Ao terminar a 30ª jornada a avaliação comparativa com a época anterior, além de necessária pode ser elucidativa do que foi a prestação desta temporada e o que pode ser esperado na próxima.
2014-15
66 pontos
19 Vitórias | 9 Empates | 2 Derrotas
Em casa: 10 V + 5 E + 0 D = 35 pts
Fora: 9 V + 4 E + 2 D = 31 pts
59 golos marcados | 27 golos sofridos
Em casa: 32 golos marc. | 13 golos sofr.
Fora: 27 golos marc. | 14 golos sofr.
2013-14
67 pontos
20 Vitórias | 7 Empates | 3 Derrotas
Em casa: 10 V + 4 E + 1 D = 34 pts
Fora: 10 V + 3 E + 2 D = 33 pts
54 golos marcados | 20 golos sofridos
Em casa: 28 golos marc. | 7 golos sofr.
Fora: 26 golos marc. | 13 golos sofr.
Observações I:
a) Este ano o Sporting amealhou menos 1 ponto que correspondeu a ter tido menos uma derrota, mas mais 2 empates ( + 1 em casa e +1 fora);
b) Marcámos mais 5 golos, mas sofremos mais 7. A prestação em casa é onde está a maior diferença, com mais 4 golos marcados e mais 6 golos sofridos.
c) O rácio entre golos marcados e sofridos baixou dos 63% para 54% (g.m.) o que esbate a importância de terem sido obtidos mais golos.
Observações II:
Para melhor podermos julgar estes números também teremos de incluir os seguintes dados:
2013-14 – 30 jogos na Liga + 2 jogos da Taça + 0 taças europeias » 32 jogos
2014-15 – 30 jogos na Liga* + 6 jogos da Taça*, 8 jogos nas taças europeias » 44 jogos*
- a) A equipa deste ano efectuou mais 12 jogos até ao momento
Observações III:
As diferenças substanciais entre o plantel de 13/14 e 14/15
Ivan Piris > Jonathan Silva, Marcos Rojo > P.Oliveira, R. Semedo > Tobias Figueiredo, Mauricio > Ewerton, Weldinho > M.Lopes, G.Magrão > Rosell, V.Silva > J.Mário, W.Eduardo > Nani, Cisse > Tanaka
- a) É difícil de questionar que apenas a saída Rojo seja a excepção à maior valia de todas as outras substituições no plantel. Portanto MS teve um plantel melhor apetrechado, mesmo que o nível médio seja inferior ao que já permanecia do plantel da época anterior. Nani foi claramente um titular já feito e João Mário uma surpresa (não pelo talento, mas pela taxa de utilização).
Conclusões:
1/ Se por um lado a equipa teve mais jogos, muitos deles com elevado nível de dificuldade (Champions e Liga Europa), pelo outro teve mais soluções. A questão é se o nível das soluções encontradas para elevar a competitividade e rotação na equipa foi o suficiente para exigir a MS mais do que se exigiu a Jardim. A verdade é que apenas Rosell, Slavchev e Sarr parecem ter perdido a oportunidade de crescer em relação ao seu valor de entrada no clube. O seu uso na equipa do próximo ano é altamente incerto, sendo que o empréstimo será bastante sensato para todas as partes.
2/ Se a performance do Sporting foi semelhante à do ano anterior, o porto por sua vez melhorou bastante, reflectindo o enorme investimento em salários de jogadores emprestados. O benfica, apesar do desinvestimento, manteve a fasquia pontual. Será um mistério entender quantos repetirão a “receita” na próxima temporada até porque o fim dos TPOs obrigará especificamente benfica e porto a mudar bastante a forma como contratam.
3/ O recurso à equipa B continua a ser bem sucedido. Tobias Figueiredo, João Mário e Mané são hoje valores muito mais seguros que no princípio da temporada e prometem evoluir ainda mais num futuro próximo. Esgaio, Medeiros, Wallyson, Matheus e Sacko podem apresentar-se nos trabalhos da pré-temporada, mas talvez apenas Wallyson e Medeiros (ou Matheus) tenham reais hipóteses de ficar. Tanto Esgaio como Sacko dependem de quando irão chegar os substitutos da hipotéticas saídas de Cedric, M.Lopes, Capel, Nani e Heldon.
4/ Agora como no princípio da época o maior problema na gestão desportiva do Sporting são as renovações. Todo o modelo de BdC se sustenta na manutenção de valor na equipa e a sua estabilização na equipa principal. Ser “obrigado” a vender Carrillo ou Cedric seria um duro golpe no plano de recuperação económica e um sinal preocupante de incapacidade negocial frente aos empresários dos jogadores. O tecto salarial seria facilmente abalável, o que podemos agradecer à avidez dos “gestores de carreira” e apesar das lições aprendidas no mandato de GL, exige-se mais assertividade nas apostas em jogadores promissores. O departamento de scouting não deverá servir apenas para validar novos jogadores, mas sim para validar contratos mais oportunos, antes da valorização dada pela conquista efectiva da titularidade.
5/ Os lugares no 11 mais carenciados de talento continuarão a ser o de lateral esquerdo (Jefferson perdeu a sombra de Jonathan e estagnou. O de central (Ewerton não me parece assim tão melhor que o futuro de Tobias e P.Oliveira precisará de mais 1 ou 2 épocas para se transformar no comandante da defesa). William continuou a não ter um substituto capaz de o revezar. Com a saída de Nani e mesmo com a continuação dos restantes alas é fundamental descobrir um extremo com capacidade de desiquilibrar semelhante à de Carrillo (essa responsabilidade não poderá cair sobre os ombros de Mané – que terá ainda de convencer muitos que é um ala – ou dos “novatos” Medeiros ou Matheus). E finalmente, a equipa não tem um 10 puro. Tem 8´s (J.Mário, André Martins, Slavchev e até Adrien) tem 8 e meios (Gauld, Montero, Mané ou Tanaka), mas não tem um 10.
6/ Ryan Gauld é uma enorme esperança, aquilo não engana. Há talento, e debaixo de alguma timidez esconde-se um grande jogador de futebol. Lapidar este diamante já não pode ser tarefa de uma equipa B. Qual será o “next level” então?
7/ Patrício é o capitão, o melhor guarda-redes em Portugal, um dos melhores do mundo. Perder o seu concurso fará a equipa baixar uns pontos no talento global do plantel. Não é com Marafonas ou suplentes gregos que será feita a compensação. Prioridade a Boeck, sim. Mas até que ponto a dívida por tanta suplência e o afecto ao brasileiro não podem atrapalhar a eleição do herdeiro do Rui (se tiver de ser eleito).
8/ Último ponto e talvez o mais importante. Marco Silva. Continuar a apostar no seu crescimento como treinador de “grandes” ou “ir aos tirinhos para a feira” na esperança de encontrar outro Jardim debaixo de um Rui Vitória ou de um Vitor Oliveira? O problema de MS foi o de não ter feito milagres, “apenas” um bom trabalho. Talvez devesse ter transformado o Sarr num Varane, um Geraldes num Maicon ou mesmo um Tanaka num T.Henry…mas conversões destas nenhum Jesus faria, nem o da Galileia nem o da Reboleira. Defender os jogadores e o balneário não pode ser motivo de despedimento e muito menos a defesa do seu bom nome profissional. Ou queres ver que o que é tão admirado no “loco” Bielsa ou no fleumático Klopp vira defeito num português pacato chamado Silva? Defender inutilidade da continuidade é um erro (Vercauteren, Waseige, Queirós, Octávio Machado) não é bitola para avaliar um dos mais promissores técnicos portugueses a chegar ( ainda jovem) ao Sporting. Se damos tempo aos erros da direcção, aos erros dos jogadores, não seria decente e inteligente extender a “garantia” deste mister?
Nota adicional: o relvado e a arbitragem. Dois assuntos que andam disfarçados pela cosmética, mas sempre à espreita de apunhalar pelas costas as prestações da equipa.
Notas (muitas) adicionais: Provavelmente para chegar à fase de grupos da Champions, o Sporting vai ter de eliminar um peso pesado europeu. Isso pode marcar a construção do plantel de tantas formas que só pensar nisso “crasha” qualquer excel ou folha de cáculo.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
29 Abril, 2015 at 8:51
Boa análise!
29 Abril, 2015 at 9:13
Bons pontos que nos trazes hoje comento apenas a pre-champions.
Será realmente dificil mas só teremos hipoteses investindo em dois ou tres jogadores que cheguem para jogar ja. Um avançado, um substituto para nani e um central que pegue na bola ( de modo a colmatar uma saida de william)
Penso que valera a pena o investimento pois mesmo caindo para a liga europa, ficaremos com plantel mais forte para atacar o campeonato.
29 Abril, 2015 at 9:14
A Champions não pode servir de bitola para o planeamento da época. É a cereja, apenas.
Porto e Benfica devem perder fulgor e 75 pontos serão suficientes para ser campeão.
Não precisamos de ir ao mercado. Precisamos de consistência competitiva. O melhor Sporting de 2014/15 chega, o melhor…
29 Abril, 2015 at 9:16
Desculpem o off, mas a capa de hoje da merd@ da borla é das coisas mais asquerosas que tenho visto.
Numa só folha e de forma +/- subtil conseguem fazer 3 referências ao Sporting e todas elas para destabilizar.
Diz que o Marco está mais longe.
Coitado do Marco, “só” tem mais 3 anos de contrato…mas também, tendo em conta que este pasquim já o despediu à uns meses atrás, entende-se a vontade.
Dizem eles que, à pergunta “em Portugal só no Sporting?” o Nani terá dito “nunca se sabe”
Eu juro que ouvi as declarações dele e, nem de perto nem de longe ele disse algo remotamente parecido!
E por último dizem que o os lampiões se adiantam ao Sportingsporting na corrida por Hassan.
A sério? Estamos numa corrida e eu não sabia? Mas é de 100 mts? 10.000 mts? Ou é uma maratona?
Isto tira-me do sério!
Bom, mas adiante…BOM DIA! 🙂
29 Abril, 2015 at 9:33
Desculpem também ia comentar o mesmo. MS tem mais 3 anos de contrato e Jesus termina contrato. Conclusão do pasquim nojento a Bosta: Março longe e Jesus perto. Querem lixar-nos mesmo a Taça… acho que depois de acabar a época a Direcção devia tomar uma posição de força em relação a este pasquim. Já em relação ao Hassan acredito mais até porque é representado ppelo chulo Mendes…
29 Abril, 2015 at 9:58
A capa parece-me normal…o JJ ficou mais perto de renovar depois de garantir o titulo (no ultimo jogo), o MS está dependente da taça! Não achas que ambas as premissas são verdadeiras?!
Isto só gera efectivamente problema se o MS não falar com o BdC…se eles falam das 2 uma…ou não é novidade nenhuma para o MS ou então o BdC já lhe terá dito vezes sem conta para estar tranquilo que para o próximo ano estará cá ganhe ou não a taça…
Posso estar enganado mas tu não defendes que independentemente dos 3 anos de contrato o MS depende da taça!?
29 Abril, 2015 at 10:09
Quanto ao Nani eu não ouvi as declarações mas aí sim…é mais uma Burlada….
Noticia para boifiquista consumir e Sportinguista enganado…
29 Abril, 2015 at 11:00
Acho ranhoso a forma como é feito o título partindo das premissas que referi: condições dos contratos actuais. Nem interessa o que eu defendo se perder a Taça que é mais complicado do que dizes. Interessa o que é público. E se o Jesus quiser mais 4 M ? Também continua mais perto? Sei que gostas de ir contra a corrente mas sinceramente defender um nojo de título num pasquim com uma agenda clara contra o nosso clube é capaz de ser um pouco excessivo. Entretanto peço desculpa mas só poderei voltar mais tarde
29 Abril, 2015 at 11:11
Não é uma questão de ir contracorrente….eu acho que o titulo é verdadeiro! E acho que 90% das pessoas pensa o mesmo! Aliás aqui acho que até sou eu a ir com a corrente! Se acho que a Burla se aproveita da verdade para propaganda?! Acho que sim…no entanto acho que é verdade!
“E se o JJ quiser mais 4M?!” Ele tem tudo mais do que acordado…não há “e se”! Ou achas que isto que aparece na burla não é suprado pelos lampiões?! Porque é que achas que o nome dele aparece associado a Barcelona e City e o crl?! É a mesma lógica do Hassan! Vejam como o homem prefere os lampiões a grandes clubes estrangeiros! O City queria o JJ para quê?! Engraxar as botas ao Aguero?!
Já a parte do MS é senso comum…basta ver o que a grande maioria dos Sportinguistas defende e o facto de nunca ter sido dito contrário mesmo muitas vezes questionado, seja pelo MS seja pelo Presidente…
29 Abril, 2015 at 11:22
faz-me confusão gajos que se interessam pelas andanças do futebol português como o Tiago Coração de Leão, mas não entendem abola é um jornal totalmente ao serviço do benfica há mais de 20 anos, e que havendo centenas de outros temas para meter na capa, a favor ou contra outros clubes, escolhe sempre os que valorizam lampiões e desvalorizam o SCP. não ando aqui a choramingar. eu já só memrio a olhar para aquilo. mas rio-me porque já percebi há muitos anos, como é óbvio, que aquilo é um jornal profundamente desonesto. Se todos pensassem assim, eles também não teriam peso nenhum. São raciocínios destes a tentar analiar a justiça de ter 3 referências negativas ao SCP, e fincar o pé para dizer que “é verdade”, que eu não entendo. Há muita coisa que é verdade, mas só as verdades que convêm ao carnide é que aparecem nas capas. Porquê? Mistério. Dasssssssssssse
29 Abril, 2015 at 11:28
Talvez seja eu que estou já tão imune que quando leio uma coisa na burla que mesmo propagandista é verdadeira (pelo menos na minha leitura) já acho que é uma melhoria face à muita propaganda mentirosa que eles fazem…
Já por exemplo o caso do Hassan e do Nani sim…é propaganda “à burla”…mentira mas ainda assim capa só para lampião ler e gostar e Sportinguista toto cair a pensar que é verdade…
29 Abril, 2015 at 11:14
E vamos lá a ver uma coisa: mesmo que o Jesus esteja mais perto porque diabo estará o Marco mais longe? Tem andado a perder jogos? Já perdeu a final da Taça? O Jesus já ganhou o campeonato? Aceitou ganhar menos? Eu não leio aquela merda de jornal mas duvido muito que haja qualquer facto real a suportar a informação. Será então pura especulação e claramente para desestabilizar .. e por isso que vão para o crlh. O Bruno devia mesmo ir mais além contra este pasquim ordinário
29 Abril, 2015 at 11:17
Se o Jesus foi soprado achas que alguém soprou do Sporting? E admitindo que o Marco fica se ganhar a Taça é assim tão improvável que isso aconteça? Não há defesa possível daqueles cabroes. Fica no que quiseres…
29 Abril, 2015 at 11:24
Não…acho que o caso do Sporting é um conjunto entre senso comum (eu por exemplo tenho dificuldade em encontrar quem defenda que caso perca a taça o MS deve continuar…) e nunca ter sido defendido o contrário por quem de direito (MS ou Presidente)….
Segundo percebi na noticia é isso que é dito…a continuidade depende da vitória na taça…
Como disse….acho que o Burla se aproveitou de saber que o JJ tem tudo acordado para fazer esta propaganda…mas o facto de ser propaganda não faz com que seja mentira….
29 Abril, 2015 at 11:40
E já alguém garantiu que o Jesus fica da parte dos lampiões? E se o Marco ganhar a Taça também é senso comum que ele saia? o campeonato ultimamente tem corrido mal e ele está agora mais perto de sair que há semanas? HHá um contrato de mais 3 anos que ainda não foi denunciado por nenhuma das partes. Do outro lado há um contrato que acaba agora… És um tipo coerente e inteligente vê lá se achas que a notícia é inocente e fundamentada… e vê também o timing da mesma e vê lá se não é para te lixar a Taça
29 Abril, 2015 at 11:48
“vê lá se achas que a notícia é inocente e fundamentada… e vê também o timing da mesma e vê lá se não é para te lixar a Taça”
Acho que a noticia não é nada inocente mas acho que é fundamentada…é como digo…eu tenho quase a certesa da veracidade da mesma…no final do ano depois confirmamos (o lado dos lampiões porque como o Sporting vai ganhar a taça nunca saberemos o que aconteceria se não ganhasse! heheh)!
Quanto a lixar a taça já o disse…isso para mim só é verdade se o Presidente e o treinador não falarem! Se falarem então não vejo como esta noticia pode lixar a taça…
” E se o Marco ganhar a Taça também é senso comum que ele saia? ” -> Segundo percebi a noticia diz que a continuidade depende de ganhar a taça, ou seja o que eu tiro é que se ganhar fica, se perder saí…e isso sim acho senso comum! Por isso não faz sentido o que dizes…
O que é que eu acho?! Como disse foi uma maneira de vender a renovação do JJ como é típico na burla! Tendo como contraponto uma situação dubia no Sporting! A unica diferença para mim face ao habitual é que desta vez acho que essa situação dubia no Sporting é verdadeira! Mas fds….a sério que ainda se indignam por a Burla ser o jornal oficial dos lampiões?!
29 Abril, 2015 at 11:57
Situação dúbia existe nos dois clubes mas mais no Benfica se nos basearmos nos contratos actuais. Até pode acontecer no final da época que o Marco saia e o Jesus ffique. Mas isso não invalida nada do que eu digo: com os dados actuais é uma notícia merdosa não baseada em nada sólido nem no senso comum pois se o Marco ganhar a Taça a maioria não defende a sua saída e claramente procurando dar tranquilidade ao Benfica e desestabilizar o Sporting. Duvidas?
29 Abril, 2015 at 12:03
E se o Benfica perder o campeonato (é difícil reconheço, mas estamos nós “se” ). O que te diz o senso comum? Renova? Por isso acho completamente prematuro estas merdas… O que tu dizes justificando estes gajos é que não faz sentido , desculpa lá…
29 Abril, 2015 at 12:12
Se queres saber tenha a profunda convicção que mesmo perdendo o JJ fica! O Orelhas não é ninguém sem o JJ e tem um medo que se pela de andar novamente à procura de treinador! Vai pagar o que o JJ quiser e pode fazer a fita toda, vai dar ao JJ o que ele quer…
Além disso volto a dizer….partes do principio que eles estão a “adivinhar” que o JJ tem acordo quando eu tenho a certeza que eles dão a noticia porque sabem de certeza que o JJ tem acordo por isso não estão a especular nesse caso! Por isso eu acho que a noticia da renovação do JJ tem uma base sólida!
Esclarece-me só uma coisa….eu percebi mal quando percebi que a noticia diz que a continuidade do MS depende da vitória na taça?! É que insistes no argumento “se MS ganhar a taça pode ficar” quando a ideia com que eu fiquei é que é exactamente isso que a noticia diz! Mas eu não a vi por isso posso estar enganado!
29 Abril, 2015 at 12:19
Pois acho que o Orelhas está morto por despachar o Jesus e só se ganhar o campeonato é que tem chances de ficar. E quanto aos “se” se a minha avó não tivesse morrido ainda era viva Porque é que não fazem se para os vários cenários?
a
29 Abril, 2015 at 12:32
E sabes porque é que ele não se importava de despachar o Jesus? Porque é caro e considerando que o Orelhas diz que quer apostar na formação e o Jesus já mostrou que não está para aí virado não tenho dúvidas que desta vez ia de vela se não ganhasse o campeonato. Quanto à notícia baseei-me no título mas mesmo que seja hipotético é estúpido e mal intencionado pelo que já expus.
29 Abril, 2015 at 9:52
O Record tem todas as declarações de Nani e a seguinte frase não deixa dúvidas:
” Já desfrutei o máximo de ter vindo a Portugal e de ter estado no Sporting. Aqui só jogo no Sporting pois foi o clube que me deu a oportunidade sempre que precisei e tenho de retribuir da melhor maneira.”
Dúvidas?! Só no jornal “A Bosta”.
O clube e o jogador deviam exigir desmentido ao jornal e colocação do mesmo em tribunal por injúrias e manipulação de entrevista.
29 Abril, 2015 at 11:15
também fiquei mais que fodido! pus-me a pensar “como é que o Sporting mesmo em 3º cria toda esta raiva das papoilas?”
29 Abril, 2015 at 15:06
O Sporting, mesmo campeão, será sempre o underdog.
Vermelho e azul são as cores mais fortes do mundo. Vejam de que cor é a bandeira dos EUA, Israel, Reino Unido, França, Rússia, China, ou de clubes como Bayern Munich, Schalke, Manchester United, City, Chelsea, PSG, Marselha, Ajax, Barcelona, Boca Juniors, River Plate, Flamengo ou São Paulo.
Até num ringue de boxe tens um canto vermelho e outro azul, republicanos e democratas.
O verde sempre será a cor do que corre por fora, como a Argélia, o Saint-Étienne ou o Palmeiras.
Temos um fardo histórico em cima de nós.
30 Abril, 2015 at 2:54
Tocas num ponto muito verdadeiro Trolha!
Infelizmente, há toda uma carga que nos tenta sempre derrubar…
São as comummente denominadas “forças ocultas”…
29 Abril, 2015 at 15:09
“Before the 1950’s Santa’s suit was originally green until Coca-Cola bought him out and changed his suit to red”
29 Abril, 2015 at 15:11
É este tipo de malícia que o mundo tem vivido…
https://m1.behance.net/rendition/modules/26139865/disp/68a07348cb6d588bbb3fd18939ab1a49.jpg
29 Abril, 2015 at 15:13
Logotipos em vermelho…
https://www.google.pt/search?q=red+logos&safe=off&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=uuZAVaO5G4r4Uu-2gKAO&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=2048&bih=1052#imgrc=_
29 Abril, 2015 at 15:14
Vodafone…
http://img.clasf.pt/2014/03/22/BENFICA-CAMISOLA-OFICIAL-ADIDAS-VODAFONE-BANCO-20140322141838.jpg
29 Abril, 2015 at 19:04
A inspiração para o emblema dos fundadores do Sporting veio do Anel com Brasão de Família de D. Fernando de Castelo Branco (Brasão de Pombeiro): Um Leão Rampante (ou rompante) em campo azul [1], uma descrição heráldica do inglês “lion rampant” – um leão de perfil, erecto, repousado na sua garra esquerda.
Ele acedeu a que fosse utilizado o leão no símbolo do Sporting. O único pedido foi de que não usassem a cor azul… daí acabou por ser escolhido o verde.
29 Abril, 2015 at 9:31
Muito bom.
29 Abril, 2015 at 9:33
Muito obrigado pela detalhada analise.
Tens aqui algumas coisas por onde pegar.
Mas apenas abordo uma.
Quem é que disse que o Marco Silva nao ia continuar o excelente trabalho que está a fazer no Sporting?
Os Paineleirod… Entraram nessa converseta para nao variar… Ate o “Caracolinhos” ontem estava nessa. De que o Presidente ainda nao tinha sido convincente no apoio à continuidade do treinador.
Mas o que querem mais que o Bruno faça? Um falacio para calar esta falácia?!
Para mim e acreditando nas palavras do Presidente do nosso Clube, nao tenho como duvidar que o Marco vai ficar.
29 Abril, 2015 at 9:53
Excelente análise LdP!
Em relação à questão MS, seria um erro não continuar no Sporting. O conhecimento que tem do clube e do plantel neste momento é total. Reconheço-lhe potencial. Acredito que fará uma 2ª época melhor, corrigindo algumas situações deste ano.
Como para mim é um facto que a direção tb cometeu alguns erros que neste momento já não cometerá. É um processo normal em pessoas competentes e inteligentes.
Repito, seria um valente tiro nos pés MS não continuar.
29 Abril, 2015 at 9:57
Em relacao a pre e aos tubarors e mt simples se Bdc quiser:
“Amigos…daki ninguem sai pa lado nenhum se nao entrarmos na champions!”
“Entrando, a porta do meu gabinete ficara aberta!”
Axo q assin ate ganhavam ao Bayern.. 🙂
Alguem tem a ideia dos tubaroes q provavrlmt vao tar na pre?
29 Abril, 2015 at 12:33
United, Valência, Leverkusen (se ultrapassar o outro Borussia nós somos cabeças de série! Estão a 2 pontos…), Shaktar e Ajax como cabeças de série!
Depois Sporting, Galatasaray, Roma, Mónaco e Young Boys…
Existem equipas (não é o nosso caso) têm de fazer duas eliminatórias como o Ajax ou o Shaktar que podem “ceder-nos” o seu lugar!
29 Abril, 2015 at 12:44
Ainda há a situação do Shaktar que só tem +1 ponto que o Dnipro; e o Nápoles que tem melhor ranking que nós e pode ultrapassar a Roma (2 pontos de diferença…)
29 Abril, 2015 at 9:57
Quanto ao tema prometo voltar a ele mais tarde quando tiver mais tempo. Até porque merece atenção e o post parece-me muito bem escrito embora não tenha tido tempo de o ler em pormenor.. Só uma nota entretanto: é difícil fazer comparações mas há algo que não pode ser esquecido: Jardim a partir dos escombros de uma equipa destroçada ergueu uma outra que lutou pelo título e do nada. Marco teve problemas externos que o condicionaram como a saída de Rojo mas teve de partir de uma base totalmente diferente. Mesmo não lhe retirando mérito este dado não deve ser esquecido na análise… SL
29 Abril, 2015 at 9:59
Sinceramente nao sei o que pensar do Marco. Gostei muito do Marco do Estoril (para onde foi aquele modelo de jogo?) Nao gosto deste.
Qual a razao para tamanha mudanca na forma de jogar? Não teve os jogadores que pediu?se não teve, porque é que nao teve? Como vai ser a politica de contratações neste defeso?enfim…muita pergunta para as quais eu nao tenho resposta e que se calhar nos ajudavam a perceber melhor o que correu mal.
29 Abril, 2015 at 10:26
Mas porque razão queres que o Marco, implemente o modelo de jogo que tinha num clube pequeno??
Hei!!!!
No Sporting é para ganhar sempre!
Talvez alguns dos empates tenham tido alguns resquícios, ai sim, de como jogava no Estoril.
29 Abril, 2015 at 10:34
Vai ver o modelo de jogo que o Estoril tinha e vai ver o do Sporting este ano e depois explica me qual deles aproxima mais a equipa do sucesso e porque. Pose ser?
29 Abril, 2015 at 11:14
Ele está a dizer o contrário, que devia aplicar o modelo do Estoril. Quando não aplicou é que empatou (poucos golos contra equipas pequenas, por exemplo), ou se viu à rasca para criar oportunidades (nas últimas jornadas).
O MS do Estoril mostrou mais que o do Sporting, e é desse que precisamos. Até começou bem, mas quando se apercebeu que não conseguia ensinar a equipa a defender com poucos, começou a arriscar pouco no ataque (tudo pelas alas, fosse quem fosse o avançado/onze titular).
29 Abril, 2015 at 10:01
Como habitualmente uma boa análise (que eu não faria certamente…mas por defeito meu…)…
Vamos esperar para ver…e pode ser que o futuro nos traga mesmo…muito boas surpresas…!
Entretanto vejam estas declarações do “gigantone”…:
SOARES FRANCO
“Taça de Portugal não salva a época”
Publicado ontem às 17:15
O antigo presidente do Sporting Filipe Soares Franco mostrou-se esta terça-feira confiante de que os leões irão vencer a Taça de Portugal, sublinhando, contudo, que “isso não salva a época”.
O presidente do Clube de Ténis do Estoril, onde falava aos jornalistas à margem do Estoril Open, disse que o Sporting “vai ganhar a Taça”, mas “salvar a época nunca salva, porque não é campeão e era isso que as pessoas ambicionavam”.
**************************
Vocês por acaso não se esqueceram do “magnifico contributo” dado por este senhor para o exito actual e futuro do nosso Sporting pois não…?
Não seria muito mais decente, que certas pessoas nem comentassem assuntos relacionados com o Sporting…?
Bom dia para a Familia da Tasca…
Abraço do Max e SL
29 Abril, 2015 at 10:07
o gajo que nos vendeu a ideia que valia mais ficar em segundo três vezes seguidas do que ganhar um campeonato… ok.
29 Abril, 2015 at 11:17
Eu não sou defensor do Soares Franco, mas isso é mais uma tirada no meio de um discurso, pois ele também disse:
“O Sporting está a fazer uma época bastante positiva se tivermos em atenção, não só o quadro de jogadores que o Sporting tem, como também o treinador ser novo e novo no Sporting”
Ou seja se queriam tirar uma ilação nas palavras dele seria
A taça não salva a época, porque já esta salva.
Atenção não sou defensor dele, mas os jornais tentam sempre criar a divisão entre leões
SL
Sporting Sempre
30 Abril, 2015 at 3:00
Mas porque é que essa cavalgadura aparece agora a relinchar?!?!
Não sabem?!?
Pois eu explico-vos, esse artista apenas aparece a relinchar quando o SCP vence alguma coisa ou quando algo está para acontecer, e neste caso juntaram-se as duas situações, o hóquei em patins, secção que esse gigantone pateta extinguiu, venceu uma competição Europeia, e (last but not least) a Auditoria de gestão em curso no SCP deve estar a ‘pesquisar’ os mandatos deste canalha…
Vamos a abrir a pestana, sff… Este miserável foi… só… o pior Presidente do SCP, e tal virá a ser provado por A + B em breve!!!
SL
29 Abril, 2015 at 10:08
Fala o homem, pq duvido se e sportinguista, q quis acabar com modalidadea e vender td so pa ter futebol…e nesse mm futebol em 4 anos nunca ganhou campeonato..apenas tacas…
E agora vem dizer q tacas nao salvam epocas??
29 Abril, 2015 at 10:21
O maior erro daquela altura foi exactamente pensar-se que sim…que uma época com 2º lugar e taça era óptimo! Não posso achar que que um 3º Lugar e a taça é óptimo ou que salva a época…é sempre uma época no máximo razoável e é porque vimos de um ano zero sem competições europeias….
Um dos maiores problemas hoje do Sporting é cair outra vez na resignação de ser 3º e ficarmos todos contentes por ser 2º…
E ninguém melhor que este para dizer isto…porque ao dizê-lo está a admitir que as épocas dele foram no máximo dos máximos razoáveis (eu sei eu sei…não admite nada…estou só a ser irónico…)
29 Abril, 2015 at 10:48
É claro que um sportinguista só se sente realizado quando vence, mas não “sendo cego” ( o “gingantone” é pior ainda…”não quer ver”), consegue ver que mesmo não satisfeito com um 2º e menos ainda com um 3º…não deixa de o (s) considerar como razoáveis resultados, quando pelo “caminho traçado” por alguns…o “destino” seria em ultima análise o “desaparecimento”…(está a ouvor ó Soares Franco…?)
Daí que eu considere (que embora achando “curto”), que os nossos 2º ou 3º lugares actuais, não podem, ser considerados “maus resultados”, por entender que são a “rampa de lançamento” para futuras (a breve prazo) conquistas de 1ºs lugares…
Agora o que não podemos é ser… “como as cadelas apressadas”…!!
Abr e SL
29 Abril, 2015 at 10:52
É isso mesmo amigo Max….o problema está em definir onde está a linha entre a resignação e ser como diz como as “cadelas apressadas”…
É uma linha difícil de traçar mas há uma coisa que me deixa mais tranquilo quanto a isso! O Nosso presidente já falou disto muitas vezes e mostra tudo menos a resignação do Gigantone amigo do porco da costa mesmo depois deste lhe chamar bêbado…
29 Abril, 2015 at 10:08
+1
29 Abril, 2015 at 10:42
Por diversas vezes já disse aqui, para mim o Soares Franco foi dos piores presidentes que já tivemos, fez cada “negócio” e não estou a falar de jogadores….negócios mais imóveis! E o gajo que dedicava uma hora por dia ou um dia por semana ao Sporting, nem sei que dizer.
29 Abril, 2015 at 10:45
A auditoria chegou agora aos anos dele acho eu….aguardo com muita curiosidade pelos resultados dela também!
Porque desportivamente podemos discutir a estratégia, os méritos e os resultados…mas acho que é aí que reside o maior crime do gigantone…
29 Abril, 2015 at 11:19
Sem dúvida, penso como tu e como dizes e bem, para mim a auditoria que mais curiosidade tenho em saber é desse gajo.
29 Abril, 2015 at 11:44
Nunca me senti tão “pouco sportinguista” como no mandato desse senhor. Quando toda a gente delirava com 2ºs lugares e se entretinha a gozar com o benfas, o clube tinha os piores registos de cotização, perdia sócios ao minuto e espectadores no estádio…cheguei a ir a Alvalade ver jogos com o Braga ou Boavista…com pouco mais de 20k nas bancadas. Mas dizia-se…”o clube está bem organizado”. Pffff
29 Abril, 2015 at 11:50
Tão verdade….
E o mais chocante é que isso acontecia quando estávamos a lutar pelo titulo! Lá em cima…
30 Abril, 2015 at 3:02
É que não foi um dos piores… foi mesmo o PIOR presidente que o SCP teve…
A Auditoria de Gestão se encarregará de o provar!!!
29 Abril, 2015 at 10:43
Irrita-me que este gestor de topo ainda tenha tempo de antena à custa do Sporting.
29 Abril, 2015 at 11:20
O tal gestor que tratava o Sporting como uma empresa, tristeza.
29 Abril, 2015 at 11:22
Ops queria responder aqui mas enganei-me e cliquei na resposta ao cherba.
Eles tiraram a frase do contexto para criar atrito entre sportinguistas.
Ele disse também
“O Sporting está a fazer uma época bastante positiva se tivermos em atenção, não só o quadro de jogadores que o Sporting tem, como também o treinador ser novo e novo no Sporting”
ou seja, na visão dele, a época já esta positiva mesmo sem taça.
mas os jornais tentam sempre meter mais gasolina na fogueira.
SL
29 Abril, 2015 at 12:18
Já todos sabemos que a CS tenta sempre algo para “diminuir” o Sporing e aproveita por issi frases fora do contexto e tudo o mais…
Mas nem que o Soares Franco “ande de joelhos” à volta de Alvalade, “consegue pagar” todo o mal que com a sua má gestão fez ao Sporting no seu tempo e se mantém ainda e manterá ainda no futuro …
Soares Franco foi daqueles que pensaram que ser presidente do Sporting “era um favor” feito ao Clube…quando afinal ser Presidente do Sporting é um privilégio que nem todos os “bons” sportinguistas conseguirão…
O que é um “bom sportinguista”…?
É amar o Clube sem esperar “recompensa”… e “sentir-se compensado”…só por poder “sentir-se” sportinguista…!!
Olhe até é dificil descrever o que é ser bom sportinguista e por isso ficar-me-ei apenas por esta afirmação já acima expressa…:
“Ser bom sportinguista…é dar…sem esperar recompensa…”…
A “isso”…”chama-se AMOR…”…
SL
29 Abril, 2015 at 10:05
Nani: Foi de grande simbolismo ter vindo mas seria palermice continuar a valorizar um ativo do Man Utd em detrimenti de potenciar um ativo nosso
MS: Ganha a Taca fica; Perde a Taca…ficara se Bdc quiser dar o corpo as balas por ele!
Qt aos numeros do campeonato, sao semelhantes…tlvz c Jardim pudessemos estar a lutar por titulo mas qd Bdc contratou Ms sabia q ele so tinha experiencia de Estoril, certo?
Tb Vitor Pereira no Porco no primeiro ano parecia um choninhas nas confs e campo mas dpois passou a falar “from da art”…partantos….:)
29 Abril, 2015 at 10:05
Eu acho que esta época mostra mais um passo de crescimento! É para mim o ultimo ano desse crescimento! Jogar todas as competições no limite e para ganhar! Começámos muito mal e isso para mim acabou por marcar a nossa época a nível de resultados! Este é o ultimo ano em que aceito o 3º lugar como razoável…o crescimento no próximo ano é exactamente disputar tudo para ganhar e sermos mais competitivos!
O Balanço esse deverá ser feito no final do ano…acho que houve erros de todos…jogadores, equipa técnica e dirigentes! E haverá tempo para falar deles e projectar o futuro! Deixo apenas uma nota…a continuidade do MS, quer se queira quer não queira dependerá sempre da final da taça! Ganhando o MS ganha um capital e uma aura que lhe permite encarar o próximo ano com a confiança da maioria! Perdendo, mesmo que o Presidente faça uma força para o manter ele será sempre um treinador frágil e se começa com um escorregão não tem hipótese nenhuma! Isto contando que, como eu acredito, o MS e o presidente hoje se entendem e estão de acordo em relação ao projecto futuro do Sporting…e eu acredito nisso!
29 Abril, 2015 at 10:07
PS: Não concordo nada quando dizem que o J. Mário não estava no plantel! Ele estava lá! Se não foi aproveitado foi porque “alguém” preferiu o Magrão ou o Vítor Silva…
E não me venham com crescimentos em Setúbal….ele logo no primeiro mês em Setúbal provou que tinha mais que lugar no plantel principal…
29 Abril, 2015 at 10:20
O treinador só será frágil se BdC quiser ou deixar. A imprensa pode explorar (e normalmente fá-lo até à exaustão) o que quiser, o nosso presidente sabe que tem esse capital à sua disposição. Se disser nos próximos dias ele disser “o MS fica porque eu quero! estou-me nas tintas se ganha a taça ou não, é ele que comanda a equipa na próxima época”…pum!! Balneário motivado, treinador tranquilo e um boost para a Taça brutal. Se eu conheço alguma coisa de timings deve estar por dias essa posição.
29 Abril, 2015 at 10:28
Concordo com isso hoje! Mas se perder a taça o presidente pode dizer o que quiser….começa o próximo ano fragilizado! Nem preciso de ir ao Peseiro para saber disso…posso ficar-me por um dos maiores símbolos do Sporting…o Sá Pinto!
Não há nada pior do que a sensação de um treinador perdedor…O JJ safou-se disso porque os lampiões apostaram tudo numa época em que o porco não apostou nada…se não tinham levado uma razia outra vez naquele ano (aliás não fosse o porco do PF ter perdido pontos aos potes de repente e o JJ não tinha acabado a época passada…a sorte dele foi que na altura de maior termideira o Porco começou a perder pontos…)!
São muito poucos os casos dos treinadores que sobrevivem à desconfiança fundamentada dos adeptos (depois de uma época de derrotas…)
29 Abril, 2015 at 10:31
Mas é esta forma de pensar que BdC tem de contrariar, de que vale a pena fazer então contratos de 2, 3 ou mesmo 4 anos? Se perdemos uma taça de portugal no 1º ano de um treinador…vai embora?! E depois queremos resultados?
29 Abril, 2015 at 10:38
Percebo o que queres dizer com isso…mas acho que as coisas são como são e acho que o Presidente não será capaz de contrariar isso! Aliás o homem ainda nem perdeu a taça e já há tantos a quererem a cabeça dele numa bandeja! E o Presidente já tem tentado tanto contrariar isso várias vezes e mesmo assim está difícil…quanto mais se perder a taça! Ele pode manter o treinador e fazer discursos inflamados pró-treinador….à primeira escorregadela na pré-época e começam a lavar os lenços brancos para tirar o cheiro a mofo e levar para o estádio! Não tenho duvidas disso…e acho impossível vencer essa “onda” negativista….
Deveria ser assim?! Podemos discutir isso! Para mim a continuidade do MS deve estar unicamente assente em se aprendeu com os erros que cometeu, se estão todos em sintonia com o projecto e se está tudo no mesmo barco! Por isso não deveria depender da taça! Agora que é assim não tenho duvidas…
29 Abril, 2015 at 11:54
Para mim é claro como água. Existem sócios para apoiar qualquer lado que o presidente escolha. Mas se BdC quer ser líder no Sporting tem de pensar no clube e o que pensa ser melhor para o clube. Não se despede um treinador em estado de “graça”, nem um que se acredite ser competente para dar a volta a uma má fase. Agora se vai despedir um treinador porque uma parte dos sócios “acha” isto ou aquilo do treinador…muito mal estaríamos. Isso e olhar para as soluções que o Sporting pode pagar no mercado interno dos treinadores e perceber que a alternativa era ir buscar um Preud´Homme, um Michel (se aceitasse um corte de metade no ordenado a que está habituado) ou o Balakov….isto seria o que nos esperava. Não vejo qualquer um destes a aguentar-se uma época em Alvalade. Já nem quero falar nos Vitórias e afins (que os benfas nos vendem nos jornais e alguns de nós estaremos prontinhos a papar…tal como papámos o Paulo Sérgio e outros). Não vejo, em preço/qualidade, melhor que o que já temos. Sinceramente.
29 Abril, 2015 at 12:29
Isso é tudo verdade mas a questão é quanto é essa “parte dos sócios”! Se estiveres a falar de 50% do publico que vai ao estádio é uma coisa, se estas a falar de 1.000 gajos é outra…
50% do estádio contra o treinador para mim por mais que se acredito faz com que ele tenha de sair…1.000 gajos que nem sequer vão ao estádio não faz mossa….
29 Abril, 2015 at 12:20
o que enerva mais é que sejam as pessoas do próprio sporting a exigir a cabeça do treinador… ate haverá quem queira que o sporting perca a a taça para poder exigir a demissão do treinador.. futebol é muito mais que resultados.. o trabalho de marco silva tem de ser avaliado muito mais do que se ganha ou não uma taça.. e essa avaliação so pode ser feita por quem sabe como ele trabalha. ha crescimento a vários níveis..
este tipo de mentalidade nunca na vida vai deixar o sporting passar disto.. de um terceiro ou segundo lugar.. não ha estabilidade.. não deixam que as pessoas assentem ideias modelos etc.. um ano parece muito tempo, mas não é, quando se pretende implementar uma mentalidade ganhadora.. para isso é preciso jogadores condizentes com o que o treinador quer.. jogadores que o treinador confia. etc.. vejam o caso das galinhas.. 2 anos a perder tudo.. o que fizeram? confiança ao treinador.. o que advém disso? resultados.. vão ser campeões..
imagino se fosse o marco silva a perder o campeonato da forma que o jesus perdeu.. a taça da forma que perdeu… nao exigiam a demissão.. mas sim cruxifica-lo..
dem estabilidade aos projectos.. se querem cabeças.. começam pela do presidente passem pela do treinador e despeçam a equipa toda.. cada um deles tem culpa em certa altura da época, certo jogo, certa decisão bem ou mal tomada.. é isto.. é a vida.. é futebol.. so falha quem la esta.. ha que ver mais alem.. e eu vejo os jogadores com marco silva.. para mim chega para ele continuar.. com os melhoramentos que se prevem, nas alternativas aos titulares, a equipa cresce, e cresce junta..
despedir marco silva mesmo perdendo a taça é um tremendo erro.. daqueles parecido com o não queremos o mourinho a treinar o sporting porque nos ganhou 3-0..
SL
29 Abril, 2015 at 12:24
Isso ate podia ser verdade ….se a final da Taça fosse com o Benfica ou o Porto!!
Agora, seja com o Vercauteren, comigo a treinador ou mm sem treinador, uma final com o Braga ou Rio Ave tem de ser ganha!
ponto final paragrafo!
29 Abril, 2015 at 12:57
tens toda a razão frost.. eu também exijo que dem o máximo para conquistar aquela taça.. mas resultados estão dependentes de muito mais do que aquilo a que temos controlo.. muito mais do que podemos ou não fazer.. podemos fazer um mega jogo de entrega e dedicação a camisola.. cada jogador comer a relva de tanto correr, o mister a fazer as melhor substituições do mundo.. os adeptos sempre a apoiar a equipa.. a equipa adversario consegue rematar uma vez a baliza e ganha por 1-0.. ou o arbitro na única vez que o adversário consegue chegar a nossa área inventa um pênalti.. ou expulsa meia equipa nossa.. ha coisas que temos o controlo e podemos e devemos ser cada vez mais exigentes.. mas ha coisas a que não temos controlo.. por nos fazermos o nosso trabalho da melhor maneira possível não quer dizer que os outros não façam o deles.. e nos crucificamos os nossos?
29 Abril, 2015 at 11:12
Subscrevo
29 Abril, 2015 at 10:30
Em quanto houver pontos em disputa e hipóteses de 2 lugar… Eu Acredto!
29 Abril, 2015 at 10:12
Viva Leão,
Existem dois aspectos interessantes que gostava de discutir:
O Guarda redes e o caso do Marco Silva.
Em relação a Rui Patrício é obvio que a única solução decente é a sua continuidade. Estamos demasiado dependentes dele. Boeck tem 30 anos e apesar de ter estado bem nas Taças … talvez não fosse dispiciente ir testando um guarda redes mais novo nestas lides. Luis Ribeiro na B ou um outro contratado fora. Esta é uma posição muito específica de desgaste muito acentuado para os suplentes.
Marco Silva nem deveria ser discutido. É para ficar os quatro anos e não se devia sequer falar nisso. Questionar Marco Silva é a maior arma da cs do burgo. Aos outros ninguém questiona.
A sua continuidade, tal como a de Jardim no caso de o mendes não se ter metido ao barulho, é um dos maiores trunfos de BdC.
Precisamos estabilizar a equipa técnica e os processos de promoção, empréstimo e contratação de jogadores.
Em relação à primeira parte do post … espera por logo pela minha modesta contribuição 😉
29 Abril, 2015 at 10:24
o Rui este ano teve alguns momentos que já não se podem aceitar com a experiência e o número de jogos que já tem…
29 Abril, 2015 at 10:30
ok aceito, mas ninguém é perfeito em 100% das situações. Isso não existe.
mas é um facto que um erro de um guarda redes pode ser catastrófico.
29 Abril, 2015 at 11:16
No Sporting, clube que luta para ser campeao mais do que um atleta de excepção, o GR tem de ser carismático e transmistir carisma á equipa, ser o “boss” la atras.
Se ha posiçao onde prefiro mm ter um gajo com mais de 30 anos e a de GR..
Olhem pos adversarios…pq razao o Lopategui com o cu apertado foi buscar o Helton?
Julio Cesar mm ja velho nao da outra segurança do que Artur?
Boeck tem algo de carismatico. e pode fazer ai umas 4 epocas de grande nivel e sair aos 34…
29 Abril, 2015 at 10:16
E, falta dizer, que mesmo sem taça o balanço desta época é muito positivo.
Já chega de olhar para o clube apenas pelo prisma da posição no campeonato de futebol profissional. O 1º lugar há-de chegar naturalmente.
29 Abril, 2015 at 10:23
eu não abdico do Rosell…
vamos ver como corre o estágio no verão. Há muita gente em boa forma agora… antes de ir de férias. E há o mundial sub21 e o europeu sub20.
A equipa do Jardim se lhe dessem o nível de jogos desta época afundava-se. O Marco conseguiu manter o nível. Temos mais 3 anos de contrato, portanto tudo tranquilo.
29 Abril, 2015 at 12:57
O Rosell ainda é muito jovem…tem a idade do William! Para titular não me parece ser opção mas para o banco é suficiente.
Não percebi o último parágrafo??? Afundados já nós estamos…
29 Abril, 2015 at 10:31
Jardim pegou numa equipa destroçada e lutou pelo titulo. Tivesse ficado e estaríamos, muito provavelmente, a falar de outras conquistas esta época.
A entrada de Marco, desde logo marcada pela impossibilidade de escolha de jogadores (a cargo apenas do presidente e do Inácio) e com a saída de jogadores como Rojo, foi um passo atrás no crescimento da equipa.
Se MS sair e formos buscar mais um treinador, das duas uma ou vamos buscar um treinador experiente e lhe damos carta branca e €€ para fazer um plantel que lute por tudo ou vamos voltar a dar um passo atrás no crescimento da equipa.
Com Jardim era o ano 0, o renascer do Sporting. Com MS para uns era 0 para outros 0,5… Também precisamos de estabilidade e de deixar as equipas trabalharem para poderem mostrar resultados de forma consistente.
É muito importante, diria fundamental, para a estratégia do Sporting a entrada na UCL e a próxima época tem que ser preparada com esse objectivo (que é logo o primeiro a ficar definido)
29 Abril, 2015 at 10:40
Deixo aqui os meus parabéns aos aniversariantes Placebo e Ricardo Coração de Leão! Feliz Aniversário! Abraço e SL!
29 Abril, 2015 at 11:05
Eu apanho boleia também.
Parabéns Leões!
29 Abril, 2015 at 12:19
Aproveito e colo-me tambem.
Parabéns.
29 Abril, 2015 at 12:33
Obrigado!
Saudações Leoninas
30 Abril, 2015 at 3:07
PArabéns Ricardo!
Abraço de Leão!
SL
29 Abril, 2015 at 10:56
Um excelente texto mas tão detalhado que era impossível não encontrar alguns pontos com que discordo. A saber:
– PO não precisa de mais tempo. Na próxima época irá assumir-se como patrão da defesa com toda a naturalidade.
– Pasquinada ou não, se Marco Silva é para continuar então que BdC o diga com todas as letras. Este silêncio diz-me que o mais certo será a sua saída. Estar dependente da taça é um erro e cria uma pressão extra desnecessária.
29 Abril, 2015 at 11:05
mas o Bruno de Carvalho não assumiu que o Marco Silva fica, nas últimas entrevistas que deu? Ou estou a dormir ou ouvi o presidente dizer isso na entrevista ao record e à sic
29 Abril, 2015 at 11:06
Tem dito que tem contrato….
29 Abril, 2015 at 11:13
Tem dito que acredita piamente que o Sporting vai cumprir os objectivos a que se propôs até ao fim da época e assim não se coloca a questão MS porque tem contrato…
Pelo menos foi o que eu ouvi…nunca foi colocado o cenário de perder a taça! Perante o cenário foi sempre dito “Isso não vai acontecer!”
29 Abril, 2015 at 11:39
BdC so esta a ser politicamente inteligente….conheço ate 1 ex-presidentes que se “algemou” ao treinador e qd ele foi ao fundo nem um ano demorou a sair…
Todos se lembram do “Paulo Bento forever”?
Ou ja se esqueceram??
29 Abril, 2015 at 11:51
Podes acrescentar um 2º….Dias da Cunha e Peseiro…
29 Abril, 2015 at 12:09
ya….bem lembrado! Esta parte e gestão politica de BdC….e como nos governos….ninguem se algema a ninguem…senao qd um for vão todos…
29 Abril, 2015 at 12:08
Não quero juras de amor Frost.
Um simples “estamos a planear a proxima época com o Marco” bastaria.
Assim estás a dar espaço criativo para que os pasquins inventem.
A não ser que de facto esteja de saída caso não ganhe a taça. Aí temos mesmo que estar caladinhos.
Volto a dizer que para mim não faz sentido a continuação depender de um jogo. Mesmo uma final.
29 Abril, 2015 at 12:11
Caso nao ganhe a taça, por mt que queiramos nao tem margem de manobra! Ai nem que BdC o quissesse segurar…
29 Abril, 2015 at 12:24
Porque? Mas estamos à espera de um jogo para saber se dá garantias ou não?
BdC foi eleito exactamente para tomar estas decisões difíceis. se fosse fácil estava lá eu que também amo o clube.
Com está conversa ainda nem sabemos se o Marco quer ficar…..
29 Abril, 2015 at 12:28
Sim estamos a espera duma final para ver se da garantias!
E a primeira vez que vamos ver MS num momento decisivo numa final….vai ser dakeles que inventa ou aguenta pressao?
Vai tentar nos 90 mins ou vei deixar a coisa arrastar?
Eu essa faceta de Marco Silva nao conheço…nunca o vi a disputar uma final no Estoril….por isso nao posso por as maos no fogo por ele!
29 Abril, 2015 at 12:40
Uma final não viste mas já tivemos vários jogos decisivos este ano. Falhámos em quase todos menos a ida ao Dragão para a taça.
Acho que já fizeste o julgamento do treinador em todas as facetas que enumeras.
Começar a preparar a época seguinte em junho pode-nos trazer dissabores.
29 Abril, 2015 at 13:26
Nao concordo Barbosa.
Do ponto de vista do adepto sim alguns te pareceram decisivos…de um ponto de vista frio dum profissional nem tanto…Se o jogo de Fevereiro com o Carnide fosse a final da Taça MS e a equipa tinham tido o mm comportamento?? Apostariam tudo tudo tudo qd ainda tinham mais 14 jogos de campeonato pela frente?
Nenhum dos jogos que ele e a equipa tiveram onde:
“Fodx…em 90/120 mins ou somos os maiores e temos a taça na mao ou vamos ver outros gajos com a taca na mao! A nossa epoca TODA define-se neste jogo! Isto e um mata-mata!”
Engraçado que tu foste mais caustico na apreciaçao ao dizer q falhou todos os decisivos..eu apenas diria q nesse capitulo de “pe frio” nao teve capacidade contra Wolfs…como contraponto FC Porto Taça e ate o proprio Nacional na Madeira teve algum brilho
29 Abril, 2015 at 14:08
Em termos da relevância da final não vamos concordar mas respeito a tua opinião. A minha experiência diz-me que quem começa a planear mais cedo aumenta as probabilidades de sucesso.
PS a minha intenção não era ser cáustico mas sim factual até porque tenho para mim que perdemos alguns jogos decisivos sem responsabilidade direta do MS. Tentei ser frio mas já vi que devia deixar isso para o Nuno 🙂
29 Abril, 2015 at 15:18
Alguma vez o presidente ia cair nessa esparrela. Este Barbosa tem com cada tirada…
29 Abril, 2015 at 16:04
Hahahaha
29 Abril, 2015 at 11:02
Realmente os empates (especialmente em casa) lixaram a temporada.. Quando se joga com equipas pequenas, ainda por cima em casa, o mais natural é estas jogarem fechadas, com o autocarro.. Se marcam um golo primeiro / empatam no decorrer do jogo, fica mais dificil ainda..
Acho que o sistema tático em jogos em casa contra estas equipas terá que mudar, e o deste ultimo jogo parece-me uma boa solução. Um 10/2º PL (Montero), baixa João Mario para 8. Ficamos com mais poder de fogo e armas para desequilibrar logo desde inicio.
29 Abril, 2015 at 11:13
Bom post, com muitos pontos de acordo, mas mais uma vez com o único fito de defender a continuidade de MS.
Observação II :
Aos 12 jogos a mais que a equipa fez este ano, é necessário subtrair a Taça da Liga deste anos (que n está incluida) mas acrescentar a do ano passado (+3 jogos). E este ano para a T.Portugal, jogamos duas vezes contra amadores. O que dá no minimo uma diferença de 9, caso n queiramos contar com T.P.
O aumento de jogos favorece o amealhar de pontos, pois equipas mais fracas significam mais pontos.
Os roubos directos o ano passado foram maiores.
Portanto a diferença de 1 ponto, analisada qualitativamente é muito maior.
Conclusão 8: Um conjunto de falácias sem sustentação.
“Continuar a apostar no seu crescimento como treinador de “grandes” ou “ir aos tirinhos para a feira” na esperança de encontrar outro Jardim debaixo de um Rui Vitória ou de um Vitor Oliveira?”
Ou seja, ou MS ou Vercauteren
Ou MS ou o Zé da Taberna
Ou MS ou a minha avó.
O nível é tão mau, que i rest my case.
Defender os jogadores e o balneário não pode ser motivo de despedimento e muito menos a defesa do seu bom nome profissional. Ou queres ver que o que é tão admirado no “loco” Bielsa ou no fleumático Klopp vira defeito num português pacato chamado Silva?
Ou seja, faltar ao respeito à direcção, violar o blackout e etc, resumem-se a “defender o bom nome”…. omo lava mais branco…
O problema de MS foi o de não ter feito milagres, “apenas” um bom trabalho.
Um bom trabalho, quando ainda não vencemos nada, tivemos jogos humilhantes, 1ªs partes dadas, etc….
Se damos tempo aos erros da direcção, aos erros dos jogadores, não seria decente e inteligente extender a “garantia” deste mister?
Agora pretende-se comparar o tempo dado aos erros da Direcção (mas qual tempo?) e as enormes Provas dadas por esta com um técnico com um CV pior que o PFonseca e ainda sem resultados????
Eu queria não ter que comentar MS até ao fim da Taça.
Mas torna-se impossível, quando saem sucessivos posts sempre a defender o mesmo.
Um bom produto não precisa de muita publicidade, isso é mais para a industria de perfume.
SL
29 Abril, 2015 at 11:28
7-1 essa do CV com um técnico jovem que tem 4 épocas de treinador é boa…não mostrou já bastante potencial na carreira?
Qual era o CV do Jesus antes de entrar no Benfica? Em quantas épocas de profissional?
Devia ter sido despedido pelo LFV depois de não ter ganho nada não devia?
29 Abril, 2015 at 11:30
Mais duas falácias:
1-Potencial é aquilo que se pode concretizar ou não.
2-Jesus foi campeão no primeiro ano.
29 Abril, 2015 at 11:32
Com que investimento? Com que grau de responsabilidade na constituição do plantel?
(atenção que não estou a desvalorizar o Jeus…pelo contrário! Quero-o longe do Benfica!)
29 Abril, 2015 at 11:53
reporto-me apenas à tua ultima pergunta do 1º comentário, pois o que naturalmente salvou Jesus foi ter ganho algo.
29 Abril, 2015 at 13:03
O JJ treinava o belenenses e o braga antes de ir para o slb…
29 Abril, 2015 at 14:52
E o MS treinava o Estoril…
29 Abril, 2015 at 23:29
E um qd entrou num grande tinha grande experiência, e outro é elogiado pela falta dela
29 Abril, 2015 at 11:40
LoL! Retiro isto:
“Omo lava mais branco…”! 😉
Acho engraçado como transformas o que uns dizem ser factos em argumentos, utilizando argumentos como factos…
Mas de resto é a tua opinião…já falámos sobre isso por isso não vou eternizar a questão! 😉
29 Abril, 2015 at 11:55
se bem que factos e argumentos se possam confundir, factos são factos e argumentos são argumentos.
SL
29 Abril, 2015 at 12:05
Há sempre factos a sustentar os argumentos…e há sempre factos para todos os argumentos…
Por isso o que eu vejo no post são factos que depois são ajudados por argumentos, no teu comentário o que vejo são argumentos que depois buscam factos que os sustentem….
Mas epah…não vou eternizar! Nenhum dos dois é mais ou menos válido! Percebo e concordo com a o post, não concordo com o teu comentário mas é uma questão de base que não me parece discutível! Vais continuar a não gostar o MS e eu vou continuar a achar que ele é a nossa melhor alternativa! 😉
Quanto ao bom produto não precisar de publicidade isso sim é uma falácia! A qualidade do Mourinho é discutida, a qualidade do Guardiola é discutida, do Ancelloti também, do Wenger idem, etc…a qualidade de qualquer treinador é discutida com argumentos contra e a favor! A não ser que conheças algum cuja qualidade não seja atacada e atacável….e a partir daí claro, defendida…
29 Abril, 2015 at 12:48
Acho que aqui dizes tudo : “Vais continuar a não gostar o MS e eu vou continuar a achar que ele é a nossa melhor alternativa! ”
😀
Lá está. Em terra de cegos…. O que não faz dele, nem de perto nem de longe, a ultima coca-cola do deserto.
29 Abril, 2015 at 14:21
Não…isso mesmo! O que acho actualmente do MS é literalmente que é a nossa melhor alternativa! Não é melhor que o Guardiola…não…mas para o que podemos ter para mim é o melhor! Especialmente porque acredito que seja melhor hoje do que era à 6 meses atrás depois de aprender com a experiência acumulada ao longo deste ano…
30 Abril, 2015 at 3:14
Quando não se tem argumentos dizem-se coisas como esta “…mas para o que podemos ter para mim é o melhor!”…
PAra o que podemos ter?!? Mas estás a basear-te em que factos para dizer isso???
E depois… La piece de résistance … “…para mim é o melhor!”… Mas é o melhor por comparação com quem?
Irra que é demais…
29 Abril, 2015 at 23:30
E além dessa tua observação dos factos e opiniões, em concreto é que fiz confusão entre as duas esferas?
29 Abril, 2015 at 11:46
Por pontos e sendo bastante preciso:
LJ 67 pts 30 jogos = 2,233 pontos por jogo
MS para ter a mm media de 2,223 pontos p jogo terá de ter 75, 9 pts (=2,233*34 jogos).
Não obstante preferências, Jardim com o campeonato que fez teria 75,9 pts pelo que faria tb apenas o 3º lugar (Benfica tem 75 pts e Porco com 72 faltando ainda 4 jogos).
So BDC e a estrutra poderão saber se MS evolui do estado choninhas para Leao ou nao….
Ja acima disse que o Vitor Pereira deu esse salto do 1º para o 2º ano de Porco…
29 Abril, 2015 at 11:55
VP foi campeão no 1º ano.
29 Abril, 2015 at 12:06
Sim sim foi campeao mm sendo choninhas 🙂
E os porquistas nunca foram a bola com o gajo por causa disso…mm qd no 2 ano o gajo ja tinha perdido complexos….
29 Abril, 2015 at 13:06
Não esquecer que o LJ “atirou 5 pontos ao ar” depois de ter garantido o 2 lugar!
29 Abril, 2015 at 12:35
Parece-me natural que o autor do texto faça a sua análise consoante a opinião que tem sobre a continuidade do MS.
Pergunta: tinhas continuado com o Jardim o ano passado?
29 Abril, 2015 at 23:32
Tb me parece natural.
Tal como me parece natural que face aos maus resultados, exista a necessidade de mascarar o que está mal, como medida defensiva e protectora.
Sempre defendi Jardim, defendo progressões, não regressões.
29 Abril, 2015 at 13:20
Ó 7-1, bom reply. Sabes que o post não era bem sobre o MS, mas mais uma vez foi o que retiraste dele. Diminuir uma conclusão de 8 pontos a apenas um…é maldade. Mas ok, cada um com a sua.
Quanto ao número de jogos, bem sabes que o desgaste não é só proveniente dos 90 minutos jogados certo? Há esforços bem maiores que esse ao disputar uma champions.
No ponto 8, embora seja a minha opinião, reflecte uma verdade indesmentível: a alternativa com a capacidade financeira do Sporting (e depois de despedir MS então) qual é? Sabes o que te espera assim que o “xoninhas” saia porta fora? Vais conseguir defender o próximo como atacas este, ou és daqueles que acha sempre tudo mau?
“Ou seja, faltar ao respeito à direcção, violar o blackout e etc, resumem-se a “defender o bom nome”…. omo lava mais branco…”
Pumba! ok…então vamos lá escarafunchar. Podes especificar que falta de respeito foi essa que mencionas? Quando violou o Blackout e com quem? É que ó 7-1, eu também ouços muitas “histórias”, mas sabes, sei sempre que metade delas são mentira e a outra metade são meias-verdades destorcidas por gente que fala mais do que ouve e pensa. Sabes que se fosses avaliar o Leo Jardim pela mesma bitola, eu também teria muitas histórias para te contar. Há alguma verdade nestes mitos e lendas, mas nenhuma delas suficiente para despedir um treinador. Recorrer a factos que ninguém sabe quando e como ocorreram cheira-me a “fogueira”. Metade dos paus lá metidos foram postos por discretos adeptos do carnide. E isso eu sei de fonte directa meu caro.
Não ter provas que se é bom, não significa que és mau. Ainda por cima num treinador que faz a 4ª época como treinador. O Marco não foi adjunto, não veio de treinar clubes na 2ª Liga, não foi observador, nada. Teve meia época, salvo erro de secretário técnico. Até parece que sou “pago” para andar aqui a defender o homem, mas não posso com a tendência de julgar o trabalho dos outros com tanta sobranceria.
Ó 7-1, provavelmente os melhores perfumes do mercado são os que investem mais em promoção. A diferença é que um perfume rasca põe uma boazona num anúncio na Caras e um perfume de topo paga a opinion makers de moda semanas de férias em ilhas privadas na polinésia. Agora pensa bem, se tu quiseres um treinador que está noutro clube que tipo de anti-promoção farias?
29 Abril, 2015 at 23:27
Sei bem que o post era sobre o MS mais uma vez, como é óbvio, não é por acaso que está tudo encadeado, para terminar na conclusão lógica da sua continuidade.
Sim, o desgaste não é só quantitativo, tal como as capacidades de motivação se revelaram nulas fora da Champions
Não sei qual é a alternativa? Mas pelos visto você sabe! É o Paulo Sérgio debaixo de uma pedra, é o MS ou o caos….!
Sempre defendi Jardim, não preciso de lições de defesas de treinadores, já você numa coisa é coerente…o que vier a seguir…Será Pior!
Se sabe de fontes directas ou as diz ou cale-se e não use argumentos de autoridade!
Eu sei, o que todo o Portugal viu: a Conferência de imprensa após o Nacional, que despoletou toda a crise e a violação do blackout em longas conversas nas entrevistas após jogo que só deveriam durar 1 minuto e sobre o jogo.
COMO NÃO FALOU SÓ SOBRE O JOGO, MAS FICOU A BOTAR CONSIDERAÇÕES PARA O FAVORECER, VOILOU OBJECTIVAMENTE O BLACKOUT. Ficou em maiúsculas, porque já reparei que nem com Tv chega lá.
Não ter provas que se é bom, não significa que és mau. Nem que és bom.
Por fim, a táctica lampiónica é clara, tal como a resposta de MS a essa mesma táctica.
30 Abril, 2015 at 19:00
És muito mais crítico do MS do que eu sou seu defensor. Veremos o que o futuro nos reserva. Cá estaremos para apreciar as consequências das decisões tomadas. Quanto ao resto, o que queria dizer está dito, não ando a evangelizar ninguém…portanto…fica na tua, que eu fico na minha. Tudo amigos.
30 Abril, 2015 at 22:55
És muito mais defensor do MS do que eu sou seu critico. Veremos o que o futuro nos reserva. Cá estaremos para apreciar as consequências das decisões tomadas. Quanto ao resto, o que queria dizer está dito, não ando a evangelizar ninguém…portanto…fica na tua, que eu fico na minha. Tudo amigos.
29 Abril, 2015 at 11:14
Bom dia a todos(as)
Antes de mais quero desejar aos amigos Tasqueiros Placebo (1974) e Ricardo Coração de Leão (1979) um excelente dia de aniversário e que contem muitos anos de vida com saúde.
Curiosamente o eu e o Placebo temos a mesma idade saparados apenas por 13 dias, engraçade portantos… 🙂
Em relação ao post do LdP está muito bom, os números são identicos, mas é preciso não nos esquecermos que com o Leo Jardim, fomos á vida na Taça (injustamente) cedo e não tinhamos a correria de viagens e jogos da Champions e isso é muita coisa!
Espero que Marco Silva continue, pois vai fazer um grande trabalho e vai-nos dar títulos de certeza.
SL
29 Abril, 2015 at 11:50
Bom dia Tasqueiros,
Quer queiramos, quer não, e acreditem que a mim me custa muito dizer isto, nós estamos no lugar que corresponde à realidade actual do plantel, se me disserem que poderíamos estar mais perto da linha da frente também é verdade mas será muito difícil rivalizar com os planteis que Porto e Benfica vão tendo nos últimos anos.
Quanto a MS, acho que não vai continuar no Sporting (atenção que isto é o que eu acho e não o que eu desejo ! ! !), em cenário de não conquista da Taça de Portugal (cenário que não acontecerá :P), o presidente vai fazer uma demonstração de força até pelo trajecto e pelos episódios que foram sucedendo até então entre ambas as figuras, e creio que tentará chegar a acordar com o MS. Em caso de Vitória na Taça de Portugal, creio que será o Próprio Marco a abandonar o Sporting pelo próprio pé, sendo ele jovem, com margem de progressão e com bastante mercado actualmente.
Relativamente à próxima época recordo que das ultimas 2 vezes que fomos campeões nacionais não tínhamos super-equipas, mas sim equipas equilibradas em que todos os sectores tinham 1 jogador com grande qualidade e que fazia a diferença.
Senão vejamos:
99/00:
GR: Peter Schmeichel
DC: André Cruz
MC: Duscher
MO: De Franceschi
PL: Beto Acosta
01/02:
GR: Tiago
DC: André Cruz
MC: João V. Pinto
MO: R. Tello
PL: Jardel
Acho que é isto que falta ao Sporting, aliar à equipa equilibrada que já tem 2 ou 3 jogadores que possam entrar directo na equipa e que façam a diferença, com isso teríamos todas as condições para lutar ‘verdadeiramente’ pelo titulo.
Portanto
15/16:
GR: Rui Patricio
DC: ??
MC: William
MO: ??
PL: ??
Caso o cenário de MS não continuar se verifique, e independentemente de não ser isso que gostaria, acho que temos várias soluções no mercado que podes satisfazer as necessidades do Sporting, e agora vou lançar o nome que eu gostaria de ver a Treinar o SCP, sei que não será consensual, mas gostaria de ver Vítor Pereira como treinador porque acho que tem o Perfil indicado para o que o Sporting viria a necessitar nesta situação.
SL, e podem começar o massacre !
29 Abril, 2015 at 12:00
fonix phill és maluco 😉
quero lá saber de fazer scouting de treinadores …. era só o que nos faltava. Deixa isso para a burla.
Quanto a jogadores. Eu acho que andamos todos a tentar perceber o que é preciso para sermos campeões, mas ainda não percebemos que o principal não é quem entra em campo.
É o que se passa fora de campo.
Aí sim estamos muitos furos atrás.
29 Abril, 2015 at 12:13
Não estou a fazer Scouting simplesmente é um perfil que gosto e quer queiramos quer não todos temos nomes nas nossas cabeças para estas situações, eu simplesmente ‘verbalizei’ isso. E eu realcei, que gostaria que MS continuasse. Quanto a essas questões ‘extra-futebol’, temos algumas razões de queixa, mas para mim é mais penalizador os empates que temos esta época do que porventura essas situações, não podemos empatar em casa com:
-Belem
-Paços
-Moreirense
6 pontos, a distancia que estamos actualmente do Porto, e já estou a descontar os empates que para mim são quase tão inadmissiveis mesmo fora:
-Académica
-Belém (2 vezes !?)
-Paços (2 vezes !?)
Portanto, concordo contigo mas o que dizia sobre os jogadores é para evitar resultados como estes, que foram não matando mas moendo/minando a época do Sporting.
29 Abril, 2015 at 12:53
Vitor Pereira? Cruz credo.
29 Abril, 2015 at 14:23
+1!
29 Abril, 2015 at 11:55
o que eu sei é que eles precavêm-se bem:
Capela em Barcelos. Com cautela e caldos de galinha … Não existe análise que resista a este tipo de … estatísticas 😉
29 Abril, 2015 at 11:59
Excelente post.
Algumas notas pessoais :
1- Dois erros na construção do plantel:
-abrimos uma cratera na defesa e
– deixamos Slimani sem duplo com a CAN vista e a eventualidade de lesões, que ocorreram
2-Tivemos um up-grade com a entrada do NANI e um down-grade com a saida do Rojo e Dier
3-Mais 12 jogos que na época anterior sendo que os da Europa deixaram marcas nos jogos seguintes, sobretudo com o Guimarães e Porto
4-Bons desempenhos contra os rivais, empates com o Benfica(houve ainda a vitória na Taça de Honra) e Vitória, Empate e Derrota com o Porto, esta condicionada pelo pouco tempo de recuperação do jogo com o Wolfsbourg
5-Dificuldades nas DUAS épocas em superar autocarros defensivos incluindo o do Benfica.
E o futuro ?
1-Preservar ao máximo possível os jogadores referência e a equipa técnica
2-Centrar o reforço do plantel na defesa ( que saudades da dupla André Cruz/Phil Babb!) e no ataque onde é necessário encontrar um verdadeiro matador ( ah Acosta, Jardel…)
3-Rever o processo e os intérpretes para dinamitar autocarros, visto ser o cenário mais provável que iremos encontrar e que tem sido o responsável por muitas das nossas frustrações
Ah…pois… e o Orçamento ? Há quem diga que isso não importa muito basta o empenho ….
Sendo assim vou pensar em formar uma equipa cá na freguesia para disputar o titulo porque os rapazes até comem a relva.
Sejamos realistas é o que se pede.
29 Abril, 2015 at 12:01
Para mim o assunto M. Silva, morre desta forma:
– Quem é que elegeu e foi eleito? – Sócios/Direção-B. Carvalho
– Jogadores/Equipa técnica, são funcionários, certo?
Portanto, quem nós elegemos foi mandatado para gerir essas questões, certo? Se estiver a ver mal, corrijam-me s.f.f.
Deixem o Presidente gerir como lhe compete esse “dossier”, porque ele MELHOR QUE NINGUÉM o saberá gerir, considerando que está de posse de todos os dados (que seguramente nenhum de nós tem).
No final do mandato, estamos todos cá para fazer o que nos compete.
Saudações Leoninas
29 Abril, 2015 at 12:14
Um aparte : Alguem conhece mais algum estadio com fosso como o do Sporting?
Akilo nao viola as recomendaçoes da UEFA de pois dos desatres de Heysel Park e Hillsborough de que em caso de panico na bancada, o publico tem de ter a hipotese de entrar no relvado para evitar esmagamentos?
29 Abril, 2015 at 13:04
Arena de Amsterdão de onde partiu a ideia base do nosso estádio.
29 Abril, 2015 at 13:07
Entretanto fecharam o fosso, pelo menos na zona central
https://www.google.com/maps/@52.314277,4.94166,3a,87.4y,128.18h,95.96t/data=!3m5!1e1!3m3!1szd0k4ZOuWqnQFCxIj4KFiA!2e0!3e5?hl=en
29 Abril, 2015 at 14:10
Obrigado Pedro!!
Fizeram akilo que dissemos em post anterior…recuaram os bancos pa junto dos espetadores …Como se ve faz-se…e nao precisavamos de fechar definitivo …punhas chapas metalicas , os carros continuavam a passar por baixo, e por cima punhas dakeles tapetinhos de relva artificial do Aki e ficava uma pintarola!!! 🙂
Reparaste nas ventoinhas nos 2 lados que os gajos tinham para ventilar o relvado?
https://www.google.com/maps/@52.314341,4.941877,3a,15y,237.29h,87.03t/data=!3m5!1e1!3m3!1sIucFs2ZjSTM70FtZbkx5ig!2e0!3e5?hl=en
29 Abril, 2015 at 14:18
Eu tenho ideia de uma imagem que vi, onde eles acrescentaram 3 filas de cadeiras na zona central. Ainda não tinha visto as ventoinhas
Através dessa imagem, dá para ver a construção que eles fizeram. Uma estrutura metálica, que permite a passagem por baixo, posteriormente tapada com as tais filas e a relva sintérica
No forumscp, está um tópico do Pedro Silva em que ele sugere uma solução idêntica ao da arena…o problema é os euros 🙁
29 Abril, 2015 at 14:24
Acrescentaram 5 filas. Julgo até que temos uma vantagem, é que a caixa onde assenta o nosso relvado tem uma altura superior e a distância dos topos ao relvado é inferior ao da arena
29 Abril, 2015 at 16:47
Ta aqui o link com projeto e tudo em pdf!
http://www.forumscp.com/FPL/Fosso.pdf
29 Abril, 2015 at 16:24
Existem muitas e boas soluções para resolver o problema do fosso.
O problema não está ai.O problema está do montante que o taveiradas pede para fazer alterações no estádio.
29 Abril, 2015 at 17:41
O Taveira fez um projeto e o Sporting aceitou.
O Taveira ta no direito dele em exigir contrapartidas…tem e de ser razoaveis…mas eu iria negociando com o homem…ou entao preparando terreno para tribunal arbitral para um preco + justo possivel
29 Abril, 2015 at 17:48
Julgo que isso já está a ser feito há algum tempo.Aliás o facto de Bruno de Carvalho ter mencionado na ultima AG que isso não é prioritário(n acredito que pense assim,pois é, e muito!), será apenas para não criar expectativas no taveiradas( que vai receber o valor que pede) e assim negiciar por valores bem mais baixo.
29 Abril, 2015 at 20:52
Fonix!!! Ate q enfim q concordamos nalguma coisa!!! 🙂
29 Abril, 2015 at 13:02
Já colocaram várias razões para a saída de Marco Silva, menos uma:
O interesse de Marco Silva em continuar
Seja que treinador for, é mais fácil treinar fruteiros e lampiões porque não temos avançados como o conselho de arbitragem nem de disciplina. Treinar o Sporting é difícil até para um Guardiola
Em Portugal não ganha o melhor, mas sim, o mais esperto!
29 Abril, 2015 at 13:19
Alguns pontos que considero vitais no “duelo MS vs LJ”:
– Com LJ o Sporting vinha da sua pior época de sempre…e comparando a equipa base sai Rojo entra Nani, João Mário e P. Oliveira (claro upgrade);
– Na 14 jornada (Sporting que tinha na altura 1 D com o fcp e 2 E slb e rio ave) fomos roubados no jogo com o Nacional no início da nossa queda…
– Não esquecer que o LJ “desperdiçou 5 pontos nas últimas jornadas” quando já tínhamos o objetivo cumprido!
29 Abril, 2015 at 13:53
Não tenho cabeça para fazer balanços ainda, embora a nossa posição na tabela esteja perfeitamente definida.
Vou só dar uma ‘achega’: fazer queixinhas do relvado no ano em que este se apresentou em ‘melhor forma’ é maldade 🙂
29 Abril, 2015 at 16:02
Falando em cores os Boston Celtics que são a equipa com mais títulos
da NBA equipa de Verde. O Brasil a equipa com mais tìtulos de campeão
do mundo de verde e amarelo, etc.
29 Abril, 2015 at 16:02
Acho que a época 2015/16 vai ser muito importante para definir aquilo que será a próxima ‘era’ do futebol, os próximos 8-10 anos.
Um boa construção do plantel, uns reforços de clara mais valia e uma mentalidade vencedora são necessárias para nos impormos.
A verdade é que se aqueles empates estúpidos – Paços em casa e fora, Belém casa e fora e Moreirense em casa – não têm acontecido, nesta altura estávamos em primeiro a um ponto dos passarinhos.
Se acho que no ano passado fomos claramente empurrados para baixo, este ano não estamos em primeiro por alguma culpa própria. Já para não falar em algumas situações como o golo anulado em casa, contra o Paços, ou o facto das galinhas terem sido pornograficamente ajudadas nas primeiras 20 jornadas.
Há que trabalhar bem, criar bases para uma época estável e competitiva. O primeiro passo, na minha opinião, é ganhar a Taça. Isso permitiria-nos começar o ano com a Supertaça, uma hipótese clara de mostrar o que será o ano do Sporting Clube de Portugal.
29 Abril, 2015 at 16:21
E depois acordás-te! lol.
Isso era tudo muito giro e correto se o sistema da arbitragem fosse isento… mas como já percebemos como é, a juntar á comunicação social, o sucesso desportivo será hérculeo, se não impossivel.
Acho que nem com o ronaldo e messi juntos teriamos possibillidades
29 Abril, 2015 at 19:13
Isso só serve de incentivo e motivação.
Quando ganharmos, saberemos que, mais que ninguém, merecemos ganhar!!
29 Abril, 2015 at 16:17
Acho que a permanencia do MS nao deve ser decidida pela taça.
Alías, perdoem-me , acho uma patetice.
Nunca pode ser por 90 minutos que se decide se um treinador serve ou nao para um campeonato, taça europeia e taças portuguesas.
Ou seja, não são 90 minutos que decidem se o treinador serve para o SCP e\ou para o projecto.
Podem arguentar que a tolerancia para o ano aumenta se ganhar a taça (e diminui se perder )……..falacia ….
até pode espetar 4-0 ao braga, q para o ano se à 4ta jornada só tiver 4 pontos nenhuma taça ganha dá estabilidade.
Pode sair tudo bem ao braga e assim assim ao SCP .
Ou o SCP até pode jogar melhor, ninguem ter nada a apontar aos jogadoers e mesmo assim perder a taça (tipo paços ferreira)
REpito o treinador ser decido por um jogo de 90 minutos, que repesenta uma trofeu é verdade mas que são apenas 90 minutos, nao faz sentido e é um pesssimo acto de gestão
Ou fica porque serve ou sai pq nao serve ou porque as divergencias são insanaveis
ah, e em casos parecidos, peseiro, sá pinto, faltava lá um presidente com tomates para ter segurado os treinadores (Se fizesse sentido, não porque há contestação)
29 Abril, 2015 at 16:31
Será que podemos colocar os seguintes cenários:
– Derrota na final da Taça: Sporting quer que Marco Silva saia e este não;
– Vitória na final da Taça: Sporting quer que MS continue e Marco quer sair em grande??
Não me parece! Há um contrato assinado e se qualquer das partes o romper terá se ser de comum acordo. Por isso não faz sentido o título do “Marco longe” da pasquinada merdosa que dá pelo nome de A Bola
Há um terceiro cenário: MS ganha, fica e pronto. Mais nada.
29 Abril, 2015 at 16:39
Sem querer agoirar mas:
Cenario 4 – a saìda por mutuo acordo està alinhavada desde Dezembro e vai sair independentemente da final da taca….
Espero antes que seja a 3.
29 Abril, 2015 at 16:41
Tudo é possível Barbosa. O que parece é que se quer instalar a ideia de que, independemente do resultado do jogo da Taça o desfecho já está encontrado e que será sempre a saída do Marco. Não acredito, mas assim seria o tal cenário 4 que falas (embora sem saber se está alinhavado desde Dezembro)…
29 Abril, 2015 at 16:47
Foi assim com o Jardim por isso coloco essa hipotese. E este “silencio” de ambas as partes incomoda-me.
Espero mesmo que tenhas razao. Eu gostava que continuasse desde que esteja identificado com o projecto da direccao.
29 Abril, 2015 at 16:49
Acho que o silencio poderá apenas ter a ver com o que vai acontecer na Taça determinar o futuro do Marco. Mas da forma mais linear: ganha-fica, perde-sai. Pode discutir-se se é justo, mas acho que é isso. Mas não demoraremos muito a saber…SL
29 Abril, 2015 at 16:35
E lá voltamos nós ao Marco. Então vamos lá:
Antes de mais, bom post como é apanágio do nosso Javardeiro. A única discordância tem a ver com a questão do treinador.
Assim sendo, a minha análise é fácil e rege-se pelos seguintes critérios:
1) Resultados
Os resultados enquadram-se na política de aumento de exigência e de competitividade que esta direcção implementou desde que tomou posse. Descemos um lugar na classificação mas atingimos uma final da Taça. Agora, se perdermos a Taça, os resultados são negativos. Não direi que são catastróficos mas negativos serão certamente. Se levarmos o caneco, os resultados serão positivos. Não direi uma maravilha mas positivos porque se enriquece o museu, algo que não acontece desde o riscómeio.
2) Qualidade do futebol
Dou particularmente ênfase a este critério porque foi ele que definiu a contratação de um treinador sem currículo e com apenas 3 anos a treinar profissionalmente. MS não veio porque ganhou alguma coisa, porque tem experiência ou porque trabalha bem os jovens. Veio porque a sua proposta de jogo era atractiva. Portanto, se o avaliamos pelos resultados (o que estará sempre correcto) também deveríamos fazê-lo pelo motivo que nos levou a apostar nele. E aqui, tenho algumas dúvidas. Admito que a sua intenção era e é jogar um futebol de qualidade só não sei se as opções que tomou durante o ano nos aproximou dessa proposta de jogo que ele nos vendeu ao assinar. Sinceramente, acho que não. E dou alguns exemplos: Paulo Oliveira e Tobias são, tecnicamente superiores a Maurício e Sarr mas foram sempre os seus substitutos até ganharem o lugar. Não posso achar que abdicar do nosso jogador mais criativo (Montero) ou colocá-lo numa zona onde fica limitado na sua criatividade (PL) nos aproxima da tal proposta de jogo ofensiva. Não posso achar que um meio-campo composto por um 6 e dois 8 nos torna mais ofensivos. E fico-me por aqui porque quero analisar os resultados destas opções que, no fundo, é o que interessa.
É minha opinião que na primeira volta alternámos momentos de grande qualidade com outros medíocres. Nunca chegámos a ter uma regularidade exibicional assim tão constante para que possamos dizer, com todas as certezas, que “com Marco Silva jogamos melhor”. No fundo, aqui cada um puxa a brasa à sua sardinha. Quem gosta do seu trabalho vai recordar os jogos com o Schalke. Quem não gosta vai-se lembrar dos jogos com o Belenenses.
3) Abordagem aos momentos decisivos
Este critério, para mim, é o que difere um treinador mediano de um grande treinador. Mourinho é um fantástico treinador porque aborda os momentos decisivos de uma maneira única. E por isso, raramente perde um confronto directo (ou qualquer outro jogo) numa altura em que tem mesmo de o ganhar nem que para isso tenha de meter o autocarro. Aqui, Marco Silva, apesar de manter um saldo bem interessante nos confrontos directos, alternou momentos de genialidade com outros de mediocridade. Exemplos: na Champions, quando tinhamos de ganhar ao Schalke e Maribor, fizemo-lo. Na Taça, jogo a eliminar no Dragão, também. Só que no campeonato, quando recebemos o Benfica, tínhamos de ganhar e não o conseguimos. E quando fomos ao Dragão, não podíamos perder e fomos atropelados. Na eliminatória com o Wolfsburgo também falhámos o objectivo de marcar um golo fora e, embora mais difícil, também falhámos a reviravolta em Alvalade. Por outro lado, no campeonato, depois de empatarmos com o Benfica em Alvalade (não hipotecando nada, sublinho) fomos a Belém e, aí sim, hipotecámos tudo tornando o jogo no Dragão de “vida ou morte”. E morremos. Ou seja, no jogo de Belém (tão decisivo como os derbys e clássicos) claudicámos. Portanto, a minha análise é que nos momentos decisivos fomos inconstantes. Numas brilhámos, o que até nos permitiu estar na luta pela passagem aos oitavos da Champions até ao último minuto e carimbou o bilhete para o Jamor, noutras espalhámo-nos ao comprido.
4) Valorização de jogadores
Quando tudo falha, este é um critério que pode salvar um treinador, porque proporciona uma ou mais grandes vendas com o seu trabalho e a possibilidade de melhorar a qualidade do plantel no ano seguinte. Aqui, uma vez mais, acho que MS tem sido inconstante. Valorizou (e muito!) um dos jogadores com maior potencial e mais irregulares do plantel (Carrillo) mas, é minha opinião, que William (nosso principal activo) desvalorizou. À sua lista de valorizações incluo João Mário, Cédric, Tobias, Mané e Paulo Oliveira. À sua lista de desvalorizações, a juntar a William, incluo Montero, Adrien, Capel, André Martins. Todos os outros mantiveram o nível, salvo um ou outro que me tenha escapado.
Para concluir, a questão centra-se no peso que cada um de nós dá a cada critério. Uns valorizam os resultados, outros a qualidade de jogo, por aí fora. Como é óbvio, para mim, o critério principal tem de ser os resultados (o que não significa que devam ser eles o único decisor). Para mim, a palavra que melhor define o treinador é, como podem atestar pelas vezes que a repito no texto, Inconstante. O que nem sequer é propriamente mau, visto que ainda está em início de carreira. Outros, com muitos mais anos já são definidos pela incompetência. Só que num Sporting à procura de estabilidade, essa inconstância pode sair cara. E acho alguma piada a quem apregoa estabilidade como argumento para a continuidade do treinador. Como? Se o mais instável é mesmo ele próprio? Um treinador com 3 anos de contrato que, em cada conferência de imprensa, abre a porta da saída dá estabilidade? Um treinador que responde publicamente ao seu patrão dá estabilidade? Um treinador que alimenta a imprensa com frases de interpretações várias dá estabilidade? Expliquem-me lá como podem dizer, assim tão tacitamente, que a continuidade do MS traz estabilidade? E se surgir novo problema de indisciplina de um jogador no próximo ano? Como reagirá o treinador? E se o presidente tiver de usar uma das suas prorrogativas e dar uma reprimenda ao plantel? Como reagirá o treinador? E se novas notícias surgirem sobre a sua saída? Saberá ele acabar com as mesmas de forma cabal ou vai continuar a deixar a porta entreaberta? Saberemos nós a relação que tem com o plantel? Tudo isto são “ses” que a presença do presidente junto ao plantel poderá ajudar à tomada de decisão. (percebem agora porque é que ele não abdica de estar no banco?)
Ou seja, ninguém é capaz de analisar nada que não seja aquilo que vemos a olho nú e que sabemos publicamente. Para além dos critérios que defini podem haver outras situações que desconhecemos que podem ou não colocar em causa a estabilidade do projecto com Marco Silva. E é por isso que eu não embarco no chavão da “estabilidade”. Não o fiz com presidências anteriores e, a partir dessa altura, deixei de o fazer com todo e qualquer funcionário do clube (excepto, Aurélio Pereira e, agora, Bruno de Carvalho). Por isso, esperarei que o presidente tome a decisão até porque a única estabilidade que dou como garantida é a continuidade de Bruno de Carvalho como presidente do Sporting. E se ele achar que devemos manter ou despedir o treinador, ele lá terá as suas razões. Razões essas que servirão sempre os interesses do Sporting, disso não tenho dúvidas.
29 Abril, 2015 at 16:41
Equeceste do critério mais importante, o da arbitragem!!!!!
Basta fazerem que não ganhes jogos ou favorecerem outros para ganhar que toda a tua análise vai por água abaixo.
é que no futebol a parte animica é a mais importante e uma coisa é jogar em cima de vitórias ….
29 Abril, 2015 at 16:47
Excelente análise Sá. Partilho dela e também acho que se pode avaliar o trabalho de Marco sempre por várias perspectivas. O que no mínimo quer dizer que não foi perfeito se não tal não seria possível. Acho que este assunto está mais que dissecado, nem vale a pena se calhar chatearmo-nos mais com ele, mas continua a ser sempre chamado à discussão…
29 Abril, 2015 at 16:55
O destino do Marco Silva está decidido há muito e não depende do resultado da taça de Portugal. Até porque se assim fosse seria uma péssima gestão desportiva. A proxima época já está a ser planeada há muito tempo(como seria de esperar de um clube profissional como o Sporting).Como é possivel alguem acreditar que não é assim.
Falamos ,falamos, dizemos que não , mas estamos infelizmente sempre a dar ouvidos á pasquinada.
Por aqui me fico…
29 Abril, 2015 at 17:00
Planeada ate pode e deve ser independente do treinador…
Agora nao e indifirente saberes quem vai desempenhar esse papel …se o atual se outro….
29 Abril, 2015 at 17:28
Claro que é importante, mas mais importante é o projecto, o treinador é apenas uma peça desse projecto.
O que a comunicaçaõ social faz , é pegar no treinador para tentar destabilizar o projecto.
E nós vamos nas cantigas…
29 Abril, 2015 at 17:04
Aconteça o que acontecer (MS sair ou não) há uma coisa que me deixa tranquilo – a Direcção que temos no Sporting.
Quando estava Jesualdo, ai e tal que o Bruno faz mal não ficar com ele, o Jesulado é que nos salvou e não sei quê… Resultado: vai-se buscar Jardim que foi um grande upgrade e que parte não do 0 mas do -10 e faz uma excelente época. Jardim sai (porque lhe oferecem muito mais) e é o fim. Mas não, veio Marco Silva.
Agora se Marco Silva sair, virá outro que até pode fazer melhor trabalho. O principal elemento é a organização da estrutura e a sua dedicação ao clube. O treinador é importante, mas não há nenhum que seja insubstituível. Pode é ser mais ou menos difícil. MS teve méritos e limitações. Penso que é menos consensual que Jardim. Façam-se as comparações que se fizerem (e ainda por cima se ignorarmos o ponto de partida de ambos que foi totalmente diferente). Não quer dizer que não possa ficar e melhorar o seu trabalho (há de facto muito espaço para isso). E pronto.
29 Abril, 2015 at 18:10
100% de acordo. O sucesso de um clube é assente na capacidade da sua estrutura, sendo o treinador um elemento dessa engrenagem. Quer se queira quer não, o sucesso dos fruteiros e a melhoria do anexo do colombo, tem por base a sua estrutura e não os treinadores.
SL
29 Abril, 2015 at 20:27
A estrutura do Carnide este ano vai ganhar a Liga com base no realismo do JJ que nos jogos com Sporting e Porto adoptou estratégia de clube pequeno mas também no bom desempenho na gestão da arbitragem . Mesmo agora que a meta está à vista, nada de riscos e aí vai o João Capela para o jogo com o Gil
30 Abril, 2015 at 3:30
Concordo e subscrevo o que dizes!
Carta Verde á Direcção Leonina!
Vamos SCP!
SL
29 Abril, 2015 at 23:35
E por fim, se tivessem deixado o Presidente com mãos livres, talvez estivéssemos melhor. Atentem ao Hoquei.
Agora, é ver se ganhamos a Taça, enquanto segue a propaganda MS.
30 Abril, 2015 at 0:03
De facto a questão MS já enjoa. Se ficar fica, se sair sai. O clube continua, a Direcção também (que é o mais importante) e não percebo a dramatização que se faz à volta de um treinador que pode ter mérito, mas não é consensual e cuja comunhão com o projecto tem levantado algumas dúvidas (só a Direcção saberá de que forma ele está comprometido para a nova época). SL