Não é fácil olhar para o jogo de ontem sem soltar um lençol de críticas. Ou sem disparar em todas as direcções, se preferirem. Não há adepto leonino que goste de ver a sua equipa apresentar-se como se fosse beber um copo ao Tamariz. E não há adepto leonino que goste de coleccionar mais um empate, ainda para mais frente a uma equipa que pensou em estender-se no relvado umas quatro vezes ao longo de toda a partida.
Fizemos um jogo fraquíssimo. Ponto. Intensidade nos mínimos e muito pouca capacidade para criar situações e golo. Montero terá estado em praticamente todos os lances de perigo da equipa, exceptuando aquela cabeçada de Tanaka que o redes desvia para o poste por instinto, e a verdade é que, logo aos seis minutos, o colombiano vê ser-lhe mal assinalado um fora de jogo quando ficava com a baliza escancarada. Não serve isto de desculpa para a primeira parte confrangedora, mas se a nossa paciência é pouca para exibições como a de ontem, também deverá sê-lo para os constantes erros do apito.
O regresso dos balneários trouxe uma equipa mais solta, com vontade de ir atrás da desvantagem no marcador. Foram 20 minutos dinâmicos, não o suficiente para conseguir dois golos, até porque a partir dos 70 minutos voltou o problema de não ter ideias para ultrapassar uma equipa apostada em preservar o pontinho. E, sim, esse tem sido um problema, nomeadamente quando Nani e/ou Carrillo estão em dia não e quando falta a referência Slimani no centro do ataque. Poder-se-à dizer, como no caso de ontem, que o Sporting deveria ter jogado com dois homens na frente. A verdade é que, a três semanas da final da Taça, não é de estranhar que Marco Silva volte a apostar no desenho utilizado ao longo de quase toda a época. Do meu ponto de vista faz, até, sentido.
Não quero acreditar, sinceramente, que jogos como o de ontem venham a ter influência no de dia 31. Aliás, diria que é lá que está a cabeça de praticamente todos os jogadores. Sim, eles continuam a receber o seu ordenado, sim, nós continuamos a pagar quotas e bilhetes para vê-los jogar. E ainda faltam dois jogos que prometem ser rasgadinhos e cheios de manhas. Já para não falar das manchetes onde, quase aposto, para lá dos nomes de possíveis contratações e vendas, surgirão nomes de novos treinadores. As próximas semanas serão um teste. Não à equipa, que acredito que estará no Jamor ao nível dos melhores jogos realizados esta época, mas à paciência de todos os adeptos. Estejamos preparados para isso.
11 Maio, 2015 at 16:59
E por isso que o nosso clube esta na situacao que esta. Vejo aqui muita gente que fica toda extasiada com a conquista da tacinha de Portugal e o incompetente ja sera um grande treinador. Francamente vcs nao merecem o enorme Bruno de Carvalho e a cultura da exigencia que ele tenta implementar no clube. Dependendo de BdC, MS ja estaria no olho da rua ha muito tempo, mas vcs sao a razao de que este projecto de treinador esteja a frente do Grande Sporting .
11 Maio, 2015 at 17:08
Tem calma. Pouca gente aqui idolatra o Marco como já pudeste ver. Mas é ele que vai orientar a equipa na final da Taça a tal que achas que não interessa nada. De qualquer forma é o único troféu que podes ganhar até daqui a um ano (podes ganhar a Supertaça mas lá está precisas outra vez de ganhar a Taça para o poderes fazer). É pouco? sem dúvida. É de desvalorizar? …. Não. Depois disso logo veremos.
11 Maio, 2015 at 17:10
sim, o Marco vai ganhar a taça e vai continuar na próxima época.
11 Maio, 2015 at 17:16
https://youtu.be/-eANTvS5XRA
11 Maio, 2015 at 17:18
https://youtu.be/DtOzlN9OZBo
11 Maio, 2015 at 17:25
ó Ali…não foi o Super-Ultra-Mega-Exigente Bruno de Carvalho que assinou 4 anos com um “incompetente” como o Marco Silva, um “miserável” mister que há 3 épocas dava pontapés na bola na amoreira e que em 2 épocas passou de diretor desportivo de clube de 2ª divisão ao fruto mais desejado dum clube que paga 5 milhões /época ao seu treinador ?
E não foi o super-ultra-mega-exigente Bruno de Carvalho que começou o campeonato (o tal da pole position) com galácticos jogadores provenientes de super-ultra-mega-exigentes campeonatos, como a MLS ou a J-League…?
então de que é que te queixas? ou, por outra, de quem é que te queixas,??!!
e mais: porque é que eu nunca vejo a tua fronha por aqui QUANDO O MARCO SILVA GANHA PELO SPORTING?!!!!!!
11 Maio, 2015 at 17:47
Pois e Converge estas bem e com Godinhos e Jebs essa e a estirpe que gostas de ver no Sporting. Que vitorias sao essas que vistes do MS? Sporting Clube de Portugal merece muito mais meu caro.
11 Maio, 2015 at 18:03
Com o plantel que temos podemos ser campeoes perfeitamente. Basta pra isso ter um tecnico minimamente competente. Vejam o caso do At. Madrid em Espanha.
11 Maio, 2015 at 18:11
Foda-se se há coisa que me irrita é ver gajos que vêm para aqui falar do que não sabem. tu por acaso sabes quantas épocas é que o Simeone esteve a treinar o Atletico de Madrid antes de ganhar o campeonato, porra?!! 3!! e por acaso sua iluminária sabe que o Sr Simeone treinou clubes como o River Plate, o Etudiantes e o Racing antes de ir para o Atletico. Deves achar que o trabalho dum treinador é tipo moussa alsa, não?! olha, se o atletico madrid tivesse adeptos como tu nunca o Simeone tinha ganho porra nenhuma!
11 Maio, 2015 at 18:13
“Com o plantel que temos podemos ser campeoes perfeitamente”
Um gajo que escreve uma merda destas mas valia dedicar-se à pesca sem linha….
11 Maio, 2015 at 18:04
Ainda te vou esfregar na cara a vitória na Taça de Portugal 2014-2015, meu ectoplasma de sportingueiro!
Aliás, fica aqui a promessa: se ganharmos, pago-te um copo no primeiro jogo da próxima época, na roulotte do costume. se perdermos, pago-te na mesma. sou um mão largas, vês?!
11 Maio, 2015 at 18:01
Nas 29 vitorias desta época (20 Liga – 2 LC + 2 Taça Liga + 5 Taça Portugal) não me lembro de ver aqui a tua fronha UMA ÚNICA VEZ…!
Sportinguista a sério comemora QUALQUER VITÓRIA, caralho! não aparece qual abutre à procura de carne putrefacta. Aliás, a prova de que nunca vens cá é achares, tal inteligencia parda, que eu apoio ou apoiei o godinho.
…foda-se, ganha tino, pá.
11 Maio, 2015 at 18:12
Eu nao disse que apoias ou nao o Godinho simplesmente reagi a forma como deste a entender que a culpa e do BdC por causa de pole positions e coisas do genero. E outra coisa nao se pode ser novo no blog ouexiste algum ritual de aceitacao?
11 Maio, 2015 at 18:15
o Bruno de Carvalho tem a sua culpa tal como o Marco SIlva tem culpas tal como tu e eu temos culpa. Isto é um clube grande demais para pormos as culpas todos pelos sucessos ou insucessos em cima duma só pessoa, capice?!
Agora duma coisa eu não tenho culpa: é de adeptos imaturos como tu ou qualquer outro que confundem Cultura de Exigência com o Star Wars do George Lucas!!
11 Maio, 2015 at 18:22
Parece que andamos a disputar o tituloo contra o Barca e o Real Madrid e eu nao sabia.
11 Maio, 2015 at 18:18
Porra, se este post era um teste à paciencia do adepto, eu perdi a minha…
estou farto de abutralhada….
11 Maio, 2015 at 18:24
E eu tou farto de Marquinho fanboys.
11 Maio, 2015 at 18:50
É óbvio que podiamos e deviamos ter lutado pelo titulo até ao fim!
Não me venham com tretas de orçamento e catano!!
Confrontos directos com os lampiões e tripeiros em jogo jogado em 5 jogos apenas fomos inferior em 1 —> dragão após eliminação da Liga Europa em que o pseudotreinador apresentou os “mesmos do costume” completamente rebentados fisicamente, tendo como consequencia uma passagem a ferro completa!
Com os lampiões fora…jogámos com Esgaio, Sarr e Mauricio na defesa e podiamos perfeitamente ter ganho jogo.
Em casa… nem vale a pena falar.
Com os bimbos:
Em casa….uma 1ª parte demolidora em que não tivemos a capacidade de matar o jogo, tendo sofrido o empate na 2ª parte
Fora para a taça —> festival e chapa 3 em pleno dragão!
Se a isto lhe juntarmos o colinho que foi dado de modo recorrente aos mesmos de sempre e os roubos que sofremos….principalmente nas primeiras 10 jornadas…. aparecer para aqui a dizer ou insinuar que não tinhamos actualmente plantel para lutar pelo titulo é para “rir”
P.S. E claro que foi um erro assinar por 4 anos com o M.Silva, tal como seria assinar 4 anos com outro qualquer! Bem sei que tem clausulas que permitem “despedir” em determinadas condições…. mas se clahar não seria má ideia ter assinado 2 anos com 2 de opção accionados automaticamente em caso de vitória no campeonato nacional.
11 Maio, 2015 at 19:33
só se tornou um erro assinar por 4 anos depois do Marco se ter convertido ao lado do Rojo/Slimoney/nelio/doyen…
assinou-se contrato com o Dr. Henry Jekyll e depois apareceu o evil Edward Hyde…
11 Maio, 2015 at 18:55
Obrigado Ricardo. Cego e quem nao quer ver. Excelente analise.
11 Maio, 2015 at 20:01
Boas a todos os leões e leoas …
…tenho a sensação, que no próximo jogo do campeonato vão tentar despachar 2 ou 3 jogadores nossos, que são essenciais na equipa. CUIDADO P.Oliveira, Adrien, Carrillo, Slimani e outros…
VAI PARECER MAIS UMA BATALHA CAMPAL, QUE UM JOGO DE FUTEBOL PARA AQUELA GENTE VALE TUDO PARA GANHAR, PREPAREM-SE…
…se estiver enganado melhor, mas pelas declarações do “vendido” (em vendido leia-se pres. do braga) vai valer tudo para levarem a taça.
Temos de estar atentos, recuar, analisar a situação á distancia e ver de onde nos podem prejudicar e começar a tomar precauções pois serão todos contra nós.
Podia-se começar por jogar com a equipa b contra eles na próxima jornada (não ganha-mos nada com a vitoria e não perde-mos nada com a derrota) escondia-mos o nosso jogo e evitava-mos que algum sarrafeiro manda-se um dos nossos para a enfermaria. (E pelo que tenho visto da nossa B ainda nos arriscava-mos a ganhar.)
É NESTAS COISAS QUE ACHO QUE TEMOS DE ABRIR A PESTANA E DEIXAR-MOS DE SER UNS SONSOS este ano já vi algumas acções deste estilo na forma como se geriu os amarelos e as penalizações por expulsões. (lembro-me do segundo amarelo ao Nani.)
PARA ELES VALE TUDO NÃO DIGO PARA FAZER_MOS O MESMO, APENAS DIGO QUE DEVEMOS APRENDER A DEFENDER-MO- NOS DESTES ATAQUES E ATE COMEÇAR A ANTECIPAR-MO-NOS A ELES.
E NEM VOU FALAR DE IMPRENSA E ÁRBITROS…
ABRAÇO A TODOS
SL
11 Maio, 2015 at 22:20
Caros Tasqueiros,
Após ler este post na totalidade mais me convenço que discordo profundamente da maior parte das vossas opiniões.
Vejamos.
1. Jogámos mal contra o Estoril e a culpa é do João Mário ou do sistema de jogo, vidé MS.
Errado, quanto a mim, nada mais errado.
Para mim a performance do João Mário é perfeitamente admissível e mais, perfeitamente justificável.
Acham que faz sentido sequer pedir a algum jogador para dar o litro, entregar-se com toda a garra a cada lançe e procurar a todo o custo vencer uma partida que não conta para nada ? Ponderem isso perante o risco de se lesionar ou de acumular castigos. Faz sentido algum ? Só se fosse para manter aceso o sonho de que os Porcos ainda iriam perder 7 pontos em 9 possíveis enquanto lutam por manter a esperança na xonquista do título.
Acham mesmo que isto faz algum sentido ?
Eu não.
2. Marco Silva (ou o desempenho da equipa ou a qualidade das exibições ou as comparações com LJ ou as culpas do insucesso).
Pois bem, também partilho de uma opinião bem contrária à da grande maioria aqui expressa.
Para mim, o balanço desta época é positivo e mais próximo daquilo que almejamos: o título nacional.
Relativamente a Marco Silva, considero-o um bom treinador, mas sobretudo acredito que tem um potencial de crescimento enorme.
Acredito que o presidente também senão não o teria contratado para 4 épocas.
Um treinador com os recursos que teve à sua disposição, obrigado a cumprir objetivos mínimos com o enredo que lhe armaram a partir de dentro, e que resistiu saindo em defesa do grupo e da sua imagem, é obra.
É a prova evidente de que tem inteligência e capacidade de gerir crises. Coisa que parece que falta a muita gente.
Pensar que uma pessoa com esta capacidade arrisca o seu profissionalismo para servir uma agenda oculta de um rival é um dos maiores disparates que vejo aqui repetido sem conta.
Quase sempre o fervorismo do adepto tolhe a sua racionalidade, este é um caso evidente. Mas o que é pior é que este tipo de insinuações, infelizmente para mim ( e para o Sporting) tem raiz num desvario neurótico que se assumou dos adeptos do meu clube e que não encontro paralelo nos nossos adversários. Quero acreditar que são os sinais dos tempos e não a degeneração completa daquilo que os nossos fundadores desejaram.
A minha leitura é bem diferente.
Tentaram fazer-lhe a cama de uma forma absolutamente criticável.
Tiveram azar e os adeptos sairam em sua defesa. Porquê ? Por ser mau treinador é que não foi de certeza.
O agora designado Zé dos Tachos teve (e continua a ter) uma atitude que para mim (já o disse antes) num clube com adeptos que prezassem a imagem da sua instituição teriam exigido no minimo uma retratação, senão a expulsão. Atacou de forma indecente e na praça pública a nossa organização e nós pactuámos com isso e deixámos que a direcção também.
Fomos fracos e quem é fraco não pode exigir que quem os comande seja forte.
Desde este episódio, que considero verdadeiramente o mais relevante em termos negativos não só desta época como da actuação da nossa direcção, acho perfeitamente plausível que a instabilidade dele originada esteve sempre presente e continua a estar.
Apesar do presidente ter dito há pouco tempo que ele e o treinador já eram homenzinhos e que tinham ultrapassado esta questão, a sensação que tenho (e penso que não estarei sozinho neste sentimento) é a de que as coisas não estão resolvidas.
Se estão, então ainda bem, porque assim podemos acreditar que nem os pasquins ( que nos atacam sempre que podem ou lhes mandam) nem uma vitória na Taça poderá por em risco o projeto de 4 anos com Marco Silva.
Se não estão, ainda mal. Porque já deveriam estar há muito tempo e nos custaram não só a possibilidade real de lutar pelo título, como provavelmente nos poderá custar a Taça.
Afinal, o que é que queremos ? Vençer a Taça e ter os adeptos tal como no passado a defender o treinador, ou perdê-la para termos um argumento para justificar a rescisão do seu contrato ?
Fará isto algum sentido ? É este “O Sporting somos todos nós” que a direcção nos prometeu ? Não quero acreditar nisso. Não podemos ser governados pela vox pop, precisamos de homens ao leme que saibam para onde querem ir e como lá chegar. A nós, cabe-nos avaliar a sua competência e sobretudo sabermos ser ambiciosos e exigentes, mas lúcidos e responsáveis para percebermos se estamos a pactuar com uma estratégia de curto prazo, à procura de um título milagroso (aí precisamos, mais do que um treinador, de um Messias, um outro Jesus como o dos benfas, mas atenção que ele que só aparecereu ao sexto ano) ou se finalmente queremos uma estratégia que solidifique as nossas bases, que vá subindo degraus e que quando chegar ao topo nos dê garantias de que estaremos lá para ficar por muitos e bons anos.
Meus amigos, está mais que na hora de acabar com esta brincadeira.
Está na hora de alimentar polémicas que só nos enfraquecem.
Está na hora de ter capacidade para perceber que com este treinador e muitos destes jogadores poderemos praticar o melhor futebol do campeonato, como aconteceu em alguns períodos desta época.
Está na hora de exigir mais à direcção e aos jogadores e menos ao treinador, que é sempre o elo mais fraco mesmo quando não o é.
Está na hora de exigir um rumo claro para o nosso futuro e se errarmos na escolha do grupo que o irá percorrer, temos de o substituir por quem seja capaz.
Sejam eles Presidentes, treinadores ou jogadores.
Está na hora de deixar de acreditar em Messias ou salvadores, sejam eles Presidentes, treinadores ou super-estrelas.
Está na hora de acreditar que nos basta ir melhorando a cada dia.
E que isso só se alcança com competência, trabalho e continuidade.
E que isso chega.
Só isso.
Chega.
SL
12 Maio, 2015 at 1:34
1- para mim não há desculpa nenhuma.
Se não, antes de venderem os bilhetes escrevam, “não nos exijam esforço “, ” compreendam que o rampante não é para respeitar sempre, há alturas em que nos temos de salvaguardar”.
2-eu comparo o MS com o… MS.. 8 meses vejo a equipa a regredir… O MS do Estoril enchia me as medidas o MS do SCP nem por isso.
O Estoril vem a Alvalade no último jogo do ano passado e o resultado nem me aborreceu muito, pois era com um provável próximo treinador do SCP
12 Maio, 2015 at 10:42
Caro Lurenço,
1- Homens não são máquinas. Nem o Ronaldo nem o Messi rendem o mesmo sempre.
2- Admito a regressão. Atribuo-a principalmente à falta de condições para manter o rendimento ao mais alto nível nomeadamente um plantel curto, jovem e portanto menos experiente e sobretudo, como referi, à falta de confiança gerada a partir de dentro e transportada (como não podia deixard e ser) para fora, por razões que ainda hoje não são claras, pleo menos para mim.
SL
11 Maio, 2015 at 22:32
Parabéns aos Caros Tasqueiros
Bela e Lourenço.
Muita saúde, sportinguismo e felicidade.
Bem hajam.
12 Maio, 2015 at 1:35
Gracias