O jogo de Domingo é capaz de ser o momento definidor do Novo Sporting. Um Sporting que se desfez das amarras de um Sistema corrupto e que decide caminhar sozinho, apostando na sua formação, libertando-se de hábitos de rico e sob o prisma da sustentabilidade financeira. A primeira grande vitória foi a nossa classificação do ano anterior em que deixámos um dos rivais para trás e “obrigámo-lo” a fazer um all-in sem precedentes em termos de investimento. Um resultado que nos orgulhou, sobretudo pelas condicionantes financeiras em que foi conseguido e pelo resultado do ano anterior, o pior da nossa história. Mas isto já todos sabemos. Passado um ano, eis que chega a primeira oportunidade de conquistar um troféu. Uma oportunidade de ouro, tendo em conta o adversário, mas ainda assim uma oportunidade que poucos acreditariam no início da temporada e que só passaram a fazê-lo depois da eliminatória no Ladrão.
Este é um momento definidor para todos os agentes do Universo Sportinguista sejam eles atletas, treinadores, dirigentes, sócios ou adeptos. Para quem dirige o clube é a oportunidade de mostrar a um país futebolístico que nos marginaliza diariamente que é possível ganhar títulos num caminho de sustentabilidade. É a oportunidade de confirmar a filosofia “Fazer Mais com Menos”. Para o treinador e alguns jogadores é a oportunidade de somar o primeiro troféu relevante para os seus currículos. Para os jogadores mais velhos da casa é uma oportunidade de verem recompensadas a sua lealdade e dedicação ao clube. Para os sócios e adeptos é uma oportunidade de festejar, algo que não acontece há demasiado tempo e que tanto merecem depois de tantos anos em profunda depressão. No fundo, quando andamos todo o ano a falar de União, eis que surge a oportunidade de fortalecê-la sem que alguém tenha de pedir, apregoar ou exigir. Para mim, não há como esconder, a conquista da Taça de Portugal será a confirmação da acertada escolha que fizemos há dois aos atrás. Não para mim, que sempre acreditei neste projecto ainda ele era um embrião em 2011, mas para muitos Sportinguistas que, por um motivo ou outro, não se identificam com esta direcção nem com este projecto.
Para aqueles que desprezaram a candidatura ao título porque acharam que não estávamos preparados, a conquista da Taça terá de servir para elevarem a sua exigência, os seus padrões e a sua mentalidade. O Novo Sporting só chegará ao topo quando todos os seus adeptos, sem excepção, exigirem o máximo dos seus atletas. E eles só poderão responder em conformidade quando souberem que nenhum de nós aceita ser segundo, o primeiro dos últimos. Por outro lado, se a perdermos, poderão voltar os fantasmas de um passado que temos, forçosamente, de deixar para trás. Como disse, este é um momento definidor para todos. Seja qual for a motivação pessoal de cada um, este jogo ditará o futuro de muitos e terá de servir como momento de viragem nas suas carreiras. Quem quiser ir para tubarões, que o demonstre. Quem quiser ficar no clube, que o demonstre também. Estamos todos fartos de palavras que são levadas pelo vento. É hora de responder dentro de campo.
Sinceramente, sinto-me impotente quando vejo que algo tão importante para o futuro do clube que amo esteja nas mãos de 11 atletas que durante o ano foram apenas dignos na Europa e razoáveis no campeonato. Não é algo que eu aceite de ânimo leve porque, repito, se perdermos as consequências serão terríveis. O drama é propositado e adequado ao momento. Se dependesse de mim (e acredito de vocês todos), esta final jamais seria perdida. Não porque eu tenha um jeito especial para a bola, (que não tenho) mas porque daria a minha vida para ganhar o jogo. Muitos valorizam a qualidade superior do Sporting em relação ao adversário de Domingo, eu não. Simplesmente não posso. Esse foi o erro que cometemos demasiadas vezes e que nos custou demasiados títulos. Se tiver que valorizar alguma coisa, terá de ser a VONTADE, a ATITUDE e o COMPROMISSO. Quem entrar em campo com a verde-e-branca vestida, tem de entrar disposto a morrer em campo pelo clube. Tem de estar disposto a disputar cada lance como se fosse o último das suas vidas, tem de estar absolutamente focado em não sofrer qualquer golo e em marcar o máximo que for possível. Não podem haver artistas nem operários, os artistas têm de ser operários e os operários têm de ser artistas. Temos de funcionar como um corpo único. Se há jogo em que temos de ter espírito de equipa e solidariedade entre todos, é este! E temos de ter coragem. Coragem para ir para a batalha, coragem para aguentar os roubos e qualquer contingência do jogo que não esteja prevista. Coragem para vencer.
Não vou elogiar a malta, não vou escrever palavras de apoio nem vou acarinhar a equipa. Eles sabem perfeitamente aquilo que nós fazemos por eles a cada fim-de-semana. Nunca falhamos com eles. Está na hora de retribuir. Está na hora de trabalhar. Está na hora de VENCER. Ganhar esta Taça de Portugal não é ganhar um jogo. É, finalmente, recuperar uma Identidade que jamais devíamos ter perdido e dar o primeiro passo para o domínio do futebol português num futuro que desejamos que seja próximo. É isto que está em jogo. Interiorizar isto é meio caminho andado para a vitória. E se o fizerem, a outra metade será caminhada sobre os nossos ombros. ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GLÓRIA!
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
29 Maio, 2015 at 15:07
Fui buscar há pouco os rectângulos mágicos ao Jamor e confirmo que os filhos da puta da FPF venderam apenas a quantidade de bilhetes que todos falámos aqui no dia da venda online.
O funcionário da FPF tinha à sua frente uma listagem com todas as vendas online efectuadas e não passavam de umas 20 folhas A3, com 20 nomes em cada e onde muitas das vendas eram inferiores aos 4 bilhetes que cada um tinha direito.
Serão uns 7.000 bilhetes que foram entregues a amigos e candongueiros e que deveriam estatuto na posse de sportinguistas.
O Clube deve pedir explicações sobre esta situação e exigir provas à FPF sobre a venda de bilhetes.
29 Maio, 2015 at 15:22
Sem comentarios….
29 Maio, 2015 at 15:25
Já andam pelo olx a 80 e 100euros…uma boa forma de os apanhar!
29 Maio, 2015 at 15:32
Isso e equipamentos do guimarães…
29 Maio, 2015 at 15:25
José…eu não percebo muito disto mas aparentemente a FPF até podia não vender nenhum! Estará no direito deles…eles têm direito a X% dos bilhetes segundo as regras e com esses bilhetes fazem o que quiserem…acho eu!
Cabe aos clubes alterar isto! É votar numa AG da Liga e depois esta votar numa da FPF…não sei se é bem assim mas pronto…
29 Maio, 2015 at 17:35
Tiago, sim concordo que eles podem fazer o que quiserem com os bilhetes mas pela resposta no dia da venda online, a intenção era passar a mensagem de que venderam tudo por esta via e não ficaram com nenhum…
29 Maio, 2015 at 16:42
A fila era muito grande? E o atendimento é rápido?
29 Maio, 2015 at 17:33
Estávamos só 3 na fila.
Quem chega primeiro tem direito a escolher os melhores lugares.
29 Maio, 2015 at 15:28
Viva malta,
tive num casamento onde a malta utilizou a aplicação eversnap para partilhar fotos tiradas antes, durante e depois da cerimónia…. e fiquei a pensar… na festa da taça, podia-se criar um albúm e depois a malta fazia upload das fotos… antes do jogo, durante e depois…
assim podiamos ter uma perspectiva de cada adepto….e se fizermos a festa , como desejamos, vamos ter fotos de todos os lados do mundo – ver como se festeja o Sporting por esse mundo fora.
PS: não sei se é preciso pagar para criar um album, mas a ideia era criar um album apenas e partilhar o código aqui na tasca de forma a que todos podessem partilhar as fotos.
PS2: Se houver alguem por aí com mais experiência nesta aplicação que se acuse
enfim… uma ideia….
29 Maio, 2015 at 16:41
Uma grande ideia…se for fácil de criar e de usar 🙂
29 Maio, 2015 at 18:53
Like
29 Maio, 2015 at 15:41
A final é um jogo de risco. Se o vencedor fosse à melhor de 3 tendencialmente a estatística tende a alinhar-se com a verdade e essa não oferece dúvidas : o Sporting é melhor, e a sua superioridade impor-se-ia. Se o nº de jogos aumentasse provavelmente o Sporting venceria 75/80 % .Num único jogo isso pode não acontecer.Acredito que o conseguirão. O MS sabe motivar, não tenho dúvidas, e os jogadores estão com ele, sente-se. Por vezes fica-se com a ideia que alguns entre nós pensam que basta exigir a vitória. Num jogo a vontade é necessária mas não é suficiente. Há muitas vicissitudes que podem trocar as voltas.Caricaturando a esses eu pergunto se conseguiriam saltar os 2,30 m em altura. Há um prémio de 1 ME, o treinador e nós exigimos. Estão assim reunidas as condições, vamos lá e boa sorte… Estamos aqui para os aplausos…
29 Maio, 2015 at 15:57
O texto resume tudo.
Apoio não tem faltado, nós merecemos ser retribuidos pelos nervos, avc’s e manicures todas as semanas.
SPORTING em modo Hulk no próximo Domingo!
SL
29 Maio, 2015 at 17:40
acabei de arranjar bilhete 😀
do tem um senao. é para o topo sul.
alguem vai para essa bancada? ou vou ficar sozinho no meios dos bragas?
29 Maio, 2015 at 18:54
Xiii, leva repelente
29 Maio, 2015 at 17:46
Li o a Gomes Sá mas algumas coisas tem que ser ditas e é verdade que o meu SCP com Bruno de Carvalho colocou o SCP no lugar que temos direito a estar na boca do Mundo não do Club dos coitadinhos que se contentam em ficar em segundo ou terceiro não o meu SCP e em todas as Provas para ganhar e conquistar títulos, mas não gastar em jogadores que nao São de classe temos melhor em Portugal e na nossa Formação uma das melhores do Mundo e não como os outros dois dos Grandes que gastaram uma loucura em jogadores e viram o resultado a nível Internacional só posso dizer vergonha.Termino dizendo Bruno Carvalho terá que continuar a apostar nos valores da casa e tirar proveito dos mesmos mas a bom preço não uva Winona como nas últimas décadas mais quem quiser sair não fique no meu SCP de má vontade e acabar com o discurso mas a ver se ganhamos ou não vamos ganhar e o que vai acontecer Domingo uma coisa é respeitar os adversários outra situação e veia ganhadora que nos sportinguista nestas últimas décadas andamos muito arredados ganhar sempre é mais deixar de sair sotaques de fora para dentro e dentro para fora foi sempre o nosso mal como Club que somos e a este Presidente vai aprendendo com os erros que também fez no início do mandato e novo mas está ainda a tempo de aprender muitas vezes tem que dar dois passos atrás para dar dez para a frente e término saudando todos os SCP e DOmingo o caneco vai para a vitrine de Alvalade e Viva o Grande SCP e deixar de se fazer vergonhas como os outros fazem porque é nessa diferença que somos melhores que eles Antonio Martins
30 Maio, 2015 at 21:34
A taça já mora em Alvalade força SCP só eu sei porque não fico em casa