Olá a todos, começo por me apresentar, sou o António, Conhé para os amigos, desde muito pequeno, muito por culpa de jogar à baliza e existir nesse tempo um guarda redes , por sinal, bom, quer tinha esse mesmo nome. Guarda redes avançado era a posição verdadeira, muito golo saiu destes pés que ainda vão mexendo. Leitor assíduo da tasca, com poucos comentários, ou porque já foi tudo dito, ou porque não concordo com os comentários e não sou de entrar em discussões.
Vivo na Suiça, companheira suíça, e um filhote de seis aninhos, sócio do Enorme, como o pai, colecção de “ verde e brancas” em casa , mas é a laranja, comprada numa viajem a Lisboa quase feita de propósito, que vai vestida para os treinos de futebol. “As verde e brancas são as originais , Papi , não são para estragar!“. É a laranja, com o 17 nas costas – “ quero o número do Fredy, o 7 do Cristiano não fica bem aqui” – comprada a muito custo e muita boa vontade das meninas da loja verde que a foram procurar nos caixotes prontos para a feira de outlet na FIL, depois de uma enorme discussão com o “pequeno grande Leão” depois de vários “verdes já tenho todas” e “viemos cá para levar a laranja” lá veio acompanhada de um saco de balões verdes com o símbolo do Sporting, como prémio pela insistência do pequeno Martim, é essa laranja que vai desfilando por aqui, enquanto durar.
Mas o que me levou a escrever foi outra coisa. Depois de uma overdose de noticias sobre violência relacionadas com o Futebol, deparei com um video da despedida do Liverpool desse Senhor chamado Steven Gerrard, acto contínuo, chamei o filhote, e para tentar limpar a imagem desse desporto que tanto amamos, expliquei o quer era, por que razão foi, e traduzi as palavras que foram ditas e escritas. O que eu não esperava era a resposta pronta do Martim: Sabes Pai, o que nós precisávamos no Sporting eram 10 ou 12 Steven Gerrards.
Ficou gravado, e também eu vou passar a sonhar que um dia isso será possível. Tal como ouvir palavras destas: “Tenho imenso respeito por ele (Mourinho). É o melhor treinador do mundo. Podia ter assinado por ele em três ocasiões diferentes [Chelsea, Inter de Milão e Real Madrid] se não fosse eu um adepto tão fervoroso do Liverpool. Ele sabe a razão pela qual não pude assinar por ele. Sabe que amo o Liverpool e os troféus têm sempre mais significado quando são ganhos com o clube do coração”.
ESCRITO POR Conhé
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
21 Maio, 2015 at 8:10
É por causa de ter visto jogar Gerrards, Tottis, Maldinis, Riquelmes e, obviamente, Damas, Manuéis Fernandes ou Oceanos, que me deixa perplexo a facilidade com que descartamos os Patrícios e os Adriens, com que assobiamos os Nanis, com que vendemos os Cédrics, com que maltratamos os Djalós, os Carriços e os Andrés Martins…
Entre monstros, craques e flops, é dessa combinação que se faz uma equipa. E é a ligação umbilical ao clube que, tantas e tantas vezes, nos leva para uma outra dimensão e para vitórias inesperadas.
21 Maio, 2015 at 8:31
Pois, isso…. se calhar, dando mais valor aos nossos, poderia levar a que os nossos nos pudessem dar mais valor a nós, e, entre flops, ingratos e peseteros , haveriam de certeza alguns ” Steven Gerrards” para nos dar alegrias.
Obrigado Cherba por me dares oportunidade de partilhar aqui na tua/nossa tasca um momento täo especial com o meu filhote.
21 Maio, 2015 at 12:11
Acrescento outro, de quem sou fã…Del Piero!
21 Maio, 2015 at 12:36
Chama-se MÍSTICA…..!!!!
21 Maio, 2015 at 14:16
E de repente explicaste a génese das equipas de andebol e hoquei!
21 Maio, 2015 at 8:14
“Sabe que amo o SPORTING e os troféus têm sempre mais significado quando são ganhos com o clube do coração”.
E deste de tipo de lema, mentalidade e atletas q precisamos!
Ainda tou a rasca da mao pq me atirei do sofa ao chao para agarrar akela bola ontem no andebol…. 😉
Bom dia!
21 Maio, 2015 at 9:55
ah ah ah, mas o barbudo é que apanhou a bola…
21 Maio, 2015 at 11:20
o que dirá a tua mulher…
21 Maio, 2015 at 8:30
1º Parabéns Brunovl…
Eu acho que nós gostamos dos nossos Gerrard’s. Às vezes ralhamos com eles mas gostamos deles.
As vendas vs permanências dos Gerrard’s do SCP … ai sim está o busílis.
Andebol: Não vi, (ia espreitando timidamente) meti na cabeça que dou azar (depois daqueles 2 jogos lá pra cima). Que cena tão bonita, estou tão orgulhoso.
SL
21 Maio, 2015 at 8:34
Podemos ainda não ter 10 nem 12 mas seguramente teremos mais de 6 o que faz do nosso clube único em Portugal e para o ano teremos mais 😉
21 Maio, 2015 at 8:41
A esperança é que fiquem alguns anos, näo toda a carreira, lógico, ainda näo pagamos o que outros podem pagar, mas o tempo suficiente para podermos festejar alguns títulos com eles.
21 Maio, 2015 at 9:26
Eu acho que é essa a ideia do presidente quando diz que o Sporting não está vendedor.
SL
21 Maio, 2015 at 9:49
Pois, também acho…esperemos que consiga levar a dele para a frente. Foi no presidente que apostei as fichas todas e para já näo me sinto desiludido.
21 Maio, 2015 at 9:44
Os tempos são outros….Idolos cada vez menos….e não é bem por falta de paixão carinho ou amor…futebol é um negócio,cada vez mais…como eu costumo dizer amigos amigos negócios à parte.A lei Bosman prejudicou não só a formação e a entrada de fundos como tbm esse crescimento de alguns jogadores onde apenas o unico intuito é conseguir chegar a um colosso mundial,por vezes nem é por pagar mais ou menos mas sim porque podem,porque a tal lei Bosman assim o permitiu.
A solução será sempre por voltar a acabar com a estrangeirada em solo nacional,terá que existir certas restrições.Não é preciso ser radical,mas apresentar 11 estrangeiros num onze titular é no minimo ridiculo,ainda mais para clubes que têem e sempre tiveram excelentes formações jovens,das melhores do mundo-
21 Maio, 2015 at 8:44
primeiro parabens ao tasqueiro Brunovl …
os gerrard´s nascem não se explicam .. não se fabricam são gente feitas de outra massa …. não são faceis de encontrar mas como adeptos, adversarios etc são faceis de respeitar de amar … o futebol é isto ou deveria ser isto !!! por acaso acho que no Sporting neste momento temos 2 ou 3 gerrard´s … primeiro é Adrien …. Patricio e Mané par mim são miudos que amam de facto o Sporting ..que tem fome de titulos fome de vitorias que são exemplos dentro e fora de campo ….. e esses para mim são eternos !!!!!!
21 Maio, 2015 at 8:59
Se calhar, como esses haverá por lá mais alguns, já outros, que por aqui já foram idolatrados, antes mesmo de calçarem na equipa principal, já falam em dar o salto e em sonhos de jogarem na liga inglesa, se calhar nem sabem que para jogar na liga inglesa teriam que primeiro ser internacionais pelo seu País.
Enfim…realmente, para Gerrard’s näo há explicaçäo ou definiçäo que se possa dar, simplesmente nascem para ser idolatrados.
21 Maio, 2015 at 9:11
lá esta ele ama o liverpol ganhava bem … e depois aquele bichinho que nos sentimos há jogadores que também sentem esse bichinho chamado amor ” alguns chamam lhe doença “… é algo que nasce connosco !!! tenho uma enorme respeito admiração por este senhor … nós temos muitos provavelmente este foram são uns exemplos !!!!! o caminho faz se caminhando e tenho sempre a esperança que um dia teremos capacidade financeira para que o nossos gerrard´s não necessitem abandonar o nosso clube !!!!!
21 Maio, 2015 at 8:53
Então bom dia para a “Familia”…
Os parabéns para o ” brunovl “…
E os desejos de muitas felicidades para o amigo Conhé e familia…nesse lindo país que escolheu…!!
Abr e SL
21 Maio, 2015 at 9:02
Obrigado, Max…sempre ponderado e a acalmar o pessoal por aqui, espero um dia destes o poder conhecer num convivio da tasca e trocar umas ideias consigo.
Abraço, SL
21 Maio, 2015 at 11:00
Olá amigo…o gosto será também meu…
Um dia calhará e talvez possamos então…juntar o seu Martim com o meu neto Tomás…é neles (e em todos os outros “Leõzinhos”) também… que está o futuro da “Leoninidade” e da “cultura” do Rampante…
É “isso” também que nos “faz” sermos diferentes e lutarmos para que alguns “não queiram ser iguais” àquilo que nós tanto criticamos…
Abraço e boa saúde…
SL
21 Maio, 2015 at 8:54
Boa reflexão do miúdo, mas gente desse calibre não nasce todos os dias, qualquer das formas estamos a falar de realidades muuuuuiiiito diferentes, os nossos que apesar de serem grandes Leões não têm o ordenado que o Gerrard já tinha no Liverpool, a diferença é abismal e a diferença faz-se precisamente aí . Grande abraço para ti e para o teu filho, vcs são enormes.
21 Maio, 2015 at 9:04
Näo somos enormes, somos do Enorme, com um orgulho Enorme. 😉
21 Maio, 2015 at 9:15
Isso tudo Leão.
21 Maio, 2015 at 9:04
Por muito que goste desse ” romantismo”, não acredito que ainda exista essa mentalidade… outros tempos, outros jogadores.
21 Maio, 2015 at 12:30
Pois eu acho que sim, que ainda existe.
Por acaso sou do tempo em que o romantismo se sobrepunha, muitas das vezes, ao matertialismo (o Max, se me ler, “sabe do que estou a falar”). Mas não é preciso recuar muito para encontrarmos, dentro da nossa casa, bons exemplos -basta atentar no que se passou com o William (há outros casos, mais recentes ainda).
Não seja tão céptica (/o ?), tenha um pouco de crença.
21 Maio, 2015 at 12:31
Materialismo e não “martetialismo”, como é óbvio.
21 Maio, 2015 at 9:11
Parabens ao marafade… 😀
21 Maio, 2015 at 9:11
Bom dia “Gerrards” desta vida Leonina, mostrem de que fibra sao feitos e ajudem estas gentes a acreditar que ainda é possível fazer um Sporting de PORTUGAL!
Eu acredito!
Vai levar 5/6 aninhos…. Mas acredito!
21 Maio, 2015 at 9:17
Tá aqui um monte de merdas vermelhusco a vomitar barbaridades de uma fonte qualquer da etar:
Vão comprar um defesa esquerdo, um 11, um 15, um 27, um 75 e um 31.
Que estão com muita liquidez e que este ano vão ganhar tudo.
Que o masca pastilhas já renovou juntamente como trolitadas Lopez.
Gaitan vendido ao MU, com cedência do Januzaj por um ano e vinda em definitivo do… Nani.
Estes gajos fumam cenas logo de manhã que dão umas tripes fixes.
21 Maio, 2015 at 9:20
Fogo….Gerrard e Totti são os exemplos que mais me arrepiam! Raramente ganharam alguma coisa, podiam ter ido para gigantes ganhar fortunas e títulos….e escolheram o coração! Junto 3 que me dão especial prazer também! Del Piero, Totti e Nedved! 3 enormes jogadores que na flor da idade ainda escolheram baixar os ordenados para metade e jogar na 2ª divisão (baixaram enquanto estavam na 2ª) quando podiam ter saltado para Real ou assim! Estes são os jogadores que nos arrepiam pela proximidade…porque fazem não as escolhas inteligentes, de carreira e do futebolês mas sim as escolhas do mais fervoroso adepto!
Quanto ao Sporting não temos o nosso Gerard porque não estamos num campeonato de topo e porque os Sportinguistas são os primeiros a despacha-los em vez de amá-los! Como tratamos hoje em dia jogadores como o Beto ou o Barbosa que ficaram uma carreira inteira no Sporting?! Ou o Rui Jorge?! Com um respeito e um carinho especial?! Ou nem por isso?! Quantos já ouvi “venderem” A. Martins, Adrien, Cedric ou Patricio, jogadores que são Sportinguistas e que sentem o Sporting com tudo o que têm! Até maltratar o pobre do Mané que ainda é um puto e tanto ama o Sporting! As grandes equipas para mim são feitas destes jogadores! Para além de grandes jogadores e com muita qualidade dão mais do que isso ao balneário e ao clube! Mas o Sportinguista gosta é do “next hit” e por isso basta um pequeno abaixamento de forma que passa a ser descartável para o próximo que está na equipa B! Até esse chegar, jogar e ao fim de 1/2 anos ter um abaixamento de forma e aí é ele que é descartável pelo proximo hit…
21 Maio, 2015 at 9:35
Eu juntaria a isso tudo essas ” hienas ” que säo os empresários e que lhe começam a fazer a lavagem ao cérebro logo a partir de iniciado ou juvenil. Mas sim, verdade, nunca acarinhamos os nossos como deveríamos.
21 Maio, 2015 at 9:47
Não esquecer o Buffon 😉
21 Maio, 2015 at 9:49
Eu queria dizer Buffon e repeti o Totti quando falei dos jogadores da Juve! Obrigado!!
Era: ” Del Piero, Buffon e Nedved”
21 Maio, 2015 at 9:21
Parabens brunovl! Um abraço!
21 Maio, 2015 at 9:22
O problema dos “Gerrards” é aquilo com que compram as batatas e os bifes (não é piada). A diferença entre aquilo que um clube mediano da Inglaterra ou Espanha paga e o que o SCP pode pagar é muito grande. Não condeno o quererem sair o que não gosto é da forma como alguns pressionam a saida.
21 Maio, 2015 at 9:32
“As verde e brancas são as originais , Papi , não são para estragar!“.
Frase que me ficou na retina e que me deixa com grande esperança no futuro, enquanto houver adeptos com este Amor, o Sporting nunca morrerá.
Belo texto Conhé que me deixou de lágrima no olho.
Parabéns ao Algarvio Bruno.
21 Maio, 2015 at 9:37
Bom dia Alexia, ontem devias ter as orelhas quentes, cada vez que via o Solha só me lembrava de ti…
21 Maio, 2015 at 9:39
Olá Claúdia 🙂
Hihihihihi é bem conhecida a minha paixão por tal jogador 😛
Solinha do meu coração
Beijoca directamente para Norte 😉
21 Maio, 2015 at 9:41
Tive a sorte de conseguir passar o sangue verde que me corre nas veias sem grande dificuldade, ir ao estádio como prenda do terceiro aniversário foi o inicio de um grande amor, e agora, já näo há titulos ou goleadas que o façam mudar, um leão verdadeiro o meu filhote.
21 Maio, 2015 at 10:17
O problema é que começa a faltar espaço para tanta verde e branca. 🙂
21 Maio, 2015 at 9:32
Parabens Brunovl!
A prenda de hoje dos jornais sao:
– rui vitoria po Scp
-inacio e varandas de saida..
O circo nao para….la..la..la
21 Maio, 2015 at 9:36
Eu sabia que a saída do Inácio ainda vinha à baila! Eu não disse isso ontem?!? Hehehehehe!
21 Maio, 2015 at 12:05
Ah foste tu? acertaste em cheio!
21 Maio, 2015 at 9:53
Havíamos de ter um post para falar do Inácio!
Achei que o director deveria ter vindo a público mais vezes(não me lembro de nenhuma para ser sincero) e dar a cara pelo plantel. será que tem de ser sempre o bruno a dar a cara?
21 Maio, 2015 at 11:36
eheh e dizes tu que não ligas aos jornais 😉
“Sem ligar muito aos jornais, começo a ficar preocupado com tanta mudança (ano após ano) na nossa estrutura. Sairá ms, boa morte,…….quem mais??”
21 Maio, 2015 at 9:34
Bom dia!
O problema para não termos Gerrard’s deve-se ao facto da nossa liga não ter a visibilidade que outras têm … Como a Inglesa, Espanhola, Italiana, Alemã !! Apesar de ser reconhecida como uma liga competita ainda não é bastante atraente para que tenhamos Gerrad’s !! Aliado a isso as mentalidades e os valores humanos e sociais mudaram também !!
Parabéns brunovl !
SL
21 Maio, 2015 at 9:37
Parabens Brunovl.
Sem dúvida que temos de preservar os nossos valores e quem se identifica com o nosso clube.
Um off. Alguém previa ontem que só faltava inventar problemas entre o Inácio e BdC e eis que tal surge…O guião de desestabilzação segue como previsto…(o médico também entra nisto)
Depois de ontem se ter escrito que Jorge Jesus era o treinador desejado por Bruno de Carvalho, estando o clube de Alvalade a preparar uma proposta para aliciar o técnico bicampeão a trocar de lado da 2ª circular, dá conta O Jogo de que a ‘revolução’ que está a ser preparada pode, inclusivamente, levar à saída de responsáveis técnicos dos ‘leões’.
Segundo escreve o diário, Augusto Inácio estará de saída, tal como Marco Silva, da estrutura técnica, sobretudo porque o presidente Bruno de Carvalho quer alterar alguns procedimentos no que diz respeito à organização das equipas profissionais. Além disto, Inácio pretenderá regressar aos tempos de treinador.
De acordo com a mesma publicação, também Frederico Varandas deverá abandonar a chefia do departamento clínico. O médico, contratado ainda durante o ‘reinado’ de Godinho Lopes, tem o seu vínculo aos ‘leões’ negociado de forma anual, sendo que Carvalho quererá também renovar esta área do futebol profissional do Sporting, dispensando por isso o chefe do departamento médico.
21 Maio, 2015 at 9:42
Eu…aparentemente sou uma fonte segura anónima do Jogo…sou uma fonte tão boa como qualquer outra deles…hehehe
21 Maio, 2015 at 9:51
Diz que o Paulinho pode vir a ser o novo roupeiro do City, numa transferência que envolve a vinda do Yaya para Alvalade. Sei de fonte segura.
21 Maio, 2015 at 10:19
Em trelação ao off e ás noticias dos pasquins eu, noutro post, dei a seguinte ideia:
OK eu não ligo a isto, mas há quem ligue, portanto tenho uma ideia que acho que até pode resultar e reverter esta situação a nosso favor.
Criar um programa na SportingTV chamado “Os desmentidos do Presidente” ou “A verdade nua e crua” e de 15 em 15 dias em 5min desmentir as noticias alarves e criminosas dos pasquins, mostrando as capas (é facil por uma quantia infima há empresas que enviam os recortes da imprensa sobre o que o cliente pedir…) e dizer isto é mentira (mostrar a capa) isto é mentira e por aí fora, além de repor a verdade e acalmar as hostes descredibilizava os pasquins e paineleiros e desmascarava e desarmava muita gente…
Não era tipo conferencia de imprensa era chegar lá chapar com os recortes e desmentir o que lá estava escrito, as pessoas iam começar a ver o numero inacreditável de noticias falsas e tendenciosas que eram publicadas em 2 semanas…No primeiro programa era explicado o porquê da existência do mesmo e a periodicidade, no fim de cada programa apresentava-se a “conta” saíram neste intervalo de tempo 234 noticias sobre o Sporting e dessas 229 são inventadas e não correspondem á realidade…
Enquanto estas pessoas (CS) se mantiverem nos lugares em que estão hoje em dia, o Sporting nunca vai ter “boa” imprensa ou no minimo imprensa séria e profissional, porque imparcial já era pedir o céu…
Quem conhecer alguém que possa apresentar a ideia por favor chegue-se á frente, em termos de imagem tem de ser o BdC a ler e a desmentir as “inventonas” pelo menos ao principio, mas também seriam só 5 ou 10min de 15 em 15 dias
SL
21 Maio, 2015 at 13:57
Acho boa ideia. Mas no final da época espero também uma tomada de posição firme, dura e inequívoca do Sporting em relação aos pasquins (pelo menos alguns).
21 Maio, 2015 at 9:39
Admirado fico eu por ainda haver no futebol actual um “Gerrard”, um “Totti” ou um “Buffon”.
Verdade que uma Premier League é propícia a isto, outra cultura … a questão financeira ajuda obviamente e aí torna-se difícil ter esta entrega de um jogador ao clube que ama se for em Portugal. As carreiras são curtas e uma oportunidade lá fora é de agarrar.
Sendo maior ou menor a qualidade de alguns dos nossos, qd há entrega e respeito pelo rampante, têm de ser bem tratados e acarinhados como se fossem um Gerrard.
21 Maio, 2015 at 9:58
E a falta de restrição da estrangeirada tbm.Certo é se as equipas apenas pudessem ter nos seus planteis 1/3 de estrangeirada,tudo seria bem melhor,desportivamente apenas claro,é isso que não interessa ao negócio futebol!!!
21 Maio, 2015 at 10:05
Sem dúvida. Não quer dizer que um estrangeiro não fique muitos anos num clube, mas não será nunca a sua origem e formação.
21 Maio, 2015 at 10:15
1/3 estrangeirada,1/3 Tugas,1/3 formação,não sendo perfeito já seria um bom começo
21 Maio, 2015 at 11:17
Alguém diria na CS que deixaríamos de ser competitivos na Europa.
Tipo… lampioes a não passarem o grupo ou tripeiros a levarem 6.
21 Maio, 2015 at 11:49
Sim só os clubes com grande formação é que sobreviviriam,é um facto.Mas funcionaria à escala mundial.
21 Maio, 2015 at 9:40
Parabéns ao BrunoVL 🙂
21 Maio, 2015 at 9:41
eu tbm gostava de ter muitos jogadores a fazer carreiras cá mas hj em dia qlq jogador ambiciona sair para o estrangeiro, por muito que goste do clube. alem disso o gerard quis varias vezes sair do liverpool, o clube é que lhe atirava mais milhoes quando isso acontecia
21 Maio, 2015 at 9:43
O facto de jogarmos com muitos jogadores da formação no 11 inicial, é algo que me enche de orgulho.
E mais do que isso, gosto de imaginar que os Adrien’s Patricio’s William’s,etc. são Sportinguistas de coração e que podem vir fazer a carreira toda com a verde e branca vestida…
Utopia? Sonho? É capaz, não sei.
Sou apenas um Sportinguista sonhador… não me tirem isso, p.f.
Jogadores como o Gerrard são cada vez mais raros, seja porque o apelo do dinheiro é algo que fala mais alto, ou apenas porque o “amor ao clube” deixou de fazer muito sentido num mercado globalizado.
Parabéns pelo texto!
21 Maio, 2015 at 9:54
Ás vezes o problema nem é o mercado e sim a facilidade de saída,o jogador quer saír sai simples o clube nem que seja na China tem dinheiro vem buscá-lo,e ele vai,alguém o proibe?????Não existe nenhuma lei que o proiba!!!Qual carinho???Qual amor???Deixem-se disso!!!
Fairplay financeiro ok,então e o desportivo???Quando alguém pensar nisto….!!!
21 Maio, 2015 at 9:48
Peço desculpa por este mais off. Mas é o outro lado da festa (eu já tinha referido que tenho uma pessoa muito chegada que viu polícias a chegar feridos ao HSFX). Gostaria que os que têm aqui estado indignados (e justamente) com a violência do agente em Guimarães, comentassem isto:
A PSP deu parecer prévio negativo aos moldes em que foram organizados os festejos da vitória do Benfica, na Rotunda do Marquês, em Lisboa, considerando que a segurança de adeptos e polícias poderia estar em risco, mas proibiu os agentes do Corpo de Intervenção (CI) de usarem equipamentos de protecção, os capacetes e até os escudos. Fontes policiais adiantaram ao PÚBLICO que algumas normas, que obrigam ao uso daquele equipamento em situações de reposição de ordem pública, poderão ter sido violadas e que esta actuação deverá também ser investigada no âmbito do inquérito aberto pela própria PSP e pela Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI).
O objectivo era dar melhor imagem à actuação policial. <b<A Câmara de Lisboa e o Benfica discordaram do alerta da PSP e pressionaram para que a festa se fizesse daquela forma. Dezenas de agentes foram socorridos por técnicos do INEM colocados perto de ambulâncias nas imediações. Alguns tiveram de ser carregados aos ombros por colegas até lá. Questionada pelo PÚBLICO, a Direcção Nacional da PSP não se pronunciou até à hora de fecho desta edição.
Poucos minutos depois de entrarem em terreno, centenas de agentes tiveram de fugir para as carrinhas, agredidos e atingidos por pedras e garrafas de cerveja. Oito dos 16 agentes ficaram feridos com lesões mais graves e estão agora ausentes do serviço com baixa médica. Um deles, atingido com uma garrafa de vidro num olho, corre o risco de perder a visão, adiantaram fontes da PSP.
Os polícias exigem que no âmbito dos processos abertos, quer na PSP quer na IGAI, os oficiais responsáveis pela ordem sejam responsabilizados. “Não é compreensível como é que é dada uma ordem que coloca em causa a vida dos agentes, apesar de se saber do risco que corriam. Dos inquéritos tem de resultar a responsabilização de quem deu essa ordem mal dada”, considera o presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia, Mário Andrade. Também o presidente do Sindicato Nacional de Polícia, Armando Ferreira, sublinha a preocupação “de a integridade física dos agentes ter sido colocada em causa por uma ordem” da própria PSP.
Logo na segunda-feira, a PSP referiu em comunicado que, “durante o restabelecimento da ordem pública, ficaram feridos 16 polícias com escoriações várias, devido sobretudo ao arremesso de pedras, garrafas de vidro e com material pirotécnico, havendo um veículo da divisão de trânsito com um vidro partido”, mas não explicou o que esteve na origem do descontrolo. Agentes envolvidos e feridos na operação narraram ao PÚBLICO momentos de pânico em que não lhes restou mais do que fugir.
Terá sido o comandante e o segundo comandante do corpo de intervenção a dar a ordem no briefing. Não queriam que os agentes surgissem com um ar demasiado bélico e ostensivo naquele momento que era afinal de festa. Logo então, vários elementos questionaram a ordem estupefactos face ao conhecimento do parecer negativo que sublinhava a possibilidade de violência e de descontrolo naquele cenário. Perante o sucedido, o clima actual no corpo de intervenção da PSP em Lisboa, que tem cerca de 300 elementos, é de indignação. Mesmo quando corriam para chegar às 30 carrinhas, a cinco minutos do local e onde estava o equipamento, foram apedrejados.
No local, o primeiro grupo a ser agredido foi um com 90 agentes mal se embrenharam na multidão. A seguir, entraram no Marquês os agentes com cães-polícia e outro grupo de 90 agentes. Nenhum deles estava com protecções e foram recuando a correr para as carrinhas em grupos de 60 elementos de cada vez. Face ao descontrolo, rapidamente a ordem do comando do CI foi ignorada. Os comandantes de cada grupo ordenaram aos agentes que corressem e se equipassem, confirmou fonte da PSP.
O subinspector-geral da Administração Interna, Paulo Ferreira, não quis comentar. Recordou que foi aberto um processo que averigua o que se passou em Lisboa e em Guimarães. O subcomissário visado nesse inquérito e num processo-crime por ter agredido um adepto em Guimarães continuará ao serviço como comandante da esquadra de investigação criminal. O adepto entregou esta quarta-feira uma queixa-crime em que sublinha que foi agredido com um bastão de aço.
21 Maio, 2015 at 9:52
Quando digo “os que estão indignados com a violência em Guimarães “quero dizer “os que APENAS estão indignados com a violência do agente em Guimarães”. Porque com a violência dele estamos quase todos indignados obviamente…
21 Maio, 2015 at 10:14
Violencia é condenável, seja onde for, cometida seja por quem for, parece-me é que já foi tudo dito sobre o assunto, e as festas alheias näo me parecem importantes para o dia a dia da nação sportinguista. Quem tomou as decisões que sofra também as consequências, é só isso que posso desejar.
21 Maio, 2015 at 10:18
Se trouxe novamente o assunto é porque ele aqui foi tema de amplo debate e discussão. Estou-me também a marimbar para as festas alheias. Já não me é indiferente a segurança dos cidadãos sejam polícias, cidadãos comuns, benfiquistas, sportinguistas ou do Atlético. De resto, só posso concordar com a tua intervenção. SL
21 Maio, 2015 at 10:58
Deixa-me dizer-te que este PSP é claramente um adepto do Sporting…
http://2.bp.blogspot.com/-0z4UH9u3WCQ/VVvaC2WRCzI/AAAAAAAAIRE/eY252WVRR30/s1600/Foto-PSP-atira-garrafa-aos-Adeptos-Benfica-2.jpg
21 Maio, 2015 at 11:04
Porque não gosta de se apropriar do que não é dele? 🙂
21 Maio, 2015 at 11:15
Haha…muito bom 🙂
21 Maio, 2015 at 11:19
Ao menos devolvia a garrafa cheia. Consta que bebeu primeiro, o que não é correcto num PSP do Sporting, visto ter alcool.
21 Maio, 2015 at 11:20
EhEheh
21 Maio, 2015 at 10:13
O sr. platini tem que rever esta situação da estrangeirada em solos nacionais,é por demais evidente que o futebol mundial está cada vez mais descaracterizado,os clubes cada vez apostam menos na formação a fim de aumentar essa mesma competitividade comprando foras de série de outros paises,quando não são apenas jogadores banais mas por apenas acabarem em IC ou em inho são dados como foras de série,quando por vezes nem aos calcanhares chegam dos “nossos”.
O mercado vive em função do sistema implantado,que diga-se de passagem é uma bela merda,sem restrições o futebol mundial caminha a passos largos para o precipicio.Só não vê quem anda a ganhar muito com o futebol,para esses continua tudo perfeito evidente.
21 Maio, 2015 at 10:14
há jogadores com um percurso ao contrário… não nasceram “no clube” mas ficaram a gostar dele.
O Tevez já passou por tudo o que era clube e assume sem nenhum problema que aquilo no City (e no United) foi só pra ganhar dinheiro. Agora na Juve está a jogar por prazer e se calhar fica lá até aos 35.
21 Maio, 2015 at 10:33
O Tevez quer regressar ao Boca Juniors…fala-se inclusive na saida este ano… 🙂
http://www.dailymail.co.uk/sport/football/article-3041570/Carlos-Tevez-leave-Juventus-summer-former-Manchester-United-City-striker-asks-return-Boca-Juniors.html
21 Maio, 2015 at 10:48
o Boca Juniors está numa situação difícil depois daquilo que um dos seus seguidores fez ao atirar gás pimenta aos jogadores do River…
fala-se até de a américa do sul perder o 5º lugar de qualificação para o próximo campeonato do mundo.
21 Maio, 2015 at 10:17
Que tal um post:
“Primeira exigência de JJ como treinador do Sporting feita ontem a altas horas da madrugada num hotel de Lisboa: BdC despedir Inácio”.
A noticia sai hoje nas bancas porque uma fonte anónima (o barman) do hotel presenciou a reunião. Então num momento mais aceso em que conta que JJ se levantou e disse: “Ou ele ou eu”, parece que BdC escolheu JJ e mandou um sms para hoje de manhã passar já nos Recursos Humanos.
21 Maio, 2015 at 10:20
e não destruiram o hotel com essa discussão?
21 Maio, 2015 at 10:21
Obrigado a todos pelos parabéns.
Vim aqui de fugida só para dizer que, além de todos os jogadores ja aqui falados, ha um nome que me vem sempre à cabeça quando se fala de lealdade e amor ao clube:
Le Tissier.
21 Maio, 2015 at 10:31
parabéns pah que sejam muitos sempre leão
21 Maio, 2015 at 11:08
Parabéns Brunovl, um dia feliz.
21 Maio, 2015 at 11:22
Le Tissier… grande grande player! Deve ter assinado dos melhores golos que alguma vez foram vistos no campeonato inglês. Há tempos alguém colocou um link para um vídeo de uma campanha dos Saints e ele aparecia por lá.
21 Maio, 2015 at 13:37
Depois ve o video Dude
http://youtu.be/WVEcbvrxHQ0
21 Maio, 2015 at 17:18
Parabéns Tissier
Estou quase a ir ao Forum conhecer-te.
Felicidades.
21 Maio, 2015 at 17:22
O Shika ao pé deste gajo parece um aprendiz. Fantásticos golos! O gajo ainda vai parar ao SCP! 😀
21 Maio, 2015 at 11:38
Parabéns Bruno, um dia feliz!
Abraço Leonino
21 Maio, 2015 at 10:27
Parabéns Conhé pelo texto e pelo teu pequeno leão.
Posto isto eu acho que nós ainda vamos tendo os nossos Gerrards, a pergunta que eu faço é: será que os valorizamos e acarinhamos? que fazemos tudo para que eles se mantenham connosco? claro que temos de olhar para a qualidade do jogador também, se bastasse ser doido pelo Sporting eu era titular na nossa equipa LOL LOL
SL
PS parabéns brunovl
21 Maio, 2015 at 10:27
Tbm não nos podemos esquecer dos jogadores que nutrem essa mesma paixão pelos clubes que representam desde novos,que por vezes são vendidos com o intuito da entrada monetária e assim ajudar o clube financeiramente.Rui Costa(Fiorentina) é um bom exemplo disso mesmo!!!
21 Maio, 2015 at 10:32
Especulation mode on:
Ja repararam que Bdc resguardou sempre Inacio?
Sera que o masterplan sempre foi, 2 anos para arrumar a casa, e no 3º ano tomo-te conta dista Bruno?
Alguem tem duvida q AI tem a visao globalissima da equipa A e B?
Especulation mode off.
21 Maio, 2015 at 10:38
Especulaste bem 😉
21 Maio, 2015 at 10:39
E o Virgílio vai para treinador dos Juniores?! Inácio para treinador da A, Varandas para treinador da B e Virgílio para treinador do Juniores…
21 Maio, 2015 at 11:02
Muito preocupado com a tua especulação.
21 Maio, 2015 at 11:50
Ui, eu também! Um treinador campeão e Sportinguista! Se há especulação que me preocupe é esta! Estou a tremer só de pensar! Ufa! Deus nos livre!
SL
21 Maio, 2015 at 12:01
Muito preocupado. Até podia ter sido campeão europeu. Just my opinion… São gostos.
21 Maio, 2015 at 12:07
Não sou grande fã do Inácio como treinador embora lhe seja eternamente agradecido!
Ia haver pau para toda a obra…nunca mais podia ter um treinador como director sem passar a vida a haver noticias que ia para treinador, não se livrava das bocas de que o próximo treinador era o BdC e de que ninguém aceitou pegar no Sporting…
Além disso era a estrutura a meter a carne toda…se corre bem ficava tudo espectacular, se corre mal vai tudo ao ar….
21 Maio, 2015 at 12:10
Foi só a minha opinião e tenho algumas razões para pensar assim.
Nada disso invalida que no dia que assinasse como treinador, teria 100% o meu apoio. Junto na revalidação do título de 99/00 que tanto prazer me deu.
21 Maio, 2015 at 12:13
A tua é igual à minha…não sou grande fã do treinador Inácio….
21 Maio, 2015 at 14:02
Claro, a opinião é pessoal! Só queria vincar que não devemos estar preocupados com especulações de companheiros tasqueiros.
Até aposto que se aparecerem mais meia dúzia de preocupados, é certinho que amanhã isto passa de especulação tasqueira para traque de pasquim.
SL
21 Maio, 2015 at 14:05
🙂
21 Maio, 2015 at 11:42
Será? Até era bem pensado…