O jogo de Domingo é capaz de ser o momento definidor do Novo Sporting. Um Sporting que se desfez das amarras de um Sistema corrupto e que decide caminhar sozinho, apostando na sua formação, libertando-se de hábitos de rico e sob o prisma da sustentabilidade financeira. A primeira grande vitória foi a nossa classificação do ano anterior em que deixámos um dos rivais para trás e “obrigámo-lo” a fazer um all-in sem precedentes em termos de investimento. Um resultado que nos orgulhou, sobretudo pelas condicionantes financeiras em que foi conseguido e pelo resultado do ano anterior, o pior da nossa história. Mas isto já todos sabemos. Passado um ano, eis que chega a primeira oportunidade de conquistar um troféu. Uma oportunidade de ouro, tendo em conta o adversário, mas ainda assim uma oportunidade que poucos acreditariam no início da temporada e que só passaram a fazê-lo depois da eliminatória no Ladrão.
Este é um momento definidor para todos os agentes do Universo Sportinguista sejam eles atletas, treinadores, dirigentes, sócios ou adeptos. Para quem dirige o clube é a oportunidade de mostrar a um país futebolístico que nos marginaliza diariamente que é possível ganhar títulos num caminho de sustentabilidade. É a oportunidade de confirmar a filosofia “Fazer Mais com Menos”. Para o treinador e alguns jogadores é a oportunidade de somar o primeiro troféu relevante para os seus currículos. Para os jogadores mais velhos da casa é uma oportunidade de verem recompensadas a sua lealdade e dedicação ao clube. Para os sócios e adeptos é uma oportunidade de festejar, algo que não acontece há demasiado tempo e que tanto merecem depois de tantos anos em profunda depressão. No fundo, quando andamos todo o ano a falar de União, eis que surge a oportunidade de fortalecê-la sem que alguém tenha de pedir, apregoar ou exigir. Para mim, não há como esconder, a conquista da Taça de Portugal será a confirmação da acertada escolha que fizemos há dois aos atrás. Não para mim, que sempre acreditei neste projecto ainda ele era um embrião em 2011, mas para muitos Sportinguistas que, por um motivo ou outro, não se identificam com esta direcção nem com este projecto.
Para aqueles que desprezaram a candidatura ao título porque acharam que não estávamos preparados, a conquista da Taça terá de servir para elevarem a sua exigência, os seus padrões e a sua mentalidade. O Novo Sporting só chegará ao topo quando todos os seus adeptos, sem excepção, exigirem o máximo dos seus atletas. E eles só poderão responder em conformidade quando souberem que nenhum de nós aceita ser segundo, o primeiro dos últimos. Por outro lado, se a perdermos, poderão voltar os fantasmas de um passado que temos, forçosamente, de deixar para trás. Como disse, este é um momento definidor para todos. Seja qual for a motivação pessoal de cada um, este jogo ditará o futuro de muitos e terá de servir como momento de viragem nas suas carreiras. Quem quiser ir para tubarões, que o demonstre. Quem quiser ficar no clube, que o demonstre também. Estamos todos fartos de palavras que são levadas pelo vento. É hora de responder dentro de campo.
Sinceramente, sinto-me impotente quando vejo que algo tão importante para o futuro do clube que amo esteja nas mãos de 11 atletas que durante o ano foram apenas dignos na Europa e razoáveis no campeonato. Não é algo que eu aceite de ânimo leve porque, repito, se perdermos as consequências serão terríveis. O drama é propositado e adequado ao momento. Se dependesse de mim (e acredito de vocês todos), esta final jamais seria perdida. Não porque eu tenha um jeito especial para a bola, (que não tenho) mas porque daria a minha vida para ganhar o jogo. Muitos valorizam a qualidade superior do Sporting em relação ao adversário de Domingo, eu não. Simplesmente não posso. Esse foi o erro que cometemos demasiadas vezes e que nos custou demasiados títulos. Se tiver que valorizar alguma coisa, terá de ser a VONTADE, a ATITUDE e o COMPROMISSO. Quem entrar em campo com a verde-e-branca vestida, tem de entrar disposto a morrer em campo pelo clube. Tem de estar disposto a disputar cada lance como se fosse o último das suas vidas, tem de estar absolutamente focado em não sofrer qualquer golo e em marcar o máximo que for possível. Não podem haver artistas nem operários, os artistas têm de ser operários e os operários têm de ser artistas. Temos de funcionar como um corpo único. Se há jogo em que temos de ter espírito de equipa e solidariedade entre todos, é este! E temos de ter coragem. Coragem para ir para a batalha, coragem para aguentar os roubos e qualquer contingência do jogo que não esteja prevista. Coragem para vencer.
Não vou elogiar a malta, não vou escrever palavras de apoio nem vou acarinhar a equipa. Eles sabem perfeitamente aquilo que nós fazemos por eles a cada fim-de-semana. Nunca falhamos com eles. Está na hora de retribuir. Está na hora de trabalhar. Está na hora de VENCER. Ganhar esta Taça de Portugal não é ganhar um jogo. É, finalmente, recuperar uma Identidade que jamais devíamos ter perdido e dar o primeiro passo para o domínio do futebol português num futuro que desejamos que seja próximo. É isto que está em jogo. Interiorizar isto é meio caminho andado para a vitória. E se o fizerem, a outra metade será caminhada sobre os nossos ombros. ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GLÓRIA!
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
29 Maio, 2015 at 8:06
É isso sá! Os jogadores sabem isso. Por isso é que no final a fotografia vai ser a mesma mas com data de 2015!
29 Maio, 2015 at 16:28
Caro, Vives na Irlanda?
29 Maio, 2015 at 8:06
Ui. É mesmo isto.
29 Maio, 2015 at 8:11
Bom dia.
Acho que puseste em texto aquilo que sentimos.
Não quero cá bazófias de que somos melhores, etc e tal.
Quero atitude, garra e nunca desistir mesmo que as coisas não estejam a correr bem e exista algum percalço durante o jogo. Mesmo que o árbitro nos prejudique. Os jogadores têm de justificar em campo que são dignos daquela camisola. E tenho a certeza que o farão.
Este foi também um caminho difícil, tanto como a reestruturação financeira: a recuperação da identidade. Os jogadores têm de perceber que estar no Sporting é mesmo ter de ganhar ou de dar tudo para isso. Estou farto de ver clubes como os fruteiros arrogarem-se o direito de falarem em cultura vencedora, jogar sempre para ganhar, etc. Essa identidade é NOSSA! e já era antes deles começarem a ganhar qualquer coisa. Apenas andou esquecida demasiado tempo… inclusive dos próprios adeptos, que começaram por se contentar com segundos e terceiros lugares. NADA DISSO! Queremos o cume da montanha.
A Taça é pouco para um clube como o Sporting? Obviamente que sim. Mas ESTA Taça é algo mais. É o primeiro dia do resto das nossa vitórias. Um trampolim para voltarmos aonde queremos, para reconciliarmos o Sporting consigo mesmo.
Não se esqueçam disso.
E se ganharmos (como esperamos) que saibamos todos ser grandes na festa e dar um exemplo do que é a cultura sportinguista. Mantenhamo-nos também atentos às provocações de todos os que querem demonstrar que não são os únicos a ser anormais.
E quanto à equipa… vão lá para dentro, mostrem o que é o Sporting e GANHEM AQUELA MERDA!
SPOOOOORRRRTTTIIIIIINGGGGG!
29 Maio, 2015 at 8:18
Domingo vai ser gritar, cantar e apoiar até não dar mais.
Eu quero a Taça, nós queremos a Taça e os jogadores querem a Taça.
É comer a relva rapazes, é comer a relva!
29 Maio, 2015 at 8:19
Alguém aí tem acordado todos os dias a pensar:
“Foda-se que nunca mais é Domingo!”
29 Maio, 2015 at 9:53
+1
29 Maio, 2015 at 10:00
+1
29 Maio, 2015 at 10:02
Nunca mais……
29 Maio, 2015 at 12:26
Eu tenho…
Não propriamente “com a mesma expressão vernácula…”..
Mas o desejo “continua lá” inteirinho…!!
Abr e SL
29 Maio, 2015 at 8:21
🙂 clap clap clap … saidinha do forno onde esteve pelos vistos a cozinhar durante varias horas … muito bem !!! é isso tudo !!!!!!
29 Maio, 2015 at 8:23
Nas palavras dum socio do Sporting, Nelson Mandela:
‘Do not judge me by my successes, judge me by how many times I fell down and got back up again.’
Domingo e a hora de nos reerguermos!
FORCA SPORTING!!!
29 Maio, 2015 at 8:58
Sá, estou ctg nessa, este jogo tem de ser ganho e na cabeça daqueles meninos isso tem de ser imperativo.
29 Maio, 2015 at 9:08
Completamente de acordo Sá!! Este é o momento. Já estou em estágio para domingo!!
29 Maio, 2015 at 9:11
Respondendo à pergunta, essa taça vale muito mais do que todas as outras “Taça de Portugal” que já ganhamos e por isso mesmo vamos ganhá-la! Os grandes clubes não falham nos momentos decisivos, temos de mostrar q somos mesmo grandes, que apenas passamos por uma fase amorfa, mas que felizmente (e com a ajuda dos sócios e simpatizantes) estamos a acordar!
#enuncamaisédomingoparaveroSportingCPalevantarataça
29 Maio, 2015 at 9:21
Bom dia,
É isto mesmo. Esforço, dedicação e devoção é só o que peço. Se vir isso em campo as palmas serão retribuídas quer atinjam a glória como todos desejamos, quer não.
29 Maio, 2015 at 9:22
Rapaziada q vai ao Jamor:
A taca e para trazer seja em 90 mins, seja 120 mins, seja nos penalties!
Seja cm for nervos de aco, apoio continuo e fe inabalavel na vitoria!
29 Maio, 2015 at 9:30
Como dizia no artigo anterior o capitão da equipa de andebol do Sporting:
“Este clube jamais teria a grandiosidade que tem, se vivesse de vitórias morais. Todos temos que aprender que pouco vale deixar a pele em campo se são os outros a levantar o troféu(…)”.
Estas palavras podem e devem aplicar-se também no futebol e mais concretamente no jogo de domingo.
29 Maio, 2015 at 9:30
Muito bem Sá! Vamos a eles!
Spooooooorting!
Z
29 Maio, 2015 at 9:33
É isto mesmo!!
Assisti a todos os jogos em casa para o campeonato, taça lucilio, taça de Portugal e Europa e domingo estou lá por volta 7h30.
“Nunca falhamos com eles. Está na hora de retribuir. Está na hora de trabalhar. Está na hora de VENCER.”
Nada mais! Apenas isto!
SPOOOOOOOOOOOOOOORTING
29 Maio, 2015 at 9:40
E nunca mais é domingo…
29 Maio, 2015 at 9:42
A taça não vai fugir! Simplesmente não pode!
Não é porque, eventualmente, sejamos melhores! É porque é demasiado importante!
Um insucesso faria aparecer alguns cogumelos venenosos na relva! O projecto desta direcção não merece isso, eu não mereço isso e tu não mereces isso…
Por isso domingo vistam-se a preceito porque esta cajadada vai ser dada em tantos coelhos ao mesmo tempo que se vai ouvir longe, muito longe…
Sporting Sempre!!
29 Maio, 2015 at 9:54
Devíamos ter ido buscar o Tiuí por empréstimo de 6 meses, só para jogar a final.
Tiuí, o homem que tem uma média de 4 golos por época em 11 anos de actividade. Um génio à solta.
29 Maio, 2015 at 10:01
Se o gajo marcar esses 4 sempre no Jamor era mm de ir busca-lo…
Devia tar nakelas redomas como os alarmes de incendio:
“Quebrar o vidro e utilizar apenas em caso de emergencia (Jamor)”
Mas olha q fdx….akele 2 golo ao Porco …devia tar possuido por algum espirito Leonino de antigamente… 🙂
29 Maio, 2015 at 10:09
Estava possuído pelo espírito de Hector Yazalde, o hitman de Alvalade.
https://pbs.twimg.com/media/Bo1c0_1IQAIVSuB.jpg:large
Aqui, com calções PRETOS…
http://i56.tinypic.com/nqe4yg.jpg
29 Maio, 2015 at 10:11
O equipamento mais bonito da história do futebol mundial…
http://www.futebolportenho.com.br/wp-content/uploads/2012/06/Yazalde041.jpg
29 Maio, 2015 at 10:15
Consta que vamos jogar com a Stromp…
29 Maio, 2015 at 9:54
Se pudesse dar um conselho a Marco Silva: passar um resumo da última final com a académica e mostrar como jogaram Adrien e Cedric vestidos de preto. É só jogarem ainda um pouco mais do que eles fizeram naquela tarde de chuva.
29 Maio, 2015 at 9:54
muito bom texto é isso tudo é para deixar tudo em campo e nas bancadas apoiar até que a voz doa força granda sporting
29 Maio, 2015 at 9:59
Fodasse….Sá!! É tanto…tanto isto!
Nesta taça jogasse MUITO!! Muito mesmo! E acho, pelo que tenho ouvido de todos, que percebem exactamente isso e que não estão disponíveis para facilitar 1 milímetro que seja!
Tou em pulgas….tou nervoso…tou apreensivo…tou louco para que chegue Domingo!!! Só quero vestir a verde (porque vou com a camisola da champions…não tem branco…heheheh) e seguir caminho!!
29 Maio, 2015 at 10:05
Ainda falta tantooooo!
29 Maio, 2015 at 10:06
Algo me dizia que este bacalhau ia estar no ponto, e está mesmo.
É isso mesmo Sá, esta taça chega no momento certo porque marca uma viragem no futebol português, a partir daqui vai ser um Sporting ganhador e os nossos adversários que se cuidem.
Eu sei que não devia, mas já ando a pensar na supertaça, estou convencido que roubando essa, lixamos a época toda aos lamps, depois é brace ourselves. Vem aí um Verão quente mas nós chegamos para eles.
SL
29 Maio, 2015 at 11:31
Também estou com “meio olho” na Supertaça… Acredito que com um bom inicio de agosto (Supertaça, Play-off da Champions e primeiras jornadas da Liga) podemos ter um clima muito propicio para uma excelente época!
Mas o importante mesmo é ganhar a Taça no Domingo!!!
29 Maio, 2015 at 10:17
Esta posta não deixa espaço para muito mais. Está tudo dito. No final, apenas acrescentar um fio de azeite e enxugá-lo com pão. Parabéns pelo magnífico texto.
Brindemos todos: SPOOOOOOOOOOOOOORTING!
29 Maio, 2015 at 10:20
Também ando a sentir um nervosismo miudinho a crescer de dia para dia, esta noite o meu sono foi assaltado por fragmentos da taça. Estou em modo Jamor, definitivamente.
29 Maio, 2015 at 10:20
É tudo isso sem mais nem menos!
Escrevam o Vosso nome na história do Sporting, e o nome do Sporting na história do futebol, tragam a Taça!!
SPOOOORTIIIING!!!!!
PS: Leões presentes no Jamor, façam-se ouvir, vão representar milhões de pessoas que também lá queriam estar 😉
29 Maio, 2015 at 10:31
É tudo isto.
Faltam 55h
29 Maio, 2015 at 10:37
ninguém conseguiu vencer a taça 4 vezes seguidas… convém começar a preparar esse terreno. 🙂
Sporting 4 – Braga 0, 1982.
https://youtu.be/q_1-6sZJYb4
29 Maio, 2015 at 10:40
https://youtu.be/gQiwkhTJXKU
29 Maio, 2015 at 10:49
Manuel Fernandes deu a camisola ao João Rocha e já se ia embora, não queria levantar a Taça lol
29 Maio, 2015 at 12:32
É só repetir a dose…!!
SL
29 Maio, 2015 at 10:38
O Marco Silva ainda vai calar muita gente. E vai começar já no domingo!
Força Marco! Força Sporting!
29 Maio, 2015 at 10:41
Muito bom, Sá. Como de costume.
Sou só eu que não estou nervoso? Olhos para os nossos e vejo um dos melhores jogos da época. Sim, sou exigente. Jamais seria capaz de viver naquele espírito “norte da europa” onde mesmo goleados continuam a bater palmas e a festejar.
Mas foda-se… sou o primeiro a admirar a entrega, a raça e o respeito pela camisola.
Dêem tudo no domingo. TUDO! O resto virá por acréscimo. Não será uma vitória moral mas sim um troféu no museu e estabilidade para a continuação do grande trabalho que a direcção tem feito literalmente numa trincheira.
SL
29 Maio, 2015 at 10:42
Grande texto! Bora dar cabo deles carago!
29 Maio, 2015 at 10:51
off the topic ou não : o meu namorado acaba de passar no estadio do jamor e diz que esta uma bilheteira aberta e uma fila grande para comprar blhetes mas nao tinham esgotado?
29 Maio, 2015 at 10:52
é o levantamento efetivo dos bilhetes…ate aki as pessoas so tinham vouchers…
29 Maio, 2015 at 11:05
ahhhh fogo diz que estão umas filas !!!!!!! meu deus !!!
29 Maio, 2015 at 11:06
Diz esgotado, é só para levantar…
29 Maio, 2015 at 11:20
Sim mas isso agora não interessa nada…o que interessa agora é a Taça da cerveja…