Agora que a época caminha para o seu fim, sem esquecer o facto de existir uma importante Taça para conquistar, posso confessar-vos que não tem sido nada fácil tentar ser um catalisador de união. Nomeadamente desde dezembro, esse mês que está gravado na minha memória como bem pior do que aqueles em que levava com os meus amigos ou colegas lampiões a dizerem-me “não chegas ao Natal”.
A verdade é que, desde essa altura, os adeptos leoninos vivem num mundo imaginário de perseguições e teorias da conspiração que conduzem a uma espécie de clima de guerrilha. Se um gajo elogia o presidente, é porque está contra o treinador. Se um gajo elogia o treinador, é inacreditável que esteja a juntar-se a um bando de traidores que só querem é acabar com o presidente. E se um gajo apela à união, é um merdas sem exigência. Estou farto. Tão farto, que ando a protelar abordar este assunto há algumas semanas. Mas algum dia tinha que ser, por isso é mesmo agora. Será a primeira e última vez que abordarei o tema treinador, independentemente do que vier a acontecer daqui para a frente. Depois voltarei a concentrar-me naquilo que me move: o apoio ao Sporting, por mais romântico que isso possa parecer.
Permitam-me começar por dizer, apesar de achar que todos já o sabem, que Bruno de Carvalho voltaria a ser a minha escolha para presidente do Sporting Clube de Portugal. Digo-vos, também, que voltaria a aplaudir a escolha de Marco Silva para treinador do meu clube. E, para rematar os esclarecimentos, digo-vos que não conheço nenhum deles pessoalmente. Posto isto, recuemos a esse cabrão desse dezembro e a um momento de tensão indesmentível entre o presidente e o treinador. Nas mais recentes e aprofundadas entrevistas que deu, Bruno de Carvalho admitiu que a partir de determinada altura, perdeu o controlo da situação. Admitiu, também, que existiram erros de parte a parte e afirmou algo que, pelo menos para mim, ajudou a clarificar um pouco mais o puzzle: que Marco Silva era um treinador jovem, acabado de chegar a um clube grande e a aprender a lidar com o que isso implica.
Juntando essas entrevistas aos dados que tenho, a minha análise é de que, a determinada altura da época, duas pessoas com personalidades vincadas olharam de prismas diferentes para uma mesma questão: a vontade de ganhar. Marco Silva foi contratado por quatro épocas e, na sua apresentação, assumiu a vontade de ganhar. Nesse mesmo arranque de época, a nossa estrutura directiva assumiu esse desejo de partir em busca do título. Até aqui, tudo normal. Agora, atentemos num pormenor: Marco Silva é contratado numa perspectiva de dar continuidade ao trabalho de Leonardo Jardim e de conduzir o Sporting à conquista de campeonatos e de taças sendo que, para fazê-lo, lhe são dados quatro anos. Internamente é esta a mensagem: é para lutar até ao final por tudo. Para fora, a comunicação transforma essa exigência de lutar numa exigência de ganhar. E, parece-me, é aqui que estala o verniz: Bruno de Carvalho acha que é utilizando jogadores da equipa B que se atingem essas vitórias, Marco Silva acha que se as vitórias são para ser imediatas, necessita de reforços tarimbados.
Faço novo flashback, para recuperar algumas conferências de imprensa de Leonardo Jardim, já naquela fase em que lhe perguntavam se continuaria, etc etc. A dada altura, Bruno de Carvalho assume que, na época seguinte, o Sporting é assumidamente candidato ao título. Jardim mostra-se surpreendido com as palavras do presidente e deixa claro que se o Sporting quer ser campeão, tem que ir ao mercado e reforçar-se com jogadores que façam a diferença.
Não vou recuperar as palavras menos bonitas que foram dirigidas a Jardim, por essa ocasião, mas “sonso” terá sido das mais simpáticas. Seja como for, o que me levou a recuperar esta situação foi o facto de achar que o que se passou entre Bruno e Marco foi algo que poderia ser resolvido internamente. O que fez toda a diferença e abriu feridas que até hoje estão por sarar, foi a intervenção de um ilustre José Eduardo. Por mais anos que viva, o que este senhor fez, chamando jornalistas ao aeroporto e atirando o dia a dia do Sporting para um lodaçal de suspeições, não me sairá da memória. Pior, este “grande Sportinguista”, como ele tanto gosta de apelidar-se, para lá de transformar o treinador num infiltrado, conseguiu lançar a suspeição sobre o presidente, abrindo caminho a que a oposição sempre alertar pudesse acenar a bandeira de que Bruno de Carvalho estava a utilizar estratégias sujas para ver se se livrava do treinador.
Por tudo isto, parece-me inacreditável que ainda exista quem considere que o Zé foi um exemplo de devoção ao Rampante. E, sinceramente, já dei comigo a pensar no que teria acontecido se o Zé, em dezembro de 2013, se tivesse lembrado de convocar os jornalistas para atacar o Leonardo Jardim. Que, por essa altura, já tinha deixado bem claro ao presidente que não continuaria no Sporting na época seguinte. Adiante.
Portanto, a partir desse mês de dezembro, a situação tornou-se num verdadeiro massacre e num verdadeiro festim para os jornais. Os adeptos dividiram-se e foram engordando os dois lados da barricada, alimentando uma guerra civil capaz de levar ao desespero quem tentava unir as tropas. Das apreciações tácticas, a análise ao trabalho do treinador passou a medir-se pelas caras que faz, pela forma como esbraceja ou fica de mãos nos bolsos, por aquilo que diz. E, que fique claro, acho que Marco Silva tem cometido alguns erros de cariz táctico e acho que, mesmo que a sua vontade fosse defender o plantel, esteve mal na forma como reagiu publicamente às críticas feitas pelo presidente. Mesmo, que, repito, também não concorde com aquela “facebookada” descontrolada que caiu que nem uma bomba no balneário.
Agora, não me peçam para embarcar na crítica fácil. Não me peçam bater canholas saudosistas a pensar no Jardim, porque esse é que apostava nos putos, quando foi o Jardim quem, por exemplo, preferiu o Magrão ao João Mário. Não me peçam para chamar tudo e mais alguma coisa a um treinador porque resolveu convocar o Gauld e o deixou na bancada, quando, com um bocadinho de atenção e de menos ódio, saberiam que o Gauld não podia jogar pelos B por estar lesionado e que essa chamada à equipa principal visou integrá-lo mais ainda, já a pensar na época seguinte. Não me peçam para ser intelectualmente desonesto, afirmando que não se percebe porque raio o Paulo Oliveira não jogou sempre quando, deixem-se de merdas, foi esmagadora a opinião que a camisola estava a pesar demasiado à medida que os erros se acumulavam na pré-época.
Resumidamente, o trabalho do Marco podia ser melhor? Podia, claro que sim. Podíamos e devíamos ter perdido menos pontos com equipas que se apresentam fechadinhas, podíamos não ter jogado para o Montero como se fosse o Slimani a estar lá, podíamos marcar mais golos de bola parada (e, atenção, isto é diferente de dizer que não há trabalho específico, porque esta será das épocas em que, na última década, mais oportunidades de golo surgem a partir de cantos e afins. Pena a pontaria…), podíamos ter dado oportunidades a Wallyson, até para permitir o refrescar do meio-campo. Mas se me perguntarem se gostava que o treinador continuasse, a minha resposta é que sim, gostava.
E gostava, desde logo, porque acho que chegar a um grande e ter um ano tão duro de aprendizagem, só pode fazê-lo crescer. Depois, porque acho que existe uma identificação plena do plantel e das suas lacunas, bem como um trabalho de análise em parceria com João de Deus. E, em meu entender, será bem melhor planear uma época em conjunto com um treinador que continua, do que andar a contratar jogadores a quem o treinador que chega terá que adaptar-se (sim, já sei, é o modelo, mas ninguém me demove da ideia que é um modelo que resulta melhor mantendo um treinador). Depois existem outros pormenores, como o facto de ter visto o Sporting jogar um futebol empolgante como há muito não via e acreditar que é possível conciliar essa vertigem ofensiva, sacrificada a partir de determinada altura da época, com um maior equilíbrio defensivo.
Agora, também sou muito sincero: se Marco Silva, por exemplo, chegou à conclusão que, afinal, não quer trabalhar com pouco dinheiro e com base em miúdos de inegável talento, obviamente que o melhor será procurarmos outro treinador. Ou se existirem divergências profundas e feridas irrecuperáveis entre treinador e presidente (o que até me parece estranho, porque de cada vez que surgem juntos, nomeadamente na Academia, o clima é de amena cavaqueira e não é coisa forçada), o melhor também será a separação. Para já, temos as palavras de Bruno de Carvalho: Marco Silva tem mais três anos de contrato e tenho a certeza que celebrará connosco várias conquistas do Sporting Clube de Portugal. Palavras que deveriam servir para colocar um ponto final no assunto, mas que são rapidamente esquecidas quando surgem capas como as dos últimos dois dias (ou quando ficamos com a certeza que há quem não aceite a continuidade do treinador e vá começar a época a desejar que seja despedido).
Curiosamente, o tiro de partida para o dinamitar do universo leonino é dado por, imagine-se, José Eduardo. Agora com menos alarido e, inclusivamente, sem ter direito a chamada na capa da Bola, o Zé, que cada vez mais tenho a certeza que anda aqui pela Tasca, escreve, há uma semana, uma crónica intitulada “… e depois de mim? O caos?”, onde depois de elogiar Jorge Jesus ao longo de não sei quantos parágrafos, tem a distinta lata de dizer que o pobre Lopetegui foi vítima de um plantel com poucas soluções (foda-se…) e termina referindo-se a Marco Silva da seguinte forma: «Sobre Marco, por maioria de razões, teço poucas palavras. Entendo, aceito e desejo, que os treinadores tenham projectos pessoais (were we go again) […] blablablá […] se o projecto do Sporting não for respeitado, por qualquer motivo que conduza à incompatibilidade, só resta um caminho. E nesse entendimento, afinal tão simples, ficando amigos como dantes! Com desejos sinceros de boa sorte!»
Curiosamente, passados cinco dias, A Bola faz manchete de que Marco não quer o Sporting e o Sporting não quer Marco. Os exércitos reagrupam-se e trocam acusações. Surgem nomes, muito nomes, com a certeza de que tudo correrá bem com um Bielsa, com um Paulo Sousa, com um Vitor Pereira ou com um João de Deus. Com qualquer um deles, ou de outros que sejam atirados ao ar, estaremos mais perto do paraíso. Pelo menos até alguém servir um tacho intitulado “traidor em papelote sobre cama de interesses pessoais”. Ou até não ganharmos um jogo. Depois dois e depois três. Lá se vai a paciência, lá se vai o dar tempo como deu o ManU, lá se vai o sair do buraco à la Dortmund.
Ora, se me permitem, agora que já desabafei, podem continuar a atirar os nomes que quiserem. Podem continuar a insultar o treinador e a apelidar os jogadores de tudo e mais alguma coisa (os próximos são os do andebol). Eu tenho dois jogos para fechar o campeonato e tenho uma Taça de Portugal para ganhar. Também tenho um presidente de quem gosto, um treinador de quem gosto e um plantel de que gosto. E são eles que, sem reservas, como sempre, apoiarei nos próximos três domingos.
16 Maio, 2015 at 3:12
Off…
O que eu gostava de saber é o que se passou na cabeça do Leão de Plástico para vir dizer que o presidente tem de vir comentar as notícias dos filhos da puta dos jornalistas do Record e da Bola. Isso é que eu queria saber.
SL
16 Maio, 2015 at 3:38
?
16 Maio, 2015 at 8:11
Penso que o que ele quer dizer é que uma mensagem clara do presidente encerrava o assunto e metia a pasquinagem no lugar. O facto dessa mesma mensagem não existir pode continuar a a alimentá-los. Numa situação de final de época sem nada para ganhar, era deixá-los divagar. Mas com uma taça em cima da mesa, esta questão divide alguns de nós. O que será melhor?
Meter uma pedra no assunto ou não ficar refém de qualquer tirada onde depois se venha a arrepender?
Mas podes sempre perguntar-lhe a ele.
16 Maio, 2015 at 11:02
Outra vez?
Mas qtas vezes o homem já disse o que devemos fazer com as notícias dos pasquins?
16 Maio, 2015 at 11:16
A ele… ao javardeiro. Não ao presidente 😉
16 Maio, 2015 at 11:26
Sorry! Até deixo de ver! 😀
16 Maio, 2015 at 3:24
Pra começar o fim de semana nada melhor com a notícia do interesse do porco no nosso treinador… Esta m… Ja cheira mal, ate quando vamos gramar com esta novela do M. S.?
16 Maio, 2015 at 9:56
Será que presidente e treinador já não reuniram com o plantel a informar a continuidade ou não deste?
Antes falarem do treinador do que outros assuntos.
16 Maio, 2015 at 4:03
Grande artigo, Cherba. É por este tipo de textos que eu leio religiosamente a Tasca, mas é também por alguns dos factores que enunciastes que eu fico, na maioria das vezes, pelo rss reader e evito ler comentários. Obrigado e abraço.
16 Maio, 2015 at 4:45
*Brace Yourselves* *If not in the mood, move on*
Gostava que o Marco continuasse no Sporting.
Porquê? – dizem os que não gostam do sonsinho com a maldita verruga. Porque apresenta, embora instável, futebol ofensivo de qualidade com boas ideiais, que é um futebol flexível e com capacidade para evoluir; Porque é um treinador jovem, com potencial, com resultados positivos obtidos no clube anterior, em que ressalta a colocação de um clube em perigo de descida na segunda divisão para a liga europa em dois anos;
Porque é português e isso facilita o trabalho que faz num clube português com muitos jogadores portugueses, adaptando-se mais facilmente;
Porque atingiu a final da Taça de Portugal, permitindo a possibilidade de o Sporting ganhar um título depois de quase 7 anos de seca;
Porque se for embora, o mais provável é ir para uma das nádegas, beneficiando do ano de experiência no clube e o Sporting não é uma incubadora para os rivais;
Porque o salário que aufere está dentro das possibilidades do Sporting; Porque no mercado não existe, na minha opinião, alguém com a sua qualidade que queira vir para o Sporting com um salário de 25 mil € por mês..
Agora, isto não implica que o treinador apresente desvantagens, nomeadamente na artrite reumatóide crónica que sofre, daí a insistência em manter as mãos nos bolsos, o que incomoda muita gente inexplicavelmente. Not.
Agora a sério, as desvantagens: é, diz-se nos lavabos aqui da Tasca, que é lamparina, gíria para carnidense, que por sua vez, é gíria para benfiquista. Sendo verdade, é grave, dado que nunca irá possuir a garra e esperança de um leão e isso têm influência na produtividade, que pode ser mascarada por competência e profissionalismo;
Não vai com a “cara saudável” de Bruno de Carvalho, tendo diversos atritos, dos quais a discorda na qualidade do plantel, o “fanatismo” do presidente na gestão técnica, a fraca aposta nos jogadores da equipa B e reforcos da equipa principal, entre outros. Eu considero a diplomacia e o respeito como soluções para tal, e que tudo pode ser resolvido, com cedências para ambas as partes;
É, penso eu, intrinsecamente, uma pessoa que não arrisca demasiado, que gosta de jogar pelo seguro. Se o plano falha, é capaz de ir abaixo e contagiar os restantes. Não me surpreende se a falta de atitude dos jogadores seja, em parte, devido ao feedback que recebem do treinador;
Apresenta também uma certa ingenuidade. A linguagem politicamente correcta que utiliza nas conferências e entrevistas, sem colocar o dedo na ferida mas mandando certas farpas, não criticando os árbitros quando devia e podia, não percebendo a inegável influência negativa que estes prestam ao “campeonato”;
Não percebe a realidade do Sporting. Não compreende o inferior investimento que é realizado em relação às nadegas, não compreende que o Sporting é um clube de formação, seja de Academia ou estrangeiros. Não compreende que o Sporting não pode nem deve ficar por meias vitórias, devendo ganhar sempre. Não compreende que o Sporting começa sempre atrás em termos de bastidores e que não joga só dentro de campo como também joga fora, e que invariavelmente perde;
É um treinador que não sabe motivar os jogadores, parcialmente referido. Melhor, não sabe motivar um plantel porque ainda não sabe lidar com craques que recebem mais do que ele e como gestor de recursos humanos, falha pois não sabe rodar um plantel, não sabe que beneficiar “vacas sagradas” só ganha na vaca mas perde a maior parte da manada;
Por último, o processo defensivo do Sporting é medíocre. Não podemos ser campeões quando sofremos 28 golos e as nádegas sensivelmente metade. Até o braguilha tem menos golos sofridos. Se é verdade que a epoca começou com Maurício e Naby Sarr, isto não iliba totalmente pois tinha Paulo Oliveira e Tobias Figueiredo a definhar na equipa B.
Maior parte das desvantagens são devido à sua inexperiência e não acredito nessa teoria que o rapaz beneficia certos jogadores porque são do mesmo empresario que é seu amigo, ou que está infiltrado pelas nádegas, ou que está de má vontade no Sporting, etc. Como todos treinadores, quer vencer, quer uma carreira de sucesso. Resumindo, falta “calo” mas possui qualidades para ter sucesso no mais alto nível e acredito que na próxima época a história vai ser diferente, para melhor.
É importante referir também que o treinador é apenas uma parte deste projecto e só deve assumir responsabilidades até certo ponto. Ele não tem culpa se o Jefferson e o Slimani querem ir embora, não tem culpa se o colinho joga do outro lado, não tem culpa da situação financeira do clube, etc.
Como sempre, tenta-se arranjar um bode expiatório para o insucesso do clube e falha-se em ver o grande panorama. É complicado ser do Sporting para alguns. Para mim não, apoio sempre quem está lá, obviamente com as devidas reservas. O Sporting é maior que tudo! SL
16 Maio, 2015 at 11:02
Apesar de discordar da permanência de MS a opinião está muito bem fundamentada!
Só 3 notas em relação ao que discordo:
1- O Sporting apresentava ,no passado, futebol ofensivo de boa qualidade…deixou de fazê-lo!
2- Não podemos estar sempre com “medo” da saída de jogadores e\ou treinadores para os rivais a mim soa-me sempre a complexo de inferioridade (por isso acabavam-se aquelas cláusulas também de não poder ir para os rivais).
3- Parece-me que o MS já não é tão ingénuo e na comunicação tem evoluído muito…como exemplo: O caso com o treinador do Penafiel!
16 Maio, 2015 at 11:37
Parei de ler no teu Ponto 1
16 Maio, 2015 at 12:02
É como o “Sporting de MS” paramos sempre no primeiro ponto\empate!
16 Maio, 2015 at 13:13
ahahahahah
16 Maio, 2015 at 14:07
Muito bom
16 Maio, 2015 at 7:10
Cherba, não foi o JE que começou a confusão. Antes disso já tinham sido várias as conferências de imprensa em que MS optou por uma postura no mínimo deselegante para com o Presidente. A roupa suja lava-se em casa, não em directo para delírio da pasquinagem.
SL
16 Maio, 2015 at 9:27
Isso tem de ser explicado ao cherba com uma gravura rupestre, porque ele não chega lá…
16 Maio, 2015 at 11:38
Um Trolha será sempre um trolha
16 Maio, 2015 at 9:41
Na verdade começou com a facebookada do presidente. Mas tens razão, a roupa suja lava se em casa, nao nas redes sociais ou nas conferencias.
16 Maio, 2015 at 10:00
Começou? Então a facebookada surgiu quando estávamos em primeiro e a esmagar os adversários?
16 Maio, 2015 at 11:12
Não, foi a seguir à derrota em guimaraes
16 Maio, 2015 at 15:36
Ainda bem que te lembras que foi a seguir à vergonha (e não apenas derrota) de Guimarães que isso aconteceu. Mas isso foi também depois de teres empatado com a Académica, de teres ganho no último minuto ao Arouca em casa, etc.
Mas para mim a nossa derrota em Guimarães foi um dos momentos chave (se não mesmo o principal) da nossa época. Porque foi a primeira derrota que BdC sofre desta forma desde que era presidente: 3-0 em casa de uma equipa que não é um grande, com a nossa equipa a fazer uma exibição confrangedora foi dose. E ainda por cima porque essa derrota matou todo o élan que poderíamos ganhar depois da nossa grande vitória no Dragão para a Taça. Perante isto Bruno tinha era que reagir, embora não no FB. E tudo o resto que se seguiu foi lamentável e marcou negativamente a nossa época. Mas depois de Guimarães, os meninos (todos…) tinham era que encaixar e mostrar que mereciam estar no Sporting. Apenas isso. SL
16 Maio, 2015 at 13:15
Leonissimo,
a facebookada teve um primeiro episódio, forçado, na SportingTV, no pós-empate em Maribor. Que tinha sido uma vergonha idêntica à derrota de portugal com a albânia, disse o presidente. Aqui não está em causa a legitimidade de crítica, antes o modelo escolhido para fazê-lo
16 Maio, 2015 at 13:49
O empate que o Saar cavou. Essa ilustre contratação.
16 Maio, 2015 at 13:55
Ainda não recuperaste dessa ida a Maribor?
16 Maio, 2015 at 15:21
Cherba: se não sabes ficas a saber que acho que fazer aqui um trabalho notável em prol da união da família sportinguista. Quem não o reconhece é obviamente burro.
Mas eu não tendo esse estatuto (mas também não sou nem nunca serei desestabilizador… ) tenho que separar as águas: não me venham com tretas a dizer que a instabilidade começou com o episódio do Facebook… Ela começou desde o início da época e teve a ver com o péssimo desempenho inicial da equipa, o seu empenhamento em alguns jogos e com a sua irregularidade. E nunca me viste aqui defender que o Facebook fosse a melhor forma de passar a mensagem por BdC. Mas também não podemos defender que os meninos nunca podem ser criticados mesmo quando manifestamente não se esforçam um caracol e não fazem jus à verde e branca. SL
16 Maio, 2015 at 10:10
O Presidente é o líder e não merece contestação.
Desde a “facebookada” à 9ª jornada, até à 20ª (jogo com os bastardos da segunda circular) conto 2 empates e 8 vitórias com goal average de 21-6.
Depois do levantamento do blackout conto isto: 1 derrota, 4 empates, 8 vitórias, goal average de 24-13.
– O benfica e o porto não seguem a mesma linha de pensamento do Sporting, riscámos-os.
– A Liga de clubes não segue a mesma linha de pensamento do Sporting, riscámos-os.
– A Doyen e os fundos não seguem a mesma linha de pensamento do Sporting, riscámos-os.
– Uma percentagem dos media não seguem a mesma linha de pensamento do Sporting, riscámos-os.
– Vários empresários não seguem a mesma linha de pensamento do Sporting, riscámos-os.
– Alguns Sportinguistas não seguem a mesma linha de pensamento do Sporting, riscámos-os.
Marco Silva mostrou PUBLICAMENTE que não segue a mesma linha de pensamento do Sporting, porque é que deve ser absolvido?
16 Maio, 2015 at 11:04
Começou com os casos Rojo e Slimani…
16 Maio, 2015 at 14:09
Pois – em que MS esteve (bem) mal. Ainda admito que tenha sido ingenuo.
16 Maio, 2015 at 10:06
Concordo plenamente com o JC e ainda ontem frisei isso.
O MS é o tipico menino mimado que diz aquilo que quer, mesmo à entidade patronal … o tipico sonso que larga bujardas e depois comenta que cheira mal, para ver se outro leva com a culpa do peido.
16 Maio, 2015 at 10:58
“o tipico sonso que larga bujardas e depois comenta que cheira mal, para ver se outro leva com a culpa do peido.”
AHAHAHAHA Só por esta mereces um medronho 😀
16 Maio, 2015 at 13:09
Acordei inspirada.
16 Maio, 2015 at 13:15
esperemos que não tenha sido devido a determinados cheiros 😛
16 Maio, 2015 at 13:22
Naaaaa Cá há em casa há catalizadores para obsorver os cheiros
16 Maio, 2015 at 7:22
depois da “excrementa” exibicao em Guimaraes, em que os “jogadores” deram o maximo do seu esforco ao servico daquela camisola que tanto “honram”… deveria-se ter tirado o facebook ao Presidente, para nao ter “perturbado” a ansia ganhadora que eles demonstraram…
e o Zé dos Tachos, deveria ter proibido o Rojo de nao querer jogar nos jogos da pré-época e de o Ferguson de Cascais lhe ter feito a vontade…
e de querer “mostrar” que precisávamos dos “reforcos” do seu empresário, em vez de usar as 2as escolhas apresentadas pela direccao…
eu sempre dancei muito, mas mesmo muito bem, os chaos das salas onde eu dancava é que estavam sempre desnivelados e tortos…se nao fosse isso eu teria sido o Nureyev ou o Baryshnikov…
mas…
nao vale a pena…
na minha opiniao, quem “perdeu” nesta ultima epoca, (mesmo que ganhemos a Taca), foi o SCP. meteu-se um “jovem lobo” a conduzir um McLaren, (que preferia conduzir um Ferrari), e assistiu-se a muitas “derrapagens”…
e há quem continue a atirar as culpas para os mecanicos…e para o chefe da escudaria… enfim…
a proposito, nao esquecer que hoje é dia de nem sequer se olhar para as capas dos “envenenadores sociais”…
um bom fim de semana para todos e especialmente para os Sportinguistas…
16 Maio, 2015 at 8:42
Pelo contrário, Fernando. Hoje é dia de não comprar jornais, mas guardar a capa de cinco. Está tudo ali.
16 Maio, 2015 at 9:33
Já que não os poderia comprar, de qualquer maneira, o meu boicote, hoje, é de nem sequer clickar para ver as capas, ( que é a unica coisa que ainda tenho feito… Mea culpa)
16 Maio, 2015 at 13:16
homem, tens sites que reúnem todas as capas, não precisas de ir ao oficiais
16 Maio, 2015 at 8:05
Cherba. cheguei da queima, completamente roto. já estava deitado e levantei-me para te aplaudir!
brilhante. sem tirar nem pôr!
16 Maio, 2015 at 8:23
Obrigado pela lucidez!
Isto era tão fácil de resolver com o anúncio de renovação….mas nada se diz sobre isso o que me leva a querer que cada um irá à sua vida depois da taça.
16 Maio, 2015 at 8:24
É um enorme texto, a opinião da pessoa que faz com que a maioria aqui venha ler e/ou comentar diariamente. Um banho de Sportinguismo para muitos. Certamente há quem não a entenda ou não queira entender. E mesmo esses, seja por que razão for (desde o terem caído da esparrela da CS, adversários e inclusive oposição interna ao nosso presidente) deverão respeitar o que aqui foi escrito.
Há quem tenha opinião diferente, pense pela sua cabeça, veja as coisas de outra forma. Justo. Diversidade de opiniões e fundamentadas.
A minha, muito concreta, deixarei para depois da taça e da decisão tomada em relação ao assunto. Neste momento, quero focar-me inteiramente na taça e divertir-me com a pasquinada.
16 Maio, 2015 at 8:36
Cá para mim é o seguinte, o Bruno é que sabe.
E os melhores reforços estão na B e emprestados.
16 Maio, 2015 at 9:54
mas se quiserem trazer um Jakson Martinez aqui o Vicente não se importa nada
16 Maio, 2015 at 8:45
Grande post Cherba, concordo em absoluto com o que escreveste.
16 Maio, 2015 at 8:48
Para os preguiçosos ou os que estão com pressa, basta ler os dois últimos parágrafos.
Está lá tudo.
Parabéns por mais um excelente texto para a tua enorme colecção.
Força Sporting! Hoje com BdC, e com MS (e o seu furúnculo)! Amanhã também, ou com outros quaisquer!!
SL
16 Maio, 2015 at 8:51
Texto todo ele excelente e sou da mesma opinião.
Também não gosto de Marco Silva para valorizar o Presidente, nem sou a favor do Presidente para ser contra Marco Silva. E isso continua a haver, claramente.
Muito simples, nem um nem outro até acima do que é o Clube e seus interesses, ponto.
Tenho escrito em outros sites que gostava de ver a evolução de Marco Silva depois de um ano num grande, ver como correria o 2º ano.
A verdade é que não se cumpriram os objectivos (Taça de Portugal, está na Final).
Houve erros e há muito a melhorar como se tem escrito como por exemplo:
Rotinas que não existem, entra um jogador muitas vezes porque sim e não está por dentro daquilo que é a equipa;
As convocatórias duvidosas, não levar mais um central ou mais um lateral para o banco e só levando os titulares a jogo;
Equipa B com um muro de betão que nem vêem os da A (Mesmo que alguns treinem por vezes, mas com o 3º garantido e sem 2º lugar pedia-se muito mais);
Substituições tardias;
1ª partes miseráveis;
O ter um jogador castigado para Londres e num fim de semana joga o Castigado e que não pode jogar e cai no Estádio do Chelsea na 3ª o Esgaio assim do nada (Duas leituras: Jogava no fim de semana e lesionava-se e estava criado um problema sério. . . ou mesmo jogando não ganhava rotinas com a equipa por um jogo, mas era sempre um ensaio com a equipa);
Etc, são as ditas “Dores de Crescimento”.
Eu não me estou a candidatar ao lugar ou dizer que percebo mais que ele; Mais um treinador de bancada, com opinião, só isso.
E nesta última entrevista ao Presidente deu muito a entender que está terminada esta relação porque repete a frase do 3º lugar, do PlayOff da Champions, que isso estraga planos como é óbvio da próxima época não estando objectivos cumpridos, etc.
Que Marco Silva a sair, que saia com uma Taça de Portugal. Se sair e calhar num rival, pouco me importa. Nem penso nisso.
Claro que o Presidente também já cometeu erros e nem vou falar do José Eduardo, o que este treinador passou num ano parece que passou 3 épocas seguidas sem férias. Passou por muita coisa.
A sair, só peço um treinador que desde logo acredite e que se entusiasme com o projecto da formação em Alcochete, que se veja nisso e sendo português ou estrangeiro, gostava de ver alguém a não dar os 1ºs passos num grande porque acho que já farta e o Sporting deve e merece, tendo em conta o que pode investir, um treinador de um bom nível e já com Curriculum conhecido e vencedor com projectos deste nível. Isto é o Sporting Clube de Portugal e já cansa ter treinadores, por muito valor que tenham, a dar primeiros passos num clube grande.
Eu não peço que vivam o Sporting como o treinador de Hóquei, por exemplo (Se encontrarem e juntarem isso a competência, perfeito!). Mas que estejam a 100 %, não sabendo se Marco está ou não, mas senão estiver que saia e isto é para jogadores (Prefiro um Marco Matias a 100 % que um Carrillo a estar lá por estar, por exemplo), dirigentes e treinadores. Só quem não acompanhou esta época do Sporting é que pode perguntar a esta altura por erros. Não foram mais noticiados porque tem boa imprensa e depois da “Guerra”, se falassem mal de Marco pela imprensa a imprensa dava razão a Bruno de Carvalho em muita coisa e isso não dá com nada com esses jornaleiros/miseráveis.
Instalou-se algo que é insuportável. E depois leio coisas como “Se o Marco Silva sair, eu não pago mais quotas de sócio!”…Eish, meu Deus, nem deve saber para o que paga, mas é o horror, a notícia, a tempestade do além e o drama de uma vida…
Agora de todos os que se falaram para suceder, tudo menos o Paulo Fonseca, isto porque no PlayOff a calhar uma equipa Alemã. . . não teríamos apenas que enfrentar uma equipa, mas sim um grupo para entrar na fase de grupos da Champions. O que seria péssimo.
16 Maio, 2015 at 14:44
O que queres dizer com enfrentar um grupa para o apuramento?
16 Maio, 2015 at 16:50
É apenas uma piada, já que o treinador actual do Paços de Ferreira quando esteve no Porto enfrentou uma equipa alemã e disse depois do jogo a analisá-lo umas duas ou três equipas da Alemanha.
E é mais uma indirecta quanto ás capacidades do homem sob pressão. Ele ai a misturar tudo e por tudo o que passou no Dragão, cedeu e muito a isso e quando tudo tudo menos este é apenas para a piada porque a piada começa logo quando se apontam nomes em Dezembro como Carlos Azenha e agora de Costinha, por exemplo. SL
16 Maio, 2015 at 16:51
* quando digo tudo menos este (…)
16 Maio, 2015 at 8:57
Não vou poder acompanhar o fim-de-semana SCP! FORÇA SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
16 Maio, 2015 at 9:03
Se despedirmos o MS, vai ser mais um tiro nos pés à lá Sporting dos últimos 30 anos!
Somos o clube do fatatalismo, há sempre qualquer Merda que impede de seguirmos um plano. Ou porque o presidente é X, ou porque o treinador é Y, ou porque o jogador é Z! Ou Por causa dos €, ou por causa da imprensa, ou por causa dos adeptos, etc! Estou farto de anos zero. Farto, farto, farto!
Se vier acontecer o despedimento, tenho pena mas na próxima época vou me afastar, já não tenho cabeça, saúde, paciência para tanto tiro nos pés. Nem eu, nem a minha família nem muitos adeptos.
PS: No tópico do fatalismo, veja-se o caso de JJ no ano do tri-melao, foi agredido insultado cuspido e enxovalhado em direto em pleno Jamor e….ficou e já vai em bicampeão… Já nós qualquer Merda serve para não sermos minimamente estáveis.
16 Maio, 2015 at 9:28
O jj trabalha em varios taboleiros.
E todas as estabilidades que o Carnide atravessa ajudaram… Colinho tambem ajudou. E muito…
16 Maio, 2015 at 10:15
Tiro nos pés é continuar com um treinador que atraiçoou o clube que lhe paga milhares de euros por mês.
Foda-se, mas quem é este Marco Silva CARALHO? Jesus Cristo redentor? E nós, quem somos? Os romanos? pqp
Que ligações são estas do Marco Silva à Doyen? Isso já não te interessa?
16 Maio, 2015 at 10:26
Bom dia, Zé Eduardo!
16 Maio, 2015 at 10:30
Whatever dude…
16 Maio, 2015 at 10:49
Provas, meu! O caso está em tribunal. Ajuda o Zé, não o debites (até porque ele se enterrou sozinho)
16 Maio, 2015 at 11:29
Quero que o tribunal se foda, o sistema judicial português não é exemplo para ninguém.
É o mesmo sistema judicial que dá valor a testemunhos aldrabados e não aceita filmagens ou chamadas telefónicas.
É neste sistema armadilhado que a tua fundamentação assenta?
Faz um favor a ti próprio e não avances mais na conversa.
16 Maio, 2015 at 13:18
aposto que o sistema judicial ia ser do caralhinho, se aparecessem provas que comprovassem as acusações do Zé…
16 Maio, 2015 at 11:21
Mas quem é o zé eduardo para acusar um treinador do Sporting de ser um agente infiltrado da doyen caralho?!?!
16 Maio, 2015 at 11:31
O Zé Eduardo, como ele disse publicamente, agiu segundo indicações do Presidente. O Presidente negou isto publicamente? Não.
Pronto, fim de discussão.
16 Maio, 2015 at 13:19
negou. Basta procurares a entrevista que deu à SportingTV. Mas não deixo de achar curioso, conviver-se bem com a possibilidade do presidente ter montado um esquema do mais baixo que há…
16 Maio, 2015 at 9:15
E lindo estar na fila das bilheteiras com umas 200 pessoas (+/-) , e ver que ninguém anda com algum pasquim
16 Maio, 2015 at 9:16
Se dúvidas existissem que existe um ataque concertado ao Sporting.
Já nem os juniores escapam a noticias sobre o o treinador
Estes filhos duma égua da pasquinada, precisam que alguém os coloque no sitio. Bruno de Carvalho já deu a dica, aquando da visita ao Jamor: Numa resposta em relação aos lugares destinados a jornalistas e convidados “Para escrever o que escrevem, está bom .Jornalistas não precisam de ver o jogo. Inventam o que escrevem….Depois de ler o que li hoje nos jornais, já não sei hei de pôr o Paulo Fonseca a treinador principal ou o Vercauteren a adjunto, falaram também do Costinha, do do Lito Vidigal, e acho que até do André Vilas Boas…”
16 Maio, 2015 at 9:20
Adenda: além de que vamos oferecer um bom treinador de mão beijada aos rivais, como fizemos com Robson, mourinho e jj. E isso explica muito do que foram estes últimos 30 anos.
Vamos repetir à letra os mesmos erros.
16 Maio, 2015 at 12:21
O Robson podia estar 100 anos a treinar o Sporting que não ia conquistar nenhum título, basta ver como mudou a forma de jogar no porto (com 3 trincos Kulkov, Emerson e Paulinho Santos), para além de contar com o colinho azul e branco que controlava o sistema … depois no Barcelona com uma equipa cheia de estrelas não venceu o campeonato e foi despedido no fim da época…
Sobre Mourinho…, também há vida depois de Mourinho, no ano seguinte fomos campeões com o Boloni e só não tivemos sequência de mais títulos porque o PeidoDuque e o Carlos Freitas, desmantelaram uma equipa com contratações duvidosas e empréstimos (Marcos Paulo, Contreras e Kutuzov) que retiraram espaço e criaram mau estar no seio do plantel…
16 Maio, 2015 at 12:31
O Nogueira sempre que aparece por aqui é para limpar o meio-campo. Grande tasqueiro.
16 Maio, 2015 at 12:37
Estou farto de escrever que isto não vai lá com movimentos de bailarinas. Atente-se aos meio-campos dos grandes, ou até do sabujo do Jorge Jesus. É tudo pauliteiros vindos da prisão de Caxias.
Para desequilibrar estão os homens da frente, no meio-campo e na defesa não é para meninos.
E é por isso que o Ewerton chegou e mandou, não tem meias medidas para foder um adversário. O Miguel Lopes também ganha ao Cédric!
16 Maio, 2015 at 9:27
Bom dia. Não comento mais o assunto Marco Silva até à final da Taça. Apenas digo que a minha opinião sobre ele não é influenciada nem por quem diz que é o melhor do mundo nem por quem diz que é um infiltrado . Só me interessa se é ou não o melhor para o Sporting. Nesta altura quanto menos instabilidade melhor. Vamos ganhar a Taça é depois falamos Ok? De qualquer forma os meus parabéns ao Cherba por um texto muito bem estruturado e explícito. SL
16 Maio, 2015 at 9:32
Era precisamente esse o meu ponto de vista ontem. É o SCP que ganha…
SL.
16 Maio, 2015 at 9:38
Sim. Ainda bem que nunca te vi aqui criticar o Marco nem as suas opções… mas opção gajo que diz que acha que havendo várias opções em aberto ele ficar até pode ser a melhor é que anda a desestabilizar. Tudo bem. SL
16 Maio, 2015 at 9:56
Espero que o caro Leonissimo esteja a ser irónico quando diz que nunca viu o caro Saké criticar este treinador!
16 Maio, 2015 at 15:39
Vamos lá corrigir uma coisa porque parece haver alguma confusão em certas cabeças…
Eu disse que MS era imune a criticas? Não…
Eu já critiquei MS? Sim…
Eu disse que o MS tinha de ser despedido? Não…
Eu comecei a apontar o dedo a sucessores de MS e alimentei especulação jornalistica? Não…
Já chegamos lá ou preciso indicar o viamichelin ?
16 Maio, 2015 at 16:53
A confusão que existe parece-me que é só na tua cabeça… Por acaso e já deves ter percebido isso, considero-te um tipo que escreve umas coisas de que na grande maioria das vezes gosto, com as quais concordo também quase sempre e que contribui para o nível da Tasca. O facto de me criticares também não iria mudar a minha opinião, porque todos temos os nossos momentos menos bons. Quando alguém me critica, faço uma reflexão e depois tiro as minhas conclusões e se tiver de dar a mão à palmatória, dou, se não tiver não dou. A decisão disso é minha, como compreendes, porque a reflexão também o é.
Mas já agora dou-te também algumas coisas para reflectires (se te apetecer, claro e também acredito que não vai precisar de GPS…):
1) A continuidade de MS está em aberto. Ele próprio o disse hoje na conferência de imprensa – que no final da época se faz um balanço. Na minha opinião (e com os dados que tenho) apostaria nele para uma segunda época. Mas se não continuar (e poderá ser o mais provável) podemos pensar quais as alternativas.
2) Antes de eu intervir em resposta a uma questão sobre a hipótese Sérgio Conceição houve dezenas de intervenções, todas elas legítimas, mas muitas delas ainda mais categóricas que a minha. Não te vi manifestar uma única vez em relação a isso, o que obviamente registo.
3) quando fizeste a tua crítica fizeste também coro com um tipo que desde que aqui apareceu, só tem posto em causa o sportinguismo de quem aqui anda (“com adeptos destes”, “tu chegas lá”), que comenta que as pessoas deliram (“depois acordaste”) e que só tem dito banalidades e cujo único contributo válido para a discussão é dizer que temos de por gajos na Federação e ser tão ou mais corruptos que os outros para a triunfar…Enfim.
4) se o treinador não continuar (e atenção que ele próprio põe essa hipótese, até porque não depende só dele) há várias hipóteses que se podem discutir. Até aceito que digas: “agora não”, mas sinceramente não percebo como é que discutir isso – hipótese que repito toda a gente coloca incluindo MS e sobretudo quando depois digo que por mim ele ficava, é desestabilizar… E estou-me a cagar para o que disseram os pasquins. Comentei porque o assunto NOS interessa, Ok?
5) criticar o Marco todos o temos feito e tu também e com razão na maioria das vezes. Há casos em que não concordo com as críticas, sobretudo quando não tem a ver com a questão profissional. Apenas te quis transmitir que temos de ser coerentes quando criticamos os outros. Porque é que tu podes achar que eu estou a desestabilizar quando falo num cenário que o próprio Marco admite e tu não desestabilizas quando criticas (mesmo com razão?). E atenção que eu acho que em nenhum dos casos houve desestabilização nenhuma, OK?
Mas adiante, que o assunto já está a ocupar mais atenção do que aquela que merece. SL e Viva o Sporting (com ou sem MS).
16 Maio, 2015 at 17:28
“1) A continuidade de MS está em aberto. Ele próprio o disse hoje na conferência de imprensa – que no final da época se faz um balanço.”
Desculpa, mas é errado! Ele não disse que estava em aberto ou em fechado. Tu quiseste entender que aquilo que ele disse deixa a situação em aberto… é uma interpretação tua às suas palavras. E desde quando, fazer um balanço da época implica que a continuidade esteja em causa? Não se pode fazer um balanço e continuar o projecto sem o por em causa? Afinal, e dentro dos parâmetros endogenos e exogenos, não ficamos propriamente em 7º lugar ou coisa que o valha… enfim, poderia entrar aqui em diversas considerações e “atenuantes” que, na minha cabeça, poderiam apenas significar que seria necessária uma simples reunião para balanço (não para sentença de vida ou morte);
2) Não sei sobre o que te referes sobre o Sérgio Conceição. Não leio TODOS os comentários como não venho aqui “horariamente”… E sobre o S.C. estou à vontade porque há algum tempo disse que gostaria de vê-lo um dia (reforço, UM DIA!) como treinador do SCP… não que isso quisesse dizer já esta ou a próxima época. Pode ser fetiche meu, mas é uma vontade minha… Se virá a acontecer ou não, ai já não sei.
3) A minha critica vai neste caso no sentido de NÃO ALIMENTAR PASQUINADA! Entendo que o SCP não GANHA NADA com este tipo de discussão… SOBRETUDO NESTE MOMENTO! Querem discutir sobre novos treinadores no SCP, pelo menos esperem algum sinal da direcção… ou pelo menos não ajudem a minar o trabalho de quem lá está quando ainda há coisas para ganhar. Coisa que não tem acontecido muito amiúde, como sabes… Quanto a coros, tu não deves ver bem com quem estás a falar. Sei que és relativamente recente aqui no blog, mas houve alturas (quem diz aqui, diz no Cacifo ou no “defunto” SportingApoio, sobretudo neste último) em que tive de “remar” contra maré do croquete e dos conformados… por isso, sou avesso a coros, carneiradas, “acefalites” e afins… Nesse sentido, estás REDONDAMENTE ENGANADO.
4) Gostava de ouvir onde disse MS que punha a hipótese de não continuar. Ainda hoje o ouvi falar o contrário… mas se vocês insistem em ouvir coisas que o homem não diz, quem sou eu… Interpretações todos as podemos fazer. Mas eu estou-me a cagar para medir pilinhas de “vês, eu não disse”… Para mim o momento NÃO É OPORTUNO, LOGO, NÃO HÁ ASSUNTO SAÍDA DE MS E MUITO MENOS SOBRE SUBSTITUTO(S)… Apenas isto!
5) Sim, já critiquei MUITO o MS, sim senhor… O facto de eu criticar torna-me incoerente com o que, ao certo?! Não posso criticar com o sentido de se melhorar? Ou a critica só serve pura e simplesmente pra deitar abaixo e trazer outro… a debulhadora de treinadores?! Sinceramente… não é por ai. Posso ir mais longe… já disse em situações em que vi o SCP a jogar mal que disse “Ai marco, assim não dá!”… Isto quer dizer que lhe pus as malas à porta?! É que eu, quando o disse, disse-o no sentido de alterar alguma coisa para melhor… Se há quem tenha entendido outra coisa, lá está… são interpretações. Então criticas criam instabilidade (reforço… quando as criticas visavam fazer melhor… e não… fazer a folha ao treinador)… Mas falar de novos treinadores não cria (e volto a reafirmar que não tens NENHUMA declaração de MS em que diga que vai sair)? Agora quem precisa do viamichelin sou eu…
Resumindo: Não concordo em falar de saídas de treinadores há 2 semanas de acabar a competição quando AINDA há títulos em jogo. Isso não traz estabilidade… Que os jornais o façam, compreendo… eles querem é pão e circo! Que os Sportinguistas o façam… para mim cria instabilidade em quem trabalha com a verde-branca vestida. Basta alguém se colocar na pele do MS e perceberá o que eu quero dizer…
Nada me move contra ninguém aqui… como te disse, já venho aqui desde que o Tasco ainda era um Cacifo… e a única criatura com quem me “peguei” já nem cá mora por culpa própria porque não sabia estar… E nem tenciono andar pegado com mais ninguém (embora já tenham havido ai umas escaramuças com um ou outro mas que pura e simplesmente prefiro nem alimentar… lá está…).
Acredito que ambos queremos o melhor para o Sporting… Do muito que li, considero-te um gajo assertivo. Temos é uma visão um “pouco diferente” sobre ESTE assunto em concreto. Não, não tenho tiques salazarentos de querer impedir quem quer que seja de dar a sua opinião… Mais uma vez, acho que ESTE tipo de opiniões, sobre o assunto em concreto, nada ajudam o SCP a 15 dias de discutir um titulo. E eu sei que queres esta Taça tanto como eu… disso não tenho dúvidas. Só queria que as pessoas se focassem mais na floresta e que deixem a árvore para mais tarde…
Abraço e SL, Leonissimo!
16 Maio, 2015 at 17:44
Ricardo, acho que não leste bem o que eu disse, ou então fui eu que não fui claro…
Dizer em resposta a uma pergunta sobre se vai continuar, que no final da época se faz um balanço, quer dizer que a seguir se decide se continua ou não (ou seja que está em aberto). Ou sou eu que sou burro e faço uma leitura completamente estapafúrdia?
Se não leste os comentários todos (eu também não leio) devias ao menos antes de me criticar ver o contexto em que eu falei, até porque estava a responder a algo. É o que eu costumo fazer, mas cada um sabe de si.
Eu não alimento pasquinada nenhuma. Eu apenas comento assuntos do interesse do Sporting e sportinguistas. Aliás estou-me a cagar para a pasquinada.
Eu quando te lembrei que criticaste o MS acaso te disse que não tinhas o direito de o fazer? Porra mas eu falei chinês?. Falar de novos treinadores até pode criar instabilidade, mas não quando se diz que talvez o melhor fosse mesmo MS continuar, mas continuas a ignorar esse pequeno detalhe.
Quanto ao coro acompanhaste (e estavas no teu direito) um fulano que só tem vindo aqui para o desestabilizar. Não te confundo com ele (mereces-me muito mais consideração), mas os comentários confundiram-se. Fui claro porque falei em coro?
Não concordo contigo que falar do assunto da forma que o fiz desestabilize alguma coisa. Achas o contrário, tudo bem. Respeito a tua opinião.
Pronto é só isso e não me vou chatear contigo porque em 1% da vezes estou em desacordo e 99% de acordo. Era o que faltava!
E que ganhemos a Taça e que todos os que não o desejam vão para o C-a-r-a-l-h-o!
Abraço e SL, Ricardo.
16 Maio, 2015 at 9:29
Então, vamos lá começar pelo principio…:
Em primeiro lugar deixar aqui os bons dias a todos os tasqueiros, desejar-lhes um óptimo fim de semana… e agora vamos continuar…
Não votei BC, penitencio-me por isso…mas todos sabem que desde a 1ª hora não tenho regateado o meu apoio…
BC é por isso então o “meu Presidente” para o Sporting…
Sempre achei “simpático” (e valioso) o trabalho feito por Marco Silva no Estoril e estando o Sportins “a começar” (talvez melhor…: a continuar) uma nova fase da sua vida, num ressurgimento da triste situação em que o tinham mergulhado…
Concordei absolutamente por isso com a sua contratação…
E sendo um projecto de futuro (em que todos “estamos” a crescer…), achei bem que não tivesse sido um contrato por uma época apenas…
Por isso apoei e apoio a continuidade de MS…
É verdade que “eu queria” vitórias e mais vitórias…para ter titulos e mais titulos…
Mas nem tudo serão desvantagens na vida de um homem idoso…
A experiencia acumulada da vida passada. dos exitos e dos erros…e dos “assim, assim”…ensinaram-me que não foi por acaso que desde sempre ouvi que…:
Roma e Pavia não se fizeram num dia…
Que a esperança nunca morre…
Que o caminho se faz…caminhando…
Que as cadelas apressadas oarem os filhos cegos…
Que a união faz a força…
E que não é por muito gritar…que se tem mais razão…
Assim sendo…:
BC continua e continuará (a não ser que descarrilasse completamente…e aí continuariam sempre os interesses do Sporting à frente…) a ser o “meu” Presidente para o Sporting…
MS continuará a ser o “meu treinador” para o Sporting…!
Ahhh …e se o BC mandar o MS embora …ou o MS se quiser ir embora…?
Aí meus amigos…como será normal… “o Sporting continuará sempre à frente…”
E deixem-se lá de “jogos florais”…
E deixem lá de se andarem “irracionalmente” a ofenderem-se uns aos outros…
E deixem lá de pensar que na vida…nada mais existe a não ser “o resultado da bola”…!
E lembrem-se…: o Sporting só será mesmo ENORME…
Se os seus adeptos conseguirem ultrapassar em todas as circunstancias “esses traumas” …que levam muito Leão…a pensar como galinha…!
Sejam LEÕES PORRA (como diria certamente o amigo Placebo e todos os outros alentejanos amigos…)…e deixem de andar sempre a ccarejar, de cada vez que os jornalecos deitam cá para fora os seus “palpites de caca…!!”
Abraço e SL
17 Maio, 2015 at 18:35
Aplausos!
16 Maio, 2015 at 9:51
É por textos como este que se explica o sucesso da Tasca e o porquê de seres respeitado ó Cherba. Enormíssima e sincera análise que merece o meu aplauso! Nunca desistas desse caminho equilibrado e de união por favor!
16 Maio, 2015 at 10:00
Ganda Posta!
Eu que gosto:
– Ver o Sporting a ser dirigido de dentro para fora, e a comunicação social, a apanhar bonés!
O que eu gostava:
– Ver nos jogos do Sporting, arbitragens “sem erros”, e o Sporting a ter gazuas para abrir os autocarros que estacionam à frente da baliza.
16 Maio, 2015 at 10:03
Aplaudo o post,e a opinião de cada um vale o que vale
Para mim o melhor reforço será a contratação de um treinador que não tenha medo de apostar nos jovens.
Marco Silva é treinador de equipa pequena, joga bem contra os grandes e pessimamente contra os teoricamente mais fracos.
16 Maio, 2015 at 10:22
Isso de jogar bem contra os grandes e pessimamente contra os fraco representa ZERO.
O campeonato é uma prova de regularidade e não de de pavoneios bacocos. Ninguém quer saber que ganhaste 4-1 ao Vitória em casa, se estás a 12 pontos de diferença do primeiro.
O Sporting não está numa posição de mostrar futebol à Barcelona. Urge ganhar títulos, nem que seja com trinta resultados de 1-0 e futebol à Boavista. Posteriormente, e já com uma certa regularidade na conquista de títulos, podemos começar a falar na nota artística.
A vitória por 3-1 no Dragão para a Taça, será um redondo zero se perderes a final frente ao Braga. A lógica é sempre a mesma.
Jogar bem frente a uns, e mal frente a outros é irrelevante. Relevante são os pontos que ganhas e os títulos que conquistas.
16 Maio, 2015 at 12:10
Diz la então qual é a tua solução e o treinador que queres quem achas que devíamos contratar como é que achas que podemos ser campeões . Criticar é sempre extremamente fácil. Toma só em atenção que marco silva poderá ser um dos poucos treinadores que nos últimos trinta anos ganha alguma coisa, caso a taça seja nossa
16 Maio, 2015 at 10:15
Grande prosa Cherba. Grande.
Fico-me por aqui porque ja aborrece que todos os posts, seja qual for o assunto, acabem sempre no assunto Treinador.
Ta tudo dito, e bem dito, no teu texto.
So discordo da parte da facebookada mas no geral concordo com tudo.
16 Maio, 2015 at 10:16
Assino por cima e por baixo e deixo as duas últimas frases onde me revejo…
“Também tenho um presidente de quem gosto, um treinador de quem gosto e um plantel de que gosto. E são eles que, sem reservas, como sempre, apoiarei nos próximos três domingos.”
SL
16 Maio, 2015 at 10:18
Boas caros Leões. Tenho comentado zero mas passo por aqui todos os dias.
Hoje li a capa dos pasquins no Sapo e está ali qualquer coisa de surreal…e acho que Bruno de Carvalho devia tomar uma posição, nem que se volte ao blackout.
Quanto à continuidade de Marco Silva, a minha opinião é prática: Tem valor, tem contrato por mais 3 épocas, é para continuar e ponto final.
16 Maio, 2015 at 10:19
1) Palavra-chave do texto: UNIÃO!!! Não houve e por isso mais um campeonato que se foi…
2) Essa cena do vilão e do bom nunca fez sentido (um bocadinho como o duelo CR7 vs Messi em que dizem que um é mau e outro é bom!) neste caso os dois cometeram vários erros! Mas (um Sportinguista) tomar o lado de MS contra BdC é grave…muito grave (mais valia ser ao contrário apesar dos dois lados estarem errados).
3) Lembrar que o “verniz começa a estalar” logo no início da época com os casos Rojo e Slimani… Quanto aos reforços MS sabia qual era a forma de trabalhar (discordo totalmente!) do Sporting quando chegou já tinhamos contratado…
4) LJ estava se calhar a pedir…um Nani? Magrão foi uma aposta falhada mas tal como o contrato indicava veio dar tempo ao JM.
5) José Eduardo é a grande incógnita na minha cabeça… Seria tudo muito simples se o Presidente viesse na altura desmentir tudo!
6) Concordo que a estabilidade é boa mas só quando estamos bem ou não podemos melhorar… E MS ainda vive do estado de graça do início de época (Há quanto tempo não vencemos de forma convincente, bom futebol, golos marcados e não sofridos?) e por mim tendo em conta a regressão do nosso futebol e todos os outros motivos extra saía no fim da época (possivelmente é o que vai acontecer!)
7) Substitutos? O que mais me agradaria seria Augusto Inácio (depois de ganharmos a taça explico e faço campanha!) ou Vitor Pereira!
8) Vamos ao futebol jogado dentro de campo que há 3 jogos para vencer e consequentemente uma TAÇA para conquistar!!!
16 Maio, 2015 at 10:28
Podemos dar tempo ao João Mário, mas não podemos dá-lo ao Gauld? 😉
16 Maio, 2015 at 10:46
Isso já não é comigo até porque neste momento o F. Geraldes está primeiro que o Gauld…mas investimos muito, para a nossa realidade, nele; numa posição deficitária e depois do jogo com o Rio Ave devia ter tido mais minutos…
16 Maio, 2015 at 13:21
claro que está primeiro, o escocês está lesionado e só regressa para o ano
16 Maio, 2015 at 10:29
O MS veio para o Sporting e confundiu o seu papel de treinador com o de gangster. Os gangsters é que fazem manipulações para garantirem percentagens…
16 Maio, 2015 at 10:30
Cherba, acho que já todos percebemos que a questão Marco Silva não é de carácter técnico ou táctico (o Gabriel Alves não diria melhor).
É simples: o presidente pode errar no Facebook, porque é o presidente. O treinador não pode responder ao presidente nas conferências de imprensa, porque é, apenas, um funcionário.
Marco Silva desafiou a direcção publicamente durante semanas ou mesmo meses. A partir daqui, para mim, as coisas ficaram muito claras.
Sobre Leonardo Jardim, acho piada ouvi-lo agora no Mónaco a defender que o projecto do clube é desenvolver jogadores jovens. De facto, o dinheiro tudo pode.
Ainda assim, tanto me faz: Marco Silva quer ficar? Que fique. Quer ir embora? Boa viagem.
Há mais Sporting além das capas de jornais.
16 Maio, 2015 at 11:19
A questão MS é também de caráter técnico ou tático…se ele demonstrasse competência nessa área ninguém se importava de engolir uns sapos!
16 Maio, 2015 at 14:13
+1
16 Maio, 2015 at 10:32
Bom dia a todos !
“O “Correio da Manhã” revela este sábado que o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, se reuniu com Marco Silva num hotel de Lisboa para manifestar ao atual treidador do Sporting o desejo de o colocar no comando técnico do plantel dos dragões na próxima temporada.
A notícia dá conta que os dois homens não se importaram de serem vistos juntos e que na reunião foram já debatidos aspetos do planeamento para 2015/16. Ao contrário de Julen Lopetegui, Marco Silva, escreve o “CM”, gera unanimidade entre a SAD portista.”
Se isto for verdade, que raio de profissional é este gajo ?!
SL
16 Maio, 2015 at 10:42
Muito distraídos andam os paparazzi, que nem aproveitam uma foto que vale ouro! Pró caralho, pá! É este tipo de insinuações que me deixam à beira do vómito!
16 Maio, 2015 at 11:22
Isto é a sério??? Saiu mesmo no correio da manha?
Quanto ao encontro parece-me óbvio que é falso!
16 Maio, 2015 at 11:23
Fdx, mas onde é que uma notícia (!!!) do CM pode ser considerada como notícia? O mais engraçado disto tudo é que se calhar quase todos os jornais deram eco a isso e como tal já pode ser considerada verdade… Grave é quando muitos Sportnguistas comem isto.
Ainda estou aqui no aeroporto, cheio de hemorróidas de tanto estar sentado, à espera do Bale.
16 Maio, 2015 at 11:38
Sim, saiu hoje.
Não acredito que seja verdade, até porque saiu no CM. Mas este tipo de noticias mexe com o universo sportinguista e esse é o principal objectivo destes jornaleiros.
Eu estou farto desta estória! Não sei quem tem razão, não conheço tudo o que se passa em Alvalade, mas como sócio gostava muito que o Presidente e o MS viessem a publico desmentir tudo o que tem vindo a ser dito sobre eles.
Não sou daqueles que vão vergonhosamente para o Facebook do Sporting insultar o presidente e dizer que deixam de pagar cotas se o MS for despedido. Mas sou daqueles que sofrem em ‘silêncio’ vendo o seu grande amor sendo atacado por todos os lados, interna e externamente (rivais e comunicação social), sem reagir.
Se o MS ficar, tudo bem. Se for embora, o Sporting continuará. Porque o Sporting não são 2 ou 3 gajos. O Sporting não é um regime ditatorial nem é um concurso de beleza ou popularidade. O Sporting somos nós, os sócios e adeptos espalhados pelo mundo fora que vivem intensamente um clube e que, na derrota ou na vitória, dirão sempre presente.
SL
16 Maio, 2015 at 13:22
mas se não acreditas, porque raio terminas a tua intervenção com um “Se isto for verdade, que raio de profissional é este gajo ?!”
lançar gasolina quando há meio mundo de fósforo na mão, é capaz de não ser boa ideia…
16 Maio, 2015 at 13:47
Epa, talvez tenha sido um misto de emoções e de revolta! Porque tal como disse, estas “noticias” mexem com o universo sportinguista e consequentemente comigo.
Ja não sei como reagir ou como pensar neste momento. Mas o clube, na pessoa de Bruno de Carvalho, e MS devem reagir a isto, desmentindo a imprensa. Tal como o javardeiro disse, o Sporting tem que responder com um comunicado, pois este silêncio só prejudica o clube e os seus sócios e adeptos.
SL
16 Maio, 2015 at 11:40
Meus amigos…
Mandem os “tabeloides de trampa” dar uma volta ao bilhar grande…
Alguém acredita que essa noticia possa ser verdade…?
E nem tinham lugar mais discreto para se reunir que não fosse…precisamente Lisboa…!!
E depois essas “situações” a poderem ter algum resquício de verdade…nem tinha outra maneira de ser abordada…
“Só e apenas” num hotel…em Lisboa…!!
Enfin c’est la vie…
Cést une vie de merde (cette vie de journaux)…mais c’est même la vie…!!
Olhem se o meu fancês não tiver grande jeito…paciencia…!
Essas noticias também não têm jeito nenhum…e “ensaboam-nos” o juizo…!
SL
16 Maio, 2015 at 15:11
Venho aqui apresentar as minhas desculpas a MS e aos sportinguistas em geral.
“O treinador do Sporting, Marco Silva, negou este sábado, de forma enérgica, que tenha vontade de sair do cargo que ocupa desde o verão passado, recusando que as notícias que têm vindo a ser publicadas possam condicionar o rendimento da equipa nos jogos que faltam até final da tempodada, sobretudo o da final da Taça de Portugal, frente ao Sporting Braga, o mesmo adversário que os leões defrontam domingo, em Alvalade (18 horas).
Marco Silva recordou os episódios sobre o tema ao longo da temporada, mas deteve-se no derradeiro, que resulta de uma notícia da edição de hoje do “Correio da Manhã”, na qual é relatado um encontro que terá existido entre o treinador do Sporting e o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, a qual surge da sequência do cenário de saída avançado por Record na sexta-feira.
“Não influencia em nada. Se analisarem a época, houve várias notícias destas. Essa novela não é de agora e, se não afetou dessa vez, não o irá fazer agora. Não afeta nada, mas neste caso não é agradável. É totalmente falso [que queira sair], pois a minha vontade ficou bem vincada no ano passado, quando assinei contrato. Neste caso, em que colocaram o meu nome e a minha vontade, é completamente falso. Quem é sportinguista não tem gostado nada do que se tem passado, mas posso dizer que vamos ser mais fortes, podem crer, não vai afetar nada”, começou por dizer Marco Silva, frisando:
“Houve vários episódios em dezembro e janeiro, com alguma sacanice pelo meio. Se há alguma questão aqui é para desestabilizar, mas não vão conseguir. Nos últimos meses são histórias com jogadores, com treinador e nós ainda não acabámos a época.”
Quando foi confrontado com alegado encontro com Pinto da Costa, Marco Silva ficou ainda mais incomodado, respondendo: “Sabe dizer-me qual foi o hotel? O dia da semana? Assim ficava a saber onde estive a essa hora. Vocês terão as vossas fontes, mas essa obviamente… . Sou treinador do Sporting e o FC Porto tem treinador. Temos de respeitar o treinador do Sporting, o treinador do FC Porto, os adeptos… o campeonato ainda não acabou.”
“Como em qualquer clube ou empresa, no final da época, vamos fazer uma análise. O meu trabalho terá de ser avaliado pela minha competência no final da época. O meu profissionalismo, a minha marca, ficaram bem vincados. No final da época temos tempo para falar e ver o que é melhor para o Sporting. Agora o que está em causa é preparar bem a equipa para o jogo.””
Marco Silva ja fez a sua parte. Falta um comunicado forte do Sporting.
SL
16 Maio, 2015 at 10:35
Boa posta Cherba, p
ermite-me no entanto ter uma opinião contraria relativamente à crise “facebookana”
As princesas tem de perceber o que significa ser do Sporting, e a chamada de atenção não pode chocar ninguém, nem atletas, nem sócios/adeptos, muito menos treinador.
Vergonhoso é responder a um superior hierárquico em público, está mal sai, se acredita no projecto aguenta, fala internamente e cala.
Olhem para o hóquei, futsal, Judo, rugby, atletismo, exemplos de um Sporting vencedor e ganhador.
Não é preciso dinheiro para fazer equipas vencedoras e lutadoras, apenas é preciso esforço, devoção e dedicação, a glória vem logo de seguida.
O BC é o meu presidente, o MS se acordar e voltar a ser o treinador incisivo e com vontade de ganhar é o meu treinador, mas a cima de tudo o Sporting é o meu clube.
SL a todos
16 Maio, 2015 at 10:47
Eu fui claro: o Marco Silva tinha que comer e calar. isso não invalida que defenda que uma rabecada daquelas tem que ser dada cara a cara e não no face. Tal como não ficou bem o recado após Maribor, comparando-nos à selecção para, depois, atacar o Manuel Fernandes por dizer que tinha sido uma vergonha esse empate.
Houve erros. Muitos. E aprendizagem. Espero.
16 Maio, 2015 at 10:55
True,true,
Mas continua a nao me chocar o puxao de orelhas publico.
felizmente foi homem para reconhecer erros e dar a mao a palmatoria, inclusive as pazes feitas com o MF
O Sporting é atacado por todos os lados e o BC como bom Sportinguista respondiA primeiro e pensava depois, cresceu e viu que o Sporting so tinha a perder com isso
16 Maio, 2015 at 17:29
Bendita a hora que me desfiz do “facer”… dassssss!!!
16 Maio, 2015 at 15:08
Claro!
Vergonhoso também foi o aproveitamento que os inimigos do SCP fizeram da legítima reprimenda pública de BdC à equipa de futebol que até conseguiu convencer Sportinguistas que a reprimenda pública de BdC foi a primeira da história do desporto (reprimenda públicas no desporto, haverá coisa mais corriqueira…?) e ficaram todos muito indignadinhos com o mauzão do presidente que.
Enfim…
http://oartistadodia.blogspot.pt/2014/11/indignemo-nos.html
16 Maio, 2015 at 10:48
Cherba, subscrevo inteiramente. Fdx tou farto desta merda
16 Maio, 2015 at 11:14
Estou entre sportinguistas e isto é uma tasca, como tal, posso dizer-vos o seguinte.
O Bilro do Leiria, confidenciou que quando era treinado pelo Mourinho convenceu-se que era o melhor lateral esquerdo do Mundo.
O MS não foi capaz de convencer o plantel após o empate com o Benfica que a época ainda não tinha acabado.
O MS foi um líder fraco. Tacticamente é fraco a defender.
É fácil motivar a equipa para a final da taça.
O MS não chega para o Sporting.
16 Maio, 2015 at 14:56
É isto, infelizmente.
O que não invalide que eu não prefira a estabilidade e crescimento.
O Sporting precisa de um PEC!
16 Maio, 2015 at 11:17
O Zé Eduardo é o demo…..
16 Maio, 2015 at 11:21
o homem tem contrato e tudo fará pra ganhar a taça.
Depois disso?
depois disso vamos todos de férias.
16 Maio, 2015 at 11:23
A estabilidade, num clube ou em outra organização qualquer, não é um fim em si mesmo.
Uma organização, empresa ou clube, pode andar sistematicamente em “guerra” e isso até pode ser uma motivação pensada.
Isto para dizer que não são os conflitos que são uma barreira ao sucesso, mas a maneira como se gerem essas diferenças de opinião e actuação que podem dar vitórias – governamentais, empresariais ou desportivas. (um exemplo é a guerra surda Passo/Portas no des- governo português, que até vai ficar até ao fim da legislatura).
No essencial estou de acordo com Cherba – “Também tenho um presidente de quem gosto, um treinador de quem gosto e um plantel de que gosto. E são eles que, sem reservas, como sempre, apoiarei nos próximos três domingos”.
16 Maio, 2015 at 11:28
e a agenda leonina de hoje? futsal, juniores, andebol…
16 Maio, 2015 at 12:04
http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/agenda-leonina-190028
16 Maio, 2015 at 11:29
Só vos digo uma merda…. Tou com quase tudo o que o Cherba disse.
Ja quanto ao MS, imaginem o homem a treinar os jogadores do Porto com o Colinho do Benfica… E depois perguntem se em que lugar ele ficaria?
E se forem honestos ( sei que muitos que aqui andam nao o sao).. Imaginem o JJ com o nosso plantel…. Esse palhaço nem à Europa ia… Tenho a certeza!!!
16 Maio, 2015 at 11:42
tem juízo.
16 Maio, 2015 at 13:51
O pior comentário do dia. JJ por muito sabuja que seja está a anos luz de marco Silva. Com o plantel do Porto não deve ser difícil lugar pelo titulo seja com que treinador fôr.
Não digas disparates…
O MS tem de aprender :
Controlo de profundidade
Organização defensiva
Com nani, j.Mario, william e Montero, o nosso jogo interior deveria ser a nossa principal arma… Em vez disso só sabemos meter a bola na linha e cruzar!
16 Maio, 2015 at 14:58
E mais isto!
16 Maio, 2015 at 15:51
De facto Tadeu… Olha se te digo que te lembres quando um dia sair o MS (nem sei quando vai ser) o Sporting continua e o que treinador que lá estiver se calhar vai ser tão bom ou melhor que este e merecerá ser defendido na mesma…
16 Maio, 2015 at 17:34
Como é que se defende um treinador se lhe “arranjamos” 30 mil alternativas?
16 Maio, 2015 at 11:31
Fui das que apoiou a escolha de MS.
Hoje, infelizmente, acho que foi um erro.
E a frase de outro tasqueiro resume tudo :
“O MS não foi capaz de convencer o plantel após o empate com o Benfica que a época ainda não tinha acabado.”
( e esta merda de empate foi falta de “inteligência” de MS! )
16 Maio, 2015 at 11:48
Maria…
Vamos lá a “misturar água” na gasolina…!!
MS é o trinador do Sporting…!
MS tem contrato para o futuro e enquanto “for dos nossos”… deve ter o nosso apoio…
O que vier a seguir se verá…mas “se vier no seguimento de toda a polémica” (e houve direcções no passado que se “deixaram” levar pelo “palavreado” dos adeptos…) outro treinador “voltando a um passado recente…” …
Deixem lá o MS descansado…
Eu “não quero o passado de volta” (a não ser o passado de vitórias…)…
Beijinho e SL
16 Maio, 2015 at 11:54
Max :
Eu vou apoiar SEMPRE o Sporting e consequentemente qualquer treinador que lá esteja.
Se MS tem unhas para o Sporting? Ainda não vi nada. Antes pelo contrário. O que vejo é que o Sporting cada vez joga “pior” e sem motivação alguma! E isso tem que ser trabalho da equipa técnica. Porque os adeptos, esses têm lá estado sempre!
Beijinho.
16 Maio, 2015 at 13:06
Maria, o jardim conseguiu motivar a equipa depois da derrota na luz?
Nunca vi o Sporting dominar e vencer porto e benfica no ano passao. Este ano vi.
16 Maio, 2015 at 13:42
Eu falei do Jardim ou comparei com o Jardim?
Mas sim, vi. Vi o Sporting a dominar o Porto e só não ganhar por um Fabiano inspiradíssimo. E tb vi irmos à Luz e só não ganharmos por causa de um roubo descaradíssimo.
Também vi levarmos um baile dos lampiões. Como vi este ano levarmos um do Porto. E também vi que não ganhámos aos lampiões em Alvalade porque MS foi tótó.
Sabes lá as coisas que eu já vi. 😉
16 Maio, 2015 at 14:14
Mas se calhar nunca viste um treinador ser despedido depois de ganhar uma taça.
16 Maio, 2015 at 14:18
Se vi, assim de repente não me lembro.
Mas que eu tivesse visto, ainda não ganhámos a Taça nem MS foi despedido. 😀
16 Maio, 2015 at 17:00
E também não sabemos se a sair sai por ser despedido ou se porque quer ou por comum acordo.
16 Maio, 2015 at 13:46
E tudo acabou nesse jogo. Porquê?
16 Maio, 2015 at 11:36
“Também tenho um presidente de quem gosto, um treinador de quem gosto e um plantel de que gosto. E são eles que, sem reservas, como sempre, apoiarei nos próximos três domingos”
Esta merda de ser consensual para agradar a gregos e troianos é uma farsa.
16 Maio, 2015 at 11:44
isto é, vamos apoiar o Sporting vestido à Braga 🙂
16 Maio, 2015 at 11:54
Consensual? Hahaha.
Onde é que isso é consensual? É só leres esta caixa de comentários para perceber que achar que o Sporting fica melhor servido se o Marco aprender a lição é tudo menos isso.
16 Maio, 2015 at 13:24
permites-me querer este presidente, este treinador, o Nani, o Carrillo, o Adrien e outros tantos que para ti podem ser descartáveis?
16 Maio, 2015 at 17:32
Por este andar já sabemos que o Nani não fica…
Que o Carrillo (e reforço aqui que é apenas a minha opinião) já se pôs a andar…
Que treinadores, já temos uma carteira deles, à espera que os pasquins possam dizer “finalmente, caiu MS”…
Só falta é o Adrien e o Bruno se pegarem à bofetada para o circo arder de vez… 😐