Foi a festa que muitos esperavam mas há sempre margem para uma “surpresa”, ou não estivéssemos a de lampionagem, carnidagem, enfim, o que se lhe quiser chamar…
Não vou perder muito tempo a tecer considerações sobre o que se passou, nomeadamente, no Aeroporto da Maia (devo ser só eu que achei aquilo que aconteceu, para o local que é, altamente perigoso…) e no Marquês de Pombal no passado Domingo… todos vimos um pouco do que lá se passou. Ninguém poderá dizer que foi propriamente uma surpresa… Lá está, como há sempre uma margem para ser surpreendido, confesso que começar os distúrbios com arremesso de garrafas de VIDRO enquanto era entoado o hino do clube, não deixa de me criar alguma incredulidade… Se calhar sou eu que ainda tenho uma réstia de esperança na condição humana. Talvez seja mais SINTOMÁTICO do que surpreendente. Dos factos, em si, não estou surpreendido… é a “normalidade” esperada. Não estava à espera que a “festa” fosse de outra maneira…
Primeiro, quero falar dum caso que, esse sim, não esperava… Os desacatos que aconteceram perto do Estádio de Alvalade, conforme apresenta uma filmagem que circulava nas redes sociais na 2ª feira. Diz-se que começou com alguns escroques a quererem vandalizar as paredes do estádio. O espírito carnidense no seu expoente máximo: Não saber ganhar parece estar indelevelmente escrito no seu ADN. Provocações bafientas de outros tempos continuam a ser altamente apreciadas por aquelas paragens. Resultado, policias a distribuir “pau” e “chumbo” em Alvalade quando NADA temos a ver com esta dita “festa”… Porque?! Não sei… Mais uma vez, os sportinguistas veem-se envolvidos num caso que não é deles. Que raio…
Outra situação, esta sim, para mim, CHOCANTE, foi relativamente às imagens que acompanhei pela TVI no noticiário das 9 da manhã desta 3ª feira. Assisto, incrédulo (lá está, a capacidade dos lãzudos para conseguir surpreender, mesmo quando não se espera que eles desçam mais baixo), a uma PILHAGEM, a um ASSALTO, a um SAQUE, perpetrado, não pelos “gajos sem nome” (ou seja, gente parida por um calhau, porque que eu saiba, toda a gente que é gente tem direito a um nome… mas deve ser a capacidade subliminar do típico lampião em assumir as merdas que fazem e que são: Veja-se o #colinho!)… Nada disso, vejo uma rapariga normalissima a encher uma mochila, vejo um idoso com coisas descontraidamente debaixo do braço, vejo jovens perfeitamente “normais”, nada conotáveis com gangs de “sem nomes”, costumeiros na arte de vandalizar, pilhar, agredir… nada disso. Parecia um pic-nic de “familias benfiquistas” (lá está, ver a desfaçatez com que fazem isto, repugna-me enquanto elemento que faz parte duma suposta sociedade que cada vez vislumbro menos)… o que faz sentido, pois em todo pic-nic há sempre a necessidade de estender uma toalha para distribuir as iguarias. No caso, seria um “manto protector”? Não sei, mas estou para ver o que o “orgulho vitoriano” vai achar destas imagens… Claro que o “Sr. Orelhas” já veio dizer que vai pagar todos os estragos (será que ele tinha conhecimento destas imagens?)… Se isto não é “à campeão”, digam-me… o que é? A destruição feita em casas de banho e no estádio, à vista disto, parece brincadeiras de crianças… de si também perfeitamente vergonhosas e próprias de IDIOTAS de quem NÃO SABEM VIVER EM SOCIEDADE e sem qualquer tipo vislumbrável de FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO! SÃO BICHARADA QUE DEVE SER TRATADA COMO BICHARADA! (Diria que toda a paulada que o pai daquela criança levou eram bem melhor aplicadas nesta ESCUMALHA SOCIAL!!!).
Para acabar, a situação do pai que leva umas valentes “arrochas” dum policia com excesso de zelo (e de força desnecessária). Esta deixa-me “mixed-feelings”, confesso. Toda a gente veio a terreiro mostrar-se indignada com as imagens. Diria que, as imagens, pelas imagens, sou forçado a concordar. Aparentemente, aquilo não devia ter acontecido. Desmontando de alguma forma as imagens, diria que há ali duas coisas que claramente não deviam nunca ter acontecido: 1) A agressividade utilizada para com o avô da criança (completamente desproporcional); 2) A criança que assiste a um episódio que nunca nenhuma criança deveria ver (o pai a ser tratado daquela forma violenta). Em relação ao pai, não consigo dizer honestamente se mereceu ou não mereceu… nem me cabe a mim dizê-lo. Só eles saberão o que estavam a falar naquele momento. Só eles saberão o que se disse ou não se disse. Do que consigo perceber das imagens é que a criança estava a tomar água, e o policia aparentemente transmitia de forma calma a sua posição. A determinado momento vê-se o pai a gesticular com os braços e a dizer qualquer coisa que terá ultrapassado o razoável e que, ai sim, gera todo aquele reboliço.
Posto isto, não consigo HONESTAMENTE fazer juízos de valor sobre quem terá mais responsabilidade no caso. A carga parece-me claramente desproporcional neste caso… mas a verdade é que não sabemos o que aconteceu antes. Não temos o devido enquadramento. Já antes tinham acontecido outros episódios com claques lãzudas, distúrbios na cidade, problemas no estádio, os tais roubos “em família”… enfim. Consigo entender o estado de tensão que as forças policiais podem atravessar nestes momentos. Sempre ouvi dizer que o Homem é ele e as suas circunstâncias. Não poderia estar mais de acordo. E é em função disso que me recuso fazer um juízo sumário do tal agente Filipe Silva. Não sei o que o motivou a aquela reacção e pelo esbracejar do pai, presumo que não terá dito nada de elogioso… Recuso porque detesto populismos, detesto quem procura manipular a opinião pública e detesto quem se faz valer deste tipo de acontecimentos para ficar bem na foto…
Esta questão de populismo quero deixar bem clara. O “Sr. Orelhas” já veio dizer que pagava os estragos… fica-lhe bem, como ele próprio perceberá que lhe fica. Não o terá dito por acaso. Tenho algumas dúvidas que o tenha dito por convicção. O que me deixa realmente doente com esta afirmação é que, quando se é “campeão” tudo está bem e tudo se aceita. “Eu pago”… É coisa mesmo “à” campeão. Mas também quer o “Sr. Orelhas” dizer que quer apurar responsabilidades… Ora sim senhor. Podia ser que ajudasse a apurar responsabilidades se as claques “sem nome” do seu clube estivessem devidamente legalizadas, identificando devidamente os seus membros. Por isso, poderia dizer que parte da responsabilidade também cabe ao “Sr. Orelhas”… por omissão, por falta de interesse e por conveniência.
Então se vamos falar de populismo, que dizer o convite do “Sr. Orelhas” ao pai e às crianças, para receberem o título na próxima jornada em plena ETAR. O bom senso mandaria, quanto muito, colocar a criança… essa sim, a maior lesada em tudo isto, porque teve de assistir a todo o episódio. Agora o pai?! Mas quem diz que o pai teve um comportamento exemplar nisto tudo? Será que o pai não teve um comportamento errado que originou todo o desacato? A prudência e a sensatez mandariam assim… mas pronto, estamos a falar de carnidagem… ali a coisa não impera.
Infelizmente continuo a perceber que neste tipo de situações, continua a existir a impunidade de quem se julga acima da sociedade. Volto a dizer, o que mais me chocou este fim de semana, são mesmo as imagens do SAQUE perpetrado por pessoas “aparentemente” normais (estou a falar de raparigas a encher mochilas, de idosos a lavar coisas debaixo do braço, de jovens alegremente a assistir e a participar) nas instalações do Vitória, carregando camisolas, bolas, enfim… tudo na MAIOR DAS CALMAS, alegremente, num ambiente de descontracção absolutamente desconcertante! Isto sim, para mim, é chocante! Parece que estava num país de 3º mundo onde os saques ocorrem impunemente… Espero, para bem da sociedade civil, que as imagens que vi hoje, 3ª feira, às 9h na TVI sejam devidamente encaminhadas às autoridades para apurar responsabilidades.
Quero ver se o “Sr. Orelhas” partilha da mesma opinião… Mas duvido muito, pois eles querem é as coisas “à Campeão” (entenda-se, no sentido mais pejorativo do termo, obviamente)… Há ganhar e ganhar… pelo que entendo do meu Sportinguismo, nunca na vida poderia andar desta forma, de cara levantada na rua… “à Campeão”! Diferenças??? Eu ajudo… nem todos usam camisolas encarnadas!
Exemplo 1 (clica) Exemplo 2 (clica) Exemplo 3 (clica) Exemplo 4 (clica)
ESCRITO POR Ricardo Sampaio
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
20 Maio, 2015 at 16:42
Nenhum de nos pode saber o que desencadeou a reacção do dito policia. Mas uma coisa podemos saber e concordar: a reacção da policia (ou seja da força militar e plocial) deve ser proporcional á ameaça. E não vemos nenhuma ameaça que justifique o uso de tamanha força.
20 Maio, 2015 at 16:44
Não percebo se o Vieira admitiu pagar os estragos antes de saber da pilhagem. Admito que sim.
Caso o benfica pague o espólio roubado (o que pode nem ser preciso, assumo que estivessem abrangidos por seguro), embora “aceitável”, soa um pouco como aquele papá cujo filho estampa o carro contra uma parede, e se apressa a pagar os estragos para que não haja queixas à polícia.
Quanto ao caso em particular do pai de família, continuo a defender que aquilo é inadmissível. O homem está dominado, no chão, e o outro vai dar-lhe umas bastonadas. E depois, ainda lhe dá com o outro bastão.
Agora, a indignação perante o senhor polícia também é exagerada. O problema não será “daquele” polícia, mas mais abrangente. Mas isso faz parte da sociedade que temos, agora vai tudo espiolhar a vida do senhor, uns descobrem que afinal é boa pessoa, outros que cospe para o chão, e aí por diante…
20 Maio, 2015 at 16:49
Ricardo…desculpa mas isto para mim morreu ontem e foi pelo choque das imagens! Insistir na conversa sobre a festa lampiónica que eu tive a felicidade de não assistir e apenas ver a porrada nas noticias não me parece grande ideia…
Muitos dos lampiões são uns animais, provam-o vezes sem conta…para mim não é novidade nem é assunto! Não me apetece repisar o facto dos fdp terem feito uma festa…
20 Maio, 2015 at 17:02
Não é a festa o assunto que me levou a escrever.
É a impunidade com que foi feito aquele SAQUE! Espero mesmo que a impunidade se fique apenas pela sensação que o video mostra…
20 Maio, 2015 at 17:18
Os lesados foram o Facadas….eles que se entendam com o Orelhas! E eles entendem-se bem…
Epah eu percebo o que dizes…mas sinceramente quero distancia de tudo relacionado com os lampiões nesta fase…cabrões dos inxados…
20 Maio, 2015 at 16:52
chega de benfica …. assim com letras pequeninas. Não sabem ganhar, não sabem perder … e ainda temos de levar com sabujices em tudo o que é cs, político e etc …
http://henricartoon.pt/como-apanhar-um-criminoso-915320
20 Maio, 2015 at 16:54
Pois é Sampas… Olha eu vou mais longe e pergunto aos justiceiros das redes sociais porque pedem o enforcamento público do polícia que largou as vergastadas no senhor que levou o filho a um jogo deste risco e têm uma posição tão distinta do cigano que levou o filho a um assalto ( que teve um final mais trágico infelizmente).
Com as devidas distinções, porque condeno o comportamento do pai cigano ( e sinto solidariedade para com o polícia envolvido) e do polícia que podia evitar aquela cena com o miúdo e o avô, eu pergunto se o homem não terá responsabilidades enquanto pai de sujeitar o filho a um ambiente daqueles.
Sei que é um ponto sensível de se tratar mas eu nisto sinto-me um Rui Sinel de cordes quando todo a gente dizia que era Charlie. Andam a justificar o sucedido dizendo que o futebol é para todos. O mesmo futebol que nos levou o Rui, esfaqueou um adepto em Guimarães e colocou em perigo as pessoas que foram alvo do arremesso das tochas em Alvalade, esse futebol que agora já é de todos porque os benfiquistas querem sair do buraco e festejar outra vez. Onde andavam quando eram os nossos a cair por apenas quererem ver futebol? Onde andava a revolta desses adeptos de ocasião, da CS e dos grupos de facebook a pedir justiça?
Futebol é para todos o caral**, deixou de o ser quando fecharam os olhos ao que aconteceu ao Rui Mendes!
20 Maio, 2015 at 17:12
Eles nao fecharam os olhos… Porque os tinham no relvado naquela miserável final a que tive o desgosto de assistir até perceber o que se tinha passado.
Quando percebi o que acontecera o meu primeiro objectivo era sair das bancadas… Nao por medo. Mas por nojo de quem conseguia estar ali enquanto nas bancadas morria um marido e pai de familia que apenas fez os kms que fez (curiosamente os mesmos que eu) para assistir a um jogo de futebol…
Nunca mais olhei para um lãzudo da mesma forma. Agora imagina sair do Jamor como nos saimos, gozados e insultados após um episódio destes.
Detalhe: O nosso autocarro era o mesmo do Rui Mendes… Nunca senti tal nojo dessas “gentes”…
20 Maio, 2015 at 16:57
tenho uma teoria meio parva…
ao adepto carnidense não lhe basta afirmar que tem a maioria dos seguidores de futebol em portugal… o adepto carnidense tem o prazer de mostrar que todos os outros seguidores juntos não conseguem competir com os seus seguidores.
há no adn carnidense um prazer enorme em humilhar os outros numa sensação de total impunidade. E isto vem de cima, não é só o grunho que atira garrafas no marquês.
O arrastão carnidense foi tão surpreendente que muitos vendo-se ao espelho tiveram necessidade de fugir e inventar que os polícias são infiltrados por alguém e que quem atirava garrafas tinha os calções do Sporting.
20 Maio, 2015 at 17:03
“com arremesso de garrafas de VIDRO enquanto era entoado o hino do clube…”
Como um comentário que vi pelos facebooks : Aquilo é que ver as papoilas a saltar!
20 Maio, 2015 at 20:08
Não eram papopilas Maria…eram garrafas mulher…!!
Ser lampião
É ter na alma a chama ardente
Que nos despista
Quando bebemos da aguardente
Do sol que do alto
Risonho nos vem beijar
Enquanto assalto
O armazém …e é só roubar
Com orgulho muito seu
as camisolas embirrantes
Que nas pedras da calçada
São garrafas saltitantes…
SL
20 Maio, 2015 at 20:11
Ahahahahahahahahah.
O Max passou ao lado de uma grande carreira!
Muito bom!
20 Maio, 2015 at 17:11
E sempre se confirma a noticia que o “Pai Exemplar” foi detido esta época num Freamunde -Leixões por agressão a um ARD (Assistente de Recinto Desportivo)?
O que mais me choca é que lampiões que eu considerava como Benfiquistas (ou seja….inteligentes –> uma minoria) compraram a teoria que foi pessoal do Sporting a armar a confusão. É o do facebook que está na suiça. É o do Marquês…com os calções do Sporting.
A resposta que dou a todos é sempre igual :). Só lhes digo que o quem destruiu tudo no topo norte em Guimarães e assaltou o armazem também foram adeptos do Sporting!
E depois a lampionagem responde que os adeptos de todos os clubes são iguais.
Ai a resposta é “Mas só uns mataram uma Pessoa num Estádio e só uns tentaram matar Pessoas esta época (em Alvalade..no derby)”
P.S. Claro que a reação do policia é exagerada e desproporcionada…. mas essa história do “Pai Exemplar” não ter feito nada…não me convence.
20 Maio, 2015 at 17:17
Um policia NÃO PODE pura e simplesmente fazer o que aquele fez.
Um pai exemplar NÃO PODE insultar ou cuspir num policia à frente do filho.
20 Maio, 2015 at 18:20
TheBird, totalmente de apoio. Não desresponsabilizando o excesso de força do agente da autoridade, o facto de estar com os filhos devia ter feito aquele pai “exemplar” portar-se com “exemplaridade” e civismo perante a autoridade. Lá está, para dar o exemplo. Se o tivesse feito, se calhar não tínhamos de ter assistido todos a esta cena deplorável. Se o fez, o agente da autoridade, pura e simplesmente, endoideceu.
20 Maio, 2015 at 17:23
…a sério que se foda o lampionismo e já me farta ligar a tv e ver vezes sem conta as imagens do bêbado e dos desgraçados dos filhos. esta “festa” dos lampiões pôs a nu muito do podre que se passa no futebol português. e uma das piores coisas é esta subserviencia que existe em relaçao ao poder do futebol e à lampionagem-mor. aquela historia da camara de lisboa nao seguir as orientações da PSP é de bradar aos céus, digna dum país de terceiro mundo…mas enfim. é por estas e por outras que eu estou sempre a dizer que está toda a gente à espera duma VERDADEIRA TRAGÉDIA que aconteça no futebol por^tuguês. Não é que nao tenha acontecido já, a morte de Rui Mendes foi uma Tragédia, mas só foi para nós e para a família, pelos vistos não foi para o país, mas quando acontecer aquela verdadeira Tragédia que o Pinto da Costa e o LFV andam a cultivar há anos….aí é que vou ver.
até lá, que se fodam os lampiões. parabéns aos (poucos) benfiquistas decentes que conheço e que se danem todos os outros. Isto só me dá ainda mais orgulho em ser Sportinguista.
20 Maio, 2015 at 17:24
Sacanas Ladrões e Bandidos
20 Maio, 2015 at 17:26
O que se passa com as multidões, é apenas o reflexo do estado em que está o Pais.
As pilhagens acontecem com populações pobres, neste caso também de espírito.
Os exemplos vem de cima… e quando esses exemplos são:
O Dono de isto Tudo, o Camarada 44, P(e)T(a), Limpinho Limpinho Limpinho;……
O que é que estavam à espera…???
Portugal está Muito Doente… e não vejo nenhum “Bruno” a querer pegar nisto.
E assim termino os meus comentários sobre a “festa do 31º titulo” desses traquinas.
20 Maio, 2015 at 17:41
Sendo curto, caguei nos lamps.
Sendo grosso, quero que os lamps se fodam.
20 Maio, 2015 at 17:42
off-topic: esta é para o Italiano. DF, já temos trailer para o True Detective season 2!!!
variety.com/2015/tv/news/true-detective-season-2-watch-trailer-video-1201469406/
20 Maio, 2015 at 18:50
Por acaso, para mim, foi a melhor série de 2014, mas as minhas expectativas para a segunda temporada são baixas!
Não estou a ver ninguém a ter as prestações do Matthew
McConaughey (principalmente deste) e do Woody Harrelson.
Grande mini-série!
20 Maio, 2015 at 19:16
+1
20 Maio, 2015 at 19:33
O primeiro True Detective é absolutamente brilhante, H. P. Lovecraft é um grande imaginário e o Louisiana faz-lhe tanta justiça como o Harrelson e McConaughey juntos. Mas esta segunda season promete muito, Vince Vaughn é um belissimo actor que tem de demonstrar o que vale num papel sério, não tenho dúvidas de que vai ser a grande revelação do ano. Colin Farrell tem pouco range, mas para ter sido escolhido é porque o personagem foi feito por encomenda. Taylor Kitsch já disparou, com este True Detective vai ser ele o novo a atravessa um período de McConnassaince, Rachel McAdams também é enorme, e essa sim, está sob grande pressão.
Vai ser um bocado diferente e o ritmo vai ser outro, mais California style, mas só vai custar nos primeiros episódios a partir daí a dinâmica vai prender de certeza. Acho que vai ser algo mais dentro da onda de The Wire e isso agrada. Vai ser mais cara também em termos de produção, muito mais cara, isso só pode ser bom, até porque apostaram no realizador dos Fast and Furious para os primeiros episódios. Vamos ver, mas para já expectativas em alta. E Vince Vaughn vai partir tanto, mark my words.
21 Maio, 2015 at 10:31
A Rachel McAdams é a actriz do Notebook e do Fura-Casamentos 😀
20 Maio, 2015 at 19:43
Aproveitar o off para deixar uma das melhores cenas de sempre feitas para TV. Só espero que a próxima season traga momentos tão icónicos como estes 6 minutos:
https://www.youtube.com/watch?v=s_HuFuKiq8U
20 Maio, 2015 at 20:20
Porra, Filipe, essa cena e brutal, seminal!.confesso que estou ansioso pela 2 season porque, tal como na bola, quando o argumento, a realizacao e a direcao de atores sao excelentes, os atores tornam-se brutais.. e Nic Pizolatto e um autentico Fergunson.tenho a certeza que Colin Farrell, Vince Vaughn (de quem gosto muito)e a Rachel Mcadams vao estar a altura.sou fa de Mathew Mconaughey, mas tb me tornei fa dele depois do True Detective, por isso…
Olha, isto da-me vontade de rever a 1 season…;)!
20 Maio, 2015 at 20:26
Das cenas iconicas da serie, para mim foi (acho q no episodio 3 mas n tenho a certeza) qd aparece o mau da fita a sair do celeiro com a máscara de gás! Essa cena é brutal, o episódio acaba e queres ver já a seguir o próximo! Realmente é uma série muito bem conseguida, divinal mesmo! Tb eu já tenho vontade de ver de novo, vou tentar sacar em HQ! 🙂
21 Maio, 2015 at 10:29
Na mouche!!! Soberbo!
21 Maio, 2015 at 10:32
Já tinha visto 🙂 obrigado Converge!
20 Maio, 2015 at 17:45
Quando o pai e os filhos forem ao centro do terreno receber a taça a polícia vai sair do estádio ou vai permitir ser alvo de insultos e, até, de “apertos” e “mimos”?
20 Maio, 2015 at 17:55
Excelente pergunta…
20 Maio, 2015 at 17:50
Ricardo,
cada um tem direito à sua opinião, no entanto terei de fazer aqui uma chamada de atenção na tua exposição (não me leves a mal).
independentemente da reacção, gesticular, verbalizar ou seja o que for do pai da criança, e neste ponto estou-me a cagar se é lã pião, tripeiro ou do Sporting, o comportamento do agente de autoridade (e estou à vontade para o debater por ter pessoas da família que são agentes de autoridade), teve um comportamento execrável em todos os capítulos.
agir em conformidade, ao contrário do que dizem, mesmo não estando em serviço ou fardado, um agente de autoridade é sempre um agente de autoridade.
se o agredido se expressou de forma não adequada, o agente tem de o deter e levar a tribunal por injuria, agora agressões bárbaras por ofensas verbais?!?
nem na china…
de resto, branqueamento a todos os comportamentos dessa gentalha, aliás a culpa são dos Sportinguistas camuflados que por lá andaram
temos umas costas largas p’ra caralxxx
SL
20 Maio, 2015 at 17:54
off: alguém que me diga uma coisa, por favor: logo o 3º jogo do andebol vai ser transmitido só pela Sporting TV? é que eu tenho um tablet e o kodi instalado só que logo por azar, nao tenho streams disponiveis na sporting TV…;(
20 Maio, 2015 at 21:28
Iptv…
20 Maio, 2015 at 17:57
http://www.record.xl.pt/multimedia/videos/interior.aspx?content_id=938803
VAMOS LÁ!! APOIAR O SPORTING COM OS SUPPORTING!! prepare-se a Festa …já!!!
20 Maio, 2015 at 18:04
Converge para colocares essa hiperligação mais valia enviares diretamente para o youtube: https://www.youtube.com/watch?v=nDgxIntr0tE
20 Maio, 2015 at 18:07
ok, seja. CLIQUEM NO YOU TUBE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
20 Maio, 2015 at 19:03
A Valério que me desculpe mas isto sim era uma grande tema (adaptado aos tempos modernos) para a entrada da equipa no estádio. Com toda a malta a cantar o refrão , seria simplesmente Brutal !
20 Maio, 2015 at 19:44
Alguém sabe onde se pode ouvir as músicas que estavam a tocar no Estádio, antes do jogo com os lampiões do norte?
Também parecia dos Supporting (“Onde fores jogar, eu vou lá estar”, por exemplo) mas não consigo encontrar em lado nenhum. Serão os ‘singles’ de um cd que vá ser lançado?
Gostava de ter já disponível para a mata do Jamor!
20 Maio, 2015 at 20:05
Vê lá se era isto?
https://www.youtube.com/watch?v=GLQcpN2ui0o
20 Maio, 2015 at 18:13
Bom post Ricardo que sumariza vários dos episódios que marcaram a “festa”. Sei que já o tinhas escrito antes (dái o teu comentário ontem para o cherba de “já me f***ste o e hoje escreves tu”). Mas esta festa parecia mais uma orgia romana.
Tudo à doida sem limite, sem moral, sem rei nem roque. O retrato fiel da cultura lampiã actual. E digo actual porque quero acreditar que nem sempre terão sido assim, nem sempre terão descido tão baixo.
Já não vou dizer mais nada sobre o polícia, apenas como disse ontem penso que o único inocente nesta história é mesmo a criança. O resto … Espero que mensagem a partir de agora não seja: se forem adeptos lampiões não se lhes pode tocar nunca mesmo que estejam a espancar alguém. Obviamente que não era o caso do tal “mártir” que deveria ter sido imobilizado e não agredido, mas se quando o Rui Mendes foi assassinado se tivesse visto metade desta indignação.. E o caso obviamente não tem comparação possível.
Eu gostava mais de ir pela análise deste comportamento dos lampiões (de selvajaria pura e dura) e
Por vezes tento perceber o porquê. E vou parar sempre a esta Direcção. Em primeiro lugar e tal como nós os lampiões estão frustrados por durante 30 anos terem visto o Porto ganhar. Se não fossem estes dois campeonatos seguidos, os lampiões estavam como nós: dois campeonatos nos últimos 15 anos. Claro que estavam mais que lixados. Mas enquanto nós não desarmámos, não perdemos a nossa matriz e continuamos a pugnar por valores no desporto, a postura deles é mesmo “quero que se f*da, queremos é ganhar de qualquer maneira”. Portanto só criticavam a corrupção dos do Norte porque eles não conseguiam fazer o mesmo não porque lhes chocasse minimamente a coisa.
Agora sentem que isso acabou e que o Padrinho já não é o Bufas mas o Orelhas.
Há neste momento um claro arrastão lampião que não tem apenas a ver com roubos, agressões, anarquia total e provocação aos adversários, mas com toda a estrutura do futebol português.
Há um arrastão na arbitragem dominada por árbitros afectos aos lampiões, na FPF, nos clubes satélites, nos fundos com que se aliam e sobretudo na Comunicação Social. Tudo o lampião levou, fazendo parecer os tempos de domínio Fruteiro, um paraíso de justiça na Terra.
É isso que está a alimentar esta violência e esta amoralidade: a sensação de impunidade, a sensação de que é tudo “nosso” (deles). Mas no meio disto tudo e lá recalcada, haverá a sensação de que estão a usar métodos ordinários e baixos. Por isso a maior frustração deles é saberem que não conseguem ganhar de forma limpa. É isto que os incomoda verdadeiramente.
SL
20 Maio, 2015 at 18:25
Leoninissimo, aquilo e o Benfica igualzinho da minha juventude do inicio dos anos 90.
Teve foi hibernado ate agora…
Cabe ao Sporting elevar-se e impor-se cm forca de civilizacao e contra a barbarie..
20 Maio, 2015 at 18:32
Não é Frost. Eu sou um pouco mais velho que tu e garanto-te que nunca se viu isto. Que eles sempre foram arrogantes e ordinários (na sua maioria) não há dúvidas. Mas este far-west, esta lei da selva, esta complacência em relação a tudo o que eles fazem, eu nunca tinha visto de forma tão concertada e generalizada. SL
20 Maio, 2015 at 18:34
Onde está complacência deve ler-se “condescendência”
20 Maio, 2015 at 19:04
Infelizmt a maltinha era td NN por isso conheco o potencial desse ppl…
20 Maio, 2015 at 19:48
Posso dizer que vi, por duas ou três vezes, adeptos do Carnide a serem assaltados por adeptos… do Carnide, em plena bancada do estádio da luz antigo, nos anos 90.
Aquilo é intrínseco.
20 Maio, 2015 at 20:01
Um amigo meu contou-me que nos festejos do primeiro titulo do jajuns, o autocarro com a equipa estava a chegar ao marquês e estava tudo no passeio com os telemóveis apontados ao autocarro, filmando a chegada da equipa. Foi então que veio uma “tropa” com uns quantos a passar á frente das pessoas e os restantes passavam por trás “pescando” a fila toda que estava a filmar e a festejar, encheram uma mochila. Qualquer um que se virasse para trás para reaver o telemóvel levava logo um correctivo dos meninos que seguiam á sua frente, coladinhos ao autocarro. Segundo esse meu amigo lamp, foi um festival.
20 Maio, 2015 at 20:29
Quando foram campeões, em 2010 (?), conseguiram roubar os instrumentos da banda que ia tocar na festa, em pleno relvado do estádio.
20 Maio, 2015 at 20:55
Ahahahahahha
20 Maio, 2015 at 20:55
Graças a Deus não Nasci Lampião…!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
20 Maio, 2015 at 20:22
A bazofia deles ja vem de muito atras… ja no tempo da velha senhora. Estes gajos sao verdadeiros fundamentalistas, ja nos anos 80 se via que os velhos mais mal criados eram todos lampioes. Nao havia arraial ou conversa de cafe que nao acabasse com o lampiao de costas quentes a ameacar silenciar os outros ao tabefe, por norma saiam a cambalear e quem levava os tabefes eram as senhoras suas esposas e os filhos.
O gajo que levou as bastonadas (tenho pena que nao tenham sido mais) e um arruaceiro que ja esta epoca agrediu um steward e ainda leva os filhos para o meio da confusao.
As familias, criadas por tao “bons chefes” deram um lindo exemplo a gamar com a descontracao de quem faz umas compras.
Sao fundamentalistas, escumalha com baixa escolaridade, falta de educacao, de cha, etc…
20 Maio, 2015 at 18:45
Off.
Então os Superparvalhões dizem que vão bloquear a A1 em direção ao pavilhão de Odivelas (em resposta ao Dragões Diário e às críticas ao episódio das pás e picaretas)??
20 Maio, 2015 at 18:47
Bem o Abrantes Mendes continua em altas a criticar a gestão desportiva de BdC
20 Maio, 2015 at 18:52
O abrandes mendes deve ter o rabo preso também! Deve ser um dos bufos q o Bruno se referia!
Este é daqueles q quando abre a boca, ou sai merda ou entra mosca!
20 Maio, 2015 at 18:57
LoL! Há gente que não sabe mesmo o que escreve….enfim….
20 Maio, 2015 at 19:12
😉
Eu gosto de malhar em todos os que falam mal do Bruno, não quero saber se ele é inocente ou não! Falou mal, leva por tabela! 🙂
20 Maio, 2015 at 19:30
A gestão que vai fechar o seu segundo exercício com resultados positivos?
A gestão que obteve o recorde de assistencias no novo estádio?
A gestão que recuperou as % de passes alienadas por tuta e meia para pagar água e luz?
A gestão que segura as nossas promessas com contratos de longa duração em vez de ceder os passes a terceiros?
A gestão que inaugurou a Sporting TV?
A gestão que pôs o pavilhão das modalidades a andar?
A gestão que fechou a reestruturação?
A gestão que acabou com a submissão às nádegas?
A gestão que acabou com as borlas e os salários milionários que tornavam o Sporting a empresa que melhor pagava em Lisboa?
A gestão que aumentou o número de sócios em 30.000 até agora?
A gestão que desarmou as minas “Bruma”, dinheiro dos porcos por montinho, fair play financeiro?
AHHHHHHH, espera, deixa-me adivinhar, as ” altas críticas ” são sobre a gestão do melodrama pasquineiro BdC/MS para o qual já foi prometido desenlace assim que acabe a época?
O AM que tenha calma. Deve ser como aquelas mulheres que mal começa a novela vai logo aos sites brasileiros ver como acaba. E uma novela é uma novela, há coisas mais importantes na vida.
21 Maio, 2015 at 10:34
Grande resumo!
20 Maio, 2015 at 18:51
Também acho que já chega de benfas;
mas há uma coisa que tem que ser dita, sem mas nem meio mas: a carga do comissário da polícia sobre o adepto do benfas é caso de … polícia, isto é, já deveria ter sido demitido e é inaceitável , seja quais forem as circunstâncias; não é pelo sujeito estar de camisola do “inimigo”, de ter mandado uma boca ou cuspido que deixa de ter direitos! (para já não falar nos 2 socos ao idoso).
deixem-se de merdas, ou condena-se ou não; não há mas nem meio mas.
20 Maio, 2015 at 20:20
Permita-me que discorde dessa sua opinião tão linear…
Digo desde o inicio da discussão que a actuação do policia é incompreensível…
Digo também que me custa a acreditar que o “pai de familia” tenha chamdo santo ao policia e que este tivesse reagido como reagiu…
Note que mesmo nestas circunstancias, continuo a achar a resposta do policia perfeitamente desadequada “ao que parece” ter acontecido…
Mas já agora lembro… que vivemos num Estado de Direito e por isso devemos aguardar os inquéritos e as suas consequencias…
Felizmente…ainda não vivemos num País de “justiça popular”…
SL
20 Maio, 2015 at 21:48
Max, as nossas opiniões nem parecem assim muito diferentes.
eu digo inaceitável, Max diz desadequada … e nem falei em justiça popular!
20 Maio, 2015 at 19:12
Eu não fiquei surpreendido com absolutamente nada do que se passou. Feitas as contas estamos a falar da escória da sociedade, do tipico xico-esperto, do gajo arrogante e armado em importante quando na realidade é um parvalhão. O ADN carnidense é este e será sempre assim.
20 Maio, 2015 at 19:19
https://www.youtube.com/watch?t=48&v=Hjtzfqq-RWQ
20 Maio, 2015 at 19:55
Os entrevistados fizeram a escola primária com o Jasus?
O que é o ‘acabamento’ da festa?
20 Maio, 2015 at 19:21
Off: André Santos adorava regressar ao SCP…
Na minha opinião teve algum azar com o contexto vivido na altura no SCP…
Com um ambiente menos adverso tinha margem para melhorar tacticamente e no capítulo do remate …
SL
20 Maio, 2015 at 19:46
NÃO
20 Maio, 2015 at 21:15
Mais um Não
20 Maio, 2015 at 21:38
Tb digo não e garanto que é grande Sportinguista. Cheguei a vê-lo na curva sul…
20 Maio, 2015 at 21:54
Também digo… não… Entendo a sua saída. Estava muito longe de ser o coxo que muitos queriam fazer crer. Tal como muitos… Jogava na posição errada!
21 Maio, 2015 at 13:19
o que eu queria dizer é que NÃO ENTENDO A SUA SAÍDA!
20 Maio, 2015 at 19:21
O polícia que ainda não foi suspenso é que é responsável pela investigação aos roubos no estádio do Vitória de Guimarães…
20 Maio, 2015 at 20:56
coincidencias…
e a CmTv estava tao bem colocada para conseguir as imagens, que “vao tramar” o investigador…
pois…
(como premio recebes a taca no relvado)…
p*%a que os pariu…
(só se perderam as que cairam no chao…)
(Mafia?? sao uns meninos de coro, ao pé dos esbirros do “orelhas pó branco”… ?(teoria de conspiracao??)
20 Maio, 2015 at 19:29
Dizer mal apenas por dizer comigo não cola!
Acho que o orelhas até tem gerido (dentro do possível) muito razoavelmente a situação.
Manifestou-se contra a violência no futebol, chamou-lhes uma minoria (o que é verdade, todos nós conhecemos alguém que lá esteve), a situação da família fez aquilo que podia e quanto ao saque ainda não falou, mas penso que o fará, e essa sim é a situação mais difícil de gerir!
Quanto ao saque e a vandalizações é melhor não cuspirmos muito para o ar… agora concordo que foi do mais foleiro que já vi. Repito, é melhor não cuspirmos muito!
Quanto à situação de Guimarães, pores sequer a hipótese daquela intervenção ter um mínimo de legitimidade é para mim um sinal que vais pouco a estádios (fora, claro), porque aquilo podia perfeitamente ter acontecido comigo ou qualquer outro. Aliás, ali mesmo naquele estádio já tive uma situação com aqueles porcos que tive que baixar a cabecinha senão tinha corrido mal (e já não tenho propriamente idade para baixar a cabeça, este lampião se calhar pensou o mesmo).
Não sei se é verdade ou não que no Marquês as “coisas” começaram quando passaram as imagens de Guimarães, mas se for verdade então percebo perfeitamente a escalada dos acontecimentos.
As lambadas no velho são chocantes e inaceitáveis, a PSP não teve nem uma parte do que merece pelo tratamento que dá aos adeptos de futebol (ainda que uma minoria mereça) e, se dúvidas houvessem, a atitude daquele porco com o bastão em riste a gritar “toma” tiraram-nas.
O que me deixa ainda mais revoltado no meio de toda a merda é que esse mesmo cobardolas se tivesse de enfrentar um gang qualquer armado aquilo que fazia era enfiar o bastão pelo cú acima e gritar pela mamã!
Foi um dia muito triste, mas vocês aqui a “baterem” nos lampiões porque sim, (como se eles muitas vezes não fossem os nossos vizinhos, colegas e até familiares) e tentando dar força a uns animais fardados que têm mostrado força desproporcional contra os fracos e incapacidade contra o crescendo de criminalidade do País, é ainda muito mais triste.
E, o Sporting não é isto. Não pode ser isto!
20 Maio, 2015 at 20:35
Chirola…
Pela parte que me toca, ainda ninguém leu nada que eu escrevesse a dizer que foi bem feito o que fizeram aos lampiões e que só se perderam aquelas que cairam no chão…
Já disse nem sei quantas vezes que a actuação do policia foi incompreensível e desadequada às circunstancias…
Também já disse nem sei quantas vezes que me custa a acreditar que o policia tenha reagido assim (mal…muito mal mesmo…) sem que da outra parte se tivesse passado algo, para além do “…sr policia estou aqui porque o meu filho se sentiu mal…” e nada mais…
Volto a dizer que mesmo sem saber da gravidade do que possa ter feito o adepto…não tem justificação o que fez o policia…
No entanto, permita-me que discorde desta sua opinião…:”… tentando dar força a uns animais fardados que têm mostrado força desproporcional contra os fracos e incapacidade contra o crescendo de criminalidade do País, é ainda muito mais triste…”…
Há muitos desses a quem chama de “animais” que serão certamente tão dignos quanto nós… os que andamos à civil…
E até nem me parece que o “crescendo” de criminalidade se deva à actuação da policia, mas antes às actuações dos Tribunais ou às Leis desadequadas que temos…
Parece-me que temos das melhores policias (OK…alguns serão ordinários…mas… e nas outras profissões como é…?)…
Eu aguardaria pela conclusão dos inquéritos e não “me colocaria” no lugar de juíz…!!
Abr e SL
20 Maio, 2015 at 21:07
Tem razão Max quando diz que muita da criminalidade se deve aos tribunais, juízes, condições de trabalho e falta de protecção aos próprios policias (realidade que já vivi de perto).
Quando refere que temos das melhores policias tem razão se estiver a falar da PJ (e mesmo essa tem as suas “ovelhas” como bem sabemos).
Agora na GNR e na PSP, sem duvida que existirão muitos dignos, mas (sem ponta de ironia) eu é que tenho tido azar com aqueles em que me cruzo, mesmo sem ser no futebol. Há muita merda, a instrução básica é muito pouca é a formação profissional, pelos vistos, também…
Não é só no futebol, já nos brindaram com belas actuações na AR também!
Max, não leve a mal, mas achar que o PSP precisava de uma justificação forte para fazer o que fez é de quem não vai há muito tempo ao Porto, Braga, Guimarães…
SL (vou entrar agora no pavilhão)
20 Maio, 2015 at 21:12
Pois olha que eu, e parafraseando orelhas e companhia, digo : ” FOLCLORE”!
E não tenho problemas com os telhados de vidro. Se forem os “meus” a fazerem isto, digo o mesmo que disse destes.
Quero é que os lampiões “sa” f….!
( estes cobardolas de merda ainda andam a insinuar que fomos NÓS que provocámos aquela vergonha )
20 Maio, 2015 at 21:48
É capaz de ser melhor reler…
21 Maio, 2015 at 0:01
Chirola, registo a tua indignação perante um cidadão que foi agredido de forma claramente exagerada pela Polícia.
Se estiveste com atenção percebeste que logo na noite que esses acontecimentos se registaram e quando a notícia aqui foi colocada, quase todos se manifestaram com indignação perante as imagens (e logo se percebeu que ele era lampião, obviamente…). Depois analisando melhor as imagens percebe-se que no início o polícia não está com ar de quem estava à espera do primeiro pretexto para arrear no homem. Mais: vê-se este a esbracejar de forma exagerada antes de começar a levar pancada. Depois ainda por cima a pancadaria foi também oferecida ao homem mais velho, o que obviamente é também lamentável.
Portanto se tivemos de resumir o que pensa a grande maioria das pessoas que aqui manifestam opinião: o polícia agiu mal, deveria ter imobilizado o homem e levá-lo à esquadra mas não podemos deixar de registar e de analisar o que aconteceu antes. Já que estamos todos a fazer um julgamento na praça pública, o que é sempre perigoso, então reconheçamos que num julgamento há o delito e depois há o enquadramento do mesmo, que não desculpa o mesmo mas que pode atenuar a pena. E já pensaste que o “pobre homem” poderia também merecer condenação? É que tu estás a analisar isto como se o polícia tivesse começado a arrear sem mais nem menos no adepto. E isso acontece às vezes como sabes. Por muito que te custe há um antes da agressão (bárbara). Que não pode nem deve ser ignorado.
Depois desculpares os actos animalescos daqueles vândalos no Marquês como reacção com o que se passou em Guimarães, por favor Chirola, tem dó… Mas aquilo tem alguma desculpa? E os gajos virem para o estádio de Alvalade fazer merda e provocar o pessoal do Sporting também tem desculpa? Uma infância infeliz talvez? Os pais batiam muito nas mães, davam pouca atenção aos meninos… que vão para o caralho! Estou farto das animalidades deles, uns ordinários que louvam uma assassinato?! O Sporting não é isto? Mas o quê? E o Benfica é isto? Esta bosta? Claro que ainda tiveste o saque para compor o ramalhete.
Quanto à atitude do Orelhas que tu achas normal e compreensível eu acho de um populismo nojento e uma forma de desafiar a autoridade, não só a excessiva, mas toda e qualquer autoridade. Agora cada vez que um adepto do Benfica fizer porcaria, a mensagem para os agentes é “tenham cuidado, que o clube e todos os seus apaniguados da comunicação social e derivados vão virar-se para vocês. O melhor é nem fazerem nada…” Ainda se desse um alento ao miúdo tudo bem, agora ao pai que até ver é um tipo que desrespeita a autoridade? Sim, porque quando ele desrespeita ainda não estava a levar… Achas que isto tem alguma lógica Chirola?
20 Maio, 2015 at 19:38
Aconselho os jogadores do plantel para que, até ao dia da Taça, não abusem das discotecas e das kengas, porque as armadilhas existem e até lá prevejo que se tentem casos com este ou outro jogador, relacionado com putas, noitadas, drogas e polícia.
No ano passado o Maurício caiu numa, e o que eles querem é desestabilizar para que o clube os castigue e não fiquem operacionais para o jogo decisivo.
Já o caso do Jefferson a meio desta época foi tudo menos casual, já que se tratou de uma fase importante com jogos no Dragão, etc.
Casinha, dormir cedo e fiquem atentos às armadilhas.
20 Maio, 2015 at 19:47
Final Taça de Itália
http://khtz.blogspot.com.tr/p/18.html#www.rojadirecta.me
20 Maio, 2015 at 20:07
O meu antivirus bloqueou esse link e avisou que contém virus informático.
20 Maio, 2015 at 20:30
Mas não tem. Usa o adblock para bloquear a pub.
Este tem melhor qualidade: http://www.rojadirecta.me/goto/mostomedia.com/mosto1.php
20 Maio, 2015 at 20:07
Off
Alguem tem o link do stream do jogo de Andebol?
Obrigado!
SL
20 Maio, 2015 at 20:11
Acho que dá na SportingTV…
http://svpn.blogspot.pt/p/sporting-tv.html
20 Maio, 2015 at 20:41
Obrigado ! 🙂
20 Maio, 2015 at 21:34
Meu caro Ricardo, parei na agressão à família.
Desculpa, mas nada justifica que um agente policial, altamente treinado e qualificado, responda com aquela violência e meios seja a que provocação for ( que não se vislumbra, de resto ), seja ele adepto de que clube seja. O facto de ser benfiquista não o diminui perante a Lei, desculpa!
Abraço.
20 Maio, 2015 at 21:44
Mas eu justifiquei alguma coisa?
20 Maio, 2015 at 22:42
Não o diminui mas também não engrandece pois não? Eu não percebo isto. Quase todos nós, incluindo o Ricard, começamos por dizer que a atitude do agente é indesculpável mas parece que não chega. … Querem que beatifiquemos o adepto que além de gesticular de forma agressiva parece que já é reincidente?!
20 Maio, 2015 at 21:51
Não quero entrar em diálogo contigo, tens a tua opinião.
Mas recordo que escreveste “Em relação ao pai, não consigo dizer honestamente se mereceu ou não mereceu… nem me cabe a mim dizê-lo. Só eles saberão o que estavam a falar naquele momento. Só eles saberão o que se disse ou não se disse.”
Ricardo, tu és muito melhor que isto que escreveste!
20 Maio, 2015 at 21:58
A sério?!
Portanto, eu digo que não faço juizos publicos pq não sei o que se passou, antes, durante… E isso legitima alguma coisa?
Eu ia jurar que escrevi as coisas de forma bem ponderada para não tomar partido de ninguém…
Enfim…
20 Maio, 2015 at 22:09
Entende que ao não tomares partido, estás a tomar partido, só isso!
Nada justifica aquela actuação e “não tomar partido” é aceitar a prepotência, a acção descabida, o abuso de autoridade como legítimo.
Com isso não posso pactuar, meu amigo.
É que um dia posso ser eu, e não quero ter alguém, seja lá em que local for, a “não tomar partido”.
Mas esquece, sou eu que, como levei umas bordoadas da PIDE, detesto merdas destas.
20 Maio, 2015 at 22:44
Julgamento popular sem ter os dados todos? Exercício perigoso, caro amigo…
20 Maio, 2015 at 23:08
É por isso que eu aqui venho, leio e me vou embora.
Caro Leoníssimo, imagine-se no lugar daquele indivíduo.
Depois de interiorizar, terá certamente outra opinião.
(lembre-se de Brecht)
21 Maio, 2015 at 0:03
Caro amigo a primeira coisa foi imaginar-me a mim e a um dos meus filhos no lugar dele. Mas se estivesse e se o polícia estivesse a dirigir-se a mim com bons modos (que é tudo o que parece acontecer no início) e mesmo que não concordasse com o que ele estava a dizer não iria esbracejar nem mandá-lo para nenhum sítio menos recomendável…
21 Maio, 2015 at 7:31
Definitivamente, a última vez que comentarei aqui!
Não vale a pena.
Quer então o meu caro dizer que um polícia tem o direito de usar os braços para empurrar, os punhos para socar, um bastão para bater e outro para partir ossos e em última instância matar, de forma bárbara e cobarde (se usado na cabeça, p.e.), se eu o insultar? Lembro-lhe que o desgraçado a única arma que tem é uma garrafa de água… provavelmente vazia.
Fica registado para memória futura! Para quando acontecer a um dos nossos (e irá acontecer, se como o meu amigo faz, esta atitude bárbara for desculpabilizada e até, por tão absurdo que possa parecer, perfeitamente entendível e compreensível).
Portanto virei cá ler os excelentes textos do Cherba, do Sá, da Maria Ribeiro e de todos os outros e o meu amigo faça o favor de comentar, que já percebi que para si um bom benfiquista é um benfiquista morto. Mas, mais uma vez, não esqueça Brecht. Um dia toca-nos a nós e poderá ser já tarde.
Saudações Leoninas
21 Maio, 2015 at 8:21
Comente as vezes que quiser mas quando o fizer tente não deturpar o que os outros dizem. Não é isso que lhe vai dar razão. Pela última vez e a ver se consigo ser claro: Eu SEMPRE CONDENEI A ACTUAÇÃO DO AGENTE. Já disse aqui que actuou usando de violência excessiva e indesculpável. A única coisa que digo é que o adepto deu todas as indicações de ter faltado ao respeito ao agente antes de acontecer o episódio de violência. Isto não iliba o agente obviamente mas também não torna o indivíduo agredido um cidadão exemplar. Onde é que, perante o que eu disse, vê que eu esteja a caucionar tentativas de assassinato? Mas está a brincar comigo ou quê? Ou o senhor também estará a fazer a apologia do caos e anarquia total? Quero acreditar que não será o caso, certamente. Só lhe digo e espero ser claro, que quero que os meus filhos vivam num país em que não há abuso de autoridade mas em que os cidadãos sabem respeitar a lei e os seus limites. E já agora em que os pais dão bons exemplos aos filhos – acho que tudo isto é não só compatível como desejável. SL
21 Maio, 2015 at 8:24
E já agora esse seu remate final de que um bom benfiquista para mim é um benfiquista morto é de uma enorme imbecilidade se surge como interpretação do que eu disse. SL
21 Maio, 2015 at 8:27
Um dia toca a todos. Espero também e sinceramente que não lhe toque a si nem a um dos seus ter a sua propriedade vandalizada ou a sua integridade física ou dos seus postos em causa por criminosos e que a polícia nada faça. Porque é também para isso que ela serve ( sem abuso de força e de autoridade obviamente).
21 Maio, 2015 at 10:39
Isso acontece muitas vezes mas longe das câmeras! Acontece muitas vezes mas sem crianças próximas das bastonadas. Infelizmente acontece muitas vezes por ano!
21 Maio, 2015 at 10:44
Sem dúvida DeFran. E cada vez que um polícia agredir cidadãos sem ser um último recurso deve ir para a choldra e ser denunciado e esses comportamentos nunca podem ser admitidos. Mas temos de ver tudo o resto também…SL
21 Maio, 2015 at 7:56
A ver se eu entendi.
Imaginemos que estamos aqui a discutir o caso duma violação duma rapariga num beco escuro…
Se eu disser por hipótese que a rapariga não devia ter passado sozinha naquele local por ser potencialmente perigoso… isso quer dizer que estou a tomar partido do violador?????? A sério ????
21 Maio, 2015 at 8:09
Como fui eu que escrevi o ” não tomo partido” parece-me que só eu saberei exactamente o que queria dizer. E dizer com a minha frase que tomei um partido quando não o fiz, no minimo, é abusivo.
Não me cabe a mim fazer juízos sumários em praça pública… E isso fazia-se bem antes da PIDE andar a dar nos lombos… Digo eu, que nunca levei da PIDE nem de ninguém… Peço desculpa por isso?
21 Maio, 2015 at 9:17
A ambos e pela última vez:
O facto de ficarem tão incomodados com o que escrevi, e já trazerem à colacção situações que nada têm a ver com o facto em questão, insinuando que concordarei com elas, revela que bati no ponto.
E agora é mesmo ponto. Final!
Passem ambos muito bem, sinceramente!
21 Maio, 2015 at 10:02
Já que diz que “bateu no ponto” esta notícia de hoje do Público é com especial dedicatória para si (e confirmo que tenho uma familiar que em trabalho no HSFX me deu conta disto mesmo). Talvez assim quando falar que “toca a todos” consiga mesmo perceber o real alcance das suas palavras….
A PSP deu parecer prévio negativo aos moldes em que foram organizados os festejos da vitória do Benfica, na Rotunda do Marquês, em Lisboa, considerando que a segurança de adeptos e polícias poderia estar em risco, mas proibiu os agentes do Corpo de Intervenção (CI) de usarem equipamentos de protecção, os capacetes e até os escudos. Fontes policiais adiantaram ao PÚBLICO que algumas normas, que obrigam ao uso daquele equipamento em situações de reposição de ordem pública, poderão ter sido violadas e que esta actuação deverá também ser investigada no âmbito do inquérito aberto pela própria PSP e pela Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI).
O objectivo era dar melhor imagem à actuação policial. <b<A Câmara de Lisboa e o Benfica discordaram do alerta da PSP e pressionaram para que a festa se fizesse daquela forma. Dezenas de agentes foram socorridos por técnicos do INEM colocados perto de ambulâncias nas imediações. Alguns tiveram de ser carregados aos ombros por colegas até lá. Questionada pelo PÚBLICO, a Direcção Nacional da PSP não se pronunciou até à hora de fecho desta edição.
Poucos minutos depois de entrarem em terreno, centenas de agentes tiveram de fugir para as carrinhas, agredidos e atingidos por pedras e garrafas de cerveja. Oito dos 16 agentes ficaram feridos com lesões mais graves e estão agora ausentes do serviço com baixa médica. Um deles, atingido com uma garrafa de vidro num olho, corre o risco de perder a visão, adiantaram fontes da PSP.
Os polícias exigem que no âmbito dos processos abertos, quer na PSP quer na IGAI, os oficiais responsáveis pela ordem sejam responsabilizados. “Não é compreensível como é que é dada uma ordem que coloca em causa a vida dos agentes, apesar de se saber do risco que corriam. Dos inquéritos tem de resultar a responsabilização de quem deu essa ordem mal dada”, considera o presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia, Mário Andrade. Também o presidente do Sindicato Nacional de Polícia, Armando Ferreira, sublinha a preocupação “de a integridade física dos agentes ter sido colocada em causa por uma ordem” da própria PSP.
Logo na segunda-feira, a PSP referiu em comunicado que, “durante o restabelecimento da ordem pública, ficaram feridos 16 polícias com escoriações várias, devido sobretudo ao arremesso de pedras, garrafas de vidro e com material pirotécnico, havendo um veículo da divisão de trânsito com um vidro partido”, mas não explicou o que esteve na origem do descontrolo. Agentes envolvidos e feridos na operação narraram ao PÚBLICO momentos de pânico em que não lhes restou mais do que fugir.
Terá sido o comandante e o segundo comandante do corpo de intervenção a dar a ordem no briefing. Não queriam que os agentes surgissem com um ar demasiado bélico e ostensivo naquele momento que era afinal de festa. Logo então, vários elementos questionaram a ordem estupefactos face ao conhecimento do parecer negativo que sublinhava a possibilidade de violência e de descontrolo naquele cenário. Perante o sucedido, o clima actual no corpo de intervenção da PSP em Lisboa, que tem cerca de 300 elementos, é de indignação. Mesmo quando corriam para chegar às 30 carrinhas, a cinco minutos do local e onde estava o equipamento, foram apedrejados.
No local, o primeiro grupo a ser agredido foi um com 90 agentes mal se embrenharam na multidão. A seguir, entraram no Marquês os agentes com cães-polícia e outro grupo de 90 agentes. Nenhum deles estava com protecções e foram recuando a correr para as carrinhas em grupos de 60 elementos de cada vez. Face ao descontrolo, rapidamente a ordem do comando do CI foi ignorada. Os comandantes de cada grupo ordenaram aos agentes que corressem e se equipassem, confirmou fonte da PSP.
O subinspector-geral da Administração Interna, Paulo Ferreira, não quis comentar. Recordou que foi aberto um processo que averigua o que se passou em Lisboa e em Guimarães. O subcomissário visado nesse inquérito e num processo-crime por ter agredido um adepto em Guimarães continuará ao serviço como comandante da esquadra de investigação criminal. O adepto entregou esta quarta-feira uma queixa-crime em que sublinha que foi agredido com um bastão de aço.
21 Maio, 2015 at 10:25
Você insiste!
Eu apenas me reportei ao assunto Guimarães.
(vá lá acima ver o que disse em resposta ao Sampaio, que aprecio desde “outros carnavais”: “parei na agressão à família”)
Concretamente em relação a este assunto, procure informar-se da reacção do sindicato unificado de polícias.
Já quanto à sua extença citação, que já conhecia, onde viu alguma coisa escrita por mim que não estivesse de acordo com a actuação da polícia no Marquês? Aliás, ao não mencionar o facto, implicitamente concordo com ele, já que, como se costuma dizer, quem cala consente.
Não confundamos as coisas, por favor! não misturemos a reposição da ordem pública, onde a polícia teve a paciência toda do mundo (a que não teve o polícia de Guimarães, está a ver a diferença?) até ser obrigada a actuar, de forma legítima e de acordo com os procedimentos, o que, mais uma vez, não se passou com o polícia de Guimarães.
Deixe-me fazer uma pergunta clara: fosse aquela família de sportinguistas, a sua reacção de dúvida (?) seria a mesma, ou condenaria de imediato o polícia?
(por favor veja um pouco mais além da clubite, que aquela atitude é demasiado grave para ser encarada como mera rivalidade clubística)
E agora pode ter mesmo a certeza, para este peditório já não darei mais!
21 Maio, 2015 at 10:35
Você é que insiste em não ver que em lado nenhum eu fiz a apologia da violência do polícia de Guimarães (até me veio falar que eu defendia assassinatos, mas você está a brincar com quem quando diz que eu é que vou buscar outras coisas??). Compreendo que lhe desse jeito para a sua argumentação mas infelizmente eu nunca defendo nem defenderei violência gratuita. Lamento desiludi-lo…
E respondo à sua pergunta: se fosse uma família de sportinguistas, condenaria na mesma as duas coisas: a provocação à autoridade e a reação destemperada do Polícia. Também não lhe dá jeito? Paciência. Mas é a verdade.
21 Maio, 2015 at 10:54
Nao vale a pena Leonissimo…pior cego e aquele que nao quer ver…e o camarada ai em cima ta cegado….
21 Maio, 2015 at 13:18
A divergência não nos separa… apenas nos faz questionar.
Os “outros carnavais” no SportingApoio… (Tais eram as picardias com um tal de Vitor, se bem se lembra!)… ui… isso eram verdadeiras “faenas” que lá se faziam… (Atenção: Digo isto sem querer chamar ninguém de touro nem sendo apologista de touradas… que não sou!)
Passar bem, caro Edmundo (com quem cheguei a ter algumas discussões mais acaloradas mas sempre do lado de cá da urbanidade).
Apareça e comente mais… o espaço é de todos!
Vale sempre a pena discutir quando há gente que não entra “a matar” a ofender directamente as pessoas nem os seus familiares… como acontece aqui com alguns “exemplares” bem identificados…
21 Maio, 2015 at 10:10
Ah e passe também muito bem…