Muita foi a polémica causada pelas declarações de BdC sobre o orçamento para a próxima época, mas simplesmente não existe mistério nenhum. O dinheiro é algo que ou existe ou não existe. O Sporting sofreu com a ineficácia (por culpa própria e de outros) e ficou aquém do mínimo que seria o apuramento directo para a Liga dos Campeões. Por si só esse facto leva a duas dificuldades imediatas: a não contabilização da verba destinada aos apurados directamente para a fase de grupos e a perda de possíveis patrocinadores que vissem na certeza de uma visibilidade europeia um bom negócio para a notoriedade da sua empresa ou produto.
Isto é contornável? Sim e não. Desportivamente o Sporting poderá sempre garantir o apuramento depois de play-off e atingir o prémio financeiro que benfica e porto têm já garantido. O problema é que esse sucesso só chegará a uma semana do fecho do mercado e por muito que imaginemos negócios “à condição”, a verdade é que os bons jogadores e os bons negócios não esperam por clube algum. Quanto aos patrocinadores, sobretudo o principal que ocupa lugar previligiado na camisola, a questão pode ser contornada por um contrato condicionado: x milhões com Champions, y sem a mesma. Já existem muitas marcas a sponsorização por objectivos e esta modalidade seria apenas mais uma variante no contrato.
A mais recente e “inovadora” ideia de publicidade nas camisolas “a vulso” é puramente desastrosa. As marcas valorizam o ownership de um compromisso de regularidade num espaço e o sponsorship está para a rotatividade como as mudanças no onze estão para a consolidação de processos tácticos colectivos…not even close as a good ideia. Mais, duvido que a soma de “vendas” pontuais do espaço referido chegue sequer a 60% de um contrato razoável realizado nos moldes tradicionais. Aqui como em muitos outros obstáculos, ao Sporting exige-se criatividade, mas se calhar convém privilegiar a criatividade como processo objectivo e com metas definidas e não apenas uma busca pela “roda quadrada”. Apesar de poder significar uma perda da percentagem total da receita, talvez seja fundamental dividir a procura com uma consultora mundial. 75% de 10 milhões será sempre mais do que 100% de 3 milhões.
O tempo urge. A semanas do fecho das competições da época, as global brands estão ou já comprometidas ou perto disso. A produção dos equipamento estará a atravessar as ultimas fases de planificação e não existirão interessados por aí aos pontapés, loucos por patrocinar o 3º lugar português que só saberá em Agosto se irá pertencer à maior e mais mediática competição internacional de clubes. Nada é impossível, mas penso que estejamos já a ultrapassar a fase das ideias peregrinas. É hora de colocar as A-Teams a trabalhar em soluções de high corporate. O Sporting não pode viver sobre o paradigma de tudo solucionar sem parcerias, até porque nem todo o know-how vem de estar concentrado em corpos sociais ou quadros da SAD com poucas dezenas de pessoas.
Não tenho dúvidas que se eu como adepto consigo ver opções e caminho a percorrer, outros com a verdadeira responsabilidade de o fazer, saberão fazê-lo muito mais e melhor. Vai dar trabalho, vai dar muito trabalho e algumas concessões, mas fortalecer o orçamento da próxima época não é apenas uma feliz ocorrência, é o primeiro passo para resgatar o clube de mais um ano de secundarização na luta pelo titulo. É que o talento custa muito dinheiro, o tal que se vai desviando cada vez mais do futebol, à medida que aparecerem hooligans a cometer as alarvidades do costume e a ostentar camisolas com o patrocínio bem explicito. Seja como for, esta é a hora dos coelhos da cartola, e já que estamos a falar de marcas e identidades…por favor, metam lá os calções pretos…nem que sejam patrocinados pela Black&Decker.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca!
20 Maio, 2015 at 14:48
Oh Lourenço com tanto milhão que já distribuíste não me “toca” nenhum??
20 Maio, 2015 at 15:58
Sou um mais largas!
Onde te posso esperar publicidade ?
É que o valor a pagar depende do sítio 😉
Obviamente, há da minha parte algum wishful thinking.
Mas acredito que Necessidade é a mãe.
E essa necessidade pode trazer ideias interessantes e até conseguirmos mais dinheiro que as nádegas. Não dou é isso como garantindo.
20 Maio, 2015 at 16:02
Sou um mais largas!
Onde te posso esperar publicidade ?
=
Sou um maos largas!
Onde te posso espetar a publicidade ?
20 Maio, 2015 at 14:55
OFF: constou-me que o patrocinador do putedo vai ser… a Compal!
20 Maio, 2015 at 14:57
Então não é a Pfizer (Viagra)?
20 Maio, 2015 at 14:59
Hehehehe
20 Maio, 2015 at 14:57
Eu tinha ouvido que há uns anos era para ser “Um Bongo”…mas parece que a fruta lá para aqueles lados já não rende o que rendia…
20 Maio, 2015 at 15:07
Olha, sobre algumas cenas que eu comentei relativamente ao MS do tempo da Amoreira, não me recordo exactamente as palavras que ele proferiu após o o SCP 2-2 Estoril, mas garanto-te que ele se queixou da arbitragem.
20 Maio, 2015 at 15:10
Acredito…mas não me lembro disso…vou ver se encontro…;)
20 Maio, 2015 at 15:18
Mas nem deve ser difícil de adivinhar as palavras, deixa-me tentar:
“Eu não sou pessoa de me queixar das arbitragens – quem me conhece sabe muito bem que não sou desses – mas penso que ficou visível para todos que a arbitragem foi empurrando o Estoril para trás, e que o primeiro golo resulta de uma falta sobre o Wagner”.
20 Maio, 2015 at 15:20
Olha que não….
20 Maio, 2015 at 15:18
Olha que a tua memoria de verão ter-te-á traído como a mim no caso do Iuri…
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/videos/taca-de-honra-de-lisboa-2013/?id=CzCcZG3LUQnUelSdybE4v
20 Maio, 2015 at 15:23
Não!!! Nada disso! Foi na Flash!!! Mesmo assim não se nota bem a AZIA?! Achas que a CI foi apenas de dois minutos?! E repara bem nele: nem parece o mesmo. O gajo parece que esteve num combate de boxe com 13 assaltos. Ainda está ofegante de ter gritado para dentro de campo.
20 Maio, 2015 at 15:27
Não encontro mais nada…acho que é igual ao que é mas pode ter havido mais que eu não encontre….
20 Maio, 2015 at 15:44
Andei à procura ainda no cacifo a ver se encontrava alguma referencia a isso nos posts da taça de honra e não encontrei….olha não sei! também não posso procurar mais…lol!
Que se foda! heheh
20 Maio, 2015 at 15:20
Foi uma luta renhida com a Caprissone.
20 Maio, 2015 at 14:55
Bem, este dá-me o teu tupperware foi surpreendente. E foi surpreendente porque ao contrário de todos os outros artigos do Leão de Plástico, este artigo, em primeiro lugar, atingiu um nível de buzzword por frase nunca antes visto e em segundo, conseguiu não dizer nada de concreto e aumentou o nível de nervosismo dos sportinguistas.
Neste momento nós não sabemos que processos estão a decorrer e de que forma estão a decorrer. Não sabemos quem está envolvido assim como não temos dados sobre o mercado. É caso para estar preocupado? Sim, claro, porque existe incerteza. É caso para começar a mandar postas de pescada tipo “A Teams”, “high corporate” e a tal “consultora mundial”? Não, por favor.
A questão é relevante, mas vamos falar daquilo que temos conhecimento e, a especular, especular de forma consciente que é especulação.
20 Maio, 2015 at 15:03
Desconhecendo se vens para o bem ou para o mal, pois nunca te vi por cá MGO, mas se calhar é de mim e perdoa-me a frontalidade, tenho que concordar contigo :/
SL
20 Maio, 2015 at 15:06
Quanto às camisolas e ao seu patrocínio é óbvio que não nos podemos dar ao luxo de prescindir dessa receita.
O melhor era um patrocinador internacional e que não tivesse medo de apoiar um dos clubes grandes. Um país podia encaixar nesse perfil, mas também não há muitos que façam esse tipo de sponsorização.
O patrocínio jogo a jogo seria um último recurso, pois na maioria dos jogos ficaríamos sem patrocínio.
Era óptimo ter ficado na LC com entrada direta, mas não deu, paciência.
Espero é que se resolva e que pingue uma maquia jeitosa que bem necessitados estamos. SL
PS – fiquei surpreendido com o patrocinador do Carnide. Com tanto colinho teria apostado na Dodot…
20 Maio, 2015 at 15:10
Hehehehehe
Agora o dirigente do boifica que esteve presente em alguns seminários da Doyen já pode viajar em classe executiva.
20 Maio, 2015 at 15:12
Mais um guru…Carlos Daniel: ” O Sporting precisa mais de Marco Silva do que Marco Silva do Sporting”.
Isto hoje é só rir…
20 Maio, 2015 at 15:16
Claro, porque razão é que a Daniela foi destacado para cobrir a aproximação de Cuba aos States? Aquilo foi um prémio de carreiro pelo seu lampionismo exarcebado.
20 Maio, 2015 at 15:19
Cuba do Alentejo? Não sabia que se tinham chateado com os States!
20 Maio, 2015 at 15:25
Então o cabrão não foi o enviado especial?! Esteve quase duas semanas a laurear o queijo ao serviço da RTP.
20 Maio, 2015 at 15:17
A lampiona Carla Daniela ao seu melhor nível. Os jornaleiros agora então belfodilados não nos vão largar… É uma azia contra o Sporting e nosso presidente que está para durar…
20 Maio, 2015 at 15:17
Outro merdas lampião. Ao menos este é assumido ao contrário do Nuno Santos. Se calhar podia dizer-se o mesmo do Jesus… Mas o que é que lampiões têm de opinar sobre o que é melhor para o Sporting?
20 Maio, 2015 at 15:30
Olha eu também acho que a Daniela precisa mais do tacho da RTP do que a RTP (e todos nós) precisamos da Daniela. Diria mais: precisamos tanto da Daniela como de um ataque de caspa..
20 Maio, 2015 at 15:18
Eu digo apenas “O Sporting não precisa de Marco Silva”!
20 Maio, 2015 at 15:56
Mas podias dizer ainda melhor: “O Sporting não precisa de treinador nenhum em especial. Seja quem for o clube seguirá o seu caminho.”
Já de um bom presidente e de uma boa estrutura… penso que disso o clube depende. E por aí (finalmente) demos um passo em frente. E dos sócios nem se fala. Independentemente da percentagem que estrilha e não contribui (seja de que maneira for, seja dentro das suas possibilidades ou não), há muito boa gente que não deixa de apoiar o clube em momento algum.
20 Maio, 2015 at 15:37
Carlos Daniel, o poeta que um dia afirmou “mais de metade da equipa do Braga seria titular neste Sporting”.
20 Maio, 2015 at 15:58
Ele sabe lá o que é o Sporting e o que é que o Sporting precisa…ele que se preocupe com o dele!
Hoje em dia qualquer merdas hipócrita é um comentador de futebol isento…
20 Maio, 2015 at 16:22
Bem mas verdade seja dita tanto o Porto como o Benfica viam com bons olhos MS para treinador…
Nós que o temos com mais 3anos de contrato queremos mandar embora.
Não faz sentido…
20 Maio, 2015 at 16:28
Olhando à nossa história, tirando o risco-ó-meio diria que é … normal.
20 Maio, 2015 at 16:40
Querem?! Conta-me lá isso….
Não tiveram ambos a possibilidade de o contratar (especialmente o porco) no ano passado quando ele estava muito mais valorizado?! Chegaram-se à frente?!
Ou é só garganta de jornal e tentar fazer de nós o mesmo que fizeram no Orelhas vs JJ…
20 Maio, 2015 at 15:20
Depois de “passar as vistas” pelas capas dos pasquins… fiquei com a certeza que a “encavadela”‘que levaram, ( com Belfodil à mistura), foi tão profunda, mas tão profunda que atingiu-lhes o ultimo neurónio que funcionava no cérebro de ervilha deles…
O outro dizia: Pica, pica, até chegar aos miolos, tens muito que picar…
Quer-me parecer que o Presidente não tem só “colhões de aço” , mas também lhes “serve” o “longo braço” da justiça…
Acho que além de um “falar” novo, os jornaleiros, têm agora também um “andar” novo… As capas de hoje são só para disfarçar as dores… 😉
20 Maio, 2015 at 20:56
O melhor comentário hoje! Rio-me com as mãos agarradas à barriga!
20 Maio, 2015 at 15:36
Boa Morte de saída porque quer “dar o salto”. Queria ser treinador de uma das equipas seniores, Sporting disse não ser possível, terminou a ligação.
Tenho pena, mas percebe-se a sua decisão. Afinal foi contratado para adjunto da B.
20 Maio, 2015 at 15:46
+1
20 Maio, 2015 at 15:49
Não percebo…o João de Deus dificilmente ficará mais do que o próximo ano na B….o Boa Morte aguentava este ano, aprendia e no próximo ano estava na B…
20 Maio, 2015 at 15:44
Já aqui foram dadas excelentes ideias.
Em relação às camisolas preferia mesmo que entrasse dinheiro fresco e rapidamente.
Mas a ideia de ter publicidade que pudesse abater na dívida (que foi dada inicialmente pelo Frost se não me engano e secundada pelo Leão Portimonense “simpático”) sobretudo aos nossos dois maiores credores como o Millenium e Novo Banco parece-me muito válida se fosse exequível (podia ser nas cadeiras, na cobertura, etc.)…
20 Maio, 2015 at 16:08
Publicidade dos bancos na cobertura não me parece boa ideia, pois grande parte do pessoal que vem nos aviões é estrangeiro e está-se bem a c…. para os bancos. Teria de ser qualquer coisa relacionada com turismo ou marcas internacionais…
A pub dos bancos acho que faz mais sentido nas bancadas ou no interior do Estádio pois é onde está o público alvo.
20 Maio, 2015 at 16:14
Tudo bem. Temos de fazer target… Sem dúvida, que assim seja. É preciso é fazer dinheiro e abater dívida.
20 Maio, 2015 at 15:53
Se há coisa com a qual estou relativamente descansado com esta direcção é em relação ao dinheiro. Aparentemente sabem bem quais são as melhores opções e, certamente, tomarão as decisões, naturalmente influenciadas pelas circunstâncias, que melhor servirão o Sporting. Vai ser pacífico, até porque se tratarão de negociações com entidades exteriores ao “mundo” do futebol. O pior é o resto…
20 Maio, 2015 at 16:01
Conservemos o Islam Slimani connosco e recorramos a uma Sonatrach, 12a maior petrolífera do mundo … Logo é feio mas a guita é linda.
Por isso é bom ter atletas cotados nas nossas fileiras e que sejam símbolos de patriotismo nos seus paises.
Se a isso adicionarmos paises com megas empresas, que têm um NET Income de 40-50-60 biliões de dollars, a coisa fica apetitosa.
Não tenho dúvidas que a guita virá de África e na próxima semana já teremos novidades !
20 Maio, 2015 at 16:12
E preciso eurinhos para irmos as fucas da lampionagem!!
20 Maio, 2015 at 16:10
Patrocínio é essencial.
Essa coisa do “jogo a jogo” é bonito é quando a oferta é superior à procura, o que não é o caso. Quanto muito, um sponsor interno e outro para a Europa…
E não esquecer que, para lá da exclusividade se pagar, o dinheiro vem normalmente à cabeça, o que dá sempre jeitinho para forrar a tesouraria.
Em Portugal ninguém vai dar valores de jeito ao Sporting, está tudo teso, e quem tem algum (Galp, EDP) está-se lixando para a bola.
O Tanaka que se faça útil e vá à terra dele pedir uns patrocínios, à Toyota ou NTT.
20 Maio, 2015 at 16:27
Não está mal não.
Aproveitar o japa para pub!!
20 Maio, 2015 at 16:13
Eu se fosse ao BC colocaria uma pub à Fábrica dos Óculos na parte de trás das camisolas. Assim que algum árbitro fosse mostrar o amarelo/vermelho a algum dos nossos este viraria logo as costas para o árbitro ver a pub à Fábrica dos Óculos. No mínimo seria irónico
20 Maio, 2015 at 16:19
ahaha grande cena !!!!
20 Maio, 2015 at 16:57
Esta era muita boa. E esta se fossemos a champions era para ser falada em todo o mundo. Ao pessoal da direcção que aqui vem, tenham atenção a esta ideia
20 Maio, 2015 at 16:16
Epá com tantas comentários até pensei que o novo patrocinador fosse alguma marca da Letónia, se é que me entendem!
Não sou contra a venda a mais que uma marca, com o pressuposto de que tudo esteja contratualizado no inicio da época.
O ideal será uma marca que invista (e bem) no global, camisolas, naming do estádio e da academia.
Se nuns parâmetros podemos partir em desvantagem, noutros partimos em clara vantagem, temos 3 milhões de adeptos, uma casa com médias de 35 mil adeptos para o campeonato (fora a Champions), uma academia com dois bolas de ouro, várias academias espalhadas pelo mundo, etc, etc.
20 Maio, 2015 at 16:19
Rigabank?!?!?!
20 Maio, 2015 at 16:30
Bingoo!!! lol
20 Maio, 2015 at 16:36
hehehehe! É pedir os contactos aos Cherba…
20 Maio, 2015 at 16:36
Herbalife – “Perca a ba-Riga”.
20 Maio, 2015 at 16:42
Um vez mais…para perder o Rei de Riga é falar com o Cherba…especialista em limpeza de canos e desentupimentos….
21 Maio, 2015 at 10:27
Hehehehehe
20 Maio, 2015 at 16:34
Pessoal alguém me sabe dizer o mail da tasca?
Esta historia da CS esta a ir longe demais, acho que deviamos tentar fazer algo!
20 Maio, 2015 at 16:41
[email protected]
21 Maio, 2015 at 13:02
Obrigada, Maria.
20 Maio, 2015 at 16:35
OFF ou talvez não, já que fala em patrocinadores.
O meu sobrinho hoje levou uma T-shirt do Dubai Emirates para a escola e os lãpiões da turma dele gozaram com ele por levar uma T-shirt do patrocinador do lãfica…. Como vêem a bazófia lãpiónica começa desde pequenino.
Até o patrocínio deles para o ano vai servir para nos diminuir ou gozar…
20 Maio, 2015 at 16:42
Porcos e nojentos desde pequeninos.
São os bons exemplos dos chefes de família. Ainda vou acabar por achar que só se perderam mesmo as que caíram no chão.
20 Maio, 2015 at 16:53
Eu não lha roubaram? é preciso atenção a essa gente!
20 Maio, 2015 at 16:56
😀
20 Maio, 2015 at 17:01
🙂
20 Maio, 2015 at 18:40
O meu filho mais novo tem quatro anos e um amigo dele já lhe anda a fazer a cabeça com a porcaria do “Benfica”… Ainda por cima é o melhor amigo dele. O bullying clubístico começa cedo. Isto vem de casa obviamente. Mas os gajos querem acabar com os adeptos dos outros clubes? Querem competir sozinhos?
20 Maio, 2015 at 17:40
Boas,
É impressão minha, ou essa história de Boa Morte sair, só saiu na burla? É que no site do Sporting nada
20 Maio, 2015 at 18:58
A questão dos patrocínios é importante, mas pessoalmente tenho confiança na capacidade do Presidente e restante Direcção para ultrapassar a situação, em favor do nosso emblema.
Quanto aos negócios do Boifica, respectivos patrocinadores e valores, nada me dizem, e apenas os classifico como negócios “à Roberto”, com Peter Lim e Jorge Mendes a pontas de lança (não são de confiança).
Quanto à valorização da marca “Sporting” existirão múltiplos factores e não apenas aqueles que nos serão mais familiares (n.º de sócios e adeptos, assistência aos jogos, desempenho desportivo, historial desportivo, etc.) que podem equilibrar a balança.
A propósito: a “Fly Emirates” voa para Portugal? e o D. Bufas já comercializa pás e picaretas?
Sporting até morrer!!!!
20 Maio, 2015 at 22:13
Falar de Orçamento é enfrentar a realidade. Falar em ambição sem os meios para a sustentar é enganar-mo-nos. O voluntarismo desmedido cria frustração.Insistir na tecla da exigência pode ajudar na atitude mas não pode só por si superar o déficet noutras variáveis essenciais ao sucesso, particularmente o Orçamento. BdC resgatou o clube da falência. Foi uma tarefa hercúlea mas ainda não conseguiu elevar o patamar do Orçamento 25 ME, que é um patamar muito baixo para podemos ter grandes aspirações, se olharmos para o dos rivais, que além disso beneficiam de uma estabilidade a nível de Dirigentes e estrutura que lhe possibilitou capturar os centros do poder, FPF, Liga, Arbitros e Media. Todos queríamos estar apurados para a fase de grupos da Champions, mas era realista esperar isso? Não, não era. Na época passada aconteceu porque o Porto fez uma época miserável ao contrário deste ano.E no próximo ano vai ser ainda pior porque o Porto vai apostar ainda mais. Claro que os Fundos foram proibidos mas eles reinventam-se e vão surgir novas formas de conseguir o mesmo. Mais, corre-se o risco de os Fundos se tornarem donos de clubes mais modestos, veja-se o caso do Rio Ave ,que podem ameaçar os grandes. Estamos, pois metidos num labirinto donde será muito difícil sair. Precisamos investir para subir o nível da equipa, mas o orçamento condiciona. Enquanto esta limitação não for ultrapassada não vejo como atingir, de forma consistente, os objectivos que todos ambicionamos por muito que alguns acreditem num treinador milagreiro qualquer que estará á nossa espera não se sabe bem onde.
21 Maio, 2015 at 1:07
O patrocinador principal será a Herbalife… Acho eu!!!