O desporto em Portugal tem-se resumido, cada vez mais, a apenas futebol. Nem sempre foi assim e acredito que isso poderá mudar mas, para tal, os Clubes desportivos e o Estado terão de criar e potenciar a divulgação das várias modalidades. Felizmente existe a tradição aqui no burgo de cada Clube albergar várias disciplinas e isso acaba por facilitar a aceitação de novos desportos. Um exemplo claro disso é toda uma nova geração que nunca tinha ligado ao hóquei em patins e que se apaixonou pela modalidade quando voltou a surgir no Sporting Clube de Portugal.
É essencial que os Clubes criem cada vez mais interligações internamente, não só entre as variadas modalidades mas também com o público. Aqui ficam algumas ideias:
– Criar Open Days: Dias onde todos podem ir ao seu Clube de eleição experimentar várias modalidades.
– Bilhetes combo: Alguém que compre um bilhete para assistir ao jogo de futebol, poderá assistir ao jogo de futsal umas horas antes. Este exemplo será perfeito para o dia em que o Sporting voltar a ter Pavilhão, mas já é aplicável a outros.
– #DiaDeSporting: Criar um itinerário daquilo que se pode fazer num determinado dia desportivo do Clube. Ex.: Começar ao 12h com um jogo de ténis de mesa, seguido de um jogo de juniores de hóquei, e ainda seniores de andebol. Desta forma é fácil para o adepto se organizar e consumir mais desporto.
– Demonstrações: Levar modalidades ao relvado no intervalo de jogos de futebol para fazerem pequenas demonstrações do seu desporto.
E tu, o que farias para ajudar à divulgação das modalidades?
ESCRITO POR Sportinguista
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
29 Abril, 2015 at 15:27
O mundo é das ideias!
Só com ideias (entre outras) é que se pode melhorar ter maiores assinstências envolver os sócios e adeptos ainda mais com o clube.
29 Abril, 2015 at 15:38
Tens aí 4 boas ideias.
Vou pegar na última:
Sem dúvida que os intervalos de 15 minutos e vou mais longe os últimos 15 minutos antes de se iniciarem os jogos também podem ser aproveitados pelo clube pois estão milhares de pessoas sentadas nas bancadas e isso pode ser aproveitado para tirar “dividendos”… Demostrações como dizes ou “Publicidade” das modalidades, dos atletas dessas modalidades, de produtos…
Se eu tiver 30.000 pessoas e fizer uma “raspadinha pavilhão” no intervalo de um euro vai dar mil euros a um, dois ou três sócios mil euros a cada um e uns milhares para o clube…
29 Abril, 2015 at 15:58
Isso era uma boa ideia!! Há muita coisa que se pode fazer
29 Abril, 2015 at 16:24
E isso é legal…??
29 Abril, 2015 at 16:55
queres mais simples ainda? Um euro de cada bilhete do futebol vai direitinho para a missão pavilhão.
29 Abril, 2015 at 17:08
Isso seria ainda melhor! Nem que fosse só de dois jogos. Já seria uma boa ajuda.
29 Abril, 2015 at 19:11
Eu concordava em pagar mais um euro em cada jogo com essa finalidade…
SL
29 Abril, 2015 at 15:41
Muito boas ideias
O Sportinguismo cresce a olhos vistos, e levar as modalidades e opens day aos adeptos e sócios (por todo o país) será uma mais valia a ter em conta, muito boa ideia…
off topic, se me emocionei com as palavras de Nuno Lopes e verti as mesmas lágrimas que ele, depois deste post “http://www.asredesdodamas.com/2015/04/conquistas-europeias.html” arrepiei-me uma vez mais
e lembrei-me das sensações de ao vestir o meu kimono de judo ficar a pensar no quanto seria maravilhoso poder lutar pelo meu clube de coração
10 anos depois de abandonar o Sporting também domina esta modalidade
fomos de facto únicos
29 Abril, 2015 at 15:45
Assim de repente e respondendo à última pergunta deste magnífico petisco, fazia um abaixo-assinado ou uma petição a exigir que o Sporting tivesse um site decente que não me envergonhasse e onde se pudesse consultar toda a informação actualizada das nossas modalidades (todas) e em todos os escalões.
a propósito disto, alguém tem noção quando acaba o contrato com a empresa que gere “aquilo” para se poder fazer a “lavagem urgente” do nosso site?
Uma página de Facebook e um Twitter para cada modalidade, mas com muito mais actividade e informação do que aquelas que já existem, era uma óptima ideia.
Aquilo que o Sporting já faz, de enviar emails aos sócios, com os jogadores da equipa de Futebol a incitarem os adeptos a virem ao estádio, podiam fazê-lo também com os jogadores das outras modalidades, quer jogássemos em casa ou fora, porque há Sportinguistas pelo país fora que aposto que muitas vezes não sabem que uma das nossas modalidades vai jogar perto das suas casas.
Tinha ainda a vantagem de mais pessoas estarem melhor informadas sobre os próximos jogos e sentirem-se, eventualmente, mais motivadas para os irem ver.
Boa posta!
29 Abril, 2015 at 15:51
Pois, isso do site parece estar atrasado companheiro!
Era para ter sido no início do ano…espero que a demora seja por uma boa causa 😉
29 Abril, 2015 at 17:02
O presi disse numa entrevista à Sporting TV que teríamos uma nova plataforma online entre abril e maio…
29 Abril, 2015 at 17:12
Então está quase 🙂
29 Abril, 2015 at 16:00
Um twitter e facebook para cada modalidade parece-me excessivo, mas ter um facebook dedicado às nossas modalidades era muito bom! O Benfica já o faz.
29 Abril, 2015 at 19:16
talvez seja, mas será que era assim tão dificil que um dos elementos do staff de cada modalidade e escalão (quer joguemos em casa ou fora) fosse dando informações sobre o decorrer dos jogos, em vez de ficarmos horas à espera de sabermos certos resultados, depois desses jogos terem acabado?
sinceramente, o aproveitamento (que não se faz) dessas duas ferramentas (FB e Twitter) e a preocupação (igual a zero) que se tem de informar os adeptos (em tempo real), é qualquer coisa que me transcende e deixa de cabelos em pé.
Se eu tivesse outro tipo de vida, bem me fazia à estrada para ver o Sporting (em tudo o que é modalidade e escalão), nem que fosse só para ir mantendo milhares de Sportinguistas informados, dos resultados que por vezes só se conseguem saber no dia seguinte aos jogos.
Acho que a esse nível ainda estamos no século 20 (mas bem no principio).
Ou então sou eu e mais meia dúzia que se interessam por isso e tou pr’aqui “a fazer figura d’urso”.
Enfim, a minha “visão” do que devia ser o Sporting em termos de informação aos adeptos em tempo real, é qualquer coisa que parece estar a anos luz dos responsáveis do clube (e provavelmente do interesse da larga maioria dos adeptos).
Nevermind.
29 Abril, 2015 at 20:33
Concordo com o que dizes, mas até acho que o Clube tem evoluído imenso nas plataformas. Contudo, sei bem que a organização e fluxo de informação no Sporting é uma coisa muito caótica.
29 Abril, 2015 at 17:04
Em relação à Sporting tv tbm nada divulga…Programação…conteudos…etc etc!!!!
29 Abril, 2015 at 17:09
A TV é… um desafio 😛
29 Abril, 2015 at 15:51
Sábado, mais um dia para mostramos, uma vez mais, a nossa Força!
http://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/Futsal/notfutsal_futsalbilhetes_290415_146671.asp
Carrega Sporting C.P.!!!
29 Abril, 2015 at 19:17
essa é outra:
Meias finais de uma Taça de Portugal ás 10h45 da manhã, deve ser para transformar o pavilhão no dormitório de um hostel.
tou pra ver o que é que vai sair dali com um horário desses…
29 Abril, 2015 at 20:41
Carrega?!
Viva o Sporting Clube de Portugal!
29 Abril, 2015 at 16:20
Eu sei o que vou fazer para o ano. Comprar gamebox das modalidades, antes mesmo de pensar em comprar a outra. Não é que os outros não mereçam, mas vou dar-me um ano de ecletismo à bruta. Já o tinha dito aqui e assim farei. Isto não quer dizer que deixe de ir aos outros jogos também.
Dito isto.
1) Que moda é esta agora dos senhores jornalistas perguntarem por contratos aos jogadores do Sporting, a cada abordagem?
2) Que moda é esta de escreverem o “tudo é possível”, antes de escrevem as declarações que precedem?
“Tudo é possível”. Cabeças de vento, todos. Uns vão na jogada, outros são só escória da grossa.
29 Abril, 2015 at 16:40
Quais srs jornalistas? A última vez que vi a definição do trabalho que eles, CS desportiva, fazem era “empregado de uma agencia de publicidade” sim porque quem se limita a dar voz ao patrão da marca x ou y não é um jornalista, um jornalista não faz fretes aos poderosos, nem campanhas sujas constituídas essencialmente por ataques torpes, mentiras escabrosas e campanhas difamatórias, pensando bem um publicitário também não pode ser, porque os publicitários são regidos pelas leis da concorrência e não podem fazer aquilo que se designa por “publicidade enganosa”…então se nem são jornalistas, nem publicitários serão o quê? Só me vem á cabeça VERMES, portanto Diogo peço-te o favor a bem do Português, falado e escrito, bem como da realidade e da verdade reescreve o teu texto e aonde por engano escreveste srs jornalistas corrige e põe o termo correcto, srs vermes ou srs “sem espinha” ou srs cobardes etc etc etc, mas não sujes por favor a profissão de jornalista, atribuindo-a levianamente a estes seres só porque escrevem num jornal…
Abco e SL
29 Abril, 2015 at 16:57
eu só espero que, no defeso 2015-2016, seja lançada a gamebox total, que dê entrada no estádio e no pavilhão. E que as primeiras três mil a serem vendidas venham com um número de série que dê entrada na inauguração do João Rocha, por exemplo
29 Abril, 2015 at 17:09
Isso era o ideal. É que não me estou a ver mais vez nenhuma a comprar a do estádio, em detrimento da das modalidades. As duas coisas podem ser possíveis, mas a primeira vai ser a prioridade a partir de agora.
29 Abril, 2015 at 17:14
Lá vai andar tudo à porrada, para serem os 3000 primeiros.
Tu queres é sangue!
( Fizeste uma plástica?! 😛 )
29 Abril, 2015 at 17:06
«Claro. Sou sportinguista, como vocês sabem.» Esta foi a resposta do Cédric
29 Abril, 2015 at 17:14
Yup. And yet, no jornal aparece: “Futuro? Tudo é possível.”
Confesso, a abordagem do Record fez-me dar alguns cliques nos últimos tempos. Tiveram duas ou três boas chamadas de capa, mas depois voltam sempre a cair na esparrela. Mais dois meses de protesto sem um único clique.
Acho que o próximo será para aí o Gauld. Então, Gauld, pensa estar no Sporting na próxima época?
Versão real: Sim, o processo de crescimento vai ter agora o seu passo mais importante, pa ta ti, pa ta ta.
Versão fictícia: Futuro? Tudo é possível. Jogar noutro clube em Portugal? Tudo é possível.
29 Abril, 2015 at 18:51
Na capa :
“Em Portugal só no Sporting? Nunca se sabe. ” – Nani
Nas declarações :
“Ainda sou jogador do Manchester United, vou regressar no final da época e depois logo se vê. Mas não posso dizer que seja impossível regressar ao Sporting” – Nani
29 Abril, 2015 at 16:20
Sporting CP e desporto em Portugal são sinónimos.
É por isso que não somos um Futebol Clube, nem um Sport de Lisboa.
29 Abril, 2015 at 16:25
O putedo, quando se decidiu pelo Futebol Clube… revelou o seu posicionamento. Feito por baixo. Hahahahahaha.
Uma equipa de andebol chamada de FêCêPê?! Ou uma equipa de hóquei?! Hahahahahahaha…
29 Abril, 2015 at 17:05
pois, é o único clube do mundo onde o fundador morreu antes de fundar o clube!!
29 Abril, 2015 at 17:22
Eu continuo a achar que houve umas gralhas quando decidiram dar o nome ao clube.
Aposto que aquilo era para se chamar “F(r)utebol e clube de Por(n)o”
29 Abril, 2015 at 17:58
Eles já estão nesse sector 😀 filmam as putas do calor da noite com os clientes de modo a depois poder extorqui-los. Bastards.
29 Abril, 2015 at 19:19
o Dias da Cunha engasgou-se com essa…
29 Abril, 2015 at 16:38
Neste aspecto sou um céptico.
mas um bom modo de aumentar o interesse por uma modalidade é, ou praticá-la (nem que seja em lazer), ou ter um filho a praticá-la.
Era bom o clube ter modalidades viradas para o lazer, tipo atletismo, natação ou tenis de mesa, bem como organizar torneios de desportos colectivos para não federados.
29 Abril, 2015 at 17:04
O carnide tem uma secção de campismo…
29 Abril, 2015 at 17:16
Não pode. Whaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
29 Abril, 2015 at 17:29
Vi no Leao de Plastico….
foi à uns dias mas ainda mes estou a rir
29 Abril, 2015 at 17:34
Qual é o objectivo? Meter as varetas no menor tempo possível?
Ver se a tenda aguenta ventos de 100kms/h, fazendo assim estudo para o próximo estádio que construírem, para que este não caia com ventos de 18 nós?
Aguentar o máximo de tempo possível dentro da tenda, com barulhos estranhos de animais lá fora?
Qual é o objectivo?
29 Abril, 2015 at 17:45
O objectivo nao sei mas tudo o que arraste lampioes para florestas em epoca de fogos tem o meu apoio….
hehehehe
Only joking…..not!
30 Abril, 2015 at 8:25
ahahahahah
Tu e o Diogo numa série de comentários winner 😀
29 Abril, 2015 at 17:30
Durante 2 horas por dia podem acampar no estádio.Se é que já não fazem….
29 Abril, 2015 at 17:46
de certeza que a modalidade não é “campismo selvagem”?
ou será campismo para galinhas citadinas (porque as do campo não precisam de “campismo”)?
29 Abril, 2015 at 18:19
Pois…
29 Abril, 2015 at 17:11
Muitas das modalidades têm a vertente de competição e manutenção (lazer)!
29 Abril, 2015 at 16:40
e nem vou entrar pela exploração do desporto feminino naquela versão glamour, como se faz com o ténis…
29 Abril, 2015 at 17:08
Adoro observar as mulheres a servir…
29 Abril, 2015 at 17:18
A bater bolas……..
29 Abril, 2015 at 17:18
Mas a fase inicial do serviço, ou a sua conclusão? Tens de ser mais específico, DeFran.
http://celebrityofficial.com/wp-content/uploads/2014/04/Julia-Goerges.jpg
29 Abril, 2015 at 17:57
Diogo, não me arranjas a imagem de outro «ângulo»?
29 Abril, 2015 at 20:42
DeFran, só para ti!
29 Abril, 2015 at 20:43
Faltava o link: http://i.minus.com/iWD9Cd1hkyMt3.gif
30 Abril, 2015 at 9:59
Obrigado pelo presente Filip!
29 Abril, 2015 at 18:06
Hoquei em campo. Aí é que tá o mel
30 Abril, 2015 at 9:59
Heheheheh, tens toda a razão 😀
29 Abril, 2015 at 16:43
Boas ideias embora o “open day” já esteja a ser feito pelo SCP, pelo menos, deu no outro dia uma reportagem na Sporting TV sobre isso…
SL
29 Abril, 2015 at 17:10
Houve um dia, mas foi muito, muito mal divulgado. De qualquer forma, é uma excelente ideia!
29 Abril, 2015 at 17:28
Incrivel a falta de divulgação desse canal…Incrivel!!!
29 Abril, 2015 at 17:13
Porra, tive este tempo todo com um gralha no link para o meu blog xD
De qualquer forma, seria excelente que a direcção fizesse este tipo de iniciativas. É algo que poderia ganhar muita força.
29 Abril, 2015 at 17:14
agora sim, está certo
29 Abril, 2015 at 17:23
A falta de um pavilhão pode ser a causa desta falta de aproximação dos adeptos e sócios em relação às modalidades.
Por muito boa ideia que se tenha,quer se ponha em prática ou não,o facto de não ter pavilhão será sempre um entrave!!!
Localização ou deslocações são sempre à partida uma grande restrição,nunca se sabe onde treinam nunca se sabe onde jogam,ora aqui ora ali,diria mesmo um grande transtorno para muitos sócios e adeptos.
Eu um dia vi estive na Nave….e sei perfeitamente do que falo!!!…Pode ser que a partir de 2017 esse dia regresse,e consiga rever essas mesmas multidões,esse imenso ambiente verde juntos das imediações do nosso Estádio,…de manhã à noite(Sáb e Dom pelo menos)!!!!!!!
29 Abril, 2015 at 17:27
Desportivamente tbm temos que estar bem,temos que ser bastantes competitivos,e neste momento estamos no bom caminho,estamos de volta ao topo nas modalidades!!!
30 Abril, 2015 at 3:40
Excelente ‘post’ Sportinguista!
Creio que o ‘brainstorming’ para “ligar” cada vez mais os Sportinguistas ao seu clube e respectivas modalidades passa, em grande medida, pela localização … O Pavilhão das Modalidades João Rocha virá dar um enorme ‘boost’ nessa aglutinação dos sócios/adeptos ás modalidades!!!
SL