…e mete-la dentro da baliza…” Um chavão que se houve muitas vezes numa bancada (principalmente da parte feminina do público – Mães, Avós, Tias etc) mas que pode servir para a real “pouca vergonha” do passado Domingo. Já lá iremos.
Antes de mais, e puxando um pouco a cassete atrás, para chegarmos à Final de Domingo, tivemos de despachar a rapaziada da Oliveirense (Opá, e já pela 2.ª vez esta época). Uma equipa em constante mutação. Mexida de treinador a meio da Época, muitas mexidas no plantel para a próxima época e o trauma de apanhar novamente o Leão Rampante pela frente. Resultado disto tudo, um 4-1 na pá e a certeza de que, mais do que um plantel recheado de bons jogadores, o espírito de equipa conta bastante. E aquela equipa da Oliverense já era mais um conjunto de jogadores. Nós, mesmo desfalcados, fomos mais fortes, mais conscientes, mais tranquilos, mais…tudo – Uma palavra para as excelentes exibições do Poka e do André Moreira (de regresso a casa, 2 golos) e o belo golo do André Pimenta. Do Figueira (1), João Pinto e Girão foi “mais do mesmo” e não vale a pena estar a repetir.
Para Domingo, a mais aguardada Final. Um regresso aos dérbis que decidem trofeus. Um regresso aos dérbis que enchem pavilhões, que fazem vibrar a bancada, que fazem roer as unhas. De uma lado, o slcoiso, campeão nacional, equipa fortíssima. Do outro lado, NÓS, com a Verde e Branca vestida e o Leão ao Peito, prontinhos a fazer frente ao sl e a lutar com todas as nossas armas para trazer o caneco para casa, para colocar mais uma Taça no nosso Museu e para nos catapultar definitivamente para o patamar a que temos direito “por lei”.
O jogo seguiu sempre em toada equilibrada, mas nós mais na defensiva e a espreitar o contra-ataque. Mas não estava a ser fácil. Temos um plantel mais curto, com muitos jogos nas pernas. O Girão (que exibição Gigante) chegava para as encomendas. Não conseguimos levar o jogo para o intervalo com 0-0 por uma infelicidade. O Poka (salvo erro) escorrega no meio campo e o argentino segue isolado e faz 0-1, mesmo à beirinha do intervalo. Este mesmo argentino (um excelente jogador, sem duvida) acha-se um espertalhaço de primeira. Pica os jogadores, com bocas, com toquezinhos foleiros etc e depois dá de frosques. Isto das duas, uma: ou somos mais inteligentes e não nos deixamos levar ou então é uma mocada no gajo (mas uma a sério), para ver se se põe fino e perde a mania. Mas nós deixámo-nos levar e foi aqui que começou a história do intervalo. (A sério, mas quem é que se lembrou de escolher um pavilhão onde as duas equipas saem pelo mesmo sitio? Estava-se mesmo a ver).
O João Pinto manda-lhe umas bocas, o Girão dá-lhe um toque junto à tabela e pronto…caldo entornado…Vem de lá o outro argentino e mocada no Girão. O primeiro argentino dá de frosques e fica a ver os colegas na confusão. Depois, o gr suplente espeta um selo no João Pinto e só não dá no Tiago porque…pronto. Conclusão da historia, 1 expulsão para cada lado (???) e barracada montada. By the way, ainda quero ver se o gr expulso continua na convocatória da Seleção Nacional…
Para a 2.ª parte, fomos aguentando o barco até que…enfim. Desde as expulsões ridículas do Figueira e do Girão, a ficarmos com 2 jogadores de campo, foi um salto. Para além da falta de qualidade dos 2 bonecos do apito, houve falta de bom senso. Se cabe na cabeça de alguém que um dos finalistas, a julgar pelo que se viu, fique a jogar com 3 jogadores? Foi tão ridículo, tão triste e tão desprestigiante para a modalidade… Enfim.
É uma pena que esta final fique marcada por isto. Todos sabemos que o sl é mais forte e, pelo desenrolar do jogo, estava por cima e teria mais hipóteses de vencer. A nós, não deixaram lutar pela vitória. As equipas e a modalidade mereciam outro respeito e outro tratamento. Do nosso lado, fica a consciência tranquila e a certeza de que fizemos uma época excelente e muito acima das nossas expectativas. “ Mas não ganhamos esta Final…”. Certo, mas ganhar a qualquer custo não é a nossa cena. A nossa génese é outra (e ainda bem!).
No campeonato, ficámos a 1 misero pontinho da Liga dos Campeões (Liga Europeia). Não querendo acreditar em cambalachos, ainda me custa a engolir o último golo do Valongo no dragão, a 1 minuto do fim. Sem esse golo, íamos nós. Mas estas coisas resolviam-se se não tivéssemos perdido pontos com equipas que desceram. Saldo Final da Época: 5.º Lugar, Final da Taça de Portugal e Vitória na Taça CERS. Um luxo que teve muita ajuda das pessoas que, de 15 em 15 dias enchiam o pavilhão do Livramento e que, aos poucos, foram começando a gostar cada vez mais da nossa equipa, dos nossos rapazes. Bravo!!!
Para a próxima época, adivinham-se algumas mexidas no plantel. Mas dessas, falaremos mais à frente. Para já para já, Muitos Parabéns a toda a secção de Hoquei Patins. Dirigente, treinadores, jogadores e a todos que, com as suas funções menos “badaladas”, contribuíram muito para o que se pode considerar uma época de sucesso. Foram Enormes. E a malta tem muito orgulho em vós! Boas férias e SL!
*às quintas, o Tó Livramento irrompe pela cozinha de stick na mão e patins vintage nos pés
28 Maio, 2015 at 10:58
Que p… de irritação que apanhei.
E não tenho dúvidas : É dar-lhe uma arrochada que o ponha fino.
28 Maio, 2015 at 11:11
Relembro que dia 10 de Outubro, jogamos com o todo poderoso Barcelona, Campeao Europeu a Taça Continental (o equivalente a supertaça Europeia de Futebol).
Espero que se tenha a noçao da diferença abismal entre equipas e que, se de fato queremos subir nos patamares competitivos, o temos de fazer enquanto sócios e adeptos, nomeadamente quando BdC afirma que temos de subir para os 70 mil pagantes para ser sustentavel as modalidades atuais c os encargos que o Pavilhao Joao Rocha trará.
Ou então os jogos de hoquei tb devem ser á borla….
28 Maio, 2015 at 12:34
Outra cena importante…vai jogar-se a primeira mao no Livramt? 🙁
Deveria ser num pavilhao a pinha e ensurdecedor tipo futsal pav atlantico….
28 Maio, 2015 at 12:34
Outra cena importante…vai jogar-se a primeira mao no Livramt? 🙁
Deveria ser num pavilhao a pinha e ensurdecedor tipo futsal pav atlantico….
28 Maio, 2015 at 11:19
Penso que a equipa do Hóquei, aconteça o que acontecer no futebol no domingo, é a equipa do ano no Sporting. Os andebolistas estiveram bem na parte final, também.
Mas sim, pela superação e tudo isso, o hóquei ganha de caretas.
28 Maio, 2015 at 11:27
Se fores campeão de futsal não é….
28 Maio, 2015 at 12:25
Acho que mesmo assim acaba por ser.
No futsal temos dominado a competição interna. Também se superaram na chegada à final 4 da Uefa, mas estes hoquistas estiveram brutais.
28 Maio, 2015 at 12:29
Concordo! P mt q se queira, o comparativo do hoquei e cm se o Rio Ave ganhasse a Liga europa…o futsal e mais um Sevilha…. 🙂
28 Maio, 2015 at 12:38
Fogo….sou só eu que me arrepio de pensar que estamos a falar de considerar a melhor equipa do ano uma que ficou em 5º?!
28 Maio, 2015 at 12:40
E ganhou uma prova europeia, Tiago!
28 Maio, 2015 at 12:41
E que ganhou uma taça europeia…
E que chegou à final da Taça de Portugal…
E que vai disputar uma Supertaça Europeia para o ano…
Dadas as limitações, tendo em conta os concorrentes… sim… “EQUIPA” do ano! Por que não?
28 Maio, 2015 at 12:47
O Futsal se for campeão tem o 3º lugar na Champions do Futsal, campeão nacional e meias da taça de Portugal!
Se o futebol ganhasse a liga Europa e ficasse em 5º no campeonato estávamos a dizer que foi uma época fantástica?!?
Atenção! Ganhar a taça CERS foi uma alegria gigante! Vieram-me as lágrimas aos olhos e tudo! Mas fogo…não posso achar fantástica uma equipa que fica em 5º no campeonato! Mas pronto…isso sou eu…
28 Maio, 2015 at 12:48
Se tivesse ficado em 3º, já podia ser?
28 Maio, 2015 at 12:59
Mas tens de ter em conta a realidade competitiva de ambas as equipas, bem como o facto de ser o primeiro ano oficial do hóquei no Sporting.
28 Maio, 2015 at 13:04
Se estamos a eleger a equipa com mais raça então concordo! Se estamos a eleger a melhor equipa é como digo…só se o Futsal não for campeão! Se o Futsal for campeão não concordo!Se o Futsal não for campeão então ambas ficaram abaixo do esperado no campeonato e então equilibra…
Ricardo…se ficassem em 3º ficavam dentro do esperado e por isso sim! Nesse caso tinham feito um campeonato bom…o que é diferente de ficar em 5º e fazer um campeonato abaixo das expectativas (pelo menos das minhas)!
28 Maio, 2015 at 13:06
Espero que no próximo ano a dificuldade da eleição da melhor equipa seja por terem sido todas fantásticas e não por terem sido todas medianas…tirando talvez o andebol que acabou por superar-se nos últimos 3 jogos e portanto a nível de campeonato tenha acabado por ser melhor do que eu esperei (pensei que o Porco ganharia com maior facilidade…)!
28 Maio, 2015 at 13:12
Eh pá, Tiago… Mas ficarmos em 5º ou em 3º este ano foi uma contingência do último jogo da época.
E fazer essa separação por causa de três pontos…
Um homem é ele mesmo e as circunstâncias… Esta equipa foi construída já este ano como upgrade da época anterior. Eu nunca esperaria que se conseguisse uma taça europeia logo esta época.
Tendo em conta o que foram as circunstâncias da construção deste plantel, que nunca chegara sequer a uma “final 4” europeia (quanto mais ganhar), coisa que o futsal (este plantel, digamos assim, já o conseguira antes)… chegar à ultima jornada com a possibilidade de ser 3º… foi bastante bom. Por isso, acho que sim, temos ali a equipa do ano (até porque o futsal é um projecto consolidado, estamos ainda por cima a falar do bicampeão nacional).
28 Maio, 2015 at 14:00
Um titulo europeu é um titulo europeu
28 Maio, 2015 at 11:26
Não vi os jogos deste fds mas claro…já vi a vergonha que foi! Miserável…nas modalidades então vale mesmo tudo! Cabe-nos a nós encher os pavilhões de forma a que estes fdp tenham medo! E no hóquei é tão fácil (PS: atenção ao novo pavilhão…quero um pavilhão feito de forma a que os adversários e árbitros se caguem todos logo na entrada…tenho um familiar meu que anda numa modalidade de pavilhões profissional e ele diz…entrar no pavilhão dos porcos mete respeito desde o primeiro minuto, ao contrario do das galinhas que não assusta ninguém….)!
Quanto ao saldo da época sinceramente fico com um sabor agridoce…se foi espectacular ganhar a taça CERS achei frustrante o 5º lugar! Se foi bom ir à final da taça, não gosto de perder finais nem contra o Barcelona, quanto mais contra o Carnide…Eu sei que fomos roubados mas fds….a diferença foi evidente e só o Girão evitou pior sorte! Nunca parecemos capazes de ganhar, no máximo demos sempre ideia de que nos íamos aguentando! Por isso não sei bem como qualificar esta época! Fica esta época como um teaser para a próxima! Na próxima temos de estar muito mais perto dos lampiões e porcos!
Esta época do Sporting em TODAS as modalidades fica marcada por um grande coração intercalado com desconcentrações comprometedoras! Esta merda foi recorrente em todas as modalidades….para o próximo ano temos de dar o próximo passo e sermos mais efectivos, concentrados e determinados em todas as modalidades…
28 Maio, 2015 at 11:52
Cabe-nos a nós encher os pavilhões de forma a que estes fdp tenham medo! E no hóquei é tão fácil ( PS: atenção ao novo pavilhão…quero um pavilhão feito de forma a que os adversários e árbitros se caguem todos logo na entrada…tenho um familiar meu que anda numa modalidade de pavilhões profissional e ele diz…entrar no pavilhão dos porcos mete respeito desde o primeiro minuto , ao contrario do das galinhas que não assusta ninguém….)!
28 Maio, 2015 at 11:54
Concordo tanto com a parte do pavilhão…o do sl não mete medo a ninguem (alias, só faz é calor, por causa das piscinas ali ao lado)…
28 Maio, 2015 at 12:20
Cm seria para ser mais pressionante ? A entrada dos jogadores ligeiramt recuada para terem de passar uns metros ladeadods de sportinguistas ao mm nivel na bancada? 🙂
28 Maio, 2015 at 12:28
Na minha opinião seria um pavilhão não muito grande, mas com as bancadas altas e mais inclinadas, bem junto à tabela. Entradas em ringue diferenciadas para as duas equipas (o pavilhão da luz só tem uma e volta e meia há lá molho).
Do projecto da Somague, havia muito espaço à volta do ringue, antes das bancadas. Sou muito apologistas dos pavilhões só com “3 bancadas” – 2 topos e 1 central
28 Maio, 2015 at 12:32
ok. De fato reparei q no dragao caixa tens sempre os espetadores cima do campo…contrastava c a distancia do de odivelas…espero q tb estud em termos acusticos para ser um inferno no campo…
28 Maio, 2015 at 12:43
” havia muito espaço à volta do ringue, antes das bancadas. ”
Portanto… mais um “fosso”… Não nos largam a braguilha!
28 Maio, 2015 at 12:58
repara que são várias modalidades… o campo de futsal tem de ser maior pois não podes ter “paredes” em cima das linhas.
28 Maio, 2015 at 11:28
Tó, excelente crónica ao jogo e bom resumo da época.
Para mim, são a equipa do ano!
Não me lembro de festejar nada com a intensidade que festejei a CERS!
Foi épico e mal posso esperar para a próxima época.
Mais do que qualidade acrescentada, será necessário manter este espírito de unidade e conquista, dificílimo de conseguir na maioria dos grupos.
Apesar de ser o Girão que brilha mais alto, a estrela é sempre a equipa e isso dá-me um gozo enorme!
28 Maio, 2015 at 11:35
O Sporting só pode queixar-se de si próprio. Perdeu pontos que não podia perder contra os últimos e isso acabou por ser fatal.
Agora é altura de planear a próxima temporada: com ambição e cabeça.
28 Maio, 2015 at 11:55
Não vi o jogo, apenas os vídeos da vergonha que foram colocados a circular nas redes sociais. O azul ao Ricardo Figueira no seguimento de um penalty é um roubo descarado. Há falta do guarda-redes do boifica indiscutível, pois este varre autenticamente o nosso jogador, de uma forma imprudente. O cabrão festeja o azul ao Figueira como se estivesse a levantar o caneco. Enfim, este foi apenas um dos muitos lances que prejudicaram a nossa equipa. Parabéns a toda a estrutura do hóquei leonino!
Obrigado pela crónica Tó!
28 Maio, 2015 at 12:15
Bom post Livramento. Quanto ao resto é mais do mesmo, prejudicados na final da taça e um golo consentido pelos corruptos do norte a escassos segundos do fim que nos retiraram a possibilidade de tentar outros voôs. Coincidências!? Não acredito, não sou assim tão ingênuo . Spooooooorting !
28 Maio, 2015 at 12:18
Tó, obrigado pelo teu contributo durante todo o ano nesta matéria. Uma palavra para o Cherba porque o permitiu.
Achas que as contratações que têm sido faladas (vá … caso se confirmem), permitem uma luta pelo título?
28 Maio, 2015 at 12:33
Epá, muito honestamente, acho que não. Do que se fala, se entrarem o Centeno, o Luis VIana, o Cacau e o Tuco, ficamos com um plantel claramente mais forte, de longe (estou a admitir que do 5 titular só vai sair o André Moreira).
Se assim fôr, vamos morder calcanhares aos 2 primeiros. Mas a Oliveirense vai ter uma equipa (pelo menos um plantel) bastante completa. O fcp é uma incognita.
o slb vai ter uma equipa fortíssima, quase a ponto de ombrear com o Barça. Os dois espanhois que contrataram são do melhor que há (haja guito).
Nos ainda temos muito para correr. Sinceramente, primeiro o pavilhão. Só depois podemos ambicionar mais qq coisa.
28 Maio, 2015 at 12:36
Certo, tenho ideia que teremos mais banco e seremos mais constantes. Se mantivermos a garra, nunca será fácil baterem-nos.
Mas daí a ombrear com os lampiões, mesmo com a formação (que demora e ainda por cima numa modalidade onde a experiência conta muito) … vai um grande passo.
28 Maio, 2015 at 12:36
Tó, não te esqueças duma coisa.
É que nós temos uma coisa que mais ninguém tem… a “força brutal”.
Claro que os outros tem a força “bruta”… mas essa temos de combatê-la fora do ringue… espero eu.
28 Maio, 2015 at 12:41
Epá isso é muito verdade…
28 Maio, 2015 at 12:46
mas estaremos claramente dentro dos 4 primeiros?
28 Maio, 2015 at 12:48
Epá sim…alias, com estas contratações (admitindo que os titulares deste ano ficam), abaixo de 4.º lugar é mau.
Mas ainda falta muito…vamos ver o que trás o mercado de transferencias
28 Maio, 2015 at 12:34
Qual é a palavra para o Cherba?
28 Maio, 2015 at 12:36
Eu depois telefono ao gajo. Cusco.
28 Maio, 2015 at 12:38
😐
28 Maio, 2015 at 12:38
Se são conversas particulares não são para trazer para aqui!
Desbocado! 😉
28 Maio, 2015 at 12:19
a nível pessoal, a maior vitória das modalidades é ter uma catraia de cinco anos a querer ver o hóquei, o andebol e o futsal e a dizer-me que eu via o futebol e lhe ia dizendo o resultado. E quase todos os dias me pergunta “o Sporting hoje joga em quê?”
28 Maio, 2015 at 12:22
Não vejo a hora do meu ser assim 🙂
Grande leoa!!
28 Maio, 2015 at 12:31
Efectivamente, esse é o sonho de qq pai Sportinguista.
É a única forma que vejo em casa de poder estar o fds todo a acompanhar o clube sem a gaja chatear a cabeça:
“olha, o teu filho que ver o futsal, hoquei e andebol … vou ter de ir com ele que aquilo não é lugar para os miudos irem sozinhos”.
Problema: A gaja vai às compras e fode-me a guita toda.
28 Maio, 2015 at 12:33
Uma vez que escreveste com “S” maiúsculo (certamente não foi por distração, pois ainda deves ser do tempo em que a diferenciação das maiúsculas para as minúsculas tinha um por quê!), vou abster-me de comentar…
Sim, de qualquer pai “S”portinguista, não tenho dúvidas…
28 Maio, 2015 at 12:38
Ainda por cima com mãe … daquele clube alternativo. O coiso.
28 Maio, 2015 at 14:50
ahahahaha eu bem te disse !!!!! essa ligação inquebrável ainda hoje olho para o ceu sempre que os nossos nos dão uma alegria …quero partilha la sempre com o meu pai 🙂 !!!!!! esteja ele onde estiver !!!!!!!!
28 Maio, 2015 at 12:31
Basta ver as imagens do “SVNI” do Girão (stick voador não identificado) para perceber até que ponto chegou o limite dos nossos rapazes.
Quem achar que é falta de desportivismo não receber aquelas me(r)dalhas de vencido, sobretudo depois daquela VERGONHA, pois que as metam no sufixo! Ainda querem mais o que: Que o SCP peça desculpas por ter “espinha”?
Esta merda não é uma situação virgem… Não foi a tão pouco tempo quanto isso que aconteceu algo do género no futsal (creio que foi numa taça da AFL)…
Enquanto se continuarem a manifestar este tipo de acções antidesportivas (nomeações “estranhas”, critérios largos para uns e estreitinhos para outros, etc), podem retirar as nossas equipas de campo na altura de receber medalhas…
Ou então chamem o Pedro Silva que ele saberá bem o que fazer com elas!
28 Maio, 2015 at 12:34
Vi a final e cheguei a conclusao que nunca poderia ser jogador de hoquei. Tinha partido o stick na cabeca do argentino.
Foi uma roubalheira à benfica. Nao ha mais a dizer.
Off: o rui silva e o solha estao com um pe no porto? Isto é verdade?
28 Maio, 2015 at 12:37
O Rui tem-se falado que sim durante a época… do Solha, é a primeira vez que ouço dizer isso.
28 Maio, 2015 at 12:47
Solha?
28 Maio, 2015 at 13:41
A minha amiga vai ter um treco se lê uma coisa destas….
28 Maio, 2015 at 13:50
“Solha foi encontrado sem vida..contrato c Fcp na mao…junto a ele capsula de cianeto”
……
28 Maio, 2015 at 13:52
Matava era quem tivesse redigido o contrato. 😛
28 Maio, 2015 at 13:46
Calma Alexia… conta até 10… é só um boato.
28 Maio, 2015 at 13:49
Epá já me deixaram mal disposta.
Queres ver que tenho que pedir transferência e ir trabalhar para norte
28 Maio, 2015 at 13:50
Cuidado… Tás a entrar em terreno pantanoso!
Ias dar-te bem na “Caixa”??? Hummm…
28 Maio, 2015 at 13:52
Se mudasse de Lisboa era sempre para os arredores do Porto, adoro aquela zona 😉
28 Maio, 2015 at 15:06
Disseste Coreia do Norte?
28 Maio, 2015 at 15:13
Coreia do Norte não … não gosto dos penteados dos gajos
28 Maio, 2015 at 16:19
Não confundam Porto cidade com aquele clube de futebol chamado porto.
28 Maio, 2015 at 13:44
Também me falaram do Solha, que ele queria voltar ao norte para perto da família, não sei se é verdade ou não.
28 Maio, 2015 at 13:51
Isso é boatos, o gajo já me disse que nunca mais deixa Lisboa … por causa de mim
28 Maio, 2015 at 12:38
Esta Equipa fez-me vibrar com o Hoquei como se fosse o Andebol ou Futebol, e eu nunca gostei muito de Hoquei.
A garra com que jogam contagia todos os que tao a ver.
Foram Enormes.
28 Maio, 2015 at 12:46
EU, verdade seja dita…
Até pode ser ao Xadrez (Bom… tou a exagerar um pouquinho, ok!), o que me faz mesmo vibrar é aquela puta de camisola mai’linda… aquela verde-branca, essa sim, é que me faz vibrar.
28 Maio, 2015 at 12:44
Sabia que seria um jogo muito difícil pois não estamos ainda ao nível do carnide… mas não esperava perder assim.
Espero voltar a estar na final 4 da taça no próximo ano.
28 Maio, 2015 at 12:54
Corremos o risco do pavilhão do Livramento ser pequeno? Contando que a onda verde continue a aumentar…
28 Maio, 2015 at 12:56
Se a onda aumentar nem o novo pavilhão vai servir…
Se ele esgotasse é que era serviço… mas não conto com isso.
O projecto é de quantos? 2500? Sendo estes valores, parece-me bem razoável, tendo em conta a “cultura” desportiva em PT… Mais vale um recinto menor mas sempre comporto que um mamarracho às moscas…
28 Maio, 2015 at 14:10
Então…não são 3000…?
Abr e SL
28 Maio, 2015 at 14:14
3000 e mesmo assim será o maior que o ladrão caixa 2200 e os do carnide 2400 o nº1 e 1800 o nº 2
28 Maio, 2015 at 13:34
off:
Lá andam a fazer a “cama” ao Artur… Valência?!
Hahahahahahahaha…
Muito bom! Por quanto? Deixa-me adivinhar… 15M€! Chega?!
É cada LIMONADA!!!
28 Maio, 2015 at 13:45
Ou será pago duas vezes, à lá roberto….quando um gajo pensa que eles não conseguiam inventar mais nada, aí está!
28 Maio, 2015 at 13:48
EU apostava aqui de caretas que vão dizer que vais para o Valência vendido por largos milhões de euros!
All in!!!
28 Maio, 2015 at 13:48
* vai
28 Maio, 2015 at 16:16
Grande Equipa de Hóquei … muito orgulho nestes rapazes que me devolverão o prazer de vibrar novamente com um dos desportos que mais adoro.
Para o ano …. vamos subir mais um degrau nas ambições…. para isso e se chegarmos à final da Taça, só TEMOS QUE ENCHER A PUTA DO PAVILHÃO!
29 Maio, 2015 at 1:10
Ainda não parei de agradecer á minha maria por me ter “convencido” a ir para a praia nesse dia, porque pelos bocados que eu vi do jogo, acho que me passava completamente….