Depois da entrevista do Presidente do Sporting caiu o carmo e a trindade depois da revelação bombástica de que o orçamento para a próxima época ainda não estava definido. Foram dadas duas justificações: a incerteza de uma entrada na Champions fruto de um play-off que ainda há para jogar e as dificuldades em arranjar um patrocínio para a camisola na próxima época. Antes de mais, é preciso quantificar isto. Quais os valores em causa? No patrocínio da camisola não tenho ideia mas creio que andará num valor até 5M. No caso da Champions estamos a falar de 12M. Tudo somado e, fazendo a conta por excesso, estamos a falar de um valor à volta de 17M, o que representa cerca de 2/3 do orçamento (25M).
Posto isto, é preciso percebermos o seguinte: pode ser uma verdade lapalissiana mas ainda assim tem de ser dita. Se não entrarmos na Champions, o orçamento não pode ser igual ao do ano passado. Alguma coisa terá de ser afectada porque estamos a falar de uma considerável diminuição de receitas. Pode ser feita uma inversão no investimento ou pode ser feita uma inversão na política salarial. Se a inversão for feita no investimento, parece-me claro que possíveis aquisições dependerão de possíveis saídas. Se a inversão for feita a nível salarial, possíveis renovações podem ficar congeladas ou, em última instância, impossíveis de se fazer. Em resumo, esperar um aumento (ou mesmo manutenção) do investimento realizado no ano passado e, ao mesmo tempo, esperar as renovações em alta de jogadores como Carrillo e Cédric é capaz de ser muito difíceis de realizar em simultâneo. É preciso garantir as receitas para se conseguir fazer isso tudo, receitas essas que poderão ou não chegar em Agosto, por altura do playoff da Champions. E não podemos esquecer-nos que no final de Julho teremos de apresentar um resultado positivo de 5M.
O que o presidente quis dizer na sua entrevista, a meu ver, não tem a ver com a indefinição do orçamento. Tem a ver com a possibilidade do mesmo ter de ser revisto em baixa. Claro que o Presidente sabe muito bem qual será o orçamento, não seria lá grande gestor se não soubesse. O que ele quer dizer é que sem Champions garantida não há palhaço. Muitos de nós preferiam ouvir a verdade, pura e dura. Mas também entendo que não se pode mandar uma mensagem ao mercado de que o Sporting está vendedor. Porque, no fundo, é isso que se estaria a dizer. Se as receitas extraordinárias não chegam de um lado, têm de chegar por outro. Para mim, a mensagem de Bruno de Carvalho é simples: “Vai ser fodido investir no próximo defeso. Mas isto não é uma tragédia porque temos um plantel que não queremos vender.” E isto tem vários alvos: Jogadores, Treinador, Mercado e Adeptos. Se há quem queira sair, ou rescindem pela cláusula ou esperam calmamente por uma proposta que agrade ao clube. Se há quem espere grandes reforços, que tire o cavalinho da chuva porque o Sporting não vai ao mercado sem dinheiro. Se alguém quiser algum jogador importante do Sporting que faça uma proposta atractiva para o clube. É isto que a entrevista deixou nas entrelinhas.
Assim sendo, vou fazer uma previsão. Acho que alguns titulares já têm o destino traçado e esse destino é mesmo a saída (Slimani e Jefferson). Também acho que os seus substitutos já estarão contratados ou em vias de. Acredito que William não vai sair, excepto se chegar a tal proposta irrecusável. E como William fez uma má época, duvido que a mesma chegue. Em matéria de renovações, Carrillo não vai renovar e, provavelmente, já existirá um negócio fechado a ser anunciado depois do Jamor. Já Cédric, não sei, mas acredito que renove porque se trata de um dos jogadores mais antigos do plantel e que traz uma mística que para os adeptos e direcção é sempre importante. O mesmo deverá acontecer com André Martins, embora não exclua a sua saída no próximo defeso. Creio que os casos mais complexos terão este desfecho. Os restantes, dependerão sempre da existência de propostas e da importância que o treinador lhes dará no cumprimento dos objectivos da próxima época.
Para terminar, é bom que tenhamos em mente uma coisa muito importante: escolhemos o caminho da Sustentabilidade e o de Fazer Mais com Menos. Isto quer dizer que não podem ser os orçamentos a definir os nossos objectivos, senão, pela lógica, teríamos de assumir uma luta pelo 3 lugar porque, nos próximos tempos, os rivais investirão sempre mais do que nós. Esta direcção fez-nos acreditar que existem outros factores, não financeiros, que desempenham um papel mais importante. Admitir que é o orçamento que define tudo é menosprezar conquistas como a do Hóquei ou justificá-las como mera “Sorte”. Tem de haver vida para além do dinheiro. Até porque já ficou provado que o dinheiro, por si só, não garante títulos. Isto não significa que não seja factor, que não deva ser bem aplicado ou que não ajude a aumentar a qualidade dos atletas. Mas no dia em que deixarmos de entrar em campo porque o adversário investiu mais, ou aceitarmos que trabalha melhor do que nós só porque tem mais dinheiro, esse será o dia em que deixarei de ser adepto. Simplesmente deixa de valer a pena…
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
15 Maio, 2015 at 8:28
Ou seja traduzindo por miúdos, os jogadores do plantel principal estão em saldo…e esta ahhh …
15 Maio, 2015 at 8:47
Ainda estás a dormir ou a capacidade de interpretação é mesmo fraca?
15 Maio, 2015 at 8:48
É só parvo.
15 Maio, 2015 at 9:48
Eu vou explicar como se fosses um menino de 5 anos.
Carrilho daqui a 6 meses tem o passe na mão. logo é melhor facturar alguma coisa certo? Porque como os custos com o pessoal no seu total não passarão decerto dos 25M€, não poderemos pagar o que ele quer.
Slimani e Jefferson têm contrato até 2017, no entanto estão contrariados o seu rendimento não está ao nível daquilo que poderia estar, logo o melhor é serem vendidos e encontrar alternativas.
Saldos seria vender jogadores que têm contratos longos e se revelam fieis ao projecto por valores baixos. Por exemplo Mané, João Mário, William entre outros.
Vê lá se começas a fazer crescer o intelecto
15 Maio, 2015 at 8:55
Sempre achei que a melhor definição de saldos é comprar aquilo que não precisamos por metade do preço.
Sendo assim levem o que nós não precisamos. Conhecendo o presidente não deve é ser por metade do preço.
15 Maio, 2015 at 10:14
Já que fizeste o primeiro comentário ao menos que estivesses mais inspirado… A equipa está toda em saldo? Por amor de Deus….
15 Maio, 2015 at 10:22
João João ….
15 Maio, 2015 at 11:44
“Kum Karaças…”
Acabei de ler o post…
E “atirei-me” a ler os comentários…
“Levei” logo com um que me deixou “meio desasado”…
Ainda pensei…:
Eh pá…”isto” será do novo acordo ortográfico…ou sou eu que deixei de saber interpretar aquilo que leio…?
Depois “pensei melhor” e por isso …”atrevo-me” a perguntar ao amigo João…:
O amigo leu mesmo de fio a pavio o post…?
É que eu não acredito que tendo-o lido…aquilo que se lhe ofereça dizer sobre o assunto em causa seja apenas …:
“… traduzindo por miúdos, os jogadores do plantel principal estão em saldo…”
“Kum Karaças” amigo…volte lá a ler com atenção o que o Sá postou…!
Abr e SL
15 Maio, 2015 at 11:57
Bom dia,
Não se preocupe, porque aparentemente foi apenas uma acendalha (como muitas que aqui surgem). Ou então ficou envergonhado com os “puxões de orelhas” que se seguiram.
SL
15 Maio, 2015 at 8:34
Tudo certo o que dizes no entanto há uma cartada de risco que é preciso ser feita.
Para arriscar a ida à champions é preciso haver contratações de titulares para esse jogo. Se conseguirmos muito bem, o investimento fica logo imediatamente pago. Se não conseguirmos, temos um plantel que nos traz mais garantias de poder ser campeão. Ou seja acho que vale o risco!
Claro que para ficarmos com as contas certas temos de vender para entrar alguém. Como se melhora um plantel sem dinheiro? Descobrindo jogadores bons a baixo custo (temos acertado. William poderia ser vendido (já aceitava 25) e com ele conseguimos equilibrar o resto.
15 Maio, 2015 at 8:37
Só para comentar a parte do mais com menos:
Ninguém me tira da cabeça que este plantel podia ter sido campeão este ano. Havia valor suficiente….
15 Maio, 2015 at 8:40
principalmente na defesa!
15 Maio, 2015 at 9:01
Isso é uma falácia. Jardim quase foi campeão com Maurício. E se com Maurício não dava, havia Tobias e Paulo Oliveira. E sabes o que é mais estúpido? Dizemos que “agora é que estamos bem na defesa” com o Ewerton mas…não há uma puta de um jogo em que ficamos com a baliza a zeros.
Uma coisa é ter maus defesas. Outra é defender mal.
15 Maio, 2015 at 9:09
Deixa-me só acrescentar uma coisa Sá, se mo permites. Que LJ defende bem, seja com que for é verdade. Algo que MS aprenderá (até pq foi defesa e talvez ajude). Digo eu.
Mas Jardim começou logo na pré época a trabalhar a sua dupla. E o que fez de Rojo é notável.
Ms não. Foi uma confusão. Não estou a desculpá-lo, falo de toda a estrutura em si.
E isto é algo que ele ou o próximo treinador vão ter. Uma dupla já com rotinas e um excelente tobias à espreita.
15 Maio, 2015 at 9:13
completamente de acordo!
15 Maio, 2015 at 9:12
volto a recordar que no início da época já por aqui apelidavam o PO de flop.
durante a pré época o PO acusou claramemnte a pressão. foi poupado e bem.
é engraçado dizeres que quase fomos campeões com o Maurício mas omitires que ao lado do Maurício estava o Rojo.
acho que é substancialmente diferente teres Maurício e Rojo ou teres Maurício e Sarr.
o Sporting não teve condições para entrar no mercado de outra forma e garantir outros jogadores. e nós? preferimos ver isso e ao mesmo tempo preferimos omitir. é como convém.
15 Maio, 2015 at 9:33
Posso achar que o Marco Silva não sabe defender? Ou tenho de atribuir todos os problemas defensivos (que se mantêm hoje com o Ewerton) à ausência do Rojo?
E a ti? Será que te convém falar do Jefferson? Que no ano passado era razoável a defender e este ano parece um infantil?
Convém-te falar do William? Que foi só o melhor e mais regular jogador do campeonato passado e este ano está uma nódoa, sobretudo a defender?
O facto é este: Defendemos mal. Ponto. Mas defendemos mal como equipa e não por causa de um único jogador.
15 Maio, 2015 at 9:39
É isso Sá. Não podemos atribuir o descalabro todo da defesa apenas à ausência do Rojo. Com o Jardim quando o Rojo não jogava a equipa não abanava tanto mesmo com outros como por exemplo o Dier.
A organização defensiva não pode passar apenas por um defesa central. Tem a ver com os laterais e com o próprio meio-campo. E aí a equipa demorou demasiado a interiorizar as novas ideias de um novo treinador. Foi claramente na consistência defensiva que começámos por hipotecar e época e depois com a ausência quase 5 meses do ponta de lança de referência – Slimani e para o qual a equipa tinha preparado um modelo de jogo preferencial.
15 Maio, 2015 at 9:51
portanto. nós queremos um futebol mais ofensivo mas não queremos assumir o risco compensando com jogadores de mais qualidade… ok. certíssimo.
Jefferson? deixa-me rir. a ti dá-te jeito usar o Jefferson como te convém. ora é culpa do treinador (porque não percebe nada disto e tem de sair) ora do jogador (porque teve um arrufo com o presidente e quer sair). enfim.
William? no início da época vi-te a criticar o jogador porque estava com a cabeça fora (a selecção tinha-lhe feito mal) e estava gordo.
ya. é difícil discutir futebol contigo.
15 Maio, 2015 at 9:55
só mais uma. a propósito do teu “defendemos mal como equipa”.
ontem, em conversa com um tasqueiro, falámos dum lance em que por estarmos balanceados para o ataque, o Jefferson não estava no lugar. e estávamos com apenas 3 defesas. o Maurício, com a tarefa de fechar o flanco, faz o quê? dá o meio ao portador da bola em vez de dar a linha.
nem vou perder tempo a explicar-te o problema que isso é. saberás bem que futebol não é futsal e tu não dás a baliza, dás a linha. e isso aprendes quando és escolinha. o Maurício fazia-o recorrentemente.
defender mal como equipa? ya.. ok!
15 Maio, 2015 at 10:06
Tiago: queremos um futebol que seja eficaz. O que se passa é que no final da época tens o 3º melhor ataque e a 4ª defesa. Isto quer dizer que não foste nem eficaz defensiva ou ofensivamente, ou levanta-te dúvidas? Claro que não defendeste bem como equipa. A culpa não é só do treinador, mas ele tem de arrumar a equipa para não sofrer golos em desequilíbrio tantas vezes. Se não como justificas teres quase 30 golos sofridos? E essa história do futebol ofensivo, é muito bonito, mas viste-te à rasca para meteres batatas lá dentro na maioria dos jogos. Essa é que é essa. Temos todos (sobretudo quem tem responsabilidades na decisão obviamente) de procurar as razões (outros jogadores, outra táctica, etc.) para ultrapassarmos isso para o ano. Fechar os olhos e negar é que não é solução. SL
15 Maio, 2015 at 10:24
Sabes lá tu o que me convém. És intelectualmente desonesto. Falas da ausência de UM JOGADOR para justificar o rendimento de UMA EQUIPA. Eu dei-te o exemplo de dois jogadores que não estão a render. Queres mais? Nani, João Mário, a espaços, Adrien. Simplesmente usei o teu argumento idiota. Pergunta: Quantos jogadores é que precisam de estar mal para haver responsabilidade do treinador? 2? 5? 10? Depois dizes que eu digo que a culpa é do treinador e que “tem de sair”. Lá estás tu. Não disse nada disso. Disse que o Marco Silva meteu a equipa a defender mal. Sobre a sua saída não escrevi uma palavra. Mas a tua “marquice” veio logo ao de cima.
A culpa é deste, a culpa é daquele. O William está gordo, veio mal da selecção. Mas és alguma criança? E depois dizes que comigo é que é difícil discutir futebol?
15 Maio, 2015 at 10:28
ya Sá. é isso. idiota e intelectualmente desonesto.
15 Maio, 2015 at 10:43
Ahahahahah! Vais buscar um lance do Maurício? Acorda, rapaz! Maurício já foi embora em Janeiro! E continuamos a sofrer golos! Queres um lance mais recente? O golo sofrido na Amoreira. Uma anedota completa. Nem se subiu para o fora-de-jogo, nem se acompanhou o marcador directo. Resultado: autoestrada livre até à baliza. Isto foi agora! Na semana passada! Achas que isto é defender bem? É que agora temos Ewerton! Ou a desculpa do Rojo ainda serve?
15 Maio, 2015 at 16:07
Eu já vi o Jefferson a estar no lugar onde a bola vai cair e a fugir dela como diabo foge da cruz.
15 Maio, 2015 at 9:53
Começar a época com Maurício Saar Rabia Poliveira é de bradar aos céus e achar que podíamos ser campeões com eles nem comento.
De referir que as duas contratações mais caras do defeso Gauld e Slachev nenhum dos dois jogam nem tem qualidade para isso. Mas isso não interessa nada.
Como não interessa dizer que o Carrilho que faz a melhor época , nem falar na aposta no João Mário.
Cada um vê o copo como quer…
Eu só da opinião que com o plantel que tinha a disposição era difícil fazer melhor.
Estou curioso para ver quem vai ser o próximo treinador
15 Maio, 2015 at 10:05
Gauld e Slavchev não jogam nem têm qualidade!?!
O Slavechev ainda dou de barato, mas o Gauld…
E se o Gauld não jogou mais será por culpa de quem, foi ele que se recusou a jogar!!!?
Tinha plantel para fazer melhor, e não tenho duvidas de que se o treinador ainda fosse o Jardim tínhamos estado, pelo menos, na luta na pelo primeiro lugar por mais tempo.
15 Maio, 2015 at 10:15
O Gauld ao pé do Gelson Matheus e Palinha é vulgar.
Ah é verdade o MS tem uma agenda por os piores a jogar
Leonardo Jardim apanhou um Porto como não se via há muitos anos.
15 Maio, 2015 at 10:19
LOL!
É vulgar!!!… Cá estaremos para avaliar isso nos próximos anos, não é que os 3 que referistes não tenham qualidade, porque têm, mas o Gauld não me parece ser inferior em nada a eles.
15 Maio, 2015 at 10:21
O exercício mais facil é comparar o nosso plantel com o do carnide.
Sim, aceito que a nossa defesa é pior que a deles (pois ganham muito na experiência e ratice) mas e do meio campo para a frente ?
Não somos ela por ela ou melhor ?
Se não fomos campeões foi porque não marcámos golos quando devíamos, não foi por os termos sofrido !
15 Maio, 2015 at 10:31
na defesa concordo contigo. mas não acho o Gauld um jogador vulgar. acho mesmo que vai ter um grande futuro no clube.
sobre Slavchev, pelo pouco que vi, preferia apostar nele ao invés do Rosell.
15 Maio, 2015 at 15:18
Oh Jubas76 então mas não és tu que andas aqui sempre a repetir “ad nauseam” que não vês nenhum com qualidade na equipa B nem nos emprestados para um Sporting campeão?
Saúdo que o Gélson, o Matheus e o Palhinha parecem ter furado esse crivo de qualidade apertadíssimo característico de gestores de topo super exigentes.
Dass…
15 Maio, 2015 at 16:00
Sardinha Verde estás a utilizar frases soltas como mais te convém.
Nenhum desses jogadores está emprestado, eu faço esse comentário em relação aos jogadores emprestados.
Quanto ao Gelson , Matheus e Palinha acredito que daqui a 2 ou 3 anos vão ser jogadores de TOP.
15 Maio, 2015 at 20:42
Concordo.
15 Maio, 2015 at 22:05
ISTO!!!
15 Maio, 2015 at 10:27
Temos ficado com a baliza a zeros sim Sá …
Contra po Estoril o problema nao foi da defesa ( ate fabricaram o único golo)… Mas sim da equipa em geral.
15 Maio, 2015 at 8:57
Sem a novela defensiva do inicio de época e com um pouco mais de acerto na finalização concordo perfeitamente.
15 Maio, 2015 at 9:11
Certo. Mas tb não podemos esqueçer certos empurrões que os adversários directos tiveram em determinadas alturas do campeonato e que lhes valeram na altura muitos pontos e…confiança.
15 Maio, 2015 at 9:12
verdade! mais uma que preferimos não ver!
15 Maio, 2015 at 9:59
Além das ajudas que os adversários tiveram o Porto do ano passado não é igual ao deste ano.
Leonardo jardim que tive imensa pena de nnão ter ficado, ou melhor não terem proposto a renovação mais cedo ficou em segundo lugar contra um porto que foi provávelmente o pior Porto que tenho memória.
Mas isso não interessa
15 Maio, 2015 at 11:54
E não esquecer que para a além “das ajudas directas” às equipas adversárias …
Os jogadores deles por norma, têm “uma maior cobertura” dada pelas equipas de arbitragem…não fora isso e jogadores como…:
Casimiro…
Maxi Pereira…
Samaris… e outros…
Dificilmente chegariam ao fim de qualquer jogo, sem pleo menos um amarelo…
É ver “a facilidade” com que são mostrados aos nossos…!
Não é desculpa…é uma situação que tem (ou devia ter) muito peso…
Na apreciação finl do “resultado” desportivo do Sporting…
Isso claro, não nos dispensa também de fazermos mais…e melhor…!!
SL
15 Maio, 2015 at 9:14
Eu referia-me somente a problema nossos. E o Assentador acrescentou e bem a motivação contra equipas pequenas. Aí um treinador tem muita responsabilidade. Mais do que motivar contra um porto no dragao ou contra um shalke em Alvalade.
15 Maio, 2015 at 9:20
Em relação ao “nosso problema” creio que foram os jogos contra o Belém (2 empates), Paços (2 empates), Moreirense empate em casa) e Académica (empate fora). Só aqui estão 8 pontos perdidos e já não contando o empate com os lamps nos últimos segundos (acho que foi aqui que ficamos afastados da luta) e agora no Estoril (já não havia objectivos para conquistar no campeonato).
Fomos os reis dos empates e numa equipa que diz querer ser campeã não pode empatar quase 1/3 dos jogos…
15 Maio, 2015 at 9:33
Aí estão 12 pontos perdidos!
15 Maio, 2015 at 9:39
Correcto Esta matemática vai lá vai.
Tenho de deixar de beber medronhos logo de manhã para matar o bicho.
15 Maio, 2015 at 9:41
Completamente verdade. Alguns existiriam sempre, acontece a todos. Porto empata em casa com boavista, quem diria. Benfica perde em paços, vila do conde, ganha com gamanço ao boavista, moreirense e até ao gil em casa. Ou seja, acontece a todos.
A nós aconteceu demasiadas vezes e muito por culpa nossa. Um dos pontos a rever pelo treinador, seja ele qual for.
E nem sequer vou entrar no campo táctico (se era com 2 avançados, se é com 3 defesas, etc), porque não os treino durante a semana e verdade seja dita, não percebo um boi dessa merda.
Mas que gostava de ver outra atitude na entrada em campo, gostava. Tb não me esqueço que em alguns desses jogos falhámos golos incríveis no início que desbloqueariam completamente esses jogos. Nem tudo é culpa do treinador.
15 Maio, 2015 at 10:23
certo !
e onde esteve o maior problema ? na defesa ? ou no ataque ?
15 Maio, 2015 at 10:29
Na atitude!!!
15 Maio, 2015 at 10:32
nos dois lados… Na defesa começou muito mal foi melhorando (tens a 4ª melhor). No ataque não tivemos eficácia porque enquanto o Carnide teve Jonas, nós quase nunca tivemos Slimani. Além disso muita moleza em demasiados jogos e demasiados minutos…
15 Maio, 2015 at 9:10
Valor, havia. Colinho… nem tanto!
15 Maio, 2015 at 9:31
Claro que havia…mas começar a perder pontos com a académica (1 jornada), belenenses (4 jornada) complica tudo!
.2 pontos académica
.4 pontos belenenses
.4 pontos paços
.2 pontos moreirense
15 Maio, 2015 at 11:31
Sem investimento em (alguns) árbitros, tira o cavalinho da chuva.
15 Maio, 2015 at 11:58
Não devemos sequer pensar nisso Liondamaia…
Não “me saberiam” tão bem…
As vitórias do Sporting à custa de “forças ocultas” (mesmo quando às claras) como as dão aos outros…!!
Abr e SL
15 Maio, 2015 at 10:52
bem pensado. it´s a win win situation.
mesmo que seja apenas 1 ou 2 jogadores, é preferível contratar uma mais-valia para a equipa do jogadores wanna be, que já temos.
15 Maio, 2015 at 8:36
Um grande texto para começar bem o dia!!! o Sá não falha 🙂
Este ano temos um desafio extra que é o patrocinio das camisolas… A PT (MEO, ou lá como se chame) decidiu deixar de investir no futebol… O que nos dá um grande desafio, encontrar outra empresa/instituição que nos garanta uma verba entre os €3.5/5M…
A CL é outra conversa… temos que ir todos os anos e ponto final!!! Doutra forma vai ser muito dificil recuperar os anos perdidos pelas anteriores direções. E o melhor será sempre a entrada directa… Falhar a CL é menos receita dos prémios, é menos receita de bilheteira, merchandising, pool direitos televisivos… E algo que não se mede… Ter o nome do Sporting Clube de Portugal na competição de clubes mais importante da Europa 🙂
15 Maio, 2015 at 8:42
Eu acho que chegou a altura de vender o naming do estadio e da academia. Nao podemos continuar a adiar essas fontes de rendimento.
Ps: afinal nao é Jose Mota… o preferido é Paulo Fonseca. Lolol
15 Maio, 2015 at 9:04
Estes gajos não largam a braguilha …. nunca mais é dia 16.
15 Maio, 2015 at 9:13
Esbocei um pequeno sorriso quando vi esse nome… A sério, estes gajos não conseguem ser mais lunáticos ainda?
15 Maio, 2015 at 9:22
Paulo Sérgio?
15 Maio, 2015 at 9:26
Paulo Gonzo? Ouvi na Antena 5.
15 Maio, 2015 at 9:38
Opa, eu tenho um “fetiche” com a careca do prof. Neca
15 Maio, 2015 at 10:08
O professor Neca é brilhante! literalmente:)
15 Maio, 2015 at 10:25
Isso é porque a cabeça tem forma de lâmpada.
15 Maio, 2015 at 12:00
Amigo Phil…
Quando chegar esse momento, não vão faltar adeptos a manifestar-se contra (talvez até aqueles…que menos se preocupam em ajudar…)…
Abr e SL
15 Maio, 2015 at 19:17
Julgo que Paulo Fonseca até poderia ser uma boa aposta, pois tem experiência FCP
15 Maio, 2015 at 8:43
Sa,
Tu percebes e eu percebo isso. Agora o presidente sabe que qualquer frase que diga “ao lado” vai ser aproveitada ao máximo por porcos, lãzudos e cobardes. Na minha opinião mais valia entrar no jogo desses palhaços e não se comprometer com nada…
Ainda em alusão ao post de ontem realmente “já começou”… Os jornais hoje apresentam capas mais nojentas do que o habitual. O maior problema é que há um mar de desinformação e até mesmo os sportinguintas mais puros não sabem o que se passa. Não sabendo o que se passa, não consigo atacar o Zé Eduardo como ontem foi aqui atacado. Ainda para mais lendo títulos como “marco não se importa de sair a custo zero”…. Na minha conspiração estas notícias são completamente plantadas por uma só pessoa é essa pessoa é um autêntico filho da…
15 Maio, 2015 at 8:45
Viva.
Concordo com a análise.
Para mim o foco principal das declarações do nosso Presidente é: eventuais mais valias resultantes da venda de craques serão para compensar a possível redução de receitas e não para reinvestir em pseudocraques apregoados pelos jornais da praça.
Saudações Leoninas.
15 Maio, 2015 at 8:47
Bom dia tasqueiros,
O Sá refere e bem que os orçamentos não ordenam classificações, aliás se isso acontecesse teríamos perdidos os 2 jogos com os lampiões, em sentido inverso como se justifica os pontos perdidos com os de belém ou com os tipos dos móveis?
Na minha modesta opinião a maior falha que tivémos foi a de motivação/atitude em jogos com equipas da segunda metade da tabela.
Dentro deste meu pensamento não me admira nada que o garoto tome medidas, o grupo de trabalho é bem pago, pelo que se sabe recebe a horas, a obrigação de todos é trabalharem com empenho e suarem a camisola em todos os jogos, não apenas nos jogos grandes.
Este é o sentimento que fica de parte desta época: se tivessem jogado contra o belenenses como jogaram contra o schalke, as coisas tinham sido melhores 😀
SL
15 Maio, 2015 at 9:00
Bom dia. Bom post Sá como habitual. Concordo com o que dizes. Infelizmente este ano há mais incerteza do que no ano passado por esta altura em que já sabíamos que íamos à Champions. Mas se não tivermos equipa competitiva já no inicio da nova época será mais difícil passarmos a pré-eliminatoria. Como se desata este nó? Por muito que nos custe só vejo uma forma: realizar uns 20 M em uma ou duas vendas. Com esse dinheiro tentar comprar jogadores equivalentes com 8 a 10 M. Usar o remanescente como almofada. Se formos eliminados teremos de ver depois como faremos. Mas é sempre possível fazer muito com algum. Isso ficou provado na entrada de Jardim. Mas se formos mais remotamente também foi apostando em portugueses, estrangeiros com valor e baratos bem como outros mais experientes que o Porto no início do consulado de Pinto da Costa começou a ganhar. Depois surgiram outros factores como todos sabemos. Precisamos de competência, imaginação e boa detecção de talentos além de rentabilizar bem os muitos que temos. Por último a questão do treinador tem de ficar resolvida cedo. Ou fica o Marco ou rapidamente se encontra um substituto. Mas neste aspecto Bruno tem sido rápido e acredito que a solução já esteja definida. SL
15 Maio, 2015 at 9:01
E dos russos (se é que são russos)? Alguém sabe alguma coisa? O tal investidor será para que área?
15 Maio, 2015 at 9:11
Que é feito do Tasqueiro Miguel Cotovio?
Desapareceu?
É o nosso caminho. Custa muito, mas orgulha-me.
Siamo tutti Sportinguisti!!!
15 Maio, 2015 at 9:17
Infelizmente sim. Mas faltam-nos outros que também têm aparecido pouco e que fazem falta como o Diogo Carvalho. Precisamos de todos os contributos de qualidade e esperemos que eles e outros voltem. SL
15 Maio, 2015 at 12:05
É verdade…
Reparo agora que não tem “cantado por aqui”…
Tudo de bom para ele também…
Abr e SL
https://youtu.be/kjYbSBr69R0
Fica aqui “a resposta” do Cotovio ao post do Sá…
É o que se pode dizer…: um “remate…ao post” 🙂
15 Maio, 2015 at 9:17
O próximo treinador do Sporting é : Apoiar a direção ao maximo e mostrar que 99% está com BdC e não com o MS !
MS não estava a gostar de estar ali … É notório e não digo que o homem seja obrigado a ficar. Não gosta, sai. Isso é de homem.
Quem ficar debe saber como se opera no reino do leão !
Posto isso, é só ter 2 palmos de testa e aproveitar a melhor escola de formação do Mundo !
É que é só isto mesmo ! Quem quiser inventar, passar a vida de mãos nos bolsos e se sentir mal com palavras que exultem o profissionalismo ao máximo, sai !
O Sporting mudou e algumas pessoas não perceberam … Acharam que 3° lugar e exibições medíocres chegavam. Não se sentiram bem em ser encostados a parede. O próximo já sabe com o que conta e vem esperto !
Sporting sempre sempre sempre !
15 Maio, 2015 at 9:24
Vamos ver Paulo. Espero que tenhas razão. Andei não sei quantos anos a levar com a conversa do próximo. No próximo é que é.
Só há uma merda que ainda não entendi bem neste tema Bruno / MS. Um gajo que goste do treinador não pode estar 100% com o presidente?
15 Maio, 2015 at 10:33
Pode estar com ambos … Mas em última instância, ou está com um ou com outro. Neste cenário estou com BdC !
Só uma extra : o João de Deus tem cara de Unai Emery … Está contratado eheheheh 😉
15 Maio, 2015 at 10:52
Isso é o que a imprensa quer. Ou com um ou com outro…
15 Maio, 2015 at 12:08
Eu apoio o Presidente…
E desejo que se mantemha o Marco Silva…
Mas se houver mudança…eu apoioarei a mudança, porque acredito que ela a existir… será para o melhor do Sporting…!
Mas gostava que MS se mantivesse…!!
SL
15 Maio, 2015 at 9:29
Como eu já disse o dia que ficarmos satisfeitos com um terceiro lugar estaremos a admitir que os nossos adversários não são Benfica e Porto mas Braga, Guimarães ou outra equipa qualquer. Podemos compreender analisando os vários factores mas nunca ficar satisfeitos. Para mim o treinador da próxima época terá de ser competente (acho que o Marco o é) e guerreiro (terá de o passar a ser porque nesta fase de recuperação precisamos disso incluindo na capacidade de motivar os jogadores). Ser sportinguista é interessante mas não é fundamental e é difícil reunir as 3 características pelo que temos de considerar as duas primeiras. Com este perfil só vejo um Marco mas evoluído ou um estrangeiro.
15 Maio, 2015 at 9:44
Ser Sportinguista tem uma grande vantagem. Terá o apoio incondicional dos adeptos e isso pode provocar um excelente e motivador arranque. Não garante nada, mas pode ajudar no início.
15 Maio, 2015 at 9:48
Pois era o ideal. Mas não vejo nenhum nome que de caras reuna as 3 condições. As duas primeiras parecem-me mais determinantes(a ter de prescindir de alguma). E ser sportinguista e não ter uma das outras duas (muita competência e espírito guerreiro – e nisto incluo a atitude com os jogadores de exigência) também não serve.
15 Maio, 2015 at 12:10
Mais do que ficar satisfeito com o 3º lugar…
Eu estou satisfeito pela mudança de rumo dada ao Sporting…!
Continuemos assim a consolidar o Clube e não tarda…serão outros a preocupar-se com o 3º lugar…!!
Abr e Sl
15 Maio, 2015 at 12:09
Pois é Paulo, mas há uma coisa que sei: não há treinador que aguente o BdC. O Jesualdo não aceitou continuar a trabalhar com ele, o Leonardo pôs-se a andar na primeira oportunidade, o Marco vai-se embora e vai para o Porto (num filme que eu já vi mais do que uma vez com protagonistas diferentes, como o Robson ou com o Mourinho que nem chegou a sentar-se no banco) para ajudar o PdC a levantar o clube de novo.
É triste. Sou da geração do Cherba, a dos sonhos desfeitos com os megaplantéis do Sousa Cintra, a das esperanças renovadas em Paris com o Octávio, aquela que acreditou no Projecto Roquette e que achou o futuro era nosso depois dos campeonatos de 2000 e 2002, daquela que chorou copiosamente a derrota com o CSKA. Acredito que o BdC é o melhor presidente que temos desde o Sousa Cintra, que tem dado bastante ao clube, mas não posso tapar os olhos e não admitir que de futebol o homem percebe zero. Tão depressa manda o José Eduardo queimar o seu treinador (porque enquanto ele se sentar no banco deve ser o treinador de todos os sportinguistas) na praça pública como aqui há dois meses dá uma entrevista ao Record a dizer que ele e o Marco “já são crescidinhos” e que estavam “atrasados para o planeamento da próxima época”.
Não há projecto que aguente com tanta instabilidade. Como já referi, apesar do BdC ser o melhor presidente desde o Sousa Cintra, o esforço de recuperação do clube vai esbarrar na falta de dinãmica de vitória do futebol, consequência da instabilidade. Sou o primeiro a apontar os erros do Marco Silva, acho que esteve mal em muitos jogos da temporada e que acusou dores de crescimento. Mas quando o BdC lhe deu um contrato de quatro anos para a mão (e bem) o que é que estava à espera? Não sabia a idade e experiência dele? Não sabia que sem ovos não se fazem omeletes? Amanhã o Marco Silva diz adeus ao clube e o que ganhamos nós com isso (já não estou a falar do Porto)? Vem um qualquer treinador baratucho que não ganhe mais que os 500k/ano (por isso terá que ser outro puto) e vai fazer o quê sem Nani, Carrillo, Jefferson ou Slimani? Entretanto não vamos ao mercado – e bem, porque quem não tem dinheiro não tem vícios e acho bem que entre um Sarr e um Tobias prevaleça a prata da casa – entalamo-nos na Champions e lá terá que ir o William e/ou o Patrício a preço de saldo.
No fundo, até pode ser tudo uma questão de perspectiva. Haverá sempre quem olhe com optimismo para os momentos de mudança. Mas a questão é que eu já vi demasiadas vezes este filme na sala de Alvalade e nunca teve um final feliz.
Não queria ter que esperar pela palavra apenas nas próximas eleições. Não queria mesmo.
15 Maio, 2015 at 12:15
Tem razão Liedholm…
Se não tem sido “o malandro” do Bruno Carvalho…
Nunca o Robson teria ido para o Porto…e então do Mouirinho…nem pensar…!!
Esse “malandro”…há décadas que “anda a dar cabo” do Sporting…!!
O que nos vale é a sua fé e confiança no futuro meu amigo…:
“entalamo-nos na Champions e lá terá que ir o William e/ou o Patrício a preço de saldo…”
SL
15 Maio, 2015 at 12:37
Pois é… mais um comentário na linha do Dreadbear. Eu não percebo determinados comentários depois de este homem ter recuperado o clube da maneira que o fez, de o ter dotado de uma equipa competitiva que pode melhorar, mas que foi construída com um magro orçamento…. Ninguém aguenta BdC??? Porra para isto! Haja tolerância para determinados comentários.
15 Maio, 2015 at 13:46
Até dá dó! E repara como estas Cassandras que anunciam o fim do mundo dão como verdade absoluta qualquer argumento de pasquim…
Mereciam um Nobre “alquimista” Guedes a cuidar das suas finanças pessoais e um Querido Manha como biógrafo oficial.
15 Maio, 2015 at 14:19
Essa história do “quem não está comigo está contra mim” para mim não cola. Não é por eu acertar muitas vezes que vou acertar sempre. E ainda bem que não sou o único a ter opinião diferente.
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=948552
Vamos ver se afinal os pasquins estão assim tão errados. Oxalá que sim!
15 Maio, 2015 at 14:58
É verdade que “assim” não vamos a lado nenhum…
Uma certeza já nós temos…: “de outra maneira”…todos sabemos onde íamos…
O verdadeiro problema é que parece que há ainda muitos sportinguistas, que parece que nem se aperceberam…
Do rumo que levávamos…!!
SL
15 Maio, 2015 at 16:04
O argumento é sempre o mesmo continuam a desculpar as argoladas do BdC com as anteriores direções.
15 Maio, 2015 at 9:35
Antes de mais, quero agradecer (mais uma vez) ao Sá pela grande lucidez e objectividade com que fala de temas complicados como estes.
É um regalo ler estes posts! 🙂
Não acrescento muito mais, porque concordo a 100% com o que foi escrito.
Entrada na fase de grupos da LC
É fundamental para ambicionarmos um orçamento mais elevado na próxima época…é lógico que assim seja! Vamos gastar em função daquilo que vamos ter de receitas.
Senão como vamos conseguir manter as contas em terreno positivo? Não há milagres.
O problema aqui é que a entrada (ou não) na fase de grupos só se vai decidir lá para Agosto e isso vai condicionar a forma como vamos “atacar” o mercado. Mas não há volta a dar. Vai ser mesmo assim.
Patrocinio das camisolas
É uma verba menor que da LC, mas igualmente importante. Não acredito que em PT se encontre algúem neste momento com vontade e € para substituir a MEO. Acredito que a solução virá de fora e tenho um palpite que virá algures de África, num dos POLOPS.
15 Maio, 2015 at 9:37
Bom post Sá. Acredito que neste defeso vamos ter obrigatoriamente de vender alguns jogadores para realizar receitas, quer para termos liquidez para ir ao mercado comprar qualidade quer para cumprir o fair-play da UEFA como bem dizes.
Concordo em parte com as tuas “propostas” de saídas. Sinceramente acho que o William é para ser vendido e o quanto antes. É a nossa maior valia e representará possivelmente o maior encaixe do Sporting em termos de vendas de jogadores. Perdemos em termos desportivos mas ficamos com o orçamento coberto.
Acredito, como dizes, que o Sli e o Jefferson irão ser vendidos. Espero que consigamos ir buscar entre 15 a 20M€ com ambos. Acho que o Capel também irá sair e aqui pouparemos 1M€ em salários. O mesmo com o Carrillo. Se conseguirmos vender por 15M€ será muito bom.
Depois temos dois jogadores que a existirem boas propostas também poderão ser vendidos. Falo do Patrício e do Adrien. Ambos representam um peso enorme na folha salarial e não se deve descartar a sua venda em caso de boas propostas. Por mim ficavam mas o dinheiro falará mais alto. O encaixe com a venda de ambos deverá rondar os 15M€.
Depois o Cédric e o AM. Acho que ficarão dependendo das vendas ou não anteriores.
A pré-época será muito importante para avaliar as contratações feitas este ano (Sarr, Slachev e outros). Se servirem integram a equipa A, se não servirem é para serem vendidos ou integrados numa troca com jogadores de real valia.
Pareço o professor Bamboo a fazer futurologia
Os valores que apresentei é como se tivessemos 100% dos passes dos jogadores, mas como não temos é só fazer as contas.
15 Maio, 2015 at 10:55
Adrien e Patricio fazem falta para puxar pelo Sportinguismo do plantel.
A ter vender um que seja Patricio…Ficaria Adrien como capitão mas penso que uma boa venda do William dará para manter todos os outros da academia.
15 Maio, 2015 at 17:59
Não sei se reparaste mas acabaste de vender o plantel todo…todo não claro ficamos com o AM…
15 Maio, 2015 at 9:45
1) Não sei como é que o presidente pode dizer que o orçamento deste ano está dependente da Champions quando o Play-offé só em agosto…
2) Acredito que à semelhança do verão passado vamos investir cerca de 15 M€ e em vendas fazer 25 (Jefferson , Slimani e +1 ou 2).
3) Dava jeito ser cabeça de série… Força dnipro!
15 Maio, 2015 at 11:48
Mas o orçamento para uma época estuda-se e apresenta-se depois da época começar?
15 Maio, 2015 at 9:48
Começo a achar que BdC é da mesma safra do preso n-44…. Demagogia pura!!
Deixa-me triste esta situação de MS, embora eu não o aprecie o trabalho que efetuo o ano passado, acho que bem trabalhado pudéreis e deveria dar frutos… Senão porque fez um contrato de 4 anos….
BdC és um demagogo, falas de mais do que não interessa e de menos do que realmente interessa. Mas olha és o melhor que se arranja nos últimos 20 anos…
É triste mas o nosso Sporting está como o país, a nossa massa líder é muito egocêntrica e incompetente!
Olha aguentar que é para o cú!
15 Maio, 2015 at 9:50
Comparar um indivíduo que tem feito milagres em termos de recuperação económica de um clube, que o vive 24 horas por dia assistindo a jogos e de todas as modalidades, com alguém que contribuíu para a bancarrota de um país… Sinceramente!
15 Maio, 2015 at 9:59
Lol por acaso é parecido
Alguém que pegou num pais e um individou de tal forma que se não é o apoio do exterior nem dinheiro tinha para pagar salários e reformas com um, que pegou num clube falido, reestruturou, diminuiu os custos em em 40% é parecido.
Até era interessante ter o Bruno de Carvalho a primeiro ministro só que esbarrava era na constituição.
Isto à com cada um. umas boas gargalhadas matinais são sempre agradaveis
15 Maio, 2015 at 10:21
Lol, obrigado bear, por este momento de boa disposição!
15 Maio, 2015 at 10:27
Hahahahah, saiu da caverna….
15 Maio, 2015 at 10:31
Mais valia estar a hibernar…
15 Maio, 2015 at 10:47
Fds….isso é o mesmo que dizer que estás contra um divorcio consensual entre 1 casal! Se não porque é que assinaram um contrato para a vida na altura do casamento?!
Eu não sei o que vai acontecer com o MS mas se falas como se fosse verdade o que tem sido dito acho esquisito um gajo ser contra uma vontade de ambas as partes…
15 Maio, 2015 at 11:18
dread não sei se és (mas não pareces). agora urso…
15 Maio, 2015 at 12:01
Ah ah ah
15 Maio, 2015 at 13:02
muito bom clap clap
15 Maio, 2015 at 12:09
Olha outra acendalha!!
Têm um efeito prático: divertem-nos!!
SL
15 Maio, 2015 at 12:19
Nem vale a pena dizer mais nada Dreadbear…
Já todos “conseguimos ver” o seu pensamento…
Até podia antes comparar ao Vale Azevedo…a esse ao menos…já estávamos habituados…!
Desculpe que lhe diga (porque discordo da sua opinião)…que não será concerteza assim…que chegaremos onde desejamos…!!
Mas respeito a sua opinião…agora o que não concordo, é minimamente com ela…
SL
15 Maio, 2015 at 12:19
Grande gargalhada. Também temos adeptos destes, que nem vêm o óbvio.
AInda bem que é sexta feira! Urso é pouco…..
15 Maio, 2015 at 9:52
A 6ªf é dos melhores dias da semana por 2 razões:
– Fim de semana à vista.
e
– A “posta” do Sá que é sempre um regalo ler (como diz o Jorge)
Um texto muito lúcido e direitinho aquilo que é a realidade Sportinguista.
Retiro uma frase que mostra a mensagem que BdC quis passar ao dizer que o plantel não está vendedor, “Se há quem queira sair, ou rescindem pela cláusula ou esperam calmamente por uma proposta que agrade ao clube”.
Excelente fim de semana a todos e domingo é dia de ensaiar a final do Jamor, portanto todos a Alvalade.
15 Maio, 2015 at 9:54
Bielsa, Sr presidente! Bielsa.
15 Maio, 2015 at 10:29
NEM MAIS!!!
COM O BIELSA LIMPAMOS TUDO, TUDO!!!!
15 Maio, 2015 at 10:44
O Bielsa é impossivel…tirem lá daí as ideias! 1º porque é muito caro, 2º porque o Bielsa quer mandar mais que o presidente e portanto nem passavam da primeira reunião para discutir o trabalho (quanto mais assinar o contrato) e 3º porque o Bielsa nunca deixaria o presidente estar muito perto da equipa…
15 Maio, 2015 at 10:56
O Bielsa não é lampião?
15 Maio, 2015 at 11:03
Hehehe! O Bielsa é maluco…mas lampião acho que não….;)
15 Maio, 2015 at 11:11
Já vimos o bruno no ténis de mesa. Falta ver no boxe.
15 Maio, 2015 at 12:11
E no kick-boxing a ver o Ricardo Fernandes!
SL
15 Maio, 2015 at 9:54
Concordo , penso que nos casos mais prementes será mesmo esse o desfecho.
Quanto à redução, acredito que será no investimento e não nas despesas com pessoal.
E para cumprir o fairplay financeiro, até acredito que se for necessário uma venda ela será concluída antes de 31 de Junho e, possivelmente as aquisições só serão feitas depois do inicio de Julho para não afectar as contas deste ano.
Bela explanação do que acho que se vai passar no nosso defeso.
15 Maio, 2015 at 10:20
A conversa sobre MS já chateia. Será que não conseguem discutir a questão do orçamento sem falarem do treinador?
É claro que BdC tem um orçamento. O Sá tem, mais uma vez toda a razão.
Ter um orçamento toda a gente tem. Cumpri-lo é que é mais dificil, sobretudo quando algumas receitas são previstas e não certas, como são as receitas de vendas de jogadores e as da participação na Champions (na fase de grupos).
15 Maio, 2015 at 10:32
Mantendo a coerência, não vou falar de saídas (que as haverá) ou do treinador (que claramente, vai *censurado*).
Do orçamento, claro que os 12M da championes fazem toda a diferença. Mas se calhar por isso mesmo valeria a pena investir e tentar passar a eliminatória. É um risco.
A falta de patrocinador é outra. No mercado interno não há quem cubra a PT, e ao contrário do que pensamos, lá fora estão cagando para nós. A única hipótese é mesmo apostar numa empresa de um “emergente” (tipo Angola, ou o gajo que quer comprar a TAP) que queira visibilidade e operação de charme em Portugal.
Do naming, custa mas tem de ser. Academia e Estádio (que se chama JOSE DE ALVALADE, e não Alvalade XXI, esse é o complexo). Custa mais não haver pista ou ver erva rafeira do que chamar o estádio de “Ok Teleseguros Arena”.
15 Maio, 2015 at 10:50
Muito bem Nuno. Quanto ao nome do Estádio enfio a carapuça: é de facto José de Alvalade, inserido no complexo Alvalade XXI. O lapso foi meu há dias e fizeste muito bem corrigir. SL
15 Maio, 2015 at 13:56
Malta, tirem o “DE”!
O nosso estádio chama-se ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE! (consultar estatutos)
SL
15 Maio, 2015 at 10:32
Alguns dados interessantes para esta discussão:
31 Maio – Final da Taça e entrada (em festa esperamos todos) no defeso.
10 Agosto – data limite para indicação dos 25 jogadores (22?) para a disputa dos playoffs da Champions
18/19 e 25/26 – Playoffs ….
Janela de transferências (* a confirmar) : 1 Julho a 31 de Agosto
Existe aqui um risco enorme em meu entender que é a sobreposição dos playoffs com as janelas de transferência. Rojo o ano passado saiu no dia 19 de Agosto por exemplo.
15 Maio, 2015 at 10:42
É importantissimo haver uma total e absoluta ligação entre a direcção e o treinador e acordarem muito cedo os cenários possíveis de saídas! Nestes casos é critico não “navegar à vista”…
15 Maio, 2015 at 11:20
e aposto que vai haver certos empresários prontos a darem-nos uma machadada qualquer na 2ª quinzena de Agosto (a la Rojo) e em vésperas de um dos jogos do play off.
félings.
15 Maio, 2015 at 11:27
É certinho….
15 Maio, 2015 at 13:47
Falta aí a Supertaça…espero eu! Importante estar tudo definido em agosto (só em casos excepcionais!)… Com um agosto e setembro perfeitos podemos ficar com todas as condições para o título!
15 Maio, 2015 at 10:35
Vejo-me na quase-impossibilidade de criticar este post porque ele traz consigo a constatação do sucesso parcial dos objectivos dos inimigos do Sporting, da Associação de Malfeitores que, por detrás da cortina manipula, como quer, a “mentira desportiva” que é o Campeonato Nacional de Futebol.
Porto e Benfica, conluiados, propuseram-se dois objectivos óbvios:
1. Repartir entre si as vitórias no Campeonato nos próximos anos.
2. Colocar o Sporting numa posição tal que o impeça de aceder a verbas relevantes para estruturar um orçamento que lhe permita ser competitivo.
Essa realidade é aquela que já antecipadamente sabíamos ter de confrontar com ambição, determinação e sacrifício.
As “prima-donas do futebol” que, ganham de 5 a 20 vezes mais que os nossos treinador e jogadores de hóquei e andebol, têm de “comprar” essa mentalidade.
Tacticamente, a nossa equipe de futebol tem de ser mais pragmática e perceber que, ou joga à bola, intensamente, os 90 minutos de cada jogo, com as armas que tem ou não vai ganhar porra nenhuma.
Os nossos jogadores, à excepção de dois ou três, têm de vir da Academia e os sócios têm de se conformar, até termos cumprido o plano de serviço da dívida, com menos emocionantes espectáculos, melhores resultados, um estádio e um pavilhão permanentemente cheios, a abarrotar. Tem de ser essa a nossa contribuição para a refundação do Sporting.
Frustrou-nos o resultado que fizémos com o Benfica em Alvalade. Jogámos mais, melhor e merecíamos outra sorte. Mas, JJ foi pragmático e obteve o resultado que queria, tal como Nuno Lopes o foi, também e obteve o resultado “improvável” de conquistar a Taça CERS”, ou seja, venceu a competição da “segunda divisão Europeia”.
Se vencermos a liga Europa, com muita competência, organização, trabalho, tenacidade e entusiasmo, jogando na retranca, o nosso futebol será um sucesso do caraças.
Não podemos jogar todos os jogos do nosso campeonato Nacional como se fossemos o Bayern ou o Real Madrid. Temos, à nossa dimensão de ser Chelsea e o nosso treinador, não pode querer ser “Ancelotti”, tem de ser “Mourinho”, isto é, tem de ser realista.
Ontem falei dos indícios de eventual saída de Marco Silva ( chegada de João de Deus à equipa B e omissão de referência ao tema na entrevista dada por Bruno de Carvalho) hoje acrescento mais um.
Dos programas que vejo sempre na Sporting TV, um deles, que me irrita um bocadinho, chama-se sócios ao vivo mas, não perco nunca. Neste programa, o de ontém, foi-se preparando a saída de Marco Silva e de alguns jogadores. Trata-se de um programa de mensagens quase-subliminares da Direcção, não é senão isso, com o expoente disso mesmo revelador (que tem estado ausente ultimamente, só aparecendo em momentos cruciais) Diogo Orvalho acompanhado, em segunda voz pela moderação do jornalista Nuno Graça Dias que, vem equipado com travões “Brembo” para provas de superbike.
15 Maio, 2015 at 10:39
Concordo. O orçamento acredito que está feito, aliás vários que contemplem todos os cenários possíveis e imaginários capazes de influenciar a nossa época (patrocinios, Champions, Doyen).
Agora, como é óbvio, e estamos a falar de diferenças de vários milhões de euros que podem vir a ter grande impacto na nossa época (estamos limitados pelo fair play financeiro e a reestruturação), seria irresponsável estar a falar de jogadores/objectivos sem saber ao certo com o que é que se pode contar. É preciso confiar na direcção que já provou que sabe o que faz.
15 Maio, 2015 at 10:39
O nosso maior reforço será a contratação de um treinador experiente e q não tenha medo de apostar nos miúdos.
Se perder.mos Carrilho? Jefferson?cedric? Temos na academia quem faça o mesmo, temos é que apostar.
O único jogador que não temos é alguém que substitua Slimani.
Investir em jogadores e o treinador ser marco Silva???um treinador de equipa pequena,joga bem contra os grandes e pessimamente contra os pequenos,treinador que ao fim de 1 ano não consegue desmontar uma.equipa de meio da tabela.para baixO.
Realmente a imprensa faz milagres….
15 Maio, 2015 at 22:25
Penso que esse é o caminho!
E além do que referes, que seja um Treinador, isto é, alguém que saiba coordenar a parte Fisica, Técnica e Táctica do treino… Mas sobretudo que seja um motivador (devido á idade da maioria dos nossos jogadores)!
Por exemplo, a equipa do SCP esteve mal preparada fisicamente desde a pré época! Se isso é inexperiência, etc, etc, isso não me interessa, o que observámos é que a maioria dos nossos jogadores não aguentavam nem 60′ quanto mais os 90′ a um ritmo médio/alto.
Quero alguém que prepare ATLETAS profissionais de futebol! Que se observe trabalho nas bolas paradas, quer defensivas, mas sobretudo odensivas (ganham jogos!)… E que seja alguém que “entre na cabeça” dos jogadores!
O resto é meter os ‘putos’ a desfrutar do jogo…
15 Maio, 2015 at 10:39
Há um orçamento e não tem de ser forçosamente menor que o do ano passado! Pode ser idêntico e termos apenas um resultado menos positivo! Além disso há muito mais variáveis a considerar! Vamos receber menos que no ano passado com patrocínios?! Ou foram renegociados?! Pagamos o mesmo de juros depois da reestruturação e das obrigações?! Tenho a certeza que no orçamento do ano passado não foram considerados 12M de champions…eles não estavam garantidos! Garantidos só mesmo 5M (se não me engano…)! O resto foi resultado extraordinário proveniente da participação…além disso dos 5M que acho que recebemos da PT (+ coisa – coisa) receberás a grande maioria…podes não receber tudo mas vais buscar a maioria deste valor….
Mais….a questão não é aumentar o orçamento mas sim principalmente gerir o orçamento! Sem champions também não precisas de um plantel tão “rico”! Além de que terás opções bem mais baratas que as actuais a saírem da B e possivelmente a ocuparem os lugares de outros que sairão!
A narrativa do presidente tem uma lógica para mim! Para com a loucura que andava sobre o mercado…em meia dúzia de dias tínhamos trocado a equipa toda! Eu confesso…não gosto muito de falar do orçamento do Sporting! Se calhar por ter feito muitos e saber as mil variáveis desconhecidas que têm e as formas como eles podem ser trabalhados e moldados…e por isso sei que temos uma informação ínfima face aos que estão no clube e portanto é uma discussão que acaba por se ficar por arranhar a superfície!
Quanto ao nosso caminho para sermos o mais competitivos possível ele é idêntico este ano ao que acho que tem de ser sempre nestas condições (orçamento mais baixo que os rivais)! Apostar na manutenção o máximo possível da espinha dorsal da equipa, investir em poucos mas bons, apostar nos nossos meninos, não pagar muito a suplentes e ter uma equipa técnica estável! Atenção antes que venham os do costume bater no ceguinho! Eu não estou a dizer este ano e esta equipa técnica! Estou a falar em todos os anos e na forma de ultrapassar a limitação orçamental! Claro que se acharmos que uma equipa técnica não tem condições, qualidade, ligação ou o que quer que seja para continuar devemos mudar…devemos é saber que isso nos retira algo! Experiência! Experiência com os jogadores, experiência de Sporting, experiência de lidar com a direcção! E para mim isso é fulcral para um dia virmos a ser campeões! O que não quer dizer que se defenda a manutenção de uma equipa técnica só pela estabilidade…afinal de contas, mesmo perdendo o que eu disse, podemos ganhar muito mais do que o que perdemos com a mudança! Tudo depende de quem é…
15 Maio, 2015 at 10:49
Tiago desta vez (ainda bem, porque eu não discordo de pessoas, mas de ideias) estou plenamente de acordo com o que dizes. SL 🙂
15 Maio, 2015 at 11:03
😉
15 Maio, 2015 at 11:07
O ano passado ganhaste à cabeça pela entrada na Champions +/- 9M€.
15 Maio, 2015 at 11:16
Ok…tks! E quanto ganhas por disputar a pré-eliminatória?!
15 Maio, 2015 at 11:21
2M em caso de vitória ( a somar aos da fase de grupos) e 3M em caso de não apuramento.
15 Maio, 2015 at 11:28
portanto a diferença são 5/6M no máximo…Ok…tks! 😉
15 Maio, 2015 at 11:44
É mais porque este ano só de entrar na fase de grupos são 12(!!) milhões.
15 Maio, 2015 at 11:48
Isso é a diferença entre entrar ou não este ano…não é a diferença face ao orçamento do ano passado que é a comparação que eu estou a fazer…
15 Maio, 2015 at 11:54
Certo, certo..
15 Maio, 2015 at 10:41
Boa posta!
A entrevista do Presidente parece-me ter duas fases, uma em que alerta que o dinheiro está controlado e não pode haver grandes ilusões de contratações e outra de estratégia em relação aos novos patrocínios e a não necessidade de vender.
Na minha modesta opinião, não acredito que o clube não tenha recebido nenhuma proposta próxima dos valores que a PT pagava, à volta de 3,25M€, mas como já todos sabemos o segredo é a alma do negócio.
Já defendo há muito o avançar para o naming do estádio e academia, o Presidente inclusive também já falou no tema, dizendo que assim que surjam propostas concretas e satisfatórias serão apresentadas em AG, aguardo portanto que assim seja, e acredito que em breve teremos novidades.
Quanto ao orçamento para próxima época poderá ficar resolvido esse problema caso consigamos vender por exemplo o William por uns 30/35M€ e conseguir um substituito por 3/4M€ (não sei se já disse mas o Danilo Pereira encaixava que nem uma luva naquele meio campo), conseguir vender o Rossell, Capel, Montero e André Martins, renovar alguns contratos como o do Cedric e do Carrillo.
Neste caso não ficariamos dependentes da entrada na Champions, o que seria um risco enorme fazer um investimento contando com a entrada e depois a mesma não se concretizar, e a qualidade do plantel não ficaria ameaçada.
Claro que a vitória na Taça vai ter um papel determinante nalguns dos pontos falados na entrevista, sigamos tranquilos e determinados no grande objectivo que temos neste momento!
15 Maio, 2015 at 10:42
Sá mais uma vez estamos em sintonia, também percebi isso nas entrelinhas, não como alguns que começaram a dizer que era impossível e incompetência não saber que orçamento contar, a serio? Porra esta direcção o que percebe é de contas e isso está á vista de todos.
Acredito que vamos á Champions e teremos patrocinador então ai muita coisa pode ser melhorada, estamos a crescer sustentados e isso é o mais importante, acredito que os títulos virão rápido e um já em Maio deste ano.
S.L.
15 Maio, 2015 at 22:28
+1
SL
15 Maio, 2015 at 10:43
a champions condiciona substancialmente o orçamento a nós e a qualquer equipa.
Olhando ao que temos em casa nesta altura, podemos discutir o apuramento com os cabeças de série da champions se tivermos a pouca sorte de ir para ao outro lado.
só manchester united está fora do nosso alcance.
o que nos pode acontecer? um valencia, um leverkusen, um shakhtar… mas também um ajax…
A única supresa mais próxima de acontecer é este dnipro roubar o 2º lugar ao shakthar… próximas jornadas lá na ucrania: Kiev – Dnipro e Dnipro – Shakhtar.
15 Maio, 2015 at 10:46
Como é????
Lito Vidigal: Depois do bom trabalho no Belenenses, Lito Vidigal está sem clube e a sua contratação não implicaria qualquer custo para a SAD leonina.
Costinha: A passagem de Costinha por Alvalade, em 2010/11, como diretor desportivo não correu de feição. Pode voltar enquanto treinador.
Sérgio Conceição: Depois de Olhanense, Académica e Sp. Braga, o nome de Sérgio Conceição começa a surgir na órbita do Sporting.
João de Deus: O bom trabalho feito na equipa B (5.º lugar na 2.ª Liga) fazem com que a sua promoção à equipa principal seja ponderada.
Não sabia que os malucos do riso tinham voltado à antena
15 Maio, 2015 at 10:51
Fds…até ser apresentado novo treinador (se for) até o Paulo Sérgio e o Couceiro hão-de aparecer nos jornais como possíveis candidatos….
Embora Lito Vidigal e Costinha seja já realmente passar uma barreira do senso comum…já é para gajos que deviam andar num manicómio…
15 Maio, 2015 at 11:19
Eu gosto do Costinha, alguem que usa fatos aos quadrados com camisas às riscas só pode merecer a minha admiração 😀 😀 😀
15 Maio, 2015 at 11:23
HAHAHAHA!
Será que ele anda muitas vezes com as mãos nos bolsos?!
15 Maio, 2015 at 11:39
Na sua experiência como director desportivo não andava sempre com as mãos nos bolsos, uma andava sempre a agarrar o telemóvel 😀
15 Maio, 2015 at 11:40
Hehehehe! Muitos contactos tinha o homem…
A outra andava a puxar as orelhas ao Is My Lovi….
Afinal se calhar temos treinador!
15 Maio, 2015 at 11:45
Com um equipa técnica competente atrás , não descartava essa hipótese….a nivel de gestao mediatica e liderança Costinha da 10- 0 a MS.
A começarem logo a ver o Lamborghini e os meninos a perceberem que vem ai o Ministro…
15 Maio, 2015 at 12:45
A nível de liderança não discuto porque desconheço! A nível mediático parece-me claro que o MS dá 10-0 ao Costinha…basta perceber como o MS é mediaticamente mais bem visto do que o Costinha….A CS não tem afecto nenhum pelo Costinha e vice-versa….
15 Maio, 2015 at 13:24
Gestao mediatica e a cs dizer bem dum treinador do Sporting?? Esse sera sempre a pior credencial para um Sportinguista…
15 Maio, 2015 at 13:27
Então o que é que entendes por “gestão mediática”?! Posso ter percebido mal então…
15 Maio, 2015 at 14:10
Dar no toitutico da Cs; saber contrariar o veneno de cd pergunta da Cs
15 Maio, 2015 at 11:41
epa mas e suficentm cromo pa por os jornaleiris na ordem; daer porrada em mandrioes cm Izmailov..e tem uma caracteristica fundamental: e sportinguista!!!!
15 Maio, 2015 at 11:48
Tem outra característica que já não é tão fundamental, é um Mendes boy!!!
15 Maio, 2015 at 12:01
Nao sou advogado do Costinha 🙂 Nem sei se continua a ter ligaçoes com J Mendes q de fato era seu empresario.
O que digo e q treinador para o Sporting tem de ser alguem que seja sportinguista e vista a camisola de corpo e alma.Todos os treinadores campeoes pelo Sporting correspondem a este perfil.
Chamem-lhe mistica, registo, estatística , whatever…
E o Costinha, se quisesse entregar-se de corpo e alma, tem pedalada para isso!
15 Maio, 2015 at 12:24
O Costinha é 200% um homem do Mendes…isso é garantido..
15 Maio, 2015 at 11:45
Nunca esquecer o grande Manuel Cajuda ou o mítico Jaime Pacheco !
15 Maio, 2015 at 12:25
Amigo Pinilla…
Jaime Pacheco… seria sempre “uma faca de dois legumes…”!
Abr e SL
15 Maio, 2015 at 11:51
Como nota historica deixo o historial de tecnicos campeoes pelo SPorting:
Portugueses: Cândido de Oliveira (1947/48 e 1948/49); Juca (1961/62), Fernando Vaz (1969/70); Mário Lino (1973/74); Fernando Mendes (1979/80); Inácio (1999/2000).
-Ingleses: Robert Kelly (1946/47); Randolph Galloway (1950/51, 1951/52 e 1952/53); Malcolm Allison (1981/82).
Joseph Szabo-Hungria (1940/41, 1943/44 e 1953/54);
Otto Glória-Brasil (1965/66); Enrique Fernandez-Uruguai (1957/58); Lazslo Boloni-Romenia (2001/02).
Perngunto dos Treinaadores portugueses (JUCA, LINO, F. MENDES e INÁCIO.) qual a caracteristica comum a todos?
-Eram todos os Special Ones do seu tempo? NAO!
-Tinham ja montes de titulos conquistados? NAO!
-Eram todos treinadores com granda potencial e bem vistos pela CS? NAO!
Sabem qual e o denominador comum??
-TODOS SAO SPORTINGUISTAS!!!
E chega a Conclusão ainda mais fantástica:
– O ARQ. ANSELMO FERNANDEZ, responsável pelo projecto do Estádio de Alvalade inaugurado em 1956 e que NÃO ERA TÉCNICO, pegou na equipa na 2ªmao, onde tinham perdido 4-1 contra uma das melhores equipas do mundo, cilindrou o MAN UTD e venceu a TAÇA DOS VENCEDORES DAS TAÇAS 1963/64.
Querem juntar o denominador Comum do ADN dos treinadores que ganham titulos no Sporting?
SAO SPORTINGUISTAS!!
15 Maio, 2015 at 12:24
Assim “a Frio”…
Não concordo com nenhum dos que aponta…!!
Abr e SL
15 Maio, 2015 at 19:13
Veio num jornal.
As minhas apostas seriam:
Prof Neca
Carlos Azenha
Calisto
Paulo Bento
15 Maio, 2015 at 10:47
Bom dia, Caros Tasqueiros,
O Presidente falou bem e a mensagem foi bem transmitida: vai ser uma época difícil (pelo menos até a eventual apuramento para a LC) por questões financeiras e a gestão do plantel vai ser complicada.
Obviamente o BdC não poderia duas coisas que, acho, estão na mente de todos nós:
1- Temos que vender jogadores;
2- Em termos do plantel, temos que ter um treinador (o MS? Outro?) que “faça mais com menos”.
Quanto à primeira questão, parece-me facto inegável que o SCP, por não se encontrar envolvido/promiscuido com agentes, Fundos, etc., vai ter alguma dificuldade em colocar jogadores (a este propósito, os milhafres, quando precisaram de dinheiro conseguiram rapidamente alienar jogadores por autênticas fortunas).
Mas terá que colocar alguns. Se jogadores como o Jefferson e o Slimani já mostraram este ano descontentamento por não sairem, imagino o que a perspectiva de mais 12 meses no Clube fará áquelas frágeis cabeças… O Cédric e o Carrillo também não parecem querer continuar. Quanto ao William e ao Patrício, é óbvio que quererão sair, mas não em conflito com o Clube. Vai ser muito complicado gerir este plantel se não se conseguir vender alguns jogadores…
A questão, obviamente, é do preço.
O SCP também tem que ser visto como exponencializador de carreiras de jogadores. Muito sinceramente, acho que um jogador mais facilmente adopta a idéia de entrar nos milhafres ou nos andrades por saber que, se as coisas correrem bem, mais cedo ou mais tarde vai ser transferido, para o estrangeiro por condições muito mais vantajosas para o jogador. O SCP não tem, ainda, esse estatuto…
O que leva à segunda questão, que me é muito mais preocupante. O BdC diz (e muito bem!) que o SCP não está vendedor. Mas sabemos muito bem que não é assim.
EM TEORIA, o SCP “arrisca-se” a ver sair do plantel o William, o Slimani, o Cedric, o Jefferson e Carrillo. Cinco titulares. Com o Nani (cuja saída é certa, seis). Mesmo que não saiam todos, é expectável que pelo menos 3 titulares abandonem o Clube. A somar a isto, o Capel, o Montero (talvez) e o André Martins.
Não me parece (por razões financeiras) que se dê grande prioridade a contratações (a não ser no mercado interno – e quanto a isto, a política de empréstimos parece-me crucial), excepto a de um PL.
O que significa que o SCP ficará com um plantel muito jovem, e com muitas “segundas linhas”/promessas. Ora, o plantel (considerando como tal o da equipe A e da B) tem muito potencial, disso não há dúvida. Temos muitos jogadores “a aparecer”, e de qualidade, como o Wallyson, Matheus, Iuri, Gelson, etc. E o Gauld.
Que treinador vamos ter para potenciar um plantel muito jovem e com jogadores sem grande experiência? Será o Marco Silva o indicado? Se não ele, quem? É preciso alguém com visão e coragem capaz de dinamizar o plantel e tirar dele o máximo, afastando-se do conservadorismo.
Por tudo isto e mais, vai ser um defeso (e princípio de época) interessante.
Mas ainda há a Taça!
SL
15 Maio, 2015 at 11:04
Se me dessem a escolher entre ter este mesmo plantel para o ano (sem nani) e sem contratações e ter um novo plantel com sáidas/ contratações, assinava já o primeiro.
dificilmente teremos melhor plantel do que este nos próximos anos. tanto a nível de jogadores, como de treinador. é um (triste) feeling.
15 Maio, 2015 at 11:09
Eu digo mais. Se a saída de MS for certa, o pouco dinheiro que houver devia ser ponderado em investir num treinador com mais experiência, perfil de formador e algum currículo. Mais do que ir buscar golpes de asa, precisamos de rentabilizar ao máximo aquilo que já temos. Mesmo que isso signifique não reforçar a equipa.
15 Maio, 2015 at 11:12
Isso tudo Sá e … garra, para consumo interno e externo.
15 Maio, 2015 at 11:15
Os da imprensa hoje não me animam muito 🙂
15 Maio, 2015 at 11:17
Provavelmente não será nenhum deles.
15 Maio, 2015 at 11:17
Se for como com os jogadores ainda faltam alguns para chegar aos 27 nomes…
15 Maio, 2015 at 12:26
Mas Leonissimo…
Desde quando é que podemos “formar” opinião…lendo a imprensa…?
Abr e SL
15 Maio, 2015 at 12:40
Nunca. Estava a ser irónico amigo Max… só para ver que ainda nos podem tentar vender mais uns nomes e nem assim acertam. Abr e SL
15 Maio, 2015 at 11:14
Bem, numa de mandar nomes para o ar, não veria com maus olhos o regresso do Boloni ao Sporting… Quem melhor para apostar em jovens, para além de que já conhece a casa e já foi campeão.
15 Maio, 2015 at 11:16
O gajo conheceu outra casa, não foi esta. Se não fosse o Jardel tinha saído à quinta jornada.
15 Maio, 2015 at 11:18
Não é dos nomes que me entusiasmaria, de todo.
15 Maio, 2015 at 11:25
Isto de adivinhar treinadores é como a cena do gajo que foi à bruxa:
Diz ela: Quem é?
… Porra … começamos mal.
15 Maio, 2015 at 11:20
Epah…ainda falta muitos….
Domingos, Couceiro, Carvalhal, Vitória, Bruno Ribeiro, Jaime Pacheco, Toni, Daúto, Boa Morte, Dani, Pedro Barbosa, Pedrosa, Dominguês, José Mota, Carlos Brito, Manuel José, Carlos Daniel, Bruno Prata, Freitas Lobo….
15 Maio, 2015 at 11:24
Em Portugal, só um nome me entusiasma: Vitor Pereira.
Lá fora n sei, mas alguém com fibra de Umery ou Klopp…
15 Maio, 2015 at 11:32
O dos árbitros?! Hummmmm….não me entusiasma nada…
Quanto a Umery ou Klopp eu tenho uma filosofia! Se é para pedir o impossível não devemos ficar só pela rama! Se é para pedir o impossível é pedir logo em grande! Guardiola, Mourinho ou Ferguson….estes entusiasmam-me…
😛
15 Maio, 2015 at 11:41
lol
Á parte dos nomes, sejam eles irreais ou não, penso que deveriamos mudar um pouco a estratégia. Talvez gastar + ++ dinheiro num treinador com CV e que seja um gajo com pulso. Tem que ser alguém com tomates e que mande umas caralhadas se assim for necessário.
Com a personalidade do presidente tem de ser assim…para evitar mais divorcios mesmo antes do casamento!…Ou então o presidente tem de mudar de postura (começando por abandonar o banco por exemplo!).
15 Maio, 2015 at 11:51
Eu não concordo…com a personalidade do presidente precisas de tudo menos de um gajo com pulso! Um gajo com pulso tanto se atira aos jogadores como ao presidente….
A questão é que um Emry ou um Klopp te custam entre 6/7 M/€ ano! Gastas quase 1/4 do orçamento no treinador…não me parece muito viável…
15 Maio, 2015 at 11:54
A não ser que consigas arranjar um gajo desses que concorde a 100% com o presidente…
15 Maio, 2015 at 12:02
pois…
15 Maio, 2015 at 11:48
A mim também! VP, o unico gajo que pôs o chiclas de joelhos:)
15 Maio, 2015 at 22:31
Em Portugal?!?
Mas esse está na Grécia… lol
15 Maio, 2015 at 11:24
Verdade, ele tinha jogadores como o Jardel, João Pinto, Pedro Barbosa, Quaresma a aparecer e um tal de Cristiano Ronaldo. 🙂
Mas ele teve uma passagem interessante por França, onde potenciou jogadores como Chec num Rennais também com uma equipa muito jovem.
O homem tem claramente o perfil de formador. E sinceramente, se o Marco Silva sair (o que não acredito que aconteça) o próximo treinador teria de ser estrangeiro.
15 Maio, 2015 at 11:32
Epá, não estragues os planos à imprensa tuga. Tem de ser um Paulo!
15 Maio, 2015 at 11:37
Então é o Futre!!
15 Maio, 2015 at 11:50
E pagamos com Libidium fast?
15 Maio, 2015 at 12:04
Ou então é melhor não, que tesos já andamos nós!!
LOL!!!
15 Maio, 2015 at 12:12
🙂
15 Maio, 2015 at 11:22
vendo tudo isto do sofá:
1- Saída de William é inevitável. Não podemos correr o risco de ficar mais uma época, mais desmoralizado e hipoteticamente, não estar na montra da champions. Sai agora por 30M agora, ou por metade daqui a um ano. Com dinheiro ir buscar o miudo do maritimo ou apostar em Rossel
2- Venda de Carrillo por 10M (por mais seria grande negócio). A situação do contrato assim o obriga. Sinceramente não fico com pena, devido á sua irregularidade. Com dinheiro no bolso, tentar Nolito (sei que é irreal!) ou alguém que seja mais efectivo que o peruano.
3 – Vender jefferson. 5/6M seriam bem vindos e para o ano aposta em Jonathan (já com devido manual de como defender como leitura nas férias).
4- Vender/dar/emprestar/dispensar capel, AMartins e sarr
4- Fazer o possivel para segurar Cedric, Slimani.
5- Comprar 1 CENTRALÃO!! Um gajo TITULARISSIMO, DURO, com muitos jogos de bola nas pernas!! não podemos continuar a brincar aos centrais!!
6- Definir o que se quer de Slavchev, Montero,MLopes e Labyad
7- Apostar fortement em Mané….Gauld…Mané…Gauld, estão á esper ade quê?!
15 Maio, 2015 at 11:27
Ewerton pode ser esse centralão? Ou achas que precisamos de outro para além do gajo?
15 Maio, 2015 at 11:35
Na minha opinião, sim.
Do que vi, não o achei mau, embora gostasse de o ter visto em jogos mais exigentes. Mesmo assim, é o nosso central mais competente sem dúvida.
Agora comprava alguém para jogar ao seu lado.
15 Maio, 2015 at 11:42
A sério?! Num ano de restrições orçamentais, com P. Oliveira e Tobias ainda ias gastar dinheiro (e do grande…para ser centralão…) num 4º central para jogar ao lado do Ewerton que já te custa 1,5M?!?!?
Really?!
15 Maio, 2015 at 11:55
Se queremos jogar para titulos, é curto!!
Já o disse aqui, ninguém é campeão a jogar com centrais sub-21…ou então têm uma super equipa á sua frente!!
15 Maio, 2015 at 11:56
Então mas depois como fazias com o resto da equipa?! Compras 2 centrais e o resto ficamos com o que temos?! Menos Nani?!
15 Maio, 2015 at 12:35
Teremos que ter uma equipa o melhor que seja possível, mas sem entrar em loucoras porque como sabemos…não há dinheiro…
Agora há uma coisa que devemos ter em conta…:
mesmo com bons jogadores, nos estado actual do futebol português…
Não são garantidas (mesmo jogando melhor…) as vitórias…!
Não “querer” ver isso…limita muito os nossos horizontes…!!
Abr e SL
15 Maio, 2015 at 11:58
Epá Tiago, essa conversa de não ter dinheiro já enjoa um pouco.É que só assim sem grande esforço, houve dinheiro para:
sarr, dramé, sacko, geraldes, slavchev, rossel, tanaka …tudo gajos que na sua maior parte não passaram de jogos na equipa B. Quanto custaram???
15 Maio, 2015 at 12:03
O que fizeste o ano passado está feito! Estou a falar este ano!
Tens 13/14 M para investir…estás a falar de investir o quê?! 5/6 em centrais! Sobra-te pai 8M! O que fazes ao resto da equipa?! Def. Esquerdo fica o Jefferson?! Avançado não compras?! Extremo ficas com Mané, Iuri e Labyade?!
E não estou a contar com a variável dos ordenados….
É ridiculo ignorares a vertente orçamento…uma coisa é perguntares se gastámos bem no ano passado…outra diferente é quereres ignorar o carácter limitado do dinheiro!
15 Maio, 2015 at 12:37
O problema amigo Balboa é que, mesmo com a conversa “a enjoar…”
Parece que não há mesmo dinheiro…!
E dessa realidade… nós não nos podemos abstrair…!
Abr e SL
15 Maio, 2015 at 13:12
pois só que ano passado ainda tinhamos a almofada da participação na champions, são menos 10M€ e em todos os que compramos não gastamos muito mais que isso.
Além do mais um centralão, desses de caras melhor que todos os outros ganha no minimo uns 2M€/ano (independentemente do custo da aquisição) e isso é impossivel se os custos globais do pessoal rondam os 25M€ (incluindo todo o plantel principal e equipa B mais treinadores, não me parece que isso seja possivel).
A meu ver a arriscar dessa forma teria de ser onde teremos mesmo lacunas após a saida do Nani e Carrilho. Esses 2M€/ano em salários fossem empregues em extremos ou num treinador.
15 Maio, 2015 at 14:00
Vamos separar as águas:
1- Se nos dizem que o caminho a seguir, é aposta na academia e contratar 2 ou 3 jogadores, mantendo sempre a equipa base, não dizendo que somos candidatos ao titulo? Por mim ok, mantém-se a coerência e evita-se gastar dinheiro em sarr’s e outros tais….
2- Se o discurso é sermos candidatos e tal, então que se faça o reforço da equipa para tal e não andar a mandar tiros nos pés.
15 Maio, 2015 at 11:41
Ewerton, Oliveira, Tobias e Semedo (que pode até andar na B). Não mexe mais.
15 Maio, 2015 at 11:38
1. William não desvaloriza se ficar no clube. Pelo contrário. Em 2016 existe o Campeonato da Europa e ele aí será titular. Mark my words!
Se o levarem agora fazem um grande negócio.
2. Nolito é um erro!
4. Slimani é o nosso melhor negócio. è a posição em que estamos mais deficitários, mas ele quer sair.
5. Não precisas nada de mais centrais.
6.
15 Maio, 2015 at 14:09
+1 a pedir o Nolito! E acho que não deve ser muito difícil…
15 Maio, 2015 at 11:24
Epa…Costinha…hum..esse gajo e capaz de fazer de ze maria pedroto..sportinguista furioso..agora aguentava-se no plano tecnico?
maa tb vos digo
Sa pinto, paulo sousa, sergio conceicao ou costinha…entre estes 4 se calhar ta a resposta…quem jogara melhor c joao de deus?
15 Maio, 2015 at 11:34
Alias a nivel de gestao mediatica, q e 50% da coisa dum treinador sporting, Costinha era caoaz de ser aquele q se safava melhor. Deem-Llhe um adjunto competente e nao sei se nao ganhavamos!!
Costinha pa liderar tem postura e da galhetas em fiteiros…Izmailov q o diga pois Costinh nunca foi na conversa.. e tinha razao!!!
15 Maio, 2015 at 11:44
Costinha não porque nunca iria aceitar os fatos que o clube tem. São demasiado normais.
15 Maio, 2015 at 11:46
AHAHAHAHHA
15 Maio, 2015 at 11:47
Mas olha q era maluco suficiente para caso, quisesse ser o Ze MAria Pedroto do Sporting….
15 Maio, 2015 at 11:51
Costinha não abdica de cortinados. Tenho dito.
15 Maio, 2015 at 11:56
LOL
15 Maio, 2015 at 12:38
Mas o que é que fez o Costinha… por onde passou como treinador…?
SL
15 Maio, 2015 at 13:14
Arriscava dizer…só m…..amigo Max, só m…..
15 Maio, 2015 at 11:28
Sinceramente, hoje em dia no futebol moderno já não se distingue muito bem o trabalho de um treinador (desde que seja competente, claro). fazem todos o mesmo, com alguma excepções. pagar 4/6/8/10 milhões por um treinador parece-me pouco lógico e racional, num futebol onde o que faz realmente a diferença são os jogadores. pusessem o ancelotti ou o fonseca no real madrid e o resultado este ano era o mesmo. o guardiola é um génio? até o paulo sousa seria campeão na alemanha, a treinar o bayern.
15 Maio, 2015 at 11:45
Desculpa lá mas discordo completamente, senão vê o Chelsea que só é campeão com o Mourinho…
15 Maio, 2015 at 12:12
Ou com o Ancelotti.
15 Maio, 2015 at 12:17
Certo… my bad, mas que há diferenças há.
Outro exemplo é o Man. Utd. depois de Fergurson…
Dizer que pouca diferença faz os treinadores desde que competentes, para mim é uma falácia. Tudo bem que são os jogadores que jogam, mas um bom treinador pode fazer de uma equipa mediana boa, e um mau pode fazer de uma equipa boa mediana.
15 Maio, 2015 at 12:56
Claro que há, já houve grandes exemplo como o Pellegrinni no City com uma equipa de milhões que este ano fez zero.
Ou o Klopp que era um perfeito desconhecido e venceu dois campeonatos…batendo o bayern onde todos são campeões, ou não. 😉
15 Maio, 2015 at 12:39
Mas sempre…com o dinheiro do russo…!!
SL
15 Maio, 2015 at 12:57
Na época penso que nem gastou quase nada, ficou com a equipa quase toda do Mourinho, foi campeão e jogavam muito à bola.
SL
15 Maio, 2015 at 12:21
simeone e mourinho são exceções, porque já provaram que conseguem ganhar com menos armas
15 Maio, 2015 at 12:24
Acho que o que estás a dizer é que o ancellotti não é assim tão bom!
Se fosse apenas dos jogadores, explica lá como é que a juventus é que passou?!?
Não desfazendo do valor dos a juve, quer me parecer que o plantel do real custa 3 ou 4 vezes mais!!.
A juve tem é um projecto, uma identidade e uma EQUIPA.
15 Maio, 2015 at 12:25
Um grande treinador faz equipas menores campeãs.
Un treinador fraco pode perder mesmo tendo um plantel superior
15 Maio, 2015 at 12:31
O plantel do Real é fraco, o 11 é que é muito forte…tem pai 4/5 suplentes decentes….de resto é paisagem!
Além disso ele lutava pelo campeonato e a Juve já pode rodar os 11 que está ganho à muito (desde o tombo da Roma que o campeonato está ganho).
Não podes avaliar um treinador por 1 ano mau….ainda por cima quando se segue a 10 anos de alto nível no Milan, Chelsea e PSG…
15 Maio, 2015 at 13:04
Claro, estou a avaliar por cima..
A questão que quero rebater é que o treinador não é apenas mais um no sucesso duma equipa.
Pode até nem ser o mais importante.. por ex, uma estrutura competente pode ganhar com treinadores menos bons.
Agora, para mim, claramente, os jogadores bons não ganham campeonatos só pelo nome. O treinador é fundamental, em caso de equipas recheadas de craques, ele até nem pode ser muito bom tático mas pelo menos gerir o balneário e motivar e unir os jogadores é fundamental (ou, alguém da estrutura !!!).
Jogadores ganham jogos, estrutura e treinador ganham campeonatos
15 Maio, 2015 at 13:15
Estamos 100% de acordo em relação a isso! ;)!
Para mim o Ancelotti é desses que faz de uma equipa de bons jogadores uma grande equipa!
No Real fazer daquilo uma grande equipa é preciso ter sorte com as lesões e fazer tudo o que os meninos (os 11 titulares) querem…é preciso algo muito esquesito…não pode ser um líder forte (ou os meninos amuam), não pode ser tacticamente muito rico (ou os meninos não fazem isso), tem de ser um diplomata com sorte com as lesões e com a forma dos meninos…
Enfim…cenas…
15 Maio, 2015 at 14:16
Ancelloti é um treinador porreiro mas nada mais… Tanto tempo em equipas de topo e quantos campeonatos? Mas na Champions tem brilhado…o que não é coisa pouca…é mais um que “gosta” do mata-mata mas não é regular!
15 Maio, 2015 at 11:29
Se bem me lembro, o € da venda de jogadores vai quase na totalidade para a dívida e não serve para reinvestir no futebol pelo que a questão do orçamento depende de outras receitas como CL, patrocínios, namings, etc… essa é a questão, enfim, viver com o que temos, e não esquecer que os nossos adversários diretos, vão ser obrigados a reduzir custos, pelo que a aproximação entre sporting e os outros se dará pela razão inversa… o ajustamento do orçamento feito pelo sporting primeiro que os outros, trará frutos a curto prazo (2 anos, coisa menos coisa) sendo que a próxima época será a primeira deste ajustamento para os nossos rivais… ou seja, apesar de partirmos em desvantagem, a tendência será de aproximação… o caminho está traçado… apostar na formação com a transição de jogadores da equipa b para a A (casos de wallyson e gelson) + iuri medeiros e reforçar a equipa com 2 a 3 elementos de acordo com as saídas, o que não vai ser fácil… no fundo, quantos mais jogadores saírem, pior é o cenário para nós, dai a posição do presidente de dizer que não quer vender…
15 Maio, 2015 at 12:59
Bom comentário
15 Maio, 2015 at 11:35
Concordo com a visão e raciocínio do Sá. Acredito na nossa cantera.
“Escolhemos o caminho da Sustentabilidade e o de Fazer Mais com Menos”. Na mouche. Carrillo vai abrir espaço para o Gelson. Nani… Iuri Medeiros. Temos muitos jogadores com enorme potencial. Digo isto de caras: o Gelson é potencialmente superior ao peruano. Tem um adn mais forte além de ser mais imprevisível nos momentos ofensivos. Não precisaria de 3 anos para soltar o seu futebol, para aprender a lutar contra a inércia que se apoderava do Carrillo.
Wallyson, é um jogador que nos custaria muitos milhões, caso o brasileiro não vestisse de verde-e-branco. Temos o escocês esfomeado de bola, com talento e perfil para enfrentar os desafios. Já nem vou falar no potencial do Palhinha, do Francisco Geraldes, do Chaby e do Podence… A defesa embora jovem terá mais um ano em cima de maturidade nas pernas. Paulo Oliveira, Tobias e – quem sabe o Ruben Semedo terão a muleta certa na companhia do Ewerton. O Cédric poderá ser bem substituído pelo Miguel Lopes, com o Riquicho à espreita… não me alongo mais. Quero apenas concluir o seguinte: não há que ter receio do nosso futuro! Acredito neste SCP. Acredito no caminho que foi traçado por esta direcção!
SPOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
15 Maio, 2015 at 11:36
+1!
15 Maio, 2015 at 11:43
Alguém falou, que esta batalha contra os fundos, poderia prejudicar-nos na colocação dos nossos jogadores no mercado. Acredito que não. Temos imensas equipas estrangeiras tais como o Liverpool, Arsenal, Manchester United, Spurs que sabem exactamente onde se compram bons jogadores. De forma transparente, “Chave na Mão”.
15 Maio, 2015 at 11:47
“Credo nella nostra cantera”
+1
15 Maio, 2015 at 13:23
+ 1
Não só é uma visão, como uma caminho, uma identidade e, acima de tudo, uma necessidade!
Tal, não significa que temos de ter menos ambição.
Significa sim que temos de correr o risco de nuns anos lutar para o terceiro quarto e noutros estar dois três anos seguidos a ser campeões.
Para já está Oscilação é inevitável, pois não dá para pagar para comprar trutas que compensem o tempo em que apostamos em jovens não tão preparados!!
Pelo menos enquanto as contas não estiverem equilibradas.
Alguém duvida que Iuri, gelson, palhinha, matheus, riquicho, Jonathan, wally, gauld, etc a jogarem juntos 3-4 anos não temos plantel para jogar maravilhosamente bem (olhos fechados) e ser campeões ?!
Nem precisa de ponta de lança !!!?!
Agora, é preciso paciência, aceitar um terceiro ou quarto lugar de vez em quando (apesar de, pessoalmente, acreditar que o talento vale tanto tanto- desde que nas mãos de alguém sabedor- que mesmo com os B lutavamos pelo menos para o segundo…mas é um risco).
Problema, é Urgente títulos tb…..
Agora não duvidem que este será o caminho dum modo geral e nós vamos estar no pelotão da frente porque:
– é insustentável a saída de dinheiro gerado pelo futebol para fora do futebol (TPO)
– mais cedo ou mais tarde, os adeptos vão se fartar das desigualdades deste sistema (incluindo uma champions que cada vez mais favorece clubes\ligas ricos – foda-se algum sentido 3 e 4 tos lugares andarem a discutir um taça chamada champions?!!.. para o espectáculo no mundo é um bom modelo, ter 15-20 clubes de 3 países a discutir uma liga supranacional, que é nisso que se transformou a champions.. mas falta pouco para tirando espanhóis, alemães e ingleses datar tudo farto
-a lavagem de dinheiro que está indirectamente a influenciar a especulação e inflação dos passes, etc vai ter de diminuir
– nao vai haver assim tantos mais russos ou chineses a comprar clubes e, mais importante, adeptos vão travar essas compras (foda-se o SCP é dos adeptos, é dos SCPguistas e de Portugal)
– a estupidez que foi a lei bosman, de algum modo vai ser controlada
– o absurdo que é o endividamento de mega clubes (ex real) vai ter de acabar…
15 Maio, 2015 at 14:22
“Aceitar um terceiro ou QUARTO lugar” A sério??? Sinceramente não pode ser esta a nossa mentalidade…
15 Maio, 2015 at 22:37
Se for para apostar a sério na formação TEM de ser esse compromisso.
Não mentalidade !
É para ganhar sempre, aliás, a academia forma craques, e os craques ganham sempre!
O que digo é os sócios tem de aceitar que passar a B a A, pode significar não fazer melhor que um terceiro lugar ou quarto MAS A SEGUIR ser campeão dois ou três anos seguidos… então a equipa é desfeita e recomeça o ciclo
15 Maio, 2015 at 11:40
Não acho que o patrocínio não esteja definido, ou pelo menos apalavrado. Acho que estamos à espera das duas nádegas para anunciar o acordo. Porquê? O valor que anunciássemos ia servir de base para as negociações deles e iam espremer os interessados de forma a sacar mais do que o Sporting. Assim, ficamos nós nessa posição.
Quanto ao plantel, penso que ainda é demasiado cedo para falar. Só digo que gostaria de renovar com o Carrillo, os outros não são essenciais. Se vendêssemos o Capel, podíamos propor ao Carrillo um salário semelhante ao que o Capel aufere actualmente.
15 Maio, 2015 at 11:44
Não percebo como se defende tanto a venda de William.
Qual é a pressa? Não será vendido mais caro mais tarde?
E entretanto… joga.
Não percebo a lógica de se vender cedo – como se fez com Ronaldo – julgava que inverter essa lógica era um dos objectivos desta direcção.
Ao longo dos tempos, não soubemos tirar o maior partido da nossa formação, e agora são os sócios que querem vender cedo?!
15 Maio, 2015 at 11:48
A questão é que precisamos de guita como pão para a boca… Ainda não estamos na fase de recusar uma proposta… irrecusável.
15 Maio, 2015 at 11:56
Precisamos mesmo de guita?
15 Maio, 2015 at 12:13
Não precisamos??
15 Maio, 2015 at 12:16
Para…?
15 Maio, 2015 at 12:16
No meu ponto de vista não é pressa, é uma questão de estratégia, se aparecer uma proposta de 30 milhões, será só lucro pois é um jogador formado no clube. O que nos permitiria estar muito mais à vontade com as contas (fair play financeiro, pagamentos de divida antecipados, etc), não estar dependentes da Champions e ainda poder investir noutros jogadores.
Se ele puder ficar eternamente por mim 5 estrelas, é bom sinal, um gajo que senta Deus merece tudo!
15 Maio, 2015 at 12:22
Senta Deus é bom 🙂
Mas para essas contas não é preciso vender William.
15 Maio, 2015 at 12:59
Então qual seria a tua solução?
Se fosse o André Martins por 30M€ era perfeito!
15 Maio, 2015 at 14:25
Quem diz o William, diz o Patrício…para mim peças fundamentais! E se o William tendo em conta a idade, qualidade, posição e oportunidade compreendo que venha a sair… Rui Patrício por mim era 4ever até pelo estatuto que já tem!
15 Maio, 2015 at 11:54
Não me querendo entrar no “tiro ao prato” se sai o jogador A ou B, e se vamos ou não à LC, se vamos ser patricionados pelo Zé dos Caracois ou pelo Fly Emirates e mais o caralho a sete, apenas tenho a dizer o seguinte:
Sem ovos não existem omoletes, e faltam ovos nesta equipa. A defesa parece-me estabilizada ou para lá caminha, agora continuamos com uma enorme lacuna que é ter um gajo matador lá na frente. E a mim ninguém me convence do contrário que com um Liedson este ano tinhamos andado a lutar pelo titulo até ao final. Os problemas não ficam todos resolvidos com um Liedson mas grande parte deles fica. Tanta merda de empate 1-1 que com um pintelho dum Liedson tinha dado em vitórias. Falta objetividade e eficacia na hora do remate. Isto tem de mudar!