Quem achava que uma Taça não salvava minimamente a época, terá mudado de opinião a partir do momento em que a felicidade sportinguista se espalhou desde o Jamor até aos pontos mais escondidos do nosso pequeno país. Poderá não ser o troféus mais desejado, nem sequer o mais prestigiado, podemos até ter visto um dos maiores rivais celebrar o recente bicampeonato, mas a verdade é que num clube que não vencia um título desde 2008, uma Taça de Portugal tem sempre de ser motivo de felicidade extrema e de esperança no futuro.
Quem achava que jogadores ou treinador não estavam comprometidos com o nosso clube, terá mudado de opinião com uma épica demonstração de querer, raça e vontade, apenas compatível com quem respeita e adora o símbolo que carrega ao peito. Adrien, Slimani, Ewerton, Rui Patrício e Carlos Mané foram alguns dos que mais nos encheram de orgulho, pelo esforço físico e sentido de compromisso que mostraram.
E, tão ou mais importante que tudo isto, é o facto de durante a nossa queda um clube ter achado que podia assumir ao nosso lugar. Mais por demérito do Sporting do que mérito de um clube que beneficia dos negócios junto do Super-Agente. Um clube que construiu a sua mística em cima de adeptos que não o são bem, com uma arrogância que não será permitida a nenhum clube em Portugal, muito menos a um que apenas conta com dois títulos no palmarés. António Salvador, por momentos, acreditou mesmo que tinha ultrapassado o Sporting como força desportiva em Portugal. Ontem, mais uma vez, teve de perceber que estava profundamente enganado.
A vitória de uma Taça, da forma que foi ganha, frente ao Braga, é de um simbolismo sublime e perfeito, que comprova que o nosso adormecimento não calou milhões de vozes que vibram pelo Sporting. O simbolismo tem alguma importância no futebol, e no desporto em geral, e ontem foi importante regressar aos títulos frente a quem um dia ousou pensar em ser maior que o melhor clube do mundo.
Afinal, segundo alguns comentadores, com Carlos Daniel à cabeça, o plantel do Sporting teria uma qualidade aproximada ao do Sporting Clube de Braga. Alguns dos seus jogadores podiam até, imaginem, ser titulares com a verde e branca. Ontem calámos vozes de quem nos menosprezou e de quem insiste em deixar-nos para trás como candidato ao título, colocando o Sporting num patamar de inferioridade que não é compatível com o futebol praticado em campo. Um super-Porto, com um investimento pornográfico, ganhou uma mão cheia de bofetadas. Nada mais. O Benfica que paga 4 milhões ao seu treinador ganhou da maneira que ganhou este campeonato, perpetuando-se a mentira de que Jorge Jesus faz milagres com dois pernas de pau.
Aconteça o que acontecer daqui para a frente, o Sporting constrói a sua próxima época sobre um título, o segundo mais importante em Portugal. E esta Taça abre a possibilidade de vencer mais uma, dia 9 de Agosto, frente ao eterno rival. Em dois anos apenas, transformámos um clube derrotado e alvo de chacota na potencial nacional que nasceu para ser. E digo “nós” porque fomos todos mesmos: jogadores, direcção, treinadores, técnicos e até roupeiros. Retirem apenas um destes elementos e aquela Taça não estaria no Museu Sporting.
Resta-nos, de momento, agradecer: obrigado, obrigado e obrigado. Pelos homens sportinguistas que jogam e gerem, por uma tarde que ficará para sempre na memória leonina e por nos permitirem voltar a festejar, algo que nos esquecemos de fazer nestes últimos tempos. Agora, será tempo de defeso e definir o futuro do clube. Durante todo esse tempo, sejamos capazes de ter esta Taça como pano de fundo e prova que melhores coisas ainda estão para vir.
2 Junho, 2015 at 15:15
Não havia um link no facebook do Sporting para uma “foto”/”imagem animada” que dava para percorrer o Jamor inteiro (as bancadas) para ver os adeptos? (não sei se me expliquei bem…)
2 Junho, 2015 at 15:15
Só um aparte e peço desculpa mas tenho que falar disto porque não podemos só olhar para a festa e esquecer o resto!
Eu, deste fim de semana, tenho a lamentar o comportamento execrável dos nossos adeptos aquando dos festejos!
E não gostei mesmo nada daquele saque perpetrado na loja do Braga… Já há artigos do Braga no OLX a 25 e 30 euros! Uma vergonha…
Cenas absolutamente lamentáveis que não se coadunam com o Sportinguismo!
2 Junho, 2015 at 15:18
Uma vergonha, roubaram a taça ao Braga.
Até dava pena ver a cara daqueles pobres diabos, não se faz! é uma violência!!!!
2 Junho, 2015 at 21:39
Estás enganado, o material que apareceu á venda foi o que eles abandonaram á pressa ao sair do estádio a correr, aliás eu que estava do outro lado do campo, ao ver aquela mancha vermelha que se mantinha do outro lado pensei “sim senhor, isto é que são adeptos perderam mas acompanham os jogadores até ao fim” vim depois a verificar que a mancha vermelha não eram adeptos do braga eram os cachecois, as camisolas e as bandeiras que eles deixaram para trás com a pressa de saírem do “matadouro” LOL LOL LOL
SL
PS até pensei que tinha visto um cachecol dos nossos de senhora, aqueles rosas que dizem “Leoas com Garra” mas não era uma cópia manhosa que tinha escrito uma parolada qualquer acerca de uma guerreiras quaisquer, fiquei surpreso porque guerreiras para mim são Amazonas e essas combatiam em “top-less” e eu no domingo com grande pena minha não vi nenhuma dessas
2 Junho, 2015 at 15:42
Obrigado Maria, obrigado Tasqueiros, obrigado Bruno, obrigado Marco, obrigado Paulinho, obrigado Sporting!!
A TAÇA É NOSSA CARALHO!!!
…já não há paciência para tanta histeria, odasse!
2 Junho, 2015 at 15:47
O meu amigo e tasqueiro MikeBoiRRas fez uma promessa em que caso o SCP ganhasse a taça de Portugal eu teria que ir a pé a Fátima. Heheheheheh.
Com amigos destes quem é que precisa de «inimigos»?
Hahahahahaha
2 Junho, 2015 at 22:29
Avise…que eu vou esperá-lo em Fátima…!!
Abr e SL
2 Junho, 2015 at 22:36
E promessas em … nome dele? Ir a Santiago de Compostela a pé? 🙂
2 Junho, 2015 at 16:53
Cenário 1 Marco fica
Aceito, mas será necessário melhorar e treinar mais. Em aspetos, como:
1- Maior articulação com a equipa B (ter como objetivo, vencer a taça lucilio, com a equipa B) para lançar mais miúdos na equipa principal;
2- Acrescentar mais imprevisibilidade ao futebol praticado, ir à linha e centrar não é suficiente para derrubar autocarros;
3- Treino de bolas paradas (Adrien, chega-te à frente porra, se treinares esses lances e fizeres como no penalti do Jamor, ainda podes ser maior);
4- Vários esquemas táticos, para baralhar o adversário.
5- Etc…
Cenário 2 Marco sai:
Aceito, porque tenho confiança no BdC e o Sporting não depende de um treinador. Mas, preparem-se para o Marco rumar aos andrades, qual special Two.
Tudo o resto são histórias de Marco e do seu macaco Amédio, para não se falar no jasus e no lopatego.
2 Junho, 2015 at 17:17
Uma nota em relação ao treinador (primeira e última).
Estou cansado da histeria leonina…
O treinado já devia ter ido… e pela janela!
Anda de mansinho a pôr-se em bicos de pés com a vitória na taça, mas a verdade é que tem pouco mérito. A facilidade com que o conceição o come é tremenda…
O mérito desta vitória é única e exclusivamente dos jogadores… e de um gajo que andou a época toda aos berros a dizer que eles tinham que dar mais, que podiam dar mais, que dar tudo não chegava, que tinham que dar tudo e mais um bocado, que valiam muito mais do que aquilo que outros diziam que valiam, caso contrário não eram jogadores do Sporting!
Metamos isto na cabeça. Esta vitória na taça, da forma como foi conseguida, foi a vitória da exigência!! Só possível por termos ao leme um presidente verdadeiramente Sportinguista!
2 Junho, 2015 at 17:33
realmente escolheste muito bem o nick. afirmar que o treinador não tem mérito nenhum nesta época é duma honorária ignorancia.parabéns.
2 Junho, 2015 at 18:05
Se achas que o 3ª lugar é bom, bem podes por a língua onde o colhão direito do marco converge com o colhão esquerdo…
Foda-se… sportinguistas tenros… Nunca mais aprendem! Bem pode o Carvalho berrar…
2 Junho, 2015 at 18:10
Então nós não fomos campeões em nenhuma modalidade…a culpa também é do MS?!?!?
2 Junho, 2015 at 18:45
Opinião sim e agradece-se. Ordinarices é que são perfeitamente dispensáveis. Não me parece que ninguém esteja satisfeito com o terceiro lugar, embora tenham existido atenuantes. Muitos acreditam que MS pode melhorar num segundo ano também se tiver melhores condições externas. Acho que se deve respeitar isso. SL
2 Junho, 2015 at 19:35
As ordinarices são sempre dispensáveis, mas fazem parte da língua portuguesa e não devem chocar ninguém, principalmente quando aplicadas como resposta a um comentário palerma, sem qualquer conteúdo.
Fico danado com esta conversa! Foram anos e anos a “falar sozinho” contra a cambada que se instalou no clube… Finalmente muda-se o chip, consegue-se abafar o “Sporting Corporate” e de repente parece que fica tudo em cheque por causa de um lampião sonso, que foi o primeiro a desvalorizar os seus jogadores e, consequentemente, a afastar-nos da luta pelo primeiro lugar.
O beifica rouba, a imprensa limpa e o sportinguista ajuda…
2 Junho, 2015 at 22:32
É verdade que as ordinarices fazem parte do lexico português…
Mas ninguém é obrigado a falar dessa maneira…!!
SL
2 Junho, 2015 at 22:36
+1
3 Junho, 2015 at 11:11
Entendo o incómodo. Não é, de facto, bonito… mas para um qualquer pateta que, sem me conhecer de lado nenhum, sem saber aquilo que eu sei e o que faço, me chama de ignorante quando demonstra que nem ler sabe, não tenho mesmo outro tipo de conversa.
2 Junho, 2015 at 18:04
Marco Silva pode ser criticado mas não concordo que não tenha mérito no final da Taça. Até acho que interviu muito bem nesse jogo. Repito o que já disse: se não houver nada de anormal ( que não conheçamo,) deveria continuar um segundo ano.
2 Junho, 2015 at 17:53
Parece-me muito provável que as duas nádegas estejam a aguardar a definição da questão do nosso treinador como disse no outro post logo de manhã. Mas não me parece que isto esteja a ser prejudicial ao Carnide como já vi alguns defenderem. Pelo contrário: Vieira está a usar este factor (nem que seja como mensagem subliminar) para pressionar Jesus a aceitar ganhar muito menos. Ainda assim penso que no final Jesus fica lá. Já a nádega azul e o Bufas são danados para a brincadeira e estão mortinhos para pregar uma partidinha… Lembrem-se de qual é o padrão de comportamento do Bufas quando está em baixo: fuga para a frente e bicadas nos rivais (o que inclui jogadores)
2 Junho, 2015 at 18:17
Na, caro Leonissimo, o patego fica lá na bufaria. Isso parece-me claríssimo, o bufas já não está com aquela forma que o caracterizava, nem na estrutura há pessoal que puxe por ele.
Se há algo que qualquer espectador mais atento do futebol português sabe, é que nos três grande algum há-de estar em crise, der por onde der, pois só assim dá para manter três pasquins. Parece-me claro que vai ser o o Porto a segurar a tocha que agora lhe atirámos, e não me chateia nada.
Acredito também que enquanto o treinador for MS, no quadro interno do nosso clube não há indefinição nenhuma, mas não duvido que enquanto a “novela” não for clarificada para o exterior, o orelhas está dependente da nossa decisão. Tenho quase a certeza de que é isso que está a atrasar o processo de negociação com o jajuns. Nós estaremos na maior porque temos equipa/plantel e temos presidente para a guerra, agora o carnide fica muito limitado porque o projecto deles só é recomendável com jajuns, sim porque nós conhecemos bem os lampiões e sabemos qual a possibilidade de sucesso de um treinador que por lá apareça sem unhas para aquela guitarra.
2 Junho, 2015 at 18:37
Acho que neste momento quem está a usar esta situação é mais o Orelhas que o Jesus. Eu hoje ouvi falar em o ordenado dele baixar 50%… Para isso o Orelhas estará a fazer bluff mantendo a hipótese MS junto do Jesus. Nem que seja de forma implícita. Quanto ao Porco está em crise mas o Bufas não está morto. Será para mim uma enorme surpresa que o Bufas não tente qualquer golpe de asa…. Parece que é o que terá as coisas mais definidas , mas o que parece muitas vezes não é Filip. E atencao aos nossos jogadores. O Bufas tem sido o nosso principal inimigo e odeia BdC porque para ele o Sporting estava bem era sendo inofensivo com os croquetes. Abraço
2 Junho, 2015 at 18:42
O Orelhas depende 1000 vezes mais do JJ do que o contrário….se o Orelhas ameaçar com o MS mesmo que de forma implícita o JJ cagasse a rir e diz: “Troca!” e vem para cá….
É para o lado que o JJ dorme melhor…ele sabe que é o melhor treinador em Portugal e que se vier para o Sporting (ou seja se deixar de ser treinador dos lampiões) vai estar perto de ser campeão na mesma…
Antes pelo contrário acho que o Orelhas vai pagar o que o JJ quer e mais nada…no máximo paga em comissões à lá Orelhas…
Quanto ao Bufas continuo a achas que o Bufas de antigamente já era…e por isso acho que o Lo Patego vai mesmo ficar….
2 Junho, 2015 at 18:49
tenho exactamente esta mesma leitura…
2 Junho, 2015 at 19:02
Mas alguém garante que o Jesus quer vir para o Sporting ou mais importante que isso que alguém o quer no Sporting?
2 Junho, 2015 at 19:10
A primeira questão é pessoal, só o jajuns saberá responder.
A segunda questão também, cada sócio e adepto terá a sua opinião. São as questões que interessam, mas também as que são quase impossiveis de responder.
Na minha opinião e tendo em conta o que tenho sentido aqui na tasca, temos de estar preparados para tudo. Aconteça o que acontecer, não podemos deixar que provoque uma divisão, nem que isso signifique dar o beneficio da duvida ao presidente, neste particular do treinador da A.
Acredito também que até ao fim da semana teremos novidades, a partir daí é apoiar o Presidente, cerrar os dentes e ganhar esse campeonato que aí vem.
2 Junho, 2015 at 22:34
Não podia estar mais de acordo. Tome a decisão que tomar (e atenção que a nossa pré-época é a que começa mais cedo) BdC terá sempre o meu apoio porque de certeza se não ficar com o Marco terá as suas razões. E mesmo que o MS vá depois para uma das nádegas continuarei a apoiar BdC.
Quanto ao jesus, acho que está mais na mão de LFV que o contrário.
LFV ficou com Jesus quando ele estava na mó de baixo (triplo melão) e aparentemente não lhe baixou o ordenado.
Neste momento, poderá querer mostrar que não está refém de Jesus e atendendo ao facto de estarem à rasca (embora não o admitem) a aposta na formação é fundamental. Se o Jesus não aceita, vejo que possa estar no horizonte por exemplo um Rui Barrote Vitória (nem precisa de ser o MS).
No meio de tudo isto dois bluffs (podendo ambos ser falsos): interesse do Sporting em Jesus – bom para Jesus pressionar; interesse do Benfica em MS e situação desta ainda não completamente clara – bom para LFV pressionar.
Quanto ao Bufas se há uma coisa que me habituei ao longo dos anos, foi nunca o dar como morto: lembram-se que antes de vir o Mourinho (2003) já diziam que estava senil? Pois, depois disso ganhou 2 Ligas Europa e 1 Champions, além de uma série de campeonatos…
2 Junho, 2015 at 18:48
Verdade, verdade, nunca deixarei de desarmar na velha máxima “um olho no burro e outro no bufas”.
Em relação à questão do jajuns, não me parece que o LFV seja parvo o suficiente para achar realisticamente que o jajuns possa aceitar uma redução salarial. Na minha leitura o orelhas meteu-se foi no cabo dos trabalhos, pensava que reduzia sem grande questão o ordenado, agarrando-se a esse chavão do MS mas quem está a dar baile é jj. Porquê? Porque jj não tem nada a perder, 4 milhões alguém lhe paga, nem que seja uma jogada à Scolari no chelsea, pagam o ordenado e ainda pagam a indeminização para o gajo bazar porque é óbvio que o gajo não é treinador para essas cavalgadas.
O problema do orelhas é que sem jj, mais uma explicação dos seus actos de gestão para o molho, e olhem que as eleições no carnide estão aí à porta. Não tarda nada está o jj a pedir os 5 milhões e o vieira a pensar que para ficar com ele é mesmo isso que tem que gastar. #carreganadivida
2 Junho, 2015 at 19:43
Vamos lá a ver. Há aqui qualquer coisa que me está a passar ao lado.
Tenho lido por aqui, que na opinião de muitos tasqueiros, o Sporting não jogou nada, que o Braga quase que nos dava uma goleada, que tivemos muita sorte em empatar e que o Conceição deu um banho de bola ao Marco Silva.
Pois eu vi o jogo em Alvalade e com a emoção, a tremideira, e uma gaja que estava a ouvir rádio atrás de mim e que gritava golo quando a jogada ainda ia no guarda-redes, pensei que apesar de termos ganho a taça a jogar com dez o tempo todo, contra uns gajos que davam pau em tudo o que mexia e contra outros que nos davam vermelhos e amarelos, que se calhar eu tinha visto mal o jogo.
Ontem à noite fui ver o jogo, que tinha gravado e afinal o que é que eu vi:
– Um Sporting com dez, a atacar, um Braga com 14 a defender, o tempo todo, tirando uns minutos da segunda parte onde os vermelhos controlaram um pouco, só vi uma equipa a querer ganhar, o Sporting.
Marco Silva esteve bem, soube substituir, teve a coragem que lhe faltou em muitos jogos no campeonato, ao tirar um jogador que tinha entrado e que teve azar, ao pôr Montero junto a Slimani, ( o estrago que esta dupla poderia ter feito em muitos empates) e ao recuar Mané para lateral. Soube ainda motivar os jogadores ao intervalo e se pareceu não dar resultado no inicio foi porque com uma equipa que sabe fazer transições muito bem é muito difícil jogar com menos um. Não me venham por isso com tretas de Conceição, que esse tem muito a aprender e a primeira coisa que vai aprender é onde arranjar outro clube, porque vão pô-lo a andar do Braga.
Quanto à guerra do alecrim e da manjerona entre o presidente e o treinador, já cheira mal. Mas que merda de adeptos somos nós que damos razão e eco à comunicação social que quer é vender papel à nossa custa. Então o homem não tem contrato? Mais três anos.
Como em tudo na vida certo só a morte, tudo o resto pode mudar, quando chegar o tempo, amanhã ou daqui a três anos, logo se comenta, agora de véspera? Sofrer já me basta no dia do jogo, cum crlh. Estar ainda a sofrer por antecipação?
Haja juízo, temos um homem que tem feito das tripas coração para tirar o clube da lama onde estava enfiado até às orelhas e ainda assim, parece que não estamos satisfeitos. Queremos ir para lá outra vez?
Se o presidente contratou o Marco Silva é porque tinha boas referências, se amanhã o demitir é porque terá as suas razões, depois as comentaremos ou não.
SL
2 Junho, 2015 at 19:55
Boas a todos.
A Taça é nossa, ponto.
Venceu o esforço e o sacrifício.
A justiça verde e branca venceu.
P.S. O WC do núcleo de Peniche serve de talismã ( foram 2 golos que eu não vi)
Mais P.S. Vamos preparar a próxima época da melhor maneira.
Vão ser 2 meses a penar para voltar a ver o ENORME a jogar outra vez.
Outra vez P.S. A época já começou? Já tenho saudades de ver o MAIOR a jogar.
S L
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!!!!!!!!!
2 Junho, 2015 at 20:15
Ah, então foste tu. È isso, na próxima final europeia passas os 90 minutos no banheiro.
Vou mandar-te esta foto para colocares no talismã, por cima do urinol mágico. (http://i.imgur.com/m4qlwU5.jpg)
Saudações Leoninas para Peniche!
2 Junho, 2015 at 22:02
Eh pá não me digas que estavas lá!
2 Junho, 2015 at 22:28
Não estava, caro. Mas alguma macumba teve que funcionar, acredito plenamente nessa, dois golos não podem ser coincidencia.
🙂
2 Junho, 2015 at 22:29
O mundo é pequeno por isso é que perguntei.
Se fossem só os golos de Domingo…
SL
2 Junho, 2015 at 20:39
Conheço bem o núcleo de Peniche, mesmo em frente à igreja.
SL para os Sportinguistas de Peniche
2 Junho, 2015 at 22:05
Eu não sou Penicheiro Alexia sou da terra onde, ás 5 da tarde, nas fábricas de cerâmica os trabalhadores dizem: já não faço nem mais um caralho hoje!
Peniche é a cidade que me tem acolhido e onde em breve irei habitar.
SL
3 Junho, 2015 at 0:13
Pois eu passei, durante 30 anos, férias de verão em Peniche 😉 é a minha 2ª terra.
2 Junho, 2015 at 22:34
Peniche…??
Vou lá estar amanhã às 10.15 da manhã…!!
SL
2 Junho, 2015 at 22:43
Caro Max, estou de férias, por isso tenho que dividir o tempo pelas Marias. Decerto que não faltarão oportunidades para o conhecer a si e à restante família Tasqueira.
Um abraço
2 Junho, 2015 at 23:10
Então o amigo é das Caldas…?
Vamos conhecer-nos mais dia menos dia…!!
Abr e SL
2 Junho, 2015 at 23:15
Nascido nas Caldas. Criado no na singela aldeia do Nadadouro.
O dia há-de chegar amigo.
3 Junho, 2015 at 0:03
OLhe amigo, não sei até que ponto conhece os arredores…
Mas do outro lado do Nadadouro, ou melhor…do outro lado do Braço da Barrosa, existe uma fontinha “o brejinho” que é minha…
Quando eu era miudo (há quantos anos isso não foi já…), os meus avós e os meus pais e tios iam trabalhar para essas terras e eu ia para a Lagoa, junto à foz do Rio da Cal (nesse tempo, pois agora não me atreveria a faze-lo…), apanhar ameijoa …
Passei lindos momentos na Lagoa…do outro lado do Nadadouro…!!
abr e SL
3 Junho, 2015 at 0:52
Max mais um reforço oestino 😀
Por ordem alfabética: A-da-Gorda, Gaeiras e Nadadouro.
Ainda criamos um nucleo da tasca no oeste, o Max serve a pinga e a malta bebe 😉
3 Junho, 2015 at 9:29
Olá amigo…mas esqueceste aí as Caldas…também há gente da Tasca por aí…
Alguns passam por cá…leem e não dizem nada…
Há pelo menos um que costuma ir comigo no autocarro do Nucleo aos jogos que às vezes comenta comigo o que se passa aqui…
Diz que gosta de ler…mas não comenta…
Abr e SL
3 Junho, 2015 at 12:37
Já lá estive hoje e vim embora sem ver o sol…
Mas havia uma brisa vinda do norte que não era nada simpática…!
E então no local onde estive no cemitério… onde parece que há sempre nortada…!!
SL
2 Junho, 2015 at 23:21
A julgar por este blogue temos uma vasta e mui digna representação de sportinguistas na zona das Caldas… Eu já sabia que Leiria era um distrito “nosso”, mas agora ainda mais. Abraço
3 Junho, 2015 at 0:06
O Oeste é lindo amigo…e só as pessoas de “mau gosto” ou que tenham “sido enganadas”…é que não são sportinguistas…!
Viva o Sporting…o Clube “mais” de Portugal…!!
Abr e SL
3 Junho, 2015 at 0:54
Aqui essa coisa dos 6 milhões e um mito, quase nunca num grupo existem mais vermelhos que verdes.
Aqui da outra cor só o tinto e a ginja 😀
3 Junho, 2015 at 7:35
Nem mais meu amigo…
Aqui no Oeste…o “Verde é Rei” (não o vinho, é claro…!)
Abr e SL