Podia ter sido eu, o meu pai ou o meu irmão.
Foi Rui Mendes, a poucos metros de distância.
Já passaram 19 anos, mas nós jamais esqueceremos!
Podia ter sido eu, o meu pai ou o meu irmão.
Foi Rui Mendes, a poucos metros de distância.
Já passaram 19 anos, mas nós jamais esqueceremos!
© 2024 A Tasca do Cherba — Powered by WordPress
Desenvolvido por Anders Noren — Cima ↑
18 Maio, 2015 at 18:29
🙁
18 Maio, 2015 at 18:30
Que descanse em paz…
18 Maio, 2015 at 18:30
Pois näo, impossivel esquecer como acabou um dia que tinha sido de festa até entäo e deveria ter continuado no mesmo clima independentemente do resultado.
18 Maio, 2015 at 18:31
19 anos já se passaram, mas parece q foi ontem!
Triste esse dia, um dos mais tristes que já tivemos!
18 Maio, 2015 at 18:34
Não estava no estádio mas não esqueço as imagens horriveis de ver o malogrado Rui Mendes com o very light preso ao corpo e o sangue a sair abundantemente e a espalhar-se pelas bancadas.
Os anos passam, mas os animais continuam na mesma. Ainda ontem se viu. Só mesmo com uma coleira e com umas valentes chicotadas. E mesmo assim era pouco.
Descansa em paz Rui Mendes.
18 Maio, 2015 at 18:36
Esse dia era o dia para revolucionar a segurança no desporto e em particular no futebol! Mas decidiu-se assobiar para o lado e dar uma taça aos lampiões!
18 Maio, 2015 at 18:41
pois… para os 6 milhões de labregos ficarem contentes e a economia do país subir um bocadinho na 2ª feira.
18 Maio, 2015 at 18:34
Fds….o dia mais negro da historia do Futebol Português! Ainda hoje me vêem as lágrimas quando penso nisso! Das poucas finais da taça em que não fui ver o Sporting ao vivo mas possivelmente a mais inesquecível…
18 Maio, 2015 at 18:35
Saímos de excursão pelo núcleo da mealhada… até aquele dia nunca soube quem era o Rui Mendes. Até que todos notamos a sua ausência do autocarro no regresso…
Vou abster-me de comentar a festa nesse dia dos lampiões… nunca vou esquecer como se conseguiu resumir o valor da vida humana naquele dia. Nunca mais olhei para um lampião de forma igual…
Descanse em paz, Rui. Nem quero imaginar a dor da viúva e dos filhos ainda pequenos…
18 Maio, 2015 at 19:57
“ Nunca mais olhei para um lampião de forma igual… ”
+1
18 Maio, 2015 at 20:54
Também estava lá.
Também fui com um Núcleo.
Também perdi a esperança na lampionagem.
Triste dia.
Hoje que a violência voltou à ordem do dia, vejo que aprendemos pouco com a história.
Grande abraço solidário desde a serra da Lousã.
18 Maio, 2015 at 18:40
Nunca iremos esquecer….como nao podemos esquecer uma puta de uma organizacao que nao para o jogo de imediato!!!! Independentemente do clube como pode um jogo futebol ser mais importante que uma vida????!!!!
18 Maio, 2015 at 18:43
+1
Morre uma pessoa nas bancadas e continua-se a jogar e a festejar golos como se nada fosse. Enfim…
18 Maio, 2015 at 19:25
Vasco, se fosse hoje, o comportamento seria o mesmo. o Futebol em Portugal é um mundo alucinado de barbárie. É o ser humano no mais desprezível. Enquanto tivermos seres como Pinto da Costa e LFV vamos continuar a ter very-lights e afins. Eu acredito que nós, Sportinguistas, fazemos a nossa parte, mas o País do futebol não nos liga puto.Boas intenções e atitudes civilizadas não cabem neste Futebol. Mas não será o Futebol assim mesmo, a nivel planetário. Se o ser humano é por inerência bárbaro porque é que o Futebol, expressão máxima do seu primitivismo, seria diferente?
18 Maio, 2015 at 18:42
R.I.P. 🙁
18 Maio, 2015 at 18:45
São e serão sempre uns porcos aos quais tenho um ódio eterno
18 Maio, 2015 at 18:50
O grande problema é que tantos anos depois continua a ser perigoso ir ao futebol em determinadas localidades. Infelizmente, uma morte que não permitiu, a quem manda no futebol, na administração interna e no país, melhorar o que quer que seja.
Esta deva ser a grande dor de Rui Mendes, onde quer que esteja. Paz à sua alma.
18 Maio, 2015 at 18:51
29 de Maio de 1985 – Heysel Park
18 de Maio de 1996 – Morte de Rui Mendes.
Estes 2 tristes episódios envolvendo um dos fenómenos mais positivos da condição humana , como é este Desporto, marcam para mim uma mudança de olhar sobre tudo o que gira à volta do Futebol. E no caso em concreto de Rui Mendes, marca mesmo uma mudança de atitude. A partir desse dia, devo ter ido a 1 ou dois (no máximo) jogos de alto risco. Agora, que tenho um filho de 5 anos, nem sequer coloco essa hipótese.
Que continue a descansar em Paz a Alma de Rui Mendes e que continue a ter a Força necessária a sua Família.
Que bonito seria ganharmos a Taça e dedicá-la a Rui Mendes. Mas acima de tudo, independentemente do resultado, devia esta Direção solicitar à FPF uma homenagem a Rui Mendes, antes do jogo . Serviria como um lembrete tão necessário para os dias de hoje, principalmente para as novas gerações.
18 Maio, 2015 at 18:53
Foi o Rui Mendes, como podiam ter sido os meus pais e hoje não estaria aqui. Fica para a memória aquilo de que são feitos a FPF e aqueles porcos de vermelho . RIP
18 Maio, 2015 at 18:55
RIP
Por cada leão que cair outro se levantará.
18 Maio, 2015 at 18:58
Resta saber se, no dia 31, o Cavaco levar com um very light na cabeça o jogo prossegue. Para sermos coerentes, devia prosseguir.
18 Maio, 2015 at 19:00
🙁
Também não estava no Jamor. Vi as imagens na TV. E como já aqui foi referido, como puderam continuar com a p… da “festa”?!
( E cada vez que me lembro que o fdp do Hugo Inácio continua a frequentar recintos desportivos como nada se passasse, ainda me sinto mais enojada. )
RUI MENDES, enquanto cá andarmos, ninguém se vai esquecer de ti!
18 Maio, 2015 at 19:10
Impossível esquecer…
18 Maio, 2015 at 19:13
E já passaram 19 anos…??
E eles “não aprenderam nada” com a façanha que cometeram…
Descansa em Paz grande Leão Rui Mendes…!!
SL
18 Maio, 2015 at 19:13
Estava lá foi ai a uns 20 metros de mim, e naquele dia lembro-me bem se os lideres da juve leo não têm acalmado os ânimos teria sido uma tragédia porque erámos milhares de ultras enfurecidos a querer invadir o campo. não havia policiamento que segurasse o sentimento de revolta, injustiça e ódio por aqueles anormais do outro topo do Jamor.
RIP Rui Mendes. Paz á sua alma.
18 Maio, 2015 at 19:13
descanse em paz! e esperemos que dia 31 não aconteça nada sequer parecido com isto
18 Maio, 2015 at 19:21
Por isto é que não vou pôr os pés no dia 31. nem eu nem o meu filho.
PS: estava a ver agora as declarações do adepto benfiquista envolvido na agressao em guimaraes e ele terminou a lamentar-se que o filho mais novo de 9 anos (o que aprece nas imagens) joga futebol no leixoes e disse ao pai que nunca mais queria ser jogador de futebol. pois. é isto que é o lado negro do futebol. eu compreendo o sentimento de revolta e tristeza do pai, apesar de rejeitar que seja vítima. a unica vítima foi o filho e o pai tem responsabilidades.
Como diz o Max, passados 19 anos da maior tragédia num estádio de futebol em portugal, não aprendemos nada! o Mundo futeboleiro em Portugal mete-me nojo! é uma pobre casa onde cabem atiradores de very-lights, vândalos, Rui gomes da silva e afons. Não é um mundo para mim. O meu Sportinguismo não tem nada a ver com este futebol fanático.Viva o Sporting mas abaixo o futebol tuga!
18 Maio, 2015 at 19:44
Com o devido respeito, mas fosse esse pai de familia adepto do Sporting e ja a vox populi labregi lhe andava a chamar nomes. Entre arruaceiro que provocou a policia e besta inconsciente que leva os filhos para o meio dos descatos…
Nao tenho pena, esta vivo e pode explicar ao filho da forma que lhe aprouver que os moinas sao todos uns ordinarios, mas o Rui Mendes nao pode explicar a familia o que quer que fosse, nem gerou metade da indignacao. Porque??? So os lampioes sao pais de familia???
18 Maio, 2015 at 19:28
Era para ter estado nesse jogo, quis o destino que não assistisse ao vivo a um dos dias mais tristes do desporto português.
Foi ridiculo ter-se jogado esse jogo depois do que se passou.
Nunca te esqueceremos Leão!
18 Maio, 2015 at 19:33
A melhor homenagem q podemos fazer a Rui Mendes que foi assassinado por ser Sporting, movidos ainda mais pela escumalha q e o clube de carnide b visivel na batalha campal no Marquea de pombal e fontes pereira de melo, e reforcar o Sporting e o Sportinguismo!!
Trazer um amigo ou vizinho pa socio, subscrevrr (quem puder!) obrigacoes do Sporting e , na minha opiniao a melhor homenagem!
Axo que se devia alterae ligeiramt a frase para:
“Por cada Leao que cair, dois se alevantarao!”
18 Maio, 2015 at 19:33
os mesmos rapazes sem nome continuam a poder organizar-se dentro das instalações sem que sejam identificados.
os mesmos rapazes sem nome estavam ontem às 2 da manhã a atirar garrafas conforme se pode comprovar pelas imagens de televisão.
os mesmos rapazes sem nome.
18 Maio, 2015 at 19:40
Que dizes? So o Sporting e que tem criminosos nas claques… ve-se mesmo que andas mal informado, nao les o Rascord!!!
18 Maio, 2015 at 19:37
Ontem festejaram, hoje em clima de ressaca 6 milhoes de labregos estao indignados com a actuacao da policia em Guimaraes…
1) Nao se indignaram com a actuacao dos mesmos quando ali no mesmo estadio esfaquearam um adepto do Sporting e a policia fez de conta que nao viu… porque nao foi o benfica!
2) Nao condenam a morte (provocada por adeptos do mesmo clube de labregos) de um adepto do Sporting quando o mataram mesmo ali no estadio nacional em plena final da Taca… porque nao era adepto do benfica!
3) Nao condenam a atitute do treinador arruaceiro, quando este (tambem em Guimaraes) molha a sopa num policia e fica tudo bem… porque e treinador do benfica!
4) Ficam que nem virgens ofendidas porque a policia carregou num adepto em frente aos filhos… porque era adepto do benfica, fosse ele do Sporting e concerteza que disse improperios ao agente da autoridade ou entao foi uma besta inconsciente por ter levado os filhos mesmo para o meio dos desacatos e andar a levantar cabelo para a policia… porque claro, e o benfica!
5) Falam mal deste governo, do outro e que mais houvesse, criticam o estado do pais, as fugas ao fisco e a corrupcao, mas ganham um campeonato como ganharam, nao pagam impostos, recebem um bail out do BES poucos dias depois de nacionalizado e… esta tudo bem porque e o benfica!
Realmente entende-se o porque de Portugal estar na situacao que esta e ja nem sequer discuto numeros… entre analfabetos, bebedos, perpretores de violencia domestica, caloteiros, vigaristas, chico-espertos, bocais e mal criados em geral sao mesmo 6 milhoes de labregos desde 1907 (1904 dizem eles).
18 Maio, 2015 at 19:52
O Sporting queixa-se do comportamento dos labregos desdentados e a resposta é :
“acabou o blackout e voltou o folclore”
Pó c……!
18 Maio, 2015 at 19:52
E a palhaçada continua :
“Os filhos do adepto agredido por um agente da PSP em Guimarães vão receber o troféu de campeão nacional de futebol, conquistado pelo Benfica, após um convite do presidente do clube encarnado.
Fonte oficial do Benfica disse hoje à agência Lusa que o presidente das águias, Luís Filipe Vieira, já contactou o adepto e convidou-o a assistir ao jogo de consagração, frente ao Marítimo, no Estádio da Luz, em Lisboa.
Além deste convite, segundo a mesma fonte, Vieira convidou também os dois filhos de José Magalhães a subirem ao relvado do palco encarnado, para receberem o troféu referente ao 34.º título de campeão nacional.”
18 Maio, 2015 at 19:55
É o que eu digo. Ainda tiram de lá a estátua do bêbado para erguerem uma a “bom chefe de família”.
18 Maio, 2015 at 20:20
Por falar em “chefes de familia”, ontem alguns devem ter tirado do orcamento para alimentar os filhos para irem vomitar para a rotunda, entretanto o Costa diz que vai ajudar as pobres familias afectadas e ganha os votos dos “chefes de familia”.
18 Maio, 2015 at 22:01
Será que vai ser agora que põem uma estátua do Zé com uma criança no “colinho”?
Fica a sugestão.
18 Maio, 2015 at 22:55
Patético… Espero agora pelo convite à família do Rui Mendes para lhes pedir desculpa publicamente pelo comportamento deplorável da claque desse clube de merda ainda este ano…
18 Maio, 2015 at 19:53
Parece-me que se perderá mais uma oportunidade de mudar aquilo que vai mal…
18 Maio, 2015 at 19:54
depois dos actos selvagens a que o pais assistiu ontem gostava de saber a opinião dos porcos que dizem ser BDC o incendiário do futebol português, esses crápulas corruptos que nestas alturas enfiam o rabo entre as pernas e ficam caladinhos que nem ratos.
viva o GRANDE SCP
18 Maio, 2015 at 19:58
Também podia ter sido eu e o meu pai. Foi mesmo ali, ao nosso lado (escassos 20m).
Lembro-me de tudo como se fosse hoje.
E passados quase 20 anos depois nada mudou, quer na segurança, quer na forma como tratam aqueles que querem fazer do futebol uma verdadeira festa. E mais, até a forma como aqueles que, há 19 anos “ganharam” nessa tarde um troféu desportivo, festejam, até aí nada mudou.
(e porra, tudo começou num golo ilegal [coincidências] dos do costume)
18 Maio, 2015 at 20:10
Depois vem o orelhas fazer as galinhas de valimentos pelo que se passou ontem. Lampião é merda
18 Maio, 2015 at 20:12
Calimeros
18 Maio, 2015 at 20:19
em 1996 não exista o conjunto de leis que acompanhou o euro 2004. As leis do euro 2004 permitiam ter salvo o Rui Mendes. No euro 2004 não era permitido levar objectos pirotécnicos para um estádio.
estamos em 2015.
em 1996 o bandido dos rapazes sem nome foi abandonado pelo seus e chegou a fugir do país.
em 2015 antecipadamente paga-se o prejuízo e só depois vai discutir-se quem é o responsável.
Vai no mesmo sentido o facto do jogo até ter estado interrompido nos instantes finais por causa de objectos pirotécnicos.
No fundo a malta até aplaude e em agosto estamos cá todos outra vez.