Sei que a agenda desportiva está ocupada com outros temas mais interessantes. Mas ontem, quando procurava saber o resultado do Sporting B (sim, tem um pouco menos de mediatismo do que o Porto-Bayern) deparei-me com o que vão ver mais abaixo e não queria acreditar. Trata-se de uma pequena peça de um puzzle, como vão perceber. Mas demonstra, essencialmente, três coisas:
– o jornalismo desportivo português, quando pode (ou quando parece que ninguém daria por isso), faz o que quer do Sporting;
– o Benfica anda a mexer-se (e faz muito bem, nada contra) na promoção do produto “made in Seixal”, não descurando qualquer detalhe (isto de não descurar detalhes faz lembrar qualquer coisa, não faz?);
– o Sporting anda muito mais a dormir do que muitos pensam.

Há pequenos detalhes, muito pequenos mesmo, aliás insuficientes para fazer a diferença, mas que demonstram bem o quão difícil é a missão de quem gere o Sporting e o quão importante é estar atento a todo o tipo de… entrelinhas.
Reparem que isto não é um exercício de calimerismo, mas uma chamada de atenção. Se há coisa que não suporto é o calimerismo vigente no Sporting. Daí que por vezes passe horas a discutir arbitragens neste blog, mesmo em situações em que os críticos têm mais razão do que eu… Contudo, o exercício que faço abaixo é factual, não é subjetivo como vão perceber.
Mas vejamos, então (por facilidade, reproduzo, mais palavra menos palavra, o e-mail que enviei com esta análise a um amigo sportinguista).

Tudo começa quando acedi à página onde estão as noticias relativas ao Sporting B que tiveram destaque no site do jornal A Bola. Estava à procura do resultado de ontem com o Feirense, como disse. Mas o jogo tinha acabado há pouco tempo e o site ainda não tinha atualizado o resultado (entretanto sei que ficou 2-2, estivemos a perder 0-2 e empatámos com golos do Nuno Reis e do Podence – vejam se puderem o 1º golo e perguntem-se como foi possível Naby Sarr ter sido titular do Sporting em jogos da Champions…).
Mas não é esse o ponto. O ponto é este: a jornada atual é a 39, as últimas noticias da equipa B que foram puxadas para o site foram das jornadas 38 (Covilhã, derrota), 31 (Freamunde, empate), 27 (Aves, derrota com goleada), 23 (Braga B, empate) e 21 (Benfica B, derrota). O que há de comum a todos estes jogos? O Sporting B não ganhou nem um.

Dei-me ao trabalho de ir ver o percurso da equipa B desde a jornada 21:
– Na 22 há uma derrota com o Marítimo B, nem sei como escapou ao jornal;
– Entre a 24 e a 26, 3 vitórias;
– Entre a 28 e a 30, 2 vitórias e 1 empate com o líder nessa altura (Chaves);
– Entre a 32 e a 37, 5 vitórias e 1 empate fora.

Entre as jornadas 28 e 37, 10 jogos sem perder, 7 vitórias, 3 empates, 2 deles com candidatos à subida. Nada (pelos vistos) mereceu destaque. Mas o critério poderia ser outro. O critério poderia ser este: “normal é o Sporting B ganhar; só é notícia quando não ganha”. OK, seria “aceitável”.

Pensando nesta possibilidade, fui, por curiosidade, ver a equivalente página do Benfica B.
Nas notícias que conseguimos apanhar do Benfica B, temos referências a vitórias, ao empate com o favorito Chaves (mas em que estiveram a perder 0-2…) e a declarações do Hélder sobre futebol espetáculo e sobre a grande visão de Vieira. Andamos entre as jornadas 20 (vitória por 3-0 “a que JJ assistiu”) e 39.
Sabe-se lá porquê, neste período, “escapou” ao site a goleada em Guimarães na jornada 23 (1-4), a derrota em casa com o Leixões na jornada 25 (1-2), duas derrotas, uma com goleada, nas deslocações a Viseu e Covilhã nas jornadas 26 e 28 (0-2 e 0-3; imaginem o que seria o título “jovens leões não se dão bem com os ares da beira”, ui, um fartote), nova derrota em casa, desta feita com o União da Madeira, na jornada 31 (1-3), seguida de empate nos Açores (1-1) e 3ª derrota em casa em 5 jogos no Seixal, desta feita com o Feirense (0-1).

Se isto não é um criterio (claríssimo) que consiste em fazer parangonas das derrotas de uns e das vitórias dos outros… então não sei o que é. Reparem que estamos a falar de equipas B. A importância desta análise será, porventura, muito reduzida. Mas demonstra, a meu ver, que há efetivamente quem trabalhe a comunicação de forma estruturada. E também haverá quem nem se aperceba que isto está a acontecer…

 

Texto escrito por Koba, in Futebol a 3

* “outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom se vai escrevendo na blogosfera verde e branca