O esquema do futebol profissional do Sporting, desde que existe equipa B, vive numa hesitação permanente. Assentar a equipa principal em menos jogadores dando entrada a mais atletas da equipa B ou ter um quadro completo na equipa A e pontualmente chamar alguém da B para ter uma pequena oportunidade?
Sinceramente já pensei saber melhor a resposta. Verdade seja dita, o Sporting vive também “entalado” entre o conceito de clube formador e equipa desenhada para ter rendimento imediato. Esse é mesmo o ponto de partida para todas as confusões posteriores. Aos dirigentes do clube agrada dizer que o Sporting tem um modelo competitivo (de aproveitamento da sua formação) que é o futuro de todos os clubes da 2ª linha europeia. Concordo na teoria, discordo na prática.
Teoricamente, Palhinha teria caminho aberto para chegar à titularidade assim que William saísse por transferência, pois nem Zezinho, nem Rosell parecem reunir condições para convencer os adeptos ou treinador. O problema é que aos 19 anos, o jogador tem pouca rodagem de futebol profissional e não lhe pode ser exigido que calce os sapatos de um jogador (William) que está na sua 4ª época entre os “maiores” e convém dizer, é um talento que não sendo raro, não brota por debaixo de cada pedra do caminho.
Ao eleger Arsenal, Manchester ou outro grande emblema europeu para continuar a sua carreira, William deixa vaga a cadeira para um sucessor. Reconhecendo que existe muito entre o plantel A, emprestados e equipa B para poder vir no futuro a preencher o lugar, não há volta a dar…o Sporting terá de contratar um médio-defensivo. Isto só por si, não anula o papel de clube formador. Estes emblemas sempre recorreram a contratações para colmatar vagas em que a formação não foi atempadamente capaz de fornecer candidatos. O que separa o Sporting de clube “canterano” é a solução que perseguirá para substituir William. Irá contratar um médio europeu ainda jovem, a dar os primeiros passos no escalão sénior? Irá contratar um substituto com 17/18 anos para o lugar de Palhinha, fazendo subir este ao plantel A com espaço para a titularidade? Elege Rosell ou Zezinho suportando a baixa de qualidade óbvia até à afirmação de Palhinha? Não. Mesmo podendo errar brutalmente na “vidência”, arrisco a dizer que o Sporting irá contratar o melhor jogador que puder (nacional ou não) para solucionar a questão.
O facto de não gastar mais de 3 ou 4 milhões numa contratação não significa que se é um clube suportado na formação, significa que o Sporting é uma instituição com graves problemas financeiros (como quase todas as outras) e que se auto-restringe a aventuras maiores no casino das contratações (nisso sim, somos diferentes dos nossos rivais). Palhinha terá de se impor na sombra de um qualquer Danilo marítimista (não se despachem não…) e este exemplo (válido para qualquer posição) faz com que o Sporting tenha um modelo misto entre formação e capacidade financeira para atacar valores emergentes. Não é uma novidade, bem longe disso.
Se recuarmos 20 anos, era mesmo o modelo mais popular nos 3 grandes nacionais. O Sporting (não tenho dúvidas que Inácio está por detrás desta visão) foi o primeiro a regressar ao modelo inicial, depois de falhar dramaticamente na modalidade fundos e empresários. Depois de entender que a sua formação seria “pasto” para muitos banquetes e com poucos proveitos próprios. Mas embora este modelo misto não seja tão rico no “grito de independência” ou tão glamoroso na luta contra o “sistema”…pode vir a ser bem mais proveitoso nas conquistas. É preciso para isso que 4 factos sucedam SEMPRE:
1/ Não podendo ser o maior investidor em jogadores, pode-se ser o maior investidor em olheiros, cultivando uma rede de detecção de talento rápida e eficaz. O Sporting já foi isso. Hoje em dia não sei se Ronaldo ou Figo chegariam a por um pé na Academia.
2 Na banco da equipa A estará sempre um técnico consciente que vai ter de apostar em jovens com pouca experiência de forma regular…e tenha prazer (ou arte) em fazê-lo;
3/ Na direcção técnica do futebol estarão sempre técnicos/dirigentes que tenham orgulho no atleta português e/ou formado na Academia e confiem que o treinador, a seu tempo, dará lugar aos mesmos.
4 As contratações para equipa A, B, ou Juniores sejam tão criteriosas quanto o talento disponível. A relva do outro lado da vedação parece sempre mais verde e mais fresca e no Youtube até o Tiui parece uma estrela.
Tal como há 20 anos, o modelo “misto” levado a uma competência, seriedade e contenção espartanas pode transformar o Sporting numa potência, não só nacional como europeia. Sim…eu sei…os Bayerns os Madrids e os Barças têm milhões que nunca mais acabam. Mas acreditem, não tardam por muitos anos as limitações ao liberalismo do capital no futebol. Ou isso, ou vamos ter eternamente os títulos entregues aos mesmos….matando o futebol como um jogo de incertezas. Porque os fortes são cada vez mais fortes e os fracos cada vez mais fracos até que a escalada orçamental bata na trave e comece a perder terreno quebrando a cadeia virtuosa (por exemplo da Champions): interesse > notoriedade > mercado > receitas.
A UEFA e FIFA já entenderam o fim deste ciclo. O fim do TPO é apenas um prenuncio. Tectos orçamentais e cotas obrigatórias de jogadores formados no 11 serão as seguintes. Regressaremos a um modelo muito próximo dos 4 “estrangeiros”, a um modelo onde o Sporting se sentirá como peixe na água. E quem sabe um dos maiores peixes neste oceano europeu. Mesmo que demore 10 anos, é evidente que todos os clubes terão de se adaptar. A alternativa é um risco absoluto de contaminação do futebol e perda de credibilidade…a Doyen, mesmo que distribuindo “agrados” aos 7 ventos do dirigismo nunca poderá ser vista como positiva ou contributiva para o espectáculo…o desporto não é a sua essência, o lucro é a sua demanda, quanto mais esmagarem os clubes mais ganham, quanto menos o fizerem mais perdem. Uma relação paritária era desejável e é a que constantemente anunciam, mas é tão hipócrita quanto o regime político-financeiro chinês.
Saiba o nosso clube aperfeiçoar as suas contratações (de jogadores e treinadores), a sua rede de scouting, o know how da Academia, não desesperando pelo sucesso imediato e passo a passo o sucesso estará cada vez mais próximo. Um sucesso sustentado e sustentável. Se isso tiver de ser feito contra os assobios na bancada e contra a esquizóide imprensa lusa (que bate palmas à contenção financeira mas deprecia constantemente o seu resultado) que o seja. Liderar verdadeiramente é defender convicções transformando-as em paradigmas. Ou por outras palavras…recorrendo a um lema aqui muito querido da Tasca: Fight & Resist!
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
13 Maio, 2015 at 8:27
A paciência. Sempre a paciência. Ou a falta dela.
Mais uma grande, posta!
13 Maio, 2015 at 9:37
Bom dia Cherba,
Fiz uma encomenda de t-shirts por e-mail. Nao sei se tiveste tempo para isso?
Obrigado.
13 Maio, 2015 at 8:37
Grande texto.
Quem sofre de amor pelo clube tem de ter obrigatoriamente paciência, faz parte dos requesitos:)
13 Maio, 2015 at 15:52
Faltou referir que o William ia passando ao lado de uma grande carreira. Será que não teremos outros Wiliams por aí escondidos: Zezinho, Kikas ou Fokobo (se não prestavam porque estiveram tantos anos na B ? por que será que nem na Roménia/Auroca jogam ?), Rubem Semedo (se for adaptado), …
13 Maio, 2015 at 9:05
Pois… a tal paciência que contrasta com a urgência de um título. Conversa que dá pano para mangas e divide alguns sportinguistas.
Adoro o palhinha. Mas relembro que o william mesmo sendo grande aposta do LJ (tomatões) já tinha um ano no Fátima e um ano no Brugge.
E vejo-o mesmo como sucessor. Mas não esta época. Danilo Pereira cairia que nem ginja.
13 Maio, 2015 at 11:40
Sendo muito sincero, com a saida de wiliam, penso que deveriamos optar por um modelo diferente, com inversão do triangulo do meio campo, consguimos ter 2 dos melhores nº 8 portugueses (joão mario, adrien) com substitutos a altura (wallyson e andré martins ou slavchev) com o rosel (ou zezinho) para poder entrar em jogos mais equilibrados em que tenhamos de defender o resultado, temos 3 hipoteses fortissimas para nº10 (mané, freddy e gauld) podemos perfeitamente emprestar palhinha e dar-lhe uma hipotese de crescer. Temos ainda necessáriamente de comprar 2 avançados (ou um indescutivel e promover o rubio) ,caso saia slimani. Para extremos acho que é o nosso menor problema, não compraria, nenhum mesmo com a saida do carrilo, até porque temos iuri, viola, wilson, heldon, salomão, labyad, (matheus e gelson na b). Não me parece de todo necessário que se comprem mais extremos a não ser que consigamos vender (capel, wilson, viola, salomão e heldon) algum ou varios dos que la estão. em troca de um extremo titularissimo).
13 Maio, 2015 at 9:08
“Verdade seja dita, o Sporting vive também “entalado” entre o conceito de clube formador e equipa desenhada para ter rendimento imediato. Esse é mesmo o ponto de partida para todas as confusões posteriores.”
Todos os dilemas da família sportinguista resumidos na perfeição.
Grande texto!
SL
13 Maio, 2015 at 9:09
Estamos em sintonia.
Eu tenho toda a paciência do mundo, afinal, sou do Sporting.
13 Maio, 2015 at 9:13
Se a equipa B não serve para colocar jogadores na equipa A e desse modo permitir encaixes financeiros com venda de jogadores formados não vale a pena existir.
Se o nosso desejo não for ter o maior número de jogadores portugueses possíveis, servir a seleção nacional de Homens de verde e branco, a equipa B não vale a pena existir, nem formação.
Se os treinadores ou dirigentes desejarem apenas estrelas ou apostas em possíveis vedetas estrangeiras, não vale a pena a equipa B, nem formação.
As segundas linhas da equipa A tem de ser a nossa escola, sem oportunidades, sem reconhecimentos, os Homens da B desmorressem, o objetivo daquele pessoal é ir para a A, evidenciarem-se, ganharem protagonismo e depois sim, ganhar mais dinheiro e saltar para um colosso enquanto nós não o formos.
A equipa B tem de ser competitiva, pois só assim podem existir oportunidades na A. Competitividade e motivação só aparece se for incutida com a esperança do salto para a equipa A, sentindo que colegas de equipa vão ter ou já tiveram essa oportunidade e que um dia será o seu dia.
Contratações: Só cirúrgicas, o resto resolvesse por cá. Porque, menos técnica pode-se compensar com mais garra (acho eu).
SL
13 Maio, 2015 at 9:18
Não me parece que a “Selecção Nacional” seja um objectivo para a equipa B existir.
Com a “conjuntura” actual, aprecio bem que nem meta lá muita gente… para amargarem bem o prato. Esta não é a tal “selecção de todos nós”… é a de “alguns (que não) de todos nós”.
13 Maio, 2015 at 18:23
Está bem pronto!
13 Maio, 2015 at 9:15
Aquilo que era para ter sido feito o ano passado, acredito que se venha a efectuar este ano.
A marcha-ré feita em Janeiro, as declarações de ontem… levam-me a pensar que desta vez a ida ao mercado será mais cirúrgica (pelo menos, assim o espero e desejo), embora sempre condicionada às saídas que se verifiquem (pelos amigos pasquineiros, certamente vamos ter de refazer um plantel… estranho que ainda não tenham vendido todos os B’s também…).
Desengane-se quem pensa que o Sporting já ultrapassou o pior… ainda temos muito caminho para amargar, mas temos de fazê-lo convictos que é o caminho certo.
Eu acredito que não é só o dinheiro que ganha jogos… não é à toa que o nosso lema é o que é. Mal de mim se não acreditar no nosso gene… talvez haja sim é alguma conspurcação desse gene no balneário que urge purgar. O Sporting não se pode dar ao luxo de sofrer uma doença degenerativa neste momento em que está em recobro da UCI (lembro o post do Cherba…). Não podemos ser nós agora a dar pontapés na cama do doente em recobro a exigir que se levante belo e viçoso…
O Sporting ainda precisa, e muito, de nós… O presidente bem o realçou ontem com a fraca presença no jogo da meia final. Ontem li algures que tínhamos batido o record de assistências (média) de… 34 mil / jogo. Desculpem se não me sinto assim tão contente quanto isso. Urge resolver a questão da “propriedade”… Se o Sporting é nosso, temos de tomá-lo como nosso, ponto. Quem não acha que assim deva ser, que se dedique ao golf, ao birding ou a outra coisa qualquer.
O Sporting precisa de NÓS!
13 Maio, 2015 at 10:19
ISTO! ISTO! ISTO!
13 Maio, 2015 at 9:26
Basta … Basta ! Não é uma questão de paciência, é uma questão de se fazer o que se apregoa. De se acreditar quem elogiamos e a quem reconhecemos talento.
Que estaleca tem um peruano que vem da liga do Peru !? Que estaleca tem um puto quem vem da Liga holandesa !? Que calo ganhou um gajo da liga sérvia !?
Agora meta-se na equação a idade … 19-20 aninhos.
Agora traga-se à baila outro ponto … Os clubes portugueses vão buscar estes gajos porque sabem que eles jogam nesses campeonatos desde os 17-18 anos … Foram aposta na equipa principal.
Alguém apostou neles. Alguém contornou o fraco poderio financeiro, utilizando os craques da casa.
Já nem vou a Inglaterra ou Espanha … Que também se deixaram desses medos.
Os atletas têm que jogar, e se possível jogar ao mais alto nível para evoluírem.
Quem já tem selo de qualidade não tem que ser emprestado aos Penafieis, as Academicas desta vida … Tem é que ficar no Sporting … E na A !
Ponto final. É ali que ele vai perceber o que é calo, labuta, crer e dedicação.
Wallyson, Gelson, Matheus … Isto é gente que deve saltar da B para a A sem medo … Sem medo sem medo sem medo.
Emprestem os verdinhos, os que ainda não explodiram … Estes 3, por exemplo já explodiram. Não precisam de nada maisya não ser rodagem de alta roda para afinarem a máquina.
É só deixarem de ter medo … E tudo começa pelo treinador … Essa é a grande questão. Quem é que lá têm !!
13 Maio, 2015 at 9:35
Ora nem mais!
É tudo uma questão de QUALIDADE!!
Quem tem mais qualidade deve jogar mais independentemente da idade!
Numa palavra já muitas vezes escrita na tasca —-> Meritocracia
13 Maio, 2015 at 10:36
Concordo inteiramente com isto. Mas tb reconheço que um jogador muito jovem lançado infelizmente tem pouca desculpa no tribunal de Alvalade. E digo isto infelizmente.
Basta ver o que se disse do Tobias por 2 lances normalíssimos na idade dele e tendo em conta as circunstâncias. Até o Mané este ano foi assobiado.
13 Maio, 2015 at 9:27
Bom dia. Penso que o modelo a implementar será onde continuar a aposta na formação – este ano houve aposta em jogadores da formação mas não houve oportunidades para novos jogadores da formação (exceto Tobias quando não havia outra solução). Deveremos ter uma equipa só com jogadores da formação? Obviamente que não. Para além de jogadores mais experientes (atenção que um jogador pode ser novo, por exemplo 22 anos, tendo já experiência) como Patrício Adrien, Montero e ja William e contratar 2 ou 3 nessas condições (por exemplo um PL já com experiência – Lembram-se do A costa não é) há lugares no plantel que deveriam merecer aposta da equipa técnica no próximo ano – extremos como Iuri e Gelson ou jogadores como Gauld e Wallyson. Palhinha deve fazer a pré époc, embora ganhasse em ser emprestado a uma equipa da primeira Liga um ano. Vai ser preciso muita ginástica, trabalho de prospecção e imaginação para preparar a próxima época como vimos ontem na entrevista de BdC. Mas não estamos piores que há 2 anos depois de termos tido a pior classificação de sempre. Veremos também quem sai e em que condições. Mas é muito cedo para ter uma ideia do que vai ser a próxima época. Convém é não andar a dormir. Danilo Pereira talvez já pudesse ter sido contratado o ano passado em vez de Rossel mas se se pensa dar uma oportunidade ao Palhinha a breve prazo talvez pudesse vir um jogador mais velho e com outro perfil. SL
13 Maio, 2015 at 9:28
Às minhas desculpas pelos lapsos de escrita do texto ( pouco inteligente)
13 Maio, 2015 at 10:04
Fazia-nos falta um protocolo com uma equipa de primeira, onde depois de uma temporada na B, e sempre que assim fosse recomendável, enviássemos as futuras promessas para uma primeira época de afirmação. Veremos se o Sporting da Covilhã subir se não poderão ser eles.
Porque a verdade é que nem todos os jogadores são iguais, e se há uns que podem e devem saltar directamente da B para a A sem saír do clube: Gauld, Wallyson, há outros que precisam de saír da sua zona de conforto para se afirmarem: Casos recentes de Tobias e João Mário
13 Maio, 2015 at 12:36
podemos é olhar para o setúbal que está em risco de descer de divisão e nem a sua equipa de juniores de salvou…
na 2ª liga aquela ligação com empresários, artistas e restante camarilha vai ao fundo.
13 Maio, 2015 at 12:37
o chaby sendo dali, passa a jogar em casa.
13 Maio, 2015 at 14:47
Dizia o Sporting da Covilhã por ser uma filial do Sporting.
Mas nesse caso que seja o Setubal sim, a ver se as equipas de Coimbra para baixo se mantêm na liga.. A competição já está demasiado no Norte para estarmos ainda a emprestar jogadores tipo Iuri a filiais dos andrades..
13 Maio, 2015 at 14:48
Com o João Mário a coisa correu bem..
14 Maio, 2015 at 6:01
O Chaby ainda pode subir com a União calma,e assim continuar pela Madeira mas na 1ª liga,seria a melhor opção.
13 Maio, 2015 at 9:41
A falta de dinheiro atravès a nao qualificaçao directa para a Champions podera levar a chamar os B’s mais cedo. Nao vamos ter tanto dinheiro como esperado para ir ao mercado e para mim tanto faz. Quero um Sporting que ganhe mas mais do que isso quero primeiro estabiidade financeira e isso fara com que mais tarde ou mais cedo seremos mais fortes em campo por termos um modelo de gestao que nos permite olhar para o futuro com seriedade e de forma optimista!
13 Maio, 2015 at 10:00
Quanto à história do crescimento e dos jogadores terem de crescer relembro que cada caso é um caso. Que idade tinham na estreia na equipa principal ( e estou a falar de cor) jogadores como Futre, Figo, Simão, Quaresma, Carlos Xavier , Nani, Ronaldo? Todos teriam menos de 20 anos. Perderam-se para o futebol por causa disso? Muitos perderam-se para o Sporting mas porque os contratos não estavam acautelados, o que agora não acontece. Claro que o risco de lançar um jovem até aos 20 anos é maior em determinadas posições de campo como guarda redes, defesa… mas não deve existir medo. Tem qualidade e trabalha? Então merece uma oportunidade. Outra coisa, bem diferente é se um clube pode ser campeão só com jogadores jovens. Penso que não precisando do tempero de experiência de outros jogadores. Saber faze-lo requer arte.
Cuidado também com o excessivo tempo que às vezes os jogadores passam na B e o efeito desmotivador que isso pode ter. Iuri só explodiu depois de jogar numa equipa da Primeira Liga…
13 Maio, 2015 at 10:08
“Cuidado também com o excessivo tempo que às vezes os jogadores passam na B e o efeito desmotivador que isso pode ter. Iuri só explodiu depois de jogar numa equipa da Primeira Liga…”
E o João Mário também andava a “vegetar” na B antes de ir para Setubal…
O Chaby também subiu um patamar (ainda não dá para o Sporting…mas com mais 1 ano de rodagem externa talvez fique pronto) com o empréstimo…
O Esgaio também…
E o Wallyson tem que ter uma força mental do caraças….pois passar mais uma época (esta) na B e vendo que poderia fazer mais que um Rosell ou André Martins e nem uma oportunidade (taça da liga não conta) deve custar ara caraças
14 Maio, 2015 at 6:03
Chaby ou sobe com o União ou deveria rodar pelo menos mais um ano mas desta feita a um clube da 1ª divisão,isto se o União não subir claro.
13 Maio, 2015 at 10:21
O Iuri fez uma segunda tempora na equipa B fantástica! Foi na minha opinião um dos melhores jogadores da 2ª Liga, embora o prémio tivesse isso para algum jogador do boifica ou do putedo.
13 Maio, 2015 at 10:29
Fónix…..
O Iuri fez uma segunda temporada na equipa B fantástica! Foi na minha opinião um dos melhores jogadores da 2ª Liga, embora o prémio tivesse ido para algum jogador do boifica ou do putedo.
13 Maio, 2015 at 10:47
E não me interpretes mal, italiano. Quando digo “explodiu” não quero dizer que passou de ilustre desconhecido a certeza. Iuri é provavelmente para já um dos maiores talentos desta fornada. Todos sabíamos isso. A questão era se devia ser mais um dos que devia continuar a crescer… Este empréstimo revela que pode ser já alternativa. É nessa perspectiva que eu falo. SL
13 Maio, 2015 at 11:45
“Explodiu” porque passou a ter mais visibilidade. É normal. Porque eu pessoalmente já sabia o que ele fez em muitos jogos: várias bombas a mais de 30 metros na gaveta. Passes teleguiados ao alcance de poucos.
Eu se tivesse na posição do Iuri também teria desmotivado.
13 Maio, 2015 at 10:32
Olha que eu vi aqui muitas críticas de que tinha pouca consistência, etc. E foi prejudicado pela irregularidade inicial da equipa. Claro que agora a motivação e visibilidade é diferente. E ainda seria maior se estivesse numa equipa com outras ambições e acompanhado por colegas com mais qualidade. ..
13 Maio, 2015 at 10:51
Iuri é jogador de Equipa Grande!!
É num Grande que consegue demonstrar todo o seu valor!
E acrescento que é um jogador “especial”… que precisa de ser tratado de forma “especial” para se tirar todo o rendimento que ele consegue dar.
Iuri para render o que não pode sentir-se apenas como mais um. Tem que se sentir que é Alguem em quem confiam para resolver! Se o fizerem…. o Iuri vai resolver muitas vezes!
P.S. Essa teoria de se tratar todos por igual é de quem não percebe nada de gestão de recursos humanos!
13 Maio, 2015 at 10:57
E Mourinho estudou por essa cartilha, sabe bem que não são todos iguais e que precisam de tratamento diferenciado.
13 Maio, 2015 at 11:12
Mourinho?
Quem é esse tipo?
Não vale pedir para eu perguntar ao duque ou aos holigans de quem teve medo 😀
13 Maio, 2015 at 11:17
Para mim… e é a minha opinião…. como treinador tacticamente falando mourinho não é nada de especial, mas como Gestor de Recursos Humanos é uma “máquina”!
E é por isso que ele está onde está e com sucessos acumulados, porque se fosse apenas pela componente técnico-táctica…. andava a treinar os vitórias de setubal desta vida
14 Maio, 2015 at 6:07
Iuri precisava de sair,ganhar calo,ganhar maturidade,pode ter sido considerado por muitos um dos melhores mas evidenciava claramente uma boa dose de egoismo,uma boa dose de vedetismo,parecia que já tava tudo feito,já estava a pastelar,aliás não foi o unico,muito derivado a isso que estamos no lugar que agora tamos,coletivamente estamos muito superiores,e sairam os 2 melhores,Esgaio e Iuri.
13 Maio, 2015 at 10:20
O Palhinha ainda não fez sequer meia época na B! É de longe demasiado verdinho….tem 1 ano ainda na equipa B e provavelmente outro emprestado! Para mim a solução para a saída do William está em ter um meio campo com 2 médios centro em vez de 1 trinco…e aí tínhamos Adrien, Wallyson, João Mário e A. Martins (caso não saia)! E ainda sobrava o Rossel para os jogos mais rasgados! Caso se opte por jogar só com 1 acho que ele é o Rossel….O Rossel está muito mais pronto que o Palhinha….
Eu defendo que o Sporting deve ter um plantel pequeno porque normalmente não precisa de mais! Para mim os 2 planteis (A e B) devem ser praticamente estanques! É na estabilidade que os jogadores crescem! No máximo vejo alguns jogadores da A que podem ir jogando na B quando não convocados (por exemplo o 4º Extremo que defendo que devia ser o Gelson ou o 4º Central) mas tentar-se maioritariamente ter 2 planteis estanques e 2 treinadores que trabalhem em conjunto de forma a tentar uniformizar as formas de trabalho! Depois, nas aberturas de mercado logo se avalia subidas/descidas/dispensas e compras. Subidas da B para a A a meio do ano só em casos muito muito gritantes ou em caso de lesões…
Quanto ás contratações sinceramente eu vejo desta maneira….ou se compra para ser titular ou mais vale poupar o dinheiro e pagar prémios de renovação dos que estão! Outro mercado de inverno como o do ano passado acho um desperdício! Temos muito com que trabalhar na B…por isso a comprar só mesmo para casos onde não exista talento na B ou não exista características similares na B…
Mas isso sou eu que não ando lá nem sei totalmente as linhas com que nos cozemos! Uma coisa eu sei….o que quer que se decida tem de ser um projecto e plano conjunto entre direcção, presidente e treinador! Só assim esse projecto pode ser coeso! Não à uma forma boa de fazer as coisas…há varias e todas elas podem ser vencedoras! Agora para o serem têm de ser implementadas por uma equipa forte e coesa….nenhuma resulta se não for assim!
13 Maio, 2015 at 12:12
precisamente a minha opinião como espressei a cima na resposta ao bravehart.
13 Maio, 2015 at 10:24
O Porto tinha o melhor modelo.
Tinha um onze base, em que meia dúzia (nem sequer os melhores) era intocável, já conhecia os cantos à casa e enquadrava os novos.
Quando saía um “titular”, já havia substituto dentro, com um ano de empréstimo e/ou um ano como suplente do elemento que ia substituir.
13 Maio, 2015 at 10:37
os intocáveis eram quase todos brasileiros ou argentinos indicados pelas mesmas empresas que capturaram o clube e o usam como prateleira pra descarregar a mercadoria… acontece que também capturaram outros clubes, portanto a frutaria deixou de ter a exclusividade.
quem dava corpo ao porto eram o jorge costa, o bruno alves, por ai.
Esse tipo de jogadores da casa desapareceu. O porto não tem nenhum jogador portugues nem vai ter nos próximos 2-3 anos.
13 Maio, 2015 at 10:44
“tinha”
Continuando
O problema é que, para ter este modelo, é necessário uma equipa consolidada, o que por força do passado recente, não existe.
É preciso trilhar muito espaço em pouco tempo, e saltando etapas.
13 Maio, 2015 at 10:29
Peço desculpa ao LdP por estar neste post a falar da entrevista do Presidente, mas penso que ficaram claras algumas questões relacionadas com o o juízo de carácter que muitos fizeram e fazem de BdC, logo a questão de ser um Presidente populista, tal como os adversários e inimigos gostam de apregoar, uma pessoa com essas características não tinha vindo mostrar de uma forma tão clara a realidade nua e crua porque o nosso clube continua a passar.
Depois 2 traços da sua forma de pensar ficaram claros nesta entrevista, a sua mágoa por verificar que existem muitos sportinguistas com “s” pequeno, muitas vezes são os primeiros a criticar e a irem para o FB mandar bocas, mas quanto a pagar 6€ por mês ou ajudar o clube, tá quieto e o seu lado mais exigente ( que tanto aprecio) e que tanto criticávamos ser uma das principais pechas no nosso clube ao deixar uma clara indirecta ao treinador e ao grupo de trabalho quando refere que por ficarmos em 3º lugar não existe a certeza de nos qualificarmos para a champions o que tem repercussões económicas no orçamento da próxima época.
Penso que foi uma entrevista em que se viu um BdC mais assertivo e mais pragmático do que o costume.
Gostei desta postura.
13 Maio, 2015 at 10:32
há um hype pelo danilo do marítimo que não consigo entender de onde vem. Eu ali não vejo nada que justifique a nossa atenção.
além disso o marítimo tem uma amizade estranha com o carnide.
danilo? Prefiro antes Rosell, Zezinho ou Palhinha.
13 Maio, 2015 at 12:23
Gosto dele desde que o comecei a acompanhar na selecção sub 20 na colombia… Hype ou não, é muito bom na posição.
13 Maio, 2015 at 10:37
Excelente posta!
A equipa A tem de ser alimentada por jogadores da B, jogadores emprestados e reforços cirúrgicos.
Os jogadores da B Wallyson, Gauld estão mais do que preparados. Gelson e Francisco Geraldes podem perfeitamente fazer a pré-época com a equipa. Iuri, Labyad e Esgaio mais do que preparados estão.
Um dos reforços cirúrgicos que faria seria o de trinco. William estará provavelmente de saída para um tubarão inglês. Danilo encaixava perfeitamente…
Agora é fundamental que haja coragem para apostar nestes jovens e espero que a direcção faça apenas os tais reforços cirúrgicos.
Ps- Palhinha tem um potencial enorme. Um ano de empréstimo e fica no ponto.
13 Maio, 2015 at 10:39
Guarda-Redes e q tem ser o gajo mais maduro
1 DC lider maduro Cap
1 MC combate maduro Cap
1 PL MAduro
Um treinador a serio! Pensem num Nuno Lopes ou Nuno Dias…
Somem a isto os putos que quiserem q temos equipa pa dar luta a toda a gente….
13 Maio, 2015 at 10:44
Frost….que treinador de futebol vez como treinador “a sério”?! Quem gostavas de ver na equipa do Sporting?!
13 Maio, 2015 at 10:56
Nao se trata de nomes ou pessoas…trata-se de postura perante as coisas!
Ve a reportagem da caminha po titulo do Hoquei…ve a maneira de lidar com os jogadores c 1 o Nuno Lopes tem…provavelmt nao e o melhor treinador do mundo mas serve q nem uma ao sporting a forma como puxa os colarinhos aquela de orgulho Sportinguista.
Lembro-me com, agrado qd tda gente dizia q iamos levar uma cabazada do Man City, acordar e ouvir na radio o Sa Pinto a dizer “Somos o Sporting, nao temos medo de ninguém e na nossa casa mandamos nós!”
Ate pode ser o MS, desde que transforme o plantel num grupo coeso, capazes de darem a vida uns pelos outros.
Talvez por isso qd BdC deu a ultima grande entrevista ao Record e lhe perguntaram o q era para ele um treinador: “UM LIDER”
13 Maio, 2015 at 11:11
Eu percebi….estava era a pedir exemplos de treinadores de futebol assim! Achas que o Sá Pinto era um bom treinador para o Sporting?! O Sérgio Conceição por exemplo?!
Porque eu percebo quando dás um modelo de treinador…o problema é sempre encontrá-lo! Eu gostava de um treinador que colocasse a equipa a jogar um futebol bonito, coeso, de toque de bola mas vertical, que fosse Sportinguista, que defendesse o Sporting com unhas e dentes, com raça, que ficasse muitos e bons anos no Sporting, que não tivesse sempre à espera de dar o salto, que estivesse a 200% com tudo o que o Presidente diz, que concordasse a 100% com a politica e a exigência do Sporting…Mas olho para o panorama e não o encontro…e pensando que não essa é a parte mais importante…encontrá-lo!
Daí a minha pergunta…se encontras ou tens algum treinador que gostasses de ver no Sporting! Repara que isso nunca será discutível! Tu terás um modelo de treinador diferente do meu e por isso nunca chegaremos a um nome conjunto! Era só curiosidade…
13 Maio, 2015 at 11:21
Digo-te que dormiria bem mais descansado se visse no banco Sa Pinto, Augusto Inacio e Bruno de Carvalho…mas e so uma imagenzinha engraçda.
Alias …ate foi a coisa mais parecida que tivemos com um Nuno Lopes /Nuno Dias que pegou numa equipa meia desfeita, a levou a uma meia-final Europeia e a quem Godinho lhe tirou o tapete, nao pagou os premios q prometeu, e os jogadores (maus profissionais contratados por Duque e Freitas) deram a cagada no final da Taça.
Pergunto-te: Alguém tem duvidas que se BdC fosse presidente com o Sá Pinto tinham ganho a Taça e tinham chegado á final da Liga Europa?
Eu nao….
13 Maio, 2015 at 11:23
Ah…e ja agora …azar do caraças .. foi com Sa Pinto a ultima vitoria sobre o Benfica em 2012 (QUE VERGONHA!!!) sobre o Catedratico Jorge Jesus…
Realmente …ele ha coisas do caraças….
13 Maio, 2015 at 11:30
😉
Eu sinceramente não acho o Sá Pinto treinador para o Sporting neste momento mas adorava vê-lo na equipa B!
13 Maio, 2015 at 11:13
+1
13 Maio, 2015 at 11:18
Além disso se quiseres dou-te o nome de vários grandes lideres que não são bons treinadores….
Basta pensares em jogadores que tenham sido grandes lideres de equipas e que como treinadores não valem uma beata…
13 Maio, 2015 at 10:45
Off: Alguem sabe atè quantos bilhetes posso comprar com um cartao de socio?
13 Maio, 2015 at 10:54
1
13 Maio, 2015 at 10:58
Foi o que ja pude verificar no site!
Obrigado na mesma!!;-)
13 Maio, 2015 at 10:46
Boa posta, com o qual tenho discordâncias, mas é por isso que eu gosto destas marmitas. Fomenta a troca de argumentos sobre diferentes pontos de vista.
1) Clube formador vs. Clube para ter rendimento imediato vs. Modelo competitivo com aproveitamento da formação
Esta é uma das questões que o país futebolístico (imprensa desportiva, paineleiros) “exige” uma resposta por parte do Sporting. Mas exige porque eles próprios criaram os modelos que fazem sentido nas suas limitadas mentes e “obrigam”, neste caso, o Sporting a “escolher” um desses modelos pré-concebidos por eles. Para a imprensa, se uma equipa aposta na formação não pode ter rendimento imediato e se investe forte em contratações para a equipa principal não pode ser formador. Desconfio desse tipo de raciocínios que limitam o pensamento das pessoas e porque são feitos com base em modelos que eu considero errados (nádegas). O Barcelona e o Ajax são clubes formadores e ganhadores. Nunca tiveram de escolher caminho nenhum porque a sua própria filosofia rendeu-lhes títulos nacionais e europeus. São modelos diferentes na concepção mas iguais nos objectivos (formar e ganhar). Portanto, não há que definir absolutamente nada. O Sporting é um clube formador que quer voltar a ser vencedor. Uma coisa não exclui a outra. Temos mesmo um “modelo competitivo com aproveitamento da formação”. Ou outro nome qualquer.
2) Entrada de jogadores da Formação vs. Contratados na equipa principal, Avaliação de qualidade/ maturidade e Timings de promoção
Trata-se apenas de perceber que tipo de qualidade podemos comprar e o rendimento que essa qualidade pode trazer, em comparação com um jovem da formação (ou equipa B). Se a contratação representar uma diferença assim tão grande, muito bem. Senão, não faz sentido. Ou melhor, faz sentido numa perspectiva de melhorar o elenco de jovens para acabar de formar, não faz sentido numa óptica de substituir no imediato, titulares da equipa principal. Aqui tem tudo a ver com Avaliação de Qualidade e Maturidade dos jovens. Porque a maturidade pode ser ganha com experiência mas também pode ser intrínseca. Por exemplo, dentro do campo (que é onde interessa), Wallyson e Gauld já revelam uma maturidade muito acima do normal para a idade que têm. Optou-se por comprar Rosell, porque, se calhar pensou-se que Wallyson tinha a qualidade mas não tinha a maturidade. E Rosell não tendo a qualidade do Wallyson, revela muita maturidade em campo. E é aqui que está a discordância com o Javardeiro. Deu-se o exemplo do Palhinha e da sua falta de rodagem mas se o Wallyson este ano (e se calhar o ano passado também) tivesse sido suplente do William, se calhar, para o ano já tinha melhores condições de ser o titular. (NOTA: Para mim, Wallyson pode ser um 6 de classe mundial, ao estilo Matic, em vez de ser “mais” um 8) Ninguém quer que os jovens saltem da B para a titularidade da A. Mas para serem suplentes ou, pelo menos, opções para convocar têm de servir! Por outro lado, desvaloriza-se muito o treino com a equipa principal. Fala-se muito de não terem “rodagem” ou “jogo” mas, para mim, aprende-se mais a treinar com a equipa principal do que a jogar na equipa B. São níveis completamente diferentes. O problema é que não se fez isto atempadamente com o Wallyson e agora, claro que faz sentido ir buscar um Danilo! A minha pergunta é simples: Com Wallyson integrado à 2 anos definitivamente (mesmo sem jogar mas a treinar sempre), será que hoje não teriamos dentro de casa o substituto de William? Pois é…timing no futebol é tudo. E quando se perdem esse tipo de oportunidades, o custo pode verificar-se 1 ou 2 anos mais tarde ou 2 ou 3 milhões mais tarde (Rosell e Slavchev).
Quanto ao resto, completamente de acordo
13 Maio, 2015 at 11:02
“Fala-se muito de não terem “rodagem” ou “jogo” mas, para mim, aprende-se mais a treinar com a equipa principal do que a jogar na equipa B.”
Mas eu já li em qualquer lado que o Wallyson e mais um ou dois treinam regularmente com a A.
Eu acho que andamos muito distraídos. Mas o nosso principal problema, como bem diz o Sá é que não nos conseguimos enquadrar em nenhum modelo, porque esse modelo para nós não existe.
Reparem que pela primeira vez em muitos anos, seja lá por que razões isso vai acontecer, temos entre seis a oito entradas de jogadores vindos da B e de empréstimos. Sem espinhas e sem stresses. Normal.
Esta é uma realidade inexistente em Portugal, sobretudo no porto e no benfica em que se compra por atacado.
Nós temos mesmo de seguir um caminho novo, só nosso. E concordo com o que alguns dizem, temos de arriscar mais nos nossos levando-os a dar o salto mais depressa.
Mas sigo com muita atenção a preparação da próxima época e julgo, desculpem a heresia, que nunca estivemos tão bem como agora. Falta-nos apenas uma contratação numa área em que continuamos a não formar convenientemente – o avançado puro.
13 Maio, 2015 at 13:48
Caro Sá,
A questão “formador” ou não “formador” não é uma questão semântica. Está na raiz da construção de um plantel. Um clube formador quer ganhar tanto quanto todos os outros, mas ou não precisa de ir tanto ao mercado porque tem uma escola que lhe dá muitas soluções, ou tem muito dinheiro e relega os seus produtos para 2º plano (salvo um grande craque que surja pontualmente). Sinceramente, o Sporting está continuamente dividido nesta lógica. Uns anos uma coisa, outros anos outra. Conforme o dinheiro e a direcção. Mas não há uma identidade consolidada.
A questão da maturidade dos formados de Alcochete está ausente do meu post. Muito haveria por escrever, desde logo a competitividade da II liga que é ridícula (a equipa B do Sporting passou por todas as tropelias e mais algumas e por pouco poderia ter vencido a prova) e não serve de ante-câmara para a equipa , não serve mesmo! Ou a questão da necessidade de valorizar/promover os investimentos feitos em jogadores para a equipa A (Sarr é melhor que os centrais da B? Slavchev melhor Wallyson? Heldon é melhor que Matheus?) – esta questão só foi abordada na qualidade de scouting, onde penso podemos melhorar investindo e formando melhores “avaliadores de talento potencial”…há umas semanas tive à conversa com um scout de um clube da Premier League que me perguntava por nomes de miudos do Sporting que eu nem sequer sabia que existiam e que em 1/2 dúzia de minutos me resumiu todos problemas e virtudes da formação do Sporting. Eu perguntei-me se os nossos scouts têm esta paixão por conhecer as realidades e especificidades dos jogadores e locais de origem dos nossos reforços. Para mim acertar nas compras é 2/3 do sucesso da época, o restante é ter um bom treinador.
13 Maio, 2015 at 15:58
“Para mim acertar nas compras é 2/3 do sucesso da época, o restante é ter um bom treinador.”
N sei se será bem essa a percentagem mas esta é uma questão importante. Se há criticas que podem fazer a MS (e faço-as) tb se verificaram erros na nossa lista de compras. É que se não há dinheiro, que não se compre…por comprar. Gastou-se algum dinheiro desnecessariamente e atrapalha um pouco (como se viu na B, a melhoria foi notória com um grupo mais reduzido).
13 Maio, 2015 at 10:48
mais um grande tupperware.
Concordo a 100% com esta análise. E acredito q muito do nosso sucesso passará pela forma como gerimos a inclusão dos talentos na equipa principal.
13 Maio, 2015 at 10:51
fiquei mais descansado depois de saber ontem pelo Presi que o guidetti vai pra outro lado qualquer…
13 Maio, 2015 at 11:01
Parece que vai po Stoke City http://www.cqnmagazine.com/3-1million-guidetti-package/
Ah…o Stoke faz so 117,6M€ de receitas …o Sporting 35M€….
Esta e pos meninos que acham que se contrata jogadores, se tem modalidades fortes mas depois não querem pagar 5€ para ir a Alvalade ver a taça….
Ver http://en.wikipedia.org/wiki/Deloitte_Football_Money_League
13 Maio, 2015 at 11:05
5 euros é o preço de um jogo no CNS.
13 Maio, 2015 at 11:22
Pois é… mas há muitos meninos que só sabem “exigir” mas depois na hora de gerar receitas “ai e tal… 40 eur€ pro 2 bifanas no relvado ou 5 € para a bancada é caça ao euro”
E depois temos 16 mil na meia-final e 11 mil nos quartos-de-final da taça.
Que moral tem este tipo de gente para “exigir” o que quer que seja….
13 Maio, 2015 at 11:40
Ricardo, para mim os 5 euros de entrada para a bancada são justos. Os 30 para o relvado são excessivos.
13 Maio, 2015 at 11:53
Estás no teu direito, mas os 30 / 40 € são os bilhetes premium. É normal que seja um preço mais puxado.
A relva tem que ser protegida de vandalismos e isso com 5 / 10 € não protegias.
Nos jogos da Liga o preço do bilhete Vip é bem mais caro que o mais barato, mas Ambos dão acessso a ver o jogo.
Com 5 € / 10 € qualquer pessoa que não tenha conseguido comprar para o jamor pode ver o jogo num ambiente de estádio (óbvio que não é igual a estar no jamor) e no fim tem a “vantagem” de já estar no local da festa.
Mas o que eu critico não é acharem caro ou barato é ver argumentos redutores de que são 40 € por 2 bifanas no relvado e nada mais que isso…. o que é completamente falso! Estar no relvado é estar no centro da festa!
13 Maio, 2015 at 11:34
Vocês devem todos pagar rios de dinheiro ao Sporting…
A partir de quanto é que eu posso passar a dizer que acho a coisa X ou Y cara?!
13 Maio, 2015 at 11:42
estou a falar de ir prá bancada ver o jogo nos ecrans gigantes…
13 Maio, 2015 at 11:53
Epah eu não sei se dava os 5 euros ou não para ir para a bancada, também não estou em posição de saber se dava ou não (felizmente) mas ainda assim é possível um Sportinguista, qualquer que ele seja, achar um preço excessivo ou não?! No geral quero eu dizer! Esquece os 5 ou os 30! Por principio! Não percebo porque é que de repente alguém que defende que a pessoa X ou Y por dizer que o preço do produto A ou B é excessivo de repente se torna numa besta que deixa de poder opinar sobre o que quer que seja, pior que um lampião!
Como disse felizmente não é o meu caso porque vou ao Jamor mas conheço pelo menos 1 pessoa (um amigo) que é sócio, tem missão pavilhão (ele deu-me a minha e eu dei-lhe a dele) e tem Gamebox à 2 anos! Não vai ao estádio porque acha que 5 euros é demais para ir ver o jogo nos ecrãs e preferiu combinar com um grupo de amigos ir de manhã dar uma volta ao Jamor (eu vou com eles e depois fico) e depois seguem para casa de um deles que mora em Caxias e vêem o jogo! Ele é menos Sportinguista porquê?! Ele deixa de poder dizer o que quer que seja sobre o Sporting porque achou que o produto A ou B era excessivo?! E eu falei de 1 do grupo porque não conheço bem os outros…sei que alguns são sócios e não sei quantos compraram missão pavilhão! Não percebo….sinceramente não percebo…
13 Maio, 2015 at 12:42
Não é caro nem barato.
É para o pavilhão.
Ponto.
Quem entende isso e pode vai ao estádio.
Quem não entende ou não pode não vai.
Simples.
Não digam é que é caro ou barato.
Se eu estava disposto a pagar 20 euros pelo bilhete, porque não hei de dar 5 para ir a alvalade.
A mim, nem os 30 me causam Confusão . Já tinha decidido seguir o exemplo do marokas e dar o $ do bilhete para o pavilhão.
Se puder ir só espero que me troquem as bifanas por cerveja… é que sendo vegetariano eu sim posso dizer que é caro por duas cervejas 🙂
13 Maio, 2015 at 11:36
o problema é que o stoke não fez esse dinheiro à conta dos sócios que têm! mas concordo! qts mais sócios melhor!
13 Maio, 2015 at 11:44
Se tiveres mais assistencias teras melhores patrocionios..
E aqui q socios e adeptos tem de ajudar o clube
13 Maio, 2015 at 11:58
mas esse pensamento custa interiorizar por parte dos Sportinguistas!!
Já pararam para pensar qual seria o impacto em termos de marketing e publicidade se no dia da final da taça tivessemos 30 mil na bancada a ver o jogo em Alvalade??
Não estariamos para alem de ajudar a missão pavilhão a dar ainda força negocial em negociações em curso e futuras?
5 € a 30.000 —> 150.000 € (bem sei que há custos e não seria tudo lucro, mas a grande fatia seria lucro!)
13 Maio, 2015 at 12:01
Olha o José de Pina a cascar na iniciativa:
Abrir o estádio para os adeptos que não vão ao Jamor conviverem e ver a final nos écrans, óptimo!
Pagar uma quantia simbólica (ex. 5 euros e até aos 10 anos não se pagar) para entrar, bancada e relva, seria correcto!
Os bares estarem abertos para se consumir e assim se fazer negócio, certíssimo!
Não se levar comida para dentro do estádio? Normal!
Mas a iniciativa Jamor em Alvalade já me parece uma excentricidade. Vejamos:
1.Picnic na relva em Alvalade? (Estou à vontade, na altura critiquei um célebre jantar de gala no meio do relvado)
2. 40 euros duas bifanas e duas bebidas? Chef Stanisic ou o Avillez?
Quem as fornece, o Zé Eduardo? (À borla? É a contribuição dele?) E os artistas que vão actuar levam cachet? São pimbas, ou estão ao nível do Sporting Clube de Portugal?
3. Grande parte da receita é para o pavilhão. Então mas o pavilhão já não está orçamentado? Até quando vai haver esta história do pavilhão? Ganhava-se uma camisola com a Missão Pavilhão, agora ganha-se bifanas para o estômago?
Com todo o respeito, o Sporting Clube de Portugal não é como aquela agremiação ali da zona de Carnide.
Temos mesmo, mesmo, mesmo de ganhar esta Taça de Portugal custe o que custar. Em caso de derrota, toada a equipa devia ser obrigada a comer 20 bifanas de seguida, a seco!
SL
13 Maio, 2015 at 12:57
Aí está o Pina de máscara caída! O humorismo que utiliza nesse comentário é desprezível.
Há duas formas de olhar para a iniciativa (convém lembrar que ir a Alvalade ver o jogo não estava nem nunca esteve programado, logo, não é um direito adquirido):
A) É uma Missão Pavilhão com mais benefícios (ver o jogo em Alvalade)
B) É um direito adquirido, logo, devia ser de borla, caro ou barato
O Pina já demonstrou bem aquilo que pensa. Pois bem, que fique em casa, vá ver num café ou arranje bilhete para o Jamor. Antes da iniciativa, provavelmente era isso que ia fazer. Logo, não entendo o que é que mudou.
13 Maio, 2015 at 15:05
O Pina também já me enerva.
Pó cacete.
Foda-se criticar por criticar
Cum caralho eu andava distraído ou não me lembro De tanta crítica por criticar no tempo do croquette.
Se não se faz, critica se.
Se se faz, critica se.
Interessa la quem vai cantar.
E já agora, quem decide se os grupo que vão tocar estão ao nível do SCP…foda-se que comentário petulante e pedante
13 Maio, 2015 at 12:33
E tudo isso Ricardo Coração de Leao!!!
É preciso espírito de corpo!
Eu vou estar em Alvalade com familiares a assistir e a conviver com quem la quiser aparecer…
Ah…e com tanto aparvalhanço mereciam que se ganharmos a taça, a festa seja la dentro e só entra quem paga!!
Saber aparecer DE BORLA nos sucessos e muito fácil!!
13 Maio, 2015 at 12:39
Frost, desculpa mas eu não consigo perceber como é que podes aceitar que para se receber uma equipa campeã num estádio ou noutro sitio qualquer, se pague nem que seja 1 centimo (tirando já o valor das quotas que acho muito bem que sejam paga, pois é o nosso compromisso). Receber uma equipa campeã é uma manifestação espontânea de afecto entre adeptos e atletas/treinadores/direcção, não é um espectáculo de variedades ou até mesmo um jogo da bola.
13 Maio, 2015 at 12:47
Eu vou explicar-te …sou socio ha 20 anos, sempre que posso contribuo com dinheiro ou tempo, cm ultimamente na Tasca.
Um clube nao vive do ar…precisa de dinheiro para se manter, competir, crescer.
Entao o clube precisa urgentemente de erguer um pavilhao , pede-se um contributo para assitir ao jogo em familia e poe-se com merdas?? Fdx…
Acho de uma injustiça brutal se malta que nada fez, contribuiu, diz mal das iniciativas e depois entra-me ali a campeao so para apanhar a parte boa da festa e das borlas??… Revolve-me o estomago…
13 Maio, 2015 at 12:51
Mas olha…tanta irritação deu uma ideia mazinha e esse eu fazia:
-Se ganharmos socios com quota em dia podem entrar de borla pa festejar
– Nao e socio? Olhe a Loja Verde ta aberta excepcionalmente ate as 22h … pode ir la fazer-se socio e depois pode entrar
Quem ja tiver pago 5€ pa bancada nao precisa de mais nada….
13 Maio, 2015 at 12:58
Felizmente somos muitos, todos nós com diferentes ligações ao clube. Se queremos demonstrar a nossa força devemos criar condições para que todos os Sportinguistas se aproximem desse mesmo clube e não criar mais divisões. Cada um deve contribuir na medida do que pode, acho errado estar constantemente a medir Sportinguismo e quem é que tem mais direito a quê, dividindo aquela que é a nossa maior força. Se o Sporting for campeão vamos todos festejar, tal como deve ser, sem que isso seja um problema para ninguém.
Vais-me dizer que achavas bem estar um funcionário do clube no aeroporto, a pedir euros aos adeptos para poderem receber a equipa de óquei?
13 Maio, 2015 at 13:04
Acho q fundamentalmente os Sportinguistas tem de tomar consciência que tem de ajudar, na medida de cada um, FINANCEIRAMENTE o Sporting sendo sócio, missao, o que for!!
A nivel pessoal, posso dizer q usei a vitoria da equipa de hoquei para convencer mais um adepto a filiar-se!
Portanto eu agi como funcionário do clube a angariar um novo socio.
PS: Sem qualquer provocaçao, es socio?
13 Maio, 2015 at 13:12
Já agora em relação à tua ideia de limitar a entrada aos sócios, sinceramente não me oponho, mas se ainda houvesse lugares no final entraria toda a gente. Seria apenas nessas circunstancias em que seria favorável a uma limitação desse genéro.
Respondendo à tua pergunta, sou sim e com muito orgulho, com gamebox e comprador todas as quintas do unico jornal que adquiro já há anos.
13 Maio, 2015 at 14:09
Filip, eu não concordo a 100% com este evento, agora acho inadmissível que peguem nisto para fazer piadinhas sobre o meu clube. Não concordo com o picnic mas não ando a mandar bitaites sobre o acontecimento. Fica muito mal a um sportinguista esta atitude. O que o Sr. José Pina conseguiu foi chamar a si as moscas que adoram bezuntar-se numa dança louca à bolta do poio.
13 Maio, 2015 at 14:22
Percebo, DeFran. Também não me agrada a postura de gozo em relação a isto. Gosto ainda menos de qualquer um dos extremismos que esta situação tem desencadeado. O evento em si não me desagrada por aí alem, o que me desagrada é a legitimação de um Sportinguismo de 1ª e de 2ª. Ultimamente tenho visto demasiadas opiniões a suportar esta dinâmica e isso entristece-me.
13 Maio, 2015 at 14:33
Filip… pois isto também me entristece……
13 Maio, 2015 at 15:07
Flip, desculpa lá mas comparar a recepção no aeroporto com a do estádio não lembra a ninguém…
13 Maio, 2015 at 15:15
🙂 talvez.
Só fiz esta comparação porque supostamente, a recepção dos adeptos no estádio a uma equipa campeã não deixa de ser uma manifestação espontanea, certo? Por muito que seja a casa de um clube e que se reserve ao direito de admissão, tem praticamente o mesmo simbolismo que uma ida ao aeroporto ou ao Marquês.
13 Maio, 2015 at 15:24
Mas esta claro que não se pode receber os atletas no estádio depois do jogo?
(sem pagar, claro)
É que eu entendi que è para assistir ao jogo.
E a seguir, não é normal rumar ao marques ao alguma coisa do género ?
13 Maio, 2015 at 15:34
Pois, aí está uma das dúvidas. O que me parece (ontem a entrevista também me deixou com essa ideia) é, acaba o jogo no Jamor e a equipa vai para o estádio, agora a questão será se é só para os pagantes que viram lá o jogo, se abrem as portas aos adeptos em geral para receber a equipa, se vai haverá uma ida ao Marquês?
A comparação que fiz era só para ilustrar o contrassenso que seria pagar, para receber a equipa no estádio. Tájaver a onda?
13 Maio, 2015 at 16:02
Não me lembro de festejar uma taça de Portugal no Marques…acho que nunca se festejou! Só campeonatos…
13 Maio, 2015 at 12:47
Qualquer um pode achar caro ou barato…. mas isso é entrar no pormenor.
Não podem e/ou não querem dar 30 / 40€ para o relvado …dão 5 / 10 € e vão para a bancada mostrar a força do Leão!!
Isso de dizer o Sporting Somos Nós é muito bonito… mas praticá-lo no dia-a-dia é outra conversa!
Mentalizem-se de que somos um Gigante Adormecido com muito mais potencial que os azuis e vermelhos!!
Ainda que as assistencias em Alvalade sejam insatisfatórias …. são números de fazer corar de vergonha os azuis e vermelhos, pois ambos só aparecem quando estão a ganhar. Ainda este ultimo jogo dos azuis… tendo eles hipoteses (poucas, mas têm!!) de titulo.. 25 mil almas. Isso metemos quase sempre Nós em Alvalade… mesmo com o 3º lugar arrumado!!
temos que vencer a inércia e praticar o Sportinguismo Todos os dias…. e não apenas em dia de jogo!!
13 Maio, 2015 at 12:54
E esse o Espirito!
13 Maio, 2015 at 13:10
Que teoria a tua, por acaso sou sócio com as cotas em dia, senão pudesse ser sócio e não tivesse dinheiro para ser, não podia festejar com a equipa? Pensei que isso de medir o Sportinguismo já ia longe mas parece que para alguns não…
13 Maio, 2015 at 12:34
O que é que o Guidetti tem a ver com as modalidades do Sporting? Ou com a iniciativa da final do Jamor em Alvalade?
13 Maio, 2015 at 12:40
Em esquema:
+ Socios & Adeptos -> + Assistencias Futebol&Modalidades -> maior valor marca Sporting -> Maiores Patrocínios -> mais Euros para investires/reteres melhores atletas/treinadores -> mais titulos e prestigios conquistados -> + Socios & Adeptos….
É so começar a por essa Espiral de Crescimento a trabalhar
13 Maio, 2015 at 12:50
Compreendo o esse ciclo e concordo que essa seria a espiral desejável, mas temos de separar aquilo que já está separado, assim sendo:
orçamento da equipa de futebol profissional | financiamento do pavilhão | orçamento das modalidades (proveniente das quotizações)
embora no final esteja tudo ligado porque tudo são pontos da realidade e do universo Sporting, não deixam de estar todos eles separados entre si. Essa é uma das razões pelas quais muita gente pagará sem problemas a entrada do estádio no dia do Jamor, porque é para a missão pavilhão (por exemplo) e não pagaria se se fosse para uma qualquer missão Guidetti.
13 Maio, 2015 at 12:53
De acordo…partilhamos do paradoxo…tao separadas as coisas mas cacabm por funcionar juntas!
13 Maio, 2015 at 11:12
Nunca mais è domingo.
Quatro bilhetes ja nao me escapam!!
😉
13 Maio, 2015 at 11:13
Quem viu Zezinho na primeira época da equipa B em que durante alguns jogos jogou a “6” partilhando o meio campo com João Mário e Chaby e depois a “8” com João Mário e Kikas sabe que é 200x melhor que qualquer médio da 1a liga com excepção dos 3 grandes. Palhinha pela amostra deste ano a brincar é melhor que Danilo, em tudo! Trazer um jovem com poucos jogos ao mais alto nivel para tapar um jovem com menos jogos ao mais alto nivel mas com mais qualidade nao faz qualquer sentido. Admito a contratação de jovens prodigios mas jovens com menos qualidade é a gozar! Qualquer jogador de qualquer equipa da 1a liga tem mais jogos a doer que os nossos jovens mas sao piores… E a unica coisa que ganha jogos e jogos e jogos é a qualidade!
13 Maio, 2015 at 11:24
o mesmo se aplica a outro nome que apareceu nos jornais para a defesa: um central de 18 anos do americano kansas.
Ora, jogador jovem, convocado para o mundial de sub20 só pode ser o Domingos Duarte.
13 Maio, 2015 at 11:42
Por acaso contratação de jogadores jovens de outras formações não me assusta nada. Existem muitos talentos a precisar de um clube como o nosso.
13 Maio, 2015 at 11:54
o paulo renato que já foi nosso jogador, só joga contra ele a 20 de agosto… ainda vai a tempo de ser contratado. 🙂
13 Maio, 2015 at 11:29
Razões para confiar no FUturo:
– A MELHOR GESTÃO FINANCEIRA e ORÇAMENTAL
Esta direção de Bruno de Carvalho fez o impensável: no 1º semestre de 2014/2015, aumentou os lucros em 536% (!!!) para 23,7 milhões euros. As transações com jogadores permitiram uma receita de 20 milhões, acima dos 17,7 milhões do semestre terminado em 31 de dezembro de 2013. O total do Capital Próprio da sociedade passou de um montante negativo de 118 milhões de euros em 30 de Junho de 2014 para um montante positivo de 11,6 milhões de euros, tendo reduzido o passivo em 30 milhões de euros e os financiamentos bancários em 61 milhões de euros.
– A MELHOR GESTÃO DESPORTIVA E FINANCEIRA DO PLANTEL / POLITICA DE RENOVAÇÕES
O Sporting recuperou a totalidade dos passes de 13 jogadores: André Carrillo (20%), André Martins (40%), Chaby (2,5%), Cédric (25%), Capel (20%), Diego Rubio (15%), Diogo Salomão (25%), João Mário (15%), Zézinho (25%), Nuno Reis (15%), Seejou King (40%), William Carvalho (40%) e Wilson Eduardo (40%).
– Desde que é presidente do Sporting, Bruno de Carvalho já renovou com 36 jogadores, um sinal elucidativo da estratégia que dá importância aos produtos da casa, essencial para levar a cabo o rigor orçamental exigido pela SAD. No início de Maio, foram 9(!!) jogadores a renovar o contrato. Pérolas como Francisco Geraldes, Daniel Podence, Palhinha , Matheus, Iuri, Tobias, Mané, Chaby, Gelson, etc, etc…
É isto, amigos. Um clube assim tem futuro. E arrisco-me a dizer: no atual contexto socio-económico europeu, em que apesar de tudoo Futebol não vai fugir à regra, o Sporting vai ser o clube com melhores condições para uma hegemonia no futebol português. Esta política vai ter os seus frutos num médio prazo. ACREDITEM!
13 Maio, 2015 at 14:20
Eu não tenho qualquer dúvida que assim será !
13 Maio, 2015 at 11:36
Engrassade…
Continua-se a chorar por Acosta’s e Jardeis, mas mudar o esquema de jogo para potenciar os avancados que temos, está de chuva…
Temos 3 avançados baixos, (Montero, Tanaka e Mané) e um “pinheiro”… então baseia-se o sistema de jogo para o “pinheiro”, (que faz birra que quer sair, que vai para a seleção durante um mês, que força uma lesão) e continua tudo na mesma?? a chorar por Acosta’s e Jardeis?
A questão é:
São ordens do treinador ou os jogadores é que decidem “jogar” assim??
Não consigo entender a “rebaldaria” que estas opções me transmitem..
Algo vai mal naquele balneário… Mas nós continuamos a ter paciência… Mas tambêm essa se esgota…
13 Maio, 2015 at 11:46
Não tens qualidade e segurança de passe no quarteto defensivo que te permita uma boa troca de bolas, criando espaços para que os jogadores de baixa estatura se possam evidenciar (Mané, Tanaka e Montero), por absurdo, tens o exemplo do Barça. Também tens um meio campo demasiado permissivo e ingénuo a defender, logo, chuveirinho para o pinheiro.
13 Maio, 2015 at 11:56
Pois… mas à quanto tempo é que o “pinheiro” nâo anda por lá?? E durante quanto tempo não andou e jogou-se sempre da mesma maneira??? Esteja pinheiro ou não esteja???
13 Maio, 2015 at 12:06
Não vai nada mal no balneário … os jogadores até estão todos com o treinador, deste a tourada de dezembro 😉
13 Maio, 2015 at 11:40
Apesar de toda a qualidade argumentativa, não há um jogador na equipa B que tenha lugar na equipa A.
1) Os que podiam subir já lá estão:
Cedric
William
Tobias
Adrien
André Martins
C. Mané
João Mário
Patrício
2) Nalguns casos a subida foi precipitada pela gestão danosa de Godinho Lopes
3) Mantendo o plantel, apenas o Wallison poderia tirar o lugar ao André Martins.
3.1) Quem é que vocês tirariam do plantel actual para dar lugar a alguém emprestado ou da equipa B?
13 Maio, 2015 at 11:46
Wallyson dá 10-0 ao A.martins e ao rossel… pelo que tem de ficar no plantel
Gauld—-> quando teve oportunidade mostrou que vale mais que o a.martins (quando este joga a médio mais ofensivo)
Num cenário sem Nani, Carrilo, Capel —–> Iuri, Gelson, Matheus
Iuri para ficar de caras!!
Gelson e Matheus para fazerem pelo menos a pré-temporada e ver o que rendem. Gelson pela “experiencia” diria que de momento está um patamar acima.
13 Maio, 2015 at 11:55
Exacto! Nenhum excepto o Wallison!
Obviamente que, com saídas, haverá lugares por preencher.
Nani/Capel/Carrillo – Iuri, Gelson ou Matheus
Jefferson ou Cedric – Esgaio e o gajo que era do Belenense e não me lembro do nome.
Slimani – Betinho?!?
William C. – Zezinho ou Palhinha
Adrien – Gauld e Wallison
A. Martins – Gauld e Wallison
Ewerton – Ruben Semedo
Resumindo, ficamos bem mais fracos. Se tiver que ser (€€€€) contem comigo.
13 Maio, 2015 at 12:01
Wallyson e…. GAULD!!
Estes 2 tinham que ter tido oportunidades est época!!
Quanto ao lateral…. André Geraldes….concordo. Sempre que jogou esteve bem…. pelo que merece uma oportunidade.
13 Maio, 2015 at 11:47
Faz o exercício inverso :
Quem é que vais buscar para substituir os nossos titulares? … e vê quanto te custa?
Onde erras na tua análise é na afirmação “Os que podiam subir já lá estão … ” pois isto significa que querias ter uma B com o nível de uma equipa A. Impossível com tudo o que isso significaria em termos de orçamentos, expectativas de gestão de jogadores, etc, etc ….
13 Maio, 2015 at 12:04
Eu discordo com a contratação de jogadores para a equipa A. Fazê-lo é assumir perante a formação, que não são solução.
O Ajax que é usado como exemplo, tem um reverso da medalha. Já fez temporadas bem deprimentes. Temos de ter coragem para assumir esse risco. O Barça enquanto clube formador, tem sempre no seu plantel uma super-estrela! Ronaldinho, Ronaldo, Stoichkov, Suaréz, Maradona, Etoh, Deco entre outros…
13 Maio, 2015 at 12:35
Exatamente!!
So nao desiludes se trouxeres uma Estrela a serio…
Entulho ou maltinha da 1ªliga esquece…e sobretudo nao serve ao Sporting que gasta dinheiro 2 vezes…na formaçao/ continuaçao na B e no entulho…
13 Maio, 2015 at 12:01
3.1) todos aqueles que acharam que esta época, só deviam de “correr” nos jogos da Champions e da Europa League…
13 Maio, 2015 at 11:42
Bom dia para a Familia da Tasca…!!
É isso mesmo aquilo que faz falta (a alguns…)…
P
A
C
I
E
N
C
I
A …!!
E será que alguns saberão o que é ser paciente…??
Não confunda com “o aceitar do destino” ou mais cruamente… a resignação…!!
É que meus amigos…o “destino”não existe…
A ESPERANÇA sim…essa existe (há quem afirme até que VERDE…!)…e só com é capaz de “cultivar” a esperança é capaz de ser paciente para “ver” a planata crescer…tomar corpo…dar flor…e desabrochar em frutos apetitosos…
Quem não for paciente…tem falta de qualquer mais para ser sportinguista…!!
SCP também se poderá traduzir por “Só Com Paciencia…”
De outra forma…lá virão os cachorros cegos…!!
Abraço e SL
13 Maio, 2015 at 11:52
Uma teoria de conspiracao:
Conhecendo as “bestas” envolvidas, terá este renovar de contracto de Leonardo Jardim, servido para eliminar as clausulas impostas pelo SCP e está-se a “preparar” o regresso de LJ para uma das nádegas????
13 Maio, 2015 at 11:56
Eu só espero é que com essa renovação do pedreiro mais famoso de França caiam mais uns trocos nas contas do SCP.
13 Maio, 2015 at 12:02
o monaco até cumpriu uns quantos objetivos…
13 Maio, 2015 at 12:07
Por acaso quando li a noticia até achei o contrário…
O tal Contrato do Sporting é com quem?! Com o Mónaco ou com o Jardim?! Se é com o Mónaco isto vem no mínimo alargar o prazo (no máximo mantém porque no inicial seria pelos anos de vigência do contrato)! Se é com o próprio Jardim então nada se altera com a renovação…
Esse contrato terá sido feito na altura da contratação e não tem ligação com o contrato entre o Jardim e o Mónaco (em principio)….
Aliás essa clausula era problemática se o Jardim fosse despedido por exemplo…não sei até que ponto poderíamos evitar que fosse para uma das nádegas…
13 Maio, 2015 at 12:16
Isso não faz muito sentido, senão renovamos com o Miguel Lopes e a clausula para pagar ao porco ia de vela.
13 Maio, 2015 at 12:24
Precisamente…
13 Maio, 2015 at 11:53
Pessoal, como estamos de champions? Vamos apanhar tubarao ou somos cabeca de serie?alguem sabe como anda isso?
13 Maio, 2015 at 11:56
Já li que cabeças de série não seremos…
Mas tubarões é o mais certo…!
Li até entre eles o MU…e lembrei-me que a esses já os “lixámos” uma vez…!!
Abr e SL
13 Maio, 2015 at 12:01
neste momento é seeded team… porém pode mudar se ajax e shakthar conseguirem chegar à nossa eliminatória.
13 Maio, 2015 at 12:21
Ok…obrigado pela informacao. Nao tenho prestado atencao nenhuma a isso.
13 Maio, 2015 at 12:42
Ainda não é líquido que não possamos ser cabeças de série… depende de vários resultados
13 Maio, 2015 at 12:00
a equipa B é uma muleta da A, mas também é uma fase de transição para séniores. por isso, compreendo que nem todos posso chegar ver e vencer.
para mim, há jogadores que, pela necessidade da equipa podem ganhar mais depressa que outros. mas, também não podem ficar eternamente na B.
2 aninhos e depois seguir em escalões mais competitivos ou noutras realidades é a melhor forma de crescer.
e nunca se esqueçam. num balneário, o pior a fazer é desrespeitar a “hierarquia” natural. jogadores como o André Martins não podem ser mandados embora de qualquer maneira. bem sei que o Wallyson (por ex.) está em grande forma. mas, a substituição abrupta iria fragmentar o balneário. e isso seria o pior para o clube!
13 Maio, 2015 at 12:06
Compreendo que BdC não queira vender nenhum jogador por vontade própria.
Mas se não formos à Champions, seremos quase forçados a vender o William.
Tudo vai depender da entrada ou não na fase de grupos.
13 Maio, 2015 at 12:14
Teoriza-se demasiado em Portugal sobre a idade “certa” para os jogadores serem lançados ou retirados da equipa, parece que para se praticar futebol de alto nivel o atleta deve estar dentro de uma janela de 8 anos, caso contrário é demasiado jovem ou já não tem ritmo para estas andanças.
Se a não aposta em jogadores mais experientes já é de si criticável à escala global das ligas profissionais (ao contrário da liga italiana). Será igualmente criticável a não aposta em jogadores porque são em teoria demasiado jovens para se fixarem numa equipa, seja ela grande ou pequena. Nesse aspecto deveríamos seguir os exemplos dos campeonatos holandês e alemão, em que as equipas colocam na primeira equipa vários jogadores jovens, colhendo normalmente os frutos desse estimulo competitivo ainda muito cedo na carreira dos atletas.
13 Maio, 2015 at 12:21
Apesar deste campeonato não estar a correr como era o nosso objectivo (mas estar a correr exactamente como as nadegas armadilharam) estou confiante no futuro. Ganhámos experiência a nivel europeu (e dinheiro!), estamos na final da Taça e ganhámos uma série de jogadores na equipa B especialmente após as prestações na taça da liga.
Reestruturação praticamente concluída, receitas a aumentar, união em torno do clube a aumentar, pavilhão em andamento, renovações de contratos em doses industriais e equipa A e B com qualidade aos pontapés…logo temos um clube sustentável e saudável!
Penso que estará na hora de encaixar algum dinheiro com as vendas do William, Capel, André Martins, Montero e Slimani. E investir parte dele em novos jogadores tais como Danilo Pereira e Hassan e renovar contratos com Cedric e Carrillo.
Quanto a mim a plantel estará praticamente feito, faltando um central, extremo e um avançado (Isto se vier Danilo e Hassan):
Patricio, Boeck
Cedric, Esgaio
Jeffersson, Jonathan
P. Oliveira, Tobias
Ewerthon, Nuno Reis (ou contratação)
Danilo(?), Zezinho
Adrien, Wallyson
João Mario, Ryan Gauld
Labyad, Mané
Carrillo, Iuri
Luc Castaignos (?), Hassan (?) e Tanaka ou Rubio
A única coisa que me tira o sono neste momento é a puta de roubalheira que continua a dominar o futebol português e que teima em não acabar.
13 Maio, 2015 at 12:33
Apostar a sério na formação é:
Apostar sem olhar para a idade
Apenas contratar posições carenciadas (aka, neste momento, PL) ou um excelente negócio de ocasião (ex Schmeichel) porque mega trutas, mesmo de férias, dão posicionamento ao SCP.
Manter os craques pelo menos até aos 24-25 anos, ou, no mínimo, a premissa que saem campeões.
Last, but not the least:
Aceitar que o SCP corre riscos de oscilar entre um terceiro e quarto lugar e a seguir ser campeão 2 ou 3 anos.
Se os SCPguistas aceitarem isto, então , podemos ter um verdadeiro modelo apoiado na formação.
(acho que não preciso explicar porque as oscilações )
O problema Actual é a urgencia de títulos, porque se não, subiam já palhinha, gelson, matheus… etc
Claro que se calhar para o ano e no seguinte andávamos a lutar com Braga e Guimarães, mas alguém duvida que com 3 anos a jogar na A e juntos está equipa não ia maravilhar Portugal e a Europa: Luís Ferreira, Tobias, PO, riquicho, palhinha, wallyson, gauld, Iuri, gelson e matheus.
Nem precisa de PL 🙂
13 Maio, 2015 at 12:35
Epá, ajudem me aí com o LE, pode ser o Mica? Ou o da formação que vem de volta do Boavista ?
13 Maio, 2015 at 13:35
L . Esquerdo —> Jonathan Silva. Tem 20 anos, já foi internacional A pela Argentina…. e é nosso!!
13 Maio, 2015 at 15:22
Sim claro
.. estava a pensar na formação… se bem que o oliveira também não é da nossa.
13 Maio, 2015 at 12:35
há possibilidade de o LJ voltar?
13 Maio, 2015 at 12:36
um off topic:
Tenho o cartão de sócio do meu pai para adquirir bilhete para o Jamor.Tem +25 anos sócio mas não tem gamebox…n conseguirei comprar bilhete sem ser na última tranche de bilhetes certo?
Obg
13 Maio, 2015 at 14:30
Certo 😀
13 Maio, 2015 at 14:44
certo…podes esquecer que não sobram até ai….
13 Maio, 2015 at 12:38
Estava aqui a pensar, e o Converge tem toda a razão. O futuro é risonho. Se calhar, o presente também é. Segue abaixo dois 11 titulares do Sporting. “Best Case Scenario” e “Worst Case Scenario”. Cada um deles tem anexado alguns pressupostos gerais e outros específicos.
Pressupostos Gerais:
– Zero contratações
– Modelo de jogo actual
– Plantel de 23 jogadores (11+7+5)
– Opção de compra por Ewerton accionada
– Saídas de Capel, Heldon, Viola
– O quarto central joga na equipa B e por isso não conta para o plantel
11 BEST CASE SCENARIO
Pressupostos específicos:
– Renovações de Carrillo, André Martins e Cédric
Rui Patrício
Cédric, Paulo Oliveira, Ewerton, Jefferson
William
Adrien, Labyad
Mané, Montero, Carrillo
Banco: Marcelo, Tobias, Miguel Lopes, João Mário, Gauld, Iuri, Slimani
Não convocados: Wallyson, Tanaka, Rubio, André Martins e Jonathan
Dúvidas: Rosell, Slavchev
11 WORST CASE SCENARIO
Pressupostos específicos:
– Não renovação e saídas de: Cédric, André Martins e Carrillo
– Vendas de: Jefferson, Slimani e William
Rui Patrício
Miguel Lopes, Paulo Oliveira, Ewerton, Jonathan
Wallyson
Adrien, João Mário
Mané, Montero, Labyad
Banco: Marcelo, Tobias, Esgaio, Rosell, Gauld, Iuri, Rubio
Não convocados: Slavchev, Gelson, Mica, Tanaka, Gelson
Conclusões que eu retiro:
1) No BCS ficamos com um plantel muito bom. O “suficiente para lutar pelo título” depende muito do trabalho táctico do treinador porque considero que há matéria prima de qualidade suficiente para os objectivos
2) No WCS ficamos com um plantel mais jovem mas, por exemplo, o 11 titular não deixa de ser forte o suficiente para ganhar a maioria dos jogos cá no burgo. Aparentemente, não é suficiente para lutar pelo título. Mas, tal como na conclusão anterior, um bom trabalho táctico pode originar uma surpresa
3) O apuramento para a Champions depende muito do adversário que nos calhar mas ainda assim, com o plantel BCS estaremos sempre mais próximos de passar do que com o plantel WCS.
PS: Ofereço uma jola ao primeiro que disser: “Com esses planteis é para lutarmos pelo terceiro com o Braga!” Tem de ser só ao primeiro porque serão muitos a fazê-lo e a carteira não dá para tanto…
13 Maio, 2015 at 13:00
Gosto Sá!
Em qualquer um dos cenários teremos uma equipa competitiva principalmente para consumo interno! E pessoalmente acho que no WCS teremos uma equipa com maior margem de progressão. Mas também acho que, independentemente das indefinições quanto a orçamento e dos cenários, iremos ao mercado pelo menos por um homem golo
Já é certo que o Labyad regressa?
Grandes comentários que tens postado! Sem desrespeito por outros grandes tasqueiros, claro!
Abraço
SL
13 Maio, 2015 at 13:09
O gajo disse que conversou com o presidente e que ia não só regressar como também renovar. Mas palavra de jogador vale tanto como areia no deserto…
13 Maio, 2015 at 13:43
Com esses planteis é para lutarmos pelo terceiro com o Braga! (i did it for the beer, por mais nada) xd
13 Maio, 2015 at 13:56
Sá, no teu BCS, uma nota: Wallyson irá, pelo menos, para o banco. E Gelson passará a constar do plantel. Aquilo que este míudo tem evoluído dá sinais significativos de que irá ter oportunidades. Se as vai agarrar ou não, não saberemos. dependerá dele. Mas não há nada neste momento que nos diga que ele não aproveitará. Parece-me ter a humildade suficiente para tal. Porque talento tem resmas! Falo de Gelson porque tem características únicas de desequilibrio que mais ninguém tem (nem Carrillo que é jogador criativo mas lento e não tem a mesma profundidade).
No teu WCS, a venda de Cédric, Carrillo, William, Jefferson e Slimani iria certamente proporcionar um encaixe nunca inferior a 60M, que obrigatoriamente iríamos aproveitar para ir ao mercado. Não teria sentido absolutamente nenhum termos um encaixe desses e continuarmos com a mesma equipa. Wallyson passaria de vez para a primeira equipa mas teríamos que ir ao mercado encontrar um substituto o mais à altura possível de William (insisto no Danilo do Marítimo). E, por outra tínhamos mesmo que contratar um PL!)
——
Sá, eu percebo onde queres chegar com estes teus cenários e é na linha daquilo que escrevi. Mas quando eu falo de futuro é estar tranquilo face à evolução económica do futebol português para os próximos anos e na qual o Sporting é o clube mais bem preparado. Mas esse Futuro Radioso não impede que (se tivermos condições financeiras para tal) possamos apetrechar o plantel de mais valias que neste momento não existem. Porque…a equipa é curta. Não de talento, mas de soluções).
13 Maio, 2015 at 14:48
Sá, o teu BCS e WCS chocam com as tuas suposições – Manter o modelo de jogo.
Não podemos continuar a jogar para o pinheiro com ele no banco ou sem ter um contratado.
Os planteis são bons mas o sistema de jogo tem de mudar !
13 Maio, 2015 at 12:38
Os bilhetes só são vendidos a quem tem gamebox, inclusive exigem a apresentação da gamebox.
13 Maio, 2015 at 12:44
Eu acho que só faz sentido ter equipa B, se acabarmos com os empréstimos.
Se é para emprestar 10/20 jogadores por época, acabe-se com a equipa B.
É preferível investir esse dinheiro na equipa A, elevando um pouco a fasquia.
Os melhores juniores sobem directamente ao plantel principal, os outros vão à sua vida. Não podemos é ter contrato com 60/70 jogadores profissionais. Isso é que não é sustentável.
13 Maio, 2015 at 12:47
mas não deveria haver uma sequência equipa b –> empréstimo –> equipa A?
13 Maio, 2015 at 12:52
não, quando muito: juniores, empréstimo, equipa A
13 Maio, 2015 at 12:56
como fazem no PSV?
13 Maio, 2015 at 13:06
sim, como fazem os clubes holandeses na sua maioria.
não há que ter medo de lançar talentos no plantel e na equipa principal. se há qualidade, é para apostar. e quando há qualidade, mas é preciso tempo, empreste-se e depois se vê a progressão. João Mário e o Iuri são um bom exemplo. não precisaram da B para nada, até iam estragando a sua evolução. neste momento, olho para a equipa B até mais como um castigo para os melhores jogadores da formação.
13 Maio, 2015 at 14:33
não concordo Val Verde.
é essencial haver a equipa B para a transição.
dou-te um exemplo. o Zezinando era em potencial 10x melhor que o William. não teve 1º a mesma cabeça e 2º a mesma sorte com os empréstimos. a escolha dos empréstimos é muito importante. a equipa B garante uma zona de conforto. o mesmo grupo (+-), o mesmo modelo de jogo e o mesmo espaço físico. só muda a competitividade.
sem equipa B mudava tudo.
na equipa B podem manter as mesmas rotinas e explorar melhor o seu potencial. e depois de feita a transição, os clubes que os receberem por empréstimo já apostam neles de outra maneira.
vê o exemplo do André Martins. o Sporting colocou-o sempre em clubes que não se coadunavam ao seu futebol.
hoje, se vires o empréstimo de Iuri e Esgaio, foram chamados para equipas que estavam a precisar deles.
sem equipa B, acredito que se teriam perdido num CNS…
SL
13 Maio, 2015 at 13:00
Numa de mau feitio, e com tanto aparvalhanço o que alguns mereciam era:
– Se ganharmos, sócios com quota em dia podem entrar de borla no Estadio para festejar com a equipa
– Não e sócio? Não tem as quotas em dia? Olhe a Loja Verde ta aberta excepcionalmente ate as 22h … pode ir la fazer-se sócio/regularizar e depois pode entrar…
Quem já tivesse em Alvalade na bancada (por 5€) ou no relvado já tinha o seu lugarzinho quentinho a espera da nossa equipa!
E mt bonito só aparecer nas horas boas e de preferência á borla!!
13 Maio, 2015 at 13:01
e o comentário do BdC sobre o número de adeptos que foram ao jogo das meias finais da taça em Alvalade?
13 Maio, 2015 at 13:07
Ja que tou numa de mau feitio, os 2000 e tal bilhetes que nao foram vendidos nos 4 dias garantidos deviam era ter sido postos a venda para quem foi a essa meia final!!
13 Maio, 2015 at 13:14
sistema Chelsea
13 Maio, 2015 at 13:21
Cá está um dos “candidatos”…!!
Abr e SL
13 Maio, 2015 at 13:07
No dia em que fechares o clube a quem tem dinheiro e em que tudo se pagar é o dia em que o Sporting morre!
Um adepto quer ir festejar um titulo a Alvalade! É barrado à porta porque não é sócio! Achas mais provável ele aumentar ou diminuir a sua ligação ao Sporting?!
Se há coisa óbvia neste momento no Sporting é a alienação e a distancia dos adeptos para com o Sporting e não dos sócios! A solução é colocá-los ainda mais de parte?! Ou é chamá-los para junto de nós, namora-los e convence-los a serem sócios com o tempo?!
Eu percebo a tua teoria mas ir fundo demais nela para mim é o fim do Sporting…
13 Maio, 2015 at 13:13
Tiago eu nao tou a barrar a entrada de ninguém….era passarem primeiro pela Loja Verde pa entrarem em Alvalade ja como sócios …
13 Maio, 2015 at 13:17
Era uma forma de expressão…
Vais dizer que não pode entrar se não comprar alguma coisa na Loja Verde….a lógica é a mesma!
Achas que ele vai ligar-se mais ao Sporting ou desligar-se mais!? Para já não falar dos que nem sequer pensam em ir lá porque estão tão alienados que nem ligam muito já a ganhar a taça!