Quando se fala de futebol, volta e meia ouvimos alguém dizer “o Sporting é o maior de Portugal! Somos dos maiores da Europa! Temos os melhores adeptos do Mundo!”. A minha resposta é simples: Não, não somos. Não somos os maiores de Portugal, não somos dos maiores da Europa nem tão pouco temos os melhores adeptos do Mundo.

Vejamos: Em Portugal, o Sporting tem 18 campeonatos, o Porto 27 e o Benfica 30 (nem venham cá com a história dos 33 que isso não pega). Estamos há 12 anos sem conquistar um Campeonato Nacional. Antes disso já estivemos 18 anos sem festejar. Na Europa pouco fizemos: temos a Taça das Taças como maior conquista (há 50 anos), temos uma meia final europeia e uma final da Taça UEFA, que perdemos em casa. Quanto aos melhores adeptos do Mundo, à nossa frente temos clubes como o Celtic, Liverpool, Dortmund… Como podemos ser os melhores adeptos, se somos apenas 125 mil sócios, dos quais apenas 50% pagam quotas? Como podemos ser os melhores se não temos sempre casa cheia? Ou se assobiamos quando as coisas não correm tão bem?

Somos grandes, claro, especialmente graças às modalidades e já fomos ainda maiores. Mas isto não quer dizer que não podemos voltar a ser. Podemos ser o maior em Portugal. Podemos ser dos maiores da Europa e podemos sim ter os melhores adeptos do Mundo! Tem de existir um trabalho rigoroso e contínuo da direcção e nós, adeptos, temos de dar a mão ao Clube e crescer com ele. Não é só virmos para as redes dizer que somos os melhores e que o resto não presta. Não é isso que nos tornará grandes. Já contribuíste para a Missão Pavilhão? 10 euros chegam. És sócio? Por 6 euros mensais podes ser. Compras o Jornal Sporting? 1 euro por semana e ajudas o Clube.

Temos de voltar a erguer este enorme Clube e temos de despertar e inspirar o Sportinguismo. Temos de incutir os valores e os mandamentos ‘leoninos’. Temos de nos envolver cada vez mais na vida do Clube. O primeiro passo para resolver um problema é admitir que ele existe. Agora depende de nós solucioná-lo.

ESCRITO POR Nave de Alvalade (aka Sportinguista)

*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]