O desporto em Portugal tem-se resumido, cada vez mais, a apenas futebol. Nem sempre foi assim e acredito que isso poderá mudar mas, para tal, os Clubes desportivos e o Estado terão de criar e potenciar a divulgação das várias modalidades. Felizmente existe a tradição aqui no burgo de cada Clube albergar várias disciplinas e isso acaba por facilitar a aceitação de novos desportos. Um exemplo claro disso é toda uma nova geração que nunca tinha ligado ao hóquei em patins e que se apaixonou pela modalidade quando voltou a surgir no Sporting Clube de Portugal.

É essencial que os Clubes criem cada vez mais interligações internamente, não só entre as variadas modalidades mas também com o público. Aqui ficam algumas ideias:
– Criar Open Days: Dias onde todos podem ir ao seu Clube de eleição experimentar várias modalidades.
– Bilhetes combo: Alguém que compre um bilhete para assistir ao jogo de futebol, poderá assistir ao jogo de futsal umas horas antes. Este exemplo será perfeito para o dia em que o Sporting voltar a ter Pavilhão, mas já é aplicável a outros.
– #DiaDeSporting: Criar um itinerário daquilo que se pode fazer num determinado dia desportivo do Clube. Ex.: Começar ao 12h com um jogo de ténis de mesa, seguido de um jogo de juniores de hóquei, e ainda seniores de andebol. Desta forma é fácil para o adepto se organizar e consumir mais desporto.
– Demonstrações: Levar modalidades ao relvado no intervalo de jogos de futebol para fazerem pequenas demonstrações do seu desporto.

E tu, o que farias para ajudar à divulgação das modalidades?

 

ESCRITO POR Sportinguista

*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]