Numa altura em que a época parece praticamente terminada e quando temos apenas um título em disputa, as fileiras leoninas dividem-se em quase todos os aspectos que giram à volta da equipa de futebol profissional. Desde o desempenho do treinador ou da própria estrutura, desde a necessidade de comprar ou manter jogadores e até na avaliação geral de uma temporada que, queiramos ou não, frustrou as expectativas de todos. O futebol pouco conseguido ou medíocre que a equipa apresenta desde o famoso empate com o Benfica parece ter sido a estocada final para que todos se esqueçam dos grandes momentos de futebol a que presenciámos e parece ter descredibilizado ainda mais alguns dos elementos do plantel e o seu treinador, que foi protagonista de uma novela absurda com o nosso Presidente.
Sei bem que muitos imaginavam, depois do segundo lugar da passada temporada, que este ano estaríamos, pelo menos, a disputar o título. A realidade é que nunca estivemos, nunca verdadeiramente. Nunca estivemos no primeiro lugar e foi pouco o tempo que passamos pelo segundo. Aliás, demos a volta ao campeonato num quarto lugar quase arrepiante que previa o desfecho final. Mas, numa altura que precisamos de união, não custa lembrar que o trabalho desenvolvido estará dentro de uma normalidade que poucos quisemos admitir antes de rolar a bola no relvado. O nosso plantel é bom, bem melhor que o de Jardim, mas faltam-nos algumas peças chave de maior qualidade. O nosso treinador é bom, inferior a Jardim, mas tem uma inexperiência que foi fatal em imensos jogos. O nosso Presidente é grande, muito melhor que os antecessores, mas também ele e a sua estrutura falharam ao não dar a estabilidade de que necessitava o plantel em certos momentos da temporada.
Ainda assim, são imensos os exemplos do futebol europeu que provam que a nossa recuperação e presença nos lugares cimeiros da tabela não deixam de não ser incríveis. Clubes como o Liverpool , que se preocupam demasiado em manter jogadores com ordenados absurdos e menos em cultivar a mística que os caracterizou durante tantos anos. E, depois 150 milhões gastos em transferências, não irão, mais uma vez, jogar a Liga dos Campeões. Clubes como os gigantes de Milão que, sem perceber o que realmente era necessário, gastaram, gastaram e gastaram até que se viram a jogar praticamente sem público, longe do topo da tabela e longe do lugar que conquistaram por mérito próprio. Exemplos como o fantástico Dortmund, que se esqueceu de que a mística não fazia tudo em campo e se afundou numa crise imensa até aos lugares mais baixos da tabela, por não apresentar a qualidade suficiente nas suas fileiras. O Atlético de Madrid, que demorou quase duas décadas a vencer um novo campeonato, destronando os dois gigantes num feito que demorou, demorou, demorou. Ou, ainda Espanha, o Valencia, clube que tem uma enorme massa adepta e se deixou adormecer de tal forma que teve mesmo de ser comprado para voltar a ser alguma coisa.
Não será expectável que alguém olhe para um terceiro lugar como algo positivo, ainda mais tendo em conta que apenas três clubes são realmente competitivos em Portugal. Mas, esquecendo essa parte, o Sporting está numa excelente posição para conquistar um título e, sobre esse título, construir a sua próxima temporada e preparar os seus jogadores para um espírito de vitória. Os clubes que referi não tiveram essa sorte, não puderam, dois anos depois de uma enorme crise, carimbar duas presenças na Champions League e ainda ganhar uma Taça por cima disto. Não puderam porque não foram competentes o suficiente para o fazer, nós fomos.
Este é o momento de acreditar no nosso jovem treinador e nos nossos jovens jogadores, mesmo que por dentro saiam aqueles insultos feios. É o momento de perceber que estamos a construir um futuro com base no sucesso, sucesso esse que não sentimos desde 2008 (!). Não é altura de falsas arrogâncias nem sentimentos de exigência desmedidas porque, na realidade, o que já está perdido está, mas ainda temos algo a ganhar. Eu sei que muitos dos adeptos do Milan ou do Liverpool (por exemplo) trocariam de lugar connosco sem piscar os olhos, mesmo tendo em conta a grandeza dos seus emblemas na Europa, maiores até que o Sporting. Vamos ao Jamor ganhar. Vamos conquistar o título que nos falta e vamos encarar o mercado sem dramas, sabendo que o caminho dos troféus está a ser traçado de forma séria e cheia de sportinguismo.
21 Abril, 2015 at 6:42
Maria, que grande sorriso interior me proporcionaste com o que escreveste. Muito sinceramente, fico feliz que tenhas sido bafejada com a sorte de poder estar no Jamor a apoiar os nossos ao longo de 90 ou 120 minutos que terão que fazer parte da nossa história mais brilhante.
Espero que os cerca de 20 mil Sportinguistas presentes nessa tarde, nos quais tentarei incluir-me, carreguem o espírito com que escreveste e não vão para a festa divididos entre a vontade de celebrar uma conquista e o secreto desejo de que algo corra mal, para que possam espetar um dardo XL na testa dos seus pequenos ódios de estimação.
21 Abril, 2015 at 8:41
Cherba bom dia. Sinceramente, no dia que algum sportinguista desejar uma derrota do nosso clube estará a mais e porta da rua serventia da casa. Portanto, não acredito que um verdadeiro sportinguista deseje (por muito que deteste o treinador) que o Sporting perca.
21 Abril, 2015 at 11:02
Ahhh Leonissimo…
Gosto de gente assim, crédula…
Mas infelizmente “nós sabemos” que “se as coisas correrem mal”, para alguns será “um dia em cheio”…
Se são sportingustas…??
É claro
21 Abril, 2015 at 11:05
(Bem as “unhas” batram em qualquer lado inadvertidamente…)
Ia eu a dizer…:
De são sporinguistas…?
É claro que verdadeiramente o não são, o pior…
É que parecem estar convencidos do contrário..!!
Ou então “esforçam-se” apenas…para chatear os sportinguistas e tentam uni-los…por caminhos ínvios…!!
Sporting Sempre…
Abr e SL
21 Abril, 2015 at 11:46
Nem é questão de ser crédulo amigo Max. Se existirem pessoas dessas, para mim não têm lugar no Sporting. Apenas isso. Abraço
21 Abril, 2015 at 12:45
Pois essa também é a minha ideia…:
“Estão a mais…”…
“Enganaram-se na porta…”…
“Bem podiam ir dar uma volta…” e ficarem por lá…!
Mas a verdade é que não apenas podem dizer o que querem…como até podem destabilizar à sua vontade…!
Mas a verdade é que como dizia o outro…: eles andem” aí…!!
Abr amigo e SL
21 Abril, 2015 at 7:33
Boa posta MARIA e assim mesmo vamos ao jamor para ganhar ganhar e ganhar !
21 Abril, 2015 at 7:46
Bom dia, bom texto, não acho que o nosso treinador seja inferior ao Leonardo, eu e a generalidade dos nossos adeptos criamos uma enorme empatia com ele porque é dos nossos, porque num momento muito desmoralizante ajudou juntamente com a direção a devolver a todos nós a auto-estima perdida. O MS carregará sempre consigo o estigma de ser adepto dos merdas. Se há coisa que gostava de ver mesmo explicada era o assunto Presidente/treinador, gostava eu e gostávamos todos, sei que dificilmente será explicado,(pelo menos num futuro próximo), tb gostaria de ter a noção de como a direção lidou com os casos “Slimani” e “Peidoca” . Fiquei farto das especulações baratas e de ler algumas (muitas), coisas que aqui se escrevem quando o jogo não corre bem ou quando algum destes casos vem à praça pública, sim leu bem Sr. Presidente “CASOS”, não são “não casos” como alguns foram apelidados por si. Sei que é leitor do nosso blog por isso o recado. Isto tudo para chegar a uma conclusão, EU SOU LEÃO, NÃO VOU PARA O ESTÁDIO ASSOBIAR A EQUIPA! Podíamos ter feito melhor esta época? Podíamos e devíamos, mas não fizemos, por isso abram a pestana e mostrem do que são feitos os Leões. Abraço a todos.
21 Abril, 2015 at 7:51
Bom, dia e obrigado! Isto de discutir futebol com mulheres (Oh Trolha anda cá ler isto!) é muito bom!
21 Abril, 2015 at 8:03
Excelente texto!
ACORDEM! Temos um titulo para ganhar!
Ha malta q deve refletir o seu sportinguismo…. Em Setembro fui dos poucos q disse aki q era pa ter calma q perder 6 pts em 12 logo no inicio era preocupante e o futbol de Ms nao me era assim tao apelativo….
BLASFSMIA! Sao as dorss de crscimt, e o proximo mourinho , a equipa e fantastica e ss nao ganhar a champions ganha a LE…o burro era eu!
Qd em Dez Bdc intuiu q podia dar um golpe de asa e ainda ganhar o campeonato numa jogada de alto risco, “nao! Q disparats! Damos mts banhos de bola e la vamos perder o Mourinho”
Atao agora q temos um trofeu pa ganhar e q de repente da a td gents pa bater em MS? Pq a equipa nao da espetaculo? Ha por ai mt apreciador de ballet…
MS e Ms! Com seus defeitos e virtudes… quem keria ver mourinho no sporting arranje um poster de 92/93 e brinquem sozinhos ao bilhar de bolso!
Cm sportinguista e se, na altura em q se podia efetivamt ganhar alguma coisa c a saida de MS expressei-o!
Agora neste momento cm sou Sportinguista e amo o meu Sporting, quero contribuir c o maximo de tranquilidade pa q a rapaziada traga a Taca pa casa! Seja de q maneira for!
21 Abril, 2015 at 8:24
No Jamor tem que ser para ganhar. Precisamos de um titulo que nos embale para mais conquistas.
21 Abril, 2015 at 8:28
A Maria tem razão.
O Plantel não é perfeito mas é o melhor de há muitos anos e, se apenas vendermos o inevitável e juntarmos a qualidade brutal de 3/4 putos q se vão juntar à equipa principal, ainda vai ficar mais forte para o ano.
Temos um treinador e um presidente excelentes mas ambos inexperientes nestas andanças na alta roda e por isso cometeram ambos erros. Se ambos conseguirem ter a humildade de reconheçer os seus erros e corrigí-los (não é difícil) penso que teremos uma equipa muito forte para o ano.
Eu apostaria na estabilidade. Mas para essa estabilidade ser bem recebida pela maioria era obviamente importante ganhar a Taça.
21 Abril, 2015 at 8:38
Grande posta Maria !
É este o espirito que temos de ter até ao final da taça.
21 Abril, 2015 at 8:58
O texto até estava a correr bem, Maria…
“O nosso Presidente é grande, muito melhor que os antecessores, mas também ele e a sua estrutura falharam ao não dar a estabilidade de que necessitava o plantel em certos momentos da temporada.”
O que raio é que isto quer dizer? O que é que BdC poderia ter feito para dar mais estabilidade ao plantel?
Andas a ler jornais? Ainda acreditas em alguma coisa do que dizem?
Que parte do Sporting ser um alvo a abater é que te escapou?
Ainda falham muitas coisas neste Sporting. Agora empenho, competência e capacidade de gestão por parte desta direcção não são certamente.
21 Abril, 2015 at 9:04
A novela de Dezembro existiu.
O MS foi ofendido na praça publica e o Bruno ficou calado ( ou pelo menos nao o defendeu como sabemos que o presidente sabe fazer).
Ninguem sabe o que foi realmente verdade mas que isto foi visto por todos, nao ha forma de desmentir.
21 Abril, 2015 at 13:18
Aí concordo!!! Foi um grande erro a novela de Dezembro…
21 Abril, 2015 at 10:20
Enquanto tivermos no Sporting gajos a querem escarafunchar numa “novela” que nao serviu mais dos que os interesses das duas nádegas…. Estamos conversado quanto ao seu Sportinguismo.
A cabeça nao serve só para o boné…
Mas há muitos que continuam a achar que sim… Que fazer.
21 Abril, 2015 at 10:41
Estamos completamente de acordo Tadeu…”uma “novela” que não serviu mais dos que os interesses das duas nádegas”! Todos os intervenientes na novela (direcção, treinadores e adeptos…todos tiveram o seu papel na novela) deviam ter aprendido com isso em vez de andarem a esticar a novela….
21 Abril, 2015 at 9:11
Em primeiro lugar os meus parabéns ao williamcraque.
Parece que a época já acabou tal a pressa de contratar jogadores, treinadores, etc.
Só falta meter em causa o Paulinho e se deviamos ter um roupeiro vindo do Chelsea.
Nesta altura MS é o nosso treinador e os jogadores que temos são os melhores do mundo porque é com estes que podemos ganhar a taça.
Quando a época acabar eu confio no BdC para tomar as decisões necessárias
21 Abril, 2015 at 9:32
Penso que o post está correto. Há um título para ganhar e isso deve ser o nosso foco.
Ainda assim, este ano deixa um travo amargo na boca.
E isto porque ganhámos novamente (com esta Direcção) o direito a ser mais exigentes, de acordo com o nosso estatuto. Ganhámos o direito a achar de novo que tudo o que é menos que o primeiro lugar sabe a pouco no Sporting. Claro que me virão com a questão dos orçamentos, colinhos, etc. Tudo isso é verdade. Mas neste momento o Sporting está de volta. Quem achar que o terceiro lugar é o nosso lugar normal, que não devemos aspirar a mais e não nos assumirmos como candidatos ao título, então que vá dar uma enorme volta ao bilhar grande. Ainda assim, atendendo a tudo o que aconteceu esta época, penso que ficar em terceiro lugar não deve levar a despedimento de treinador.
Deve sim, fazer-nos reflectir. Apesar de achar que a chegada de BdC foi a melhor coisa que aconteceu ao Sporting nos últimos 30 anos, foram também cometidos erros por esta Direcção, como é inevitável.
Desde as aquisições que foram, penso eu, excessivas e cuja qualidade da grande maioria ainda está por provar (embora sem oportunidades, também seja difícil de ajuizar, até porque alguns que puderam mostrar-se na Taça da Liga deram a entender que poderão ter potencial), à política de comunicação, à gestão da crise de Dezembro, isto tudo pode melhorar. E BdC já mostrou que aprende com os erros, estou por isso à espera com expectativa da política de entradas / saídas deste defeso que penso que vai ser muito melhor que no ano passado. BdC este ano falou muito menos nos árbitros que na época anterior (será porque se fartou das críticas, ou porque cedo se percebeu, como diz a Maria Ribeiro, que seria muito difícil chegarmos ao título?). Acho que esta questão da arbitragem (que não explica o nosso insucesso deste ano, atenção) é uma das prioridades para a Direcção “atacar” pois corremos o risco de mesmo com uma equipa cada vez mais competitiva, como se espera, não ganharmos, como aliás já aconteceu no passado com outras grandes equipas do Sporting (que ainda não temos, mas estamos a construir)
Quanto ao treinador, não sei se a gestão do plantel que é a principal crítica que lhe faço (deixem lá a história de ser lampião e da suposta agenda por favor) foi determinada para ter melhores resultados que Jardim (eu já disse antes que é difícil de comparar) se para não ser despedido com justa causa (não querendo ficar a mais dos tais quinze pontos do primeiro como dizia ontem o XAP e também já me tinha ocorrido), mas houve falhas na gestão do plantel. Se assim não fosse, não chegaríamos a esta fase, com grande parte dos habituais titulares todos rotos. Mas também ele pode e deve evoluir, considerando sempre que a margem de tolerância para a nova época não será esta. Se pode crescer, é bom que o faça depressa, que isto é o Sporting. Mas penso que tudo se vai definir da melhor forma e que vamos ganhar a Taça. Este será apenas o primeiro degrau na escada de sucesso que queremos e merecemos. VIVA O SPORTING!
Esperemos que MS tenha aprendido com este ano.
Para o ano (admitindo como tudo indica que vai ficar) se esteja melhor na planificação da época (aqui entra também a Direcção) e que não existam alguns episódios evitáveis como aconteceu nesta.
21 Abril, 2015 at 13:23
” BdC falou muito menos de arbitragem” porque não fomos tão roubados como no ano passado! E não “atacou” muito o “colinho do slb” porque primeiramente temos de resolver os nossos problemas cá dentro…
21 Abril, 2015 at 9:33
Bom dia à tasca. Tenho andado desaparecido por questões de trabalho que não tem deixado tempo que para vir aqui pagar uma rodada.
Maria tens toda a razão no que escreveste. Mas aos Sportinguistas falta-lhes confiança na sua equipa, dirigentes e etc. O estado natural de um adepto do nosso GRANDE AMOR é desconfiado. E é essa falta de confiança que faz com que se tomem as atitudes que se tomam com por exemplo assobiar o Nani porque está a demorar a passar a bola.
Posto isto… Ó escovinha amanda lá uma mine fresquita que aqui a lenda tá de garganta seca.
Outra para as Marias e um croquete pá de Beja.
21 Abril, 2015 at 9:49
Já agora não registo a partilhar um off…
Falei há algum tempo que estive com a mãe do Carlos Vieira (por razões profissionais) responsável pela parte financeira do Sporting e que está a fazer um grande trabalho. Aí ela me deu conta do prazer que o filho tem tido em ajudar o clube do seu coração.
Ontem, a minha irmã disse-me que foi colega de faculdade do filho do Virgílio e que ele se lamentou que o pai raramente lhe arranja bilhetes para os jogos, que quando o faz são lugares maus e que às vezes até os compra (sei que há quem critique o Virgílio, não digo que até não possa ter razão, mas sei que ele tem também um prazer enorme em estar a ajudar o Sporting)! Isto para constatar que neste momento temos gente no Sporting que nos dá grandes garantias de honestidade. E isso faz toda a diferença…
21 Abril, 2015 at 10:16
O Virgílio tem alguns problemas:
1º Ao contrário do Inácio, não se percebe exactamente qual é o trabalho do Virgílio! E portanto tendemos a achar que tudo o que se passa de mal é culpa dele.
2º A fraqueza de uma equipa de Juniores evidente e que nunca foi explicada exactamente de quem é a culpa;
3º Os maus resultados em geral dos escalões de formação que igualmente nunca foram explicados e por isso para quem não acompanha e não sabe têm um rosto…o comandante;
4º Aparentemente o projecto anda em ajustes desde o inicio! No inicio entrou e saiu muita gente e entretanto já entrou e saiu mais gente! Eu acho isso natural…sempre que tentamos reformular ou reformar uma estrutura há tiros ao lado, tiros mal medidos, encaixes que achávamos que iam acontecer mas que não acontecem! Ainda assim mais uma vez quem está à cabeça é que tem responsabilidade!
5º Acabou de sair dos escalões de formação uma das gerações mais prometedoras de que me lembro, apinhada de enormes talentos e que nos enche a todos de esperança para o Futuro! E depois dessa aparece uma geração de Juniores fraquissima! O que possivelmente tem uma explicação em mau trabalho passado! Mas o trabalho em academia é ingrato! O que fazes de bem só se nota daqui a 3/4 anos, o que fazes de mal também! Por isso é muito fácil a merda que uns fazem caí em cima de outros, o bem que outros fazem…só lhes será atribuído se sobreviverem até lá! O trabalho do Virgílio na academia só será passível de uma avaliação daqui a 1/2 anos (com 4 anos de trabalho já tem de mostrar trabalho) e neste momento o que é visível é a quebra de qualidade óbvia entre o que foram algumas gerações anteriores de Juniores e esta! O problema adensa-se ainda mais quando todos sabemos que se efectivamente o trabalho poder ser avaliado, se ele tiver sido mesmo mal feito, voltar a trilhar o caminho certo custar-nos-à o que de melhor temos durante pai 8 anos seguidos!
Ou seja…no fundo o que faltou foi uma comunicação e uma explicação com o que se está a passar, qual o plano para o futuro, o porquê das mudanças, o porque da fraqueza de algumas equipas ou dos resultados não muito satisfatórios de outras! E como muitos sentem (como eu) que essa explicação não foi dada com a calma e com a tranquilidade necessária acaba por ser o líder a ter de “levar” com todas as culpas…se é justo ou não não sei…mas é a verdade! Resta 3 tipos de reacção…achar que vivemos no Armageddon, temer pelo futuro ou confiar cegamente em quem lá está! Eu como não sou rapaz para confiar cegamente nem para ver catástrofes onde consigo vislumbrar alguma luz, tenho esperança mas não deixo de temer estar errado…
PS: Fogo…pensei que ia ser pequenino e saí este testamento…é um tema que tem muito que se lhe diga…e que nos é tão querido! 😉
21 Abril, 2015 at 10:22
Tiago não conheço o Virgilio. Quanto ao trabalho dele, estou como tu, ainda é cedo… Pelo menos os iniciados (que é o escalão que nem vem de trás) não está a correr mal. O resto, as coisas não têm corrido bem, mas espero mais um ou dois anos, para ajuizar . Apenas partilhei esta inconfidência que tem a ver com o facto das pessoas que são responsáveis no Sporting darem sinais de honestidade. Que é condição necessária (e tranquilizadora) mas não suficiente, obviamente.
21 Abril, 2015 at 10:31
Pois…vamos ver! 😉
21 Abril, 2015 at 13:02
Mas falas em falta de explicação por parte da direcção.
Nao é verdade.
Tudo o que dizes foi dito pela boca do Presidente à uns meses atraz… Relativamente ao tempo necessário para se ver o novo trabalho feito na a academia… E ate explicou a fuga de jogadores e outros elementos do staff
21 Abril, 2015 at 13:08
A explicação que ouvi foi que os maus alunos não podiam jogar e isso tornava as equipas mais fracas, que não se pagava antes a quem fazia prospecção e que afinal não há assim uma diferença tão grande entre o antes e o depois com base no nº de jogadores nas respectivas selecções e saídas para os rivais…
Não me lembro de mais nenhuma explicação dada e convenhamos…é curto! Não foi explica um rumo, não foi explicado a reestruturação feita ainda à pouco tempo, não foi explicado como foi construída esta equipa de Juniores, não foi explicado quem é o responsável, o que se está a fazer para fazer crescer a academia, etc, etc, etc…
22 Abril, 2015 at 3:52
Não te lembras de mais nenhuma explicação que o Presidente tenha dado sobre a formação??? Foi só o Presidente do SCP que mais e melhor tem explicado os assuntos internos do clube, reestruturação financeira e demais assuntos…
Mas, se estás preocupado com o que faz o Virgilio, experimenta a enviar um e-mail para o SCP, pode ser que te elucidem…
Ele há com cada um que até parecem dois…
21 Abril, 2015 at 9:50
OFF
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=769492
Acham normal que quando se está a preparar a final do campeonato sejam convocados 7 jogadores nossos e apenas 4 do adversário para a selecção? E ainda faltou convocar o Solha, será que foi raptado por uma certa tasqueira? 😀
21 Abril, 2015 at 11:34
os 2 jogos da selecção são de apuramento para o Euro2016 e jogam-se a 30 de Abril e 3 de Maio.
O primeiro jogo da final é a 9 de Maio. Há 6 dias pelo meio, entre 1 jogo e outro.
Nós temos 7 na selecção, mas o porto também tem 4.
E não esquecer que mais de metade do plantel fruteiro são estrangeiros (3 cubanos + o Quintana que joga na nossa selecção, 2 brasileiros, 1 cabo-verdiano, 1 checo, 1 dinamarquês).
Não há nada de “anormal” na convocatória, a não ser a ausência do Solha, que penso estar lesionado.(e não jogou o último jogo em Braga).
21 Abril, 2015 at 11:55
Desconhecia a quantidade de estrangeiros do nosso adversário, como nós temos apenas o Francis, pelo menos a jogar regularmente…
Obrigado pelos esclarecimentos
21 Abril, 2015 at 12:25
“às ordens”
21 Abril, 2015 at 21:48
O meu Solinha está lesionado
Mas não me importava de o raptar 😛
21 Abril, 2015 at 9:55
Sinceramente Maria…para fazer um balanço da época só no final! E o final é dia 1 de Junho com a taça na mão! Aí faremos um balanço geral da época…o que foi bem feito, o que foi mal feito, os erros, as virtudes! Tendo por certo (para mim) que todos estiveram bem e todos erraram! No final, com todas as contas e os dados em cima da mesa farei o que acho que será a minha avaliação!
Mas não deixo de discordar de ti! Nenhum adepto do Liverpool gostaria de estar em 3º no campeonato Português e na final da taça de Portugal…Aliás dificilmente um adepto que não seja tuga trocaria qualquer lugar do campeonato inglês por um 3º lugar no triste e sem saburão campeonato Português! Eu preferia mil vezes estar numa liga como a Inglesa mesmo estando em 10º do que num 3º lugar desta merda de futebol…
Além disso uma coisa é ser 5º num campeonato onde temos 10 equipas que investem tanto, perto ou mais que nós! Outra é sermos 3º num campeonato onde somos claramente a 3ª com maior orçamento…
Mas de qualquer forma com a miséria dos outros (ou não…) estou eu bem! Acho que essa comparação ou puxar de outros para a conversa sobre a nossa época faz pouco sentido! Somos o Sporting e temos de nos ver a nós e nos avaliarmos a nós e não nos andarmos a comparar com outros para dizer que há pior ou há quem tenha dado a volta ou o que quer que seja!
Mas enfim….estou contigo no siga para bingo! O mais importante da época está para vir e é nisso que nos temos de concentrar! Depois logo avaliaremos aquilo que foi a nossa época e os erros cometidos por nós e que não se devem repetir!
21 Abril, 2015 at 10:02
Há uma taça para ganhar… e tem se ser ganha ou o ano será um FIASCO!
O resto é conversa pra boi dormir…
Estabilidade? Não vai haver neste defesa, mas as coisas poderão ser feitas em silêncio e tranquilidade…
Não vai haver porque vão ser muitas as mexidas no plantel… Vão sair Nani, Sarr e depois podem sair Jeff, Cedric, Lopes, Carrillo, Capel, Montero, Martins, ou Slimani.
Portanto, vai haver muita gente a sair e alguns terão de entrar!
Vai ser chamado de “ano zero” e vão estar aqui a falar em dores de crescimento…
Já que assim é despachem também o Rosell e… MS! Parece-me evidente não ter condições para continuar!
21 Abril, 2015 at 10:15
Chirola: há riscos de saídas importantes, sem dúvida. Mas que não comecemos a época, com transferências de última hora como o Rojo e o Dier, que nos alteraram completamente o equilíbrio na defesa e que tanto tempo (e pontos) nos levou a recuperar.
Se o plantel se definir mais cedo (pelo menos no que diz respeito a saídas de elementos nucleares que nunca devem ser mais de 2-3…), se soubermos aproveitar bons elementos que há na B, vender jogadores que nada rendem (e se tiverem salário alto ainda melhor que diminui a carga salarial) e comprar muito bem (3 ou 4 jogadores) teremos condições. Acredito que, apesar de toda a indefinição (normal em todas as equipas) há condições para que não seja um ano zero, mas de evolução. É uma questão de fé, de feeling, do que quiseres, mas acho que vamos começar a época com melhor equipa que tivemos esta época. Com todas as adversidades à mistura, obviamente. SL
21 Abril, 2015 at 10:21
Sim, as coisas podem ser feitas com tempo e tranquilidade…
Também me parece que temos condições pra começar melhor o próximo ano!
E para que isso aconteça espero que o treinador já esteja escolhido para se começar a preparar as coisas!!
21 Abril, 2015 at 10:27
Acho que tudo se resume a quem vai sair dentro do núcleo duro da equipa…
– Se saírem 1 ou 2 titulares acho que estamos bem, mesmo que depois seja uma sangria maior no banco (até porque vejo mais talento na maioria dos que vêm do que nos que estão)! Desde que consigamos comprar aqueles 2/3 jogadores chave que façam um Upgrade da equipa!
– Se saírem 4/5 titulares mais uns quantos suplentes aí sim…tendo a dizer que vamos para mais um ano zero…
Vamos ver o que nos reserva o mercado…mas confesso que tenho alguma confiança! Quanto mais anos passam mais experiência se tem e menos erros se comete e se a base inicial (ideia de modelo, trabalho no mercado e tudo mais) já foi boa acredito que o que vem será um aperfeiçoamento do modelo…
21 Abril, 2015 at 10:15
Se te despachassem a ti também não se perdia nada…
21 Abril, 2015 at 13:14
És um cromo!
21 Abril, 2015 at 10:19
bom dia pra todos.
todos nós sportinguistas merecemos este troféu .
por vezes o nosso amor pelo clube é tanto que nos faz fazer ; e dizer disparates !
mas cada um a sua maneira o ama e quer o melhor .
e por vezes não são aqueles que assobiam os piores !
os piores são aqueles que através dos média influênciam essa gente ! tem sido esse uns dos cancros do Sporting nos últimos anos .
só espero que os jogadores se encham de orgulho e nos deem essa alegria .
um abraço
21 Abril, 2015 at 10:21
Torna-se claro que o insucesso do Sporting se justifica não só por mafias e afins, mas também por falta de competência dos dirigentes e, é preciso dizê-lo, uma massa adepta que nem sempre cumpre o seu papel, resvalando com demasiada facilidade para lutas palacianas que apenas prejudicam o clube.
Pegando neste último ponto, obviamente pouco popular na blogosfera, devo dizer que enquanto a massa adepta viver para uns ridículos olés (que frente ao benfas e ao shalke tiveram o resultado que tiveram), enquanto se escorrer baba e ranho quando brasucas não titulados como Liedson deixarem o clube (para depois regressarem com outras cores), o Sporting não passa da cepa torta.
Em relação a bdc, é para mim, o responsável por uma época abaixo das expetativas. Não basta alardear a luta pelo título, é preciso procurar argumentos para esse objetivo. E ele não o fez de forma compente. Tirando Nani (numa lógica completamente diferente, fora da estratégia escolhida), o Sporting não se reforçou para o título. Para além disso, tende numa postura quixotesca que muito agrada a diversos setores do clube. Eu não preciso que o Sporting lidere a refundação do futebol português. Eu quero que o Sporting ganhe. Ponto final.
Em relação a ms, não me encheu as medidas. Não cumpriu a minha expetativa duma equipa taticamente irrepreensível (como fez e bem no Estoril). Não foi, no entanto, uma completa desilusão. A saída ou permanência no clube só dependem, quanto a mim, de uma noção: quem o substitui?
21 Abril, 2015 at 10:33
E BdC é para sair também na tua opinião?
21 Abril, 2015 at 10:39
E já agora explica-nos como reforças tu uma equipa para o título, tendo em conta todos os constrangimentos que temos. Se gastavas 30 M (que não tens) em jogadores como o Godinho em que a maior parte não deu em nada, se apostas nos jovens e formação, como tem feito esta Direcção, enfim explica, se não te importas, como se dá a volta a isto.
21 Abril, 2015 at 11:01
Amigo, não temos 30 milhões para gastar. Tivemos 15. E posso perguntar qual o papel esperado para Sacko, Sarr, Slavchev? Se o presidente tem definido uma estratégia de médio/longo prazo nem haveria espaço para crítica. Agora, querer o título e começar a época com Maurício e Sarr como DC’s titulares é manifestamente errado.
O meu ponto é que vale muito mais um reforço como Nani (mesmo a pagar-lhe 5 milhões em ordenados), do que gastar 15, fora vencimentos, em promessas (quando as temos em Alcochete iguais ou até melhores).
Poderás responder-se que a saída de Dier foi uma surpresa, mas aí está outro erro crasso. Então compram-se DC’s às paletes e espera-se que o bife fique a marcar passo quando lhe oferecem ordenados dezenas de vezes superiores?
Não desejo a saída de bdc. Votei nele duas vezes. Nem sequer posso dizer que estou desiludido, afinal de contas ninguém é perfeito. Mas há que aprender com as circunstâncias e, nesse ponto, espero sinceramente que não seja mais um defeso de roda viva. Neste momento, há a saída de Nani a colmatar e fazer andar excedentários..
cmps
21 Abril, 2015 at 11:18
Repara bem quando acontece a saída de Rojo… já o campeonato tinha começado. A Direcção foi completamente colhida de surpresa, mas concordo que isso não pode voltar a acontecer. Tentou resolver contratando o Sarr, mas não resultou.
Acho que este ano a coisa será melhor.
O problema é que se deres muito dinheiro por um jogador, significa que ele é bom e já terá um ordenado a condizer. E não tens ainda condições de pagar grandes ordenados. Por isso fizeste a aposta em jogadores jovens, mais arriscada. E como diz BdC, deve haver um tecto, mas para o valor total a pagar em ordenados. Que pode contemplar excepções quandos e justificar, obviamente.
Mas penso que se pode fazer melhor neste defeso no ataque ao mercado e na evolução da equipa.
O Nani ter vindo foi mérito do presidente (ainda para mais sem lhe pagarmos um tostão).
Já gostei mais desta tua intervenção, até porque concretizaste mais. SL
SL
21 Abril, 2015 at 11:35
Sabes, eu acredito que o Sporting só regressará às vitórias quando abandonar alguns vícios e algumas inseguranças. E muitas vezes o tumulto que se instala prejudica o clube e as decisões a realizar. Uma das falhas de bdc é embarcar demasiadas vezes nesse ruído. Como presidente, deve ser mais seletivo nas respostas , não embarcando na onda dos comunicados em cascata.
Na gestão desportiva, concordo com tudo o que referes; mas continuo a não perceber a utilidade de jogadores como Sacko ou Geraldes. Gostaria que os nossos melhores talentos fossem uma aposta mais consistente, mas por vezes o acesso fica meio tapado com este género de aquisições. Por isso defendo “poucas e boas”, aliás, “poucas e muito boas” (sabendo que é uma ciência pouco exata).
Abraço!
21 Abril, 2015 at 11:47
O Geraldes para mim tem potencial e já demonstrou valor. O Sacko veremos…
21 Abril, 2015 at 11:18
Leonissimo…é um exercício teórico que qualquer solução que eu apresente aqui poderás perfeitamente dizer “impossível” ou que não existe e eu direi com convicção que existe….por isso nem adianta dar grandes soluções mas por exemplo:
– Gastar os mesmo 15M que gastámos no ano passado mas em 2/3 jogadores dando mais prémios de assinatura e menos ordenados de forma a não honerar muito mensalmente!
– Vender Patrício e Capel e pagar os ordenado deles a um PL de valor, substituindo-os por Marcelo e Iuri! Ou seja reorganizar financeiramente e futebolisticamente o plantel de forma a comportar 1 jogador que receba mais;
Entre outras alternativas que há…Não estou a discutir a politica do ano passado e as necessidades que tinhas, estou sim a discutir a deste ano e este ano acho perfeitamente possível a alteração da politica de contratações…
21 Abril, 2015 at 13:12
Estamos de acordo. O Patrício se sair não é tragédia (embora seja claramente uma mais valia no plantel), mas devemos acautelar o substituto. O Boeck deixa-me intranquilo.
21 Abril, 2015 at 13:53
Depois de Carrillo, William é “só” o jogador mais importante, além de ser o capitão… Mas o mais provável é não sair!
21 Abril, 2015 at 14:20
Estes foram exemplos…Quem está com a mão na massa sabe se há alternativas melhores, quem pode ser melhor vendido e tudo mais…eu concordo com a importância e sou um enorme fã dele! Foi apenas um exemplo porque tem um substituto claro e “à mão” para não ir muito fundo nas alternativas!
21 Abril, 2015 at 14:44
O Boeck? Não me parece…mas é muito difícil fazer uma real avaliação ao brasileiro nesta situação! Mas RP é de topo Boeck não.
21 Abril, 2015 at 14:47
Não tenho duvidas que o Patrício é melhor que o Boeck! Mas não tenho duvidas que é mais importante um PL que tenha golo e jogue à bola do que a diferença entre o Patricio e o Boeck! Mas é como disse…é um exemplo de reorganização do plantel! Outras poderiam ser feitas…
21 Abril, 2015 at 15:13
De acordo! Mas acho que com o dinheiro da venda do Sliman- aponto para os 8 M€ (mas se calhar até vai ser mais…) conseguimos um substituto “à altura” e mantemos o RP (e a base da equipa!)
21 Abril, 2015 at 16:46
Melhor ainda! 😉
21 Abril, 2015 at 10:39
Isso quer dizer que antes de saíres de casa começas logo a “olhar” pras vizinhas?!?
Primeiro resolves o problema, depois quem substitui logo se verá!
21 Abril, 2015 at 10:43
Se tiveres de sair imediatamente para casa de uma mulher convém perceber se vais para melhor ou para pior! Se não há melhor mais vale estares quieto…
21 Abril, 2015 at 10:58
Se estas mal, primeiro resolves isso…
Depois logo se vê, tens sempre esperança de arranjar melhor!
Ps: já reparaste que já acabou a tua suspensão?!? 😉
21 Abril, 2015 at 11:09
Hehehe! 😉 ! Vamos ver até quando!
Eu percebo que esse seja o pensamento do adepto (eu já pensei assim muitas vezes quando não gostava do treinador que estava no Sporting) mas o director e o presidente do clube só devem de mudar se tiverem a certeza de encontrar melhor! Aliás o mais normal do mundo é nós não ver-mos essa alternativa por desconhecimento e eles verem…afinal de contas os profissionais pagos par isso são eles!
Eu acho que só vamos mudar de treinador se a direcção tiver a convicção de que já encontrou melhor…
21 Abril, 2015 at 11:02
Primeiro “resolves” o problema, depois chegas à conclusão que as alternativas são de pior qualidade? Isso dificilmente é resolver o que quer que seja…
cmps
21 Abril, 2015 at 10:30
vai po caralho……
21 Abril, 2015 at 11:14
É preciso acreditar…!
É necessário não desistir…!
É forçoso estarmos unidos…!!
É bom que tenhamos consciência da realidade actual do Sporting…!
Será melhor que não construamos castelos no ar…!!
Seria óptimo…que soubéssemos esperar…!!
Será racional…que nos saibamos respeitar…!!
Spooooorting…!!
SL
21 Abril, 2015 at 12:01
+1. Todos nunca seremos demais. VIVA O SPORTING!
21 Abril, 2015 at 10:36
ultra leo com isto tudo esqueci-me de te dizer…………………………….vai po caralho………….
21 Abril, 2015 at 10:37
é verdade antes que me esqueça…………………………………po caralho……….
21 Abril, 2015 at 11:04
Posso, antes de ir para onde me mandaste, saber ao menos o motivo de tanta azia? Ou foste um daqueles que andou com os olés, ou de lenço em riste por causa do gajo que fez o passe para o último título do porco?
cumprimentos
21 Abril, 2015 at 11:05
É que se for um desses casos, se calhar aqui quem tem motivos para mandar alguém para o caralho até serei eu. Felizmente, não fui educado nesses termos…
21 Abril, 2015 at 10:39
Bom Pipi María
Nao bi neste texto uma referencia a quem nos fez mal e ajudou a este desfecho.
A equipa é boa mas curta, nao tem duas linhas de iguais jogadores. O treinador é bom, mas com muito caminho para fazer e igual para a estrotura, do melhor que já vi e senti mas com certeza com “coizinhas” a aprender.
O “Sistema” é um burro velho … muito teimoso. É como certas doença muito chatas, que se alastram pelo corpo todo.
Mas como todos sabemos há maneiras de a combater. Por muito dolorosos que sejam os métodos.
A paciência neste momento e mais do wue munca émanter-mos firmes neste trajecto traçado pelo Bruno e seus pares terá que ser levado ate ao limite das nossas força!
Esforço
Paciência!!!
Devoção
Paciência!!!
Dedicação
Paciência!!!
Para a Gloria
Ai agora nao temos mais objectivos(????)
Temos o de ganhar todos os jogos ate ao final!!!
Hoje joga se a nossa possibilidade de chegarmos ao 2 lugar!
21 Abril, 2015 at 10:53
Goste-se ou nao, e do interesse do Sporting clube de Portugal que o Porco chegue as meias finais da CL:
-Somam mais pontos po ranking portugues, fazendo de nós cabeças de serie no playoff champions
-Entretidos mais uns tempos e pode ser que escorreguem do 2º lugar
Temos de tar focados em nós e perceber o que nos favorece!!
O nosso amor ao Sporting tem de ser maior que o odio aos rivais!!
21 Abril, 2015 at 10:58
Neste momento a coisa pode dar para os dois lados:
1) Derrota do Porto (digna) na eliminatória que pode levar a que desmoralizem, facto aliado ao cansaço pode levar à perda do título na ETAR (aliás o contrário é muito difícil);
2) Derrota calamitosa do Porto com grande desmoralização e reforço do efeito referido em 1)
3) Vitória na eliminatória do Porto que só aumenta os indices de motivação para Domingo.
Não vale a pena pensarmos no Porco e no que isso nos pode afectar, até porque é tudo muito relativo… A ida ao segundo lugar da nossa parte tem para aí 1% de hipóteses de acontecer, que poderá aumentar no máximo para 10% se perderem na ETAR. Portanto…. O unico resultado positivo hoje para mim seria levarem uma cabazada…
21 Abril, 2015 at 11:13
e os pts no ranking da UEFA?
Nao sao relevantes para quem vai a 3 fase do play-off?
21 Abril, 2015 at 11:19
Sim. Mas desculpa lá preferir que vão de vela… E essa história dos pontos é relativo. Podes levar com um adversário difícil na mesma que não seja à partida cabeça de série…
21 Abril, 2015 at 11:40
ok. Diz-me assim :
Nao quero que os gajos ganhem mais 4 milhoes de Euros… 🙂
O Porco ficar em primeiro ou em segundo nao faz mossa econocmica nenhuma desde que se va a champions.
Se alguem soubesse qual e o premio por ser campeao que a LPFP paga agradecia que dissesem …..Aposto convosco que ao verem o premio hao-de ver que quem se lixou com F grande foi o Benfas que nao ganhou dinheiro na Europa e andam a entreter o povo com a bebedeira q vao apanhar se forem ao Marques.
Isto nao e a Premier League em que recebs uma batelada de massa por seres campeao!
21 Abril, 2015 at 11:59
Pronto então estamos de acordo. Os gajos do porto estão no limiar entre uma época má em que não ganham nada ou então de uma época memorável em que ganham qualquer das duas competições (pouco provável) ou ainda de uma assim assim (ir à meia final da Champions e não ganhar o campeonato). Se hoje ficarem apurados e ganharem no domingo, ninguém os agarra no resto do campeonato.
Não quero que ganhem porque vão ganhar mais dinheiro e porque são nossos rivais e porque tudo têm feito para nos lixar. Falando vem e depressa que se f***m. Embora perceba a tua posição…
21 Abril, 2015 at 13:19
Adversário sao todos.
Nesta altura só temos de diminuir os nossos danos!
Os outros quero que se esposassem todos.
Ja na europa quero que vao à final e ai se possível levarem 8 a 0! 😉
21 Abril, 2015 at 10:52
O problema do Sporting C.P. este ano foi os jogos em casa! O Sporting C.P. perdeu 10 pontos em casa, a saber:
Belenenses (1-1)
Bufas (1-1)
Paços (1-1)
Moreirense (1-1)
Lãpiões (1-1)
O Lãpiões em casa só perderam 2 pontos (1-1), curiosamente com o Sporting C.P..
Os bufas perderem 5 pontos em casa (0-0) com o boavista e (0-2) com os lãpiões!
Se todos tivessem ganho os seus jogos a classificação seria a seguinte:
Bufas – 75
Sporting C.P. – 72
Lãpiões – 72
Ou seja, se todos tivessem ganho em casa, o Sporting C.P. estaria a lutar pelo título, sendo q este fds haveria um jogo entre os bufas e os lãpiões!
Por isso, em vez de assobiarem em casa, puxem mais pela equipa, sigam o exemplo das equipas que a Maria referiu, o Liverpool e o Dortmund! Não quero saber se o MS é lãpião ou urso, estou-me a cagar para isso, ele é profissional e tenho a certeza q ele quer ganhar sempre! Pode cometer erros como todos, ao fim de contas ele tb é humano. Eu continuo a achar q devíamos manter o treinador, mas se for para que no primeiro revés da próxima temporada começarem logo a pedir a cabeça do treinador, então é melhor ele ir-se embora. É preciso não esquecer q os nossos rivais continuaram com orçamentos megalómanos, o bufas investiu como nunca até aqui, hj vai de vela da liga dos campeões, domingo diz adeus ao campeonato, não ganha nada este ano, como no ano passado, NADA! Com um investimento maluco! E se o Sporting C.P. tivesse esse dinheiro para investir, não ganhávamos nada?!?! Com um orçamento de merda, sim é de merda comparado aos nossos rivais, podemos ainda ganhar a Taça! É pouco, é, para aquilo q desejamos para o nosso Clube, mas em relação ao investimento não é bom?!? O Clube estava para acabar há dois anos, dois anos, e passado esse tempo já EXIGIMOS o campeonato?!? Pelo amor de Deus tenham juízo! Vamos chegar lá, mas ainda vai demorar mais um pouco, talvez mais 1 ou 2 anos, ainda n estou a ver o Sporting C.P. a ganhar o título para o ano, talvez estejamos na corrida, mas ganhá-lo acho difícil, pelo menos é essa a minha opinião!
Avaliação dos Plantéis:
Bufas – 84.995 Milhões (Renumerações ao Pessoal – 28.098 Milhões)
Lãpiões – 94.429 Milhões (Renumerações ao Pessoal – 25.715 Milhões)
Sporting C.P. – 24.985 Milhões (Renumerações ao Pessoal – 10.175 Milhões)
21 Abril, 2015 at 11:00
Sigam o exemplo de quem?!?
Filho, ta pra nascer o clube com adeptos que nós dêem lições…
Se não percebes isso, tas no sítio errado!
21 Abril, 2015 at 11:54
O filho, mas quais adeptos!?!? Os nossos, eu n vejo adeptos deles a assobiar o melhor jogador da equipa, eu n vejo, fds sim fds sim senhor, a pedir a cabeça do treinador porque ele n pos um ou trocou outro, eu n vejo o nosso estadio cheio todos os fds, são esses adeptos q estão para nascer!?!? Olha vai ver qt adeptos vão estar no estádio do Liverpool e do Dortmund este fds e depois fala comigo! O Liverpool está em quinto a 19 pontos do líder e o Dortmund está em nono a 37 pontos do líder! Vai ver o estádio deles e o apoio dos seus adeptos! Vai ver se eles assobiam os seus jogadores e se pedem a cabeça do treinador! Vai lá!
21 Abril, 2015 at 11:28
Diria mesmo mais, se tivéssemos ganho os jogos que estivemos em vantagem e nos deixámos empatar, estávamos lá em cima….
1ª jornada: académica: 1-1 (nos descontos)
6ª jornada: porto: 1-1 (com auto-golo)
20ª jornada: carnide: 1-1 (nos descontos)
27ª jornada: paços: 1-1 (sem que o paços tivesse uma oportunidade o jogo todo)
E nem falo do jogo em casa com o paços (salvo erro) com um golo mal anulado que dava a vitória…..
Estaríamos com 71 pontos…
21 Abril, 2015 at 12:25
Tens a certeza em relação a esses orçamentos? Continuo a pensar que o problema foi a dança de DC`s no início que nos queimou a liga e a Champions.
21 Abril, 2015 at 12:36
Sim tenho, foram retirados dos relatório e contas dos três!
22 Abril, 2015 at 9:07
Ok obrigado pela informação. SL
21 Abril, 2015 at 14:22
Essas remunerações não são os valores anuais, de certeza
21 Abril, 2015 at 16:22
Essa diferença de orçamento é falaciosa!
Melhor é mentira!
Quanto custa o nani?
Quanto custaria WC?
Quanto custaria o POliveira Se viesse de espanha?
A questão é que compramos em casa.
Mas em termos de valor custos reais do plantel isso não é bem assim! Se o adrien fosse francês, quanto tinha custado? E um lateral alemão como o cedric?!?
E pagas menos de ordenados porque tens muitos jogadores que são da academia, menos prémios assinatuta, ordenado mais baixos comparados com estrangeiros contratatados
21 Abril, 2015 at 11:00
OFF ! Taça de Portugal !
Quem quiser validar o seu historio de gamebox é aqui:
http://www.sporting.pt/Socios/AreaSocio/LoginSocioBI.asp?redir=/Servicos/Gamebox/historicogamebox.asp
Box adepto não conta !
Boa sorte porque eu estou completamente fora….mas não sem luta pelo golden ticket 😉
21 Abril, 2015 at 11:21
Correcção !
BOX adepto conta !!! desde que seja sócio na altura.
Ouviste Maria 😉
21 Abril, 2015 at 11:51
Sorry Maria,
afinal NÃO conta mesmo ! já foi confirmado por um responsável da bilheteira !
21 Abril, 2015 at 12:10
eu cá não sou de intrigas, mas estás claramente a gozar com o pessoal
21 Abril, 2015 at 12:14
MPereira tu estás nitidamente a gozar e a provocar a Maria … com vara curta.
Não te admires se da próxima que fores à roulotte sejas severamente sovado por ela
21 Abril, 2015 at 12:39
🙁
Eu sei. Já falei tb com um menino da bilheteira. Diz que não contam. Mas está mal! Eu pagava quotas e tinha uma game mais cara. Não se pode ter bom coração… que tristeza. 🙁
21 Abril, 2015 at 12:48
De 10 para 6…. 🙁
21 Abril, 2015 at 11:27
Obrigado pelo link
Eu não tinha dúvidas mas confirmei os meus 12 anos de GB 😀
21 Abril, 2015 at 12:17
Assentador, já vai em quanto o leilão? a Maria já seu mais que os 83 cêntimos que eu dei no ultimo lance?
21 Abril, 2015 at 13:12
Ela ofereceu uma imperial de 2€ e uma bifana 😀
21 Abril, 2015 at 14:01
Nas fuças,se não me emprestares a tua game! 😛
21 Abril, 2015 at 14:39
Olha eu cheio de medo…
Apesar de seres muito maior que eu, não me intimidas 😛
Vou abrir uma excepção ao meu lema de vida: antes ser um cobarde vivo que um heroi morto 😀
21 Abril, 2015 at 11:00
Se é para estes pipis que as mulheres estão na cozinha então tranca a porta Cherba.
O meu único reparo vai para a opinião do Leo ser melhor treinador que o Marco. Para mim não é. Estou grato pelo que fez mas não lhe reconheço mais competência.
Isto é post para aparecerem uns pratos a voar pela tasca por isso vou-me sentar ali na mesa do canto a soltar uns bitaites. Uma imperial e uns tremoços o faxabor.
21 Abril, 2015 at 11:15
muito bem maria… é tão isto, calma e serenidade que o caminho ainda vai a meio… o melhor mesmo para mim, tem sido a recuperação da paixão pelo clube, os sócios e adeptos estão mais próximos, vivem, sentem e respiram SPORTING… uns melhor que outros, entre os que aplaudem e não desistem e outros que ao 1º sinal perdem a paciência, mas entre o deve e o haver parece-me que o saldo é francamente positivo… muito mais sportinguismo e a prova é o nº de adeptos no jogo com o boavista, meus amigos, em 3º lugar e com aquela assistência… não é para todos, mas não é para todos mesmo… que no final possamos sorrir e festejar… e que a onda verde se mantenha e consolide…
21 Abril, 2015 at 11:27
Bom pipi, como sempre.
21 Abril, 2015 at 11:28
Gostei bastante deste post.
Quanto a mim o plantel é melhor que o de Jardim, mas não é MUITO melhor, além do mais deviamos ter tido em conta com mais atenção que este plantel iria realizar muitos mais jogos que o plantel de Jardim. Na época anterior começámos bem, mas lembro-me perfeitamente dos últimos 7-8 jogos em que nos andámos a arrastar em campo e a produzir um futebol mediocre, mesmo a equipa tendo menos uns 15 jogos nas pernas que a atual equipa.
Sou um apoiante de BdC desde as 1ªas eleições, mas quando tenho de fazer algum reparo faço-o, e já disse isto várias vezes: BdC e Inácio estiveram mal na preparação de 2 aspetos fulcrais no rendimento da equipa:
a) Eixo central não foi devidamente assegurado após as saidas de Rojo/Dier. Só há coisa de 1 mês atrás tivemos a defesa estabilizada com a integração de TF e a vinda de Ewerton.
b) Não foi contratado um PL que fosse uma alternativa válida a Slimani, sabendo de ante-mão que ele iria estar na CAN (além dos problemas em Agosto).
Concordo que LJ seja melhor que MS, é mais experiente e tem mais provas dadas. Mas atenção que vi jogos esta época do Sporting de MS muito bons e vi um futebol melhor que o de Jardim.
Volto a frisar que o aspeto motivacional tem de ser melhor preparado, quer por MS, quer pela estrutura. Está a falhar qualquer coisa. A equipa este ano levou 2 murros no estomâgo:
1. Após o jogo com as galinhas (deixou de acreditar no titulo, foi-se abaixo completamente, e perdemos o 2º lugar também)
2. Após uma grande exibição contra o Paços (deixou de acreditar no 2º lugar e fomos abaixo).
Temos de ser mais consistentes, ter mais espirito de vitória. Por isso é fundamental ganharmos a taça.
Spoooooooorting
21 Abril, 2015 at 11:47
nao concordo com isso do ponta de lança. porque haveria o SPORTING de gastar dinheiro num PL quando o slimani só esteve fora 1 mês por causa do can e havia já montero e tanaka?
21 Abril, 2015 at 11:55
Só esteve fora 1 mês e veio lesionado!
Na realidade esteve fora bem mais que 1 mês.
Nem Montero nem Tanaka foram alternativas válidas. O que mais esteve perto foi o Tanaka. Mas nem um nem outro são alternativas válidas. Montero para render tem de jogar mais recuado, no apoio ao ponta de lança, ou mesmo como 10. Tanaka tem remate facil, mas não é ponta de lança. Rende mais a jogar descaido e a fazer combinações com outro jogador mais posicional.
21 Abril, 2015 at 12:23
Sem contar com a birra no início da época que nos custou pontos.
21 Abril, 2015 at 12:24
No maximo tera custado 2 pts com a Academica…
No jogo seguinte ganhaste ao Arouca
E a 3ª jornada ja Slimani marcava na Luz…
So se pode responsabilizar Sli no maximo por 2 pts!!!
21 Abril, 2015 at 12:36
Só? Mas isso é coisa pouca?
E o facto de ter forçado na can e voltar lesionado? Foram só quantos pontos?
Desculpem se não alinho nesta teoria do Sli ser o mais maior grande avançado desta galáxia e universo.
Quantos de voces conheciam o Slimoney antes de assinar por nós? Arrisco-me a dizer que nenhum.
Se sair por mais de 12/15M , um beijo e um queijo e venha outro. De preferência um que em vez de custar só dois pontos, não custe nenhum e valha ainda mais.
21 Abril, 2015 at 13:09
entao proibias o homem de ir representar o pais…ate parece q nibguem sabia q havia uma CAN e q havia riscos….
Bom bom deve ser o outro q vem ca gozar c a malta m jogar a serio e em Madrid q lhe pagam o ordenado…
Vamos entao culpar o Sli p nao termos ganho ao Benfica e ao Belenenses.
Va 6pts a conta do malandro do argelino….pena estarmos a 8 do porto….
21 Abril, 2015 at 13:17
Frost não se trata de culpar. Tem sido útil, mas é para isso que lá está. Muito bom a jogar de cabeça, menos bom a usá-la para outros fins. É o nosso melhor PL, talvez mesmo o único com essas características, mas quando chegou começou logo a fazer birra (na época passada) ainda o Montero estava a marcar golos à doida. Este ano armou-se aos cucos e na CAN, mesmo estando já lesionado, jogou e forçou o agravamento da lesão – não podia ter evitado isso? Penso que se não puder vir ninguém melhor que ele até pode ficar, mas o ideal era ser vendido por 15 M (se alguém os der) e vir alguém com cabecinha no lugar e até mais completo. Não é fácil, mas será possível.
21 Abril, 2015 at 13:27
Nao proibia coisa nenhuma. A parte da Can està mal explicada. Ele forcou uma lesao que ja tinha para fazer meia duzia de minutos.
O que nao entendo é porque o Sli é assim tao insubstituivel. Enquanto ca està é o nosso melhor avancado. Nao duvido. Quando deixar de estar….
Esses 6 pontos teriam outras repercursoes. Se tivessemos amealhado mais uns quantos pontos isso teria um ripple effect.
21 Abril, 2015 at 14:19
Certo.
Também concordo que Slimani não é insubstituivel. Por 12m-15m arranja-se facilmente melhor.
21 Abril, 2015 at 15:03
O Slimani tem preponderancia pq e o “Panzer” que tens pa frente de ataque..ainda por cima é o unico atacante q supera os 180 cm…num campeonato onde td a gente joga a defesa com o Sporting, nao teres carro de combate é uma adversidade e peras.
Dai ser insubstituivel…e foi erro da direçao nao ter trazido ninguem pa fazer de Sli mm q jogasse Montero e Tanaka.. Akele o Bjorn Maars do Atletico ou o Mendy da Uniao Madeira ate pagariam pela oportunidade de fazer meia epoca ca!
21 Abril, 2015 at 15:24
É com essa do insubstituivel que eu embirro Frost.
Volto a perguntar: Conhecias o Sli antes de aterrar aqui por tuta e meia?
21 Abril, 2015 at 15:34
Claro que nao…mas tens outro carro de combate??
A nao ser que aches q num campeonato cm o portugues nao precises de carros de combate….
21 Abril, 2015 at 15:44
Acho que estamos a discutir coisas diferentes e se calhar a culpa é mingha de nao me estar a explicar bem:
– O Slimani é o nosso melhor avancado? É.
Trabalha muito em campo e està sempre ligado ao jogo.
– O Slimani é insubstituivel? Nem pouco mais ou menos. E nao temos de ser nós a lancar nomes. Tal como o Slim era um ilustre desconhecido, quem chegar para o seu lugar entra nas mesmas condicoes que ele.
Se saìsse por uma quantia acima de 12M era um negocio excelente e abria as portas a outro avancado (sinceramente nem em termos de pinheiro acho que seja grande coisa mas é o que temos)
21 Abril, 2015 at 16:57
Ok ….sim ….de insubstituiveis estao os cemiterios cheios!! 🙂
O sli e o unico gajo “Pinheiro” q tens e q se atira ao jogo….
21 Abril, 2015 at 11:29
um apart do tema !!!!
arkadisz milik .
dêem uma olhada .
abraço
21 Abril, 2015 at 11:45
ultra leo teres que perguntar o porque de te ter mandado po caralho depois do que escreveste so diz uma coisa sobre ti…………………………………………..não sabes o que escreves…….
quanto á educação…………mete-a naquele sitio onde o sol não brilha……………………..
estares a culpar bdc pela época que estamos a fazer não merece mais que um valente……. ” vai po caralho”…………….
21 Abril, 2015 at 16:14
+1, Cláudio, + 1
21 Abril, 2015 at 11:59
Alguem sabe qt paga a LPFP ao campeao?
Na inglaterra o ano passado foi so assim (1,2M£ p cd lugar a contar de baixo pa cima). O Man City ganhou 24 M£ por ser campeao!! Fonte : http://www.tsmplug.com/football/premier-league-prize-money/
Em libras (1Libraa = 1,49 Euros)
1 Manchester City £24.0m
2 Liverpool £22.8m
3 Chelsea £21.6m
4 Arsenal £20.4m
5 Everton £19.2m
6 Tottenham £18.0m
7 Manchester United £16.8
8 Southampton £15.6m
9 Newcastle United £14.4
Na inglaterra mm se nao forem a Champions ganha-se 19 M£!!
21 Abril, 2015 at 12:04
FrostSCP, é uma realidade completamente diferente, por isso qualquer clubezeco inglês tem mais poderio que qualquer dos nossos 3 grandes.
Depois vemos aqueles casos de bons jogadores a jogarem aqui a quererem ir para um Leicester, um Hull City desta vida.
21 Abril, 2015 at 12:09
Sim sim…o q quero dizer e q axo que o premio de seres campeao em Portugal e uma ninharia.
Ou seja, o unico premio que a LPFP da aos clubes e emitir passaportes para a champions!! Estilo Vistos Gold… 😉
Se virem por este prisma o Porto nao perde nada se nao ganhar o campeonato…o premio de ser campeao e apenas simbolico e poder apanhar um pifo e cortar o Marques ou os Aliados.
Ai veem que quem tem mt a perder e o Benfas pq nao faturou dinheiro nenhum na champions e nem a bebedeira apanham!!
Tb se ve que SEMPRE QUE NAO ESTEJAMOS NA CHAMPIONS ESTAMOS A SER ROUBADOS!
22 Abril, 2015 at 4:02
Mais os Milhões de Libras dos Direitos Televisivos… Que não são poucos…
21 Abril, 2015 at 12:03
O Sporting tem este ano apenas a taça de Portugal para ganhar e isso é uma consequência das várias inexperiências, conforme o post refere, é também essa a minha opinião já por várias vezes manifestada.
Inexperiência do treinador, que ao vir de um clube pequeno e sem qualquer cultura de clube grande, sofre um choque que ninguém minimamente experiente esperaria que conseguisse ultrapassar no primeiro ano. Citem-me exemplos de alguém que nessa condição entre a ganhar e mudarei de opinião, mesmo treinadores que passaram por clubes grandes como adjunto ou jogador, não entram facilmente num ciclo vencedor ainda que tenham recursos ilimitados, o que certamente não é o caso.
Inexperiência da Direção, incluindo o Presidente, que apesar de tudo muito têm feito, depois dos anos de chumbo passados pelo Sporting, contra um sistema bem enraizado por trinta anos de crescimento, onde inexplicavelmente, depois de sermos Campeões no final do Sec.XX e no inicio do XXI. De uma forma que considero quase delinquente, as anteriores direções deixaram o Sporting resvalar para uma menoridade permitindo uma bipolaridade contra-natura no futebol português.
O facto de estarmos apenas a lutar pela Taça de Portugal, coisa que já lá vão uns anos que não fazíamos, não altera que haja uma certa desilusão por mais um ano perdido, depois de termos ficado em segundo lugar com LJ, este ano deveria ter sido de luta pelo primeiro lugar, pois é aí que o Sporting deve estar, ficar em terceiro é ficar em ultimo no nosso campeonato, abaixo disso é descer de divisão, compreende-se por isso o grau de exigência do Presidente.
Defendo apesar disso e se calhar por isso, a continuidade do treinador. Erra muito, sim.
Falha bastante, é verdade. Todos falhamos e este ano toda a gente falhou em determinada altura, mas houve uma coisa que se ganhou, um capital de experiência que não se deve menosprezar, sob pena de continuarmos a carregar a nossa pedra todos os anos pela encosta acima e nunca alcançarmos o desejado cume, como no mito de Sísifo.
SL
21 Abril, 2015 at 13:25
e eu leio … de olhos bem abertos este “O Sporting tem este ano apenas a taça de Portugal para ganhar” …
apenas ….
um clube renascido, com contas transparentes, modalidades pujantes e renovadas, o pavilhão aí a nascer …
e tenho de ler este “apenas” ….
21 Abril, 2015 at 13:52
Paulo: “apenas” porque somos o Sporting Clube de Portugal . Ou seja o céu é o limite. Podes depois por todos os outros aspectos que condicionam mas ganhámos novamente o direito e obrigação de querer o máximo para o Sporting. E de ajudar, obviamente
21 Abril, 2015 at 14:25
Paulo
O Sporting aspira a ser um grande entre os grandes da Europa, não pode nunca ficar satisfeito, com apenas uma Taça de Portugal.
Isso não quer dizer que, após o que o clube passou, como referi no meu comentário, este “apenas”,não possa ser algo ainda assim muito importante. Todas as vitórias são importantes, mesmo o segundo lugar do ano passado o foi, depois daquela tristeza do ano antecedente.
No Sporting temos que ter uma cultura de exigência, como o Presidente disse no inicio da época, somos candidatos ao título, para ficarmos satisfeitos com segundos ou terceiros lugares, já nos bastaram as direções anteriores. Podemos ficar em terceiro e ir à Champions, mas satisfeitos nunca.
SL
21 Abril, 2015 at 14:44
+1. Apesar de tudo Leorodri, e ainda reportando-me à tua primeira intervenção, dou-te um exemplo de um treinador que vinha de clubes pequenos e ganhou no primeiro ano o campeonato e a Liga Europa: André Villas-Boas. É claro que não é nada fácil e as realidades não são comparáveis
21 Abril, 2015 at 16:32
Leonissimo
O André Vilas-Boas teve as escola do Sir Bobby Robson, e do Mister Mourinho e andou muitos anos a fuçar no fc porto.
Não é comparável como dizes.
SL
21 Abril, 2015 at 16:41
Tem essas diferenças, de acordo. Mas como treinador principal veio da Académica para o Porto. Ou seja, veio de um clube pequeno para um grande e triunfou no primeiro ano
21 Abril, 2015 at 12:05
OFF OFF OFF
Uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
O arbitro do clássico entre as nádegas vai ser o Jorginho Sousa, mais conhecido por super dragão.
Galináceos vão ser enrabados a sangue frio.
Ahhhhhhhhhhhh poizé
21 Abril, 2015 at 12:33
Ou entao é para disfarçar 🙂
21 Abril, 2015 at 13:16
Mais isso
Colinho que é Colinho … É para levar ate à meta.
O Porto se ganhar hoje ainda pode sonhar com uma vitoria na Luz
Se perder hoje, vai à luz leva na boca e depois ainda se vai por a jeito de perder o segundo lugar.
21 Abril, 2015 at 13:23
Tas a falar a serio?!? Ainda acreditas?!?
21 Abril, 2015 at 14:21
O Porto tem de vir ao Restelo e a Setubal, sítios onde nem sempre ganha os 3 pontos !
Se perder com o Benfica e ficar arredado do 1º lugar a motivação para continuar a ganhar jogos será pouca.
Resta-nos acreditar que pode ser possível.
21 Abril, 2015 at 14:45
Restelo? Com aquele presidente? Vai lá vai…
21 Abril, 2015 at 12:17
Não estando ligado ao tema do post, queria apenas perguntar-vos se não acham, como eu, vergonhosa esta campanha. Então se a Direcção sabe que há um número de adeptos do Sporting que vai ficar agarrado sem bilhete, decide fazer CANDONGA à grande?
Promoção Taça das Taças
Tal como referido na notícia relativa ao critério de venda de bilhetes para a final da Taça de Portugal 2014/2015, esta segunda-feira dia 20 de Abril, seria divulgada e explicada uma campanha especial referente aos 50 anos da conquista da Taça dos Vencedores das Taças, que permitirá garantir (desde já) um bilhete para a final no Estádio Nacional.
Esta promoção consiste na venda de uma caixa especial/edição colecionador que celebra os 50 Anos da conquista da Taça dos Vencedores das Taças pelo preço de €299 e que inclui:
– camisola comemorativa 1963/1964
– medalha de prata
– certificado edição limitada
– livro exclusivo que assinala o percurso da equipa até à vitória em Antuérpia
– CD com 17 músicas dos últimos 50 anos da história verde-e-branca
+ 1 bilhete para a final da Taça de Portugal a 31 de Maio
O Sporting irá receber, talvez, 11 mil bilhetes. Desses 11 mil vai retirar alguns para a negociata? É isso ou vai ser dos bilhetes a que têm direito os dirigentes?
Ligado a este assunto, penso que o Sporting devia liderar uma ‘luta’ contra a FPF no que diz respeito ao seu monopólio no que diz respeito à Taça – bilheteira, essencialmente: então qual o sentido de os clubes (com os seus adeptos) que alimentam e fazem girar a competição, terem direito apenas a 11 mil bilhetes cada e FPF 15 mil?!?!? É tudo doido? Para os políticos, treinadores de folga, ex-árbitros e uma série de xuxas irem à pala à bola? WTF!! 500 bilhetes e já iam com sorte!
21 Abril, 2015 at 13:28
Oh pah as regras são estas e sempre assim foi … 1/3 para cada clube e 1/3 para a Federação.
O que o Sporting faz aos bilhetes entregues seria sempre objecto de discussão. Por isso (mesmo estando fora dos critérios das gameboxes) eu aprovo o que a direcção fizer.
E para quem não puder ir …. e serão muitos mesmo que tivessemos 100% dos bilhetes … abra-se Alvalade e que se faça a festa no Jamor e em casa 1h depois 😉
21 Abril, 2015 at 18:00
“Oh pah as regras são estas e sempre assim foi … 1/3 para cada clube e 1/3 para a Federação.”
E porque sempre assim foi, assim deverá ser ou dever-se-à mudar aquilo que está incorrecto?
“O que o Sporting faz aos bilhetes entregues seria sempre objecto de discussão. Por isso (mesmo estando fora dos critérios das gameboxes) eu aprovo o que a direcção fizer.”
Aceita-se só porque é esta a Direcção? Será que esta Direcção não irá cometer erros?
Em princípio terei bilhete (12 gameboxes), por isso não é a mim que afecta. Agora, gostaria que esses 155 bilhetes fossem para quem se seguisse na linha dos critérios escolhidos, não quem tivesse 300 euros para gastar de uma vez (e que talvez não tenha ido acompanhar o Sporting nos últimos tempos).
21 Abril, 2015 at 14:24
Estamos a falar de 155 bilhetes nesses moldes de pack Taça.
Se houver interessados e isso ajudar a pagar o pavilhão ou o que for, eu apoio !
Eu estou fora dos critérios mas considero que as medidas implementadas pelo Sporting são justas !
21 Abril, 2015 at 18:32
isto é marketing: promover o lançamento de um produto associando-o a um evento. Não me choca, sinceramente. Incomoda-me bem mais, os dois ou três mil bilhetes que vão andar a ser sorteados em programas de rádio e afins. Já para não falar dos que vão dar entrada a quem durante o ano se está bem a cagar para ir ver o Sporting.
21 Abril, 2015 at 12:19
O facto de todos os dias a conversa vir em torno do treinador demonstra que o mesmo (independentemente das responsabilidades por tal lhe poderem ser assacadas ou não) é um factor de estabilidade ou de instabilidade, de união ou divisão, de consenso ou de polémica?
Quanto ao “desejo secreto que a equipa perca” é um argumento triste. Faz lembrar a chantagem do GL contra a Assembleia Geral, por certo, as derrotas da equipa ajudaram à sua remoção, mas era isso que desejavam “secretamente” os seus críticos? Talvez existam uns quantos cínicos, ou maquiavélicos a esse ponto; não obstante remeter os desgostosos seja com a Direcção ou treinador a esse estatuto, numa lógica chantagista “ou bates palmas ou queres a derrota” não me parece tomar em conta o carácter necessariamente contraditório dos processos sociais, ou rotula de masoquista uma larga franja de sócios e adeptos. Pessoalmente, mal passo a semana, quando o Sporting empata ou perde, com futebol “espectacular”, quando ganha com um “mau futebol” tenho uma semana tranquila. Mais uma vez se pretende inverter o ónus da responsabilidade, e esta para bem ou para o mal tem que ser reportada à Direcção, treinador e jogadores, só muito depois aparecem os sócios e adeptos com “culpas no cartório”. Mas claro, fica mais fácil criticar o elo mais fraco (e contribuinte) do que o mais forte (e pago).
O argumento contrário também poderia ser estabelecido “existe quem não se importe que o Sporting perca ou empate, desde que o MS continue como treinador”. Mas de facto, talvez fosse passar um atestado de menorização, pouco elegante; não para um ou outro (que dada a multiplicidade sempre poderão caber na realidade) mas para toda uma franja de opinião, que chega ao ponto de considerar MS tão bom ou melhor que Jardim.
Mas por mais que os nossos tiros lógicos sejam certeiros ou errados; por mais que esperneiem ou fans ou os críticos; será a realidade, serão os resultados o Supremo Juíz de qualquer técnico. Sempre foi assim. Sempre será. Escusa-se de querer ressuscitar cadáveres ou enterrar os vivos, eles tratarão disso com a sua acção.
Exige-se ao técnico resultados. Exige-se ao Sporting no seu todo (e não só ao treinador) a vitória na Taça. Para uns será a prova que MS é um grande treinador, para outros a confirmação que qualquer um se arrisca a ganhar algo com esta Direcção e estrutura, ou com este plantel. Mas com propriedade MS poderá ostentar no seu CV algo que se comece a comparar minimamente com Jardim, e entrará para a História do Clube.
Quanto à continuidade do técnico, as correntes dividem-se entre:
a) Fica mesmo sem Taça, pois é muito bom e temos que dar tempo.
b) Fica só com Taça.
c) Fica mesmo sem Taça, mas tem que mudar x.
d) Fica só com Taça, mas mesmo assim tem que mudar y.
e) Vai para a Rua aconteça o que acontecer pois não serve para o clube.
f) Que seja o que a Direcção quiser, mas sem pressões externas.
No meu rol de amigos e familiares, tenho vários exemplos destas hipóteses. Como se compreenderá, todos querem ganhar a Taça, e entendem, legitimamente que a sua opção é a melhor para o Clube. Era o que faltava estar agora a questionar seja o que fosse, das suas “segundas intenções”.
Como saberão, ainda não me convenceu. Mas também percebo que possa evoluir (se bem que o lugar de técnico no nosso Clube para mim não possa ser uma “escola”). Normalmente estaria indeciso entre a b) c) d) e e); neste caso tendo em conta todos os factores intra e extra futebol e o contexto, estou completamente na f) mas sublinhando num risco grosso “sem pressões externas”.
SL
21 Abril, 2015 at 12:22
7-1…o treinador ao fim de um ano em que não somos campeões é sempre factor de divisão…seja ele quem for…
Já vimos este filme no ano passado com o Jardim por exemplo que parece ser mais unânime hoje que no final do ano passado…
21 Abril, 2015 at 12:28
OFF
Com a devida vénia ao Mestre de Cerimónias (aka O Artista do Dia)
Videos com resumos do fim-de-semana:
– Futebol (B, Juniores, Juvenis e Iniciados)
– Futsal (Seniores)
http://jornadasleoninas.blogspot.pt/2015/04/videos-da-jornada-1819-abril.html
21 Abril, 2015 at 12:49
2º OFF (e prometo que é o último)
Já aqui foi falado ontem por um tasqueiro, mas acho que merece um destaque “extra” porque representa um grande “upgrade” na nossa equipa de Hóquei para a próxima época:
“Luís Viana e André Centeno, dois dos jogadores mais influentes da Juventude Viana, estão a caminho do Sporting. Record avançou a informação em primeira mão e pouco depois foi a própria Juventude de Viana a confirmar a saída dos seus dois jogadores.
Luís Viana, o melhor marcador da temporada passada e atualmente na frente dos artilheiros com 61 golos marcados, é um sonho antigo do clube de Alvalade que finalmente vai ser uma realidade na próxima época.”
@ Cortina Verde
21 Abril, 2015 at 12:55
Tenho de concordar com muito daquilo que a Maria escreve neste artigo de opinião mas, havendo sempre o senão, nas nossas vidas, noutras coisas discordo, o que é natural e salutar.
A minha opinião num prematuro balanço da época, é ligeiramente diferente. Temos um Presidente sério, inteligente, com garra e pouca experiência destas lides. É um homem que aprende com os seus erros, à custa da sua humildade, a humildade de alguém que está na vida de Boa-Fé e se vê forçado a lidar, diariamente, com gente que se pavoneia de má-fé, nestas lides da gestão de clubes e sociedades desportivas.
Temos um treinador jovem, com experiência reduzida, inteligente, de enorme capacidade de gestão emocional, sério e ambicioso que adquiriu, este ano, um apreciável capital de experiência nas relações com a estrutura directiva, o plantel, os adeptos e os media. Por outro lado, a passagem pela liga dos campeões, a heterogeneidade de um plantel que, não é curto, a necessidade de estar no topo contra tudo e contra todos, as limitações financeiras do Clube deram-lhe uma “sagesse” da qual saberá tirar ilações e o vacina positivamente para a época que aí vem.
No entanto, o Porto e o Benfica gerem “a bola” a seu bel-prazer e os vícios da arbitragem Portuguesa em que , garantidamente, apenas um árbitro (Marco Ferreira) está de boa-fé tem subsidiado o Benfica à conquista do título com um investimento directo nos seus jogos e o Porto, com um investimento indirecto nos jogos do Sporting, mediante a bestialidade de cartões, expulsões e foras de jogo intencionalmente mal-tirados (basta olhar para o jogo do passado Domingo, relativamente ao qual, me não canso de afirmar que, Tobias só foi expulso por ser nosso jogador. Se jogasse no Porto ou no Benfica, tudo não teria passado de uma carga de ombros que, dada a sua compleição física, teria resultado na queda do adversário. De facto, não foi mais do que isso).
Roma e Pavía não se fizeram num dia. O Treinador, a Direcção, os Jogadores têm toda a minha confiança. Neles deposito a esperança fundada de ver o Sporting Campeão na próxima época.
Dito isto, àqueles que se focam na valia das aquisições do Porto para esta época, nos milhões gastos e, consequentemente no valor do Plantel, da guerra de orçamentos, do olho clínico dos dirigentes e da capacidade e competência da estrutura do futebol que o Porto tem, digo o seguinte:
O NOSSO PLANTEL em nada lhes fica abaixo, nada lhes fica a dever.
Quanto vale o nosso Plantel deste ano, caso tivéssemos de substituir estes jogadores por jogadores de valia equivalente, adquiridos no mercado de transferências?
Eu digo-vos que, caso tivéssemos de gastar em compras de jogadores para o nosso futebol profissional, a valores de mercado o capital necessário para os substituir “Olho por olho, dente por dente”, 200 milhões de Euros seriam insuficientes.
Para sermos Campeões teremos, no ano que vem, de saber utilizar na equipe principal os jogadores de que dispomos, sem rebuços, com a consciência de termos de manter o nível competitivo igual de Agosto a Maio.
Aquilo que está a acontecer actualmente, foi o que o Lopetegui evitou que acontecesse. Correu riscos, rodou a equipe muito cedo e está agora a colher frutos. Não é tão “estúpido” como muitos quiseram fazer crer. A experiência da estrutura do futebol do Porto marcou pontos porque dispõe, actualmente, de duas equipes com frescura. Nós andamo-nos a arrastar pelo campo sem termos um “segundo” onze entrosado e experiente.
21 Abril, 2015 at 13:24
Pois eu concordo com a Maria no essencial, e concordo com o Mário Túlio no essencial! E acrescento um pouco da minha visão da coisa:
Acho que todos no clube estiveram a aprender (treinador incluído), até porque MS tem bem menos traquejo do que Leonardo Jardim, e só por aí as comparações passam a ser injustas.
Sou da opinião que se deve manter o máximo da estrutura para o próximo ano. Todos, especialmente os que decidem, dão o treino, a tática, e mandam, terão mais experiência, e deixar cair esse trabalho de um ano, seria apenas desperdício, dando eventualmente de barato um treinador que teve mais um ano de “formação” aos adversários.
21 Abril, 2015 at 13:04
eu penso que a saída de s marco de alvalade é inevitável. eu nem me importava se este ano não ganhássemos título nenhum, desde que a equipa se mostrasse segura e em evolução em relação ao passado. isso não acontece, a equipa joga pouquíssimo futebol, que vive de rasgos individuais. a organização ofensiva e defensiva são uma anedota, não ha trabalho nas bolas paradas ofensivas, sempre que o nani está em campo bate todas as bolas paradas, a maioria das substituições são sempre as mesmas, o único atleta que parece estar melhor é o carrillo, que no início do ano disse que este ano ia dar tudo porque estava na champions e queria dar o salto, e pior que isso tudo, não há aposta nos jovens da equipa b que andam a fazer brilharetes na 2a liga! e os que entram na equipa principal parece que não são trabalhados durante a semana. por isso acho que mesmo que ganhe a taça s marco deve partir de alvalade que a mim não deixa saudades nenhumas. além disso este ano os únicos jogos em que a equipa realmente jogou um grande futebol foi no jogo da taça contra o porco e na champs e no jogo na casa do merdafica, de resto fez alguns jogos bonzitos e a maioria foram exibições paupérrimas, na minha opinião
21 Abril, 2015 at 13:22
fiquei deprimido com muita coisa que li neste post. A sério.
por isso deixo-vos o que também eu acho que é verdadeiro.
“Roma e Pavía não se fizeram num dia. O Treinador, a Direcção, os Jogadores têm toda a minha confiança. Neles deposito a esperança fundada de ver o Sporting Campeão na próxima época.”
Mário Tulio ….
21 Abril, 2015 at 13:24
Gostaria que se comparasse o final de época do Marco com o final de época de Leonardo Jardim e mais recentemente de Nuno Dias, tomando como ponto de partida tudo começar quando as equipas ficam afastadas do primeiro lugar.
21 Abril, 2015 at 13:35
Estamos a comparar o MS com o Nuno Dias?
Um treinador campeão, um treinador ganhador com um… bom rapaz, educado e com potencial para vir a ser bom treinador? Depois de ser bom logo se verá se chegará a ser ganhador…
21 Abril, 2015 at 13:38
Gostas mesmo de mim oh Chirola, levas já com o Rosell nas fuças 😀
Lê outra vez porque só me refiro a uma parte da atual época, e para mais em termos exibicionais.
Tomara o Marco ganhar metade dos títulos do Nuno.