“Se não fosse o Patrício a safar-nos…”
«Oh… se o Slimani tivesse marcado aqueles golos feitos, tinhas resolvido logo o jogo!»
Estamos perante duas formas de olhar o jogo de ontem, que recoloca o Sporting novamente no Jamor, dando-lhe a possibilidade de acrescentar mais uma Taça de Portugal ao seu historial. E face a essas duas formas de analisar o que se passou, dei por mim a imaginar as crónicas que seriam escritas caso, em vez do Sporting, tivesse sido outra equipa a apurar-se para a final. Chamemos-lhe assim: Equipa.
Aposto que, hoje, as capas dos jornais estariam pintadas com as cores da Equipa, acompanhando essas imagens com manchetes empolgadas e empolgantes. Qualquer coisa como “Rumo a mais uma conquista”. Essas mesmas capas serviriam, ainda para garantira renovação de contrato do marcador do golo e transformá-lo, imediatamente, num dos melhores, na sua posição, a jogar em Portugal.
Lá dentro, a crónica não deixaria dúvidas: tinha sido uma vitória do pragmatismo e de uma forma de estar adulta, capaz de gerir os vários momentos do jogo e a vantagem trazida da primeira mão da eliminatória. Aliás, ser-nos-ia dito que apenas por leves instantes ao adversário havia sido dada a leviandade de acreditar noutro desfecho que não a vitória da Equipa. A Equipa tinha entrado em campo segura de si, só perdendo o controlo da partida entre os 10 e os 20 minutos da primeira parte. Nessa fase, o adversário remataria por três vezes à baliza, duas delas de fora da área, aproveitando a má ocupação de espaço pelo meio campo defensivo da Equipa, outra no único lance de futebol corrido em que a defesa da Equipa deu espaço.
A partir desse momento, a Equipa agarrou no jogo. Os três médios encaixaram no adversário e deixaram de dar espaço. A bola começou a chegar com mais perigo aos extremos da equipa, sendo que um deles, um peruano, resolve inventar dois golos no espaço de quatro minutos. Centros fantásticos, a cair no local certo, esbanjados de forma incrível. A Equipa encostava o adversário às cordas e as faltas, muitas delas duras, sucediam-se sem que o árbitro fosse capaz de agir disciplinarmente como se esperava. O golo adivinhava-se e esteve prestes de acontecer quando um dos médios da Equipa, todos saídos de uma fantástica escola de formação, se isolou e falhou o “chapéu” ao guarda-redes (impressionante a entrada, às pernas, feita pelo defesa do adversário, na parte final do lance).
Chegava-se, assim, ao intervalo, com a sensação de filme já visto: tantas oportunidades desperdiçadas e um zero castigador para a ineficácia. A Equipa voltaria disposta a continuar a dominar a partida, mas quase seria traída num canto. Seria a melhor oportunidade de todo o encontro para o adversário, bloqueada por uma tremenda defesa do melhor guarda-redes português. O jogo continuaria meio enrolado e os treinadores começavam a jogar as suas cartadas. O treinador adversário troca avançado por avançado, lançando o habitual titular para tentar aproveitar o desgaste da defesa da Equipa. O treinador da equipa respondia trocando um médio por um extremo/avançado, assumindo um declarado 4-2-3-1 e a vontade de marcar um golo e acabar com quaisquer dúvidas em relação à eliminatória.
Falta meia hora para o final e a partida como que começa a terminar. A Equipa aumenta o ritmo e o adversário recua. Mais uma oportunidade esbanjada pelo argelino por quem meio mundo anda louco por oferecer 30 milhões. Livres, cantos, cantos e livres. O treinador adversário arrisca e não petisca. Ao trocar o médio mais posicional por um mais ofensivo, perde definitivamente os equilíbrios e deixa de conseguir sair a não ser em pontapés longos. O treinador da equipa percebe isso e recoloca três médios em campo, retirando um dos extremos. Para o comum adepto é complicado perceber a saída do agitador de serviço, mas a verdade é que o jogo acaba aí e os último quinze minutos são jogador no meio campo do adversário. Cantos, mais cantos, livres e bolas a rondar que ninguém parece ser capaz de chutar ou encostar. O golo, limpo pois o jogador da Equipa está em fora de jogo posicional e não interfere na jogada, prémio justo para um futebol com pouco brilho, mas inteligente, concentrado e embalado por um público que, sendo pouco, soube ser bom.
Seria esta uma crónica exagerada ou realista? Apalhaçada ou motivadora? Para o adepto que diz “se o Slimani” ou para o adepto que diz “se o Patrício”? Depende da perspectiva. É que do Patrício ao Slimani vão cem metros de distância. E cada um escolhe o ângulo pelo qual analisa o espaço que os medeia.
9 Abril, 2015 at 13:36
Parece que afinal, alguém viu o mesmo jogo que eu!
Abraço e SL
9 Abril, 2015 at 13:46
Eu, sócio do SCP, digo:
Rui é um dos melhores GR portugueses de sempre… Claro q tem as suas tardes/noites infelizes mas estas são, inequivocamente, ultrapassadas pelas excelentes/boas exibições… Ó Schemeichel não as teve?!? O Preud?!? Na N/ pior época de sempre se não fosse o Rui nem em 7 … Ontem fez 2/3 intervenções de categoria…
Compará-lo como já li na Tasca ao Marcelo é surreal …
Slimani: ontem teve infeliz … Mas é provavelmente uma das melhores aquisições em termos do racio rendimento/ custo…. E, numa altura crucial da época , início e Janeiro fez , MUITA FALTA!!!!
Temos de melhorar as nossas jogadas de laboratório — é fundamental!!!
Ontem, tal como em Paços onde fui ver o jogo, falhamos muito na concretização… Muito!!!!
É muito portanto ganharmos um troféu na segunda Época do BdC … Ele merece!!!!
O SCP tem de ser clube q ganha títulos regularmente… Se não for o camotinado temos de ganhar a TAÇA!!!
SL
9 Abril, 2015 at 13:57
” uma das melhores aquisições em termos do racio rendimento/ custo…”
Completamente de acordo… Mas termos ali um PL que é um luxo como muitos dizem e, acima de tudo, achar que o gajo vale uma batelada de euros (para mim, o mercado não nos dá mais de 12M€… mas gostava que fosse muito mais, claro. Era bom para o Sporting)
Por mim, pode ir pelos 12M€… basta procurar bem que certamente se arranja melhor. E depois, não me esqueço do que o sr. Slimoney fez no inicio da época. E gajos desses, para mim, estão apresentados… e pode levar o jefferson com ele… assim paguem o justo.
9 Abril, 2015 at 14:35
+1!
Excelente compra mas por esse valor é muito bem vendido…
9 Abril, 2015 at 13:48
Outra nota:
Com Paulo e Ewerton (gosto mesmo desta dupla!!) mais o Tobias e o Semedo (basta q venha com 2 neurónios) temos 4 centrais para a próxima época !!!
9 Abril, 2015 at 13:49
Boa análise. Hoje gostei do texto do vice do record. Dá para perceber coisas, como esses encobrimentos que falas. SL
9 Abril, 2015 at 13:50
Eu não vi esse jogo
9 Abril, 2015 at 14:24
Bem, parece que vou ter de mudar de nick.
9 Abril, 2015 at 13:53
Tás a ver… afinal, sempre fizeste o rescaldo ao jogo…
Brincalhão, este Cherba…
9 Abril, 2015 at 13:55
Que o jogo visualmente nao foi grande coisa nao foi…
Que estamos no Jamor, estamos!!
Que percebo que quem nao esteve no estádio, devia tar a roer as unhas e num estado improprio para cardiacos sendo que as bacoradas que se se escreve nos blocos de notas (nas quais participo e tb atiro algumas!), percebo!
Que a nossa equipa tem potencial para jogar melhor, tem!
Que gostava que se percebesse de uma vez por todas que as duplas para as posiçoes sao:
6: William/Rossel
8: Joao Mario/Adrien;
10: Montero/Mane
9: Slimani/ Tanaka
O lance que define o atras exposto é o lance que o Sli, como bom pivot q e ganha a bola de cabeça e desmarca o 10 q tava a jogar…que para nosso azar é Joao Mario (q e bom rapaz e um excelente 8) qd tem de ser um gajo com faro de golo -> Montero e ou Mane
Tive 5 mins de felicidade qd o gajo tira o J Mario e poe o Mane e pensei ate que enfim!! E a equipa ate esticou e ganha outro elan…
E depois sai o Carrilho para entrar o Martins e voltarmos a merda do costume de nao ter atras do Sli alguem que saiba rematar…
O Prof Machado ajudou mt a festa a tirar o Ali Gazal pois podiamos ter sofrido a bom sofrer .
PS: Uma vez q nao percebo puto de bola, alguem me explique pq razao o Nani recebe as bolas de costas para a baliza adversaria e nunca sai …o Carrilho que recebe sempre as bolas na diagonal (vendo o jogo para a frente), tendo hipoteses de correr logo para dentro ou entrar pa linha sai sempre?
Nao queria morrer sem perceber isto….
9 Abril, 2015 at 14:00
Para mim, o MS cometeu, no mínimo, dois erros, ontem (até dou de barato não tirar o Adrien, que aparenta estar em baixa de forma ou mesmo cansado, bem como usar geralmente sempre “os mesmos” ):
1º… Jogar com JM logo de inicio.
2º… Tirar Carrillo em vez de Nani.
E por aqui me fico para não entrar noutras considerações.
9 Abril, 2015 at 14:11
Epa…pa mim e assim:
Joao Mario – 8 de Pneus Slick -> Joga a 8 em casa , ou situaçoes de ataque continuado, onde e preciso ter muita dinaminca e velocidade nos passes.
Adrien- 8 de Pneus Chuva -> Joga a 8 em fora , ou situaçoes de contençao, em terrenos mais pesados onde e preciso controlar o jogo.
Montero: 10 Pneus Slick- Maior capacidade tecnica e remate de meia distancia para dinamitar autocarros. Preferncialmente em Alvalade.
Mane: 10 Pneus Chuva: Maior capacidade de luta e pressing. Optimo para contraatauqes. Preferencialmt jogos fora
9 Abril, 2015 at 14:32
Nem vou tanto a esse pormenor…
Acho é que um treinador também tem de ter a sensibilidade, aquele “je ne sais quoi” para perceber que o jogador não “está lá” a 100% (seja porque motivo for).
Para mim, ele percebeu que Montero não está bem… daí ter optado por Tanaka (embora eu ache que o espírito do japinha merecia mais atenção do marco do que faze-lo entrar aos 89 minutos!)
Mas também não percebeu que o JM está em quebra, que o Adrien precisa de descanso, enfim…
Não digo que a vida esteja fácil para o Marco. Percebo que não esteja, mas ele também tem que abrir o pestanil rapidamente.
Tenho tentado ao máximo não me deixar intoxicar sobre o MS… aponto-lhe o dedo aos erros, mas continuo a achar que ele pode ser um treinador com sucesso no SCP (desde que se foque no SCP e pare de comentar coisas extra futebol nas CI).
Não esqueçamos que o MS tem 37 anos (38?! por ai…) e vem de:
1) Uma subida do Estoril
2) Um 5º lugar no Estoril
3) Um 4º lugar no Estoril
4) Um provável 3º lugar no SCP e uma final da Taça (e só não passamos aos 8os da CL porque levamos com uma GAZADA!!!)…
Enfim… Tem sido uma carreira em crescendo. Tenho visto a equipa nos últimos jogos a crescer como equipa mas aparentemente são as individualidades que estão a cair de forma ou fisicamente, não percebi. A equipa controla mas falta muita vez o rasgo, aparece uma desconcentração (JM em Paços, varias perdas de bola ENTREGUES aos adversários por vários jogadores…)
E ao contrário de muitos, acho que, após o crescimento que tanto BdC como o MS demonstraram depois de Dezembro, penso que o SCP merecia um pouco de paz, para começar a próxima época. Com melhores decisões na composição do plantel (eu era daqueles que também achava que o plantel só precisava de 3/4 retoques o ano passado) e com mais firmeza e convicção do MS.
Até final, só quero que o MS vá começando a chamar gajos da B para os integrar e lançar a escada para 2015/16 (não às carradas, claro!), fazer descansar mais os habituais titulares e ganhar a porra da Taça no dia 31!
9 Abril, 2015 at 14:49
A carreira do Marco Silva foi analisada e por isso é que foi escolhido.
Mas a carreira do MS não significa nada se compararmos, por exemplo, com a época anterior (e esta época ainda terminou, logo não sabemos se ganhamos a Taça) repararmos que o Leonardo Jardim ficou em 2º lugar com apuramento directo para a Champions.
Este ano gastou-se mais dinheiro em contratações, no ano passado tinhas jogadores como o Magrão, Piris. Welder, Shikabala, etc. Houve um upgrade no plantel com Nani (!) à cabeça e nem mesmo assim se vêm melhores resultados quanto a resultados ou exibições.
Como devemos ver a permanência do MS caso falhe a conquista da Taça e termina a Liga em 3º lugar?
Falamos muito da situação do Ferguson no United, mas este quando lá chegou tinha 45 anos e era seleccionador nacional da Escócia. O MS vem do Estoril-Praia, um clube que regressou das divisões inferiores e que nada era sem ajuda da Traffic.
Começo a desconfiar que MS possa continuar no clube, mas tenho muitas duvidas quanto aos resultados práticos (títulos) que daí nascerão.
9 Abril, 2015 at 15:39
O Alex Fergie antes de entrar no Mu ja tinha ganho no Aberdeen (Escocia) o seguinte:
Aberdeen
Scottish Premier Division (3): 1979–80, 1983–84, 1984–85
Scottish Cup (4): 1981–82, 1982–83, 1983–84, 1985–86
Scottish League Cup (1): 1985–86
Drybrough Cup (1): 1980
UEFA Cup Winners’ Cup (1): 1982–83
UEFA Super Cup (1): 1983
coisa pouca…..
9 Abril, 2015 at 16:03
Sim.
Falei no Ferguson como uma ideia relacionada com a ideia da estabilidade.
O MS não tem o peso que o Ferguson tinha quando esteve 7 anos sem ganhar o campeonato, antes de o começar a ganhar de forma demolidora. Esse apanhado que fizeste aí, diz tudo e muito mais.
Para mim existe razão para manter um treinador enquanto ele mostrar que é uma mais valia. Essa avaliação é feita consoante o desenrolar de vários dossiers, que englobam temas como: conquista de títulos, nível exibicional da equipa (Roman Abramovich fartou-se do futebol cinzento de Mourinho e rescindiu – não digo que fosse uma decisão acertada, mas a verdade é que, de seguida, ganhou a Champions com o Avram Grant), evolução técnica (e consequente valorização de passe) dos jogadores, utilização da prata da casa (DNA do clube), etc.
Relembro que a mesma lógica é aplicada ao treinador da equipa B, a jogadores da A e B e outros funcionários do clube, bem como empresas que fazem negócios com o clube.
9 Abril, 2015 at 16:10
Perdão, o Avram Grant perdeu a final da Champions com o United na final de Moscovo.
9 Abril, 2015 at 15:55
Psitttt… sr. Trolha… psitttt… enganou-se…
O seu comentário está a seguir ao meu, como se pretendesse encetar algum diálogo comigo. Sendo que ainda a pouco sugeriu que o Leonissimo e eu nos andávamos a comer (fetiche?!), das duas uma: Ou é incoerente ou é um rabiló que ainda não saiu do armário e quer é engate!
Assim sendo, agradeço que mantenha o standard que lhe é tão característico e não procure diálogo inteligível com a minha pessoa pois não sou cínico a esse ponto…
No dia dos meus anos, se eu ainda tivesse algumas dúvidas sobre o seu “profile” ficaram dissipadas… assim sendo, ficamos por aqui sobre “diálogo”… agradeço as alfinetadas que bem me dispõem e puxam por mim… Mais do que isso, dispenso.
E não, não estou a achincalhar a sua pessoa… estou apenas a manter uma cordata relação de distanciamento, algum desdém e até repulsa, que espero seja mútua.
Agradecido.
9 Abril, 2015 at 16:06
Imagina os meus comentários como um daqueles cartazes que passam presos a uma avioneta.
Vais sempre lê-lo, quer queiras, quer não queiras.
É a curiosidade de ver de onde vem o barulho.
9 Abril, 2015 at 16:30
volta RIGA
9 Abril, 2015 at 16:36
Desde que se mantenha a tal relação de distanciamento, algum desdém e até repulsa mútuas, é na boinha!
Eu, assim como assim, já me chateei mais em ver as avionetas… geralmente andam na prais, fazem um chavascal do caraças e vendem histórias que a mim não costumam interessar… Por isso, estamos mais que entendidos.
9 Abril, 2015 at 16:45
Tadeu, o teu cachecol continua feio como o caralho!
:):)
9 Abril, 2015 at 18:33
Tadeu: o tipo tem uma fixação qualquer com o teu cachecol. Eu se fosse a ti oferecia-lhe um…
9 Abril, 2015 at 14:12
Realmente tirar o Carrilo (que estava Só a ser o melhor jogador em campo) e deixar Nani (o PIOR em campo) é a melhor forma de ter os jogadores com ele, e de os moralizar.
Eu sei que custa a muita gente, porque não se pode dizer mal do menino, mas Nani, neste momento, é mais um problema que uma solução. Ontem então, não sei bem o que dizer sobre a sua exibição…
Curioso que em paços, na única vez que acelerou o jogo e não fez nenhuma paradinha, deu golo….o problema é que 99,9% das jogadas faz totalmente o contrário.
Outra nota menos para Wcarvalho, parece que voltou ao inicio de época. Lento, muitos passes falhados, mal a decidir…enfim.
Positivo só mesmo RP, AC e Ewerton….e o apuramento claro!!
9 Abril, 2015 at 14:19
Não vimos o mesmo jogo do Nani 🙂
9 Abril, 2015 at 14:35
Eu vi mais vezes a decidir mal que bem… e não é de hoje.
E é dificil uma equipa viver à espera de lampejos… porque eles podem aparecer… ou não.
Não digo que o nani não possa ser titular… mas que ele tem de olhar em muitas ocasiões mais para o colectivo do que para ele, isso tem (veja-se alguns dos remates frouxos e sem nexo, algumas fintinhas a mais…).
Eu gosto do Nani… mas gosto infinitamente mais de ver o SCP a ganhar, mas a ganhar bem!
9 Abril, 2015 at 15:15
Vimos de certeza.
Eu vi, e que me lembre (1ª parte)
-2 aberturas disparatadas a mudar de flanco (uma MLopes outra Carrilo) quando podia jogar fácil;
– Uma tentativa de remate (?) a 40 metros da baliza quando estávamos em igualdade numérica;
– Contra ataque em superioridade desperdiçado porque quer uma bola só para ele.
2ª parte:
– mais um remate totalmente disparatado;
– Livre frontal que nem passa da barreira (já agora, tem algum golo de livre?)
– perdas de bola, constantes más decisões….
Chega?!?
Para mim jogava Mané, sem dúvida.
9 Abril, 2015 at 15:42
Ninguém me tira da ideia que o Nani tem uma clausula no contrato de empréstimo, que o “obriga” a jogar o jogo todo ou a só ser substituído em caso de lesão.
9 Abril, 2015 at 14:17
Ontem pareceu-me claro que o Nani tem mais estofo para aguentar os 90 min !
Por isso pode sempre fazer mais qq coisa no final. Até na parte em que defende com a bola ali bem presa dá muito mais segurança.
Já não precisas de falecer 😉
9 Abril, 2015 at 14:20
Mas pq e o gajo recebe sempre de costas?? Fonix.
9 Abril, 2015 at 14:39
Porque como ele próprio exemplifica, a bola cai-lhe no peito ou no pé e fica ali logo morta para iniciar a jogada.
Sim, podes criticar é que ele prefere re-iniciar as jogadas dentro das jogadas 🙂 Mas aí já será o menor sprint de outros tempos a falar….
Compara com o carrillo que tenta dar logo o seguimento à jogada mas muitas vezes a bola perde-se….
9 Abril, 2015 at 14:30
“O lance que define o atras exposto é o lance que o Sli, como bom pivot q e ganha a bola de cabeça e desmarca o 10 q tava a jogar…que para nosso azar é Joao Mario (q e bom rapaz e um excelente 8) qd tem de ser um gajo com faro de golo -> Montero e ou Mane”
Isto.
9 Abril, 2015 at 16:31
volta RIGA
9 Abril, 2015 at 16:45
Volta cachecol rosa!
MUAHAHA
9 Abril, 2015 at 16:49
olha ai que estás a achincalhar um tasqueiro, então…
9 Abril, 2015 at 17:02
Voa voa avioneta, voa voa sem parar!
9 Abril, 2015 at 13:59
“O golo adivinhava-se e esteve prestes de acontecer quando um dos médios da Equipa, todos saídos de uma fantástica escola de formação, se isolou e falhou o “chapéu” ao guarda-redes (impressionante a entrada, às pernas, feita pelo defesa do adversário, na parte final do lance).”
Realço esta frase porque fiquei extremamente fodido com alguns comentários que li aqui e noutros espaços sobre o João Mário. Comentários esses, feitos pelos mesmos, que no início da época reclamavam a sua titularidade. Algumas das coisas que se disseram e se escreveram sobre o João Mário são uma injustiça do caralho, depois de tudo o que ele já fez esta época.
Estava a ver o jogo com o Paços, em casa, e levei as mãos à cabeça com os golos que o João Mário falhou. No lance do golo do Paços, quando o João tenta lançar o contra ataque e falha o passe, dei um murro na mesa e gritei: “porra, João!”. O meu filho que estava no sofá a ver o canal Panda, e também se chama João, virou-se para mim e perguntou: “O que é que eu fiz?”. Eu respondi. “nada, filho. Não foste tu. Foi o João Mário que falhou.” Ele então, na inocência e sabedoria própria das crianças, disse-me: “Mas tu não dizes que o João Mário é dos melhores do Sporting?” Fiz uma pausa… engoli em seco… e respondi: “Digo, filho, e é verdade. Hoje falhou em alguns lances, mas quem não falha? Todos falham. Eu também falho. E o João Mário já nos deu tanto… O pai agora foi injusto. Obrigado por teres tido mais bom senso que eu…”
Já agora, Cherba, permite-me dizer aos sportinguistas da Covilhã, que no sábado o núcleo vai organizar um jantar de confraternização com os jogadores da equipa B. O repasto vai ser servido nas instalações do Vitória de Stº António e tem um custo de 10 €. Os jogadores estarão a dar autógrafos a partir das 19.30 h. O jantar começa às 20:00 h.
Eu e o meu miúdo vamos lá estar a confraternizar com os craques do futuro. E domingo vamos ao Santos Pinto ver o jogo.
Quem quiser estar presente é inscrever-se no Núcleo.
Maria: Queres um autógrafo do Palhinha? 🙂
SL
9 Abril, 2015 at 13:59
O Nacional jogou à sua dimensão (pequena), recuada, meio campo muito povoado, na expectativa de não sofrer golos. Poder marcar, em jogada de “sorte”, do erro do adversário, de conta-ataque esporádico, ou de lotaria (tal como o Paços), era a perspectiva nacionalista. Ainda bem que isso não aconteceu. Com algum nervosismo, ganhámos o jogo rumo a mais uma final. Isso é que foi o importante e o cumprir a nossa obrigação, com mais ou menos brilho. Que me interessa o recital, se no fim não se ganha?
9 Abril, 2015 at 14:08
Foi precisamente isto que presenciei em Alvalade.
Jogo pragmático, mas pouco eficaz.
Eliminatória controlada.
#RumoAoJamor
🙂
9 Abril, 2015 at 14:11
Que o João Mário não tem estado feliz na concretização é um facto, mas para mim é a principal revelação deste campeonato. No entanto neste momento estoira aos 55 minutos e por mim deveria ser um dos que deveria descansar no próximo jogo.
9 Abril, 2015 at 14:14
O “desgraçado” do JM anda a fazer 2 posiçoes :
começa em 8,5 (pseudo 10) e depois ainda tem de fazer de 2 avançado a entrar qd o Sli faz de pivot.
Se virem o JM é um gajo q, desgraçadament, anda a cobrir 40m em profundidade e uns 70m em largura…..claro que estoira aos 55m…
9 Abril, 2015 at 14:11
Um off!
Boram-se todos!!!
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2015/04/09/benfica-ataca-uefa-e-fifa-por-causa-dos-fundos-de-investimento
9 Abril, 2015 at 14:34
🙂
9 Abril, 2015 at 14:37
Esperado ….
mas o mais importante é o que o Presidente da Liga Espanhola afirmou:
“Na abertura do seminário, o diretor geral da Liga espanhola de futebol, Javier Gómez, considerou que o tema dos fundos de investimento tem um caráter “estratégico” para a competição em Espanha e que a decisão da FIFA “surpreendeu”, porque a maioria dos clubes defendiam uma “maior regulação” e transparência e nunca uma proibição.”
Face à proibição, já não se importam com uma maior regulação e transparência.
Este evento em Madrid devia ter cobertura nacional. A lista de participantes é interessantíssima para perrceber quem é afectado e para se perceber o circuito de $$ .
9 Abril, 2015 at 14:38
Cá em PT já percebemos quem vai ser afectado…
9 Abril, 2015 at 14:38
O gajo ainda deve tar fodido porque teve de viajar em 2ª na TAP e ver o BdC passar-lhe à frente… Na ida… (calma, Ricardo, não te rias já… pffffff…) e… na volta!!!
HAHAHAHAAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAAHHA… não aguentei! 😀
9 Abril, 2015 at 14:17
Depois de ontem fico com a ideia de que há muita gente nossa que não percebe a importância desta ida ao Jamor. Torna-se fundamental alicerçar a recuperação encetada o ano passado com momentos altos, com mediatismo, com vitórias e títulos. Não chegam discursos bonitos e vitórias morais. E o que se vê no Estádio e na Tasca?
No estádio, cadeiras vazias. Não consigo perceber a pouca assistência de ontem. Onde estava (quase) toda a gente? Afinal, queixas e mais queixas por ausências de títulos e, quando estamos perto, não se quer saber?!
Na tasca, arruaça. Mal-intencionada, atrevo-me a dizer. Já agora, deixo uma sugestão. Sugiro um prémio ‘A Tasca leva-te à bola! – Especial Taça Lucílio Batista’ com a atribuição de bilhetes para o jogo de Coimbra selecionando o comentário mais maldoso e desonesto. Estou certo que alguns dos escribas iriam gostar.
9 Abril, 2015 at 16:35
Ontem … a minha explicação para tão pouca gente deve se:
Muito receio de mais um resultado negativo…. e a difícil gestão de expectativas inerente.
Mas uma quase certeza no empate e por isso a passagem à final.
Não ainda não perdemos com o Marco silva em Casa!
Jogo a meio da semana com chuva, após saídas e gastos inerentes à Páscoa. Não o dinheiro não dá para tudo.
Tenho a certeza que vamos estar me peso na final e a vamos ganhar!
#EU VOU LÁ ESTAR!!!
9 Abril, 2015 at 14:18
O Cherba não apagou a crónica. Chegou aqui, não gostou (embora já se tenha visto muito pior, por exemplo no jogo do Paços com consequências lamentáveis como sabemos) e pensou: ” estou farto de trabalhar para estes marmelos (ou outro sinónimo…) e vou dar-lhes uma lição: só publico a crónica à tarde para aprenderem!”
Pois estava no seu direito. E concordo com grande parte do que ele diz. Não foi dos jogos em que MS pior mexeu na equipa (Nani devia ter saído e não Carrilo))
Estive a passar os olhos pelo Record ao almoço e além de uma crónica que me irritou dum gordo de lá – Bernardino Ribeiro que disse que pronto, estamos na final da Taça, o melhor que podíamos aspirar e que o terceiro lugar é o que corresponde ao Sporting actual (acrescentando que a candidatura ao título tinha sido um erro) gostei de ler as declarações do Marco.
A partir de agora e até final da época a equipa tem de ser consistente, ficando em terceiro mas sem aumentar a distância e ganhar sem espinhas a Taça. SL
9 Abril, 2015 at 14:31
por acaso apaguei. E escrevi outra.
9 Abril, 2015 at 15:07
Pronto… eu apenas admiti outra hipótese. Que seria legítima, mas como acredito em ti, já aqui não está quem falou. Mas ainda bem que voltaste a escrever então.
9 Abril, 2015 at 14:20
Só quando o Sporting tiver mais adeptos do que os lampiões é que vamos ter imprensa favorável. Não vale a pena consumires-te. Ou então faz uma coleta para angariar fundos para comprar o Record e a Bola. Uma missão jornalão.
Este blog está muito azedo.
9 Abril, 2015 at 14:53
Eu nao quero imprensa favoravel.
Jà me dava por feliz se fosse imparcial.
Daquela que honra o seu codigo deontologico, sabes?
9 Abril, 2015 at 15:50
Mas os rapazes honram o único código deontológico que conhecem, o $$$.
9 Abril, 2015 at 14:20
Acho que a equipa fez mais do que o suficiente para passar, mas por vezes os jogadores colocam-se a si próprios (e aos adeptos) nesta situação de “bulling leonino” ao falhar golos fáceis e não arrumarem a questão logo no inicio dos jogos.
Nós, sportinguistas, vivemos escaldados pela nossa história e tememos sempre o pior em vez do melhor. Passamos isso para os jogadores, que ficam nervosos, querem fazer tudo rápido e bem e acabam por sofrer desnecessariamente.
Da minha parte, nunca assobiei ou insultei nenhum jogador que vista a nossa camisola. Mas não tenho nervos de aço e por vezes, critico injustamente.
Mas passámos e isso que é interessa! Temos de aprender com o tempo (por isso não gosto de mudar de treinador anualmente) a ganhar, mesmo jogando mal.
9 Abril, 2015 at 14:24
“. Para o comum adepto é complicado perceber a saída do agitador de serviço, mas a verdade é que o jogo acaba aí e os último quinze minutos são jogador no meio campo do adversário. ”
Para mim como comum adepto que me considero, essa substituição mostra o Calibre e a Coragem do nosso treinador. Não, não é pela positiva é pela negativa, nunca seria Carrillo a sair mas sim o Nani. Carrillo tem muito menos perdas de bola e estava a agitar muito mais que Nani, se um deles tinha de ficar para continuarmos com a equipa a jogar lá ao fundo longe do Patrício essa era a substituição a ser feita. Isto tem se repetido vezes e vezes sem conta, sendo normalmente sempre “um peruano, resolve inventar dois golos no espaço de quatro minutos. Centros fantásticos, a cair no local certo, esbanjados de forma incrível.”, a ser o sacrificado, quando em muitas dessas situações não deveria.
E agora os que defendem essa substituição poderão dizer: “Mas o jogo acabou ali e acabámos por ganhar! ” – sim é verdade, mas foi injusto para um jogador que precisa mais que o Nani de ser motivado, porque esse sim tem a probabilidade/possibilidade de nos ajudar a ganhar títulos se continuar no Sporting, enquanto que Nani está a prazo. Convido-vos a ver o ‘histórico’ de substituições do MS, os minutos e as trocas, verão que existe “um peruano”, que continua a ser penalizado injustamente.
SL
9 Abril, 2015 at 14:56
Sim, Cherba aqui este “comum adepto” (eu) tmb não percebeu isso 😉
Aceito a saída do carrillo em vez do Nani pelo que disse em cima mas fiquei com ideia que com o tridente ofensivo de extremos estávamos a criar muito mais perigo e convém relembrar que nesta altura estava 0-0.
O Marco lá preferiu segurar mais o jogo defensivamente e o resultado deu-lhe razão !
Prefiro dizer “o Patricio salvou a noite” do que dizer “o Slimani ia fodendo a noite”.
Gosto mais de realçar os feitos dos “nossos” 😉
9 Abril, 2015 at 16:09
Nem mais.
9 Abril, 2015 at 14:27
Mais um grande texto.
Um gajo até fica mal disposto com o que lê aqui durante os jogos.
9 Abril, 2015 at 14:28
E inacreditável o rol de críticas que neste blogue se fazem ao marco silva, praticamente todas sem qualquer sentido. Se joga o João Mario devia jogar o mane, se joga o mane devia jogar o João Mario….se joga o slimani devia jogar o tanaka , se joga o Miguel Lopes devia jogar o cedric se joga o cedric devia jogar o Miguel Lopes, se joga o André Martins devia jogar o Gauld , se não joga o Gauld e o wallison e porque o ms e estúpido e o william o adrien e o João Mario são muito piores que esses dois…,se substitui o jogador x devia era ter substituído o y….se foi o y devia ter entrAdo o z e não o x….eh p não há paciência !!!! Depois e lampião com uma agenda escondida. E não treina as bolas paradas.,,bom assim de repente lembro me já de três golos de canto e outros tantos de livre nos últimos jogos…. Depois está muito calado no banco, bom eta o sa Pinto que gritava o jogo todo !!!! Só em três jogos este ano , três!!!!, vi uma equipa merecer ganhar mais o jogo do que nos, em Guimarães, no dragão em wolsburgo!!!! Em todos os outros jogos fizemos sempre mais do que suficiente para ganhar. Ontem dominamos , controlamos, fomos senhores do jogo praticamente o tempo todo , mas ainda assim o ms segundo a maior parte de vocês devia ter jogado com este ou com aquele. Em paços fazemos uma exibição fantástica, mas o ms foi o grande culpado da derrota porque tirou o slimani….eh pa não há paciência !!! E por causa de adeptos como vocês que na próxima época ao primeiro resultado negativo tudo vai ser posto em causa !! Vocês não gostam de estabilidade, o importante e que um tipo qualquer venha e ligo no primeiro ano seja campeão senão e uma merda !!!! E e este pensamento que faz que passemos a vida a trocar de treinador e resultados nem vê los nos últimos trinta anos
9 Abril, 2015 at 14:59
rjp999 respondo-te não porque me revejo neste perfil do teu comentário, mas porque já vi essa critica assim construída em alguns blogs no Universo Sporting.
Em primeiro lugar acho que todas as pessoas têm o direito a criticar, da mesma forma que acho que todas as pessoas devem fundamentar a sua critica e não criticar por apenas criticar.
Depois quer queiramos quer não treinar o Sporting não é treinar o Estoril, e achando eu o Marco um Bom treinador, não é nenhum fora de Série e tal como o Presidente que eu também admiro estão os 2 em processo de aprendizagem, não pensemos que são os supra-sumo das suas áreas, porque ambos cometem bastantes erros, e quem não os comete. Agora não me venham com a história que aquilo ontem estava controlado porque não esteve durante bastantes períodos do jogo ! E basta pensar nas 3 ou 4 ocasiões que eles tiveram para marcar e que o Patrício defendeu com excelentes defesas. Fomos perdulários e isso não é culpa do Marco, mas a passividade dele é outra das coisas que me irrita desde o inicio da época. Joguei futebol durante muitos anos, mas não vou usar isso como termo de comparação vou usar algo mais banal do dia-a-dia. Se tu tens um chefe que perante o teu trabalho, não mostra aquela fibra e aquela vontade quando está a ver que estás a fazer uma coisa mal, que não te chama a atenção quando não estás a atingir os objectivos, que não te puxa as orelhas quando erraste, qual vai ser a postura natural que vais adoptar ?? E a dos teus colegas que estão a ver isto, e que eventualmente te vão substituir na tua tarefa.
Posto isto acho que a critica faz parte do trabalho do treinador, e o nosso tem algumas que podem, devem e têm de ser feitas até para o seu próprio crescimento.
SL
9 Abril, 2015 at 15:20
Phil andamos a beber do mesmo porque também penso assim…
9 Abril, 2015 at 15:42
Feliz por saber que não estou sozinho ! xD
9 Abril, 2015 at 23:16
Criticar por criticar e fácil. Eu não consigo criticar um treinador que está a fazer mais do que aquilo que eu esperava no início da época atendendo a discrepância do nosso plantel face ao slb e fcp. A minha expectativa era ficar em terceiro e isso está conseguido . Nunca pensei chegar a final da taça quando no sorteio nos calhou ir ao dragão. Nunca pensei estar apenas com duas derrotas no campeonato, uma delas perfeitamente normal. Nunca pensei que no nosso grupo da champions apenas fossemos eliminados por um penalty inacreditável. Por isso, para mim marco silva faz muito com pouco , cometendo como todos nos erros no seu trabalho. E quanto ao jogo de ontem como adepto vi o jogo totalmente descansado, a equipa inspirou confiança e nunca vi em perigo a nossa qualificação
9 Abril, 2015 at 23:30
Os empates deixaram de contar?
9 Abril, 2015 at 23:33
E os empates de merda já estavas a contar com eles? Esperavas que nas duas únicas derrotas levares 3 sem apelo nem agravo? Só para colocar mais as coisas em perspectiva…
10 Abril, 2015 at 9:16
O problema é que para alguns só existe cultura de exigência em algumas situações !
Sim só perdemos 2 vezes. Mas numa delas senti-me humilhado, e tal como tu e a Maria disseram e os empates !?
Casa: Belém, Moreirense, Paços (6 Pontos),
Fora: Belém, Académica, Paços (6 pontos).
Só aqui estão 12 Pontos, sim se ganhássemos os jogos todos éramos por certo campeões, mas não acho admissível empates com equipas como estas principalmente os 6 pontos perdidos em casa !
Sim fomos prejudicados em alguns deles, mas peço desculpa por achar que equipas como essas em Alvalade devem ser engolidas pela nossa equipa, como foi o Guimarães.
Eu não digo que não gosto do MS, simplesmente acho que os aspectos que mencionei são criticáveis.
10 Abril, 2015 at 9:30
Por acaso quando escrevi nem me apercebi que a Maria tinha escrito minutos antes exatamente a mesma coisa em relação aos empates. Mas ainda bem. É que os empates (ainda para mais neste sistema de pontos) são uma meia derrota. Ainda para mais tendo acontecido alguns da forma que aconteceram.
Acho interessante que se comparem orçamentos e se diga que o Sporting está onde devia estar (terceiro) porque gastou metade do Benfica e um quarto do Porto. Claro que é importante, mas isso não explica tudo. Se fosse assim o Porto seria líder destacado no campeonato e nunca teríamos ficado em sétimo no annus horribilis ou o ano passado em segundo.
Ficarei sempre com a curiosidade de saber até onde poderíamos ter ido no campeonato, se tivéssemos feito melhor gestão do plantel… Mas isso nunca saberei.
SL
9 Abril, 2015 at 23:36
Para não falar de que nos podiam até ter marcado 20 penaltys nesse jogo. Bastava terem feito o que tinham a fazer contra os “Maribores” desta vida….
9 Abril, 2015 at 15:00
!!!! Só em três jogos este ano , três!!!!, vi uma equipa merecer ganhar mais o jogo do que nós. Em Guimarães, no dragão e em wolsburgo!!!!
Bem observado embora adicione o Chelsea aí tmb à lista.
9 Abril, 2015 at 15:03
O Phill bebe, bebe… mas “aguanta”!
Completamente de acordo…
Pior Phill, é quando tens um chefe que só faz merda, não realça o teu bom trabalho (que tu sabes que fazes) e depois ainda é gajo para te entalar… E não, não estou a falar agora de futebol nem do MS…
9 Abril, 2015 at 15:21
Bebe mas destila rápido ! xD
Não digo que o Marco não seja treinador para uns aninhos no Sporting (não posso garantir que não vai ser o nosso ‘Ferguson’), mas tem de melhor nesta sua postura na minha opinião.
E sim esses são os piores chefes !
9 Abril, 2015 at 16:50
É O QUE DÁ TER FARTURA e liberdade de expressão 🙂
9 Abril, 2015 at 17:00
Subscrevo por inteiro. O SCP nos últimos 13,5 anos teve 5 Presidentes, 15 treinadores e ganhou um campeonato e uma taça com Dias da Cunha( Boloni) e 4 taças com Soares Franco( P Bento), períodos onde houve mais estabilidade.Mas somos autofágicos. Temos um orçamento correspondente a 1/3 ou 1/4 dos concorrentes,temos a Arbitragem a dar colinho a outros e temos média adversa e queremos um treinador que faça milagres. Os milagres são raros e a frustração cresce. Realisticamente temos que alinhar os objectivos com os meios disponibilizados ao treinador. E se aferirmos o MS à luz da realidade parece-me que está a fazer um bom trabalho, não isento de erros porque não é infalível. Mas a Direcção também os cometeu na constituição do plantel saltando à vista as carências no eixo central da defesa agora ultrapassadas e a falta de alternativa a Slimani.Há décadas que assisto com tristeza a esta imaturidade muito nossa de querer sempre começar tudo de novo fazendo tábua rasa da estabilidade que é indispensável se quisermos ter sucesso. Tenho a percepção de que a instabilidade de treinadores, a continuar, e a falta de resultados dela decorrente,acabará por frustrar e contagiar o Presidente o que seria trágico para o projecto de um projecto tão promissor.
9 Abril, 2015 at 14:34
As vitórias e os títulos trazem tranquilidade, calma e confiança.
Mesmo sem “nota artística”, fizemos o que tínhamos a fazer. Antes isso do que jogar bem e sermos eliminados.
Mas lá que eu gostava que a equipa do Sporting entrasse em campo de maneira a demolir os adversários, lá isso gostava. A mudar aos 3 e a acabar aos 6.
Quanto aos 16 mil… Não pude estar presente por morar a 300 km de distância e estar a duas semanas de um exame importante. Se pudesse teria ido. Mas acho vergonhoso. Se o Sporting der prioridade a quem esteve presente para a aquisição dos bilhetes para a final terá toda a minha compreensão. Mas não acredito que se faça assim, porque o Sporting se arriscaria a perder receitas. É que nem todos os adeptos pensam primeiro no clube…
9 Abril, 2015 at 17:32
para isso dos bilhetes correr bem é simples: limitar o nr de bilhetes para as claques, dando lhes por exemplo um terço dos bilhetes sendo que os outros 2 terços têm como destino os adeptos e sócios
9 Abril, 2015 at 14:35
Minuto 41:
Zainadide rasteira JM , penalty ou não ?
Para o Jorge Coroado é penalty e passo a citar:
“depois de JM chutar foi tocado pelo defesa, estando a bola ainda em campo é penalty”
Concordo com a argumentação por isso não percebo como é que o Pedro Henriques diz o seguinte:
“o contacto existe mas já depois do JM chutar e estar a cair….não é penalty”
Por outro lado o José Leirós tmb faz referência que a bola já ia sobre a barra por isso não é penalty.
Estive a ver o lance e a bola no momento da carga está ainda muito antes da pequena area….e se tem ido à barra e voltado para tras ? já marcavam penalty ?
Ou seja podemos dar porrada a alguém se já for a cair ou se já tiver chutado a bola ! Já agora PH, já alguem te disse que o teu penteado é ridiculo ?
Quanto a mim é um grande penalty que fica por marcar pois a argumentação do Jorge Coroado é realmente válida e a entrada a pé juntos até deveria ter dado cartão laranja !
9 Abril, 2015 at 14:43
Aqui, meu caro, só há uma coisa para reter dessas opiniões: É isto o sistema!
Cada um tem a sua opinião e que se fodam as leis do jogo!
É assim… Era de esperar que o Leirós dissesse algo diferente???
O Coroado é uma vitima eterna da Azia de Chaves…
O Pedro Henriques é vitima… do mau gosto! É o sucessor do Goucha…
9 Abril, 2015 at 16:53
na minha opinião.
era pontapé de baliza e cartão amarelo ou vermelho pela falta/agressão.
O Sr arbitro não viu nada…paciência…. estamos tão habituados a ser “comidos de cebolada” que já só me esºanta o Sr arbitro não nos ter anulado o golo??!! Juro que achava que ele ia anular!
9 Abril, 2015 at 17:15
E uma atenção especial à sporttv que não mostrou esse lance nas repetições da primeira parte.
Ainda se queixam da boitv
9 Abril, 2015 at 14:37
Cherba, faltou falar do corte incrível do jefferson que tinha a “agravante” de estar a jogar contra o seu sucessor e infinitamente melhor “Marçal”. Que sorte que esse fantástico defesa esquerdo teve em “escolher o Benfica no sprint” horas antes de jogar contra nós.
9 Abril, 2015 at 14:39
O Marçal já veio dizer que não assinou nada com ninguém. Não acreditem em tudo o que as bostas dizem.
9 Abril, 2015 at 14:40
Claro que não acredito, mas não deixa de ser irônico a suposta venda 1 dia antes do jogo…
9 Abril, 2015 at 14:46
Ontem tomei especial atenção ao Marçal e não fiquei impressionado….O gajo do paços é português e não deve ser pior.
9 Abril, 2015 at 15:19
De todos o que gosto mais é do do Marítimo…Raçudo, defende bem e tem um cruzamento cuidado…não tão bom como o Jefferson mas bastante bom! Do que vi…foi o que gostei mais…
9 Abril, 2015 at 14:47
Eu, como, escrevi, vou abster-me de comentar opções tecnico táticas.
Que foi isso que me chateou ontem, não foi a (falta de) atitude de nenhum jogador.
Ando azedo.
E não é com os jogadores, nunca poderá ser, excepto faltas de respeito à elias, lábia(d)s (já decidi que lhe vou dar uma hipotese de mostrar arrependimento mas terá de comer muito para vibrar com ele), faltas de respeito à Sli$ e Jeff, nao ponho no mesmo saco, pois estes correm!!
Como pode ser com os jogadores? Se nem sequer nos entendemos relativamente a um jogador como o AM!
Esse azedume, não traz nada de positivo, por isso vou abster-me de comentar e tentar nem sequer pensar nisso, apenas tentar disfrutar os jogos que faltam do campeonato. Até porque, por mais caralhadas e dizeres de são todos uma merda, vou ressacar uns meses enquanto não começa a próxima época!
Como vou conseguir?
Vou acreditar que há muita coisa que eu não sei , logo a minha análise pode não ser correcta por falta de dados.
Vou confiar em quem tem dado todas as razões para isso.
Vou manter a fé de celebrar um título esta época (pelo menos será real e não “ajudado”).
Vou acreditar que a não evolução da equipa (para não dizer mesmo retrocesso) terá razões fortes e que eu desconheço.
SL
9 Abril, 2015 at 15:18
Fomos uma equipa solida mas que ainda assim concedeu demasiado espaço para o Adversário sonhar…esta era uma eliminatória para controlar o jogo a 100% e reduzir o risco potencial a zero e mesmo assim houve passes à queima, escorregões comprometedores e desequilíbrios a meio campo que poderiam ter sido fatais!
Individualmente,
O Rui Patrício foi gigante…mais uma vez! Nunca saias Rui! Serás o pilar da nossa equipa para as próximas gerações, o cimento entre os tijolos!
Os laterais tiveram bem…defensivamente certinhos, ofensivamente os centros nem sempre lhes saíram mas estiveram activos e deram muito trabalho aos extremos!
Os centrais tiveram imperiais, fora uma deficiente cobertura na primeira parte quando acho que foi o Paulo Oliveira saltou á bola mas depois o Ewerton não acompanhou devidamente o avançado (embora me parecesse Fora-de-jogo…)! Fora isso parece estarmos a formar uma tripla de centrais que me faz descansar para os próximos anos (e nem vou juntar aqui a minha outra esperança…o Semedo…)! Quem diria no principio da época que hoje teríamos este descanso futuro…
No meio campo algum risco desnecessário…por vezes o Puzzle não encaixou bem…era jogo para o Adrien se aproximar do William e não para andar com corridas acima e abaixo…estando fisicamente desgastado esta correria do Adrien acaba por lhe tirar algum discernimento! Assim houve ocasiões em que o William ficou muito sozinho e poderia ter sido bem mais problemático! O João Mário também parece não estar a atravessar um grande momento! Não acho que seja uma questão de fadiga (como o Adrien), apenas um momento de forma mais abaixo, que junto ao facto de ele nunca ter jogado ali evidenciam mais ainda as suas dificuldades!
Os extremos agitaram…mas o Carrillo sempre melhor que o Nani! Deu sempre melhor sequência aos seus lances! Notasse que o Nani percebe bem os tempo de jogo, quando temporizar, quando parar e quando partir para cima mas ele tem estado em baixo de forma ultimamente, a pressão é muita e a sua técnica não tem desequilibrado tanto! No entanto aquela cabeça é MUITO importante em campo e foi isso que o manteve em detrimento do estoirado Carrillo…mesmo que na altura tenha mandado um “FODASSE Ó SILVA…ESTÁSS A BRINCAR CRL!!!” agora mais a frio…percebo….
O Slimani foi um misto de Éder com Purovic! Perdulário na hora de finalizar (embora encontrasse os espaços e conseguisse a finalização…que o Purovic nem isso) e uma lata de pepsi gigante com 2 paus a fazer de pernas cada vez que a bola andava por ali…É de facto muito penalizador que com a nossa forma de jogar não tenhamos ido buscar um “Slimani” em vez de um “Montero”…seria muito mais interessante para o nosso futebol!
O Mané entrou com vontade mas no meio de tanta caçetada foi basicamente mais saco de pancada que jogador, o Martins veio restabelecer o equilíbrio e cerebro ao meio campo, tendo sido (para mim) a substituição que matou definitivamente o jogo a nosso favor! O Tanaka entrou para a Festa!
9 Abril, 2015 at 15:28
Ontem estive, como habitualmente, em Alvalade e deixo-vos com alguns pensamentos próprios:
– a equipa entrou adormecida e com falta de intensidade, melhorámos bastante com o desenrrolar do jogo e assim que conseguimos definir o ritmo que queríamos para o mesmo (o que para mim apenas aconteceu verdadeiramente na 2.ª parte), dominámos por completo e o golo da vitória só pecou por tardio;
– até lá, levámos 2/3 sustos por culpa própria, deixando a equipa do Nacional a acreditar nas palavras do seu treinador de que era bem possível vencer em Alvalade (algo que, btw, nenhuma equipa nacional conseguiu fazer esta época);
– a nossa equipa mudou ao longo da época a sua forma de jogar, passando de um mix frenético de jogadas interiores e exteriores, para um jogo lento e previsível pelas alas, que culmina quase invariavelmente com cruzamentos mal feitos para a área adversária;
– ganhámos alguma solidez defensiva, perdemos rasgo individual e a capacidade de desequilíbrio ofensivo que nos tornavam uma equipa constantemente perigosa e capaz de resolver os jogos a nosso favor logo desde início (o que se pede de um Grande);
– esta troca implicou, no meu entender, que o treinador abdicou das suas convicções e ideias de jogo, para tentar ser mais resultadista. Tenho a informar que não resultou e que isso é o que o LJardim sabe fazer e bem;
– SE tivesse apostado num trinco capaz de ser trinco ( o WCarvalho da época passada também servia) e SE tivesse apostado mais cedo na melhor dupla de centrais (o Ewerton não conta), se calhar não tinha sido necessário alterar nada;
– SE não jogassem sempre os mesmos, a equipa podia estar muito mais fresca fisicamente e o plantel, no geral, muito mais motivado e confiante das suas capacidades;
– SE não for capaz de mudar, vai ser difícil a equipa melhorar na próxima época;
– o Rui ontem voltou a calar muita gente e o Slimani só passou de bestial a besta para quem não percebe nada de futebol;
– O JMário, ou qualquer outro jogador do SCP (AMartins, Nani, etc…), ser assobiado quando dá e deu o litro dentro de campo (mesmo não fazendo uma boa/grande exibição), é algo que não consigo sequer conceber que aconteça, quanto mais adjectivar ou sequer comentar;
– na Sul não se assobiam nem insultam os nossos jogadores, apoiamo-los do princípio ao fim, ao contrário de outras bancadas de Alvalade (ainda ontem mandei logo meia dúzia para o c****** por ensaiarem assobios ao Nani!);
– isto não quer dizer que não se mandem caralhadas quando se falham golos isolados ou de baliza aberta, ou quando não se mete o pé na disputa dos lances, quando se anda em vez de correr, ou quando se teima em jogar sempre com os mesmos e da mesma forma;
– passados esses momentos de desabafo (e se eu também os tenho!), eleva-se a voz para cantar mais alto o nome do Sporting, erguem-se os braços para bater palmas e acredita-se do fundo do coração e da alma leonina que vamos ganhar…e ontem ganhámos;
– 16 mil nas bancadas numa meia final em Alvalade…grande apoio do princípio ao fim (dos melhores apoios da época, na minha opinião), a mostrar aos jogadores quem está SEMPRE com eles: poucos (ou nem tanto) mas FANTÁSTICOS!!!;
– saí de Alvalade sem pensar na exibição, feliz com a passagem à final, e a cantar #Ao JamorEuVou em uníssono com centenas de Leões!
SL
9 Abril, 2015 at 15:53
“– O JMário, ou qualquer outro jogador do SCP (AMartins, Nani, etc…), ser assobiado quando dá e deu o litro dentro de campo (mesmo não fazendo uma boa/grande exibição), é algo que não consigo sequer conceber que aconteça, quanto mais adjectivar ou sequer comentar;”
Não me parece que os assobios fossem para o João Mário mas sim para a substituição em si, apesar do JM estar uns furos abaixo.
SL
9 Abril, 2015 at 15:31
Cherba, respeito o teu post anterior (o qual não tive oportunidade de comentar e como tal comento aqui) mas acho que é preciso não sermos fundamentalistas. Acho que não é por o tasqueiro A, B ou C mandar umas caralhadas ou mesmo dizer mal de um jogador durante o jogo que é menos sportinguista do que o tasqueiro X, Y, ou Z. No meio do nervosismo de um jogo, um gajo escreve coisas e por vezes são mal interpretadas. Já me aconteceu isso a mim próprio nos 2 sentidos. Escrevi algo que interpretaram mal e também já interpretei mal algo que outro tasqueiro escreveu. Acho que tem de haver um “desconto” pois todos nós que amamos este clube, durante os 90 minutos muitas vezes deixamos de ser aqueles gajos racionais e descontrolamo-nos emocionalmente.
Quanto ao jogo, a tua crónica está bem conseguida, mas eu não gostei do nosso jogo ofensivo, nomeadamente da exibição do Slimani. De resto concordo com o que já foi dito aqui. Existem vários jogadores desgastados muito por culpa da gestão de MS. Não gostei da eterna saida do Carrillo quando estava a ser um dos melhores no ataque. MS tem errado nestes aspetos, mas se me perguntarem se quero começar 2015/16 com MS assino já por baixo. Para mudar só para melhor. A estabilidade dá frutos desde que exista qualidade e confiança.
O que eu gostei do jogo: Essencialmente da dupla de centrais e do resultado que nos permite ir ao Jamor.
9 Abril, 2015 at 15:31
Alguém tem informação sobre o dia e hora do jogo com o Boavista? Incrível como uma semana antes ainda não se sabe sequer o dia do jogo…esta liga é mesmo amadora…
9 Abril, 2015 at 15:35
o próximo jogo do Sporting é em Setúbal, domingo, às 19h15
9 Abril, 2015 at 15:38
Apito a cargo do Olharápio…
Vai ser nitidamente um jogo tranquilo…
9 Abril, 2015 at 15:40
O que vale é que os amarelos não acumulam para a Taça de Portugal.
9 Abril, 2015 at 15:41
Sim, eu sei Cherba. Queria mesmo saber do jogo com o Boavista em casa para organizar a minha vida durante o fds e não faltar. Se repararem as outras ligas anunciam os calendários detalhados com várias semanas de antecedência e a nossa só o fazem geralmente uma semana antes.
9 Abril, 2015 at 16:02
De facto, é uma merda!
Um gajo como eu, que mora longe até pode querer organizar a sua vida para ver o grande e fica sempre sujeito a estas merdas.
Vou dar um exemplo. Esta semana fiquei a saber que comprando bilhete de CP com 5 dias de antecendência, temos 40% de desconto… ora, para mim, seria ir a lisboa quase a metade do preço… o que faz pensar em ver o GRANDE AMOR!
mas depois, o que acontece? Compro bilhete para que horas de ida e volta?! Dasss… no mínimo preciso saber com uma semana de antecedência, senão… nicles, batatóides!
Eu gostava muito de saber porque não se agendam as porcarias dos jogos… Tudo bem que no inicio é “complicado” pois há muitos jogos da UEFA e CL… mas, porra, orientem-se… Nem todos tem BMW’s ou Mercedes à porta para fazer 500 kms (€€€!!!) por jornada para acompanhar futebol…
9 Abril, 2015 at 16:13
Infelizmente em Portugal os adeptos que querem ir ao estádio são muito mal tratados e a liga está mais preocupada em defender os TPOs. Uma desculpa que poderiam utilizar é que os horários estão dependentes da sporttv, que por sua vez está dependente dos horários dos jogos das ligas que transmitem, mas se formos verificar as ligas espanhola, alemã, francesa e italiana já têm os jogos agendados até ao início de Maio. Por isso, tenho alguma dificuldade em entender porque não facilitam a vida das pessoas que gostam de ver os jogos ao vivo…às tantas a intenção é precisamente incentivar as pessoas a ficarem em casa e pagarem as subscrições dos canais desportivos.
9 Abril, 2015 at 16:52
Admira-te… acho que não estás muito longe da verdade.
Afinal, que interesse tem a liga em ter muita gente nos estádios?
O parente pobre deste futebol-merda em que estamos mergulhados é o adepto… aquele que realmente “cares about football”…
9 Abril, 2015 at 15:42
O 1º objetivo (chegar à final) está cumprido e há que dar os parabéns aos intervenientes (e já agora aos 16 mil… que tristeza de casa…)
O Cherba é o maior! Para ele o copo está SEMPRE meio cheio! Gabo-te nisso.
Gostava muito que o Sporting conseguisse a estabilidade técnica que há muito venho querendo mas infelizmente não me parece que seja com este senhor, Marco Silva. E nem me vou alongar a fazer considerações ou a dizer o que acho sobre ele.
Alguém referiu, aqui em cima, o que me parece óbvio (e que o senhor… não vê): falta alguém para aproveitar as bolas ganhas pelo Slimani! Porra! É assim tão difícil de perceber?! Não, não é! O João Mário é para jogar a 8 nos jogos onde é preciso atacar mais e o Adrien nos jogos onde é preciso defender mais (e o Wallyson a tentar perceber o porquê de ainda não ter contado para o senhor…). A 10 é para jogar o Montero ou o Gauld, caralho!
O Nani… não percebo… juro que não percebo! Como é que existe gente que o está sempre a criticar?! Fodasse! Nem vou justificar o porquê de dizer isto (é que é tão óbvio!). Nem para nós somos bons… o gajo com 18 era assobiado e criticado… saiu… voltou aos 27 e também é assobiado e criticado… não há pachorra!
E não estou a dizer que o homem não falha, não erra… não se engana! É claro que sim… que eu saiba ele não é um robot.
SL
9 Abril, 2015 at 15:57
Eu gosto de MS e julgo que estamos muito bem servidos 😉
9 Abril, 2015 at 16:34
São opiniões e todos temos direito a tê-las. 😉
9 Abril, 2015 at 23:36
A fé move montanhas… Neste caso que mova apenas o Jamor e o resultado do campeonato até ao terceiro lugar. É o máximo que podemos esperar… e não ficar a uma distância considerável das nádegas.
9 Abril, 2015 at 15:55
Eu também vi mais ou menos esse jogo.
E acho que se o Slimani não tem falhado sobretudo o primeiro lance (em que está totalmente sozinho e livre de marcação) tínhamos ganho tranquilo.
Mas falhou.
E se não fosse o Patrício…nunca se sabe o que poderia acontecer.
Percebo que queiras ver o lado positivo. E acredita que vi algumas coisas positivas também mas é impossível não ficar agastado com tamanha ineficácia.
Quem me conhece e já falou comigo de futebol e do Sporting sabe que não gosto do Slimani. Por vários motivos, entre os quais não ser o matador que muitos querem fazer ver. Ontem isso ficou mais uma vez provado. E como com os pés não é um prodígio nem é um matador, fica-se por um lutador (característica que em muito lhe valorizo e que em muito falta a outros).
É um avançado razoável mas, para mim, não chega. Se 10M€ é um bom valor de venda?! Excelente! Para mim não vale tanto.
2 primeiras épocas em Portugal
Liédson – 83J / 7154M / 54G / 0.65GpJ / 132MpG
Ricky – 88J / 7400M / 45G / 0.51GpJ / 164MpG
Montero – 65J / 4128M / 26G / 0.40GpJ / 159MpG
Slimani – 59J / 3414M / 22G / 0.37GpJ / 155MpG
Claro que olhando à frieza dos números, Slimani é dos melhores da década (a pior da nossa história).
Para mim, continua a ser inferior aos outros 3 nomes que apresento.
Liédson e Ricky suportaram épocas muito mais longas e desgastantes com melhores resultados.
Montero continua com números semelhantes ao argelino mas é sempre apontado como segunda escolha perante o insubstituível magrebino.
9 Abril, 2015 at 16:29
É difícil perceber a avaliação interna que se faz do Slim tendo em conta o que se diz dele, e se formos a ouvir os comentadores, ele é uma espécie de Jardel.
A olho nú, sempre me pareceu um avançado forte e batalhador mas com boa visão de jogo e espírito de entreajuda. Assim mal comparado, um Helder Postiga (cruzes credo) com 1,90m, mas que não falhava golos feitos. Nunca me pareceu um pta de lança. A comparação com o Wolfswinkel ainda permite por mais a nú a falta de escola do Slim em termos de movimentação dentro da área e qualidade de finalização, em especial de cabeça, onde me parece que seja fraco.
Aliás, o não ser pta de lança até se estende aos outros dois, Montero e Tanaka; são três que me parecem bem melhores escolhas para formar dupla e não serem deixados ao abandono num 4-3-3. Em especial o Japonês; é nítido que com espaço aquele pé esquerdo fazia dano, mas quando o jogador mais próximo é um extremo ou um JM/AS que, pese embora os últimos dois jogos, raramente aparecem ao lado do pdl a não ser para tentar finalizar cruzamentos…
Montero continua a ser um caso dos X-Files. Aquele que chegou ao Sporting como se fosse uma cópia a laser do Liedson e agora joga como joga…
9 Abril, 2015 at 16:52
Slim é um ponta-de-lança…só que mediano para quem tem como objectivo ser campeão em 4-3-3.
Montero, X-Files à parte, parece-me um jogador mais fraco psicologicamente (dos três que fazem parte do actual plantel é, talvez, o que tem menos auto-estima) e menos agressivo defensivamente. Em tudo o resto é mais forte que os outros dois. Devido à sua baixa-auto-estima precisa de se sentir importante. É de “mimo” que ele precisa para ser mais acutilante e interventivo (e, consequentemente, menos amorfo). Nunca jogou em ‘futebóis’ com o ritmo competitivo da Europa e isso também o prejudica. Acho que Montero, esta época, tem sido mal gerido em termos psicológicos. Sofre do estigma “Faça eu o que fizer, o outro é que é o indispensável” e isso prejudica qualquer um.
Marcou 3 golos em Janeiro, na ausência do Slimani. Daí para cá, Slimani também só fez três golos. Mas a ideia que nos querem vender é que o Montero falhou na ausência do Slimani.
É falso e manipulador.
9 Abril, 2015 at 16:57
Isto. Basta ver que ha muita gente que ja vendeu o Montero e que acham Slimani indispensavel.
9 Abril, 2015 at 17:04
Mas como é que se vende “este” Montero, alguém me explica???
9 Abril, 2015 at 17:09
Este só em saldos.
Mas eu acho que precisamos dele…recuperado 😉
9 Abril, 2015 at 17:13
“Este” não o vendem de certeza…
Chamem o Dr. Phill, o Nuno Graciano ou o Gustavo “das palestras motivacionais”… não sei… façam alguma coisa com o rapaz!
ASAP…
9 Abril, 2015 at 17:23
Eu nao o vendia. Vendia o Slimani.
9 Abril, 2015 at 17:38
Quando se diz que o MS potenciou o Carrilo e o João Mário, é preciso ver que talvez tenha desvalorizado o Montero e o Mané. Só para dar dois exemplos… Acho o Montero em baixo, mas o potencial está lá…
9 Abril, 2015 at 17:42
O Montero ontem aqueceu “quase” 45 minutos. A 5 minutos do fim, entra Tanaka.
Dá cá uma moral…..
Enfim….
Agora estou numa zen… no stress…. 😉
9 Abril, 2015 at 18:12
🙂
Já me fizeram pior e nem te digo o que me apeteceu fazer ao gajo.
9 Abril, 2015 at 16:45
Subscrevo.
Slimani tem jogadas que me desespera (o meu irmao que o diga) e nao o considero insubstituivel. Alias para mim nao era titular.
Continuo sem perceber o porque de se ter jogado para o Montero como se este fosse o Sli.
Alias, acho que o que se perde intensidade com o FW ganha-se em imprevisibilidade e oportunismo. E acho que com ele em campo Nani, AC e JM tinham mais golos.
9 Abril, 2015 at 16:56
Meu rico Van Wolfswinkel…
O ÚNICO PL que tinhamos e mesmo sendo a sua primeira experiência fora de casa, com planteis merdosos e onde não tinha (então na 2ª época!) quem rivalizasse com ele… 2 anos… 45 Golos!!! Havia quem lhe chamasse borboleta… Dasssss!
Acabo como comecei: Meu rico Van Wolfswinkel…
9 Abril, 2015 at 16:58
E ainda por cima foi empurrado para Inglaterra, para um clube de terceira linha e para pagar salários.
Deve estar pouco arrependido de ter cedido à pressão.
9 Abril, 2015 at 17:03
Venda do caralho… mais uma que podemos agradecer ao Godo!
Agora está no Saint Etienne… e a coisa também não lhe estão a correr por ai além!
Enfim… Loss/Loss situation…
à la “El Godo!” pois então…
9 Abril, 2015 at 16:59
Ele que volte.
9 Abril, 2015 at 17:08
o plantel não era assim tão merdoso: matias, elias, rvw, schaars, joao pereira, carrillo, patricio, etc. como aliás, se viu no primeiro terço do campeonato.
foi mal trabalhado e o clube estava numa roda viva de instabilidade directiva.
9 Abril, 2015 at 17:12
Elias caiu a pique…
Schaars para mim uma ENORME desilusão…
Matias… enfim, o de costume… em cada 5 jogos, fazia um bom/razoável, um jogo merdoso e 3 parado/lesionado…
Carrillo inconstante…
João Pereira instável…
E em relação ao Lobito, ele na 2ª época simplesmente era o ÚNICO PL “disponível”… não tinha qq concorrência.
Eu fiquei fodido de vê-lo sair… Valer 45 golos em duas épocas?! Ui… bom, bom é o Slimani… ai, ai…
9 Abril, 2015 at 17:16
tinhas o insua, capitão américa, rinaudo e o capel cheio de moral.
o paulo bento teve piores planteis e ganhou títulos…
9 Abril, 2015 at 17:19
O Insúa é que podia voltar para o lugar do Jeff…e talvez ainda ajudasse o Jonathan a crescer.
9 Abril, 2015 at 18:24
Isso, isso, isso!!!
Ja me lembrei dele tantas vezes. Vendido por tuta e meia!
9 Abril, 2015 at 18:42
Insua era de valor… agora não sei se sofreu do “efeito borboleta”… não sei qual é a forma actual do rapaz.
Mas eu era fã do Insua…
9 Abril, 2015 at 17:21
Claro que para voltar não voltaríamos a pagar-lhe o mesmo que cá recebeu na primeira passagem.
Acaba contrato em Junho.
9 Abril, 2015 at 17:23
Venha.
9 Abril, 2015 at 17:34
Matias foi queimado pelo losango do PB.
9 Abril, 2015 at 17:18
O plantel não era merdoso, analisando a qualidade individual.
Como equipa não existíamos.
Crescemos naquela série de 10 vitórias consecutivas, onde baqueamos no galinheiro depois de termos dado um baile nas galinholas mas termos falhado golos isolados (curiosamente o Elias), mas depois fomo-nos abaixo porque era cada um por si. Compramos uns 20 jogadores nessa época e não haviam rotinas, amizade ou entreajuda.
O plantel deste ano é muito melhor!
Ah, e o Elias é o jogador da distrital mais caro de sempre. Só eu sei o que me irritava vê-lo chegar primeiro às bolas para depois fazer um corte à distrital, para a bancada. Fraquíssimo jogador!
9 Abril, 2015 at 17:03
Analisando friamente a questão, temos 2 bons avançados (deixo o tanaka de fora), que valem 10/12 golo por ano.
Para ser campeão em Portugal, neste momento não chega. A não ser que Jackson não seja bem substituído e o Jonas não fique. Precisamos de um ponta-de-lança que valha 20/25 golos. Tipo Liedson. Com ele nesta equipa, acredito sinceramente que éramos campeões.
9 Abril, 2015 at 17:10
Com Liédson ou Ricky, estaríamos na luta pelo título. Quase de certeza!
9 Abril, 2015 at 17:24
Melhor Ricky…e digo mais..Ricky e compativel com Slimani…isso sim 4-4-2 com Sli e Ricky…
9 Abril, 2015 at 17:40
esse dois juntos não valem um jogador de futebol
9 Abril, 2015 at 18:13
No plantel actual, são mais compatíveis Mané com Montero do que Montero com Slim.
Isto mantendo o esquema actual.
9 Abril, 2015 at 19:14
Ricky fez mts vezes dupla de ataque com 1 sujeito chamado Demouge 1,9m (o slimani do utrecht em 10/11)…
Convinha saberms do q falamos antes de falarmos….
9 Abril, 2015 at 22:10
Mas alguma vez o Jonas é melhor que o Montero?
Tomara o Jesus ter um Montero que ias ver por quanto era vendido.
O problema é que não temos sabido aproveitar as características do Montero, o futebol com pinheiros não pode ser o mesmo com monteros!
9 Abril, 2015 at 16:23
Ser GR é f###o. Se defende, não fez mais que a sua obrigação. Se deixa entrar, é porque podia ter feito mais. Nunca tem mérito, apenas culpa.
Se um avançado mete uma bola impossível e falha outra de baliza aberta é heroi. Se um GR faz uma defesa impossível e deixa entrar uma fácil, é um nabo.