Confesso que não queria acreditar quando li isto:
«Vários jogadores do Sporting estão a ser oferecidos a clubes europeus: através de alguns empresários, os atletas são colocados no mercado e disponibilizados para transferências. A notícia foi revelada pelo Jornal de Notícias no sábado e confirmada pelo Maisfutebol.
Basicamente, e como foi possível ver num email a que o nosso jornal teve acesso, os empresários oferecem jogadores como Rui Patrício, Cedric Soares, Tobias Figueiredo, Jefferson, William Carvalho, Adrien Silva, Diego Capel, Slimani e Carrillo a uma série de clubes europeus, referindo que estão mandatados para isso.
O Sporting nega por completo, e energicamente, ter alguma coisa a ver com estes emails: o clube desmente ter passado procurações para os empresários negociarem os jogadores, referindo que não procura proativamente propostas pelos atletas. De resto, e segundo foi possível saber, o clube admite passar procurações a determinados empresários para vender jogadores com os quais não conta, ou através dos quais quer fazer um bom encaixe, mas serão procurações individuais e não para vários atletas.

Ora esta versão foi corroborada por Ricardo Costa, da empresa SuperiorSports, que assina o mail a que o Maisfutebol teve acesso. «Posso garantir que o Sporting nunca me passou nenhuma procuração para negociar jogadores. Esse mail acontece por iniciativa da minha agência, única e exclusivamente.» Ricardo Costa acrescenta que tem boas relações com o Sporting e que procura boas oportunidades de negócio para o clube e para a própria agência. Certo é que o email começa por referir que a agência está mandatada pelo Sporting para negociar vários jogadores.
Por outro lado, os representantes oficiais dos jogadores revoltam-se com o que está a acontecer. Garantem que as procurações existem e que há empresários a oferecer William Carvalho, Rui Patrício ou Slimani a clubes como o Colónia, por exemplo. O que na perspetiva dos empresários está a desvalorizar os atletas no mercado europeu.»

Não tendo conhecimentos jurídicos para me pronunciar de pronto sobre isto, não posso deixar de considerar inacreditável que alguém afirme «Posso garantir que o Sporting nunca me passou nenhuma procuração para negociar jogadores. Esse mail acontece por iniciativa da minha agência, única e exclusivamente.» e, depois, ande a oferecer jogadores com base numa falsidade: a de que agência está mandatada pelo Sporting para negociar vários jogadores.

Esta merda não pode passar impune. E nem deve ser ignorado um sinal que nos deixa a pensar que, se o cerco se aperta só por estarmos na final da Taça, o que aconteceria se estivéssemos a discutir o campeonato?