Antes de mais, vou apresentar-me, sou o Luís Miguel, leio todos os dias a Tasca, mas normalmente, salvo raras exeções não comento… Sou mais de ler e guardar para mim… Mas há um assunto que mexe, e muito comigo! Diego Capel.
Diego Capel é tipo de jogador de futebol que eu gosto de ver no Sporting. Dá velocidade ao jogo, transmite entusiasmo aos colegas e empolga o público. Tudo isto porque reúne qualidades, psicológicas e técnicas, de carácter e de talento, que não é frequente vermos associadas num mesmo atleta.
É um jogador hábil, embora não excepcional deste ponto de vista, é muito rápido, a pensar e a executar, imprimindo normalmente grande rapidez aos ataques, cruza muito bem e, sobretudo, exibe um atributo que bem pode ser considerado uma sua marca distintiva, ele nunca desiste. É um gosto – que quase me cansa – ver a vontade com que corre com a bola, a aplicação, quando em atitude defensiva, com que persegue os adversários, a maneira entusiasmada e entusiasmante como festeja os golos, o modo, em suma, como se esforça por merecer cada um dos cêntimos que cada um dos sócios e o clube lhe pagam. Diego Capel é, ainda por cima, um jogador correctíssimo, educado com os adversários e com o público, ao contrário do que a sua exuberância atlética – apesar de baixo, a energia que põe em todos os lances parece, muitas vezes, amarrotar outros aparentemente mais poderosos – poderia fazer supor.
Gosto mais de vê-lo jogar do lado direito, a sua capacidade de perfuração é aí, em minha opinião, mais evidente do que no lado esquerdo, embora depois, nas proximidades da linha final, tenha alguma dificuldade em concluir as jogadas. De qualquer maneira, se afinar a sua capacidade de remate, em que, é um facto, mostra algumas deficiências, poderá tornar-se um jogador temível jogando no lado direito.
Todas as equipas têm jogadores que, embora reconhecidamente importantes ou, mesmo, decisivos no futebol por si praticado, são incapazes de arrastar um espectador que seja para os estádios. Só um masoquista pagaria bilhete para ver um jogador, por muito bom que seja, catalogado como carregador de piano. São jogadores como Capel, jogadores que sabem jogar à bola, que levam o público ao campo, que fazem mexer as equipas, são jogadores como Capel, que não poupam esforços, que respeitam os companheiros e as bancadas, que, não obstante muitos defeitos e carências técnicas e de outro tipo que possam apresentar, entusiasmam os adeptos e os fazem ter orgulho nos seus clubes.
Agora é preciso é deixá-lo jogar! É preciso que não peçam que num jogo onde a equipa está fechada na defesa, a 10mt do fim se meta o Capel e se espera magia! Percebo que Carrillo e Nani estão á frente… Que Mané (embora não seja extremo) merece jogar mais. Mas Capel, merece mais. Mais minutos, mais jogo. Uma titularidade. Certamente que no fim da época dirá adeus, mas eu nunca vou esquecer deste homem… Deste profissional. DESTE LEÃO!
ESCRITO POR Luís Miguel
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
29 Abril, 2015 at 14:09
O Marcelo Boeck será também um elemento agregadores do plantel … Até é um dos capitães …
Mas quando leio aqui na TASCA comentários tipo:
“Se o Rui sair temos o Marcelo q ainda é melhor… ”
SOLTO uma grande gargalhada mas depois penso tristemente “que falta de reconhecimento ao RUI … Como é possível?!?!? ”
SL
29 Abril, 2015 at 14:14
Ora então parabéns aos aniversariantes.
🙂
O capel … É uma pena, bem me lembro quando fazia a diferença.
29 Abril, 2015 at 14:15
O Capel, por tudo o que já foi dito, é para mim um excelente candidato a continuar no Sporting, e presente em todos os jogos, uma situação que eu veria com muito bons olhos.
Para isso, só tem que fazer-se sócio e comprar uma Gamebox.
29 Abril, 2015 at 14:16
Ah, e obrigado pelas parabenizações, cambada de bêbados! 🙂
29 Abril, 2015 at 14:33
Parabéns, papilomas.
29 Abril, 2015 at 14:59
Parabéns Placebo! Que tenhas um grande dia! (És um estilhaço da revolução?! heheeheh)
Estendo também ao Ricardo! Muitos parabéns!
29 Abril, 2015 at 15:12
Um estilhaço não: uma pétala, de cravo. Daí a delicadeza, traço marcante da minha personalidade… 😉
29 Abril, 2015 at 15:50
Hehe! É vero! Uma pétala da revolução!
29 Abril, 2015 at 19:53
ink… eu não biebo
parabéns pá… ink
29 Abril, 2015 at 14:20
Hahahahaha.
Top.
Ouvi dizer que hoje as bebidas são por tua conta. Parabéns!
29 Abril, 2015 at 14:28
Quer entre bem quer entre mal há uma coisa que o Capel consegue sempre, agitar o jogo. Eu gosto dele. Sempre gostei…desde que o vi chorar na despedida do Sevilha que vi ali um bom coração. Se há melhores jogadores para o lugar dele? Há. Se há piores? Também.
PS: Parabéns aos aniversariantes
29 Abril, 2015 at 14:36
Eu gosto muito do Capel! Mas tem várias questões:
1º É notoriamente menos bom que qualquer um dos 3 extremos que temos no plantel (Nani, Mané e Carrillo);
2º Tem notoriamente menos potencial (para não me atravessar em já ser menos bom) que o Iuri ou o Gelson e por isso para 4º Extremo prefiro um miúdo;
3º Recebe demais para ser o 4º Extremo.
4º Tem um estilo de jogo que cresce com a utilização! Como ele é destacadamente o 4º Extremo nunca tem muito tempo de jogo e por isso nunca carbura realmente…por isso nunca a atinge o potencial máximo dele, nem perto disso! Mas a verdade é que do ponto de vista do treinador não faz sentido dar esse tempo a um jogador que mesmo no seu potencial máximo é pior que qualquer um dos outros 3!
Eu volto a dizer…gosto muito do Capel! A entrega, a raça, a qualidade de condução de bola, os esticões que dá ao jogo, a capacidade de cruzar e de combinar com o lateral! Mas se me perguntam se tem lugar no Sporting…não…acho que não! Se me perguntarem se devia ter tido mais tempo?! Não…acho que não…não acho razoável que Mané tivesse menos tempo para dar mais ao Capel e não acho razável pedir que o treinador não utilize os 2 melhores a maioria do tempo…
29 Abril, 2015 at 14:44
Tiago:
Então e se tiveres um jogador que tem o tal potencial de que falas mas não tem: a entrega, a raça, a qualidade de condução de bola, os esticões que dá ao jogo, a capacidade de cruzar e de combinar com o lateral que tem o Capel, qual escolherias????
29 Abril, 2015 at 14:56
Depende das características…pelo menos qualidade de condução de bola e dar esticões ao jogo tem de ter!
Por exemplo…o Iuri tem potencial! Não tem a raça e a entrega do Capel! Mas tem a qualidade de condução de bola, dá os tais esticões, tem capacidade de cruzar e ainda tem uma qualidade de passe de ruptura, um remate e uma capacidade no 1×1 que o Capel não tem! Entre os 2 escolheria sempre o Iuri!
Outro exemplo é o Gelson! Tem potencial, a entrega, a qualidade de condução de bola, os esticões que dá ao jogo, a capacidade de cruzar e ainda tem um jogo interior muito melhor e um 1×1 que o do Capel!
Para não ir claro ás características do Mané, Nani e Carrillo que acho que são claramente melhores que o Capel…
Só escolheria o Capel para jogar se tivesse um extremo do outro lado muito forte a entrar na área (especialmente de cabeça), um lateral com pouca capacidade de cruzar mas que jogasse bem por dentro e um meio campo capaz de entrar na área e fazer golos de cabeça! Para além de um estilo de jogo mais vertical, menos de posse e que privilegiasse muitas vezes o jogo interior, obrigando o adversário a despovoar as alas…
(Freitas Lobo mode…off!) 😉
29 Abril, 2015 at 14:56
O principal problema do Capel é:
1º ganha demais;
2º Ganha demais;
3º Ganha demais;
4º Joga pouco, para jogar os poucos minutos que joga vale mais dar oportunidades aos muitos talentos que temos na Academia e emprestados.
29 Abril, 2015 at 14:48
Capel tem que ser vendido. Barato ou caro tem que ser vendido. O salário dele investido nas modalidades dá para sermos muito mais fortes do que já somos.
Outra coisa….
Para quem está muito longe de Lisboa, como eu…
Não podem dizer como está evoluindo a construção do Pavilhão?
…
29 Abril, 2015 at 15:00
E parabéns ao Placebo e ao Ricardo Coração de Leão!
SL aos dois
29 Abril, 2015 at 15:00
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=725667
Isto é Diego Capel. Diego Capel e futebol são sinónimos.
29 Abril, 2015 at 15:09
Não queria abrir isso!
O que diz? 🙂
29 Abril, 2015 at 15:13
É o dia em que ele pára a ambulância dos dois feridos no fosso, em lágrimas.
29 Abril, 2015 at 15:28
Grande atitude!
Capel parece ser uma excelente pessoa e isso não se aprende!
29 Abril, 2015 at 15:10
Respondi-te no post dos emprestados 😉
29 Abril, 2015 at 15:17
Eu vi 🙂 acho que o Viola tem imensa qualidade e poderia ser uma mais valia. Mas tem espaço? Não sei.
Ficaríamos com carrillo, mane, Iuri, labyad e viola? Era capaz de ser interessante até porque sou da opinião que devemos ter cinco extremos e devem rodar o mais
Possível
29 Abril, 2015 at 15:29
Por mim, faziam todos parte do plantel 😉
29 Abril, 2015 at 17:04
Por mim também! Era excelente!
29 Abril, 2015 at 19:12
Acham que tirando Carrillo algum dos outros pode fazer os 90 minutos e pode tirar um coelho da cartola ?
Já chegou a época passada em que com a troca de extremos gastávamos sempre as nossas substituições…
Uma coisa é certa qualquer um desses será sempre mais interior que Capel e Heldon. E acho que foi por aí que falhámos esta época, pouco jogo interior !
29 Abril, 2015 at 15:12
Parabéns aos aniversariantes! S.L.
29 Abril, 2015 at 15:17
Lembro-me de quando o Capel veio para o Sporting ele ter uma interação espectacular com os sócios… Era um atleta raçudo, com grande garra (de que muito se falou ontem…), marcando vários golos, centrando… Logo na altura se percebia que tinha a pecha de praticamente não levantar a cabeça do chão, compensando isso com raça. Depois apanhou o annus horribilis do Godinho e… já não foi o mesmo. O ano passado ainda teve alguns apontamentos, este ano, embora com menos oportunidades, a verdade é que quando foi chamado não teve um grande desempenho.
Infelizmente era um atleta que gostava que saísse em grande do Sporting. Neste momento estará desvalorizado, ganha um ordenado significativo (não tem culpa disso) e a sair será complicado que nos deiam pelo menos 3 M…
Um off: segundo notícia do Record Antero Henrique e Domingos Soares de Oliveira, homens fortes das SAD de FC Porto e Benfica, têm mantido reuniões nos últimos tempos. Parece que as nádegas, apesar da azul se aprestar para pelo segundo ano consecutivo ficar a chuchar no dedo, querem mesmo que o “bolo” seja apenas dividido entre elas… Talvez isso explique o título da notícia da Bosta de hoje (do Jesus perto e Marco longe – a propósito Tiago Coração de Leão, estive a rever a capa e só isso é que comentei até porque isso é que marca, e não vejo lá nada que Marco sai se perder a Taça, ora vai lá ver outra vez). O que se pretende é desestabilizar o Sporting de todas as formas recorrendo a todos os capachos existentes e na CS há muitos… PQP todos estes ordinários.
Por isso acho que no final da época o Bruno deve denunciar com vários exemplos tudo o que foi feito pela Bosta, denunciar a sua estrutura accionista e a ligação com LFV deste pasquim, para que nenhuma pessoa que goste do Sporting, por muito distraída que ande, possa dizer que não sabe que se trata do mais nojento e parcial jornal “desportivo” português.
E já agora concordo com o Mário Túlio: como o ano passado deu muito nas vistas o roubo da arbitragem, este ano apostou-se na chuva de cartões contra o Sporting e no colinho para os lamps. O resultado líquido não é muito diferente mas fica a ideia que roubaram menos…
Parabéns ao Placebo e Ricardo Coração de Leão
29 Abril, 2015 at 15:20
Parabéns aos Leões bebés, grande abraço e muita saúde.
29 Abril, 2015 at 15:21
Sabem, isto na vida há momentos que nos definem, ou que definem outros. Sâo coisas pequenas, mas ficam na memória, e acabam por moldar a opinião.
No caso do Capel não me posso esquecer de uma jogada em que ele tem a bola sobre a direita, colada no pé, e tem o defesa em frente, a fechar por dentro. CEdric vem disparado de trás ao longo da linha, Capel só tem de fazer um passe curto para a frente, e o lateral tem espaço aberto para cruzar. Mas o espanhol prefere flectir o corpo para dentro e centrar ele.. contra o defesa que o marcava em cima.
E é isto .
29 Abril, 2015 at 15:27
Estás a definir um jogador por UMA jogada ????
29 Abril, 2015 at 15:28
De facto, se fosse assim também se podia definir pela jogada deste fim de semana em que dá um cruzamento para golo…
29 Abril, 2015 at 16:34
Essa jogada define a visão de jogo do Capel. Ao nível de um Stevie Wonder.
Claro que essa jogada não me fez mudar a opinião que tinha do Capel, mas é um marco, serve de pedra de toque. Quando me falam dele lembro-me dessa jogada.
29 Abril, 2015 at 17:27
Sabem, isto na vida há momentos que nos definem, ou que definem outros. Sâo coisas pequenas, mas ficam na memória, e acabam por moldar a opinião.
Pensei que ias falar das substituicoes, no jogo com as galinhas, em que depois de marcar o golo, manteve as mesmas trocas, empatando aí o jogo… ou tirar o Slimoney por troca com o outro avancado, depois de ter sofrido o golo do empate… mas não estavas-te a recordar era de uma, uma jogada do Capel… a quem agora não se perdoa nada, enquanto ao novo Messias, o Deus na Terra, tudo é desculpado em nome da inexperiencia e da aprendizagem…
Bem,pelo ao Capel, já vi raça e atitude, vontade… fico à espera de ver o mesmo no “outro”… ( estou confortável no sofá, enquanto espero…)
29 Abril, 2015 at 15:28
Ainda sobre o tema off da Bosta, acho que se devem cortar relações institucionais de vez com aquela merda de jornal.
Queremos que algum sportinguista leia aquele lixo? Não. Há algum jornalismo naquilo que Guerras e outros merdosos lá escrevem? Não.
Ganhamos algo em nos darmos bem com eles? Não.
Portanto que se lixem com F grande mais as suas tentativas de desestabilização.
Quanto aos árbitros eu se fosse à Direcção do Sporting denunciava no final da época a questão dos cartões à maluca e dava exemplos concretos de jogadas nossas e dos adversários e de como o critério foi diferente. Só para obrigar o Vítor Pereira e seus muchachos a puxarem mais pela imaginação para o ano…
29 Abril, 2015 at 16:05
E que tal vedar-lhes a entrada???
É preciso começar a agir porque com bons modos (e o Sporting sempre exagerou no respeito) já sabemos que não vamos lá.
Para eles terem respeito é preciso nos darmos ao respeito e nós não nos fazemos respeitar.
Se não compreendem pelos modos civilizados que tal utilizar modos menos ortodoxos?
29 Abril, 2015 at 20:13
Não sei se legalmente o podemos fazer… se pudermos, sem dúvida.
Mas eu decretava mesmo blackout de qualquer atleta ou dirigente para esse pasquim.
29 Abril, 2015 at 15:46
Afinal qual é a ligação do orelhas com a bola?
Tem acções?
29 Abril, 2015 at 20:14
Não sei se tem acções. Mas ajudou a safá-los de uma dívida que tinham… isto teve e tem um preço.
29 Abril, 2015 at 16:43
É bom rapaz. Deu nas vistas na equipa do Sá Pinto, em que jogávamos fechadinhos cá atrás e depois… chuta para o Capel que ele corre!
E ele corria…
29 Abril, 2015 at 16:56
Sempre gostei do Capel. Mas sou um dos primeiros a passar-lhe guia de marcha. Nada contra ele, apenas acho que precisamos de mais inteligência e visão de jogo na posição que ocupa.
Agora, há uma coisa que me faz confusão e tem a ver com o aproveitamento de recursos. Capel é um jogador limitado na sua compreensão do jogo, é um facto. Mas como os treinadores que temos tido são uns iluminados do catano, o que é que se fez com ele? Colou-se o rapaz à esquerda para se limitar (ainda mais!) as suas acções. Capel devia, desde a primeira hora, ter jogado pela direita. Isso obrigava-lhe a levantar mais a cabeça, a pensar mais dentro de campo, no fundo, a corrigir as limitações que já tem. Se isso tivesse acontecido logo quando chegou, se calhar hoje teríamos um Capel diferente. Não sei. É só uma opinião minha.
Mas continuo a dizer, por mim deve sair. Precisamos de elevar o nível e não é com Capel que o faremos. Mas agradeço tudo o que fez por nós. Montero, Slimani e Wolfswinkel de certeza que se juntam a mim nestes agradecimentos.
29 Abril, 2015 at 17:29
Thumbs up
29 Abril, 2015 at 21:20
Pelo nick, não posso ficar calado!
Alguem se lembra do Oceano? Viram o Oceano a jogar? (Quando andava na escola Emidio Navarro em Almada, O Oceano era jogador de Andebol do Almada!!! Depois apareceu no Nacional a jogar futebol)
Mochilas, mochilas. Não sabes jogar à bola, se soubesses, eras como o Maradona.