O Balakov certamente não deu uma entrevista de uma frase…
Andamos distraídos sobre o que é a comunicação social desportiva em PT, Olysipo?
Há muitos anos que sabemos o que a casa gasta em termos de fazer “parangonas”… além do mais, não é mentira nenhuma.
“Não há dinheiro não há palhaço…”
Certo, por haver coisas mais interessantes para ler de uma entrevista com o Balakov e dar destaque a uma palissada, é q escrevi o q escrevi e não ando distraído de certeza.
Bom dia.
Depois de alguns dias em Roma, vendo o Papa (por duas vezes), o Coliseu, o Panteão e cometendo o pecado da gula com belíssimos gelados no Giolitti, cá estou de volta ao burgo.
Em relação ao nosso clube acho que estamos todos num dilema: o Marco Silva será ou não a melhor solução para a próxima época (ninguém o vai despedir no resto da época, portanto essa discussão não se coloca).
Argumentos a favor de o manter: é jovem, está em crescimento e portanto a melhorar, coloca a equipa a jogar bom futebol, potenciou alguns jogadores como João Mário e Carrilo, não temos dinheiro para ir buscar melhor, já tivemos outros que nos arrependemos de não manter como o Robson, temos receio que vá para uma das nádegas. Quanto ao facto de insistir em jogadores como o Capel e André Martins, quem o defende refere que pode ser uma estratégia concertada com a Direcção para vender estes jogadores e ainda conseguir algum retorno por eles.
Argumentos contra: faltou ao respeito ao presidente, coloca a jogar sempre os mesmos e não geriu da melhor forma o plantel levando a que a equipa chegasse a uma altura crucial da época com péssima forma física, faz mal as substituições, não tem um modelo táctico alternativo que lhe permita jogar contra equipas pequenas e fechadas, não tem potenciado jogadores (eu sei que na parte dos argumentos a favor, há quem diga exactamente o contrário…), jogou demasiado tempo sem Slimani, mas com um sistema que parecia preparado par ele, não deu oportunidade a valores da equipa B, tem uma atitude demasiado passiva nos jogos e ainda o facto de ser lampião.
Dando a minha opinião, começando pelos argumentos a favor, acho que de facto tem alguns méritos e que a equipa tem jogado na maioria dos jogos um bom futebol e que provavelmente num segundo ano poderia estar melhor identificado com o clube. Mas quanto aos restantes temos de analisar melhor: tem potenciado jogadores como Carrilo e João Mário, mas será que não tem eclipsado outros como Montero e Mané? Apostou em jovens apenas quando foi obrigado a isso (PO e Tobias) pelas limitações do plantel. Não posso criticá-lo em relação à escolha inicial dos centrais: Maurício (tinha feito uma boa época com Jardim) e mesmo Sarr que no era jovem e não tinha feito uma má pré-época como PO. Mas depois demorou demasiado tempo a acertar o passo percebendo-se que com aqueles centrais não íamos longe. Quanto ao argumento de que por vezes saem treinadores do Sporting que depois vingam noutros clubes e mesmo nas nádegas, temos de perceber que também tivemos Carvalhal, Paulo Sérgio, Vercauteren, etc e numa outra perspectiva Peseiro, Sá Pinto e Paulo Bento… Então porque não os conservamos se o que interessa é estabilidade e temos esse receio de eles irem para os rivais? Onde estaríamos se tivéssemos mantido alguns dos piores treinadores que estiveram no Sporting? Claro que não incluo MS nesse grupo, mas apenas pretendo contrariar o argumento. Quanto à aposta em jogadores como AM e Capel, quando se percebe que há bem melhor na equipa B e que tal seja uma estratégia concertada com a Direcção, alguma vez viram MS a escalar a equipa em função das opções da Direcção? Então porque o estaria agora a fazer?
Em relação aos argumentos contra, apenas estou em desacordo com o facto de usarmos a ideia de ele ser lampião ou que faria asneiras premeditadamente para nos prejudicar enquanto clube. Não me interessa ele ser lampião desde que defenda o clube e acho que quanto mais sucesso tiver, melhor para a carreira dele (como disse o Sá, não quererá ser um Domingos2). Quanto ao resto estou de acordo, sobretudo com o facto de não dar oportunidades a outros jogadores ainda nesta época. Seria muito melhor para nós sabermos que podemos de caras contar com determinados elementos da equipa B como titulares para a próxima época (como já sabemos em relação a Tobias por exemplo) antes de termos de pensar em contratações e não se perderia nada em ir integrando nos jogos 2 ou 3 desses valores. Já não estou a pensar em níveis físicos, mas sim na planificação para a próxima época.
Mas para já importava salvar o que resta desta e para isso é fundamental ganhar ao Nacional. derrotar depois o Braga na final e deixar de dar abébias no campeonato. Não é a mesma coisa ser terceiro, ficando a muitos pontos das nádegas ou ficar perto delas. MS tem agora muito curta margem de manobra como já disse para poder ainda ficar para a próxima época como treinador do Sporting (ainda é possível, mas torna-se mais difícil). Temos de perceber, como disse o Lourenço se ele se identifica ou não com o projecto do Sporting: apostar na formação e fazer muito mais (do que se fez antes) com menos recursos. Até agora tem-nos deixado com muitas dúvidas em relação a isso.
Para aqueles que dizem que apostando na formação não vamos lá, suportando esta afirmação nos resultados que tivemos nos últimos anos, lembro que nunca rentabilizámos bem a formação: ou não tendo tempo para aproveitar desportivamente os jogadores que saíam precocemente, ou vendendo-os por valores baixos. Se conseguirmos inverter a situação nestas duas vertentes como esta Direcção tem demonstrado, estaremos no caminho certo. Depois temos de ter um treinador que se identifique com esta filosofia. A minha duvida (pelo que expus) é se será MS a pessoa certa para o fazer.
Por último, a contratar um novo treinador para a próxima época, o perfil estaria definido: estrangeiro (não vejo nenhum português neste momento adequado, nem mesmo Vitor Pereira), que aposte na formação e que tenha jogado em grandes clubes (preferia europeu a sul americano). Mas esperemos pelo final da época, pois pode ser que MS ainda consiga atenuar algumas das más impressões que infelizmente já nos deixou.
SL
Um enormíssimo jogador não significa necessariamente um estereótipo do bom senso.
Mas aguardemos pela entrevista por inteiro.
Estou com o Sampaio. Se o gato do Balakov estivesse com uma coleira vermelha, era óbvia a admiração do craque pelo clube da galinha.
Quanto ao post do Balakov, espero que ele tenha razão. Sem dúvida que Slavchev terá mais oportunidades. Mas a verdade é que foi emprestado e também não estará a revelar nada de especial… Será só falta de motivação?
Já em relação ao facto de haver menos gente a fazer a diferença no Sporting actual é preciso ver que a equipa em que jogava Balakov foi das melhores que já equipou com o leão ao peito. Portanto não é propriamente mentira. Mas esperamos todos que possa mudar…
Reparem que a a capa menciona que a entrevista está entre a pag10 e 13. Garantidamente Bala terá muito mais a dizer, mas lá está…a nossa CS gosta é de meter veneno !
Em todo o caso, vamos analisar a sua frase:
É alguma mentira ? Eu sempre disse desde o principio da época que apenas Nani e Carrillo são gajos para irem no 1 contra 1.
Para ganhar campeonatos é preciso ter jogadores desses que desequilibrem e ficou visto esta época que só 2 é pouco !
Claro que felizmente temos muitos a despontar na B o que nos pedrá dar mais opções na próxima época mesmo perdendo Nani. Quanto a Carrillo ainda vou acreditar que possa ficar e ser a estrela da equipa (seguramente será isso que BdC lhe quer fazer mostrar num novo contrato).
Continua a ser difícil para o Sporting meter em campo jogadores que não tenham medo de ter a bola nos pés. E existem diferenças entre ter jogadores que têm domínio total sobre a bola e jogadores como o Adrien que gosta de ter a bola no pé, mas por vezes complica (em zonas perigosas do terreno, como em frente à área).
Um jogador para manter a bola nos pés e assentar o jogo, tem de ser muito corajoso (pois e fácil ver-se livre dela para o colega mais próximo) e este acto de aguentar a bola é visto pelos adversários como uma afronta, e depois, com o desenrolar do jogo, com respeito.
O poder da posse de bola trabalha o subconsciente do adversário.
As maiores “falhas” que vejo na nossa equipa, muitas das vezes nem são relacionadas com aspectos tácticos, mas em conceitos como irmandade, humildade, sacrifício e especialmente de SOLIDARIEDADE.
Se o Carrillo (exemplo) está esgotado, talvez fosse altura de um ou mais companheiros corressem mais um pouco, pressionassem mais os adversários, até que o peruano recuperasse o fôlego e as forças.
Quantas vezes vimos o Montero perseguir, com garra, defesas? Muito poucas vezes. Não digo por largos períodos de tempo, mas em situações em que a equipa preciso disso mesmo.
É sempre complicado individualizar, mas que o problema se mantêm é verdade.
Falta solidariedade entre os membros da equipa, e mais jogadores que agarrem a bola pelos colarinhos e mostrem ao adversário que manda no jogo.
É difícil mostrares a um jogador que vai ser a estrela quando o treinador o tira em todos os jogos, quer esteja a jogar bem ou mal, deixando em campo outros que estão a jogar pior…
Deve um treinador ter uma fé inabalável num lance que um jogador como o Nani poderá sacar da cartola, mesmo que esteja a jogar mal durante 80′ ou deve substituí-lo naturalmente como forma de igualdade de tratamento de todos os jogadores que compõem o plantel?
Contam-se pelos dedos de uma mão os jogadores que poderão ter esse tratamento especial: Messi, Ronaldo, Ibrahimovic, Robben e Aguero.
E existe também outra questão em relação aos “desequilibradores”.
Convém que também existam nas zonas interiores do terreno. Esta é uma das grandes falhas do nosso meio-campo, daí existirem tantos Sportinguistas que gostariam de ver um joker como o Gauld no onze titular.
Tudo bem, o rapaz pode ainda não estar pronto para a 1ª Liga. Aceito. Até o Quintero joga a espaços e ainda não se afirmou.
Falta um toque especial ao nosso jogo interiore, e não é o William nem o Adrien que o vão dar. Estes dois são formigas de trabalho, precisamos de alguém que sacuda o jogo com passes de morte ou trabalho individual de deixar oponentes para trás e criar o desequilíbrio no adversário.
Os laterais também são importantes. Veja-se o trabalho de um Dani Alves, ou mesmo do Danilo do porto. Aparecem em zonas de remate.
O Nani é mais cerebral que o Mané, e no Manchester United por vezes aparecia em zonas interiores ou fazia esses mesmos movimentos interiores e marcava bons golos.
Gostaria no entanto de ver um jogador como o Gauld no centro do terreno.
Falta tanta dinâmica à nossa equipa. Já faltou mais, verdade seja dita, mas mesmo assim vejo uma equipa que ataca em quadrado como se fosse a batalha de Aljubarrota. Já repararam no lance do golo do Slimani frente ao Paços? Resultou em golo, OK, mas reparem só nos jogadores todos a correr em recta, João Mário ao meio, Slimani ao meio, Nani sempre em frente, ninguém teve a habilidade de cruzar posições.
Estas situações entristecem-me, porque é culpa do treinador. Se não é do treinador, e é dos jogadores, porque jogam sempre os mesmos que cometem os erros? Não é? Se não são erros, quer dizer que o treinador os treina para jogarem assim.
Basta ver o que o JJ faz na equipa das galinhas , tendo nós artistas tão bons ou melhores, tínhamos obrigação de fazer mais jogo interior….é aí que levanto o dedo ao treinador.
O JJ trabalha com a mesma base há bastante tempo.
E outra coisa… o Enzo rendeu no 1º ano? O Gaitan rendeu no 1º ano?
Ele tem tempo, por “n” razões. O “super” Pizzi, porque não o lançou mais cedo, em vez do Cristante ou do Talisca?
Com isto não quero dizer que o JJ seja mau, acho-o, com todos os defeitos que TEM, um excelente treinador e potenciador de jogadores, pois tal como o Leo, consegue tirar o melhor de cada um. Mas tem mucho dinero para ir tapando os buracos, e como disse, consegue manter a espinha da equipa.
(giro… os 2 melhores reforços do Benfica foram 2 trintões. Coincidências)
Não sei se trataram bem ao Sporting ao escolherem aquela afirmação (de toda a entrevista) para título. Não abro exceção para o Jogo como abri para o Record. Até porque BdC deu um sinal ao dar a entrevista ao Record…
Bom dia para toda a Familia da Tasca…e uma semana “fantástica” para todos/as…possivelmente com “necessidades de recuperação” para alguns de um ou outro excesso cometido..
Meus amigos/as…mesmo só essa frase do Bala (certamente colocada de propósito…), não me tira o sono…
Nós temos de “fazer” às vezes um esforço necessário para manter os pés no chão…que é onde os Leões são Reis…
É verdade que não temos “estrelas” que façam a diferença (eu também tenho de andar com o meu “velhinho” Honda enquanto outros se metem ao caminho com carrões…que talvez às vezes nem paguem na totalidade…)…
E sendo assim, há que juntar ao “engenho”…a vontade, o arraganho…o amor à camisola…!
Nós também não temos a nosso favor “essas estrelas do apito” que tantas vezes fazem a diferença…há por isso que usar a cabeça, aumentar o esforço…nunca desistir…!
Nós somos o Sporting, os outros …são os outros…!!!
Vamos ter de “dar tempo ao tempo”…e sobretudo mantermo-nos unidos… e não darmos “tiros nos pés”, modalidade em que somos especialistas…
Um abraço para todos/as e SL
PS –
Uma informação por favor…: o Sporting joga no próximo Domingo…?
Quem souber que informe se sim …e a que horas…(vou ter de fazer uma grand eginástica…mas quero estar lá…)
Nisso tem razão… Os lampiões tiveram uns empurrões quando precisaram!
Quanto a nós, parece-me que é dos anos em que temos menos razão de queixa! Só os amarelos ao Nani é que não compreendo…
Pensamento final, já que nós não demonstrámos “pedal” pra lá chegar, não deixa de ter piada ver os corruptos provarem do próprio veneno… Ainda vou ver o PdC dizer que isto é tudo uma máfia e vou-me rir até mais não!!!
Vou aqui ser um pouco politicamente incorrecto.
Acho que este campeonato nem foi dos piores, em termos de apito.
A diferença está no critério.
Agora a moda é justificar os 11 expulsos contra o Benfica. Dizem que foi tudo legal. Até será verdade… mas terá sido o mesmo critério aplicado noutros jogos? Ou mesmo quando de jogadores do benfica se tratava. Um caso claro é o do jogador que insultou o senhor árbitro… à luz das regras de jogo, é bem expulso. Mas terá sido o único jogador a insinuar que a progenitora do apitador trabalhava num bordel?
No fim, tudo se resume à diferença de tratamento. Uns são filhos de jesus, outros são filhos… de pai incerto.
Eu não li a entrevista toda, portanto isto é um “suponhamos” acho que o Bala estava a fazer comparações com a equipa dele do SCP ou seja com o juskoviak, figo, iordanov, stan valks oceano, carlos Xavier, capucho, cherbakov, vujacic, amunike, cadete, Sa pinto e naybet….
Então se for esse o caso o homem faz o quê? Mente? Se ele comparou os dois Sportings não há nada a dizer nada!!!!
E eis que depois de uns dias de calma, voltaram as ondas de indignação a Alvalade. Os jogadores são uns coxos, o treinador um vesgo que não percebe o que se passa na erva. Do jogo de Paços nem vale a pena falar. Cada qual tem a sua interpretação dos factos: oportunidades desperdiçadas e um golo sofrido num único remate.
Quanto ao futuro do Marco Silva.
Todos sabiam que o Marco Silva era uma aposta de risco, pois não tinha a experiência de um, por exemplo, Leonardo Jardim. O ex-Estoril nunca tinha sido submetido a uma tarefa desta exigência, com objectivos ambiciosos e margem de erro reduzida. Por isso, normal é que também ele cometa erros de avaliação, tal como os jogadores que sobem ao Sporting a partir dos juniores ou de um empréstimo ao Arouca. Os que por acaso imaginaram que já vinha ensinado devem ser os mesmos que acreditam nos ungidos, sejam eles treinadores ou presidentes. E esses iludidos, mais cedo ou mais tarde são atacados pela desilusão.
Mesmo não sabendo como termina a temporada e como será o defeso (que pode condicionar a posição na grelha de partida para 2015/16), a bola está na mão de Bruno de Carvalho, que em última instância é o responsável pela vinda deste treinador. É preciso perguntar-lhe se ele quer um treinador que possa crescer com a equipa, ou um que esteja profissionalmente preparado para um desafio em que o erro seja mínimo. A partir do perfil traçado, é então possível dizer se Marco Silva deve ou não ficar.
Tudo o resto é acessório: os maneirismos, a filiação clubística, a pressão de empresários (que existirá, com Marco, Leo ou Mourinho).
Por acaso, não concordo mas não “andei” por aqui a seguir ao jogo nem ontem…
Acho que toda a gente viu (as pessoas com quem troco impressões pelo menos) que o Sporting fez um jogo de grande qualidade em Paços, dos melhores que já vi, mas… demonstrou ser ainda verdinha e o treinador não estando mal podia ter feito diferente, mas desta vez não tem culpa nenhuma! Só não percebi as substituições mas dou de barato porque o Sporting fez um jogo de muita qualidade! Faltou matar…
Podia ter feito diferente, por exemplo, Gauld em vez de Martins…
O problema de ser verdinho vai-se manter, perdendo Nani, Carrilho, Jeff e Cedric podemos ter de jogar com Matheus, Iuri, Jonathan e Esgaio… É óptimo, mas vamos continuar a ser verdinhos!
Já agora, não sei quem se ofendeu com o meu comentário de “levar 3 em paços, mas era isto precisamente que eu temia! Acho que a equipa não denotou um grande amadurecimento esta época como se apregoava (bem como o treinador)… Voltou a demonstrar que ainda há mta coisa por consolidar! Cresceu, mas pouco…
Acabar demora a acabar mas para tentar ir corrigindo, as vezes, tem de se dar um berro lá pra dentro!
Parece-me que o treinador está um pouco melhor, já percebeu que o Sporting não pode perder pontos nestes jogos, até já fica vermelho de irritado… Falta exteriozar!
Deu para ver agora que a frase do Bala é completamente fora do contexto ainda para mais refere-se ao futebol português no geral. Está longe de querer dizer o que o Nojo quer vender !
Assim realmente não merecem um cêntimo que seja !
É uma afirmação óbvia. Figo e Balacov na mesma equipa….
O futebol evoluiu muito nestes 20 anos, é muito mais difícil fazer a diferença nos dias de hoje. Os treinadores são todos iguais, os jogadores são formatados para fazer o mesmo, os árbitros controlam os jogos artificialmente, sistemas ultra defensivos, as jogadas são mais previsíveis e circula-se demasiado a bola. Jogadores como o Balacov hoje seriam ETs, porque se destacavam a léguas de distancia. No meu tempo (e só tenho 36) “um jogo partido” era o ponto alto do jogo, agora os treinadores nao gostam e dizem que é “mau futebol”!
E jogadores como Bale ou James eram às carradas nos anos 80 e 90. Qualquer equipa média/boazita os tinha. O futebol é cada vez menos espontâneo e mais robótico. Faltam os Laudrups, os Balacovs, os Elkaer-Larsens e tantos outros.
Alguém sabe se/onde posso ver a edição online do Record de hoje?
Estou curioso para ler a história dos milhões made in Luz
(coincidência, sai uns dias após o Porto sacar 30M por um tipo que os Goberns diziam ir sair por 15 ou 16)
PS: o ROC é mesmo triste… até quando tem razão é enxovalhado. Gostava de saber o porquê de o manterem nesses programas… terão as tvs direito a sondagens à borla?
Fazendo contas rápidas:
dos 194M em 73 Jogadores , vendendo 218M dá um lucro de 26.4M.
Dúvido muito que esse lucro consiga pagar os salários desses 73 jogadores.
E já nem falalando se esses 218M será tudo dinheiro a entrar liquido nas galinhas.
Se comprar muitas cautelas, sobretudo daquelas com varias terminações (as caras) , a hipótese de ter prémio é muito maior. Não é preciso ser catedrático do futebol para isso !
O balacov numa coisa tem razão. Foram dadas poucas oportunidades ao Slavshev para se adaptar e nem sequer estou a falar de oportunidades na equipa principal mas sim na equipa B de modo a se ir adaptando. Um jogador que custou 2 milhões deveria ter tido oportunidades na equipa B, ainda por cima sendo novo e essa é que eu não percebi?! até os fruteiros colocaram o danilo na B durante um ano e ele também era famoso antes de vir tal como o Slavshev na Bulgária logo… mesmo que a ideia inicial fosse de o colocar na A…
Ter sido um grande jogador nao lhe confere grande popder de interpretacao.
Faltou paciencia ao Slavchev para se adaptar a ter de jogar uma epoca inteira a dar o litro na nossa equipe B. E pena porque tem talento faltalhe o esforco e a dedicacao e muito mais que isso, tambem a devocao…
Acho que o Mário se refere a na opinião dele , Slavchev não estar disposto a “esperar” e “evoluir” na B. Não à qualidade dele. Pelo menos foi essa a minha interpretação.
E por falar em “maturidade” chegou aqui este pormenor do nosso Gauld ?
“Sinceramente, após este tempo em Portugal já devia estar bem melhor a falar português, mas não é fácil. Só quando me mudei para aqui é que me apercebi realmente de quão difícil é aprender uma língua diferente. As pessoas são simpáticas e falam em inglês sem problemas, mas quero aprender. Eu é que tenho de falar português”, esclareceu o ex-Dundee United.
O Gauld é escocês e basta, os gajos das highlands não são cagões, como os “bulldogs” que acham que toda a gente tem obrigação de falar com eles em inglês..
6 Abril, 2015 at 8:09
Balakov, não tinhas nenhuma afirmação mais interessante para fazer? Já agora qual é a fonte?
6 Abril, 2015 at 8:50
O Balakov certamente não deu uma entrevista de uma frase…
Andamos distraídos sobre o que é a comunicação social desportiva em PT, Olysipo?
Há muitos anos que sabemos o que a casa gasta em termos de fazer “parangonas”… além do mais, não é mentira nenhuma.
“Não há dinheiro não há palhaço…”
6 Abril, 2015 at 8:55
Certo, por haver coisas mais interessantes para ler de uma entrevista com o Balakov e dar destaque a uma palissada, é q escrevi o q escrevi e não ando distraído de certeza.
6 Abril, 2015 at 9:01
Bom dia.
Depois de alguns dias em Roma, vendo o Papa (por duas vezes), o Coliseu, o Panteão e cometendo o pecado da gula com belíssimos gelados no Giolitti, cá estou de volta ao burgo.
Em relação ao nosso clube acho que estamos todos num dilema: o Marco Silva será ou não a melhor solução para a próxima época (ninguém o vai despedir no resto da época, portanto essa discussão não se coloca).
Argumentos a favor de o manter: é jovem, está em crescimento e portanto a melhorar, coloca a equipa a jogar bom futebol, potenciou alguns jogadores como João Mário e Carrilo, não temos dinheiro para ir buscar melhor, já tivemos outros que nos arrependemos de não manter como o Robson, temos receio que vá para uma das nádegas. Quanto ao facto de insistir em jogadores como o Capel e André Martins, quem o defende refere que pode ser uma estratégia concertada com a Direcção para vender estes jogadores e ainda conseguir algum retorno por eles.
Argumentos contra: faltou ao respeito ao presidente, coloca a jogar sempre os mesmos e não geriu da melhor forma o plantel levando a que a equipa chegasse a uma altura crucial da época com péssima forma física, faz mal as substituições, não tem um modelo táctico alternativo que lhe permita jogar contra equipas pequenas e fechadas, não tem potenciado jogadores (eu sei que na parte dos argumentos a favor, há quem diga exactamente o contrário…), jogou demasiado tempo sem Slimani, mas com um sistema que parecia preparado par ele, não deu oportunidade a valores da equipa B, tem uma atitude demasiado passiva nos jogos e ainda o facto de ser lampião.
Dando a minha opinião, começando pelos argumentos a favor, acho que de facto tem alguns méritos e que a equipa tem jogado na maioria dos jogos um bom futebol e que provavelmente num segundo ano poderia estar melhor identificado com o clube. Mas quanto aos restantes temos de analisar melhor: tem potenciado jogadores como Carrilo e João Mário, mas será que não tem eclipsado outros como Montero e Mané? Apostou em jovens apenas quando foi obrigado a isso (PO e Tobias) pelas limitações do plantel. Não posso criticá-lo em relação à escolha inicial dos centrais: Maurício (tinha feito uma boa época com Jardim) e mesmo Sarr que no era jovem e não tinha feito uma má pré-época como PO. Mas depois demorou demasiado tempo a acertar o passo percebendo-se que com aqueles centrais não íamos longe. Quanto ao argumento de que por vezes saem treinadores do Sporting que depois vingam noutros clubes e mesmo nas nádegas, temos de perceber que também tivemos Carvalhal, Paulo Sérgio, Vercauteren, etc e numa outra perspectiva Peseiro, Sá Pinto e Paulo Bento… Então porque não os conservamos se o que interessa é estabilidade e temos esse receio de eles irem para os rivais? Onde estaríamos se tivéssemos mantido alguns dos piores treinadores que estiveram no Sporting? Claro que não incluo MS nesse grupo, mas apenas pretendo contrariar o argumento. Quanto à aposta em jogadores como AM e Capel, quando se percebe que há bem melhor na equipa B e que tal seja uma estratégia concertada com a Direcção, alguma vez viram MS a escalar a equipa em função das opções da Direcção? Então porque o estaria agora a fazer?
Em relação aos argumentos contra, apenas estou em desacordo com o facto de usarmos a ideia de ele ser lampião ou que faria asneiras premeditadamente para nos prejudicar enquanto clube. Não me interessa ele ser lampião desde que defenda o clube e acho que quanto mais sucesso tiver, melhor para a carreira dele (como disse o Sá, não quererá ser um Domingos2). Quanto ao resto estou de acordo, sobretudo com o facto de não dar oportunidades a outros jogadores ainda nesta época. Seria muito melhor para nós sabermos que podemos de caras contar com determinados elementos da equipa B como titulares para a próxima época (como já sabemos em relação a Tobias por exemplo) antes de termos de pensar em contratações e não se perderia nada em ir integrando nos jogos 2 ou 3 desses valores. Já não estou a pensar em níveis físicos, mas sim na planificação para a próxima época.
Mas para já importava salvar o que resta desta e para isso é fundamental ganhar ao Nacional. derrotar depois o Braga na final e deixar de dar abébias no campeonato. Não é a mesma coisa ser terceiro, ficando a muitos pontos das nádegas ou ficar perto delas. MS tem agora muito curta margem de manobra como já disse para poder ainda ficar para a próxima época como treinador do Sporting (ainda é possível, mas torna-se mais difícil). Temos de perceber, como disse o Lourenço se ele se identifica ou não com o projecto do Sporting: apostar na formação e fazer muito mais (do que se fez antes) com menos recursos. Até agora tem-nos deixado com muitas dúvidas em relação a isso.
Para aqueles que dizem que apostando na formação não vamos lá, suportando esta afirmação nos resultados que tivemos nos últimos anos, lembro que nunca rentabilizámos bem a formação: ou não tendo tempo para aproveitar desportivamente os jogadores que saíam precocemente, ou vendendo-os por valores baixos. Se conseguirmos inverter a situação nestas duas vertentes como esta Direcção tem demonstrado, estaremos no caminho certo. Depois temos de ter um treinador que se identifique com esta filosofia. A minha duvida (pelo que expus) é se será MS a pessoa certa para o fazer.
Por último, a contratar um novo treinador para a próxima época, o perfil estaria definido: estrangeiro (não vejo nenhum português neste momento adequado, nem mesmo Vitor Pereira), que aposte na formação e que tenha jogado em grandes clubes (preferia europeu a sul americano). Mas esperemos pelo final da época, pois pode ser que MS ainda consiga atenuar algumas das más impressões que infelizmente já nos deixou.
SL
6 Abril, 2015 at 9:02
Um enormíssimo jogador não significa necessariamente um estereótipo do bom senso.
Mas aguardemos pela entrevista por inteiro.
Estou com o Sampaio. Se o gato do Balakov estivesse com uma coleira vermelha, era óbvia a admiração do craque pelo clube da galinha.
6 Abril, 2015 at 9:04
Quanto ao post do Balakov, espero que ele tenha razão. Sem dúvida que Slavchev terá mais oportunidades. Mas a verdade é que foi emprestado e também não estará a revelar nada de especial… Será só falta de motivação?
6 Abril, 2015 at 9:13
Já em relação ao facto de haver menos gente a fazer a diferença no Sporting actual é preciso ver que a equipa em que jogava Balakov foi das melhores que já equipou com o leão ao peito. Portanto não é propriamente mentira. Mas esperamos todos que possa mudar…
6 Abril, 2015 at 9:15
O Slavchev lesionou-se esta semana e tem a época em risco.
6 Abril, 2015 at 10:02
Antes da lesão também não jogava.
6 Abril, 2015 at 9:23
Reparem que a a capa menciona que a entrevista está entre a pag10 e 13. Garantidamente Bala terá muito mais a dizer, mas lá está…a nossa CS gosta é de meter veneno !
Em todo o caso, vamos analisar a sua frase:
É alguma mentira ? Eu sempre disse desde o principio da época que apenas Nani e Carrillo são gajos para irem no 1 contra 1.
Para ganhar campeonatos é preciso ter jogadores desses que desequilibrem e ficou visto esta época que só 2 é pouco !
Claro que felizmente temos muitos a despontar na B o que nos pedrá dar mais opções na próxima época mesmo perdendo Nani. Quanto a Carrillo ainda vou acreditar que possa ficar e ser a estrela da equipa (seguramente será isso que BdC lhe quer fazer mostrar num novo contrato).
6 Abril, 2015 at 9:37
Concordo com este comentário.
Continua a ser difícil para o Sporting meter em campo jogadores que não tenham medo de ter a bola nos pés. E existem diferenças entre ter jogadores que têm domínio total sobre a bola e jogadores como o Adrien que gosta de ter a bola no pé, mas por vezes complica (em zonas perigosas do terreno, como em frente à área).
Um jogador para manter a bola nos pés e assentar o jogo, tem de ser muito corajoso (pois e fácil ver-se livre dela para o colega mais próximo) e este acto de aguentar a bola é visto pelos adversários como uma afronta, e depois, com o desenrolar do jogo, com respeito.
O poder da posse de bola trabalha o subconsciente do adversário.
As maiores “falhas” que vejo na nossa equipa, muitas das vezes nem são relacionadas com aspectos tácticos, mas em conceitos como irmandade, humildade, sacrifício e especialmente de SOLIDARIEDADE.
Se o Carrillo (exemplo) está esgotado, talvez fosse altura de um ou mais companheiros corressem mais um pouco, pressionassem mais os adversários, até que o peruano recuperasse o fôlego e as forças.
Quantas vezes vimos o Montero perseguir, com garra, defesas? Muito poucas vezes. Não digo por largos períodos de tempo, mas em situações em que a equipa preciso disso mesmo.
É sempre complicado individualizar, mas que o problema se mantêm é verdade.
Falta solidariedade entre os membros da equipa, e mais jogadores que agarrem a bola pelos colarinhos e mostrem ao adversário que manda no jogo.
6 Abril, 2015 at 9:56
É difícil mostrares a um jogador que vai ser a estrela quando o treinador o tira em todos os jogos, quer esteja a jogar bem ou mal, deixando em campo outros que estão a jogar pior…
6 Abril, 2015 at 10:16
Esse é um dos pecados que eu aponto ao MS.
Deve um treinador ter uma fé inabalável num lance que um jogador como o Nani poderá sacar da cartola, mesmo que esteja a jogar mal durante 80′ ou deve substituí-lo naturalmente como forma de igualdade de tratamento de todos os jogadores que compõem o plantel?
Contam-se pelos dedos de uma mão os jogadores que poderão ter esse tratamento especial: Messi, Ronaldo, Ibrahimovic, Robben e Aguero.
6 Abril, 2015 at 11:58
E tu achas que no contrato acordado para ele vir jogar de “borla” nao haveriam algumas condições ????!
6 Abril, 2015 at 14:02
Se existiam ou não, não sei, sei que a existirem são injustas para com o resto do plantel.
6 Abril, 2015 at 10:22
E existe também outra questão em relação aos “desequilibradores”.
Convém que também existam nas zonas interiores do terreno. Esta é uma das grandes falhas do nosso meio-campo, daí existirem tantos Sportinguistas que gostariam de ver um joker como o Gauld no onze titular.
Tudo bem, o rapaz pode ainda não estar pronto para a 1ª Liga. Aceito. Até o Quintero joga a espaços e ainda não se afirmou.
Falta um toque especial ao nosso jogo interiore, e não é o William nem o Adrien que o vão dar. Estes dois são formigas de trabalho, precisamos de alguém que sacuda o jogo com passes de morte ou trabalho individual de deixar oponentes para trás e criar o desequilíbrio no adversário.
Os laterais também são importantes. Veja-se o trabalho de um Dani Alves, ou mesmo do Danilo do porto. Aparecem em zonas de remate.
6 Abril, 2015 at 10:48
Ou meter o Carlos Mané em espaços interiores ou Nani…
6 Abril, 2015 at 11:13
O Nani é mais cerebral que o Mané, e no Manchester United por vezes aparecia em zonas interiores ou fazia esses mesmos movimentos interiores e marcava bons golos.
Gostaria no entanto de ver um jogador como o Gauld no centro do terreno.
Falta tanta dinâmica à nossa equipa. Já faltou mais, verdade seja dita, mas mesmo assim vejo uma equipa que ataca em quadrado como se fosse a batalha de Aljubarrota. Já repararam no lance do golo do Slimani frente ao Paços? Resultou em golo, OK, mas reparem só nos jogadores todos a correr em recta, João Mário ao meio, Slimani ao meio, Nani sempre em frente, ninguém teve a habilidade de cruzar posições.
Estas situações entristecem-me, porque é culpa do treinador. Se não é do treinador, e é dos jogadores, porque jogam sempre os mesmos que cometem os erros? Não é? Se não são erros, quer dizer que o treinador os treina para jogarem assim.
6 Abril, 2015 at 11:31
Basta ver o que o JJ faz na equipa das galinhas , tendo nós artistas tão bons ou melhores, tínhamos obrigação de fazer mais jogo interior….é aí que levanto o dedo ao treinador.
6 Abril, 2015 at 11:47
O JJ trabalha com a mesma base há bastante tempo.
E outra coisa… o Enzo rendeu no 1º ano? O Gaitan rendeu no 1º ano?
Ele tem tempo, por “n” razões. O “super” Pizzi, porque não o lançou mais cedo, em vez do Cristante ou do Talisca?
Com isto não quero dizer que o JJ seja mau, acho-o, com todos os defeitos que TEM, um excelente treinador e potenciador de jogadores, pois tal como o Leo, consegue tirar o melhor de cada um. Mas tem mucho dinero para ir tapando os buracos, e como disse, consegue manter a espinha da equipa.
(giro… os 2 melhores reforços do Benfica foram 2 trintões. Coincidências)
6 Abril, 2015 at 9:29
Obrigatório comprar o jogo!
6 Abril, 2015 at 10:03
Estás doido ou que?
6 Abril, 2015 at 10:06
Balakov é Balakov! E nestes dias mostramos que vendem muito mais se tratarem bem o Sporting…
6 Abril, 2015 at 10:27
OK, é um ponto de vista
6 Abril, 2015 at 11:10
Não sei se trataram bem ao Sporting ao escolherem aquela afirmação (de toda a entrevista) para título. Não abro exceção para o Jogo como abri para o Record. Até porque BdC deu um sinal ao dar a entrevista ao Record…
6 Abril, 2015 at 9:34
Alguém consegue postar a entrevista em conteúdo digital??!
6 Abril, 2015 at 10:50
http://gigatuga.com/2015/04/jornal-ojogo-06-04-2015/
6 Abril, 2015 at 9:46
Bom dia para toda a Familia da Tasca…e uma semana “fantástica” para todos/as…possivelmente com “necessidades de recuperação” para alguns de um ou outro excesso cometido..
Meus amigos/as…mesmo só essa frase do Bala (certamente colocada de propósito…), não me tira o sono…
Nós temos de “fazer” às vezes um esforço necessário para manter os pés no chão…que é onde os Leões são Reis…
É verdade que não temos “estrelas” que façam a diferença (eu também tenho de andar com o meu “velhinho” Honda enquanto outros se metem ao caminho com carrões…que talvez às vezes nem paguem na totalidade…)…
E sendo assim, há que juntar ao “engenho”…a vontade, o arraganho…o amor à camisola…!
Nós também não temos a nosso favor “essas estrelas do apito” que tantas vezes fazem a diferença…há por isso que usar a cabeça, aumentar o esforço…nunca desistir…!
Nós somos o Sporting, os outros …são os outros…!!!
Vamos ter de “dar tempo ao tempo”…e sobretudo mantermo-nos unidos… e não darmos “tiros nos pés”, modalidade em que somos especialistas…
Um abraço para todos/as e SL
PS –
Uma informação por favor…: o Sporting joga no próximo Domingo…?
Quem souber que informe se sim …e a que horas…(vou ter de fazer uma grand eginástica…mas quero estar lá…)
6 Abril, 2015 at 9:59
Max, jogámos no Domingo às 19:15 mas voltamos a jogar fora. Vamos a Setúbal…
6 Abril, 2015 at 10:18
Ora bolas…
Obrigado amigo pela informação…
Abr e SL
6 Abril, 2015 at 10:09
Continuem a falar nos árbitros e não olhem pra “dentro” que vamos longe…
Não concordo com a frase do Balakov mas provavelmente não terá um conhecimento profundo do nosso campeonato!
Que nos falta um Balakov isso é evidente…
Falta outra coisa, se a equipa é verdinha, se calhar ter um treinador verdinho não é grande ideia!
6 Abril, 2015 at 10:20
Meu amig…
O “nosso problema” vai para além da arbitragem…mas isso não é razão “para ficarmos” descansados com as suas actuações…
Certamente também já notou “a diferença” de tratamento….
Abr e SL
6 Abril, 2015 at 10:53
Nisso tem razão… Os lampiões tiveram uns empurrões quando precisaram!
Quanto a nós, parece-me que é dos anos em que temos menos razão de queixa! Só os amarelos ao Nani é que não compreendo…
Pensamento final, já que nós não demonstrámos “pedal” pra lá chegar, não deixa de ter piada ver os corruptos provarem do próprio veneno… Ainda vou ver o PdC dizer que isto é tudo uma máfia e vou-me rir até mais não!!!
6 Abril, 2015 at 11:09
Vou aqui ser um pouco politicamente incorrecto.
Acho que este campeonato nem foi dos piores, em termos de apito.
A diferença está no critério.
Agora a moda é justificar os 11 expulsos contra o Benfica. Dizem que foi tudo legal. Até será verdade… mas terá sido o mesmo critério aplicado noutros jogos? Ou mesmo quando de jogadores do benfica se tratava. Um caso claro é o do jogador que insultou o senhor árbitro… à luz das regras de jogo, é bem expulso. Mas terá sido o único jogador a insinuar que a progenitora do apitador trabalhava num bordel?
No fim, tudo se resume à diferença de tratamento. Uns são filhos de jesus, outros são filhos… de pai incerto.
6 Abril, 2015 at 13:48
Eu não li a entrevista toda, portanto isto é um “suponhamos” acho que o Bala estava a fazer comparações com a equipa dele do SCP ou seja com o juskoviak, figo, iordanov, stan valks oceano, carlos Xavier, capucho, cherbakov, vujacic, amunike, cadete, Sa pinto e naybet….
Então se for esse o caso o homem faz o quê? Mente? Se ele comparou os dois Sportings não há nada a dizer nada!!!!
SL
6 Abril, 2015 at 10:16
E eis que depois de uns dias de calma, voltaram as ondas de indignação a Alvalade. Os jogadores são uns coxos, o treinador um vesgo que não percebe o que se passa na erva. Do jogo de Paços nem vale a pena falar. Cada qual tem a sua interpretação dos factos: oportunidades desperdiçadas e um golo sofrido num único remate.
Quanto ao futuro do Marco Silva.
Todos sabiam que o Marco Silva era uma aposta de risco, pois não tinha a experiência de um, por exemplo, Leonardo Jardim. O ex-Estoril nunca tinha sido submetido a uma tarefa desta exigência, com objectivos ambiciosos e margem de erro reduzida. Por isso, normal é que também ele cometa erros de avaliação, tal como os jogadores que sobem ao Sporting a partir dos juniores ou de um empréstimo ao Arouca. Os que por acaso imaginaram que já vinha ensinado devem ser os mesmos que acreditam nos ungidos, sejam eles treinadores ou presidentes. E esses iludidos, mais cedo ou mais tarde são atacados pela desilusão.
Mesmo não sabendo como termina a temporada e como será o defeso (que pode condicionar a posição na grelha de partida para 2015/16), a bola está na mão de Bruno de Carvalho, que em última instância é o responsável pela vinda deste treinador. É preciso perguntar-lhe se ele quer um treinador que possa crescer com a equipa, ou um que esteja profissionalmente preparado para um desafio em que o erro seja mínimo. A partir do perfil traçado, é então possível dizer se Marco Silva deve ou não ficar.
Tudo o resto é acessório: os maneirismos, a filiação clubística, a pressão de empresários (que existirá, com Marco, Leo ou Mourinho).
6 Abril, 2015 at 11:02
Por acaso, não concordo mas não “andei” por aqui a seguir ao jogo nem ontem…
Acho que toda a gente viu (as pessoas com quem troco impressões pelo menos) que o Sporting fez um jogo de grande qualidade em Paços, dos melhores que já vi, mas… demonstrou ser ainda verdinha e o treinador não estando mal podia ter feito diferente, mas desta vez não tem culpa nenhuma! Só não percebi as substituições mas dou de barato porque o Sporting fez um jogo de muita qualidade! Faltou matar…
Podia ter feito diferente, por exemplo, Gauld em vez de Martins…
O problema de ser verdinho vai-se manter, perdendo Nani, Carrilho, Jeff e Cedric podemos ter de jogar com Matheus, Iuri, Jonathan e Esgaio… É óptimo, mas vamos continuar a ser verdinhos!
Já agora, não sei quem se ofendeu com o meu comentário de “levar 3 em paços, mas era isto precisamente que eu temia! Acho que a equipa não denotou um grande amadurecimento esta época como se apregoava (bem como o treinador)… Voltou a demonstrar que ainda há mta coisa por consolidar! Cresceu, mas pouco…
6 Abril, 2015 at 11:55
Desde a rosca do Mauricio na primeira jornada da Champions à perda de bola do João Mário em Paços, quando é que isto acaba?
6 Abril, 2015 at 12:15
O problema não foi a rosca…
O problema foi a infantilidade do Sarr!
Acabar demora a acabar mas para tentar ir corrigindo, as vezes, tem de se dar um berro lá pra dentro!
Parece-me que o treinador está um pouco melhor, já percebeu que o Sporting não pode perder pontos nestes jogos, até já fica vermelho de irritado… Falta exteriozar!
6 Abril, 2015 at 10:25
https://view.publitas.com/gigatuga/ojogo06-04-2015/
6 Abril, 2015 at 10:46
entrevista com pouco sumo
6 Abril, 2015 at 10:49
Bala “defendeu-se” e não disse nada de especial
6 Abril, 2015 at 10:52
Muito bom, obrigado.
Quanto à entrevista não é nada de especial…
6 Abril, 2015 at 11:29
Deu para ver agora que a frase do Bala é completamente fora do contexto ainda para mais refere-se ao futebol português no geral. Está longe de querer dizer o que o Nojo quer vender !
Assim realmente não merecem um cêntimo que seja !
6 Abril, 2015 at 10:49
É uma afirmação óbvia. Figo e Balacov na mesma equipa….
O futebol evoluiu muito nestes 20 anos, é muito mais difícil fazer a diferença nos dias de hoje. Os treinadores são todos iguais, os jogadores são formatados para fazer o mesmo, os árbitros controlam os jogos artificialmente, sistemas ultra defensivos, as jogadas são mais previsíveis e circula-se demasiado a bola. Jogadores como o Balacov hoje seriam ETs, porque se destacavam a léguas de distancia. No meu tempo (e só tenho 36) “um jogo partido” era o ponto alto do jogo, agora os treinadores nao gostam e dizem que é “mau futebol”!
E jogadores como Bale ou James eram às carradas nos anos 80 e 90. Qualquer equipa média/boazita os tinha. O futebol é cada vez menos espontâneo e mais robótico. Faltam os Laudrups, os Balacovs, os Elkaer-Larsens e tantos outros.
6 Abril, 2015 at 11:07
Falando em off-topic mas completamente on-Sporting, para onde é que a comunidade tasqueira se está a ajuntar para o jogo contra o Nacenal?
6 Abril, 2015 at 11:14
Sector A22
6 Abril, 2015 at 11:40
Off
Alguém sabe se/onde posso ver a edição online do Record de hoje?
Estou curioso para ler a história dos milhões made in Luz
(coincidência, sai uns dias após o Porto sacar 30M por um tipo que os Goberns diziam ir sair por 15 ou 16)
PS: o ROC é mesmo triste… até quando tem razão é enxovalhado. Gostava de saber o porquê de o manterem nesses programas… terão as tvs direito a sondagens à borla?
6 Abril, 2015 at 12:16
Fazendo contas rápidas:
dos 194M em 73 Jogadores , vendendo 218M dá um lucro de 26.4M.
Dúvido muito que esse lucro consiga pagar os salários desses 73 jogadores.
E já nem falalando se esses 218M será tudo dinheiro a entrar liquido nas galinhas.
Se comprar muitas cautelas, sobretudo daquelas com varias terminações (as caras) , a hipótese de ter prémio é muito maior. Não é preciso ser catedrático do futebol para isso !
6 Abril, 2015 at 12:18
O balacov numa coisa tem razão. Foram dadas poucas oportunidades ao Slavshev para se adaptar e nem sequer estou a falar de oportunidades na equipa principal mas sim na equipa B de modo a se ir adaptando. Um jogador que custou 2 milhões deveria ter tido oportunidades na equipa B, ainda por cima sendo novo e essa é que eu não percebi?! até os fruteiros colocaram o danilo na B durante um ano e ele também era famoso antes de vir tal como o Slavshev na Bulgária logo… mesmo que a ideia inicial fosse de o colocar na A…
6 Abril, 2015 at 12:41
alguem pode fazer o mesmo racio de gastos e proveitos em relaçao ao nosso clube nos ultimos 6 anos?
so para calar alguns vermelhos…
6 Abril, 2015 at 12:43
Isso é mto giro mas não calas… Nos últimos 6 anos ficaste em 7o lugar e tens sido mero espectador do campeonato!
6 Abril, 2015 at 12:48
alguem que nao tu…..
6 Abril, 2015 at 12:54
Pois, os números são muito importantes mas os do Sporting! Pros outros estou-me nas tintas…
O que me interessa mesmo são os títulos!
6 Abril, 2015 at 15:54
O que interessa são os resultados? Muda para o real Madrid ou Barcelona então..
Amo mais o Sporting todos os dias
6 Abril, 2015 at 16:53
Ter sido um grande jogador nao lhe confere grande popder de interpretacao.
Faltou paciencia ao Slavchev para se adaptar a ter de jogar uma epoca inteira a dar o litro na nossa equipe B. E pena porque tem talento faltalhe o esforco e a dedicacao e muito mais que isso, tambem a devocao…
6 Abril, 2015 at 17:36
Visto que ele praticamente não jogou, como é que chegaste a essa conclusão?
6 Abril, 2015 at 17:43
Acho que o Mário se refere a na opinião dele , Slavchev não estar disposto a “esperar” e “evoluir” na B. Não à qualidade dele. Pelo menos foi essa a minha interpretação.
E por falar em “maturidade” chegou aqui este pormenor do nosso Gauld ?
“Sinceramente, após este tempo em Portugal já devia estar bem melhor a falar português, mas não é fácil. Só quando me mudei para aqui é que me apercebi realmente de quão difícil é aprender uma língua diferente. As pessoas são simpáticas e falam em inglês sem problemas, mas quero aprender. Eu é que tenho de falar português”, esclareceu o ex-Dundee United.
6 Abril, 2015 at 17:47
O Gauld é escocês e basta, os gajos das highlands não são cagões, como os “bulldogs” que acham que toda a gente tem obrigação de falar com eles em inglês..