Muito se tem falado sobre a próxima época, graças às constantes notícias que colocam os nossos jogadores na ribalta, e da renovação de alguns dos membros mais valiosos do nosso plantel, com Carrillo à cabeça. Mas pouco é o tempo em que paramos e analisamos a situação em que se encontra um dos membros mais antigos do nosso clube, Cédric Soares.
Miguel Lopes foi chamado e correspondeu, disso não temos dúvidas. Lopes era tudo menos um dos meus favoritos, pode dizer-se que era o oposto, mas provou a todos que estavam errados ao se apresentar em campo com qualidade, segurança e muita ajuda no ataque. Mas, o facto de atribuir mérito ao Miguel Lopes pelo seu momento de forma não quer dizer que me esqueça do nosso verdadeiro titular, pela terceira época, de seu nome Cédric.
O nosso 41 comemorou esta época o 17º ano de ligação ao Sporting Clube de Portugal. Foi sempre uma espécie de “patinho feio”, que nunca mereceu grande destaque na imprensa nem entre adeptos. Cumpria a posição, cometia os seus erros mas, a cima de tudo, nunca foi um problema e sempre uma solução. Renovou depois de um empréstimo à Académica, numa altura em que Adrien era a novela de Verão, e nem aí se atribui grande importância aquele gesto. Começou como titular, teve de cair, regressar mais forte e tornar-se um dos indiscutíveis ao serviço de Leonardo Jardim.
Foi assim que chegou à selecção nacional e rapidamente rotulado pela opinião pública de “flop” ao serviço das Quinas. Tudo porque num jogo foi só “um bocadinho melhor” que o picanhas Eliseu. Como sempre fez na sua carreira, caiu, lutou e voltou a ser internacional para descontentamento dos adeptos de Bosingwa (a sério?). E em todo este processo, Cédric mostrou uma raça incrível e uma maturidade enorme para um jovem de 22/23 anos. E durante todos estes anos, como pano de fundo, um respeito enorme pelo Sporting Clube de Portugal.
Suponhamos que é verdade, que Cédric quer mesmo aqueles 550 mil euros por ano para renovar. Isso é metade do que recebe o Patrício ou o Capel e quase metade do que recebe Adrien e Miguel Lopes, por exemplo. E supondo agora que o Sporting achará que é demais e não está disposto a oferecer isso ao atleta que formou. Então será o mesmo Sporting que tem de acabar toda esta relação de quase décadas em bem. Assumir que financeiramente esse esforço não é possível e aceitar que o jogador possa dar um passo diferente na carreira.
Não sei Cédric vai marcar a história do Sporting, ou se pretende mesmo ficar, mas sei que o Sporting marcou mais de dois terços da sua vida. Sei que não é menos sportinguista de muitos que são louvados por isso. Nunca “chorou”, nunca criticou, nunca lavou a roupa suja na imprensa e representou sempre aquela camisola com o que tinha e podia. É um filho da casa e possivelmente o melhor lateral direito em muitos muitos anos a sair de Alcochete. Sei que tem tudo para ser o melhor lateral português, se lutar e trabalhar para isso.
Por tudo o que mostrou em campo e pela gratidão com que usou a nossa camisola, merece aquele carinho extra que damos a um amigo que conhecemos desde crianças. Merece ficar e voltar à titularidade. E, se for embora, merece sair sem palavras de ódio da nossa parte.
14 Abril, 2015 at 8:07
Completamente de acordo, sendo que, neste momento, a única certeza é a continuidade de André Geraldes. O próprio Miguel Lopes terá que dar continuidade ao esforço financeiro para ser opção na próxima época.
Quanto ao Cédric, nem vou dar-me ao trabalho de discutir valores que considero normalíssimos. Apenas sublinhar o pedido de respeito que é feito no post.
14 Abril, 2015 at 9:38
Se o rapaz assinar pelos corruptos do norte ou pelos do sul quero ver essa tolerância. Eu quero respeitar porque tb acho que merece mas se acontecer o q eu escrevi antes, para mim será tolerância zero, tipo IP3.
14 Abril, 2015 at 10:40
Graças a Deus já nao estamos no tempo da outra “senhora”
Relax
14 Abril, 2015 at 10:51
A ver vamos Tadeu, eles andem aí!!! O bufas e o orelhas andam mortinhos por uma situação destas!
14 Abril, 2015 at 8:14
Apenas para vos dizer Bom Dia…
Um abrtaço do Max para todos/as…!!
SL
14 Abril, 2015 at 8:23
Bom dia. Sinceramente não achei um exagero o pedido de 550 mil por ano tendo em conta a realidade financeira de outros jogadores do plantel. Acho até estranho que a ser esse o caso Cedric não mereça pelo menos o banco e pareça antes ter sido castigado. Nada tenho contra um atleta filho do clube que, podendo ainda evoluir, tem mais que qualidade para ficar. A não ser que estivesse a pedir loucuras, não parecem existir razões para que não renove. No passado trataram-se melhor jogadores que vieram de fora e que não sentiam a camisola como os da casa. Além do Cedric estou ainda mais preocupado com o Carrilo como referi ontem… aguardemos. SL
14 Abril, 2015 at 8:36
Até agora e nestes dois ultimos anos, a direção (este presidente) nunca nos deixou ficar mal no que toca a renovaçoes e vendas por isso estou tranquilo. Por mim cedric tem todas as condiçoes para renovar. É jovem, longos anos no clube, e portugues.
Nao sabemos qt está a pedir e não vale a pena especular sobre isso.
Tenho a certeza que o Bruno decidirá pelo que será o melhor para o clube.
14 Abril, 2015 at 8:38
E tambem acredito que o Cedric não estará a pedir este mundo e o outro pois conhece a situaçao do clube.
14 Abril, 2015 at 10:38
É mais por aqui!
Há uma grande diferença entre o que se fala aqui e a realidade.
E a confiança na direcção é total…. Logo é esperar para ver.
Se ambos quiserem o mesmo vao com certeza chegar a uma conclusão benéfica para o Sporting Clube de Portugal.
14 Abril, 2015 at 8:56
O Cedric é um poço de força e um pulmão que nunca esgota, luta que se farta… só considero que os centros para a área adversária poderiam ser melhores, é que ele centra imenso, mas a bola ou não vai bem ou vai para a outra linha. Se quiséssemos comprar um igual tínhamos de gastar um dinheirão… 550 mil… valorize-se a prata da casa que também merece.
Por mim a sair, só por muito dinheiro…
14 Abril, 2015 at 9:00
Não é dos meus jogadores favoritos, confesso, permitam-me até a comparação, faz lembrar-me um pouco o Abel, cruza mal, ataca menos que o ML e não tem altura, mas, uma coisa abona a seu favor, tem garra e crer, isso não tenho a menor dúvida do seu profissionalismo!
Se é bom negócio renovar com ele ou não? Sinceramente é para o lado que durmo melhor, se sim fico contente, se não também não fico triste temos neste momento um lateral que nos dá outro tipo de profundidade e depois ainda há o A. Gerardes na B.
14 Abril, 2015 at 10:23
cruza mal? ataca pouco? não deves estar a ver bem os jogos do cedric. ao contrário do lopes o cedric consegue arranjar sempre uma solução quando tem a bola, nao se limita a mandar uma biqueirada pa frente quando está pressionado. e o cedric só não tem as mesmas assistências que o jefferson porque os avançados não as conseguem meter lá para dentro, uma vez que ambos os laterais metem uma bola redondinha para golo pelo menos 2 vezes por jogo
14 Abril, 2015 at 10:32
Acho que as principais diferenças entre o Lopes e o Cedric são a experiência (a favor do Lopes), o pulmão (a favor do Cedric), a velocidade (a favor do Cedric) e jogo de cabeça (a favor do M. Lopes)!
De resto bastante parecidos…ambos cruzam relativamente bem mas deviam cruzar melhor, ambos têm raça, ambos defendem relativamente bem embora ambos façam faltas desnecessárias em demasia, ambos rematam bem…
14 Abril, 2015 at 11:59
Tiago acho que os cruzamentos do ML são mais tensos e com mais intencionalidade, é rara as vezes que os cruzamentos do Cedric saem bem, ou são muito baixos ou saem muito largos. Em termos defensivos considero o Cedric mais forte no um contra um perdendo apenas nas bolas aéreas, como seria de esperar.
14 Abril, 2015 at 16:07
cruza mal sim
14 Abril, 2015 at 9:04
Espero que renove. É o meu lateral preferido, é um jogador que encarna bem o nosso lema.
Renovem la com a ala direita sff
14 Abril, 2015 at 10:41
+1
14 Abril, 2015 at 9:07
Começo com um off-topic: http://jornais.sapo.pt/desporto/4139 Já não há vergonha… Estes gajos são mesmo reles…
Em relação ao post, e segundo disse o MS, e bem, o Cedric tem que lutar pelo lugar! Se o M. Lopes tem vindo a fazer bons jogos (com grandes momentos da sua parte, mas a notar ainda, em algumas alturas, quem sabe, a falta de ritmo em relação aos outros colegas) o Cedric tem que fazer ainda melhor! Tenho plena confiança no Cedric e no M. Lopes (já nem vou falar dos restantes). Na minha opinião, temos uma defesa bastante equilibrada, e se conseguirmos manter estes jogadores, a próxima época parece-me que vai ser muito mais calma nesse sector.
14 Abril, 2015 at 9:12
Cedric Soares
Miguel Lopes
Ricardo Esgaio
André Geraldes
Com tanto elemento para a mesma posição algum terá de sair, provavelmente as decisões vão ser tomadas perante o mercado e as eventuais ofertas existentes.
Pessoalmente e em termos desportivos considero o Miguel Lopes o que nos pode ser mais util, pela estatura, pela maturidade, por poder fazer os dois flancos. A unica coisa que me chateia é o gaijo ter um numero de sócio muito mais baixo que o meu 😀
Nada disso retira todo o respeito pelo Cedric a quem reconheço entrega e respeito ao clube.
Confio na direcção para gerir a situação de forma a que ambas as partes saiam com dignidade como a Maria refere que deve acontecer.
14 Abril, 2015 at 9:52
O Geraldes pode continuar na B e o Esgaio emprestava mais 1 ano….era o meu maior desejo! Acho que o Geraldes dificilmente um dia será jogador da equipa A…Até porque ainda vem o Riquicho, de quem gosto muito mas que o João de Deus tem de pôr rapidamente ao lado do Cedric a aprender a cruzar (Lições powered by Jefferson….hehehe)
14 Abril, 2015 at 10:45
Concordo quando dizes que o Geraldes e o Esgaio são, respectivamente, para continuar na B ou emprestar. Fico muito descansado se a lateral direita ficar entregue a Cédric e ao M. Lopes. Em relação a este último quando acaba o contrato? Não dá para deixar o actual contrato chegar ao fim e depois apresentar-lhe um novo, de modo a que aquela cláusula dos 5M€ fique revogada com a caducidade do actual contrato?
14 Abril, 2015 at 10:52
Não faço ideia….Mas o M. Lopes já tem 28 anos! Ou seja, mais 1 ano e passa a pasta de qualquer forma…por isso é deixar acabar o contrato (é em 2016 não é?! ou 2017?!), aproveitar o tempo em que tem pilhas para formar o Esgaio emprestado e desejar-lhe boa sorte para onde ele for, possibilitando-lhe até que ganhe muito dinheiro á conta do prémio de assinatura…
Isto se o Cedric ficar…porque se sair o M. Lopes tem de aguentar 2/3 anos para passar definitivamente a pasta ao Esgaio e ao Riquicho, com o Esgaio 1/2 anos a suplente utilizado e o Riquicho emprestado…
De qualquer forma é como digo…dificilmente vejo o Geraldes entrar nesta equação….
14 Abril, 2015 at 10:56
Se o Cédric não ficar parece-me óbvio que serão M. Lopes e o Esgaio os laterais direitos da A, o que também não ficamos nada mal servidos.
14 Abril, 2015 at 9:49
Espero que o Cedric renove! Ele tem tudo o que o Sporting precisa…espírito, qualidade, garra, vontade e capacidade de evoluir e aprender! E é esse o caminho que o Cedric deve continuar a percorrer! Tem de crescer a nível ofensivo e defensivo…ele cruzava muita bem em miúdo e não percebo porque deixou de fazê-lo mas tem de treinar para voltar mais forte! Percebesse que ele trabalhou muito para defensivamente ser mais forte, agora é altura para continuar a trabalhar para continuar a crescer!
Penso que irá renovar…550 mil como se diz nem sequer me choca e acho que faz sentido o Cedric ganhar +- o mesmo do M. Lopes uma vez que acho que ambos têm uma qualidade equivalente (são diferentes mas têm qualidade equivalente).
O caso dos laterais direitos é daqueles onde eu aponto o dedo ao MS…desde inicio que digo que o M. Lopes deve rodar com o Cedric ou mesmo com o Jefferson em alguns casos (jogos em que temos de ser defensivamente mais fortes)! Mas nem indo em termos estratégicos, acho que valores equivalentes têm de ir rodando…percebo em alguns casos a tentação de não rodar por as qualidades serem muito dispares (Rossel/William, Adrien/Martins, Jefferson/Jonathan) mas acho que este ano foi importante para o MS perceber que não pode jogar um ano inteiro sempre com os mesmos 11 e só mudar por lesão e que tem de manter 16/17 jogadores sempre com andamento…
14 Abril, 2015 at 9:51
Preparem-se, pois com a quantidade de jogadores da formação a jogar na equipa principal, com tendência a aumentar. É perfeitamente normal que se comecem a preparar transferências da Academia.
Custa deixá-los partir, pois custa. E até nem sei se será esse o caso de Cédric, mas sei que a sua situação contratual é a mais intranquila de todas (na perspectiva do clube).
Vejo com muita naturalidade estas saídas. Nos próximos anos serão o pão nosso de cada dia. Hoje é Cedric e André Martins, amanhã será Tobias, Gauld, Wallyson e por aí fora.
14 Abril, 2015 at 9:53
sim respeito o cedric mas não se for para os porcos ou para as galinhas, ai meu amigo não téra o meu respeito.
se for para outros lados téra sempre o meu respeito, procura o melhor para a vida dele, é normal.
14 Abril, 2015 at 9:53
Bons dias, Caros Tasqueiros.
Confesso que sempre admirei a raça e a vontade do Cedric Soares em campo. Confesso, também, que não será jogador dificilmente substituível.
Se Cedric sair, será certamente por desacordo de verbas e, quanto a isso, a Direcção entenderá melhor.
Não faz é muito sentido referir-se a salários de jogadores como o Rui Patrício, o Adrien e o Capel, que foram contratações/negociações “dos velhos tempos” e no actual plantel serão honrosas excepções (a este propósito, o carlos Mané receberá actualmente cerca de € 4.000/mês, o que me parece verdadeiramente escandaloso).
Obviamente, não gostaria de ver sair um jogador com tantos anos de casa, mas não me parece que o Cédric Soares seja o tipo de jogador para o qual a Direcção faça um “esforço extra” em termos de vencimentos…
SL
14 Abril, 2015 at 9:59
Eu nem acho que o Cedric cruze mal. Ja vi muitos bons centros dele a serem desperdiçados. E cruza de direita e de esquerda.
14 Abril, 2015 at 10:17
Cedric é para renovar, ponto!
Agora…não sei é se a história que nos vendem na CS é a correcta.
Uma coisa sei, Bruno de Carvalho não está cá para nos prejudicar e tenho a certeza que ele quer sempre os melhores, e o cedric é dos melhores!
SL
14 Abril, 2015 at 10:35
Não renovar com cedric por 550 mil por ano parece-me um erro e duvido que apenas seja isso que esteja a emperrar o negócio.
Ao contratar o Montero demos 700 mil de salário, e o Cedric já deu garantias mais que suficientes para o valor supostamente pedido.
A sair, nunca será para um rival, nem ele nem Carrillo. Isso é o que a pasquinada quer que acreditemos.
14 Abril, 2015 at 10:36
Estranho (ironic mode on) que o lateral direito da super equipa vermelha acabe contrato este ano e fale-se diariamente do Cédric que… falta mais um ano.
Estranho (again) que o poeta da reboleira e da nota artística acabe o contrato daqui a 2 meses e meio e afinal a preocupação está no homem que acaba daqui a 3 anos…
Bom tudo para dizer que o Cédric é provavelmente o melhor lateral direito que já vi jogar no Sporting! Só o César Prates e mesmo assim…
Para além que não faz sentido que tenhamos um lateral português, jovem, promissor, com margem de progressão, a jogar durante 3 anos para agora ser vendido ao desbarato!
Tenho a certeza que quem manda pensa o mesmo que eu. Assim seja!
14 Abril, 2015 at 10:53
Exactamente. Às vezes penso como seria o comportamento da pasquinada (e não tenho de pensar muito…) se estivessemos a lutar pelo título com um treinador que acaba contrato dentro de 2-3 meses, como acontece com o Carnide e o Jasus… Valeria de tudo para nos desestabilizar: desde que iria assinar por um rival, que não estava contente e que queria muito mais, etc.etc.
14 Abril, 2015 at 20:47
Não viste o Saber, portanto…
14 Abril, 2015 at 10:43
Todos sabemos que não podemos ficar com todos os nossos jogadores da formação. É forçoso que alguns saiam. E é importante que saiam “a bem”. Com retorno para o clube e boas condições para o jogador. Este seria um aspecto importante a cultivar. Sim “nós no Sporting formamos bons jogadores e deixado-los sair em condições win-win”.
Esta época o plantel da equipa-B (nem falo dos emprestados) é muito comprido, pelo que será natural que existam saídas quer na A quer na B.
O Cédric para mim enquadra-se perfeitamente neste grupo de jogadores de qualidade que temos que deixar sair fazendo um bom negócio para todas as partes.
Por outros motivos mas também em situação de bom negócio para todas as partes acredito que o Rui, o William e o Adrien e o Jefferson saiam. Neste cenário talvez não fosse mau manter o André Martins e claro fazer um esforço pelo Carrillo.
Z
14 Abril, 2015 at 10:54
Zando
Dos 4 que referes parece-me que apenas irão sair William e o Jefferson. O William porque acho que será impossível mantê-lo e o Jefferson por aquilo que se passou recentemente. Quanto ao Patrício deveríamos mantê-lo mais um ano e vender apenas no Verão de 2016, depois do Euro… Se Adrien e o Cédric forem ao Euro possivelmente aproveitar também para vender nessa altura.
Posto isto parece-me mais importante tentar vender por exemplo o Capel (caso MS fique duvido que volte a jogar) porque ganha muito. Ainda em relação aos estrangeiros, acho que o Slimani irá sair. Quanto ao Montero não faço a mínima ideia. Carrillo é para renovar.
14 Abril, 2015 at 10:52
É verdade que a posição onde temos mais alternativas é a de LD: Cedric, MLopes, A Geraldes( está a surpreender sobretudo no rigor defensivo), Esgaio e Riquicho. Contudo, Cedric deveria ficar integrando o Grupo das referências que temos que consolidar. Tem qualidade técnicas e humanas que o justificam para além dos 17 anos de clube.
14 Abril, 2015 at 11:09
Se até agora tenho concordado com a maior parte das coisas levadas a cabo pela Direcção e não vendo razão para deixar de confiar…
Vou aguardar tranquilo o desenrolar do processo…
Eu quero o melhor para o Spporting e dentro dos possíveis o melhor para o Cédric (e a Maria já estava à espera para me dar nas orelhas se eu não quisesse também o melhor para o seu Cederiquinho…)…
A Direcção tamb´m quererá o mesmo, por isso se for possível acabaremos todos satisfeitos…
Nem valerá a pena andarmos para aqui a pintar cenários…!!
SL
14 Abril, 2015 at 11:02
Acredito que o Cedric vai renovar!
14 Abril, 2015 at 11:06
Maria Ribeiro, concordo. E acho que o carinho não deve vir só da nossa parte. Deve partir também da direcção, que não deve ostracizar o jogador por não querer prolongar o seu vínculo.
Se o vencimento não lhe agrada, se lhe oferecem mais noutro lugar, porquê castigá-lo por querer ganhar mais algum?!
Atenção que, supostamente, não é isto que acontece (falo do castigo).
Se for opção técnica, tudo bem! O treinador tem o direito de escolher os que bem lhe apetece para cada jogo e o Miguel Lopes até tem estado bem.
Se for por decisão da direcção do Sporting, sou totalmente contra, sobretudo pelo que Cédric pode acrescentar desportivamente, mas também pelo respeito que sempre demonstrou pelo Sporting Clube de Portugal, instituição a que dedicou toda a vida de futebolista.
14 Abril, 2015 at 11:16
+1
14 Abril, 2015 at 11:07
Entre o Cédric e o Miguel Lopes prefiro o Esgaio, que é um jogador certo, muito inteligente e que gostava que fizesse carreira mais a frente no terreno. Mas como me lembra demasiado um jogador que também apreciava muito e nunca foi bem entendido pelas bancadas (mais um…) que era o Pereirinha, espero que se tenha a paciência com este elemento que não se teve com o último.
Mas fora isto, perfeitamente de acordo com o post.
Só acho importante que referir que o Miguel Lopes, embora não seja o meu jogador preferido, já manifestou por mais do que uma ocasião a disponibilidade para baixar um ordenado principesco e, mesmo tendo estado imenso tempo de fora sem sequer se sentar no banco, sempre mostrou respeito pela instituição que lhe paga, não levantou ondas e quando foi chamado deu o seu melhor, agarrando o lugar.
14 Abril, 2015 at 11:22
off
Acrescentei ao petisco de ontem 3 “vídeos da jornada” (Futebol / Juniores, Futsal /Seniores e Hóquei / Seniores) que podem ser vistos na página do “sei o que fizeste no fim de semana passado”
14 Abril, 2015 at 11:24
1) Incrível como se inventam interesses de fcp e slb e começa tudo a “tremer”… Os tempos mudaram!!!
2) Temos para a posição: Cédric, Miguel Lopes, André Geraldes e Esgaio…gente a mais!
3) Cédric desceu muito o seu rendimento e parece que desaprendeu a cruzar!!!
4) Mesmo assim acredito que melhore e renove e que esteja no plantel da próxima época se não acontecer também acho que não será nada de grave!
14 Abril, 2015 at 11:28
Para mim, Cédric pode ir à sua vida. Fez o seu trabalho de forma digna, honrou sempre o lema do clube, valorizou-se e agora tem a oportunidade de fazer um contrato melhor, num país melhor e ajudar financeiramente o Sporting. Até porque se trata de uma posição onde temos muitas e boas opções. Um deles tem mesmo de sair. Isto se quiserem ter margem salarial e disponibilidade financeira para ir buscar outros jogadores. Se vender o Miguel Lopes implica um prejuízo de 5M e se vender Cédric pode significar um encaixe do mesmo valor (ou mais), a decisão é muito fácil. Aliás, acho que já terá ficado acordado que não há renovação e, provavelmente, o negócio com um clube alemão já estará alinhavado. Em circunstâncias normais, vendia o ML e ficava com o Cédric. Mas o contrato armadilhado de um define a saída do outro. É fodido, mas é a vida. Ainda muita água vai correr até deixarmos de sentir o “Efeito Engodo” no Sporting.
Não façamos disto uma novela. O jogador quer sair, o Sporting precisa do dinheiro e temos opções de qualidade para o substituir. Agora, é preciso chular bem os alemães. Cédric fez uma boa Champions (secou Hazard em Alvalade, esteve muito bem nos dois jogos com o Schalke), é internacional português e pode render praí uns 10M que são “pieners” para qualquer clube médio alemão.
Para mim, mais do que perder um bom jogador, é uma boa oportunidade de negócio.
14 Abril, 2015 at 11:33
Nem mais Sá, com a vantagem de que é também isso que se pretende com a formação na Academia.
E depois só se arranja lugar para novos valores com a saída de consagrados.
14 Abril, 2015 at 11:36
É o meu feeling também, mas não tou a ver darem 10M por ele.
Com 7M (e eventualmente mais qualquer coisa por objectivos) já me dava por satisfeito.
A verdade é que o ML baixou o salário e subiu de rendimento e o Cédric quer mais (o que acho perfeitamente razoável face ao que ganha) mas baixou de rendimento (o que em época de renovação, não me parece muito “normal”).
Prefiro a transferência de jogadores cuja ausência fará “menos mossa”, perante as alternativas disponíveis, do que a venda de um mais difícil de substituir, como Carrillo ou William.
14 Abril, 2015 at 12:01
Na mouche…
14 Abril, 2015 at 12:08
Só uma pergunta….quais são as opções dentro de portas (tirando MLopes?).
REsgaio? Tenho dúvidas. Lembro-me do jogo em Chelsea, tremeu por todo o lado.
Geraldes? Sinceramente não me parece.
Malta, teremos a pre-eliminatoria da champios (em principio)….não podemos andar com experiências.
14 Abril, 2015 at 13:05
O Esgaio jogou na Luz quando ainda estava no Sporting esta época e não tremeu…
14 Abril, 2015 at 12:08
+1
14 Abril, 2015 at 12:09
É isso tudo, Sá.
14 Abril, 2015 at 12:37
Concordo em absoluto com o Sá!
14 Abril, 2015 at 15:04
Isso tudo!
14 Abril, 2015 at 12:03
Epá, guardem o “eventual” dinheiro da renovação do amartins e dêem a quem merece.
Cedric é para renovar. Não é um Danilo, mas por este dinheiro vamos buscar quem??
Titular na maior parte da época, saiu bem em quase todos os duelos de exigência (gaitan, Hazard, quaresma em Alvalade…)…estamos á espera de quê?? Poupar 100 mil ou 200 mil e andar mais um ano a experimentar tralha?!
14 Abril, 2015 at 12:28
A sério, Balboa? “Por este dinheiro vamos buscar quem?” Não vais buscar ninguém porque já foste buscar o ano passado (Geraldes) e porque tens na formação (Esgaio).
1) Se achas que temos capacidade de ter no plantel dois laterais direitos “titulares” (com qualidade e salários condizentes para esse estatuto), renovemos com o Cédric.
2) Se achas que temos a possibilidade de rejeitar um encaixe importante por um jogador que, neste momento, é suplente e está valorizado, renovemos com o Cédric.
3) Se achas que Esgaio (gostei desse exemplo do Chelsea. Primeiro jogo na Europa, num estádio do líder do campeonato inglês..esqueceste-te foi que na Luz jogou o….Esgaio. E fê-lo muito bem) é assim tão inferior (tem sido um dos melhores da Académica, curiosamente, onde o Cédric esteve a “estagiar”) a qualquer um dos laterais que temos, renovemos com o Cédric.
4) Se achas que o Geraldes não serve para nada (quando, em todos os jogos oficiais que fez foi sempre um dos melhores, sobretudo na Taça da Liga) renovemos com o Cédric.
Faço já uma petição para renovarmos com o Cédric. Mas se continuarmos a investir salário em jogadores de posições já asseguradas para o futuro e, sobretudo, se deixarmos de encaixar dinheiro quando eles estão valorizados, depois não se queixem que não vem o tal PL que “garanta 25 golos por época). Ou então, passem lá o cheque e resolve-se o problema. Do Cédric, do Carrillo, do André Martins e do “Grande PL que tem de vir”.
14 Abril, 2015 at 12:37
Sá…desculpa lá…o Geraldes defendeu bem…mas não digas que foi um dos melhores porque o homem não passou de meio campo….
Cumpriu….só isso…Já na B, dos jogos que lhe vi mantenho o que tenho vindo a achar…defende bem mas não ataca (ou ataca muito pouco)! O Geraldes parece-me de todo muito curto! O Esgaio sim…se o Cedric sair será o suplente do M. Lopes…e depois ainda vem o Riquicho que deverá sair brevemente para ser emprestado antes de voltar a casa…
Só não concordo contigo porque acho que o Cedric é de manter com o M. Lopes, manter emprestado o Esgaio e deixar acabar o contrato do M. Lopes (é até quando?! 2016?!2017?!) e o M. Lopes sim ir à vida dele…ficando nós com a dupla Esgaio e Cedric! Depois sim…pensar em vender o Cedric quando é o único lateral direito da selecção e depois de tirar real proveito dele como sénior…
Vender o Cedric agora daqui a uns anos estamos a dizer que foi uma venda claramente abaixo do potencial dele…
14 Abril, 2015 at 13:01
Vai ver o jogo em Guimarães para a Taça da Liga. Foi uma autêntica locomotiva. Cumpriu??? “Só isso”? Então vimos jogos diferentes. E isso, desculpa lá, mas não podemos mudar. Para mim, o Geraldes foi o elemento mais regular e mais fiável do sector defensivo na Taça da Liga. Fez alguns grandes slaloms, sobretudo nos jogos que jogou na esquerda. Se não ataca tanto na B, se calhar é porque também tem instruções para tal (e se calhar é por isso que tb deixámos de sofrer tantos golos e de perder jogos).
E já agora, alguém falou em Geraldes ser suplente de Miguel Lopes? Falei em Geraldes e Esgaio lutarem pela posição de suplente de ML. É um bocadinho diferente. Dos dois, joga quem estiver melhor….quando o Lopes estiver lesionado ou castigado!
Então o Cédric, que pode trazer uns bons 5/7/10 M pode ficar e o Miguel Lopes (que vender custa, à cabeça, 5M para um rival) é para continuar a pagar mais de 600K anuais (supostamente aquilo que o Cédric pede) até acabar o contrato e ir à sua vida? Foda-se…que grande medida de gestão!
eu gosto muito do Cédric. Gosto mesmo! Mas dizeres que vamos lamentar uma encaixe maior no futuro por um gajo de selecção é futurulogia. Sendo assim, também posso dizer que brevemente o Miguel Lopes, continuando a jogar como está, vai roubar o lugar na selecção quer ao Bosingwa quer ao Cédric! Aliás, acho que no Europeu, os dois laterais convocados (se não houver nandice) vão ser precisamente os que temos hoje com a particularidade do Miguel Lopes ser o titular e o Cédric o suplente.
Não discuto a renovação do Cédric. É justa e o rapaz fez por merecê-la. Discuto a oportunidade perdida para deixarmos de fazer um negócio que interessa ao jogador, interessa ao Sporting (em termos financeiros) e que tem, pelo menos, um substituto à altura (que está a jogar).
14 Abril, 2015 at 13:25
Contra o Guimarães?! Fizemos meia dúzia de ataques…epah não vimos mesmo o mesmo jogo…E nos restantes a equipa atacou mais mas ele manteve-se lá atrás! Não me lembro nada desses slaloms ou coisas parecidas! Achei-o certinho a defender e nulo a atacar…E mantenho o que acho dele depois de o ver mais umas vezes na B! Alias não fui o único porque todos com quem fui falando ao longo do jogo e depois falavamos disso….bom a defender mas muito encolhido…
Para que é que queres 3 Laterais direitos no plantel?! Precisas de 2! 3 é só para tirar tempo a 2 deles…isso sim é uma medida de gestão desconexa!
Boa medida de gestão é conseguires ter 4 laterais de nível sempre prontos a jogar…Cedric, M. Lopes, Jefferson e Jonathan! Essa cena que boa medida de gestão é ficar com os que recebem menos para mim não cola…Tens de ter 20 jogadores o mais nivelados possível! Agora o M. Lopes lesionasse (nada de anormal aqui….acontece muito…) e depois andamos a formar o defesa direito?! Não concordo…gosto muito do Esgaio mas preferia que ele estivesse mais 1 ano emprestado a jogar como tem jogado!
Quanto ao valor que ele pede…é muito redutor estares a dizer que a nível de plantel é muito ou pouco sem conheceres o bolo dos ordenados e quanto recebe cada um! A nível de plantel não tenho duvida de que faz todo o sentido! Se a nível financeiro cabe no plantel isso é algo que só posso julgar vendo a floresta toda e não apenas a árvore que está à minha frente…a gestão financeira de um plantel tem a ver com equilíbrios gerais e não com tectos salariais ou com salários medianos…
14 Abril, 2015 at 14:18
Tiago, sobre o Geraldes estás a falar de cor e salteado. Essa análise do jogador é feita com base nos jogos da pré-época? É que fico com essa impressão. O Geraldes tem tido excelentes prestações ao serviço da equipa B, além de ter feito jogos muito bons para a Taça da Liga. Vamos lá ser um pouco mais ponderados na análise.
14 Abril, 2015 at 14:49
Não leste bem o que eu disse…nem sequer falei nos jogos de pré-época…o que falo do Geraldes foi do que vi dos jogos da taça da Liga e dos jogos que vi dele na B…onde ele mostrou ser certinho e bom a defender e de resto não mostrou qualidades atacantes que me façam dizer que é jogador para o Sporting (nem de perto nem de longe)…
14 Abril, 2015 at 14:19
e o facto do geraldes ser ” bom a defender e encolhido a atacar” é mau em que medida? prefiro 20x um lateral como o gerardes quem nunca teve oportunidade de jogar com os jogadores da equipa principal, mas que domina o lado dele em termos defensivos, do que um jefferson que ataca a maluca e as costas em termos defensivos são uma autentica auto-estrada.. um lateral é para defender bem.. se conseguir juntar ao defender bem um excelente pulmão e noção do espaço para fazer o corredor todo,então é um excelente lateral.. mas esses custam muito dinheiro. e são escassos haver.. o tal jogo em guimarães em que o ” fraco gerardes que não sobe a maluca como o jefferson” secou o velocista hernani, que o tal mega lateral chamado jefferon não consegui tirar uma vez a bola e foi sempre batido em velocidade. para não referi que jogou a DE e não na sua posição de DD.
um lateral dar apoio ao extremo é mais do que suficiente.. para subir “bem” no terreno não tem de ir a linha cruzar.. aliás acho isso estupido.. um bom lateral tem as costas sempre controladas e sobe para dar uma linha de passe aos colegas e ajudar o extremo com uma tabelinha ou linha de passe.. um lateral subir mais do que a linha da área ja é demais, e ja descompensa a equipa. ja obriga a que os médios tenham de correr a triplicar e os centrais a ter de dobrar as linhas, deixando o meio permiavel..
é preciso soluções para ambos os tipos de jogos.. jogar com laterais ofensivos pode dar jeito para equipas de autocarro que não ataquem.. mas em jogos de cariz mais importantes contra equipas de igual valência ou ate mais fortes é preciso saber defender acima de tudo.
quero que o cedric renove, mas se não renovar tamos servidos. DD miguel lopes, esgaio e gerardes fazem a pre época a lutar pela outra vaga. quem não ficar é emprestado.. chega de equipa B. podendo mesmo ficar os 2 ficando gerardes adaptado de vez a DE concorrendo com jonathan.
SL
14 Abril, 2015 at 14:25
Concordo contigo. O Jeff a defender é um terror, além que se alheia muitas vezes do jogo. Disse-o aqui ontem e volto a repetir: não creio que tenha uma atitude profissional compatível com as exigências de um clube como o SCP. Eu lá quero saber que ele já tenha metido a bola redondinha para golo uma série de vezes se depois anda a comprometer defensivamente a equipa, por estar a papar sono.
14 Abril, 2015 at 14:50
sem duvida DeFrancheschi. o pessoal fala do jefferson que ai e tal cruza bem e não sei que, mas o jefferson é o principal destabilizador da equipa. os falhanços do jefferson obrigam a que toda a equipa tenha de se reposicionar.. por isso prefiro um lateral que seja certinho a defender. se conseguir subir no terreno sem destabilizar defensivamente, melhor.. mas á la jefferson dispenso.. como se costuma dizer.. ataques ganham jogos e defesas ganham campeonatos.. com defesas como jeffersons não vamos la.
SL
14 Abril, 2015 at 14:53
A diferença entre o Jefferson e o Geraldes é TÃO grande que nem sequer vou falar disso…
Se é assim como dizes porque crl não metemos o Ewerton a def. esquerdo e o Nuno Reis a Def. Direito?!
14 Abril, 2015 at 15:26
pelo nivel da tua resposta percebe-se o porquê de não ires falar do assunto.. ou então percebe-se o quanto percebes de futebol. entrando no teu nível de ideias.. porque de não meter o capel o nani ou o carrillo a DE? SL
14 Abril, 2015 at 15:39
Porque eu quero um lateral como os que temos, que façam o corredor todo e que tenham capacidade para atacar e defender….
Ter um lateral que só sabe atacar ou um que só sabe defender não faz o meu género…daí achar que o Geraldes não é lateral para o Sporting! O Jefferson não defende tão bem como ataca e defende pior que o Cedric por exemplo mas ainda assim sabe defender…o Capel não…Assim como o Nani!
Porque achas que se adapta melhor um extremo ou médio a lateral ala que um central ou um trinco?! Não será porque num clube grande é mais importante saber atacar bem que defender bem?!
Imagino o Sporting a jogar com 2 laterais que não ataquem…ficava uma coisa esperta…já é difícil com 2 que atacam imagino ao contrário…
14 Abril, 2015 at 14:23
Sobre o Geraldes, esquece. Quando tu dizes que “só cumpriu” quando, para mim, foi dos melhores sendo bastante elogiado aqui na Tasca, não vamos chegar a lado nenhum. Tu achas que ele é “nulo a atacar” eu acho que ele é mais forte a defender do que a atacar. Já agora, ser “efectivo” (em contra ponto com o “nulo”) é o quê? É subir 50 vezes? Ou subir 5 e numa delas ser decisivo? (está aqui a grande diferença entre ML e Cédric) Mas nem sequer é isso que interessa.
Para que é que eu quero 3 laterais? Até te digo mais, quero quatro. Miguel Lopes (ou Cédric), Esgaio, Geraldes e Riquicho. Dois na equipa A e 2 na equipa B. A tua solução para o Esgaio é mais um ano de empréstimo. Para um jogador que em 2 anos foi sempre dos mais consistentes na equipa B, na primeira oportunidade de empréstimo está a surpreender e que, em termos de maturidade, sempre esteve acima de muitos com maior idade já merece ser o suplente. Talvez aos 30 ele chegue lá. Para mim, Esgaio está mais que pronto para ser suplente do lateral titular do Sporting. E, se momentaneamente não estiver, o Geraldes cumpre bem na improbabilidade de ser chamado como tem sido sempre que isso acontece. Estamos a falar de um jogador que vai fazer quantos jogos por ano? 5? 10? 15? Vais pagar praí 1,5M em salários para dois laterais entre os quais um deles vai jogar pouco ou nada? Os problemas financeiros desapareceram?
Em relação ao “bolo dos ordenados”, eu não conheço nada. Só conheço a situação financeira. E mesmo se não conhecesse, o presidente faz questão de a lembrar de tempos em tempos. Se achas que podemos pagar, repito, cerca de 1,5M anuais em dois laterais….e depois quereres pagar mais 1 ou 2M anuais ao “tal ponta de lança”, e ainda quereres renovar com o Carrillo fazendo dele o melhor pago e isto tudo mantendo o orçamento e vendendo apenas….Capel (como se só a saida dele permitisse pagar estes aumentos salariais todos) e sem entrada na Champions garantida…desculpa lá, mas devo mesmo ser eu que estou maluco. “Floresta”? “Árvore”? Isto não é engenharia florestal. É engenharia financeira. Neste momento, o presidente disse que não precisamos de vender ninguém. Porque, provavelmente, saberá que “este” plantel é pagável (daí as dificuldades em renovar com Cédric e Carrillo) O “teu” duvido muito que seja. Principalmente sem Champions garantida. Mas nada me daria mais prazer que fosse. Seria sinal que estariamos muito melhores quer financeira quer desportivamente. O futuro é chegar ao que tu queres. Só não sei é se esse futuro pode ser já amanhã. A meu ver, ainda estamos na fase de ter de fazer escolhas. Não acho que dê para renovar com todos os melhores, que dê para comprar e sustentar os jogadores que queremos contratar no defeso e que dê para rejeitar boas propostas por jogadores que são facilmente substituiveis. Tudo ao mesmo tempo, não me parece. O Bruno é competente mas não é milagreiro.
14 Abril, 2015 at 15:02
concordo planamente. o futebol é o momento, e prefiro perder alguém sabendo que tenho ja alternativas no plantel capazes de substituir com maior ou menor dificuldade, do que perder algum jogador sem ter alternativa, no plantel e andar a sonhar com este e aquele jogador.. e quem vier ja é o melhor do mundo, sem nunca o termos visto jogar um único minuto, e ja o vai fazer esquecer etc.. os negócios tem de ser feito e as decisões tomadas agora!! no momento!! boas ou mas decisões.. tem de ser tomadas.. se nos pomos a fazer futurologias podemos argumentar daqui a 1 ou 2 anos que: hipótese 1) cedric não singra para onde vai e estagna, ai que bem jogado pela direcção.. vendeu um cepo e ainda ganhamos 7 milhões com ele!! hipótese 2) cedric explode e torna-e no melhor lateral do mundo.. que ma gestão desta direção.. olha um jogador daqueles so vendido por 7 milhões.. quem diz o cedric diz todas as outras posições.. tem de se tomar decisões e pensar no medio e logo prazo, baseadas nos conhecimentos presentes e experiências passadas..
cedric não é de longe o maior problema para o sporting.. se ficar muito bem.. se for embora, obrigado por tudo.
SL
14 Abril, 2015 at 15:11
Quanto ao Geraldes o futuro dirá então se tens razão ou não…se ele é assim tão bom com certeza mesmo que não dê no Sporting, dará noutro lado! Já agora quantas vezes é que ele foi decisivo a atacar?! Não me lembro de ter sido assim decisivo nas 2/3 ou mesmo nas 5 vezes que subiu como dizes…
Então não percebo….vai o Esgaio mais 1 ano para a B ou vai o Geraldes (que afinal não é assim tão bom para estar na B com 24 anos)! E o Riquicho?! Vais tapar o lugar do Riquicho?! Ou o Riquicho é melhor que o Geraldes e quem fica tapado é o Geraldes?! Vai andar tudo entre a A e a B é isso?! Ou seja…não andam em lado nenhum (O Esgaio este ano acho que provou que isso é um desperdício…O Gauld está igualmentea provar o mesmo…ou é da A ou é da B…)!
Quanto ao plantel eu não sei quem sai, quem entra, quem volta, quanto ganha cada um! Por isso estás a especular quando dizes que não dá….que é o que eu recuso! Não sei se não dá por isso avalio tecnicamente! Tecnicamente faz-me sentido! Financeiramente não é um valor absurdo por isso não sei avaliar como nenhum de nós sabe! Vai sair Capel e Martins?! O Carrillo renova ou não?! E o Slimani?! Fica?! O William fica ou não?! Quanto ganham os que vêem?! Quanto ganham os da B que sobem?! Quanto é o Orçamento global que podemos ter?! Por acaso não haverá interessados num empréstimo de Longo Prazo do M. Lopes?! Quanto é o aumento?! 100 mil?! 200 mil?! Não há essa folga com as saídas?! Qual a folga?!
Vender por 5M porcausa de um aumento de 200 mil/ano de um jogador importante no clube e na equipa para mim é um desperdício que só aceitaria se fosse muito bem justificado!
14 Abril, 2015 at 17:46
Eu quando falei da efectividade a atacar referia-me ao Cédric, não ao Geraldes. Porque se tu questionas a qualidade ofensiva do Geraldes, com o tão pouco tempo de jogo que tem, eu posso questionar a qualidade ofensiva do Cédric, com tanto tempo de jogo que tem. A minha é sustentada, a tua é uma previsão. E digo-te mais, as grandes qualidades do Cédric são duas: a resistência, vulgo, “pulmão” para fazer piscinas e a qualidade defensiva fruto da intensidade que coloca sempre nos lances. Com a bola nos pés e, sobretudo, na tomada de decisão é bem inferior ao Miguel Lopes. Mas isto é a minha opinião e tu tens a tua.
Não metas palavras na minha boca. Eu não disse que o Geraldes é “assim tão bom”. Disse que o Geraldes cumpriu muito bem sempre que foi chamado. Também disse que o Esgaio já fez o suficiente para ser o lateral suplente do Sporting. E disse que, num cenário apocalíptico em que o Miguel Lopes e o Esgaio se lesionem, o Geraldes vai cumprir. O resto são as observações que quiseste fazer. Queres que repita? Dois laterais na A (Miguel Lopes e Esgaio) e dois laterais na B (Geraldes e Riquicho). E vê lá tu que eu falei em Geraldes como terceira opção! Mas tu, para provar que tens razão na tua análise negativa do Geraldes, até já o metes a saltar da A para a B! E se for emprestado e o Riquicho o terceiro lateral? Há problema? Não te apoies no Geraldes para justificar o Cédric! É dele que estamos a falar! E as minhas opções, caso o Cédric saia, seriam Miguel Lopes e Esgaio! Acho que isso ficou claro. Aqui fica claro que tu ainda não confias no Esgaio e eu confio. Este é o verdadeiro sumo desta conversa inútil sobre o Geraldes.
Eu não fiz contas mas também não precisava de fazer. Vou tentar explicar: Carrillo quer ganhar mais, Cédric quer ganhar mais. Labyad baixou o salário e Miguel Lopes também. Não sei se a coisa equilibra-se, mas vou admitir que sim (embora duvide muito). O substituto de Slimani (se sair) vai ganhar muito mais (senão não seria O Tal ponta de lança que queríamos e mais um investimento desconhecido, porém, acertado como o argelino). Tens de contratar outro “Slimani” para concorrer com O Tal ou apostas em Rubio que também não ganha pouco. Ou ambos. Tens de contratar Ewerton que, como tu disseste, não vem ganhar pouco. Depois, há jogadores que têm de ver o seu salário revisto, à cabeça, João Mário, Mané e Tobias. Por outro lado, tens de despachar Capel (a perder dinheiro) e André Martins (?). Isto tudo, mantendo o orçamento, que o presidente ainda há pouco disse que era para manter. À primeira vista, parece impossível. E só com as saídas de Patrício e/ou Adrien é que se calhar dava (não pelo valor da trf mas pelo salário que auferem).
Claro que eu digo que não dá exactamente por aquilo que tu disseste!
Não sei quem entra nem quem sai! Logo, para manter tudo como está (excepto as excepções que referi, AM, Capel e Slimani) acho que vai ser difícil manter os melhores, contratar outros da mesma bitola e renovar com os melhores rejeitando propostas de 7M por laterais que podem ser facilmente substituidos. Até pode dar. Mas o negócio ajudaria muito, certamente!
Por fim, falas do Cédric ser vendido por 5M. Eu, no meu primeiro comentário, disse que era para chularmos os alemães com 10M. Contentava-me com 7M. Manter o Cédric não significa apenas “aumento de 200K/ano”. Significa perder um negócio de 7M por um jogador que já tem substituto. Sabes quanto é 7M? É quase 1/3 do orçamento total para o futebol. E ele tem de vir de algum lado, já que entrada na Champions só saberemos em Agoso e até lá, se quisermos mesmo entrar, temos de ter o plantel definido, pelo menos, nos investimentos mais importantes, para jogarem essa eliminatória.
Para terminar, as nossas opiniões conflitam num ponto. Eu assumi que não vai haver guita para tudo e que isso nos obriga a fazer escolhas (como esta de Miguel Lopes ou Cédric) Tu assumes que pode dar. Para deixar claro, eu também assumi sem saber. Mas socorri-me da lógica de rigor financeiro que tem norteado as decisōes desta direcção. Por exemplo, há uma situação que pode mudar tudo, como por exemplo, fazer uma grande venda e aumentar o orçamento. Mas, como é óbvio, não posso contar com isso. Já te perguntaste porque raio é que está a ser tão difícil renovar com Carrillo e Cédric? Se calhar a coisa está mesmo contada ao cêntimo e não podemos ultrapassar certos valores.
14 Abril, 2015 at 18:15
Sá….desculpa mas foste tu que relacionas-te o Cedric com o Geraldes quando disseste no teu comentário original:
“4) Se achas que o Geraldes não serve para nada (quando, em todos os jogos oficiais que fez foi sempre um dos melhores, sobretudo na Taça da Liga) renovemos com o Cédric.”
…eu limitei-me a dizer que não concordava que o Geraldes fosse opção! E expliquei porque! Só isso!
Quanto a confiar no Esgaio não…ainda não confio totalmente no Esgaio para ser titular do Sporting por 3/4 meses caso seja preciso por lesão…acho que lhe fazia melhor mais um ano na 1ª a jogar com regularidade! Ainda não vejo (mas sei que virá a ser) o Esgaio como um titular de uma equipa que luta para ser campeã…Acho que ele precisa de mais um ano a jogar com regularidade na primeira divisão! Pode jogar no Sporting?! Pode…claro! Já tivemos bem pior! Agora não tenho duvidas que o melhor para o seu desenvolvimento como jogador e como Lateral Direito é jogar mais 1 ano fora!
Finalmente quanto à venda do Cedric mantenho o que disse…acho que por 7 Milhões temos muito mais a ganhar em mantê-lo que em vendê-lo…Eu gosto do M. Lopes e felizmente tenho suficientes comentários a favor dele quando todos lhe batiam para falar por mim mas para mim o Cedric é não só o nosso melhor lateral já como tem muito mais potencial que o M. Lopes por isso custaria-me ver sair aquele que acho o lateral direito português de maior potencial e para mim o titular por 7 Milhões! A isso prefiro mil vezes emprestar o M. Lopes mais uma vez e continuar a valorizar o Cedric! E se é para pagar o orçamento por falta de champions…acho que temos muita gente cujo negócio é muito mais interessante e as idades muito menos propicias a mais valorização futura que o Cedric…Agora podes dizer-me que não acreditas que o Cedric se desenvolva o suficiente para vir a ganhar mais! É a tua opinião…eu acredito que já o vi evoluir muito e com o espírito que tem vai continuar a evoluir…
14 Abril, 2015 at 18:48
Sobre o Geraldes, estamos entendidos.
Sobre o Esgaio, também.
Sobre o Cédric, também, apenas com uma ressalva. Para mim, também é o nosso melhor lateral e vejo o mesmo potencial que tu vês! Eu posso dizer o mesmo! Quando todos batiam no Cédric, eu era um dos seus defensores! E por isso estou à vontade. Só que há umas condicionantes que para mim, são cruciais:
1) O contrato do Miguel Lopes obriga a que ele fique no Sporting. Essa solução do empréstimo já se tentou o ano passado e ninguém quis. Mas se vier desta vez, porreiro. Presumo que nesse caso, no teu entender, contratemos outro.
2) Para mim, é um absurdo termos dois laterais direitos a ganharem juntos, por exemplo, aquilo que ganha um Ponta de Lança daqueles dos bons (para a nossa carteira) e que tanta falta nos faz. É uma questão de gestão. Entre ter dois laterais muito bons, prefiro ter um muito bom e outro com potencial para crescer, porque também só com jogo é que eles crescem. E alocar a verba salarial que íamos oferecer a um (neste caso, o Cédric, mas também podia ser o empréstimo do Miguel Lopes) ao tal ponta de lança.
3) Cédric é muito bom e tem um grande potencial de crescimento. Concordo plenamente, mas tem de dar um salto qualitativo ao nível da inteligência na tomada de decisão. E o cruzar bem é relativo. Com tantas vezes que cruza, acho que mete poucas bolas de golo. E, pior, continua a cruzar mais como se de um Jefferson se tratasse! A tal inteligência. Nestes dois aspectos, Miguel Lopes é melhor porque: a) cruza menos e sabe entrar pelo meio e b) o rácio de cruzamentos bons/total cruzamentos é melhor. Mas há uma coisa que, analisando bem, faz do Cédric melhor jogador que é a sua intensidade e eficácia defensiva. O Miguel Lopes é comido por qualquer trotinete que se lhe meta à frente. O Cédric não. E isso, num lateral, ainda faz a diferença.
O inédito disto é eu estar a elogiar tanto o Miguel Lopes. Não pensei que fosse possível. Mas se o Adrien fez-me mudar a opinião, o Lopes também pode. Aliás, já está. Até porque os golos que temos sofrido nem têm sido pelo seu lado, o que mostra que está a melhorar defensivamente, a sua maior pecha.
14 Abril, 2015 at 20:28
No caso de saída do ML não contrataria 1…subia o Esgaio…mas não era a solução que eu mais gosto nem a ideal para ele, solução essa que como disse seria ficar com os 2! Só não ficaria com o M Lopes e com o Cedric no próximo ano se fosse de todo impossível ou se a Diferença fosse crucial para ir buscar um grande ponta de lança! A nossa diferença é que tu tens a sensação que sim, eu acho possível que não seja pelas entradas e saídas, ainda que admita que possa ser! Se o presidente disser “tivemos de abdicar do MLopes para contratar este grande PL” por mim tudo bem!
De resto acho que nos entendemos bem! ;)!
14 Abril, 2015 at 12:37
2 pontos. …
Jogadores de futuro….o problema é esse mesmo, achamos sempre que o futuro vai nos sorrir. e o presente??
Sinceramente n vejo que esgaio ou geraldes sejam opção para já. Bem sei o que se disse aqui sobre o proprio cedric….
14 Abril, 2015 at 12:32
Cedric é um jogador importante para o Sporting, tal como Carrillo.
São dois jogadores de quem se fala muito na comunicação social, quando também existem outros, noutros clubes a terminar contrato mas de quem ninguém fala.
Os referidos jogadores têm contrato até ao final da época de 2015/2016, ou seja mais de um ano, sabendo no entanto que após Janeiro de 2016 podem negociar livremente.
O timing da CS e dos empresários não é o mesmo da direção do SCP.
Os primeiros quererem vender jornais, logo há que pôr pressão para criar polémica e aumentar as vendas.
Aos segundos convém que essa pressão se faça sentir, tendo como veiculo os media, por parte dos adeptos para cima dos dirigentes e se for posto ali o nome de um ou dois clubes rivais ainda melhor, porque aumenta a posição negocial.
Por seu lado a Direção tem o seu tempo próprio, não tem que ligar ao ruído envolvente e fazer os negócios de forma calma e sem pressas.
Seja para renovar, seja para vender, tudo vai depender daquilo que os jogadores/empresários peçam. Só a Direção tem a capacidade de poder ver até onde é que o clube pode ir, porque se os jogadores são importantes e estes dois são-no, mais importante é o Sporting e a sua viabilidade e crescimento, sabendo de antemão que apesar de tudo temos alternativas.
Por este motivo, cabe-nos a nós como adeptos, não servirmos como meio de pressão, que não interessa ao SCP, aguardando com calma o desenrolar dos acontecimentos até porque já nos foram dadas provas, que quem está a tratar do assunto sabe fazê-lo.
SL
14 Abril, 2015 at 12:37
Estou um pouco indeciso em relação ao Cedric.
Para mim é ponto assente que é o nosso melhor lateral direito e que, a renovar, os 550m são justos e dentro das nossas possibilidades.
No entanto esta pode ser a altura certa para fazer uma mais valia financeira.
Miguel Lopes tem estado bem. Muito bem até. Geraldes parece-me um jogador que dará algumas garantias se continuar a evoluir e depois temos… Esgaio. Se bem que este último estava longe de me convencer nesta posição, a verdade é que tem demonstrado qualidade ao serviço da Académica.
No fundo, não estamos em condições ainda de segurar os nossos melhores jogadores como é o caso do Cedric por isso o nosso modelo tem de ser o de vender em posições em que a saída tenha o menor impacto desportivo possível porque temos alguém nos quadros perto da mesma qualidade ou com potencial para isso e a posição de LD (em conjunto com a de médio centro) parece-me aquela em que temos mais opções válidas.
Resumindo e baralhando, se ficar, ficamos com os préstimos do nosso melhor LD. Se sair, acredito que temos soluções à altura no plantel e podemos fazer um encaixe muito interessante
14 Abril, 2015 at 12:44
Capitão…
Daqui a 2/3 anos quem será o titular indiscutível (e na verdade sem concorrência) da selecção?! Não valerá mais na altura depois de Euros e Mundiais?!
Daqui a 2/3 anos não valerá mais depois de 3/4 anos em bom plano na Champions para não falar de com um (ou mais…) campeonatos no buxo?!
Não compreendo porque acham que um miúdo atinge o máximo de valor possível de arrecadar aos 22/23 anos depois de ter estado na pior fase de sempre do Sporting…eu tenho a ideia exactamente contrária…vendemos por 5M e daqui a 2/3 anos estamos a perguntar-nos como foi possível e o jeito que ele dava ao Sporting…
14 Abril, 2015 at 12:49
Não consigo fazer essa futurologia Tiago. Talvez seja mesmo o Cedric talvez não. Talvez seja o Esgaio, talvez não.
De qualquer maneira se as coisas continuarem como estão na selecção pode esquecer qualquer valorização. O mais certo é o cancelo ser titular.
Nota- 5M não é o encaixe que tinha em mente. Uma boa venda seria um valor entre 7/8M
14 Abril, 2015 at 13:00
Completamente de acordo. Uma coisa é vender um fora de série aos 20anos porque nao dá para segurar mais, mas este nao é o caso.
Prefiro ficar com o Cédric a ganhar mais, mas a jogar e vender mais tarde, do que vender já.
Com M. Lopes nao vamos mesmo ter lucro.
P. S. alguem sabe se o Pereirinha tem jogado?
14 Abril, 2015 at 13:20
Não tem de ser um fora de serie Bruno.
Esta coisa de gestão é mesmo assim. Saber escolher, em função da conjuntura, a altura certa para fazer um encaixe financeiro.
Imagina o seguinte cenário:
Cedric renova, ML agarra a titularidade. O Cedric passa 1/2 anos entre o banco e a bancada com um salário mais alto do que aufere agora. Será que depois o consegues vender pelo que vale agora?
Sinceramente, nem creio que o acima exposto seja o mais importante. O que importa é que o encaixe seja feito numa altura em que nos seja possível substituir o jogador com alguém que já esteja nos quadros do clube sem perder competitividade. Não sei se agora não é a melhor altura….
14 Abril, 2015 at 13:34
Imagina o seguinte cenário:
Vendes o Cedric por 7M ao Schalke! Ficas com o M. Lopes e com o Esgaio…entretanto o M. Lopes lesionasse (como é habitual quando é muito utilizado) e fica 3 meses no estaleiro! Andamos a jogar com o Esgaio ainda pouco preparado o que nos custa 6/7/8 pontos! Ao mesmo tempo anda o Cedric a mostrar o seu valor na Liga Alemã e na Champions….
E isso é valido para todos os jogadores! Imagina que renovas com o Carrillo…é igualmente válido! Imagina que o Mané rebenta de vez e agarra a titularidade e que o Carrillo por lesão fica 2/3 jogos de fora entrando um Iuri que mostra que aquele pé esquerdo é perfeito para ser o avançado mais descaído para a direita! Vais pagar tanto ao Carrillo para ser um suplente usado bastantes vezes?!
O mesmo é valido para o Ewerton! Vais contratar o Ewerton…vai ser caro (1,5M) e não vem receber pouco! Mas entretanto o Tobias agarra o Lugar e o Semedo mostra todo o potencial que tem…o que fazes ao Ewerton a receber o que ele recebe?!
O que eu acho que tem de ser ponderado é…quero um plantel de X º de jogadores! Esse plantel tem de me custos um total de Y! Agora vamos a contas…Se vais meter o Wallyson no lugar do Martins, o Iuri no Lugar do Capel (por exemplo) não cabe um aumento de ordenado para uma promessa de defesa direito e potencialmente teres uma equipa mais equilibrada a nível de valor do que criares mais um desequilibro no plantel?!
14 Abril, 2015 at 22:11
Se… se… se…
Porra, a vossa aposta é no “se” ! E se o gajo sair um “flop”, como é? Que responsabilidade é a vossa?
SEria bem melhor apostarem no corpo técnico, para as questões técnicas e SEria bem melhor as decisões financeiras para quem de direito – que já mostrou ser competente.
Isso da “co-gestão” foi chão que deu uvas – deu “congestão”, aliás.
…com todo o respeito pelas vossas opiniões, que a devem ter, mas deixando “a César o que é de César”.
SL
15 Abril, 2015 at 2:31
Eu também já não dou para estes “peditórios”…
Confio plenamente em quem gere actualmente os destinos do SCP!
SL
14 Abril, 2015 at 13:52
Nao acho o Cedric um fora dd série, mas acho-o o nosso melhor lateral. É verdade que o M. Lopes tem jogado bem, e eu nem o acho bom por isso ate me tem calado. E percebo o que dizes.
Se há dificuldade em renovar, é melhor vender ja do que sair a 0.
A parte do ir para o banco pode acontecer a todos, Cedric P. Oliveira, Adrien etc etc.
Agora, tendo em conta as alternativas
Lopes/Cedric/Geraldes/Esgaio
Prefiro ter ML e Cedric a lutarem pelo lugar, do que ML e Esgaio (que nao acho ainda lateral para nós) ou Geraldes.
Não fosse o contrato do durão Godo, e a minha soluçãao era vender M. Lopes e ficar com o Cédric, mas tendo em conta a recuperação financeira percebo que se tente vender o Cedric. Nao é a opção que mais me agrade, mas é uma que aceito.
14 Abril, 2015 at 13:23
O Pereirinha raramente é utilizado…
14 Abril, 2015 at 13:54
Thanks
14 Abril, 2015 at 12:47
Quem diria que era opinião quase unânime nesta tasca há mais ou menos dois meses que o Miguel Lopes era uma miséria ? Até houve quem dissesse que nem sequer jogador de futebol devia ser…..fazendo uma comparação o marco silva se ganhar a taça já vai deixar de ser um técnico medíocre com agenda escondida ? Gosto do cedric e compreendo que um puto de 23 anos queira ganhar mais, ainda por cima sabendo que a carreira de futebolista e curta, muita coisa pode acontecer e tem que se aproveitar bem quando estamos bem cotados. Cedric e um bom lateral, tem alma sportinguista, ainda pode crescer mais com muito treino trabalho e dedicação, pois tem qualidade técnica inata, remata bem. Tem margem para melhorar defensivamente e ofensivamente. Miguel Lopes já atingiu o seu máximo, não me parece que seja jogador para sair muito daquilo que tem feito. Nessa perspectiva , acho que devíamos continuar a apostar no cedric pela margem que ainda tem para se tornar melhor. E manter também Miguel Lopes . André gerardes e esgaio devem ficar emprestados na próxima época e logo se verá a sua evolução.
14 Abril, 2015 at 13:29
É assim, no futebol os jogadores passam de heroi a vilao e vice versa num abrir e fechar de olhos, este ano ja foi o miguel lopes, o geraldes, o william, etc.
14 Abril, 2015 at 13:53
Geraldes é um optimo defesa direito á antiga, como lateral direito não é muito bom poiis não cumpre todas as funções
14 Abril, 2015 at 14:05
Cedric é fraco. Dar oportunidade e bons salários sim … A quem tem talento para vestir o manto.
Cedric não vai fazer mais do que já fez … Pelo menos no Sporting. Culpa do sistema táctico!? Culpa do treinador !?
Não sei mas, Cedric até vale 500.000/ano … Boa alternativa ao Lopes. Desde que veio para o Sporting que o digo : Lopes é o melhor lateral que o Sporting poderia ter na direita.
Se Cedric sair, saiu. Geraldes parece-me bem melhor … !
Quero cuidar sempre dos nossos, quanto mais não seja pelos anos de casa mas, pintar quadros Jackson’s Pollock com traços de Zé da Esquina não é a minha praia.
Cedric não é tudo isso.
14 Abril, 2015 at 14:14
Resumindo um pouco (o sentimento da maioria):
– gostávamos que o Cedric ficasse sobretudo se não pede um contrato estapafurdio. É um filho da casa, já cá está há muito tempo, tem valor e ainda pode evoluir.
– no entanto, atendendo a que precisamos de fazer dinheiro, a que é uma posição onde até temos alternativas e a que o jogador neste momento está valorizado, poderia sair desde que não fosse para as nádegas e por um valor razoável (7M).
Só para dar mais algum input: há dois jogadores que a sairem nos vão colocar uma grande dor de cabeça, embora possam dar retorno: William e Carrilo.
Dos outros que se falam, Jefferson fará falta desportivamente mas não me importo que saia porque… é um moleque né? Cedric fazendo menos falta (porque tem mais substitutos) faz-me mais pena por todo o seu percurso, mas a vida é isto mesmo; por razões semelhantes às de Jefferson, Slimani pode ir andando (faz muita falta, mas podemos aproveitar para ir buscar um PL mais completo – o que não sendo fácil é possível).
Quanto a Capel e André Martins, fazem menos falta, mas serão mais difíceis de colocar porque estão desvalorizados.
O ideal era sairem apenas 2 ou 3 dos principais, fazerem-se 20 a 25M nessas vendas e que nenhum desses fosse ou o William (também por esse valor não sai) ou o Carrilo.
14 Abril, 2015 at 14:22
Na minha opinião, em forma, o Cédric é o nosso melhor lateral direito. Mas compreendo que tenhamos de garantir algum encaixe financeiro. Li alguns comentários sobre a sua baixa estatura, que o prejudica como lateral. Mas estão a brincar, certo? É que os melhores laterais são jogadores de baixa-média estatura. Já parecem o Paulo Bentas nas suas análises…
14 Abril, 2015 at 14:36
Concordo em absoluto com o espírito do post: o Cédric terá sempre o meu respeito, quer fique, quer saia, nomeadamente por ser o atleta com mais anos de casa. Nisso estamos completamente de acordo.
Contudo… não posso concordar que seja o melhor lateral-direito que saíu das nossas escolas desde há muitos anos a esta parte. É um lateral acima da média,
cruza sofrivelmente (embora o faça com os dois pés), defende muito sofrivelmente e ataca q.b.. Fez uma bela época com o Leonardo (apesar de o Quaresma lhe ter dado água pela barba em Alvalade) mas, este ano, não consigo achar que tenha estado muito acima do razoável.
Tudo isto me leva a uma opinião talvez um pouco inortodoxa: considero o Miguel Lopes muito melhor do
que o Cédric e, apesar do respeito que este jogador me merece, sinto-me muito mais descansado sabendo a lateral-direita entregue ao Miguel. Remata melhor, tem mais técnica, defende muito melhor, cruza melhor, faz as duas alas (relembro que entrou para lateral-esquerdo aos 80 e tal minutos no jogo em casa com a Académica, rendendo um fatigadíssimo Jefferson)… tem apenas o senão de ser um pouco agressivo demais para o campeonato português e, sobretudo, jogando no Sporting, isso é logo um chamariz para cartões “olegarianos”.
Em todo o caso, concordo com o espírito do post e terei sempre a maior consideração por este rapaz que tantos anos nos deus. 😉
14 Abril, 2015 at 14:38
Já agora mais uma nota: a coisa com o Carrilo está complicada e parece ser o Zahavi a complicar (detentor dos outros 50% do passe, em mais uma herança godinhista) pois parece estar a tentar convencer o jogador e representanto e não assinar. Isto a fazer fé na Burla. Além disso parece que o empresário já voltou ao Peru…
14 Abril, 2015 at 14:39
“e representante a não assinar”
14 Abril, 2015 at 14:44
Acho que temos de levar isto mais com calma.
A direcção saberá o que quer e o desejo do Cedric é continuar no Sporting !
Relembro o discurso do seu representante (Miguel Correia Veloso) no passado dia 10:
«Há uma proposta de renovação, temos estado em negociações já há algum tempo, mas agora o Cédric está focado no seu trabalho, focado em atingir os objetivos do Sporting. Tem mais um ano de contrato, mas não há pressa, não há um prazo definido para tomarmos uma decisão»,
«Se a proposta agradasse já tinha aceite, mas estamos perto, está a correr bem»
«Toda a gente sabe que o Cédric tem mercado lá fora e já alguns clubes mostraram interesse, mas o Cédric nunca fechou as portas à renovação com o Sporting, é a casa dele. Por isso, a primeira ideia dele é renovar com o Sporting. É para isso que estamos a trabalhar, para tentar chegar a acordo com o Sporting, é a primeira opção dele»
Fico bem mais preocupado se o Sporting deixar sair o Montero como vejo aí alguma CS a mencionar. Isso sim, seria uma tristeza !
14 Abril, 2015 at 15:01
ahaha tanto cenário 🙂
Têm sido argumentos muito bons, mas para mim atendendo ao que conhecemos da situação do clube e atendendo ao que BdC tem dito sobre essa situação, julgo que o mais certo será:
1) Renovação de Cédric , talvez estejamos nos 25% de probabilidade de ocorrer. O jogador tem um trunfo fabuloso na mão (nada de anormal aqui) que lhe permite tentar ter um contrato bem melhor noutras paragens (nada de anormal aqui também) que resulta do facto de assinar livre em Janeiro (e aqui sabemos bem o que BdC defende). Entre o que o Sporting pode oferecer e o que o jogador quer deverá existir margem de manobra.
Mas Cédric é da casa e é um óptimo jogador. Temos de esperar para ver como acaba e só um cenário corresponde a acabar mal (uma eventual assinatura de contrato em Janeiro com os corruptos – às vezes os jogadores esquecem-se de que o $$ não é tudo e pode sempre acontecer. A vida de um futebolista é curta e o Sporting paga pouco comparativamente aos corruptos).
2) Subida de Esgaio para a A. Julgo que é inevitável, desejável e é esse o caminho que vai tirar do buraco financeiro. Aqui não se trata de comparar Esgaio com Cédric. Não são comparáveis.
Esgaio vem para a A porque é esse o trabalho desenvolvido pelo Sporting com a Academis e a equipa B.
3) Continuidade de Miguel Lopes. Também aqui me aprece que estamos acertados. O Miguel é um bom lateral, está ao nível de Cédric e é por isso que lhe morde os calcanhares nas convocatórias. Miguel Lopes com o contrato que tem nunca seria jogador deste Sporting, não porque não seja suficientemente competente, mas porque não podemos.
4) Geraldes, fica na B, com a porta aberta para a A. Se existir um padrão será isto a acontecer e seria bom que nos habituássemos a estas rotinas de circulação de jogadores entre A, B e emprestados.
Temos aqui 4 jogadores para a mesma posição (eu sei que não será exactamente assim) todos de nível equivalente, todos com situações contratuais diferentes. Não me importo nada que o mais “sénior” deles (apesar da idade) saia.
Mas também gostaria muito de ver finalmente quebrada a nossa incapacidade de construir uma equipa com base na formação por falta de capacidade financeira para os segurar.
Rui Patrício será talvez o primeiro que estará perto desse objectivo.
Talvez seja Cédric o segundo.
14 Abril, 2015 at 15:45
Meus amigos, em tempo de apertar o cinto, as renovações têm que ser bem pensadas. Há que colocar o valor de uma transferência versus o rendimento desportivo. Cedric é aquele gajo que por 5-6M faz não faz falta. Por 2-3M pode ficar.
Slimani idem … Por 9-10 M é para vender … 4-5M fica.
William é outro assunto … Cláusula de 45M mas, 35-40M é caso a pensar.
Estamos a fazer do Cedric a última coca-cola do deserto quando o rapaz nem é imprescindível … Aliás, quem é !?
Sporting é esforço dedicação devoção e glória … Tem sido assim há mais de 100 anos … O Cedric quantos tem !? O Carrillo !?
Já houve Jardel, Liedson, Peyroteo, Jusko, Balakov, JVP, M. Fernandes, Jordão … E andamos preocupados com Carrillo e Cedric !?
O presidente saberá o que fazer … Finalmente há alguém que me deixa descansado em relação a esses assuntos.
14 Abril, 2015 at 16:00
O Cédric renova por mais 550000 por ano, ou renova por 550000 por ano? É que, no caso de ser a segunda, vale bem o esforço e é mais do que natural. E mesmo a primeira é uma questão de ver, tendo em conta aquilo que aufere actualmente. O Cédric está há quase três séculos em Alvalade, fez o percurso, deu títulos ao clube, e acho que merece o esforço. E, muito sinceramente, acho que é um jogador importantíssimo. Isto é por fases, mas a melhor fase do Cédric é superior à melhor fase do Miguel Lopes. As piores fases, essas, equivalem-se, mas isso é como tudo. No entanto, é uma posição que parece à partida bem preenchida. Geraldes já mostrou que pode estar aí para as curvas. Mas, para mim, o Cédric é de longe o melhor dos três. Tem intensidade superior à dos outros dois juntos, CRUZA bem (sim, cruza bem), e desequilibra no ataque, como se quer. Mais um ou dois anos a progredir, e vai ser um caso muito sério. Tão sério como olhar para as convocatórias e ver um Bosingwa a pedir reforma, a tirar lugar ao Cédric.
Quanto ao Carrillo, epá, nas actuais circunstâncias, não vamos buscar nenhum igual, porque simplesmente não estará disponível. Também percebo que não se possa passar o limite, uma vez que essas merdas abrem precedente e deitam toda a política de gestão por terra. É um caso muito complicado, este do Carrillo. Por mim vale o esforço, mas aqui precisava de estar na direcção para perceber, com as directrizes que se estabeleceram, o que é o limite do esforço e onde se passa a barreira. Se um dia destes acordar e vir a fotografia da praxe (já agora, espero que a foto junta à 10A tenha vindo para ficar), com o Carrillo e o presi a darem bacalhau, vou ficar imensamente feliz. Se isso não acontecer, espero que seja a melhor venda possível.
14 Abril, 2015 at 16:04
E atenção ao Adrien. Contrato até 2017, a coisa começa a ficar apertada. Ou muito me engano, ou o Adrien também se inclui neste lote de avaliar a balança. Ou sai agora, bem vendido, com a qualidade que tem, ou renova este Verão.