Olhas para trás e o misto de emoções ainda te percorre as veias. Há gritos de golo que nos roubam a voz, há lágrimas de felicidade e de frustração, há unhas roídas, há mãos na cabeça, há a cabeça a latejar ao ritmo do coração. Há Leões espalhados, um pouco por todo o mundo, procurando acompanhar em simultâneo o que vamos fazendo em mais modalidades do que as transmissões e os computadores conseguem transmitir. É essa a grandeza do Sporting.
E a tarde não podia ter começado melhor, com a equipa de futsal a abordar o primeiro jogo da meia-final com uma enorme exibição. Nomeadamente na primeira parte, ficou bem vincado o porquê de sermos nós a carregar o escudo de campeão e de, há bem pouco tempo, termos caído de pé na UEFA futsal Cup. Ao intervalo, o Braga podia agradecer aos deuses dos pavilhões não estar com quatro ou cinco no saco e a toada de desperdício, que, afinal, tem sido uma das imagens de marca desta época, manteve-se no segundo tempo. O golo bracarense lançou incerteza no marcador e transformou o que podia ter sido uma vitória gorda numa vitória sofrida. Ainda assim, uma vitória justíssima e um importante passo para garantir o acesso à final da prova onde devemos apostar todas as fichas (acreditando neste jogadores, antes de sonharmos com os reforços sonantes que vão sendo anunciados).
Entretanto, já a nossa equipa de hóquei defrontava a Oliveirense. Primeira parte complicada, com Girão a ser decisivo para não irmos a perder para o intervalo. O descanso ajudou a colocar as ideias e o coração no lugar, um golo meio às três pancadas foi a injecção de confiança que faltava. A partir desse momento, o Sporting tomou conta do jogo e patinou sobre a descrença adversária rumo a uma final que será mais um enorme desafio de superação! Frente ao campeão benfica, será necessário sermos perfeitos e, incontornavelmente, pensarmos em tudo o que de bom já fomos capazes de fazer em vez de perdermos tempo a pensar no mau jogo que fizemos no último dérbi.
A propósito de último, Nani marcou o nosso último golo no campeonato nacional de futebol. Vitória clara em Vila do Conde, que não foi por números mais esclarecedores porque o redes adversário esteve em tarde inspirada e porque nós, como foi apanágio ao longo de toda a época, desperdiçámos diversas oportunidades de golo. Uma palavra, obviamente, para a estreia de Wallyson, mas, também, para o bom jogo de André Martis e de Jonathan, bem como para o facto de ter sido possível aumentar o ritmo competitivo a jogadores como Slimani ou Ewerton. Agora é dar as mãos e tudo fazer para conquistarmos a final da Taça.
E final era o que se jogava no pavilhão do fcp. Já com os ecos das vitórias no futebol de praia e no basquetebol, pela mão das nossas jovens leoas, os corações batiam mais forte no jogo que podia devolver-nos um título que nos foge há demasiado tempo. Pressão enorme e um jogo aparentemente perdido a quase transformar-se numa remontada épica. O golo de Fábio Magalhães, em cima da buzina, a levar a partida para o primeiro de três prolongamentos, é um dos momentos do ano, capaz de deixar em estado de sítio os sentimentos do adepto mais racional. Depois das críticas à suposta incapacidade do nosso treinador saber motivar os jogadores, o que fica destes três jogos é uma imagem de esforço, dedicação e devoção que merecia a glória. Mesmo perdendo três das suas principais figuras ao longo da partida, esta equipa soube ser gigante e deixar a certeza (pelo menos a mim), que só não acorda campeã porque dois jogadores adversários fizeram a diferença. Costumamos aceitar quando isso acontece no futebol, não custa aceitá-lo noutra modalidade.
Faltava, efectivamente, outra modalidade. O futsal, agora em juniores, sagrava-se bicampeão, vencendo de forma inequívoca um dérbi que até começou com o benfica na frente. Grande jogo dos putos, ainda que abafado pelo andebol, numa clara mensagem de que estamos a trabalhar bem o futuro de uma modalidade onde temos sido imperiais.
Olhas para trás e o misto de emoções ainda te percorre as veias. Há gritos de golo que nos roubam a voz, há lágrimas de felicidade e de frustração, há unhas roídas, há mãos na cabeça, há a cabeça a latejar ao ritmo do coração. Há Leões espalhados, um pouco por todo o mundo, procurando acompanhar em simultâneo o que vamos fazendo em mais modalidades do que as transmissões e os computadores conseguem transmitir. É essa a grandeza do Sporting. Porque o Sporting não se resume ao futebol, como tentaram fazer-nos acreditar em anos demasiado próximo para serem esquecidos. Acabaram-se com modalidades que sonhamos verem regressar, construiu-se um estádio que atirou as modalidades para um qualquer canto sem morada certa, diminuindo radicalmente o apoio e uma ligação que sempre foi umbilical.
Este regresso das modalidades, este frenesim que de nós se apodera quando a camisola verde e branca luta por vitória extra futebol, é uma das maiores vitórias que o Sporting podia conquistar. Agora sim, aos poucos, podemos dizer que o Sporting Clube de Portugal está de volta. Um Sporting eclético que permite que crianças pequenas colem o Rampante ao coração a ver o hóquei, o andebol, o futsal, o basquetebol ou qualquer outra modalidade que os entusiasme tanto quanto o futebol! Foi isto que quase deixámos que nos roubassem e que jamais podemos deixar que volte a acontecer! As modalidades são a porta de entrada para que sejamos cada vez mais e mais Sportinguistas. Dos apaixonados, claro! Daqueles que vão lá estar, seja onde for que o Sporting vá jogar! Daqueles que sofrem à distância e dos que estão a trabalhar de ouvidos nos rugidos! Daqueles que prescindem de outros pequenos prazeres para poderem ser sócios e, mensalmente, contribuírem para este crescimento! Nunca nos esqueçamos de que este Sporting eclético depende de nós! Nunca nos esqueçamos que as vitórias no futuro pavilhão dependem de nós! E nunca nos esqueçamos de tardes como a de ontem! Tardes onde guerrinhas pessoais e odiozinhos de estimação são postos de lado. Tardes onde sofremos, todos, por algo que deve unir-nos e não afastar-nos! Ontem, mesmo sem o pleno de vitórias, foi um dia que explica o que é o Sporting. Não te esqueças disso.
24 Maio, 2015 at 12:13
Amigos hoje temos mais um dia cheio com vários jogos em múltiplas modalidades!
Mas os dois mais importantes são sem duvidas o grande hóquei em que podemos ganhar a Taça mas também temos o basquetebol feminino sub 19 em que jogamos a final contra o carnide também pela taça.
Oh amigo Cherba devias ter posto o programa para hoje para um gajo continuar a comentar o que vai acontecendo! Ai ai ai…
FORÇA SPORTING!
24 Maio, 2015 at 12:14
Ah, grande texto, Cherba.
Concordo com tudo, excepto esta parte:
“Mesmo perdendo três das suas principais figuras ao longo da partida, esta equipa soube ser gigante e deixar a certeza (pelo menos a mim), que só não acorda campeã porque dois jogadores adversários fizeram a diferença. Costumamos aceitar quando isso acontece no futebol, não custa aceitá-lo noutra modalidade.”
Falo especificamente da última frase pois, normalmente, é difícil aceitar vitórias alheias e derrotas próprias pois são muitas vezes compradas por outros e roubadas a nós.
É mais fácil aceitar a de ontem onde, de facto, houve mérito do adversário em vencer nos detalhes.
Ao contrário de alguns, não acho que ontem tenha havido influência de terceiros. Foi um jogo intenso e bem jogado e podia ter caído para qualquer dos lados.
24 Maio, 2015 at 12:21
Depois do dia de ontem, onde os vossos comentários me mantiveram a par de tudo o que acontecia nos mais diversos pavilhões e estádios, e onde sofri a bom sofrer com tudo o que se passou, só me apetece recordar as palavras de um gigantone imbecil que passou pela presidência do Sporting, sobre a nossa grandeza eclética:
Filipe Soares Franco desafiou ontem os adeptos do clube a reflectir em relação às modalidades, já que, segundo diz, o futebol está a pagar a factura do Sporting ecléctico.
O presidente leonino considera que a equipa de futebol é menos competitiva pela necessidade de sustentar outros sectores. “Temos que viver por nós próprios e nessa base pensar no Sporting do futuro. O futebol profissional é quase o único veículo a gerar receitas e nas modalidades não é fácil arranjar patrocínios”, alertou o dirigente na abertura do 1º Fórum da Associação de Adeptos Sportinguistas, no auditório do Liceu Camões, em Lisboa.
“As modalidades, quanto muito, conseguem, no máximo, equilibrar-se, mas não pagam o investimento num multidesportivo”, salientou o responsável dos leões, deixando à consideração dos adeptos quais as medidas a tomar relativamente ao futuro das modalidades.
Estas palavras fazem-me pensar na curta distância a que estivemos de não poder viver tardes como a de ontem.
O SPORTING é NOSSO!
24 Maio, 2015 at 12:22
Estas palavras fazem amanhã “apenas” 7 anos que foram proferidas por Soares Franco.
24 Maio, 2015 at 12:41
Esta entrevista tb e de emoldurar…pela estupidez de nada fazer pelo sporting!
Contem tb um desafio…de fato se nao fizermos nada as modalidades no maximo so se equilibram.
Temos todos os desafio de, quem puder, aderir a gamebix modalidades e comparecer em massa em Alvalade para a final da Taca de forma ajudarmos a q as modalidades fiquem mais fortes!
Queremos um “Quintana” e um “Gilberto”? Toca de trazer mais amigo, colegas e vizinhos pa socios! E a missao tao simples q ta ao alcance de tds!
24 Maio, 2015 at 12:58
Um monte de merda é um monte de merda mesmo que esteja dentro dum fato armani
24 Maio, 2015 at 15:00
Em breve será provado, por A + B, porque é que digo há tantos anos que “o sóares de franco foi o pior presidente do SCP”…
De resto, relembrar o que esse ‘gigantone pateta’ zurrou há uns anos atrás servirá para alertar as consciências de muitos sportinguistas que nessa altura criticavam quem era contra esta postura de mafioso engravatado…
Desejo a esse esbirro o dobro do que ele fez ao SCP!
Vamos SCP! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
SL
24 Maio, 2015 at 12:57
Dos jogos todos, estive presente no de Futebol… lá estava muita gente sempre com o telemóvel para ver o resultado de andebol, somos mesmo um clube ecléctico, orgulho em ser do Sporting Clube de Portugal!!!!!!! Viva o melhor clube do mundo, o nosso grande amor!!!!!!!! P’ra semana vou até ao Jamor, espero vir com a taça!!!!!!!!!
24 Maio, 2015 at 13:00
Ontem no futebol, a nível de apoio, foi muito fraquinho. Também havia jogos das modalidades importantes(Futsal, Hóquei e Andebol)..
24 Maio, 2015 at 13:10
Parabéns ao Zandonaide em primeiro lugar.
Ontem não pude ver nenhum dos jogos, obrigações associativas levaram-me para fora de casa o dia todo.
Hoje estarei a torcer pelo nosso hoquei e vamos todos acreditar que é possivel a vitória
SL
24 Maio, 2015 at 13:11
em que canal dá o hoquei?
24 Maio, 2015 at 13:50
Sporting TV as 15h
24 Maio, 2015 at 14:48
Obrigado pela informação
SL
24 Maio, 2015 at 13:16
Derrotas como a de ontem fazem reflectir. As minhas reflexões:
1) O orçamento é overated. Demasiado overated nas nossas hostes. Só faz a diferença se todas as outras variáveis estiverem em igualdade: espírito de equipa, compromisso com o clube, qualidade no trabalho e atitude competitiva. Reparem, o porco esteve com uma vantagem de 6 golos e arriscou perder tudo no último segundo do primeiro prolongamento. Porquê? Porque elevámos ao máximo as outras variáveis que o dinheiro não compra e o porco confiou apenas na sua qualidade individual. Nem o orçamento garante essas variáveis nem a falta dele impede de as ter. No pormenor, que neste caso foi um quintana de sonho, o orçamento pode fazer a diferença. Como fez. Mas bastava o porco ir para o prolongamento com a mesma atitude sobranceira e displicente que teve na segunda parte para que essa diferença de qualidade valesse o mesmo que nada. Mas como o porco também tem essas variáveis (não é à toa que é heptacampeão), quando viu que o Sporting conquistou uma vantagem de 2 golos no prolongamento, cerrou os dentes, juntou fileiras e foram à luta. E criaram condições de igualdade para que a sua qualidade individual fizesse a diferença, como acabou por acontecer.
2) Não há vitórias morais. Esta derrota vale isso mesmo, um derrota. E daquelas que custam mais a digerir por termos estado tão perto. Mas para os jogadores, a longo prazo, fará maravilhas. É notória a diferença de qualidade, de altura, de envergadura entre o andebol do Sporting e do porco. Isto foi mesmo um David contra Golias (não esquecer que eles são heptacampeões). Mas não tenho dúvidas que da próxima vez que os defrontarmos, eles serão menos Golias e nós seremos menos David. O porco sabe bem que esteve muito perto de perder este campeonato e nós sabemos bem que estivemos muito perto de o ganhar. Isto terá o seu efeito psicológico nos próximos duelos.
3) Existe uma clara diferença de vontade e de atitude entre o futebol e as modalidades. Já nem vou falar só do andebol. Se juntarmos o hóquei e o futsal, percebemos que existe ali uma felicidade genuína em representar o Sporting e em fazer tudo para conquistar títulos. Isso vê-se em cada disputa de lança, em cada festejo de golo, em cada momento dos jogos. Não sei explicar, mas é algo que para mim é evidente. E os adeptos percebem isso e é por isso que aceitam com orgulho derrotas como as de ontem. “como as de ontem” são as palavras chave. A única derrota “como a de ontem” que o futebol teve foi em Gelsenkirchen. A única. Todos os restantes empates (para mim são derrotas) no campeonato e todas as restantes derrotas foram humilhantes, fruto de falta de atitude (em todo o jogo ou a espaços) e inaceitáveis para os adeptos. É isto que os meninos do futebol e o seu treinador têm de perceber. É isso que Bruno de Carvalho, como adepto que também é, não aceita.
4) Voltando ao orçamento. É fodido. Mas a justiça manda investir em quem mais merece. No fundo, oferecer a qualidade a modalidades e equipas que já possuem as tais variáveis não-financeiras. Aproximar dos títulos quem tem reais e objectivas possibilidades de o conseguir. O andebol merece um esforço, o hóquei merece um esforço, o futsal merece um esforço. E o futebol? Não merece grande coisa. Vamos ver se mudam isso no Jamor.
24 Maio, 2015 at 13:31
O teu pt 4 diz mt e tem mt de verdade…o futsal, o andebol e o hoquei merecem e necesitam dakela mais valia. O Esforco , a Dedicacao e a Devocao estao enraizados.
O Futebol, sera o ultimo bastiao da indolencia, ontem fizemos 76 pts q e a 2 melhor classifcao de sempre e nem mm c os 77 pts de inacio campeao continuaremos a ser terceiros.
Os nossos rivais furam varias vezes os 80 pts..jj fez 85 e o record de mourinho e 86.
Faz mais sentido investir com garra e atitude no futebol para ja mais do q euros.
Alerto q o mais provavel e nao sermos cabecas de serie no playoff ( so seremos se lazio ficar 3 e ajax ou shaktar, coef superior, sejam eliminados na pre-eliminatoria)
Sim, Sa temos mt q evoluir na mentalifdade competitiva do nosso futebol.
Ontem disse q nao deviamos dizer ganhar pontos…mas sim nao perder.
Qd ganhamos nao perdemos pts
Qd empatamos perdemos 2 pts
Qd perdemos perdemos 3 pts
Assim se ve q 2 derrotas de nada vale se empatarmos 10 vezes, se desdrobassemos os empates em 5 vitorias e 5 empates teriamos feito 86 pts e tinhamos ganho o campeonato!
24 Maio, 2015 at 13:42
Se dermos as modalidades as mais valias para sagrassem-se campeoes, e tb um investimt pois “aperta” de sportinguismo a equipa de futebol! Fara regressar mts socios e massa critica ao clube!
Populisticmt, mm q nao tenha a ver uma coisa c a outra, se os ordenados do Capel , jogador q gosto mas nao joga, tem ido po Andebol, Hoquei e Futsal teriamos hoje mt mais razoes para sorrir.
Temos de forca as modalidades para elas catalizarem o Sportinguismo!
24 Maio, 2015 at 13:32
é caso para perguntar se o “protagonismo” do futebol, anda a “matar” o ecletismo do SCP…
no fundo, as modalidades representam os valores do SCP… e o futebol…anda para ali, a mostrar-se nas montras europeias para poder dar o “salto”…
Ídolos?? nas modalidades…
no futebol?? menos mercenários ou mais mercenrios…mas no fundo:
mercenários que se só querem “aproveitar” da montra SCP…
24 Maio, 2015 at 13:35
É isto tudo!!!
24 Maio, 2015 at 14:04
Ainda relativamente a orçamentos e ordenando:
1º Porto- 102 pts possiveis pelo orçamento; fez 82; Diferencial= -20
2º Benfica- 96 pts possiveis pelo orçamento; fez 85 Diferencial=-11
3º Sporting-90 pts possiveis pelo orçamento; fez 76 Diferencial=-14
O Sporting enqt for o 3º orçamento de Portugal, tem de fazer 90 pts. Ponto final!
Qd fizemos 90 pts e os adversarios 91 ai podemos dar enfase aos orçamentos!
Marque-se ai .. OBJETIVO 90 pts! O resto é historia para dormir
24 Maio, 2015 at 14:53
Tudo dito Sá.
24 Maio, 2015 at 15:03
Grande Sá!
Concordo, subscrevo e sublinho o que referiste no teu ponto 3)!!!
Abraço de Leão
24 Maio, 2015 at 15:12
Eu até concordo que se endeusa demais o futebol e que muitas vezes se faz deles prima donas! Mas se analisar a época das nossas modalidades aponto Normalmente os mesmos erros! Falta de concentração em momentos decisivos e alguma falta de “pica” noutros…vi momentos assim em todos e em todas as modalidades! E por isso não foram resultados excepcionais em nenhum campeonato de nenhuma modalidade!
De resto estou de acordo com tudo
… para o próximo ano temos de analisar bem o que correu mal em todas as modalidades e fazer tudo para melhorar…
24 Maio, 2015 at 13:41
Parabéns Zandonaide, tem um grande dia…
http://armazemleonino.blogspot.com.br/2010/02/zandonaide.html
24 Maio, 2015 at 14:09
Parabéns Zandonaide
Muita saude a anos de vida…
Abr e SL
24 Maio, 2015 at 14:15
Ontem estive como nunca me tinha acontecido…televisão ligada e dois pcs em cima da mesa…tudo sintonizado em jogos do nosso amor. Tenho óculos mas só tenho 2 olhos, nem sabia para onde olhar apesar do futebol dada a sua característica própria não precisar dum olhar tão fixo como as outras modalidades.
P.S. – Li o teu texto duas vezes e das duas me arrepiei…porra não vou ler a terceira! 😀
ISTO É O SPORTING!! SL
24 Maio, 2015 at 14:20
Caros Tasqueiros,
Algumas observações sobre o ecletismo com o qual vibramos tanto e que está, indubitavelmente, no nosso ADN:
1)
São sócios do SCP?!?! Se sim, já convenceram pelo menos 1 amigo / familiar a tornar-se sócio do SCP ?!?!
2)
Capel e ROSSEL são jogadores com ordenados elevados, nomeadamente o primeiro, e que não trazem nenhuma mais valia para o plantel principal …
Iuri já é actualmente melhor que o Capel…
DANILO Dias é melhor q ROSSEL mas vamos supor que tal transação não era exequível do ponto de vista financeiro ….
Quando não houvesse William podíamos ter jogado com duplo pivôt com Adrien e Wallyson…
O que pretendo afirmar é que, com ligeiros ajustes que acarretariam um maior investimento nas modalidades referidas mas MUITO MENOR do que aquele despendido com os ordenados do Capel e do ROSSEL, nos planteis de andebol, hoquei e futsal estaríamos, muito provavelmente, a FESTEJAR !!!!!!!!
SL
24 Maio, 2015 at 14:26
Futebol é SAD. Modalidades são do clube. Os orçamentos são separados. No caso do pavilhão havia uma dívida da SAD ao clube e foi isso que permitiu alocar uma parte da venda de Rojo para a construção do pavilhão.
A via para aumentar o orçamento das modalidades é apenas uma: mais sócios
24 Maio, 2015 at 14:33
Isso faz me muita confusao. Quem decidiu que seria assim nao foi a direccao?
24 Maio, 2015 at 14:35
mas e estanque…a unica forma de dinheiro do futebol vir parar ao Sporting e atraves de mais valias que a SAD dê ao seu acionista Sporting Clube de Portugal
O Pavilhao so existiria pq a Sporting Sad pagou a divida td q tinha ao Sporting Clube de Portugal
24 Maio, 2015 at 14:43
A mim não me faz confusão nenhuma. No passado, se a SAD ardesse (e esteve bem perto de acontecer) ardia tudo. As quotizaçōes dos associados estavam entregues à SAD. Um dos pontos de honra de BdC na reestruturação financeira com a banca foi o Clube deter 100% das quotizações. A contrapartida deve ter sido que as modalidades passariam a ser sustentadas pelo Clube.
24 Maio, 2015 at 14:34
Sim…temos e de divulgar a Gamebox modalidades…mm q não consiga assistir a tudo enqt nao houver pavilhão, quem puder que compre!
É a nossa forma de apoiarmos e fortalecer as modalidades que tantas alegrias e sportinguismo tem afirmado!
24 Maio, 2015 at 14:20
Ontem o Leão rugiu…
Não vai faltar muito para as nádegas, de tanta tremideira, se dedicarem ao twerk…
24 Maio, 2015 at 14:27
Sporting ganhou 3.2 ao Sotão na 2ºJornada do Campeonato em Futebol de Praia.
2 jogos 2 vitorias 6 pontos
24 Maio, 2015 at 14:29
Malta, a que horas é o hóquei?
24 Maio, 2015 at 14:43
15h
24 Maio, 2015 at 14:31
Dentro de meia hora, começa o Sporting Benfica em Hoquei.
O rival e apenas o campeão, tem um plantel e orçamento perfeitamente desproporcionais em relação a nós!
So o mero fato dos nossos 5 estarem a disputar esta final e um regozijo pelo que, indepentemte do resultado final (e eu quero essa Taça), devemos perceber a luta titatanica que os nossos vao enfrentar.e ja nao falo nos aptidores que costumam por o manto por baixo qd e preciso colinho…
Lembrem-se disto!
24 Maio, 2015 at 14:54
Hoje em dia, Sporting tem de ser sinónimo de superação.
Mais com menos… no fundo, é o fervor leonino que faz claramente a diferença para aqueles que possam ter mais recursos que nós.
E esse “extra” não é quantificável… sabemos apenas que é a diferença para ganhar ou não. Nem sempre chega, como no caso de ontem… Mas será sempre uma marca de quem se ORGULHA em ser SPORTING.
24 Maio, 2015 at 14:42
Hoje vai ter que ser com um link, alguem me arranja um para ver o Hoquei. Vamos para cima deles.
24 Maio, 2015 at 14:46
http://svpn.blogspot.co.uk/p/sporting-tv.html
24 Maio, 2015 at 14:51
Obrigado Chirola!
24 Maio, 2015 at 15:01
Atenção que só aburlatv transmitirá o jogo.
http://mytvfree.me/a-bola-emissao-web
24 Maio, 2015 at 15:19
Malta, é para relatar outra vez que o autocarro só passa filmes.
24 Maio, 2015 at 15:27
Sempre exímio nas palavras Eu não o conseguiria fazer melhor! parabéns Cherba por transmitires tão bem o que me vai na alma!
24 Maio, 2015 at 18:34
Confesso que depois do jogo de ontem as minhas esperanças no Tri ficaram completamente preenchidas. Agora é melhorar a finalização porque na final vai ter de ser duro!!!!!
Quem são as contratações sonantes para o futsal anunciadas by the way?
SL
24 Maio, 2015 at 18:38
Quanto às restantes modalidades… Só quero o nosso pavilhão de volta para poder ver e gritar golos como o do Fábio Magalhães ao vivo e não levar uma vassourada da minha mãe por gritar feito maluco pela casa fora 😀 ela não entende este amor… Foi muita emoção junta… Pena o esforço inglório.
25 Maio, 2015 at 12:14
Excelente texto Cherba! Parabéns!