Agora que a época caminha para o seu fim, sem esquecer o facto de existir uma importante Taça para conquistar, posso confessar-vos que não tem sido nada fácil tentar ser um catalisador de união. Nomeadamente desde dezembro, esse mês que está gravado na minha memória como bem pior do que aqueles em que levava com os meus amigos ou colegas lampiões a dizerem-me “não chegas ao Natal”.
A verdade é que, desde essa altura, os adeptos leoninos vivem num mundo imaginário de perseguições e teorias da conspiração que conduzem a uma espécie de clima de guerrilha. Se um gajo elogia o presidente, é porque está contra o treinador. Se um gajo elogia o treinador, é inacreditável que esteja a juntar-se a um bando de traidores que só querem é acabar com o presidente. E se um gajo apela à união, é um merdas sem exigência. Estou farto. Tão farto, que ando a protelar abordar este assunto há algumas semanas. Mas algum dia tinha que ser, por isso é mesmo agora. Será a primeira e última vez que abordarei o tema treinador, independentemente do que vier a acontecer daqui para a frente. Depois voltarei a concentrar-me naquilo que me move: o apoio ao Sporting, por mais romântico que isso possa parecer.
Permitam-me começar por dizer, apesar de achar que todos já o sabem, que Bruno de Carvalho voltaria a ser a minha escolha para presidente do Sporting Clube de Portugal. Digo-vos, também, que voltaria a aplaudir a escolha de Marco Silva para treinador do meu clube. E, para rematar os esclarecimentos, digo-vos que não conheço nenhum deles pessoalmente. Posto isto, recuemos a esse cabrão desse dezembro e a um momento de tensão indesmentível entre o presidente e o treinador. Nas mais recentes e aprofundadas entrevistas que deu, Bruno de Carvalho admitiu que a partir de determinada altura, perdeu o controlo da situação. Admitiu, também, que existiram erros de parte a parte e afirmou algo que, pelo menos para mim, ajudou a clarificar um pouco mais o puzzle: que Marco Silva era um treinador jovem, acabado de chegar a um clube grande e a aprender a lidar com o que isso implica.
Juntando essas entrevistas aos dados que tenho, a minha análise é de que, a determinada altura da época, duas pessoas com personalidades vincadas olharam de prismas diferentes para uma mesma questão: a vontade de ganhar. Marco Silva foi contratado por quatro épocas e, na sua apresentação, assumiu a vontade de ganhar. Nesse mesmo arranque de época, a nossa estrutura directiva assumiu esse desejo de partir em busca do título. Até aqui, tudo normal. Agora, atentemos num pormenor: Marco Silva é contratado numa perspectiva de dar continuidade ao trabalho de Leonardo Jardim e de conduzir o Sporting à conquista de campeonatos e de taças sendo que, para fazê-lo, lhe são dados quatro anos. Internamente é esta a mensagem: é para lutar até ao final por tudo. Para fora, a comunicação transforma essa exigência de lutar numa exigência de ganhar. E, parece-me, é aqui que estala o verniz: Bruno de Carvalho acha que é utilizando jogadores da equipa B que se atingem essas vitórias, Marco Silva acha que se as vitórias são para ser imediatas, necessita de reforços tarimbados.
Faço novo flashback, para recuperar algumas conferências de imprensa de Leonardo Jardim, já naquela fase em que lhe perguntavam se continuaria, etc etc. A dada altura, Bruno de Carvalho assume que, na época seguinte, o Sporting é assumidamente candidato ao título. Jardim mostra-se surpreendido com as palavras do presidente e deixa claro que se o Sporting quer ser campeão, tem que ir ao mercado e reforçar-se com jogadores que façam a diferença.
Não vou recuperar as palavras menos bonitas que foram dirigidas a Jardim, por essa ocasião, mas “sonso” terá sido das mais simpáticas. Seja como for, o que me levou a recuperar esta situação foi o facto de achar que o que se passou entre Bruno e Marco foi algo que poderia ser resolvido internamente. O que fez toda a diferença e abriu feridas que até hoje estão por sarar, foi a intervenção de um ilustre José Eduardo. Por mais anos que viva, o que este senhor fez, chamando jornalistas ao aeroporto e atirando o dia a dia do Sporting para um lodaçal de suspeições, não me sairá da memória. Pior, este “grande Sportinguista”, como ele tanto gosta de apelidar-se, para lá de transformar o treinador num infiltrado, conseguiu lançar a suspeição sobre o presidente, abrindo caminho a que a oposição sempre alertar pudesse acenar a bandeira de que Bruno de Carvalho estava a utilizar estratégias sujas para ver se se livrava do treinador.
Por tudo isto, parece-me inacreditável que ainda exista quem considere que o Zé foi um exemplo de devoção ao Rampante. E, sinceramente, já dei comigo a pensar no que teria acontecido se o Zé, em dezembro de 2013, se tivesse lembrado de convocar os jornalistas para atacar o Leonardo Jardim. Que, por essa altura, já tinha deixado bem claro ao presidente que não continuaria no Sporting na época seguinte. Adiante.
Portanto, a partir desse mês de dezembro, a situação tornou-se num verdadeiro massacre e num verdadeiro festim para os jornais. Os adeptos dividiram-se e foram engordando os dois lados da barricada, alimentando uma guerra civil capaz de levar ao desespero quem tentava unir as tropas. Das apreciações tácticas, a análise ao trabalho do treinador passou a medir-se pelas caras que faz, pela forma como esbraceja ou fica de mãos nos bolsos, por aquilo que diz. E, que fique claro, acho que Marco Silva tem cometido alguns erros de cariz táctico e acho que, mesmo que a sua vontade fosse defender o plantel, esteve mal na forma como reagiu publicamente às críticas feitas pelo presidente. Mesmo, que, repito, também não concorde com aquela “facebookada” descontrolada que caiu que nem uma bomba no balneário.
Agora, não me peçam para embarcar na crítica fácil. Não me peçam bater canholas saudosistas a pensar no Jardim, porque esse é que apostava nos putos, quando foi o Jardim quem, por exemplo, preferiu o Magrão ao João Mário. Não me peçam para chamar tudo e mais alguma coisa a um treinador porque resolveu convocar o Gauld e o deixou na bancada, quando, com um bocadinho de atenção e de menos ódio, saberiam que o Gauld não podia jogar pelos B por estar lesionado e que essa chamada à equipa principal visou integrá-lo mais ainda, já a pensar na época seguinte. Não me peçam para ser intelectualmente desonesto, afirmando que não se percebe porque raio o Paulo Oliveira não jogou sempre quando, deixem-se de merdas, foi esmagadora a opinião que a camisola estava a pesar demasiado à medida que os erros se acumulavam na pré-época.
Resumidamente, o trabalho do Marco podia ser melhor? Podia, claro que sim. Podíamos e devíamos ter perdido menos pontos com equipas que se apresentam fechadinhas, podíamos não ter jogado para o Montero como se fosse o Slimani a estar lá, podíamos marcar mais golos de bola parada (e, atenção, isto é diferente de dizer que não há trabalho específico, porque esta será das épocas em que, na última década, mais oportunidades de golo surgem a partir de cantos e afins. Pena a pontaria…), podíamos ter dado oportunidades a Wallyson, até para permitir o refrescar do meio-campo. Mas se me perguntarem se gostava que o treinador continuasse, a minha resposta é que sim, gostava.
E gostava, desde logo, porque acho que chegar a um grande e ter um ano tão duro de aprendizagem, só pode fazê-lo crescer. Depois, porque acho que existe uma identificação plena do plantel e das suas lacunas, bem como um trabalho de análise em parceria com João de Deus. E, em meu entender, será bem melhor planear uma época em conjunto com um treinador que continua, do que andar a contratar jogadores a quem o treinador que chega terá que adaptar-se (sim, já sei, é o modelo, mas ninguém me demove da ideia que é um modelo que resulta melhor mantendo um treinador). Depois existem outros pormenores, como o facto de ter visto o Sporting jogar um futebol empolgante como há muito não via e acreditar que é possível conciliar essa vertigem ofensiva, sacrificada a partir de determinada altura da época, com um maior equilíbrio defensivo.
Agora, também sou muito sincero: se Marco Silva, por exemplo, chegou à conclusão que, afinal, não quer trabalhar com pouco dinheiro e com base em miúdos de inegável talento, obviamente que o melhor será procurarmos outro treinador. Ou se existirem divergências profundas e feridas irrecuperáveis entre treinador e presidente (o que até me parece estranho, porque de cada vez que surgem juntos, nomeadamente na Academia, o clima é de amena cavaqueira e não é coisa forçada), o melhor também será a separação. Para já, temos as palavras de Bruno de Carvalho: Marco Silva tem mais três anos de contrato e tenho a certeza que celebrará connosco várias conquistas do Sporting Clube de Portugal. Palavras que deveriam servir para colocar um ponto final no assunto, mas que são rapidamente esquecidas quando surgem capas como as dos últimos dois dias (ou quando ficamos com a certeza que há quem não aceite a continuidade do treinador e vá começar a época a desejar que seja despedido).
Curiosamente, o tiro de partida para o dinamitar do universo leonino é dado por, imagine-se, José Eduardo. Agora com menos alarido e, inclusivamente, sem ter direito a chamada na capa da Bola, o Zé, que cada vez mais tenho a certeza que anda aqui pela Tasca, escreve, há uma semana, uma crónica intitulada “… e depois de mim? O caos?”, onde depois de elogiar Jorge Jesus ao longo de não sei quantos parágrafos, tem a distinta lata de dizer que o pobre Lopetegui foi vítima de um plantel com poucas soluções (foda-se…) e termina referindo-se a Marco Silva da seguinte forma: «Sobre Marco, por maioria de razões, teço poucas palavras. Entendo, aceito e desejo, que os treinadores tenham projectos pessoais (were we go again) […] blablablá […] se o projecto do Sporting não for respeitado, por qualquer motivo que conduza à incompatibilidade, só resta um caminho. E nesse entendimento, afinal tão simples, ficando amigos como dantes! Com desejos sinceros de boa sorte!»
Curiosamente, passados cinco dias, A Bola faz manchete de que Marco não quer o Sporting e o Sporting não quer Marco. Os exércitos reagrupam-se e trocam acusações. Surgem nomes, muito nomes, com a certeza de que tudo correrá bem com um Bielsa, com um Paulo Sousa, com um Vitor Pereira ou com um João de Deus. Com qualquer um deles, ou de outros que sejam atirados ao ar, estaremos mais perto do paraíso. Pelo menos até alguém servir um tacho intitulado “traidor em papelote sobre cama de interesses pessoais”. Ou até não ganharmos um jogo. Depois dois e depois três. Lá se vai a paciência, lá se vai o dar tempo como deu o ManU, lá se vai o sair do buraco à la Dortmund.
Ora, se me permitem, agora que já desabafei, podem continuar a atirar os nomes que quiserem. Podem continuar a insultar o treinador e a apelidar os jogadores de tudo e mais alguma coisa (os próximos são os do andebol). Eu tenho dois jogos para fechar o campeonato e tenho uma Taça de Portugal para ganhar. Também tenho um presidente de quem gosto, um treinador de quem gosto e um plantel de que gosto. E são eles que, sem reservas, como sempre, apoiarei nos próximos três domingos.
16 Maio, 2015 at 11:40
É sempre bom saber que não estou sozinho no que penso. Para este texto basta-me assinar por baixo.
Para decidir a permanência ou não do Marco está lá quem eu confio.
SL
16 Maio, 2015 at 11:41
Nunca mais é dia 31!!! o que vale é os pasquins vão andar entretidos com a festa dos lampiões durante 2 semanas e com o estado de alma de lopetegui……ao menos valha-nos isso.
Depois de dia 31, o presidente e o treinador só têm que dizer, depois de festejar a conquistar ( nem penso sequer noutro cenário, esta taça é para ganhar!!!), que vão continuar com o projeto ou se se separaram. Até lá é todos para o mesmo lado!!! O MS e os jogadores só têm que se preocupar em conquistar a taça, mais nada!!
O resto são fait-divers e tentaivas de distração.
E este fds, espero festejar 2 titulos: juniores e iniciados!!!
SL
16 Maio, 2015 at 11:43
o marco foi visto a jantar com o luis… e com o nuno.
também me garantiram que já tem tudo tratado com o sevilla, villareal, lazio, fiorentina, roma, dortmund, leverkusen e ainda com o shakhtar.
falaram-me também que ele está a seguir equipas inglesas no instagram.
16 Maio, 2015 at 11:52
Até me garantiram que o MS mandou instalar à porta de casa uma tenda…
Para atender todos os “interessados”…
Porque nem tem tempo de se deslocar aos diversos hoteis…!
SL
16 Maio, 2015 at 11:55
tudo o que é clube na europa vem aqui perguntar… aquilo do luis e do nuno foi só porque tem pena deles.
16 Maio, 2015 at 14:39
Ah! Por isso é que não prepara a equipa em condições. Anda entretido com outras coisas.
SL
16 Maio, 2015 at 11:44
Cherba,
O Post só “cai” quando falas que é um treinador jovem(concordo) e que tem tudo para aprender( Supostamente também concordo). O problema está aqui:
Facto 1- Notas evolução no jogo/futebol do Sporting desde o inicio da época até “hoje” ? NOT.
Facto 2 – Existiu alguma atualização no chip e começou a utilizar jogadores que merecem realmente minutos na A ( jogadores da B) ? NOT.
O que me leva a duvidar que … ou não quer “aprender”… ou é realmente limitado para um clube grande.
16 Maio, 2015 at 11:54
Já agora Gonçalo…
Explique-me lá…como foram possíveis aquelas exibições contra por exemplo…:
O Schalke04…o Chelsea… e mais umas tantas…
Foi por acaso…?
SL
16 Maio, 2015 at 12:09
Sr. Max, a questão deveria ser:
Porque não conseguiu ele manter a equipa a esse nivel. Porque se é para ter um treinador para fazer boas exibições na champions qualquer Professor Neca o faz por meia duzia de tostoes e duas sandes de chouriço!
16 Maio, 2015 at 12:42
Porque empatamos aos 94 minutos contra o carnide num lance que acontece uma vez na vida…
Íamos com 7 ou 8 vitórias seguidas e poderíamos ficar a 4 pontos do primeiro.
16 Maio, 2015 at 13:07
João, estas a dar razão a quem defende que Marco Silva não serve.
Se achas que as exibições se têm devido a um jogo que se passou à não sei quantos meses atrás, estas a insinuar que o Lider/Treinador não teve capacidade para motivar as suas tropas quando… ainda faltavam 15 jogos para o final. Sabes que 15 jogos é igual a 15X3= 45 PONTOS ?
16 Maio, 2015 at 11:45
Um grande texto e que precisava de ser escrito. Não digo que Marco Silva não cometeu erros, assim como o Presidente também com contratações absurdas como Slavchev, Sarr ou Rosell, mas tem contrato por mais três anos e não podemos voltar a ser um cemitérios de treinadores. Seria um tiro no pé e é evidente que a esmagadora maioria dos sportinguistas quer a permanência de Marco Silva. No fim desta novela só espero que não seja um Zé dos Croquetes a sair vencedor, porque isso seria a derrota do Sporting.
16 Maio, 2015 at 11:46
Fodasse! É tanto isto! Só assino por baixo e Adeus e boa tarde!
16 Maio, 2015 at 11:48
o Van Gaal tem casa aqui no Algarve… o contrato está em cima da mesa.
16 Maio, 2015 at 11:55
Parece que “foi visto” no mesmo hotel em que MS esteve com PC…
Reunido com BC…!!
Aguardemos…!
SL
16 Maio, 2015 at 11:56
eu – que não estava no hotel – vi tudo com estes olhos que a terra há-de comer!
é tudo verdade verdadinha.
16 Maio, 2015 at 11:58
Só podias ter visto mesmo ao vivo, porque na tv não tinha sido certamente… 🙂
16 Maio, 2015 at 12:01
o que eu não vi, contaram-me.
e eu acredito sempre naquilo que me dizem.
16 Maio, 2015 at 14:43
Vou contar-vos um segredo. Vi o Ferguson a caminho da ponte Vasco da gama a caminho de Alcochete. E em óptima companhia..
SL
16 Maio, 2015 at 11:51
Tenho uma opinião clara sobre este treinador e ela baseia-se nas atitudes que ele foi tendo e pelo que foi mostrando em campo. O episódio zé dos tachos, não me interessa até porque acho que independentemente de ele ter ou não razão para fazer o que fez, acho que não deveria ter sido feito.
A decisão da permanência ou não do treinador já está certamente tomada independentemente dos resultados e lá dentro todos o sabem. O foco tem de ser ganhar a taça e todos têm de ser profissionais até lá, independentemente de todo o burburinho que os rodeia e do que já estará decidido.
Uma coisa eu tenho a certeza, na pessoa a quem cabe a decisão eu confio, por isso, estou tranquilo.
16 Maio, 2015 at 12:09
tudo o que se passa em torno do Marco é uma guerra de informação e tem de ser tratada como isso: uma guerra de informação.
alguém ou alguns interesses estão a tentar criar uma ideia de incompatibilidade total entre a direcção e o treinador – a tal paz podre – e vão lançando “notícias” sem qualquer fundamento.
16 Maio, 2015 at 12:27
“Se soubesse, tinha dito que me ia embora mais cedo.”
Jürgen Klopp, a propósito da recuperação do Dortmund.
Dortmund que tantas vezes é dado como exemplo, já arrumou a casa e sem problemas nem dramas.
Qualquer frase do género acabaria com este festim dos media. Irrita-me profundamente que ninguém do Sporting, presidente ou treinador ( o Zé não conta, claro ), continuem a deixar que isto se prolongue.
Irrita-me que Sportinguistas venham para a CS opinar sobre merdas das quais não devem fazer a minima ideia, achando que a opinião deles possa interessar para o que quer que seja.
Parabéns Cherba pela tua análise.
SL
16 Maio, 2015 at 12:33
José Pina, Facebook:
“7. E mais, José Eduardo acabou por desmentir em público o que o presidente do Sporting Clube de Portugal falou aos Sportinguistas na Sporting TV, dia 26/12/2014, acabando por fazer ao presidente do nosso clube um ataque brutal à sua credibilidade e seriedade. José Eduardo teve muito tempo de cancelar a crónica da Bola.
8. Obviamente, nos próximos dias, o Sporting Clube de Portugal só tem de agir em conformidade com o sócio José Eduardo. Ou então não. Aguardemos.”
16 Maio, 2015 at 12:36
Grande posta! 100% de acordo.
16 Maio, 2015 at 12:39
O que muitos ainda não entenderam é isto : vocês por acaso conhecem a entourage do Marco !? Vocês sabem com quem se dá o Marco e os amigos do Marco !?
Vocês já tentaram perceber que “talvez” ao Marco, não o preocupe se se dá bem ou mal no Sporting, porque terá sempre quem o queira !?
Digo isto e depois”calo-me” : o Marco também me ludibriou … Mas talvez lhe tenha sacado a pinta, muito antes do JE ter aberto a boca.
Ele sabe muito mais de bola do que demonstra … Talvez não tenha é apetite para mais no reino do leão.
Vou-me calar … Só quero a puta da taça … Os jogadores do Sporting têm talento para ganha-la com ou sem tácticas … Joguem com honra e orgulho e a taça é nossa.
16 Maio, 2015 at 12:56
Escapa a muita gente que o Marco Silva para além de treinador no Estoril-Praia, também foi director desportivo e isso tem muito que se lhe diga. O Sporting não tem de levar com os vícios que outros apanham noutras paragens, isso era noutros tempos.
Velhos tempos, antigamente
Novos tempos, actualidade
Futebol, pé
Andebol, mão
16 Maio, 2015 at 13:00
+1!
16 Maio, 2015 at 13:22
Deves ser mesmo o Zé dos Croquetes….
16 Maio, 2015 at 13:42
Evidente que não sou o Zé Eduardo, mas tu continuas a ser o gajo que apoiava o Roquettismo. Ou pensas que velha escola do cacifo já se esqueceu?
Jonas, Jonas…
16 Maio, 2015 at 13:55
Só os burros não admitem os erros e desde que Bruno de Carvalho foi eleito para mim só há um Presidente e admiro tudo o que tem feito na recuperação do Sporting. Nunca escrevi nada para desestabilizar o meu clube, ao contrário de ti, que só apareces nos momentos difíceis e para criticar tudo o que mexe. Sei que estás à espera que o braga te dê uma alegria amanhã e outra no Jamor, mas descansa que Marco Silva vai trazer um troféu para Alvalade, ao contrário das dezenas de treinadores que têm passado pelo Sporting.
16 Maio, 2015 at 14:13
ahahaha foda-se, até ia responder mas depois vi que não vale mesmo a pena ahahaha
16 Maio, 2015 at 14:22
Eu sei que a tua capacidade de contra-argumentar está praticamente no nível zero…portanto não vale mesmo a pena dizeres mais disparates.
16 Maio, 2015 at 13:28
No meio de tudo isto, todos ignoram que o Inácio é um dos maiores comissionistas cá do burgo… enfim, adiante. “Quem marca o penalti é o Nani!”
16 Maio, 2015 at 13:40
Já se compara o Inácio ao Marco Silva!!!!!
I REST MY CASE
16 Maio, 2015 at 13:44
olha, pergunta ao presidente porque é que os negócios na Roménia foram abandonados.
16 Maio, 2015 at 13:52
Mas o Marco Silva é director desportivo ou treinador do Sporting? A mesma pergunta em relação ao Augusto Inácio…
Esta conversa já não me está a agradar. Tens alguma coisa a ganhar com isto, ó cherba?
Olha que esta…
MS é o novo profeta ou quê? Foda-se…
16 Maio, 2015 at 14:23
não estou a comparar, Trolha, estou a dar-te dados para que percebas que nem tudo é branco no preto.
16 Maio, 2015 at 14:01
O Inácio tb é o demo?
16 Maio, 2015 at 14:24
O Inácio já foi etiquetado, diversas vezes, de “azul”. Alguns já lhe chamaram judas. Outros, uma repimpada besta, depois da cena da pole position. A volatilidade de opinião é uma coisa gira. Ah, e eu curto o Inácio.
16 Maio, 2015 at 14:33
Oh cherba, desculpa lá que te diga mas o “lançar gasolina quando há meio mundo de fósforo na mão, é capaz de não ser boa ideia…” não é isto?
16 Maio, 2015 at 13:58
Comparar alguem q e socio 3000 e tal do Sporting, campeao cm jogador e treinador c um Silva desta vida e puxado….
16 Maio, 2015 at 14:11
Deixa lá, é esse o tipo de argumento do cherba.
16 Maio, 2015 at 14:24
O Inácio nasceu Sportinguista e acredito que sempre o será. Mas isso não impediu de trair o Sporting, quando saiu para o porto. Pergunta ao Manuel Fernandes e ele conta te o que se passou no balneário.
16 Maio, 2015 at 14:25
repito, não estou a comparar.
16 Maio, 2015 at 14:29
Enfim…vai aqui uma zaragata no saloon…falta aparecer o Terence Hill e o Bud Spencer e irmos tds po campo de alvalade andar td a chapada!
A receita de tao fantastico espetaculo tb pode reverter pa Missao Pavilhao! 🙂
16 Maio, 2015 at 16:35
Fui ver o significado de Zaragata no dicionário:
“é aquilo que a CS, nádegas e oposição interna pretend no Sporting”
E tb dizia isto:
“situação/esparrela em que os adeptos do Sporting caem facilmente”
Ou seja, em vez de sermos os irredutíveis gauleses somos os romanos e levamos nos cornos.
16 Maio, 2015 at 13:04
+1!
16 Maio, 2015 at 12:45
Cá está “o post”!
Começo desde já pela definição dos meus lados: eu estou do lado do Presidente ( como a maioria) e contra o MS (como diga-mos, metade).
MS foi um flop? Nem tanto. Porque o Sporting tem uma política desportiva muito clara, que é apostar em jogadores jovens, da academia ou contratados, desenvolvê-los e transferir alguns com mais valia para o clube, sem descurar o sucesso desportivo.
Ora o Sporting vai ficar em terceiro, o que é se calhar o possível olhando para os planteis e árbitros que os outros têm a seu favor, e possivelmente irá ganhar a taça de Portugal, o que é o mínimo (1 título) para o clube que somos. MS vai-nos dar a taça ( mínimo dos mínimos) mas falhou em tudo o resto. Falhou em colocar a equipa a jogar futebol ( as última exibições são vergonhosas), falhou em defender o clube quando tinha de engolir o sapo e não criticar o presidente, falhou em motivar a equipa para o resto do campeonato, falhou em não estar calado quando devia e sobretudo podia.
MS tem ligações a agentes que estão em guerra aberta conosco, por isso não acho assim tão descabido quando se fala em agente infiltrado. Agentes infiltrados existem à séculos, nas mais altas instâncias, acham que isso não é possível num clube de futebol? Onde há fumo há fogo, e eu não consigo gostar deste gajo…
Vamos agora esperar pelo fim da época e confiar no BdC. Ele saberá mais do que nos concerteza o que realmente se passa. Se MS sair é porque o ze dos tachos estava certo, se MS for para uma das nádegas, então idem ter a certeza que temos um traidor dentro de portas. Se tudo foi invenção, então que mude a sua maneira de ser e que fique muitos anos (sonhar não custa).
De qualquer forma, o Sporting continua.
16 Maio, 2015 at 12:48
Cherba, grande texto!
A verdade é que eu próprio ando há dias para abordar a mesma temática.
Tinha um texto escrito há três dias sobre a continuidade do mister.
Sim, continuidade. Tal como a ti, a mim também me parece possível.
Acabei por publicá-lo hoje, muito por causa deste teu texto.
Não sei se será mas, como dizes, pelo menos por mais três jogos é importante não desviar o foco do que é realmente importante.
16 Maio, 2015 at 12:49
Visto que ontem ninguém se chegou à frente, aqui vai…
E TU, QUERES UM DIA À SPORTING COM OS AMIGOS DA TASCA?
Lanço o repto ao Cherba e a todos vós:
Tanto a equipa B como a equipa principal jogam em casa no domingo.
Pretendo sair de casa bem cedo, rumo à Academia.
Dava jeito companhia. Para o jogo, para o almoço e para conviver um bocadinho antes de ir a Alvalade vibrar pela 2a vez.
Quem alinha?
16 Maio, 2015 at 13:37
hmmmm interessante, mais logo te digo alguma coisa.
16 Maio, 2015 at 13:44
Eu não vou! 😛
16 Maio, 2015 at 18:16
Vais a pé
16 Maio, 2015 at 12:52
O que me deixa seriamente fodido é este tema ser uma repetição do que se passou no final do ano passado. Mas era inevitável pelo que se tem “ouvido” por aí.
Já na altura do infame mês de dezembro tive a oportunidade de dizer que compreendia o estado de espírito do Presidente. Aliás, o que ele disse na última entrevista foi exatamente o mesmo que disse na famosa Hora do Presidente com os diretores da pasquinada. E essa mensagem, para mim clara como a água, não foi absorvida pela equipa técnica.
Basicamente, depois de um esforço hercúleo para recuperar o clube (esforço esse que ainda não acabou), BdC e restante administração pediam o mesmo à equipa técnica. Mas quando se viu a 10 ou 11 pontos de disputar os lugares de cima, não aguentou de frustração. Nem ele nem os adeptos. Mas se para nós nos interessa quase em exclusivo os resultados desportivos, as preocupações do Presidente vão mais além. Patrocínios e entrada de receitas da Champions. Foi isso que ele já tinha alertado em dezembro e que voltou agora a repetir para os mais desatentos.
Independentemente de quem esteve bem ou menos bem na confusão gerada em dezembro (para mim não houve inocentes, que fique claro), Marco Silva não foi capaz de passar para o balneário a mensagem da importância para o clube dos resultados, muito para além do óbvio lugar na tabela. No seu papel de líder e principal motivador, falhou redondamente. Isso para mim deve-se a falta de total compromisso com o projeto. E no estado atual do Sporting, isso é obrigatório por parte de toda a estrutura. Podemos admitir mais facilmente alguns erros se esse compromisso for inequívoco. É esse compromisso que vejo na direção mas não vejo na equipa de futebol nem na equipa técnica.
Se gostava que Marco Silva continuasse? Sim, desde que revele outro tipo de compromisso. Essa para mim é a única questão aqui. Não se identifica ou acha que não tem condições…espero poder agradecer-lhe a conquista da Taça de Portugal mas depois pode seguir outro caminho. Nós cá continuaremos a apoiar o Sporting. Pelo menos da minha parte, esse compromisso foi e será sempre, absoluto.
16 Maio, 2015 at 13:42
depois do episodio de Dezembro, vi o Presidente, em defesa do SCP, engolir um enorme sapo, em relacao ao assunto… (como referes acima, falta de atitude e empenho)…
nao vi da outra parte engolir nem uma gota de água…e assim que o blackout terminou, o que tinha estado entalado durante esse blackout, saiu “cuspido” para que todos se apercebessem bem do que ele pensava…
(blackout esse que nem assim ele respeitou, debitando sempre conclusoes extra assuntos relativos ao jogo a que a flash interview se referia…)
em relacao a estas noticias, falta saber se nao serao “plantadas”, nao por MS, mas sim pelo seu empresario, minando assim qualquer “resolucao” que o Presidente entenda assumir… (possivelmente, (quase de certeza), já está tomada, mas pode haver “impedimentos” de ordem financeira que “obriguem” a que se tenha de “esperar” por um clube comprador, mas o empresario, (como ontem foi referido em alguma CS), quer MS fora do SCP, mesmo sem receber indemnizacao, mas sem clausula restritiva,de maneira a poder ir para uma das nadegas)… isto diz tudo acerca deste assunto…
MS é uma marionette, nas maos dos seus “criadores”…mas mais grave que isso, gosta de o ser…
portanto boa viagem e um queijo fresco…
nunca, mas nunca “vestiu” a camisola… disse que a ia vestir, mas esqueceu-se sempre dela, (como os convocados da B, que iam sempre para a bancada), parecia bem chama-los, mas depois bancada porque nao “pertences” aqui… a camisola aconteceu o mesmo…
16 Maio, 2015 at 14:03
100% acordo!
16 Maio, 2015 at 15:05
As notícias não têm de ser plantadas por ninguém em específico. Basta a cruzada antiga da pasquinada contra o Sporting. Mas até me custa ir por esse caminho porque é fácil de perder a objetividade.
Sinceramente, quero é que chegue dia 31 para estar no Jamor, encher a cara e ver o Sporting a ganhar a Taça (pelo menos a parte em que a visão turva me permitir). Depois é começar outra época, outro ciclo de esperanças renovadas.
Já sabíamos que este período de mudança no Sporting ia ser prolongado e cheio de obstáculos, uns inerentes à mudança de paradigma, outros pela vontade de não querer um Sporting diferente.
Como já disse em cima, tudo se resume ao compromisso. Da estrutura diretiva, dos atletas, dos técnicos, dos sócios e adeptos. Algo a que o Presidente, no seu jeito de “tough love”, já está farto de alertar (e acredito que seja uma das razões de andar um pouco fodido com isto tudo).
O caminho faz-se caminhando. E custa menos se o fizermos TODOS juntos. Quem não estiver disposto a isso, seja quem for e tenha a posição que tiver, pode ficar à espera na paragem do autocarro que vai para destino incerto (ou para o caralho que os foda, para mim é-me igual).
16 Maio, 2015 at 12:56
O tempo da dança dos treinadores acabou! |
Deixem os homens fazer o seu trabalho com o apoio de TODOS os Sportinguistas!
Tanta gente fala no trabalho do Alex Ferguson e do Klopp que demorou alguns anos a ser posto em pratica mas depois de uns jogos menos conseguidos pedem todos a cabeça do MS…essas memórias são tramadas….
Alguém me relembre há quantos anos não temos um treinador por duas épocas inteiras?
16 Maio, 2015 at 13:28
E andamos neste ciclo vicioso de anos zero, desde o paulo bento.
Com os resultados que todos conhecemos.
Isto parece um Clube de malucos, que despede treinadores porque um gajo que vende sandes se lembrou de ser Presidente durante umas horas. Antigamente despediamos porque perdiamos na uefa, agora é porque o treinador tem as maos nos bolsos!
16 Maio, 2015 at 13:47
Nov 15, 2009–May 9, 2010 Carlos Carvalhal
May 14, 2010–Feb 26, 2011 Paulo Sérgio
Feb 28, 2011–June 30, 2011 José Couceiro
July 1, 2011–Feb 13, 2012 Domingos Paciência
Feb 14, 2012–Oct 4, 2012 Ricardo Sá Pinto
Oct 5, 2012–Oct 29, 2012 Oceano da Cruz
Oct 30, 2012–Jan 7, 2013 Franky Vercauteren
Jan 8, 2013–May 19, 2013 Jesualdo Ferreira
May 20, 2013–May 20, 2014 Leonardo Jardim
ZERO TÍTULOS desde PB, que apesar de tudo foi o ultimo treinador a estar mais do que uma época e ganhar 4 títulos.
Agora digam-me que mudar de treinador, mudar de esquemas e mudar de projectos todos os anos faz sentido.
16 Maio, 2015 at 14:00
PB pegou na equipa em 7º e levou-a ao 2º lugar.
Recorda-me o percurso dos outros que juro que não me lembro.
( Tirando Jesualdo e Jardim, claro! )
16 Maio, 2015 at 14:07
Foram percursos tão bons que o Sporting renovou contrato com eles! Ai…espera…
16 Maio, 2015 at 14:08
Ok…já me respondeste.
16 Maio, 2015 at 16:22
e que depois de serem despedidos pelo SCP, form por esse mundo fora conseguir resultados ultra-extraordinarios, podendo ter conseguido os mesmos ao servico do SCP… oh, espera… sao mesmo maus, se calhar por isso é que foram “enterrados” no “cemitério”…
17 Maio, 2015 at 18:14
O próximo é que é… Vai ser o Santo Milagreiro que vai dar o pontapé na pedra e a transforma em ouro. Tem sido assim nas últimas décadas e promete continuar enquanto houver crentes que não aprendem com as evidências que a realidade lhes oferece.
17 Maio, 2015 at 18:24
4 anos, 9 treinadores, zero titulos e pior classificação de sempre.
Venha o próximo….que a ala masoquista gosta.
16 Maio, 2015 at 13:31
Concordo com praticamente tudo Cherba, deixo só uma pequena nota: Vejam e ouçam a conferência de imprensa de Marco Silva hoje. Acompanho todas as conferências de antevisão e nunca vi uma tão crispada e tão acesa como foi esta. Atentem ainda na pergunta e resposta sobre o encontro com Pinto da Costa.
SL
16 Maio, 2015 at 13:34
Mai nada, e quem fala assim não é gago…Muito bem dito Cherba, concordo plenamente contigo..Sinto exactamente o mesmo..
Continua com os teus textos espectaculares, gosto de os ler, pois revejo me em tudo o que dizes.
FORÇA GRANDE SPORTING, CONTIGO E EM TODA A PARTE EU TE AMO……
16 Maio, 2015 at 13:36
Cherba, escreveste um dos posts mais importantes que me lembro de ler aqui. É tudo aquilo que penso, também.
16 Maio, 2015 at 13:40
1. A razão de virem “só agora” assumir que BdC e MS acordaram na saída do treinador não é inocente. Só há uma coisa que pode unir os Sportinguistas – uma posição oficial do clube. Sem ela todos escolherão lados e o clima só pode piorar colocando a equipa sobre brasas e no pior smbien te possível até ao jamor
16 Maio, 2015 at 13:42
2. Todos excepto o Sporting ganham com o silêncio. ..Os jornais à cabeça
16 Maio, 2015 at 13:42
Concordo com o Post do Cherba, mas se o Presidente quisesse
acabar com as especulações tinha dado a seguir ás declarações
de José Eduardo a sua demarcação e repúdio das mesmas e não
o fez. Qualquer treinador do mundo ficava fragilizado e a partir
daí a confiança acabou.
16 Maio, 2015 at 13:45
Esta estória, a par dos reforços, saídas e renovações para trás e para a frente, é uma camisa de forças psicológica. Quase dá vontade de dizer: o gajo que se vá embora, para isto acabar.
Ora, se há aprendizagem deste e do ano anterior, é que só era possível o cerco mediático apertar. Para desestabilizar o clube, a Direcção, mas sobretudo os adeptos, que aliás têm um longo historial de falta de fleuma em situações bem menos empoladas.
Ganhemos a Taça. A única verdade que agora interessa é ganhar esse título. O resto vão ser pormenores. Eles sabem-no. Por isso estão tão preocupados.
16 Maio, 2015 at 13:47
Gostei de ouvir o Marco Silva. Assim, a novela, ou deixa de o ser ou o Marco deixa de estar no pedestal. Quem fala como ele fala, desmente como ele desmente, e afirma peremptoriamente que assinou por 4 anos e a sua vontade é a mesma, ou seja, ficar, só posso esperar que assim seja.
Agora é a hora do sim ou sopas.
16 Maio, 2015 at 13:56
Breves notas sobre as várias partidas que o Sporting disputa hoje.
http://jornadasleoninas.blogspot.pt/2015/05/antevisao-da-jornada-leonina-16-maio.html
16 Maio, 2015 at 14:00
Depois de ler certos comentários aqui juro que não consigo entender a mentalidade de certos supostos Sportinguistas.
No inicio da época éramos uma grande equipa com um treinador fantástico e um presidente espetacular. Que clube éramos!
Agora tudo e todos são descartáveis.
16 Maio, 2015 at 14:24
O Marco Silva é que resolveu encafuar-se no caixote dos descartáveis. Aos meus olhos parece-me que não entende o conceito de hierarquia ou estrutura de poder.
16 Maio, 2015 at 14:26
e se já tiver entendido?
16 Maio, 2015 at 15:05
É complicado.
Davas mais uma chance à tua mulher se ela te enganasse com outro homem? Normalmente fica sempre a suspeição a pairar no ar…
O Marco Silva para continuar em Alvalade tem de jurar lealdade, isto não é brincadeira de miúdos, é coisa de homens.
Há milhões em jogo e não nos podemos dar ao luxo de perder tempo com problemas que à partida nem deveriam existir. Era só o que faltava não podermos confiar nos nossos (quem trabalha em Alvalade).
O Marco Silva se quiser manter o lugar tem de provar ser leal às cores que representa, porque se para ele for só mais um clube não terá paz e conhecerá o mesmo caminho que muitos outros legionários que por lá andaram.
Quem não está com o Sporting, está contra o Sporting. Só existem estes dois caminhos.
16 Maio, 2015 at 14:05
Cherba enorme posta!! Revejo me completamente no teu texto! É exactamente isto que sinto.
16 Maio, 2015 at 14:23
Meus amigos, aqui o Max está “a tentar criar um Leãzinho”…de npome Tomás…!
O meu neto Tomás é filho de mãe sportinguista e de pai benfiquista…
Era como é de calcular e por influencia do pai benfiquista…
O avô foi sempre “tentando contrariar essa má influencia”, se bem que o benfiquista em causa até seja dos que não são dificeis de aturar…
É educado não é fanático e creio que “puxa ” mais pelo filho para fazer “oposição” (civilizada) ao avô…
O avô (do alto dos seus 72 anos de experiência…) entendeu que melhor do que falar do Sporting… era “levá-lo à selva” e deixar que ele “passasse a mão pelo lombo dos Leões…”…
Assim e como muitos de vocês já sabem…o Tomás sempre que o jogo é a horas decentes…lá ruma a Alvalade com o avô…
Para este Domingo porém havia um pequeno problema..:
O pai do Tomás tem estado a trabalhar no estrangeiro (o Tomás todos os dias “tristinho diz…: eu quero o pai”…por uma conjugação de acasos, acontece que a mãe também por trabalho…tem estado ausente e é o avô Max que tem “aparado” …os também…: “eu quero a mãe”…)
Pois a mãe chgou ontem e o pai chega amanhã de avião…e o Tomás ninguém o tem calado…
“Eu quero ir com o avô ver o Sporting…”
“Tomás amanhã vais com a mãe esperar o pai e para outra vez vais com o avô…”
“não…eu quero ir ver o Sporting…”…
E então…parece que se arranjou uma solução…:
O Tomás vai esperar o pai ao aeroporto e matar as saudades…
E depois perto da hora do jogo…ser-me-á entregue nas redondezas de Alvalade…e aí teremos o Tomás a puxar pelo Sporting…!!
Ah ganda Tomás…
Temos de “alimentar” o futuro…!!
SL
16 Maio, 2015 at 14:26
Grande Tomás!
Já não “nos” foge!
16 Maio, 2015 at 14:46
Dificilmente esse Leãozinho foge do nosso regaço. 😉
Bom trabalho que o Amigo Max tem feito.
16 Maio, 2015 at 15:12
Muito bom.
16 Maio, 2015 at 14:40
Marco Silva para aqui, Marco Silva para ali, mas a realidade é que em Junho teremos sim a decisão que irá ditar o futuro do Sporting Clube de Portugal
Sporting vs Doyen
Uma vitória neste processo, terá mais importância do que uma Taça de Portugal. Ditará a forma como seremos vistos e respeitados doravante e perante isso, a vitória na Taça, para mim, é acessório, podendo conciliar, melhor.
Tenho a certeza que neste 1º mandato de Bruno de Carvalho iremos comemorar um título nacional, nem que seja no 4º ano, com ou sem MS.
O caminho faz-se caminhando, e haja uma estrutura forte, para o treinador ser o mero condutor na estrada do título, o que interessa é a qualidade do motor, pneus e do alcatrão,havendo essas condições, conduzir torna-se fácil.
Gostei de ver MS irritado hoje na conferência de imprensa, lamento é ter de esperar pelo fim da época para isso acontecer.
SL
16 Maio, 2015 at 14:50
O Marco é de reacção lenta. Tanto nas conferências de imprensa como nas substituições. Mas… Mais vale tarde do que nunca.
SL
16 Maio, 2015 at 14:46
Espero muito sinceramente que se houver separação entre o
Sporting e o seu treinador haja elevação das duas partes na
resolução. A Bruno de Carvalho que seja muito feliz na escolha
que fizer do novo treinador pois será a situação mais importante
para o futuro do futebol do clube.
16 Maio, 2015 at 14:54
Excelente artigo, os meus parabéns ao seu autor, embora raramente comente, nunca deixo de ler tudo o que é aqui postado, este é um dos blogues de que gosto imenso…
SL
16 Maio, 2015 at 15:07
Aguentei o meu comentário e ainda bem que o fiz. Depois desta conferência de imprensa (a melhor desde que cá está) as coisas mudam um bocadinho.
Marco Silva reafirmou que a vontade dele é ficar e, pela primeira vez, abordou os 4 anos do seu contrato. Isto exclui uma hipótese, a de Marco Silva estar a forçar uma saída. Há uma coisa que não podemos esquecer: há uns meses atrás Bruno de Carvalho reafirmou a sua confiança no treinador. Hoje, pela primeira vez, é Marco Silva que veio dar a cara no sentido de continuar em Alvalade demonstrando uma faceta que ainda não tinha sido revelada e que, certamente, agradará a Bruno de Carvalho. Ainda assim, remete para o final da época a avaliação final. No desfecho deste dossier no final da época vou-me lembrar destas palavras.
A especulação não vai terminar aqui. Mas, se Marco Silva estiver de boa fé no Sporting e os conflitos com o presidente estiverem resolvidos, terá percebido que existe uma campanha para desestabilizar o clube antes do jogo mais importante da época. E esta vergonhosa campanha deve ser catalisador para uma alteração de postura de MS em relação à imprensa. Esta conferência de imprensa já mostrou essa alteração. Se é para continuar? Não sei. Quero acreditar que sim.
Toda esta campanha, paradoxalmente, pode ser benéfica para nós. Mas o aproveitamento dela para o cumprimento dos nossos objectivos depende única e exclusivamente do treinador. Tudo isto pode ser o combustível que a equipa precisa para encarar, não só o jogo de amanhã, como também a final da Taça. Pelas palavras de MS, será isso que vai acontecer.
Posto isto, dizer apenas isto:
Marco, put your money where your mouth is!
16 Maio, 2015 at 15:32
A tomada de posição de MS veio apenas reforçar o nojo de jornalismo, de jornalistas, de jornaleitos, de alcoviteiros armados em…qu polulam em Portugal…
Eu sei que a Liberdade de Imprensa existe…mas “a vergonha” nunca deveria deixar de existir…
Por Lei…estas “abitoninhas” que possuem uma carteira profissional (parece-me que esta carteira é dada a tudo o que mexe…), deveria ser obrigados nestes casos a dizer de onde lhe vêm essas fontes “tão bem informadas”…
Uma Direcção deum jornal que permite a um pseudo jornalista “escarrapachar” uma noticia destas sem a mínima credibilidade, bem podia ser posta à frente de um fardo de palha…!!
Confesso que a mim estas noticias nem estabilizam nem desestabilizam…
Infelizmente porém há muito quem corra atrás das canas destes foguetes…!!
Qual será a desculpa para alguns sportinguistas”agora…para continuarem a pintar os seus cenários…??
SL
16 Maio, 2015 at 15:39
Algum link para a tal conferência de imprensa?
SL
16 Maio, 2015 at 15:40
Para os mais histéricos com MS ou BdC, era aconselhável o visionamento da conferência de imprensa que o treinador deu esta tarde:
Excerto:
Marco Silva ao ser confrontado com a notícia avançada pelo Correio da Manhã que daria conta de uma reunião entre o próprio e Pinto da Costa, negou, respondendo:
«Diga-me o nome do hotel? Onde, quando, como? Não tenho nada contra o Correio da Manhã, é o vosso trabalho, obviamente. Sou treinador do Sporting e o FC Porto tem treinador. Por isso, temos que respeitar o treinador do FC Porto, os adeptos do FC Porto e do Sporting. Há 14 meses o mesmo jornal deu que eu tinha assinado com outro clube e acabei por assinar com o Sporting. Isto é pura invenção. Temos que ter noção e temos que respeitar quem ocupa os cargos. É totalmente falso. Ponto final.»
16 Maio, 2015 at 15:49
Concordo. Boa conferência de imprensa em que reconheceu o que nós já sabemos há muito tempo, existe 1 campanha na comunicação social contra o Sporting.
Já li algumas das declarações e concordo com alguém que disse que foram as melhores declarações desde que está no Sporting.
SL
16 Maio, 2015 at 15:41
Não deixa de ser curioso como o “lampião” Marco Silva no SCP consegue ter mais instinto de “sobrevivência” do que muito Sportinguista que insiste em alinhar no pelotão de fuzilamento pasquineiro…
Muito curioso…
16 Maio, 2015 at 15:42
Eu gosto muito deste blog mas não consigo concordar com este post quando leio “resolveu convocar o Gauld e o deixou na bancada, quando, com um bocadinho de atenção e de menos ódio, saberiam que o Gauld não podia jogar pelos B por estar lesionado” e quantas e quantas vezes não devia ter tido a oportunidade de jogar na A por ser um jogador de características únicas no nosso plantel e não teve ao longo da época? Um plantel que tem jogado com um 8 adaptado a 10 na maioria dos jogos…
“afirmando que não se percebe porque raio o Paulo Oliveira não jogou sempre quando, deixem-se de merdas, foi esmagadora a opinião que a camisola estava a pesar demasiado à medida que os erros se acumulavam na pré-época.” -> O pessoal até percebe que o PO não tenha começado a titular, aceita-se face ao rendimento da pré-epoca, não se aceita é que tenha ficado tanto tempo sem uma nova oportunidade quando o Mauricio mas principalmente o Sarr andavam a enterrar jogo sim, jogo sim. (lembro que o PO só praí em Novembro é que começou a ser titular… )
“Podíamos marcar mais golos de bola parada (e, atenção, isto é diferente de dizer que não há trabalho específico, porque esta será das épocas em que, na última década, mais oportunidades de golo surgem a partir de cantos e afins. Pena a pontaria…)”
Discordo completamente. Criamos mais oportunidades de golo? Quando? Em que jogos? Eu para além de achar que estamos claramente mais fracos nas bolas paradas ofensivas, ainda acho que estamos menos organizados nas bolas paradas defensivas esta época. Para além de que poucas vezes me lembro de um canto estudado, de um canto curto para baralhar as marcações, de um livre estudado… sei lá, algo diferente do habitual.
Falas em Wallyson mas para mim nem teria sido o primeiro a ser chamado apesar de gostar dele temos jogadores com o mesmo tipo de características neste plantel, o Iuri sim devia ter estado neste plantel – sim, tá a jogar no Arouca e o pessoal consegue ver os jogos na SportTV – mas este jogador nunca podia ter sido excluído neste plantel para andarmos a levar com um Capel completamente previsivel e estagnado. Trazia alguma magia e criatividade que tanto tem feito falta a esta equipa.
“ter visto o Sporting jogar um futebol empolgante como há muito não via e acreditar que é possível conciliar essa vertigem ofensiva, sacrificada a partir de determinada altura da época, com um maior equilíbrio defensivo.”
Hmm? Falas de quê: dois jogos contra o Schalke ou do jogo da Taça contra o Porto? Nem a uma mão cheia de jogos chegou… por amor de deus. Também com o Leonardo tivemos bons momentos de futebol e sem metade da qualidade deste plantel. Plantel esse que, à excepção do Carrillo, estagnou completamente. Nenhum outro jogador evoluiu, antes pelo contrário.
E para aqueles que defendem o Marco Silva ou o caos, só me dá vontade de lembrar a lenga lenga do Jesualdo… tanto choravam e afinal foi possível trazer bem melhor.
16 Maio, 2015 at 15:45
Hoje MS disse que lhe andam a fazer sacanices quase desde que chegou…
Hoje MS denominou como FALSO que tenha andado a negociar com quem quer que seja…
Hoje MS reafirmou que está no Sporting com a cabeça no Sporting…
Hoje, amanhã e depois… haverá quem continue a ler pasquinada e entrar no Loto de quem será o próximo (wtf?!) treinador do SCP… E ainda os vou ver a exigir respeito pelo SCP.
Deixa lá, Marco… amanhã é outro dia. Pode ser que seja diferente…