do que nunca nos momentos de turbulencia…
Sejamos capazes de “escutar o toque a reunir”…
E “corramos” todos “a cerrar fileiras”…ao redor do Leão Rampante…!!
SL
6 Abril, 2015 at 3:43
Quando referes : “Por exemplo, também acho que devíamos ter mantido o Fernando Santos para 2004/5…” … Acho que está tudo dito!
Minha Nossa Senhora de Fátima, foi do pior futebol que vi por Alvalade, esse treinador é mais uma “fábula de La Fontaine” á portuguesa… E o ‘projecto de treinador’ que lá temos é mais do mesmo…
Já o digo, desde que o último Treinador, Leonardo Jardim, saiu de Alvalade… Para um plantel com as caracteristicas do que compõe o do SCP tem que ser um treinador estrangeiro com provas dadas na FORMAÇÃO de atletas profissionais de futebol…
A equipa do SCP encontra-se mal trabalhada FISICA, TECNICA e TACTICAMENTE… O resto são cantigas…
6 Abril, 2015 at 7:19
A verdade é que a equipa do Fernando Santos foi a única a dar luta ao porto do Special One. Tínhamos uma equipa sólida, que chegou a ganhar vários jogos com “remontadas”.
Quanto à questão de a equipa estar mal preparada física, técnica e tacticamente, não sou a melhor pessoa para responder a isso. Mas creio que se isso fosse verdade, o Presidente já teria feito algo.
6 Abril, 2015 at 14:06
Tinhas um conjunto de jogadores de qualidade e… foste eliminado pelos turcos do Gençlerbirligi na 2ª eliminatória da Taça UEFA, e da Taça de Portugal pelo Vitória de Setúbal, da Liga de Honra.
Além disso o merdoso do f.santos não quis rescindir e foi um processo complicado… O técnico não aceitou as condições propostas pelo SCP e protagonizou um “aproveitamento inadmissível da premência da definição” do seu substituto no clube de Alvalade.
“O senhor engenheiro Fernando Santos não aceitou a proposta que lhe foi presente, preferindo vir reclamar e receber o que agora se lhe ofereceu, um dia mais tarde, mas pela via judicial”, lê-se no comunicado assinado pelo presidente do Conselho de Administração do Sporting.
A falta de memória sobre os assuntos revela a ignorância do povo português. Infelizmente aqui n’A Tasca também se fala muito, e á pressa, sobre assuntos sem se saber bem do que se está a falar… Foi do pior que passou em Alvalade, é que sobre os treinadores que temos tido nos últimos 10 anos… Tem sido uma vergonha… santos; Peseiro; Burro Teimoso (bento); Carvalhal; Paulo Sérgio; Couceiro; domingos (sem) paciência; Sá pinto; Oceano; vercauteren; jesualdo ferrado; e ao fim deste tempo todo lá tivemos um TREINADOR, de nome, Leonardo Jardim!!!
Actualmente é o que se tem visto…
5 Abril, 2015 at 19:12
Citando o Henrique Calisto, treinador de futebol, no programa Quinta da Bola, na quinta feira passada:
“Está na moda ‘saber gerir o jogo’… Isto é uma tanga! Isto é a maior tanga do mundo! Uma treta. O que é que faz um maratonista quando o seu adversário direto nos últimos 10 km falha? Ou baqueia? O que é que faz um pugilista quando dá um uppercut ao seu adversário e ele cambaleia? ‘Espera pah, recompõe-te.’ Isto é uma tanga, ‘gerir o jogo’. Um a zero e gerir o jogo?? Falta aquilo que o Robson [ex-treinador do Sporting e Porto] dizia muitas vezes: ‘killer instinct’! Isto é que dá intensidade ao jogo! Isto é o normal! (…) Mas fica bem dizer isto ‘gerir o jogo’… Mas gerir o jogo o quê? Por isso é que na Alemanha, na Inglaterra nós vemos 7-0, 5-0, 4-0, 4-4, 4-3… mais golos! A gestão só se faz depois de estar perfeitamente tranquilo e se houver necessidade de fazer gestão.”
Tirado da página do FB do Com quem é que joga o Sporting?
5 Abril, 2015 at 19:33
Concordo a 100%.
Veja-se o jogo do Real Madrid de hoje. Sempre a rasgar pano. Demolição total.
Ontem devíamos ter espetado 5 ou 6 ao Paços.
5 Abril, 2015 at 19:39
Concordo plenamente.
Mas isso é uma questão específica do Sporting deste ano?
Não me parece. Já há muitos anos que não temos essa voracidade. Para mim é mais um problema da mentalidade competitiva dos jogadores do que dos treinadores.
Porque não me parece que nenhum treinador diga aos seus jogadores que já chega!
6 Abril, 2015 at 3:46
Sim, mas este ‘projecto de treinador’ também não me parece que diga aos jogadores para não recuarem como o têm feito ao longo da temporada por diversas vezes quando se encontram, apenas, a vencer por 1-0… E isso são factos…
5 Abril, 2015 at 19:50
Mendes percebo perfeitamente o que esta a dizer , só discordo nas culpas. Desde o principio da segunda parte o MS gritava com os jogadores por estarem a ficar apáticos isso e um facto, se para mim claro fizemos a melhor primeira parte da época com o futebol que gosto ver ,eu não mudaria nada para a segunda parte , depois o golo deles para mim galo puro grande golo mas galo entendo a critica do Slimani mas com o Capel a ganhar faltas talvez tivéssemos mais sorte . Eu entendo as criticas ao treinador mas nao se pode esperar um treinador fazer tudo bem a primeira e o seu primeiro ano e nem o mourinho ganha no primeiro , eu não tenho coragem de criticar o João Mário por ontem a noite e um dos nossos meninos e inexperiente e tem muito a aprender pela mesma razão acho que devemos dar tempo ao Marco . Eu não quero um treinador estrangeiro no Sporting e também não estou a ver ninguém a altura
com todo o respeito abraço
6 Abril, 2015 at 3:48
” Eu não quero um treinador estrangeiro no Sporting e também não estou a ver ninguém a altura com todo o respeito ”
Mas porquê? Preconceitos? Racismo?
O que eu não quero é mais ‘projectos de treinadores’ a prepararem mal a principal equipa do SCP nos capítulos Técnico, Táctico e Fisico… E isso já foi observado por inúmeras vezes esta temporada.
6 Abril, 2015 at 14:08
O Calisto é viciado no jogo e teve que ir trabalhar para o vietname para receber algum por forma a pagar as dividas que por cá deixou…
5 Abril, 2015 at 19:32
valorizar jogadores para vender…
como?? a 10 min do fim? quando deviamos estar a apostar todas as fichas em ganhar, andamos a dar 10 min de cada vez para vender no final da epoca??? isto é realmente argumento?? a sério??
mas andam a contar estorias a lampioes ou andamos a debater os problemas do SCP a serio??
sem ter sido por necessidade, digam-me um jogador lancado por MS…
…
…
P OLiveira nao conta porque teve de tapar o buraco do Mauricio
JMario nao conta porque teve de levar nas orelhas ate ver que o Amartins nao estava a dar nada
Sarr foi para “queimar” pura e simplesmente…
William Carvalho foi penoso ver o inicio de epoca, podia muito bem te-lo “protegido”, a nossa sorte é que o William é mais forte do que qualquer incendiario…
Montero, Tanaka, Mané, Rossel, Jonathan,… que motivacao terao, (alem da que seria exigida por vestir o manto verde e branco), que motivacao, dizia eu, teem para lutar por um lugar que já sabem que nao vao conquistar??
teimoso como o risco ao meio, mas ao menos o risco ao meio ainda apresentou alguns resultados…(nao brilhantes, mas resultados), este apresenta o que?? bom futebol?? é isso? para ver malabarismos, vou ao circo, nao a um estadio de futebol…e mesmo no circo, o domador/(treinador) é que “diz” aos leoes o que devem de fazer, nao é ir para a jaula e ficar a olhar para os leoes á espera que facam algo “giro”…
5 Abril, 2015 at 19:41
O risco ao meio ao menos defendia-nos sempre.
5 Abril, 2015 at 19:44
E chamava os bois pelos nomes.
Castigavam-no mas não o calavam.
5 Abril, 2015 at 19:46
E sem uma estrutura por trás como a actual que defende intransigentemente o nosso Sporting!
5 Abril, 2015 at 20:46
Os jogadores “valorizam-se” com a valorização da equipa…!!
Arranquemos vitórias sucessivas e logue se verá a cotação dos jogadores subir em flecha…!!
O que interessa “tentar” valorizar um jogador…perder ou empatar, ficando a marcar passo…sai “tudo” desvaslorizado…!
SL
5 Abril, 2015 at 19:41
Os infantis do Sporting Clube de Portugal venceram o Torneio Internacional da Pontinha. ( Vitória frente aos lampiões nojentos por 2-1).
Parabéns, miúdos!
5 Abril, 2015 at 19:46
Obrigado Maria José, a nossa formação continua nas ruas da amargura….coitados não percebem que no seixal é que estão bem dentro do prisma, ou cubo ou lá o que é LOL LOL
5 Abril, 2015 at 20:47
Parabéns aos nossos miudos…!!
SL
5 Abril, 2015 at 19:50
Meus amigos o problema da bola entrar ou bater no poste é só um: QUALIDADE, ou neste caso falta dela.
De qualquer forma, como dizem alguns treinadores que conheço “os jogos decidem-se nos detalhes”.
Quem viu ontem a xistrada inteligente tem de abrir os olhos de uma vez por todas!!!
O Sporting independentemente dos falhanços de ontem nem com o ronaldo e o messi juntos ganhava o campeonato.
ABRAM OS OLHOS de uma vez por todas ou seremos campeões de 18 em 18 anos.Tudo o resto são “soundbytes”
5 Abril, 2015 at 20:53
Também sou da mesma opinião amigo Leãodaço…
Já tivemos no passado bastas provas disso mesmo…
É claro que não estamos dispensados de fazer o nosso melhor…
Mas desenganem-se os que acreditaram que seria possível acabar por desalojar o porco do 2º lugar…
As “coisas” estão programas desde o inicio…: benfas em 1º e porco em 2º…
E temos de “abrir bem os olhos”…ou ainda nos colocam no lugar…da filial do porco…
SL
5 Abril, 2015 at 19:55
e mesmo no circo, o domador/( treinador ) é que diz aos leões o que devem de fazer, não é ir para a jaula e ficar a olhar para os leões á espera que façam algo giro…
Háháháhá . Gostei imenso… O melhor seria contratar o Vítor Cardinali e resolvia-se o problema do treinador……
5 Abril, 2015 at 20:17
Como sempre, o comentario e esclarecido, acertado e merece uma reflexao mais atenta. Que solucao para o problema levantado por tantos, ja este ano e agora pelo Cherba himself, the King of the Jungle.
Em meu entender o problema da finalizacao tem uma de duas solucoes:
ou compramos um a dois pontas de lanca como deve ser ou mudamos de paradigma, apostamos na malta da Academia e passamos a jogar num 4x4x2 sem ponta de lanca.
Como nao vamos ser capazes com as nossas limitacoes orcamentais de transferir para o Sporting um ponta de lanca a serio, entao, toca a partir decididamente e com muita fe para um sistema de ataque so com avancados.
A ultima epoca em que fomos efectivamente temiveis no ataque foi o ano do 5 a 3 aos Lampioes, em Alvalade, nas meias finais da Taca de Portugal. Tinhamos Liedson e Derlei. Se o Derlei nao tivesse estado lesionado a maior parte da epoca, teriamos sido campeoes nesse ano. No fim da epoca, uma birra do JEB levou ao desmanchar dessa fantastica dupla de avancados e na epoca seguinte, Liedson, ja mais velho, sozinho, tivemos uma epoca desgracada. Nunca mais tivemos avancados como deve ser e nunca mais tivemos uma frente de ataque que sistematicamente nos entregasse dois golos por jogo, numa bandeja.
Sera que com Montero e Rubio, num 4x4x2 cheio de mobilidade nao fariamos o milagre?
5 Abril, 2015 at 20:39
Mario
viu-se o Rubio, quando fez a pre-epoca ao lado do perneta do Postiga a marcar golos de toda a maneira e feitio…(com 2 avancados), e depois quando comecou o campeonato (e ate o Postiga ir embora) tornou-se a jogar só com um avancado, (por sorte o Wolfswinkel marcava que fartava, apesar de tambem falhar muitos, mas lá está, falhava porque andava sempre lá sózinho a correr por todo o lado)…
quantas birras fez o Liedson, quando o riscoomeio o deixava sozinho??
o estilo de jogo do SCP, (e as artimanhas das apafs) nao se coadunam com o jogarmos só com um avancado… nao há ninguem que veja isso?? ou 3 moveis sem posicao fixa ou 2 plantados lá na frente, (um a massacrar os defesas e o outro a aproveitar as “migalhas” que sobrem da refrega…
agora quando esperam que seja o JMario (que tem sido o unico ainda com disponibilidade para aparecer naquela posicao) a faxer u o trabalho de um “matador” é claro que vamos ter ainda mais dissabores… JMario é para construir,nao tem caracteristicas de finalizador…em vez de meter o Mané nas alas, meta-o nese lugar, porque tem mais “calo” do que o JMario para “aparecer” por ali a decidir…
qual será o medo de meter Montero e Slimani de principio na frente?? tem medo de ganhar??
5 Abril, 2015 at 20:27
Vila, lanças uma discussão importante. Vou dar a minha opinião sobre o que escreveste.
Primeiro, dizes que Dezembro vai passar uma enorme factura ao clube. Presumo que estejas a dizer que perder o actual treinador será uma catástrofe. É isso que depreendo de “factura enorme”. Mas posso estar enganado. Antes de mais, é preciso ver que nem todos os treinadores são iguais. Leonardo Jardim , por exemplo, foi criticado, sim. Mas creio ser unânime que com Jardim “mais não dava”. Potenciámos tudo o que havia para ser potenciado e por causa dessa competência em valorizar jogadores com vitórias (ninguém se valoriza com empates nem derrotas) é que lutámos pelo título quase até ao fim. Resultado: tivemos boas propostas por Rojo, William, Slimani e Dier (uns saíram, outros não) E entrámos na Champions de forma directa. Com Marco, essa valorização não é tão evidente. Os únicos que Marco valorizou de forma evidente são Carrillo e Jefferson.Todos os restantes ou desvalorizaram ou, no mínimo, mantiveram a bitola. O maior exemplo? William Carvalho.
Depois dizes que nos últimos 30 anos, só tivemos treinadores incompetentes. Não sei. No meio de tanta merda, não consigo distinguir quem era meramente incompetente ou quem “foi de arrasto” por direcções incompetentes. Uns tiveram meios e falharam, outros sem meios também falharam e houve um, que sem meios, foi competente (Paulo Bento). E só no Sporting é que um tipo como o Paulo Bento (que eu considero incompetente) é que podia ter os resultados que teve. O que lhe faltou em criatividade táctica (puta do losângulo!) sobrou em exigência e disciplina.
Depois dizes que não basta estalar os dedos. Concordo. Existe um processo que deve ser cumprido. A questão é saber se o actual treinador está a caminhar no sentido evolutivo desse processo. No fundo, se a equipa está a crescer ou não. É isto que eu não sei. Estamos a cometer os mesmos erros que cometíamos no início do campeonato (muitas oportunidades para marcar um golo e cada vez que vão à nossa baliza é quase golo certo). Por outro lado, vimos jogadores a arrastarem-se em campo (Guimarães, Dragão, Belém, etc.) tudo por causa de uma Champions desgastante. E ele não os rodou. Não sou um especialista da área mas tento perceber as coisas, leio análises, penso. Ser treinador não é ser cientista da NASA. Não digo que seja fácil mas acho que com os anos a ver futebol que todos temos, há coisas que aprendemos mesmo sem ter o curso. Uma delas é: “Se um jogador demonstra sinais de desgaste, tem de sair da equipa e dar lugar a outro”. Mas o Marco escolheu rebentá-los para depois irmos ao Dragão e a Guimarães fazer as figuras que fizemos.
Chegaste ao ponto que eu já imaginava que ias chegar. O plantel é curto. Mas é curto para quê? Para ser campeão com 10 pontos de vantagem? Óbvio. Para ser campeão? Talvez. Para lutar pelo título? Nunca! Desculpa lá, mas se o plantel do Jardim não foi curto para essa luta, o de Marco muito menos será. Ou melhor, o de Jardim até era mas como ele é realmente muito competente, potenciou ao máximo o que tinha. O do Marco não era curto para ficar em 3 no grupo da Champions nem para andar colado aos da frente no campeonato. Meu caro, perdemos 1 jogo em 5 confrontos directos com os rivais! Mas empatámos N jogos com equipas muito inferiores à nossa! É aqui que está o descalabro. Desculpa, mas essa do plantel curto não papo. Perdemos 1 central titular. Mas ganhámos um extremo de classe mundial. E, no somatório, achas mesmo que perdendo a dupla titular (Rojo e Maurício) e ganhando Paulo Oliveira e Tobias (ninguém tem culpa que o treinador só tenha acreditado em Tobias a partir de Janeiro) e ainda ganhando, se bem que com condicionantes físicas e vindo só em Janeiro, o Ewerton, tenhamos ficado a perder? É que o Tobias já lá estava e o Marco preferiu o Sarr acabadinho de chegar ao Tobias ou ao Nuno Reis, que já lá estavam. E, continuando com a questão do “plantel curto”, achas mesmo que Rosell, Montero, Mané ou Tanaka podem ser úteis a jogar 5/10/15 min quando o rei faz anos? Já muito fizeram eles com o tempo de jogo que têm tido! Montero leva mais ou menos os mesmos golos que Slimani, Rosell cumpriu sempre que foi chamado (lembro-me de uma assistência contra o Schalke que deixa Slimani na cara do golo), Mané estará a fazer a melhor época desde que está na equipa A e Tanaka já nos deu pontos importantes, como em Braga.
No fundo, só concordo na totalidade com o teu último parágrafo. Realmente, para mudar, só se for para melhor. La Palisse não diria melhor. Resta saber o que é “melhor” para cada um de nós. Para quem acha MS a última coca-cola do deserto, será uma catástrofe. Para outros, onde eu me incluo, se calhar não será assim tão difícil…
5 Abril, 2015 at 20:33
Sá, assino por baixo.
6 Abril, 2015 at 0:28
tambem assino!
5 Abril, 2015 at 20:45
é isso tudo, Sá, …
mas ainda vai haver quem ache que é só perseguicao ao “mártir”…
5 Abril, 2015 at 20:47
Embarque para o Vaticano e seja canonizado … mas longe de Alvalade.
5 Abril, 2015 at 20:51
Por acaso falo mais em instabilidade e contestação.
O Bruno disse que por ele está ultrapassado. Imagina que o Marco fica. Já vai ter inúmeros adeptos contra ele. Se sair, logo se vê se será uma catástrofe ou não.
5 Abril, 2015 at 21:27
Se há coisa que o Marco Silva não tem é adeptos contra ele. Pelo menos a julgar com o que se vê e ouve no estádio onde é sempre o mais aplaudido. Só aqui na tasca é que se critica o homem. E ainda bem. Porque se for embora nunca poderá dizer que foi por falta de apoio dos sportinguistas. Nunca vi um treinador com margem de erro tão grande. E, volto a frisar, ainda bem. Neste momento ainda há coisas para ganhar.
5 Abril, 2015 at 21:24
Sá, a verdade é que no ano passado lutaste pelo título até Fevereiro. Não foi até ao fim.
E isto com um jogo por semana. Quando havia dois, toda a gente se perguntava se íamos aguentar. E peço desculpa, mas eu tenho boa memória, e lembro-me bem que no final da época, muita gente falava mal do futebol do Jardim.
Dos jogadores que referiste, incluo o Mané no lote do suplentes que podem entrar e manter o nível.
Peço desculpa por achar que o Montero foi um pouco tipo Talisca (ou o Talisca é que foi tipo Montero) que o Tanaka é melhor avançado do que ele mas ainda curto e que o Rosell mostrou pouco (se vamos pegar numa assistência, acho que isso até o Farnerud chegou a fazer).
Quanto ao Tobias, quando “secar” e tentar ganhar um pouco de velocidade poderemos falar. Neste momento, só adeptos sonhadores podem achar que o Tobias dá as mesmas garantias que dava o Rojo. E quanto ao Ewerton, que me parece melhor do que o Tobias, há que ver mais.
Montero leva os mesmos golos que o Slimani? Com adversarios de diferentes graus de dificuldade… E com o Slimani 2 meses de fora…
Eu não sou pró ou contra Marco Silva. Limito-me a pensar por mim próprio e a encontrar justificações para os seus falhanços. Tal como tentei fazer para todos os anteriores e farei para todos os futuros. Porque eles não podem ser todos incompetentes. O que eu sei é que já percebemos que andar sempre com mudanças não nos leva a lado nenhum.
5 Abril, 2015 at 21:53
Até ao fim é uma força de expressão. Lutámos até nos deixarem. Tivemos o record de golos limpos anulados e muitos deles nesse período entre Fevereiro e o final. E mesmo assim, os lampiões só garantiram o título a 1 ou 2 jornadas do fim (salvo erro).
Claro que criticámos Jardim! Como criticámos Paulo Bento e como criticámos o Inácio! Mas alguém está imune a críticas? Até o Ancelotti, que ganhou a Décima, andava a ser acusado de não ter mão no balneário de Madrid. A questão tem a ver com as condicionantes. As críticas ao Jardim foram pontuais mas toda a gente compreendeu que a equipa estava no seu limite. Com pouco fez muito, mas muito mais! O tal “fazer mais com menos”, lembras-te?
Eu dei o exemplo do Rosell num jogo de grau de dificuldade elevado onde ele foi decisivo, coisa que um Farnerud nunca foi nem nunca será. Já agora, tens muitos mais exemplos do contrário? De jogos em que o Rosell esteve mal? Podes até ter, mas não são muitos porque, na verdade, o gajo jogou muito pouco! E com William durante meia temporada a fazer merda!
Mas eu disse que Tobias dá mais garantias que Rojo? Eu disse que Tobias dá mais garantias que o Sarr! E que o Paulo Oliveira dá mais garantias que o Maurício! Mas a dula, durante o primeiro terço da primeira volta foi….Maurício e Sarr! A fantástica dupla que nos meteu (juntamente com um boi) fora dos oitavos da Champions!
Montero leva TODOS os jogos a jogar fora da sua posição. Nem um joguinho a jogar atrás de Slimani. E mesmo assim ainda lhe pedem mais? E esqueces-te, lá está, que quando ele foi titular era tudo a mandar-lhe cruzamentos para o 5 andar. Assim, esquece. E esta crítica é mesmo para o treinador. Vai ser mais um que esteve na fronteira entre ser ídolo e vai acabar recambiado para outro clube qualquer. Talvez para a Forentina, para fazer companhia ao Matías Fernandez. O Sporting gostamos é de dois oitos, pinheiros e afins. Criativos é tudo com o caralho.
Tal como tu, limito-me a analisar o que vejo e, se os erros são recorrentes, claro que as opiniões negativas também aumentam. Responsabilidade total dele. Que mexa bem, que leia bem o jogo, que convoque os melhores e, certamente, terá elogios. Já agora, que achaste da fantástica substituição do Slimani pelo Montero?
5 Abril, 2015 at 22:17
Perguntaste-me se eu achava que tínhamos ficado a ganhar com a troca de centrais e eu respondi-te.
Mas já te esqueceste da quantidade de críticas que se fizeram ao Paulo Oliveira na pré-época? Ou quando numa situação de emergência a jogar fora da sua posição, em Coimbra, teve um erro que nos custou o empate? Eu lembro-me bem. Dizia-se que a camisola lhe pesava. Quando entrou e mostrou qualidade não saiu mais da equipa. E do Tobias, de quem se dizia que não tinha cabeça?
Em relação ao Rosell, falta sabermos uma coisa essencial, que é o que ele mostra nos treinos. Se calhar não joga mais por não mostrar grande coisa e mesmo mal, o William tinha de jogar. E em relação a esse jogo do Schalke, se não estou enganado, o Rosell entrou para jogar ao lado do William, uma variação da táctica habitual.
Já entrámos em alguns jogos com Montero e Slimani. O que aconteceu? Perdemos o meio campo. Se queres jogar com dois avançados, um deles tem de ajudar o meio campo. E o Montero raramente o conseguiu. Para mim, o Montero é demasiado mole. Que tem qualidade técnica não há dúvida, mas isso não é suficiente. E mais: quando o Jardim precisava de jogar com os dois avançados quem saía era um dos alas e não um dos médios. Porque mesmo o Jardim, na única vez em que tentou jogar com os dois deu-se mal.
Sobre a substituição? Achei estranha, mas tendo em conta que o Slimani jogou pela Seleccao, fez uma viagem e parecia cansado…
5 Abril, 2015 at 22:47
Está certo.
Tudo tem uma justificação, se querermos mesmo que tenha. É que falas num erro do Paulo Oliveira e naquilo que diziamos do Tobias. E os erros do Sarr e do Maurício? Porque é que esses não tiveram o mesmo tratamento? Maurício ainda consigo perceber, porque era um titular do ano anterior. Sarr, desculpa lá…mas não. Não existe justificação plausível que Sarr, que não fala português e tinha acabado de chegar, tenha partido à frente de Paulo Oliveira e Tobias, que já cá estavam. Ah! E que são muito melhores, já agora. Desculpa lá, mas esta não.
Sobre o Montero, já viste o Jonas a jogar? Qual é o trabalho defensivo que faz? Nenhum, até porque não tem intensidade para isso. Mas o Jesus, que é um grande treinador, sabe que com ele em campo está mais perto de ganhar. Definiu tarefas e funções para os outros de forma a não perder o meio-campo. E isso de perder o meio-campo é relativo. Com dois gajos com a presença de Adrien e William, podemos perfeitamente jogar só com os dois….desde que fosse esse o modelo treinado desde a pré-temporada. Fácil é deixar o criativo de fora. Difícil é integrá-lo.
Sobre o resto, até posso concordar. Mas olha, lembras-te em Belém? Sabes quem saiu ao intervalo com o jogo empatado? Montero por Tanaka (Slimani estava no CAN). Foi mais uma igual à de ontem. E sabes o que aconteceu? Levámos um golo e ficámos sem avançados para entrar. Puro amadorismo. Como digo, é recorrente. Não é implicância nem mania da perseguição. É ver demasiadas coisas que não lembram ao diabo.
Enfim, não quero estar aqui a bater na mesma tecla porque depois ainda há de cá vir malta a dizer que estou contra o treinador. Eu estou é contra incompetência no meu clube, seja lá de onde vier. Ontem, quando vi Slimani a sair ia partindo a TV. Um golo podemos todos sofrer, é futebol. Desistir de tentar ganhar o jogo NUNCA pode acontecer. E foi isso que o treinador fez, como já tinha feito antes em Belém. Desistiu de tentar ganhar o jogo. Isto nunca lhe perdoarei.
SL
5 Abril, 2015 at 23:19
Muito Bem. Parabens pelo comentário
5 Abril, 2015 at 23:08
Só tenho podido ver os jogos do Sporting e mesmo assim nem todos, por isso não te sei dizer o que o Jesus faz.
Se recuares à caixa de comentários do jogo da Luz, vais ver o Sarr classificado por muitos como um central muito promissor e que fez uma boa exibição contra um adversário forte. E, embora eu saiba que jogadores como Emilio Peixe foram campeões do Mundo de sub-20, este foi-o pela selecção francesa, que normalmente têm bons jogadores nos escalões de formação.
E em Belém, o Montero estava a jogar bem?
Ontem com a troca do Slimani pelo Montero e depois com a entrada do Mané pelo João Mário, o Nani ficou a jogar no meio, como 2º avançado. Pelo menos foi o que me pareceu.
E desculpa, mas eu tenho uma embirração com o Adrien, que acho que não faz bem as coberturas pelo que esse meio-campo a 2 não me parece suficiente.
Já agora, sobre coberturas bem feitas, um post sobre um jogador que não tem qualidade para jogar no Sporting, mas com quem alguns poderiam aprender alguma coisa em termos defensivos.
http://svpn.blogspot.pt/2015/04/o-que-e-saber-defender-andre-martins.html
5 Abril, 2015 at 22:32
Vila
Sabes que com o Tobias em campo, foi quando tivemos mais estabilidade na defesa?
Aparte o jogo com os fruteiros, porque nesse, nem um jogador se aproveitou
5 Abril, 2015 at 22:49
Volto a dizer. Quando secar e fizer treino específico para ganhar um pouco de velocidade poderemos falar. Até la vai fazer boa figura frente a adversários que atacam pouco e não conseguem explorar o espaço nas costas dele. Quando o conseguem fazer, corre mal.
5 Abril, 2015 at 22:28
Sá, para te completar, se me permites:
A partir do momento que perdemos, 4 pts nos confrontos com os pasteis de nata, e 4 pts com os móveis = 8 pts perdidos, significa que estaríamos isolados em 2º lugar a morder os calcanhares ao 1º…pelo que
POR FAVOR; ACABEM COM A TEORIA QUE O PLANTEL É CURTO E FRACO!!! Isso é conversa da pasquinada, e não devemos ir nessa grande falácia
O que temos,, chega perfeitamente para o nosso campeonato
Se me falarem para competir na Europa, é uma conversa diferente, e, mesmo assim, dava para ter passado a fase de grupos da champions
5 Abril, 2015 at 20:40
Resultados e Classificações actualizados após os jogos do fim-de-semana, no Futebol e nas modalidades de pavilhão (dos Iniciados aos Seniores)
http://jornadasleoninas.blogspot.pt/2015/04/resultados-e-classificacoes-3-4-5-abril.html
5 Abril, 2015 at 20:47
Parabéns green 😉
…e obrigado!
5 Abril, 2015 at 21:10
Já fiz esse exercício esta época umas duas ou três vezes e é algo que dá trabalho (e por isso, mais uma vez, os meus parabéns). Confesso que não me aventurei a colocar todos os escalões de formação das modalidades (que dá ainda mais trabalho).
Se me permites, deixo uma sugestão: juntar ao bom trabalho de pesquisa e informativo os mesmos dados do ténis de mesa, râguebi e polo aquático.
Abraço e SL
5 Abril, 2015 at 22:16
Cheers, Great mate!
Pensei fazer isso, mas tive receio de ser areia a mais logo de início.
À medida que estou a ganhar prática e a conseguir fazer isto com maior rapidez, acho que não me vai custar tanto seguir a tua ideia.
E provavelmente na próxima semana, já será uma realidade.
No fundo, estamos os 2 a fazer coisas que se complementam uma à outra: tu fazes o “antes” (agenda), eu faço o “depois” (resultados e classificações).
Se quiseres ter o trabalho de ampliar a tua agenda para os diversos escalões, podes aproveita a dica que eu tenho no blog sobre a “próxima jornada”.
Mas para isso terias que actualizar (e confirmar) os dados que eu publico, antes de tu publicares a tua agenda, porque quando eu faço a “próxima jornada” (é com uma semana de antecedência) ainda não se sabem algumas alterações às datas dos jogos, que só se sabem a meio da semana.
Obrigado pela leitura, pelo comentário e pela ideia.
Grande abraço e SL!
5 Abril, 2015 at 21:59
Grande trabalho green!
5 Abril, 2015 at 22:18
é um prazer!
Obrigado!
6 Abril, 2015 at 3:55
Ei man!
Tá tudo OK?!?
Espero que sim!
Abraço
5 Abril, 2015 at 22:14
Há tempos segui um link deixado por ti 🙂 aquele que vai ter direitinho à página de downloads de todos os jogos da época do nosso SCP!
Gracias!
5 Abril, 2015 at 22:19
É que finalmente vou ter material para poder editar um vídeo do meu SCP!!!!
5 Abril, 2015 at 22:32
lembro-me de ter posto isso aqui, mas não me lembro onde é que o fui buscar.
tenho ideia que alguém falou nisso aqui, primeiro.
e não há nada para agradecer.
os favores sim, agradecem-se.
as coisas feitas de coração ou de boa vontade, não precisam.
abbraccio!
5 Abril, 2015 at 20:43
A mim o que me interessa agora é o jogo de 4ªf. Exijo a conquista da taça portugal este ano. É o 2º ano do mandato de BdC e necessitamos de um troféu.
Substituir MS? Só se for por melhor!
Treinador português só vejo 3 nomes: Mourinho, JJ e Vitor Pereira. Sendo Mourinho impossivel, restam os outros 2. JJ não sei se adaptava a jogar com 8 miudos da formação, começava logo a fazer exigências de craques, portanto resta Vitor Pereira.
Existe sempre a possibilidade de manter MS e comprarem um ponta de lança que garanta golos. Tenho a certeza que ontem por exemplo 1 pintelho do Liedson era suficiente para meter umas 2 ou 3 batatas daqueles golos cantados lá para dentro.
5 Abril, 2015 at 21:27
Obvuo q Vitor Pereira e a escolha logica…
5 Abril, 2015 at 22:15
Vitor Pereira percebe muito de futebol, não se esconde no politicamente correcto e tem-nos no sitio! Resta saber se estaria disponivel para um projecto como este.
5 Abril, 2015 at 20:45
Já vi aqui o nome de Sérgio Conceição. Parece-me o take 2 do Sá Pinto. Muita parra e pouca uva.
5 Abril, 2015 at 21:12
Epá, um começou a treinar o Sporting, o outro passou por 3 clubes e “venceu” em todos. O grande problema do Sérgio para mim é saber se sabe montar uma equipa grande.
5 Abril, 2015 at 21:36
SConceição? tínhamos que lhe oferecer uma gamebox para ver os jogos quando castigado 🙂
5 Abril, 2015 at 22:36
Não é justificação para ser treinador, mas o filho do Sérgio venceu hoje pelo Sporting sub13 o torneio da Pontinha 🙂 contra o anexo do colombo
5 Abril, 2015 at 21:18
Marco Silva para mim é a outra face do Paulo Fonseca. Terá ele unhas para o Sporting Clube de Portugal? A prova definitiva, em minha modesta opinião, será dada na 2.ª época do seu contrato, se nada de anormal se passar.
Também concordo que neste 1.º ano já teve falhas evidentes de má leitura de jogo, de substituições intempestivas e ou inadequadas. De falta de coragem ou falta de vontade em arriscar na “prata da casa” e que por isso ou por aquilo se reflectiram num número anormal de empates. No plano psicológico, tão importante no desempenho de qualquer jogador, desconheço o seu potencial, mas em algumas das suas intervenções públicas, tenho algumas dúvidas.
Sendo um treinador com potencial, será o treinador que o nosso clube necessita? Existirão, actualmente, melhores opções para a função, atendendo aos objectivos e às limitações financeiras existentes?
Que a Direcção decida, pois foram eleitos para isso mesmo.
5 Abril, 2015 at 21:34
Epá!!! O SCP ganhou em andebol!!! Ganhou o torneio da Pontinha! Deu show di bola no Brasil!!! Bola para a frente!!! Quantos de vós exultaram aqui estas conquistas?! Sabiam que o Alexis já garantiu a presença para os JO?!
Parem de falar sobre o mesmo!
SPOOOOOOOOORTING!
5 Abril, 2015 at 21:35
Estive em Paços… custou-me imenso… mas o futuro vai sorrir-nos!!!!!!!!!
5 Abril, 2015 at 21:36
Pior que o empate é ter de apanhar com esse Clides! És um borrado! Metes nojo até aos cães! Desaparece deste espaço! Envergonhas o clube!!!
5 Abril, 2015 at 21:41
Trolha, já me passei contigo em ocasiões anteriores. Andamos pegados verbalmente. De modo a tornar este espaço salutar decidi ser o primeiro a reconhecer que também não estive bem. Por isso te digo: acho que deves um pedido de desculpas a todos nós! Não foi bonito ler aquilo que escreveste ao Miguel, além de continuares a chamar-nos de bananas e bananinhas. Às vezes pareces o arrogante do Zé Pina.
5 Abril, 2015 at 21:39
vi a final da Pontinha e fiquei banzado com a estratégia dos putos lampiões, “à JJesus” : lançamentos laterais longos para a área 🙂
5 Abril, 2015 at 22:37
Ganhou também em sub12 o torneio de castelo de vide contra o anexo do colombo por 3-2
5 Abril, 2015 at 22:38
Ah, e , em basquetebol feminino 🙂
5 Abril, 2015 at 21:48
O Van Gaal há dias piscou o olho ao BC. Quando sair do Manchester retiro-me para Portugal.
😉 hehehehehe
FUCK YOU CLIDES!
5 Abril, 2015 at 21:53
Ontem desejei ter um Palhinha no banco de suplentes, um Gelson Martins no lugar do espanhol, um Wallysson…
5 Abril, 2015 at 21:56
“William, o mister deu-me instruções para te dar cobertura no meio-campo. Mas cá entre nós, sempre que tenhas o feeling de poder subir com a bola no pés não hesites. Aqui é tudo meu. Podes confiar Sir.”
5 Abril, 2015 at 22:02
“Palhinha, nem precisas de dizer nada, ou pensas que não sei que tens um talento imenso?! Okay miúdo, tu defendes e eu transporto a bola, nem que para isso tenha de correr com dois adversários às costas! Borá lá ganhar esta merda puto. Toca a cerrar os dentes!”
5 Abril, 2015 at 22:06
😀
Sabes que leio Palhinha e amolece-me logo o coração.
Palhinha! I “lobe” you! 😛
5 Abril, 2015 at 22:12
Vai ser o teu próximo (mi)nino 🙂
6 Abril, 2015 at 9:31
Mais um…?
Isso nem é um coração…é um “autentico armazém…” 🙂
Beijinho e SL
5 Abril, 2015 at 21:59
ele tem casa em Portugal ele chama lhe “my small paradise ” vi uma entrevista num canal inglês
5 Abril, 2015 at 22:18
Quando conhecer a academia vai chamá-la de wonderland 😉 recruta um holandês para formar pontas de lança mortíferos… uiiiii uiiiiiii… “Os nossos adversários até vão tremer”
5 Abril, 2015 at 21:53
Está decidido.
Perdendo a taça, Marco sai.
Ganhando a taça e ficando em 3º, Marco continua.
Na próxima época, se começarmos bem, aguenta-se, começando mal, não chega ao natal.
Podem registar.
5 Abril, 2015 at 22:08
Eu defendo sempre treinadores a fazer a pré-época, por isso gosto de ver as coisas decididas antes de os teres de despedir antes da 10ª jornada.
Caso o MS ganhe a Taça fica com mais moral para a próxima época, se não ganhar, a única pessoa que o segurará é o Presidente.
Compreendo que mudar de treinador poderá ser um erro estratégico, mas só de pensar que o MS possa cometer os mesmos tipos de erros na próxima época, fico com arrepios de frio.
5 Abril, 2015 at 21:56
Velho Leão, tenho para mim que mesmo vencendo a Taça o sonso não fica para a época que vem 😉
5 Abril, 2015 at 22:00
Os sportinguistas da zona de Braga que se mobilizem para ir apoiar a equipa de andebol na quarta-feira no pavilhão Sá Leite contra o ABC. Ganhando, ficamos apurados para a final.
Vamos lá leões, serão fundamentais.
5 Abril, 2015 at 22:27
O Sporting está a jogar bom futebol mas na decisão de lances
capitais tem que se ter mais convicção e serrar os dentes e ter
a garra de querer ganhar e isto é trabalho de treinador. O que é
preciso é colocar a redondinha lá dentro seja com a parte de dentro
do pé ou de bico. João Mario é uma peça muito importante do
Sporting pois é um excelente jogador e a forma de jogar da equipa
faz com que ele apareça em zonas de finilização, ele tem que
ganhar convicção, tenho a certeza que se isso acontecer será um
jogador histórico no Sporting.
5 Abril, 2015 at 23:12
Amigo, peço desculpa pela correcção, mas se eles serrarem os dentes, temos de contratar um dentista para a equipa médica que essa não é a área do Varandas! 😉
Modo piada OFF
5 Abril, 2015 at 22:54
No próximo ano é o Marco Silva a treinador e arranjar um adjunto daqueles duros só para puxar as orelhas aos jogadores, para eles não adormecerem a sombra da bananeira, tipo como faz o Mourinho que tem sempre um Baltemar Brito ou um Silvino só para por aqueles jogadores na linha.
Alternativas na linha avançada, Slimani, Hassan, Rubio e Tanaka.
Despachar o Capel e o Montero.
Renovar com o Carrilo e o Cedric.
Subir o Gauld e o Wallison.
Vender o W. Carvalho para equilibrar as contas e ir buscar o Danilo ao Maritimo.
É ir buscar um extremo bom(Nolito) e tá feito.
6 Abril, 2015 at 8:51
Gostei disto.
6 Abril, 2015 at 12:41
Só não concordo com o Nolito.
O Danilo não faço ideia como ainda está na Madeira, o mundo fo futebol anda adormecido, que jogador!
5 Abril, 2015 at 23:02
Ponto prévio – Sou contra a mudança de treinador.
Só com estabilidade se conseguem resultados, dando um exemplo que já aqui foi citado, João de Deus quando começou a treinar a equipa B, era para quase toda a gente um mau treinador, não tinha categoria e agora que se começam a ver resultados já o vemos com outros olhos.
O mesmo se irá com certeza passar com Marco Silva, pois quem sai de uma equipa pequena, sem nunca treinar, nem passar por adjunto de uma equipa grande, como por aconteceu com Mourinho, dificilmente chegaria a um clube como o Sporting e triunfaria à primeira. Tempo, meus amigos, é preciso tempo.
Agora a malhar – Marco Silva tem apresentado muitas deficiências, a maior parte delas já aqui apontadas:
– Más substituições e tardias, o treinador parece ter medo se ser apontado como defensivo contra equipas grandes, por exemplo contra o Benfica, ia lançar dois avançados, antes do golo do Sporting. Após o mesmo, não mudou, apenas alterou o timing de forma a tentar ganhar algum tempo. A maior parte das substituições dão-se a partir do minuto 70, o que se justifica quando a equipa está bem e apenas se pretende ganhar tempo, mas quando não é esse o caso e se precisa de mudar algo, não dá tempo do jogador substituto entrar no jogo.
– Tentar jogar bonito e ser pouco objetivo, vê-se em muitos jogos do Sporting, um bom entrosamento entre os jogadores, bons passes, com futebol de grande beleza, aqui ganha em relação ao treinador anterior, mas contra equipas que se fecham bem, essa beleza desaparece e transforma-se em futebol mastigado, sem soluções, com passes entre os defesas e criando autênticos buracos entre as linhas, nomeadamente quando o adversário pressiona à saída, o que geralmente é aproveitado pela equipa contrária e daí tantos golos sofridos e tantos empates.
– Apatia da equipa. O que é que se passa com a equipa nas segundas partes dos jogos? Falta de preparação física? Falta de motivação? Excesso de cansaço de alguns jogadores?
Preparação física – No ano anterior com Leonardo, a equipa fazia da sua força um dos seus trunfos, tendo feito algumas “remontadas”, este ano tem geralmente perdido força nas segundas partes, excetuando o caso da Alemanha com o Chalk em que, com 10 empatámos o jogo (moralmente), nos segundos 45 minutos. Se não é parece.
Motivação – Na minha opinião um dos trabalhos mais importantes de um treinador é imprimir motivação aos jogadores, ora não é nos jogos importantes que temos falhado, mas naqueles aparentemente mais fáceis, isso pode demonstrar que os níveis motivacionais não são constantes na equipa. Os campeonatos ganham-se pela estabilidade e continuidade não por fazermos um bom jogo com os rivais diretos embora estes jogos tragam uma mediatização importante para treinadores novos.
Cansaço – Um dos motivos mais apontados pela critica a Marco Silva é a falta de rotação dos jogadores, o que tem provocado picos de cansaço físico a alguns jogadores importantes do plantel, não vale a pena referir a falta de aposta em jogadores da B e alguns já demonstraram capacidade para pelo menos terem alguma oportunidade. Mais uma vez a inexperiência parece levar ao pensamento de equipa pequena, ter um número limitado de jogadores com alguma qualidade e apostar aí sem “inventar” muito, não arriscando em experiencias a não ser que seja obrigado.
Com tudo isto pode parecer um pouco contraditório defender a continuidade do treinador, mas não é, a continuidade traz a estabilidade necessária para poder corrigir os erros, erros que sempre surgirão com novos treinadores. Quanto maior é a mudança, maior é a pressão, logo maiores serão os erros e assim sucessivamente eternizando-se os círculos viciosos de falta de vitórias.
Pelo contrário quando há estabilidade, não só de treinadores, mas também organizativa, mais facilmente se corrigem erros de inexperiência pois a aprendizagem é contínua e treinadores experientes em equipas grandes não há muitos e os que existem são muito caros.
SL
5 Abril, 2015 at 23:18
Leorodri
isso tudo que dizes tem lógica…se… virmos evolucao…
com MS nao se ve evolucao nenhuma…ve-se sempre, mas sempre os mesmos erros nas convocatorias, nas substituicoes, nao há uma nuance tactica durante o jogo, nada, nadinha…
compreendo estabilidade…mas nao estabilidade em mediocridade…
e desculpem lá os defensores do marco, mas tem sido ligeiramente acima de mediocre…
porque sempre aquelas conferencias com o adjunto por altura das substituicoes, quando toda a gente já sabe quais vao ser?? está a perguntar se já se chegou aos 70 min? ou a pedir autorizacao para inverter a ordem como normalmente entram??
faz-me muita mas mesmo muita confusao a inaccao no banco…
um treinador do SCP, tem que ter muito mais nervo do que isto, especialmente quando está (estará/estaria) a motivar/incentivar atletas da formacao…
ontem durante o jogo dos B , fartei-me de ouvir o Joao de Deus a dar instrucoes para dentro do campo, a corrigir posicoes, etc, ao marco só o vejo com aquela cara de enjoado, como se estivesse a fazer um sacrificio por estar ali…falta de sangue nas veias…
5 Abril, 2015 at 23:34
Fernando
Por incrivel que possa parecer, também concordo contigo, apenas não acredito, na mudança só por mudar, por achar que isso tem ajudado, entre outras coisas, a afastar-nos dos títulos.
Apesar de também apontar muitos erros a Marco Silva e alguns deles no meu fraco entender de simples treinador de bancada, dignos de um amador, creio que os mesmos devem-se mais à sua inexperiencia de treinador de equipa grande que à sua mediocridade.
Nos anos anteriores, no Estoril, Marco demonstrou ser um bom treinador e mesmo no Sporting, já vimos também muita coisa bem feita, por isso acredito na continuidade.
Agora, se por algum motivo a Direção resolver substitui-lo, terá na mesma o meu apoio embora não ache ser a melhor solução.
SL
5 Abril, 2015 at 23:05
Parece-me é que João de Deus não demorou tanto a aprender como Marco Silva … já lá vai praticamente uma época inteira e vejo-lhe os mesmos erros do principio.
Azelhice ou teimosia? Pois …
5 Abril, 2015 at 23:09
Mais uma borracheira de Rui Oliveira e Costa na RTP informação. Quando é que este gajo deixa de nos envergonhar? Será que o clube nao pode fazer algo?!
5 Abril, 2015 at 23:11
Quem pode fazer alguma coisa são os Sportinguistas, se deixarem de ver esses programas e assim deixarem de dar share às TV’s que os emitem.
5 Abril, 2015 at 23:15
A solução é um grupo de Sportinguistas da PSP fazerem uma operação STOP todos os domingos junto dos estúdios da RTP…
5 Abril, 2015 at 23:16
Por exemplo 😉
Então e os outros que não se metem na pinga e também representam mal o Sporting?
5 Abril, 2015 at 23:18
Isso teria de ser alvo de estudo, de forma a encontrar a melhor solução!
Este, como é o pior, necessitaria de uma solução mais urgente!
5 Abril, 2015 at 23:38
Duvido que na RTP seja o roc o único a dar-lhe no carrascão
6 Abril, 2015 at 0:05
Off:
Parece que o Bósinguá marcou um auto-golo na derrota do Trabzonspor. É isto que anda a tirar lugar ao Cédric na selecção. Dá-lhe, Nando!
6 Abril, 2015 at 3:14
Ao Miguel Lopes??? O Cédric tem estado muito mal…